· web viewb) havendo testamento ou interessado incapaz, proceder-se-á ao inventário...

21
APOSTILA DE EXERCICIOS DO CURSO PREPARATORIO PARA CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NA ATIVIDADE NOTARIAL E DE REGISTRO Copyright by Anoreg-BR Especialidade: NOTAS (Exercícios do 6.o Concurso Público Outorga de Delegações de Notas e de Registros do Estado de São Paulo - 2009) 01. A competência notarial para lavrar escritura pública de separação consensual requer que o casal que esteja se separando. (A) resida na circunscrição territorial da competência do tabelião de notas. (B) não tenha filhos menores ou incapazes. (C) não tenha filhos menores, nem tampouco exista testamento válido de algum dos cônjuges, no momento da lavratura do ato notarial da separação consensual. (D) não tenha bens a partilhar. 02. Dentre os requisitos da escritura pública de venda e compra a seguir, quais são os essenciais? (A) Local, qualificação das partes, identificação do objeto, preço e forma de pagamento. (B) Data, qualificação das partes, identificação do objeto e preço. (C) Data, local, qualificação das partes, identificação do objeto e quitação. (D) Data, local, qualificação das partes, preço e transmissão da posse. SRTVS Quadra 701, Lote 05, Bloco A, Sala 601/604 Centro Empresarial Brasília – 70.340-906 – Brasília/DF (61) 3323-1555 – www.anoreg.org.br Página 1

Upload: duongminh

Post on 16-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1:  · Web viewB) Havendo testamento ou interessado incapaz, proceder-se-á ao inventário judicial.Todavia, se todos forem capazes e concordes, o inventário e a partilha podem ser

APOSTILA DE EXERCICIOS DO CURSO PREPARATORIO PARA CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NA ATIVIDADE NOTARIAL E DE REGISTRO

Copyright by Anoreg-BR

Especialidade: NOTAS

(Exercícios do 6.o Concurso Público Outorga de Delegações de Notas e de Registros do Estado de São Paulo - 2009)

01. A competência notarial para lavrar escritura pública de separação consensual requer que o casal que esteja se separando.

(A) resida na circunscrição territorial da competência do tabelião de notas.(B) não tenha filhos menores ou incapazes.(C) não tenha filhos menores, nem tampouco exista testamento válido de algum dos cônjuges, no momento da lavratura do ato notarial da separação consensual.(D) não tenha bens a partilhar.

02. Dentre os requisitos da escritura pública de venda e compra a seguir, quais são os essenciais?

(A) Local, qualificação das partes, identificação do objeto,preço e forma de pagamento.(B) Data, qualificação das partes, identificação do objeto e preço.(C) Data, local, qualificação das partes, identificação do objeto e quitação.(D) Data, local, qualificação das partes, preço e transmissão da posse.

03. Francisca nomeia sua neta Sabrina, de 16 anos de idade, como sua mandatária, com plenos e gerais poderes. Pode-se afirmar que

(A) a procuração somente poderá ser utilizada por Sabrina depois que ela completar 18 anos.(B) a procuração é nula porque Sabrina é relativamente capaz.(C) a procuração é válida, porém Francisca não tem como pedir prestação de contas.(D) os atos praticados por Sabrina que exigem capacidade plena como, por exemplo, venda de imóveis, são anuláveis.

04. Assinale a alternativa correta.

(A) O tabelião não poderá fornecer certidão de ato notarial incompleto, por falta de assinatura, sem autorização expressa do Juiz Corregedor Permanente.

SRTVS Quadra 701, Lote 05, Bloco A, Sala 601/604Centro Empresarial Brasília – 70.340-906 – Brasília/DF(61) 3323-1555 – www.anoreg.org.br Página 1

Page 2:  · Web viewB) Havendo testamento ou interessado incapaz, proceder-se-á ao inventário judicial.Todavia, se todos forem capazes e concordes, o inventário e a partilha podem ser

APOSTILA DE EXERCICIOS DO CURSO PREPARATORIO PARA CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NA ATIVIDADE NOTARIAL E DE REGISTRO

Copyright by Anoreg-BR

(B) O tabelião deverá fornecer a certidão de seus atos notariais somente em papel de segurança específico, porém, se esse tipo de papel estiver em falta no cartório, poderá fazê-lo em papel comum, desde que timbrado do próprio cartório.(C) O tabelião poderá cobrar emolumentos de certidão de escritura requerida por autarquia do Estado de São Paulo.(D) Se a certidão fornecida pelo tabelião for em forma reprográfica, fica dispensado o uso de papel de segurança.

