06/09/2014 - saude - edição 3.060

8
Bento Gonçalves :: Sábado :: 6 de setembro de 2014 REPRODUÇÃO Anorexia nervosa É uma doença perigosa que exige atenção e tratamento urgente Página 4 O exagero desses dois extremos causa prejuízos ao organismo Sal e açúcar Página 5

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 03-Apr-2016

225 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

06/09/2014 - Saude - Edição 3.060 - Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Page 1: 06/09/2014 - Saude - Edição 3.060

Bento Gonçalves :: Sábado :: 6 de setembro de 2014

REPRODUÇÃO

Anorexia nervosaÉ uma doença perigosa que exige atençãoe tratamento urgente

Página 4

O exagero desses dois extremos causa prejuízos ao organismo

Sal e açúcar

Página 5

Page 2: 06/09/2014 - Saude - Edição 3.060

2 Sábado | 6 de setembro de 2014

As máscaras faciais caseirasAlguns alimentos do nos-

so dia-a-dia, além de saudáveis, também po-

dem ter outra função quando se trata de beleza: eles podem ser cosméticos funcionais e ajudarem a melhorar a aparên-cia e a hidratação da pele. Al-gumas frutas, por exemplo, são capazes de retardar o envelhe-cimento da pele. Já é possível cuidar da pele de forma mais natural com produtos que são muito eficazes à base de frutas e também argilas. Em todas as receitas é ideal sempre fazer com o rosto limpo, para que os nutrientes penetrem com mais facilidade na pele.

Máscaras antirrugas

Máscara de beterraba: A vitamina C — encontrada abundantemente na beterra-ba — tem participação ativa no colágeno, proteína que garante sustentação à pele. Quando há afastamento das fibras do tecido, o colágeno ajuda a preencher esse espa-ço, combatendo a flacidez e o aparecimento de estrias. A mesma vitamina C tem com-provada ação antioxidante, neutralizando radicais livres e evitando que eles ataquem o organismo. O resultado é a prevenção do envelhecimento precoce. Use metade de uma beterraba crua e ralada, bata no liquidificador com uma xícara de água, engrossando com aveia em flocos. Aplique por 20 minutos na pele, reti-rando em seguida com água.

Máscara de abacate: O abacate é uma ótima op-ção para quem quer manter a pele sempre jovem sem

Quanto mais frescos forem as frutas e vegetais usados nas máscaras, melhores serão os resultados

REPRODUÇÃO

Fonte: belezaesaude.com

gastar fortunas com cosmé-ticos. Isto porque a fruta é rica em vitaminas A e E, componentes que estimu-lam o colágeno e conferem um aspecto saudável à pele. Rico em antioxidantes, uma boa máscara com o abacate ajuda a suavizar linhas de expressão, pés de galinha e outras marcas do envelhe-cimento. Corte a polpa do abacate em pedaços, amas-se bem e misture com soro fisiológico até formar um creme homogêneo. Aplique no rosto e deixe agir por 20 minutos. Em seguida, enxá-gue bem com água morna.

Máscaras hidratantes

Máscara de mamão com io-gurte: Rico em vitaminas A e C, o mamão combate marcas do tempo e hidrata a pele. Devido às propriedades nutritivas do mamão, seja ele do tipo papaia ou formosa, a máscara da fruta ainda aumenta a elasticidade, firmeza e maciez da pele. Com função adstringente, também reduz o aparecimento de acne. Rica em papaína, ajuda a man-ter a pele macia e funciona como um peeling mais leve. Mis-ture em uma vasilha uma colher da polpa de mamão, uma colher de sopa de iogurte e uma colher de sobremesa de aveia em flo-cos. O ideal é aplicar uma a duas vezes por semana, deixando agir por 20 minutos e retirando em seguida com bastante água. A pele fica super macia.

Máscara de coco verde: O coco possui ácidos graxos que nutrem a pele, além de ser fonte de vitaminas e mi-nerais que ajudam na revita-lização da pele. Além desses benefícios, a aplicação da máscara caseira garante re-frescância, recuperação de energia e proteção contra as variações do tempo. O coco também tem o poder de dei-xar a pele mais firme. Bata a polpa e água (pouca quan-tidade) de um coco verde no liquidificador, até a mistura adquirir a consistência de

creme. Aplique a máscara caseira na pele utilizando um pincel e deixe agir por 10 mi-nutos. Enxágue bem.

