01  · web viewÉ caso específico de crime de sedução. o fato não é crime em nosso...

25
UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnP CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ SÉRIE – 2009.1- NOTURNO 16/05/2009 DIREITO ADMINISTRATIVO II PROF. MÁRCIO RIBEIRO [QUESTÃO – 01] Acerca dos processos licitatórios, assinale a opção CORRETA. a) Considera-se deserta a licitação quando nenhum dos interessados é selecionado em decorrência de inabilitação ou desclassificação. b) A modalidade de licitação denominada pregão, nos termos da legislação vigente, somente pode ser adotada no âmbito da União. c) É inexigível a licitação para a compra ou locação de imóvel destinado ao atendimento das finalidades precípuas da administração, desde que o preço seja compatível com o valor de mercado. d) Havendo interesse público superveniente, a administração poderá deixar de firmar o contrato, ainda que o resultado da licitação já tenha sido homologado. [QUESTÃO – 02] É da essência do instituto da licitação: a) alcançar a eficiência na realização da execução orçamentária. b) a contratação do adjudicatário. c) sempre obter o menor preço. d) obter vantagem para a Administração sem descurar da isonomia. [QUESTÃO – 03] Para participar de licitação pública na modalidade de convite, foram convidadas as empresas A, B, e C. Após o envio das cartas-convite, constatou-se que apenas as empresas A e B são cadastradas. Na hipótese, é CORRETO afirmar que: a) além das três convidadas, outros licitantes poderão participar da licitação, desde que preencham os requisitos legais próprios, mormente os temporais. b) apenas as empresas A e B poderão participar da licitação. c) a licitação deve ser anulada. d) a licitação deve ser revogada. [QUESTÃO – 04] Sobre as licitações públicas, nos termos da Lei n.º 8.666/93 e da Constituição Federal, é INCORRETO afirmar que: a) é plenamente aplicável às empresas públicas e às sociedades de economia mista, de forma que inexistem quaisquer mitigações previstas em lei. b) somente se permitem exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações do futuro contrato. c) são inexigíveis para a contratação de profissionais consagrados de qualquer setor artístico. d) se submetem aos princípios da impessoalidade, isonomia e moralidade. [QUESTÃO – 05] Pode criar uma nova modalidade de licitação: a) Lei nacional. b) Lei federal. EXAME INTEGRADO - 2009.1 CURSO DE DIREITO – MOSSORÓ/RN 1

Upload: phamthuan

Post on 14-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 01  · Web viewÉ caso específico de crime de sedução. O fato não é crime em nosso ordenamento jurídico. Está caracterizado o crime de atentado violento ao pudor

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

6ª SÉRIE – 2009.1- NOTURNO 16/05/2009

DIREITO ADMINISTRATIVO IIPROF. MÁRCIO RIBEIRO

[QUESTÃO – 01]Acerca dos processos licitatórios, assinale a opção CORRETA.a) Considera-se deserta a licitação quando nenhum dos interessados é selecionado em decorrência de inabilitação ou desclassificação.b) A modalidade de licitação denominada pregão, nos termos da legislação vigente, somente pode ser adotada no âmbito da União.c) É inexigível a licitação para a compra ou locação de imóvel destinado ao atendimento das finalidades precípuas da administração, desde que o preço seja compatível com o valor de mercado.d) Havendo interesse público superveniente, a administração poderá deixar de firmar o contrato, ainda que o resultado da licitação já tenha sido homologado.

[QUESTÃO – 02]É da essência do instituto da licitação:a) alcançar a eficiência na realização da execução orçamentária.b) a contratação do adjudicatário.c) sempre obter o menor preço.d) obter vantagem para a Administração sem descurar da isonomia.

[QUESTÃO – 03]Para participar de licitação pública na modalidade de convite, foram convidadas as empresas A, B, e C. Após o envio das cartas-convite, constatou-se que apenas as empresas A e B são cadastradas. Na hipótese, é CORRETO afirmar que:a) além das três convidadas, outros licitantes poderão participar da licitação, desde que preencham os requisitos legais próprios, mormente os temporais.b) apenas as empresas A e B poderão participar da licitação.c) a licitação deve ser anulada.d) a licitação deve ser revogada.

[QUESTÃO – 04]Sobre as licitações públicas, nos termos da Lei n.º 8.666/93 e da Constituição Federal, é INCORRETO afirmar que:a) é plenamente aplicável às empresas públicas e às sociedades de economia mista, de forma que inexistem quaisquer mitigações previstas em lei.b) somente se permitem exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações do futuro contrato.

c) são inexigíveis para a contratação de profissionais consagrados de qualquer setor artístico.d) se submetem aos princípios da impessoalidade, isonomia e moralidade.

[QUESTÃO – 05]Pode criar uma nova modalidade de licitação:a) Lei nacional.b) Lei federal.c) Lei complementar.d) Lei municipal ou estadual.

[QUESTÃO – 06]Certa autarquia necessita adquirir um sofisticado equipamento técnico que é fornecido por apenas uma empresa. Esse caso constitui a hipótese de:a) inexigibilidade extraordinária ou dessumida do nosso sistema jurídico.b) inexigibilidade ordinária ou expressamente prevista na legislação pertinente.c) dispensa de licitação.d) licitação dispensada.

[QUESTÃO – 07]Leia com atenção o seguinte escólio doutrinário:

Em suma, sempre que se possa detectar uma induvidosa e objetiva contradição entre o entendimento a uma finalidade jurídica que incumba à Administração perseguir para bom cumprimento de seus misteres e a realização de certame licitatório, porque este frustraria o correto alcance do bem jurídico posto sob sua cura, ter-se-á de concluir que está ausente o pressuposto jurídico da licitação e, se esta não for dispensável com base em um dos incisos do art. 24, deverá ser havida como excluída com supedâneo no art. 25, caput1.

______________________________________________ MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de direito administrativo, 25ª ed. São Paulo: Malheiros, 2008, p. 539.

Pode-se concluir que:a) tanto a inexigibilidade quanto à dispensa de licitação demanda a exigência de pressuposto jurídico da licitação.

1

EXAME INTEGRADO - 2009.1 CURSO DE DIREITO – MOSSORÓ/RN

1

Page 2: 01  · Web viewÉ caso específico de crime de sedução. O fato não é crime em nosso ordenamento jurídico. Está caracterizado o crime de atentado violento ao pudor

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

6ª SÉRIE – 2009.1- NOTURNO 16/05/2009

b) o pressuposto jurídico da licitação constitui um elemento ontológico-dedutivo da pertinência configurativa da licitação no direito administrativo brasileiro.c) a finalidade jurídica da licitação não encontra obstáculos na seara fático-conformativa da exigência de licitação pública.d) o pressuposto jurídico da licitação não decorre necessariamente de interesse público dedutível por parte da Administração Pública.

[QUESTÃO – 08]Admita, por hipótese, que o município de Mossoró pretende realizar licitação com o objetivo de selecionar uma pessoa jurídica para fazer o estudo de impacto ambiental (EIA) de um viaduto e uma pequena ponte que a municipalidade pretende construir entre bairros distintos da cidade. Nessa situação:a) seria vedado realizar a referida licitação na modalidade tomada de preços, independentemente do valor estimado da contratação.b) seria lícito realizar licitação do tipo "melhor técnica".c) a realização do referido EIA é facultativa porque, dada a presunção de legitimidade dos atos administrativos, os entes federativos são dispensados da obrigação de realizar esse tipo de estudo, mesmo em caso de obras potencialmente causadoras de significativa degradação do meio ambiente.d) seria lícito realizar a referida licitação na modalidade pregão do tipo "técnica e preço".

