· a associação comercial e industrial de barretos tem como objetivo representar e ......

28

Upload: lamque

Post on 27-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

EDITORIAL

PALAVRA DO PRESIDENTE

Roberto Arutim

04 | Conheça

Qualquer especialista, seja no social, política ou economia, pode confirmar, pela atual situação que o país atravessa, que a crise está no seu topo. Ela já atingiu o ponto máximo e a partir de ago-ra, novos fatos serão raros, surgindo apenas só se forem ramificações dos problemas já constatados como causadores dessa crise.

O Brasil precisa voltar a produzir. As empresas não suportam mais a estagnação, muitas portas estão sendo fechadas, muitos empregos estão sendo perdidos e tanto o setor produtivo como a população em geral, estão sofrendo. A única cer-teza que temos agora, é que a situação não tem

JÁ ENXEU

como piorar. Mas isso em relação à economia brasileira. A crise chegou no topo e as empresas já chegaram no fundo do poço.

O país vive uma das maiores crises políticas do país, com uma série de escândalos que estão vindo à tona, fazendo com que os investidores percam a confiança no mercado econômico. E sem confiança, não tem produção. Todos ficam aguardando o desenrolar dos fatos para decidir qual atitude tomar.

O povo já está cansado de tantas notícias neg-ativas envolvendo políticos. Os noticiários apre-sentam manchetes todos os dias envolvendo políticos em escândalos.

O lado bom é que também a Justiça Federal e a Polícia Federal, estão mostrando trabalho, iden-tificando e, pelo menos em alguns casos punindo os envolvidos.

A crise política atualmente vem atravancando o país. Nossa expectativa é que seja resolvida o mais breve possível, com ou sem impeachment, mas da maneira mais ordeira e consciente pos-sível.

O comércio e a indústria só querem volta a pro-duzir a continuar a crescer.

O COPO

ÍNDICE Presidente: Roberto ArutimVice-presidente: Domingos Sávio S. Freitas Baston2º Vice-Presidente: Giovane Barroti 3º Vice-Presidente: Marco Aurélio Domingues1º Tesoureiro: José Luiz da Silva2º Tesoureiro: José Carlos Abrão Miziara1º Secretário: Edson Takashi Abe2º Secretário: Rodrigo Sanches de OliveiraDiretores: Luiz Carlos Silva, André Luiz Peroni Ângelo, Reginaldo Humberto Queiroz Conselho Consultivo: José Marcelo Abrão Miziara, José Jesus Aparecido Faria, Antô-

nio Carlos Dal Porto, Benedito Habib Jajah, Renato Peghim, Carlos Orestes Pereira, Laerte Henrique Chiqueto, Paulo Sérgio Soprano, Carlos Henrique Nunes, José

Francisco Alves Junior, Odair de Moura e Silva, Luiz Carlos Almado, Chade Rezek Neto, Renato Reis, José Carlos Ribeiro, Antônio Roberto Filisbino, Edson Berger Zactiti

DiretoriasDiretor Departamento Indústria: Sérgio Murad Carneiro Filho, João Bosco de Olivei-

ra, José Eduardo Aníbal, Nilberto Andrade, José Muzetti JuniorDiretor Departamento Comércio : Antônio Roberto Esteves, Caio Lemos Miziara,

José Carlos Dalbo, Luiz Carlos Silva Junior, Renato Cardoso Serradela Telles, Ronaldo Antônio Marques, Fernando Henrique Thomé de Oliveira

Diretor Departamento Serviços: Marco Antônio Duarte Froner, Orlando Carlos de Carvalho, Joaquim Antônio de Souza, Marcos Roberto Ferro, Claudio Roberto Assunção Morone, Daniel Bampa Neto

Conselho Fiscal: Renato Peghim, Antônio Carlos Dal Porto, Paulo Sérgio Soprano

Endereço: Rua 20 n°725 CEP: 14.780-070Tel/Fax: (17) 3321-3200 e-mail: [email protected]

Site: www.acibarretos.com.br

DIRETORIA

Diretor da Revista: José Carlos Firmino da SilvaJornalista Responsável: José Renato A. Pereira, Mtb 24.492Redação, Diagramação, Projeto Gráfico e Capa: Camila Marçal Vieira de

SoutoFotos: Acervo, Patrício Augusto, Maurício Fotógrafo, Nivaldo Gomes, Aquino

José, O Diário, Tininho JuniorFontes: www.acibarretos.com.br, Site da Prefeitura Municipal de Barretos,

IBGE, SEADE, MDIC), DENATRANTiragem: 2 mil exemplaresFotolitos e Impressão: Gráfica Barretos

EXPEDIENTE

EDITORIAL .........................................4ACIB ...................................................7MEMÓRIA............................................8HISTÓRIA ...........................................9A CIDADE ................................. ........10SAÚDE .............................................12INFRA ESTRUTURA ........................16 PERSONALIDADES.................18 E 19INDÚSTRIA.......................................20EDUCAÇÃO.......................................21ECONOMIA.......................................22AGRONEGÓCIO...............................23BARRETENSE DA GEMA .................24BARRETENSE DO CORAÇÃO..........25TURISMO E LAZER .........................26

Revista Conheça Barretos do Peão, da Saúde, das Águas Termais, Cidade Universi-

tária e muito mais!

N° 47 - Ano XVIAbril 2016

07 | Conheça

Sabemos que o papel desem-penhado pela instituição vai além da defesa da classe empresarial, em seus 80 anos de história, a ACIB sempre esteve em busca pelo bem coletivo, oferecendo um mix de serviços para diver-sos públicos.

O atendimento ao empresaria-do e à população é amplo, e vai além das consultas aos siste-mas de proteção ao crédito, ao qual a Associação é filiada. São oferecidos convênios médicos, odontológicos, estéticos, educa-cionais, consultorias jurídicas, cursos e palestras, para treinar e capacitar os funcionários das empresas, promoções, sem con-tar a completa infraestrutura que o seu prédio oferece. Pensando sempre no desenvolvimento da cidade, recentemente foi im-plantado na ACIB o mais novo benefício para as famílias barre-tenses, o PROE Estágios e o Jo-vem Aprendiz.

PROE ESTÁGIOS - Com o intuito de contribuir para a for-mação de novas gerações de profissionais com rapidez e di-namismo, o PROE Estágios irá facilitar a descoberta de novos talentos.

Tem o objetivo de encaminhar estudantes para o mercado de trabalho, por meio do cadastra-mento de empresas e dos candi-datos.

JOVEM APRENDIZ – A im-plantação do Programa na Asso-ciação que colabora com as em-presas no cadastro e seleção dos currículos.

Tem como objetivo valorizar o aspecto educacional do Bra-sil, isso porque para participar do jovem aprendiz é necessário estar estudando, o programa dá preferência aos jovens que es-tudam em escolas públicas e também aos jovens que mantem uma boa frequência e boas notas dentro da sala de aula.

