w quinzenal w 14 de janeiro de 2010 w director: … · o ano não começou bem na orla costeira do...

16
notícias de gaia 14.jan.10 ANO XXIV — N.º 470 QUINZENAL 14 DE JANEIRO DE 2010 DIRECTOR: PAULO JORGE SOUSA 0,25 EUROS Nem a chuva impediu o São Gonçalo págs 6 a 9 'CALE-se' arranca já no sábado Novo hospital vai a concurso em Fevereiro pág. 5 pág. 3 Manuel Violas dá nome à VL6 pág. 2

Upload: hoanghuong

Post on 26-Nov-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

notícias de gaia14.jan.10

ANO XXIV — N.º 470 w QUINZENAL w 14 DE JANEIRO DE 2010 w DIRECTOR: PAULO JORGE SOUSA w 0,25 EUROS

Nem a chuva impediuo São Gonçalo págs 6 a 9

'CALE-se'arranca jáno sábado

Novo hospitalvai a

concurso emFevereiro

pág. 5pág. 3

ManuelViolas dá

nome à VL6pág. 2

notícias de gaia14.jan.10

pág. 2

ficha técnica

Nº de Registo: I.C.S. 111060sede, redacção,administraçãoav. república, 1711 s/l esq.tras.

4430-206 vn gaiatels.: 223 700 574/6

fax: 223 700 [email protected]

noticiasdegaia.wordpress.comtiragem média: 5000 exemplares

entidade proprietária e

editor: pressing -empresa jornalística comunicação

e imagem, unipessoal [email protected]

departamento comercial:Lídia Oliveira e M. Sousa

fotocomposição: pressing

director: Paulo Jorge Sousadirectores honorários:Fernando Sousa eProf. Artur Villares

chefe redacção:Tânia Tavares CP [email protected]

redacção:Jorge Freitas (CE 202)Luís Morais Ferreira (CP 7349)Paulo Jorge Sousa (CP 4279)[email protected]

estagiária: Patrícia Correia

colaboradores:Ademar Costa; André Soares;Ariana Ferreira; Carlos FilipeRodrigues (CR 362); CelesteDomingues; Cláudia Oliveira;Cristina Silva; Danyel Guerra (CP803); Elisete Marques; ErmelindaMendes; Humberto Pinho daSilva; Isabel Andrade Monteiro;Joaquim Oliveira; Jorge Amaral;José Barreto; José DuarteAmaral; Leonardo Júnior; LúciaPereira (CP 6958); ManuelCarvalho; Manuel Barbedo; MariaGraça Almeida; Mário Frota; MartaPereira; Miguel Ângelo Luis; NilceCosta; Nuno Filipe; Olga Pinto;Paulo Tavares; Raul Martins;Vasco Silva Paulo.

nota: os conteúdos dos artigos deopinião são responsabilidade de

quem os assina

Apesar de estar aberta ao trânsitohá já algum tempo, a VL6 foiinaugurada no segundo dia desteano e baptizada com o nome AvenidaManuel Violas. A nova via situa-se nafreguesia de S. Félix da Marinha e temcomo objectivo dar o devido acessoao recente Parque Tecnológico local.

Com uma extensão de 600metros, o investimento aqui aplicadopelo município fixou-se nos 2,5milhões de euros, cerca de metadedo "valor aplicado na zona Sul doconcelho (5 milhões de euros)",observou o presidente da autarquia.

Luís Filipe Menezes fez-seacompanhar por Manuel Violas,figura de renome no concelho deEspinho, fruto do Casino, mastambém com laços a Gaia, derivadodo facto de o Hotel Solverde localizar-se em S. Félix da Marinha e de afábrica têxtil Cotesi manter-se em

VL6 baptizada AvenidaManuel Violas

Empresário dá nome à novavia de acesso ao ParqueTecnológico de S. Félix daMarinha

Grijó. "Manuel Violas é uma pessoaligada ao empreendedorismo, aoemprego e à preocupação social",justificou Menezes.

"É uma honra receber estadistinção. Quando foi inaugurado ohotel, este local era como se fosse aterra de ninguém. Desde queMenezes veio para Gaia, esteconcelho conheceu um grande

desenvolvimento e tornou-se um lo-cal aprazível para se viver",agradeceu o empresáriohomenageado.

No evento marcaram aindapresença o presidente da junta local,Joaquim Almeida, e o vice-presidenteda câmara, Marco António Costa,mentor da fixação de empresas combase tecnológica num só pólo.

Início do ano foi macabro nas praiasCerca de 500 quilos de polvo, um golfinho e outras espécies marítimas apareceram mortos naorla costeira

O ano não começou bem na orla costeira do concelho. Primeiro foram os cerca de 500 quilos de polvo queapareceram nas areias entre as praias de Valadares e Canidelo-Sul e depois foi o caso do golfinho morto que chegouà Granja.

Os animais foram recolhidos pela Águas de Gaia, ficando alguns deles à disposição para análise, de forma a seapurarem as causas do sucedido. Mau estado do mar, factores biológicos ou mão humana são as possibilidadesmais avançadas.

Além disto, destaque para o facto de, na mesma altura, terem também dado à costa outros peixes e estrelas-do-mar mortos. Todavia, tudo indica que os casos não estão interligados, restando agora uma última palavra para asentidades ambientais que estudam o cenário macabro de arranque de 2010 nas praias de Gaia.

notícias de gaia14.jan.10

pág. 3

'CALE-se' arranca denovo em Canidelo

O único festival deteatro com caráctercompetitivo organizadoem Portugal por umgrupo de teatro nãoprofissional - o CaleEstúdio Teatro - arrancano próximo dia 16, edecorre aos sábados até20 de Março, na sala daAssociação Recreativade Canidelo, comespectáculos às 22horas.

O actor NicolauBreyner é o patrono daquarta edição do festival,a quem a organizaçãoprestará umahomenagem pelo seutrabalho e dedicação aoteatro em Portugal, àsemelhança do que feznas edições anteriorescom Ruy de Carvalho,Adelaide João e deMargarida Carpinteiro.

A novidade para 2010é o facto do festival'CALE-se' ter aberto a

FestivalInternacional deTeatro abre a 16 deJaneiro com apresença deNicolau Breyner,patrono da quartaedição do certame

possibilidade de participação de grupos de teatrooriundos dos países da União Europeia e depaíses de língua oficial portuguesa. Da lista deespectáculos inscritos, 12 são produções degrupos estrangeiros, nomeadamente, de Espanha,França, Bélgica, Malta, Polónia, Geórgia e Brasil,das quais foi seleccionado o espectáculo 'UbúRey', da Companhia Cerrado por Obra, de Sevilha(Espanha), que fará a representação no dia 27 deFevereiro.

Mas o festival arranca já dia 16, com a comédia'Henrique V', pelo Loucomotiva - Grupo de Teatrode Taveiro, grupo vencedor do Prémio de MelhorEspectáculo na edição do ano passado. No dia23, segue-se o Teatro Experimental de Mortágua,

com a obra de Bernardo Santareno 'O Pecado deJoão Agonia'; a 30 de Janeiro, é apresentada 'Casade Penhores', pelo Váatão Teatro de CasteloBranco.

Em Fevereiro, haverá mais três espectáculos:a 6, 'O Dia Seguinte', obra de Luiz Francisco Rebello,pelo Grupo de Teatro Renascer; após uma semanade intervalo, o 'CALE-se' regressa a 20 de Fevereirocom o Estaca Zero Teatro para apresentar 'Alba',numa adaptação do texto de Federico García Lorca;no dia 27, é a vez do espectáculo 'Ubú Rey', dogrupo espanhol Cerrado por Obra.

O festival segue em Março com o Animateatro,do Seixal, a representar no dia 6 'Paz Mundial', e a13, o Grupo Cénico da SOIR - Joaquim António deAguiar, de Évora, leva à cena a comédia de WilliamShakespeare 'Sonho de uma noite de Verão'; esteserá o último espectáculo a concurso do 'CALE-se4', que encerra no dia 20 de Março, com aapresentação do espectáculo 'Trilhos d'Oiro', acargo do Opsis em Metamorphose, grupo quevenceu a edição de 2008.

Este espectáculo antecede a cerimónia deentrega dos 'Prémios Cale', troféus que visamdistinguir as melhores prestações nas váriascategorias a concurso, segundo a avaliação dojúri, composto, este ano, por Salvador Santos(administrador do Teatro Nacional S. João), ClaraNogueira (actriz profissional) e Cândido Xavier (di-rector do festival).

Direcção doTEP sofremudanças

O presidente da Direcção do Teatro Experimen-tal do Porto (TEP) e director da companhia

Mesmo a calharSeguindo a sua estratégia fracturante, o

governo, pela voz do próprio Primeiro, deu maisum passo na demolição das estruturastradicionais da sociedade, ao propor e fazeraprovar um projecto de lei em que reconhece apessoas do mesmo sexo a figura docasamento.

