zangão digital - zangao.agcolmeias.comzangao.agcolmeias.com/zangao_dez_13.pdf · 4 4 projeto...

18
1 1 Zangão Digital COLMEIAS, DEZEMBRO 2013 Nesta edição: Projetos europeus 2 Projeto Comenius SLODIC: “School Libraries as open doors to intercultural competences” 3 Projeto Comenius Multilaterais 4 Projeto Comenius Bilateral 5 Comenius Multilateral—Le Tour de l’Eu- rope avec Jules Verne et nos Amis les 6 Clube Europeu 8 SLODIC: um projetoComenius em ação 9 Comemoração do Dia Mundial da Alimen- tação 11 Projeto voluntariado 12 Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência 13

Upload: vanthien

Post on 30-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

1

Zangão Digital

COLMEIAS, DEZEMBRO 2013

Nesta edição:

Projetos europeus

2

Projeto Comenius SLODIC: “School Libraries as open doors to intercultural competences”

3

Projeto Comenius Multilaterais 4

Projeto Comenius Bilateral 5

Comenius Multilateral—Le Tour de l’Eu-rope avec Jules Verne et nos Amis les

6

Clube Europeu 8

SLODIC: um projetoComenius em ação 9

Comemoração do Dia Mundial da Alimen-tação

11

Projeto voluntariado 12

Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

13

2

2

PROJETOS EUROPEUS

Escola Básica Integrada de Colmeias, uma escola à dimensão Europeia

Vários foram, e continuam a ser, os projetos europeus dinamizados pelo Agrupa-mento de Escolas de Colmeias ao longo da sua existência. No decorrer do ano letivo de 2012/2013 esta Escola estabeleceu um protocolo com a Associação Babelescola, Associação para a Descoberta da Europa e, no âmbito do projeto Intercâmbio de Jovens, subação 1.1 do Programa Juventude em Ação, e em parceria com a Câmara de Annoeullin, França, levaram a cabo o projeto "C'est quoi être un citoyen Euro-péen ?". Neste projeto, doze jovens portugueses e doze jovens franceses, durante os dias 9 a 16 de julho tentaram responder à questão acima apresentada produzindo um filme que testemunha as suas reflexões, o seu relacionamento e vivências com outros cidadãos europeus, nomeada-mente da França e da Bélgica, países onde decorreu o intercâmbio bilateral. Neste filme, os jovens saíram à rua e entrevistaram cidadãos comuns franceses e belgas, representantes do poder local de Annoeullin e dois deputados europeus de nacionalidades francesa e portuguesa, respectivamente Gilles Pargneaux e Edite Estrela. Esta atividade teve por objetivo recolher as diferentes maneiras de sentir o que é ser cidadão europeu. Ao mesmo tempo estes jovens realizaram outras importantes aprendizagens no âmbito das técnicas de animação de filmes e de desenhos animados. Desenvolveram também competên-cias de responsabilidade, solidariedade e culturais relativamente ao papel de Portugal e da França na Primeira Grande Guerra Mundial. Tiveram também a oportunidade de participar na Festa Nacional do 14 de julho no decorrer da qual se realizou um “Barbecue Républicain” e a partilha e degustação de alimentos típicos da gastronomia portuguesa e francesa; uma pro-cissão de velas e o incontornável fogo de artifício. Este intercâmbio proporcionou aos jovens, para além do enriquecimento linguístico e sociocultural, a compreensão e a aceitação das diferenças, fatores essenciais para construir e consolidar o sentimento de tolerância que se pretende alcançar nesta Europa Unida na Diversidade!

COLMEIAS , DEZEMBRO 2013

3

3

Projeto Comenius SLODIC: “School Libraries as open doors to intercultural competences”.

Este Projeto Comenius Multilateral pretende colocar as bibliotecas escolares no cen-tro da vida da escola, tornando-as portas abertas para a diversidade cultural, a empatia entre alunos e professores de diversos países e o desenvolvimento de competências intercul-turais. Os países intervenientes são, além de Portugal, a Islândia, a Dinamarca e a República Checa. A língua de comunicação é o Inglês e pretende-se sobretudo aliar as novas tecnolo-gias — com o uso dos códigos QR e de Ipads—, a uma utilização ativa e comunicacional desta língua estrangeira, estando igualmente previstas atividades com pequenos filmes e a desloca-ção de alunos e professores às escolas e países parceiros. A primeira visita será à nossa escola, envolvendo apenas docentes nesta primeira fase, e decorrerá de 16 a 20 de outubro.

