· web view02 - na nova gramática do português contemporâneo, de celso cunha, (1980, p.80),...

25
LÍNGUA PORTUGUESA 01 - Observe atentamente a charge a seguir: Leia com atenção o período retirado da Charge: “Resolva esta pendência com meu advogado”. A relação entre a passagem do texto imagético para o texto escrito, no que tange ao pronome MEU, proposto pela ideia do texto inicial, emite ao receptor da mensagem uma percepção morfológica de: A. Arrogância. B. Insensatez. C. Posse. D. Conhecimento. 02 - Na Nova gramática do português contemporâneo, de Celso Cunha, (1980, p.80), leem- se as seguintes informações acerca de regência verbal: A ligação do verbo com o seu complemento, isto é, a regência verbal pode (...) fazer-se: - diretamente, sem uma preposição intermediária, quando o complemento é o objeto direto; - indiretamente, mediante o emprego de uma preposição, quando o complemento é um objeto indireto. Com base nas considerações acima, assinale a alternativa em cuja passagem transcrita do texto imagético NÃO ocorre um problema de regência verbal:

Upload: others

Post on 22-Feb-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

LÍNGUA PORTUGUESA

01 - Observe atentamente a charge a seguir:

Leia com atenção o período retirado da Charge: “Resolva esta pendência com meu advogado”.

A relação entre a passagem do texto imagético para o texto escrito, no que tange ao pronome MEU, proposto pela ideia do texto inicial, emite ao receptor da mensagem uma percepção morfológica de:

A. Arrogância.B. Insensatez.C. Posse.D. Conhecimento.

02 - Na Nova gramática do português contemporâneo, de Celso Cunha, (1980, p.80), leem-se as seguintes informações acerca de regência verbal:

A ligação do verbo com o seu complemento, isto é, a regência verbal pode (...) fazer-se:- diretamente, sem uma preposição intermediária, quando o complemento é o objeto direto;- indiretamente, mediante o emprego de uma preposição, quando o complemento é um objeto indireto.Com base nas considerações acima, assinale a alternativa em cuja passagem transcrita do texto imagético NÃO ocorre um problema de regência verbal:

A. Também pudera, você só assiste o Tela Quente e Temperatura Máxima.B. Também pudera, você só assiste a Tela Quente e Temperatura Máxima.C. Também pudera, você só assiste à Tela Quente e Temperatura Máxima.D. Também pudera, você só assiste ao Tela Quente e Temperatura Máxima.

03 - “Quanto mais aparelhos telefônicos possuir, mais feliz parecerá”.Na frase acima há uma relação de:

A. Condição.B. Adversidade.C. Proporcionalidade.D. Explicação.

04 - Observe o aforismo a seguir de Millôr Fernandes, e assinale a alternativa FALSA:

Beber é mal, mas é muito bom.

A. A palavra “mal”, no caso específico da frase de Millôr, é um substantivo.B. O efeito de sentido da frase deve-se a uma relação de concessão.C. O vocábulo “mal” exerce no sintagma a função de adjetivo.D. O autor utiliza como recurso de linguagem o trocadilho.

05 - A coerência refere-se aos nexos de sentido estabelecidos entre as informações ou argumentos de um texto. A falta de coerência pode prejudicar o entendimento do leitor. Assinale o trecho que NÃO apresenta problema de coerência.

A. Quando eu estava vendo televisão nos EUA, as propagandas me chamaram a atenção.B. Andando pela calçada, o ônibus derrapou e pegou o funcionário quando entrava na livraria.C. Embarcou para São Paulo Maria Helena Arruda, onde ficará hospedada no luxuoso hotel Maksoud Plaza.D. Desde os três anos de idade minha mãe me ensinava a ler e escrever.

06 - Leia atentamente as frases abaixo.

- Na Finlândia, a Nokia é considerada orgulho nacional.- A Nokia vendeu sua divisão de celulares para a Microsoft em 2013.- A Nokia continua ativa oferecendo produtos e serviços para telefonia fixa e móvel.

Assinale a alternativa que apresenta a reescrita das frases em um único período de forma coesa e coerente.

A. Na Finlândia, a Nokia, considerada orgulho nacional, embora tenha vendido sua divisão de celulares para a Microsoft em 2013, continua ativa, oferecendo produtos e serviços para telefonia fixa e móvel.B. A Nokia vendeu sua divisão de celulares para a Microsoft em 2013, mas continua oferecendo, na Finlândia, produtos e serviços para telefonia fixa e móvel, daí ser considerada orgulho nacional.C. Na Finlândia, a Nokia, que é considerada orgulho nacional, continua ativa, oferecendo produtos e serviços para telefonia fixa e móvel, pois vendeu sua divisão de celulares para a Microsoft em 2013.D. A Nokia, por vender sua divisão de celulares para a Microsoft em 2013, continua ativa, oferecendo produtos e serviços para telefonia fixa e móvel na Finlândia, onde é considerada orgulho nacional.

07 - Assinale o trecho que apresenta correlação entre os tempos e os modos verbais de acordo com a escrita padrão.

A. Você quer que eu faço isso para você?B. Eu queria que ele me dava uma carona para o trabalho.C. Se eu fosse você, tinha vergonha de falar desse jeito.D. Ele não irá ao concerto caso esteja muito doente.

08 - Os elementos verbais e não verbais do quadrinho permitem afirmar que, segundo Calvin:

1. Se os seres humanos fossem realmente inteligentes se preocupariam com a preservação ambiental.2. Seres inteligentes procuram fazer contato com outros seres inteligentes.3. O desmatamento pode ser um atrativo para os extraterrestres, pois poderia facilitar o pouso de suas naves na Terra.4. As formas de vida inteligente fora da Terra sabem que os humanos são seres perigosos.

Assinale a alternativa correta.

A. Somente a afirmativa 4 é verdadeira.B. Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.C. Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.D. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

Leia o texto a seguir para responder às questões 09 a 15.

Por que tanta pressa?

