01. ta-i - primeiro bimestre - respostas - constitucional

Upload: antonio-carlos-da-silva-rocha

Post on 06-Jul-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/17/2019 01. TA-I - Primeiro Bimestre - Respostas - Constitucional

    1/7

    FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIANÉSIA

    JOILSON JOSÉ DA SILVAProcesso Constitucional –7º Período de Direito 2014 / 2

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    PROCESSO CONSTITUCIONAL ATIVIDADE ACADÊMICA I – Primeiro Bimestre- Responder individualmente

    - Manuscrito- Entregar no dia da provaNome do Aluno:

     _________________________________________________

    01 –  A doutrina clássica costuma elucidar a diferença entre processo  eprocedimento. Discorra sucintamente sobre os dois conceitos.

    02  – Considerável parte dos constitucionalistas distingue os conceitos dedireitos fundamentais e garantias fundamentais, como é o caso de Rui

    Barbosa, seguido por Alexandre de Moraes e Pedro Lenza. Apresente os doisconceitos, identificando semelhanças e diferenças.03  – Considere as afirmativas abaixo e, na seqüência, marque (V)  para asafirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas.

    a) ( ) O ordenamento jurídico brasileiro é formado pelas normasconstitucionais, originárias e derivadas, pelas normasinfraconstitucionais  e pelos atos infralegais. Tratados internacionais,ainda que o Brasil faça parte, independentemente de seu conteúdo, não integra a noção de ordenamento jurídico pátrio.

     b) ( ) Os tratados internacionais que versarem sobre direitos humanos, seforem aprovados nas duas casas do Congresso Nacional, em dois turnos, e pelamaioria de 2/3 de seus membros, serão equivalentes às emendasconstitucionais.

    c) ( ) Sob o espectro do neoconstitucionalismo, as normas jurídicas sedesdobram em regras e princípios. Considerando-se que norma jurídicaencerra em si uma regra de conduta coativamente imposta pelo Estado, cujainobservância acarreta uma sanção, é correto afirmar que os princípios não sãonormas jurídicas, pois dotados de alto grau de abstração, não se conformandoao conceito de norma jurídica.

    d) (  ) A Constituição Federal prevê taxativamente as competências atribuídasao Supremo Tribunal Federal. Nada impede, contudo, que essa competênciaseja ampliada, desde que o seja por meio de emenda constitucional.

    04 – O novo constitucionalismo ou neoconstitucionalismo teve por vetoraxiológico a concretização dos direitos e garantias fundamentais. Emergido nocontexto histórico do pós-Segunda Guerra Mundial, segundo Luís Roberto

  • 8/17/2019 01. TA-I - Primeiro Bimestre - Respostas - Constitucional

    2/7

    FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIANÉSIA

    JOILSON JOSÉ DA SILVAProcesso Constitucional –7º Período de Direito 2014 / 2

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Barroso, é marcado por três balizas angulares. Apresente e discorra sobre cada baliza do neoconstitucionalismo.

    05 - Considere as afirmativas abaixo e, na seqüência, marque (V) para asafirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas.

    a) ( ) O constitucionalismo é identificado na doutrina como o movimentohistórico de cunho político que intencionava limitar o poder do Estado pormeio da ordenação, estruturação, modos de aquisição e exercício do poder.

     Ademais, a limitação do poder do Estado, sob o espectro teórico doconstitucionalismo, não incluía a positivação de um rol de direitos e garantiasindividuais.

     b) ( ) A segurança jurídica e a legalidade são dois vetores axiológicos do

    constitucionalismo. Tais vetores estavam afastados da teoria positivista,cunhada na Sociologia por Augusto Comte e, no Direito, por Hans Kelsen.

    c) ( ) O reconhecimento da força normativa da Constituição é uma dasconsequências do neoconstitucionalismo. A ampliação dos direitos humanos, aconcretização da Constituição e a expansão da jurisdição constitucionalconsubstanciam consequências ainda vividas no atual contexto jurídico-político, inclusive no Brasil.

    d) ( ) O neoconstitucionalismo rompeu com a dogmática kelseniana doimpério da lei como categoria objetiva da ciência jurídica, avocando para o

    campo do Direito, a ética, a moral, a justiça e a equidade. Nesse sentido, écorreto afirmar que o neoconstitucionalismo engendra uma nova teoria dodireito, ao superar a doutrina do jusnaturalismo (direito natural) eressignificar o juspositivismo (direito positivo). Surge daí o pós-positivismoque, sem abrir mão da segurança jurídica e da legalidade, prima pela realizaçãoda justiça e do bem-comum, como valores supernos a serem resguardados peloDireito.

