ibiracatu.fiemg.com.bribiracatu.fiemg.com.br/media/documentos/concorrencia…  · web viewserviÇo...

51
Página 1 de 51 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – SENAI/DRMG COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO INTEGRADA – COPERLI PROCESSO LICITATÓRIO: CONCORRÊNCIA SENAI N.º 005/2019 O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL, DEPARTAMENTO REGIONAL DE MINAS GERAIS, inscrito no CNPJ sob o n.º 03.773.700/0001-07, sediado na Av. do Contorno, n.º 4.456, Bairro Funcionários, CEP 30110-028, em Belo Horizonte – MG, através da Comissão Permanente de Licitação Integrada – COPERLI, torna público que promoverá licitação na modalidade CONCORRÊNCIA, tipo MENOR PREÇO, regida pelo Regulamento de Licitações e Contratos do SENAI, conforme os termos e condições expressos no presente instrumento, segundo as regras e condições abaixo: OBJETO: Aquisição de equipamentos / dispositivos eletroeletrônicos para montagem de Kits de IIOT, incluindo treinamento / entrega técnica dos equipamentos, em atendimento a demanda do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Indústria 4.0 e de diversas Unidades do SENAI/DRMG, de acordo com os termos e condições estabelecidos neste edital e em seus anexos, abaixo relacionados: Anexo I Lotes / Especificações Detalhadas / Quantitativos Estimados Anexo II Modelo de Carta Proposta (Comercial) Anexo III Modelo de Credenciamento 1. INFORMAÇÕES PRELIMINARES 1.1 Este Edital poderá ser retirado gratuitamente pela Internet, no endereço www.fiemg.com.br , link “Licitações e Compras”, “Editais / Avisos”. 1.2 Maiores informações, questionamentos ou esclarecimentos de dúvidas sobre o conteúdo deste edital poderão ser obtidos na COPERLI, exclusivamente, pelo e-mail [email protected] , obrigatoriamente com cópia para [email protected] , até 05 (cinco) dias úteis anteriores à data programada para abertura da licitação (indicada no item 4.1 abaixo). 1.2.1 O título do e-mail deverá observar o modelo a seguir: Questionamento e/ou Esclarecimento referente ao processo licitatório “Concorrência SENAI n.º 005/2019”. No corpo do e-mail deverá ser expresso, obrigatoriamente, além do questionamento / esclarecimento em si, os dados do licitante: Razão Social / CNPJ / Endereço / Telefone e Pessoa de Contato. 1.2.2 É de responsabilidade do licitante, atestar que o esclarecimento / questionamento enviado foi efetivamente recebido pela COPERLI.

Upload: others

Post on 07-Aug-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ibiracatu.fiemg.com.bribiracatu.fiemg.com.br/media/documentos/Concorrencia…  · Web viewserviÇo nacional de aprendizagem industrial – senai/drmg. comissÃo permanente de licitaÇÃo

Página 1 de 40

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – SENAI/DRMGCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO INTEGRADA – COPERLIPROCESSO LICITATÓRIO: CONCORRÊNCIA SENAI N.º 005/2019

O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL, DEPARTAMENTO REGIONAL DE MINAS GERAIS, inscrito no CNPJ sob o n.º 03.773.700/0001-07, sediado na Av. do Contorno, n.º 4.456, Bairro Funcionários, CEP 30110-028, em Belo Horizonte – MG, através da Comissão Permanente de Licitação Integrada – COPERLI, torna público que promoverá licitação na modalidade CONCORRÊNCIA, tipo MENOR PREÇO, regida pelo Regulamento de Licitações e Contratos do SENAI, conforme os termos e condições expressos no presente instrumento, segundo as regras e condições abaixo:

OBJETO: Aquisição de equipamentos / dispositivos eletroeletrônicos para montagem de Kits de IIOT, incluindo treinamento / entrega técnica dos equipamentos, em atendimento a demanda do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Indústria 4.0 e de diversas Unidades do SENAI/DRMG, de acordo com os termos e condições estabelecidos neste edital e em seus anexos, abaixo relacionados:

Anexo I Lotes / Especificações Detalhadas / Quantitativos EstimadosAnexo II Modelo de Carta Proposta (Comercial)Anexo III Modelo de Credenciamento

1. INFORMAÇÕES PRELIMINARES

1.1 Este Edital poderá ser retirado gratuitamente pela Internet, no endereço www.fiemg.com.br, link “Licitações e Compras”, “Editais / Avisos”.

1.2 Maiores informações, questionamentos ou esclarecimentos de dúvidas sobre o conteúdo deste edital poderão ser obtidos na COPERLI, exclusivamente, pelo e-mail [email protected], obrigatoriamente com cópia para [email protected], até 05 (cinco) dias úteis anteriores à data programada para abertura da licitação (indicada no item 4.1 abaixo).

1.2.1 O título do e-mail deverá observar o modelo a seguir: Questionamento e/ou Esclarecimento referente ao processo licitatório “Concorrência SENAI n.º 005/2019”. No corpo do e-mail deverá ser expresso, obrigatoriamente, além do questionamento / esclarecimento em si, os dados do licitante: Razão Social / CNPJ / Endereço / Telefone e Pessoa de Contato.

1.2.2 É de responsabilidade do licitante, atestar que o esclarecimento / questionamento enviado foi efetivamente recebido pela COPERLI.

1.2.3 Não será prestado nenhum esclarecimento, nem sanadas quaisquer dúvidas, cuja interpelação do licitante seja efetuada por telefone, ou mediante visita pessoal à COPERLI.

1.2.4 Os pedidos de esclarecimentos / questionamentos encaminhados intempestivamente ou que não atendam ao disposto acima, serão desconsiderados pela COPERLI, não sendo passíveis de resposta.

1.2.5 Não sendo apresentadas solicitações de esclarecimentos / questionamentos dentro do prazo indicado no item 1.2 supra, pressupõe-se que os elementos aqui fornecidos são suficientemente claros e precisos para permitir a apresentação das propostas, não cabendo, portanto, aos licitantes, direito a qualquer reclamação posterior.

1.3 Os adendos, esclarecimentos, respostas aos questionamentos, prorrogações e/ou retificações deste edital, serão publicados / disponibilizados aos interessados exclusivamente via Internet, no endereço www.fiemg.com.br, no link “Licitações e Compras” / “Esclarecimentos e Retificações de EDITAL/RESULTADOS”.

Page 2: ibiracatu.fiemg.com.bribiracatu.fiemg.com.br/media/documentos/Concorrencia…  · Web viewserviÇo nacional de aprendizagem industrial – senai/drmg. comissÃo permanente de licitaÇÃo

Página 2 de 40

1.3.1 É responsabilidade EXCLUSIVA de cada licitante visitar diariamente o sítio acima indicado e verificar se o edital de seu interesse foi objeto de adendos, respostas aos questionamentos, esclarecimentos, prorrogações e/ou retificações, não cabendo qualquer responsabilidade à COPERLI, caso o licitante deixe de fazê-lo.

1.3.2 A inclusão de adendos, respostas aos questionamentos, esclarecimentos, prorrogações e/ou retificações deste edital, pela COPERLI, poderá ser realizada em até 24 (vinte e quatro) horas antes da data e horário programado para a entrega dos envelopes. A inobservância deste dispositivo obriga a COPERLI a encaminhar os adendos, respostas aos questionamentos, esclarecimentos, prorrogações e/ou retificações diretamente aos licitantes, via correio eletrônico (e-mail), ficando certo e esclarecido que o envio, por si só, pressupõe que o destinatário tomou conhecimento do seu teor.

1.3.3 Os adendos, esclarecimentos e os aditamentos passarão a fazer parte integrante do edital da licitação.

1.4 Ao participar desta licitação, os licitantes aceitam implicitamente os termos e condições estabelecidas neste edital e seus anexos, submetendo-se a todos eles para os efeitos legais.

1.5 Não poderão participar da presente licitação:

a) Consórcio de pessoas jurídicas;

b) Pessoa jurídica impedida (suspensa) de licitar ou de contratar com o SESI/DRMG e/ou SENAI/DRMG;

c) Pessoa jurídica do mesmo grupo econômico ou com sócio(s) em comum de outra que esteja participando desta licitação; e

d) Pessoa jurídica que estiver sob processo de falência;

e) Empresas declaradas inidôneas com fundamento na Lei Orgânica do TCU;

e.1) Para verificar o enquadramento citado na alínea “e” acima, o licitante poderá acessar o portal https://contas.tcu.gov.br/ords/f?p=INABILITADO:CERTIDAO:0: e realizar a consulta; procedimento que também será adotado pela Comissão de Licitação. A empresa que, estando no rol das inidôneas, apresentar proposta na presente licitação será excluída do certame, a qualquer momento, não importando em que fase esteja o procedimento; e

f) Empresas que tenham como sócio ou administrador, dirigente ou empregado do Sistema FIEMG, bem como cônjuge, parente em linha reta ou colateral até 3º grau, de empregados das Entidades que compõem o Sistema FIEMG (FIEMG, CIEMG, SESI/DRMG, SENAI/DRMG e IEL/NRMG).

2. CREDENCIAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO

2.1 Somente será permitida a participação na reunião de abertura dos envelopes de um representante de cada licitante, credenciado ou não, condição esta, que será aplicada quando houver número superior à limitação do espaço físico destinado a sessão de abertura.

2.1.1 O representante não credenciado poderá participar da reunião como ouvinte, não podendo rubricar documentos ou manifestar-se durante a reunião.

2.2 Para o credenciamento junto à COPERLI, o representante deverá apresentar, na abertura da sessão pública:

a) Estatuto ou contrato social (acompanhado da última alteração contratual, se houver), da empresa, em vigor, devidamente registrado no órgão competente, em cópia simples sem autenticação, que ficará retido para ser anexado ao processo; e

Page 3: ibiracatu.fiemg.com.bribiracatu.fiemg.com.br/media/documentos/Concorrencia…  · Web viewserviÇo nacional de aprendizagem industrial – senai/drmg. comissÃo permanente de licitaÇÃo

Página 3 de 40

b) Carteira de Identidade e CPF do representante credenciado ou do sócio, proprietário ou diretor, em conformidade com o estatuto ou contrato social da empresa, conforme o caso, no original, que será devolvida após conferência pela COPERLI; e

c) No caso do representante indicado não constar do contrato social ou estatuto da empresa licitante, deverá ser apresentado para formalização do credenciamento, além do previsto nas alíneas “a” e “b” supracitadas, um dos seguintes documentos abaixo relacionados:

c.1) Instrumento particular de Procuração, lavrada em cartório, em cópia simples sem autenticação, devidamente assinada por sócio da empresa, com poderes para tanto, dando poderes ao outorgado para responder pela empresa; ou

c.2) Carta de Credenciamento, em original, conforme modelo constante do anexo III desse edital, devidamente acompanhada de cópia simples da carteira de identidade (ou documento afim) do sócio ou proprietário que assinou a Carta de Credenciamento.

2.3 O credenciamento dos representantes antecede a abertura dos envelopes de Habilitação e Proposta Comercial e, assim, os documentos relacionados ao credenciamento, listados no item 2.2 supra, não poderão estar / ser inseridos nos envelopes de Habilitação ou Proposta Comercial, devendo ser apresentados à COPERLI, em separado, na abertura da sessão.

2.3.1 Se quaisquer dos documentos necessários ao credenciamento estiverem nos envelopes de habilitação ou proposta comercial, o representante não será credenciado, mesmo que, com a abertura dos envelopes, se possa verificar o documento.

2.4 O não credenciamento de representante na abertura da sessão gera preclusão do direito de fazê-lo no decorrer dessa mesma sessão. Porém, ultrapassada a fase de Habilitação e agendada data e horário para a abertura dos envelopes de Proposta Comercial, admitir-se-á novo procedimento de credenciamento para aqueles licitantes que, até então, não tiverem credenciado representante no certame licitatório.

3. ENTREGA DOS ENVELOPES DE HABILITAÇÃO E PROPOSTA COMERCIAL

3.1 Os envelopes contendo os documentos de habilitação e proposta comercial, deverão ser entregues na Recepção da COPERLI (setor de protocolo), localizada na Av. do Contorno, n.º 4.520, Bairro Funcionários, CEP 30110-916, em Belo Horizonte – MG, até às 14h00min do dia 30 de Setembro de 2019.

3.1.1 Considerando que nenhum envelope será recebido, na Secretaria da COPERLI, após a data e horário acima indicado, sugere-se que os licitantes interessados os encaminhem em data anterior ou, se for o caso, programem-se para estarem no local indicado com pelo menos 30 (trinta) minutos de antecedência.

3.1.2 Os envelopes poderão ser encaminhados via Correios. Entretanto, em nenhuma hipótese a COPERLI receberá envelopes, na Secretaria da Comissão, após a data e horário acima discriminado, tampouco os receberá se entregues no início ou no decorrer da sessão de abertura. É responsabilidade, portanto, de cada licitante o envio da correspondência com a devida antecedência, de modo a chegar à Secretaria da COPERLI, antes do horário limite mencionado no item 3.1 supra.

3.1.3 Caso o licitante necessite se hospedar na cidade de Belo Horizonte, em razão das fases e procedimentos próprios da presente licitação, informamos que o Hotel Tryp BH Savassi, telefone (31) 3615-1300, e-mail [email protected], localiza-se a menos de 50 (cinquenta) metros do Edifício onde está localizada a COPERLI.

3.1.4 Os licitantes poderão realizar previamente à abertura desta licitação, seu cadastro como fornecedor do Sistema FIEMG, cuidando para mantê-lo sempre atualizado. O citado cadastro deverá ser realizado por meio de ferramenta online, disponibilizada de forma gratuita e

Page 4: ibiracatu.fiemg.com.bribiracatu.fiemg.com.br/media/documentos/Concorrencia…  · Web viewserviÇo nacional de aprendizagem industrial – senai/drmg. comissÃo permanente de licitaÇÃo

Página 4 de 40

acessível a quaisquer interessados, por meio de acesso ao site www.fiemg.com.br, link “Cadastro de cliente / fornecedor” (http://www.fiemg.com.br/hotsites/central-cadastro/index.html?_ga=2.176720034.626496965.1554724393-121467673.1524677679).

3.1.4.1 Apesar da participação do licitante no presente certame não estar vinculada à realização prévia no cadastro de fornecedores, tal procedimento se mostra recomendável, visto que a adjudicação da licitação só será realizada com empresas devidamente cadastradas na plataforma online. O preenchimento das informações, de forma antecipada, oportunizará a cada licitante, o tempo necessário para sanar eventuais irregularidades / dúvidas no cadastro, contribuindo para assim para a eficiência administrativa e maior celeridade na condução do certame.

3.2 As empresas interessadas deverão entregar sua documentação de habilitação, acompanhada da proposta comercial, em ENVELOPES DISTINTOS, fechados, opacos, lacrados, sem emendas ou rasuras, contendo em sua parte externa, além da razão social e endereço da empresa licitante, os seguintes dizeres:

ENVELOPE N.º 1 – “HABILITAÇÃO”SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDÚSTRIAL – SENAI/DRMGCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO INTEGRADA – COPERLIAV. DO CONTORNO, N.º 4.520, 5.º ANDAR, BAIRRO FUNCIONÁRIOS, CEP 30110-916, EM BELO HORIZONTE – MG.CONCORRÊNCIA SENAI N.º 005/2019 RAZÃO SOCIAL DO LICITANTE E CNPJTELEFONE, E-MAIL E PESSOA DE CONTATO

ENVELOPE N.º 2 – “PROPOSTA COMERCIAL”SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – SENAI/DRMGCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO INTEGRADA – COPERLIAV. DO CONTORNO, N.º 4.520, 5.º ANDAR, BAIRRO FUNCIONÁRIOS, CEP 30110-916, EM BELO HORIZONTE – MG.CONCORRÊNCIA SENAI N.º 005/2019 RAZÃO SOCIAL DO LICITANTE E CNPJTELEFONE, E-MAIL E PESSOA DE CONTATO

4. ABERTURA DOS ENVELOPES DE HABILITAÇÃO

4.1 Os envelopes contendo a documentação de habilitação serão abertos, em sessão pública a realizar-se no dia 30/09/2019, às 14h00min, na Secretaria da COPERLI, localizada na Av. do Contorno, n.º 4.520, 5.º andar, Bairro Funcionários, em Belo Horizonte – MG, após a identificação dos representantes presentes (credenciamento), nos termos do item 2 acima.

5. HABILITAÇÃO

5.1 Para habilitar-se à licitação, os licitantes deverão apresentar em seu envelope n.º 01 (HABILITAÇÃO), a seguinte documentação, relativa à sua habilitação jurídica e regularidade fiscal:

I – Documentos para Habilitação Jurídica

a) Ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais e, no caso de sociedade por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores; ou Decreto de autorização, devidamente arquivado, em se tratando de Empresa ou Sociedade estrangeira em funcionamento no país e Ato de Registro ou Autorização para funcionamento, expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir; ou Registro comercial, no caso de empresa individual;

Page 5: ibiracatu.fiemg.com.bribiracatu.fiemg.com.br/media/documentos/Concorrencia…  · Web viewserviÇo nacional de aprendizagem industrial – senai/drmg. comissÃo permanente de licitaÇÃo

Página 5 de 40

a.1) O objeto social expresso no estatuto, ato constitutivo ou contrato social deverá especificar atividade pertinente e compatível com o objeto da presente licitação;

a.2) O Contrato social primário deverá vir acompanhado das alterações contratuais subsequentes, relativas à alteração de razão social, capital social, composição societária e/ou objeto social; podendo ser substituídos pela alteração contratual contendo a Consolidação do Contrato Social;

a.3) O Contrato Social e alterações poderão ser substituídos pela Certidão Simplificada emitida pela Junta Comercial do Estado sede da empresa licitante; ou pela Certidão emitida pelo Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas, do Estado sede da empresa licitante.

