· web viewformulai, portanto, perguntas claras e precisas e não temais multiplicá-las: pode-se...

27
1 Akademia do Amor APRESENTAÇÃO SOBRE REFORMA ÍNTIMA Colaboração e Agradecimentos: Todos os Membros do Grupo de Whatsapp “Akademia do Amor e outros Irmãos Amigos!

Upload: others

Post on 09-Nov-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1:  · Web viewFormulai, portanto, perguntas claras e precisas e não temais multiplicá-las: pode-se muito bem consagrar alguns minutos à conquista da felicidade eterna. Não trabalhais

1

Akademia do Amor

APRESENTAÇÃO SOBRE REFORMA ÍNTIMA

Colaboração e Agradecimentos:

Todos os Membros do Grupo de Whatsapp “Akademia do Amor e outros Irmãos Amigos!

“É muito melhor perceber um defeito em si mesmo, do que dezenas no outro, pois o seu defeito Você pode mudar.” (Dalai Lama)

Page 2:  · Web viewFormulai, portanto, perguntas claras e precisas e não temais multiplicá-las: pode-se muito bem consagrar alguns minutos à conquista da felicidade eterna. Não trabalhais

2

Page 3:  · Web viewFormulai, portanto, perguntas claras e precisas e não temais multiplicá-las: pode-se muito bem consagrar alguns minutos à conquista da felicidade eterna. Não trabalhais

3

ÍNDICE Páginas

● Reforma Íntima, o que é?...........................................................3-4● Me Conhecendo Melhor..............................................................5-6● Fontes do Conhecimento de nós mesmos......................................7-8● Sem conhecimento de nós mesmos não há Reforma intima.............9● 20 exercícios para a Reforma Íntima............................................10● Reforma Íntima: Por que, Onde e Quando Fazer?...........................11● Reforma Íntima para as Crianças.................................................12-16● Conselho de Santo Agostinho......................................................17-19● Vídeos Recomendados................................................................20● Lição de Casa – Perguntas para Fixação........................................21

Page 4:  · Web viewFormulai, portanto, perguntas claras e precisas e não temais multiplicá-las: pode-se muito bem consagrar alguns minutos à conquista da felicidade eterna. Não trabalhais

4

REFORMA ÍNTIMA, O QUE É?

Reforma Íntima, ou renovação moral, é quando você sente a necessidade de trabalhar seu interior, melhorando os seus relacionamentos consigo mesmo e com os outros. Trabalhando positivamente seus sentimentos, seus pensamentos e suas ações.

Lembrando que: Transformações e Mudanças de comportamentos, pensamentos e de sentimentos, exigem primeiro o QUERER, POSTURA DE APRENDIZ E MUITA DISCIPLINA.

CONHECER A SI MESMO

A famosa frase “Conhece-te a ti mesmo” atribuída a Sócrates, encontra-se escrita na entrada do templo de Delphos na Grécia.

A frase completa é: "Conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo."

É um genuíno convite a autotransformação. Penso que cada um de nós tem o momento certo em querer e necessitar se conhecer melhor, e durante esse processo vamos descobrindo as nossas tendências e então sentimos a necessidade de começarmos a trabalhar essas tendências.

Começamos a compreender que somos imperfeitos, porém perfectíveis e para que possamos começar nossa transformação moral somos compelidos a trabalhar o aprimoramento das nossas boas tendências e também ir transformando e eliminando as nossas más tendências.

Quando eu me conheço melhor, eu passo a conhecer melhor o próximo, e começo a compreender que ele também é imperfeito e está em processo de aprendizado constante, assim como eu e então nossos relacionamentos com o próximo começa a melhorar muito.

Vale lembrar que transformações e mudanças de comportamento e de sentimento, exigem primeiro o QUERER, Postura de aprendiz e também muita DISCIPLINA.

Page 5:  · Web viewFormulai, portanto, perguntas claras e precisas e não temais multiplicá-las: pode-se muito bem consagrar alguns minutos à conquista da felicidade eterna. Não trabalhais

5

PORTANTO o primeiro passo para a Reforma Íntima é: Conhecer a mim mesmo.