BOA VISTA SCPC (SERVIÇO CENTRAL DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO) – Fornece aos associados infor-mações comerciais de alto nível, de pessoas físicas e jurídicas em todo o Brasil e também interna-cionais.

Sua base de dados contém mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores, e registra 42 milhões de tran-sações de negócios por dia. A Boa Vista SCPC fornece atual-mente mais de 200 milhões de consultas por mês a seus clientes

e consumidores.Dentre elas: Pessoa Física

- SCPC Cheque+; Certocred; SCPC NET; SCPC Integrado; Relatório Imobiliário; Ava-lie Crédito; Certocar; SCPC Cheque; SCPC Enriquecimento; SCPC Completo; SCPC Fone; SCPC Fone +; Accerto PF. Pes-soa Jurídica - Certocred; SCPC Relatório Simplificado; SCPC Relatório Sintético; SCPC NET; Accerto PJ; Cadastro Sintético.

CONVÊNIOS - convênios im-portantes firmados com empre-sas barretenses, oferecem como-didade, facilidade e baixo custo.

Médico Hospitalares - São Francisco e Unimed;

Odontológicos - Prodoc, São Francisco Oper Riso e São Ma-teus;

Escolas - Colégio Barretos, CCBEU Idiomas, Fisk, ISEB, LiceuTec, Microway, Faculdade Barretos e Senac;

Estético - Cirfe; Outros Convênios – Sercon.ASSESSORIAS - Associados

da Acib têm direito à assessoria fiscal, tributária e jurídica.

A Associação Comercial e Industrial de Barretos tem como objetivo representar e promover a defesa dos interesses do Comércio, Indústria e Serviços, junto aos poderes públicos (Municipais, Estaduais, Federais e Autárquicos), além de lutar pelo desenvolvimento de Barretos como um todo.

ACIB

Asssociação Comercial e Industrial de Barretos

MEMÓRIA

Cia. Paulista de Estradas de Ferro

A ESTAÇÃO DE BARRETOS: Foi inaugurada em 1909, ainda na linha-tronco de bitola métrica da Paulista, que vinha então desde Rio Claro. Permane-ceu como ponta de linha até 1926, quando a estação seguinte, Alberto Moreira, foi aberta. Em 1929, com a passagem da linha de 1,60 m, o prédio antigo foi substituído pelo atual.

A estação serviu aos trens de passageiros até março de 1998, quando foram suprimidos pela Fe-pasa. Os trens que seguiam para além de Barretos foram suprimidos bem antes, no início de 1978.Sempre foi assim até o final. Em março de 2002, os trens passaram a correr por uma variante inaugurada a leste da cidade, por onde seguem diretamente de Colina para Colombia. A estação antiga ainda fun-

cionou como tal até 2003. A linha velha foi arranca-da apenas em 2004. Em 2008, o Centro Cultural foi aberto com a estação totalmente restaurada.

A ESTAÇÃO DO FRIGORÍFICO: Foi aberta como um posto telegráfico em 1912 e foi transfor-mada em estação em 10/3/1921. Da estação saia um ramal de bitola larga, pertencente ao Frigorífi-co Anglo, com 4 km divididos em subramais para o transporte de gado e de carne. Este ramal deu o nome para a estação. Os trilhos desses desvios ain-da existiam, em fins de 1999, somente sobravam a plataforma e as fundações da estação, já tomadas pelo mato. Em 2004, a variante foi construída fora de Barretos, em 2003, eliminando os trilhos da área urbana da cidade.

O frigorífico, em 1918: a legenda da foto dizia: “Frigorífico de Barretos, com ramal próprio que bifurca no km 323,837”. (Foto Filemon Peres).

1986 - A estação, já abandonada. Foto do relatório da Fepasa, 1986

HISTÓRIA

Nossos clubes de lazer

JOCKEY CLUBFundado em 1947, tinha um acervo de realizações

sociais e esportivas digna de maior admiração, a par da constituição de um patrimônio grandioso, atestando sua excelente direção e da mentalidade evoluída de seus componentes. Teve sua primeira assembleia, nesse mesmo ano, realizada no Sindi-cato Rural Vale do Rio Grande, onde, meses de-pois, foram aprovados os Estatutos sociais e eleita e empossada a primeira diretoria, que dirigiu o destino do clube até janeiro de 1950. O presidente na época foi o Dr. Manoel X. Camargo.

Em 1948 eram inauguradas as instalações do provisório Hipódromo Barretense. As instalações definitivas, dentre as quais se sobressaía uma gi-gantesca arquibancada, com todos os requisitos, foram inauguradas em 1953, numa das festas mais pomposas a que tem assistido em nossa cidade, tendo a presença do Governador do Estado Prof. Lucas Nogueira Garcez. No ano de 2014 o Jockey Club de Barretos reabriu suas portas aos associa-dos

UNIÃO DOS EMPREGADOS DO COMÉR-CIO

Foi da necessidade de outra entidade social na ci-dade, que um grupo de jovens idealizadores fundou a União dos Empregados do Comércio. A primei-ra reunião antes da fundação aconteceu em Agos-to de 1914, reunindo pessoas que trabalhavam no comércio, e em 30 de agosto o projeto foi aprova-do. O objetivo inicial era de amparo e proteção ao profissional do comércio e posteriormente pro-mover recreação. A primeira sede do Clube foi na Rua 20, hoje o clube possui uma grande área de lazer, com praça de esportes modernos, piscinas, quadra de areia, campo de futebol, sauna, quadra de basquete, vôlei e futsal e uma completa sala de ginástica

RIO DAS PEDRAS COUNTRY CLUBA história do Rio das Pedras Country se mistura

com a de nossa cidade. No ano de 1962, alguns ci-dadãos barretenses juntamente ao Hussein Gemha resolveram construir em Barretos um local que pu-desse propiciar lazer à população. No ano de 1975, transformou-se o “Córrego de Pedras”, além das praias artificiais, restaurante, bar, salões para jogos e outras dependências. Algum tempo depois houve a construção da segunda praia artificial, além da pavi-mentação das alamedas internas e da via de acesso ao parque. Recentemente reformado, conta com área de lazer, com lagos, praias artificiais, quiosques, área para camping, salão social, de jogos infantis, quadras de tênis, vôlei, futebol de campo, social, bocha, praça de eventos, pesque e pague piscinas, solarium e mui-to mais.

GRÊMIO LITERÁRIO E RECREATIVONo dia 26 de abril de 1910 foi fundado o Grêmio

Literário e Recreativo de Barretos. Em 1º de julho, a diretoria adquiriu um novo prédio, que ficou com sede própria durante 42 anos. Em 13 de fevereiro de 1953, fizeram uma permuta, trocando a sede da Rua 18 por meio quarteirão, conhecido, como Lar-go da Feira. Em 1952 foi montada a Boate Bambu nos fundos do Clube, hoje o clube conta com uma nova boate, bem diferente daquela montada no ano de 1952. Além da Varanda e do Restaurante.

