x hospital fest - 2012

4
INFORME PUBLICITÁRIO HOSPITAL FEST BRASIL 2012 - 1 Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2012 Prêmio Hospital Best 2012 celebra hoje os destaques da saúde brasileira. 10ªHospitalFest www.hospitalbest.com.br Personalidade de Marketing Roberto Haushahn Personalidade do Ano Gonzalo Vecina Liderança Institucional Antônio Jorge de Souza Marques Administrador Hospitalar do Ano Plínio Valério Túzzolo Arquiteto do Ano Domingos Fiorentini Empresa de Serviços do Anos NewSet Dirigente Hospitalar do Ano Valdesir Galvan Plano de Saúde e Seguradora de Saúde Bradesco Saúde Curso Superior em Saúde do Ano FASM – Faculdade Santa Marcelina Empresa do Ano Lifetex Instituição Filantrópica do Ano GRAACC Hospital do Ano – Regional ABC Hospital e Maternidade Dr. Christóvão da Gama Exportadora do Ano Fanem A diretora executiva da Fanem, Marlene Schmidt Rodrigues, faleceu em 13 de abril de 2012 e deixou um grande vazio no setor onde era una- nimemente querida e respeitada. A hospital Fest fará uma homenagem à sua memória. Instituições em Destaque Iniciativa Acompanhamento Feira de Negócios do Ano Feira Hospitalar Entidade de Responsabilidade Social Pró-Saude Marlene Schmidt Rodrigues Homenagem de Saudade Hospital Sírio- Libanês Hospital Design 2012 O projeto de expansão prevê a construção de 85 mil metros quadrados divididos em três blocos e a abertura de mais 352 leitos até 2016 no maior projeto hospitalar do setor privado em obras no país. Pelo arrojo do projeto e pela importância da instituição, o Hospital Sírio-Libanês foi escolhido como Hospital Design 2012. Feira Hospitalar 20 anos Projeto “Sou parte desta história” A Feira e Fórum Hospitalar completa 20 anos em 2013 e sua história vem sendo escrita por toda a comunidade de saúde brasileira. Resgatar esta trajetória é resgatar uma parte essencial do desenvolvimento do setor hospitalar e da saúde brasileira das duas últimas décadas. Assim, para contribuir neste reencontro a WikiHosp – a Enciclopédia Hospitalar Brasileira, vai desenvolver, no primeiro semestre de 2013, o projeto Hospitalar 20 anos – Sou parte desta história. Saiba mais no site www.wikihosp.com.br WikiHosp ENCICLOPÉDIA HOSPITALAR Troféu Master Entidade de Responsabilidade Social Consultoria Hospitalar OSS – Organizações Sociais de Saúde Portal de Compras Hospitalares Troféu Eco-Saúde Títulos Conquistados pela Pró-Saúde em 2012

Upload: eximia-comunicacao-ltda

Post on 30-Mar-2016

232 views

Category:

Documents


9 download

DESCRIPTION

Encarte na Folha de S. Paulo - 12 de dezembro de 2012 - Informações sobre a Hospital Fest, evento de confraternização do mercado hospitalar brasileiro com a entrega dos Prêmios Hospital Best, HospDesign e EcoSaúde 2012

TRANSCRIPT

Page 1: X Hospital Fest - 2012

Informe PublIcItárIo HOSPITAL FEST BRASIL 2012 - 1Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2012

Prêmio Hospital Best 2012 celebra hoje os destaques da saúde brasileira.

10ª Hospital Festwww.hospitalbest.com.br

Personalidade de Marketing

Roberto Haushahn

Personalidade do Ano

Gonzalo Vecina

Liderança Institucional

Antônio Jorge de Souza Marques

Administrador Hospitalar do Ano

Plínio Valério Túzzolo

Arquiteto do Ano

Domingos Fiorentini

Empresa de Serviços do Anos

NewSet

Dirigente Hospitalar do Ano

Valdesir Galvan

Plano de Saúde e Seguradora de

Saúde

Bradesco Saúde

Curso Superior em Saúde do Ano

FASM – Faculdade Santa Marcelina

Empresa do Ano

Lifetex

Instituição Filantrópica do Ano

GRAACC

Hospital do Ano – Regional ABC

Hospital e Maternidade

Dr. Christóvão da Gama

Exportadorado Ano

FanemA diretora executiva da Fanem, Marlene Schmidt Rodrigues, faleceu em 13 de abril de 2012 e deixou um grande vazio no setor onde era una-nimemente querida e respeitada. A hospital Fest fará uma homenagem à sua memória.

