esportequerenciamt.files.wordpress.com€¦  · web viewultrapassa o plano vertical da rede, total...

12
VOLEIBOL HISTÓRICO E RESUMO DAS REGRAS O voleibol foi criado nos Estados Unidos, no dia 9 de fevereiro de 1895, pelo diretor de educação física da ACM (Associação Cristã de Moços de Massachusetts) William George Morgan. Ao inventar o voleibol e suas regras, Morgan tinha como objetivo principal a criação de um esporte sem contato físico entre os jogadores. Desta forma, ele pretendia oferecer às pessoas (principalmente aos mais velhos) um esporte em que as lesões físicas, provocadas por choques entre pessoas, seriam raras. Nos primeiros anos, o voleibol ainda não contava com uma bola específica, sendo praticado com uma câmara da bola de basquete . A rede era improvisada, a mesma usada nas partidas de tênis. Neste período, o esporte era conhecido por Minonette. Com o passar do tempo, foi ganhando o nome popular de volleyball, que acabou se tornando oficial. 1951 – realizado o primeiro campeonato sul-americano de voleibol, na cidade do Rio de Janeiro. O Brasil tornou-se campeão masculino e feminino. Quem deu o saque inicial rumo ao sucesso foi o ex-jogador Denis Rupet Hathaway, o primeiro presidente da CBV, no período de 14/03/55 a 15/02/57. Inicialmente, o voleibol era ligado à Confederação Brasileira de Desportos (CBD). QUADRA

Upload: others

Post on 07-Sep-2019

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

VOLEIBOL

HISTÓRICO E RESUMO DAS REGRAS

O voleibol foi criado nos Estados Unidos, no dia 9 de fevereiro de 1895, pelo diretor de educação física da ACM (Associação Cristã de Moços de Massachusetts) William George Morgan.

Ao inventar o voleibol e suas regras, Morgan tinha como objetivo principal a criação de um esporte sem contato físico entre os jogadores. Desta forma, ele pretendia oferecer às pessoas (principalmente aos mais velhos) um esporte em que as lesões físicas, provocadas por choques entre pessoas, seriam raras.

Nos primeiros anos, o voleibol ainda não contava com uma bola específica, sendo praticado com uma câmara da bola de basquete. A rede era improvisada, a mesma usada nas partidas de tênis. Neste período, o esporte era conhecido por Minonette. Com o passar do tempo, foi ganhando o nome popular de volleyball, que acabou se tornando oficial.

1951 – realizado o primeiro campeonato sul-americano de voleibol, na cidade do Rio de Janeiro. O Brasil tornou-se campeão masculino e feminino.

Quem deu o saque inicial rumo ao sucesso foi o ex-jogador Denis Rupet Hathaway, o primeiro presidente da CBV, no período de 14/03/55 a 15/02/57. Inicialmente, o voleibol era ligado à Confederação Brasileira de Desportos (CBD).

QUADRA

A bola é feita couro ou material sintético. Normalmente colorida ou uma combinação de cores. Peso de 260 a 280 gramas. Pressão de 4 a 5 libras.

A Equipe é composta por 12 jogadores, sendo 6 titulares e 6 reservas. Há um ( ou dois) jogador(es) especializado (s) em defesa chamado líbero, o qual só joga na zona de defesa.

Também fazem parte da equipe, 01 técnico, 01 assistente técnico, 01 massagista, 01 fisioterapeuta e 01 médico. Algumas equipes possuem estatístico, psicólogo, dentre outros profissionais.

O uniforme é composto por camisa, calção, meia e tênis. Os números vão de 01 a 18. O líbero deve usar um uniforme diferente dos demais para diferenciá-lo em quadra.

A súmula é o documento oficial de jogo. Nela constam todos os nomes dos jogadores e comissão técnica, bem como local, hora, data, árbitros, apontador e juízes de linha.

O capitão da equipe é o único jogador autorizado a falar com a arbitragem, desde que educamente. Ele é identificado em quadra com um traço abaixo de seu número em sua camiseta. Caso seja substituído, um outro jogador (que esteja em quadra) deve assumir a sua função.

Nome das posições.

1 – Defesa Direita 4 – Ataque Esquerda (ponta ou ponteiro)

6- Defesa Central 3 – Ataque Central (meio de rede ou central)

5 – Defesa Esquerda 2 – Ataque Direita.(saída de rede ou oposto)

O posicionamento dos jogadores é no sentido anti-horário e o rodízio é no sentido horário.

O técnico dirige a sua equipe fora da quadra, pede tempos e orienta seus atletas.

O jogo é disputado em melhor de 5 sets. Cada set é composto por 25 pontos. Para uma equipe vencer um jogo é necessário ganhar 3 sets, ou no caso de jogos escolares 2 sets. Caso necessite um set de desempate (também chamado de tie-break), ele é jogado até 15 pontos. Para vencer um set são necessários no mínimo dois pontos de diferença para o time adversário. BOLA EM JOGO

A bola está em jogo a partir do momento do golpe de saque autorizado pelo primeiro árbitro.

BOLA FORA DE JOGO

A bola está fora de jogo a partir do momento em que uma falta é apitada por um dos árbitros; na ausência de uma falta, no momento do apito.

BOLA "DENTRO"

Considera-se a bola "dentro" quando toca o piso da quadra de jogo, inclusive nas suas linhas de delimitação (Regra 1.3.2).

BOLA "FORA"

Considera-se a bola "fora" quando:

› a parte da bola que toca o piso está totalmente fora das linhas de delimitação da quadra;

› toca um objeto fora da quadra, o teto ou uma pessoa fora do jogo;

toca as antenas, cabos de fixação, postes ou a própria rede, fora das faixas laterais;

ultrapassa o plano vertical da rede, total ou mesmo parcialmente, fora do espaço de cruzamento, exceto no caso da Regra 11.1.2;

ultrapassa completamente o espaço sob da rede (Regra 11.1.3 ).

Cada equipe tem o direito de tocar a bola no máximo três vezes, além do toque do bloqueio (Regra 15.4.1), para devolver a bola. Se mais toques são utilizados, a equipe comete uma falta de "QUATRO TOQUES".

A bola pode ser tocada com qualquer parte do corpo.

A bola deve ser tocada, não pode ser retida e/ou conduzida. Pode ser enviada para qualquer direção.

A bola pode tocar várias partes do corpo, contanto que estes contatos ocorram simultaneamente.

Fundamentos: Toque, manchete, saque, bloqueio, cortada ou ataque.

Principais competições de Voleibol: Olimpíada, Campeonato Mundial, Copa do Mundo (estes de 4 em 4 anos) e Liga Mundial (masculino) e Grand Prix (feminino), estes anualmente.

A principal competição de voleibol no Brasil é a Superliga, que é o campenato nacional. É dividida nos naipes masculino e feminino.

Na região Araguaia as principais forças do voleibol escolar e estudantil são: Querência, Canarana, Água Boa, Nova Xavantina e Barra do Garças (masculino); Riberirãozinho, Água Boa, Querência, Barra do Garças, Nova Xavantina e Canarana.

Sendo que Querência no masculino já foi Vice-Campeão Estadual escolar categoria B em 2008, com professor Rogério. Também 3º lugar no estadual escolar da categoria B em 2010 com professor Rogério no feminino. Nos jogos da nossa região o masculino já foi campeão várias vezes tanto na categoria A como B e também nos jogos estudantis. No feminino já foi uma vez campeão estudantil em 2009 e campeão escolar na categoria B em 2008, 2010 e campeão na categoria A em 2009.

SINAIS USADOS PELA ARBITRAGEM