Para a aquisição de Ipads e ebooks, a equipa da biblioteca escolar da EBI de Colmeias apresentou igualmente uma candidatura de mérito à Rede de Bibliotecas Escolares, tendo sido contemplada pela originalidade do projeto, pelo recurso ativo às novas tecnologias e dada a inclusão de alunos apoiados pela Educação Especial. Este trabalho de envergadura será implementado de forma faseada em 2013/2014 e 2014/2015, a par com a continuidade do projeto aLer+.

COLMEIAS , DEZEMBRO 2013

4

4

Projeto Comenius Multilaterais

Outros projetos, desta vez, Comenius Multilaterais estão a ser implementados já neste ano letivo de 2013/2014. É o caso do projeto denominado Le Tour de l’Europe avec Jules Vernes et nos Amis les Partenaires, do Programa para a Educação e Formação ao Longo da Vida e cujo tema central é o Património e a Educação Cívica. Com este projeto pretende-se despertar a consciência pelo património cultural, natural e gastronómico das regiões das diferentes escolas envolvidas; educar para uma identida-de coletiva a partir da tolerância, da compreensão, da sinceridade e da solidariedade rumo à unidade; valorizar a imigração antiga e recente e o seu contributo para o enrique-cimento do património e, por esta via, valorizar os alunos oriundos de famílias de imi-grantes; descobrir o património regional dos colegas europeus e aperceber-se das dife-renças e similitudes; desenvolver as competências linguísticas dos alunos em língua fran-cesa e inglesa através da comunicação com os outros alunos; desenvolver, através destes intercâmbios, a competência intercultural dos alunos, dos docentes e das famílias dos alunos; abrir a Escola ao mundo exterior;…. À Escola de Colmeias cabe a tarefa de criar uma página de internet onde se incluirá um fórum de discussão para o intercâmbio entre alunos (segundo os temas a tratar ou para comunicações espontâneas) e um espaço para consulta de todos os documentos/produtos realizados ao longo do projeto. O projeto dinamizar-se-á em estreita colaboração com a Espanha, a Hungria, a Turquia, a Eslováquia e a Polónia e implicará um mínimo de vinte e quatro mobilidades de professo-res e alunos distribuídas por dois anos. A primeira mobilidade está já a ser preparada e levará três alunos do 9ºano e dois professores a Cartagena, Espanha. Aí os alunos apresentarão a nossa região, a Escola e darão informações práticas sobre, por exemplo, o calendário escolar apresentando os dias festivos e a história da sua ori-gem. A preparação e a execução dos trabalhos a apresentar serão feitas em francês com a orientação das docentes que dinamizam o Clube Europeu e em inglês com a ajuda da docente de Inglês. http//agcolmeias.com/euro_julesverne/

COLMEIAS , DEZEMBRO 2013

5

5

Projeto Comenius Bilateral

No âmbito do protocolo estabelecido entre a Escola EBI de Colmeias e a Associação Babelescola, Associação para a Descoberta da Europa realizou-se o projeto Intercâm-bio de Jovens, subação 1.1 do Programa Juventude em Ação, que em parceria com a Câmara de Annoeullin, França, levaram a cabo o projeto "C'est quoi être un citoyen Européen ?".

COLMEIAS , DEZEMBRO 2013

6

6

Comenius Multilateral—Le Tour de l’Europe avec Jules Verne et nos Amis les Partenaires

leva a Cartagena, Espanha, docentes e discentes da Escola Básica Integrada de Colmeias.

No passado dia 21 de outubro, o projeto Comenius Multilateral denominado Le Tour de l’Europe avec Jules Verne et nos Amis les Partenaires levou a Cartagena, em Espanha, um grupo de alunos e professores da Escola Básica Integrada de Colmeias. Durante cinco dias, tiveram a oportunidade de descobrir parte da complexidade intercultu-ral europeia pela interação com os espanhóis e restantes parceiros vindos da Eslováquia, da Hungria, da Polónia e da Turquia. Esta primeira mobilidade inseriu-se no plano de atividades do projeto e teve como princi-pais objetivos dar a conhecer a realidade sociocultural em que se insere a escola de acolhi-mento, as escolas e a região de cada país participante, promover o conhecimento mutuo e a imersão na vida e na cultura de Cartagena. Depois de uma calorosa receção na escola CEIP Asdrúbal em Cartagena, Espanha, o grupo de visitantes foi convidado a deslocar-se ao bairro Lo Campano, na parte sudeste da cidade, lugar de onde provem a grande maioria dos alunos da Escola. Trata-se de um bairro proble-mático a nível social, familiar e cultural e cuja instabilidade se repercute na assiduidade e aproveitamento escolar dos alunos. O contato com este bairro pobre de Cartagena permitiu enriquecer os nossos alunos enquan-to pessoas, sensibilizá-los para as diferenças e, sobretudo, dar mais apreço ao que cada um tem. As atividades, que foram sempre realizadas em grupos heterogéneos, levaram os jovens das várias nacionalidades a interagirem; contribuíram para aprofundar as relações interpessoais; viabilizaram o conhecimento e o reconhecimento das diferenças e a aceitação do outro - rea-lizaram-se jogos didáticos, promoveu-se a descoberta da gastronomia e dos locais mais emblemáticos e culturais da cidade e da região. Consolidar o sentimento de tolerância e o gosta da partilha entre cidadãos desta Europa Uni-da na Diversidade foi um dos principais objetivos conseguidos deste encontro.

