voz do coraÇÃo -...

5
VOZ DO CORAÇÃO VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO DO HOSPITAL DO CORAÇÃO | ANO IX - EDIÇÃO ESPECIAL Nº 100 | ABRIL/MAIO 2014 Março de 2005: nesta data, há 9 anos, foi publicado o primeiro número do informativo Voz do Coração, criado para ser o veículo de divulgação da nossa instituição. No primeiro exemplar, o destaque foi para a festa de aniversário do hospital, na qual diretoria, sócios e funcionários comemoraram cinco anos de sucesso. Hoje chegamos, com muita alegria e orgulho, ao exemplar número 100. Nesta edição, vamos mostrar como funcionam os serviços e as clínicas do hospital. Do primeiro número até hoje, muita coisa mudou - no país, na nossa cidade, na medicina, no hospital e também na nossa comunicação com pacientes e funcionários. Além deste informativo, o Hospital do Coração tem agora o site (www.hospitaldocoracao.com.br) e participa das redes sociais (Facebook: Hospital do Coração Nat/RN e Twitter: twitter.com@HospCoracaoNat) . Algumas coisas, entretanto, não mudaram: o Hospital do Coração, com sua infraestrutura semelhante a dos melhores centros médicos do país e prossionais qualicados, continua a ser referência no estado; e o entusiasmo e a dedicação permanecem presentes em todos os que fazem a nossa instituição. Crescer com qualidade, ética e humanismo: este é o nosso caminho, hoje e sempre. Conna nas páginas 2, 3 e 4 A Voz do Coração - Abril e Maio 2014 ed 100.indd 1 A Voz do Coração - Abril e Maio 2014 ed 100.indd 1 26/05/2014 19:05:04 26/05/2014 19:05:04

Upload: phamngoc

Post on 18-Jan-2019

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

VOZ DO

CORAÇÃOVEÍCULO DE COMUNICAÇÃO DO HOSPITAL DO CORAÇÃO | ANO IX - EDIÇÃO ESPECIAL Nº 100 | ABRIL/MAIO 2014

Março de 2005: nesta data, há 9 anos, foi publicado o primeiro número do informativo Voz do Coração, criado para ser o veículo de divulgação da nossa instituição. No primeiro exemplar, o destaque foi para a festa de aniversário do hospital, na qual diretoria, sócios e funcionários comemoraram cinco anos de sucesso.Hoje chegamos, com muita alegria e orgulho, ao exemplar número 100. Nesta edição, vamos mostrar como funcionam

os serviços e as clínicas do hospital. Do primeiro número até hoje, muita coisa mudou - no país, na nossa cidade, na medicina, no hospital e também na nossa comunicação com pacientes e funcionários. Além deste informativo, o Hospital do Coração tem agora o site (www.hospitaldocoracao.com.br) e participa das redes sociais (Facebook: Hospital do Coração Nat/RN e Twitter: twitter.com@HospCoracaoNat) .Algumas coisas, entretanto, não mudaram: o Hospital do

Coração, com sua infraestrutura semelhante a dos melhores centros médicos do país e profi ssionais qualifi cados, continua a ser referência no estado; e o entusiasmo e a dedicação permanecem presentes em todos os que fazem a nossa instituição. Crescer com qualidade, ética e humanismo: este é o nosso caminho, hoje e sempre.

Confi na nas páginas 2, 3 e 4

A Voz do Coração - Abril e Maio 2014 ed 100.indd 1A Voz do Coração - Abril e Maio 2014 ed 100.indd 1 26/05/2014 19:05:0426/05/2014 19:05:04

Nos seus quatorze anos de existência - desde janeiro de 2000, data de sua fundação, até hoje-, o Hospital do Coração de Natal passou por grandes realizações, avanços, descobertas e desafi os superados. O hospital, que atende aos melhores convênios, é centro potiguar de referência em procedimentos de alta complexidade em diversas especialidades: clínica médica, cardiologia, cirurgia cardíaca,

hemodinâmica, cirurgia geral, neurologia, neurocirurgia, ortopedia, otorrinolaringologia, transplante de órgãos. É o único da rede privada do estado com equipamento de ressonância magnética. Nosso laboratório de análises clínicas funciona 24 horas e o setor de exames de imagem, além da ressonância magnética, funciona também com serviços de hemodinâmica, tomografi a, ultrassonografi a e raio-X.

voz do coração | abril/maio 2014 | www.hospitaldocoracao.com.br2 voz do coração | abril/maio 2014 | www.hospitaldocoracao.com.br 3

Hospital do Coração: referência em medicina

Cirurgia CardíacaA equipe de cirurgia cardíaca do Hospital do Coração, chefi ada pelo cirurgião Josalmir Amaral e da qual fazem parte os também cirurgiões cardíacos Marcos Antônio Lima e Snyder Cavalcante, é referência no estado. Desde a fundação do hospital, a equipe já realizou mais de 3 mil e 300 cirurgias. Entre os procedimentos, além da cirurgia revascularização do miocárdio (pontes de veia safena e artéria mamária), a equipe realiza transplantes cardíacos, cirurgias para correção de cardiopatias congênitas e cirurgias de válvulas cardíacas (valvuloplastias, implante de próteses e transplante de válvulas).