A primeira palavra que me vem em mente quando penso na vida moderna é dispersão. Existe uma competição constante 1 pela nossa atenção entre os produtores de novas tecnologias, de comida, de roupas; há uma necessidade crescente de estarmos 2 "ligados" com o que está acontecendo, e já não basta rádio e televisão; tem que ser pelo Facebook, pelo Twitter, pelo Google Plus 3 e um bando de outras redes sociais. 4Cada instante é ocupado por algo que vemos numa tela, pequena ou grande. A informação vem em torrentes incessantes. 5 Se esquecemos nosso celular em casa, é como se tivéssemos perdido um dedo ou outra parte do corpo. Os celulares tornaram-se 6 parte integral de nossa existência, um apêndice tecnológico que nos define como indivíduos. Tornaram-se um vício, como 7 verificamos assim que pousa um avião e todo mundo se precipita para ligar seu iPhone ou seu Galaxy, como se naquele voo de 45 8 minutos a história do mundo tivesse se transformado de forma profunda e aquele e-mail que mudará a sua vida tivesse finalmente 9 chegado. 10Não nos permitimos mais espaço para a contemplação. 11Sei que isso está parecendo papo de velho, atravancado com os avanços tecnológicos. Mas não é nada disso; eu mesmo 12 tenho todos os brinquedos tecnológicos que existem e os uso como todo mundo, com muito prazer. Portanto, essa reflexão é para 13 mim também, mesmo se digitada em meu laptop. 14Muita gente me pergunta se o tempo está mudando, passando mais rápido. Essa é uma percepção psicológica da passagem 15 do tempo, que nada tem a ver com a passagem física do tempo. A duração do dia muda muito lentamente, e muda no sentido 16 inverso, aumentando e não diminuindo, devido à fricção gravitacional das marés causadas pelas atrações entre Terra, Lua e Sol. 17O tempo está passando mais rapidamente, ou assim o percebemos, porque cada vez temos menos controle sobre ele. O 18 ócio é algo que consideramos quase que pecaminoso (esquecendo os pecados capitais); qualquer brecha de tempo nós enchemos 19 com uma leitura no Twitter, do Facebook, de e-mail, um videozinho no YouTube, ou um podcast qualquer. 20Uma das maiores vítimas dessa correria moderna é nossa conexão com a natureza. 21

Na ânsia pela informação, pouco desviamos os olhos das telas. Olhar para o céu é algo que raramente fazemos, 22 especialmente nas grandes cidades. Para a maioria das pessoas a natureza é um conceito, algo que existe lá longe, nas fotos que 23 vemos nas revistas, ou nos vídeos do YouTube e especiais de TV. 24Para resgatarmos nosso controle sobre o tempo é necessário retornarmos à natureza, criarmos espaço para a contemplação 25 das formas de vida, das árvores, das flores e animais; é necessário olharmos para o céu noturno, longe das luzes da cidade. Assim 26 conseguiremos desacelerar, buscando outro tipo de informação que nos liga ao que temos de mais essencial: nossa relação com 27 os ciclos e ritmos do Cosmo.28

(GLEISER, Marcelo. Folha de S. Paulo, 08 dez 2013. Adaptado.)

09 - A partir do ponto de vista do autor do texto, é correto afirmar:

A. Há efetivamente uma mudança física na duração dos dias, que se tornam mais curtos, embora em um ritmo muitíssimo mais lento do que a mudança correspondente na percepção psicológica.B. O fator determinante para a dispersão na vida moderna é a disponibilidade de informações e os recursos tecnológicos que permitem o acesso constante a elas.C. Uma das vantagens da vida moderna é o volume de informações e lazer propiciados pela tecnologia.D. Um caminho para melhorar a qualidade de vida é substituir o contato virtual com a natureza pelo contato real, longe das cidades, e evitar o uso de recursos tecnológicos no cotidiano.

10 - Identifique se os seguintes trechos do texto são apresentados pelo autor como fatos (F) ou opiniões (O):

( ) “Os celulares tornaram-se parte integral de nossa existência, um apêndice tecnológico que nos define como indivíduos”. (linhas 6-7)( ) “(...) como verificamos assim que pousa um avião e todo mundo se precipita para ligar seu iPhone ou seu Galaxy (...)”. (linhas 7-8)( ) “Muita gente me pergunta se o tempo está mudando, passando mais rápido”. (linha 15)( ) “O ócio é algo que consideramos quase que pecaminoso (...)”. (linhas 18-19)( ) “O tempo está passando mais rapidamente, ou assim o percebemos, porque cada vez temos menos controle sobre ele”. (linha 18)

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

A. O – O – O – F – F.B. F – O – F – O – F.C. F – F – O – F – O.D. O – F – F – O – O.

11 - “Uma das maiores vítimas dessa correria moderna é nossa conexão com a natureza” (linha 21). Segundo o autor, a conexão com a natureza é vítima porque:

A. O contato real com a natureza foi substituído pelo contato virtual.B. O ambiente urbano não tem espaço para plantas e animais.C. A conexão com a natureza é incompatível com a tecnologia.D. Desligar os equipamentos eletrônicos e contemplar a natureza seria um retrocesso.

12 - Assinale a alternativa que apresenta uma resposta adequada à pergunta no título do texto.

A. Porque precisamos tanto nos manter informados quanto garantir tempo livre para o lazer e a contemplação.B. Porque a comunicação com os amigos pelas redes sociais é essencial para nossa vida.C. Porque o contato com as pessoas e com a natureza atualmente é mediado pelas novas tecnologias.D. Porque a dispersão produzida pelas novas tecnologias nos fez perder o controle sobre o tempo.

13 - Considere as seguintes afirmativas sobre expressões empregadas como recursos coesivos para a continuidade do texto:

1. “Como se” (linha 8) introduz uma afirmação que se contrapõe ao anteriormente dito. 2. “Mesmo se” (linha 14) introduz uma afirmação que complementa e confirma o anteriormente dito. 3. “Ou” (linha 18) introduz uma retificação, que coloca em evidência o conceito de tempo psicológico. 4. “Assim” (linha 26) equivale a “dessa forma” e introduz uma afirmação que complementa e conclui o anteriormente dito.

