00 administracao aplicada a engenharia

14
Administração aplicada à Engenharia Prof. Fabiano Abrão Introdução

Upload: darlan-leite

Post on 25-Dec-2015

7 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Administracao Aplicada a Engenharia

TRANSCRIPT

Page 1: 00 Administracao Aplicada a Engenharia

Administração aplicada à Engenharia

Prof. Fabiano Abrão Introdução

Page 2: 00 Administracao Aplicada a Engenharia

Esta disciplina aborda os conhecimentos teóricos, as técnicas modernas, e práticas atuais de administração, visando preparar o futuro profissional de Engenharia para influenciar e contribuir de maneira efetiva nos processos de planejamento,

organização, direção e controle das atividades de produção de bens e serviços, valorizando a proatividade, o empreendedorismo e a busca por soluções inovadoras.

Page 3: 00 Administracao Aplicada a Engenharia

CONTEÚDO: 1. Organizações e administração. Teorias da administração clássicas e

modernas. 2. Conceitos e funções básicas do processo de Administração: Planejamento

(etapas, tipos), Organização (princípios), Direção (liderança, motivação e tomada de decisões) e Controle (atividades, tipos).

3. Evolução das funções administrativas e gerenciais. 4. Aspectos técnicos e sociais de uma Empresa 5. Gestão da Produção. Gestão de Pessoas. Gestão do Conhecimento. Gestão

de Empresas de Base Tecnológica. Gestão Estratégica. Gestão de Desenvolvimento de Produto. Gestão da qualidade

6. Estrutura e Organização das Empresas 7. Estrutura do emprego e formas de organização da produção. 8. Mercado e competitividade 9. Estratégias empresariais: inovação, concorrência e estratégias competitivas 10.Empreendedorismo e inovação: oportunidades e estratégia, plano de

negócios 11.O empreendedor: proatividade, habilidades e atitudes, criatividade

Page 4: 00 Administracao Aplicada a Engenharia

A ADMINISTRAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Durante a maior parte de nossas vidas, somos membros de alguma organização: uma faculdade, uma equipe de esporte, um grupo de música ou teatro, uma organização religiosa ou cívica, uma das forças armadas ou uma empresa.

Algumas organizações como o exército e as

grandes corporações, são estruturadas de modo muito formal. Outras, como um time de basquete da vizinhança, têm uma estrutura mais informal. Mas todas as organizações, formais ou informais, têm vários elementos em comum.

Page 5: 00 Administracao Aplicada a Engenharia

• Organização: Duas ou mais pessoas trabalhando juntas e de modo estruturado para alcançar um objetivo específico ou um conjunto de objetivos.

• Administração: processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização, e de usar os recursos disponíveis da organização para alcançar objetivos estabelecidos.

Page 6: 00 Administracao Aplicada a Engenharia

Os Papéis dos Administradores

• Nossa definição operacional descreve os

administradores como planejadores, organizadores, líderes e controladores das organizações.

• Na verdade todo administrador - desde o diretor de programas de um clube universitário ao principal executivo de uma multinacional - assume uma variedade muito maior de papéis para levar a organização a seus objetivos estabelecidos.

Page 7: 00 Administracao Aplicada a Engenharia

Papéis Interpessoais:

• Símbolo;

• Líder;

• Elemento de ligação;

• Disseminador;

• Porta-voz; Papéis Decisórios:

• Solucionador de problemas;

• Alocador de Recursos;

• Negociador;

Page 8: 00 Administracao Aplicada a Engenharia

A Necessidade de Visão.

• Neste e em outros cursos você ouvirá falar das ferramentas da management science - modelos matemáticos que ajudam os administradores a analisar situações e a tomar decisões.

• Essas ferramentas são valiosíssimas para ajudar os administradores a analisar dados, mas elas têm limitações. Por exemplo, induzem-nos a visões de curto prazo de problemas que requerem soluções a longo prazo. Assim, os administradores eficazes precisam às vezes deixar de lado os mapas financeiros e ouvir os que estão ao redor.

Page 9: 00 Administracao Aplicada a Engenharia

• Precisam reconhecer e até mesmo dar boas vindas às mudanças, tentando prever os problemas antes que aconteçam e, ainda mais importante, tentando ver como a mudança cria oportunidades de crescimento e de expansão.

Page 10: 00 Administracao Aplicada a Engenharia

Para fazer isso, os administradores precisam ser flexíveis e desenvolver uma visão - uma visão ampla de sua empresa, dos objetivos da mesma, e do que deve ser feito para alcançá-los. À medida que você aprender mais sobre administração, irá encontrar centenas de administradores perspicazes - desde Henry Ford, da Ford Motor Company, a Fred Smith, da Federal Express - que enxergaram além do que é, e viram o que poderia ser, e com isso remodelaram nosso mundo.

Page 11: 00 Administracao Aplicada a Engenharia

A Necessidade de Ética.

• Nossa crescente preocupação com a poluição industrial é apenas uma das coisas a lembrar que os administradores inevitavelmente provocam vantagens e desvantagens independentemente do que façam ou deixem de fazer. Assim, os administradores devem se preocupar com valores e ética.

• Ética: Estudo dos direitos e de quem é - ou

deveria ser - beneficiado ou prejudicado por uma ação.

Page 12: 00 Administracao Aplicada a Engenharia

A Necessidade de Diversidade Cultural.

• A preocupação ética com o tratamento justo e equitativo dado aos empregados reflete o forte compromisso de nossa cultura com a igualdade de oportunidades.

Também reflete uma boa administração, já que, à medida que aumentam as pressões competitivas da economia internacional, as organizações devem recorrer aos trabalhadores mais talentosos - independente de diferenças raciais, culturais ou sexuais.

Page 13: 00 Administracao Aplicada a Engenharia

A Necessidade de Treinamento.

• Em sua maioria, os bons administradores são feitos, não nascem prontos.

Isto é, as habilidades administrativas podem e são aprendidas por pessoas de todas as origens. Entretanto, sugere-se que os administradores bem-sucedidos costumam possuir as seguintes qualidades:

Page 14: 00 Administracao Aplicada a Engenharia

• A necessidade de administrar. Somente pessoas que queiram influenciar o desempenho de outras, e que sintam prazer com isso, têm probabilidade de se tronarem administradores eficazes.

• A necessidade de poder. Os bons administradores têm uma necessidade saudável de influenciar os outros. Para isso, contam com seu conhecimento e com sua habilidade superior, mais do que com a autoridade de suas posições.

• A capacidade de empatia. Os administradores eficazes também conseguem compreender e lidar com as reações emocionais, frequentemente contidas, das outras pessoas, para conseguir sua cooperação.