05. Quando se diz que é próprio da função dos notários não só a narração documental (dictum) com fé pública (auctoritas + fides), mas também a adequada qualificação jurídica do fato (actum) que há de ser escriturado, estão sendo ressaltadas, respectivamente, as seguintes funções dos notários:

(A) instrumentadora, conciliadora e jurisdicional.(B) interventora, representativa estatal e de aconselhamento.(C) formalizadora, certificadora e de administração de interessespúblicos.(D) redatora, autenticadora e de assessoramento.

06. “... provém de dispositivos das Ordenações...” e “é lançado pelo tabelião em papéis e atos avulsos (como certidões e reconhecimentos de firma); não cabe, segundo a boa técnica, nos seus livros de notas, pois isso, segundo deixa entrever Rocha de Siqueira, aberraria da própria finalidade autenticatóriada rubrica” (Sylvio do Amaral). A referência do texto é feita

(A) à certificação digital de tabelião.(B) ao sinal público de tabelião.(C) à pública-forma.(D) ao selo de autenticidade.

07. Quanto às escrituras públicas de separação e divórcio consensuias, em que o separando ou divorciando for representado por mandatário, e às respectivas procurações, assinale a alternativaerrada.

(A) Essas escrituras públicas de separação e divórcio não podem conter cláusula de renúncia nem de ajuste de obrigação alimentar (essa matéria deve ser objeto de solução judicial).(B) O prazo de validade dessas procurações é de 30 (trinta) dias, mas se forem lavradas no exterior podem ter prazo de validade de até 90 (noventa) dias.

SRTVS Quadra 701, Lote 05, Bloco A, Sala 601/604Centro Empresarial Brasília – 70.340-906 – Brasília/DF(61) 3323-1555 – www.anoreg.org.br Página 2

Page 3:  · Web viewB) Havendo testamento ou interessado incapaz, proceder-se-á ao inventário judicial.Todavia, se todos forem capazes e concordes, o inventário e a partilha podem ser

APOSTILA DE EXERCICIOS DO CURSO PREPARATORIO PARA CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NA ATIVIDADE NOTARIAL E DE REGISTRO

Copyright by Anoreg-BR

(C) O mandatário deve ser constituído em instrumento público.(D) Poderes especiais não se confundem com descrição decláusulas essenciais do ato a ser praticado, e essas procuraçõesdevem expressar ambos.

(TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SULPoder Judiciário Corregedoria-Geral de Justiça Concurso Público)

08. Dentre outras atribuições, compete, com exclusividade, aos tabeliães de notas (A) formalizar juridicamente a vontade das partes.(B) lavrar atas notariais.(C) autenticar fatos.(D) intervir nos atos a que as partes devam dar forma legal.(E) intervir nos negócios jurídicos a que as partes queiram dar autenticidade.

09. O reiterado descumprimento dos deveres ou a falta grave sujeita os notários e os oficiais de registro à pena de (A) repreensão.(B) advertência.(C) multa de 1 a 10 salários mínimos.(D) suspensão por 30 dias.(E) suspensão por até 120 dias.

10. Os livros e papéis pertencentes ao arquivo do cartório ali permanecerão(A) por 10 anos.(B) por 20 anos.(C) até que se opere a decadência do ato ou negócio jurídico.(D) até que se opere a prescrição do negócio jurídico.(E) indefinidamente.

(CONCURSO PÚBLICO DE INGRESSO, DE PROVAS E DE TÍTULOS, PARA A DELEGAÇÃO DOS SERVIÇOS DE TABELIONATO E DE REGISTRO DO ESTADO DE MINAS GERAIS - Edital n. 02/2007 - Belo Horizonte, 5 de agosto de 2009)

11. Nos termos do Estatuto Profissional dos Notários e Registradores (Lei n. 8.935, de 1994), é INCORRETO afirmar:

SRTVS Quadra 701, Lote 05, Bloco A, Sala 601/604Centro Empresarial Brasília – 70.340-906 – Brasília/DF(61) 3323-1555 – www.anoreg.org.br Página 3

Page 4:  · Web viewB) Havendo testamento ou interessado incapaz, proceder-se-á ao inventário judicial.Todavia, se todos forem capazes e concordes, o inventário e a partilha podem ser

