1. 2 almanaque histÓrico de mariana volume ii: sinos mariana 2009

32
1

Upload: internet

Post on 22-Apr-2015

116 views

Category:

Documents


8 download

TRANSCRIPT

Page 1: 1. 2 ALMANAQUE HISTÓRICO DE MARIANA VOLUME II: SINOS Mariana 2009

1

Page 2: 1. 2 ALMANAQUE HISTÓRICO DE MARIANA VOLUME II: SINOS Mariana 2009

2

ALMANAQUE HISTÓRICO DE MARIANA

VOLUME II: SINOS

Mariana

2009

Page 3: 1. 2 ALMANAQUE HISTÓRICO DE MARIANA VOLUME II: SINOS Mariana 2009

3

EQUIPE DISCENTE (3º período):ALVES, Rafael da SilvaAYRES, Helena Ferraz CANESCHI, Clarissa MilagresCHAVES, Ricarda MonteiroFARIA, Victor MeloSANTOS, Greiza Tavares dosSILVEIRA, Wagner DouglasSOARES, Jussara DuarteVIANINI, Bruna

REVISÃO DISCENTE (6º período):ALVES, Jamille Lino

Material didático de História, inicialmente apresentado como trabalho de conclusão da Atividade Coordenada de Ensino, Pesquisa e Extensão I, no Curso de História – UFOP, ano de 2007.

ALMANAQUE HISTÓRICO DE MARIANA

VOLUME II: SINOS

SUPERVISÃO DOCENTE:BUARQUE, Virgínia Albuquerque de Castro

Page 4: 1. 2 ALMANAQUE HISTÓRICO DE MARIANA VOLUME II: SINOS Mariana 2009

4

Sumário

1. Os sinos de Mariana....................................................................................... 052. Marcas do Tempo.......................................................................................... 073. Bancando o detetive........................................................................................084. Vamos Brincar com o tempo...........................................................................095. O que sabemos sobre o assunto.....................................................................106. Perguntando por aí..........................................................................................137. Que tal conhecer mais.....................................................................................158. Que sinos são estes?......................................................................................199. Os sinos do mundo......................................................................................... 2210. Saber cuidar.................................................................................................... 2411. Entrevistada.....................................................................................................2612. Brincando com os Sinos................................................................................. 2813. Bibliografia...................................................................................................... 31

.

Page 5: 1. 2 ALMANAQUE HISTÓRICO DE MARIANA VOLUME II: SINOS Mariana 2009

5

Não há como estar em Mariana, ou em outras cidades coloniais, e ignorar os sinos e o som de suas badaladas, que ainda ecoam. Até hoje, eles indicam a realização de celebrações católicas, como os batizados, casamentos e missas. Além disso, vários acontecimentos sociais (como o nascimento de alguém, a chegada de uma autoridade, a ocorrência de uma catástrofe) são anunciados pelos toques deste instrumento tão importante para a cultura e para a marcação do tempo.

Figura 1 –Sino da Igreja do Rosário – Mariana. Fotografia, 2007.

Qual a importância dos sinos para você?

OS SINOS DE MARIANA

Page 6: 1. 2 ALMANAQUE HISTÓRICO DE MARIANA VOLUME II: SINOS Mariana 2009

6

É preciso também destacar a beleza artística dos sinos, expressa em suas formas esculturais, e sua importância para a constituição de uma memória coletiva da história da cidade, lhe conferindo um caráter patrimonial.

Ouvir os sinos, quando percorremos a cidade de Mariana, nos faz “sentir em casa”, deixando aflorar em nós um sentimento de nostalgia e esperança. Através dos sinos, de alguma maneira, sabemos em que mundo estamos e alguns dos elementos significativos de nossas vidas.

Figura 2 – Sino da Igreja Nossa Senhora do Carmo, Mariana. Tal Igreja surgiu a partir de um pequeno templo erguido em 1759. Teve suas obras iniciadas em 1783, só concluídas no século seguinte.Fotografia: Helena Ayres, agosto 2007.

Page 7: 1. 2 ALMANAQUE HISTÓRICO DE MARIANA VOLUME II: SINOS Mariana 2009

7

MARCAS DO TEMPO

Os sinos registram a passagem do tempo, podendo ser empregados como marcos de um calendário. Assim, é possível contar o tempo tomando-se como referência experiências ligadas à cultura, ao sentimento, à fé. Dê só uma olhadinha na cronologia abaixo, construída a partir no ecoar dos sinos no mundo!

