glaubermarinho.files.wordpress.com  · web viewesaf - 2012 - receita federal - auditor fiscal da...

26
GRUPOS DE TRABALHO – trabalho em equipe De acordo com Gibson (1990), um grupo é uma unidade social que consiste de dois ou mais indivíduos mutuamente dependentes, interativos e que se esforçam para atingir metas comuns. Albino (1999), analisando a literatura sobre o assunto, categoriza os grupos organizacionais em formais e informais. Grupos formais são os criados pela própria organização.Grupos informais, diferentemente dos grupos formais, são criados pelos próprios participantes. Nesse caso, a participação é decidida pelos interesses coletivos comuns. Um grupo de trabalho pode ser caracterizado como um grupo que interage, principalmente, para partilhar informações e para tomar decisões que ajudem cada membro a se desempenhar na realização de suas responsabilidades (Robbins, 1999). Desta forma, o desempenho do grupo é simplesmente a soma das contribuições individuais de cada membro. Grupos de trabalho têm uma estrutura que molda o comportamento dos membros e torna possível explicar e prever parte do comportamento individual dentro do grupo, assim como o desempenho do próprio grupo. São variáveis estruturais: liderança formal, papéis, normas, status do grupo, tamanho do grupo, composição do grupo e grau de coesão do grupo. Entre os processos que ocorrem dentro de um grupo de trabalho incluem-se os seguintes aspectos: padrões de comunicação para trocas de informação, processos de decisão de grupo, comportamento do líder, dinâmicas de poder, interações conflitantes, etc. O nível potencial de desempenho de um grupo é, em grande parte, dependente dos recursos que seus membros individuais trazem para o grupo: habilidades e características de personalidade (Robbins, 1999). Equipes de trabalho Em uma equipe, ao contrário de um grupo, os membros têm que depender da cooperação dos elementos do grupo para alcançar suas metas. De acordo com Robbins & Finley (1997), em nossa vida profissional e pessoal, as equipes ocupam um lugar importante. Porém, segundo os autores, um grupo de pessoas não é uma equipe. O que caracteriza uma equipe é o alto grau de interdependência dos componentes, direcionada 1

Upload: phamkien

Post on 08-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

GRUPOS DE TRABALHO – trabalho em equipe

De acordo com Gibson (1990), um grupo é uma unidade social que consiste de dois ou mais indivíduos mutuamente dependentes, interativos e que se esforçam para atingir metas comuns. Albino (1999), analisando a literatura sobre o assunto, categoriza os grupos organizacionais em formais e informais. Grupos formais são os criados pela própria organização.Grupos informais, diferentemente dos grupos formais, são criados pelos próprios participantes. Nesse caso, a participação é decidida pelos interesses coletivos comuns.

Um grupo de trabalho pode ser caracterizado como um grupo que interage, principalmente, para partilhar informações e para tomar decisões que ajudem cada membro a se desempenhar na realização de suas responsabilidades (Robbins, 1999).

Desta forma, o desempenho do grupo é simplesmente a soma das contribuições individuais de cada membro. Grupos de trabalho têm uma estrutura que molda o comportamento dos membros e torna possível explicar e prever parte do comportamento individual dentro do grupo, assim como o desempenho do próprio grupo. São variáveis estruturais: liderança formal, papéis, normas, status do grupo, tamanho do grupo, composição do grupo e grau de coesão do grupo. Entre os processos que ocorrem dentro de um grupo de trabalho incluem-se os seguintes aspectos: padrões de comunicação para trocas de informação, processos de decisão de grupo, comportamento do líder, dinâmicas de poder, interações conflitantes, etc. O nível potencial de desempenho de um grupo é, em grande parte, dependente dos recursos que seus membros individuais trazem para o grupo: habilidades e características de personalidade (Robbins, 1999).

Equipes de trabalho

Em uma equipe, ao contrário de um grupo, os membros têm que depender da cooperação dos elementos do grupo para alcançar suas metas. De acordo com Robbins & Finley (1997), em nossa vida profissional e pessoal, as equipes ocupam um lugar importante. Porém, segundo os autores, um grupo de pessoas não é uma equipe. O que caracteriza uma equipe é o alto grau de interdependência dos componentes, direcionada para a realização de uma meta ou tarefa. As pessoas concordam sobre uma meta e concordam que a única maneira de atingi-la é trabalhar em conjunto (Albino, 1999). Neste contexto, a equipe de trabalho gera uma sinergia positiva; ou seja, o nível de desempenho é maior que a soma dos esforços individuais (Robbins, 1999).

Segundo Peters (1987), as equipes inevitavelmente obtêm melhores resultados que uma coleção de indivíduos. Como os membros da equipe compartilham recursos e divulgam informação, as equipes coordenadas experimentam maior produtividade, usam recursos mais efetivamente e resolvem problemas melhores que os indivíduos. A Figura 1 apresenta a comparação entre grupos e equipes de trabalho, com base na meta, sinergia, responsabilidades e habilidades (Robbins, 1999).

Comparando grupos de trabalho e equipes de trabalho

1

Fonte: Robbins, Stephen P. Comportamento Organizacional. 8a. ed., Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora, 1999. p. 182.

VANTAGENS DO TRABALHO EM EQUIPE

Fiorelli (2000) apresenta as seguintes vantagens do trabalho em equipe:

Melhor tratamento das informações - as equipes favorecem a franqueza, a confiança e o respeito reduzindo assim interpretações subjetivas. Possibilita ainda o debate de pontos de vistas diferentes, muitas vezes complementares ou opostos.