Aborto, divórcio sem culpa, casamento parapessoas do mesmo sexo, redefinição doconceito de família, esta agenda do actual PS,com o beneplácito da esquerda comunista e daextrema-esquerda maoista-trotskista, e ocompadrio indelével dos nossos media, tem umúnico objectivo, demolir pela lei o que não seconsegue pela ideologia.

Claro, que isto é apenas o início, falta sabero seguimento que esta aventura de engenhariasocial pós-moderna vai ter, até finalmente serou não promulgada pelo Presidente. Até lá, vai-se alegrando uma minoria activista queconseguiu para já impor a sua opiniãominoritária a uma maioria tristementesilenciosa. Um triste país de novelas, futebol efado, aparolado e distraído. Bom augúrio,mesmo a calhar para iniciar a comemoraçãodo centenário da República!

Artur Villares

Editorialeditorial

profissional passoutambém a assumir asfunções de directorartístico. A entrada emvigor do recente cargode Júlio Gago arrancouno início do ano, com asaída de NorbertoBarroca.

Ainda no que dizrespeito às mudançasna Direcção doTEP, nota para anova directoraplástica, a actrize encenadoraSusana Sá, quesucede a MárioDias Garcia.

P a r aterminar, restadizer queA u r e l i a n oCapelo Veloso,presidente doConselho Fiscaldo TEP entre 1991 e 2009, foi nomeado sóciohonorário da instituição e que Oliveira Santos é onovo vogal da Direcção.

De referir que este ano a programação do TEPdará destaque ao ciclo de homenagens a AntónioPedro, primeiro director artístico da companhia,entre 1953-1961.

notícias de gaia14.jan.10

pág. 4

No dia 11 de Dezembro de 2009,a JSD/Gaia realizou o tradicionaljantar de Natal, desta vez norestaurante Tremelinho. Jantar deconvívio entre militantes esimpatizantes da JSD de Gaia queteve como prato principal a boadisposição e a solidariedade.

De facto este encontro teve comocausa maior a recolha de alimentospara doar a uma Instituição deSolidariedade Social do concelho. AJSD/Gaia pretendeu e conseguiucom esta iniciativa dar o exemplo decomo "um pouco de cada um de nóspode e faz uma grande diferença paramuitos".

Vertente solidária do jantar queteve grande adesão por parte detodos os presentes. De facto, mesmoquem não pode estar presente nojantar fez questão de enviar alimentose assim ajudar a JSD/Gaia a ajudar.

JSD/Gaia solidáriaTambém compareceram neste

jantar de Natal, e contribuíram paraesta causa solidária, Rui Cardoso,em representação do líder distritalMarco António Costa e Luís Cirilo, ex-director de campanha da coligação"Gaia na Frente". Ambos seassociaram ao evento porconsiderarem de louvar este tipo deiniciativas que a JSD/Gaia tem vindoa realizar.

Os cerca de 850 quilos de arroz,massas, óleos, bolachas e frutossecos, entre outros produtos, foramentregues, no passado dia 28 deDezembro de 2009, na Instituição -Lar da protecção da Criança, emValadares.

A JSD/Gaia sempre pretendeupautar a sua actuação política narealização de iniciativas em prol dapopulação pois acredita que sóassim se consegue minimizar o

"fosso" existente entre os partidos eas populações.

Apesar da grande quantidade dealimentos recolhidos e da enormereceptividade e gratidão que teve porparte do Lar da Protecção da Criança,a JSD/Gaia pretende, para o próximoNatal, duplicar a quantidade, poisconsidera que toda a ajuda é poucapara auxiliar quem mais precisa.

Ricardo Bessa, presidente daJSD/Gaia destacou que "esta foi

iniciativa muito gratificante e quemostra que as organizações politicascomo agentes da nossa comunidadenão podem apenas se cingir ao seutrabalho político". O critério da escolhada instituição teve unicamente anecessidade evidenciada nestegénero de ajuda. "No futuro vamostentar realizar em várias alturas doAno porque não é só no Natal que aspessoas precisam", revelou o jovemsocial-democrata.

O Plano e Orçamento 2010 paraas empresas municipais é de 38,7milhões de euros. O documento foiapresentado pelo vice-presidente dacâmara nos últimos dias de 2009.

"Este ano vão ser reduzidas emcerca de 10% as transferências dedespesa corrente. Com istopretende-se que haja mais rigor epoupança em custos nãoreprodutivos", adiantou Marco AntónioCosta, acrescentando que 70% dovalor divulgado é garantido por fundospróprios das empresas.

Passando o discurso um poucopelas actividades de cada empresa,Marco António falou da Águas de Gaiae no congelamento dos tarifários noescalão 1 e no alargamento deoutros escalões, tendo em vista darresposta às famílias maisdesfavorecidas e com mais de quatroelementos. "Trata-se de umaimportante medida social que nãoquisemos deixar de salvaguardar",registou.

Sobre a Sociedade deReabilitação Urbana o destaquerecaiu no investimento de 1,8milhões de euros na criação de umfundo financeiro para aquisição debens imóveis no Centro Histórico, queserão depois reabilitados e vendidosa preços de mercado. "Neste localserá ainda criada uma linha de créditopara os proprietários poderemreabilitar os seus imóveis e

Empresas municipais comorçamento de 38 milhões

Câmara exige rigor e poupança, aguardando que se faça maiscom menos meios

pretendemos cobrir a Rua deGuilherme Gomes Fernandes",afiançou.

No que diz respeito à Gaianima,Marco António Costa confere queserão mantidos os 15 Centros deFormação Desportiva, duas EscolasMunicipais e que se pretendeconstruir campos de golfe, bemcomo realizar 17 provas desportivasde dimensão nacional.

Fazer mais com menosmeios

INOVA.Gaia, AMIgaia e Energaiamantêem o timbre de intervenção noplano económico e de apoio aoempreendedorismo. Neste tópico aautarquia espera que, em 2010,sejam formalizados o Portal doEmpreendedor e o Observatório Lo-cal de Estudos Económicos eSociais, que arranque o projecto"Finicia Eixo 2" (apoio a projectosempresariais em fase inicial comcapital de risco) e se execute areabilitação dos parques industriaisexistentes através da "Gaia Fénix In-dustria".

Por fim, a Gaiurb e o ParqueBiológico. Na primeira empresa oPlano e Orçamento prevê a apostana prestação de serviços externos deapoio a municípios portugueses eestrangeiros; sobre a segundaespera-se que continue a ser uma

entidade responsável na gestão detodos os espaços verdes, com ainauguração do Parque da PonteMaria Pia.

" As empresas municipais vão ter

de fazer mais com menos meios.Queremos fazer uma espécie degestão em holding do universo mu-nicipal", concluiu Marco AntónioCosta.

notícias de gaia14.jan.10

pág. 5

O NOVO

espaço

de GAIAO seu ESPAÇO de SEMPRE

Rua Soares dos Reis, 790 - 4400-314 Vila Nova de GaiaTel. 223 759 685 * Fax. 223 744 566

www.confeitariamontebranco.com * [email protected] Pádua Correia, 413 * 4400-238 Vila Nova de Gaia

Telefone: 22 375 12 64

Café Rio da Fonte

Rua Leote Rego 209 | 4400-001 VILA NOVA DE GAIATefefone: 223 794 686

SERVIÇO DE CAFÉ E SNACK-BARSALÃO DE JOGOS

Auto Reparadora das Devesas

Rua Conselheiro Veloso da Cruz 1654400-094 Vila Nova de GaiaTelefone/Fax: 223 798 828

De: Manuel Raúl Pires

Reparações Gerais em Multimarcas

O concurso público para a construção do novo Centro Hospitalar de Gaia/Espinho vai ser lançado já este Fevereiro. A novidade foi avançada pelosecretário de Estado da Saúde, a três dias do final do ano.

"O concurso arranca em Fevereiro e um dos motivos pelos quais tivemosde fazer mais estudos é que procurámos simplificar ao máximo os processos,eliminar os elementos redundantes e suprimir aqueles que eram poucovalorizados em termos de avaliação final", explicou Óscar Gaspar,acrescentando que "o Plano Funcional está já aprovado, faltando apenasconcluir o caderno de encargos".

Com o objectivo de servir cerca de 700 mil pessoas, o novo hospital teráaproximadamente uma área de 160 metros quadrados em Vilar do Andorinho(o triplo do hospital Santo António, no Porto), perto de 600 camas (a maioriaem quarto individual) e todas as especialidades, "incluindo radioterapia,hemodinâmica e as valências mais avançadas".

No que concerne a custos, prevê-se que o valor de construção ronde os190 milhões de euros, subindo a fasquia para os 250 ou 300 milhões com aaquisição de equipamento médico e informático. "Estes custos sãomeramente indicativos", até porque os "valores efectivos só serão conhecidosquando os documentos que suportam o lançamento do concurso públicoestiverem concluídos", observou o governante.