O início da Praça de Esportes se deu na década de 30, quando na época Dr. Amir Cotrim, fundou o Tênis Esporte Clube, no ano de 1941 com sede própria. Em 1964 iniciou-se a modernização da Praça de Es-portes, com a construção das quadras poli esportivas e a reforma do campo de futebol, seguido do novo conjunto aquático, reforma do casarão, construção de mais 3 quadras de tênis, sauna, campos de bochas e por fim, um novo campo de futebol, quadra de tênis coberta e uma nova área de estacionamento.

9 | Conheça

Tudo isso faz de Barre-tos um lugar especial. Um lugar onde tudo acontece primeiro. E se deu certo em Barretos, vai dar certo em qualquer lugar do mun-do. Por isso, Barretos está sempre na frente.

A CIDADE

Com uma economia diversificada e fincada em vários pilares de sustentação, Barretos é uma ci-dade polivalente e está sempre à frente em impor-tantes setores da sociedade brasileira. E com cer-teza essa peculariedade é o resultado do espírito amigo e acolhedor dos seus habitantes. Um povo ordeiro e trabalhador que faz de Barretos um lugar especial para se viver.

Endereço do primeiro grande frigorífico do país, Barretos ficou conhecida como a terra do gado e depois a terra do peão. Junto com o frigorífico che-gou a via férrea, que era a marca registrada dos municípios em desenvolvimento. Era a época de ouro do desenvolvimento. Barretos já se destacava no cenário nacional.

A terra do gado e do peão, paulatinamente, foi ganhando novos horizontes e outros setores impor-tantes surgiram na cidade, como por exemplo, a Sembra, que se tornou na mais importante empresa de inseminação artificial do país. O que surgia de novo no país, surgia primeiro em Barretos.

Barretos saiu na frente, por exemplo, em ter um clube country. O Rio das Pedras, com suas praias artificiais, foi modelo para muitos outros clubes que surgiram no país. Mas Barretos já estava na frente.

Em Barretos surgiram sempre novos e grandes empreendimentos. A maior e melhor festa do peão do país acontece aqui, no Chão Preto. A comer-cialização de oxigênio puro tem na cidade uma das mais importantes empresas do país.

A cidade possue um dos maiores centros religio-sos do país: a Cidade de Maria. Um grande local

de religiosidade, de onde saem freiras que atuam em vários pontos do país. Temos aqui na cidade o lar dos criadores e fundadores da Rede Vida de Televisão, que se tornou em um dos mais impor-tantes meios de comunicação religiosa do Brasil. Barretos está na frente.

Além de um centro religioso católico, Barretos também tem uma Mesquita Muçulmana, cujos membros hoje atuam em importantes segmentos da sociedade. São Muçulmanos que contribuem para o progresso da cidade com seus trabalhos e realizações.

Barretos também é uma das poucas cidades do interior a contar com um cemitério particular. Um local diferenciado, construído para transmitir um clima de paz e aconchego. Mais uma vez a cidade saindo na frente.

A terra do peão se transformo também na terra da saúde. O Hospital de Câncer, que nasceu do sonho de um abnegado médico, Dr. Paulo Prata, se tor-nou referência mundial no tratamento do câncer. O hospital cresceu, ganhou novas alas, construiu um hospital infantojuvenil, totalmente diferente de um ambiente hospitalar, para melhor acolher as cri-anças. E Barretos saiu na frente mais uma vez, com a construção do Ircad, um local destinado a cursos sobre cirurgias minimamente invasivas, que recebe médicos do mundo inteiro nos cursos que são ofere-cidos.

Tudo isso faz de Barretos um lugar especial. Um lugar onde tudo acontece primeiro. E se deu certo em Barretos, vai dar certo em qualquer lugar do mundo. Por isso, Barretos está sempre na frente.

Um lugar onde tudoACONTECE!

10 | Conheça

CVC

12 | Conheça

Os AMBULATÓRIOS MÉDICOS DE ESPECIALIDADES (AME) foram criados pelo Governo de São Paulo e instalados em diversas regiões do Estado para apoiar os postos de saúde e out-ros ambulatórios dos municípios, esclarecendo o diagnóstico e aplicando o correto tratamento dos pacientes do Sistema Único de Saúde. Para tanto, a cidade conta com um AME Cirúrgico e um AME Clínico, que possui médicos de diversas especialidades, en-fermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e outros, além de equipamentos instalados para realizar exames das mais variadas naturezas, requisitados pelos médicos do AME ou dos Postos de Saúde.

SAÚDE

AME Barretos - Cirúrgico e Clínico

No AME CIRÚRGICO são realizadas Cirurgias:• Cirurgia Geral: colecistectomia, herniorrafia,

hemorroidectomia.• Cirurgia Vascular: variz unilateral, varizes bilateral,

safenectomia. • Cirurgia Plástica: pequenas cirurgias, mamo-

plastia reducional, ginecomastia, otoplastia. • Cirurgia Pediátrica: postectomia, herniorrafia,

orquidopexia, hipospadia, meatotomia. • Cirurgia de Otorrinolaringologia: amigdalecto-

mia, adenoamigdalectomia, septoplastia. • Cirurgia de Urologia: postectomia, implantação

de cateter uretral, cistostomia, ureterototomia, in-continência urinária. • Cirurgia Dermatologia: pequenas cirurgias,

exerese de pequenas lesões, lipoma, eletrocoagu-lações de lesões cutâneas. • Cirurgia Ortopedia: tenoplastia, retiradas de cor-

po estranho, ressecção de tumores, microneurólise de nervo periférico. • Cirurgia Oftalmologia: cirurgia de pterígio,

catarata, cirurgia de glaucoma e plástica ocular.

No AME CLÍNICO são realizadas Exames:Ultrassonografias:Abdome total; Parede abdominal; Ultrasso-

nografiapélvico abdominal; Ultrassonografiaab-dome superior; Articulação; Próstata (via abdom-inal e transretal); Aparelho urinário; Transvaginal; Obstétrica; Transfontanela; Tireóide; Mamária bilateral; Bolsa escrotal; Doppler colorido de va-sos (até 3 vasos); Biópsia de próstata; Biópsia de tireóide(paaf) e Ecocardiograma.

Tomografias computadorizadas:Articulações (joelho , ombro, tornozelo, punho);

Coluna cervical, dorsal ou lombar; Crânio; Sela túrcica; Órbitas; Seios da face; Ouvidos ou mas-tóides; Abdome total (inferior e superior); Pescoço (partes moles – laringe); Tórax; Segmentos apen-diculares (mmss e mmii). Radiografias:Tórax; Cavum; Mmss e mmii; Coluna cervical

.dorsal ou lombar; Escanometria; Seios da face; Uretrocistografia; Urografia excretora; Densitome-tria óssea; Abdome simples. Endoscopias:Endoscopia digestiva alta; Colonoscopia; Bron-

coscopia; Retosigmoidoscopia. Exames cardiológicos:Teste ergométrico; Holter; Mapa (monitorização

da pressão arterial); Eletrocardiograma; Ecocar-diograma. Exames neurológicos:Eletroencefalograma; Eletroneuromiografia. Exames urológicos:Urodinâmica; Biópsia de próstata; Fluxometria

livre. Exames oftalmológicos:Campimetria; Refração; Fundo do olho. Exames pulmonares:Prova de função pulmonar (espirometria). Exames alérgicos:Teste alérgico. Exames otorrinolaringológicos:Audiometria; Bera.