Máscara para pele com manchas

Máscara de Mel e Amên-doas: A substância pegajosa retirada das colméias tem propriedades anti-sépticas e umectantes (retenção de oleosidade), que o tornam um produto que ajuda na beleza natural. A sabedoria popular oferece diversos re-médios diferentes que usam o mel para o tratamento de manchas da pele. Misture uma colher de sobremesa de mel, uma colher de sopa de óleo de amêndoas doce, um pouquinho de chá de alecrim (ou pode usar vinagre de maça) e argila verde (quanti-dade suficiente para dar uma boa consistência à mistura). Bata todos os ingredientes e

aplique sobre a pele. Deixe agir por 20 minutos e enxa-gue com água corrente.

Máscara para pele com acne

Máscara de mel, canela e óleo essencial: O mel é altamen-te benéfico para a pele propen-sa a acne por suas propriedades anti-sépticas e antibacterianas. Sua natureza anti-inflamatória também ajuda a reduzir a ver-melhidão e inflamação causada pela acne e espinhas. É melhor usar mel orgânico. A canela tem propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias. O óleo es-sencial de tea tree (melaleuca) é um dos óleos essenciais mais eficazes para o tratamento do acne. Ele tem propriedades anti-microbianas impressionan-tes agindo em vírus, bactérias e fungos. Conhecido como o “de-tox natural”, tem muitos usos semelhantes e é eficaz para outras condições de pele, como feridas infectadas, verrugas, pé de atleta, caspa, bolhas e acnes em pele oleosa. Em uma tigela, coloque uma colher de sopa de canela em pó, com uma colher de sopa de mel e 2 gotas de óleo de melaleuca. Misture bem. Se ficar muito grosso, acrescente mais um pouco de mel até for-mar uma pastinha. Espalhe a mistura pelo rosto todo. Aguar-

de 20 minutos e enxágue com água morna, e seque com uma toalha de papel.

Máscara para pele oleosa

Máscara de Kiwi e Argila Ver-de: As vitaminas e os ácidos or-gânicos encontrados no kiwi são muito úteis para a pele do rosto. As máscaras faciais feitas com esta fruta funcionam como um tônico com efeitos terapêuticos e ajudam a eliminar as impure-zas e a oleosidade. A argila verde é absorvente, desintoxicante, remineralizante, revitalizante, regeneradora, anti-séptica, bac-tericida, cicatrizante e esfolian-te. Elimina toxinas e impurezas e favorece a renovação celular. É recomendada para peles nor-mais e oleosas por ser muito eficaz a absorver o excesso de sebo. Descasque com cuidado o kiwi e faça um purê com ele. Em seguida, basta adicionar duas colheres de sopa de água mi-neral e argila verde. Mexa bem para incorporar os ingredientes. Em seguida, espalhe esta más-cara em seu rosto fazendo mo-vimentos circulares para que os nutrientes atuem sobre a pele. Faça esses movimentos por um minuto e deixe a máscara re-pousar por cerca de 10 minutos e remova suavemente.

Page 3: 06/09/2014 - Saude - Edição 3.060

3Sábado | 6 de setembro de 2014

Alguns truques para você parecer mais jovem

REPRODUÇÃO

Cremes hidratantes, ma-quiagens, rituais de beleza, banhos de luz. Quanto mais você cuidar da pele, mais jo-vem você vai parecer.

Não exagere na base e no corretivo

Os produtos pesados são incríveis para esconder man-chas, mas também são ótimos para se acumular nas linhas de expressão e nas ruguinhas. Para a sonhada pele de bebê, o ideal é uma base de cobertura suave, ela vai uniformizar sem deixar o acúmulo de produto.

Cuide da pele desde cedo

Prevenir é melhor do que remediar. Mas isso não quer dizer que você já deve inves-tir nos cremes anti-idade as-sim que sair do Ensino Médio. Cada idade tem seu cuidado específico. Ou seja, nada de só começar a se preocupar quando a primeira ruga apa-recer. Se você tem menos de 25 anos, a ideia é hidratar.