• 2000 a.C. – A fundição dos sinos já era conhecida na China, sendo considerada uma arte.• 650 – Os sinos passam a ser fundidos e utilizados em algumas regiões da Europa.• 1753 – Colocação de um dos Sinos das Almas na Catedral de Mariana•1884 – Fundido em Ouro Preto o sino de bronze da Catedral de Mariana. •1889 – Colocação do segundo Sino das Almas na Catedral de Mariana.

Figura 3 –Sino 1862-Muse4 Arquidiocesano. 2009. fotografia: Jamille Alves, 2009.

Você conhece o sentido inicial da palavra cronologia?

R. E

scrita do tem

po.

Page 8: 1. 2 ALMANAQUE HISTÓRICO DE MARIANA VOLUME II: SINOS Mariana 2009

8

BANCANDO O DETETIVE

Tente descobrirem que lugares, igrejas ou museus estão localizados os sinos abaixo. Dica: todos eles estão localizados na cidade de Mariana.

1- |Sino da Igreja do R

osário

2- Igreja São F

rancisco de Assis

3- Igreja da Sé

4-Sino 1862- M

use

u A

rqu

eo

dio

cesa

no

-cida

de d

e M

aria

na

5-Igreja de Santana

Page 9: 1. 2 ALMANAQUE HISTÓRICO DE MARIANA VOLUME II: SINOS Mariana 2009

9

VAMOS BRINCAR COM O TEMPO?

Será que você conhece a história dos sinos de Mariana? Tente numerar em seqüência cronológica os sinos citados abaixo, tendo como critério o período em que eles começaram a badalar na cidade:

( ) Sino da Igreja de São Pedro ( ) Sino da Igreja de Nossa Senhora do Carmo( ) Sino da Capela de Santana ( ) Sino da Igreja de S. Francisco de Assis

REFLETINDO:

Que relações podem ser tecidas entre a colocação desses sinos e as transformações vividas pela antiga Vila Nossa Senhora do Ribeirão do Carmo, depois cidade de Mariana, no século XVIIII?

Page 10: 1. 2 ALMANAQUE HISTÓRICO DE MARIANA VOLUME II: SINOS Mariana 2009

10

Talvez algum desses templos católicos possua um significado especial em sua vida – ele pode ter sido o local em que você viveu momentos de encantamento diante das belas obras de arte, pode ter sido um ambiente divertido, freqüentado por você e seus amigos... Que tal fazer um registro visual (como uma fotografia, por exemplo) desta igreja ou capela, com direito à reprodução de seus sinos, é claro?!

Você também pode redigir um texto a partir de suas memórias sobre este espaço, que é um símbolo do sagrado da cidade e também de seus sentimentos humanos.

O QUE SABEMOS SOBRE O ASSUNTO?

As descobertas de ouro fizeram com que Mariana experimentasse um grande desenvolvimento econômico. A existência de recursos financeiros contribuiu para edificação de imponentes construções religiosas e civis, muitas das quais preservadas até hoje. Figura 4 – Igreja da Sé Mariana

Fotografia, 2007.

Page 11: 1. 2 ALMANAQUE HISTÓRICO DE MARIANA VOLUME II: SINOS Mariana 2009

11

ESPAÇO PARA SUAS IMAGENS:

Page 12: 1. 2 ALMANAQUE HISTÓRICO DE MARIANA VOLUME II: SINOS Mariana 2009

12

ESPAÇO PARA SEU TEXTO:

Page 13: 1. 2 ALMANAQUE HISTÓRICO DE MARIANA VOLUME II: SINOS Mariana 2009

13

PERGUNTANDO POR AÍ ...

Vamos conhecer um pouco mais sobre o uso dos sinos em nossa cidade? Sugerimos que você monte um grupo de colegas e realize uma entrevista com o sineiro da igreja que tenha um significado especial para o grupo. Caso deseje, você pode usar o roteiro abaixo para esta atividade:

1) O que faz o sineiro?

2) O que é preciso conhecer para o exercício desta função?

3) Há quanto tempo o sineiro da igreja escolhida atua como tal? Ele gosta de seu ofício?

4) Qual a importância do sineiro em uma cidade como Mariana?

Estas e outras perguntas podem ser construídas por você!

