1914 - 1918. a guerra o início : atentado em sarajevo Índice

23
1914 - 1918

Upload: ana-laura-dreer-ferretti

Post on 07-Apr-2016

224 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: 1914 - 1918. A GUERRA O Início : Atentado em Sarajevo Índice

1914 - 1918

Page 2: 1914 - 1918. A GUERRA O Início : Atentado em Sarajevo Índice

A GUERRAO Início : Atentado em Sarajevo

Índice

Page 3: 1914 - 1918. A GUERRA O Início : Atentado em Sarajevo Índice

O início: o atentado de SarajevoO início: o atentado de Sarajevo O motorista parou o carro ao lado de uma calçada repleta de gente,

em Serajevo. Alguém tirou um revólver. Um policial que estava a ponto de agarrá-lo recebeu um golpe no rosto de um homem da multidão. Vários tiros ecoaram. E o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro, caiu morto, assassinado por um sérvio. Era o sinal que a Áustria esperava (...).

O assassinato de Serajevo foi um incidente que, em outras circunstâncias internacionais, talvez não tivesse provocado tantas repercussões históricas. Mas, no começo do verão de 1914, as relações entre as grandes potências européias estavam tão tensas que o assassinato de um arquiduque por um estudante (chamado Gavrilo Princip) provocou a eclosão da Primeira Guerra Mundial, através de uma série de etapas rápidas e irreversíveis: o ultimato da Áustria à Sérvia, no dia 23 de julho; a declaração de guerra, no dia 28 do mesmo mês; a mobilização russa; a declaração alemã de guerra à Rússia, no dia 1º, e à França, no dia 3 de agosto; e a declaração inglesa de guerra contra a Alemanha, no dia 4 do mesmo mês.

O atentado de Serajevo foi um dos assassinatos mais amadoristas realizados nos tempos modernos. Os assassinos eram estudantes, a maior parte deles com menos de vinte anos,”

(DEDIJER, Vladimir. Seravejo. In: Século XX. São Paulo, Abril, 1968. p. 449.)

Page 4: 1914 - 1918. A GUERRA O Início : Atentado em Sarajevo Índice

A GUERRA DE MOVIMENTO ( 1914 )Plano SCHLIEFFEN

- Batalha de Marme

Pausa

Índice

Animação

Page 5: 1914 - 1918. A GUERRA O Início : Atentado em Sarajevo Índice

PANORÂMA DA GUERRAPANORÂMA DA GUERRATríplice Entente ou Países Aliados França + Inglaterra + Rússia + Japão (1914) + Itália (1915) + Romênia (1916) + Grécia (1917)

Tríplice Aliança ou Potências Centrais Alemanha + Império Austro-Húngaro + Itália + Império Turco-Otomano (1914) + Bulgária (1915)

Page 6: 1914 - 1918. A GUERRA O Início : Atentado em Sarajevo Índice

A GUERRA DE TRINCHEIRAS ( 1915 - 1918 )A GUERRA DE TRINCHEIRAS ( 1915 - 1918 )•Entrada da Itália

•Batalha de Verdum

•Batalha de Somme

•Batalha naval de Jutlândia

O dia-a-dia nas trincheiras

A vida nas trincheiras era horrível. Quando chovia, o que é comum na região, os túneis inundavam. E os soldados tinham de lutar, comer e dormir por semanas com os uniformes encharcados. Havia lama por todos os lados, às vezes atingindo até o peito dos homens. Eles não podiam se manter aquecidos, e as doenças se espalhavam, matando milhares de pessoas diariamente. Para completar, os vivos sofriam com os piolhos, enquanto os ratos se alimentavam dos cadáveres.As trincheiras protegiam as tropas contra os tiros de rifles e metralhadoras, mas eram pouco eficazes contra projéteis de artilharia. Durante os ataques, os feridos ficavam no campo de batalha até a noite, quando as patrulhas de resgate podiam procurá-los com menos perigo. Para muitos, já era tarde demais. Índice

Page 7: 1914 - 1918. A GUERRA O Início : Atentado em Sarajevo Índice

1917 - O ANO CRÍTICO1917 - O ANO CRÍTICO

•Saída da Rússia Saída da Rússia ( Tratado de BREST – LITOVSKY)( Tratado de BREST – LITOVSKY) •Entrada dos EUAEntrada dos EUA

PausaÍndice

Page 8: 1914 - 1918. A GUERRA O Início : Atentado em Sarajevo Índice

A Saída da RússiaA Saída da RússiaA participação da Rússia na Primeira Guerra

Mundial agravou ainda mais os graves problemas socioeconômicos vivenciados pelo país. Esta situação acelerou o processo da revolução socialista na Rússia.