[QUESTÃO – 09]Considere as afirmativas abaixo sobre licitações: I. As empresas públicas e sociedades de economia mista, que explorem atividade econômica, sujeitam-se à Lei de Licitações (Lei nº 8.666/93) enquanto outra Lei não estabelecer o estatuto jurídico das empresas públicas. II. A dispensa de licitação é considerada pela doutrina como uma faculdade da Administração. III. O administrador tem poder discricionário para escolher o tipo de licitação. IV. A revogação da licitação está condicionada à existência de razões de interesse público superveniente. Somente é CORRETO o que se afirma em:a) I, II e IV.b) IV.c) I e II.d) II e IV.

[QUESTÃO – 10]De acordo com a Lei n.º 8.666/1993, que regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal e institui normas para licitações e contratos da administração pública, é inexigível a licitação:

a) quando não acudirem interessados à licitação anterior e, justificadamente, não puder ser repetida a licitação sem prejuízo para a administração, mantidas, neste caso, todas as condições preestabelecidas.b) em caso de inviabilidade de competição para aquisição de materiais que só possam ser fornecidos por empresa ou representante comercial exclusivo.c) quando a União tiver de intervir no domínio econômico para regular preços ou normalizar o abastecimento.d) nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem.

[QUESTÃO – 11]O edital é o meio pelo qual a administração torna pública a realização de uma licitação. A modalidade de licitação que não utiliza o edital como meio de tornar pública a licitação é o(a):a) convite.b) tomada de preços.c) leilão.d) concurso.

[QUESTÃO – 12]Um Estado da Federação decidiu contratar serviços especializados de consultoria na área de recursos humanos, a fim de avaliar os serviços públicos estaduais e, com isso, subsidiar a adoção de diretrizes de uma política de qualidade e produtividade dos serviços presta-dos. O edital do certame fixou, dentre outras, as condições de qualificação dos licitantes. Posteriormente à publicação do edital, a Administração decidiu, por comunicado interno aos licitantes que apresentaram documentos de habilitação e propostas, estabelecer novas exigências para habilitação, abrindo prazo para complementação de documentos. Alegou que as exigências originalmente estabelecidas não eram suficientes para assegurar a qualificação técnica exigida para que os licitantes se habilitassem a disputar o certame. Com base nesse relato, assinale a assertiva CORRETA.a) É lícita a modificação, pois o interesse público promovido pela Administração goza, em qualquer circunstância, de supremacia sobre os interesses privados dos licitantes.b) A fixação de novas exigências para habilitação não é lícita, porque, uma vez publicado o edital, não se poderia mais modificá-lo no sentido de agravar a situação dos licitantes.

EXAME INTEGRADO - 2009.1 CURSO DE DIREITO – MOSSORÓ/RN

2

Page 3: 01  · Web viewÉ caso específico de crime de sedução. O fato não é crime em nosso ordenamento jurídico. Está caracterizado o crime de atentado violento ao pudor

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

6ª SÉRIE – 2009.1- NOTURNO 16/05/2009

c) A exigência é lícita, pois foi devidamente motivada, encontrando-se abrigada pelo poder discricionário da Administração, sendo irrelevante a questão formal.d) Houve violação dos princípios da vinculação ao edital e da publicidade, dado que a modificação não foi publicada pela mesma forma do texto original, bem como inviabilizou o acesso para outros possíveis licitantes.

[QUESTÃO – 13]Em disponibilidade, assegura-se ao servidor público:a) vencimentos integrais.b) um terço dos vencimentos.c) dois terços dos vencimentos.d) vencimentos proporcionais ao tempo de serviço.

[QUESTÃO – 14]Sobre a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, conforme dispõe a Constituição da República, promulgada em 1988, pode ser AFIRMADO que:a) Os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser inferiores aos pagos pelo Poder Executivo.b) Os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público serão computados para fins de concessão de acréscimos ulteriores.c) A administração fazendária e seus servidores fiscais terão, mesmo fora de suas áreas de competência e jurisdição, precedência sobre os demais setores administrativos, na forma da lei.d) É vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público.

[QUESTÃO – 15]No que concerne a cargos públicos, assinale a opção CORRETA.a) A acumulação remunerada só será possível se um dos cargos for emprego público e o outro, função pública.b) É possível a acumulação remunerada de dois cargos de engenheiro.c) É possível a acumulação remunerada de dois cargos de terapeuta ocupacional.d) Somente é possível a acumulação de cargos públicos se um deles não for remunerado, como nos serviços voluntários.

[QUESTÃO – 16]O princípio da eficiência, introduzido expressamente na Constituição Federal (CF) na denominada Reforma Administrativa, traduz a idéia de uma administração:a) descentralizada.b) gerencial.

c) legalizada.d) moderna.

[QUESTÃO – 17]Analise as afirmativas a seguir: I. Licitação é procedimento administrativo seletivo regido pelos princípios básicos da Administração Pública e pelos princípios da vinculação ao instrumento licitatório e do julgamento objetivo-subjetivo. II. O princípio da obrigatoriedade da licitação deve ser observado pela Administração Pública direta e indireta, incluindo as fundações públicas e as sociedades de economia mista, de todos os entes federativos. III. Há dispensa do procedimento licitatório quando, apesar da possibilidade de sua realização, for inconveniente para a Administração Pública realizá-lo. Há inexigibilidade de licitação quando houver inviabilidade de competição.Assinale:a) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.b) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.c) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.d) se nenhuma afirmativa estiver correta.

[QUESTÃO – 18]São princípios fundamentais do instituto da Licitação, dentre outros: I - julgamento subjetivo. II - igualdade. III - publicidade. IV - gratuidade. Está CORRETO:a) Apenas o que se afirma em I.b) Apenas o que se afirma em I e II.c) Apenas o que se afirma em II e III.d) Apenas o que se afirma em III e IV.

[QUESTÃO – 19]Com base nas modalidades de licitação previstas na Lei n.º 8.666/1993, julgue os itens abaixo. I - Leilão é a modalidade de licitação realizada entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados. Não é cabível, entretanto, para bens semoventes e bens imóveis. II - Concorrência é a modalidade de licitação que permite a participação de interessados que,

EXAME INTEGRADO - 2009.1 CURSO DE DIREITO – MOSSORÓ/RN

3

Page 4: 01  · Web viewÉ caso específico de crime de sedução. O fato não é crime em nosso ordenamento jurídico. Está caracterizado o crime de atentado violento ao pudor

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

6ª SÉRIE – 2009.1- NOTURNO 16/05/2009

na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para a execução de seu objeto. III - Convite é a modalidade de licitação entre, no mínimo, três interessados do ramo, escolhidos e convidados pela unidade administrativa, e da qual podem participar também aqueles que, mesmo não estando cadastrados, manifestem seu interesse com antecedência de até 48 horas da apresentação das propostas. IV - Tomada de preços é a modalidade de licitação realizada entre interessados devidamente cadastrados ou que preencham os requisitos para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação. Estão CERTOS apenas os itens:a) III e IV.b) II e IV.c) I e III.d) I e II.

[QUESTÃO – 20]A ordenação das propostas de acordo com uma “média ponderada” envolvendo critérios técnicos e de preço caracteriza um(a):a) hipótese de dispensa de licitação.b) modalidade de licitação.c) princípio aplicável ao processo licitatório.d) tipo de licitação.

DIREITO PENAL IVPROF. CRISTIANE MAGALHÃES

[QUESTÃO – 21] (MP/AP) João Bonitão, mantendo sua fama de “conquistador”, sabendo que Luluzinha, de 17 anos de idade era virgem, aproveitou-se da sua inexperiência e manteve com ela conjunção carnal. Responda:a) O crime é de estupro com violência presumida.b) É caso específico de crime de sedução.c) O fato não é crime em nosso ordenamento jurídico.d) Está caracterizado o crime de atentado violento ao pudor.

[QUESTÃO – 22](MP/MG) Assinale a alternativa correta. O superior hierárquico que desfere um tapa nas nádegas de sua colega de trabalho em logradouro público, deixando-a constrangida: a) Pratica atentado violento ao pudor.b) Pratica constrangimento ilegal.c) Pratica vias de fato.

d) Pratica importunação ofensiva ao pudor.[QUESTÃO – 23](OAB/MG) Com relação ao crime de estupro praticado mediante violência real, na sua forma simples, assinale a alternativa INCORRETA:a) No caso do referido crime ser praticado individualmente, somente pessoa do sexo masculino pode figurar como sujeito ativo.b) Uma prostituta pode figurar como sujeito passivo.c) Lesões corporais leves são elementos constitutivos do crime, sendo por ele abrangidas.d) A ação penal é privada.