Estenda os cuidadospara o pescoço

A pele dessa região e do colo é ainda mais fina e tem menos fibras colágenas e elásticas. Ou seja: envelhece mais cedo. Por-tanto, toda vez que fizer qual-quer ritual de cuidado para o rosto, estenda para o colo. Vale aplicar os mesmos hidratante e protetor que você usa diaria-mente e procurar os anti-idades específicos para a área que já existem no mercado. Duas ve-zes por semana, é bom fazer uma nutrição poderosa: aplique Fonte: mdemulher.abril.com.br

o creme e envolva o pescoço com um plástico filme e deixe atuar de uma a duas horas.

Invista em makes que cuidam da pele

Vale a pena gastar um pou-co a mais com maquiagem de alta tecnologia, que possui ati-vos anti-idade e trata enquanto embeleza. Sabemos que o BB cream, com hidratante na fór-mula, conquistou o mundo, mas há ainda bases que retardam o envelhecimento, batons e até sombras com antioxidantes.

Vá com calma na pinça

Como a diminuição de pelos e cabelo acompanha o enve-lhecimento, uma sobrancelha grossa é associada à juventude. Mas não significa que você pre-cise aposentar a pinça de vez. O ideal é respeitar o crescimento natural dos fios, dando leve-za nas pontas, afinando-as um pouco, para levantar o rosto.

Use o iluminador a seu favor

Iluminador em excesso para peles marcadas e com rugas é quase um crime, pois acentua as imperfeições. Mas ele não está banido. Usar nas áre-as certas dá uma levantada digna. Aplique no ossinho da maçã e rente à linha de baixo das sobrancelhas, para abrir o olhar. Se você percebe seus lá-bios mais finos, usar um pouco do produto acima do arco do cupido vai deixar a boca mais carnuda e jovial.

Artigo | Estética

As diferenças dos aparelhos estéticos

Kelly Dias

Cirugiã DenstistaEspecialista em

Dentística e OrtodontiaCRO 15403

54. 9659.0333

Com o avanço da tec-nologia, cada vez mais temos disponíveis vári-

as técnicas de tratamento ortodôntico. Os aparelhos estéticos são fabricados ba-sicamente de três materiais, os plásticos, cerâmicos e de safira. Os plásticos não são indicados, pois além de pig-mentarem durante o trata-mento, podem gerar danos a sua saúde, pois não supor-tam as forças geradas so-bre a peça e se deformam. Já os cerâmicos e de safira são indicados para a maioria dos pacientes que querem utilizar aparelho, e a escol-ha entre eles vai depender da gravidade do problema de oclusão encontrado. Os aparelhos de cerâmica e de safira tem a vantagem de serem da mesma coloração dos dentes e são muito mais discretos que os aparelhos convencionais metálicos, sendo quase imperceptíveis.

Outra opção de aparelho estético são os aparelhos linguais, são metálicos, mas instalados na parte interna

da boca (perto da língua), indicados para pacientes que querem associar alta tecnologia a forma mais dis-creta de tratamento.

E por fim, os alinhadores, do tipo Invisalign que são fabricados nos Estados Uni-dos, e estão a cada dia mais divulgados no Brasil. Esses também são uma ótima opção de tratamento. São práticos, pois podem ser removidos para alimentação e higieni-

O uso do aparelho Invisalign está crescendo muito no Brasil

zação, mas devem ser utiliza-dos por 22horas diárias.

Lembre-se que o trata-mento ortodôntico pode mel-horar alguns aspectos na sua vida, independente da es-colha do tipo de tratamento, como proporcionar uma boa oclusão, aumentar a autoesti-ma e lhe dar conforto e saúde. Um belo sorriso proporciona segurança, independente da sua opção por braquetes es-téticos ou metálicos.