Concurso dohospital arranca

em FevereiroNova unidade de saúde servirá 700 mil pessoas, numa área160 metros quadrados, terá cerca de 600 camas e todas asespecialidades

Paços doConcelho assiste

ao cantar dasJaneiras

Tal como vem acontecendo de há alguns anos a esta parte, os Paços doConcelho assistiram ao cantar das Janeiras na tarde do Dia de Reis. Comoé habitual, coube às crianças do 1.º ciclo do concelho abrilhantar o momento,que teve na assistência o presidente da Assembleia Municipal de Gaia, CésarOliveira, as vereadoras Amélia Traça, Mercês Ferreira e Veneranda Carneiro ealguns funcionários da autarquia.

Indiferentes ao frio que se tem feito sentir nesta altura do ano, os maisnovos entoaram canções alusivas à quadra festiva, onde a boa disposição ea paz necessária foram os pontos altos do acto.

Resta dizer que no final da actuação as crianças foram brindadas com omerecido e necessário lanche.

notícias de gaia14.jan.10

pág. 6

R Soares Reis 104400-310 Vila Nova de Gaia

Telefone: 223 752 612

Café PinkServiço de Café

e Snack-Bar

Café Snack-BarBelo Ponto

Rua Marquês Sá Bandeira 2244400-217 Vila Nova de Gaia

Telf. 223 793 307 - Fax. 223 750 463

ALMOÇOS E JANTARESEspecialidades: Francesinhas

noticiasdegaia.wordpress.com

av. república, 1711s/l esq. tras.

4430-206 vn gaiatels.: 223 700 574/6

fax: 223 700 [email protected]

noticias de gaia

Depois das festividades de fimde Dezembro, o São Gonçalo é aprimeira romaria do ano. Acha quea adesão dos gaienses seria maiorse esta comemoração se fizessenoutra altura do ano?

Fernando Vieira (FV) - Consideroque não. A romaria do São Gonçalotem muitas tradições e segundo osescritos antigos terá começado naIdade Média, estando convencionadoque será sempre no primeiroDomingo a seguir ao dia 10 deJaneiro, dia religioso dedicado aoSão Gonçalo. O povo portuguêsnestas coisas é muito conservador.

Apesar de tudo, ao contrário doditado popular, considera que estatradição ainda é o que era?

FV - Desde que me conheçosempre foi uma romaria que moveumultidões, arrastando milhares depessoas das duas freguesiascentrais do Concelho - Santa Marinhae Mafamude - e também mesmodoutras freguesias que aproveitampara foliar. É possível que algumasnuances se tenham verificado, maso fervor é inabalável. As associações,quer os Mareantes, a ComissãoVelha da Rasa e a Comissão Novada Rasa, percorrem todas as ruasdas duas Freguesias, concentrando-se na Igreja de Mafamude. A únicasituação que alterou é que durantemuitos anos os feirantes juntavam-se ao longo da Avenida da Repúblicae hoje fazem-no nas ruas traseiras à

A romaria do São Gonçalo - a primeira a acontecer noano - tem o culminar junto ao adro da Igreja deMafamude. Todos os anos, dezenas de 'fieis', ou merosespectadores, se juntam para assistir à entrada da cabeça(de costas voltadas) no templo. Faça chuva. Faça sol. Ouneve… Nada os demove do momento principal.

Um dos seguidores da festa é o presidente da junta deMafamude. Fernando Vieira dá a sua visão da tradição…que, afinal, ainda é o que era!

"Vale a pena assistir àRomaria do São Gonçalo"

Igreja.

São Gonçalo e São Cristóvãosão os personagens de destaque.O amparo destes é disputado pelosMareantes do Rio Douro e membrosda Associação Recreativa e Cul-tural Velha da Rasa. Não acha quepor vezes se cometem excessosjunto à Igreja de Mafamude?

FV - Os excessos são própriosda vivência com que o povo dá aalguma rivalidade sadia que existeentre as associações. Os próprioscânticos são sinal disso mesmo "OSanto é Nosso", "E ele é Nosso" e "Ésó Nosso". No fundo é o povobrincando.

A particularidade de as imagenspassarem por várias ruas deMafamude e Santa Marinha, deentrarem de costas para o Altar ede o encerramento acontecersempre ao pôr-do-sol são algumasdas originalidades do evento. Quemais-valias da festa conseguedescrever para acrescentar àsreferidas?

FV - A mais-valia para esta festa éque o povo ocupa nelas um lugarimportante. São festas que nosavisam da chegada da Primavera oudo Ano Novo que começa; a romariafaz-se ao som de instrumentosarcaicos; são festas da cultura popu-lar e do culto da fertilidade eapelativas do acasalamento, edepois na igreja fazem-se votos e

dão-se voltas rituais. Vale a penaassistir à Romaria do São Gonçalo.

A Festa de São Gonçalodesenrola-se nas freguesias maisurbanas do município. Têm sidotomadas medidas para que cadavez mais gente participe?

FV - Sim. O Município já integrouesta Romaria no seu programa cul-tural. Da parte da Junta de Freguesiapara além do apoio logístico tambémcolaboramos financeiramente comas duas associações da nossaFreguesia. Como é lógico os doisÓrgãos Autárquicos fazem adivulgação necessária para manterviva esta tradição junto da população.

Esta romaria também serve paraque os participantes peçam desejosaos santos padroeiros, como porexemplo que o novo ano sedesenrole a preceito. Tendo comobase esta realidade popular, queanseios pessoais espera para2010?

FV - Os anseios pessoaisconcentram-se como é óbvio nasaúde, muito necessária para quecontinuemos por cá, mas tambémposso salientar os desejos deconcretizar as promessas que fiz àpopulação no último acto eleitoral,situação que não passará só pormim mas espero a ajuda da Câmarapara conseguir tais objectivos.

notícias de gaia14.jan.10

pág. 7

FUNERÁRIA HORA, LDA.

FuneraisTrasladações p/todo País e Estrangeiro

CremaçõesArtigos Religiosos

Serviço Permanente

SEDE: Coimbrões:

Telef. / Fax: 227 724 436Tml: 919 454 166RUA AUGUSTO GOMES, 72

4400-028 VILA NOVA DE GAIA

RESIDÊNCIA/ARMAZÉM:Rua Barão do Corvo, 67

4400-039 VILA NOVA DE GAIATelef. 223 704 245

FILIAL:Rua S. João, 89 - Canelas

Telef. 227 137 126

email: [email protected]

Depois das festividades de fimde Dezembro, o São Gonçalo é aprimeira romaria do ano. Acha quea adesão dos gaienses seria maiorse esta comemoração se fizessenoutra altura do ano?

Mário Dorminsky (MD) - De factonão sei. De qualquer forma a Festade S. Gonçalo, como tradição delongos anos em Gaia (e não só), teriaem qualquer data uma larga e activaparticipação da população.

Apesar de tudo, ao contrário doditado popular, considera que estatradição ainda é o que era?

MD - A Romaria de S. Gonçalo éuma festa pagã, muito embora omomento chave se concretize no in-terior da Igreja de Mafamude! Tal con-tinua a acontecer de forma fiel àtradição. O que foi alterando aospoucos e poucos foi a autênticainvasão de feirantes nas redondezasda Igreja.

São Gonçalo e São Cristóvãosão os personagens de destaque.

Café Snack-BarNovo Milénio

Travessa José Fontana 1184400-194 VILA NOVA DE GAIA

Telfs. 223 718 961

Serviço de café e Snack-bar - Pratos do DiaEspecialidades: Francesinhas, Cachorros

Especiais e outros à escolha

CafetariaVera Cruz

Rua Fernandes Anjos 7 - Candal4400-141 Vila Nova de Gaia

Telf./Fax: 223 711 589

Todo o tipo de cafetaria

CupertinoReparações

- Esquentadores- Cilindros- Autoclismos- Roturas- Desentupimentos

Porto - V.N. Gaia - Matosinhos´Telem. 967 089 741

As tradições são para sernaturalmente mantidas

Gere a cultura de Gaia ao cêntimo. Mas a aposta nastradições permanece quase inalterável. E o São Gonçaloé uma das romarias que o pelouro da Cultura continua aapostar e a divulgar.

Mário Dorminsky acredita na afectividade da populaçãona primeira festa do ano, seja celebrada em Janeiro ouem qualquer outro mês do ano. O vereador deixou-nos asua visão da romaria gaiense...

O amparo destes é disputado pelosMareantes do Rio Douro e membrosda Associação Recreativa e Cul-tural Velha da Rasa. Não acha quepor vezes se cometem excessosjunto à Igreja de Mafamude?