[QUESTÃO – 24]Com relação aos crimes contra a liberdade sexual, analise as afirmativas a seguir. I- São formas qualificadas dos crimes contra a liberdade sexual aqueles em que há violência e desta violência resulta lesão corporal de natureza grave ou morte.II. Nos crimes contra a liberdade sexual, somente se procede mediante queixa. Mas se o crime é praticado com violência ou ameaça, a ação penal é pública, condicionada à representação.III. Nos crimes contra a liberdade sexual, se o crime é cometido com abuso do pátrio poder, a ação penal é pública incondicionada.Assinale:a) se nenhuma afirmativa estiver correta.b) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.c) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

[QUESTÃO – 25] (MP/DF) Configura-se o crime de estupro com a ação de:a) Constranger mulher honesta à conjunção carnal, mediante violência ou grave ameaça.b) Constranger mulher, mediante violência ou grave ameaça, a praticar ou permitir que com ela se pratique atos libidinosos diversos da conjunção carnal.c) Constranger mulher à conjunção carnal, mediante violência ou com emprego de meio fraudulento.d) Constranger mulher à conjunção carnal, mediante violência ou grave ameaça.

EXAME INTEGRADO - 2009.1 CURSO DE DIREITO – MOSSORÓ/RN

4

Page 5: 01  · Web viewÉ caso específico de crime de sedução. O fato não é crime em nosso ordenamento jurídico. Está caracterizado o crime de atentado violento ao pudor

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

6ª SÉRIE – 2009.1- NOTURNO 16/05/2009

[QUESTÃO – 26](OAB/NE) Indique qual dos delitos elencados foi expressamente revogado pela Lei nº 11.106/2005:a) Rapto.b) Bigamia.c) Ato obsceno.d) Rufianismo.

[QUESTÃO – 27](DP/RN) Nos crimes contra a fé pública:a) Constitui causa de aumento de pena no crime de falsidade ideológica a alteração de assentamento de registro civil.b) A intenção de lucro é elemento do tipo do crime de falsidade de atestado médico.c) Constitui causa de aumento de pena no crime de falsificação de documento público, ser o agente funcionário público, mesmo que não cometa o crime prevalecendo-se do cargo.d) Não é punível aquele que, sendo funcionário público, contribui para o licenciamento ou registro do veículo remarcado ou adulterado, fornecendo indevidamente material ou informação oficial.

[QUESTÃO – 28](PGR) Assinale, em todas as questões seguintes, a única resposta verdadeira. “B”, diante de barreira policial, instado pelo agente público a identificar-se, apresenta cédula de identidade falsa.a) O fato define-se como crime de falsa identidade.b) A conduta não guarda relevo penal posto que “B” foi, por outrem, obrigado a identificar-se.c) O fato define-se como uso de documento falso.d) O fato não guarda relevo penal presente o princípio da insignificância, que dirime a culpabilidade.

[QUESTÃO – 29]Quem faz inserir declaração falsa em documento público com o fim de prejudicar terceiro, responderá como:a) Autor do crime de falsidade ideológica.b) Autor do crime de falsidade documental.c) Partícipe do crime de falsidade ideológica.d) Partícipe do crime de falsidade documental.

[QUESTÃO – 30](PE/MA) Para efeitos penais, considera-se funcionário público quem exerce:a) Cargo ou emprego, mas não função pública transitória.b) Cargo, emprego ou função publica, ainda que sem remuneração.c) Cargo, emprego ou função publica, desde que remunerados somente.

d) Cargo ou função pública, mas não emprego público transitório.

[QUESTÃO – 31]Com relação aos crimes contra a administração pública, é INCORRETO afirmar que:a) O delito de emprego irregular de verbas públicas é uma norma penal em branco.b) O delito de concussão é um crime formal.c) O peculato-apropriação exige a posse prévia do bem apropriado pelo agente, o que não acontece no peculato-furto.d) O delito de corrupção passiva exige, sempre, a bilateralidade, ou seja, em todas as suas modalidades, o corruptor também pratica um crime - corrupção ativa.

[QUESTÃO – 32](JD/ES) Assinale a alternativa CORRETA:a) A reparação de dano no peculato é possível tanto na hipótese de peculato culposo como no doloso, após o trânsito em julgado da sentença condenatória.b) A reparação de dano no crime de peculato é possível somente na hipótese de peculato culposo.c) A reparação do dano somente é possível na hipótese do peculato doloso.d) A reparação do dano não é admitida em nenhuma hipótese de peculato.

[QUESTÃO – 33](MP/MG) Sobre os crimes contra a administração pública assinale a alternativa CORRETA:a) O estagiário do juiz que exige vantagem indevida de acusado comete corrupção passiva.b) O particular que paga dinheiro a funcionário público que anteriormente o exige comete corrupção.c) O funcionário público que indiretamente exige vantagem indevida comete crime de corrupção ativa.d) O particular que oferece vantagem a funcionário pelo trabalho já realizado não comete crime.

[QUESTÃO – 34](OAB/MG) Sobre o crime de peculato, é ERRADO afirmar que:a) Não admite a forma tentada.b) Não existe a forma do peculato furto-culposo.c) É crime próprio.d) Existe o peculato-eletrônico.

EXAME INTEGRADO - 2009.1 CURSO DE DIREITO – MOSSORÓ/RN

5

Page 6: 01  · Web viewÉ caso específico de crime de sedução. O fato não é crime em nosso ordenamento jurídico. Está caracterizado o crime de atentado violento ao pudor

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

6ª SÉRIE – 2009.1- NOTURNO 16/05/2009

[QUESTÃO – 35]Sócrates, funcionário público, motorista do veículo oficial – placa OF2/RN, indevidamente num final de semana, utiliza-se do carro a fim de viajar na sexta-feira com a família. No domingo à noite, burlando a vigilância, recolhe o carro na garagem da repartição. Sócrates cometeu o crime denominado:a) Peculato apropriação.b) Peculato desvio, pois o uso do bem público não foi momentâneo.c) Concussão.d) Peculato culposo.

[QUESTÃO – 36]Sobre o crime de concussão, marque a opção VERDADEIRA:a) É uma forma de constrangimento ilegal em que o agente exige devida vantagem e a vítima cede.b) Ocorre o emprego da violência ou da grave ameaça.c) Ocorre o metus publicae potestatis, em que o agente se vale da autoridade que tem em razão da função pública exercida.d) Pode ser praticado somente por funcionário público no exercício das funções.

[QUESTÃO – 37](OAB/SP) O funcionário que deixa de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo, comete crime de:a) Prevaricação.b) Omissão funcional criminosa.c) Condescendência criminosa.d) Corrupção passiva.

[QUESTÃO – 38]Para a ocorrência de crime de prevaricação, é necessário que o agente:a) Deixe de praticar o ato visando satisfazer interesse ou sentimento pessoal.b) Deixe de praticar ato de ofício tão somente.c) Pratique o ato cumprindo disposição expressa de lei.d) Obtenha vantagem moral ou econômica.

[QUESTÃO – 39](OAB/GO) Kadjia, gerente de uma empresa pública, apropria-se de determinada quantia em dinheiro que lhe havia sido entregue por seu superior para o pagamento dos empregados. Ante tal fato, pode-se afirmar que Kadjia incorreu no tipo penal denominado:a) Prevaricação.b) Peculato.c) Apropriação indébita.d) Concussão.