Redução da ansiedade nas situações de incerteza – Favorecem o apoio mútuo, certificam-se de que outras pessoas possuem as mesmas ansiedades e experimentam novos comportamentos;

Maior geração de idéias Interpretação menos rígida dos fatos e situações Maior probabilidade de evitar erros de julgamento Simplificação da supervisão Simplificação das comunicações interpessoais Fidelidade às decisões tomadas Maior aceitação das diferenças individuais Melhor aproveitamento das potencialidades individuais – A integração

aumenta o conhecimento mútuo, propiciando um melhor aproveitamento das habilidades de cada um e neutralizando os pontos fracos.

Maior chance de sucesso para ações complexas

POSSÍVEIS ASPECTOS NEGATIVOS DO TRABALHO EM EQUIPE

Segundo Fiorelli (2000) o culto às virtudes do trabalho em equipe tem contribuído para entronizá-las como remédio para todos os males e situações e isso favorece o uso de técnicas inadequadas e quando mal conduzidas as equipes podem revelar-se contraproducente. O autor aponta para algumas situações que podem ser negativas no trabalho em equipe, dentre elas:

2

Criação da cultura do “consenso obrigatório” Redução excessiva da supervisão - Supervisores que adquirem demasiada

confiança em suas equipes acabam por se distanciar dos acontecimentos comprometendo suas percepções e conhecimento do cotidiano organizacional.

Radicalização em torno das decisões tomadas Sentimento de identidade excessivo – Esse sentimento pode dificultar a

aceitação de novos integrantes, percebidos como perigo a estabilidade do grupo.

Redução da ousadia em tomadas de decisão - Schein apud Fiorelli (2000) alerta para duas linhas de pensamento quando se trata de decisões que envolvem riscos. Grupos tenderiam a ser mais conservadores do que indivíduos isolados, perde-se a responsabilidade sobre a decisão.

CAUSAS DO MAU FUNCIONAMENTO DA EQUIPE

Peter Drucker apud Fiorelli (2000, p. 157) alerta : “a equipe certa não garante a produtividade, mas a errada a destrói”.

Segundo Fiorelli (2000) existem várias causas que contribuem para falhas no funcionamento de uma equipe.

1. Liderança despreparada ou sem perfil para a tarefa2. Escolha dos participantes sem preocupação com o perfil, com a tarefa e com a

disponibilidade de tempo;3. Falta de preocupação em fixar missão a perseguir e objetivos a alcançar;4. Supervisão inadequada ou inexistente.

FATORES QUE INTERFEREM NO FUNCIONAMENTO DAS EQUIPES

Segundo Fiorelli (2000) o funcionamento da equipe dependerá de como as pessoas atuam e, para isso, diversos fatores contribuem. A importância de cada um desses fatores depende das características da equipe, do serviço e de aspectos situacionais. Abaixo alguns fatores que interferem no funcionamento das equipes:

Formalismo Quantidade de pessoas Qualificação das pessoas Técnicas de funcionamento de equipe – conhecimento por parte do

coordenador de técnicas de funcionamento de equipe. Tipo de trabalho executado Experiências anteriores dos participantes Cultura organizacional para o trabalho em equipe Características comportamentais das pessoas. Fluxo das atividades

http://www.ead.fea.usp.br/semead/5semead/RH/Equipes%20virtuais.pdfhttp://xa.yimg.com/kq/groups/24137146/2106347199/name/Texto_8_-_Trabalho_em_equipe%5B1%5D.pdf

3

Trabalho em equipe: essencial para todas as empresas

por Camila Micheletti

"Finanças? Não. Estratégia? Também não. Tecnologia? Muito menos. O trabalho em equipe continua sendo a vantagem competitiva definitiva - precisamente por ser tão poderoso e ao mesmo tempo tão raro" - afirma o autor Patrick Lencioni logo no início do livro "Os Desafios das Equipes" , da Editora Campus. Brian Clegg e Paul Birch, autores do livro "Trabalho em equipe - Motive e energize sua equipe já" , da Qualitymark, completam dizendo que "o trabalho em equipe supostamente combina os talentos dos indivíduos para gerar algo mais do que é possível com cada indivíduo tomado em separado".

Não há dados que comprovem quando surgiu a idéia de reunir indivíduos em grupos em prol de um objetivo comum, mas sabe-se que esta concepção de equipe existe há muito tempo, desde que se começou a pensar no processo do trabalho. Os professores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, Carlos Haroldo Piancastelli, Horácio Pereira de Faria e Marília Rezende da Silveira, do Departamento de Enfermagem Aplicada da mesma universidade, fizeram um artigo sobre o trabalho em equipe. Lá, eles colocam que a idéia da equipe advém:

Da necessidade histórica do homem de somar esforços para alcançar objetivos que, isoladamente, não seriam alcançados ou seriam de forma mais trabalhosa ou inadequada; Da imposição que o desenvolvimento e a complexidade do mundo moderno têm imposto ao processo de produção, gerando relações de dependência ou complementaridade de conhecimentos e habilidades para o alcance dos objetivos. "O trabalho em equipe, portanto, pode ser entendido como uma estratégia,

concebida pelo homem, para melhorar a efetividade do trabalho e elevar o grau de satisfação do trabalhador", afirmam os autores do estudo.