16 | Conheça

ÁGUA E ESGOTOHISTÓRIA DO SANEAMENTO EM BAR-

RETOSO saneamento básico em nosso Município teve

início da década de 20, com a execução de captação de água no córrego do Aleixo, onde hoje esta locali- zada a ASPUM (Associação dos Funcionários Pú-blicos Municipais), e a construção de uma adutora de água bruta de 250 mm, que conduzia a água, por gravidade, até o local onde esta localizada a sede de campo do Grêmio Literário e Recreativo de Barretos, e enchia os caminhões pipa que abas-tecia a cidade. Com a colocação de uma bomba na captação e construção de um reservatório na frente da igreja do São Benedito e ampliação da adutora até a Avenida 35 com ruas 32 x 34, a cidade passa a ser atendida por este reservatório. Nesta época a cidade era pequena e as residências e lojas concen-travam se onde hoje é região central em torno da Catedral.

A cidade de Barretos possui captação de água tanto de origem superficial quanto subterrânea. O SAAEB é responsável por abastecer o Município de Barretos e os Distritos de Alberto Moreira, Ibitú e Adolfo Pinto com água tratada, e ainda operar, manter, conservar e explorar diretamente os serviços de água potável e de esgotos sanitários.

São aproximadamente 500 Km de redes no sistema de distribuição de água, e possui em torno de 47 mil ligações de água. O sistema de coleta de esgoto também tem em torno de 500 Km de redes coletoras que levam o esgoto às Estações de Tratamento.

Hoje o SAAE atende 100% da população do município com redes de água e redes de esgoto. Dos 100% de esgoto coletado, 100% são tratados.

INFRAESTRUTURA

CRIAÇÃO DO SAAE BARRETOSAtravés da Lei N.º 1.300 de 23 de dezembro de

1971 é criado o Serviço Autônomo de Água e Es-goto de Barretos, uma autarquia municipal.

O então presidente da Câmara Municipal de Barre-tos, Doutor Matinas Suzuki decreta a lei de criação a qual é promulgada pelo prefeito municipal o Sr. Cristiano Carvalho.

A cidade não parava de se desenvolver, em virtude desta nova estação novos bairros foram surgindo e a cidade crescia na área de abrangência das novas redes de água e adutoras servidas pela ETA Pereira.

O SAAE Barretos surgiu para estudar, projetar e executar obras relativas a construção de novas redes de água e esgoto e ampliação do sistemas de abastecimento e coleta de esgoto. Também passa a ser o órgão responsável pela fiscalização e ar-recadação das tarifas de água e esgoto, bem como as contribuições de melhorias.

SAAE Barretos

Nascido em 02 de fevereiro de 1954, o terceiro filho do casal Eliz Miziara e Henrique Arutim.

Seus antepassados eram imigrantes síri-os, libaneses e italia-nos, Roberto cresceu em meio ao forte ape-lo religioso de seus

pais e a sempre vívida vocação para o comércio. Ainda que fosse adolescente, muito pelas lições que recebia em casa, Arutim procurou se aproximar dos ensina- mentos religiosos em prol da Igreja Católica, sendo que em pouco tempo se tornou “coroinha”, sob a batuta e comando do hoje conhecido “Dr. Caiel”.

Em compasso com o desenvolvimento religioso, Roberto também se embrenhava nos estudos, estudando no “Soares de Oliveira”, “Estadão” e “Antonio Olympio”, deixando a cidade apenas para buscar seu antigo sonho de se tornar médico na cidade de São Paulo.

Roberto Arutim regressou à cidade para se aproximar ainda mais das suas reminiscências, assumindo, desde então, a direção do Sindicato do Comércio Varejista e exercendo um papel de líder do setor com grande des-taque até os dias atuais. Conhece se apaixona por uma mineira de Araxá, Magaly, esposa fiel e que o acom-panha até os dias atuais. Dessa união, nasceu a filha Rafaela, que, por sua vez, deu-lhe dois lindos e ama-dos netos, Manuela e Ronaldo Neto. Segundo o próprio Roberto, é a “razão de sua vida”!

Na Federação do Comércio do Estado de São Paulo, Roberto ocupa cargos de grande relevância, é Diretor efetivo e Conselheiro no Senac e Sesc, além do Cargo de Secretário no Conselho do Comércio Varejista.

Da amizade com o Sávio se estreitou no começo da década de 1.990, afirma Arutim que teve seu registro no Sindicato do Comércio Varejista de Barretos, hoje o “Sincomércio” na data de 02 de maio de 1.984, e nesta época os diretores do sindicato eram os senhores Antônio Rodrigues Vieira “Maquininha”, Henrique Arutim, Ribas Filho, Kleib, Tedesco, José Maria, e outros, na oportunidade foram convidados os filhos dos diretores, no caso o Arutim, o Sávio e também o José Elias da Casa Damasco.

Lembra ainda, que, o Sindicato do Comércio Varejis-

18 | Conheça

PERSONALIDADES BARRETENSES

Roberto Arutimta, o SPC e o Clube de Diretores Lojistas, eram admi- nistrados por estes diretores acima mencionados.

No ano de 1.989, o Arutim e José Elias vieram par-ticipar da diretoria e o Sávio veio na diretoria do triênio seguinte, ou seja, a partir do ano 1.992. Na formação comercial veio a classista, existia na Junta de Trabalho, hoje, Vara do Trabalho, a nomenclatura do Vogal, que, na constituição de 1.988, passou a ser a do Juiz Clas-sista que era o representante dos Empregadores e Em-pregados, esta função explica Arutim, fortaleceu as representações classistas no âmbito do judiciário, e só quem poderia participar eram os sindicatos, e não as associações. Barretos e Olímpia ficaram bem represen-tados na esfera trabalhista, com o Arutim em Barretos e o José Elias em Olímpia. No dia 01 de janeiro de 1.993, faleceu o Sr. Maquininha, e, desta data em diante as-sumiram estas entidades o Arutim, José Elias e o Sávio. A partir daí, segundo Arutim, a convite do Sávio, o en-trevistado passou a fazer parte também da Associação Comercial e Industrial de Barretos, que perdura até a presente data. O comércio de Barretos naquele momen-to precisava dar uma reviravolta em termos de fazer Barretos um polo regional de compras da 13º Região do Estado de São Paulo, e fala com orgulho segundo Arutim, com respeito a outros tão bons diretores que passaram e ainda permanecem na diretoria, o comér-cio de Barretos mudou graças a quatro diretores que dedicaram e se empenharam muito, Sávio Baston, José Carlos Miziara, Roberto Arutim e José Carlos Firmino.