DIVULGAÇÃO

Page 4: 06/09/2014 - Saude - Edição 3.060

4 Sábado | 6 de setembro de 2014

A anorexia nervosa é perigosa, e suas complicações podem levar a morte

REPRODUÇÃO

Fonte: abcdasaude.com.br

Saiba mais sobre a anorexia nervosa

A anorexia nervosa é um transtorno alimentar no qual a busca implacável

por magreza leva a pessoa a recorrer a estratégias para perda de peso, ocasionando importante emagrecimento. As pessoas anoréxicas apre-sentam um medo intenso de engordar mesmo estando ex-tremamente magras. Em 90% dos casos, acomete mulhe-res adolescentes e adultas jovens, na faixa de 12 a 20 anos. É uma doença com ris-cos clínicos, podendo levar à morte por desnutrição.

Os sintomas da doença po-dem variar de um caso à outro. Mas geralmente são a perda de peso em um curto espaço de tempo; alimentação e pre-ocupação com peso corporal tornam-se obsessões; crença de que se está gordo, mesmo estando excessivamente ma-gro; parada do ciclo menstru-al; interesse exagerado por alimentos; comer em segredo e mentir a respeito de comi-da; depressão, ansiedade e irritabilidade; exercícios físi-cos em excesso; isolamento da família e amigos; compli-cações médicas; desnutrição e desidratação; hipotensão; anemia; redução da massa muscular; intolerância ao frio; motilidade gástrica di-

minuída; osteoporose; infer-tilidade em casos crônicos; maior propensão a infecções por comprometimento do sis-tema imunológico.

Quais são as causas?

Não existe uma causa úni-ca para explicar o desenvol-vimento da anorexia nervosa. Essa síndrome é considerada multideterminada por uma mescla de fatores biológicos, psicológicos, familiares e cul-turais. Alguns estudos cha-mam atenção que a extrema valorização da magreza e o preconceito com a gordura nas sociedades ocidentais estaria fortemente associada à ocor-rência desses quadros.

Como se desenvolve?

A preocupação com o peso e a forma corporal leva o adoles-cente a iniciar uma dieta pro-gressivamente mais seletiva, evitando ao máximo alimentos de alto teor calórico. Aparecem outras estratégias para perda de peso como, por exemplo: exercícios físicos excessivos, vômitos, jejum absoluto.

A pessoa segue se sentindo gorda, apesar de estar extre-mamente magra, acabando por se tornar escrava das calorias e

de rituais em relação à comida. Isola-se da família e dos amigos, ficando cada vez mais triste, ir-ritada e ansiosa. Dificilmente, a pessoa admite ter problemas e não aceita ajuda de forma al-guma. A família às vezes demo-ra para perceber que algo está errado. Assim, as pessoas com anorexia nervosa podem não re-ceber tratamento médico, até que tenham se tornado perigo-samente magras e desnutridas.

Como se trata?

O tratamento deve ser re-alizado por uma equipe mul-tidisciplinar formada por psi-quiatra, psicólogo, pediatra, clínico e nutricionista, em função da complexa intera-ção de problemas emocionais e fisiológicos nos transtornos alimentares. Quando for diag-nosticada, o médico deve ava-liar se o paciente está em risco iminente de vida, requerendo, portanto, hospitalização.

O objetivo primordial do tra-tamento é a recuperação do peso corporal através de uma reeducação alimentar com apoio psicológico. Em geral, é necessário alguma forma de psicoterapia para ajudar o pa-ciente a lidar com sua doença e com as questões emocionais.

Psicoterapia individual, tera-pia ou orientação familiar, tera-pia cognitivo-comportamental (uma psicoterapia que ensina os pacientes a modificarem pensa-mentos e comportamentos) são, em geral, muito produtivas.

Para o quadro de anorexia nervosa não há medicação es-pecífica indicada. O uso de an-tidepressivos pode ser eficaz se houver persistência de sintomas de depressão após a recupera-ção do peso corporal.

Como se previne?

Uma diminuição da pressão cultural e familiar com rela-ção à valorização de aspectos físicos, forma corporal e be-leza pode reduzir a incidência desses quadros. É fundamen-tal fornecer informações a respeito dos riscos dos regi-mes rigorosos para obtenção de uma silhueta ideal, pois eles têm um papel decisivo no desencadeamento dos trans-tornos alimentares.