Graça Morgado (coordenadora do projecto)

COLMEIAS , DEZEMBRO 2013

7

7

Comenius leva a Cartagena, Espanha,

docentes e discentes da

Escola Básica Integrada de Colmeias.

COLMEIAS , DEZEMBRO 2013

8

8

COLMEIAS , DEZEMBRO 2013

CLUBE EUROPEU

O Clube Europeu vai todas as semanas ao 1ºciclo e apresenta particularidades de alguns países que fazem parte da União Europeia, nomeadamente o património cultu-ral e linguístico. Para isso fazem-se variados jogos e também se contam histórias. É uma dessas histórias que queremos partilhar convosco. Boa leitura! As aventuras de Valdélia contadas pela avozinha.

I. A avozinha apresenta Valdélia

No meu quintal e no meu jardim existem centenas de valdélias. Umas grandes, outras pe-quenas e outras pequeninas. São tão parecidas que não consigo distingui-las, exceto uma, a VALDÉLIA! Essa sim que é diferente! É a mais simpática, perspicaz, divertida e tão brin-calhona! Eu adoro-a! E acredita que os meus dias não seriam tão animados sem a sua pre-sença. A verdade é que já não sei viver sem ela…. Por esta altura já estarás a pensar: “Mas, afinal o que são valdélias?! A minha avó enlouqueceu!... Pois é, vou dar-te uma pista… Já sabes que elas vivem no quintal ou no jardim, são de vários tamanhos,… Não?!... Vou dar-te mais uma ajudinha: têm quatro patinhas irrequietas, um rabo bailarino, uma cabecita curiosa e dinâmica, um apetite insaciável por todo tipo de insectos e, o mais importante, são brincalhonas, bem-dispostas e adoram o sol! Já descobriste. Claro! É isso mesmo… são as valdélias! Então, ficas a saber que há valdélias meninas, valdélias meninos e valdélias senhoras e senhores… A Valdélia, a nossa Valdélia, é uma menina linda, mas também uma linda menina. Para a conheceres tão bem quanto eu, convido-te a ler (e a viver!) as suas aventuras.

Texto: Professora Graça Morgado Ilustração: Matilde (2ºano EBIC)

9

9

Agrupamento de Escolas de Colmeias schoollibraries: opendoors to intercultural competences| SLODIC

SLODIC: um projeto Comenius em ação

Primeiro encontro europeu decorre na EBI de Colmeias

Durante este e o próximo ano letivo, a equipa aLer+ do Agrupa-mento de Escolas de Colmeias dinamiza um projetoComenius com par-ceiros europeus (da Dinamarca, Islândia e República Checa). Este chama-se SLODIC (“SchoolLibraries: Open Doors to Intercultural Competences”), ou, traduzindo, “Bibliotecas Escolares: Portas Aber-tas para as Competências Interculturais”. Trata-se de um projeto que pretende colocar as bibliotecas escolares no centro da vida da escola e em que serão dinamizadas atividades conjuntas em Inglês pelas escolas europeias participantes, com recurso às novas tecnolo-gias (nomeadamente aos códigos QR, que se podem ler/visualizar comIpads e Iphones.

O primeiro encontro decorreu em Portugal, na EBI de Col-meias, de 16 a 20 de Outubro, tendo os professores europeus envol-vidos definido em pormenor as diferentes etapas do projeto e as atividades conjuntas a desenvolver, nomeadamente com os códigos QR, filmes, a realização de um mercado internacional e de uma cam-panha em prol das relações multiculturais.Do programa fizeram igualmente parte alguns momentos culturalmente relevantes, nomea-damente: a realização de um Porto de Honra no castelo de Leiria, a visita à biblioteca José Saramago, do Instituto Politécnico de Leiria, e um dia cultural, como acesso privilegiado à biblioteca do Palácio de Mafra, bem como visita à Ericeira e a Óbidos. Foi uma experiência trabalhosa mas muito gratificante para todos os envolvidos, estando o próximo encontro previsto para a Islândia, com a deslocação de professores e alunos.