Mas, antes de discutir as questões que envolvem o trabalho em equipe e a importância do mesmo para o sucesso da organização, é preciso diferenciar o grupo da equipe. Sim, são duas coisas diferentes. De acordo com Carlos Basso, sócio-diretor da Consultoria CR Basso, toda equipe é um grupo, porém, nem todo grupo é uma equipe.

"Grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se reúnem por afinidades. O respeito e os benefícios psicológicos que os membros encontram, em geral, produzem resultados de aceitáveis a bons. No entanto este grupo não é uma equipe. Já Equipe é um conjunto de pessoas com objetivos comuns atuando no cumprimento de metas específicas. A formação da equipe deve considerar as competências individuais necessárias para o desenvolvimento das atividades e atingimento das metas. O respeito aos princípios da equipe, a interação entre seus membros e especialmente o reconhecimento da interdependência entre seus membros no atingimento dos resultados da equipe, deve favorecer ainda os resultados das outras equipes e da organização como um todo. É isso que torna o trabalho desse grupo um verdadeiro trabalho em equipe".

Pedimos a Suzy Fleury, psicóloga e consultora empresarial e esportiva, para exemplificar essa diferença: "Grupo são todas as pessoas que vão ao cinema para

4

assistir ao mesmo filme. Elas não se conhecem, não interagem entre si, mas o objetivo é o mesmo: assistir ao filme. Já equipe pode ser o elenco do filme: todos trabalham juntos para atingir uma meta específica, que é fazer um bom trabalho, um bom filme".

Fazer com que todas as pessoas da organização caminhem na mesma direção não é tão difícil quanto parece. É necessário muita estratégia, objetivos definidos, comunicação eficaz, feedbacks constantes e lideranças compartilhadas. "Este é o ideal de toda equipe e caracteriza a equipe de alta performance, onde todas as potencialidades são usadas da melhor forma", destaca Fátima Motta, professora da ESPM e consultora especializada em desenvolvimento de Lideranças e Comportamento Humano.

* Extraído da reportagem intitulada "Nós S.A.", veiculada pela Revista Amanhã , parceira de conteúdo do Empregos.com.br . HTTP://CARREIRAS.EMPREGOS.COM.BR/CARREIRA/ADMINISTRACAO/GE/SUCESSO/EQUIPE/050704-TRABALHO_EQUIPE.SHTM

QUADRO COMPARATIVO

TRABALHO EM EQUIPE TRABALHO EM GRUPOSUCESSO OU FALHA De todo o grupo IndividualFOCO No resultado final Na tarefaCONFLITOS Estímulo ao conflito funcional Conflitos disfuncionaisCOMUNICAÇÃO Coletiva, efetiva DesestimuladaTRABALHO Sistêmico, interligado,

conhecimento do processoEspecialização em área específica

ESFORÇO Coletivo e do individual IndividualLIDERANÇA Líderes variados FixaERROS Aprendizados pelos erros Inaceitáveis

CONFLITOS FUNCIONAIS DISFUNCIONAISCARATER Positivo NegativoPROMOVEM Reflexão, agrega

valor,comportamento receptivo

Antipatia, inflexibilidade, comportamento defensivo

Questões de concursos

Em relação ao trabalho em equipe, assinale a opção correta.

5

A Embora a atividade em equipe possa ser entendida como resultado de um esforço em conjunto, um único membro pode ser responsabilizado por um fracasso que, porventura, venha a ocorrer.B Em um trabalho em equipe, é desnecessária a cooperação de todos para a realização dos serviços com qualidade.C Trabalhar em grupo visando, principalmente, a benefício próprio é fator que dificulta o funcionamento adequado da equipe.D O trabalho em equipe pode ser definido como aquele realizado por um grupo de pessoas que se aplicam a uma tarefa, sem terem, necessariamente, objetivos comuns.QUESTÃO 39

É indispensável que o profissional tenha habilidades adequadas para o trabalho em equipe. Acerca das competências interpessoais no trabalho em equipe, julgue os itens a seguir.

I Saber expor as próprias opiniões é uma competência importante para o trabalho em equipe.C

II Os pontos de vista dos integrantes da equipe de trabalho devem ser valorizados de acordo com quem os está expressando.E

III Fazer concessões em nome do grupo é atitude a ser evitada no trabalho em equipe.E

IV Discordar dos demais membros da equipe, desde que com critério, é atitude construtiva.C

Estão certos apenas os itens

A I e II.

B I e IV.

C II e III.

D III e IV.

João, membro de uma equipe de trabalho, fala muito nas reuniões e, várias vezes, interrompe a fala dos outros antes que tenham acabado de apresentar suas idéias. Quando confrontado com esse tipo de comportamento, apontado pelos demais membros do grupo, irrita-se e entra em conflito com eles.Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens seguintes acerca de relações interpessoais no trabalho em equipe.I Na situação apresentada, João, ao falar demasiadamente, mantém uma comunicação ineficaz com os demais membros da equipe.CII Uma maneira de João superar as divergências com os demais membros do grupo seria aprender a receber as observações sobre o seu comportamento sem uma reação emocional intensa.CIII Os membros do grupo devem permanecer agindo da mesma forma em relação a João, mesmo que a convivência não seja pacífica.EIV A interferência da chefia no relacionamento entre João e os demais membros da equipe dificultaria o entendimento entre eles.EEstão certos apenas os itens

6

A I e II.B I e III.C II e IV.D III e IV.QUESTÃO 40

Equipes de trabalho, no decorrer de seu desenvolvimento, tendem a passar por mudanças que podem desencadear dificuldades de relações humanas. Em relação a esse assunto, assinale a opção incorreta.