Uma coisa que impede nossa reforma íntima é a "Síndrome de Gabriela". (“Eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou sempre assim…Gabriela”. O trecho da música escrita por Dorival Caymmi e interpretada por Gal Costa fez sucesso na TV na década de 1970)

“As pessoas não decidem o seu futuro. Elas decidem seus hábitos, e seus hábitos decidem seu futuro.” (Mariana Leal)

Page 6:  · Web viewFormulai, portanto, perguntas claras e precisas e não temais multiplicá-las: pode-se muito bem consagrar alguns minutos à conquista da felicidade eterna. Não trabalhais

6

ME CONHECENDO MELHOR............................

SEM O CONHECIMENTO DE NÓS MESMOS NÃO HÁ REFORMA ÍNTIMA

Quando Sócrates (um dos precursores da mensagem de Jesus) nos recomendou o conhecimento de nós mesmos, talvez não imaginasse o alcance atual da proposta. Jesus deixou claro quem somos nós e a que viemos; bem como o caminho mais fácil para atingir nosso objetivo maior: a plenitude do amor; após cumprirmos todas as etapas evolutivas, passo a passo.

Somos seres em constante evolução e sem nenhuma dúvida podemos afirmar:

1º - O AUTOCONHECIMENTO É A CHAVE DA EVOLUÇÃO MORAL

2º - A EDUCAÇÃO É A CHAVE DA EVOLUÇÃO INTELECTUAL

Na empreitada do progresso é preciso responder a algumas questões básicas:

QUEM SOMOS NÓS?. Uma vez definido que somos espíritos eternos filhos de um mesmo Pai, luz da mesma Luz e sujeitos às mesmas Leis, direitos e obrigações; e que partimos do mesmo princípio, usando do livre arbítrio nos definimos como individualidade vida após vida – somos hoje o que nós fizemos ontem; nós somos nossa própria continuidade.

Estamos destinados à felicidade e à perfeição progressiva segundo nosso desejo e esforço – em concordância com as Leis de Trabalho, Amor e Justiça.

O QUE FAZEMOS AQUI?

Reconhecidamente somos seres imperfeitos, endividados perante nós mesmos e os outros, doentes, insanos.

Buscamos a cura através da Reforma Interior.

Page 7:  · Web viewFormulai, portanto, perguntas claras e precisas e não temais multiplicá-las: pode-se muito bem consagrar alguns minutos à conquista da felicidade eterna. Não trabalhais

7

Mas antes é preciso fazer o diagnóstico.

QUEM SOU EU?

Mesmo na atualidade não há pessoa mais desconhecida para nós do que nós mesmos. E para piorar; nossa percepção a respeito da nossa pessoa é deveras deturpada:

Imaginamos ser uma criatura que tem pouco a ver conosco. Diagnóstico errado conduz a tratamento ineficiente e perigoso.

QUAL MINHA TAREFA DE VIDA?

Todos nós temos um projeto de vida física consciente ou não.

Identificar e definir a tarefa de vida não é tão fácil; mas, com a simples observação e estudo dos acontecimentos em nossa atual existência é possível uma visão clara.

DIFICULDADES A SEREM TRANSPOSTAS

Além das dificuldades íntimas decorrentes da própria evolução tais como: Preguiça de todos os tipos. Pouca maturidade psicológica.

Há os impedimentos externos, dentre eles:

1 - O sistema de educação em andamento que leva á formação de múltiplas personalidades.

2 - A vida de competição e seus valores egoístas, que nos deixa sem tempo para olhar para nós mesmos. Estamos sempre vigiando os outros; na ânsia de ultrapassá-los.

3 - Boa parte das crenças religiosas que iludem a respeito do que nos aguarda no pós-morte.

Claro que muitas outras dificuldades a serem transpostas nos acompanham no dia a dia. A reforma interior apenas começa de fato a se tornar eficiente quando alinhamos nossa existência ao conhecimento de quem somos nós e a que cada um de nós veio.

Page 8:  · Web viewFormulai, portanto, perguntas claras e precisas e não temais multiplicá-las: pode-se muito bem consagrar alguns minutos à conquista da felicidade eterna. Não trabalhais

8

FONTES DO CONHECIMENTO DE NÓS MESMOS

Para descobrir quem somos basta apenas boa vontade e humildade.

Muitos são os caminhos e as fontes para quem já busca.

Estudo das ocorrências do dia a dia.

Somos tal e qual uma estação de rádio ou de TV, vinte e quatro horas ao dia espalhamos ao universo quem somos.

Cada pensamento, sentimento e atitude têm um padrão vibratório específico.