Assinale a alternativa correta.

A. Somente a afirmativa 3 é verdadeira. B. Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. C. Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras. D. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

14 - Ao longo do texto, observa-se uma alternância entre formas (pronomes ou verbos) de primeira pessoa do singular, de primeira pessoa do plural e de terceira pessoa. Considere as seguintes afirmações sobre esse uso:

1. A primeira pessoa do plural é predominante e revela que o autor inclui a si próprio e aos leitores na maior parte de suas afirmações. 2. Em três parágrafos do texto, o autor faz afirmações específicas sobre si mesmo, o que é marcado por formas de primeira pessoa do singular. 3. A primeira pessoa do plural no texto abarca, além do autor e do leitor, uma infinidade de outras pessoas que compartilham as mesmas experiências sobre as quais Gleiser escreve. 4. O uso constante de formas na terceira pessoa do singular marca o distanciamento e objetividade com que o autor aborda o tema.

Assinale a alternativa correta.

A. Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. B. Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. C. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. D. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

15 - “Os celulares tornaram-se parte integral de nossa existência, um apêndice tecnológico que nos define como indivíduos”. As palavras grifadas na frase acima poderiam ser substituídas, sem alteração substancial no significado do texto, respectivamente, por:

A. Constituinte – acessório – caracteriza. B. Complementar – item – envolve. C. Integrante – complemento – compete. D. Suplementar – recurso – delimita.

Leia, atentamente, o texto abaixo para responder às questões de 16 a 19.

Congresso fixa lei

1. Com o advento da Lei Complementar nº 135, de 4 de junho de 2010, que alterou a Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990, o país celebrou a aprovação da figura que foi denominada de “ficha limpa”, porque lutou muito para isso.2. Não se discute - e já vem tarde, a necessidade de lei que permita o aperfeiçoamento do processo democrático, afastando das urnas os condenados por crimes e outras irregularidades graves contra direitos fundamentais e princípios republicanos. O povo respira aliviado. É o desejo, e não já da cidade, senão de toda a população.3. Mas algumas reflexões se impõem para esclarecer e equacionar com serenidade e equilíbrio alguns postulados que devem nortear o aprimoramento da sociedade, permitindo-nos legar às gerações futuras um cenário melhor, pois a nação que briga por seus direitos progride.

(http://jus.com.br/revista/texto/21281/lei-da-ficha-limpa-opiniao – Texto adaptado)

16 - A frase que encabeça o título está:

A. Inteligível, porque a ordem de colocação das palavras permite identificar-lhes a função sintática.B. Incorreta, porque não traz determinante junto do substantivo.C. Ambígua, porque nela ocorrem simultaneamente dois verbos.D. Correta, porque as três palavras que a compõem pertencem à mesma classe gramatical.

17 - Leia o trecho transcrito:

“O povo respira aliviado.”

A predicação do verbo negritado na frase acima se repete em:

A. Mesmo com os meus conselhos, ele continua ansioso.B. O presidente nomeou Catarina primeira secretária.C. Só ficarão acesas as lâmpadas da sala e do corredor.D. O filho dependia da mãe para as atividades diárias.

18 - Em “É o desejo, e não já da cidade, senão de toda a população”, a palavra assinalada pode ser substituída, sem que haja alteração de sentido, por:

A. ExcetoB. Mas simC. PortantoD. Até porque

19 - Assinale a única alternativa CORRETA.

A. Na frase “permitindo-nos legar às gerações futuras um cenário melhor”, o sinal de crase foi usado inadequadamente antes de palavras femininas no plural.B. Em “Não se discute”, ocorre a próclise, mas admite-se também o uso do pronome posposto ao verbo, como em “Não discute-se”.C. A oração relativa “que briga por seus direitos” (§ 3) restringe o significado do vocábulo “nação”.D. A palavra “porque” na frase “porque lutou muito para isso” (§ 1) pode ser utilizada com a mesma grafia na introdução de uma frase interrogativa.

20 - Observe a forma verbal destacada na frase:

A internet é um espaço usado para compartilhar mensagens e imagens.O verbo compartilhar é formado com o acréscimo do prefixo com-, que indica união, companhia, à forma partilhar.Assinale a alternativa cujo termo destacado contém um prefixo com sentido equivalente ao de compartilhar.

A. O homem confessou compactuar com os colegas na execução do crime.B. Nossa família decidiu comprar uma casa maior.C. A palestra deverá começar em instantes.D. O atleta olímpico não teve condições de completar a prova.E. O uso incorreto da medicação poderá complicar o estado do paciente.

MATEMÁTICA

21 - Um jardineiro tem certo número de mudas inferior a 300 unidades. Quando agrupa de 6 em 6, 8 em 8, 10 em 10, sempre restam 5 unidades e quando as agrupa de 7 em 7, não resta nenhuma. Podemos afirmar que a quantidade de mudas é: A. 70. B. 140. C. 210. D. 245.

22 - Ao escalar uma montanha, um alpinista consome 12 calorias por minuto. Quantas calorias ele consome em uma hora e meia de escalada? A. 1.080 calorias B. 1.070 calorias C. 1.060 calorias D. 1.050 calorias

23 - Temos abaixo, em ordem crescente, a sequência dos múltiplos de 3, cuja soma com a unidade nos fornece um quadrado perfeito:3, 15, 24, 48, ⋯.

O oitavo número dessa sequência é:A. 195.B. 168.C. 121.D. 144.

24 - A soma dos algarismos do resultado da expressão numérica 523 230 é igual a:A. 11.B. 18.C. 25.D. 26.

25 - Escolha entre as alternativas aquela que mostra o maior número:A. (–1)3

B. (–2)4

C. (–3)5

D. (–4)6

26 - Assinale a alternativa que indica corretamente entre quais números inteiros consecutivos está o valor da expressão a seguir.

30[( 65 )−1

−0,4](1,2−2−15−3,7 )−√13

A. 1 e 2B. 3 e 4C. 5 e 6D. 7 e 8

27 - O pagamento de uma prestação em atraso, incluindo o valor da multa, totalizou R$ 63,21. Sabendo-se que o valor da multa

correspondia a

120 do valor da prestação, qual era o valor da prestação, em reais?