    06 – Ivonete Vasconcelos é associada da AREM – Associação Recreativa doMunicípio de Mossoró-RN, cujo estatuto prevê que a diretoria administrativa eo conselho fiscal deverão ser eleitos a cada biênio, em escrutínio secreto, por

    ocasião da realização da última assembleia geral ordinária no final do referido biênio. Nas eleições de 2012, Ivonete decide se candidatar para o cargo desecretária-executiva, um dos cargos da diretoria administrativa, para o biênio2013/2014. Gilberto Silva, atual secretário-executivo, decide se (re)candidatarao mesmo cargo, tendo em vista a autorização estatutária. Realizadas aseleições, Gilberto é eleito para o cargo pretendido por Ivonete Vasconcelos,com a diferença de dois votos. No ano de 2013, é empossada a nova diretoriaadministrativa e os novos conselheiros fiscais. Ocorreu que, depois de apenasdois dias da posse da nova diretoria, ao tentar entrar no clube da associação

  • 8/17/2019 01. TA-I - Primeiro Bimestre - Respostas - Constitucional

    3/7

    FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIANÉSIA

    JOILSON JOSÉ DA SILVAProcesso Constitucional –7º Período de Direito 2014 / 2

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    recreativa com seus dois filhos, o segurança impede a entrada de Ivonete,esclarecendo que tinha ordens para impedir-lhe, haja vista a mesma tinha sidoexcluída da Associação. Questionado o motivo, o segurança não lhe soube

    responder. Irresignada, Ivonete procurou um advogado que lhe disse que,infelizmente, nada poderia ser feito, uma vez que a associação agira emexercício regular de direito. Informou ainda que, por ser uma pessoa jurídicade direito privado, a admissão ou exclusão de associados era ato discricionárioda diretoria administrativa. Avalie a (in)correção dos argumentos do advogadoe emita seu parecer, tendo por fundamento a teoria da horizontalidade dosdireitos fundamentais.

    07 - Considere as afirmativas abaixo e, na seqüência, marque (V) para asafirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas:

    a) ( ) Levando-se em consideração os fenômenos que surgem com uma novaConstituição e a ordem jurídica anterior, é correto afirmar que toda legislaçãoinfraconstitucional compatível materialmente com a Nova Constituição, serárepristinada, nos termos do art. 2º, § 3º da LINDB.

     b) ( ) A recepção é um dos fenômenos que ocorre com o surgimento de umanova Constituição. Se a norma infraconstitucional for materialmenteincompatível com a Nova Constituição, a norma será revogada e, portanto, nãorecepcionada.

    c) ( ) Lei infraconstitucional anterior à Constituição e que com ela for

    materialmente incompatível, poderá ser declarada inconstitucional peloSupremo Tribunal Federal, tanto em controle difuso quanto no controleconcentrado.

    d) ( ) A desconstitucionalização é um dos fenômenos possíveis de se ocorrercom a vigência de uma nova Constituição. Entretanto, não há registro históricono Brasil de sua ocorrência. Todavia, o constituinte originário poderia, se oquisesse, ter admitido a desconstitucionalização de normas da Constituiçãorevogada.

    e) ( ) A Constituição de 1988 não previu a desconstitucionalização dasnormas da Constituição de 1967 (alterada pela EC 1/69). Todavia, houve arecepção material de normas constitucionais de modo que, por um curtoespaço de tempo, convivemos simultaneamente com normas da Constituiçãorevogada e com normas da Constituição vigente.