Pronto-Socorro O Pronto-Socorro do Hospital do Coração atende as especialidades de Cardiologia, Clínica Médica e Traumatologia/Ortopedia. Em médica, são atendidos por mês 4 mil 140 pacientes ( 2.640 pessoas procuram, por mês, atendimento para clínica médica; 620 para cardiologia e 880 para ortopedia/traumatologia).

HemodinâmicaO serviço de Hemodinâmica do Hospital do Coração sempre foi um dos diferenciais da nossa instituição. De janeiro de 2000 até hoje, foram mais de 31 mil procedimentos realizados nas áreas de cardiologia intervencionista. O setor também faz procedimentos nas áreas de neurorradiologia, cirurgia vascular e radiologia. À frente da equipe que realiza os procedimentos cardiológicos, estão os médicos Luis Fernando Alves Campos e Eduardo Hipólito.

Ressonância Magnética: único hospital da rede privadaNa área de imagem, além da hemodinâmica e dos exames de tomografi a, angiotomografi as e ultrassonografi as, o Hospital do Coração é, desde 2012, o único da rede privada do estado a contar com um equipamento de Ressonância Magnética. Os exames propiciam diagnósticos mais precisos e complexos, e atendem a demandas nas áreas de neurologia, ortopedia, cardiologia e oncologia. Os exames de imagem podem ser feitos tanto nos pacientes ambulatoriais como nos pacientes que estão internados no hospital.

Neurocirugia Tecnologia e tratamentos Inovadores

O serviço de Neurocirurgia Geral e Endovascular do Hospital do Coração funciona desde 2002. A equipe é formada pelos médicos Eduardo Ernesto Pelinca, João Ferreira de Melo Neto, Nilson Pinheiro Júnior, Sérgio Dantas e José Luciano Gonçalves de Araújo, que fazem o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação de doenças neurológicas.O serviço, que atende a usuários de convênios e particulares,é também credenciado pelo SUS para realização de cirurgiasneurológicas, que incluem a embolização de aneurismascerebrais, má formações arteriovenosas e tumores. A equipeé referência nas regiões Norte e Nordeste, em atendimentosdos casos cirúrgicos de doenças vasculares cerebrais, e trata ainda dos problemas do sistema nervoso central e periférico, tumores cerebrais, das doenças degenerativas da coluna e Doença de Parkinson - com o aperfeiçoamento de novas técnicas minimamente invasivas, doenças caracteristicamenteclínicas como o Parkinson começaram a ser tratadas também pela neurocirurgia, por meio de novas técnicas que estimulam ou inibem áreas específi cas do cérebro. A equipe é responsável ainda pela formação de novos especialistas: atualmente, quatro médicos residentes em Neurocirurgia do Hospital Onofre Lopes, da UFRN, fazem parte de sua especialização aqui no Hospital do Coração.

OrtopediaParceria com a Traumacenter

Os serviços de urgência nas áreas de ortopedia e traumatologia do Pronto-Socorro do Hospital do Coração são feitos em parceria com a equipe médica da Clínica Traumacenter, referência na área de ortopedia, medicina esportiva e reabilitação no estado. Essa parceria existe desde o ano de 2009. A equipe da clínica, coordenada pelo Dr. José Epitácio Moreira, atende no plantão os serviços de urgência 24 horas, exames médicos e procedimentos cirúrgicos. Em média, são cerca de 800 atendimentos por mês no Pronto-Socorro. Além do Dr. Epitácio, atendem no Hospital do Coração os ortopedistas Carlos Maia, Amaro Alves, Cláudio Guzzo, Antonio Augusto, Rafael Parizzi, Adriano Correia e Daniel Caldas.

Check-up Executivo

O Hospital do Coração foi pioneiro na realização de check-ups executivos no estado, serviço realizado desde 2008. A ideia é facilitar a vida das pessoas ocupadas, que têm muitos compromissos, poucos horários livres, mas que precisam se cuidar.Em apenas um expediente (das 6h30 às 12h30) o paciente faz uma bateria de exames laboratoriais e também outros procedimentos, como teste ergométrico, ecocardiografi a, eletrocardiologia, ultrassonografi as, radiografi as, audiometria, avaliação da função pulmonar etc. Com o resultado dos exames em mãos, o paciente é atendido por um cardiologista e também se consulta com um nutricionista.