II – Documentos de Regularidade Fiscal

a) Prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ);

b) Prova de Regularidade para com a Fazenda Municipal (Certidão Negativa de Débitos – CND, mobiliária ou plena), expedida na sede ou domicílio do licitante;

c) Prova de Regularidade para com a Fazenda Estadual (Certidão Negativa de Débitos Tributários ou documento afim), expedida na sede ou domicílio do licitante;

d) Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União, expedida pela Secretaria da Receita Federal do Brasil;

e) Certificado de Regularidade do FGTS (CRF), expedido pela Caixa Econômica Federal, com a finalidade de comprovar a inexistência de débitos junto ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS.

5.1.1 A apresentação de certidões positivas, com efeitos de negativa, supre a exigência editalícia, não acarretando a inabilitação do licitante.

5.2 A apresentação de certidões positivas, com efeitos de negativa, supre as exigências editalícias, não acarretando a inabilitação do licitante.

5.3 Os documentos exigidos neste edital deverão ser apresentados mediante publicação em órgãos da imprensa oficial ou por qualquer processo de cópias simples, sem autenticação.

5.4 Caso quaisquer documentos relacionados no item 5.1 supra, deixem de ser apresentados ou sejam apresentados com prazo de validade vencido, poderá a COPERLI, em observância aos princípios da economicidade e razoabilidade, determinar prazo para que os mesmos sejam apresentados e entregues à COPERLI, observado o disposto no item 16.3, sob pena de desclassificação.

5.5 Os documentos de habilitação relacionados no inciso II (exceto alínea “a”) do item 5.1 supra, que não tiverem expressamente declarados em seu corpo a data ou o prazo de validade, deverão ter sido emitidos, no máximo, até 90 (noventa) dias da data agendada para entrega dos envelopes no Setor de Protocolo da COPERLI.

5.6 Os documentos mencionados não poderão, em nenhuma hipótese, ser substituídos por qualquer tipo de protocolo; fato que poderá acarretar na inabilitação do licitante.

5.7 Se a unidade da licitante participante do certame for a matriz, todos os documentos deverão estar em nome da matriz, e se a licitante for a filial, todos os documentos deverão estar em nome da filial, exceto aqueles documentos que, pela própria natureza, forem emitidos somente em nome da matriz.

Page 6: ibiracatu.fiemg.com.bribiracatu.fiemg.com.br/media/documentos/Concorrencia…  · Web viewserviÇo nacional de aprendizagem industrial – senai/drmg. comissÃo permanente de licitaÇÃo

Página 6 de 40

5.8 Para os fins de habilitação, todos os licitantes deverão apresentar todos os documentos relacionados neste tópico, preferencialmente, na mesma ordem em que eles se encontram aqui descritos e com a identificação pelo número de cada um dos itens.

6. PROPOSTA COMERCIAL

6.1 A proposta contida no ENVELOPE N.º 02 (PROPOSTA COMERCIAL), deverá ser apresentada preferencialmente em papel timbrado da empresa, digitada em uma via, sem emendas ou rasuras, devidamente assinada na última folha e rubricada nas demais folhas e anexos pelo representante legal, procurador / preposto ou representante credenciado, atendendo, na forma e conteúdo, às condições fixadas nesta Concorrência, notadamente:

a) Indicação da razão social, CNPJ, Inscrição Estadual e Municipal (se houverem), endereço completo da empresa, telefone, pessoa de contato e endereço de correio eletrônico;

b) Especificações claras, completas e detalhadas do(s) equipamento(s) ofertado(s), observadas as especificações constantes do anexo I do edital, com citação obrigatória da(s) marca(s), modelo(s) e fabricante(s) do(s) equipamento(s) relacionado(s) na proposta comercial;

b.1) O licitante deverá descrever exatamente o produto que será entregue, e não simplesmente transcrever a especificação constante do Anexo I do edital;

b.2) Os equipamentos / dispositivos do Lote I devem ser compatíveis entre si e possibilitar a comunicação dos equipamentos, pois os mesmos serão utilizados na montagem do Kit de IIoT.

c) Apresentação OBRIGATÓRIA de Carta Proposta, conforme modelo constante do Anexo II do edital, informando os valores unitários e totais por item e por lote, observando-se as especificações e quantidades estimadas no anexo I do edital, cotados em Reais e expressos em até 02 (duas) casas decimais, incluindo todos os tributos, taxas, fretes, entrega, assistência técnica, instalação, testes de funcionamento e treinamento (somente para os itens do lote I), encargos fiscais e comerciais e quaisquer outros encargos necessários ao cumprimento total da obrigação, ficando certo e esclarecido que o SENAI não se responsabilizará por quaisquer ônus ou despesas adicionais;

c.1) Os licitantes poderão apresentar proposta para todos os LOTES ou apenas para aquele(s) de seu interesse, entretanto, para o(s) lote(s) em que a empresa ofertar proposta, deverá fazer para a totalidade dos itens, não sendo admitida cotação parcial no Lote, sendo que a inobservância desta condição desclassificará a proposta comercial do certame;

c.2) Em nenhuma hipótese o SENAI concederá reajuste de preços em razão de variação cambial. O licitante deverá, obrigatoriamente, prever e adotar as medidas de cautela para que eventuais variações na moeda estrangeira não impliquem em cancelamento do fornecimento ou solicitação de reajuste de preços.

d) Apresentação obrigatória de catálogos e/ou manuais e/ou descritivos técnicos e/ou materiais informativos e/ou folders dos equipamentos / dispositivos ofertados, contendo todas as especificações técnicas dos mesmos, que permitam atestar claramente a compatibilidade do(s) produto(s) ofertado(s) com as especificações técnicas requeridas no anexo I do edital;

d.1) O licitante deverá indicar para cada item da especificação a página do catálogo e/ou manual e/ou descritivo técnico e/ou material informativo e/ou folder, onde é comprovado o atendimento dos requisitos exigidos no anexo I do edital.

e) Garantia expressa de maneira clara na proposta comercial contra defeitos de fabricação, observado as condições descritas no anexo I do edital, incluindo quaisquer custos necessários ao cumprimento total da garantia apresentada;

Page 7: ibiracatu.fiemg.com.bribiracatu.fiemg.com.br/media/documentos/Concorrencia…  · Web viewserviÇo nacional de aprendizagem industrial – senai/drmg. comissÃo permanente de licitaÇÃo

Página 7 de 40

e.1) Deverá ser considerado o prazo mínimo de 12 (doze) meses de garantia, contados da data de emissão da Nota Fiscal / Fatura do(s) equipamento(s);

e.2) Assistência e suporte técnico nacional, além de suporte técnico gratuito via telefone de segunda a sábado em horário comercial.

f) Indicação do prazo de entrega dos produtos, que não poderá ser superior a 75 (setenta e cinco) dias corridos, contados a partir da emissão e encaminhamento do Pedido de Compra pela COPERLI;

g) Declaração emitida pelo licitante garantindo, além de manutenção / assistência técnica, a disponibilidade no mercado de peças de reposição e/ou de consumíveis do(s) equipamento(s) pelo prazo mínimo de 05 (cinco) anos;

h) Declaração emitida pelo licitante de que o(s) equipamento(s) ofertado(s) possui(em) suporte técnico no Brasil.

6.2 A validade mínima da proposta é de 04 (quatro) meses corridos, contados da data agendada para entrega dos envelopes de Habilitação e Proposta Comercial, independentemente desta condição estar ou não transcrita na proposta comercial do licitante.

6.3 A apresentação da proposta pressupõe o conhecimento e aceitação, pelo licitante, das exigências / condições deste edital, não cabendo qualquer alegação futura em contrário.

7. JULGAMENTO DA HABILITAÇÃO, DA PROPOSTA E RECURSOS

7.1 No dia, hora e local indicados no item 3.1 deste edital, em ato público, presentes os licitantes e demais pessoas interessadas, a COPERLI receberá, em envelopes distintos e devidamente fechados, os documentos exigidos para a Habilitação (“Envelope n.º 1 – HABILITAÇÃO”) e as propostas comerciais (“Envelope n.º 2 – PROPOSTA COMERCIAL”).

7.2 Primeiramente serão abertos os envelopes n.º 1, contendo a documentação de habilitação, oferecendo-se aos interessados, oportunidade para examiná-los.

7.2.1 A documentação de habilitação será rubricada, em todas as suas folhas, pelos membros da COPERLI e pelos representantes (credenciados) dos licitantes que estiverem presentes à reunião.

7.2.2 A COPERLI poderá indicar apenas dois representantes, dentre os presentes (e credenciados) à reunião, para rubricar os documentos de habilitação, a fim de agilizar o andamento dos trabalhos.

7.3 Encerrada a abertura dos envelopes de habilitação, a COPERLI poderá, de imediato, realizar o seu julgamento, prosseguindo com a abertura das propostas comerciais nos seguintes casos:

a) Se todos os licitantes forem habilitados e os representantes presentes não se manifestarem contrariamente ao prosseguimento da licitação;

b) Se houver empresa inabilitada que, estando devidamente representada na reunião, renuncie expressamente ao direito de interpor recurso.

7.3.1 No caso das hipóteses previstas nas alíneas “a” ou “b” acima, os licitantes serão comunicados da decisão (julgamento) referente à fase de habilitação na própria reunião, ficando certo e esclarecido que a ausência de representante importa na concordância tácita do licitante acerca do julgamento realizado.

7.3.2 Não ocorrendo às hipóteses previstas nas alíneas “a” ou “b” acima, ou decidindo a COPERLI realizar a análise dos documentos posteriormente, a reunião será suspensa, sendo o resultado da fase de habilitação publicado oportunamente, nos termos do item 7.8 abaixo.

Page 8: ibiracatu.fiemg.com.bribiracatu.fiemg.com.br/media/documentos/Concorrencia…  · Web viewserviÇo nacional de aprendizagem industrial – senai/drmg. comissÃo permanente de licitaÇÃo

Página 8 de 40

7.3.3 Ocorrendo a hipótese prevista no item 7.3.2 acima, e após o transcurso do prazo recursal ou do julgamento dos recursos, a COPERLI convocará os licitantes habilitados e se reunirá novamente, trazendo os Envelopes n.º 2, procedendo, em seguida, à abertura das propostas comerciais.

7.4 Quando da abertura das propostas comerciais seguir-se-á o mesmo procedimento descrito nos itens precedentes.

7.5 Serão desclassificadas as propostas que:

a) Não atendam as condições / exigências contidas neste edital;

b) Apresentem preços simbólicos, inexequíveis, ou excessivos em relação ao mercado;

c) Apresentem cotação parcial no(s) lote(s) em que concorrer(em) e/ou vantagens baseadas nas ofertas dos demais licitantes;

d) Não sejam feitas em moeda nacional;

e) Apresentem diferentes opções de oferta para o mesmo item ou lote;

f) Deixem de atender às solicitações da COPERLI ou da área técnica competente, quando da realização de diligência.

7.6 As propostas que não atenderem aos requisitos mínimos e obrigatórios discriminados neste edital serão desclassificadas, salvo se forem passíveis de solução por via de diligência, conforme disposto no item 16.3 abaixo, a critério exclusivo da COPERLI.

7.7 Não se desclassificarão as propostas pela simples ocorrência de vício que, a juízo da COPERLI, puder ser sanável, sem a quebra de igualdade de tratamento oferecida a todos os licitantes.

7.8 A COPERLI promoverá a publicação do resultado do julgamento das fases desta licitação no Diário Oficial da União, no Quadro de Avisos em sua Secretaria, localizada na Av. do Contorno, n.º 4.520, 5.º andar, Bairro Funcionários, em Belo Horizonte – MG, e também por liberalidade, pela Internet, no endereço www.fiemg.com.br, link “Licitações e Compras” / “Esclarecimento e retificações de EDITAL / RESULTADOS”.

7.9 Se ao término de 05 (cinco) dias úteis, contados da data da publicação do resultado final, não houver sido interposto recurso ou se já decididos os porventura interpostos, a COPERLI remeterá o processo à autoridade superior competente para homologação do processo e posterior emissão do Pedido de Compra.

7.10 O licitante que desejar interpor recurso, em qualquer uma das fases desta licitação, deverá fazê-lo através de instrumento formal, devidamente instruído, endereçado ao Superintendente de Finanças e Controle, e devidamente protocolizado na Secretaria da COPERLI, localizada na Avenida do Contorno, n.º 4.520, 5.º andar, Bairro Funcionários, CEP 30110-916, em Belo Horizonte – MG.

7.10.1 O Recurso deverá conter todos os dados e informações pertinentes, e, se for o caso, deverá estar acompanhado de toda a documentação que comprove as alegações da Recorrente.

7.10.2 Não serão considerados os Recursos:

a) Entregues e/ou protocolados em local distinto daquele citado no item 7.10 acima;

Page 9: ibiracatu.fiemg.com.bribiracatu.fiemg.com.br/media/documentos/Concorrencia…  · Web viewserviÇo nacional de aprendizagem industrial – senai/drmg. comissÃo permanente de licitaÇÃo

Página 9 de 40

b) Entregues fora do prazo de 05 (cinco) dias úteis, contados da data da publicação do resultado de cada uma das fases;c) Encaminhados através de meio eletrônico, mesmo que seja clara a identificação da origem;

d) Entregues em documento que não seja o original.

7.10.3 Os Recursos apresentados serão submetidos a juízo de admissibilidade pela COPERLI. Aqueles considerados ineptos (cujo teor ou fundamentação não seja perfeitamente inteligível), intempestivos, incorretos sob o ponto de vista formal ou cujo mérito não for pertinente à fase recursal, serão inadmitidos de pronto pela COPERLI, sendo expedida notificação específica ao licitante. O mesmo ocorrerá quando o mérito do recurso visar combater ato ou fato incontroverso.

8. ANÁLISE E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS

8.1 O julgamento desta licitação será feito pelo critério de MENOR PREÇO GLOBAL, POR LOTE, levando-se em consideração a proposta mais vantajosa para a aquisição, observadas às exigências desta Concorrência.

8.1.1 Ocorrendo empate entre duas ou mais propostas, a COPERLI realizará sorteio entre as empresas empatadas, comunicando formalmente a todos os licitantes classificados a data, horário e local de realização do mesmo.

8.2 A COPERLI, ao agrupar alguns itens em LOTES, o fez em função da necessidade que os equipamentos do lote I sejam compatíveis entre si, de forma a viabilizar a comunicação entre esses equipamentos, pois os mesmos serão integrados na montagem do Kit de IIoT.

8.3 Durante o prazo de julgamento das propostas comerciais, a COPERLI encaminhará o processo para análise da área técnica do SENAI, a quem caberá, quando for o caso:

a) Analisar, com fundamento na proposta do(s) licitante(s), bem como nos catálogos, descritivos técnicos ou manuais do(s) equipamento(s), se a(s) oferta(s) atende(m) às especificações constantes do anexo I do edital, testes de funcionamento e treinamento no uso do(s) equipamento(s);

b) Solicitar esclarecimentos ou informações complementares a quaisquer licitantes, como meio de aprimorar o processo de análise técnica das propostas;

c) Efetuar, caso julgue necessário, visita às instalações do(s) licitante(s), com vistas a conhecer o(s) equipamento(s) de sua fabricação ou comercialização;

d) Solicitar, caso julgue necessário, ao(s) licitante(s) a indicação de clientes para os quais tenha fornecido equipamento(s) similar(es) aos aqui licitados;

e) Solicitar, caso julgue necessário, a apresentação de amostra(s) do(s) equipamento(s) ofertado(s), com vistas a realização de testes e exames minuciosos, a fim de verificar a compatibilidade do(s) equipamento(s) ofertado(s) com as especificações constantes do anexo I do edital.

8.3.1 O licitante que deixar de atender às solicitações da COPERLI ou da área técnica competente, quando da análise da proposta comercial poderá ser desclassificado.

9. PEDIDO DE COMPRAS

9.1 Tão logo seja homologada a decisão, a COPERLI notificará o(s) licitante(s) vencedor(es) e emitirá o(s) competente(s) Pedido(s) de Compras, que deverá(ão) ser atendido(s) em todos os seus termos pelo(s) licitante(s).

9.1.1 Para todos os efeitos, as exigências, condições e todos os demais termos deste edital integram o(s) Pedido(s) de Compras, independentemente de transcrição.

Page 10: ibiracatu.fiemg.com.bribiracatu.fiemg.com.br/media/documentos/Concorrencia…  · Web viewserviÇo nacional de aprendizagem industrial – senai/drmg. comissÃo permanente de licitaÇÃo

Página 10 de 40

10. PRAZOS E CONDIÇÕES DE FORNECIMENTO, LOCAL DE ENTREGA E TREINAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS

10.1 O(s) equipamento(s) deverá(ão) ser entregue(s) diretamente pelo(s) licitante(s) vencedor(es), nas quantidades definidas neste edital, na Unidade do SENAI, denominada Núcleo de Reforma e Adequação de Máquinas e Equipamentos, localizada na Rua Lilia Antunes, n.º 99, Bairro Santo Antônio, CEP 35680-270, em Itaúna – MG.