A. 60,05B. 60,20C. 66,37D. 69,00

28 - Uma pessoa gastou

49 do que possuía de dinheiro, depois ganhou

12 do que restou, mais R$ 75,00 e ficou com

53 do que

possuía no inicio. Determine quanto esta pessoa possuía de dinheiro, em reais, no inicio.

A. 75,00B. 80,00C. 90,00D. 105,00

29 - As ligações entre as cidades A, B, C figuram no mapa abaixo. Seguindo esse mapa, uma pessoa que se deslocar de A para C, passando por B, percorrerá 400km. Caso a pessoa se desloque de A para B, passando por C, o percurso será de 580km. Para se deslocar de B para C, passando por A, a pessoa vai percorrer 600km. Os quilômetros que essa pessoa percorrerá, ao se deslocar de A para C sem passar por B é de:

A. 210.B. 190.C. 390.D. 405.

30. Daqui a x anos, minha idade será o dobro da idade que eu tinha há x anos atrás. Se x é um número inteiro, minha idade atual pode ser igual a:

A. 25 B. 20 C. 14 D. 18

31 - O custo de produção de uma peça é composto por: 30% para mão de obra, 50% para matéria prima e 20% para energia elétrica. Admitindo que haja um reajuste de 20% no preço de mão de obra, 35% no preço de matéria prima e 5% no preço da energia elétrica, o reajuste percentual do custo de produção será:

A. 60%B. 22,5%C. 19,5%D. 24,5%

32 - Em um terreno retangular de 80 m por 50 m foi construído um barracão de forma retangular para servir como depósito de uma firma. Esse depósito ocupa uma área de 1000 m2. Em torno do barracão foi deixado um recuo de x metros de cada lado pra ser gramado.

Nessas condições, a medida x, do recuo, em metros, é representada por um número:

A. Primo.B. Quadrado perfeito.C. Divisor de 90.D. Maior que 17.

33 - Se o vazamento de uma torneira enche um copo de 200 ml de água a cada hora, é correto afirmar que, para desperdiçar 3 m3 de água, são necessários:

A. 625 dias B. 626 dias C. 624 dias D. 623 dias

34 - Durante o lanche, estive prestando atenção: para cada 3 pastéis que minha amiga comeu, tratei de comer 4. Minha amiga comeu, sozinha, 15 pastéis. Quantos pastéis comeram as duas pessoas?

A. 16B. 20C. 35D. 30

35 - Suponha que a taxa de juros de débitos no cartão de crédito seja de 9% ao mês, sendo calculada cumulativamente. Em quantos meses uma dívida no cartão de crédito triplicará de valor? (Use as aproximações: ln (3) = 1,08 e ln(1,09) = 0,09)

A. 23.B. 12.C. 15.D. 13.

NOÇÕES DE DIREITO E LEGISLAÇÃO

36 - Glória foi vítima de um crime de estupro praticado no interior de sua residência. Sendo a natureza da ação pública condicionada à representação, compareceu, então, à Delegacia, narrou o ocorrido e manifestou o interesse na apuração do fato, razão pela qual foi instaurado inquérito. Considerando a hipótese narrada e as características do inquérito policial, é correto afirmar que:

A. Caso houvesse indícios da autoria e prova da materialidade delitiva, a instauração de inquérito policial seria prescindível para propositura da ação penal;B. O inquérito policial tem como algumas de suas principais características a oralidade, a oficialidade e oficiosidade;C. Uma das características do inquérito policial é o sigilo, razão pela qual não poderá o defensor do indiciado ter acesso aos autos, ainda que em relação àquilo já documentado;D. O inquérito policial é disponível, de modo que a autoridade policial poderá determinar seu arquivamento diretamente;

37 - Acerca dos Juizados Especiais Cíveis previstos na Lei nº 9.099/95, suas regras específicas e seus princípios, assinale a alternativa correta:

A. Em nenhuma hipóteses admite-se ação no Juizados Especiais Cíveis que ultrapasse o valor da causa de 40 salários mínimos.B. Não se admite a citação por edital nas ações de conhecimento perante os Juizados Especiais Cíveis.C. Se o autor deduzir pedido genérico, o juiz também poderá prolatar sentença condenatória genérica e ilíquida.D. Ainda que não se admita, como regra geral, as intervenções de terceiro nos Juizados Especiais Cíveis, o Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica é admitido.

38 - Assinale a alternativa incorreta em relação às penalidades para os servidores do 1.º grau de jurisdição e previstas no Estatuto dos Funcionários Público do TJPR:

A. Destituição de cargo em comissão.B. De censura, aplicada por escrito em caso de falta de cumprimento dos deveres revistos nesta lei, e também de reincidência de que tenha resultado aplicação de pena de advertência.C. De suspensão, aplicada em caso de reincidência em falta de que tenha resultado na aplicação de pena de censura. A pena de suspensão poderá ser convertida em multa quando houver conveniência para o serviço, à razão de 50% (cinqüenta por cento) do valor da remuneração a que no período imposto fizer jus o funcionário, que fica obrigado neste caso a permanecer em atividade.D. De demissão, aplicada nos casos de crime contra a administração pública, abandono de cargo, falta ao serviço, sem justa causa, por 60 (sessenta) dias alternados no período de 12 (doze) meses e improbidade administrativa, dentre outros.

39 - Sobre o Código de Organização e Divisão Judiciárias do TJPR, assinale a alternativa que não contém requisito para a criação de uma Comarca:

A. Cidade-sede de município;B. População não inferior a trinta mil (30.000) habitantes, com um mínimo de dez mil (10.000) eleitores;C. Existência de renda tributária significativa do desenvolvimento econômico do município ou da microrregião, que não poderá ser inferior ao dobro da exigida para a criação de municípios no Estado;D. População não inferior a vinte mil (20.000) habitantes, com um mínimo de dez mil (10.000) eleitores

40 - Em relação às leis que tratam sobre os fundos criados para o TJPR, assinale a alternativa correta.