[QUESTÃO – 40]Não pode ser considerado próprio de funcionário público o crime de:a) Concussão.b) Prevaricação.c) Corrupção ativa.d) Corrupção passiva.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL IIIPROF. JORGE HENRIQUE

[QUESTÃO - 41] Quanto à execução para entrega de coisa, assinale a assertiva CORRETA:a) O devedor terá que depositar a coisa em juízo, ao revés de entregá-la antes do julgamento dos embargos.

b) Depositado o objeto da execução o exeqüente poderá levantá-lo antes do julgamento dos embargos.c) Quando a execução recair sobre objetos apenas determinados pelo gênero e pela quantidade, o executado será citado para entregá-los bem individualizados, somente se ao devedor couber a escolha; contudo, cabendo a escolha ao exeqüente, deverá ele indicar a coisa na exordial.

d) Prescindindo o título do valor da coisa, porém, sendo possível a sua avaliação, o exeqüente far-lhe-á a estimativa, sujeitando-se ao arbitramento judicial.

[QUESTÃO - 42] Quanto à execução para entrega de coisa, assinale a assertiva INCORRETA:a) Aquele, inadimplente de obrigação para entrega de coisa certa, constante de título executivo extrajudicial, será citado para, dentro de dez dias, satisfazer a obrigação ou, seguro juízo, apresentar embargos.

b) O Judex, ao despachar a proemial poderá fixar astreintes por dia de atraso no cumprimento da obrigação, ficando o respectivo valor sujeito a alteração, caso se revele excessivo ou insuficiente. c) Caso o devedor executado não entregar a coisa, lavrar-se-á o respectivo termo e dar-se-á por finda a execução, exceto se esta tiver de prosseguir para o pagamento de frutos ou ressarcimento de prejuízos.

EXAME INTEGRADO - 2009.1 CURSO DE DIREITO – MOSSORÓ/RN

6

Page 7: 01  · Web viewÉ caso específico de crime de sedução. O fato não é crime em nosso ordenamento jurídico. Está caracterizado o crime de atentado violento ao pudor

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

6ª SÉRIE – 2009.1- NOTURNO 16/05/2009

d) Serão apurados em liquidação o valor da coisa e os prejuízos com ela havidos.

[QUESTÃO – 43](OAB/RS 2007.3)] Com relação a penhora de imóveis, assinale a assertiva CORRETA:a) Far-se-á por termo nos autos, independentemente de onde esteja localizado o imóvel.

b) Far-se-á sempre por oficial de justiça.c) Não se exigirá a intimação do devedor quando feita por oficial de justiça.

d) Não pode sua averbação ser feita por meio eletrônico.[QUESTÃO - 44] Em determinado processo de execução por quantia certa contra devedor solvente, o devedor é citado no dia 1º, terça-feira, e é intimado da penhora no dia 4, sexta-feira, data em que o respectivo mandado é juntado aos autos. No dia 11, sexta-feira, não houve expediente forense. Quando termina o prazo para o oferecimento de embargos do devedor ?a) No dia 21, segunda-feira.b) No dia 14, segunda-feira.c) No dia 10, quinta-feira.d) No dia 16.

[QUESTÃO – 45] [OAB/MG 2008] Com relação à execução de título extrajudicial indique a opção INCORRETA:a) O juiz poderá de ofício intimar o executado para que este informe a existência de bens passíveis de serem penhorados, sob pena de imposição de multa.

b) Poderá o executado proceder com a remição antes da alienação ou adjudicação do bem penhorado, desde que pague ou consigne o valor atualizado da dívida, acrescidos de juros e honorários advocatícios.c) A petição inicial poderá indicar bens a serem penhorados.

d) Por se tratar de penhora e não de alienação, o executado poderá oferecer bem imóvel em substituição à constrição havida, sem a anuência do cônjuge.

[QUESTÃO – 46][OAB/SP 2008] João, que não tem domicílio certo e é devedor de uma obrigação de dar, tenta ausentar-se ou alienar os bens que possui para alterar a sua situação patrimonial e obrigacional, com o objetivo de prejudicar seus credores. Nessa situação, a medida judicial cabível para evitar que João prejudique o credor da obrigação é:a) A busca e apreensão.b) O seqüestro.c) O arresto.d) O arrolamento de bens.

[QUESTÃO – 47] [OAB/SP 2007] Extingue-se a execução quandoa) Quando se verifica a insolvência do devedor.b) Com a morte do devedor,c) Quando o devedor obtém por transação a remição da dívida.

d) Com a morte do credor.

[QUESTÃO – 48][OAB/RJ 2007.2] A Lei n.º 11.382/2006 introduziu alterações na execução por quantia certa contra devedor solvente, fundada em título extrajudicial. A respeito dessas alterações, assinale a opção CORRETA.a) Deixou de haver a necessidade da garantia do juízo para oposição dos embargos à execução.

b) O credor não pode mais adjudicar o bem penhorado antes de tentada a arrematação judicial ou particular.c) A defesa do devedor passou a ser feita por mero incidente, denominado contestação.

d) Passou a ser vedada a penhora do bem de família.

[QUESTÃO – 49] [(OAB/RS 2007.1)] Quanto ao processo de execução é CORRETO afirmar que:a) O executado será citado, para no prazo de 3 dias, efetuar o pagamento.

b) o credor somente poderá indicar bens à penhora caso o executado não o faça em 24 horas contadas da citação.c) A intimação do executado far-se-á sempre na sua pessoa.

d) O juiz não poderá dispensar a intimação do executado na penhora em qualquer hipótese.

[QUESTÃO – 50] [(OAB/SP)] Sobre a liquidação de sentença é INCORRETO afirmar que:a) será processada nos mesmos autos, sem a necessidade de instaurar-se um novo processo.

b) São duas as espécies, por artigos e por cálculo.c) o pronunciamento que determina o quantum debeatur é decisão interlocutória e, por isso, agravável.

d) não haverá liquidação de sentença em procedimento sumário.

EXAME INTEGRADO - 2009.1 CURSO DE DIREITO – MOSSORÓ/RN

7

Page 8: 01  · Web viewÉ caso específico de crime de sedução. O fato não é crime em nosso ordenamento jurídico. Está caracterizado o crime de atentado violento ao pudor

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

6ª SÉRIE – 2009.1- NOTURNO 16/05/2009

[QUESTÃO – 51] [MEMES 2007)] Sobre a execução por quantia certa, é CORRETO dizer que:a) O devedor de obrigação de entrega de coisa certa será citado em 15 dias para satisfazer a obrigação ou apresentar embargos.b) O devedor de obrigação de entrega de coisa certa será citado em 10 dias para satisfazer a obrigação ou apresentar embargos.c) O devedor de obrigação de entrega de coisa certa será citado em 10 dias para satisfazer a obrigação ou apresentar embargos, quando oferecer garantia ao juízo.d) O devedor de obrigação de entrega de coisa certa será citado em 15 dias para satisfazer a obrigação ou apresentar Contestação, quando oferecer garantia ao juízo.

[QUESTÃO – 52] [OAB/MG - 2007.3] Com relação a execução por quantia certa contra devedor solvente por títulos extrajudiciais, o executado será citado para no prazo de:a) 24 horas, pagar o débito ou nomear bens à penhora.b) 15 dias, querendo, apresentar impugnação.c) 15 dias efetuar o pagamento da dívida sob pena de multa de 10%.

d) 3 dias, efetuar o pagamento da dívida.

[QUESTÃO – 53] [- MEMES - 2007] Sobre a execução de dá coisa certa, é CORRETO afirmar:a) O devedor não poderá depositar a coisa ao invés de entregá-la.

b) O devedor poderá depositar a coisa ao invés de entregá-la, mas não poderá opor embargos senão quando garantir o juízo.c) O devedor não poderá depositar a coisa ao invés de entregá-la para opor embargos senão quando garantido o juízo.

d) O devedor poderá depositar a coisa ao invés de entregá-la para opor embargos mas não poderá levantar a coisa até o julgamento dos embargos.

