05/05/2012 - empresas - jornal semanário

12
DIVULGAÇÃO TODESCHINI Empresas Empresários & Bento Gonçalves, sábado, 5 de maio de 2012 LANÇAMENTO FEIRA DO LIVRO GRAND SIENA Allmax Imóveis, Icon Incorporadora e Bertuol Urbanizações apresentam o Polaris Residencial página 3 Colégio Marista Aparecida estará na 27ª edição do evento com dois projetos página 6 Gambatto Sul apresenta o novo lançamento da Fiat que já está disponível para test-drive página 12 PARTICIPAÇÃO Representantes do Sitracom BG presentes no Fórum Sindical de Saúde do Trabalhador página 5 Página 11 Empresa foi a marca mais lembrada pelos gaúchos em 2012. Na foto o presidente João Farina Neto (C), ladeado pelo funcionário mais antigo Ivanir Zanchetta, e pela nova contratada Juliana Oliveira Rodrigues Todeschini completa 73 anos de um legado visionário

Upload: jornal-semanario

Post on 19-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Jornal Semanário - Edição 2820 - 05/05/2012 - Bento Gonçalves

TRANSCRIPT

DIVULGAÇÃO TODESCHINI

Empresas Empresários& Bento Gonçalves, sábado, 5 de maio de 2012

Lançamento

Feira do Livro

Grand Siena

Allmax Imóveis, Icon Incorporadora e Bertuol Urbanizações apresentam o Polaris Residencial

página 3

Colégio Marista Aparecida estará na 27ª edição do evento com dois projetos

página 6

Gambatto Sul apresenta o novo lançamento da Fiat que já está disponível para test-drive

página 12

ParticiPaçãoRepresentantes do Sitracom BG presentes no Fórum Sindical de Saúde do Trabalhador

página 5

Página 11

Empresa foi a marca mais lembrada pelos gaúchos em 2012. Na foto o presidente João Farina Neto (C), ladeado pelo funcionário mais antigo Ivanir Zanchetta, e pela nova contratada Juliana Oliveira Rodrigues

Todeschini completa 73 anos de um legado visionário

- Sábado, 5 de maio de 20122 Empresas Empresários&

Edição: Maikeli [email protected]@jornalsemanario.com.brDiagramação: Fabiana Bertazzo [email protected] Gráfico: Pricila Piccini

Caderno

SEDEWolsir A. Antonini, 451 - Bairro FenavinhoBento Gonçalves, RS54. 3455.4500

Direção: Henrique Alfredo [email protected]

Empresas Empresários&Este caderno faz parte da edição de sábado, 5 de maio de 2012,do Jornal Semanário

DIVULGAÇÃO JUCILENE FESTAA Mecânica Sonza & Scar-

duelli confraternizou com seus colaboradores na sexta--feira, 27, em seu tradicional jantar de homenagem ao Dia do Trabalho. Durante a come-moração ocorreu um momen-to de oração feito pela direção da empresa, em agradecimen-to as conquistas obtidas.

Para os sócios Oclenio e Marcelo Scarduelli, Reno e Bruno Sonza, e João Carlos Comiotto o jantar visa a união dos colaboradores, na busca por segurança e profissiona-lismo. “Sempre tivemos uma preocupação com nossos fun-cionários, e esta confraterni-zação é uma outra forma de valorizar o seu trabalho, neste dia tão importante”.

A Sonza & Scarduelli, que atua há 44 anos em Bento Gonçalves, conta com 40 co-

Sonza & Scarduelli realiza jantar do trabalhador

pintura automotiva e troca de vidros, e está localizada

na rua Arlindo Fasolo, 200, Pavilhão dos fundos, bair-

Colaboradores marcaram presença no jantar Empresa realiza anualmente o jantar em homenagem ao trabalhador

laboradores e oferece servi-ços de revisão geral de auto-móveis, retifica e reforma de motores linha leve e pesada. Fica localizada na rua Arlindo Fasolo, 200, bairro Maria Go-retti. Telefone: 3452-6188.

A Recuperadora de Veícu-los SSC oferece chapeação,

ro Maria Goretti. Telefone: 3451-7816.

FOTOS JUCILENE FESTA

3Empresas Empresários&- Sábado, 5 de maio de 2012

A Allmax Imóveis, em parce-ria com a Icon Incorporadora e Bertuol Urbanizações, lançou na quarta-feira, 02, o Polaris Re-sidencial. O empreendimento conta com ótima localização, no Centro da cidade (Rua Dr. Ca-sagrande), e excelentes ambien-tes projetados. O evento contou com a presença de clientes, cor-com a presença de clientes, cor-com a presença de clientes, corretores, diretores e imprensa, que foram recepcionados com um coquetel especial.

A imobiliária também apresen-tou os apartamentos decorados pela New Móveis Modulados. Na Agência Saldanha (Rua Salda-nha Marinho, 744) os clientes po-dem conferir o apartamento de dois dormitórios, e na Agência Centro (Rua Marechal Floriano, 200) o apartamento Studio.