APOSTILA DE EXERCICIOS DO CURSO PREPARATORIO PARA CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NA ATIVIDADE NOTARIAL E DE REGISTRO

Copyright by Anoreg-BR

A) É livre a escolha do tabelião de notas, conforme seja o domicílio das partes ou o lugar da situação dos bens objeto do ato ou negócio, não podendo praticar, em nenhuma hipótese, atos de seu ofício fora do Município para o qual recebeu a delegação, competindo-lhe ainda reconhecer firmas em documentos destinados a fins de direito marítimo.B) Compete aos notários formalizar juridicamente a vontade das partes nos atos e negócios jurídicos a que devam ou simplesmente desejam dar forma legal, autorizando a redação ou redigindo os instrumentos adequados, competindo-lhes conservar os originais e expedir cópias fidedignas de seu conteúdo, além de autenticar fatos.C) Aos tabeliães de notas compete autenticar cópias, reconhecer firmas, lavrar atas notariais, testamentos públicos e aprovar os cerrados, bem como escrituras e procurações públicas.D) Os tabeliães de protesto, além de lavrá-lo, são encarregados de registrar o ato em livro próprio, microfilme ou outra forma de documentação, cabendo-lhes ainda averbar o cancelamento do protesto e as alterações necessárias para atualização dos registros efetuados.

12. Sobre a atividade notarial, assinale a alternativa INCORRETA.

A) Serviços notariais e de registro são organização técnica e administrativa destinada a garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos.B) A perfeição do ato jurídico realizado pelo notário serve também para evitar a falsidade, inexatidão ou imperfeição de um documento.C) O notário não é consultor jurídico e por isso não deve analisar os fatos de natureza econômica, moral ou familiar submetidos por seus clientes à sua apreciação, sob o prisma do direito.D) A função notarial tem caráter cautelar, imparcial, público e técnico.

13. Todas as afirmativas abaixo são verdadeiras, EXCETO:

A) A atividade notarial, sendo função pública delegada pelo Estado ao particular, deve ser realizada pelos princípios norteadores da Administração Pública, eis que os poderes delegados aos notários são regrados pelo sistema jurídico vigente.B) Alguns princípios específicos da atividade notarial estão expressos no art. 6º da Lei 8.935, de 1994.C) São princípios específicos da atividade notarial, a forma (compete aos notários formalizar juridicamente à vontade das partes); a rogação (os notários só podem intervir nos atos e negócios jurídicos mediante solicitação das partes) e a autenticação (cabe ao notário autenticar fatos).

SRTVS Quadra 701, Lote 05, Bloco A, Sala 601/604Centro Empresarial Brasília – 70.340-906 – Brasília/DF(61) 3323-1555 – www.anoreg.org.br Página 4

Page 5:  · Web viewB) Havendo testamento ou interessado incapaz, proceder-se-á ao inventário judicial.Todavia, se todos forem capazes e concordes, o inventário e a partilha podem ser

APOSTILA DE EXERCICIOS DO CURSO PREPARATORIO PARA CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NA ATIVIDADE NOTARIAL E DE REGISTRO

Copyright by Anoreg-BR

D) A atribuição de fé pública aos atos praticados pelos notários tem por finalidade torná-los autênticos, transformando-os em instrumentos de prova, mas podem ser contestados por falsidade em qualquer grau da esfera administrativa.

14 Aos tabeliães de notas, nos termos da Lei 8.935, de 1994, compete com exclusividade, EXCETO:

A) Lavrar registro de escrituras públicas de bens móveis e imóveis e semoventes.B) Lavrar escrituras e procurações públicas; Lavrar testamentos públicos e aprovar os cerrados.C) Lavrar atas notariais, extrair e conferir ou consertar públicas formas.D) Reconhecer firmas e autenticar documentos.

15. Assinale a alternativa INCORRETA.

A) Os notários não estão adstritos a sigilo profissional, uma vez que suas notas e registros são essencialmente públicos.B) A serventia deverá fornecer recibo, relativo ao pagamento pelo ato de reconhecimento de firma, autenticação de documento, e demais emolumentos incidentes sobre as escriturações realizadas.C) Constitui infração disciplinar do notário a cobrança indevida ou excessiva de emolumentos, ainda que sob a alegação de urgência.D) É dever dos notários afixar em local visível, de fácil leitura e acesso ao público, as tabelas de emolumentos em vigor.

