pessoal.educacional.com.brpessoal.educacional.com.br/up/4660001/7250811/eca-segunda... · web...

5
1. Leia o texto a seguir do historiador Eric Hobsbawn e responda. TEXTO AS GUERRAS MUNDIAIS “As luzes se apagam em toda a Europa”, disse Edward Grey, secretário das Relações Exteriores da Grã-Bretanha, observando as luzes de Whitehall na noite em que a Grã-Bretanha e a Alemanha foram à guerra. “Não voltaremos a vê-las acender-se em nosso tempo de vida”. Em Viena, o grande satirista Karl Kraus preparava-se para documentar e denunciar essa guerra num extraordinário drama-reportagem a que deu o título de Os últimos dias da humanidade. Ambos viam a guerra mundial como o fim de um mundo, e não foram os únicos. [...] A humanidade sobreviveu. Contudo, o grande edifício da civilização do século XX desmoronou nas chamas da guerra mundial, quando suas colunas ruíram. Não há como compreender o Breve Século XX sem ela. Ele foi marcado pela guerra. Viveu e pensou em termos de guerra mundial, mesmo quando os canhões se calavam e as bombas não explodiam. Sua história e, mais especificamente, a história de sua era inicial de colapso e catástrofe devem começar com a da guerra mundial de 31 anos [...] Temos como certo que a guerra moderna envolve todos os cidadãos e mobiliza a maioria; é travada com armamentos que exigem um desvio de toda a economia para a sua produção, e são usados em quantidades inimagináveis; produz indizível destruição e domina absolutamente a vida dos países nela envolvidos. Contudo, todos esses fenômenos pertencem apenas às guerras do século XX. Na verdade, houve guerras que anteciparam os esforços totais da guerra moderna, como na França durante a Revolução. [...] Apesar

Upload: duongnguyet

Post on 04-Jan-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1. Leia o texto a seguir do historiador Eric Hobsbawn e responda.

TEXTO

AS GUERRAS MUNDIAIS“As luzes se apagam em toda a Europa”, disse Edward Grey, secretário

das Relações Exteriores da Grã-Bretanha, observando as luzes de Whitehall na noite em que a Grã-Bretanha e a Alemanha foram à guerra. “Não voltaremos a vê-las acender-se em nosso tempo de vida”. Em Viena, o grande satirista Karl Kraus preparava-se para documentar e denunciar essa guerra num extraordinário drama-reportagem a que deu o título de Os últimos dias da humanidade. Ambos viam a guerra mundial como o fim de um mundo, e não foram os únicos. [...]

A humanidade sobreviveu. Contudo, o grande edifício da civilização do século XX desmoronou nas chamas da guerra mundial, quando suas colunas ruíram. Não há como compreender o Breve Século XX sem ela. Ele foi marcado pela guerra. Viveu e pensou em termos de guerra mundial, mesmo quando os canhões se calavam e as bombas não explodiam. Sua história e, mais especificamente, a história de sua era inicial de colapso e catástrofe devem começar com a da guerra mundial de 31 anos [...]Temos como certo que a guerra moderna envolve todos os cidadãos e mobiliza a maioria; é travada com armamentos que exigem um desvio de toda a economia para a sua produção, e são usados em quantidades inimagináveis; produz indizível destruição e domina absolutamente a vida dos países nela envolvidos. Contudo, todos esses fenômenos pertencem apenas às guerras do século XX. Na verdade, houve guerras que anteciparam os esforços totais da guerra moderna, como na França durante a Revolução. [...] Apesar disso, antes do século XX, guerras envolvendo toda a sociedade eram excepcionais. [...]

O monstro da guerra total do século XX não nasceu já do seu tamanho. Contudo, de 1914 em diante, as guerras foram excepcionalmente guerras de massa. [...] HOBSBAWN. Eric. Era dos Extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p.30 e 51.

a) Por que o autor afirma que não há como compreender o “breve século XX” sem o estudo das guerras mundiais?

b) Segundo Hobsbawn, quais as características das duas guerras mundiais? Em que medida elas foram diferentes dos conflitos anteriores?

c) Que elos históricos existem entre as duas guerras mundiais e que justificariam o autor tratá-las como um único conflito de 31 anos?

2. Por duas vezes na história, em 1812 e em 1943, os russos/soviéticos, sob um inverno rigoroso de menos 30 °C, derrotaram potências de tendência expansionista: a França de Napoleão e a Alemanha de Hitler, respectivamente. Em ambos os

momentos, os russos/soviéticos adotaram técnicas semelhantes para derrotar os inimigos e foram responsáveis por mudanças decisivas nos rumos da história contemporânea.

a) Explique a estratégia utilizada pelos soviéticos, em 1943, para derrotarem os seus inimigos.

b) Qual a importância da Batalha de Stalingrado para o desfecho da Segunda Guerra Mundial?

3. A Segunda Guerra Mundial foi tema de muitos filmes, séries, livros e revistas em quadrinhos com tendências variadas, sejam épicos ou dramas sobre o conflito. A imagem abaixo, corresponde a capa da revista em quadrinhos do Capitão América publicada pela primeira vez em 1941, ou seja, durante os anos da Guerra. Observe-a e responda.

a) Que papel essa publicação cumpriu no esforço de guerra estadunidense durante a Segunda Guerra Mundial?

b) A respeito da relação entre obra e a História da Segunda Guerra, qual é a memória dos acontecimentos que os autores pretendem estabelecer sobre o conflito?

4. O Holocausto vem sendo cada vez mais associado à memória histórica de sociedades europeias. Leia o texto abaixo e responda o que se pede.

a) O que foi o Holocausto? b) Indique a importância simbólica da criação de memoriais como o citado na reportagem.

5. Leia o texto abaixo.

Ao povo japonês:

A América lhes pede que procurem abrigo imediatamente daquilo se relata neste folheto.

Temos posse do mais destrutivo explosivo jamais conhecido pelo homem. Uma simples bomba nuclear desenvolvida por nós possui o poder de explosão equivalente a 2 mil das nossas gigantes B-29. Esse fato terrível deve ser refletido e ora garantimos que ele é inevitável.

Utilizaremos essa arma em sua terra natal. Se tiverem alguma dúvida, procurem saber o que aconteceu em Hiroshima quando apenas uma bomba atingiu a cidade.

Antes de utilizar a bomba para destruir todos os recursos dos militares que estão prolongando essa guerra desnecessária, nós perguntamos ao seu novo imperador qual a sua posição para acabar com a guerra. Nosso presidente definiu para vocês 13 consequências de uma rendição honrosa; é preciso que vocês aceitem essas consequências e comecem a trabalhar por um novo Japão, melhor e mais amigável.

Vocês devem cessar agora a resistência militar. Do contrário, usaremos resolutamente essa bomba e todas as outras armas necessárias para encerrar essa guerra à força.

EVACUEM SUAS CIDADES.

Em: Harry S. Truman Library and Museum. Disponível em: WWW.trumanlibrary.org/whistlestop/study_collections/bomb/large/documents/pdfs/6-1.pdf#zoom=100. Acesso em: 3 maio 2011. Tradução de Elaine e Maria Helena Senise.

Sobre o lançamento das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, responda:

a) Explique a relação entre guerra e desenvolvimento tecnológico, tomando como referência o texto acima.

b) Que consequências a bomba atômica trouxe para a população japonesa?