Page 5: 06/09/2014 - Saude - Edição 3.060

5Sábado | 6 de setembro de 2014

Tanto o sal quanto o açúcar são prejudiciais à saúde, o excesso deve ser evitado

REPRODUÇÃO

Fonte: boasaude.com.br

Sal e Açúcar: o abuso causa riscos ao organismo

Inseridos no hábito alimentar da população mundial, o açú-car refinado e o sal já foram

em épocas remotas preciosas porções consumidas nos ban-quetes das cortes ou nas salas das burguesias. Hoje a medi-cina condena o abuso na utili-zação destes dois ingredientes e faz vários alertas para os problemas causados pelo uso excessivo do sal e do açúcar, principalmente refinado.

O açúcar

Os endocrinologistas, cardio-logistas e dentistas são os prin-cipais combatentes do açúcar refinado. Visível em pedaços e em pó ou invisíveis nos bolos, balas, refrescos e outros, o açú-car refinado é apontado como uma das maiores causas de cá-rie dentária, da obesidade, da arteriosclerose, do diabetes em pessoas propensas, e até da in-fertilidade nas mulheres.

O açúcar refinado é de fácil digestão, caindo rapidamente no sangue e liberando um hor-mônio chamado insulina que transforma o açúcar em gor-dura e retira-o logo do sangue, provoca a hipoglicemia (falta de açúcar), manifestada por sintomas como a sonolência, cefaléia, a tensão nervosa e a irritabilidade. Os açúcares exis-tentes nos alimentos dispensam o uso do açúcar refinado.

As origens da dependência orgânica do açúcar já foram desmistificadas por pesqui-sas médicas que mostraram

que ela é basicamente psi-cológica. Existem casos em que ele é necessário, como na hipoglicemia funcional, quando se obriga a uma in-gestão de doses de açúcar rapidamente. Entretanto, o tratamento da hipoglicemia, em longo prazo, consiste em restringir o uso de açú-car nos momentos de crise, substituindo-o por frutas.

Os naturistas afirmam que os povos primitivos, cuja die-ta enfatizava os alimentos em estado natural, às vezes ligei-ramente cozidos, não conhe-ceram o diabete, a obesidade e a cárie dentária. Para eles, o progresso trouxe o refino e, ao beneficiar o açúcar, a re-moção de seus nutrientes.

O sal também é dispensável?

O sal (ou cloreto de sódio) encontra-se em qualquer corpo vivo e, junto com outros sais minerais, produz energia e re-força a resistência dos órgãos. Só que de acordo com a Orga-nização Mundial de Saúde, as nossas necessidades ficam em torno de 6 gramas por dia, in-cluindo aí o sal dos alimentos. Embora a natureza tenha mon-tado em mecanismo perfeito, capaz de eliminar o excedente de sal pelos rins, os erros repe-tidos entre a ingestão/excre-ção da substância acabam por alterar altera este equilíbrio.

Os distúrbios trazidos pelo uso abusivo do sal só foram

conhecidos no início do sé-culo, quando se pesquisa-ram as causas dos edemas, dainsuficiência cardíaca, da cirrose, e das doenças re-nais. Mais tarde comprovou--se que o sal agravava e até mesmo provocava a hiper-tensão arterial.

Na gravidez, quando a mulher apresenta um excessivo aumen-to de peso, de fato se justifica a redução da ingestão do cloreto de sódio. E se ela for hiperten-sa, então se torna obrigatório em controle mais rigoroso, pois a doença pode evoluir, repre-sentando um grande risco para a gestante e para o feto.

Com nosso hábito alimentar já muito arraigado, sem dú-vida seria quase impraticável abolir totalmente o sal, mas, ao estabelecer uma dieta, deve-se lembrar das dosagens contidas nos alimentos ao na-tural. A carne, por exemplo, já contém 65 mg de sal em l00 g, o ovo, 122 mg e o peixe,140 mg em l00 g. Isso sem falar de uma fatia de pão, 4 mg; quatro fatias de bacon, 548 mg e das outras altas dosagens contidas nas conservas, nos biscoitos, nas sopas, nos alimentos semi-prontos, e em algumas prepa-rações açucaradas, onde o sal acentua o sabor.