MD - Os excessos, para mimpassam mais pelas característicasda festa (as quase "corridas" à voltada igreja), mas sobretudo peloenorme número de curiosos que seaglomeram naquele espaço. Claroque já houve "excessos" mas isso éoutra história e tem a ver comrivalidades existentes há muitosanos…

A particularidade de as imagenspassarem por várias ruas deMafamude e Santa Marinha, deentrarem de costas para o Altar ede o encerramento acontecersempre ao pôr-do-sol são algumasdas originalidades do evento. Quemais-valias da festa conseguedescrever para acrescentar àsreferidas?

MD - Nada. As tradições são para

ser naturalmente mantidas.

A Festa de São Gonçalodesenrola-se nas freguesias maisurbanas do município. Têm sidotomadas medidas para que cadavez mais gente participe?

MD - Se por um lado é doconhecimento generalizado que estaFesta se realiza no segundoDomingo do mês de Janeiro temhavido, pelo menos nos meus doismandatos, uma promoção maisampla do evento sobretudo junto daComunicação Social e naturalmentenos meios promocionais doMunicípio, como é o caso da AgendaCultural de Gaia que este ano, lhe dá

de novo, destaque de capa.

Esta romaria também serve paraque os participantes peçam desejosaos santos padroeiros, como porexemplo que o novo ano sedesenrole a preceito. Tendo comobase esta realidade popular, queanseios pessoais espera para2010?

MD - Pessoais, alguns…Mas omais importante é que o "pesadelo"em que vivemos diariamente terminede vez, que Portugal seja um paísem que se consiga vislumbrar "umaluz ao fundo do túnel" e…saúde paratodos…já que em relação ao "resto"temos de esperar para ver…

notícias de gaia14.jan.10

centrais

Rua António Rodrigues da Rocha n.º 554400-025 Vila Nova de Gaia

Telf: 223 740 131 | Fax: 223 740 133Email: [email protected]

Apesar de, por exemplo, no concelho de Amarante a Festa de SãoGonçalo celebrar-se no mês de Junho, em Gaia tudo é diferente. A tradiçãosecular continua intacta e decorre nada mais que no primeiro domingo aseguir ao dia 10 de Janeiro. Ou seja, esta não é apenas a primeira festapopular do ano no município, mas também em Portugal.

Mafamude e Santa Marinha são as freguesias que assistem à romaria.A Igreja de Mafamude o epicentro e o culminar de toda a festividade,sempre quando o sol de põe, altura em que os fies rezam e pedem umnovo ano favorável. Associação Recreativa dos Mareantes do Rio Douro eComissões Velha e Nova da Rasa são as colectividades aderentes. Asimagens de São Gonçalo (padroeiro dos barqueiros do rio), São Cristóvão(padroeiro das gentes do mar) e um terceiro elemento que encarna afigura de São Roque estão em destaque, com as imagens a entrar e sair

Tradição secular da primeira festa popular do ano emGaia e no país mantém-se intacta. 'E ele é nosso' voltou-se a ouvir nas ruas de Mafamude e Santa Marinha

São Gonçaloainda é o que era...

de costas para o altar, circundado ainda em romaria pela igreja.Posto isto, a rivalidade entre as agremiações de Mafamude e Santa

Marinha é enorme. O ritual festivo tem de ser criteriosamente seguido,sob pena de se perder a posse e o papel assumido junto das imagensdos santos. Nada pode falhar.

Milhares são as pessoas que decidem participar no evento, a maioriadelas acompanhando as batidas dos bombos com cânticos de 'E ele énosso… e é, é, é!'. Nota ainda para o facto de em redor da Igreja deMafamude animação e convívio ser coisa que não falta, onde os habituaisfeirantes também não deixam de marcar presença e fazer negócio.

E porque esta festa tem origens seculares, ela comporta manifestaçõesreligiosas populares que remontam à Idade Média e outras de antes donascimento de Cristo. Aliás, no século XVIII a Festa de S. Gonçalo chegoumesmo a ser aproveitada para afirmar em Mafamude a antiga autonomiade Gaia face ao bairro de Vila Nova, que era administrado pela cidadevizinha do Porto. Mais: o cenário protagonizado pelos membros dosMareantes do Rio Douro consegue retratar os cortejos que o Batalhãocom o mesmo nome se notabilizou, em 1832, quando fez a defesa a D.Pedro IV que na altura de encontrava cercado no Porto.

Em suma, ao contrário do ditado popular, a Festa de São Gonçaloainda é o que era. E, pelo visto, é tradição que continuará a ser pormuitos e bons anos.

- CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS -

notícias de gaia14.jan.10

centrais

UTC TurismoDesde viagens de longo-curso, passando por visitas de estudo oupasseios escolares até muitos outros eventos, estamos preparadospara fornecer um óptimo serviço, com excelente qualidade.

A UTC investe continuamente na modernização da sua frota, colocandoà sua disposição autocarros com assistência e manutenção permanente,em oficina própria, dotados das mais modernas tecnologias, conforto equalidade, respondendo assim às necessidades de um mundo cada vezmais competitivo e exigente.

Pensando sempre na comodidade e segurança dos passageiros,dispomos de uma frota de modernos autocarros com lotações entre 18e 59 lugares, equipados com ar condicionado, wc, tv/vídeo/dvd, áudioindividual, estofos em couro, sistema GPS e cintos de segurança.

ContactoAv. Dr. Moreira de Sousa, 8054415-384 Carvalhostel. 227 860 780 | fax. 227 828 433email. [email protected] | www.utc.pt

ASSOCIAÇÃO RECREATIVA‘OS MAREANTES DO RIO DOURO’

Av. Diogo Leite, 42-46 * 4400-111 VNGaia - Telef. 223 752 586 - Fax 223 713 913 * Email: [email protected]

Festejos ao S. Gonçalo - Fundado no séc. XVIIConceituado Grupo de Bombos. Com actuações realizadas por todo o

território português e vários países da Europa, Ásia e América. Actuações em todo o género deeventos: publicitários, sociais, desportivos, festivos, etc.

Dão-se orçamentos para actuações.Situada na margem de Gaia do Rio Douro (beira-rio).

Freguesia de Santa Marinha.

Rua Luís de Camões, 5674430-135 Vila Nova de Gaia

[email protected]. 223 758 631Fax. 224 002 865

Pão Quente - Pastelaria

Cafetaria

Fabrico Próprio

Comissão Antiga da Rasa Comissão Nova da Rasa Mareantes Rio Douro

notícias de gaia14.jan.10

pág. 10

Em Fevereiro e Março, o TeatroExperimental do Porto levará à cenadois espectáculos, em dois teatrosde Vila Nova de Gaia: "Frei Luís deSousa", de Almeida Garrett, comencenação de Susana Sá, noAuditório Municipal de Gaia; e,"Felizmente Há Luar!", de Luís deSttau Monteiro, com encenação deNorberto Barroca, no 10º anoconsecutivo, no Auditório do CentroCultural e Social de Olival.

Com incidência nos programascurriculares do ensino, estas duaspeças serão transformadas emespectáculos que pretendem atingiros públicos escolares bem como opúblico em geral, traduzindo-se numaforte aposta do TEP, neste início doano de 2010.

"Frei Luís de Sousa"Clássico central do Teatro

Português, a obra de Almeida Garrettserá abordada pela terceira vez peloTEP, numa encenação diferente, eserá estreada no dia 11 de Fevereirode 2010, pelas 21h45M, no AuditórioMunicipal de Gaia. Foi já levada àcena pela companhia, comencenação de Mário Jacques (1978)e Acácio de Carvalho (1994).

A versão que estreia agora temencenação, figurinos e cenografia deSusana Sá, co-autoria da cenografiade Luís Baião e desenho de luz esonoplastia de Eduardo Brandão.Serão intérpretes Afonso de Melo(Manuel Sousa Coutinho), Fátima F

TEP estreia "Frei Luís de Sousa"e retoma "Felizmente há Luar"

(D. Madalena de Vilhena), JoaquimVieira (Romeiro), José Cruz (TelmoPais), Rita Machado (D. Maria deNoronha) e Rui Pena (Frei JorgeCoutinho).

Sempre no Auditório Municipal deGaia, "Frei Luís de Sousa", após aestreia, será apresentado de quartaa sexta-feira, em duasrepresentações diárias, às 10h e às15h, aos sábados, às 21h45, e, aosdomingos, às 16h, até 28 de Março.

"Felizmente Há Luar!"Estreado em 11 de Janeiro de

2001 (há precisamente 9 anos),"Felizmente Há Luar!", de Luís deSttau Monteiro, com encenação deNorberto Barroca, transformou-se noespectáculo do TEP que maiornúmero de representações teve nos56 anos da companhia.

Nos 9 anos anteriores, efectuou491 representações a que assistirammais de 153 mil espectadores, numamédia de 312 por sessão.

Neste 10º ano derepresentações, estará em cena noAuditório do Centro Cultural e Socialde Olival, entre 8 de Fevereiro e 19 deMarço de 2010, de segunda a sexta-feira, em duas representaçõesdiárias, às 10h30 e às 15h (cominterrupção nos dias 15, 16 e 17 deFevereiro).