A. O Fundo da Justiça – FUNJUS tem por objetivo prover os recursos orçamentários e financeiros necessários à execução das despesas decorrentes do processo de estatização, neste compreendida a recomposição dos servidores do Quadro de Pessoal das unidades estatais do 1º Grau de Jurisdição do Estado do Paraná e da Secretaria do TJPR.B. As receitas do Fundo da Justiça, exceto as oriundas do Tesouro Geral do Estado, não integram o percentual fixado, para o Poder Judiciário, na Lei de Diretrizes Orçamentárias.C. O Fundo de Reequipamento do Poder Judiciário tem por finalidade suprir o Poder Judiciário Estadual com os recursos financeiros necessários para fazer frente às despesas, tais como a aquisição, construção, ampliação e reforma dos edifícios forenses e outros imóveis destinados ao Poder Judiciário.

D. O Fundo de Reequipamento do Poder Judiciário será administrado pelo Presidente do Tribunal de Justiça.

41 - O Código de Normas da Corregedoria-Geral da Justiça, também denominado Código de Normas ou CN, consolida as normas procedimentais já existentes, constantes de diversos Provimentos e outros atos normativos. Sobre o CN, assinale a alternativa incorreta.

A. Circular é o ato de providência interna e circunscrita ao plano administrativo da Corregedoria-Geral da Justiça e ordem de serviço é o instrumento em que se divulga matéria normativa ou administrativa, para conhecimento geral.B. A norma específica do Código é designada pela sigla CN, seguida de até cinco grupos de algarismos: o primeiro corresponde ao capítulo; o segundo, à seção; o terceiro, à norma propriamente dita; o quarto, à subnorma; e o quinto, ao subitem.C. Provimento é o ato de caráter normativo com a finalidade de esclarecer e orientar a execução dos serviços judiciais e extrajudiciais em geral. Quando for emanado para alterar o Código de Normas, deverá ser redigido de tal forma a indicar expressamente a norma alterada, a fim de preservar a sistematização e a numeração existente. Portaria é o ato de natureza geral objetivando aplicar, em casos concretos, os dispositivos legais atinentes à atividade funcional dos magistrados, serventuários e funcionários da justiça.D. Instrução é o ato de caráter complementar, com o objetivo de orientar a execução de serviço judiciário específico.

42 - Das alternativas abaixo, qual não se enquadra no Regimento Interno do TJPR:

A. Ao Tribunal compete o tratamento de “Egrégio”, seus integrantes têm o título de “Desembargador”, recebem o tratamento de “Excelência” e usarão, nas sessões públicas, vestes talares.B. O Presidente, o 1º Vice-Presidente, o 2º Vice-Presidente, o Corregedor-Geral e o Corregedor não integrarão a distribuição de processos de competência do Órgão Especial.C. A cúpula diretiva do Tribunal de Justiça é composta pelo Presidente, 1º e 2º Vice-Presidentes, Corregedor-Geral da Justiça, Corregedor e mais três desembargadores.D. O Presidente do Tribunal terá, nas sessões, assento especial ao centro da mesa; à direita, assentar-se-á o Procurador-Geral de Justiça, e, à esquerda, o Corregedor-Geral da Justiça.

43 - É CORRETO afirmar:

A. A Federação é uma forma de governo na qual há uma nítida separação de competências entre as esferas estaduais, dotadas de autonomia, e o poder público central, denominado União.B. A ação popular pode ser acionada por cidadãos que pretendam questionar violações ao princípio da moralidade administrativa perante o Poder Judiciário.C. Somente o brasileiro nato possui legitimação constitucional para propositura de ação popular, desde que esteja em dia com seus deveres políticos.D. Ao tratar dos direitos e garantias fundamentais, a CF dispõe expressamente que é assegurado a todos o acesso à informação, vedado o sigilo da fonte, mesmo quando necessário ao exercício profissional.

44 - É de competência exclusiva do Congresso Nacional resolver definitivamente sobre tratados internacionais. A respeito do tema, marque a assertiva CORRETA:

A. A EC 45/2004 inseriu na CF um dispositivo definindo que os tratados e as convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados no Congresso Nacional com quórum e procedimento idênticos aos de aprovação de lei complementar serão equivalentes às emendas constitucionais.B. Compete privativamente ao Presidente da República celebrar tratados internacionais, sujeitos a referendo do Senado Federal.C. Caso o Brasil celebre um tratado internacional limitando substancialmente o direito à propriedade, após serem cumpridas todas as formalidades para sua ratificação e integração ao ordenamento pátrio, o Congresso Nacional poderá adotar o procedimento especial para fazer com que esse tratado seja recebido com “status” de emenda constitucional.D. Caso o tratado internacional sobre direitos humanos seja incorporado ao ordenamento jurídico brasileiro pelo rito ordinário, terá ele “status” supralegal, isto é, ocupará uma posição hierárquica abaixo da Constituição Federal, mas acima da legislação interna.

45 - A respeito das intimações, assinale a alternativa incorreta:

A. Intimação é o ato pelo qual se dá ciência a alguém dos atos e dos termos do processo.B. É totalmente vedado ao advogado promover a intimação do advogado da outra parte.C. A intimação da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e de suas respectivas autarquias e fundações de direito público será realizada perante o órgão de Advocacia Pública responsável por sua representação judicial.D. As intimações realizam-se, sempre que possível, por meio eletrônico, na forma da lei. Quando não realizadas por meio eletrônico, consideram-se feitas as intimações pela publicação dos atos no órgão oficial.

46 - A respeito das nulidades, assinale a alternativa incorreta:

A. Quando a lei prescrever determinada forma sob pena de nulidade, a decretação desta não pode ser requerida pela parte que lhe deu causa.B. Quando a lei prescrever determinada forma, o juiz considerará válido o ato se, realizado de outro modo, lhe alcançar a finalidade.C. A nulidade dos atos deve ser alegada na primeira oportunidade em que couber à parte falar nos autos, sob pena de prescrição, salvo às nulidades que o juiz deva decretar de ofício, nem prevalece a prescrição provando a parte legítimo impedimento.D. É nulo o processo quando o membro do Ministério Público não for intimado a acompanhar o feito em que deva intervir. Se o processo tiver tramitado sem conhecimento do membro do Ministério Público, o juiz invalidará os atos praticados a partir do momento em que ele deveria ter sido intimado. A nulidade só pode ser decretada após a intimação do Ministério Público, que se manifestará sobre a existência ou a inexistência de prejuízo.

