voz deguarulhos

16
Segurança Comandante da PM nega existência de grupo de extermínio em Guarulhos Página 4 VOZ de GUARULHOS VOZ ANO I - Nº 8 - DE 29 DE ABRIL A 15 DE MAIO - 2013 Distribuição Gratuita Não jogue este impresso em via pública de GUARULHOS Saúde Esporte Cultura Rede municipal continua com falta de medicamentos Equipe de Rúgbi guarulhense tenta acesso para a divisão principal paulista Projeto ‘Vem Batucar’ ajuda a tirar crianças das ruas de Cumbica Página 5 Página 11 Página 12 Vereadores salvam comissionados da Prefeitura PROVANDO DO PRÓPRIO VENENO: Durante aprovação do Projeto de Reestruturação do Funcionalismo Público, populares viram de costas em ato de protesto ao discurso do líder do governo petista, vereador Samuel Vasconcelos. A manobra foi muito usada no período em que o PT fez oposição na cidade. Vera Jurcys

Upload: rodrigo-de-sousa

Post on 12-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Um jornal feito para você.

TRANSCRIPT

Page 1: Voz deGuarulhos

SegurançaC o m a n d a n t e d a P M n e g a e x i s t ê n c i a

d e g r u p o d e e x t e r m í n i o e m G u a r u l h o sPágina 4

VOZdeGUARULHOSVOZ

ANO I - Nº 8 - DE 29 DE ABRIL A 15 DE MAIO - 2013Distribuição

GratuitaNão

jogu

e es

te im

pres

so

em v

ia p

úblic

a

deGUARULHOS

Saúde Esporte Cultura

Rede municipal continua com falta de medicamentos

Equipe de Rúgbi guarulhense tenta acesso para a divisão

principal paulista

Projeto ‘Vem Batucar’ ajuda a tirar crianças das

ruas de CumbicaPágina 5 Página 11 Página 12

Vereadores salvam comissionados da Prefeitura

PROVANDO DO PRÓPRIO VENENO: Durante aprovação do Projeto de Reestruturação do Funcionalismo Público, populares viram de costas em ato de

protesto ao discurso do líder do governo petista, vereador Samuel Vasconcelos. A manobra foi muito usada no período em que o PT fez oposição na cidade.

Vera

Jur

cys

Page 2: Voz deGuarulhos

ForasteiroO novo secretário de Finanças de Gua-

rulhos, André Oliveira Castro, é mais um “forasteiro” da atual administração. Cas-tro se juntará a Atílio Pereira (Transpor-tes) e Henrique Zanetta (Meio Ambiente). O que se espera é que o novo secretário, ao menos tenha um pouco mais de afini-dade com a cidade, ao contrário dos ou-tros dois.

PrioridadeFalta de médicos e remédios, caos no

transporte público, ruas esburacadas, for-necedores e prestadores de serviço recla-mando da falta de pagamento. Enquanto isso o prefeito usa de todas as suas forças para aprovar projeto salvador para os co-missionados e que consumirá aproxima-damente R$ 200 milhões anuais dos co-fres públicos.

DilemaAuxiliares de enfermagem da prefei-

tura estão vivendo um impasse. Proibi-dos pelo Coren (Conselho Regional de Enfermagem) de trabalharem nas far-mácias das UBSs os profissionais tem sido “obrigados” a realizar a função sob pena de sofrerem represálias, prin-cipalmente com a mudança do local de trabalho.

Inimigo íntimoO enfraquecimento do movimento dos

perueiros, que resolveram sair do pré-dio da Câmara Municipal pacificamente, pode ter sido causado por pessoas estra-tegicamente infiltradas na categoria e pro-pensas a determinados agrados.

TrincheiraAliás, uma das estratégias dessa guer-

ra tem sido o constante enfraquecimento do outrora inabalável líder da categoria, o agora vereador Cícero Mossoró. Até mes-mo uma garagem para um de seus desafe-tos foi montada na Ponte Alta como forma de demonstrar sua perda de liderança pe-rante a categoria.

Segurança Em São Paulo o prefeito petista Fer-

nando Haddad aderiu e ampliou a Opera-ção Delegada. Em Guarulhos, apesar dos muitos argumentos favoráveis o prefeito Sebastião Almeida reluta em implantar a medida. Fontes extraoficiais garantem que a falta de recursos é um dos principais impedimentos.

AposentadoriaEmbora mantido em segredo já está em

estudo a troca dos veículos que servirão aos vereadores pelos próximos anos. A mudança, que deverá ocorrer em breve, tirará de circulação os Astras de luxo que atualmente servem aos parlamentares.