Quem pratica algum espor-te ou expõe o corpo a tempe-raturas elevadas, é aceitável um reforço moderado na in-gestão do sal. Contudo, não é conveniente o exagero após os 40 anos de idade.

Page 6: 06/09/2014 - Saude - Edição 3.060

6 Sábado | 6 de setembro de 2014

O que fazer quando a criança não tem apetite

Fonte: boasaude.com.br

Forçar a criança a se alimentar quando não estiver com fome pode ocasionar problemas futuros

Às vezes os bebês co-mem apenas um pou-co. Isto pode causar

grande preocupação nas mães, que insistem que seu filho coma, mesmo que não tenha fome. É uma das quei-xas mais comuns da consul-ta pediátrica. Geralmente a mãe menciona que “meu fi-lho não tem apetite”. O que acontece é que o apetite de um bebê se relaciona com suas necessidades energé-ticas. Quando fazem muita atividade, as crianças co-mem mais. Se ao contrário, gastam menos energia, não têm fome.

Os especialistas afirmam que as variações de apeti-te são normais, sempre que a criança se mantenha ativa e cresça normalmente. Além disso, se a criança comer algu-ma coisa fora de hora, como um biscoito ou um chocolate, é provável que na hora de al-moçar não tenha apetite.

O ser humano, em função do seu crescimento, cum-pre determinadas etapas. Nos primeiros seis meses de vida, o bebê tem uma incor-poração de tecido gorduroso muito grande e um cresci-mento acelerado, tendo uma demanda de alimento muito importante.Esta demanda começa a diminuir à partir dos seis meses.

Dos 15 meses aos três anos, eles atravessam uma etapa de inapetência fisiológica, que é funcional, e de alguma forma deve ser respeitada.

O momento dos hábitos alimentares

Na etapa de inapetência fi-siológica se consolidam os hábi-tos alimentares. Porém, é neste momento que as mães fazem o maior número de consultas por-que seus filhos “não comem”. O que acontece é que as mães es-tão habituadas a ver seus filhos comerem toda a quantidade que lhes era oferecida.

A partir de um ano e meio, começa um período de sociali-zação, de incorporação de há-bitos alimentares, mas também de seleção. Pode acontecer de uma criança gostar muito de um alimento e logo o abandonar.

A partir dos 5 ou 6 anos, o pré-escolar começa a formar uma maior quantidade de

REPRODUÇÃO

tecido gorduroso e a ter um crescimento mais acelerado. Como consequência, a deman-da de energia é maior.

É importante, nessa época, consolidar corretos hábitos alimentares. A consulta com o pediatra por inapetência cos-tuma coincidir com o fato de que a mãe, com a ansiedade de que o que a criança se ali-mente, a persiga com a comida pela casa ou ofereça substitu-tos que não são importantes do ponto de vista nutritivo, como guloseimas, salgadinhos ou be-bidas com aditivos e açúcar. Desta maneira, sua conduta alimentar se altera.

A criança sabe que se não comer, obterá

o que quer

Às vezes, a inapetência fi-siológica ou normal, se estabe-lece por circunstância do con-texto familiar, mas também, a inapetência pode ser secundá-ria a uma patologia aguda.

São frequentes as consultas relacionadas à falta de apeti-te, quando a criança padece de um transtorno respiratório ou gastrointestinal. Tanto as crianças como os adultos, fi-cam inapetentes quando doen-tes, e isto é normal.

Alimentos e afetos

A relação da família com a criança, através da comida, tem uma grande importância, mas deve-se tentar que esta não se torne super dimensio-nada, para que a necessidade

de agradar ao filho e de cuidá--lo não se estabeleça somente através da comida.

Quando a inapetência se es-tabelece, deve-se verificar o aumento de peso e a estatura da criança. Os médicos dispõem de tabelas de referência, segun-do o sexo. Com estas informa-ções, vão avaliando o paciente. Se a criança está fora da curva de crescimento adequada, sem uma causa aparente, os espe-cialistas avaliarão se esta inape-tência é relevante em relação a uma doença ou patologia.