Ele recebe todos os retornos e laudos de seus exames e, se necessário, caso seja detectada alguma alteração nas avaliações feitas, ele é orientado a procurar um especialista. O serviço não é feito através de convênios médicos. Os interessados em maiores informações ou em agendar um Check-up Executivo podem ligar para o Hospital do Coração, nos telefone 4009-2410 ou 4009-2050.

Área Educacional

Além de ser uma unidade assistencial, o hospital se preocupa em desenvolver ações de ensino: alunos de diferentes áreas

da saúde fazem estágios regularmente. O hospital conta ainda com um serviço de Residência Médica em Cardiologia aprovado pelo MEC, coordenado pelo Dr. Marcel Delafi ori Hikiji.

Ampliação e Projetos Futuros Para melhorar ainda mais o atendimento à população, o Hospital do Coração vai ampliar sua área de atendimento e adquirir novos e modernos equipamentos, como explica Reinaldo Marques, administrador do hospital:

“Este ano, vamos transformar os cinco leitos da UTI semi-intensiva em mais sete leitos para a UTI do 1º andar, que será ampliada de 13 para 20 leitos. Estamos também negociando a compra de um novo equipamento de hemodinâmica para o hospital. Outra novidade já em funcionamento é que criamos este ano a Central de Autorizações, onde são atendidos e encaminhados todos os pacientes internos e externos e agilizadas as internações, solicitação de procedimentos, a parte de admissão dos pacientes, agendamento cirúrgicos, solicitação de guias etc. Também temos planos futuros para ampliação do pronto-socorro, e queremos ainda aumentar o número de leitos e a central de materiais. Nossa ideia é crescer de forma sustentável, mas sem perder nossas características de pioneirismo na busca da tecnologia de ponta e do atendimento humanizado aos pacientes.”

O Hospital do Coração em números

26

2 54.979

40 936

11.400m²45

730111

5.569750.941

Leitos de UTI

Leitos de Enfermaria

Total de Leitos

Médicos atuantes

IntervençõesCirúrgicas

Atendimento dePronto-Socorro

Área física Exames laboratoriais

Total de funcionários

Leitos de Apartamento

Salas de Cirurgia UTI’s

PRINCIPAL

A Voz do Coração - Abril e Maio 2014 ed 100.indd 2-3A Voz do Coração - Abril e Maio 2014 ed 100.indd 2-3 26/05/2014 19:05:0826/05/2014 19:05:08

Nasceu em 16 de dezembro de 1938, na Polônia (Miedniewice, distrito de Zyrardow).em uma família de professores. Concluiu os estudos secundários em, 1956, na Escola Limanowski,em Varsóvia. Iniciou seus estudos de medicina em 1956, e concluiu seu curso em 1963, na Universidade de Varsóvia. Casou-se com a Dra Ana Wajszczuk e foi pai do também cirurgião cardiovascular Dr Grzegorz Religa. De 1966 a 1980, ele trabalhou no Hospital Wolski (Szpital Wolski, ) em Varsóvia, onde se especializou em cirurgia geral. Em 1973, obteve sua graduação de Ph.D com a tese ”Hiperemia reativa na circulação coronariana com contratilidade miocárdica em condições de circulação assistida em cães”, sendo contemplado com uma bolsa de estudos no Hospital Mercy, de Nova York. Em 1975 e 1976, foi médico residente no Hospital Sinai de Detroit, EUA, onde fez treinamento em Cirurgia Cardíaca e Vascular. Em 1980, Dr. Religa ensinou no Instituto de Cirurgia Cardíaca de Varsóvia, dirigido pelo Prof. Waclaw Sitkowski, pioneiro da cirurgia cardíaca polonesa. Em 1981, retornou aos EUA para pós doutorado, com treinamento em cirurgia cardíaca no Centro Coração e Pulmão Deborah, em New Jersey. No mesmo ano, coroou sua carreira acadêmica com o título de Professor Senior. Em 1983, foi nomeado professor assistente do Instituto de Cardiologia de Varsóvia. No ano de 1984, mudou-se para Zabrze, e lá obteve a chefi a da Cadeira de Cirurgia Cardíaca e dirigiu a Clínica Cardiocirúrgica. Em 1990, passou a dedicar-se integralmente como professor da Universidade da Silésia, em Katowice, sendo seu Reitor de 1997 a 1999. Em 1992, o tenor espanhol Plácido Domingo se apresentou pela primeira vez na Polônia a convite do Dr Religa , em um concerto benefi cente para a fundação da cirurgia pediátrica da Polônia. Em 2001, Dr. Religa retornou à Varsóvia para assumir o cargo de diretor tanto da Clínica de Cirurgia Cardíaca, como do Instituto de Cardiologia..Foi pioneiro dos transplantes de coração na Polônia, sendo o primeiro realizado com sucesso em 5 de novembro de 1985. Já o primeiro transplante cardíaco heterotópico (o paciente recebeu o coração do doador e permaneceu com