Atendendo aos anseios populares, o governo revolucionário retira a Rússia da guerra e é obrigada a aceitar a independência da Finlândia, Estônia, Lituânia, Letônia, Ucrânia, Polônia e de parte da Biolorússia.

A participação em uma guerra de caráter imperialista seria uma contradição para um governo que se intitulava socialista.

Page 9: 1914 - 1918. A GUERRA O Início : Atentado em Sarajevo Índice

A Entrada dos Estados UnidosA Entrada dos Estados UnidosAntes mesmo do início da entrada

oficial na guerra, os Estados Unidos abasteciam os países aliados com mantimentos, roupas, armamentos, etc. e realizavam vultuosos empréstimos.

A ameaça concretizada da Alemanha de afundar qualquer navio que comercializasse com a Inglaterra, isolando esse país, atingia diretamente os interesses econômicos estadunidense.

Page 10: 1914 - 1918. A GUERRA O Início : Atentado em Sarajevo Índice

Uma possível vitória alemã poderia quebrar o equilíbrio europeu e a perda de mercado para os Estados Unidos, além de não garantir o recebimento dos empréstimos realizados aos aliados.

Os EUA descobrem um plano secreto da Alemanha em incentivar o México a atacar os Estados Unidos em troca da recuperação dos territórios tomados pelos Estados Unidos, no século XIX (Texas, Colorado, Califórnia, Novo México, Utah, etc.)

Page 11: 1914 - 1918. A GUERRA O Início : Atentado em Sarajevo Índice

Pausa

A Nova Guerra de Movimento - ( 1918 )A Nova Guerra de Movimento - ( 1918 )

Vitória aliada e rendição alemã, ainda em território francês

Ver Mapa

Índice

Page 12: 1914 - 1918. A GUERRA O Início : Atentado em Sarajevo Índice

Tratados de Paz - Os 14 Pontos de Wilson

abolição da diplomacia secreta, isto é, todos os acordos internacionais deveriam ser negociados publicamente e não poderiam conter cláusulas ocultas;plena liberdade de navegação;eliminação das barreiras econômicas entre as nações, ou seja, liberdade de trocas;limitação dos armamentos nacionais ao nível mínimo compatível com as necessidades de segurança;•ajuste imparcial das pretensões coloniais , levando-se em conta também os interesses dos povos colonizados;a evacuação da Rússia, o que significava a anulação do Tratado de Brest-Litovsk;a restauração da independência da Bélgica;

a devolução da Alsácia-Lorena à França;reajustamento das fronteiras nacionais italianas, de acordo com linhas divisórias de nacionalidades bem perceptíveis;autonomia dos povos da Áustria-Hungria, ou seja, plena aplicação do “princípio das nacionalidades”;restauração da Romênia, do Montenegro e da Sérvia, assegurando-se acesso ao mar aos sérvios;autonomia aos povos até então submetidos aos turcos. Além disso, os estreitos de Bósforo e Dardanelos passariam a estar permanentemente abertos;criação de uma Polônia independente, habitada por uma população de origem indiscutivelmente polonesa e com pleno acesso ao mar;criação de uma Sociedade ou Liga das Nações, com o objetivo de arbitrar as futuras pendências entre as nações, concretizando-se assim o tão sonhado Direito Internacional Público. Índice

Page 13: 1914 - 1918. A GUERRA O Início : Atentado em Sarajevo Índice

Tratados de Paz - Os 14 pontos de Wilson

A concepção básica da proposta de paz dos Estados Unidos era estabelecer uma paz sem vencedores nem vencidos, buscando evitar um clima de revanche e um novo conflito mundial, garantindo o equilíbrio europeu necessário ao desenvolvimento capitalista.

Os países vencedores não aceitam esta proposta e impõe à Alemanha o Tratado de Versalhes. Índice

Page 14: 1914 - 1918. A GUERRA O Início : Atentado em Sarajevo Índice

Tratado de VersalhesTratado de Versalhes• Cláusulas Territoriais: perda das colônias,

redução de seu território, divisão do território com a criação do Corredor Polonês, devolução da Alsácia-Lorena e concessão da região do Sarre (rica em minérios) para a França

• Cláusulas Econômicas: navios mercantes (a partir de 1600 toneladas), locomotivas, vagões, gados seriam cedidos à Inglaterra e a França.