47 - Com relação às emendas constitucionais na Constituição do Estado do Paraná, a Constituição poderá ser emendada mediante proposta:I - de um terço, no mínimo, dos membros da Assembleia Legislativa;II - do Governador do Estado;III- do Prefeito da Capital;IV- de mais da metade das Câmaras Municipais do Estado, manifestando-se cada uma delas pela maioria relativa de seus membros.V - de um terço das Câmaras Municipais do Estado, manifestando-se cada uma delas pela maioria relativa de seus membros.

A. Somente I e II estão corretas;B. Somente I e IV estão corretas;C. Somente I, II,e IV estão corretas;D. Somente I, II e V estão corretas.

48 - A Constituição do Estado do Paraná, prevê expressamente a iniciativa popular de lei estadual e municipal. Com relação ao tema, julgue os itens subseqüentes:

I. A iniciativa popular de lei estadual, pode ser exercida desde que haja no mínimo, um por cento do eleitorado estadual, distribuído em pelo menos cinqüenta Municípios, com um por cento de eleitores inscritos em cada um deles.II. A iniciativa popular de interesse específico do Município, da cidade ou de bairros, pode ser exercida desde que haja no mínimo, um por cento do eleitorado do município.III. A iniciativa popular de lei estadual, pode ser exercida desde que haja no mínimo, um por cento do eleitorado estadual, distribuído em pelo menos cinco Municípios, com cinco por cento de eleitores inscritos em cada um deles.IV. A iniciativa popular de interesse específico do Município, da cidade ou de bairros, pode ser exercida desde que haja no mínimo, cinco por cento do eleitorado do município.V. A iniciativa popular de lei estadual, pode ser exercida desde que haja no mínimo, cinco por cento do eleitorado estadual, distribuído em pelo menos cinqüenta Municípios, com um por cento de eleitores inscritos em cada um deles.

A. Somente I e II estão corretas;B. Somente I e IV estão corretas;

C. Somente IV e V estão corretas;D. Somente II e V estão corretas.49 - Sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei 8.069/1990, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente livre da presença de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes. ( ) Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais, salvo se as considerar injustas ou contrárias ao desenvolvimento da criança. ( ) A adoção, em causa própria ou por procuração, é medida excepcional e irrevogável, à qual se deve recorrer apenas quando esgotados os recursos de manutenção da criança ou adolescente na família natural ou extensa. ( ) A adoção será deferida quando apresentar reais vantagens para o adotando e fundar-se em motivos legítimos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

A. F – V – F – F. B. F – F – V – V. C. V – F – F – V. D. V – V – V – F.

50 - Em relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente, considere:

I. Considera-se ato infracional a conduta descrita como crime ou contravenção penal. II. São penal e civilmente imputáveis os menores de dezoito anos. III. A criança que vier a praticar ato infracional, estará sujeita, dentre outras medidas, a advertência e a liberdade assistida. IV. O Conselho tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. V. O Promotor de Justiça da Infância e da Juventude, desde que autorizado pelo juiz competente, poderá ter acesso ao local de internação de criança e de adolescente.

Está correto SOMENTE o que se afirma em:

A. I e IV. B. II e III.C. I, II e III.D. II, IV e V.E. III, IV e V.

INFORMÁTICA

51 - No Microsoft Excel 2003, que ferramenta permite a cópia da formatação de uma célula para outra ou de um intervalo para outro?

A. Pesquisa

B. FiltroC. ClassificaçãoD. Pincel

52 - No WORD 2007, para colocar uma lista em ordem alfabética, é necessário, na guia:

A. Início, no grupo Parágrafo, selecionar o botão referente a Marcadores

B. Início, no grupo Parágrafo, selecionar o botão referente a ClassificarC. Inserir, no grupo Texto, clicar em Letra Capitular.D. Revisão, no grupo Revisão de Texto, selecionar Ortografia e Gramática.

53 - Qual atalho de teclado é utilizado, no Internet Explorer 11, para Navegação InPrivate?

A. Ctrl+Tab. B. Ctrl+Shift+P. C. Ctrl+Shift+N. D. Ctrl+Shift+A.

54 - No LibreOffice (versão que substituiu o BrOffice) 4.4 Writer, qual a funcionalidade do botão com o símbolo Ω?

A. Mostra caracteres não imprimíveis. B. Insere caracteres especiais.C. Insere uma caixa de texto. D. Executa uma macro.

55 - Sobre o Windows 10, assinale a alternativa incorreta:

A. O Windows 10 possui uma versão chamada Windows 10 IoT Core que pode ser utilizada apenas em dispositivos móveis.B. Para adicionar as Bibliotecas no Explorador de Arquivos, selecione a guia Exibição > Painel de navegação > Mostrar bibliotecas.C. O Windows Hello requer uma câmera infravermelha iluminada especializada para o reconhecimento facial ou a detecção de íris, ou um leitor de impressão digital.D. Quando o Explorador de Arquivos for aberto, o usuário encontrará o Acesso rápido. As pastas usadas com frequência e os arquivos usados recentemente ficam listados ali. Você também pode fixar uma pasta ao Acesso rápido clicando nela com o botão direito do mouse e selecionando Fixar no Acesso rápido.