Page 14: 1. 2 ALMANAQUE HISTÓRICO DE MARIANA VOLUME II: SINOS Mariana 2009

14

Depois de feita a entrevista, os grupos podem organizar um mural com as respostas, comparando as opiniões emitidas pelos sineiros sobre a atividade que exercem e sobre o olhar que lançam sobre si mesmos. Mas, atenção: a informação mais importante a ser obtida numa entrevista é aquela acerca da pessoa que partilha conosco o seu saber: como ela se chama, quantos anos tem... E que tal uma foto da pessoa entrevistada? Afinal, conhecermos uns aos outros e a nós mesmos é nosso maior desafio, não?

Figura 5– João Nicolau Castro (zelador da igreja), sineiro da Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Mariana.

Page 15: 1. 2 ALMANAQUE HISTÓRICO DE MARIANA VOLUME II: SINOS Mariana 2009

15

Que tal conhecer mais?

No Brasil Colonial, os sinos das igrejas marcavam as horas, pontuando a rotina

do dia a dia. Além disso, eles recordavam aos fiéis a importância de consagração de

seu tempo e de sua vida a Deus: assim, a reza das ave-marias, durante a alvorada, o

meio-dia e o anoitecer, costumavam ser pontuados por badaladas. Além disso, entre

os séculos XVI e XVIII, os sinos serviram, na América Portuguesa, para avisar sobre

os ataques de índios e piratas.

Entretanto, os sinos também demarcavam a posição econômica e social de seus

freqüentadores. Nas igrejas das Irmandades mais abastadas, os sinos eram

instalados em suas torres, pois a construção das mesmas, bastante onerosas, exigiam

maiores recursos financeiros de seus devotos. Um exemplo desta ligação entre

poder econômico e simbologia religiosa é a Igreja de São Francisco de Assis, em

Mariana. Dê só uma olhadinha na imagem!

Page 16: 1. 2 ALMANAQUE HISTÓRICO DE MARIANA VOLUME II: SINOS Mariana 2009

16

São Francisco de Assis, Mariana - Sua construção se estendeu de 1762 a 1794.

Já nas igrejas freqüentadas por trabalhadores livres, os sinos localizavam-se em um lugar coberto, mas no exterior da igreja. Muitas vezes, esta torre era construída muito tempo depois do templo principal, justamente por seu custo elevado. Veja só a disposição da Igreja de Nossa Senhora da Glória, em Passagem de Mariana:

Capela de Nossa Senhora da Glória, em Passagem de Mariana, provavelmente erguida no começo do século XVIII.

Page 17: 1. 2 ALMANAQUE HISTÓRICO DE MARIANA VOLUME II: SINOS Mariana 2009

17

Além de representar a hierarquia econômica e social, os sinos expressavam também

a diferença de gênero imperante na sociedade colonial. A quantidade de dobres dados em

um sino, com o objetivo de anunciar algum acontecimento importante transcorrido na vida

de um homem era superior àquela dedicada a uma mulher.

Igreja de Santana,é uma das mais antigas de Mariana e data

de 1720.

Por fim, nas capelas sem quase nenhum recurso, os sinos eram presos a estruturas de

metal, sem qualquer proteção. Mesmo que não fosse possível edificar uma torre, ainda que

modesta, as confrarias e irmandades faziam de tudo para obter os sinos para seus templos.

Estes instrumentos não podiam faltar! Observe a disposição dos sinos na Capela de Santana,

cujos devotos eram, em geral, pertencentes aos grupos sociais empobrecidos:

Page 18: 1. 2 ALMANAQUE HISTÓRICO DE MARIANA VOLUME II: SINOS Mariana 2009

18

Desta maneira, por exemplo, o falecimento de uma senhora era anunciado por dois

grupos de badaladas separadas por uma pausa; já quando um homem falecia, tocavam-

se três grupos de sinais intercalados por duas pausas.

Atualmente, permanecem vestígios desta diferença entre o masculino e o

feminino. Segundo a tradição, a profissão de sineiro só deve ser exercida por homens.

Neste sentido, circulam vários relatos de pragas que recairiam sobre uma comunidade

caso uma mulher ousasse tocar um sino. Segundo estas versões, aliás, bastante

preconceituosas, se, por exemplo, os cabelos de uma mulher encostassem em um sino,

este iria fatalmente quebrar-se. Mais: se uma mulher tocasse um sino, ela jamais

casaria.

Vamos refletir juntos? Como poderemos utilizar os sinos, de forma criativa,

para que tais diferenças econômicas e de gênero possam ser minimizadas e, se

possível, superadas?