o seu original) foi realizado em um paciente com grave insufi ciência cardíaca e hipertensão pulmonar, em 1987. Nesse mesmo ano, realizou um transplante duplo de coração - pulmão e um xenotransplante( transplante de coração de um porco para um humano). Este xenotransplante foi o segundo experimento aprovado pelo Comitê de Ética na Europa. Nessa época os cirurgiões poloneses, liderados pelo Dr Religa, passaram o utilizar artéria torácicas na revascularização do miocárdio. As artérias epigástricas inferiores foram utilizadas em 1992, e as artérias radiais , em 1995 .Em junho de 1995, liderou a equipe que implantou válvulas cardíacas obtidas de cadáveres em receptores humanos. Em 2004, uma equipe liderada por Religa foi laureada com o prêmio Brussels Eureka na Exposição Mundial da Inovação, Pesquisa e Tecnologia, pela criação de uma bomba implantável para um sistema pneumático de assistência cardíaca.Dr Religa publicou mais de 160 trabalhos científi cos e três livros técnicos, versando sobre tratamento cirúrgico da insufi ência cardíaca e da embolia pulmonar, aplicações clínicas dos corações artifi ciais, válvulas cardíacas biológicas, e protótipos do coração artifi cial.Ele foi também agraciado com doutorados honorífi cos pelas Universidades de Lviv, da Silésia ( Katowice), e a de Bialvstok.Em paralelo à carreira médica , Dr Religa foi um atuante ativista político, tendo participado da fundação de diversas organizações e partidos. Sua atuação defendia as idéias classifi cadas ideologicamente como de centro e de centro direita. Entre os anos de 1992 a 1995, foi conselheiro do então presidente da república da Polônia, Lech Walesa.Em 1993, ele foi co-fundador do Bloco Não Partidário de Suporte às Reformas (BNPSR), e nesse mesmo ano foi eleito membro do senado polonês, sendo reeleito em 2001. Em 1995, tornou-se presidente do partido Republicano

(Republikanie), fundado por dissidentes do BNPSR , que se recusavam apoiar a reeleição do presidente Lech Walesa. Em 1997, desempenhou importante papel no recém criado Partido Conservador do Povo, que fez parte da Ação Eleitoral Solidariedade. Em 2004, Religa fez parte da fundação do novo Partido Centrum e foi escolhido para ser o seu presidente de honra. Nas eleições de 2005, foi cotado para se candidatar à presidência da república. Devido a sua reputação de profi ssional de sucesso dedicado ao trabalho, seu carisma e suas qualidades de líder , era apontado pelas pesquisas de opinião como o preferido por 65% do eleitorado em março de 2005. Porém, no decorrer da campanha eleitoral, perdeu pontos para os políticos profi ssionais com mais estrutura partidária e fi nanceira. Em setembro daquele ano, anunciou sua desistência em concorrer ao cargo e declarou apoio a Donald Tusk, da Plataforma Cívica.Mesmo com a derrota de seu candidato presidencial, Religa foi convidado para ser Ministro da Saúde, ocupando o cargo de outubro de 2005 a novembro de 2007, nos governos dos primeiros ministros Kazimierz Marcinkiewcz e Jaroslaw Kaczynski.Em 2007, Dr Religa descobriu ser portador de câncer de pulmão, o que não o impediu de participar ativamente, no Ministério da Saúde, de entrevistas na mídia e debates dos temas nacionais e da formação de novos médicos. O irônico e triste dessa história é que mesmo sendo um profi ssional altamente preparado , sabedor dos malefícios do tabaco, ele era um fumante inveterado, “incapaz de parar”, em suas próprias palavras. Faleceu em Varsóvia, aos 70 anos, no dia 08 de março de 2009. Seu funeral, no cemitério Powazki, foi transmitido pelas redes de televisão polonesas e teve a participação de pessoas de todas as regiões do país, que vieram para prestar suas últimas homenagens. O professor Religa foi sepultado com todas as honras reservadas aos chefes de estado.

OuvidoriaCanal de Comunicação entre o paciente e o HospitalO serviço de ouvidoria do Hospital do Coração foi criado em 2013. O setor é comandado pela assistente social Elenir Juvencio da Câmara Dantas, e tem por objetivo acolher manifestações e sugestões de pacientes, familiares e acompanhantes de modo a resolver e/ou minimizar eventuais problemas que surjam durante o atendimento, e subsidiar os setores envolvidos a identifi car as fragilidades. No relatório do ano de 2013, que compreende os meses de

junho a dezembro, os dados mostram o alcance do serviço: foram feitos 2.004 (dois mil e quatro) atendimentos, entre visitas realizadas e recebidas nas enfermarias, apartamentos e na sala da ouvidoria (localizada no 3º andar) e também através dos questionários de avaliação respondidos e depositados nas caixas de sugestões distribuídas no hospital. A ouvidora dá retorno a todas as demandas registradas verbalmente ou formalmente, seja pessoalmente, por email ([email protected]) ou por telefone (ramal 2971).