10.1.1 Previamente à entrega do(s) equipamento(s), o(s) licitante(s) vencedor(es) deverá(ao), obrigatoriamente, efetuar contato com a Unidade Requisitante, por intermédio do Sr. Evandro de Oliveira, pelo telefone (37) 3249-2421, de modo a agendar a data e horário efetivo para entrega.

10.2 O(s) equipamento(s) deverá(ão) ser entregue(s) no prazo máximo de 75 (setenta e cinco) dias corridos, contados da data e emissão e encaminhamento do(s) Pedido(s) de Compras pela COPERLI, ou pelo prazo descrito na proposta comercial do licitante, caso seja inferior ao prazo descrito no edital.

10.2.1 Todo(s) equipamento(s) entregue(s) deverá(ão) ser novos (1º uso). Não será(ão) aceito(s) equipamento(s) utilizado(s) em exposições, feiras ou eventos promocionais, bem como equipamento(s) cuja data de fabricação seja superior a 2 (dois) anos, contados da data de emissão da Nota Fiscal / Fatura.

10.2.2 O atraso na entrega dos equipamentos ensejará a aplicação da multa, conforme previsto no item 12.2, alínea “c” abaixo.

10.3 Os equipamentos fornecidos em desconformidade com as especificações definidas neste edital serão sumariamente devolvidos ao fornecedor, cabendo a este todo e qualquer ônus decorrente, inclusive, se for o caso, o cancelamento de Nota Fiscal, mesmo que emitida em mês anterior. Fica entendido que a entrega de produto desconforme é considerada falta grave, podendo ensejar a aplicação das penalidades cabíveis.

10.4 O transporte e entrega dos produtos deverá ser realizado por conta e risco da empresa fornecedora.

10.5 Eventuais solicitações de prorrogação do prazo de entrega somente serão analisadas se atenderem às seguintes condições:

a) O pedido for encaminhado à COPERLI. Pedidos encaminhados à Unidade recebedora dos produtos, mesmo que deferidos, não serão considerados para efeito de isenção de multa;

b) O pedido for enviado à COPERLI antes de expirada a data de entrega contratada. Vencida a data de entrega não haverá isenção de multas;

c) O eventual atraso decorrer de caso fortuito ou força maior, assim entendidas as circunstâncias absolutamente imprevisíveis e insuperáveis por parte do fornecedor. A falta de programação, ou acordo, ou entendimento entre o fornecedor e o fabricante não são motivos para prorrogação da data.

10.5.1 O pedido de prorrogação será analisado pela COPERLI, podendo ser deferido ou indeferido, formalmente, ficando certo e esclarecido que o indeferimento não desobriga o fornecedor de entregar o equipamento ofertado, sujeitando-se o mesmo, neste caso, às penalidades cabíveis. A negativa de entrega, em face do indeferimento, será considerada falta grave, podendo ensejar a suspensão do direito de licitar e contratar com o SESI e SENAI, nos termos do item 12.2, alínea “b” do edital.

10.6 Em relação ao treinamento para utilização do(s) equipamento(s) ofertado(s), o(s) licitante(s) deverá(ã) observar as seguintes orientações:

Page 11: ibiracatu.fiemg.com.bribiracatu.fiemg.com.br/media/documentos/Concorrencia…  · Web viewserviÇo nacional de aprendizagem industrial – senai/drmg. comissÃo permanente de licitaÇÃo

Página 11 de 40

10.6.1 Treinamento: O treinamento será exigido somente para os itens do lote I e deverá ser ministrado por profissional capacitado, após a instalação e testes de funcionamento do(s) equipamento(s), para no mínimo 20 (vinte) técnicos, em unidade do SENAI localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte a ser indicada ao(s) licitante(s) vencedor(es), com carga horária mínima de 40 (quarenta) horas, com o objetivo de transmitir as informações necessárias para a correta operação e manutenção do(s) produto(s) ofertados, em todos os seus recursos, sem ônus para o SENAI.

10.6.2 O treinamento deverá ser agendado, após a devida instalação e testes, no prazo máximo de 07 (sete) dias corridos, com um representante legal do SENAI, conforme dados a serem informados quando da emissão e envio do(s) Pedido(s) de Compra. O período de realização do treinamento será acordado entre as partes.

10.6.3 Todo material didático utilizado na realização do treinamento (elaboração, reprodução ou impressão) será de responsabilidade do(s) licitante(s) vencedor(es).

10.7 O(s) equipamento(s) deverá(ão) ser(em) entregue(s) acompanhado(s) dos manual(is) de uso, manutenção e catálogo de peças de reposição, além da documentação necessária para sua operação adequada. Os documentos relacionados neste item devem ser necessariamente escritos em português ou inglês.

11. FORMA DE PAGAMENTO

11.1 O pagamento ocorrerá de acordo com a sistemática apresentada abaixo, considerando-se a emissão da Nota Fiscal / Fatura e entrega efetiva do(s) equipamento(s) pelo fornecedor, levando-se em conta a entrega em si, bem como a inspeção, testes de funcionamento e treinamento (somente para os itens do lote I), devidamente aprovados pela Unidade recebedora dos equipamentos, sem prejuízo de eventuais multas por atraso na entrega dos equipamentos.

a) Todas as Notas Fiscais / Faturas emitidas no intervalo do dia 1º a 12 de um determinado mês, serão pagas no dia 10 do mês subsequente;

b) Todas as Notas Fiscais / Faturas emitidas no intervalo do dia 13 a 21 de um determinado mês, serão pagas no dia 18 do mês subsequente;

c) Todas as Notas Fiscais / Faturas emitidas no intervalo do dia 22 a 31 de um determinado mês, serão pagas no dia 28 do mês subsequente.

11.1.1 Caso a data de pagamento recaia sobre um feriado ou final de semana a efetivação do pagamento somente será realizada no primeiro dia útil posterior.

11.1.2 O intervalo entre a data de emissão da Nota Fiscal e a entrega dos equipamentos no endereço indicado, em nenhuma hipótese poderá ser superior a 7 (sete) dias, sob pena do não recebimento e devolução dos mesmos para o fornecedor.

11.1.3 A Nota Fiscal / Fatura somente será liberada para pagamento após comprovação de que o fornecimento está em plena conformidade com aquele ofertado pelo fornecedor em sua proposta comercial, bem como aos requisitos de qualidade normalmente exigidos para produtos dessa natureza.

11.2 A aceitação do(s) equipamento(s) não exime o(s) licitante(s) vencedor(es) da responsabilidade quanto à qualidade dos mesmos e não invalida qualquer reclamação posterior do SENAI.

11.3 O faturamento / Nota Fiscal, deverá ser emitido contra o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Regional de Minas Gerais, localizado na Av. do Contorno, n.º 4.456, Bairro Funcionários, CEP 30110-028, CNPJ 03.773.700/0001-07, Inscrição Estadual 062014516.00-40.

Page 12: ibiracatu.fiemg.com.bribiracatu.fiemg.com.br/media/documentos/Concorrencia…  · Web viewserviÇo nacional de aprendizagem industrial – senai/drmg. comissÃo permanente de licitaÇÃo

Página 12 de 40

11.4 O SENAI efetuará os pagamentos, preferencialmente, mediante depósito em conta bancária de titularidade da empresa fornecedora, a qual deverá ser indicada no corpo da Nota Fiscal, conjuntamente com a data efetiva de pagamento.

11.4.1 A empresa fornecedora poderá se for do seu interesse, promover abertura de conta no SICOOB Credifiemg (Cooperativa de Crédito dos Empresários Industriais Vinculados à FIEMG Ltda.), de modo que recebam seus pagamentos através de depósito na referida conta. Para tanto, deverá efetuar contato com o SICOOB CREDIFIEMG, pelo telefone (31) 3263-4545, adotando as providências cabíveis.

11.4.2 Caso a forma de efetivação do pagamento escolhida pela empresa fornecedora seja o boleto bancário, a data de vencimento presente neste título deve ser, obrigatoriamente, a mesma data efetiva definida para pagamento, calculada conforme apresentado no item 11.1 supra.

11.5 A nota fiscal / fatura deverá ser emitida pela empresa contratada, obrigatoriamente com o número de inscrição do CNPJ apresentando no processo licitatório, não se admitindo notas fiscais / faturas emitidas com outro CNPJ, mesmo de filiais ou da matriz do licitante vencedor.

11.6 Salvo autorização expressa e por escrito do SENAI, é vedado à empresa fornecedora, seja por qual motivo for, o desconto ou negociação de duplicatas, faturas e afins em instituições financeiras, relativamente a parcelas de pagamento vinculadas ao fornecimento objeto da presente Concorrência.

12. PENALIDADES

12.1 Os licitantes participantes desta licitação e, principalmente, o(s) licitante(s) vencedor(es), sujeitar-se-ão, no que couber, às penalidades previstas nos artigos 31 e 32 do Regulamento de Licitações e Contratos do SENAI, sem prejuízo das demais sanções previstas em Lei, garantida a defesa prévia.

12.2 A recusa injustificada em atender o(s) Pedido(s) de Compras dentro do prazo fixado, caracterizará o descumprimento total da obrigação assumida e poderá acarretar ao licitante as seguintes penalidades:

a) Perda do direito ao fornecimento;

b) Suspensão do direito de licitar e contratar com o SESI-MG e o SENAI-MG, por prazo não superior a 02 (dois) anos;

c) Multa de 0,5% (meio por cento) por dia de atraso na entrega do(s) equipamento(s), limitada a 10% (dez por cento) do valor total do(s) Pedido(s) de Compras, a ser descontado diretamente do pagamento a ser efetuado pelo SENAI ao(s) licitante(s) vencedor(es).

12.3 O inadimplemento total ou parcial das obrigações contratuais assumidas dará ao SENAI o direito de cancelar unilateralmente o(s) Pedido(s) de Compras, sem prejuízo das demais penalidades, inclusive a de suspensão do direito de licitar e contratar, conforme o disposto no item 12.2 letra “b” supra.

12.4 O(s) licitante(s) que, isoladamente ou em conjunto com outros, tentar(em) fraudar, burlar, frustrar a competitividade, levar a comissão de licitação a erro, ou agirem de modo ofensivo aos preceitos da ética, da moral e da legalidade, estará(ão) sujeito(s) à suspensão do direito de licitar e contratar com o SESI/DRMG e com o SENAI/DRMG, pelo prazo de até 02 (dois) anos, cuja dosimetria da pena será realizada exclusivamente pela COPERLI levando em conta a gravidade dos fatos e as consequências que poderiam advir de seu ato.

Page 13: ibiracatu.fiemg.com.bribiracatu.fiemg.com.br/media/documentos/Concorrencia…  · Web viewserviÇo nacional de aprendizagem industrial – senai/drmg. comissÃo permanente de licitaÇÃo

Página 13 de 40

13. PRINCÍPIOS ÉTICOS NORTEADORES DA LICITAÇÃO

13.1 Além dos princípios básicos da licitação, previstos no art. 2° do Regulamento de Licitações e Contratos do SENAI, a entidade norteia seus procedimentos de compras e licitações nos princípios éticos abaixo descritos, os quais se impõem também aos seus fornecedores e prestadores de serviços.

13.1.1 O SENAI se compromete a conduzir seus negócios de forma ética, cumprindo acordos, compromissos, contratos, normas e políticas.

13.1.2 O SENAI repudia as relações comerciais com empresas que destroem e degradam o meio ambiente, exploram a mão de obra infantil ou desrespeitam os direitos humanos.

13.1.3 Todas as negociações do SENAI são conduzidas com honestidade, transparência, assertividade e respeito mútuo.

13.1.4 O SENAI escolhe seus fornecedores e prestadores de serviços de maneira impessoal, segundo critérios objetivos de preço, competência técnica e qualidade de produtos e serviços, sendo selecionados os que melhor atenderem aos interesses da organização.

14. CÓDIGO DE CONDUTA E PROGRAMA DE COMPLIANCE

14.1 Os licitantes participantes desta licitação e principalmente o(s) licitante(s) vencedor(es) declaram que tomaram conhecimento do Código de Conduta e do Programa de Compliance do SENAI/DRMG, disponíveis em www.fiemg.com.br, link “Licitações e Compras”, garantindo o cumprimento integral de todas as suas previsões.

15. CONTESTAÇÃO (IMPUGNAÇÃO) DO EDITAL

15.1 Os termos do presente edital poderão, em caso de ilegalidade, ser contestados (impugnados) por qualquer interessado até 05 (cinco) dias úteis anteriores à data programada para a abertura desta licitação, indicada no item 4.1 acima, mediante a apresentação da peça de Contestação (impugnação) diretamente na Secretaria da COPERLI, localizada na Av. Contorno, 4520, 5º andar, Bairro Funcionários, em Belo Horizonte – MG.

15.1.1 Considera-se ilegalidade o eventual desatendimento dos termos do edital às normas previstas no Regulamento de Licitações e Contratos do SENAI.

15.1.2 A peça de Contestação (impugnação) deve ser apresentada em original, acompanhada de todos e quaisquer documentos que fundamentem as alegações de ilegalidade do edital, contendo todos os dados do interessado (razão social, endereço completo, telefone, e-mail, etc.) e devem estar devidamente assinadas.

16. DISPOSIÇÕES GERAIS

16.1 O licitante responderá pela fidelidade e legitimidade das informações e dos documentos apresentados em qualquer fase desta licitação.

16.2 O SENAI poderá, de ofício ou por provocação de terceiros, cancelar ou revogar a presente licitação por qualquer motivo justificável, desde que tal medida seja adotada antes de emitido(s) o(s) Pedido(s) de Compra, não cabendo aos licitantes qualquer direito de reivindicação, indenização ou contestação, ficando certo e esclarecido que o cancelamento e/oy a revogação encontram-se no âmbito do poder discricionário da Entidade promotora da licitação.

16.3 Durante o prazo de julgamento, a COPERLI poderá promover diligência destinada a esclarecer ou complementar a instrução do processo, podendo ainda solicitar de seus órgãos internos, pareceres técnicos para apoio de sua decisão.

Page 14: ibiracatu.fiemg.com.bribiracatu.fiemg.com.br/media/documentos/Concorrencia…  · Web viewserviÇo nacional de aprendizagem industrial – senai/drmg. comissÃo permanente de licitaÇÃo

Página 14 de 40

16.3.1 A realização da diligência é uma prerrogativa exclusiva da COPERLI, que poderá fazer uso do instituto caso entenda que o erro, omissão, obscuridade ou dubiedade dos documentos de habilitação e das propostas comerciais enquadram-se nos aspectos meramente formais.

16.4 As observações consignadas em Ata de Abertura pelos licitantes, não têm efeito decisório, sob nenhuma alegação, cabendo à COPERLI decidir pela sua procedência ou não.

16.5 Todos os documentos relacionados à presente licitação, desde que emitidos pela COPERLI, são considerados complementares entre si, de modo que qualquer informação ou detalhe, mencionado em um documento e omitido em outros, será considerado especificado e válido.

16.6 O SENAI poderá introduzir acréscimos que se fizerem necessárias, em até 25% (vinte e cinco por cento) do valor total do(s) Pedido(s) de Compras, conforme faculta os artigos 29 e 30 do Regulamento de Licitações e Contratos da Entidade, mediante emissão de Pedido(s) de Compras complementar(es).

16.7 Visando agilizar o processo, poderá a COPERLI solicitar aos licitantes a dispensa do prazo recursal, a fim de recebendo o “De Acordo” de todos os participantes, dar prosseguimento aos procedimentos subsequentes da licitação.

16.8 Toda e qualquer marca, modelo, referência ou fabricante, por ventura mencionados neste edital ou em qualquer de seus anexos tem apenas o objetivo de exemplificação, devendo sempre ser interpretado com as expressões “equivalente” “ou similar”.

16.9 Fica certo e esclarecido que o SENAI é pessoa jurídica de direito privado, sendo vedado seu enquadramento como órgão público.

16.10 O SENAI adota como política interna a não divulgação dos valores estimados de suas aquisições.

16.11 Os envelopes dos licitantes ainda lacrados e não utilizados no certame serão disponibilizados para retirada na Secretaria da COPERLI no prazo máximo de 30 (trinta) dias corridos contados da emissão do(s) Pedido(s) de Compras. Decorrido esse prazo, será providenciada a sua destruição.

16.11.1 Para a retirada do envelope, a empresa deverá enviar ofício em papel timbrado, assinado por seu representante legal, autorizando a devolução a um responsável (nome e documento).

Belo Horizonte, 09 de Setembro de 2019.

Vinicius Duarte Alves Misael Gomes da Silva Thomaz Ferreira VolpeMembro da COPERLI Membro da COPERLI Presidente da COPERLI

Page 15: ibiracatu.fiemg.com.bribiracatu.fiemg.com.br/media/documentos/Concorrencia…  · Web viewserviÇo nacional de aprendizagem industrial – senai/drmg. comissÃo permanente de licitaÇÃo

Página 15 de 40

ANEXO I

LOTES / ESPECIFICAÇÕES DETALHADAS / QUANTITATIVOS ESTIMADOS

1. OBJETIVO

Aquisição de Equipamentos / Dispositivos Eletroeletrônicos para montagem de Kits de IIOT para Atendimento ao Centro de Treinamento e Desenvolvimento Indústria 4.0 e 14 Unidades SENAI/MG.

2. OBSERVAÇÕES REFERENTE AO LOTE I

Os itens referentes ao lote I devem ser fornecidos pelo mesmo fornecedor e devem ser compatíveis entre si. Os equipamentos/dispositivos devem possibilitar a comunicação, pois serão utilizados na montagem do Kit de IIoT.