"Felizmente Há Luar!", de Luís deSttau Monteiro, tem encenação ecenografia de Norberto Barroca,figurinos e co-autoria de cenografia

de Mário Dias Garcia e desenho deluz e sonoplastia de EduardoBrandão. Serão intérpretes neste 10ºano de representações Alzira Santos,como protagonista, António Portela,Aquiles Dias, Aurora Gaia, CarolinaPaiva, João Roncha, José Brás, JoséDias, José Gonçalinho, Luís Trigo,Miguel Ramos, Nuno Martins eOliveira Alves. Ao longo destes 10anos, muitas foram as substituiçõesocorridas no elenco, mas,curiosamente, José Brás (que dentrode dias fará 84 anos), em Vicente, eOliveira Alves, em Beresford, fazem o

mesmo papel desde a estreia, eAquiles Dias, nos últimos anos comoD. Miguel Forjaz, apenas mudou depapel.

Próximos EspectáculosA programação do Teatro Experi-

mental do Porto, após o primeirotrimestre, será anunciada dentro dedias. Será uma programação dehomenagem a António Pedro,primeiro director artístico do TEP, nocentenário do seu nascimento, emque serão relembrados osmomentos mais importantes.

"Felizmente Há Luar!"

Deputados socialistas querem rápidaintervenção no quebra-mar da Aguda

Este fim-de-semana, os deputados socialistas eleitos pelo círculo doPorto juntaram-se aos camaradas gaienses e deslocaram-se à Aguda paraanalisar a problemática quem tem travado os pescadores na faina.

Em Agosto de 2002 foi concluído o quebra-mar da Aguda que tinha comoprincipal objectivo "proteger o respectivo núcleo habitacional e permitir umamaior segurança na saída e regresso das embarcações afectas àcomunidade piscatória, cujas origens remontam aos finais do século XIX".Porém, segundo os deputados, tem havido "uma evolução negativa dosefeitos do quebra-mar que tem impedido a sua operacionalidade".

Inicialmente, devido a uma contínua acumulação (tômbolo) de areia nointerior da estrutura, com proporções muito acima das previsões do projecto.E, posteriormente, o referido tômbolo uniu a marginal à extremidade nortedo quebra-mar, deixando este de funcionar como esporão. "Este fenómenotem impedido, por inúmeras vezes, que cerca de 40 pescadores saiam parao mar em busca do seu sustento", explicaram os socialistas. Em paralelo,gerou-se um outro problema: o desassoreamento da praia da Granja,imediatamente a sul.

Desde então, ora o Instituto da Água (INAG), ora a câmara municipal de

Gaia têm vindo a atenuar o problema optando pelo desassoreamento doquebra-mar. Uma intervenção que para além de ter um custo elevado temtambém um efeito temporário.

Segundo os membros do governo, "é certo que este quebra-mar perdeua sua operacionalidade. É certo que o INAG e a Câmara de Gaia ainda nãoencontraram uma solução definitiva para o problema. Mas também é certoque este problema perdura há demasiado tempo, acentuando, assim, orisco de desmantelamento da comunidade piscatória. Novos cenários têmsido ventilados. Impõe-se uma abordagem mais profunda, pelo que algumaoperação de fundo tem de avançar e com urgência". O importante é queaconteça uma rápida intervenção no local, definitiva "de forma a devolver asegurança aos pescadores da Aguda".

Por este motivo, os deputados socialistas solicitaram na últimasegunda-feira ao ministério do Ambiente respostas para esta problemática,nomeadamente quando irá avançar com uma rápida intervenção no quebra-mar da Aguda, como pensam fazê-lo, assim como quais os custos e prazosenvolvidos. Amanhã pretendem encontrar-se com responsáveis do INAGno sentido de encontrar respostas para estas mesmas perguntas.

notícias de gaia14.jan.10

pág. 11

R. SOARES DOSREIS, 1154

4400-240 V. N. GAIATELEFONE

227 151 090FAX

227 151 099

www.jfmafamude.netEmails

[email protected]@[email protected]

JuntadeFreguesiadeMafamude

Bispo do Porto D.Manuel Clementevisita Valadares

De 15 a 17 de Janeiro, o Bispo do Porto D. Manuel Clemente visitaValadares. No dia 15, às 14h30: Recepção na Igreja Paroquial.15h, visitaalguns doentes; 18h30: Eucaristia. 20h, Salão Paroquial: Jantar com asautoridades e os representantes das colectividades: 21h30, no Cine TeatroEduardo Brasão: Conferência do Senhor Bispo e Concerto Musical. Dia 16,pelas 9h15: Encontro com o Grupo de Jovens. 10h, Encontro com as criançasdo 2º ano de catequese: 11h15: Encontro com as crianças do 1º ano decatequese. 12h30: Encontro com todas as pessoas que colaboram nos gruposparoquiais. 16h, Eucaristia com as crianças. 17h15: Visita à Sede dosEscuteiros. 18h30: Eucaristia na Capela da Praia. 20h: Visita ao Seminárioda Boa Nova. 21h30: Encontro com os crismandos e padrinhos. Dia 17, 9h:Eucaristia. 11h15 Eucaristia, com a administração do sacramento daConfirmação. Manuel Augusto de Carvalho

A primeira das novidades é uma mostra deilustração com o sugestivo título "A minha mãe é amulher mais bela do mundo", a que a BibliotecaMunicipal de Gaia abriu as portas desde o dia 7 deJaneiro, em colaboração com a Junta de Freguesiade São João da Madeira.

No último sábado, a Casa-Museu TeixeiraLopes encheu-se de "ENERGIAS", exposição depintura do arquitecto Arlindo Sá.

Entretanto, outras propostas de artes plásticasestão já em curso e algumas estão mesmo achegar aos últimos dias, como a pintura de ManuelMalheiro que está patente na Casa Barbot sob otítulo "Luz, Olhar, Gesto", a cerâmica tradicionalgaiense de Ana Maria Vaz Teixeira, no AuditórioMunicipal de Gaia, ou os desenhos de JúlioDolbeth na Livraria Velhotes.

Gaia apresenta novidades nas artes plásticasMais de 20 mostras de artes plásticas eoutras exposições vão estar acessíveis aopúblico em Vila Nova de Gaia, durante omês de Janeiro

Refiram-se também as fotografias do espóliodo Arquivo Municipal que, até final do mês, levamao Espaço Corpus Christi, na Beira Rio, imagensde "Um outro Douro - 1923-1944".

A segunda quinzena de Janeiro traráigualmente novidades nesta área, destacando-seas esculturas em cerâmica de Mário Ferreira daSilva, a partir do dia 15 na Casa da Cultura/CasaBarbot, a colectiva de pintura de artistas da Ucrânia,com inauguração no dia 16 no Auditório Municipalde Gaia, e a colectiva de pintura do Grupo Silvarteque o Cineteatro Eduardo Brazão inaugura no dia23.

INAUGURAÇÕES:

"Poeiras do Tempo"Escultura em cerâmica de Mário Ferreira da SilvaInauguração: 15 de Janeiro - 18h302ª a 6ª: 09h-20h; Sábados: 15h-19hCasa da Cultura/Casa BarbotAté 27 de Fevereiro

EpigéneseRetrospectiva de pintura de Margarida Basaloco.Abertura: 16 de Janeiro2ª a 6ª: 15h-19h30Galeria de Arte Sílvia Soares (Oliveira do Douro)Até 26 de Fevereiro

Colectiva de Pintura - Artistas da UcrâniaAbertura: 16 de JaneiroDiariamente: 15h-23hAuditório Municipal de Gaia - Entrada gratuita,condicionada durante os espectáculosAté 31 de Janeiro

ExistênciasVI Colectiva de Pintura do "Grupo Silvarte"Abertura : 23 de Janeiro2ª a Sábado: 15h-19h e 21h-22h30Domingos e feriados: 15h-19hCineteatro Eduardo Brazão - Entrada gratuita,condicionada durante os espectáculosAté 14 de Fevereiro

Comece o ano com boa música e cancões assistindo a um espectáculointegrado nas comemorações do 100º Aniversário do Grupo Mérito.

Sábado, dia 16 de Janeiro, 21h30 - Auditório do Grupo Mérito - Avintes

GRUPO CORAL DAJUSTIÇA

- GRUPO CORAL DA JUSTIÇA (http://www.gcj.co.pt/)Ouça um pouco e vai ver que vai gostar http://www.gcj.co.pt/htm/

audio_000.html NÃO FALTE e leve os seus amigos e familíares.

notícias de gaia14.jan.10

pág. 12

Nãopreciso

dele paranada!

A cada passo ouve-se esta afirmaçãoproferida com protérvia, por néscios. Digonéscios, porque todos precisamos uns dosoutros, e mal aviado vai quem pensa o invés.