Instituições em Destaque Iniciativa Acompanhamento

Feira de Negócios do

Ano

Feira Hospitalar

Entidade de Responsabilidade Social

Pró-Saude

Marlene Schmidt RodriguesHomenagem de Saudade

Hospital Sírio-Libanês Hospital Design 2012 O projeto de expansão prevê a construção de 85 mil metros quadrados divididos em três blocos e a abertura de mais 352 leitos até 2016 no maior projeto hospitalar do setor privado em obras no país. Pelo arrojo do projeto e pela importância da instituição, o Hospital Sírio-Libanês foi escolhido como Hospital Design 2012.

Feira Hospitalar 20 anosProjeto “Sou parte desta história”

A Feira e Fórum Hospitalar completa 20 anos em 2013 e sua história vem sendo escrita por toda a comunidade de saúde brasileira. Resgatar esta trajetória é resgatar uma parte essencial do desenvolvimento do setor hospitalar e da saúde brasileira das duas últimas décadas. Assim, para contribuir neste reencontro a WikiHosp – a Enciclopédia Hospitalar Brasileira, vai desenvolver, no primeiro semestre de 2013, o projeto Hospitalar 20 anos – Sou parte desta história. Saiba mais no site www.wikihosp.com.br

WikiHosp

ENCICLOPÉDIAHOSPITALAR

Troféu MasterEntidade de Responsabilidade Social

Consultoria HospitalarOSS – Organizações Sociais de Saúde

Portal de Compras HospitalaresTroféu Eco-Saúde

Títulos Conquistados pela Pró-Saúde em 2012

Page 2: X Hospital Fest - 2012

2 - HOSPITAL FEST BRASIL 2012 Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2012Informe PublIcItárIo

A história de 45 anos da Pró--Saúde – Associação Benefi-cente de Assistência Social

e Hospitalar pode ser contada sob vários aspectos e por meio de di-ferentes eixos temáticos, todos relevantes e que impactaram de alguma forma a área em que a ins-tituição atua.

A Pró-Saúde teve seu em-brião na Associação Monlevade de Serviços Sociais (AMSS), en-tidade de utilidade pública com sede na cidade de João Monle-vade, no Estado de Minas Ge-rais e que tinha por finalidade: a) administrar o Hospital Mar-garida (inaugurado em 1952), de propriedade da Companhia Belgo-Mineira (o que aconteceu a partir de 1975); b) prestar as-sistência hospitalar e social aos funcionários da companhia e à comunidade em geral e c) de-senvolver atividades de saúde comunitária para toda a popu-lação.

Em 1994, a AMSS transferiu a gestão do Hospital Margarida para a Sociedade Beneficente São Camilo, que a assumiu por meio do seu departamento denomina-do Gerência Hospitalar - Regional Minas Gerais. Este departamento foi criado pelas entidades cami-lianas sob a liderança do Padre Niversindo Antônio Cherubin e se tornou referência para a adminis-tração hospitalar brasileira e che-gou a gerir mais de 4.500 leitos hospitalares.

Por decisão dos religiosos ca-milianos, em 1996, as atividades da Gerência Hospitalar seriam extintas. As centenas de profissio-nais da administração hospitalar que nela atuavam e que possuí-am experiência e expertise foram aproveitadas pela pequena enti-dade do interior de Minas Gerais, que viria a ser tornar a Pró-Saúde ABASH, hoje conhecida nacional-mente.