    08 – O Presidente da República pretendeu, por meio de decreto, extinguir oMinistério da Igualdade Racial. O argumento foi de que, em tal Ministério, nãohavia servidores efetivos e, portanto, a Constituição Federal prevê que os

  • 8/17/2019 01. TA-I - Primeiro Bimestre - Respostas - Constitucional

    4/7

    FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIANÉSIA

    JOILSON JOSÉ DA SILVAProcesso Constitucional –7º Período de Direito 2014 / 2

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    cargos em comissão são de livre nomeação e exoneração. Ademais, a extinçãodo Ministério não implicaria em aumento de despesas. Antes de publicar odecreto, o Presidente solicita um parecer do Advogado-Geral da União. O AGU

    submete a solicitação a seu assessor que, numa leitura perfunctória, elaborauma minuta opinando pela constitucionalidade e pela legalidade do decreto,tudo com base no art. 84, VI da Constituição Federal. Aprecie a(s) (in)correção(ões) da minuta do assessor da Advocacia-Geral da União, tendo por

     base a teoria dos níveis normativos.

    09 – Determinada Proposta de Emenda à Constituição foi aprovada, naCâmara dos Deputados em dois turnos e seguiu para o Senado. Após aaprovação da PEC em primeiro turno, foi decretado Estado de defesa peloPresidente da República. Responda justificada e fundamentadamente:a) O Senado poderá votar imediatamente e em segundo turno, a PEC?

     b) O Senado poderá votar a PEC, em segundo turno, após exaurido ointerregno do Estado de Defesa (CF, art. 136, §§ 1º e 2º)?.

    10 – O Governador do Estado do Paraná pretende constitucionalizar uma regrade Direito Tributário com o propósito de realçar os direitos fundamentais docontribuinte. Para tanto, conta com o apoio de seus concidadãos governadoresdos outros Estados da Federação. Elaborada a Proposta, esta é subscrita pelos27 Governadores. Ato contínuo, a PEC é enviada às mesas diretoras das 27

     Assembléias que a subscrevem sem nenhuma ressalva. Na seqüência, a PEC éremetida ao Congresso Nacional. Na Câmara dos Deputados, a proposta é

    apreciada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Um dosanalistas legislativos elabora um parecer, opinando pela viabilidade econstitucionalidade da proposta. No plenário da Câmara, em primeiroturno, 2/3 dos deputados se manifestam favoravelmente. Ocorre que,determinado Deputado não concorda com a tramitação da PEC por reputá-lainconstitucional. Imagine que esse deputado o contrate como consultor

     jurídico. Dê o seu parecer.

    11 – Um Senador de determinado partido político pretende abolir aobrigatoriedade do voto. Em consulta a um analista legislativo, questiona aconstitucionalidade da matéria. O analista expõe ao Senador o art. 60, § 4º, II

    da Constituição Federal e opina pela constitucionalidade da supressão do voto obrigatório. Com base no exposto, responda:a) Razão assiste ao analista legislativo? Justifique.

     b) Caso o parecer esteja correto, qual deveria ser a espécie normativa apta aabolir a obrigatoriedade do voto? Justifique.

  • 8/17/2019 01. TA-I - Primeiro Bimestre - Respostas - Constitucional

    5/7

    FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIANÉSIA

    JOILSON JOSÉ DA SILVAProcesso Constitucional –7º Período de Direito 2014 / 2

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    12 - Considere as afirmativas abaixo e, na seqüência, marque (V) para asafirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas e, na seqüência,fundamente a sua resposta.

    a) ( ) Proposta de Emenda à Constituição rejeitada por uma das CasasLegislativas do Congresso Nacional não poderá ser objeto de nova deliberaçãona mesma sessão legislativa, salvo recurso da maioria absoluta dos membrosde uma das Casas.

     b) ( ) Projeto de Lei, ordinária ou complementar, rejeitada por uma dasCasas Legislativas do Congresso Nacional poderá ser objeto de novadeliberação por meio de recurso da maioria absoluta dos membros doCongresso Nacional.

    c) ( ) O Presidente da República deverá sancionar a Proposta de EmendaConstitucional aprovada pelo Congresso Nacional no prazo de 15 (quinze) dias..

    d) ( ) Se determinada PEC for aprovada com o quorum de 2/3 dos membrosdo Congresso Nacional, em dois turnos e em cada Casa, terá cumprido com omandamento constitucional no que se refere ao quorum especial das emendas.

    e) ( ) O poder constituinte derivado revisor, previsto expressamente naConstituição Federal, exigia o quorum de maioria absoluta para a aprovação deemendas constitucionais de revisão. A votação ocorreu, por determinação

    constitucional, em sessão unicameral.