Para o proprietário da loja Spa-zio di Mobili - autorizada New Móveis para Bento e respon-sável pelo mobiliário dos apar-sável pelo mobiliário dos apar-sável pelo mobiliário dos apartamentos decorados -, Moisés Fernandez, a proposta foi con-ciliar os espaços com conforto e qualidade nos móveis. “Para o

Diretores da Allmax, Icon e Bertuol comemoram o lançamento Equipe da New Modulados, que mobiliou os apartamentos decorados

Allmax, Icon e Bertuol lançam o Polaris

apartamento de dois dormitó-rios, pensamos em uma família e criamos um ambiente mais clean. Já para o apartamento Studio que não possui divisórias, a sugestão foi um perfil mais arrojado, com a opção de uma divisória de ma-deira”, explica Fernandez.

Investimento garantido

O Polaris Residencial possui

apartamentos Studio e de um e dois dormitórios, box de es-tacionamento, salão de festas com infraestrutura completa, sala de jogos e academia, que garantem a diversão e o lazer em um espaço diferenciado.

Conforme o diretor da Icon, Rogério Spiller, os diferenciais do empreendimento são a óti-ma localização, apartamentos compactos e foco no públi-

co jovem. “Este Residencial é destinado para aquelas pessoas que querem ter o conforto de estar no Centro, sem precisar tirar o carro da garagem, e para aquelas que estão adquirindo seu primeiro imóvel ou querem morar sozinhas”, ressalta.

O diretor de desenvolvimen-to da Allmax Imóveis, Carlos Augusto Farina, diz que a imo-biliária aposta na valorização do

empreendimento. “A localização do Residencial é excelente, sen-do uma boa oportunidade para investidores. Além disso, outro diferencial é que Polaris possui uma diversidade de plantas com quatro modelos para escolha do cliente”, observa Farina.

A comercialização do em-preendimento é exclusividade da Allmax Imóveis. Plantão de vendas: 9672-2560.

4 Empresas Empresários& - Sábado, 5 de maio de 2012

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Bento Gonçal-ves (SEC-BG) esteve represen-tado pela gerente administrativa Cátia Nuncio e pelo secretário geral Sérgio Marino Ribeiro Ne-ves num seminário sobre liber-dade sindical promovido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) de São Paulo. O evento, realizado de 25 a 27 de abril, reuniu ministros do Poder Judi-ciário, Juízes do Trabalho de 1ª e 2ª instâncias, advogados tra-balhistas, negociadores, dirigen-tes sindicais dos trabalhadores e patronais, Centrais Sindicais e Confederações Patronais para discutir o tema central “Liber-dade Sindical e os Novos Ru-mos do Sindicalismo no Brasil”. O presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen, coorde-nou os trabalhos, juntamente com a vice-presidente, ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi.

Na abertura do Seminário a

SEC-BG participa de Seminário do TST

sessão contou com a presença do presidente do STF, ministro Car-presidente do STF, ministro Car-presidente do STF, ministro Carlos Ayres Brito, e teve uma con-ferência com o professor titular e diretor do Departamento de Direito do Trabalho e da Seguri-dade Social da Faculdade de Di-reito da Universidade de Buenos Aires, Mario Ackerman.

A gerente administrativa do SEC-BG, Cátia Nuncio

DIVULGAÇÃO/SEC-BGDIVULGAÇÃO/SEC-BG

Os pais Valmor e Luciana Ceregatti Fracalossi, a mana Larissa e o pequelo

Luis Henrique

FOTOS IGOR GUEDES

Comemorar uma data marcante é sempre um momento especial. Por isso, a festa precisa estar surpreendente para que todos possam curtir as emoções da ocasião. A Moove Play Casa de Festas proporciona a excelência nos serviços prestados, com requinte e criatividade para tornar o evento exclusivo e de acor-do com as necessidades do cliente.

Prova desta dedicação foi a festa de dois anos do pequeno Luis Henrique Ce-regatti Fracalossi. Os pais Luciana Ce-regatti Fracalossi e Valmor Fracalossi, e a mana Larissa ficaram muito satisfeitos com o resultado proposto.

A mãe explica que a festa teve 90 convidados, entre adultos e crianças, e que eles queriam fazer algo diferente, que agradasse a todas as faixas etárias. “Então, conversando com a proprietária da Casa definimos a data para um sá-bado à tarde, às 17h com programação até as 22h. Isso foi um diferencial, já que quase todas as festas infantis são à tar-de. O horário escolhido foi ótimo, pois o meu pequeno estava descansado e pôde aproveitar todos os momentos, o que foi gratificante e nos deixou emocionados e felizes”, conta Luciana.