16. Todas as afirmativas abaixo são verdadeiras, EXCETO:

A) A escritura pública lavrada em notas de tabelião deve conter data e local de sua realização; nome, nacionalidade, estado civil, domicílio e residência das partes e demais comparecentes, com a indicação, quando necessário, do regime de bens do casamento, nome do outro cônjuge e filiação.B) A certidão de quitação para com a Justiça Eleitoral é documento indispensável na escritura pública de compra e venda quando uma das partes for ocupante de cargos no Poder Executivo e Legislativo.C) Na escritura pública a manifestação clara da vontade das partes e dos intervenientes deve ser expressamente consignada, configurando assim o núcleo do negócio jurídico.D) Se alguma das partes ou intervenientes não souber assinar, outra pessoa capaz assinará a seu rogo, devendo o notário declarar no ato tal circunstância e colher a impressão digital, indicando o polegar. Em torno de cada impressão deverá ser escrito o nome da pessoa a que pertence, e o notário não poderá dispensar as testemunhas do ato.

SRTVS Quadra 701, Lote 05, Bloco A, Sala 601/604Centro Empresarial Brasília – 70.340-906 – Brasília/DF(61) 3323-1555 – www.anoreg.org.br Página 5

Page 6:  · Web viewB) Havendo testamento ou interessado incapaz, proceder-se-á ao inventário judicial.Todavia, se todos forem capazes e concordes, o inventário e a partilha podem ser

APOSTILA DE EXERCICIOS DO CURSO PREPARATORIO PARA CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NA ATIVIDADE NOTARIAL E DE REGISTRO

Copyright by Anoreg-BR

17. Assinale a afirmativa INCORRETA.

A) O exercício da atividade notarial é incompatível com o da advocacia, o da intermediação de seus serviços ou o de qualquer cargo, emprego ou função públicos, ainda que em comissão.B) A diplomação, na hipótese de mandato eletivo, e a posse, nos demais casos, implicarão o afastamento da atividade notarial.C) Aos notários é vedada a participação em associações ou sindicatos de classe.D) Cada serviço notarial funcionará em um só local, vedada a instalação de sucursal.

18. Assinale a afirmativa INCORRETA.

A) A acessão de direitos hereditários, o contrato de constituição de renda e o pacto antenupcial somente poderão ser celebrados por escritura pública.B) Os notários poderão lavrar escrituras públicas de compra e venda ad corpus com cláusula resolutiva expressa; doação de bens imóveis; divórcio consensual com ou sem partilha de bens, separação consensual com ou sem partilha de bens; declaratória de união estável; inventário e partilha de bens e inventário negativo.C) O tabelião, não conhecendo a língua expressa no documento, não poderá autenticar a sua cópia, pois não conhece o seu conteúdo, e tampouco reconhecer a assinatura do signatário de qualquer documento em língua estrangeira.D) O relativamente capaz pode outorgar procuração, apenas por instrumento público, desde que assistido por seu pai, mãe, ou tutor.

19. Todas as afirmativas abaixo são verdadeiras, EXCETO:

A) O cidadão com 17 anos não pode ser testemunha em atos lavrados por tabelião.B) Havendo testamento ou interessado incapaz, proceder-se-á ao inventário judicial.Todavia, se todos forem capazes e concordes, o inventário e a partilha podem ser feitos por escritura pública , a qual constituirá título hábil para o registro imobiliário. O tabelião somente lavrará a escritura pública se todas as partes interessadas estiverem assistidas por advogado comum ou advogados de cada uma delas, cuja qualificação e assinatura constarão do ato notarial.C) Nos casos de inventário e partilha, a gratuidade do ato não isenta a parte do recolhimento de impostos de transmissão cabível.

SRTVS Quadra 701, Lote 05, Bloco A, Sala 601/604Centro Empresarial Brasília – 70.340-906 – Brasília/DF(61) 3323-1555 – www.anoreg.org.br Página 6

Page 7:  · Web viewB) Havendo testamento ou interessado incapaz, proceder-se-á ao inventário judicial.Todavia, se todos forem capazes e concordes, o inventário e a partilha podem ser

APOSTILA DE EXERCICIOS DO CURSO PREPARATORIO PARA CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NA ATIVIDADE NOTARIAL E DE REGISTRO

Copyright by Anoreg-BR

D) O cônjuge sobrevivente concorre com os descendentes, salvo se aquele for casado com o falecido no regime da comunhão universal ou no da separação obrigatória de bens.