Os profissionais de adminis-tração hospitalar oriundos da Gerência Hospitalar, até então departamento da Sociedade Be-neficente São Camilo, passaram a conduzir o destino da Associação Monlevade de Serviços Sociais e transferiram a tomada de decisões para São Paulo, em 1996, quando também mudaram a sua deno-minação social para PRÓ-SAÚDE ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HOSPITA-LAR. Esta adequação se fez ne-cessária em razão da atuação em caráter nacional de sua atuação, que deixava seu enfoque local, a diversificação das atividades e a multiplicação por todo o território brasileiro da bem sucedida expe-riência de gestão de estabeleci-mentos hospitalares.

Hoje, a Pró-Saúde deSenvolve aS SeguinteS atividadeS:l Administração hospitalar: atua

na administração de hospitais e contribui de forma expressi-va na ampliação e universaliza-ção da assistência à saúde no Brasil.

l Área social: administra cre-ches, asilos, centros de juven-tude e casas de auxilio à ges-

tante, entre outras atividades, contribuindo de forma signifi-cativa para a melhoria da qua-lidade de vida da população brasileira.

l Área educacional: promove cursos nas áreas de saúde, sus-tentabilidade e social visando capacitar profissionais e otimi-zar os resultados assistenciais e sociais.A Pró-Saúde é reconhecida na-

cionalmente pela qualidade na im-plantação de soluções para as ins-tituições e profissionais da saúde.

A entidade se tornou a maior instituição que desenvolve a ges-tão de saúde e a quinta maior en-tidade beneficente do país sob a ótica de investimentos sociais. Se considerar somente as entidades voltadas à saúde, a Pró-Saúde é a terceira maior entidade benefi-cente do Brasil, de acordo com o Guia da Filantropia 2002, elabora-do pela Kanitz Associados.

Ela administra, assessora e/ou presta serviços a diversos hospitais em diferentes Estados e desenvolve projetos sociais em múltiplas comunidades. Esses projetos são articulados em par-ceria com entes políticos ou enti-dades não-governamentais, como os realizados com as Pastorais da

Saúde e da Criança.A Pró-Saúde gerencia mais de

2.970 leitos hospitalares e 14.123 colaboradores diretos e indiretos, dos quais 3.000 mil são médicos. A instituição possui também o maior quadro de administradores hospitalares graduados do Brasil.

Estão, ou já estiveram sob a gestão da Pró-Saúde, hospitais públicos, universitários e privados dos Estados de São Paulo, Paraná, Amazonas, Pará, Rondônia, Goi-ás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Maranhão, Bahia, Tocantins, Roraima, incluindo im-portantes instituições de saúde ligadas a grandes organizações empresariais como Cia. Vale, Side-rúrgica Belgo-Mineira, Cia. Suzano de Papel e Celulose, Albrás – Alu-mínio do Brasil e Mineradora Rio do Norte, dentre outras.

Na extensa rede de hospi-tais administrada pela Pró-Saú-de, aproximadamente 70% dos atendimentos são destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Cerca de 10% dos hospitais já administrados ou as-sessorados pela Pró-Saúde osten-tam o título de “Hospital Amigo da Criança”, concedido pelo Ministé-rio da Saúde e Fundo das Nações

Unidas para a Infância (Unicef ), enquanto a média brasileira com o mesmo título é de 3%.

Em 2010, a Pró-Saúde ABASH comemorou o recebimento da certificação de Acreditação da Qualidade, concedido pela Orga-nização Nacional de Acreditação (ONA), realizada pela Fundação Vanzolini, de 4 hospitais públicos sob sua gestão, localizados em Araucária/PR, Cubatão/SP, Alta-mira/PA e Vitória/ES. Em 2012 foi a vez do hospital público por ela administrado localizado em San-tarém/PA receber a mesma certi-ficação.

Em agosto de 2012, a Pró--Saúde recebeu o Prêmio Nacio-nal CMB de Sustentabilidade em Ênfase em Economia, em reco-nhecimento a iniciativa de gestão aplicadas no Hospital Municipal de Araucária, no Paraná. O prêmio foi oferecido pela CMB – Confede-ração das Santas Casas de Miseri-córdia e Hospitais Filantrópicos.