Ela destaca ainda que a infraestrutura da Moove Play é maravilhosa, com um espaço aconchegante e estacionamen-to lateral privilegiado, que facilita a che-gada dos convidados. “O atendimento é o principal diferencial. A decoração

Moove Play realiza festas surpreendentes

foi outro grande sucesso da festa, fei-ta pela própria casa com o tema “A fa-zendinha do Luiz Henrique”, com várias peças em pachwork que surpreendeu a todos, além dos doces personalizados”, relata a mãe.

Para os pais, outro ponto que favore-ceu a festa foi o espaço ser dividido em

dois andares. “As crianças ficaram em cima com as recreacionistas, que são super atenciosas e carinhosas, deixando os pais tranquilos para curtir bons mo-mentos com os amigos”, afirma Luciana, lembrando que todos os convidados elo-giaram a organização e o atendimento.

Estrutura diferenciada

A Moove Play realiza festas de 15 anos, aniversários em geral, batizados, bodas, casamentos, confraternizações familiares, festas, eventos sociais, co-quetéis, exposições, lançamentos de produtos e campanhas, leilões, pales-tras, entre outros.

A Casa de Festas conta com uma estru-tura completa, com salão de festas para 120 pessoas, equipado com sistema de som, iluminação, DJ e projetor; espaço living - um local com lareira, sofá e mui-to conforto; espaço suíte - um ambiente perfeito para noivas ou debutantes, com banheira de hidromassagem, fraldário e sofá; espaço gourmet para apreciar a montagem dos pratos ou descontrair com amigos; e brinquedoteca - um espa-ço seguro e monitorado, com mais de 20 brinquedos e capacidade para 40 crian-ças. A Casa conta ainda com o gourmet Chef Saulo Bessa.

A Moove Play fica na Rua Fiorello Ber-tuol, 21, Progresso. Telefone 3452-8333 ou 9919-0867.

5Empresas Empresários&- Sábado, 5 de maio de 2012

Rogério Dornelles: A pressão é grande demais para o ser humano

FOTOS DIVULGAÇÃO

Delegação do Sitracom BG em Porto Alegre

Uma representação do Sitra-com BG participou da mobili-zação organizada pelo Fórum Sindical de Saúde do Trabalha-dor, alusiva ao Dia Internacional em Memória às Vitimas de Aci-dentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, que é celebrado em 28 de abril. O evento realizado no largo Glênio Peres, em Porto Alegre, reuniu sindicalistas, es-pecialistas em saúde, parlamen-tares e trabalhadores das mais diversas categorias profissionais para avaliar a situação precária a que são submetidos. Atualmente o Brasil registra sete mortes por dia em acidentes de trabalho. Por ano são quase 4 mil pessoas e a maior parte das vítimas é de

Sitracom BG no Fórum Sindical de Saúdejovens entre 25 e 29 anos.

No entanto, estes indicadores podem ser muito maiores, como alerta o sindicalista Luis Alfredo Chienza, integrante do fórum sindical. “Estes são números que indicam os casos de pesso-as que morreram no momen-to do acidente. São inúmeros os casos em que o trabalhador morre dias após a ocorrência do acidente e que não são com-putados. Certamente podemos multiplicar por quatro o número de mortos”, argumentou. Além disso, há também um número elevado, mas não contabilizado de trabalhadores informais que acabam morrendo em acidentes, como é o caso dos motoboys e

de outros profissionais. “Como se vê temos uma situação precá-ria que não atende nossas neces-sidades e que acaba com a vida de milhares de famílias todos os anos”, observou o sindicalista.

Falta fiscalização

Uma das causas deste grande número de fatalidades está na quase inexistente fiscalização por parte dos órgãos competentes. Somente nos últimos seis meses, o Rio Grande do Sul registrou vinte mortes em acidentes de tra-balho, a maior parte na constru-ção civil. Para se ter uma ideia, o Estado conta com pouco mais de noventa fiscais do trabalho para dar conta de uma região com 500 municípios. “É impossível que se trabalhe para a redução dos aci-dentes com números como estes. O que se vê é a massificação das más condições, onde os empre-sários querem o lucro a qualquer custo e não importa se uma vida incluída nisso”, disse Chienza.

Mas não são somente os aci-dentes e suas sequelas que preo-cupam. Nos últimos anos as do-enças relacionadas com a parte psicológica vêm crescendo rapi-damente e não recebem nenhum

tratamento. “O trabalhador está doente física e psicologicamen-te”, diz o médico do trabalho Rogério Dornelles. Segundo ele a pressão sofrida é grande demais para o ser humano, o que aca-ba deixando marcas profundas. “É hora de união para que esta situação mude”, comentou. A psicóloga Karina Peres, diz que vem aumentando o número de trabalhadores afastados por pro-blemas como a depressão. Con-forme Karina, essas pessoas so-frem muito e já foram registrados casos de suicídio.