20. Todas as afirmativas abaixo são verdadeiras, EXCETO:

A) Na lavratura da escritura nos casos de inventário e partilha, deverão ser apresentados, dentre outros, os seguintes documentos: certidão de óbito do autor da herança; RG e CPF das partes e do autor da herança; certidões de registro civil comprobatórios do vínculo de parentesco dos herdeiros; certidão de casamento do cônjuge sobrevivente e dos herdeiros casados; certidão de registro de imóveis de propriedade e de ônus atualizada.B) O recolhimento do ITCD, no Estado de Minas Gerais, deve ser antecedente à lavratura da escritura.C) Concorrendo à herança irmão bilateral, herdarão, em partes iguais, os unilaterais.D) Para lavratura de escritura pública de imóvel rural, além das exigências previstas no art. 215 do Código Civil Brasileiro e na Lei n. 7.433, de 1985, é necessária a apresentação do CCIR (certificado de cadastro do imóvel rural), onde consta o código, denominação e localização do imóvel; nome e nacionalidade do detentor.

21. Assinale a alternativa INCORRETA.

A) Constitui crime lavrar ato notarial que envolva pessoa idosa sem discernimento de seus atos, sem a devida representação legal, punido com pena de reclusão de dois a quatro anos.B) Constitui crime coagir, de qualquer modo, o idoso a doar, contratar, testar ou outorgar procuração, punido com pena de reclusão de dois a cinco anos.C) A responsabilidade civil, dos notários e oficiais de registro, independe da criminal. A responsabilidade criminal será individualizada, aplicando-se, no que couber, a legislação relativa aos crimes contra a administração pública.D) O tabelião está dispensado de apresentar à Receita Federal a Declaração Sobre Operações Imobiliárias relativa à escritura de dação de imóvel em pagamento de dívida.

(Provimento de titularidade de serviços notariais e de registro no Distrito Federal – Concurso Público – 2008)

SRTVS Quadra 701, Lote 05, Bloco A, Sala 601/604Centro Empresarial Brasília – 70.340-906 – Brasília/DF(61) 3323-1555 – www.anoreg.org.br Página 7

Page 8:  · Web viewB) Havendo testamento ou interessado incapaz, proceder-se-á ao inventário judicial.Todavia, se todos forem capazes e concordes, o inventário e a partilha podem ser

APOSTILA DE EXERCICIOS DO CURSO PREPARATORIO PARA CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NA ATIVIDADE NOTARIAL E DE REGISTRO

Copyright by Anoreg-BR

De acordo com o comando a que cada um dos itens de 22 a 25, marque, na folha de resposta: o campo designado com o código C, caso julgue item Certo; o campo designado com o código E, caso julgue o item Errado; ou o campo designado com o código SR, caso desconheça a resposta correta. Marque, obrigatoriamente, para cada item, um, e somente um, dos três campos da folha de respostas, sob a pena de arcar com os prejuízos decorrentes de marcações indevidas. A marcação do campo designado com o código SR não implicara apenação.

Relativa à legislação e jurisprudência aplicáveis às serventias registradoras e notariais, julgue os itens.

22 Entre as funções dos tabeliães está fundamentalmente, a de intervir nos atos e negócios jurídicos a que as partes devam ou queiram dar forma legal ou autenticidade.

23 Ao lavrar escritura de transferência da propriedade de um imóvel, o tabelião pode optar por manter no cartório o original ou cópias autenticadas da respectiva certidão de ações reais e pessoais reipersecutórias ou por transcrever na escritura pública os elementos necessários à identificação daquela certidão.

24 Considerando que Augusto tenha todos os seus documentos furtados e não possa se identificar por documento no ato notarial, nessa situação hipotética o tabelião poderá lavrar o respectivo ato, desde que Augusto se apresente acompanhado de duas testemunhas identificadas que o conheçam e que atestem sua identidade.

25 Caso um tabelião, ao lavrar uma escritura, cometa um erro material referente à descrição do imóvel objeto da venda, enquadrado, portanto, como erro relativo à substancia do ato, somente poderá saná-lo mediante escritura de re-ratificação ou por autorização do juiz de registros públicos.

(Poder Judiciário do Estado de Tocantins – Tribunal de Justiça – Concurso Público 2008 – Titularidade de serviços notariais e de registro)

26 Julgue as proposições a seguir acerca dos serviços notariais e assinale a alternativa correta.

I É livre a escolha do tabelião de notas, qualquer que seja o domicilio das partes ou o lugar da situação dos bens objeto do ato ou negocio.II A par da previsão legal específica, o ato de lavrar ata notarial tem respaldo na competência para autenticar fator outorgada aos notários.