O treinamento para utilização dos equipamentos será necessário exclusivamente para os itens do lote I, com carga horária mínima de 40 (quarenta) horas para, no mínimo, 20 (vinte) técnicos do SENAI (planejado com antecedência);

3. DESCRIÇÃO DETALHADA POR LOTE

LOTE IITEM DESCRIÇÃO QUANT

1

BASTIDOR PARA MONTAGEM DE CONTROLADOR PROGRAMÁVEL, COM NO MÍNIMO 8 POSIÇÕES DE EXPANSÃO PARA INSTALAÇÃO DE CPU E MÓDULOS DE ENTRADAS E SAÍDAS DO SISTEMA; PLACA ELETRÔNICA COM ISOLAÇÃO GALVÂNICA NO MÍNIMO 500VAC/1 MINUTO; GRAU DE PROTEÇÃO: IP 20; TEMPERATURA DE OPERAÇÃO: 0 A 60 °C; TEMPERATURA DE ARMAZENAMENTO: -25 A 75 °C; UMIDADE RELATIVA: 5 A 96 %, SEM CONDENSAÇÃO; SUPORTE A REDUNDÂNCIA DE UCP; SUPORTE A TROCA QUENTE; DIMENSÕES APROX. (L x A x P) 200X200X20MM; NORMAS: IEC 61131-2, CE –2014/35/EU (LVD) and 2014/30/EU (EMC), UL LISTED - UL61010-1 (file E473496); GARANTIA 12 MESES CORRIDOS. (BASTIDOR DEVERÁ SER COMPATÍVEL COM CPU E MÓDULOS).

1

2 MÓDULO CPU DE CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL MONTAGEM EM BASTIDOR, COM 1 PORTA ETHERNET, 1 CANAL SERIAL, SUPORTE A EXPANSÃO DE BARRAMENTO, FONTE DE ALIMENTAÇÃO 24VDC INTEGRADA; SUPORTE A PÁGINAS WEB DE USUÁRIO. DESENVOLVIDO DE ACORDO COM AS ESPECIFICAÇÕES DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PREVISTAS NA NORMA INTERNACIONAL IEC 61131-3. POSSUIR CONEXÃO VIA PORTAS ETHERNET MINIMO 100MBPS E SERIAL; POSSIBILIDADE DE EXPANSÃO DE BARRAMENTO; TROCA DE MÓDULOS A QUENTE; SUPORTE AOS PROTOCOLOS MODBUS TCP E MODBUS RTU, OPC, SNTP E SERVIDOR WEB PARA DIAGNÓSTICOS. MEMÓRIA MÍNIMO DE 6MBYTES FLASH PARA PROGRAMA COMPILADO; MÍNIMO DE 40MBYTES FLASH PARA BACKUP E DOCUMENTAÇÃO; MÍNIMO DE 3MBYTES FLASH PARA DADOS, SENDO 7,5KBYTES RETENTIVOS SEM NECESSIDADE DE BATERIA; MÍNIMO DE 16MBYTES FLASH PARA USUÁRIO; POSSIBILIDADE DE EXPANSÃO ATRAVÉS DE CARTÃO MINISD OU MICROSD. SUPORTE AOS PROTOCOLOS IEC 60870-5-104 SERVIDOR, ETHERNET/IP SCANNER E ADAPTER, WEBSERVER,  OPC DA e OPC UA, MQTT CLIENT; NORMAS: IEC 61131-2, CE – 2011/65/EU (RoHS),

1

Page 16: ibiracatu.fiemg.com.bribiracatu.fiemg.com.br/media/documentos/Concorrencia…  · Web viewserviÇo nacional de aprendizagem industrial – senai/drmg. comissÃo permanente de licitaÇÃo

Página 16 de 40

2014/35/EU (LVD) and 2014/30/EU (EMC), UL LISTED - UL61010-1 (file E473496);GARANTIR MÍNIMO 20 ANOS DOS DADOS RETENTIVOS SEM NECESSIDADE DE BATERIA EXTERNA.

POSSIBILIDADE DE EXPANSÃO DE MÓDULOS POR CARTÃO ATRAVÉS DO BASTIDOR COM CONFIGURAÇÕES MÍNIMAS DE: ENTRADA DIGITAIS - 16 POR CARTÃO; SAÍDAS DIGITAIS - 16 POR CARTÃO; ENTRADAS ANALÓGICAS - 8 POR CARTÃO; SAÍDAS ANALÓGICAS - 4 POR CARTÃO. POSSIBILITAR EXPANSÃO DE ATÉ 20 MÓDULOS POR BASTIDOR, EM ETHERNET E PERMITINDO INTERLIGAÇÃO EM ANEL.

SOFTWARE DO CLP COM LICENÇA GRATUITA PARA USO: PARA PROGRAMAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E DIAGNÓSTICO DO CP; VERSÃO MAIS ATUALIZADA PARA INSTALAÇÃO EM PLATAFORMA WINDOWS ATUAL/ 64BITS; PROGRAMAÇÃO ATRAVÉS DE PORTA ETHERNET (SEM NECESSIDADE DE UTILIZAR CONVERSORES USB); DISPONÍVEL 6 LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO NA NORMA IEC 61131-3 (TEXTO ESTRUTURADO-ST, SEQUENCIAMENTO GRÁFICO DE FUNÇÕES-SFC, DIAGRAMA DE BLOCOS FUNCIONAIS-FBD, DIAGRAMA LADDER-LD, LISTA DE INSTRUÇÕES-IL E SEQUENCIAMENTO GRÁFICO DE FUNÇÕES-CFC); PERMITIR CRIAÇÃO DE BLOCOS FUNCIONAIS E BIBLIOTECAS PARA REAPROVEITAMENTO DE CÓDIGO; ALTERAÇÃO DE PROGRAMA ON-LINE SEM PARAR A CPU; ESTRUTURAS DE DADOS (STRUCTS); INTERFACE GRÁFICA (OSCILOSCÓPIO) PARA ANALISAR VARIÁVEIS DO PROCESSO E BLOCOS DE CONTROLE, COMO PID; VARIÁVEIS DE 8BITS (BYTE), 16BITS (WORD E INTEIRO), 32BITS (INTEIRO E REAL) E 64BITS (LONGO INTEIRO E LONGO REAL); FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS (SENO, COSSENO E TANGENTE).

ACESSÓRIOS INCLUSOS: CABO ETHERNET PARA PROGRAMAÇÃO, (1 JOGO);

GARANTIA 12 MESES CORRIDOS.

3

MÓDULO DE 4 SAÍDAS ANALÓGICAS SEM TROCA QUENTE; SAÍDA DE TENSÃO OU CORRENTE, CONFIGURADA INDIVIDUALMENTE, ESCALAS DE TENSÃO: -10 A 10 VDC E 0 A 10 VDC; ESCALAS DE CORRENTE: 0 A 20 MA E 4 A 20 MA; SAÍDAS ISOLADAS GALVANICAMENTE; CONECTOR FRONTAL REMOVÍVEL SEM NECESSIDADE DE DESLIGAMENTO DA FIAÇÃO; LED OU DISPLAY DE DIAGNOSTICOS (MODULO DESLIGADO, FALHA NO VISOR, UCP EM STOP, USO NORMAL, ERRO DE PARAMETRIZACAO E OUTROS; CONEXÃO FIO DE 0,5MM²; ISOLAÇÃO GALVÂNICA NO MÍNIMO: 1500 VAC / 1 MINUTO; GRAU DE PROTEÇÃO IP 20; CARACTERÍSTICAS MÍNIMAS: OCUPAÇÃO DO BASTIDOR: 1 POSIÇÃO; NÚMERO DE SAÍDAS: 4 SAÍDAS ANALÓGICAS; TIPO DE SAÍDA: SAÍDA DE TENSÃO OU CORRENTE, CONFIGURADA INDIVIDUALMENTE; FONTE DE ALIMENTAÇÃO EXTERNA: 19,2 A 30 VDC; FORMATO DOS DADOS : 16 BITS COMPLEMENTO DE DOIS, JUSTIFICADO À ESQUERDA RESOLUÇÃO DO CONVERSOR: 16 BITS COM MONOTONICIDADE GARANTIDA, SEM CÓDIGOS FALTANTES; NORMAS: IEC 61131-2, CE – 2011/65/EU (RoHS), 2014/35/EU (LVD) and 2014/30/EU (EMC), UL LISTED - UL61010-1 (file E473496); GARANTIA 12 MESES CORRIDOS.

1

Page 17: ibiracatu.fiemg.com.bribiracatu.fiemg.com.br/media/documentos/Concorrencia…  · Web viewserviÇo nacional de aprendizagem industrial – senai/drmg. comissÃo permanente de licitaÇÃo

Página 17 de 40

4

MÓDULO DE 8 ENTRADAS ANALÓGICAS SEM TROCA QUENTE; ENTRADAS CONFIGURÁVEIS EM DIFERENTES FAIXAS DE TENSÃO E CORRENTE POR SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO, ESCALAS DE TENSÃO: 0 A 10 VDC, -5 A 5 VDC E -10 A 10 VDC E ESCALAS DE CORRENTE: 0 A 20 MA E 4 A 20 MA; ISOLAÇÃO GALVÂNICA ENTRE O CAMPO E O BARRAMENTO DO CONTROLADOR E PROTEÇÃO CONTRA SURTO DE TENSÃO; CONECTOR FRONTAL REMOVÍVEL SEM NECESSIDADE DE DESLIGAMENTO DA FIAÇÃO; TEMPO DE ATUALIZAÇÃO D AS ENTRADAS ANALÓGICAS INFERIOR A 6MS; LED OU DISPLAY DIAGNOSTICOS (MODULO DESLIGADO, FALHA NO VISOR, UCP EM STOP, USO NORMAL, ERRO DE PARAMETRIZACAO, CABO ROMPIDO E OUTROS; CONEXÃO FIO DE 0,5MM²; ISOLAÇÃO GALVÂNICA NO MÍNIMO: 1500 VAC / 1 MINUTO; GRAU DE PROTEÇÃO IP 20; CARACTERÍSTICAS MÍNIMAS: OCUPAÇÃO DO BASTIDOR: 1 POSIÇÃO; NÚMERO DE ENTRADAS: 8 ENTRADAS ANALÓGICAS; TIPO DE ENTRADA: ENTRADA DE TENSÃO OU CORRENTE, TERMINAÇÃO SIMPLES, CONFIGURADA INDIVIDUALMENTE; FORMATO DOS DADOS: 16 BITS COMPLEMENTO DE DOIS, JUSTIFICADO À ESQUERDA; RESOLUÇÃO DO CONVERSOR: 24 BITS COM MONOTONICIDADE GARANTIDA, SEM CÓDIGOS FALTANTES; NORMAS: IEC 61131-2, CE – 2011/65/EU (RoHS), 2014/35/EU (LVD) and 2014/30/EU (EMC), UL LISTED - UL61010-1 (file E473496); GARANTIA 12 MESES CORRIDOS.

1

5

MÓDULO DE 16 ENTRADAS DIGITAIS SEM TROCA QUENTE; TENSÃO DAS ENTRADAS 24VDC; ENTRADAS ISOLADAS GALVANICAMENTE; CONECTOR FRONTAL REMOVÍVEL SEM NECESSIDADE DE DESLIGAMENTO DA FIAÇÃO; COMPATÍVEL COM SENSORES PNP E NPN NO MESMO MÓDULO CONFIGURÁVEL EM GRUPOS DE QUATRO PONTOS; FILTRO CONFIGURÁVEL POR SOFTWARE; LED OU DISPLAY DIAGNOSTICOS (MODULO DESLIGADO, FALHA NO VISOR, UCP EM STOP, USO NORMAL, ERRO DE PARAMETRIZACAO E OUTROS; CONEXÃO FIO DE 0,5MM²; ISOLAÇÃO GALVÂNICA NO MÍNIMO: 1000 VAC / 1 MINUTO; GRAU DE PROTEÇÃO IP 20; CARACTERÍSTICAS MÍNIMAS: OCUPAÇÃO DO BASTIDOR: 1 POSIÇÃO; TIPO DE ENTRADA: SOURCE OU SINK TIPO 1; NÚMERO DE ENTRADAS: 16 ENTRADAS DIGITAIS; TENSÃO DE ENTRADA: 24 VDC / 15 A 30 VDC PARA NÍVEL LÓGICO 1 / 0 A 5 VDC PARA NÍVEL LÓGICO 0; IMPEDÂNCIA DE ENTRADA: 4,95 KΩ; MÁXIMA CORRENTE DE ENTRADA: 6,2 MA @ 30 VDC; FILTRO DE ENTRADA: 2 A 255 MS CONFIGURADO POR SOFTWARE; TEMPO DE TRANSIÇÃO: 90 ΜS - TRANSIÇÃO DESLIGADO PARA LIGADO @ 30 VDC / 110 ΜS - TRANSIÇÃO LIGADO PARA DESLIGADO @ 30 VDC; TEMPO DE ATUALIZAÇÃO DAS ENTRADAS: 1 MS; NORMAS: IEC 61131-2, CE – 2011/65/EU (RoHS), 2014/35/EU (LVD) and 2014/30/EU (EMC), UL LISTED - UL61010-1 (file E473496); GARANTIA 12 MESES.

1

6 MÓDULO DE 16 SAÍDAS DIGITAIS SEM TROCA QUENTE; SAÍDAS TEMPORIZADAS, NPN 24VDC; SAÍDAS ISOLADAS GALVANICAMENTE; CONECTOR FRONTAL REMOVÍVEL SEM NECESSIDADE DE DESLIGAMENTO DA FIAÇÃO; FREQUENCIA DE CHAVEAMENTO DE ATÉ 250HZ; LED OU DISPLAY DIAGNOSTICOS (MODULO DESLIGADO, FALHA NO VISOR, UCP EM STOP, USO NORMAL, ERRO DE PARAMETRIZACAO E OUTROS; CONEXÃO FIO DE 0,5MM²; ISOLAÇÃO GALVÂNICA NO MÍNIMO: 1500 VAC / 1 MINUTO; GRAU DE PROTEÇÃO IP 20; CARACTERÍSTICAS MÍNIMAS: OCUPAÇÃO DO BASTIDOR: 1 POSIÇÃO; NÚMERO DE SAÍDAS: 16; TIPO DE ENTRADA: SAÍDA ISOLADA A

1

Page 18: ibiracatu.fiemg.com.bribiracatu.fiemg.com.br/media/documentos/Concorrencia…  · Web viewserviÇo nacional de aprendizagem industrial – senai/drmg. comissÃo permanente de licitaÇÃo

Página 18 de 40

TRANSISTOR TIPO SOURCE; MÁXIMA CORRENTE DE SAÍDA: 1,5 A @ 30 VDC POR SAÍDA, 6 A @ 30 VDC POR GRUPO; CORRENTE DE FUGA: 35 ΜA; RESISTÊNCIA NO ESTADO LIGADO: 105 mOHMS; FONTE DE ALIMENTAÇÃO EXTERNA: 19,2 A 30 VDC; TEMPO DE CHAVEAMENTO: 200 US - TRANSIÇÃO DESLIGADO PARA LIGADO @ 30 VDC, 500 US - TRANSIÇÃO LIGADO PARA DESLIGADO @ 30 VDC; MÁXIMA FREQUÊNCIA DE CHAVEAMENTO: 250 HZ; TEMPO DE ATUALIZAÇÃO DAS SAÍDAS: 1 MS; CONTRA SURTO DE TENSÃO; NORMAS: IEC 61131-2, CE – 2011/65/EU (RoHS), 2014/35/EU (LVD) and 2014/30/EU (EMC), UL LISTED - UL61010-1 (file E473496); GARANTIA 12 MESES.

7 CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL – CLP

CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL COMPACTO, CPU COM FONTE E PONTOS DE ENTRADAS E SAÍDAS INTEGRADAS, POSSUIR EXPANSÃO UTILIZANDO BARRAMENTO SERIAL CANOPEN E ETHERNET MODBUS TCP 100MBPS, RELÓGIO TEMPO REAL, 16 ENTRADAS DIGITAIS COM PELO MENOS 4 COM FUNCIONALIDADES DE ENTRADAS RÁPIDAS, 16 SAÍDAS DIGITAIS COM PELO MENOS 4 COM FUNCIONALIDADES DE ENTRADAS RÁPIDAS, 5 ENTRADAS ANALÓGICAS, 2 ENTRADAS RTD, 4 SAÍDAS ANALÓGICAS. MEMÓRIA NO MÍNIMO DE 2MBYTES FLASH PARA PROGRAMA COMPILADO, 16MBYTES FLASH PARA BACKUP E DOCUMENTAÇÃO, ALÉM DE 2MBYTES PARA MEMÓRIA DE DADOS SIMBÓLICOS (PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A TAG), SENDO 7,5KBYTES RETENTIVOS SEM NECESSIDADE DE BATERIA (GARANTIR MÍNIMO 20 ANOS DOS DADOS RETENTIVOS SEM NECESSIDADE DE BATERIA EXTERNA). MEMÓRIA DE USUÁRIO DEVERÁ POSSUIR NO MÍNIMO 8MBYTES FLASH PARA GRAVAÇÃO DE IMAGEM, TEXTO E ARQUIVOS DE PROJETO (PDF, DOC, XLS, DWG E OUTROS FORMATOS).POSSUIR DIAGNÓSTICOS DE FALHA, DADOS FORÇADOS, ERRO DE CONFIGURAÇÃO, ERRO DE HARDWARE DE FORMA AMIGÁVEL E INTUITIVA ATRAVÉS PÁGINAS DE WEB PARA VISUALIZAR VIA NAVEGADOR DE INTERNET (BROWSER), LEDS NOS MÓDULOS E ESTRUTURAS DE DADOS EM VARIÁVEIS NA PROGRAMAÇÃO.