Irradiamos e recebemos de volta; Lei do Retorno e a de Sintonia.

Quando em desarmonia o que recebemos de volta recebe o nome de dor, sofrer, pena, castigo, sorte, azar, destino, Deus quis ou deixou de querer…

Exemplos:

1 - Para o impaciente que se acha o dono do mundo: demora; complicações. Está sempre rodeado de pessoas mais lerdas; quando próximo de alguns, sua simples presença trava-lhes o raciocínio.

2 - O orgulhoso recebe a ajuda das humilhações, uma após outra, vindas de pessoas, situações, acontecimentos.

Page 9:  · Web viewFormulai, portanto, perguntas claras e precisas e não temais multiplicá-las: pode-se muito bem consagrar alguns minutos à conquista da felicidade eterna. Não trabalhais

9

3 - Para o avarento, o melhor remédio são as perdas.

4 - O ciumento para curar-se não abre mão de todo tipo de traição – até que entenda que não é dono de nada nem de ninguém; além de sua própria vida e destino.

5 - O com tendência a mágoa recebe “coices” até das Madres Teresas da vida.

Enfim, para cada um de nossos distúrbios de caráter a vida possui o remédio específico.

A análise de cada uma das ocorrências do cotidiano é um dos aplicativos da dica do Mestre Jesus: Vigia e ora.

Não é necessário que nos preocupemos de forma exagerada com relação às mudanças, essa atitude gera culpa e remorso que tendem a travar o progresso, a tendência é que o conhecimento induza à transformação de forma progressiva e natural.

O conhecimento de nós mesmos deve ser um trabalho bem humorado, alegre e devemos nos sentir felizes ao realizá-lo.

Page 10:  · Web viewFormulai, portanto, perguntas claras e precisas e não temais multiplicá-las: pode-se muito bem consagrar alguns minutos à conquista da felicidade eterna. Não trabalhais

10

ATENÇÃO: Sem conhecimento de nós mesmos não há Reforma intima

Somos seres ainda com pouca consciência a respeito de quem somos nós e o que fazemos aqui. Mais reagimos a situações externas do que agimos de forma proativa – inevitável que nos surpreendamos a pensar, sentir e agir como antes do esforço da mudança.

Não temos nenhuma responsabilidade sobre como os outros lidam com alguma situação mas temos o DEVER de lidar com esta situação da melhor maneira possível. Sendo caridosos e buscando, na dúvida, o nosso maior exemplo de homem de bem que seria Jesus Cristo. Se pensarmos como o Mestre agiria na situação que estamos nos deparando a resposta pode ser a solução que tanto buscamos.

“Eu permito a todos serem como quiserem, e a mim como devo ser.”

A reforma íntima não é uma conquista que se forja da noite para o dia. Demanda tempo, boa vontade, disciplina e esforço incessante de nossa parte. Muita resignação e luta contra nossas próprias tendências inferiores e principalmente estar vigilante para seus defeitos e ter foco na tarefa de se melhorar. Ao outro cabe somente a ele mesmo buscar a própria reforma íntima, a nós, a responsabilidade é somente sobre nossas atitudes.

“Lembre-se de que você mesmo é o melhor secretário de sua tarefa, o mais eficiente propagandista de seus ideais, a mais clara demonstração de seus princípios, o mais alto padrão do ensino superior que seu espírito abraça e a mensagem viva das elevadas noções que você transmite aos outros. Não se esqueça, igualmente, de que o maior inimigo de suas realizações mais nobres, a completa ou incompleta negação do idealismo sublime que você apregoa, a nota discordante da sinfonia do bem que pretende executar, o arquiteto de suas aflições e o destruidor de suas oportunidades de elevação – é você mesmo.”(Francisco Cândido Xavier)

Page 11:  · Web viewFormulai, portanto, perguntas claras e precisas e não temais multiplicá-las: pode-se muito bem consagrar alguns minutos à conquista da felicidade eterna. Não trabalhais

11

Agora deixemos que nosso amado Chico nos dê 20 pequenos passos para a reforma íntima:

20 exercícios para a reforma íntima

1. Executar alegremente as próprias obrigações.2. Silenciar diante da ofensa.3. Esquecer o favor prestado.4. Exonerar os amigos de qualquer gentileza para conosco.5. Emudecer a nossa agressividade.6. Não condenar as opiniões que divergem da nossa.7. Abolir qualquer pergunta maliciosa ou desnecessária.8. Repetir informações e ensinamentos sem qualquerazedume.9. Treinar a paciência constante.10. Ouvir fraternalmente as mágoas dos companheiros sembiografar nossas dores.11. Buscar sem afetação o meio de ser mais útil.12. Desculpar sem desculpar-se.13. Não dizer mal de ninguém.14. Buscar a melhor parte das pessoas que nos comungam a experiência.15. Alegrar-se com a alegria dos outros.16. Não aborrecer quem trabalha.17. Ajudar espontaneamente.18. Respeitar o serviço alheio.19. Reduzir os problemas particulares.20. Servir de boa mente quando a enfermidade nos fira.

Page 12:  · Web viewFormulai, portanto, perguntas claras e precisas e não temais multiplicá-las: pode-se muito bem consagrar alguns minutos à conquista da felicidade eterna. Não trabalhais

12

REFORMA ÍNTIMA: POR QUE, ONDE E QUANDO FAZER???

A Reforma intima é um processo continuo de auto-conhecimento, de conhecimento da nossa intimidade espiritual, modelando-nos progressivamente na vivência evangélica, em todos os sentidos da nossa existência.

É a transformação do homem velho, carregado de tendências e erros seculares, no homem novo, atuante na implantação dos ensinamentos do Divino Mestre, dentro e fora de si.

1. Por que a Reforma Íntima?

Porque é o meio de nos libertarmos das imperfeições e de fazermos objetivamente o trabalho de burilamento dentro de nós, conduzindo-nos comestivelmente com as aspirações que nos levam ao aprimoramento espiritual.

2. Onde fazer a Reforma Íntima?

Primeiramente dentro de nós mesmos, cujas transformações se refletirão depois em todos os campos de nossa existência, no nosso relacionamento com familiares, colegas de trabalho, amigos e inimigos e, ainda, nos meios em que colaborarmos desinteressadamente com serviços ao próximo.

3. Quando fazer a Reforma Íntima?

O momento é agora e já; não há mais o que esperar. O tempo passa e todos os minutos são preciosos para as conquistas que precisamos fazer no nosso íntimo.

Page 13:  · Web viewFormulai, portanto, perguntas claras e precisas e não temais multiplicá-las: pode-se muito bem consagrar alguns minutos à conquista da felicidade eterna. Não trabalhais

13

Page 14:  · Web viewFormulai, portanto, perguntas claras e precisas e não temais multiplicá-las: pode-se muito bem consagrar alguns minutos à conquista da felicidade eterna. Não trabalhais

14

REFORMA ÍNTIMA PARA AS CRIANÇAS

Uma das melhores coisas que podemos fazer pelas nossas crianças é desde cedo ensinar para elas sobre o autoconhecimento, para elas irem se observando e trabalhando as suas deficiências emocionais e de relacionamentos com os amiguinhos, e conforme elas forem crescendo notaremos o quão forte elas se apresentarão psicologicamente diante das circunstancias da vida.

Historinhas de reforma íntima para crianças:

Joaninha

Joaninha é uma encantadora besourinha. Sua beleza vinha da alma. Tão pequenina e já sabia ser feliz.

Page 15:  · Web viewFormulai, portanto, perguntas claras e precisas e não temais multiplicá-las: pode-se muito bem consagrar alguns minutos à conquista da felicidade eterna. Não trabalhais

15

Morava nos ramos de um lindo roseiral. Balançando prá lá... pra cá... de olhinhos fechados, sentia o sol a bater em seu corpinho e com o perfume das rosas, adorava aquele recanto.

Era aí que refletia sobre a melhor maneira de viver em paz consigo mesma: quando surgia algum problema, procurava ficar calma e sentia a ajuda de anjo guardião.

Estava Joaninha numa bela manhã balançando prá lá... prá cá... tomando sol como de costume, quando vê um grilinho, muito apressado, bracinhos caídos para trás, cabeça baixa, tristonho, andando de um lado para outro.

Joaninha percebeu logo que seu amiguinho estava angustiado. Desceu do roseiral e, aproximou-se com jeitinho, disse:

_ Olá, Grilinho! Você me parece estar precisando de um amigo!

_ Oi, Joaninha! Como é bom ter alguém com quem se possa contar:

_ Mas, fale. O que o põe triste assim?