voz do coração | abril/maio 2014 | www.hospitaldocoracao.com.br 5

Continuação - (Hospital do Coração: referência em medicina)

Pioneiro dos transplantes cardíacos na Polônia

Nutrição e Dietética Mais de 830 refeições por dia, totalizando 25 mil a cada mês, aí incluídos o desjejum, almoço, lanche, jantar e ceia: os números do Setor de Nutrição e Dietética do Hospital impressionam. As refeições produzidas pelo setor atendem não só aos pacientes internados e seus acompanhantes, mas também aos médicos e funcionários que, em média, fazem uma refeição por dia no hospital. O serviço atua na produção diária das refeições, sempre com o cuidado de adotar procedimentos que irão garantir a qualidade e a

conformidade dos alimentos de acordo com a legislação sanitária. Todos os funcionários são conscientizados a praticar as medidas de higiene necessárias a fi m de proteger os alimentos da contaminação química, física e microbiológica. A coordenadora do serviço, nutricionista Rafaela Duarte, conta que além desses cuidados necessários e imprescindíveis com a higiene dos alimentos, o setor trabalha ainda visando a cor, sabor e temperatura ideais das refeições servidas:

O Serviço de Nutrição proporciona também assistência alimentar e orientação nutricional aos pacientes internados, e conta ainda com a dieta própria para Nutrição Enteral e suplementação oral, benefi ciando cerca de 20 pacientes por dia com este tipo de serviço. Esses pacientes são acompanhados por uma equipe de Nutrição Parenteral e

Enteral também própria do hospital.Além do serviço de nutrição, que é destinado aos pacientes, acompanhantes e funcionários, o hospital dispõe ainda de uma lanchonete no 3º andar, Prima Café, que funciona de 8 às 19h, de 2ªà 6ª feira, ( ramal 2025 ).

“A Ouvidoria é um importante instrumento de interação entre os clientes externos, internos e o hospital, e facilita na identifi cação dos problemas. Além disso, auxilia no controle de qualidade da organização, na melhoria da imagem e na facilitação do acesso à informação. Ela propicia a aproximação entre os clientes externos e gestores, por meio do registro das sugestões, reclamações, elogios e solicitações de orientação. Com as demandas recebidas, é possível recomendar a correção de atos, distorções, falhas e omissões, atendendo às expectativas dos clientes.”

“Na gastronomia hospitalar temos que conciliar a prescrição dietética e as restrições alimentares dos pacientes à elaboração de refeições saudáveis, nutritivas, atrativas e saborosas, em temperaturas ideais, a fi m de promover a associação de objetivos dietéticos, clínicos e sensoriais e promover nutrição com prazer. O Hospital do Coração de Natal possui carrinhos de distribuição de alimentos térmicos que mantêm a temperatura de entrega das refeições à 60º C e que têm como objetivo evitar contaminação alimentar e ofertar uma alimentação quentinha aos seus clientes.”

Como explica Elenir:

Zbigniew Eugeniusz ReligaPRINCIPAL ARTIGO - Por Dr. Lauro Arruda Câmara - Cardiologista

voz do coração | abril/maio 2014 | www.hospitaldocoracao.com.br4

A Voz do Coração - Abril e Maio 2014 ed 100.indd 4-5A Voz do Coração - Abril e Maio 2014 ed 100.indd 4-5 26/05/2014 19:05:1026/05/2014 19:05:10

Cinco clínicas de diversas especialidades fazem parte da estrutura do HCN Cinco clínicas de diversas especialidades fazem parte da estrutura do HCN

ESTRUTURA ESTRUTURA

Clínicas Clínicas

A clínica, situada no setor térreo, atua como um centro de diagnóstico e tratamento cardiológico, dispondo de consultórios e completa infra-estrutura para realização de diversos exames na área. Também fazem parte da equipe profi ssionais das especialidades de Geriatria e Nutrição.

Serviços: Consultas cardiológicas (adulto e infantil); check-up cardiológico; consultas geriátricas; consulta com nutricionista; Tilt Teste (pesquisa de síncope); ITB (Índice de Tornozelo Braquial); Mapa de 24h; Holter de 24h; Teste ergométrico computadorizado; Eco transesofágico; Eco de carótidas e vertebrais; Eco arteria l; Eco venoso; Eco estresse farmacológico e Eco transtorácico.