A Em um grupo com bom funcionamento e união, a saída de um membro não provoca desequilíbrio na vida grupal, em nenhuma circunstância.

B Um grupo no qual seja praticada a solidariedade entre seus membros pode ter dificuldade em aceitar a inclusão de um novo elemento no grupo.

C Quando são raros os contatos entre chefias e subordinados, os problemas de relações humanas nas equipes de trabalho podem aumentar.

D Uma atitude construtiva para solucionar os problemas de relações no trabalho é procurar esclarecer as dificuldades e buscar as soluções em conjunto.

UnB/CESPE – TST / 2008Cargo 8: Técnico Judiciário – Área: Administrativa–

Acerca das características que envolvem o trabalho em equipe, julgue os itens que se seguem.95 A confiança deve fazer parte das relações entre os membros das equipes de trabalho. Para estabelecê-la, cada membro deve agir com lealdade, coerência e integridade, e deve defender radicalmente suas próprias idéias no grupo, como forma de demonstrar competência e autoconfiança.E96 Cada membro da equipe de trabalho deve responsabilizar-se pela organização e pelo sucesso de sua parte no trabalho, não sendo adequado se envolver nas tarefas dos colegas, uma vez que eles, sendo responsáveis por essas tarefas, serão cobrados pelos resultados que obtiverem.E

Para trabalhar em equipe, o servidor público deve apresentar comportamento adequado a essa forma de atuar. Acerca das características que envolvem o trabalho em equipe, julgue os itens que se seguem.106 O trabalho em equipe deve ter como foco os objetivos individuais de cada um dos membros da equipe. O objetivo da equipe é a soma desses objetivos individuais.E107 A experiência adquirida no tratamento de conflitos na equipe pode contribuir para o alcance dos objetivos do grupo.C108 A confiança deve fazer parte das relações entre os membros das equipes de trabalho. Para estabelecê-la, cada membro deve agir com lealdade, coerência e integridade, e deve defender radicalmente suas próprias idéias no grupo, como forma de demonstrar competência e autoconfiança.E109 Cada membro da equipe de trabalho deve responsabilizar-se pela organização e pelo sucesso de sua parte no trabalho, não sendo adequado se envolver nas tarefas

7

dos colegas, uma vez que eles, sendo responsáveis por essas tarefas, serão cobrados pelos resultados que obtiverem.E

UnB/CESPE – ME Caderno ÁGUACargo 16: Agente Administrativo - 2008

Integrante de uma equipe de uma unidade administrativa, Elisa apresenta um comportamento ríspido e ofensivo nos seus contatos interpessoais, fazendo ironias freqüentemente e demonstrando desvalorização dos sentimentos dos colegas, de modo que estes evitam estar em contato com ela, o que prejudica a consecução das metas do grupo.

Com base nessa situação hipotética e a respeito de trabalho em equipe, julgue os itens a seguir.76 Elisa poderia melhorar sua competência interpessoal desenvolvendo uma percepção mais acurada das variáveis e inter-relações envolvidas no contexto grupal.C77 O comportamento do grupo, de evitar o contato com Elisa, justifica-se, pois essa atitude é mais adequada do que a exposição dos sentimentos de cada um com relação ao comportamento da servidora, com vistas ao diálogo.E78 Pode-se considerar o comportamento de Elisa com os membros da equipe como não-construtivo, devido aos impactos negativos nas atividades e no grupo.C79 Ao desenvolver uma atitude empática, tentando entender os sentimentos de Elisa, o grupo contribuiria para a possibilidade de compreensão mútua e efetividade interpessoal.C80 Uma abordagem adequada para o líder do grupo resolver o problema seria buscar a harmonização da equipe por meio de atitudes de bom humor, que subestimassem os efeitos do problema interpessoal.E

UnB / CESPE – TRE/ALCom referência ao trabalho em equipe, julgue os itens a seguir.98. Para obter sucesso com sua equipe, o gerente deve abolir a postura de autoritarismo e agir como parte integrante da equipe. C99. A eficácia e a eficiência do trabalho em equipe são igualmente resultantes do empenho individual e coletivo. C100. O trabalho em equipe meritório enseja atitudes de lealdade, dedicação, disciplina e colaboração dos subordinados com o seu superior, mas não, com seus pares. E

UnB/CESPE – MTE - 2008Cargo 1: Administrador

Julgue os itens a seguir, acerca de trabalho em equipe.·.52 Mesmo que todas as barreiras tenham sido ultrapassadas e o grupo seja muito coeso e homogêneo, ainda assim existe a possibilidade de esse grupo tornar-se resistente a mudanças e a opiniões discordantes. C54 As equipes são vantajosas porque rompem a rigidez hierárquica das empresas baseadas em compartimentos, facilitam o processo de comunicação interna e reúnem pessoas com conhecimentos de várias áreas, aproximando-as. C

8

55 O trabalho em equipe sempre gera maior produtividade, pois pessoas trabalhando em grupo são mais eficazes que indivíduos trabalhando isoladamente. E