Page 19: 1. 2 ALMANAQUE HISTÓRICO DE MARIANA VOLUME II: SINOS Mariana 2009

19

Que sinos são estes?

Page 20: 1. 2 ALMANAQUE HISTÓRICO DE MARIANA VOLUME II: SINOS Mariana 2009

20

Você conhece as igrejas que estão representadas neste mapa da cidade de Marina? Diga quais são:

Dicas:

Igreja 1- próxima ao hospital Monsenhor Horta

Igreja 2- Próxima a rua Dom Silverio

Igreja 3 e 4:Localizada na praça Minas Gerais

Igreja 5: Praça da Sé

Igreja 6: Localizada no final da rua do seminário

Igreja 7: Igreja que possui o nome da avó de Jesus Cristo

Igreja 8:Localizada no final da rua Antônio Olinto.

Page 21: 1. 2 ALMANAQUE HISTÓRICO DE MARIANA VOLUME II: SINOS Mariana 2009

21

1-Igreja de São Pedro dos Clérigos

2- Igreja Arquconfraria de São Franscicso dos Cordões

3- Igreja de Nossa Senhora do Carmo

4- Igreja de São Francisco de Assis

5- Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção(Igreja da Sé)

6- Capela Nossa Senhora da Boa Morte

7- Igreja e cemitério Santana

8- Capela de Santo Antônio

Page 22: 1. 2 ALMANAQUE HISTÓRICO DE MARIANA VOLUME II: SINOS Mariana 2009

22

Os sinos no mundo

Os sinos são caracterizados como instrumentos produzidos a partir de uma liga

metálica, em formato de pêra. Eles têm uma sonoridade mais ou menos aguda, de acordo

com o tamanho e a espessura, e podem ser percutidos na superfície interna por um badalo,

ou na externa por um martelo de bronze. Desde épocas remotas, os sinos são, em geral,

instalados em torres e campanários.

Embora o toque do sino seja agradável de ser ouvido em qualquer lugar do mundo, sua

simbologia varia bastante de cultura para cultura: • Na Índia, o sino simboliza o ouvido e o som percebido por ele. • No Islã, os toques do sino expressam a presença do poder divino no ser humano.• Quase da mesma maneira, uma das vertentes do budismo associa o badalar de um sino de

ouro às vozes divinas. Além disso, as sinetas presas aos tetos das casas assumem uma

função purificadora, atribuindo-se a elas a capacidade de afastar as más influências ou, pelo

menos, de advertir acerca de sua aproximação.

Page 23: 1. 2 ALMANAQUE HISTÓRICO DE MARIANA VOLUME II: SINOS Mariana 2009

23

• No Tibet, o tilintar persistente da campainha alerta para o caráter passageiro da vida, que

associada ao mundo das aparências, extingue-se rapidamente como o reboar do trovão.

• Já no Ocidente, o ecoar dos sinos é geralmente associado à fé católica, com suas

celebrações litúrgicas: procissões, missas... Os sinos, no catolicismo, expressam a

sacralização da vida.

Porém, mais do que isto, o dia-a-dia as comunidades católicas, desde século VII até o

início da era industrial, foi regulado pelo repique dos sinos: eles faziam soar os alarmes,

lamentavam as pestes, registravam o nascimento do príncipe, o dia do padroeiro, a boda da

princesa, bem como acompanhavam os enterros. A vida fluía ao som dos sinos!

Page 24: 1. 2 ALMANAQUE HISTÓRICO DE MARIANA VOLUME II: SINOS Mariana 2009

24

Saber cuidar

A linguagem dos sinos não se limita, obrigatoriamente, ao universo religioso, podendo também repercutir no campo cultural: ela gera valores, crenças, concepções..., em suma, uma identidade coletiva. Um fato que ilustra este processo ocorreu durante o incêndio da Igreja Nossa Senhora do Carmo, situada na cidade de Mariana, em 1999. Enquanto as chamas consumiam as paredes do templo, uma fiel pediu ao Sr. Pacheco, que desempenhava as funções de sineiro naquele período, para tocar o sino; se ele fizesse isto, assegurava a senhora, o fogo imediatamente acabaria. Ela acreditava piamente que as badaladas apagariam as chamas.