Hoje, Arutim, Sávio e outros tantos diretores, tem a função de promover o desenvolvimento da cidade em todos os setores da sociedade.

Na questão da politica, deixa bem claro, fazemos a politica do bem, limpa e honesta, a Associação Comer-cial e o Sincomércio são apolíticos, as portas estão abertas para todos os partidos e a seus filiados.

Arutim agradece ao Grande Arquiteto do Univer-so, a amizade que tem com o Sávio, uma pessoa ex-tremamente correta, culta, honesta, humilde, família e agregador do bem. Encerra dizendo que, o filho do Henrique e do Ribas, seguiram a risco a amizade que os pais durante uma vida passaram, onde permanece nos dias de hoje entre as famílias.

De todos os cargos que exerceu até os dias de hoje, elenca alguns: Juiz Classista Representante dos Empre-gadores na Justiça do Trabalho, Presidente da 7ª Sub-seção da Ordem dos Advogados do Brasil, Secretário Municipal da Indústria e Comércio, Conselheiro Nacional do Senac, Diretor Executivo na Fecomércio São Paulo e diretor presidente do Sincomércio e Asso-ciação Comercial de Barretos.

PERSONALIDADES BARRETENSES

Sávio Baston

19 | Conheça

Segundo dos sete filhos do casal Ricieri Baston e Maria Abbadia de Freitas Baston, nascido em Barretos em 04 de julho de 1955, com família de origem italiana por parte de pai e mineira por parte de mãe, conviveu desde cedo com a música, os livros, a religiosidade, a mesa farta de amigos, de conversas e de princípios éti-cos que garantiram uma formação eclética e sólida.

O casal Ricieri Baston e Maria Abbadia, conhecidos e reconhecidos por sua atividade comercial no seg-mento de mobiliário na região - Lojas Ricieri Baston; por sua atuação artística na Rádio Barretos - PR J8; por sua participação ativa em entidades filantrópicas e por seu apoio a importantes organizações representativas como a ACIB, abriu e sinalizou importantes caminhos ao filho Domingos Sávio.

Família rica em filhos, em princípios, em amor e em nomes próprios: Francisco de Assis, Domingos Sávio Sebastião, Regina Maria José, Cristóvão Geraldo Paulo, Alfeu Alexandre Brás, Ribas Antônio Tadeu, Isaque Fernando Claret.

Herança também dos pais, na lista infinita de amigos, de abrangência sem fronteiras, de colorida diversidade, encontramos um casal querido Henrique Arutim e Eliz Miziara Arutim, pais do fiel e sempre amigo e parceiro de tantas jornadas Roberto Arutim.

Retomando o fio da meada, Domingos Sávio, de gênio bom e conciliador, amigo fiel, responsável, parceiro, querido pelos amigos e mestres, iniciou-se socialmente nas festas e quermesses na Praça Central e como membro da Cruzada da Igreja da Matriz, hoje Catedral.

Ao final do ginásio, com a frase “O lema de nossa Bandeira será realidade presente nesta sala” ganhou o primeiro lugar no concurso cívico estadual, afixada por um ano nas salas de todas escolas estaduais.

Frequentou o Ginásio Vocacional, fez parte da Ban-da Musical “Os POPS”, usou cabelo comprido, calça boca de sino, estudou no “Estadão”, participou de política e seguiu para Ribeirão Preto, para graduação universitária, obtendo o título de bacharel em Direito com extensão em Direito Administrativo e Consti-tucional pela Faculdade de Direito Laudo de Camargo.

Iniciou suas atividades profissionais em Ribeirão Preto como advogado entre 1977 e 1979. À época, o Sr. Ricieri, por problemas de saúde, solicitou, ao filho formado, ajuda nos negócios da família para garantir a continuidade da formação universitária dos demais.

E assim foi. Uma família, um grupo, uma equipe tra-balha com atitudes, engrenagens, posturas, coletivas, onde o bem de todos é responsabilidade de cada um. Onde juntos somos mais fortes, mais resistentes, mais ricos em idéias e ideais.

Seu perfil conciliador, seus abrangentes conhecimen-tos, sua credibilidade ética, sua capacidade de agregar e resolver divergências abriram as 37 oportunidades de participação e atuação efetiva em cargos e funções de 1988 a 2016, em Conselhos, Comitês, Sindicatos, nas mais diversas áreas de interesse social e comunitário do município e região.

Neste período, por 11 anos, administrou com o pai a empresa Ricieri e Baston Ltda., ampliando de uma para 4 lojas, abriu a própria empresa Ornare Móveis e Decorações, de 1991 a 2014, e atuou como Secretário Municipal de Indústria Comércio e Agricultura do Mun. de Barretos de 2000 a 2004 e como Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Barretos, de 2013 até hoje.

Sua preocupação em ajudar a promover o desen-volvimento do município de Barretos e dos barre- tenses, sempre foi seu foco. Mas acima de tudo a ética, a responsabilidade, a legalidade, e a justiça social.

Seu carisma, o carinho com que trata as pessoas, chama a atenção de quem está ao seu lado. Damos o braço a ceder. Fazemos parte do grupo de pessoas que admiramos sua retidão, sua ética, sua fidelidade aos princípios fundamentais, sua perseverança, coragem e respeito. Na bonança ou tempestade, na alegria ou tristeza, saúde ou doença, ele está lá. Capaz de ouvir com serenidade, capaz de estender as mãos, capaz de achar uma alternativa ou saída, que nos ilumina, nos faz renascer.

Nos intervalos, a paixão pela música aprimorou seus sentidos auditivos, concedendo a família e amigos o privilégio de ouvi-lo tocar piano. A paixão pelas letras, pelas línguas, pela etimologia, além de enriquecer seu discurso, facilitou suas andanças e conversas em es-panhol, inglês, francês e italiano. Valeu o tempo vivido nos EUA, na França e na Espanha.

Entre as homenagens, títulos e certificados encontra-mos o “Premio de Integración Latino Americano”, em 2004, de Cidadão Benemérito de Barretos, em 2000, Gente que é Notícia em 1998, entre outros.

“Quanto mais vivemos mais vida possuímos. Quanto mais amamos, mais capazes de amar somos.” Frase que tiramos da convivência com uma pessoa tão doce e tão fácil de amar.

Verdadeiro barretense da gema mas também de coração.

INDÚSTRIA

FERTECFundada em 19 de março de 2009, em Colina/SP,

a FERTEC é especializada na produção de fertili-zantes fluídos de alta concentração, com atuação destacada no desenvolvimento de novos produtos, visando práticas agrícolas mais sustentáveis.

Em setembro de 2012, a FERTEC transferiu suas instalações, para Barretos, em uma ampla área de 8.500 m², a empresa realizou investimentos na or-dem de R$ 1,5 milhão nas suas instalações.

A empresa procura cada vez mais entender as necessidades dos clientes, de forma a desenvolver produtos inovadores, sustentáveis e com alta tec-nologia, oferecendo o que há de mais avançado no setor para o aumento de produtividade e o aprimo-ramento do custo benefício para o produtor.