Além da falta de fiscalização dos ambientes de trabalho, os grandes conglomerados empre-sariais ainda contam com penas

muito brandas para a falta de estrutura na segurança. “É pre-ciso interdição e embargo das empresas insalubres. Hoje elas pagam multas de R$ 1 mil que chegam a ser verdadeiros in-centivos para o descaso. Temos que mudar as leis e combater com firmeza estas empresas”, disse o diretor de educação do Sitracom BG, Ivo Vailatti. O deputado estadual Nelsinho dos Metalúrgicos lembrou que tudo gira em torno do lucro e das exigências dos patrões. “É por isso que os órgãos de fis-calização são esvaziados, assim não se tem nem denúncia.Se o trabalhador estiver doente, nada acontece”, assegura.

A Faculdade Fisul está com as inscrições abertas para a Especialização em Marketing Estratégico. O início das au-las será no dia 08 de junho, nas sextas-feiras à noite e aos sábados nos turnos da manhã

Marketing Estratégico na Fisule tarde, quinzenalmente. A Especialização oferecerá uma visão abrangente do marketing no contexto empresarial.

Mais informações pelo tele-fone 3462.8300 ou site www.fisul.edu.br.

FOTOS DIVULGAÇÃO

6 Empresas Empresários& - Sábado, 5 de maio de 2012

Marista Aparecida na 27ª Feira do LivroCom o título de Amigo do

Livro da 27ª edição da Feira do Livro de Bento Gonçalves, o Colégio Marista Aparecida estará presente na Praça Cen-tenário, de 9 a 20 de maio, com dois projetos.

Neste ano, a escola terá o pro-jeto “Contando e Encantando”, que atende crianças de 2 a 10 anos da rede municipal, estadu-al e privada, através da contação de histórias. E o projeto “Litera-

tura Passeante”, voltado para os estudantes da 8ª série do Ensino Fundamental de instituições de ensino da rede pública e munici-pal, com a apresentação do curta “A Saúde do Mundo” e oficinas de customização de ecobags.

Além disso, todos os Níveis de Ensino, estão realizando ativida-des relacionadas a literatura no Colégio, como trabalho de obras e após visitarão os escritores no espaço da Feira.

Contação deHistórias

No espaço do Marista Aparecida na Feira, serão contadas as histórias “O Fio do Mundo” da autora Sandra Zeni Carli; e “Geovanella e Bartoldo em: Terra à Vista!” escrito por Fabiane Sassi Caio, educadora do Colégio.

Sessões de segunda à sexta-feira:Manhã: 9h e 10hTarde: 14h, 15 e 16hNos finais de semana as contações são realizadas de acordo com o público visitante no espaço.

Lançamento de obrasO Fio do Mundo, por Sandra Zeni CarliData: 11 de maio (sexta-feira)Horário: 17hLocal: Palco principal

Geovanella e Bartoldo: em terra à vista, por Fabiane Sassi Caio Data: 15 de maio (terça-feira)Horário: 17hLocal: Palco principal

ofiCinasNeste ano as oficinas ocorrem em parceria com a Cinex, empresa instalada na serra gaúcha desde 1995, trabalha com vidro e alumínio, materiais reciclados, valorizando ambientes pelo design e tecnologia, priorizando a sustentabilidade do planeta. As oficinas serão realizadas no espaço do Museu na 27ª Feira do Livro de Bento.

Horários:10 de maio (quinta-feira) - 8h30min e às 10h14 de maio (segunda-feira) - 8h30min e às 10h 15 de maio (terça-feira) - 8h30min

O projeto já atendeu mais de 40 mil crianças

As oficinas de customização criam um espaço de integração

LiteraturaPasseante

Criado em 2008, o projeto tem o bjetivo de incentivar e estimular a leitura. Por meio de uma atividade de criação literária os alunos escrevem versos, frases, customizando camisetas ou outros materiais alternativos. Neste ano serão sacolas ecológicas, indo ao encontro ao tema proposto.

A Serra Gaúcha está dan-do exemplo para o Estado na redução do uso de sacolas plásticas. Defensor da am-pliação do debate e contrário à proibição das sacolinhas no RS, o presidente da Associa-ção Gaúcha de Supermerca-dos, Antônio Cesa Longo, implantou no Super Apolo uma campanha com vistas à diminuição do consumo das embalagens de plástico no varejo da região.