Minha boa amiga D. Maria Cândida, contasempre que escuta essa frase e outrassemelhantes, o que ouviu ao avô, importantealquilador, a respeito daqueles que desprezamo humilde trabalhador e veneram senhoresdoutores e empresários abastados.

Dizia o avozinho da minha querida amiga: -" Escuta: nunca deixes de respeitar todos, pormais simples que sejam; porque se um diacaíres na via publica ou te sentires desfalecer,não penses que são os que viajam de landó esege, que se apeiam para te auxiliar, e menosainda o " importante " que transita no passeio.Estes encontram-se muito atarefados paraperderem minutos."

- "Não te esqueças" - prosseguiu o sisudoavô, - "é o pobre artificie e a mulher de chinela,que se avizinham e amparam. O pobre, o quevive do seu trabalho e conhece o que custa avida, é que costuma socorrer os necessitados".

Há excepções - creio, e tenho provas, - mas,o que disse o prudente avozinho, em meadosdo século transacto, continua verdadeiro.

Em regra precisamos de todos, mormentedos que ocupam a base da pirâmide social.Muitos, erradamente, apartam-se de familiarese amigos que, por revés da vida, desceram naescala da sociedade, convencidos que nãoprecisam deles para nada, e reverenciam osricos e os que exercem cargos de relevo.

Enganam-se os que assim pensam oudesconhecem o revelho apólogo das panelasde barro e ferro, magistralmente narrado pelogenial Padre Manuel Bernardes,parafraseando a fábula de Esopo e inspirando-se no Eclesiástico. - 23:3

É que nas contendas da vida, sempre é apanela de barro que se quebra. Basta ir àsportas dos tribunais para contestar essaverdade.

Bem assisado foi o famoso alquiladorgaiense ao aconselhar, desse jeito, a netaquerida.

Se o leitor permite conselho de quem temvida longa e foi magoado por muitos, digo-lheque não tenha pejo ao acamaradar-se comgente humilde, porque os ricos - e muitos, Deussabe como alcançaram fortuna, - quando nosencontram na posição de Jó, olvidam quefomos companheiros de folguedo e nosbanqueamos na mesma mesa.

Humberto Pinho da [email protected]

Amor ColoridoA vida é como um rioQue corre dentro de mimSinto-a como um pequeno fioQue desenrola emoções sem fim.

A vida é vivida com EsperançaDe manter a magia de sonharÉ respeitar com verdade e confiançaA loucura e o bom senso de Amar.

A vida é uma semente bem enterradaCom momentos difíceis de compreenderNuma Terra perfeita mas fustigadaOnde nem sempre o Amor consegue crescer.

A vida pode ser uma realidade a colorirDe pétalas coloridas e perfumadasNum jardim de sentimentos a florirCom flores verdadeiras e bem tratadas.

Ana Santos

DestinoDestino faz parte da minha almaQue tento seduzir e manter calmaNo decorrer atribulado da minha vidaDestino é palmilhar o meu caminho

Consciente das dificuldades que avizinhoNum Mundo que me faz sentir só e perdida.Destino aos poucos vais sendo moldadoPelos meus Amigos que me têm ajudado

A superar tanto sofrimento e desilusãoDestino é ter Deus como um bom AmigoQue me protege e está sempre comigoE, guardo como um tesouro no meu coração.

Ana Santos

A sociedade SIMDOURO - Saneamento doGrande Porto, S.A. foi criada no dia 27 de Outubrode 2009 pelo Decreto-Lei 312/2009.

A esta sociedade foi atribuída aresponsabilidade pela recolha, tratamento erejeição dos efluentes dos municípios de Arouca,Baião, Castelo de Paiva, Cinfães, Maia, Paredes,Penafiel e Vila Nova de Gaia, pelo período deconcessão de 50 anos.

A empresa é constituída pela Águas de Portu-gal, SGPS, S.A., que detém 51% do capital social epelos Municípios de Arouca, Baião, Castelo dePaiva, Cinfães, Maia, Paredes, Penafiel e Vila Novade Gaia que detêm os restantes 49%.

Para prossecução da missão, a SIMDOUROelaborou um plano de investimentos no montantetotal de 72 milhões de euros, tendo em vista oaumento da taxa de cobertura de drenagem etratamento de águas residuais, que subirá dosactuais 69% para 96% da população residente nos

Municípios abrangidos, permitindo a cobertura decerca de 700.000 habitantes.

Este plano de investimentos, a iniciar já em2010, permitirá a construção de 23 Estações deTratamento de Águas Residuais (ETAR) e cercade 115 km de interceptores, 17 km de condutaselevatórias e 14 Estações Elevatórias, que entrarãoem pleno funcionamento em 2014.

Na Assembleia-geral realizada no dia 5 deJaneiro foram eleitos os seguintes órgãos sociaispara o triénio 2010-2012:

Mesa da Assembleia-geralPresidente - Celso FerreiraVice-Presidente - Paulo FernandesSecretária - Cristina PereiraConselho de AdministraçãoPresidente - José SoaresVogais - José Carvalho; Carlos Silva; Nuno

Oliveira; Mário Magalhães

Nuno Oliveira comresponsabilidades na

SIMDOURO

[email protected]

notícias de gaia14.jan.10

pág. 13

O projecto desporto escolar é levado a cabopelas professoras da turma do 8.º D, da Escola EB2/3 Escultor António Fernandes de Sá, com acolaboração da delegação dos pais desta turma.

Esta iniciativa realizou-se no dia 3 de Dezembropelas 10h30 da manhã, teve em Carlos Resendea figura central do projecto.

Cerca de hora e meia, professores e alunosprepararam-se para uma série de perguntas quevisavam o conhecimento do desportista e dohomem ali presente. Aliás, foi um teste importantepara a aula de educação física e onde o andebolera o complemento.

O professor Henrique Santos e PatríciaCerqueira deram o mote e Fernanda Pereirarepresentante da turma e dirigente da Associação

Andebol

Modalidade 'rainha' numprojecto escolar

Futsal Popular de Gaia, pôs em prática a vertentedesportiva da associação e convidou CarlosResende, que assim se juntou ao projecto.

Presentes ainda o presidente do conselhoexecutivo da escola Escultor António Fernandesde Sá, Dr. António Granjeia, afirmando sentir-sehonrado e feliz, agradecendo desde logo apresença de Carlos Resende.

Raúl Martins, presidente da Associação deFutsal Popular de Gaia, destacou a importânciadestes projectos nas escolas.

Carlos Resende acabou como começou. Ouseja: incentivando estes alunos a teremperspectivas de futuro, podendo ser verdadeiroscampeões nas suas vidas.

Raúl Martins

É interessante perceber que o único aspectoque efectivamente evolui é o tempo, para alémdo aspecto tecnológico! O ser humano mantém-se na mesma! Embora haja pessoas queevoluam mentalmente, outras há que parecemmanter-se fachadas em casulos não se abrindoà verdadeira evolução.

Chamo verdadeira evolução a toda aquelaque contribui para a felicidade do ser humano,sendo todo o resto inútil ou prejudicial. Continuama existir práticas, algumas delas criminosas, queindiciam mentalidades retrógradas emesquinhais só voltadas para a satisfação daganância humana. O dinheiro continua a serdecisivo em tudo.

Existem pessoas que, se têm de ganhardinheiro prejudicando o próximo, muitas delasfazem-no! E não importa o que seja! Lembram-se dos raptos que, em séculos passados, osbrancos faziam em terras africanas arrebatandoaquelas pessoas ao seu entorno familiar e tribalsó para alimentar todo um mercado esclavagistaque rendia bom dinheiro?

Pois agora tudo continua na mesma! A única

diferença é que já não são unicamente os negrose todas as raças estão sujeitas a tal. As própriasraças escravizam as pessoas da sua própria raça.(Em muitas culturas isso já existia).

Tudo continua na mesma, a única coisa quemudou foi a lei ocidental. Os que o fazem fazem-no à margem da lei: é crime.

Contudo isso não coíbe as pessoasgananciosas. Os raptos dão-se tomando todasas formas possíveis e imaginárias só com o in-tuito de alimentar esse tráfico que visa uma únicafinalidade - dinheiro.

Não é a acção ter sido considerada uma acçãocriminosa que ela deixa de existir. Assim, enquantoumas pessoas seriam incapazes de cumprir essaou outra acção capaz de prejudicar outrosemelhante, outros há cujo coração parece viverno tempo das trevas!

Enquanto uns salvam pessoas, outrosescravizam-nas! Enquanto uns agridem e matam,outros tentam salvar os feridosindependentemente das acções cometidas!

Existem ainda outras pessoas presas a ideiasobscuras que nada têm de ideais mas cultivados

como tais procurando só o momento oportunopara as pôr em prática. Refiro-me a ideiasobscuras que já provocaram grandes danos àhumanidade mas que continuam a existir.

Assim, ainda que a História nos mostre a tristeconstatação de que a humanidade não evolui, emuitos personagens históricos tiveram essapercepção a seu tempo, o que se pode concluir éque não é bem assim - uns evoluem e outrosnão! Onde está a explicação?