ATUALIDADES56 - Leia a matéria da Exame do dia 03/12/2015:

“Brasília - O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, acolheu, no final da tarde de hoje, o pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. A decisão acontece algumas horas depois que a bancada do PT na Câmara optou por votar em favor do prosseguimento do processo de cassação do mandato de Eduardo Cunha, que é acusado de quebra de decoro parlamentar por supostamente mentir na CPI da Petrobras sobre a titularidade de contas na Suíça. O peemedebista nega, contudo, que o acolhimento do processo de impeachment seja motivado por razões políticas. Segundo ele, o parecer técnico foi concluído no último sábado. “Não há condições para postergar mais”, afirmou o presidente da Câmara. “Não tenho nenhuma felicidade de praticar esse ato. A decisão é de muita reflexão e de muita dificuldade”. Em resposta, a presidente Dilma Rousseff partiu para o ataque em pronunciamento por volta das 20h30 de hoje. “Não paira contra mim nenhuma suspeita de desvio de dinheiro público, não possuo conta no exterior”, disse em clara referência às suspeitas que pairam contra Eduardo Cunha.”

Sobre os recentes episódios políticos que culminaram no Impeachment da ex presidente Dilma Rousseff assinale a alternativa correta:

A. Com o impeachment da ex presidente quem assumiu a presidência do Brasil foi o segundo colocado nas eleições de 2014, Michel Temer, conforme assegura a Constituição vigente.B. Essa é a primeira vez que um presidente eleito por votação direta sofre processo de impeachment no Brasil.C. Eduardo Cunha acolheu todas denúncias por crime de responsabilidade contra Dilma que estavam protocoladas no Congresso Nacional. A partir disso, as denúncias passaram a ser analisadas por uma comissão especial capitaneada pelos juristas: Hélio Bicudo, Miguel Reale Júnior e Janaína Paschoal.D. As acusações contra Dilma eram principalmente sobre a emissão de seis decretos de crédito suplementar em 2015 e as chamadas pedaladas fiscais, que consistem em operações de crédito consideradas irregulares.

57 - O Brasil em 2020

Será, é claro, um Brasil diferente sob vários aspectos. A maior parte deles, imprevisível. Uma década é um período longo o suficiente para derrubar certezas absolutas (ninguém prediz uma Revolução Francesa, uma queda do Muro de Berlim ou um ataque às torres gêmeas de Nova York). Mas é também um período de maturação dos grandes fenômenos incipientes — dez anos antes da popularização da internet já era possível imaginar como ela mudaria o mundo. Da mesma forma, fenômenos detectáveis hoje terão seus efeitos mais fortes a partir de 2020. David Cohen, Revista Época, 25/05/2009

Com base no enunciado, observe as afirmações abaixo, assinalando V (verdadeiro) ou F (falso).

( ) A diminuição da fecundidade no Brasil deve-se às transformações econômicas e sociais que se acentuaram na primeira metade do século XX devido à intensa necessidade de mão de obra no campo, inclusive de mulheres, fato este que elevou o país ao patamar de agrário-exportador.( ) Devido à mudança do papel social da mulher do século XX, ela deixa de viver, exclusivamente, no núcleo familiar, ingressando no mercado de trabalho e passando a ter acesso ao planejamento familiar e a métodos contraceptivos. Esses aspectos, conjugados, explicam a diminuição vertiginosa das taxas de fecundidade no Brasil.( ) As quedas nas taxas de natalidade de um país levam, ao longo do tempo, ao envelhecimento da população (realidade da maioria dos países desenvolvidos). Neste sentido, verifica-se uma forte tendência a um mercado de trabalho menos competitivo e exigente, demandando menos custos do Estado com os aspectos sociais.Dessa forma, a sequência correta, de cima para baixo é:

A. V V V B. F V V C. V V F D. F V F

58 - A economia brasileira encolheu 3,8% em 2015 na comparação com 2014, segundo os dados do PIB (Produto Interno Bruto) divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Essa é a maior queda desde que a atual pesquisa do IBGE começou a ser feita, em 1996. Se forem considerados os dados anteriores do PIB, que começam em 1948, é o pior resultado em 25 anos, desde 1990 (-4,3%), quando Fernando Collor de Mello assumiu o governo e decretou o confisco da poupança. Em 2014, a economia havia apresentado leve alta de 0,1%. Em valores correntes, o PIB de 2015 ficou em R$ 5,9 trilhões. O PIB per capita ficou em R$ 28.876 em 2015, com queda de 4,6% em relação ao ano anterior.

Fonte: UOL economia, 03/03/2016. Disponível em: http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2016/03/03/pib-2015.htm.

A exceção ao cenário posto da economia brasileira foi o setor:

A. Agropecuário: crescimento de 1,8%. B. Industrial: crescimento de 6,2%. C. Serviços: crescimento de 2,7%. D. Comércio: crescimento de 8,9%.

59 - A comunidade regional se mobiliza em torno do projeto de lei nº 527/2016, em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que altera os limites da área de proteção ambiental da chamada Escarpa Devoniana, que atualmente abrange 392 mil hectares, compreendendo 12 municípios dos Campos Gerais.

Na sexta-feira, às 9h, no Cine Teatro Ópera, está programada uma audiência pública para debater o tema. A realização atende a proposição dos deputados Plauto Miró Guimarães, 1º secretário da Alep; Rasca Rodrigues, presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais; Pedro Lupion, presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e Péricles de Mello, presidente da Comissão de Cultura.

O PL 527/2016 é de autoria dos deputados Plauto Miró Guimarães, Ademar Traiano (presidente do Legislativo) e Luiz Claudio Romanelli (líder do Governo). Criada pelo Decreto 1.231/92, a APA da Escarpa Devoniana abriga patrimônios naturais como o Parque Vila Velha, o Cânion Guartelá e o Buraco do Padre, entre outros sítios arqueológicos, rios e córregos. Na sua extensão abrange os municípios da Lapa, Castro, Balsa Nova, Sengés, Jaguariaíva, Piraí do Sul, Tibagi, Carambeí, Ponta Grossa, Palmeira, Campo Largo e Porto Amazonas. Fonte: http://portal.uepg.br/noticias.php?id=10383

A ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico. De acordo com o conceito de Desenvolvimento Sustentável considera-se que:

A. O meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável.B. Os países subdesenvolvidos são os únicos que praticam esta ideia, pois, por sua baixa industrialização, preservam melhor o seu meio ambiente do que os países ricos.C. Ocorre uma oposição entre desenvolvimento e proteção ao meio ambiente e, portanto, é inevitável que os riscos ambientais sustentem o crescimento econômico dos povos.D. Deve-se buscar uma forma de progresso socioeconômico que não comprometa o meio ambiente sem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos nele disponíveis.