A Central de Compras da Pró--Saúde, teve recomendação à Certificação da Norma ABNT NBR ISO 9001:2008, pela Fundação Vanzolini.

A Pró-Saúde introduziu e en-tronizou na sua gestão práticas atuais e modernas que têm tor-nado os hospitais por ela admi-nistrados exemplos sustentáveis do ponto de vista econômico, social e ambiental, ampliando os programas de profissionalização, humanização e qualidade.

Pró-Saúde ABASH - De Minas para o Brasil- 45 anos de história

Page 3: X Hospital Fest - 2012

Informe PublIcItárIo HOSPITAL FEST BRASIL 2012 - 3Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2012

O mercado hospitalar tem ca-racterísticas que o diferenciam dos demais mercados. Por

exemplo, o ciclo de criação de uma marca de equipamentos e produtos de uso hospitalar e a conquista da confiança do mercado de saúde é usualmente muito mais demorado. Também é mais complexa e lenta a introdução de novas tecnologias ou a adoção de novos métodos de tratamento e diagnóstico. Da mes-ma forma é demorada a compra de equipamentos, de aparelhos, solu-ções e sistemas e, mesmo, de produ-tos de uso cotidiano, como seringas ou esparadrapo. Esta demora vem do cuidado e da cautela com que o setor lida com a mudança e com a inovação. Ambos são bem-vindos, certamente, mas antes de serem aceitos precisam vencer os céticos e comprovar cabalmente, cientifica-mente, suas apregoadas vantagens e atributos. Esta maneira de operar do mercado de saúde explica a ex-traordinária vitalidade e importância

da Feira e Fórum Hospitalar, que, em 2013, irá realizar sua 20a edição. São 20 anos reunindo fornecedores de equipamentos e produtos dos qua-tro cantos do planeta com clientes, usuários e interessados brasileiros que têm, na Feira, a oportunidade de chegar perto, visualizar, tocar e

ver funcionando o que há de mais avançado e inovador para os hospi-tais e para o mundo da saúde.

A história dos 20 anos da Hos-pitalar é, assim, a história das duas décadas de enormes avanços no setor hospitalar brasileiro, hoje um dos mais respeitados do mundo. E

esta é uma história escrita por mui-tas mãos e que merece ser resgata-da e preservada.

Com este propósito a WikiHosp, a Enciclopédia Hospitalar Brasilei-ra online está criando o projeto 20 Anos da Hospitalar – Sou parte desta história com um capítulo especial

dedicado às instituições e empresas que tiveram presença em suas di-versas edições. A WikiHosp colocará à disposição das instituições e em-presas interessadas uma assessoria especializada para a busca e resgate de sua história bem como a recupe-ração de fotos, folders, reportagens, vídeos e materiais da época e sua formatação em linha do tempo com hiperlinks para inclusão no Capitulo dedicado aos 20 anos da Feira e Fó-rum Hospitalar. As empresas interes-sadas poderão, ainda, publicar pági-na-resumo de suas participações na Feira Hospitalar em Suplemento Es-pecial Impresso a ser publicado pela WikiHosp e que irá circular durante a 20a. Feira Hospitalar.

Empresas e interessados podem obter mais informações diretamente no site da WikiHosp www.wikihosp.com ou com a ABMS – Associação Brasileira de Marketing em Saúde, pelo telefone (11) 3872-2190 ou ain-da, pelo e-mail [email protected]

20 Anos da HospitalarUma história escrita por muitas mãos

INSTITuIçõeS HoRS-CoNCouRS | HoSPITAIS Hospital Israelita Albert Einstein | Hospital Sírio-Libanês