Iveste em parcerias com os mais avançados centros de pesquisas do País, obtendo resultados significativos, justamente por seus produtos pos-suírem partículas menores (nano partícula), facil-

itando a absorção das plantas.O compromisso da Fertec é oferecer produtos

com alta tecnologia, atendendo as necessidades dos clientes, através de programas nutricionais para as diversas culturas. Garantir aos clientes e parceiros a satisfação pela utilização dos produtos e serviços prestados por seus colaboradores. Atu-ando de forma transparente e ética, com todos os clientes, fornecedores, colaboradores, visitantes e vizinhos, sem discriminação e de forma imparcial.

A FERTEC possui laboratório próprio credencia-do no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), equipado com instrumentos mod-ernos para análise das matérias-primas e produto acabado, conferindo qualidade e confiabilidade em seus rigorosos controles.

21 | Conheça

O estágio favorece o aprendizado, bem como a oportunidade da empresa e do profis-sional liberal investirem em um recurso em formação, podendo aculturá-lo dentro de seu ramo de atividade.

EDUCAÇÃO

PROE

O INSTITUTO PROE é um agente de integração entre estudante, empresa e instituições de ensino, aplica o disposto na Lei 11.788, de 2008, para contratação de estagiários por empresas públicas/privadas e profissionais liberais.

O PROE Estágio tem o objetivo de encaminhar estudantes para o mercado de trabalho, por meio do cadastramento de empresas, candidatos e aber-tura de vagas.

Por meio dele, os estudantes colocam em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, de maneira que possam vivenciar no dia a dia a teoria, absorvendo melhor os conhecimentos, podendo re-fletir e confirmar sobre a sua escolha.

PORQUE O ESTÁGIO INTERESSA PARA SUA EMPRESA?

A Lei 11.788 permite que empresas públicas/privadas e profissionais liberais contratem estu-dantes sem o vinculo empregatício, ficando isen-ta de todos os encargos trabalhista, consequente-mente trazendo economia à sua empresa, além de contribuir para a formação das novas gerações de profissionais com a rapidez e o dinamismo que as empresas precisam, cumprindo com o seu papel social.

Assim, proporciona um canal eficiente para o acompanhamento de avanços tecnológicos e con-ceituais difundidos via Instituição de Ensino. Além disso, mantém o espírito de renovação dentro da empresa.

O estágio favorece o aprendizado, bem como a oportunidade da empresa e do profissional liberal

investirem em um recurso em formação, podendo aculturá-lo dentro de seu ramo de atividade.

Atuando como agente de integração em confor-midade com a legislação, o PROE realiza todos os procedimentos burocráticos e legais para a real-ização de um estágio.

QUEM PODE CONTRATAR ESTAGIÁRIO?As pessoas jurídicas de direito privado e os

órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional de qualquer dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Também os profissionais liberais de nível superior, devidamente registrados em seus respectivos con-selhos, podem oferecer estágio.

QUEM PODE ESTAGIAR? POR QUANTO TEMPO?

Pode ser estagiário os estudantes, que tiverem 16 anos ou mais, que estejam cursando o Ensino Médio, Técnico ou Superior, estudantes excepcio-nais e estudantes dos cursos E.J.A. (Ensino para Jovens e Adultos) confirme a Lei do Estágio nº 11.788/2008.

O estagiário pode estagiar dentro da mesma em-presa por no máximo 24 meses (2 anos), sendo que não há limite de empresas para estagiar, o impor-tante mesmo é estar estudando e estagiar na área de estudo, em caso de cursos específicos.

Como funciona:O PROE fará a correta identificação da oportuni-

dade de estágio, identificando as atividades que podem ser desenvolvidas pelo estudante em cada empresa. Promoverá sua divulgação junto às es-colas, a legalização dessa relação de estágio e o acompanhamento do estágio, enquanto vigente, observando todos os aspectos legais que envolvem essa relação. Providenciará a inclusão do estudante em Apólice de Seguro em caso de acidentes pes-soais.

Barretos está localizada ao oeste de São Paulo, tem uma área territorial de 1.566.161 km² e uma densidade demográfica de 71,60 hab/ km².. Segun-do dados do IBGE sua população é de 119.243 ha-bitantes. O PIB do Município, medido em 2013, é de R$ 1.987.915 (IBGE).

No setor de prestação de serviços, é destaque na Saúde, Barretos abriga a Fundação Pio XII – Hos-pital de Câncer, que recebe pacientes de todo o País. O Hospital conta com quase 100% do atendimento através do SUS, sendo este atendimento um dos melhores do Brasil, referência no Tratamento do Câncer. Além do Hospital São Jorge, que oferece atendimento diferenciado e especializado, através de uma moderna estrutura, e a Santa Casa de Mi-sericórdia de Barretos. E ainda, diversas UBS, 2 AMEs, Cirúrgico e Clínico, Clínicas Particulares e muito mais.

Na Educação, o Ensino Superior é composto por

ECONOMIA

Prestação de Serviços

5 Instituições, Centro Universitário do UNIFEB, Faculdade Barretos, FISO – Faculdades Integradas Soares de Oliveira, ISEB – Instituto Superior de Educação de Barretos e LiceuTec, através delas são oferecidos mais de 50 cursos superiores, além dos disponíveis no Instituto Federal.

O Turismo barretense, movimenta a cidade o ano todo, são realizados diversos eventos, como, Motor Cycle, Antigomobilismo, Rally Cross Bar-retos, SuperCross, Campeonato Barretos, Copa Três Tambores, dentre outros eventos. Os turistas são muito bem servidos por aproximadamente 20 hotéis e 7 motéis que oferecem uma completa es-trutura para seus hóspedes e visitantes.

Além de diversas chácaras, pousadas e casas de aluguel existentes na cidade.

23 | Conheça

AGROPECUÁRIA | AGRONEGÓCIO

Eng. Agr. Msc. Paulo Fernando

de Brito

Escritório de Defesa Agropecuária de Barretos | Secretaria de Agricultura e

Abastecimento

A produção nacional de borracha natural é esti-mada em 170 mil toneladas por ano e o Estado de São Paulo é o maior produtor de borracha natural do país, produzindo 55% da produção brasileira.

A regional de Barretos formada por 18 mu-nicípios possui a terceira maior área plantada de seringueira do estado de São Paulo com mais de 4,2 milhões de árvores, porém é a segunda maior produtora de borracha natural do Estado. Somente o município de Barretos tem aproximadamente 1,2 milhão de árvores, em mais de 100 propriedades, com uma produtividade média de 8,5 kg de coágu-lo por planta ao ano.

A cultura da seringueira está presente em Bar-retos desde a década de 60 e sempre teve uma grande influência em nosso município e na nossa região, proporcionando excelente renda para o pro-dutor, gerando emprego e divisa, sendo umas das principais atividades agrícolas do município Esta atividade agrícola cria um grande mercado para o trabalhador rural, pois para cada 3.000 árvores precisa de um sangrador, além de ter como carac-terística fixa-lo ao campo. Porém esta demanda no momento cria também um problema para o produ-tor, pela escassez da mão de obra.