INTERFACES: INTERFACE ETHERNET COM CONEXÕES SIMULTÂNEAS PARA

COMUNICAÇÃO COM A SUPERVISÃO, INTERFACE HOMEM MÁQUINA E PROGRAMAÇÃO SEM INTERROMPER O SISTEMA. COMUNICAÇÃO ATRAVÉS DOS PROTOCOLOS MODBUS RTU SOBRE TCP E MODBUS/TCP, AMBOS CONFIGURADOS PARA MESTRE (CLIENTE) E/OU SERVIDOR (ESCRAVO) DE FORMA SIMULTÂNEA E TRANSPARENTE, SUPORTAR 64 CONEXÕES SIMULTÂNEAS. A CONEXÃO DA INTERFACE DEVERÁ SER EM RJ45 100MBPS, COM TAXA DE TRANSFERÊNCIA EM MODBUS >= 10KBYTE/S. POSSUIR LEDS INDICADORES DE ESTADO, AUTO-TESTE EMBUTIDO E CONFIGURAÇÃO DA REDE VIA SOFTWARE. POSSUIR DRIVER OPC DA, OPC UA, SNMP, CLIENTE SNTP, CLIENTE/SERVIDOR MODBUS TCP, CLIENTE/SERVIDOR MODBUS RTU VIA TCP, HTTP PARA DIAGNÓSTICOS. POSSUIR COMUNICAÇÃO MQTT CLIENT.

INTERFACE DE COMUNICAÇÃO SERIAL RS485 COM VELOCIDADE DE 115KBPS PARA COMUNICAR COM DISPOSITIVOS DE CAMPO EM PROTOCOLO ABERTO MODBUS RTU MESTRE E ESCRAVO, POSSUIR TERMINAÇÃO RS485 ATIVA INCORPORADA NA CPU.

INTERFACE SERIAL USB 2.0.ENTRADAS / SAÍDAS I/O:

151

Page 19: ibiracatu.fiemg.com.bribiracatu.fiemg.com.br/media/documentos/Concorrencia…  · Web viewserviÇo nacional de aprendizagem industrial – senai/drmg. comissÃo permanente de licitaÇÃo

Página 19 de 40

16 ENTRADAS DIGITAIS DE 24 VDC, COM LED DE INDICAÇÃO DE ESTADO, ISOLAÇÃO GALVÂNICA, CONECTOR FRONTAL REMOVÍVEL SEM A NECESSIDADE DE DESLIGAMENTO DA FIAÇÃO, PNP, LED DE DIAGNÓSTICOS, COM FILTROS CONFIGURÁVEIS NAS ENTRADAS, FIO DE 0,5MM2;

16 SAÍDAS DIGITAIS À TRANSISTOR PNP 24VDC/1,5A, COM LED DE INDICAÇÃO DE ESTADO, CONECTOR FRONTAL REMOVÍVEL SEM A NECESSIDADE DE DESLIGAMENTO DA FIAÇÃO. FREQUÊNCIA DE CHAVEAMENTO DE ATÉ 250HZ. PROTEÇÃO CONTRA SURTO DE TENSÃO, LED DE DIAGNÓSTICOS, FIO DE 0,5MM²;

5 ENTRADAS ANALÓGICAS DE 4 A 20 MA E 0 A 10VDC, ISOLAÇÃO GALVÂNICA ENTRE ENTRADAS E LÓGICA INTERNA, CONVERSOR A/D≥ 12 BITS, TEMPO DE CONVERSÃO DE 400US PARA TODAS AS ENTRADAS, IMPEDÂNCIA DE 119OHM NA ENTRADA DE CORRENTE, FILTRO DIGITAL PASSA BAIXA (FILTRO DE PRIMEIRA ORDEM), FIO DE 0,5MM2, PRECISÃO DE + OU – 0,3% DO FUNDO DE ESCALA TRABALHANDO EM 25°C, PARÂMETROS E FUNDO DE ESCALA CONFIGURÁVEIS INDEPENDENTE POR ENTRADA;

2 ENTRADAS RTD PARA PT100, PT1000, 0 A 400OHM, 0 A 4000OHM, ISOLAÇÃO GALVÂNICA ENTRE ENTRADAS E LÓGICA INTERNA, CONVERSOR A/D≥ 12 BITS, TEMPO DE CONVERSÃO DE 400US PARA TODAS AS ENTRADAS, FILTRO DIGITAL PASSA BAIXA (FILTRO DE PRIMEIRA ORDEM), FIO DE 0,5MM2, PRECISÃO DE + OU – 0,5% DO FUNDO DE ESCALA TRABALHANDO EM 25°C.

4 SAÍDAS ANALÓGICAS DE 4 A 20 MA E 0 A 10VDC, ISOLAÇÃO GALVÂNICA ENTRE ENTRADAS E LÓGICA INTERNA, CONVERSOR A/D≥ 12 BITS, TEMPO DE CONVERSÃO DE 450US PARA TODAS AS ENTRADAS, MENOR IMPEDÂNCIA DE 600OHM NA SAÍDA DE CORRENTE, , FIO DE 0,5MM2, PRECISÃO DE + OU – 0,3% DO FUNDO DE ESCALA TRABALHANDO EM 25°C, PARÂMETROS E FUNDO DE ESCALA CONFIGURÁVEIS INDEPENDENTE POR SAÍDA

ALIMENTAÇÃO DO SISTEMA E DAS ENTRADAS E SAÍDAS DIGITAIS DEVERÁ SER EM PADRÃO 24VDC. PARA OS SENSORES E ATUADORES EXISTENTES, ONDE A TENSÃO É DIFERENTE, DEVERÁ SER PREVISTO CONVERSORES/ADAPTADORES/RELÊS DE INTERFACE PARA ADEQUAR AS TENSÕES DO SISTEMA.

SOFTWARE PARA PROGRAMAÇÃO DISPONÍVEL GRATUITAMENTE, UTILIZAR PLATAFORMA TECNOLÓGICA CODESYS; POSSUI PROGRAMAÇÃO ATRAVÉS DE PORTA ETHERNET (SEM NECESSIDADE DE UTILIZAR CONVERSORES USB); POSSUIR NO MÍNIMO 6 LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO NA NORMA IEC 61131-3 (TEXTO ESTRUTURADO-ST, SEQUENCIAMENTO GRÁFICO DE FUNÇÕES-SFC, DIAGRAMA DE BLOCOS FUNCIONAIS-FBD, DIAGRAMA LADDER-LD, LISTA DE INSTRUÇÕES-IL E SEQUENCIAMENTO GRÁFICO DE FUNÇÕES-CFC); POSSIBILITAR ALTERAÇÃO DE PROGRAMA ON-LINE SEM PARAR A CPU;

ATENDER AS NORMAS IEC 61131-3 E POSSUIR CERTIFICAÇÃO CE E ROHS.

Page 20: ibiracatu.fiemg.com.bribiracatu.fiemg.com.br/media/documentos/Concorrencia…  · Web viewserviÇo nacional de aprendizagem industrial – senai/drmg. comissÃo permanente de licitaÇÃo

Página 20 de 40

GARANTIA 12 MESES CORRIDOS.

8 HARDWARE PARA ACESSO REMOTO E SEGURO ATRAVÉS DE VPN, MONTAGEM EM TRILHO DIN E 1 HARDKEY:HARDWARE QUE GERENCIA ACESSO REMOTO ATRAVÉS DE COMUNICAÇÃO PONTO A PONTO DE FORMA SEGURA, GARANTINDO SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO SEJA ATRAVÉS DE REDE LOCAL OU INTERNET COM VPN CRIPTOGRAFADA.CONFIGURAÇÕES DE FUNÇÕES NAT E FIREWALL AMIGÁVEIS, SEM A NECESSIDADE DE ESPECIALISTAS, TENDO MÉTODO DE CONEXÃO PLUG-IN-PLAY, ATRAVÉS DE CHAVES SEGURAS (HARDKEYS) PARA ACESSOS REMOTOS, GARANTINDO SIMPLICIDADE NO ACESSO SEM A NECESSIDADE DE CONFIGURAÇÕES COMPLEXAS.O HARDWARE DEVE POSSUIR ESTRUTURA PARA TRABALHAR EM AMBIENTES INDUSTRIAIS, OFERECENDO UMA INSTALAÇÃO LIMPA E ROBUSTA. TAXA REAL DE COMUNICAÇÃO MÍNIMA DE 10MB/S, POSSUIR INTERFACE WEB PARA CONFIGURAÇÃO LOCAL E REMOTA, ALÉM DE TER DISPONIBILIDADE DE INTERFACE POE. PERMITIR EXPANSÕES E ATÉ 50 ACESSOS SIMULTÂNEOS. CADA ACESSO DEVERÁ SER CONSIDERADO UMA HARDKEY. QUANDO ACESSADO REMOTAMENTE ATRAVÉS DA INTERNET, O DISPOSITIVO DEVERÁ RECEBER PONTO DE INTERNET CABEADA ATRAVÉS DA REDE LAN DISPONÍVEL NO LOCAL. NA AUSÊNCIA DE REDE LAN, O HARDWARE DEVERÁ POSSUIR SUPORTE A MODEM USB 3G / 4G, PARA DISPONIBILIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES ATRAVÉS DA INTERNET QUANDO NECESSÁRIO.O DISPOSITIVO DEVE POSSUIR CERTIFICAÇÕES QUE INDIQUE SEGURANÇA CONTRA-ATAQUE CIBERNÉTICO E GESTÃO DE ACESSO REMOTO SEGURO, CONTROLADO TRAFEGO DE DADOS. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DO DISPOSITIVO CONECTADO NO CAMPO:

PORTAS DE COMUNICAÇÃO: 1 X USB (PROGRAMAÇÃO E COMUNICAÇÃO VIA 3G/4G, COM SUPORTE ALGUNS MODEMS PADRÕES, RECONHECENDO DE FORMA AUTOMÁTICA, COMO: HUAWEI E3372, E3276, E392, E372, E3531, E3131, E353, E367, E160, E169, E173, E176, E180, E1552, ETC);1 X WAN (RJ45, 10/100MBPS PARA ACESSO INTERNET, FIREWALL, IP FIXO, IP DINÂMICO, NAT, ATÉ 50 CONEXÕES CONCORRENTES, THROUGHPUT ACIMA DE 10MBPS);3 X LAN (RJ45 PARA CONEXÃO NA REDE DE DISPOSITIVOS E EXPANSÃO COM SWITCHES EXISTENTES);1 X LAN (RJ45 PARA PROGRAMAÇÃO);ALIMENTAÇÃO 24VDC, CONSUMO 7W;

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DA HARDKEYSUPORTE PARA SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS 10, 8, 8.1 (32 E 64 BITS) E WINDOWS 7 (32 E 64 BITS);USB 2.0;SERVIÇO DE CRIPTOGRAFIA CSP/PKCS#11, 1024 BITS RSA OU SUPERIOR;PERMITIR ACESSO ATRAVÉS DE DISPOSITIVOS MOBILE (IOS E ANDROID) ATRAVÉS DE APLICATIVOS GENUÍNOS PARA ESSES DISPOSITIVOS;CERTIFICAÇÕES MÍNIMAS COMO FCC, UL, CUL, ISAE3000 E ISO9001;

O HARDWARE DEVERÁ SER FORNECIDO COM 1 HARDKEY;

15

Page 21: ibiracatu.fiemg.com.bribiracatu.fiemg.com.br/media/documentos/Concorrencia…  · Web viewserviÇo nacional de aprendizagem industrial – senai/drmg. comissÃo permanente de licitaÇÃo

Página 21 de 40

GARANTIA 12 MESES CORRIDOS.

9

IHM - INTERFACE HOMEM MAQUINA; TAMANHO DA TELA MÍNIMO 7 POL.; TELA TOUCHSCREEN; RESOLUÇÃO DA TELA: 800X480 PIXELS (16:9); VISOR LCD-TFT; CORES DA TELA 64K; TIPO DE BACKLIGHT LED; PROTOCOLO MODBUS/TCP (CLIENTE E SERVIDOR) E MODBUS/UTR (MESTRE E ESCRAVO), PERMITINDO EXECUTAR MAIS DE UM DRIVER SIMULTANEAMENTE; PARAMETRIZAÇÃO DE GATEWAY, PERMITINDO TROCAR DADOS ENTRE EQUIPAMENTOS COM PROTOCOLOS DIFERENTES; TELA BACKLIGHT DE LONGA DURAÇÃO E MATRIZ ATIVA COM AJUSTE DE BRILHO; FORMATO DA TELA DEVERÁ POSSUIR DIVERSOS “MODELOS” PARA CRIAÇÃO DE APLICAÇÕES;SOFTWARE DE SIMULAÇÃO OFF-LINE E ON-LINE, GRATUITO, PERMITINDO DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÃO SEM A NECESSIDADE DE POSSUIR O EQUIPAMENTO; POSSUIR PELO MENOS 60 DRIVES DE COMUNICAÇÃO PARA COMUNICAÇÃO COM OS PRINCIPAIS FABRICANTES; MEMÓRIA FLASH IGUAL OU SUPERIOR A 200MBYTES PARA SER UTILIZADO NA CRIAÇÃO DE APLICAÇÃO E 128MBYTES DE MEMÓRIA RAM; RELÓGIO TEMPO REAL (RTC). MÍNIMO DE 6 PORTAS DE COMUNICAÇÃO (2 RS232, 2 RS485, 1 ETHERNET E 1 USB HOST); GRAU DE PROTEÇÃO IP65; TEMPERATURA DE OPERAÇÃO ATÉ 50°C; ALIMENTAÇÃO DE 24VDC; PERMITIR ACESSO REMOTO; GERENCIAMENTO DE ALARMES E ENVIOS DE E-MAILS UTILIZANDO PROTOCOLO SMTP; DATA LOGGER; GRÁFICOS DE TENDÊNCIA E SCRIPTS BASEADO EM LINGUAGEM ESTRUTURADA COMO C#; CAPACIDADE DE PELO MENOS 100 TELAS E 800 TAGS DE COMUNICAÇÃO; CONEXÃO COM BANCO DE DADOS E FUNÇÕES DE TEMPORIZAÇÃO; CERTIFICAÇÕES UL61010-2-201 / CE, FCC, KCC. GARANTIA 12 MESES CORRIDOS.

15

10 SWITCH INDUSTRIAL GERENCIÁVEL MÍNIMO DE 6 PORTAS FAST ETHERNET 10/100TX, COM DUPLA ALIMENTAÇÃO, MONTAGEM EM TRILHO DIN; SWITCH INDUSTRIAL GERENCIÁVEL DE 6 PORTAS 10/100TX (MÍNIMO); MONTAGEM EM TRILHO DIN; ALIMENTAÇÃO REDUNDANTE (DUAL) DE 12 A 48VDC COM CONECTOR REMOVÍVEL; TEMPERATURA DE OPERAÇÃO DE -10°C À 65°C; TAMANHO COMPACTO - DIMENSÕES MÁXIMAS: 50 x 145 x 100 mm; PERMITIR REDUNDÂNCIA DE REDE, COMO FECHAMENTO EM ANEL; INVOLUCRO DE METAL; SAÍDA A RELÉ DE 1A / 24VDC PARA INDICAÇÃO DE FALHA; GRAU DE PROTEÇÃO IP30; INDUCADORES DE LED: ESTADO LIGADO E FALHA; LINK 10MBPS / 100MBPS; PORTAS ATIVAS; PORTAS RJ45, PERMITINDO NO MÍNIMO CABOS CAT5e COM BLINDAGEM E DISTÂNCIA MÁXIMA 100 METROS; FUNÇÃO DE AUTO NEGOCIAÇÃO; CONFIGURAÇÃO ATRAVÉS DE WEBSERVER, TELNET, COMANDOS CISCO-LIKE CLI E USB; SISTEMA CONFIGURAÇÃO DE AVISO FALHAS ATRAVÉS DE E-MAILS AUTOMÁTICOS; BUFFER DE MEMÓRIA MÍNIMO 1MBITS; TAMANHO DA TABELA MAC MÍNIMO 8K; SUPORTAR ATÉ 256 GRUPOS DE REDES, QOS/COS, RSTP, MSTP, SNMP E RSTP; PADRÕES MÍNIMOS REQUERIDOS: IEEE 802.3 10BASET ETHERNET; IEEE 802.3U 100BASETX FAST ETHERNET; IEEE 802.1D STP (SPANNING TREE PROTOCOL); ITU-T G.8032 / Y.1344 ERPS (ETHERNET RING PROTECTION SWITCH); IEEE 802.1Q VIRTUAL LOCAL AREA NETWORK (VLAN); IEEE 802.1P QOS/COS PROTOCOL FOR TRAFFIC PRIORITIZATION; IEEE 802.1X NETWORK AUTHENTICATION; IEEE 802.1W RSTP (RAPID SPANNING TREE PROTOCOL); IEEE 802.1S MSTP (MULTIPLE SPANNING TREE PROTOCOL); IEC61000-4-2 (ESD), IEC61000-4-3 (RS); IEC61000-4-4 (EFT), IEC61000-4-5 (SURGE); IEC61000-

151

Page 22: ibiracatu.fiemg.com.bribiracatu.fiemg.com.br/media/documentos/Concorrencia…  · Web viewserviÇo nacional de aprendizagem industrial – senai/drmg. comissÃo permanente de licitaÇÃo

Página 22 de 40

4-6 (CS), IEC61000-4-8 (MAGNETIC FIELD); GARANTIA MÍNIMA: 12 MESES CORRIDOS.