INSTITuIçõeS HoRS-CoNCouRS | MATeRNIDADe Grupo Santa Joana - São Paulo

LIDeRANçA INSTITuCIoNAL 2012 Antônio Jorge de Souza Marques

PeRSoNALIDADe Do ANo 2012 Gonzalo Vecina Neto

DIRIGeNTe HoSPITALAR Do ANo 2012 Valdesir Galvan

ADMINISTRADoR HoSPITALAR Do ANo 2012 Plínio Valério Túzzolo

HoSPITAL Do ANo 2012 Hospital Samaritano - SP

eMPReSA Do ANo 2012 Lifetex

eMPReSA De SeRVIçoS Do ANo 2012 Newset

eMPReSA eXPoRTADoRA 2012 Fanem

INSTITuIçÃo FILANTRÓPICA Do ANo 2012 GRAACC

CeNTRo De DIAGNÓSTICoS 2012 SalomãoZoppi

LABoRATÓRIo De APoIo 2012 Hermes Pardini

DISTRIBuIDoRA De MeDICAMeNToS 2012 FG Farma Goiás

ACReDITAçÃo HoSPITALAR 2012 CBA (Joint Comission)

eDuCAçÃo CoNTINuADA 2012 Fator RH

SeGuRADoRA De SAÚDe 2012 Bradesco Saúde

PLANo De SAÚDe Do ANo 2012 Bradesco Saúde

ADMNISTRAçÃo HoSPITALAR TeRCeIRIZADA 2012 Pró-Saúde - Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar

INSTITuIçÃo De ReSPoNSABILIDADe SoCIAL 2012 Pró-Saúde - Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar

ARQuITeTuRA HoSPITALAR 2012 Arquitetura Fiorentini

CoNSuLToRIA HoSPITALAR 2012 Pró-Saúde - Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar

FeIRA De NeGÓCIoS Do ANo 2012 Feira e Fórum Hospitalar

CuRSo SuPeRIoR De SAÚDe Do ANo 2012 FASM - Faculdade Santa Marcelina

HoSPITAL Do ANo - ReGIoNAL ABC Hosp. e Mat. Dr. Christóvão da Gama

eNTIDADe ASSoCIATIVA MÉDICo-HoSPITALAR 2012ABIMED - Ass. Bras. da Ind. de Alta Tec. de Equip. Prod. e Sup. Médico-Hospitalares

TRoFÉu MASTeR De eXCeLÊNCIA Homenagem à empresas com 10 anos de presença no Ranking Hospital Best

BACE

NEWSET

FATOR RH

FANEM

BRADESCO SAÚDE

SONICLEAR

RDI BENDER

PRÓ-SAÚDE

FEIRA E FÓRUM HOSPITALAR

Ranking Hospital Best 2012 - Destaques Especiais

Page 4: X Hospital Fest - 2012

4 - HOSPITAL FEST BRASIL 2012 Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2012Informe PublIcItárIo

Prêmio Hospital Best 2012 - A marca dos líderes

www.tarkett.com/brasil www.fatorrh.com.br

www.fiat.com.br www.soniclear.com.br www.tejofran.com.br

www.hmcg.com.br

Conheça o ranking completo no site: www.hospitalbest.com.br

EditorCelso Skrabe

Projeto GráficoFlavio Della Torre

PesquisaMaria Lúcia Skrabe

RepresentantesCarlos Lescovar

Claudio Pallombo

Administração e Finanças

Neide Fernandes

ConteúdoLuiz Eduardo Fernandes

Renato Rodrigues

Web SiteVictor Skrabe

Exímia Comunicação Ltda.Rua Cardoso de Almeida, 60 - cj. 41

05013-000 - São Paulo-SPT: (11) 3872-2190 - F: (11) 3872-2523

www.prosaude.org.br www.rdibender.com.br

www.bomi.com.br

www.fgfarma.com.br

www.fiorentini.com.br

www.lifetex.com.br

www.luftexpress.com.br www.bace.com.br www.missner.com.br

www.newset-ar.com.br

www.santarita.org.br

www.sincron.com.br www.bace.com.br

www.bradescosaude.com.br

www.bace.com.br

www.deltronix.com.br

www.bace.com.br

www.mha.com.br

www.richter.com.br

www.megaquimica.ind.br

www.cnssilicio.com.br

www.bace.com.br www.fanem.com.br

www.gruposotreq.com.br

www.presmed.ind.br