    f) ( ) O poder constituinte derivado reformador não pode pretender alterar aConstituição Federal no sentido de se modificar as cláusulas pétreas.

    g) ( ) O poder constituinte derivado decorrente não está previstoexpressamente na Constituição Federal. Porém, há previsão expressa do poderconstituinte derivado difuso.

    h) ( ) A forma federativa de Estado, o regime republicano e democrático, o voto direto, secreto, periódico e universal, a separação de poderes e os direitos

    e garantias individuais são exemplos de direitos e garantais individuais. São, arigor, aquilo que a doutrina batizou de “cláusulas pétreas”.

    i) ( ) Lei complementar é espécie normativa prevista no art. 59, II daConstituição Federal que, para aprovação, exige quorum de maioria absoluta.

     j) ( ) Lei ordinária é espécie normativa prevista no art. 59, III, daConstituição Federal que, para aprovação, exige quorum de maioria simples ou

  • 8/17/2019 01. TA-I - Primeiro Bimestre - Respostas - Constitucional

    6/7

    FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIANÉSIA

    JOILSON JOSÉ DA SILVAProcesso Constitucional –7º Período de Direito 2014 / 2

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    relativa, presentes a maioria dos membros das respectivas Casas Legislativasdo Congresso Nacional.

    k) ( ) Na jurisprudência do STF, solidificou-se o entendimento de queinexiste hierarquia entre Lei Complementar e Lei Ordinária. Esse é oentendimento de parcela expressiva da doutrina, como, p. ex., Celso Bastos eMichel Temer.

    l) ( ) Não pode ser objeto de delegação do Congresso Nacional ao Presidenteda República, matérias de competência exclusiva do Congresso Nacional,Senado Federal e Câmara dos Deputados. Além disso, a Constituição Federal

     veda a delegação legislativa de algumas matérias, dentre elas a matérias quedizem respeito à nacionalidade, cidadania, direitos individuais, direitospolíticos e direito processual.

    m) ( ) O Congresso Nacional poderá sustar atos normativos do PoderExecutivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites da delegaçãolegislativa. Quando susta os atos que exorbitem do poder regulamentar, estaráexercendo controle repressivo de constitucionalidade.

    n) ( ) São pressupostos constitucionais para edição de medida provisória arelevância e a urgência da matéria. A rigor, medida provisória não é lei e nemtem força de lei, enquanto não convertida pelo Congresso Nacional.

    o) ( ) Os pressupostos constitucionais para edição de medida provisória não

    podem ser examinados pelo Poder Judiciário sob pena de violação à separaçãodos poderes, conforme última decisão do STF sobre o tema. A Constituiçãoadmite, contudo, que o Congresso Nacional crie uma comissão mista deDeputados e Senadores para examinar e emitir parecer, inclusive sobre ospressupostos constitucionais de relevância e urgência, antes de seremapreciadas, em sessão separada, pelo plenário de cada uma das Casas doCongresso Nacional.

    p) ( ) Assim como previsto para a lei delegada, não pode medida provisóriaregulamentar algumas matérias como, por exemplo: nacionalidade, cidadania,direitos políticos, organização do Poder Judiciário e do Ministério Público,

    reservada à lei complementar e, também, direito penal, processual penal,direito civil e processual civil. Essas matérias só poderão ser reguladas por lei,complementar ou ordinária.

    q) ( ) Decreto legislativo e resolução são espécies normativas queregulamentam matérias de competência exclusiva do Congresso Nacional e decada Casa Legislativa (Senado e Câmara), respectivamente. O processolegislativo de aludidas espécies normativas está disciplinado nos regimentosinternos de cada Casa.

  • 8/17/2019 01. TA-I - Primeiro Bimestre - Respostas - Constitucional

    7/7

    FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIANÉSIA

    JOILSON JOSÉ DA SILVAProcesso Constitucional –7º Período de Direito 2014 / 2

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    13 – A Lei “C” foi declarada inconstitucional em decisão definitiva do SupremoTribunal Federal, que não modulou os efeitos da decisão. Considerando-se que

    a Lei “B” tinha sido revogada pela Lei “C”, qual será a conseqüência jurídicados efeitos operados pelo decisum prolatado pelo STF? Justifique.