Pela entrevista à marianense Lourdes Aparecida Lopes Ribeiro, 64 anos, fica reforçada a importância dos sinos para a sociedade. Católica assídua, diz: ”Para nós católicos, o sino representa mais que um sinal, sino para mim é uma alegria, principalmente nas festividades como o aniversário da cidade de Mariana. Quando os sinos tocam, despertam algo em mim e fico atenta para saber o que significam, o que está acontecendo”. Fala também que quando cantava em um coral de Mariana, sentia maior a importância dos sinos, porque na Semana Santa, principalmente no sábado de aleluia, o canto “Glória” era acompanhado de repiques vibrantes e compassados.

Page 25: 1. 2 ALMANAQUE HISTÓRICO DE MARIANA VOLUME II: SINOS Mariana 2009

25

Figura 7: Sino da Igreja Nossa Senhora do Carmo, Mariana MG

Outra prova de relevância do sino na sociedade é a veneração com que a população e principalmente as crianças, durante gerações, tratavam os sineiros. Era uma profissão humilde, sem remuneração, mas tida como honrosa pelos artistas do badalo. Atualmente, a profissionalização dos sineiros vem sendo reivindicada, em função dos decorrentes benefícios salariais e previdenciários. No entanto, a população tem valorizado menos esta atividade, tão fundamental para o cotidiano social. Desta maneira, se os sinos constituem um patrimônio material da cidade de Mariana e o conhecimento de seus toques representa um valiosíssimo patrimônio imaterial, que não pode ser perdido. Tal esquecimento tornaria a nossa vida mais vazia, mais triste, mas desprovida dos sons que nos fazem vibrar e sentir.

Page 26: 1. 2 ALMANAQUE HISTÓRICO DE MARIANA VOLUME II: SINOS Mariana 2009

26

Entrevista

Entrevistada: Profa. Emérita Hebe, do Departamento de Letras da UFOP. A prof. Hebe realizou importante pesquisa sobre a cultura imaterial dos sinos em Mariana, tendo editado o vídeo “Entoados”. A entrevista foi realizada em 9 de agosto de 2007.

Entrevistadoras: Ricarda e Bruna, estudantes do 3º período do Curso de Graduação em História da UFOP.

1 – O que a motivou interessar-se pela temática dos dos sinos? Eu acredito muito na cultura popular. A universidade abandonou por um tempo essa cultura, presa apenas `a cultura acadêmica, em suas quatro paredes, acreditando que ela era a única cultura. Tenho certeza que a cultura popular ajuda a cultura acadêmica e vice-versa, sendo necessário casar essas duas culturas, por isso que eu trabalho com os sinos. Eu estava dando uma aula de morfossintaxe, quando vi uma frase no livro: “[...] sinos, já não há quem os toque”; foi quando eu parei e pensei: “Gente, os sinos de Mariana estão parando de tocar”. Então, em 1987, eu comecei o trabalho com os sinos, na tentativa de resgatá-los.

2 – E o que você diz daquele fato do sino ter tocado para o Itamar Franco quando ele foi ao Caraça? Isso é um erro. O sino é bento, dizemos até que ele é batizado e crismado. Na verdade, ele é lavado com água benta, depois é passado nele o óleo de batismo e o óleo da extrema unção e só depois ele é colocado lá em cima, prá trabalhar em função religiosa. Ele não está apto a trabalhar na função civil. Isso é um desrespeito ao trabalho dos sinos da Igreja Católica, por isso, penso que isto está errado!

Page 27: 1. 2 ALMANAQUE HISTÓRICO DE MARIANA VOLUME II: SINOS Mariana 2009

27

3-O que você viu de mais interessante desde que você começou a trabalhar com os sinos? O que é muito interessante é a aceitação infantil. No primeiro curso de sinos que eu dei, eu abri vagas prá quarenta crianças. No dia, tinham 57 na porta e os 17 meninos a mais falaram que ficariam quietinhos num canto. E todos os cursos que a gente dá, as crianças adoram, elas participam direitinho. E outra coisa que me encanta também é a fibra dos sineiros. Em todas as cidades, os sineiros têm fibra, mas está havendo uma banalização desta atividade.Antigamente os sineiros tocavam por prazer, hoje eles querem remuneração e eu acho isso justo. Pagar, eu acho justo, porque são músicos como qualquer outros, mas o ruim é que não temos pessoas tão preparadas como nós tínhamos. Eles aprendiam com os pais, avós e a tradição está se perdendo. Eu queria só acrescentar que eu descobri em 2002 o sino de madeira lá em São Bartolomeu e agora estamos avaliando porque ele é de madeira, se ele é apenas uma réplica, se ele é um molde ou realmente foi feito de madeira com alguma finalidade. Para o povo de São Bartolomeu ele foi feito prá chorar os mortos e para o padre Simões também, mas há quem diga que ele tinha um badalo de prata e que esse badalo desapareceu...