A partir da década de 80 ocorreu um expressivo crescimento da área plantada no município e no es-tado, com um crescimento médio anual de 8 %, em função dos excelentes preços recebidos pelos pro-dutores. A cultura da seringueira foi praticamente a única grande cultura agrícola que nos últimos 10 anos no estado de São Paulo não perdeu espaço para a cana de açúcar, que teve enorme expansão neste período, ocupando grandes áreas antes uti-lizadas para a produção de citros, milho, soja e pastagem.

Porém no ano de 2015 ocorreu uma enorme crise na área de borracha natural, com os preços cain-do drasticamente mais de 60% no curto período de cinco anos, passando de R$ 4,20 no inicio do ano de 2011 para R$ 1,60 em janeiro de 2015, afetando fortemente o setor e causando praticamente uma

A influência da produção de borracha natural na economia de Barretos

paralisação no plantio da seringueira no município e no estado de São Paulo. Esta crise também afetou intensamente o segmento de produção de mudas de seringueira, causando uma retração na produção no estado de São Paulo. Ao longo do ano de 2015 houve uma gradativa recuperação dos preços que alcançaram R$ 2,20 o quilo do coagulo em dezem-bro de 2015, ocorrendo entretanto uma queda no inicio de 2016. Atualmente o produtor tem recebi-do em média R$ 2,00 por quilo do coágulo.

O maior consumidor de borracha é a indústria pneumática que consome mais de 70 % da pro-dução e o Brasil produz aproximadamente apenas 30 % da necessidade do consumo nacional de bor-racha natural, sendo o restante importada da Malá-sia, Tailândia, Indonésia e Vietnam.

Por isso acreditamos que esta crise é passageira, a borracha é um produto estratégico para a nossa economia e tem um enorme mercado para conquis-tar. Devido a esta demanda de consumo no mercado interno, precisamos aumentar a área de seringuei-ra para nos tornamos autossuficiente na produção de borracha natural. Mas é imprescindível que o produtor tenha garantia de mercado, com a di-minuição destas oscilações bruscas de preços, que só será resolvido se tivermos uma politica agrícola para o setor.

24 | Conheça

BARRETENSE DA GEMA

É da capital do Rodeio que vem o piloto campeão, Murilo Henrique Ribeiro, jovem que tem feito história, não em cima de um touro, mais em cima de duas rodas e em alta velocidade.

Desde pequeno Murilo já enchia os olhos com as motos que seu pai Décio Ribeiro concertava, ali na-scia uma paixão. E foi bem cedo que começou a dar suas primeiras aceleradas rumo ao sucesso, aos 12 anos de idade participou de sua primeira competição, um Campeonato Regional em um Kartódromo da Região, na Categoria 50cc, o jovem aventureiro pi-lotava uma minimoto aos 12 anos no meio de pilo-tos bem mais velhos e experientes, aos poucos foi se destacando e se tornando vitorioso em muitas cor-ridas. Após 2 anos competindo no Regional, com o apoio de seu pai, resolveu voar mais alto, e iniciar no Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, na categoria 125cc, na época a moto utilizada era uma CG 125 modificada para pista e os melhores pilotos de todo Brasil estavam lá.

Com muita dificuldade o piloto conseguiu alguns patrocínios para competir, a partir daí Murilo subiu nos podiums de várias competições, sempre che-gando entre os 3 primeiros em todas as corridas que participou. Foram várias vitórias, como nos anos de 2006 e 2007 na 125cc. Tornando-se Campeão Bra-sileiro em 2006. “Confesso que os resultados sur-preenderam minha família e a todos, aqui na cidade não havia uma pista para que eu pudesse treinar e desenvolver mais a moto, chegávamos aos locais das corridas sem sequer conhecer a pista 2 dias an-tes, treinava nestes dias e competia logo depois, não sendo isso empecilho para conquistar a vitória em várias corridas”.

Em 2007 subiu de categoria, da 125cc para a 250cc, agora em uma moto bem mais potente. Com ajuda de patrocinadores, ele e seu pai montaram e prepararam uma moto, e seguiram nas competições, o piloto novamente estava entre os 3 primeiros em todas as competições.

Em 2008 iniciou na Copa Hornet 600cc, em uma equipe com mais um piloto, participou de 2 provas chegando em 5° lugar na primeira dentre 30 com-petidores. Porém, por alguns problemas na equipe, Murilo, resolveu voltar a seguir sozinho.

Voltou para a Copa CB 300cc, onde ficou até 2011,

Murilo Henrique Ribeiroe foi neste ano que tomou a decisão de abandonar as pistas por falta de patrocínios. O piloto que sem-pre conciliou seu emprego em uma concessionária de motos na cidade com as corridas seguiu apenas trabalhando.

Ainda assim, a paixão pela motovelocidade con-tinuava viva dentro dele. Murilo continuou treinan-do, ainda que por hobby e para não perder o ritmo, no novo kartódromo localizado em Bebedouro, em uma moto protótipo 350cc preparada para pista.

E foi em 2015 que surgiu a oportunidade de vol-tar a competir na Copa Paulista de Motovelocidade, Categoria 250cc. Acreditando no talento, e sabendo da dedicação e amor do piloto com este esporte, al-guns patrocinadores, e amigos, como os do Grupo conhecido como Esquina Do Pecado, resolveram apoiar e incentivar o jovem a voltar a competir. Du-rante anos Murilo levou o nome de Barretos para todos os cantos e tornou-se conhecido entre os mel-hores pilotos do País.

Atualmente, o piloto está competindo na Copa Paulista de Motovelocidade. No mês de abril, par-ticipou de um Torneio em Bauru-SP, na categoria 250cc, ficando em 3º lugar dentre 15 competidores. “Estou muito feliz por ter voltado a competir, graças ao apoio de patrocinadores como Os Independentes, Posto Vila Sete, Durval Motos, Vips, Trevão Home Center, Esquina do Pecado, Enéas Racer Motos e Toin Preparações, sem contar as pessoas envolvidas neste projeto, Marcos Murta, Paty Murta, Marcelo Murta, Morcegão, Nestor Leonel, agradeço imens-amente à todos eles que acreditaram em mim”. A próxima corrida será no dia 12 de junho na cidade de Itú-SP.

25 | Conheça

BARRETENSE DE CORAÇÃO

Adriano Santos é natural de Lavras – MG. Filho de Agnaldo Teixeira dos Santos e Eni Evangelista Santos. Casado com Maria Helena Ribeiro San-tos, pai de Giovanna Ribeiro Santos e Lais Ribeiro Santos.

Formado em Administração de Empresas pelo Instituto Gammon de Lavras e pós graduado/espe-cializado em Administração Hoteleira pela Univer-sidade Federal de Juiz de Fora e Senac.