60 - Analise a charge abaixo:

Tendo em vista o que a charge pretende expressar e a data de sua publicação, dentre as legendas propostas abaixo, a mais adequada para essa charge é:

A. Vitória de Donald Trump nas últimas eleições norte-americanas e morte de Fidel Castro, episódios que podem explicar a possível reaproximação dos dois países. B. Devolução aos cubanos da área ocupada pelos EUA em Guantánamo. C. Fim do embargo das exportações petrolíferas cubanas. D. Retomada das relações diplomáticas entre os EUA e Cuba.

QUESTÃO DISCURSIVA 01PROPOSTA

Considere os textos a seguir para produzir seu texto.

EUA diz que prioridade na Síria é encerrar guerra e não derrubar AssadEmbaixadora do país na ONU diz que EUA 'escolhem suas batalhas'. Em visita à Turquia, secretário de Estado americano diz que destino de Assad

deve ser definido por sírios.

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Nikki Haley, afirmou nesta quinta (30) que a prioridade de seu país na Síria é encerrar a guerra civil e não tirar o presidente Bashar al-Assad do poder.

“Escolhemos nossas batalhas”, disse Haley à imprensa. “E quando vemos isso (a situação na Síria) se trata de mudar as prioridades e nossa prioridade já não é focar a retirada de Assad”.

Também nesta quinta, em visita à Turquia, o secretário de Estado americano, Rex Tillerson, afirmou que o futuro do presidente sírio Bashar al-Assad "será decidido pelo povo sírio", no primeiro posicionamento público do novo governo dos Estados Unidos a este respeito.

"O futuro do presidente Assad, a longo prazo, será decidido pelo povo sírio", declarou Tillerson durante uma coletiva de imprensa em Ancara com seu colega turco Mevlüt Cavusoglu.

Rex Tillerson iniciou nesta quinta sua primeira visita a Turquia, que pretende estabelecer boas relações com o governo de Donald Trump apesar das persistentes divergências a respeito da Síria.

Até o presente momento, a administração Trump não havia dados sinais concretos sobre seu envolvimento nos esforços diplomáticos para resolver o conflito que devasta a Síria há seis anos e que já fez mais de 310 mil mortos.

A guerra também fez mais de 5 milhões de refugiados, segundo dados atualizados pelo Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur).

O número de refugiados fugindo da Síria acelerou no início do ano, atingindo 5.018.167 até 23 de março, de acordo com as estatísticas compiladas pelo Acnur.

Tillerson, a principal autoridade americana a viajar para a Turquia desde que Donald Trump chegou à Casa Branca em janeiro, se reuniu durante a manhã com o primeiro-ministro Binali Yildirim em Ancara, antes de um encontro com o presidente turco Recep Tayyip Erdogan.

A oposição síria exige a saída de Assad, assim como o fez por muito tempo a administração de Barack Obama.http://g1.globo.com/mundo/noticia/eua-diz-que-prioridade-na-siria-e-encerrar-guerra-e-nao-derrubar-assad.ghtml; Acesso em

30/03/2017

Vida compartilhadaSite especial aborda importância do convívio social para o bem-estar desde a infância até a velhice

Há evidências científicas de que cultivar relacionamentos faz bem para a saúde

A sociabilidade constitui o ser humano do início ao fim de sua vida. Relacionar-se com outras pessoas é uma necessidade constante para o bem-estar psíquico e também físico. A solidão adoece. O encontro enriquece. A vida em grupo possibilita crescimento, aponta oportunidades, consola nos momentos difíceis. Mas nem sempre a convivência é simples.

Conviver é o desafio de encontrar harmonia nas relações, equilibrando planos compartilhados com visões de mundo diferenciadas. Nesse aprendizado diário, momentos de alegria se alternam com pequenas discussões, que às vezes abalam o relacionamento com a família, com os amigos, com o companheiro ou companheira. Apesar dos altos e baixos nas relações interpessoais, o ser humano precisa do contato com o outro para viver bem.

— O indivíduo isolado não existe, mesmo quando estamos sós os outros nos acompanham internamente — diz a psicóloga Nelma Aragon, diretora do Instituto de Psicologia Social Pichon-Rivière.

A construção desses laços sociais começa desde o nascimento, quando mãe e bebê estabelecem os primeiros vínculos. Depois, cada etapa vai constituindo novas redes de relações: o ambiente escolar, as tribos da adolescência, os colegas da faculdade, o casal, os grupos de terceira idade.

— A sociabilidade nos constitui por toda a vida, é assim que se aprende a confiar em si mesmo e não temer o mundo — ensina Nelma.

A satisfação com as relações interpessoais é determinante para o bem-estar, pois permeia a vida humana em todas as suas fases.

http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2012/09/site-especial-aborda-importancia-do-convivio-social-para-o-bem-estar-desde-a-infancia-ate-a-velhice-3900328.html Acesso em 30/03/2017

http://www.portalodia.com/blogs/jotaa/charge-opinioes-contrarias-geram-violencia-entre-brasileiros-234411.html Acesso em 30/03/2017

A partir das informações apresentadas, escreva um texto posicionando-se sobre a importância da tolerância nas relações sociais.

Seu texto deverá:

1) Ser necessariamente argumentativo.2) Explicar a crítica feita pelo autor da charge/cartum, explorando a relação da ilustração com a temática do texto.3) Apresentar uma proposta de valorização da tolerância.4) Utilizar, no mínimo, 12, e, no máximo, 15 linhas.

Jota A

RASCUNHO:

LIMITE MÍNIMO

NOME:__________________________________________________________________(legível)

TELEFONE:_______________________________________(legível)

GABARITO DE REDAÇÃO – ENTREGAR PARA A CORREÇÃO

LIMITE MÍNIMO