Figura 8:Torre do Sino de Maderia- São Bartolomeu Disponível em : http://fotosclique.blogspot.com/2008_09_01_archive.html

Page 28: 1. 2 ALMANAQUE HISTÓRICO DE MARIANA VOLUME II: SINOS Mariana 2009

28

Brincando com os sinos

Você é bom em percepção visual? Veja se descobre, em menos de cinco minutos, os sete erros existentes na segunda imagem da Igreja São Francisco de Assis, localizada na cidade de Ouro Preto.

Você conseguiu um bom resultado no primeiro jogo? Então, vamos partir para o segundo! Aqui, só vale uma tentativa!

Page 29: 1. 2 ALMANAQUE HISTÓRICO DE MARIANA VOLUME II: SINOS Mariana 2009

29

( 1 ) ( ) FLANGIA (italiano)

( 2 ) ( ) CAMPANA (espanhol)

( 3 ) ( ) GLOCKE (alemão)

Vamos aumentar nossa cultura geral: como se enuncia “sino” em diferentes idiomas? Enumere a segunda coluna, relativa à palavra sino, de acordo com a primeira, cuja bandeira simboliza uma nacionalidade.

Page 30: 1. 2 ALMANAQUE HISTÓRICO DE MARIANA VOLUME II: SINOS Mariana 2009

30

( 4 ) ( ) CLOCHE (francês)

( 5 ) ( ) BELL (inglês)

( 6 ) ( ) BERU / SUZU (japonês)

Page 31: 1. 2 ALMANAQUE HISTÓRICO DE MARIANA VOLUME II: SINOS Mariana 2009

31

Bibliografia

CHEVALIER, Jean, 1906. Dicionário de símbolos (mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números)/Jean Chevalier, Alain Gheerbrant, com colaboração de André Barbault... [et al.]; coordenação Carlos Sussekind; tradução Vera da Costa e Silva... [et al.].- 12. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.

GOFF e SCHIMIT, Jacques Le e Jean- Claude. Diconário Temático do Ocidente Medieval. Trad. Hilário Franco Júnior. São Paulo: Edusc, 2006.

FERREIRA, Moacyr Costa. Dicionário de inventos e inventores. 2ª ed. São Paulo: Edicon, 1994.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio básico da língua portuguesa. São Paulo: Nova Fronteira/Folha de São Paulo, 1994-5.

LURKER, Manfred. Diconário de simbologia. Trad. Mario Krauss e Vera Barkow. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

SOUZA, Laura de Mello. (Org.). História da vida privada no Brasil: cotidiano e vida privada na América portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

Page 32: 1. 2 ALMANAQUE HISTÓRICO DE MARIANA VOLUME II: SINOS Mariana 2009

32

Disponível em: http://www.sinos.cousinha.pt/fundir/default.htm. Acessado em: 4 de Agosto de 2007.

Disponível em: http://www.iae-sp.br/sinos/historia.htm. Acessado em: 3 de Agosto de 2007.

Disponível em: http://www.sinoguardiao.com.br/. Acessado em: 3 de Agosto de 2007.

Disponível em: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/artigos/sino.htm. Acessado em: 4 de Agosto de 2007.

Disponível em: http://www2.correioweb.com.br/cw/2001-11-11/mat_20219.htm Acessado em: 5 de Agosto de 2007.

Disponível em: http://www.idasbrasil.com.br/idasbrasil/cidades/Mariana/port/lista.asp Acessado em: 5 de Agosto de 2007.

Disponível em: http://www.iphan.gov.br/ans.net/tema_consulta.asp?Linha=tc_belas.gif&Cod=1332 Acessado em: 4 de Agosto de 2007.

Disponível em: http://www.iphan.gov.br/ans.net/tema_consulta.asp?Linha=tc_belas.gif&Cod=1337 Acessado em: 4 de Agosto de 2007.

Disponível em: http://www.iphan.gov.br/ans.net/tema_consulta.asp?Linha=tc_belas.gif&Cod=1323 Acessado em: 4 de Agosto de 2007.