Mesmo ampliando em 12% o número de clientes no mês de abril, em relação ao mesmo período do ano passado, os clientes da rede Apolo dimi-nuíram em três mil unidades o consumo de sacolas plásticas, nas lojas de Bento Gonçalves e Garibaldi. A ação, chamada “Faça sua parte e ganhe des-conto”, confere descontos de três centavos aos clientes a cada cinco itens adquiridos

Super Apolo distribuiu três mil sacolas a menos em abril

sem o uso de sacolas plásticas.Além de reconhecer o papel

do varejo e dos consumidores na redução do uso das sacolas, o dirigente da Agas destaca a importância da criação de al-ternativas pela indústria e da participação do poder públi-co no debate e na conscien-tização dos gaúchos. “É um trabalho que deve ser feito a quatro mãos, sem a tomada de proibições precipitadas. Se simplesmente eliminarmos as sacolas plásticas, as famílias gaúchas serão oneradas em média em R$ 15 mensais para a aquisição de sacos de lixo. Estaremos, na prática, transfe-rindo a conta para o consumi-dor, que simplesmente trocará a cor do saco plástico de lixo, de branco para azul ou preto”, conclui Longo. A campanha de descontos do Super Apolo continua em todas as lojas da rede bento-gonçalvense.

FOTOS DIVULGAÇÃO

7

Cinex comemora o Dia do Trabalho com palestra

Empresas Empresários&- Sábado, 5 de maio de 2012

Os colaboradores participaram do jantar e após assistiram a palestra

O palestrante Rodrigo Cardoso e o diretor da Cinex, César Cini

No dia 30 de abril, a Ci-nex comemorou em grande estilo o Dia do Trabalhador. A empresa realizou um jan-tar de confraternização no Country Club, para presti-

giar toda sua equipe. Ao final do jantar, os cola-

boradores assistiram a uma pa-lestra ministrada por Rodrigo

Cardoso, considerado um dos 25 nomes mais requisitados no Brasil quando o assunto é Mo-tivação e Liderança.

MAIKELI ALVES

Eliana Romagna, Gabriela Lange e Teresa Federizzi prestigiarama inauguração da Artelana

Ocorreu nos dias 28, 29 e 30 de abril o 2º módulo do curso de Anatomia Dental com a professora Ana Cristina Rocha Gomes

(Tininha), no Centro de Ensino da Righesso Odontologia

ANDRÉIA DE DEUS

ANDRÉIA DE DEUS

8

Palestra-almoço no CIC

Construção civil e era digital

O CIC/BG promove palestra-almoço com o Deputado Estadual e Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Alexandre Postal, que falará sobre o momento atual do parlamento gaúcho e os debates para 2012. O encontro ocorre no dia 07 de maio, no salão de eventos da entidade, a partir das 11h45min. Mais informações pelo telefone 2105-1999.

A Ascon Vinhedos, em parceria com a MCM Sistemas de Gestão, promove um encontro técnico dirigido a seus associados com o objetivo de aproximar os profissionais da construção civil de ferramentas existentes no meio digital que possam favorecer o desenvolvimento da cadeia. O evento, que apresentará um software de negócios imobiliários, será realizado dia 10 de maio, às 18h, na sede da MCM (Rua Treze de Maio, 1.158). A pauta contempla temas como vendas, informações, encantamento, organização, gerenciamento, estatísticas e online, tudo a serviço do setor da construção civil. Informações: 3454-5734.

Empresas Empresários& - Sábado, 5 de maio de 2012

Maikeli Alves

Visã[email protected]

CÁREN CRISTINE DAL MAS

O advogado Alberto Lama (C) esteve palestrando para empresários no CIC/BG sobre a situação econômica da comunidade européia,

afirmando que a Itália pode ser um grande parceiro do Brasil. No flagrante, ladeado pelo vice-presidente e pelo presidente do CIC,

Alessandro Spiller (E) e Jordano Zanesco, respectivamente

Leomar Tondo, Ricardo da Campo e Marcos Antônio Lopes, da Orquídea, prestigiando a reinauguração do Supermercado Grepar da Osvaldo Aranha

MAIKELI ALVES

DIVULGAÇÃO

JUCILENE FESTA

9Empresas Empresários&- Sábado, 5 de maio de 2012

Novidades

Interiorização

O Restaurante e Armazém Canta Maria traz novidades em seu cardápio. Além da comida típica italiana e dos grelhados, saborosas opções compõem o novo à La Carte da casa: os risotos de Funghi e de Tomate Seco com Rúcula. No Armazém pode ser encontrada uma variedade de vinhos e espumantes premiados ao preço de vinícola, com a comodidade do serviço de frete para todo o país. Para quem procura um local para realizar eventos sociais ou empresariais, o ambiente possui capacidade para até 100 pessoas. Mais informações pelo telefone 3453-1099.

Os empresários Vitorino Marodin e Andrei Trindade marcaram presença no evento de reinauguração da filial do Supermercado Grepar

Sueli Zatt, gerente da Allmax AGI Saldanha, Paulo Pompermayer e André Sain, sócios da Icon Incorporadora, durante o lançamento

do Polaris Residencial

Encontro de professores e incentivadores da Dança de Salão no Brasil, no 9º Dançando a Bordo 2012. No registro aparecem: Théo, Gracinha Araújo, Katiusca Dickow, Francisco Anconca, José Anchieta, Lisiane Mazetto, Juliano Cardoso, Milton Saldanha, Aírton, Cristovão Christianis e Mônica

Com o objetivo de unir forças empresariais, a Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul) deu início ao processo de interiorização, buscando aproximação com seus representantes afiliados em todo o Estado. O primeiro encontro do ano da entidade foi realizado, no dia 26 de abril, em Bento Gonçalves, no Vale dos Vinhedos, reunindo diretores da Serra Gaúcha. Jamirton Benazzi, diretor da Federação na cidade, coordenou a ação. A reunião foi liderada pelo presidente da Federasul, José Carlos Cairoli, com a presença do presidente do CIC, Jordano Zanesco.