O importante é ver em que contexto está inserida a ina-petência, porque as vezes está relacionada com a his-tória familiar. Não se pode analisar somente o compo-nente orgânico, do ponto de vista dos nutrientes que são incorporados, mas também investigar o lado familiar, re-comenda a especialista. Há crianças que por falta de afe-to, não se alimentam.

Podem também haver ou-tros motivos, como por exem-plo, a competição com os irmãos. A inapetência surge sempre dentro de um con-texto; com quem a criança se alimenta, se quando chega da escola encontra uma comida rápida preparada, ou se por-ventura é uma criança que nunca realiza as refeições com a mãe e com seus ir-mãos. Todos estes são fatores que devem ser considerados, quando se está frente a uma criança inapetente.

Page 7: 06/09/2014 - Saude - Edição 3.060

7Sábado | 6 de setembro de 2014

Fonte: boasaude.com.br

Os nutrientes presentes nos vegetais e nas frutas pode ajudar muito a controlar os efeitos da TPM

FOTOS REPRO

DUÇÃO

Um novo estudo publi-cado em fevereiro, su-gere que o consumo de

uma dieta vegetariana pobre em gorduras pode reduzir a gravidade e a duração das có-licas menstruais e dos sinto-mas pré menstruais. Pesqui-sadores dizem que uma dieta pobre em gorduras pode di-minuir os níveis de estróge-no, os quais por sua vez bai-xam os níveis de substâncias chamadas prostaglandinas.

O mecanismo pelo qual uma dieta mais pobre em gorduras alivia estes sinto-mas é o seguinte: as prosta-glandinas são derivadas da gordura estocada no útero. O estrógeno ajuda a controlar a produção de prostaglan-dinas, uma vez que, quanto mais estrógeno é produzido, mais espesso fica o útero e mais prostaglandinas são pro-duzidas. Isto dispara a cólica

Dieta vegetariana alivia os sintomas pré-menstruais

menstrual. Assim, um dieta pobre em gorduras minimiza este processo.

Além disto, dietas vegeta-rianas também funcionam por serem mais ricas em fibras. As fibras aumentam a quantidade de uma proteína no sangue que ajuda a excretar o estrógeno – o que é uma outra forma de baixar os níveis de estrógeno.

Para chegar a estes resul-tados, os pesquisadores es-tudaram 33 mulheres com idades entre 22 e 48 anos que sofriam de sintomas pré menstruais. As mulheres se-guiram, por dois meses, uma dieta vegetariana estrita, sem nenhum produto de ori-gem animal, mesmo leite e iogurte. Após este tempo, as mulheres retornaram a seus hábitos dietéticos anteriores e tomaram um medicamen-to inócuo, chamado entre os pesquisadores de “placebo”.

Durante os dois meses de dieta vegetariana, as mulhe-res tiveram menos cólicas menstruais, menos reten-ção de água no organismo, mais redução de peso, mais energia e níveis menores de colesterol no sangue. A dieta vegetariana, contudo, não aliviou a dor de algumas mulheres que, mesmo com a dieta, apresentavam dores menstruais. Após o retorno à dieta habitual, os sintomas também retornaram aos ní-veis anteriores.

À luz destes resultados, os pesquisadores dizem que a dieta vegetariana pode signifi-car uma nova abordagem, mais natural, sem uso de drogas, para os sintomas pré menstru-ais, além de oferecer outras vantagens para a saúde, como redução do colesterol.

Fonte: tuasaude.com

Essa receita de molho de limão é uma boa opção para temperar os alimen-tos em fase de dieta para emagrecer, confere um melhor sabor aos legumes cozidos e sem molhos gor-durosos que, geralmente, são impostos nas dietas de emagrecimento, e não acrescenta calorias.

Esse molho pode ser usado em batatas quentes ou qualquer salada ou por cima de queijo branco.

Ingredientes

• 1 dente de alho picado• 1 colher de chá de

grãos de mostarda inteiros• Raspa da casca e suco

de 2 limões• 1 colher de sopa de vi-

nagre de vinho branco• 1 colheres de sopa de

azeite

• 3 colheres de sopa de coentros picados ou salsinha

• Pimenta preta moída

Modo de preparo

Colocar o alho, mos-tarda, casca e suco de limão em uma tigela e misturar bem. Adicionar o azeite, mexendo sem-pre e adicionar os coen-tros. Por fim, colocar a pimenta a gosto.