SRTVS Quadra 701, Lote 05, Bloco A, Sala 601/604Centro Empresarial Brasília – 70.340-906 – Brasília/DF(61) 3323-1555 – www.anoreg.org.br Página 8

Page 9:  · Web viewB) Havendo testamento ou interessado incapaz, proceder-se-á ao inventário judicial.Todavia, se todos forem capazes e concordes, o inventário e a partilha podem ser

APOSTILA DE EXERCICIOS DO CURSO PREPARATORIO PARA CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NA ATIVIDADE NOTARIAL E DE REGISTRO

Copyright by Anoreg-BR

III Considere a situação em que Caio reside no município de Palmas (TO) e é proprietário de imóvel situado no município de Porto N acional (TO), locado por João. Caio deixou de receber os alugueis por vários meses. Ao tentar contato com João em Porto Nacional (TO), foi informado pelos vizinhos que o locatário desocupara o imóvel havia varias semanas, tendo alguns daqueles vizinhos auxiliado na mudança e presenciado que fora deixado completamente vazio – apesar de as chaves não terem sido restituídas a Caio. De volta a Palmas (TO), Caio dirigiu-se a um tabelionato de notas e solicitou a lavratura de ata notarial por ocasião do arrombamento do imóvel. Neste caso, o tabelião deve recusar-se a praticar o ato porque deverá ser efetivado fora do município para o qual recebeu delegação. IV Considere a situação em que Jose, tabelião de notas, é casado com Maria, que é filha de Manuel e Ana, que são pais, também de Juca. Nesse caso, o tabelião não poderá lavrar qualquer procuração ou escritura pública de interesse de Maria, Manuel, Ana e Juca.V O notário pode perder a delegação por força de decisão decorrente de processo administrativo, e não somente por força de sentença judicial. Quando o caso configurar a perda da delegação, o juízo competente suspenderá o notário, até decisão final, e designará interventor.

(A) Todos os itens estão errados;(B) Há apenas um item certo(C) Há apenas dois itens certos(D) Há apena três itens certos(E) Todos os itens estão certos

(Universidade Federal de Goiás – Concurso unificado para ingresso e remoção nos serviços notariais e der registro do Estado de Goiás – 2008)

27 Os serviços notariais e de registro implicam organização técnica e administrativa. Notário, ou tabelião, e oficial de registro, ou registrador, são profissionais do direito, dotados de fé publica, a quem é delegado o exercício da atividade notarial e de registro. Aos notários compete.

(A) lavrar escrituras e procurações públicas e autenticar cópias.(B) lavrar testamentos públicos e aprovar os cerrados.(C) intervir nos negócios jurídicos a que as partes queiram dar forma legal.(D) lavrar atas notariais, reconhecer firmas e autenticar copias.

28 – Na compra e venda da fazenda São João, com 420 hectares situada no município de Mineiros, Estado de Goiás.

SRTVS Quadra 701, Lote 05, Bloco A, Sala 601/604Centro Empresarial Brasília – 70.340-906 – Brasília/DF(61) 3323-1555 – www.anoreg.org.br Página 9

Page 10:  · Web viewB) Havendo testamento ou interessado incapaz, proceder-se-á ao inventário judicial.Todavia, se todos forem capazes e concordes, o inventário e a partilha podem ser

APOSTILA DE EXERCICIOS DO CURSO PREPARATORIO PARA CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NA ATIVIDADE NOTARIAL E DE REGISTRO

Copyright by Anoreg-BR

(A) o instrumento público será lavrado no tabelionato escolhido livremente pelas partes contratantes.(B) a escritura pública, uma vez lavrada, conferirá ao comprador a presunção de domínio.(C) a escritura pública será dispensada se o valor do imóvel rural for inferior a 60 salários mínimos.(D) a escritura publica requererá, para ser lavrada, a apresentação do certificado de cadastro do INCRA e da quitação do ITR dos dois últimos exercícios.

29 - No que diz respeito à responsabilidade dos notários e oficiais de registro.