Juremir na Fisul

O escritor, jornalista e professor universitário Juremir Machado estará palestrando na Faculdade Fisul de Garibaldi, através do Programa Fisul Personalidades. O palestrante abordará o tema “Choque de Gerações: em busca do equilíbrio imperfeito”. O encontro será no dia 09 de maio, às 19h30min, no auditório da instituição. O evento é gratuito e aberto à comunidade, mas os interessados em participar devem realizar inscrição até o dia 08 de maio, pelo e-mail [email protected] ou telefone 3462-8300. O Programa Fisul Personalidades, realizado desde 2010, é um espaço de discussão e reflexão a respeito de temas contemporâneos nas mais diferentes áreas do conhecimento, que contribuem para a formação crítica dos acadêmicos.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL/BG) acaba de lançar a promoção “Sua mãe está ligada. E você?”. A campanha tem validade até o dia 30 de maio e estará sorteando cinco prêmios aos consumidores que efetuarem suas compras nas lojas participantes, além do estabelecimento comercial identificado no cupom sorteado para o 1º prêmio. Serão três televisores (LCD 42” Full HD, LCD 32” e LED 24” Full HD) e dois celulares 3G para os consumidores e um celular 3G para a loja. Mais de 50 empresas já aderiram à campanha e o sorteio será realizado no dia 30 de maio, às 14 horas, na sede da entidade. O Dia das Mães é a segunda melhor data do ano para o comércio, ficando atrás apenas do Natal. Por isso, a entidade projeta um incremento de 10% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.

Jordano Zanesco, José Carlos Cairoli e Jamirton Benazzi

LUCINARA MASIERO

10 Empresas Empresários& - Sábado, 5 de maio de 2012

DIVULGAÇÃO

Integração marcou a comemoção dos colaboradores da empresa

O comprometimento diá-rio, a dedicação ao trabalho e a contribuição para o sucesso da empresa renderam aos colabo-radores da Meber uma home-nagem especial como forma de agradecimento por seus esforços. A equipe foi recepcionada com um café da manhã diferenciado na sexta-feira, 27, em comemora-ção antecipada ao Dia do Traba-lho. Além disso, o encontro teve espaço reservado para a leitura de mensagens de valorização ao grupo, promovendo o clima de integração entre os colegas. Ain-da nesse dia, todos os quase 200 profissionais da empresa foram presenteados com uma mochi-la exclusiva e personalizada pela passagem da data.

“Acreditamos cada vez mais que as pessoas sejam o grande di-ferencial e, nesse sentido, a Meber tem a satisfação de contar com colaboradores muito especiais em sua equipe. São profissionais que, independentemente de esta-

Meber comemora o Dia do Trabalho com homenagem

rem conosco há muito ou pouco tempo, têm participação direta nos resultados conquistados pela empresa e, especialmente, no fu-turo ainda mais promissor que iremos trilhar juntos”, afirma o diretor Marcio Chiaramonte.

O conjunto de ações que vi-sam a promover o bem-estar dos colaboradores tem como um dos pontos de maior expressão a construção da nova fábrica, cujas obras devem ser finalizadas no próximo ano. Ali, os profis-sionais que trabalham na Meber

terão à sua disposição modernas instalações capazes de oferecer muito mais conforto e seguran-ça para a realização de suas ati-vidades diárias, além de áreas de integração e espaço verde para os momentos de descanso. Atu-almente, a empresa disponibili-za aos colaboradores benefícios como alimentação; auxílio estu-do e programa de capacitação; convênio PIS empresa, com far-convênio PIS empresa, com far-convênio PIS empresa, com farmácias e escolas; plano de saúde e Programa de Participação nos Resultados, entre outros.

* Eliane Zanluchi é Consultora da ez/com - Branding & Marketing, Publicitária da Agência House 360 e Professora Universitária.

Envie sugestões: [email protected] | Twitter: @elizanluchi

Pelo mundo do

Eliane Zanluchi*

MARKETING

10 Empresas

Hoje a coluna conta com a participação super especial da minha querida aluna Milena Dalla Vecchia.

O conceito de marketing, assim como a sua aplicação, é muito mais amplo do que as pessoas geralmente enxergam. Em uma visão simples e, podemos dizer até errônea, o marketing é, para a maioria da população, confundido com o comercial, são meios que as empresas encontram para vender seus produtos de uma forma “enfeitada”.