Corpo Clínico: Cardiologistas: Alberto Vital, Ana Cláudia Solano, Andressa Móra, Carla Suely Souza, Carlos Crescêncio, Carlos Vinícius, Eduardo Hipólito (hemodinamicista), Flávio Oliveira, Hebe Nóbrega, Henry Bismark, Isabela Villar, Jane Amaral, Josalmir Amaral (cirurgião cardíaco), Laurino Maia, Lauro Arruda, Liana Duarte, Luis Fernando Campos (hemodinamicista), Luis Walter Mendes, Luiz de Sá Bezerra, Marcel Delafi ori, Marcos Lima, Marlos Rocha, Múcio Galvão, Nelson Solano, Ricardo Medeiros, Rodrigo Trindade, Sávio Magalhães, Sylton Arruda (Marcapasso) e Valtécio Alves .Geriatra: Thaísa Nóbrega; Nutricionista: Raissa Boschetti; Angiologista ultrassonografi a): Ernesto Pantaleo

Clínica especializada em pneumologia, para consultas e tratamentos, que oferece ainda cirurgia torácica.

Exames: Broncoscopia diagnostica; Polissonografi a e Prova de função pulmonar (espirometria)

Corpo ClínicoBroncoscopia: Bethânia Caldas; Hylas Paiva da Costa Pinheiro e Sérvulo Azevedo Dias JúniorCirurgiões Gerais: Fernando Freire Lisboa e Fernando Freire Lisboa JúniorCirurgiões Plásticos: Alexander Farina Pinheiro, Ariluce Fernandes e Maria Julieta Pinto Capela Monte Cirurgião Torácico: Hylas Paiva da Costa Pinheiro Dermatologia: Diane M. Dantas da Costa e Juliana Cristina Soares Nunes Endocrinologia: Vinicius Silva Costa Geriatria: Luana A. C. Macedo Infectologista: André Luciano de A. Prudente e Mônica Baumgardt Bay Medicina do sono: André Luis Pinto SoaresNefrologia/Transplante Renal: Raquel Martins e Quinino Neurologia: Maria de Fátima Guilherme de SouzaPneumologistas: André Luis Pinto Soares; Bethânia Caldas; Elmano Marques; Sérvulo Azevedo Dias Júnior ; Soraya Germano Costa Psiquiatra: Louise Christine de Melo Reumatologista: Danyele Mylena Dias Urologista: Luiz Marcelo Barbalho Leite e Óscar Jácome

Localizada no 1º andar do hospital, atende a pacientes de convênios, particulares e do SUS, oferecendo diagnóstico, prevenção e tratamento em oncologia e hematologia, em crianças e adultos. A Oncoclínica atende uma média de 2.400 consultas médicas por mês nas várias especialidades que atende, e realiza cerca de 2.300 procedimentos mensais de quimioterapia.

Corpo Clínico:Cirurgião Oncológico: Gustavo Freire Fernandes.Hematologistas: Daniela Gonçalves Braz de Albuquerque; Elione Soares de Albuquerque (Hematologista Pediátrica); Enildo Alves; Frank Bahia Filho; Lavoisier Campos Silva Junior; Marcos Dias Leão; Rodrigo Villar de FreitasMastologista: Candice Barbosa Militão Neurocirurgiões: João Ferreira de Melo Neto; Nilson Pinheiro; Sergio Dantas Oncologistas: Carlos Eduardo Pires; Daniela Gonçalves Braz de Albuquerque; Elione Soares de Albuquerque; Marcos Dias Leão; Thiago Rego Urologia: Gedson Arlei Maia e Luiz Paulo Vieira

Equipe formada por profi ssionais dedicados a angioradiologia e cirurgia endovascular.

Procedimentos: Esclerose de veias (escleroterapia) eTratamento de varizes por radiofrequência

Angiologistas: Abdo Farret Neto; Eduardo Baptista; Ernesto Pantaleo e Marcio Villar

Centro de referência em otorrinolaringologia e fonoaudiologia, para o tratamento das doenças de ouvido, nariz e garganta, em todas as áreas dessas especialidades. Nela funciona o serviço de Implante Coclear, o primeiro do Norte, Nordeste e Centro-oeste do país.

Serviços: Diagnóstico da e tratamento das doenças do ouvido e labirinto; Diagnóstico da surdez em bebês; Cirurgia de Implante coclear; Implante auditivo de tronco cerebral; Adaptação de Aparelhos auditivos; Próteses auditivas implantáveis; Triagem auditiva;Diagnóstico e tratamento do zumbido; Cirurgia de base de crânio; Cirurgia para Ronco e Apnéia do sono; Diagnóstico e tratamento das doenças da garganta e voz; Diagnóstico e tratamentodas das doenças do nariz e seios paranasais; Cirurgias videoendoscópicas do nariz e seios paranasais; Prevenção do Câncer da Cabeça e Pescoço; Cirurgia plática facial e corporal; Diagnóstico e tratamento das doenças oftalmológicas; Reabilitação fonoaudiólogica (Auditiva, fala, voz, vestibular, disfagia e motricidade oral) ; Cirurgia bucomaxilofacial; Nutrição e Psiquiatria