11

FONTE DE ALIMENTAÇÃO CHAVEADA 24VDC 60W; SUPORTAR ALTO NÍVEL DE INTERFERÊNCIA ELETROMAGNÉTICO COMUMENTE ENCONTRADO NO AMBIENTE INDUSTRIAL. TER TENSÃO DE SAÍDA DE 24VDC E CORRENTE MÍNIMA DE SAÍDA DE 2,5A. POSSUIR FUSÍVEL INTERNO, PROTEÇÃO CONTRA SOBRECARGA COM RELIGAMENTO AUTOMÁTICO, ASSIM COMO PROTEÇÃO CONTRA CURTO-CIRCUITO, SOBRETENSÃO E AQUECIMENTO. FIXAÇÃO EM TRILHO DIN E REFRIGERAÇÃO POR VENTILAÇÃO NATURAL.CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS:TENSÃO DE ENTRADA: 100 A 240 VAC (-15%/+10%); CORRENTE DE ENTRADA: 1,0 A @ 120 VAC; FREQUÊNCIA DA TENSÃO DE ALIMENTAÇÃO: 45 A 65 HZ; CORRENTE MÁXIMA DE PARTIDA: <30 A; TENSÃO DE SAÍDA NOMINAL: 24 VDC; RIPPLE MÁXIMO DA TENSÃO DE SAÍDA: <30 MV; CORRENTE MÁXIMA DE SAÍDA: 2,5A (-25 A 55ºC); SINALIZAÇÃO: LED ATIVO PARA FONTE ENERGIZADA; POTÊNCIA: 60 W; RENDIMENTO: >90 %; CORRENTE DO FUSÍVEL INTERNO: 2,5 A (LENTO); ISOLAÇÃO ENTRADA/SAÍDA: V>4KVAC; TEMPERATURA DE OPERAÇÃO:V-25 A 70 ºC; PESO MÁXIMO: <220 G; GRAU DE PROTEÇÃO IP20; FIXAÇÃO: TRILHO DIN TS35; LIGAÇÃO EM PARALELO: SIM, COM MÓDULO DE REDUNDÂNCIA. GARANTIA 12 MESES CORRIDOS.

151

LOTE IIITEM DESCRIÇÃO QUANT

1

GATEWAY INDUSTRIAL COM 2 ENTRADAS DIGITAIS, 2 SAÍDAS DIGITAIS, 2 ENTRADAS ANALÓGICAS 0/4-20MA RESOLUÇÃO 10 BITS, 2 SAÍDAS DIGITAIS TRANSISTOR (SINK) 1A, 1 INTERFACE RS-485 INTEGRADA,1 PORTA ETHERNET 10/100M AUTO, WIFI INTEGRADO 802.11N, 4 PORTAS USB, ALIMENTAÇÃO DE 24VDC, CARTÃO MICROSD 16 GB PUSH/PULL, PROCESSADOR 1.2GHZ 64 BITS QUAD CORE OU SUPERIOR, MEMÓRIA RAM 1 GB SDRAM @400 MHz OU SUPERIOR, SUPORTE TEMPERATURA AMBIENTE MÁXIMA DE 70 °C, RELÓGIO DE TEMPO REAL (RTC),SISTEMA OPERACIONAL LINUX INSTALADO, CARCAÇA POLICARBONATO E FIXAÇÃO EM TRILHO 35 MM.PROTOCOLOS INDUSTRIAIS DE COMUNICAÇÃO:

MODBUS TCP/RTU/ASCII, OPC-UA (SERVER/CLIENT), PROFINET, ETHERNET/IP RFC1006-COMMUNICATION PROTOCOL E BACNET.

TÉCNOLOGIAS IOT (INTERNET DAS COISAS) POSSUIR SUPORTE PARA DESENVOLVIMENTO EM PYTHON,

NODEJS, JAVA, C E C++, POSSUIR MQTT, AMQP, HTTP, TCP, UDP, WEBSOCKET, FTP, SMNP E IFTTT.SUPORTE AOS SISTEMAS DE GERÊNCIAMENTO DE BANCO DE DADOS MYSQL, MSSQL, ORACLE, MARIADB, MONGODB.

ASSISTENCIA E SUPORTE TÉCNICO NACIONAL GARANTIA 12 MESES CORRIDOS.

165

4. LOCAL DE ENTREGA

Page 23: ibiracatu.fiemg.com.bribiracatu.fiemg.com.br/media/documentos/Concorrencia…  · Web viewserviÇo nacional de aprendizagem industrial – senai/drmg. comissÃo permanente de licitaÇÃo

Página 23 de 40

Os itens deverão ser entregues no Núcleo Reforma e Adequação de Máquinas e Equipamentos em Itaúna, situado na Rua Lilia Antunes, 99 – Bairro Santo Antônio Itaúna/MG - CEP: 35.680-270. Contato: Evandro de Oliveira (0XX37) 3249-2421.

5. PRAZO DE ENTREGA MÁXIMO

75 (setenta e cinco) dias corridos, contados do encaminhamento do pedido de compra.

6. GARANTIA MÍNIMA

12 (doze) meses corridos, contados da emissão da Nota Fiscal / Fatura do(s) equipamento(s).

7. ASSISTÊNCIA TÉCNICA E SUPORTE

Assistência e suporte técnico nacional, além de suporte técnico gratuito via telefone de segunda à sábado, em horário comercial.

Page 24: ibiracatu.fiemg.com.bribiracatu.fiemg.com.br/media/documentos/Concorrencia…  · Web viewserviÇo nacional de aprendizagem industrial – senai/drmg. comissÃo permanente de licitaÇÃo

Página 24 de 40

ANEXO II

MODELO DE CARTA PROPOSTA (COMERCIAL)

AOSERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – SENAI/DRMGCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO INTEGRADA – COPERLI

REF. PROCESSO LICITATÓRIO CONCORRÊNCIA SENAI Nº 005/2019.

A empresa ____________________, inscrita no CNPJ sob o n.º ___________________, com sede na ___________________________, signatária desta proposta, neste ato, representada pelo Sr. (a) _______________________, Carteira de Identidade n.º ____________, CPF n.º ____________, declara estar apresentando proposta comercial para a licitação em referência, cujo objeto refere-se aquisição de equipamentos / dispositivos eletroeletrônicos para montagem de Kits de IIOT, incluindo treinamento / entrega técnica dos equipamentos, em atendimento a demanda do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Indústria 4.0 e de diversas Unidades do SENAI/DRMG.

Para tanto, ofertamos os valores unitários e valor global descritos a seguir, por lote de interesse:

PREENCHER SOMENTE PARA O(S) LOTE(S) QUE DESEJAR CONCORRER

LOTE I

ITENS OFERTADOS DEVEM SER COMPATÍVEIS ENTRE SI E PERMITIR A COMUNICAÇÃO ENTRE OS MESMOS.

ITEM DESCRIÇÃO QUAN

T

FABRICANTE/ MARCA / MODELO /

REFERÊNCIAVALOR UNIT.

1

BASTIDOR PARA MONTAGEM DE CONTROLADOR PROGRAMÁVEL, COM NO MÍNIMO 8 POSIÇÕES DE EXPANSÃO PARA INSTALAÇÃO DE CPU E MÓDULOS DE ENTRADAS E SAÍDAS DO SISTEMA; PLACA ELETRÔNICA COM ISOLAÇÃO GALVÂNICA NO MÍNIMO 500VAC/1 MINUTO; GRAU DE PROTEÇÃO: IP 20; TEMPERATURA DE OPERAÇÃO: 0 A 60 °C; TEMPERATURA DE ARMAZENAMENTO: -25 A 75 °C; UMIDADE RELATIVA: 5 A 96 %, SEM CONDENSAÇÃO; SUPORTE A REDUNDÂNCIA DE UCP; SUPORTE A TROCA QUENTE; DIMENSÕES APROX. (L x A x P) 200X200X20MM; NORMAS: IEC 61131-2, CE –2014/35/EU (LVD) and 2014/30/EU (EMC), UL LISTED - UL61010-1 (file E473496); GARANTIA 12 MESES CORRIDOS. (BASTIDOR DEVERÁ SER COMPATÍVEL COM CPU E MÓDULOS).

1

Page 25: ibiracatu.fiemg.com.bribiracatu.fiemg.com.br/media/documentos/Concorrencia…  · Web viewserviÇo nacional de aprendizagem industrial – senai/drmg. comissÃo permanente de licitaÇÃo

Página 25 de 40

2 MÓDULO CPU DE CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL MONTAGEM EM BASTIDOR, COM 1 PORTA ETHERNET, 1 CANAL SERIAL, SUPORTE A EXPANSÃO DE BARRAMENTO, FONTE DE ALIMENTAÇÃO 24VDC INTEGRADA; SUPORTE A PÁGINAS WEB DE USUÁRIO. DESENVOLVIDO DE ACORDO COM AS ESPECIFICAÇÕES DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PREVISTAS NA NORMA INTERNACIONAL IEC 61131-3. POSSUIR CONEXÃO VIA PORTAS ETHERNET MINIMO 100MBPS E SERIAL; POSSIBILIDADE DE EXPANSÃO DE BARRAMENTO; TROCA DE MÓDULOS A QUENTE; SUPORTE AOS PROTOCOLOS MODBUS TCP E MODBUS RTU, OPC, SNTP E SERVIDOR WEB PARA DIAGNÓSTICOS. MEMÓRIA MÍNIMO DE 6MBYTES FLASH PARA PROGRAMA COMPILADO; MÍNIMO DE 40MBYTES FLASH PARA BACKUP E DOCUMENTAÇÃO; MÍNIMO DE 3MBYTES FLASH PARA DADOS, SENDO 7,5KBYTES RETENTIVOS SEM NECESSIDADE DE BATERIA; MÍNIMO DE 16MBYTES FLASH PARA USUÁRIO; POSSIBILIDADE DE EXPANSÃO ATRAVÉS DE CARTÃO MINISD OU MICROSD. SUPORTE AOS PROTOCOLOS IEC 60870-5-104 SERVIDOR, ETHERNET/IP SCANNER E ADAPTER, WEBSERVER, OPC DA e OPC UA, MQTT CLIENT; NORMAS: IEC 61131-2, CE – 2011/65/EU (RoHS), 2014/35/EU (LVD) and 2014/30/EU (EMC), UL LISTED - UL61010-1 (file E473496);GARANTIR MÍNIMO 20 ANOS DOS DADOS RETENTIVOS SEM NECESSIDADE DE BATERIA EXTERNA. POSSIBILIDADE DE EXPANSÃO DE MÓDULOS POR CARTÃO ATRAVÉS DO BASTIDOR COM CONFIGURAÇÕES MÍNIMAS DE: ENTRADA DIGITAIS - 16 POR CARTÃO; SAÍDAS DIGITAIS - 16 POR CARTÃO; ENTRADAS ANALÓGICAS - 8 POR CARTÃO; SAÍDAS ANALÓGICAS - 4 POR CARTÃO. POSSIBILITAR EXPANSÃO DE ATÉ 20 MÓDULOS POR BASTIDOR, EM ETHERNET E PERMITINDO INTERLIGAÇÃO EM ANEL.

1

Page 26: ibiracatu.fiemg.com.bribiracatu.fiemg.com.br/media/documentos/Concorrencia…  · Web viewserviÇo nacional de aprendizagem industrial – senai/drmg. comissÃo permanente de licitaÇÃo

Página 26 de 40

SOFTWARE DO CLP COM LICENÇA GRATUITA PARA USO: PARA PROGRAMAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E DIAGNÓSTICO DO CP; VERSÃO MAIS ATUALIZADA PARA INSTALAÇÃO EM PLATAFORMA WINDOWS ATUAL/ 64BITS; PROGRAMAÇÃO ATRAVÉS DE PORTA ETHERNET (SEM NECESSIDADE DE UTILIZAR CONVERSORES USB); DISPONÍVEL 6 LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO NA NORMA IEC 61131-3 (TEXTO ESTRUTURADO-ST, SEQUENCIAMENTO GRÁFICO DE FUNÇÕES-SFC, DIAGRAMA DE BLOCOS FUNCIONAIS-FBD, DIAGRAMA LADDER-LD, LISTA DE INSTRUÇÕES-IL E SEQUENCIAMENTO GRÁFICO DE FUNÇÕES-CFC); PERMITIR CRIAÇÃO DE BLOCOS FUNCIONAIS E BIBLIOTECAS PARA REAPROVEITAMENTO DE CÓDIGO; ALTERAÇÃO DE PROGRAMA ON-LINE SEM PARAR A CPU; ESTRUTURAS DE DADOS (STRUCTS); INTERFACE GRÁFICA (OSCILOSCÓPIO) PARA ANALISAR VARIÁVEIS DO PROCESSO E BLOCOS DE CONTROLE, COMO PID; VARIÁVEIS DE 8BITS (BYTE), 16BITS (WORD E INTEIRO), 32BITS (INTEIRO E REAL) E 64BITS (LONGO INTEIRO E LONGO REAL); FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS (SENO, COSSENO E TANGENTE).

ACESSÓRIOS INCLUSOS: CABO ETHERNET PARA PROGRAMAÇÃO, (1 JOGO);

GARANTIA 12 MESES CORRIDOS.

3 MÓDULO DE 4 SAÍDAS ANALÓGICAS SEM TROCA QUENTE; SAÍDA DE TENSÃO OU CORRENTE, CONFIGURADA INDIVIDUALMENTE, ESCALAS DE TENSÃO: -10 A 10 VDC E 0 A 10 VDC; ESCALAS DE CORRENTE: 0 A 20 MA E 4 A 20 MA; SAÍDAS ISOLADAS GALVANICAMENTE; CONECTOR FRONTAL REMOVÍVEL SEM NECESSIDADE DE DESLIGAMENTO DA FIAÇÃO; LED OU DISPLAY DE DIAGNOSTICOS (MODULO DESLIGADO, FALHA NO VISOR, UCP EM STOP, USO NORMAL, ERRO DE PARAMETRIZACAO E OUTROS; CONEXÃO FIO DE 0,5MM²; ISOLAÇÃO GALVÂNICA NO MÍNIMO:

1

Page 27: ibiracatu.fiemg.com.bribiracatu.fiemg.com.br/media/documentos/Concorrencia…  · Web viewserviÇo nacional de aprendizagem industrial – senai/drmg. comissÃo permanente de licitaÇÃo

Página 27 de 40

1500 VAC / 1 MINUTO; GRAU DE PROTEÇÃO IP 20; CARACTERÍSTICAS MÍNIMAS: OCUPAÇÃO DO BASTIDOR: 1 POSIÇÃO; NÚMERO DE SAÍDAS: 4 SAÍDAS ANALÓGICAS; TIPO DE SAÍDA: SAÍDA DE TENSÃO OU CORRENTE, CONFIGURADA INDIVIDUALMENTE; FONTE DE ALIMENTAÇÃO EXTERNA: 19,2 A 30 VDC; FORMATO DOS DADOS : 16 BITS COMPLEMENTO DE DOIS, JUSTIFICADO À ESQUERDA RESOLUÇÃO DO CONVERSOR: 16 BITS COM MONOTONICIDADE GARANTIDA, SEM CÓDIGOS FALTANTES; NORMAS: IEC 61131-2, CE – 2011/65/EU (RoHS), 2014/35/EU (LVD) and 2014/30/EU (EMC), UL LISTED - UL61010-1 (file E473496); GARANTIA 12 MESES CORRIDOS.

4 MÓDULO DE 8 ENTRADAS ANALÓGICAS SEM TROCA QUENTE; ENTRADAS CONFIGURÁVEIS EM DIFERENTES FAIXAS DE TENSÃO E CORRENTE POR SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO, ESCALAS DE TENSÃO: 0 A 10 VDC, -5 A 5 VDC E -10 A 10 VDC E ESCALAS DE CORRENTE: 0 A 20 MA E 4 A 20 MA; ISOLAÇÃO GALVÂNICA ENTRE O CAMPO E O BARRAMENTO DO CONTROLADOR E PROTEÇÃO CONTRA SURTO DE TENSÃO; CONECTOR FRONTAL REMOVÍVEL SEM NECESSIDADE DE DESLIGAMENTO DA FIAÇÃO; TEMPO DE ATUALIZAÇÃO D AS ENTRADAS ANALÓGICAS INFERIOR A 6MS; LED OU DISPLAY DIAGNOSTICOS (MODULO DESLIGADO, FALHA NO VISOR, UCP EM STOP, USO NORMAL, ERRO DE PARAMETRIZACAO, CABO ROMPIDO E OUTROS; CONEXÃO FIO DE 0,5MM²; ISOLAÇÃO GALVÂNICA NO MÍNIMO: 1500 VAC / 1 MINUTO; GRAU DE PROTEÇÃO IP 20; CARACTERÍSTICAS MÍNIMAS: OCUPAÇÃO DO BASTIDOR: 1 POSIÇÃO; NÚMERO DE ENTRADAS: 8 ENTRADAS ANALÓGICAS; TIPO DE ENTRADA: ENTRADA DE TENSÃO OU CORRENTE, TERMINAÇÃO SIMPLES, CONFIGURADA INDIVIDUALMENTE; FORMATO DOS DADOS: 16 BITS COMPLEMENTO DE DOIS, JUSTIFICADO À ESQUERDA; RESOLUÇÃO DO CONVERSOR: 24 BITS COM MONOTONICIDADE GARANTIDA, SEM CÓDIGOS

1

Page 28: ibiracatu.fiemg.com.bribiracatu.fiemg.com.br/media/documentos/Concorrencia…  · Web viewserviÇo nacional de aprendizagem industrial – senai/drmg. comissÃo permanente de licitaÇÃo

Página 28 de 40

FALTANTES; NORMAS: IEC 61131-2, CE – 2011/65/EU (RoHS), 2014/35/EU (LVD) and 2014/30/EU (EMC), UL LISTED - UL61010-1 (file E473496); GARANTIA 12 MESES CORRIDOS.