COLMEIAS , DEZEMBRO 2013

10

10

Agrupamento de Escolas de Colmeias schoollibraries: opendoors to intercultural competences| SLODIC

COLMEIAS , DEZEMBRO 2013

11

11

Comemoração do Dia Mundial da Alimentação

Alimentação Equilibrada e Saúde no Agrupamento de Escolas de Colmeias

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, celebrado a 16 de outubro, o Projeto de Educação para a Saúde (PES) da Escola Básica Integrada de Colmeias em articulação com as docentes de Ciências Naturais levou a efeito a cons-trução de uma Roda dos Alimentos “viva” e uma Pirâmide Alimentar na qual participa-ram alunos, pais e encarregados de educação.

Esteve patente ao longo dessa semana uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos e uma exposição de fotografias relativas a comemorações da mesma efe-méride em anos anteriores.

No dia 16 tivemos a possibilidade de oferecer aos nossos alunos um lanche gen-tilmente cedido pelo Hipermercado Continente de Leiria, relembrando a toda a comu-nidade escolar a importância de uma alimentação equilibrada na manutenção da saúde do nosso organismo.

O nosso muito obrigado a todos os pais e encarregados de educação que colabo-raram com a entrega de alimentos e ao Continente de Leiria!

A coordenadora do PES Élia Ferreira

COLMEIAS , DEZEMBRO 2013

12

12

Alunos do 9º ano fazem voluntariado

Nos dias 24,25,26 e 27 de Outubro, vários alunos e alunas do 9º ano (turmas A e D) da Esco-

la Básica Integrada de Colmeias, com a supervisão das professoras Elsa Mateus e Sílvia

Duarte, fizeram voluntariado para a “AMI “ (Assistência Médica Internacional).

Uma semana depois, nos dias 31, 1, 2 e 3 de Novembro, os alunos voltaram a realizar volunta-

riado, mas desta vez para a “Liga Portuguesa Contra o Cancro”.

No final desta experiência, o balanço foi positivo, pois várias pessoas ajudaram estas causas

e a adesão destas foi enorme. Foi também uma experiência benéfica porque aprenderam mui-

to sobre a solidariedade e a falta desta nos cidadãos em geral. Visto isto, é uma experiência

a repetir, pois ajudar nunca é demais. Carolina Ramos nº2,Leonor Gaspar nº7 . 9ºA

COLMEIAS , DEZEMBRO 2013

Projeto voluntariado

13

13

Comemoração do Dia Internacional

da Pessoa com Deficiência

No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o subdeparta-mento de Educação Especial organizou diversas atividades com o intuito de sensibilizar a comunidade educativa para a Diferença. No dia 3 de dezembro, no átrio da escola, os alunos puderam participar no “Jogo dos Senti-mentos”, andar de muletas, de cadeira de rodas, fazer um desenho usando a mão com a qual habitualmente não escrevem, realizar atividades de olhos vendados e visualizar um vídeo sobre a deficiência. Foi também distribuída a habitual pulseira que este ano tinha inscrita a frase “Crescer com a Diferença”. No dia 5 de dezembro, convidámos os meninos do Jardim de Infância de Colmeias para ouvi-rem a história “A Coelhinha Diferente” na biblioteca da nossa escola. A história foi contada pela docente de educação especial, Madalena Prior e foi acompanhada pelo intérprete de lín-gua gestual, Renato Coelho, do IPL, que nos honrou com a sua presença. Depois da história, o Renato falou um bocadinho sobre a língua gestual e ensinou-nos alguns gestos bem diverti-dos. Para terminar esta atividade todos os meninos fizeram a sua Coelhinha Diferente. No dia 9 de dezembro, veio mais uma vez à nossa biblioteca a Liliana Gonçalves, que tem sempre tanto que contar … Desta vez, a história teve um sabor especial, pois a Liliana veio contar pela primeira vez a história “Todos Diferentes, Todos Animais”. Trata-se da história do livro que acabou de escrever e que foi apresentado no passado dia 3 de dezembro no IPL. Para além dos alunos de educação especial, também a turma do 4ºano, do 1º ciclo de Colmeias participou na atividade que ficou concluída com a pintura de uma tela, representativa da his-tória que ouviram. Todas as atividades tiveram uma participação entusiasta por parte da comunidade educativa, o que muito nos alegrou.

COLMEIAS , DEZEMBRO 2013

14

14

COLMEIAS , DEZEMBRO 2013

15

15

COLMEIAS , DEZEMBRO 2013

16

16

COLMEIAS , DEZEMBRO 2013

17

17

COLMEIAS , DEZEMBRO 2013

18

18

COLMEIAS, DEZEMBRO 2013

Ficha técnica: Professora responsável: Deolinda Laranjeira Colaboradores: comunidade escolar Telefone: 244 720 200 Fax: 244 720 209