Qual é a diferença entre uns e outros? O quetorna uns seres humanos maus e outros bons?Que abismo os separa? O que leva uns areconhecerem a bondade e outros a tomá-la porparvoíce? Porque é que as boas pessoasevoluem enquanto outros (os escravizadores) semantêm escravizados?

Estes nem são nem deixam os outros seremlivres! Porque será que as sementes boasrebentam nuns solos e as más sementesnoutros?

Talvez que, para cada semente, haja umterreno propício.

Maria Fátima Nascimento

A escravatura

notícias de gaia14.jan.10

O que é o "MIC" -Movimento

Crónicado tempoque passa* Júlio Martins

Frio derachar

'Frio de rachar', segundo a Porto Editora, é umatemperatura de frio intenso do lat. frigidu e frigus(s)).Claro, depois de um fim-de-ano chuvoso e, por vezesmuito frio, tornou este Inverno inexorável, afectando asaúde a muita gente, mesmo sem as gripes tãobadaladas por aí em todo o território.

A verdade é que quando encontramos alguém narua, todo embrulhado em agasalhos da época, lávem a frase: "pois, não te admires, está um 'frio derachar'…"

- Olha, fulano não veio trabalhar porque está decama, constipado: "claro, com este "frio de rachar"!...

- Logo à noite não me convides para sair, "comeste frio de rachar!", nem penses! Diz a guapa aonamorado.

- Não levas um casaco mais grosso? Olha queestá um frio de rachar!...

- O meu carro hoje de manhã não pegou. O queserá? A bateria é nova! - Não te admires, com "estefrio de rachar!" não há nada que resista.

Como se sabe o "frio de rachar" é um vocábuloque anda nesta altura nas bocas do mundo, claroque a partir da Primavera raramente se houve queestá um "frio de rachar" até porque nessa altura cána parvónia o rei-sol sobrepõe-se às forças danatureza e , então, há quem diga por vezes que "estáum calor de rachar"…

Portanto, a palavra "rachar" tem muitas maisaplicações. Rachar nasceu também do Lat.(*rasclare, de radére?) e aplica-se muito no dividirem rachas; rachar a meio; lascar; ou vai ou racha.

Fendas de paredes em construção também dizemque "esta parede está cheia de rachas"; rachador,aquele que racha lenha; rachadela ou rachadura;depois temos racha como fenda, rotura, lasca,estilhaço, cavaco de lenha, cacete, varapau e umarachadeira como instrumento com que se fazem asincisões para a enxertia.

Como se verifica, o Português é riquíssimo emsinónimos e conforme dizia o saudoso Prof. VascoBotelho do Amaral, aquando docente do InstitutoNacional de Línguas, ali para os lados da AvenidaFontes Pereira de Melo, em Lisboa: "Ora, se a nossaLíngua é riquíssima em vocábulos nós não adevemos empobrecer.

Só é pena que muitos assim o não entendam!

* (jornalista CP-483)

Gostaria de pedir ao poeta e ex - deputadoManuel Alegre para se definir em relação ao seupartido - o PS de Sócrates & c.ª - o qual, na minhaopinião, é o que está mais próximo do regimedeposto com o "golpe de estado" do tãoapregoado "25 de Abril" (que deus o perdoe) eque o próprio tanto continua a evocar… que medesculpe o Manuel Alegre, mas… que sedemarque, uma vez por todas, desse "senhor" aque lhe chamam de "engenheiro"… esse"senhor" continua a ser o "coveiro" do seu própriopartido (por conveniência) e que Manuel Alegreajudou a fundar… o Manuel Alegre que não vánas "cantigas" desse "senhor"… quem tem razãoé o Sr. Jerónimo quando diz que o "camarada /burguês" (Soares) pôs o socialismo na gaveta; o"camarada / desertor" (Guterres) fechou-o namesma gaveta; e o "camarada / bem-falante"(Sócrates) trancou-o a sete chaves… e continuaa afirmar que o PS é o único partido do socialismomoderno ou do socialismo democrático! Por amorde Deus… gostaria de perguntar ao Manuel Alegrese em Portugal existe algum partido, devidamentelegalizado, como (por exemplo) o BE e a CDUcomo sendo do socialismo não democrático?

Também gostaria de lhe perguntar se con-tinua a rever-se no tal único socialismodemocrático do seu "amigo" que até o rejeitoucomo seu candidato à PR de 2006… e, ainda, seconcorda com um novo pacto de regime com oCDS / PP (de Paulo Portas) como fez o "camarada/ burguês" (Soares) no II governo constitucional… este, nunca conseguiu completar um mandato,como governante… mas chegou a PR, porque foipreciso "engolir o famoso sapo vivo"… casocontrário… Caros bem-intencionados: nãoqueiram constituir-se numa reedição dofamigerado PRD (de Ramalho Eanes) que - comosabem - passou a ser o partido dosdesempregados e que "roubaram" os votos aoPS (do saudoso Zenha) para, depois, os transferirpara o PSD - e, pergunta-se: para quê? Para,

Independente e de Cidadania,rumo a mais um Partido?

depois, o Sr. Silva, deixar o seu partido órfãocom o objectivo de chegar a PR… e, acaboupor chegar! Para quê? Para, agora, nãoproceder como procedeu o "camarada /bem-intencionado" (Sampaio)?

Por muito menos, este "camarada"mandou o Santana Lopes para a rua com oobjectivo de dar "tachos" aos seus"camaradas / burgueses" (Sócrates & c.ª) …enfim, este, é o XVIII governo constitucional,ou seja, durante 35 anos ocorridos desde otal "25 de Abril" (que deus o perdoe), tivemos24 governos (18 + 6 provisórios), dos quais,só 4 cumpriram o mandato até ao fim (2 doSr. Silva, 1 do Sr. Guterres e, o último, do Sr.Sócrates!

Por amor de Deus! O 1.º, agora, é umautêntico "cortas fitas"; o 2.º, não soubeperder e deixou o país de "tanga" e, o 3,º, éum "orgulhoso / arrogante" que, agora, emvez de tentar o diálogo com a maioriaabsoluta representada na AR - mas,constituída pelos eleitos que nos sãoimpingidos pelos partidos - não… prefereperder tempo a pensar nas tácticas e navitimização… para quê?

Para tentar, em Abril do próximo ano,apresentar uma moção de confiança e tentara reedição da maioria absoluta (duas) doSr. Silva?

Está muito enganado, porque o povo jásabe o que quer e vai-lhe fazer o mesmoque os portuenses fizeram ao "vaidoso"(Gomes) … os lisboetas não fizeram omesmo ao alinhado Costa, porque… aindaacreditaram na vossa agora "camarada /oportunista" (Roseta) …

Enfim… Viva a Democracia… e vivam os"novos oportunistas"!

José Duarte [email protected]

ficha deassinatura

enviar cheque para:

jornal notícias de gaia av. república, 1711-s/l esq.tras.

4430-206 vila nova gaiainformações:

notí[email protected]

nome ____________________________________________________morada _____________________

código postal ________________

telefone _____________________

localidade ___________________assinatura anual:

15,00 euros

pág. 14

notícias de gaia14.jan.10

AMOR INESQUECÍVEL

(continuação do último número)Os pais de ambos morreram.Decorrido alguns anos, Helena, adoeceu e teve

de ir a uma consulta médica. Fez vários exames.Foi-lhe detectado um cancro mamário. Foihospitalizada para lhe extraírem o seio. Leoneldava-lhe muita coragem, mas quando estavasozinho chorava muito. Quando os médicos nãolhe deram esperanças, Leonel acreditou que afelicidade não é nem nunca foi eterna.

Quando Helena teve alta o marido levou-a paracasa. Fez vários tratamentos, quimioterapia etc..Caiu-lhe o cabelo todo. Helena chorava muitoquando estava só. tinha sempre o marido e osfilhos que a distraíam o melhor possível. Mas elaera inteligente. Fazia-se muito forte, mas sabia queia partir.

Um dia, deitados no leito, solicitou-lhe:- Leonel, quando eu morrer . . . não arranjes

outra mulher. Poderás não ser tão feliz. Que pena!Não verei os nossos netos crescer.

Ele respondeu-lhe com aquele sorrisocaracterístico, terno e lindo:

- Serás sempre a minha sereia, que está umpouco amachucada…. Falta-te uma barbatana,teve de ser extraída, mas ficarás sempreagarradinha a mim. Não penses em maluqueiras.

- Leonel, não mintas. Tu sabes que não éverdade. Eu sinto que já não há nada a fazer.Aparento ter coragem, mas…

O marido abraçou-a fortemente. Ela desatounum choro convulsivo. Ele chorou discretamenteao mesmo tempo que lhe acariciou a cabeçacompletamente careca. Permaneceram assim…durante horas, até que por fim, adormeceram.