MMA 2009Recentemente, fizemos um processo seletivo na instituição em que trabalho, e eu fazia parte da comissão para a escolha de pessoal para a área de saúde: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, técnicos diversos e maqueiros. Aplicamos as provas de manhã e na parte da tarde fomos realizar a correção, em um processo que envolveu aproximadamente 500 candidatos para 100 vagas distribuídas entre os cargos acima citados. Como teríamos de corrigir um montante grande de provas, fizemos pequenos grupos com quatro pessoas para realizar o trabalho. Cada grupo implementou um mecanismo de correção, tendo sempre o cuidado de fazer uma análise clara e imparcial. Em alguns grupos, cada membro dos grupos fazia toda a análise do gabarito, a observação de duplicidade de respostas, rasuras e nomes na folha e a contagem dos pontos com a folha espelho e, feito isso, passava para outro do grupo avaliar o mesmo gabarito, e assim houve demora no processo de análise. Houve muita discussão no meu grupo, mas todos se mostraram dispostos a sugerir e aceitar sugestões de como fazer o trabalho. Meu grupo resolveu realizar uma sequência, ou seja, um conferia se não havia duplicidade de respostas, o outro, com a folha espelho, destacava com caneta especial as respostas certas, outro contava os pontos e o último recontava a pontuação e passava o resultado para a lista contendo o nome do candidato. Assim, conseguimos, no meu grupo, ter um bom rendimento, trabalhando e preservando a lisura do processo. Terminamos primeiro que os outros grupos, não nos cansamos, ficamos satisfeitos com o resultado e ainda fomos ajudar colegas de outro grupo, onde também implantamos nossa metodologia, que foi bem aceita porque esse outro grupo já era sabedor do nosso rendimento.Internet: <www.plugbr.net/um-exemplo-de-trabalho-em-equipe> (com adaptações).Considerando o relato acima apresentado, julgue os próximos itens, acerca do trabalho em equipe.97 O exemplo ilustra como o trabalho em equipe requer uma divisão clara das atividades e atribuições dos membros.C 98 A equipe que terminou primeiro conseguiu demonstrar sua superioridade perante os outros, pois demonstrou que a liderança é fundamental para o alcance de propósitos coletivos. E99 A satisfação dos membros com a equipe, como foi ilustrado no exemplo, é um dos critérios de efetividade de equipes.C100 Na situação descrita no texto, os membros do grupo que terminou primeiro a tarefa apresentaram um comportamento receptivo dentro do grupo. C

DFTRANS - 2008 Servidores de uma instituição pública necessitam realizar um trabalho em conjunto. Embora apresentem as competências técnicas necessárias, não conseguem atingir os objetivos negociados, devido a problemas interpessoais.Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir, relativos ao trabalho em equipe.

9

117 Com base nas informações contidas na situação apresentada, não se pode definir o referido trabalho como trabalho em equipe, pois parece faltar a disposição dos membros envolvidos para compartilhar objetivos e cooperar uns com os outros.C118 Os conflitos entre os membros do grupo podem estar relacionados à insatisfação de necessidades individuais ligadas a poder e afetividade.C119 A exploração de percepções e sentimentos entre os membros do grupo aumentaria os problemas interpessoais e prejudicaria o alcance da compreensão mútua.E120 Os problemas de participação do grupo podem ter como origem aspectos intrapessoais, no entanto, a apreensão da situação interpessoal está condicionada ao contexto do trabalho a ser desenvolvido.E No lindo e charmoso GP noturno de Cingapura, Felipe Massa poderia assumir a ponta do campeonato, caso ficasse à frente do adversário direto ao título da temporada 2008, o inglês Lewis Hamilton.No entanto, aconteceu uma falha na equipe. Na situação que se está ilustrando, a alegação de muitos foi de que a falha teria sido do mecânico-chefe da Ferrari, Federico Uguzzoni. O automobilismo é um dos maiores exemplos do trabalho de equipe bem-sucedido. O que é feito no pit-stop é um modelo de sincronia total e resultado de aperfeiçoamento permanente. A equipe sabe que muitas vezes é no pitstop que o piloto garante a sua vitória. Mesmo sendo modelo de trabalho de equipe, o automobilismo, como todos os esportes, pode errar. Além da parte emocional, também uma competência a ser constantemente trabalhada, é importante aceitar que a tecnologia está no top, mas não é infalível. O sistema eletrônico falhou nos boxes da equipe italiana, como pode ocorrer no sistema da empresa, do banco etc.Recentemente, a cidade de São Paulo e algumas outras do estado entraram em pânico, porque a Internet saiu do ar. O jovem piloto brasileiro Felipe Massa foi campeão ao chamar a responsabilidade para toda a equipe e, principalmente, ao convocar a energia de todos para a próxima corrida. Independentemente do resultado da prova, ele já mostrou que é vitorioso como líder, como parte de um time e como piloto que sabe do esforço de muitos para que ele possa subir no pódio. Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a multiplicidade de aspectos que ele suscita, julgue os seguintes itens.91 Uma equipe de trabalho é reconhecida como um conjunto de relações dinâmicas e complexas que envolvem pessoas que são vistas e se veem como membros de um grupo relativamente estável, que interagem e compartilham técnicas, regras, procedimentos e responsabilidades, utilizadas para desempenhar tarefas e atividades com a finalidade de atingir objetivos mútuos.Tal situação é ilustrada no caso relatado no texto.92 Para que uma equipe de trabalho funcione adequadamente, é necessário que o poder seja exercido de forma desigual entre os membros do grupo, como ilustrado no caso em tela. C93 Fatores psicológicos, como cortesia, presteza e tolerância, influenciam negativamente a produtividade do grupo.E94 Nas equipes de trabalho, a responsabilidade é individual, apesar de o autor do texto argumentar o contrário.E