Page 15: 1914 - 1918. A GUERRA O Início : Atentado em Sarajevo Índice

Tratado de VersalhesTratado de Versalhes• Cláusulas Financeiras: pagamento de

uma vultuosa indenização de guerra• Cláusulas Militares: redução do

exército a 100 mil homens e proibições de produzir armamentos. Desmilitarização da região da Renânia (fronteira com a França)

Page 16: 1914 - 1918. A GUERRA O Início : Atentado em Sarajevo Índice

Tratado de VersalhesTratado de VersalhesO Tratado de Versalhes tem

características revanchistas que colocam a Alemanha como a única culpada da guerra.

As condições impostas à Alemanha são draconianas e contribuíram para a ascensão de Hitler ao poder e a eclosão da Segunda Guerra Mundial.

Page 17: 1914 - 1918. A GUERRA O Início : Atentado em Sarajevo Índice

CONSEQUÊNCIASCONSEQUÊNCIAS

•O Nazi-fascismo e a Segunda Guerra O Nazi-fascismo e a Segunda Guerra MundialMundial

Índice

Page 18: 1914 - 1918. A GUERRA O Início : Atentado em Sarajevo Índice

Batalha do alimento

Na Alemanha, a luta do povo para sobreviver à fome

“Durante A Primeira Guerra Mundial, a fome foi um dos maiores problemas esfrentados pelas populações das cidades alemãs. Leite, manteiga, batatas tornaram-se produtos de luxo. Só eram encontrados no ‘mercado negro’ e comprados apenas pelos ricos.Quando havia alimentos à venda, havia também racionamento. Cada pessoa só podia comprar um ovo, 2,5 kg de batatas, 20 g de manteiga e até 190 g de carne por semana.A população pobre era a que mais sofria. Quase 200 mil pessoas entravam diariamente em longas filas para conseguir comer um prato de sopa distribuído pelo Exército.Como consequência da miséria, o roubo era inevitável. Roubavam-se desde roupas até cães para matar a fome. Muitas crianças sobreviviam apenas com ralas sopas de batata ou com as frutas que apanhavam nos quintais das casas.Com tanta fome, as mortes não ocorriam apenas nos campos de batalha. A desnutrição tornava as pessoas vulneráveis às doenças. A tuberculose, o tifo, a cólera e as epidemias de gripe também mataram milhares de pessoas na Alemanha, durante a guerra.”

(LIONEL RICHARD. A República de Weimar (1919-1933). São Paulo, Companhia das Letras, 1988. p. 13-7.)

Cotidiano na históriaCotidiano na história

Índice

Page 19: 1914 - 1918. A GUERRA O Início : Atentado em Sarajevo Índice

CONSEQUÊNCIASCONSEQUÊNCIAS

• A Desilusão com a Belle ÉpoqueA Desilusão com a Belle Époque A guerra põe fim a ilusão no progresso infinito e crescente da humanidade, da técnica e da ciência.

Índice

Page 20: 1914 - 1918. A GUERRA O Início : Atentado em Sarajevo Índice

CONSEQUÊNCIASCONSEQUÊNCIAS•Novo Mapa EuropeuNovo Mapa Europeu O Império Alemão, o Império Russo, o O Império Alemão, o Império Russo, o Império Austro-Húngaro e o Império Turco-Império Austro-Húngaro e o Império Turco-Otomano são desmembrados. Surgem a Otomano são desmembrados. Surgem a Polônia, a Tchecoslováquia e a Hungria. Polônia, a Tchecoslováquia e a Hungria. Como todas as questões em relação às Como todas as questões em relação às nacionalidades não são resolvidas, cria-se nacionalidades não são resolvidas, cria-se novos focos de tensão.novos focos de tensão.

•A Revolução Socialista RussaA Revolução Socialista Russa Índice

Page 21: 1914 - 1918. A GUERRA O Início : Atentado em Sarajevo Índice
Page 22: 1914 - 1918. A GUERRA O Início : Atentado em Sarajevo Índice

CONSEQUÊNCIASCONSEQUÊNCIAS

•A Liga das NaçõesA Liga das Nações A Liga das Nações foi um fórum fórum mundial para a defesa da paz mundial para a defesa da paz mundial que acaba fracassando. mundial que acaba fracassando. Não participam a Alemanha a Não participam a Alemanha a Rússia e os próprios Estados Rússia e os próprios Estados Unidos.Unidos.

Índice

Page 23: 1914 - 1918. A GUERRA O Início : Atentado em Sarajevo Índice

CONSEQUÊNCIASCONSEQUÊNCIAS

•A Hegemonia dos Estados A Hegemonia dos Estados UnidosUnidos A Primeira Guerra Mundial marca o início da decadência europeia como centro do capitalismo mundial e a afirmação dos Estados Unidos como maior potência mundial. Índice