[QUESTÃO - 54]Quanto à execução por quantia certa contra devedor solvente, assinale a assertiva INCORRETA:a) A expropriação de bens do devedor consiste no objeto da execução por quantia certa, cuja finalidade é a satisfação creditícia do exeqüente.

b) O executado será citado para no prazo de três dias, efetuar o pagamento da dívida.c) Obedecendo a ordem legal para penhora, a parte não mais poderá ainda proceder com o requerimento para

substituí-la, mesmo se a penhora incidir sobre bens de insuficiente liquidez.a) O laudo de avaliação integrará o auto de penhora ou, em caso de perícia, será apresentado em prazo judicial.

[QUESTÃO - 55] Quanto à execução por quantia certa contra devedor solvente, assinale a assertiva CORRETA:a) Na proemial, o devedor deverá indicar os bens a serem penhorados.

b) Poderá o executado proceder com a remição pagando ou consignando o valor da dívida atualizado, mais juros, custas e honorários advocatícios, desde que, não se tenham ainda adjudicados ou alienados os bens.c) Na falta de outros bens, os frutos, exceto os rendimentos, dos bens inalienáveis, podem ser penhorados, salvo se destinados à satisfação de prestação alimentícia.

d) A impenhorabilidade é oponível à cobrança do crédito concedido para aquisição do próprio bem.

[QUESTÃO – 56] Quanto à execução por quantia certa contra devedor solvente, assinale a assertiva INCORRETA:a) Não encontrando o meirinho, no ato da penhora, o devedor, aquele arrestar-lhe-á tantos bens quantos bastem para garantir a execução.

b) É lícito ao exeqüente, oferecendo o preço inferior ao da avaliação, requerer que lhe sejam adjudicados os bens penhorados.c) Em atenção ao princípio do meio menos gravoso para o devedor, poderá a parte interessada, desde que ouvida a parte contrária, requere a redução da penhora aos bens bastantes em si à satisfação da execução, se o valor dos penhorados forem muito superior ao crédito do exeqüente.

d) A arrematação far-se-á mediante o pagamento imediato do preço pelo arrematante ou, no prazo de quinze dias, mediante caução.

[Questão - 57] Quanto à execução por quantia certa contra devedor solvente, assinale a assertiva CORRETA:a) Não requerida a adjudicação e não realizada a alienação particular do bem penhorado, expedir-se-á o edital de hasta pública.

b) Não terá eficácia o usufruto do bem imóvel ou móvel, somente a partir da publicação da decisão que o conceda.

EXAME INTEGRADO - 2009.1 CURSO DE DIREITO – MOSSORÓ/RN

8

Page 9: 01  · Web viewÉ caso específico de crime de sedução. O fato não é crime em nosso ordenamento jurídico. Está caracterizado o crime de atentado violento ao pudor

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

6ª SÉRIE – 2009.1- NOTURNO 16/05/2009

c) Não poderá o judex rejeitar os embargos à execução se estes forem intempestivos.

d) O executado, independente de penhora, mas sem prescindir de caução ou depósito, poderá opor-se a execução através de embargos.

[QUESTÃO - 58] Quanto à execução por quantia certa contra devedor solvente, assinale a assertiva INCORRETA: a) Liminarmente, poderá o julgador rejeitar os embargos à execução quando manifestamente protelatórios.

b) Os embargos à execução serão opostos no prazo de 15 dias contados da data da juntada do mandado de citação aos autos.c) Os embargos do executado não terão efeito suspensivo.d) A parte poderá requerer a substituição da penhora, ainda que se obedeça a ordem legal dos bens penhorados e não incorra nas demais situações ensejadoras da referida permuta.

[QUESTÃO - 59] Quanto à execução por quantia certa contra devedor solvente, assinale a assertiva INCORRETA:a) Não se procede com a segunda penhora salvo se a primeira for anulada.

b) O laudo da avaliação do bem a ser penhorado deverá conter a descrição do bem com todos os seus característicos e a indicação do estado em que se encontra, além do valor dos bens.c) Não consiste a expropriação na alienação em hasta pública.

d) São impenhoráveis os bens inalienáveis e os declarados, por ato voluntário, não sujeitos à execução.

[QUESTÃO – 60] [(Magistratura/SP - 173.º)] Assinale a alternativa INCORRETA. Penhora. Execução.a) Nada impede que mais de uma penhora recaia sobre o mesmo bem em execuções diversas promovidas por credores diferentes. A intervenção da União, suas autarquias e empresas públicas em concurso de credores ou de preferência não desloca a competência para a Justiça Federal.

b) O juízo deprecado é competente para apreciar os incidentes relacionados com a penhora, avaliação e alienação do bem penhorado.c) Em concurso de credores, prevalece o credor com nota de crédito industrial, como privilegiado, ao crédito de honorários advocatícios fixados nos próprios autos.

d) A penhora de renda diária de empresa-executada exige a nomeação de administrador, que submeterá à aprovação judicial a forma de administração e esquema de pagamento, devendo ele comunicar à Junta Comercial que

entrou no exercício das suas funções e prestar contas mensalmente nos autos da execução.

DIREITO PROCESSUAL PENAL IPROF: PEDRO MARTINS PINTO

[QUESTÃO – 61] Nos termos da Constituição Federal, compete aos juízes federais processar e julgar, dentre outros:I - as infrações penais praticadas em detrimento de bens, serviços ou interesse da União ou de suas entidades autárquicas ou empresas públicas, excluídas as contravenções e ressalvada a competência da Justiça Militar e da Justiça Eleitoral;II - os crimes previstos em tratado ou convenção internacional, quando, iniciada a execução no País, o resultado tenha ou devesse ter ocorrido no estrangeiro, ou reciprocamente;III - os crimes cometidos a bordo de navios ou aeronaves, ressalvada a competência da Justiça Militar.a) estão corretas as assertivas I, II e III;b) estão corretas as assertivas II e III e incorreta a assertiva I;c) estão corretas as assertivas I e III e incorreta a assertiva II;d) estão corretas as assertivas I e II e incorreta a assertiva III. [QUESTÃO – 62] Maicojequison partiu de Los Angeles – Estados Unidos com destino a Montevidéu – Uruguai em seu grande navio e em companhia de 135 (cento e trinta e cinco) jovens rapazes. Ao passar pelo litoral do estado do Pará, o navio atracou no porto de Belém para abastecimento e ao passar pelo litoral do estado do Rio Grande do Norte, atracou no porto de Natal/RN para que os jovens rapazes conhecessem o Forte dos Reis Magos. Depois o navio partiu com destino ao Uruguai. Na altura do litoral do estado da Bahia, em águas territoriais brasileiras, Maicojequison praticou “atentado violento ao pudor” em um dos jovens rapazes. Após este fato, o navio mudou seu curso e voltou para os Estados Unidos. Qual a justiça competente no Brasil para processar e julgar Maicojequison por este fato?a) a Justiça Comum Estadual do Estado do Pará;b) a Justiça Federal Comum;

EXAME INTEGRADO - 2009.1 CURSO DE DIREITO – MOSSORÓ/RN

9

Page 10: 01  · Web viewÉ caso específico de crime de sedução. O fato não é crime em nosso ordenamento jurídico. Está caracterizado o crime de atentado violento ao pudor

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

6ª SÉRIE – 2009.1- NOTURNO 16/05/2009

c) a Justiça Comum Estadual do Estado do Rio Grande do Norte;d) a Justiça Comum Estadual do Estado da Bahia.

[QUESTÃO – 63] Se, no curso do processo penal, a decisão sobre a existência da infração penal depende da solução de controvérsia, que o Juiz repute séria e fundada, sobre o estado civil das pessoas, deve ele, nos termos do Código de Processo Penal:a) extinguir o processo sem julgamento de mérito;b) absolver o réu por insuficiência de provas;c) suspender o processo até que no juízo cível seja a controvérsia dirimida por sentença passada em julgado;d) julgar conforme o estado do processo penal.