10

95 O desempenho não é igual quando se está sozinho e quando se faz parte de uma equipe. Como ilustrado no texto em apreço, o desempenho na equipe, em qualquer circunstância, é sempre superior.E

MI 2009

É fácil encontrar defeitos, qualquer um pode fazê-lo, entretanto, encontrar qualidades é tarefa para aquelas pessoas com espírito superior, que são capazes de inspirar todos os êxitos humanos.Paulo Sérgio F. Rodrigues. A importância do trabalho emequipe. 2007. Internet: <www.ilustrado.com.br>.Com relação ao trabalho em equipe, julgue os itens que se seguem.88 O gerente condescendente torna-se, necessariamente, um líder. E89 A frase “No dia em que eu sair desta organização, ela para!”, muito ouvida pelos corredores, tanto de organizações públicas quanto de organizações privadas, reflete claramente a ótica dos verdadeiros chefes de equipe.E90 O compromisso de dirigentes e empregados com objetivos comuns garante o sucesso do trabalho em equipe. E

FUNIVERSA1) Assinale a alternativa em que as características citadas são de grupos de trabalho eficazes.(A)Relacionamentos competitivos, informação usada para acumular poder, atmosfera cautelosa.(B)Decisões por consenso, conflitos em torno de questões e não de pessoas, relacionamento colaborativo.(C)Reconhecimento dos colegas, ênfase no poder, decisões por maioria.(D)Poder centrado em competência, grupos fechados, concordância com metas impostas.(E)Utilização eficiente de recursos, conflitos destrutivos, recompensas em bases pouco claras e , às vezes, arbitrárias.

2) É indispensável que o profissional tenha habilidades adequadas para o trabalho em equipe. Acerca das competências interpessoais no trabalho em equipe, julgue os itens a seguir.I Saber expor as próprias opiniões é uma competência importante para o trabalho em equipe.CII Os pontos de vista dos integrantes da equipe de trabalho devem ser valorizados de acordo com quem os está expressando.EIII Fazer concessões em nome do grupo é atitude a ser evitada no trabalho em equipe.EIV Discordar dos demais membros da equipe, desde que com critério, é atitude construtiva.CEstão certos apenas os itensA I e II.B I e IV.C II e III.

11

D III e IV.

3) Equipes de trabalho, no decorrer de seu desenvolvimento, tendem a passar por mudanças que podem desencadear dificuldades de relações humanas. Em relação a esse assunto, assinale a opção incorreta.A Em um grupo com bom funcionamento e união, a saída de um membro não provoca desequilíbrio na vida grupal, em nenhuma circunstância.B Um grupo no qual seja praticada a solidariedade entre seus membros pode ter dificuldade em aceitar a inclusão de um novo elemento no grupo.C Quando são raros os contatos entre chefias e subordinados, os problemas de relações humanas nas equipes de trabalho podem aumentar.D Uma atitude construtiva para solucionar os problemas de relações no trabalho é procurar esclarecer as dificuldades e buscar as soluções em conjunto.

UnB/CESPE – FUNDAC / PBCargo 9: Agente Protetivo 2008Considerando as relações humanas no trabalho, assinale a opção incorreta.

A O convívio regular entre os membros de uma instituição caracteriza uma relação humana.

B Relações harmoniosas entre os membros da organização podem ser alcançadas com uma atitude de respeito pela maneira de sentir e de entender as situações de cada pessoa.

C Ressentimentos no grupo de trabalho podem ser gerados pela maneira ríspida com que um colega trata os demais.

D Os problemas que os membros da organização vivenciam devem ser resolvidos por cada um deles, sem a necessidade de auxílio mútuo.

(DPU, Cespe - Agente Administrativo - 2010) Com relação ao trabalho em equipe, assinale a opção correta.

A O trabalho em equipe inevitavelmente gera estresse nos seus membros em virtude da complexidade das relações entre eles.

B)  A efetividade do trabalho em equipe é garantida, de maneira completa, pela qualidade do relacionamento interpessoal entre os seus membros.

C)  O trabalho em equipe também gera conflitos de relações interpessoais denominados conflitos disfuncionais.

D)  O trabalho em equipe gera a dissolução da identidade de cada membro.E)  Um trabalho em equipe será tanto menos produtivo quanto mais o

chefe do serviço definir os objetivos e as metas, uma vez que essa conduta reduz a criatividade do grupo.

 

(DPU, Cespe - Agente Administrativo - 2010) Hoje, mais do que anteriormente, o trabalho em equipe tem sido incentivado em praticamente todas as áreas da atividade humana. Vários autores têm destacado as vantagens dessa forma de trabalho em relação ao trabalho individual. Apesar desse reconhecimento, na

12

prática existem muitas dificuldades à sua realização. Em parte, isso se deve às diferentes percepções do que seja uma equipe e dos fatores que aumentam seu desempenho e garantem sua efetividade. A respeito dos fatores que afetam o desempenho e a efetividade da equipe, assinale a opção correta.A)  Para se melhorar o desempenho de uma equipe de trabalho, recomenda-

se restringir sua avaliação à atuação da equipe como um todo, recompensando-se os membros do grupo de forma igualitária.