_ Bem... sabe o quê é? Eu agora peguei a mania de mentir. Isto está trazendo conseqüências desastrosas. Acabo de passar uma grande vergonha.

Mal acabara de falar, seu rosto ficou vermelho como tomate maduro.

_ Isso – Falou Joaninha - Aconteceu com todos nós quando ficamos invigilantes. É preciso pensar mais antes de falar, para errarmos menos.

_ Você parece ser feliz. Como consegue?

_ Quer saber? Venha conhecer o recanto onde eu me ponho a pensar.

E lá se foram os dois subindo o roseiral. Sentando-se no ramo, disse ela:

_ Sente-se também. Procure sentir o sol que nos aquece, olhe que céu azul bonito, sinta o

perfume dessa rosa. Não é maravilhoso? Pois bem... É aqui que venho pensar o que fiz de bom e de errado. Bem, não é preciso dizer que o bem só nos faz sentirmos bem e o errado nos faz sentirmos mal.

Aí eu penso: “O que me levou a errar?” Quando descubro, tudo fica claro, procuro me corrigir e não erro mais.

_ Ah! Como é bom estar aqui e ouvir você falar! – disse suspirando o Grilinho.

Já calmo, despediu-se de sua boa amiguinha. Parece que conseguira refletir e compreender o

que o levava a agir daquela forma errada. Passados alguns dias, estava Joaninha no roseiral balançando prá lá... prá cá... refletindo, quando foi despertada.

_ Psiu! Joaninha!...

Ela olhava para todos os lados e não via ninguém.

E o Grilinho insistia:

_ Joaninha, aqui!

Lá estava ele no meio das folhagens.

Page 16:  · Web viewFormulai, portanto, perguntas claras e precisas e não temais multiplicá-las: pode-se muito bem consagrar alguns minutos à conquista da felicidade eterna. Não trabalhais

16

_ O que está fazendo aí? Parece tão feliz!

_ Sim, este é o meu recanto para refletir. Aprendi com você a pensar melhor nas coisas e errar menos. Já me corrigi daquele hábito feio de mentir.

Sinto-me em paz comigo mesmo. Como é bom refletir! A gente se conhece melhor e fica fácil corrigir as coisas erradas que fazemos.

Estou ensinando este segredo a todos amigos.

Até a Minhoca, a Abelha e a Borboleta gostaram da idéia e já escolheram um cantinho para refletir.

Obrigado, amiga, pelo que nos fez!

E assim, naquela comunidade todos passaram a ser felizes porque aprenderam a refletir.

(autor desconhecido)

Deixe sua luz brilhar

Era uma vez uma Estrelinha que não brilhava!

Todas as outras estrelas ao seu redor brilhavam, cada uma de uma forma diferente, umas até coloridas, piscavam, lindas!!

Mas a nossa Estrelinha não brilhava.... nem uma luzinha fraquinha..

Por que será que ela não brilhava?! Afinal, estrela nasceu para brilhar, né?

Bem... e lá, naquele pedacinho do céu, vivia a nossa pequenina Estrela...

sempre brigando com as outras estrelas, sempre de mau-humor, resmungaaaava, tinha cada pensamento!!

Vocês acreditam que ela um dia quis derrubar uma outra estrelinha do céu?!!

Se não fosse a Lua ajudar... íamos ter uma estrela perdida aqui na terra!!

Page 17:  · Web viewFormulai, portanto, perguntas claras e precisas e não temais multiplicá-las: pode-se muito bem consagrar alguns minutos à conquista da felicidade eterna. Não trabalhais

17

E a Estrelinha, dia após dia, continuava assim, espantando todo mundo que se aproximava dela...não queria saber de brincar de advinhar o desenho das nuvens com as outras estrelas, sabe, essa era a brincadeira preferida delas.

E, a noite reclamava que as estrelas atrapalhavam o seu sono, pois o céu ficava muito claro...

Falava mal da Lua pra todo mundo, que não gostava dela, e por aí vai....

Até que um dia uma Nuvem vendo a Estrelinha com a cara fechada falou para ela assim:

“ Ah! Estrelinha, você é tão bonita... por que não deixa sua luz brilhar?”

E a Estrelinha respondeu brava:

“Como naaaão deixo?!! Eu nuuuunca brilhei!!

Você acha que eu não quero brilhar? Ah! É tudo culpa minha mesmo!!

Claro que quero brilhar!!