5

MÓDULO DE 16 ENTRADAS DIGITAIS SEM TROCA QUENTE; TENSÃO DAS ENTRADAS 24VDC; ENTRADAS ISOLADAS GALVANICAMENTE; CONECTOR FRONTAL REMOVÍVEL SEM NECESSIDADE DE DESLIGAMENTO DA FIAÇÃO; COMPATÍVEL COM SENSORES PNP E NPN NO MESMO MÓDULO CONFIGURÁVEL EM GRUPOS DE QUATRO PONTOS; FILTRO CONFIGURÁVEL POR SOFTWARE; LED OU DISPLAY DIAGNOSTICOS (MODULO DESLIGADO, FALHA NO VISOR, UCP EM STOP, USO NORMAL, ERRO DE PARAMETRIZACAO E OUTROS; CONEXÃO FIO DE 0,5MM²; ISOLAÇÃO GALVÂNICA NO MÍNIMO: 1000 VAC / 1 MINUTO; GRAU DE PROTEÇÃO IP 20; CARACTERÍSTICAS MÍNIMAS: OCUPAÇÃO DO BASTIDOR: 1 POSIÇÃO; TIPO DE ENTRADA: SOURCE OU SINK TIPO 1; NÚMERO DE ENTRADAS: 16 ENTRADAS DIGITAIS; TENSÃO DE ENTRADA: 24 VDC / 15 A 30 VDC PARA NÍVEL LÓGICO 1 / 0 A 5 VDC PARA NÍVEL LÓGICO 0; IMPEDÂNCIA DE ENTRADA: 4,95 KΩ; MÁXIMA CORRENTE DE ENTRADA: 6,2 MA @ 30 VDC; FILTRO DE ENTRADA: 2 A 255 MS CONFIGURADO POR SOFTWARE; TEMPO DE TRANSIÇÃO: 90 ΜS - TRANSIÇÃO DESLIGADO PARA LIGADO @ 30 VDC / 110 ΜS - TRANSIÇÃO LIGADO PARA DESLIGADO @ 30 VDC; TEMPO DE ATUALIZAÇÃO DAS ENTRADAS: 1 MS; NORMAS: IEC 61131-2, CE – 2011/65/EU (RoHS), 2014/35/EU (LVD) and 2014/30/EU (EMC), UL LISTED - UL61010-1 (file E473496); GARANTIA 12 MESES CORRIDOS.

1

6 MÓDULO DE 16 SAÍDAS DIGITAIS SEM TROCA QUENTE; SAÍDAS TEMPORIZADAS, NPN 24VDC; SAÍDAS ISOLADAS GALVANICAMENTE; CONECTOR FRONTAL REMOVÍVEL SEM NECESSIDADE DE DESLIGAMENTO DA FIAÇÃO; FREQUENCIA DE CHAVEAMENTO DE

1

Page 29: ibiracatu.fiemg.com.bribiracatu.fiemg.com.br/media/documentos/Concorrencia…  · Web viewserviÇo nacional de aprendizagem industrial – senai/drmg. comissÃo permanente de licitaÇÃo

Página 29 de 40

ATÉ 250HZ; LED OU DISPLAY DIAGNOSTICOS (MODULO DESLIGADO, FALHA NO VISOR, UCP EM STOP, USO NORMAL, ERRO DE PARAMETRIZACAO E OUTROS; CONEXÃO FIO DE 0,5MM²; ISOLAÇÃO GALVÂNICA NO MÍNIMO: 1500 VAC / 1 MINUTO; GRAU DE PROTEÇÃO IP 20; CARACTERÍSTICAS MÍNIMAS: OCUPAÇÃO DO BASTIDOR: 1 POSIÇÃO; NÚMERO DE SAÍDAS: 16; TIPO DE ENTRADA: SAÍDA ISOLADA A TRANSISTOR TIPO SOURCE; MÁXIMA CORRENTE DE SAÍDA: 1,5 A @ 30 VDC POR SAÍDA, 6 A @ 30 VDC POR GRUPO; CORRENTE DE FUGA: 35 ΜA; RESISTÊNCIA NO ESTADO LIGADO: 105 mOHMS; FONTE DE ALIMENTAÇÃO EXTERNA: 19,2 A 30 VDC; TEMPO DE CHAVEAMENTO: 200 US - TRANSIÇÃO DESLIGADO PARA LIGADO @ 30 VDC, 500 US - TRANSIÇÃO LIGADO PARA DESLIGADO @ 30 VDC; MÁXIMA FREQUÊNCIA DE CHAVEAMENTO: 250 HZ; TEMPO DE ATUALIZAÇÃO DAS SAÍDAS: 1 MS; CONTRA SURTO DE TENSÃO; NORMAS: IEC 61131-2, CE – 2011/65/EU (RoHS), 2014/35/EU (LVD) and 2014/30/EU (EMC), UL LISTED - UL61010-1 (file E473496); GARANTIA 12 MESES CORRIDOS.

7 CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL – CLP

CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL COMPACTO, CPU COM FONTE E PONTOS DE ENTRADAS E SAÍDAS INTEGRADAS, POSSUIR EXPANSÃO UTILIZANDO BARRAMENTO SERIAL CANOPEN E ETHERNET MODBUS TCP 100MBPS, RELÓGIO TEMPO REAL, 16 ENTRADAS DIGITAIS COM PELO MENOS 4 COM FUNCIONALIDADES DE ENTRADAS RÁPIDAS, 16 SAÍDAS DIGITAIS COM PELO MENOS 4 COM FUNCIONALIDADES DE ENTRADAS RÁPIDAS, 5 ENTRADAS ANALÓGICAS, 2 ENTRADAS RTD, 4 SAÍDAS ANALÓGICAS. MEMÓRIA NO MÍNIMO DE 2MBYTES FLASH PARA PROGRAMA COMPILADO, 16MBYTES FLASH PARA BACKUP E DOCUMENTAÇÃO, ALÉM DE 2MBYTES PARA MEMÓRIA DE DADOS SIMBÓLICOS (PROGRAMAÇÃO

151

Page 30: ibiracatu.fiemg.com.bribiracatu.fiemg.com.br/media/documentos/Concorrencia…  · Web viewserviÇo nacional de aprendizagem industrial – senai/drmg. comissÃo permanente de licitaÇÃo

Página 30 de 40

ORIENTADA A TAG), SENDO 7,5KBYTES RETENTIVOS SEM NECESSIDADE DE BATERIA (GARANTIR MÍNIMO 20 ANOS DOS DADOS RETENTIVOS SEM NECESSIDADE DE BATERIA EXTERNA). MEMÓRIA DE USUÁRIO DEVERÁ POSSUIR NO MÍNIMO 8MBYTES FLASH PARA GRAVAÇÃO DE IMAGEM, TEXTO E ARQUIVOS DE PROJETO (PDF, DOC, XLS, DWG E OUTROS FORMATOS).POSSUIR DIAGNÓSTICOS DE FALHA, DADOS FORÇADOS, ERRO DE CONFIGURAÇÃO, ERRO DE HARDWARE DE FORMA AMIGÁVEL E INTUITIVA ATRAVÉS PÁGINAS DE WEB PARA VISUALIZAR VIA NAVEGADOR DE INTERNET (BROWSER), LEDS NOS MÓDULOS E ESTRUTURAS DE DADOS EM VARIÁVEIS NA PROGRAMAÇÃO.

INTERFACES: INTERFACE ETHERNET COM

CONEXÕES SIMULTÂNEAS PARA COMUNICAÇÃO COM A SUPERVISÃO, INTERFACE HOMEM MÁQUINA E PROGRAMAÇÃO SEM INTERROMPER O SISTEMA. COMUNICAÇÃO ATRAVÉS DOS PROTOCOLOS MODBUS RTU SOBRE TCP E MODBUS/TCP, AMBOS CONFIGURADOS PARA MESTRE (CLIENTE) E/OU SERVIDOR (ESCRAVO) DE FORMA SIMULTÂNEA E TRANSPARENTE, SUPORTAR 64 CONEXÕES SIMULTÂNEAS. A CONEXÃO DA INTERFACE DEVERÁ SER EM RJ45 100MBPS, COM TAXA DE TRANSFERÊNCIA EM MODBUS >= 10KBYTE/S. POSSUIR LEDS INDICADORES DE ESTADO, AUTO-TESTE EMBUTIDO E CONFIGURAÇÃO DA REDE VIA SOFTWARE. POSSUIR DRIVER OPC DA, OPC UA, SNMP, CLIENTE SNTP, CLIENTE/SERVIDOR MODBUS TCP, CLIENTE/SERVIDOR MODBUS RTU VIA TCP, HTTP PARA DIAGNÓSTICOS. POSSUIR COMUNICAÇÃO MQTT CLIENT.

INTERFACE DE

Page 31: ibiracatu.fiemg.com.bribiracatu.fiemg.com.br/media/documentos/Concorrencia…  · Web viewserviÇo nacional de aprendizagem industrial – senai/drmg. comissÃo permanente de licitaÇÃo

Página 31 de 40

COMUNICAÇÃO SERIAL RS485 COM VELOCIDADE DE 115KBPS PARA COMUNICAR COM DISPOSITIVOS DE CAMPO EM PROTOCOLO ABERTO MODBUS RTU MESTRE E ESCRAVO, POSSUIR TERMINAÇÃO RS485 ATIVA INCORPORADA NA CPU.

INTERFACE SERIAL USB 2.0.

ENTRADAS / SAÍDAS I/O:

16 ENTRADAS DIGITAIS DE 24 VDC, COM LED DE INDICAÇÃO DE ESTADO, ISOLAÇÃO GALVÂNICA, CONECTOR FRONTAL REMOVÍVEL SEM A NECESSIDADE DE DESLIGAMENTO DA FIAÇÃO, PNP, LED DE DIAGNÓSTICOS, COM FILTROS CONFIGURÁVEIS NAS ENTRADAS, FIO DE 0,5MM2;

16 SAÍDAS DIGITAIS À TRANSISTOR PNP 24VDC/1,5A, COM LED DE INDICAÇÃO DE ESTADO, CONECTOR FRONTAL REMOVÍVEL SEM A NECESSIDADE DE DESLIGAMENTO DA FIAÇÃO. FREQUÊNCIA DE CHAVEAMENTO DE ATÉ 250HZ. PROTEÇÃO CONTRA SURTO DE TENSÃO, LED DE DIAGNÓSTICOS, FIO DE 0,5MM²;

5 ENTRADAS ANALÓGICAS DE 4 A 20 MA E 0 A 10VDC, ISOLAÇÃO GALVÂNICA ENTRE ENTRADAS E LÓGICA INTERNA, CONVERSOR A/D≥ 12 BITS, TEMPO DE CONVERSÃO DE 400US PARA TODAS AS ENTRADAS, IMPEDÂNCIA DE 119OHM NA ENTRADA DE CORRENTE, FILTRO DIGITAL PASSA BAIXA (FILTRO DE PRIMEIRA ORDEM), FIO DE 0,5MM2, PRECISÃO DE + OU – 0,3% DO FUNDO DE ESCALA TRABALHANDO EM 25°C, PARÂMETROS E FUNDO DE ESCALA CONFIGURÁVEIS INDEPENDENTE POR ENTRADA;

2 ENTRADAS RTD PARA

Page 32: ibiracatu.fiemg.com.bribiracatu.fiemg.com.br/media/documentos/Concorrencia…  · Web viewserviÇo nacional de aprendizagem industrial – senai/drmg. comissÃo permanente de licitaÇÃo

Página 32 de 40

PT100, PT1000, 0 A 400OHM, 0 A 4000OHM, ISOLAÇÃO GALVÂNICA ENTRE ENTRADAS E LÓGICA INTERNA, CONVERSOR A/D≥ 12 BITS, TEMPO DE CONVERSÃO DE 400US PARA TODAS AS ENTRADAS, FILTRO DIGITAL PASSA BAIXA (FILTRO DE PRIMEIRA ORDEM), FIO DE 0,5MM2, PRECISÃO DE + OU – 0,5% DO FUNDO DE ESCALA TRABALHANDO EM 25°C.

4 SAÍDAS ANALÓGICAS DE 4 A 20 MA E 0 A 10VDC, ISOLAÇÃO GALVÂNICA ENTRE ENTRADAS E LÓGICA INTERNA, CONVERSOR A/D≥ 12 BITS, TEMPO DE CONVERSÃO DE 450US PARA TODAS AS ENTRADAS, MENOR IMPEDÂNCIA DE 600OHM NA SAÍDA DE CORRENTE, , FIO DE 0,5MM2, PRECISÃO DE + OU – 0,3% DO FUNDO DE ESCALA TRABALHANDO EM 25°C, PARÂMETROS E FUNDO DE ESCALA CONFIGURÁVEIS INDEPENDENTE POR SAÍDA

ALIMENTAÇÃO DO SISTEMA E DAS ENTRADAS E SAÍDAS DIGITAIS DEVERÁ SER EM PADRÃO 24VDC. PARA OS SENSORES E ATUADORES EXISTENTES, ONDE A TENSÃO É DIFERENTE, DEVERÁ SER PREVISTO CONVERSORES/ADAPTADORES/RELÊS DE INTERFACE PARA ADEQUAR AS TENSÕES DO SISTEMA.

SOFTWARE PARA PROGRAMAÇÃO DISPONÍVEL GRATUITAMENTE, UTILIZAR PLATAFORMA TECNOLÓGICA CODESYS; POSSUI PROGRAMAÇÃO ATRAVÉS DE PORTA ETHERNET (SEM NECESSIDADE DE UTILIZAR CONVERSORES USB); POSSUIR NO MÍNIMO 6 LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO NA NORMA IEC 61131-3 (TEXTO ESTRUTURADO-ST, SEQUENCIAMENTO GRÁFICO DE FUNÇÕES-SFC, DIAGRAMA DE BLOCOS FUNCIONAIS-FBD, DIAGRAMA LADDER-LD, LISTA DE INSTRUÇÕES-IL E SEQUENCIAMENTO GRÁFICO DE FUNÇÕES-CFC);

Page 33: ibiracatu.fiemg.com.bribiracatu.fiemg.com.br/media/documentos/Concorrencia…  · Web viewserviÇo nacional de aprendizagem industrial – senai/drmg. comissÃo permanente de licitaÇÃo

Página 33 de 40

POSSIBILITAR ALTERAÇÃO DE PROGRAMA ON-LINE SEM PARAR A CPU;

ATENDER AS NORMAS IEC 61131-3 E POSSUIR CERTIFICAÇÃO CE E ROHS.

GARANTIA 12 MESES CORRIDOS.