B)  Para ser eficaz, uma equipe de trabalho deve prever um campo de atuação restrito de seus membros.

C)  O gestor que aumenta o salário de seus colaboradores necessariamente tem um incremento proporcional no desempenho deles.

D)  Um conjunto de pessoas que trabalham de forma coordenada e organizada e com objetivos comuns constitui uma equipe de trabalho, todavia essas condições não são suficientes para que essa equipe seja efetiva na realização das tarefas.

E)  Toda equipe de trabalho necessita de um líder porque o trabalho do líder é imprescindível para que os objetivos do grupo sejam alcançados. 

       

Prova: CESPE - 2010 - DPU - Agente Administrativo Acerca das equipes de trabalho e do comportamento das pessoas nesse contexto, assinale a opção correta.

a) Garante-se a qualidade do relacionamento na equipe quando pelo menos alguns dos membros do grupo possuem competência interpessoal inata.

b) O sistema de comunicação e de feedback individual e grupal possibilita a positiva interação entre os membros da equipe e viabiliza a sinergia.

c) Devido ao próprio padrão de comportamento, as pessoas agem, em grupo ou individualmente, sempre da mesma forma, independentemente do ambiente em que estejam.

d) O simples fato de as pessoas trabalharem em grupo gera, na equipe, sentimentos de satisfação e harmonia, pois a interação entre pessoas de diferentes perfis e comportamentos implica apoio mútuo.

e) Em razão de sua vivência em sociedade, os indivíduos são capazes não só de prever, mas também de interpretar as reações das outras pessoas, o que impede que haja distorções no relacionamento interpessoal nos grupos. FCC - 2010 - Sergipe Gás S.A. - Assistente Administrativo Atitudes que contribuem positivamente para administrar conflitos são:

a) aprender a ouvir e impor sua opinião.

b) colocar-se no lugar do outro e esclarecer as dúvidas.

c) nunca dizer não e evitar fazer julgamentos.

d) deduzir o que o outro quis dizer e comunicar-se adequadamente.

e) demonstrar interesse pelo outro e subjetividade.

No ambiente de trabalho, são atitudes que contribuem para o trabalho em equipe:

a) diálogo, motivação, impaciência.

13

b) responsabilidade, individualismo, cortesia.

c) egocentrismo, empatia, controle.

d) solidariedade, entrosamento, união.

e) negociação, inflexibilidade, autonomia.

FCC - 2010 - DNOCS - Agente Administrativo O trabalho em equipe também gera conflitos de relações interpessoais, denominados conflitos disfuncionais,PORQUE o atrito e as hostilidades interpessoais inerentes aos conflitos de relacionamento aumentam o choque de personalidades e reduzem a compreensão mútua, impedindo, assim, a realização das tarefas organizacionais com eficiência.

É correto concluir que

a) a primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.

b) a primeira afirmativa é falsa e a segunda verdadeira.

c) as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

d) as duas afirmativas são falsas.

e) as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

Prova: CESPE - 2012 - ANATEL - Técnico AdministrativoDisciplina: Gestão de Pessoas | Assuntos: Equipes; Julgue os itens a seguir, referentes a trabalho em equipe.O trabalho em equipe, a despeito de demandar mais tempo e consumir mais recursos dos trabalhadores, comparado ao o trabalho individual, é o modelo de trabalho mais eficiente para o desenvolvimento de quaisquer atividades nas organizações.E

Prova: ESAF - 2012 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Prova 1 - Gabarito 1

Disciplina: Gestão de Pessoas | Assuntos: Equipes; 

Considerando-se que uma equipe é um conjunto de pessoas com conhecimentos

complementares, que trabalham em conjunto, partilhando a responsabilidade, é correto 

afirmar que

 a) o resultado obtido seja menor ou igual à soma das contribuições individuais

alcançadas.

 b) haja aumento da satisfação psicológica e das dificuldades de comunicação

interpessoal.

 c) a tomada de decisões melhore em função do aumento do número de

alternativas de solução.

14

 d) haja um aumento gradual do controle exercido pelo coordenador para

garantir a disciplina do grupo.

 e) o comprometimento seja diluído em função das tarefas delegadas embora a

solidariedade aumente.

Prova: CESPE - 2012 - ANCINE - Técnico Administrativo

Disciplina: Gestão de Pessoas | Assuntos: Equipes; 

A respeito do trabalho em equipe, julgue os itens subsecutivos.

Em uma equipe de trabalho, o papel socioemocional é evidenciado quando um indivíduo

proporciona apoio para as necessidades emocionais de seus colegas de trabalho. C

Pessoas motivadas e convencidas a permanecer em uma equipe constituem exemplo de

coesão das equipes de trabalho.C

Prova: CESGRANRIO - 2012 - Transpetro - Administrador Júnior

Disciplina: Gestão de Pessoas | Assuntos: Equipes; 

O trabalho em equipe é o maior desafio dentro das organizações. É uma tarefa complexa

reunir equipes e garantir o desempenho, já que engloba pessoas com atitudes,

conhecimentos e características diferentes. 

Para a formação de uma equipe de um departamento com alto desempenho, é necessário

que essa equipe saiba agilizar tarefas e desenvolver a comunicação em clima aberto e

confiável. 