Tudo dá errado pra mim, tudo que eu faço a Lua critica,

sempre tem uma estrela melhor... claro, elas brilham né?! E eu...”

E a Nuvem não deixou a Estrelinha terminar, dizendo:

“Calma! Calma amiguinha, vamos pensar..”

E a nuvem foi de um lado pro outro, flutuando no céu...

de repente ela parou e gritou: “ Já sei!!! Pense em uma coisa boa!”

A Estrelinha olhou desconfiada.... não acreditando nessa estória...

Mas a Nuvem não desistiu de sua amiguinha: “Vamos lá pense!!! Você consegue”

Então a Estrelinha fechou os olhos... fez muuuuuita força e pensou!!!!

Não é que uma luzinha bem fraquinha apareceu?!

A Nuvem deu uma pirueta de felicidade e perguntou: “O que foi que você pensou?”

A Estrelinha respondeu:

Em pedir desculpa pra Lua, pelas coisas feias que falei para ela...

E a Nuvem, feliz da vida:

“Isso mesmo!!! Continue pensando coisas boas que você brilhará muito!!”

Page 18:  · Web viewFormulai, portanto, perguntas claras e precisas e não temais multiplicá-las: pode-se muito bem consagrar alguns minutos à conquista da felicidade eterna. Não trabalhais

18

Assim a estrelinha ficou a noite inteira pensando coisas boas (neste momento peça para as crianças ajudarem a Estrelinha, dando exemplos de bons pensamentos que ela poderia ter)

E a Estrelinha foi brilhando, brilhando... no finalzinho da noite era a estrela que mais brilhava no céu!!!

Conseguiu até ficar piscando colorida!!

E era uma vez uma estrela triste e sem brilho, pois a nova Estrelinha era muito feliz e amiga de todos!!Ela descobriu que também podia brilhar....

Page 19:  · Web viewFormulai, portanto, perguntas claras e precisas e não temais multiplicá-las: pode-se muito bem consagrar alguns minutos à conquista da felicidade eterna. Não trabalhais

19

CONSELHO DE SANTO AGOSTINHO

MUITO IMPORTANTE!!!

No Livro dos Espíritos, Kardec faz duas perguntas aos Espíritos Superiores e obtém preciosas respostas que não poderiam faltar nesse trabalho sobre Reforma Íntima:

Nº 919. Qual o meio prático mais eficaz para se melhorar nesta vida e resistir ao arrastamento do mal?

— Um sábio da Antiguidade vos disse: “Conhece-te a ti mesmo”.

Nº 919-a. Compreendemos toda a sabedoria dessa máxima, mas a dificuldade está precisamente em se conhecer a si próprio. Qual o meio de chegar a isso?

— Fazei o que eu fazia quando vivi na Terra: no fim de cada dia interrogava a minha consciência, passava em revista o que havia feito e me perguntava a mim mesmo se não tinha faltado ao cumprimento de algum dever, se ninguém teria tido motivo para se queixar de mim. Foi assim que cheguei a me conhecer e ver o que em mim necessitava de reforma.

Aquele que todas as noites lembrasse todas as suas ações do dia, e, se perguntasse o que fez de bem ou de mal, pedindo a Deus e ao seu anjo guardião que o esclarecessem, adquiriria uma grande força para se aperfeiçoar, porque, acreditai-me, Deus o assistirá.

Page 20:  · Web viewFormulai, portanto, perguntas claras e precisas e não temais multiplicá-las: pode-se muito bem consagrar alguns minutos à conquista da felicidade eterna. Não trabalhais

20

Formulai, portanto, as vossas perguntas, indagai o que fizestes e com que fito agistes em determinada circunstância, se fizestes alguma coisa que censuraríeis nos outros, se praticastes uma ação que não ousaríeis confessar.

Perguntai ainda isto: Se aprouvesse a Deus chamar-me neste momento, ao entrar no mundo dos Espíritos, onde nada é oculto, teria eu de temer o olhar de alguém? Examinai o que pudésseis ter feito contra Deus, depois contra o próximo e por fim contra vós mesmos. As respostas serão motivo de repouso para vossa consciência ou indicarão um mal que deve ser curado.

O conhecimento de si mesmo é portanto a chave do melhoramento individual.

Mas, direis, como julgar a si mesmo? Não se terá a ilusão do amor-próprio, que atenua as faltas e as torna desculpáveis? O avarento se julga simplesmente econômico e previdente, o orgulhoso se considera tão somente cheio de dignidade. Tudo isso é muito certo, mas tendes um meio de controle que não vos pode enganar.