Tem-se que entender que marketing abrange toda a gestão do negócio. Desde conhecer o mercado, definir seu público alvo, adotar objetivos com relação ao produto, aonde se quer chegar, conhecer as concorrentes, e tornar-se cada vez mais próximo do cliente.

Hoje se podem encontrar ótimas empresas especializadas em pesquisa de mercado, tendências de consumo e consultoria em marketing, teríamos vários exemplos de instituições que fazem um trabalho simplesmente sensacional para citar aqui, preparadas para atender as demandas destas empresas emergentes que estão mudando sua maneira de pensar e estão voltando seus interesses e capital para este meio. Todo o profissional de marketing, independente da área em que esteja inserido, deve estar sempre se atualizando para este mercado.

O consumidor quer estar cada vez mais próximo a empresa, não quer apenas comprar por se identificar com o produto, ele compra por se identificar com os valores que a empresa traz. A pergunta que se faz é “qual é o diferencial da empresa X? Por que consumir dela e não da Y?”. É preciso ter profissionais pergunta que se faz é “qual é o diferencial da empresa X? Por que consumir dela e não da Y?”. É preciso ter profissionais pergunta que se faz é “qual é o diferencial da empresa X? Por

ligados nestas tendências que o mercado apresenta. O mercado está em constante movimento e o marketing deve acompanhar estas mudanças, deve além de tudo se antecipar a isso, conhecer o consumidor, apresentar para ele aquilo que ele quer, aquilo que ele precisa, pois os consumidores não sabem exatamente o que querem, em sua maioria.

As empresas e os profissionais da área de marketing devem saber aproveitar todas as situações, sejam elas boas ou ruins, para fortalecer sua marca e seus produtos, fazendo com que acabem por se vender sozinhos, que os próprios consumidores comprem a ideia da empresa de tal forma que vendam por ela.

*Milena Dalla Vecchia é estudante de Publicidade e Propaganda na Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves e trabalha no Marketing da Unicasa.

A VISÃO DO MARKETING – PONTOS DE VISTA

Bruna e Cleonice Mello fazem toalhas bordadas na hora com lindas mensagens para as mães, a partir de R$ 10

Toda mãe merece um pre-sente exclusivo no seu dia. Pensando nisso, a loja Bruna Bordados Eletrônicos dis-põe de opções diferenciadas para presentear no Dia das Mães. São toalhas de rosto, banho e louça com frases e declarações bordadas na hora, com um preço especial a partir de R$ 10.

Além disso, a loja oferece

Bruna Bordados oferece presentes personalizados para o Dia das Mães

artigos infantis para crianças de zero a cinco anos, panos de copa, toalhas com fuxico, aromatizan-tes, entre outros itens. Conforme as proprietárias, Cleonice e Bru-na Mello, as toalhas personaliza-das com bordados são uma óti-ma lembrança para as mães por deixarem registrado todo o amor do filho. “Também fazemos bor-do filho. “Também fazemos bor-do filho. “Também fazemos bordados para empresas que quei-ram presentear suas funcioná-

rias nesta data, inclusive com a logomarca”, complementam.

Os diferenciais da empresa são o atendimento feito pelas proprietárias, a praticidade de ter a peça bordada na hora da compra, e não ter um pe-dido mínimo. A Bruna Borda-dos Eletrônicos fica localizada na rua Saldanha Marinho, 435 - Galeria Solar, loja 11. Te-lefone: 3451-4994.

DIVULGAÇÃO/TODESCHINI

11Empresas Empresários&- Sábado, 5 de maio de 2012

Pioneirismo e inovação per-Pioneirismo e inovação per-Pioneirismo e inovação permeiam a história de 73 anos que a Todeschini está com-pletando em 2012. Com foco no capital humano, a indús-tria que foi destruída por um incêndio na década de 1970 e abandonou a produção de acordeões hoje faz parte de um conglomerado de empre-sas líder no setor moveleiro, onde prevalece uma cultura organizacional que preza pela gestão participativa. “A Todes-chini está junto com as pesso-as em todas as mudanças da vida e isso começa dentro da própria empresa, onde nos-sos colaboradores permane-cem por muito tempo. Aqui, as pessoas constroem his-tórias com paixão”, afirma o presidente da empresa, João Farina Neto.

O crescimento contínuo é estimulado pelos próprios funcionários – hoje mais de 800 –, que apresentam e im-plementam ideias voltadas à melhoria dos processos. Con-tudo, ao mesmo tempo em que solidifica sua trajetória de liderança, a Todeschini va-loriza as mãos trabalhadoras que construíram seu cami-nho até aqui.