8 HARDWARE PARA ACESSO REMOTO E SEGURO ATRAVÉS DE VPN, MONTAGEM EM TRILHO DIN E 1 HARDKEY:HARDWARE QUE GERENCIA ACESSO REMOTO ATRAVÉS DE COMUNICAÇÃO PONTO A PONTO DE FORMA SEGURA, GARANTINDO SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO SEJA ATRAVÉS DE REDE LOCAL OU INTERNET COM VPN CRIPTOGRAFADA.CONFIGURAÇÕES DE FUNÇÕES NAT E FIREWALL AMIGÁVEIS, SEM A NECESSIDADE DE ESPECIALISTAS, TENDO MÉTODO DE CONEXÃO PLUG-IN-PLAY, ATRAVÉS DE CHAVES SEGURAS (HARDKEYS) PARA ACESSOS REMOTOS, GARANTINDO SIMPLICIDADE NO ACESSO SEM A NECESSIDADE DE CONFIGURAÇÕES COMPLEXAS.O HARDWARE DEVE POSSUIR ESTRUTURA PARA TRABALHAR EM AMBIENTES INDUSTRIAIS, OFERECENDO UMA INSTALAÇÃO LIMPA E ROBUSTA. TAXA REAL DE COMUNICAÇÃO MÍNIMA DE 10MB/S, POSSUIR INTERFACE WEB PARA CONFIGURAÇÃO LOCAL E REMOTA, ALÉM DE TER DISPONIBILIDADE DE INTERFACE POE. PERMITIR EXPANSÕES E ATÉ 50 ACESSOS SIMULTÂNEOS. CADA ACESSO DEVERÁ SER CONSIDERADO UMA HARDKEY. QUANDO ACESSADO REMOTAMENTE ATRAVÉS DA INTERNET, O DISPOSITIVO DEVERÁ RECEBER PONTO DE INTERNET CABEADA ATRAVÉS DA REDE LAN DISPONÍVEL NO LOCAL. NA AUSÊNCIA DE REDE LAN, O HARDWARE DEVERÁ POSSUIR SUPORTE A MODEM USB 3G / 4G, PARA DISPONIBILIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES ATRAVÉS DA INTERNET QUANDO NECESSÁRIO.O DISPOSITIVO DEVE POSSUIR CERTIFICAÇÕES QUE INDIQUE

15

Page 34: ibiracatu.fiemg.com.bribiracatu.fiemg.com.br/media/documentos/Concorrencia…  · Web viewserviÇo nacional de aprendizagem industrial – senai/drmg. comissÃo permanente de licitaÇÃo

Página 34 de 40

SEGURANÇA CONTRA-ATAQUE CIBERNÉTICO E GESTÃO DE ACESSO REMOTO SEGURO, CONTROLADO TRAFEGO DE DADOS. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DO DISPOSITIVO CONECTADO NO CAMPO:

PORTAS DE COMUNICAÇÃO: 1 X USB (PROGRAMAÇÃO E COMUNICAÇÃO VIA 3G/4G, COM SUPORTE ALGUNS MODEMS PADRÕES, RECONHECENDO DE FORMA AUTOMÁTICA, COMO: HUAWEI E3372, E3276, E392, E372, E3531, E3131, E353, E367, E160, E169, E173, E176, E180, E1552, ETC);1 X WAN (RJ45, 10/100MBPS PARA ACESSO INTERNET, FIREWALL, IP FIXO, IP DINÂMICO, NAT, ATÉ 50 CONEXÕES CONCORRENTES, THROUGHPUT ACIMA DE 10MBPS);3 X LAN (RJ45 PARA CONEXÃO NA REDE DE DISPOSITIVOS E EXPANSÃO COM SWITCHES EXISTENTES);1 X LAN (RJ45 PARA PROGRAMAÇÃO);ALIMENTAÇÃO 24VDC, CONSUMO 7W;

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DA HARDKEY

SUPORTE PARA SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS 10, 8, 8.1 (32 E 64 BITS) E WINDOWS 7 (32 E 64 BITS);USB 2.0;SERVIÇO DE CRIPTOGRAFIA CSP/PKCS#11, 1024 BITS RSA OU SUPERIOR;PERMITIR ACESSO ATRAVÉS DE DISPOSITIVOS MOBILE (IOS E ANDROID) ATRAVÉS DE APLICATIVOS GENUÍNOS PARA ESSES DISPOSITIVOS;CERTIFICAÇÕES MÍNIMAS COMO FCC, UL, CUL, ISAE3000 E ISO9001;

O HARDWARE DEVERÁ SER FORNECIDO COM 1 HARDKEY;

GARANTIA 12 MESES CORRIDOS.

9 IHM - INTERFACE HOMEM MAQUINA; 15

Page 35: ibiracatu.fiemg.com.bribiracatu.fiemg.com.br/media/documentos/Concorrencia…  · Web viewserviÇo nacional de aprendizagem industrial – senai/drmg. comissÃo permanente de licitaÇÃo

Página 35 de 40

TAMANHO DA TELA MÍNIMO 7 POL.; TELA TOUCHSCREEN; RESOLUÇÃO DA TELA: 800X480 PIXELS (16:9); VISOR LCD-TFT; CORES DA TELA 64K; TIPO DE BACKLIGHT LED; PROTOCOLO MODBUS/TCP (CLIENTE E SERVIDOR) E MODBUS/UTR (MESTRE E ESCRAVO), PERMITINDO EXECUTAR MAIS DE UM DRIVER SIMULTANEAMENTE; PARAMETRIZAÇÃO DE GATEWAY, PERMITINDO TROCAR DADOS ENTRE EQUIPAMENTOS COM PROTOCOLOS DIFERENTES; TELA BACKLIGHT DE LONGA DURAÇÃO E MATRIZ ATIVA COM AJUSTE DE BRILHO; FORMATO DA TELA DEVERÁ POSSUIR DIVERSOS “MODELOS” PARA CRIAÇÃO DE APLICAÇÕES;SOFTWARE DE SIMULAÇÃO OFF-LINE E ON-LINE, GRATUITO, PERMITINDO DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÃO SEM A NECESSIDADE DE POSSUIR O EQUIPAMENTO; POSSUIR PELO MENOS 60 DRIVES DE COMUNICAÇÃO PARA COMUNICAÇÃO COM OS PRINCIPAIS FABRICANTES; MEMÓRIA FLASH IGUAL OU SUPERIOR A 200MBYTES PARA SER UTILIZADO NA CRIAÇÃO DE APLICAÇÃO E 128MBYTES DE MEMÓRIA RAM; RELÓGIO TEMPO REAL (RTC). MÍNIMO DE 6 PORTAS DE COMUNICAÇÃO (2 RS232, 2 RS485, 1 ETHERNET E 1 USB HOST); GRAU DE PROTEÇÃO IP65; TEMPERATURA DE OPERAÇÃO ATÉ 50°C; ALIMENTAÇÃO DE 24VDC; PERMITIR ACESSO REMOTO; GERENCIAMENTO DE ALARMES E ENVIOS DE E-MAILS UTILIZANDO PROTOCOLO SMTP; DATA LOGGER; GRÁFICOS DE TENDÊNCIA E SCRIPTS BASEADO EM LINGUAGEM ESTRUTURADA COMO C#; CAPACIDADE DE PELO MENOS 100 TELAS E 800 TAGS DE COMUNICAÇÃO; CONEXÃO COM BANCO DE DADOS E FUNÇÕES DE TEMPORIZAÇÃO; CERTIFICAÇÕES UL61010-2-201 / CE, FCC, KCC. GARANTIA 12 MESES CORRIDOS.

10 SWITCH INDUSTRIAL GERENCIÁVEL MÍNIMO DE 6 PORTAS FAST ETHERNET 10/100TX, COM DUPLA ALIMENTAÇÃO, MONTAGEM EM TRILHO DIN; SWITCH INDUSTRIAL GERENCIÁVEL DE 6 PORTAS 10/100TX

151

Page 36: ibiracatu.fiemg.com.bribiracatu.fiemg.com.br/media/documentos/Concorrencia…  · Web viewserviÇo nacional de aprendizagem industrial – senai/drmg. comissÃo permanente de licitaÇÃo

Página 36 de 40

(MÍNIMO); MONTAGEM EM TRILHO DIN; ALIMENTAÇÃO REDUNDANTE (DUAL) DE 12 A 48VDC COM CONECTOR REMOVÍVEL; TEMPERATURA DE OPERAÇÃO DE -10°C À 65°C; TAMANHO COMPACTO - DIMENSÕES MÁXIMAS: 50 x 145 x 100 mm; PERMITIR REDUNDÂNCIA DE REDE, COMO FECHAMENTO EM ANEL; INVOLUCRO DE METAL; SAÍDA A RELÉ DE 1A / 24VDC PARA INDICAÇÃO DE FALHA; GRAU DE PROTEÇÃO IP30; INDUCADORES DE LED: ESTADO LIGADO E FALHA; LINK 10MBPS / 100MBPS; PORTAS ATIVAS; PORTAS RJ45, PERMITINDO NO MÍNIMO CABOS CAT5e COM BLINDAGEM E DISTÂNCIA MÁXIMA 100 METROS; FUNÇÃO DE AUTO NEGOCIAÇÃO; CONFIGURAÇÃO ATRAVÉS DE WEBSERVER, TELNET, COMANDOS CISCO-LIKE CLI E USB; SISTEMA CONFIGURAÇÃO DE AVISO FALHAS ATRAVÉS DE E-MAILS AUTOMÁTICOS; BUFFER DE MEMÓRIA MÍNIMO 1Mbits; TAMANHO DA TABELA MAC MÍNIMO 8K; SUPORTAR ATÉ 256 GRUPOS DE REDES, QoS/CoS, RSTP, MSTP, SNMP e RSTP; PADRÕES MÍNIMOS REQUERIDOS: IEEE 802.3 10BaseT Ethernet; IEEE 802.3u 100BaseTX Fast Ethernet; IEEE 802.1d STP (Spanning Tree Protocol); ITU-T G.8032 / Y.1344 ERPS (Ethernet Ring Protection Switch); IEEE 802.1Q Virtual Local Area Network (VLAN); IEEE 802.1p QoS/CoS Protocol for Traffic Prioritization; IEEE 802.1X Network Authentication; IEEE 802.1w RSTP (Rapid Spanning Tree Protocol); IEEE 802.1s MSTP (Multiple Spanning Tree Protocol); IEC61000-4-2 (ESD), IEC61000-4-3 (RS); IEC61000-4-4 (EFT), IEC61000-4-5 (Surge); IEC61000-4-6 (CS), IEC61000-4-8 (Magnetic Field); GARANTIA MÍNIMA: 12 MESES CORRIDOS.

11 FONTE DE ALIMENTAÇÃO CHAVEADA 24VDC 60W; SUPORTAR ALTO NÍVEL DE INTERFERÊNCIA ELETROMAGNÉTICO COMUMENTE ENCONTRADO NO AMBIENTE INDUSTRIAL. TER TENSÃO DE SAÍDA DE 24VDC E CORRENTE MÍNIMA DE SAÍDA DE 2,5A. POSSUIR FUSÍVEL INTERNO, PROTEÇÃO CONTRA SOBRECARGA COM RELIGAMENTO AUTOMÁTICO,

151

Page 37: ibiracatu.fiemg.com.bribiracatu.fiemg.com.br/media/documentos/Concorrencia…  · Web viewserviÇo nacional de aprendizagem industrial – senai/drmg. comissÃo permanente de licitaÇÃo

Página 37 de 40

ASSIM COMO PROTEÇÃO CONTRA CURTO-CIRCUITO, SOBRETENSÃO E AQUECIMENTO. FIXAÇÃO EM TRILHO DIN E REFRIGERAÇÃO POR VENTILAÇÃO NATURAL.CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS:TENSÃO DE ENTRADA: 100 A 240 VAC (-15%/+10%); CORRENTE DE ENTRADA: 1,0 A @ 120 VAC; FREQUÊNCIA DA TENSÃO DE ALIMENTAÇÃO: 45 A 65 HZ; CORRENTE MÁXIMA DE PARTIDA: <30 A; TENSÃO DE SAÍDA NOMINAL: 24 VDC; RIPPLE MÁXIMO DA TENSÃO DE SAÍDA: <30 MV; CORRENTE MÁXIMA DE SAÍDA: 2,5A (-25 A 55ºC); SINALIZAÇÃO: LED ATIVO PARA FONTE ENERGIZADA; POTÊNCIA: 60 W; RENDIMENTO: >90 %; CORRENTE DO FUSÍVEL INTERNO: 2,5 A (LENTO); ISOLAÇÃO ENTRADA/SAÍDA: V>4KVAC; TEMPERATURA DE OPERAÇÃO:V-25 A 70 ºC; PESO MÁXIMO: <220 G; GRAU DE PROTEÇÃO IP20; FIXAÇÃO: TRILHO DIN TS35; LIGAÇÃO EM PARALELO: SIM, COM MÓDULO DE REDUNDÂNCIA. GARANTIA 12 MESES CORRIDOS.

LOTE II

ITEM DESCRIÇÃO QUANT

FABRICANTE/ MARCA / MODELO /

REFERÊNCIA

VALOR UNIT.

1 GATEWAY INDUSTRIAL COM 2 ENTRADAS DIGITAIS, 2 SAÍDAS DIGITAIS, 2 ENTRADAS ANALÓGICAS 0/4-20MA RESOLUÇÃO 10 BITS, 2 SAÍDAS DIGITAIS TRANSISTOR (SINK) 1A, 1 INTERFACE RS-485 INTEGRADA,1 PORTA ETHERNET 10/100M AUTO, WIFI INTEGRADO 802.11N, 4 PORTAS USB, ALIMENTAÇÃO DE 24VDC, CARTÃO MICROSD 16 GB PUSH/PULL, PROCESSADOR 1.2GHZ 64 BITS QUAD CORE OU SUPERIOR, MEMÓRIA RAM 1 GB SDRAM @400 MHz OU SUPERIOR, SUPORTE TEMPERATURA AMBIENTE MÁXIMA DE 70 °C, RELÓGIO DE TEMPO REAL (RTC),SISTEMA OPERACIONAL LINUX INSTALADO, CARCAÇA POLICARBONATO E FIXAÇÃO EM TRILHO 35 MM.PROTOCOLOS INDUSTRIAIS DE COMUNICAÇÃO:

165

Page 38: ibiracatu.fiemg.com.bribiracatu.fiemg.com.br/media/documentos/Concorrencia…  · Web viewserviÇo nacional de aprendizagem industrial – senai/drmg. comissÃo permanente de licitaÇÃo

Página 38 de 40

MODBUS TCP/RTU/ASCII, OPC-UA (SERVER/CLIENT), PROFINET, ETHERNET/IP RFC1006-COMMUNICATION PROTOCOL E BACNET.

TÉCNOLOGIAS IOT (INTERNET DAS COISAS)

POSSUIR SUPORTE PARA DESENVOLVIMENTO EM PYTHON, NODEJS, JAVA, C E C++, POSSUIR MQTT, AMQP, HTTP, TCP, UDP, WEBSOCKET, FTP, SMNP E IFTTT.SUPORTE AOS SISTEMAS DE GERÊNCIAMENTO DE BANCO DE DADOS MYSQL, MSSQL, ORACLE, MARIADB, MONGODB.

ASSISTENCIA E SUPORTE TÉCNICO NACIONAL GARANTIA 12 MESES CORRIDOS.

1) Declaramos, sob as penalidades da Lei, para fins de participação na licitação em referência, que a empresa:

a) Não emprega menor de 18 (dezoito) anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e que não emprega menores de 16 (dezesseis) anos, salvo se na condição de aprendiz, a partir dos 14 (quatorze) anos;

b) Não foi declarada inidônea para licitar ou contratar com as Entidades do Sistema “S” (SESI, SENAI, SESC, SEBRAE, etc...) e/ou com a Administração Pública, bem como comunicará qualquer fato ou evento superveniente quanto às condições de participação do presente certame;

c) Em sua composição societária não possui como sócio ou administrador, dirigente ou empregado do Sistema FIEMG, bem como cônjuge, parente em linha reta ou colateral até 3º grau, de empregados das Entidades (FIEMG, CIEMG, SESI/DRMG, SENAI/DRMG e IEL).

2) Declaramos ainda que:

a) Nos valores acima discriminados, estão incluindo todos os tributos, taxas, fretes, entrega, assistência técnica, instalação, testes de funcionamento e treinamento (somente para os itens do lote I), encargos fiscais e comerciais e quaisquer outros encargos necessários ao cumprimento total da obrigação, ficando certo e esclarecido que o SENAI não se responsabilizará por quaisquer ônus ou despesas adicionais;

b) Entregaremos os produtos ofertados no prazo máximo de _____ (_______) dias corridos, contados da formalização do pedido a ser realizado pelo SENAI;

c) Prestaremos garantia contra defeitos de fabricação, incluindo quaisquer custos necessários ao cumprimento total da garantia apresentada, pelo prazo mínimo de ___ (_____) meses;

d) Garantiremos assistência e suporte técnico nacional, além de suporte técnico gratuito via telefone de segunda a sábado em horário comercial;

e) Além de manutenção / assistência técnica, haverá a disponibilidade no mercado de peças de reposição e/ou de consumíveis do(s) equipamento(s) pelo prazo mínimo de 05 (cinco) anos;

Page 39: ibiracatu.fiemg.com.bribiracatu.fiemg.com.br/media/documentos/Concorrencia…  · Web viewserviÇo nacional de aprendizagem industrial – senai/drmg. comissÃo permanente de licitaÇÃo

Página 39 de 40

f) Concordar com todas as cláusulas e condições estabelecidas no edital e em seus anexos.

Informamos ainda que a validade da proposta é de 04 (quatro) meses corridos, contados da data agendada para entrega dos envelopes.

Razão Social: _______________________________________________CNPJ: __________________________Inscrição Estadual: __________________________Endereço completo: _________________________________________________Telefone: __________________________Endereço Correio Eletrônico: _______________________________Responsável Legal (conforme Contrato Social da Empresa):Nome: ________________________________________________Cargo: ________________________________________________

Por ser verdade, firmamos a presente carta proposta.

_________________________, ____ de ____________________ de 2019.

NOME LEGÍVEL E ASSINATURA DO RESPONSÁVEL LEGAL PELA EMPRESA

Page 40: ibiracatu.fiemg.com.bribiracatu.fiemg.com.br/media/documentos/Concorrencia…  · Web viewserviÇo nacional de aprendizagem industrial – senai/drmg. comissÃo permanente de licitaÇÃo

Página 40 de 40

ANEXO III

MODELO DE CREDENCIAMENTO

Pelo presente instrumento, credenciamos o (a) Sr. (a) _____________________________, carteira de identidade n.º ________________________________, CPF n.º __________________, a representar a empresa _____________________________________, inscrita no CNPJ sob o n.º _____________________, sediada na Rua (Av.) __________________________, na cidade de _______________, Estado de _____________, no processo licitatório CONCORRÊNCIA SENAI N.º 005/2019, cujo objeto refere-se a aquisição de Equipamentos / Dispositivos Eletroeletrônicos para montagem de Kits de IIOT, incluindo a instalação e treinamento / entrega técnica dos equipamentos, em Atendimento ao Centro de Treinamento e Desenvolvimento Indústria 4.0 e diversas Unidades do SENAI/DRMG, podendo rubricar documentos, manifestar-se em nome da empresa e desistir, se for o caso, do prazo para interposição de Recurso.

___________________, _____ de ____________ de 2019.

______________________________________________Representante Legal da Empresa(NOME LEGÍVEL E ASSINATURA)