Os molhos para ajudar a emagrecer são molhos em que se substituem os componentes mais caló-ricos, como maionese, ketchup, creme de leite ou manteiga por iogurte, suco de limão, vinagre, alecrim, tomilho ou ou-tras ervas aromáticas que conseguem intensificar o sabor dos alimentos sem acrescentar calorias.

Molho de limão para auxílio no emagrecimento

Page 8: 06/09/2014 - Saude - Edição 3.060

8 Sábado | 6 de setembro de 2014

Pare de fumar agora, por vários motivos

O cigarro afeta todos os sistemas e órgãos do corpo, prejudicando todo o organismo

Largar o cigarro só traz benefícios à sua saúde, desde melhora na pele

e digestão até benefício para seu coração.

Respire melhor

Embora só comece a dar as caras depois de 15 anos, a doença pulmonar obstrutiva crônica, antigamente conhe-cida como enfisema pulmo-nar, provoca o estreitamen-to das vias respiratórias, dificultando a renovação do oxigênio. Seus principais sin-tomas são tosse, produção de catarro e falta de ar. Estima--se que até 2025 a DPOC será a terceira causa de morte no mundo, em 90% dos diag-nósticos o câncer de pulmão está associado ao fumo.

Salve o coração

A nicotina e o monóxido de carbono levam à descama-ção do endotélio, membrana que reveste os vasos sanguí-neos, facilitando o depósito de gorduras. Com os vasos obstruídos, pode ocorrer o infarto. Para quem usa pílu-la anticoncepcional e fuma, o problema pode ser maior. Jovens fumantes que tomam anticoncepcional têm dez vezes mais probabilidades de

Fonte: mdemulher.abril.com.br

sofrer um ataque cardíaco e aumentam em 39% o risco de desenvolver doenças corona-rianas e, em 22%, de aciden-tes vasculares cerebrais. A pílula e a nicotina agem na coagulação do sangue, favo-recendo a formação de trom-bos, que podem se deslocar, causando problemas.

Não antecipe a menopausa e outros problemas

A combinação monóxido de carbono mais nicotina pode antecipar a menopausa. A pri-meira substância reduz o vo-lume de oxigênio no corpo, o que determina uma queda na produção do hormônio estró-geno até seu fim. Já a nicoti-na faz com que o corpo gaste mais rápido esse mesmo hor-mônio. Quem fuma também diminui sua taxa de fertili-dade em 40% - as substâncias

nocivas da fórmula do cigarro interferem na ovulação. Ou-tro mal causado ao sistema reprodutor é o aumento do risco do câncer de colo do útero. Fumar diminui as de-fesas e favorece a contamina-ção pelo vírus HPV, principal responsável por esse tumor.

Previna o envelhecimento precoce da pele

As rugas nos fumantes apa-recem 20 anos antes do que nos não fumantes. Os danos do cigarro à pele são piores que os dos raios solares. A nicotina age nas camadas profundas da pele, inibe a produção de substâncias va-sodilatadoras e diminui, por consequência, o calibre dos vasos sanguíneos. Isso afe-ta a circulação, impede que o oxigênio e os nutrientes cheguem na quantidade de-vida às células, gerando ru-gas acentuadas. Essas marcas não podem ser regeneradas nem por cosméticos (nenhum produto é capaz de atingir as fibras de colágeno afetadas pelo cigarro), nem por cirur-gias plásticas. Para piorar, fumantes enfrentam dificul-dades ao passar por procedi-mentos cirúrgicos, já que o cigarro danifica as fibras de colágeno e deixa a pele mais flácida, dificultando a cica-trização no local da sutura.

Melhore sua digestão

A nicotina contribui para aumentar a produção de áci-do clorídrico, o que favorece a ocorrência de gastrite e úl-cera. Fumantes também so-frem com mais frequência da doença de refluxo gastroeso-fágico, que faz a pessoa sen-tir um líquido azedo subindo pela garganta causando uma sensação de queimação.