Os atributos necessários para atingir tais metas são, respectivamente,

 a) clareza e responsabilidade

 b) criatividade e clareza

 c) interação e flexibilidade

 d) rapidez e interação

15

 e) responsabilidade e flexibilidadeProva: FCC - 2012 - TRF - 2ª REGIÃO - Analista Judiciário - Psicologia

Disciplina: Gestão de Pessoas | Assuntos: Ambiente Organizacional;  Equipes; 

Os grupos de trabalho e as equipes de trabalho são semelhantes quanto ao fato de que

ambos têm uma atribuição formal por parte da organização. A diferença está no fato de

que, no grupo de trabalho, o esforço de trabalho de um membro 

 a) apoia-se na característica de que o trabalho de cada pessoa depende do

trabalho da pessoa anterior e, nas equipes de trabalho, isto não ocorre.

 b) depende dos outros membros, mas equipes de trabalho não requerem a

cooperação de cada membro para atingir o resultado final.

 c) depende da coesão entre os membros, sendo que equipes de trabalho

requerem a competição como estímulo para atingir o resultado final.

 d) não depende dos outros membros, mas equipes de trabalho requerem a

cooperação de cada membro para atingir o resultado final.

 e) depende da força da motivação das pessoas do grupo para continuarem a

fazer parte do grupo, já que ninguém pode ser substituído, e a equipe de trabalho não

depende desse fator.

Prova: CONSULPLAN - 2012 - TSE - Analista Judiciário - Psicologia

Disciplina: Gestão de Pessoas | Assuntos: Equipes;  Recursos Humanos;  Relações Humanas; 

No meio organizacional, a equipe é um grupo de pessoas com habilidades que se

completam e que buscam alcançar um objetivo comum pelo qual são responsáveis. Entre

as vantagens do trabalho em equipe, pode-se citar: 

I. maior aprofundamento na abordagem dos problemas. 

II. maior criatividade e motivação no trabalho. 

III. pouca diversidade de ideias. 

Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que 

16

 a) apenas os itens I e II estão corretos.

 b) apenas os itens I e III estão corretos.

 c) apenas os itens II e III estão corretos.

 d) todos os itens estão corretos.Prova: CONSULPLAN - 2012 - TSE - Técnico Judiciário - Área Administrativa

Disciplina: Gestão de Pessoas | Assuntos: Liderança;  Equipes; 

A dificuldade em encontrar pessoal qualificado pode 

servir de estímulo para profissionalizar a gestão de pessoas 

(...). Desde 2010, a formação de pessoal qualificado tornou-se 

a principal preocupação de um empresário dono de uma rede 

de hotéis. Até 2014, esse empresário deve investir pouco mais 

de 1 milhão de reais para treinar o pessoal necessário para 

manter seus planos de expansão. O dinheiro será usado num 

programa de treinamento interno de funcionários que 

ocupam cargos como de governantas e chefes de recepção. 

“Selecionei quem tem mais potencial para liderar equipes”, diz 

o empresário. “Esses funcionários terão aulas de finanças e 

marketing, entre outras disciplinas”. Esse empresário está 

recorrendo às próprias fileiras devido à dificuldade em 

encontrar gente preparada (...). “Em alguns casos levei três 

meses para encontrar o profissional que eu procurava (...). 

Não posso correr o risco de parar de crescer por falta de 

gente”, disse ele. 

(Falta gente na sua empresa? Revista PME Exame. Abril/2011, 

adaptado) 

De acordo com o texto, foram selecionadas as governantas e chefes de recepção que têm

mais potencial para liderar equipes. De acordo com o texto apresentado, uma equipe é 

 a) um conjunto de pessoas que interage, principalmente trocando informações,

experiências e expectativas no trabalho ou tomando decisões que ajudem a cada um em

sua própria área de atividade.

17

 b) um pequeno número de pessoas, com habilidades complementares,

comprometidas umas com as outras e partilhando um objetivo, metas e alguma forma de

trabalho.Prova: IADES - 2011 - PG-DF - Técnico Jurídico - Apoio Administrativo

Disciplina: Gestão de Pessoas | Assuntos: Liderança;  Equipes; 

Fela Moscovici (1994) distingue os conceitos de grupo e equipe. Segundo a autora, a

equipe é um grupo que compreende seus objetivos e está engajado em alcança-los de

forma compartilhada. Em uma equipe de elevado desempenho observa-se 

 a) grande confiança depositada exclusivamente no líder do grupo para a decisão

estratégica e disseminação das informações.

 b) atuação responsável dos membros do grupo e estímulo às opiniões

divergentes.

 c) que as interações entre os participantes inibem o desempenho individual.

 d) que, apesar do baixo grau de integração entre os objetivos dos membros, os

produtos individuais são entregues com qualidade.

 e) que a comunicação com os membros é baseada em fatos reais e evita-se

assumir riscos.

A respeito do trabalho em equipe, julgue os itens subseqüentes.

3. A gestão do trabalho em equipe pressupõe o despojamento da arrogância, da vaidade e da superestimação do cargo por parte dos supervisores.C

4. A eficácia e a eficiência do trabalho em equipe são, igualmente, resultantes do empenho individual e coletivo. C

5. No trabalho em equipe, a subordinação enseja atitudes de lealdade, dedicação, disciplina e colaboração com os pares e com a gerência.C

Parte inferior do formulário

18