2Editorial Sem Censura

EXPE

DIE

NTE

Tiragem:20.000 exemplares

Editoração Eletrônica:TUTTO - 2409-5146

Impressão:TAIGA - 2409-7926

Editor: Rodrigo Sousa MTB - 60.016/SP96948-8455 l 96032-8455

Endereço:Rua Paulo Otaviano, 260Recreio São Jorge - GuarulhosCEP 07144-487(11) 3435-5089

Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores.

facebook.com/[email protected]

deGUARULHOSVOZdeGUARULHOSVOZ DE 29 DE ABRIL A 15 DE MAIO - 2013

1º de Maio em alerta

Não há pior cenário num Dia do Trabalho que o do desemprego elevado. Felizmente, para o tra-

balhador brasileiro, a taxa de desemprego medida pelo IBGE em março apontou o melhor resultado para esse mês (5,7%) desde 2002. Um destaque negativo loca-lizado foi a queda de 1,3% do emprego industrial paulista, dado que diz respeito, inclusive, a uma cidade altamente indus-trializada como Guarulhos.

Nosso município é um dos principais polos industriais do território nacional e para se manter nessa posição de desta-

que é preciso muito trabalho. Incentivar a implantação de novas empresas, forta-lecer o mercado consumidor para as já existentes, oferecer melhor infraestrutu-ra e, principalmente, agilizar a criação do Parque Tecnológico são ações que po-dem incentivar ainda mais o crescimento do emprego.

O exemplo na queda de vagas no setor industrial é um bom parâmetro para que políticas públicas de desenvolvimento se-jam colocadas em prática visando aumen-

Sidnei Barros

tar a oferta de empregos formais no setor. Não podemos continuar perdendo para outras cidades empresas que oferecem centenas, às vezes milhares de oportuni-dades de trabalho.

Mesmo com essa ressalva, entretan-to, o guarulhense e, em geral o brasilei-ro pode respirar aliviado neste feriado. O País está longe, por exemplo, da grave crise europeia que vem afetando vários países daquele continente. Um dos casos mais graves é o da Espanha, nação em que o desemprego alcançou 27,16% da popu-lação ativa no primeiro trimestre.

Por isso, este 1º de Maio no Brasil não deve servir apenas para o descan-so. É preciso que os sindi-catos alertem para os riscos e c o n ô m i c o s nos próximos meses. O baixo crescimento do PIB (0,9% no ano passado) e

a inflação crescente podem desestabilizar o mercado de trabalho já no segundo se-mestre. Cobrar sabedoria e sensibilidade social da equipe econômica em Brasília é o melhor a fazer neste momento.

No entanto, apenas cobranças não resolverão os problemas. É preciso se-riedade e uma equipe comprometida com o desenvolvimento da economia municipal para que Guarulhos continue figurando entre as principais cidades do Estado e do País.

ErramosNa 8ª edição (11 a 28 de abril), er-

ramos ao grafar degue ao invés de dengue no Editorial, página 2.

Page 3: Voz deGuarulhos

3Política

Vereadores aprovam projeto do governo e salvam comissionadosReestruturação nos quadros do funcionalismo municipal consumirá cerca de 200 milhões anuais dos cofres públicos

deGUARULHOSVOZdeGUARULHOSVOZDE 29 DE ABRIL A 15 DE MAIO - 2013

Divulgação Divulgação

projeto de reestruturação do funcionalismo público mu-nicipal, em regime comis-sionado, teve aprovação em

tempo recorde na Câmara Municipal. Con-tendo 344 páginas, o texto foi aprovado em menos de quatro dias de tramitação na Casa. A aprovação da nova lei abriu precedentes para a readequação de aproximadamente 2.500 cargos comissionados na administra-ção municipal, o que irá gerar gastos de cerca de 200 milhões anuais aos cofres públicos.

A mudança, mesmo trazendo prejuí-zos à municipalidade, fez parte de acordo entre a prefeitura e o Ministério Público. Decisão judicial liminar concedida à Pro-curadoria Geral de Justiça do Estado, no início de abril, determinava que a prefei-tura deveria demitir imediatamente 441 comissionados que ocupavam cargos em diferentes áreas da administração.

A liminar, concedida pelo desembarga-dor Alves Bevilacqua, se baseou em projeto de lei do prefeito Sebastião Almeida (PT), aprovado pela Câmara Municipal em 2011. A justiça entendeu que parte dos cargos co-missionados criados na época deveriam ser atribuídos a funcionários concursados. Se-gundo o texto “as demissões precisavam ser

efetuadas imediatamente ainda que pudes-sem provocar desorganização da estrutura do funcionalismo público local ao romper desde logo vínculos da administração municipal com parcela de seus servidores”.

Logo após a aprovação do projeto o ve-reador Samuel Vasconcelos (PT), líder do governo, falou com a imprensa sobre a im-portância da iniciativa. “Esse projeto limita a quantidade de cargos comissionados em 7,5%, conforme determina a lei. Guarulhos sai na frente e dá um exemplo a outras pre-feituras, que em média mantêm de 13% a 16% de cargos comissionados”, ressaltou.

RegionaisCom a aprovação do projeto a prefeitura

O

conseguiu mudar a estrutura de alguns se-tores da administração e regularizar outros departamentos como as “subprefeituras”.

As oito regionais de Guarulhos criadas pela nova lei têm a função de fazer uma melhor co-municação entre os bairros e o poder público.

Mas setores da oposição já criticam a criação dessa nova estrutura. Para muitos, a medida servirá para o aparelhamento da máquina pública por apoiadores e apadri-nhados da atual administração.