[QUESTÃO – 64] Quanto à suspeição é correto se afirmar, nos termos do Código de Processo Penal, que: I - o Juiz que espontaneamente afirma-se suspeito dever fazê-lo por escrito, declarando o motivo legal, e remeter imediatamente o processo ao seu substituto legal;II - quando qualquer das partes pretende recusar o Juiz, deve fazê-lo em petição assinada por ela própria ou por procurador com poderes especiais, aduzindo as suas razões acompanhadas de prova documental ou do rol de testemunhas.III - julgada procedente a suspeição, restam nulos os atos do processo principal;IV - as partes podem argüir de suspeitos os peritos, os intérpretes e os serventuários ou funcionários de justiça;V - Não se pode opor suspeição às autoridades policiais nos atos do inquérito.a) estão corretas as assertivas I, II, III e IV e está incorreta a assertiva V;b) estão corretas as assertivas I, II e III e estão incorretas as assertivas IV e V;c) está correta a assertiva I e estão incorretas as assertivas II, III, IV e V;d) estão corretas as assertivas I, II, III, IV e V.

[QUESTÃO – 65] “É a defesa indireta que a parte pode interpor contra o Juízo, alegando sua incompetência para julgar o feito, fundamentada no princípio constitucional do Juiz Natural”. Refere-se o texto à:a) exceção de incompetência de juízo;b) exceção de litispendência;c) exceção de ilegitimidade de parte;d) exceção de coisa julgada.

[QUESTÃO – 66] “É a defesa indireta, apresentada por qualquer das partes, demonstrando a determinado Juízo que há

causa idêntica em andamento, em outro foro, ainda pendente de julgamento, razão pela qual o processo deve ser extinto”. Refere-se o texto à:a) exceção de incompetência de juízo;b) exceção de litispendência;c) exceção de ilegitimidade de parte;d) exceção de coisa julgada.

[QUESTÃO – 67] “É a defesa indireta, apresentada por qualquer das partes, com a finalidade de retardar ou extinguir o processo em virtude de inadequação do sujeito ativo ou sujeito passivo da relação processual penal e pode abranger tanto a legitimidade ad processum quanto a legitimidade ad causam”. Refere-se o texto à:a) exceção de incompetência de juízo;b) exceção de litispendência;c) exceção de ilegitimidade de parte;d) exceção de coisa julgada.

[QUESTÃO – 68] “É a defesa indireta contra o processo, visando a sua extinção, tendo em vista que idêntica causa já foi definitivamente decidida em outro foro”. Refere-se o texto à:a) exceção de incompetência de juízo;b) exceção de litispendência;c) exceção de ilegitimidade de parte;d) exceção de coisa julgada.

[QUESTÃO – 69] Quando duas ou mais autoridades judiciárias se considerarem competentes, ou incompetentes, para conhecer do mesmo fato criminoso, surge, nos termos do Código de Processo Penal:a) conflito de jurisdição;b) ilegitimidade de parte ativa;c) ilegitimidade de parte passiva;d) suspeição de Juízo.

[QUESTÃO – 70] Os juízes da Comarca de Baraúna/RN e da comarca de Russas/CE se consideraram competentes para conhecer de um mesmo fato criminoso ocorrido nas imediações da divisa entre ambas. A que órgão do Poder Judiciário caberá dirimir esta controvérsia?a) ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará ou ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte, por prevenção;b) ao STJ;c) ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, somente;

EXAME INTEGRADO - 2009.1 CURSO DE DIREITO – MOSSORÓ/RN

10

Page 11: 01  · Web viewÉ caso específico de crime de sedução. O fato não é crime em nosso ordenamento jurídico. Está caracterizado o crime de atentado violento ao pudor

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

6ª SÉRIE – 2009.1- NOTURNO 16/05/2009

d) ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte, somente.

[QUESTÃO – 71] Quanto à competência territorial (competência pelo lugar da infração) é correto afirmar-se, nos termos do Código de Processo Penal, que:I - A competência é, de regra, determinada pelo lugar em que se consuma a infração, ou, no caso de tentativa, pelo lugar em que foi praticado o último ato de execução.II - Quando incerto o limite territorial entre duas ou mais jurisdições, ou quando incerta a jurisdição por ter sido a infração consumada ou tentada nas divisas de duas ou mais jurisdições, a competência firma-se pela prevenção.III - Tratando-se de infração continuada ou permanente, praticada em território de duas ou mais jurisdições, a competência firma-se pela prevenção.IV - Não sendo conhecido o lugar da infração, a competência regula-se pelo domicílio ou residência do réu.a) estão corretas as assertivas I e II - estão incorretas as assertivas III e IV;b) estão corretas as assertivas I e IV – estão incorretas as assertivas II e III;c) estão corretas as assertivas I, II, III e IV;d) está correta a assertiva I - estão incorretas as assertivas II, III e IV.

[QUESTÃO – 72] Adjair partiu de São Paulo/SP em seu caminhão carregado de eletrodomésticos, com destino a Belém/PA, cidade onde reside e tem domicílio. Durante a viagem, parou na cidade de Recife/PE para lanchar e descansar. Enquanto lanchava, fez acenos para Laura. Irritado com tais acenos, Luiz, esposo desta, aproximou-se de Adjair para tomar satisfações. Durante a discussão, Adjair esfaqueou Luiz, que teve morte imediata. Luiz e Laura, recém-casados e residentes na cidade de Porto Alegre/RS, estavam em lua-de-mel na cidade do Recife/PE. Luiz trabalhava como professor na cidade de Santa Maria/RS. Nos termos do Código de Processo Penal, a comarca competente para processar e julgar Adjair é:a) a comarca de Belém/PA, local de residência e domicílio de Adjair;b) a comarca de Porto Alegre/RS, local de residência e domicílio da vítima;c) a comarca de Belém/PA ou a comarca de Recife/PE, cabendo a Adjair escolher em qual das duas pretende se ver processado e julgado;d) a comarca de Recife/PE, local onde se consumou o crime.

[QUESTÃO – 73] Gregório, residente e domiciliado na cidade de Natal/RN, encontrava-se em Mossoró/RN para as festas juninas. Na noite de São João, enquanto dançava saltitante e alegremente com seus amigos, Gertrudes aproximou-se dele e, na frente de todos, o chamou de “baitola”, “viado”, “fresco” e de outros termos injuriosos. Gregório, abraçado aos seus amigos, chorou muito. Gertrudes é domiciliada e residente na cidade de Caicó/RN. Sabendo-se que o fato praticado por Gertrudes é definido na lei penal como injúria e que tal crime é de ação penal exclusivamente privada, qual, nos termos do Código de Processo Penal, é a comarca competente para processá-la e julgá-la?a) a comarca de Mossoró/RN ou a comarca de Caicó/RN, cabendo a Gregório a escolha;b) a comarca de Caicó/RN, somente, por ser o domicílio e residência do réu;c) a comarca de Mossoró/RN, somente, por ser o local de consumação do crime;d) a comarca de Natal/RN ou a comarca de Caicó/RN, cabendo à Gregório a escolha.

[QUESTÃO – 74] O Tribunal do Júri é competente para julgar:a) os crimes dolosos contra a vida, consumados ou tentados, e os crimes a eles conexos;b) os crimes dolosos e culposos contra a vida, consumados ou tentados, e os crimes a eles conexos;c) os crimes dolosos e culposos contra a vida consumados, somente;d) os crimes dolosos contra a vida consumados, somente.

[QUESTÃO – 75] Tayronyusciganus há tempos desejava sexualmente a sua amiga Maikajeguis. Naquela tarde, ele, pretendendo ter com ela relação sexual, dirigiu-se à casa da mesma, derrubou-a no chão, rasgou suas roupas e praticou conjunção carnal. Depois partiu. Maikajeguis foi levada ao hospital pelos vizinhos. Porém, em virtude de hemorragia no seu órgão sexual, faleceu. Nestes termos:a) Tayronyusciganus deve responder por estupro seguido de morte perante o Juízo Comum;

EXAME INTEGRADO - 2009.1 CURSO DE DIREITO – MOSSORÓ/RN

11

Page 12: 01  · Web viewÉ caso específico de crime de sedução. O fato não é crime em nosso ordenamento jurídico. Está caracterizado o crime de atentado violento ao pudor

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

6ª SÉRIE – 2009.1- NOTURNO 16/05/2009

b) Tayronyusciganus deve responder por homicídio doloso perante o Tribunal do Júri;c) Tayronyusciganus deve responder por homicídio culposo perante o Tribunal do Júri;d) Tayronyusciganus deve responder por estupro seguido de morte perante o Tribunal do Júri.