(A) os notários responderão criminalmente pelos danos que seus prepostos causarem a terceiros na pratica de atos próprios da serventia.(B) a responsabilidade criminal será imputada aos registradores e seus respectivos prepostos.(C) a responsabilidade civil depende da criminal, devendo-se aguardar a apuração desta, para ser exigida aquela.(D) a responsabilidade criminal de preposto não exime os notários e registradores da responsabilidade civil.

30 Na lavratura de atos notariais relativos a imóveis, serão apresentados os documentos de identificação das partes e demais pessoas que comparecerem na escritura pública, quando julgados necessários pelo Tabelião. Ficam dispensadas, na escritura pública de imóveis urbanos, sua descrição e caracterização, desde que.

(A) apresente, o interessado o comprovante do pagamento do respectivo ITBI.(B) constem esses elementos da certidão do Cartório de Registro de Imóveis.(C) conte a certidão de ações reais e pessoais reipersecutórias relativas ao imóvel.(D) conste a certidão de ônus reais, expedida pelo Registro de imóvel competente.

31 De acordo com as disposições contidas na Lei n 9.129/1981, incumbe ao tabelião de notas.(A) remeter, ao órgão do Ministério Publico, certidão de qualquer ato que, lavrado em cartório, conferir benefícios a incapazes, alem de expedir guias para recolhimento de tributos e outros valores.(B) retirar ou permitir a retirada dos autos originais, salvo, por exemplo, nos casos de vistas fora da escrivania, quando permitido por lei, ou de entrega aos advogados e membros do ministério publico.

SRTVS Quadra 701, Lote 05, Bloco A, Sala 601/604Centro Empresarial Brasília – 70.340-906 – Brasília/DF(61) 3323-1555 – www.anoreg.org.br Página 10

Page 11:  · Web viewB) Havendo testamento ou interessado incapaz, proceder-se-á ao inventário judicial.Todavia, se todos forem capazes e concordes, o inventário e a partilha podem ser

APOSTILA DE EXERCICIOS DO CURSO PREPARATORIO PARA CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NA ATIVIDADE NOTARIAL E DE REGISTRO

Copyright by Anoreg-BR

(C) passar certidões, sem despacho do Juiz, nos processos de interdição, antes de publicada a sentença, e, ainda, naqueles formados em segredo de justiça.(D) registrar as sentenças na integra, em livro próprio. No prazo de quarenta e oito horas de sua publicação, salvo se o ato for transcrito por inteiro na ata de audiência de instrução e julgamento e passar certidões.

(Corregedoria Geral da justiça do Estado do Rio de Janeiro – XLI Concurso Publico para Admissão nas Atividades Notariais e ou Registrais do Estado do Rio de Janeiro)

32 É correta a alternativa.

a) em direito privado, não se admite mandato verbal.b) o maior de 16 e menor de 18 anos, não-emancipado, não pode ser mandatário.c) a procuração em causa própria relativa a imóveis deverá conter os requisitos da compra e venda e por suas normas serão regidas.d) uma vez conferido o mandato, fica o mandatário desobrigado à prestação de contas ao mandantee) o relativamente capaz pode outorgar procuração apenas por instrumento público, sendo, neste caso, dispensada a assistência ao ato.

33 Na analise das afirmativas abaixo.

I. Na escritura publica de inventario e partilha, deverá ser apresentado, alem dos documentos exigidos por lei, o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural – CCIR – se houver imóvel rural a ser partilhado.II Não é necessário fazer menção aos documentos apresentados nas escrituras previstas na Lei 11441/07, se os mesmos forem arquivados.III Havendo um só herdeiro, maior e capaz, com direito à totalidade da herança, não haverá partilha, lavrando-se a escritura do inventario e adjudicação de bens.IV Não é admissível a sobrepartilha por escritura publica.V A existência de credores do espolio impedira a realização do inventario e partilha, ou adjudicação, por escritura publica.

É correto afirmar que:

SRTVS Quadra 701, Lote 05, Bloco A, Sala 601/604Centro Empresarial Brasília – 70.340-906 – Brasília/DF(61) 3323-1555 – www.anoreg.org.br Página 11

Page 12:  · Web viewB) Havendo testamento ou interessado incapaz, proceder-se-á ao inventário judicial.Todavia, se todos forem capazes e concordes, o inventário e a partilha podem ser

APOSTILA DE EXERCICIOS DO CURSO PREPARATORIO PARA CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NA ATIVIDADE NOTARIAL E DE REGISTRO

Copyright by Anoreg-BR

a) todas as afirmações estão corretas.b) somente as afirmações I e III estão corretas.c) somente as assertivas I e IV estão corretas.d) apenas as assertivas IV e V estão corretas.e) as afirmações II, III e V estão corretas.