Corpo Clínico: Cirurgião-dentista/bucofacial: Saulo Hilton Botelho Batista Cirurgião Plástico: Yuri Alexander de Oliveira Afonso Fonoaudiologistas: Ana Karla Bigois Capistrano; Ana Maria Reis; Andre Luiz da Silva Pestana; Clara Morena ; Danielle do Vale Silva Penna Lima; Larissa Ive; Priscilla Solano; Ranyelle Cruz; Yara Leão Saads Nutricionista: Dyla Gomes Lima; Oftalmologistas: Breno Barth Amaral de Andrade e Mônica Rinkevicius Rossi

02 Jean Dantas de Oliveira Jose Ronaud Rebouças 03 Walmir de Araujo 04 Werika Barbosa Tertuliano da Silva 05 Fabiana Salviano de Oliveira Vania Maria de Oliveira Leite Rubens Felix Barbosa Simara de Macedo Ferreira Renata Janaina Pucci da Silva Maria Irene Paiva da Cruz06 Edilson Silva Ramos 07 Adriana Costa da Silva Kelle Cristina de Souza Etelvina Camara Oliveira Francimara Silva de Freitas 08 Jucenira Batista da Silva Maria Joseilma Batista Luciene Urbano Cabral Maria Cileide Pereira da Silva 09 Maksuely Rodrigues Cordeiro Darklene Gomes Santana Silva Wenia Wesllyane Costa Lima EmanueleAlves da Silva11 Josélia Maria Silva do Nascimento Ana Cleia de Souza Bezerra 12 Manoelle Andressa da Costa13 Gilmaris Braz da Silva Suerda Maria da Silva Melo Joao Batista Pereira da Silva Marcos Suel Luiz Junior 14 Ana Clezia de Souza Bezerra 15 Michelle Dayane da Silva Lima 16 Jorge Luis de Medeiros 18 Luiz Eduardo de Franca Melo Katiuscia Guedes de Morais Oliveira 19 Eliene Alexandre da Costa Leniara Maria Castro de Azevedo20 Lilian Maria de Lira Lima de Oliveira Edna Maria Cândida da Silva Juliane Oliveira da Silva Natanael Silva dos Santos Emanuel de Souza Nobre Wandson Domingos 21 Marcelo Oliveira Araujo Danielle Cristina Pereira de Oliveira Maria de Fátima Marinho João Batista Paes da Silva Cicera Nayane Jales Nunes Jolda Lopes Silva do Nascimento22 Daniela Leite Dutra Joao Maria de Oliveira 23 Renata Silva de Azevedo Marcos Aurelio da Silva 24 Antonio Pereira Monteiro Filho Jocelia Soares da Silva 25 Maria Dalvanir C. Guedes da Costa Janaina Gomes da Rocha 26 Ellisson Ebbert Coelho de Oliveira Eliane Pereira Goteu de Melo Marcos Dias Leão Arlindo Nascimento de Souza Josimeiry Pinheiro dos Santos 27 Jose Roberto de Souza Suzana Raila Pereira Pinto 28 Nilzete Lourenco da Silva Eurimar Espinola de Araujo Brito 29 Ana Heloizy de Lima Barbara Cristina Martinelli Turino30 Elza Jucilene Edvino Martins Alexsandro Bernardino Everaldo Lopes dos Santos Junior Priscilla da Silva Evangelista Maciana da Silva Araujo de Oliveira 31 Kaio Cesar Andrade de Medeiros Daniela Cavalcanti Kittel

Piso - Térreo | Tel: (84) 4009-2020ww.hccardio.com.br

Piso - 2º andar | Tel: (84) 4009-2051 / 4009-2030 | Fax: (84) 4009-2055

Piso - 1º andar | Tel: (84) 4009-2009 / 4009-2018 / 4009-2070 | Fax: (84) 3211-8414

Piso - 2º andar | Tel: (84) 4141-0941 e 8801-0855

Piso - 2º andar | Tel: (84) 4009-2040www.otocentro.com.br

HC CARDIO UNITORAXONCOCLÍNICA SÃO MARCOS ENDOVASCOTOCENTRO RN

voz do coração | abril/maio 2014 | www.hospitaldocoracao.com.br 7voz do coração | abril/maio 2014 | www.hospitaldocoracao.com.br6

D o C o r a ç ã o

Maio

Aniversários

A Voz do Coração - Abril e Maio 2014 ed 100.indd 6-7A Voz do Coração - Abril e Maio 2014 ed 100.indd 6-7 26/05/2014 19:05:1126/05/2014 19:05:11

voz do coração | abril/maio 2014 | www.hospitaldocoracao.com.br

Os médicos sempre recomendam: praticar exercícios faz bem a saúde. Mas como não basta falar, médicos aqui do Hospital do Coração também dão bons exemplos. O infectologista André Prudente e a pneumologista Bethania Caldas mostraram que estão em forma e participaram da Corrida Track & Field Natal ( percursos de 5 e 10 quilômetros) ocorrida no dia 13 de abril. E o pneumologista André Pinto foi ainda mais longe, literalmente: no mesmo dia 13 de abril, foi um dos atletas da Maratona de Viena, o maior evento de corridas da Áustria, com a participação de mais de 30 mil corredores de cem países diferentes. Parabéns aos doutores atletas!