Todos os dias passeavam. Visitavam a família,os amigos, iam ao cinema, teatro, etc., para elaesquecer.

Decorrido três anos sentiu-se pior e voltou a

ficar hospitalizada. Um dia, Leonel teve umtelefonema do hospital: Helena estava melhor,deram-lhe alta. Leonel avisou os filhos. Decorridocerca de meia hora já estavam no Instituto deOncologia no Porto. Quando entraram no quartoencaram com o corpo coberto com um lençol. Omédico assistente e uma enfermeira estavam aolado da cama. O médico insinuou emocionado: "Aesposa do sr. Estava mesmo melhor. Acaba defalecer. Eram as melhoras… da morte."

O marido da defunta e os filhos aproximaram-se e…. descobriram o seu rosto. Ele chorou comouma criança, ao mesmo tempo que lhe acariciavaa cabeça.

Os filhos afastaram-se e choraram baixinhouns para cada lado. Leonel conseguiu falar: "Serássempre minha, mesmo na outra vida. Até breve,meu amor."

Decorrido dois anos e meio, Leonel deu umagrande queda em casa da sua filha Isabelina. Acabeça não jorrou sangue, mas decorrido algunsminutos ficou bastante inchada. A filha e o genroqueriam leva-lo ao hospital. Não quis. Respondeuque não era nada de importância.

Era sempre um homem triste e calado. Jamaisfoi o mesmo homem. Passava uma semana numafilha, na semana seguinte ia para a casa do filho,etc.. Gostava de comer sempre na sua casinha.Recordar os bons momentos da sua vida e ver asfotografias da sua amada. Todos os dias ia aocemitério. Só à noite é que ia dormir a casa dumdos filhos. Mas aos domingos ia almoçar com elesnum restaurante depois iam dar um passeio, ouficavam em casa dum deles, durante todo o dia.Faziam tudo para o distrair. Dizia sempre: "pressinto que não verei o futuro dos meus netos."

No dia seguinte sentiu-se mal e entrou emcoma. A filha foi chama-lo ao quarto. Chamou-ovárias vezes; mal respirava. Chamou pelo marido.

Transportaram-no ao hospital de Guimarães. Osmédicos fizeram-lhe vários exames. A filha e ogenro foram aconselhados a irem com ele para oHospital de São João, no Porto. O pai teve de ir naambulância e eles foram de carro. Já no carro,Isabelina telefonou aos irmãos.

Os médicos fizeram-lhe um exame geral.Decorrido algumas horas, um dos médicos,perante os filhos do doente, exclamou tristemente:"Meus senhores, não há nada a fazer. Agora sóteremos de esperar que chegue a sua hora. Podeser que melhore, mas jamais ficará bom. Teve umAVC extremamente forte.

A família ia visitá-lo diariamente; só IsabelinaNão conseguia. Só chorava. Estava traumatizada.

Decorrido dez dias o pai faleceu. Na véspera,ganhou coragem e foi vê-lo com o marido. Tocou-lhe na mão, acariciou-a e disse-lhe:"Papá, estouaqui. Desculpa de não ter vindo mais cedo." O paiagarrou-lhe a mão. Estava à espera da filha maisvelha. Isso aconteceu à noite. No dia seguinte demanhã… faleceu.

Ficou sepultado junto da sua amada, comosempre desejou.

A multidão foi imensa, como quando foi o enterroda Helena.

É lamentável não se poder evitar a morte. Mastemos um consolo: Existe vida para além da morte.Noutra vida voltarão a unir os seus destinos.

Juntos na vida, no amor, alegria, sofrimento ena morte.

Quase toda a assistência chorava.No momento do enterro… os filhos soltaram

um grito e lançaram as flores preferidas dos pais.Olharam depois para o céu… e viram duas pombasunidas a voar.

E… assim termina um romance tão puro, quaseverídico… que me inspirou profundamente.

Isabel Andrade Monteironotícias de gaia notícias de gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias degaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia noticias de gaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia

postos de venda autorizadosARCOZELOCafé Areal Praia

Casa FontesPapelaria Silva Lopes

AVINTESPapelaria Graça Lima

CANELASPapelaria Boa Nova

CANIDELOPapelaria Quatro Caminhos

GRIJÓCafé Central

GULPILHARES Tabacaria C.P. Miramar

MADALENA

Café Snack-Bar “Pulga”MAFAMUDE

Café Veneza Snack-BarPapelaria PapyrusPapelaria Paulinha

Quiosque da NiquelagemQuiosque ETC

Tabacaria Bom DiaOLIVAL

Café CentralOLIVEIRA DO DOURO

Papelaria NandaPEDROSO

Papelaria Self-VideoTaberna Alto do Monte

PEROSINHOCafé Mirante

Quiosque Centro CívicoS. FÉLIX DA MARINHA

Papelaria da GranjaPapelaria SantosSANTA MARINHA

Cais de GaiaPapelaria CoelhoPapelaria Leitura

Quiosque do ContinenteTabacaria Camões

SERZEDOPapelaria Fontes

VALADARESPapelaria PopártePapelaria Paulinha

VILAR DE ANDORINHOMinimercado do PombalQuiosque de Vila d’Este

VILAR DO PARAÍSOPapelaria Junqueira

pág. 15

notícias de gaia14.jan.10

última

M E D I A Ç Ã O I M O B I L I Á R I A

Licença AMI n.º 7695

R. 14 de Outubro, nº 577 R/C | 4430 - 051 VILA NOVA DE GAIA | Tels: 223 753 848/9 - 933 333 848 | Fax: 223 753 850 | Email: [email protected]. Almeda da Boavista, n.º 85, Loja C | 4435-213 RIO TINTO | Tels: 224 885 375/6 - 933 333 878 | Fax: 224 885 377 | Email:[email protected]. Capitão Manuel Carvalho, n.º 3 | 4760-020 FAMALICÃO | Tels 252 103 235/6 - 933 333 490 | Fax: 252 103 237 | Email: [email protected]

www.bestopcao.com

A melhor opçãoA melhor opçãoA melhor opçãoA melhor opçãoA melhor opçãona mediação dona mediação dona mediação dona mediação dona mediação do

seu imóvelseu imóvelseu imóvelseu imóvelseu imóvel

Apartamentos - Armazéns/LojasEscritórios - Moradias

Terrenos/Quintas

Empresa em expansão, implementada em Vila Novade Gaia, reconhecida pelo seu profissionalismo evasto conhecimento na área da Mediação Imobiliária.

Cumprimos os objectivos dos clientes, através de umconjunto de profissionais altamente qualificados paraa compra, venda e arrendamento de imóveis.

Consulte-nos e faça a sua melhor opção!

A empresa municipal GaiaSociale os jovens que frequentam o Centrode Atendimento Jovem de Olivalentregaram, no Dia dos Reis, àscrianças institucionalizadas na IPSS"Tenda do Encontro", os brinquedosrecolhidos durante a campanha desolidariedade de Natal.

Esta mega campanha de recolhade brinquedos usados, em bomestado, iniciou no dia 19 deDezembro, percorreu váriosempreendimentos sociais doconcelho e permitiu angariar largasdezenas de brinquedos que foramentregues nesta instituição deacolhimento de crianças e jovens de

GaiaSocial entrega brinquedosna "Tenda do Encontro"

todas as idades.O responsável pela "Tenda do

Encontro", padre Bernardino, bemcomo o administrador da GaiaSocial,Fernando Barbosa, acompanharamesta acção de solidariedade quelevou mais alegria a estes jovenssem retaguarda familiar,institucionalizados por orientação daComissão de Protecção de Criançase Jovens, Segurança Social e Tribu-nal de Menores.

Antes da cerimónia de entrega debrinquedos, a que sucedeu umlanche-convívio, as técnicas sociaisresidentes na instituiçãopromoveram uma visita guiada às

instalações da "Tenda do Encontro".A campanha de solidariedade

resultou da forte adesão dos muní-cipes residentes nos empreendi-mentos sociais e demonstrou oespírito solidário das famíliascarenciadas relativamente àscrianças e jovens institucionalizados,aos quais procuraram proporcionarmais alegria nesta época natalícia,através da partilha e oferta debrinquedos de família.

Esta acção teve origem na vontadedos jovens do CAJ doempreendimento social D. ArmindoLopes Coelho, em Olival,experimentarem valores como a

dádiva, a partilha, a generosidade ea solidariedade face a outros jovense crianças que vivem privados dosafectos e sentimentos dos seusnúcleos familiares.

A escolha da "Tenda do Encontro"foi da responsabilidade dos própriosjovens que frequentam o CAJ. Paraalém da entrega dos brinquedos eoutros presentes, o Dia de Reis ficoumarcado pelo convívio entre todos,em torno de um lanche que aGaiaSocial também ofereceu.

A "Tenda do Encontro" é um larinternato que acolhe crianças ejovens de todas as idades e dátambém apoio a idosos.