34 – É certo afirmar que, para a pratica de atos notariais, independem de assistência.

a) os maiores de 16 e menores de 18 anos.b) os maiores de 60 anos que quiserem testarc) os deficientes mentais cujo discernimento seja reduzidod) os excepcionais, sem desenvolvimento completoe) o cônjuge, quando casado pelo regime de comunhão parcial de bens.

35 – De acordo com a Lei Federal 8935/1994 (lei dos notários e registradores) no serviço de que é titular, o notário e o registrador.

a) poderão praticar qualquer ato de seu interesse, ou de parente, já que possuem fé pública.b) poderão praticar qualquer ato de seu interesse, desde que autorizado pelo Juízo competente.c) não poderão praticar qualquer ato de seu interesse, ou de seu cônjuge ou de parentes, na linha reta, ou na colateral, consangüíneos ou afins ate o terceiro grau.d) não poderão praticar qualquer ato de seu interesse, ou de seu cônjuge ou de parentes, na linha reta, ou na colateral, consangüíneos ou afins ate o segundo grau.e) não poderão praticar qualquer ato de seu interesse, ou de interesse de seu cônjuge ou de parentes na linha reta, podendo fazê-lo para o parente consangüíneo ate o terceiro grau.

36 – É correto afirmar que, para a lavratura dos atos notariais de que trata a Lei n 11.441/07.

a) a escritura deverá ser lavrada aplicando-se as regras de competência do Código de Processo Civil.b) se as partes não tiverem advogados, o tabelião deverá indicar-lhes um de sua confiança assumindo a responsabilidade pela indicação.c) lavrada a escritura publica de inventário e partilha, separação e divorcio consensuais, as partes terão o prazo de 30 dias para que seja homologada em juízo e recolhidos os tributos.

SRTVS Quadra 701, Lote 05, Bloco A, Sala 601/604Centro Empresarial Brasília – 70.340-906 – Brasília/DF(61) 3323-1555 – www.anoreg.org.br Página 12

Page 13:  · Web viewB) Havendo testamento ou interessado incapaz, proceder-se-á ao inventário judicial.Todavia, se todos forem capazes e concordes, o inventário e a partilha podem ser

APOSTILA DE EXERCICIOS DO CURSO PREPARATORIO PARA CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NA ATIVIDADE NOTARIAL E DE REGISTRO

Copyright by Anoreg-BR

d) não é possível a promoção de inventario extrajudicial por cessionário de direitos hereditários, mesmo com o comparecimento e concordância dos herdeiros.e) é facultada aos interessados a opção pela via judicial ou extrajudicial, podendo ser solicitada, a qualquer momento, a suspensão, pelo prazo de 30 dias, ou a desistência da via judicial, para promoção da via extrajudicial.

37 – Dadas as proposições abaixo:

I. Não é admissível o inventario negativo por escritura publica.II. Não se aplica a Lei 11.441/07 aos casos de óbitos ocorridos antes de sua vigência.III. A escritura publica de inventario e partilha pode ser lavrada a qualquer tempo, cabendo ao tabelião fiscalizar o recolhimento de eventual multa, conforme precisão em legislação tributaria estadual especifica.IV. É vedada a lavratura de escritura pública de inventario e partilha referente a bens localizados no exterior.V. o tabelião não poderá se negar a lavrar escritura de inventario ou partilha mesmo que haja indícios de fraude ou em caso de duvidas sobre a declaração de vontade de algum herdeiro.

É correto afirmar que:

a) todas as assertivas estão corretas.b) apenas as assertivas I e V estão corretas.c) apenas as assertivas II e V estão corretas.d) apenas as assertivas III e IV estão corretas.e) apenas as assertivas IV e V estão corretas.

GABARITO

1-B2-B3-C4-A5-D6-B7-A

8-B9-E10-E11-A12-C13-D14-A

15-A16-B17-C18-C19-A20-C21-D

22-C23-C24-C25-C26-E27-C (ANULADA)

28-A29-D30-B31-A32-C33-B34-C

35-C36-E37-D

SRTVS Quadra 701, Lote 05, Bloco A, Sala 601/604Centro Empresarial Brasília – 70.340-906 – Brasília/DF(61) 3323-1555 – www.anoreg.org.br Página 13