[QUESTÃO – 76] Amadusedylsus há tempos desejava sexualmente a sua amiga Joelminas. Naquela tarde, ele, pretendendo ter com ela relação sexual, dirigiu-se à casa da mesma, derrubou-a no chão, rasgou suas roupas e praticou conjunção carnal. Depois partiu. Joelminas jurou vingança e prometeu contar o ocorrido a todos. No dia seguinte, temendo ser condenado e preso, Amadusedylsus, aproveitando-se da oportunidade que Joelminas dormia, matou a mesma por asfixia. Neste caso:a) Amadusedylsus deve responder por homicídio doloso em conexão com crime de estupro perante o Tribunal do Júri;b) Amadusedylsus deve responder somente por homicídio doloso perante o Tribunal do Júri;c) Amadusedylsus deve responder por homicídio culposo perante o Tribunal do Júri;d) Amadusedylsus deve responder por estupro seguido de morte perante o Juízo Comum.

[QUESTÃO – 77] O Presidente da República Federativa do Brasil, em visita oficial à cidade de Mossoró/RN, foi assassinado pelo desempregado Jeremias durante o comício realizado nesta cidade. Qual o Juízo competente pata julgar Jeremias?a) o Supremo Tribunal Federal (STF);b) o Superior Tribunal de Justiça (STJ);c) o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte (TJRN);d) o Tribunal do Júri da Comarca de Mossoró/RN.

[QUESTÃO – 78] O Presidente da República Federativa do Brasil, em visita oficial à cidade de Mossoró/RN, matou o desempregado Jeremias durante o comício realizado nesta cidade. Qual o Juízo competente pata julgar o Presidente da República Federativa do Brasil?a) o Tribunal do Júri da Comarca de Mossoró/RN.b) o Superior Tribunal de Justiça (STJ);c) o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte (TJRN);d) o Supremo Tribunal Federal (STF).

[QUESTÃO – 79]

Quanto à competência, é correto se afirmar que, nos termos do Código de Processo Penal:I - a competência pela natureza da infração é regulada pelas leis de organização judiciária, salvo a competência privativa do Tribunal do Júri;II - a precedência da distribuição fixa a competência quando, na mesma circunscrição judiciária, há mais de um juiz igualmente competente.III - verifica-se a competência por prevenção toda vez que, concorrendo dois ou mais juízes igualmente competentes ou com jurisdição cumulativa, um deles anteceder aos outros na prática de algum ato do processo ou de medida a este relativa, ainda que anterior ao oferecimento da denúncia ou da queixa;IV - a competência pela prerrogativa de função é do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça, dos Tribunais Regionais Federais e Tribunais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal, relativamente às pessoas que devam responder perante eles por crimes comuns e de responsabilidade.V - no processo por crimes praticados fora do território brasileiro, é competente o juízo da Capital do Estado onde houver por último residido o acusado. Se este nunca tiver residido no Brasil, será competente o juízo da Capital da República.a) estão corretas as assertivas I, II, III e IV e está incorreta a assertiva V;b) estão corretas as assertivas I, II e III e estão incorretas as assertivas IV e V;c) está correta a assertiva I e estão incorretas as assertivas II, III, IV e V;d) estão corretas as assertivas I, II, III, IV e V.

[QUESTÃO – 80] Após o seu show na cidade de Areia Branca/RN, Madonna dirigiu-se ao porto da cidade, embarcou em seu iate e partiu para Los Angeles nos Estados Unidos, levando consigo uma lata de pitú e alguns cajus cortados em fatias. Logos após a partida e ainda em águas territoriais brasileiras, Madonna, fazendo uso de uma faca-peixeira, matou o piloto do iate e jogou o corpo no mar. Matou porque flagrou o mesmo usando suas meia-calças. Depois, assumiu o comando do iate e continuou sua viagem, chegando ao destino em poucos dias. Nos termos do Código de Processo Penal, é competente para julgar Madonna:a) o juiz da Comarca em território brasileiro que primeiro tomar conhecimento do feito e prolatar qualquer ato decisório;

EXAME INTEGRADO - 2009.1 CURSO DE DIREITO – MOSSORÓ/RN

12

Page 13: 01  · Web viewÉ caso específico de crime de sedução. O fato não é crime em nosso ordenamento jurídico. Está caracterizado o crime de atentado violento ao pudor

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

6ª SÉRIE – 2009.1- NOTURNO 16/05/2009

b) o juízo da Comarca da Capital da República – Brasília/DF;c) o juízo da Comarca de Natal/RN, capital do Estado do Rio Grande do Norte;d) o juízo da Comarca de Areia Branca/RN.

DIREITO CIVIL – FAMILIAPROF. EMMANOEL ANTAS

[QUESTÃO – 81] Com relação ao regime de bens entre os cônjuges, assinale a assertiva correta. a) O pacto antenupcial, desde que firmado por escritura pública, terá efeitos para todos os fins, inclusive perante terceiros, independentemente de qualquer outra diligência.b) No regime da comunhão parcial de bens, são comuns os bens adquiridos na constância do casamento, a qualquer título .c) Exigir-se-á o pacto antenupcial para adoção do regime da comunhão parcial de bens.d) No regime da comunhão universal de bens, não se comunicam os bens adquiridos em sub-rogação aos herdados com cláusula de incomunicabilidade.

[QUESTÃO – 82] No regime de bens da comunhão parcial, entram na comunhão: a) os bens que cada cônjuge possuir ao casar.b) os bens que sobrevierem a cada cônjuge, na constância do casamento, por doação ou por sucessão.c) os bens de uso pessoal, os livros e os instrumentos de profissão.d) os bens adquiridos por fato eventual, com ou sem o concurso de trabalho ou despesa anterior.

[QUESTÃO – 83] Juliana e Mateus, às vésperas do casamento, firmaram um documento particular, pelo qual optaram pelo regime de separação de bens. Viveram aparentemente bem durante 16 anos e 4 meses, e, a seguir, no início de 1999, Juliana requereu separação litigiosa, estribada em provas irrefutáveis, que foi julgada procedente. Como deve proceder o juiz na fase da partilha de bens? a) Determinar a ratificação do pacto antenupcial.b) Determinar o cumprimento do pacto antenupcial.c) Aplicar as regras que tratam da comunhão universal de bens.d) Declarar nulo o pacto particular e aplicar as regras da comunhão parcial de bens.

[QUESTÃO – 84] Assinale a afirmação INCORRETA. a) É válido o pacto antenupcial que for feito por instrumento particular, somente produzindo efeitos contra terceiro depois de levado a registro.b) No regime de separação de bens, quando um dos cônjuges não puder exercer a administração de bens que lhe incumbe, seus imóveis poderão ser alienados pelo outro com autorização judicial. c) No regime de comunhão universal de bens, são excluídas da comunhão as dívidas anteriores ao casamento, salvo se provierem de despesas com seus aprestos, ou reverterem em proveito comum.d) Segundo disposição do atual Código Civil, tanto no regime de comunhão parcial de bens, quanto no de comunhão universal, excluem-se da comunhão os proventos do trabalho pessoal de cada cônjuge.

[QUESTÃO – 85] Assinale a alternativa INCORRETA. a) É admissível a alteração do regime de bens do casamento, mediante autorização judicial em pedido motivado de ambos os cônjuges.b) Qualquer que seja o regime de bens do casamento, a nenhum dos cônjuges é lícito alienar ou gravar de ônus real os bens imóveis sem autorização do outro.c) No regime legal de bens, não se comunicam as obrigações provenientes de atos ilícitos, salvo reversão em proveito do casal.d) Tratando-se de matrimônio celebrado sob o regime da separação obrigatória de bens, comunicam-se os bens adquiridos na constância do casamento pelo esforço comum dos cônjuges.

