web viewna ficção estreou-se em 1989 com "uma porta abria-se a fogo",...

3

Click here to load reader

Upload: tranthu

Post on 07-Feb-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Web viewNa ficção estreou-se em 1989 com "Uma porta abria-se a fogo", título ao qual se seguiu "O segredo do cavalo-marinho" (1995), "A Casa da Sorte"

Ana Filomena Amaral

Ana Filomena Amaral, nasceu em 1961 em Avintes, no distrito do Porto, é licenciada em Arqueologia e mestre em História Económica e Social Contemporânea, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Na ficção estreou-se em 1989 com "Uma porta abria-se a fogo", título ao qual se seguiu "O segredo do cavalo-marinho" (1995), "A Casa da Sorte" (2004), "A coroa de Góis" (2007) e "Pão e água"(2011).

Em 1999, publicou a monografia histórica "Avintes na margem esquerda do Douro". Nesta área, tem publicadas "Góis entre o rio e a montanha" (1997) e "Maria de Lourdes Pintasilgo: Os anos da Juventude Universitária Católica Feminina - 1952-1956” (2009)

Page 2: Web viewNa ficção estreou-se em 1989 com "Uma porta abria-se a fogo", título ao qual se seguiu "O segredo do cavalo-marinho" (1995), "A Casa da Sorte"

O Cassador de Muros“Esta obra, muito mais que as anteriores, alerta para os muros que

existem e matam, diariamente, milhares de seres inocentes, muros que roubaram o futuro de gerações e gerações”.

A obra é protagonizada por Alberto, um jornalista que assistiu à queda do Muro de Berlim há 25 anos, e que foi tema do romance de estreia da autora, “Uma Porta abria-se a Fogo”. “Cansado da profissão, decide então, tornar-se um 'cassador de muros', dos muros espalhados pelo mundo no sentido de os neutralizar, acabar com eles, e percorre os cinco continentes”.

Entre os vários muros a autora referiu “o do Saara, da Palestina, da Coreia do Norte, que são os mais conhecidos, mas também os da Irlanda do Norte, de Caxemira, no Indostão, do México, dos Estados Unidos, ou mais

Page 3: Web viewNa ficção estreou-se em 1989 com "Uma porta abria-se a fogo", título ao qual se seguiu "O segredo do cavalo-marinho" (1995), "A Casa da Sorte"

recentemente os construídos no rio de Janeiro, no Brasil, em redor das favelas”.