Com 53 anos de Todeschi-ni, Ivanir Zanchetta é o fun-cionário mais antigo. Tes-temunhou e participou do renascimento da empresa após o incêndio, quando a produção voltou-se para as cozinhas coloridas compo-níveis que se tornariam um

Todeschini, uma empresa que escreve o futuroIndústria bento-gonçalvense completa 73 anos de um legado visionário e é a marca mais lembrada pelos gaúchos em 2012

símbolo da família brasileira naquela década. O analista de montagem foi o sexto funcio-nário a completar meio século de Todeschini e não planeja a aposentadoria para tão cedo. “Sinto como se eu fosse um jogador que chegou à seleção brasileira”, brinca.

A assistente de contas Au-

dete Paese Poletto também ajudou a escrever a história da Todeschini – é a segunda funcionária com mais tempo de empresa ainda em ativi-dade, atrás apenas de Ivanir. Para ela, isso só foi possível pela preocupação da indústria com o bem-estar e a qualifi-cação dos funcionários, que

evoluíram em compasso com a renovação das tecnologias empregadas na produção. “Essa empresa sempre pen-sou grande e, por isso, evoluiu tanto. Aqui tive oportunidades de crescimento, tenho liberda-de para sugerir ideias, pôr no papel todas as minhas suges-tões”, relata.

Excelência reconhecida

A Todeschini é referência em programas de qualidade e ambientais. Em sua história, acumula premiações de pro-dutividade, gestão de equi-pes, produção limpa e vem sendo uma das indústrias mo-veleiras mais lembradas pelos consumidores. A empresa é a vencedora do prêmio Top of Mind 2012 na categoria mar-Mind 2012 na categoria mar-Mind 2012 na categoria marca de “móveis para cozinha”.

Também recebeu, no mês de março, o prêmio Marcas de Quem Decide, por ser líder na lembrança e preferência dos gaúchos nas categorias Cozinhas e Dormitórios. Fi-cou, ainda, entre as cinco mais lembradas e preferidas nas categorias Lojas de Mó-veis e Móveis de Escritórios. As frequentes premiações são reflexo do trabalho de cons-tante diálogo com tendências internacionais, apresentadas em produtos criados a partir de tecnologias importadas e adaptadas ao DNA e à exce-lência da marca.

Funcionários como Audete Paese Poletto e Ivanir Zanchetta fazem a história da Todeschini. Juntos, acumulam quase 100 anos de empresa

São mais de 54 mil m² de área construída produzindo móveis criados a partir de tecnologias importadas

ANA CAROLINA AZEVEDO/TODESCHINI

Novo modelo possui design italiano e maior espaço interno

REPRODUÇÃO

12 - Sábado, 5 de maio de 2012Empresas Empresários&

O primeiro lançamento de 2012 da Fiat é o Grand Siena. O modelo está totalmente re-modelado, com dimensões maio-res, design sofisticado, repleto de conteúdos e chega esbanjando elegância e modernidade.

O Fiat Siena foi apresentado pela primeira vez em 1997 e, desde então, vem construindo sua trajetória de sucesso que tem sido conquistada pelo seu design inovador, pelo conforto e por oferecer uma ótima rela-ção custo-benefício ao consu-midor. Em 14 anos de história, mais de 813 mil unidades fo-ram vendidas.

Diferenciais

O design italiano evidencia a identidade de um carro impo-nente, robusto e que ao mes-mo tempo é clássico e esporti-vo. Um grande diferencial do Grand Siena é o espaço interno e o conforto que ele proporcio-na para todos os seus ocupantes. O espaço para as pernas no ban-co traseiro apresenta um ganho considerável em relação ao mo-delo atual. Sem falar no tama-nho do porta-malas que agora tem a capacidade de 520 litros e é um dos maiores da categoria.

Grand Siena 2012 chega às concessionárias Fiat

De acordo com o gerente co-mercial da Gambatto Sul, Rogé-rio Pulga, os clientes do Grand Siena podem contar com três tipos de motorização. “Além do motor Fire Evo 1.4 Flex e do motor E.torQ 1.6 16V Flex, a Fiat oferece também a no-vidade do motor Fire Evo 1.4 para a versão Tetrafuel”, desta-ca. Todas as versões do novo modelo estão equipadas com pneus verdes, que possuem baixa resistência à rolagem, contribuindo também para a redução de consumo e baixa emissão de poluentes.

Quando o assunto é tecnolo-gia e comodidade, a Fiat oferece conteúdos e soluções práticas

para o dia a dia. O Grand Sie-na, por exemplo, já sai de fá-brica com HSD (Air-bag du-plo frontal e freios ABS com EBD), terceiro apoio de cabe-ça, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, logo push, entre outros. O veículo conta, ainda, com comandos de rá-dio no volante; comando do câmbio no volante presente na versão Dualogic; piloto auto-mático; air-bags laterais; rodas de liga leve 16”; chave canivete com telecomando; pára-brisa térmico e parafusos anti-furto.

Mais informações ou test-dri-ve do Grand Siena na Gambat-to Sul em Bento, localizada na RST 470. Telefone: 3451-2355.