[QUESTÃO – 86] No regime de bens da comunhão parcial, entram na comunhão: a) os bens que cada cônjuge possuir ao casar;b) os bens que sobrevierem a cada cônjuge, na constância do casamento, por doação ou por sucessão;c) os bens de uso pessoal, os livros e instrumentos da profissão;d) os bens adquiridos por fato eventual, com ou sem o concurso de trabalho ou despesa anterior.

[QUESTÃO – 87]

EXAME INTEGRADO - 2009.1 CURSO DE DIREITO – MOSSORÓ/RN

13

Page 14: 01  · Web viewÉ caso específico de crime de sedução. O fato não é crime em nosso ordenamento jurídico. Está caracterizado o crime de atentado violento ao pudor

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

6ª SÉRIE – 2009.1- NOTURNO 16/05/2009

Analise as proposições e assinale a única alternativa correta. I – No regime da separação legal de bens o marido não necessita do consentimento da mulher para alienar  imóvel adquirido  na constância do casamento. II – Ainda que transcrito no registro civil, é anulável casamento celebrado por juiz de paz fora de sua competência territorial. III – Se o pacto antenupcial não se fez por escritura pública, o regime de bens entre os cônjuges será o da comunhão parcial. a) apenas uma das proposições é falsa.b) apenas uma das proposições é verdadeira.c) todas as proposições são verdadeiras.d) todas as proposições são falsas.

[QUESTÃO – 88] Simphronio casou-se com Gaia adotando o regime de comunhão universal de bens. Com a morte de seus genitores, ele renunciou à herança deixada por ambos, sem anuência da esposa. O ato praticado por Simphronio é: a) nulo.b) anulável.c) nulo e anulável.d) inexistente.e) juridicamente válido.

[QUESTÃO – 89] O pacto antenupcial, para ter efeito perante terceiro, deve ser: a) celebrado por instrumento particular, com duas testemunhas, e todas as assinaturas reconhecidas por autenticidade;b) feito por instrumento particular registrado no Registro de Títulos e Documentos;c) celebrado por instrumento público;d) celebrado por escritura pública e registrado, em livro especial, pelo oficial do Registro de Imóveis do domicílio dos cônjuges;

[QUESTÃO – 90] Considere as afirmações: I. As heranças, legados e doações percebidos por um dos cônjuges, a qualquer tempo, antes ou durante a vigência do matrimônio não se comunicam. II. No regime de participação final nos aqüestos, os bens adquiridos em nome próprio, na vigência da sociedade conjugal, sujeitam-se à compensação e não à divisão. III. A liberdade é total para disposições quanto ao regime de bens no Código Civil atual, podendo os nubentes escolher um dos contidos no código ou criar novas formas e não há exceções a esta regra. IV. O entendimento jurisprudencial dominante é no sentido de que a separação de fato não é suficiente para romper o estado condominial, entre os cônjuges, no que se refere

aos bens e dívidas, persistindo a comunhão, especialmente no regime de comunhão universal. somente estão CORRETAS as afirmações a) I e II.b) II e III.c) I, II e III.d) I, II e IV.

[QUESTÃO – 91] É INCORRETO afirmar que: a) a união estável, entre o homem e a mulher, configura-se na convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família.b) os conviventes devem cumprir com os deveres recíprocos de lealdade, respeito e assistência, e com os deveres de guarda, sustento e educação dos filhos.c) pode conviver em união estável a pessoa casada, que se encontra separada de fato ou judicialmente.d) os direitos patrimoniais dos conviventes não podem ser regulados por contrato escrito, mas tão somente por lei.

[QUESTÃO – 92] Salvo combinação em contrário, não é assegurado ao companheiro o direito de: a) ter a guarda dos filhos do casal.b) participar da sucessão do companheiro falecido.c) obter a meação dos bens adquiridos pelo outro companheiro antes da união estável.d) receber alimentos do outro companheiro, se dissolvida a união estável.

[QUESTÃO – 93] Na união estável, com relação aos conviventes, é CORRETO afirmar que: a) estão incluídos na ordem de vocação hereditária, com todos os direitos e garantias deferidos aos cônjuges.b) há presunção júris et de jure de que os bens adquiridos de forma onerosa na constância da união são frutos do esforço comum.c) a Lei no 8.971/94 não quantificou prazo de convivência e fixou a competência das varas de família para o julgamento dos litígios entre eles.d) o direito aos alimentos foi regulamentado pela Lei no 9.278/96.

[QUESTÃO – 94] Configurada a união estável entre o homem e a mulher:

EXAME INTEGRADO - 2009.1 CURSO DE DIREITO – MOSSORÓ/RN

14

Page 15: 01  · Web viewÉ caso específico de crime de sedução. O fato não é crime em nosso ordenamento jurídico. Está caracterizado o crime de atentado violento ao pudor

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

6ª SÉRIE – 2009.1- NOTURNO 16/05/2009

a) não se admite a sucessão causa mortis entre eles, mas apenas a partilha de bens havidos pelo esforço comum.b) não se admite a sucessão causa mortis entre eles, mas apenas o direito ao usufruto sobre um quarto dos bens.c) não se admite a sucessão causa mortis entre eles, mas apenas o direito ao usufruto da metade dos bens.d) admite-se a sucessão causa mortis entre eles.

[QUESTÃO – 95] Indique a predicação VERDADEIRA. a) Para o atual Código Civil, concubinato e união estável é a mesmíssima coisa.b) As causas suspensivas do casamento (impedimentos impedientesdo direito anterior) impedem a caracterização da união estável.c) Na união estável, salvo escrito entre os companheiros, aplica-se às relações patrimoniais, no que couber, o regime da comunhão parcial de bens.d) A convivência sob o mesmo teto é requisito fundamental da união estável

[QUESTÃO – 96] É CORRETO afirmar que: a) o credor de alimentos pode renunciar ao seu direito. b) o crédito alimentar pode ser cedido, compensado ou penhorado. c) o credor de alimentos pode não exercer seu direito, todavia não poderá renunciar ele. d) o credor de alimentos pode negociar seu crédito alimentar com terceiros. [QUESTÃO – 97] O direito à prestação alimentícia apresenta como característica ser: a) irrenunciável, imprescritível e impenhorável. b) personalíssimo, imprescritível e compensável. c) irrenunciável, prescritível e impenhorável. d) personalíssimo, imprescritível e penhorável. [QUESTÃO – 98] O encargo alimentar e o direito sucessório, em linha colateral, vão, respectivamente, até: a) o segundo grau e o quarto grau. b) o quarto grau e o terceiro grau. c) o terceiro grau e o quarto grau. d) o quarto grau e o segundo grau.

[QUESTÃO – 99] Relativamente aos alimentos, assinale a alternativa CORRETA. a) Em nenhuma hipótese, os irmãos são responsáveis pela prestação de alimentos ao irmão que deles necessite. b) O parente é obrigado a prestar alimentos ao parente que deles necessite, ainda que isso implique desfalque do necessário ao seu sustento.

c) A obrigação de prestar alimentos transmite-se aos herdeiros do devedor. d) O devedor de alimentos terá que prestá-los em forma de pensionamento.

[QUESTÃO – 100] Quanto aos alimentos, é CORRETO dizer que: a) as prestações periódicas das pensões alimentícias fixadas por sentença ou convencionadas entre as partes prescrevem em 5 anos. b) as prestações periódicas das pensões alimentícias fixadas por sentença ou convencionadas entre as partes prescrevem em 2 anos. c) são imprescritíveis. d) o direito a alimentos só é prescritível em relação aos capazes.

EXAME INTEGRADO - 2009.1 CURSO DE DIREITO – MOSSORÓ/RN

15