Quando estais indecisos quanto ao valor de uma de vossas ações, perguntai como a qualificaríeis se tivesse sido praticada por outra pessoa. Se a censurardes em outros, ela não poderia ser mais legítima para vós, porque Deus não usa de duas medidas para a justiça.

Procurai também saber o que pensam os outros e não negligencieis a opinião dos vossos inimigos, porque eles não têm nenhum interesse em disfarçar a verdade e geralmente Deus os colocou ao vosso lado como um espelho, para vos advertirem com mais franqueza do que o faria um amigo.

Que aquele que tem a verdadeira vontade de se melhorar explore, portanto, a sua consciência, a fim de arrancar dali as más tendências como arranca as ervas daninhas do seu jardim; que faça o balanço da sua jornada moral como o negociante o faz dos seus lucros e perdas, e eu vos asseguro que o primeiro será mais proveitoso que o outro. Se ele puder dizer que a sua jornada foi boa, pode dormir em paz e esperar sem temor o despertar na outra vida.

Formulai, portanto, perguntas claras e precisas e não temais multiplicá-las: pode-se muito bem consagrar alguns minutos à conquista da felicidade eterna. Não trabalhais todos os dias para ajuntar o que vos dê repouso na velhice?

Esse repouso não é o objeto de todos os vossos desejos, o alvo que vos permite sofrer as fadigas e as privações passageiras? Pois bem: o que é esse repouso de alguns dias, perturbado pelas enfermidades do corpo, ao lado daquilo que aguarda o homem de bem? Isto não vale a pena de alguns esforços? Sei que muitos dizem que o presente é positivo e o futuro incerto.

Page 21:  · Web viewFormulai, portanto, perguntas claras e precisas e não temais multiplicá-las: pode-se muito bem consagrar alguns minutos à conquista da felicidade eterna. Não trabalhais

21

Ora, aí está, precisamente, o pensamento que fomos encarregados de destruir em vossas mentes, pois desejamos fazer-vos compreender esse futuro de maneira a que nenhuma dúvida possa restar em vossa alma. Foi por isso que chamamos primeiro a vossa atenção para os fenômenos da Natureza que vos tocam os sentidos e depois vos demos instruções que cada um de vós tem o dever de difundir. Foi com esse propósito que ditamos O Livro dos Espíritos. (SANTO AGOSTINHO)

Page 22:  · Web viewFormulai, portanto, perguntas claras e precisas e não temais multiplicá-las: pode-se muito bem consagrar alguns minutos à conquista da felicidade eterna. Não trabalhais

22

VÍDEOS RECOMENDADOS

https://www.youtube.com/watch?v=B4GpTSeh9Z8 O que é reforma íntima? (Alexandre Caldini)

https://www.youtube.com/watch?v=nuI2opSL76w O que é reforma íntima? (Alexandre Caldini)

https://www.youtube.com/watch?v=adHnQcf9S2M&feature=youtu.beReforma Íntima Sem Martírio: Angústia da Perfeição

https://www.youtube.com/watch?v=oLT7_w1n874&feature=youtu.be REFORMA ÍNTIMA: COMO FAZER A SUA? (Meninas Espiritas)

https://www.youtube.com/watch?v=CDHEewph07w&feature=youtu.be REFORMA DE FACHADA (Humor)

https://www.youtube.com/watch?v=kXjlCUo3PwI&feature=youtu.beHaroldo Dutra Dias "O Segredo da Reforma Íntima"

Page 23:  · Web viewFormulai, portanto, perguntas claras e precisas e não temais multiplicá-las: pode-se muito bem consagrar alguns minutos à conquista da felicidade eterna. Não trabalhais

23

"Relacione-se Melhor consigo Mesmo e com o Próximo Também. Trabalhe a sua Reforma Íntima”.

Lição de Casa - Perguntas para fixação:1 - Que é Reforma Íntima?

2 – Por que fazer Reforma íntima?

3 – Quando Fazer Reforma Íntima?

4 – Como fazer Reforma Íntima?

5 - Quais os Benefícios da Reforma Íntima?

6 - É possível ensinar Reforma Íntima às Crianças?

9 – Observe situações do seu dia a dia em que Você tem oportunidades de trabalhar a Reforma Íntima.