O setor de Hemodinâmica foi o vencedor da Gincana de Custos do hospital, referente ao primeiro trimestre de 2014. A premiação foi entregue no mês de maio, no auditório do hospital, à enfermeira Fernanda Ataíde, do setor, pela direção do hospital e pelo coordenador de contabilidade, Filipe Parízio. A gincana de custos tem por fi nalidade estimular a participação e contribuição dos funcionários para que as metas orçamentárias sejam cumpridas.

O livro “Tratado de Implante Coclear e Próteses Auditivas Implantáveis” que tem, entre os autores, o otorrinolaringologista Luiz Rodolpho Penna Lima Júnior e a fonoaudióloga Danielle Penna Lima, do Otocentro/Hospital do Coração, que escreveram a obra em conjunto com profi ssionais do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo – USP, foi lançado em abril em Salvador, na Bahia, e em Florianópolos, em Santa Catarina. A obra, publicada pela editora alemã Thieme (www.thieme.com), aborda desde aspectos históricos até os mais avançados métodos de reabilitação da audição, e é destinada aos profi ssionais da otologia, fonoaudiologia e áreas correlatas que desejam estudar e atuar no tratamento da audição e seus distúrbios.

O Hospital do Coração realizou um café da manhã especial para os funcionários do setor da enfermagem, em homenagem ao Dia do Enfermeiro, comemorado em 12 de maio. O evento foi realizado no auditório do hospital, e contou com a participação de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de outros funcionários do hospital. Os enfermeiros foram saudados pela direção do hospital e pela gerente de enfermagem, Suerda Santos, e receberam, de lembrança, um porta-latas térmico .

01 Alcilene Nunes De Sousa02 Rosilene Alves Da Silva03 Erciliene Faustino Da Silva Cynthia Kelly De Andrade Aquino Maria Do Socorro De Araujo04 Ana Batista Da Silva Geyzenilce De Oliveira Silva Felipe Queiroz De Oliveira05 Franklin Silva Dantas Gelilia Karina Batista De Souza Maria Cilene Da Costa06 Damiana Dos Santos Patricia Bento Garcia Francisco De Assis A Silva Maria Das Dores Oliveira Ferreira Sefora Youchoubel Pereira De Araujo Francisco Marcolino Costa Junior Taynara Linhares Dos Santos07 Willkenia Dantas De A Medeiros De Morais Andre Luiz Lima De Lemos08 Marigleide Dantas Da Costa Nelson Solano Vale09 Sylvania Cristina De Araujo Creuza Adriana Diogo Da Rocha10 Eduardo Farias Dos Santos Antonio Francisco De Almeida11 Adriana De Lima Anselmo Da Silva Joao Maria Belo Barbosa13 Andre Luis Ferreira14 Patricia Antunes De Oliveira15 Rosely Do Nascimento Campos Sheila Santana Cardoso16 Rosilene Bezerra Dantas Luiz Cesar De Oliveira Kelly Cristina Basilio Da Silva Silvania Gomes Pinheiro Dayvisson Pereira De Araujo17 Larissa Barbosa Da Conceicao19 Olga Cecilia Amorim Da Silva Alves Daniel Hilário De Oliveira Marta Fabiula Rufi no Da Silva20 Ariel Gomes De Araujo21 Wladna Rayanne Evangelista Da Silva Ana Luiza Donida Ferreira Vale Santiago23 Josilene Oliveira Da Silva24 Lauro Ricardo Da Silva Junior25 Isabel Araujo Da Silva Vaneide Da Silva Lopes Tamires Da Silva Pacheco26 Janeide Oliveira Da Cunha Robson Alan Santiago Viana Sheila Bianca De Souza Mendonca Cruz27 Luciana Abraao Ferreira Da Silva Maria Marinete De Almeida28 Paulo Cesar Gomes Da Silva29 Luciana Leite De Oliveira30 Francisca Kalyza De Lima Barbosa Oliveir Joeilson Jadson De Farias

D o C o r a ç ã oJunho

Aniversários Doutores Atletas

Gincana de Custos

Tratado de Implante Coclear

Dia da Enfermagem

RÁPIDAS

8

A Voz do Coração - Abril e Maio 2014 ed 100.indd 8A Voz do Coração - Abril e Maio 2014 ed 100.indd 8 26/05/2014 19:05:1226/05/2014 19:05:12