Começou a trabalhar em Lanchonete e Restau-rante da Família com 11 anos. Aos 15 anos assu- miu junto com o irmão mais velho a administração de um restaurante de rodovia.

Juntamente com sua família construiu e inau-gurou em 1992, um Hotel em sua cidade Natal, onde montou também seu próprio Restaurante dentro do local.

Após formar-se em Administração de Empresas, e realizar sua Pós Graduação, trabalhou no Grupo Accor, Hotel Fazenda da Gamela – Cantagalo – RJ e Hotel Fazenda Castelo de Sant´Angelo em Var-gem Grande do Sul – SP, dentre outros.

Sua vinda para Barretos foi no ano de 2000, para gerenciar o Barretos Country Hotel.

Com uma parceria de mais de 15 anos com Dr. Eduardo Ferreira Leite, contando com o apoio de vários colaboradores que passaram pelo Hotel, uniram ideias, esforços, através de empreendedo-rismo, profissionalismo e muito trabalho, transfor-maram o Barretos Country Hotel no ano de 2000, com 12 Colaboradores e aproximadamente 40.000 metros quadrados, no Grupo Barretos Country, hoje composto pelas empresas Barretos Coun-try Hotel, Barretos Country Acquapark, Barretos Country Convenções & Eventos, com mais de 120 Colaboradores e quase 200.000 metros quadrados de muita diversão, lazer, qualidade, profissionalis-mo e referência.

Adriano Santos tem 28 anos de atuação no setor de alimentos e bebidas e 23 anos em hotelaria. Sempre atuante no Turismo, fundou, em 2002, juntamente com o apoio do Sebrae-Barretos, e dos empresários barretenses , a Associação Barre-tense de Turismo (ABATUR), sendo desde então

Adriano Santosseu Presidente. Desde 2009, atua ativamente no Projeto de Desen-volvimento do Turis-mo, Cultura e Artesan-ato de Barretos, que resultou no Roteiro Turístico de Barretos.

Membro do COMTUR de Barretos, e atual Secretário de Turismo do Município de Barretos, têm trabalhado para desenvolver o Turismo perma-nente, com a premissa do Turismo o ano Inteiro na cidade.

O sucesso de Adriano na Hotelaria se dá princi-palmente por ele ter vindo do operacional, ter pas-sado por todas as áreas de um restaurante e de um Hotel. Trabalhou desde pequeno como atendente, garçom, passou por todos os setores.

Há 15 anos na cidade, viu Barretos mudar e mel-horar muito, saindo de uma cidade travada e de poucos investimentos, para uma cidade que hoje atrai investidores e está em pleno desenvolvimen-to.

O sonho de Adriano é ver a cidade desenvolvida turisticamente, recebendo milhares de turistas du-rante o ano inteiro, movimentando cada vez mais a economia do município e consequentemente a vida dos barretenses. Seus pais também se mu-daram para Barretos em 2014. “Minhas filhas são barretenses, consequentemente, eu, minha esposa e agora também meus pais, nos tornamos barre-tenses”, diz Adriano que ainda está tentando trazer os sogros para Barretos.

Em suas poucas horas de descanso, gosta de aproveitar com sua família. Além da pesca e de fazer trilhas de jeep para relaxar a cabeça e recar-regar as energias.

“Adriano por Adriano, uma pessoa quase “work a holic”, como alguns dizem “um trator para tra-balhar”, que não consegue deixar nada para depois, missão dada, missão cumprida”, comenta.

“Sou Mineiro, Lavrense com muito orgulho, uai..., mas também sou Barretense de Coração, ci-dade que me acolheu e me transformou no que sou hoje”, finaliza.

26 | Conheça

Barretos é conhecida no País inteiro e até no exterior por sediar a maior Festa do Peão da América Latina. Mas as opções de lazer na cidade vão muito além do Rodeio e dos shows em agosto. Barretos também é cultura, história e ecoturismo, com atrações que valorizam a tradição sertaneja e os costumes do campo ano inteiro.

TURISMO | LAZER

Parte I - Circuito Turístico BarretosSEBRAE

HOSPITAL DO CÂNCER DE BARRETOSO Hospital do Câncer de Barretos é referência

nacional. Trata-se de um verdadeiro complexo hospitalar de mais de 150 mil m2, que realiza cer-ca de 4 mil atendimentos por dia e 600 procedi-mentos cirúrgicos por mês, de forma gratuita, via Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital é geri-da pela Fundação Pio XII e é mantido por meio de doações. Grandes artistas e benfeitores da institu-ição dão nome aos diversos pavilhões do hospital, como Ivete Sangalo, Alexandre Pires, Sérgio Reis e Xuxa Meneghel. Uma série de personalidades da música e da televisão já visitaram o Hospital do Câncer e contribuíram com doações.

ORQUÍDARIO RANCHO DA SERRAO orquidário Rancho da Serra reúne diver-

sas espécies de orquídeas, em um espetáculo de cores e texturas. Além da área repleta de flores, o orquidário conta com uma loja de produtos artesa-nais e lanchonete. Entre os alimentos comercial-izados destacam-se as farofas temperadas, como a de pequi com pimenta ou a de bacon e carne seca.

O carro-chefe da lanchonete é um delicioso pão com linguiça. Aberto todos os dias das 9h às 19h.

PESQUEIRO O CASARÃOO nome do pesqueiro vem de um imponente

casarão colonial construído há mais de 150 anos em uma bela propriedade rural. Além de pesque e pague, o local oferece saborosas refeições e pe-tiscos à base de peixe. O local é um ótimo lugar para momentos de tranquilidade em meio à nature-za.

ESTÂNCIA ECOLÓGICA CANAÃA Estância Ecológica Canaã é um verdadeiro

refúgio em meio à natureza, ideal para quem busca por tranquilidade e lazer. A Estância se destaca por uma gigantesca casa na árvore, em que é possível relaxar e contemplar a natureza, além dos móveis construídos com madeira de reflorestamento. Pi-scina, ôfuro, lago para pesca, redário e trilhas são algumas das atrações.

BARRETOS COUNTRY HOTEL & AC-QUAPARK

O Barretos Country Hotel & Acqua Park é uma das principais opções de lazer e hospedagem em toda a região há mais de 20 anos. Trata-se de um verdadeiro complexo turístico que reúne resort, minifazenda, minizoológico e parque aquático, além de uma infraestrutura completa de lazer e di-versão, como sala de jogos, quadras poliesporti-vas, sauna, toboáguas, passeios à cavalo e de char-rete. O local, conta com uma equipe completa de monitores e organiza atividades recreativas para adultas e crianças. Também dispõe de restaurantes e centro de eventos.

REGIÃO DOS LAGOSA região dos lagos é uma das principais áreas de

Barretos para a prática de atividades ao ar livre. São quatro lagos ornamentais abastecidos pelo Córrego do Aleixo, contornados por uma pista de caminhada que atrai moradores e visitantes, princi-palmente no final de tarde, quando as temperaturas são mais amenas.

dani

lo@

dani

loau

ada.

com

.br