Vale lembrar que apenas os vereadores do PSDB (Gilvan Passos, Geraldo Celesti-no, Romildo Santos e Vitor da Farmácia), votaram contra o projeto.

A população, alijada no processo de esco-lha espera que a nova estrutura funcione. “Até

hoje não funcionou. Espero que as mudanças sejam para melhor e consigamos resolver nos-sos problemas no local onde moramos”, en-fatizou Maria Rosália, moradora de Cumbica.

Força TarefaEmbora o polêmico projeto tenha sido

aprovado sem problemas, a prefeitura pre-feriu não correr riscos. Tanto que no dia 18 de abril, data em que aconteceu a segunda votação, o secretário de Assuntos Legisla-tivos, Abdo Mazloum e Adriana Galvão, braço direito do prefeito Sebastião Almei-da, permaneceram nas dependências do Legislativo até a votação final do projeto.

Mesmo com os vereadores reiterando repetidamente a independência do Legis-lativo em relação ao Executivo, o fato é que o projeto só foi aprovado depois de muita conversa entre os emissários do prefeito e as lideranças dos vereadores.

Aliás, a pressa com que a propositu-ra foi aprovada e a estranha aparição dos representantes do Executivo na Câmara Municipal colocaram em xeque a lisura da votação e a seriedade com a qual os parla-mentares tratam de temas relevantes para a população, principalmente os que envol-vem elevadas somas de dinheiro público.

Maiores saláriosSecretário de Governo R$ 11.359,09

Coordenador de departamento R$ 11.359,09Chefe de Gabinete do Prefeito R$ 11.359,09

Secretário Adjunto R$ 9.470,43Diretor de Departamento R$ 9.091,29

Comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) R$ 9.091,29Corregedor da Guarda Civil Municipal (GCM) R$ 9.091,29

Assessor Especial de Gestão I R$ 7.576,08Corregedor Adjunto da Guarda Civil Municipal (GCM) R$ 5.848,29

Procurador Chefe R$ 5.848,29Assessor Especial de Gestão II R$ 7.848,30Assessor Especial de Gestão III R$ 5.523,06

Page 4: Voz deGuarulhos

m recente visita à Câma-ra Municipal, o coronel Glauco Silva de Carvalho, comandante do Policia-

mento da Área Metropolitana de São Pau-lo (CPA-M7), negou a existência de um grupo de extermínio em Guarulhos e que já teria matado aproximadamente 35 pes-soas desde junho de 2012. A notícia foi divulgada pelo jornal “Estadão” e teria como fontes policiais civis que investi-gam os crimes. “Não existe isso. Não sei a intenção de quem passou essas informa-ções que serviram como base para a re-portagem. Sei que existem policiais com má conduta e esses serão punidos exem-plarmente”, explicou para os vereadores que participaram da reunião.

A suspeita, segundo investigações da Polícia Civil, atingem policiais do 31º e do 44º Batalhões da PM. A ação seria uma retaliação contra criminosos, frequenta-dores de pontos de venda de drogas, vizi-nhos de bandidos e mesmo quem, por aci-dente, estava na hora e no lugar errados.

Segundo os policiais civis, os crimino-sos agiram de modo semelhante na maio-

4Segurança

Comandante da PM nega existência de grupo de extermínio em Guarulhos

deGUARULHOSVOZdeGUARULHOSVOZ DE 29 DE ABRIL A 15 DE MAIO - 2013

ECoronel Glauco, responsável pelo policiamento na cidade, reconhece má conduta de alguns policiais, mas isenta corporação

ria dos delitos. Por enquanto, nenhum suspeito foi preso.

As informações dão conta, ainda, de que as ações aumenta-ram após o assassinato de um PM no dia 18 de novembro passado.

“A polícia militar continuará trabalhando para dar segurança e tranquilidade para a população e, em nenhum momento sere-mos tolerantes com desvios de conduta”, ressaltou o coronel.

Policiamento ostensivo Fora a polêmica envolvendo

a corporação um dos assuntos em pauta na reunião foi a realização de operações de combate ao crime na cidade, nomeadas de Previcar e Previpaz. A primeira busca bloquear as entradas e saídas, principal-mente nas divisas das cidades de São Pau-lo, Mairiporã e Santa Izabel. Já a segunda busca a manutenção da ordem pública.

Para isso, a PM em Guarulhos recebeu o reforço de aproximadamente 500 profis-sionais do comando de choque e mais 50 do comando rodoviário. “Com essas me-

didas, temos aumentado a segurança dos cidadãos e diminuído os índices de crime em Guarulhos”, frizou o coronel.

Segundo os dados apresentados hou-ve diminuição nos números da violência em cerca de 30% após o início das ope-rações. Somente em março 400 motos foram apreendidas, além da prisão de procurados pela justiça e apreensão de armas e drogas.

Mesmo preferindo manter as próximas operações em segredo, o oficial garante que novas intervenções já estão agen-

dadas. “O resultado foi muito positivo, por isso já temos ou-tras regiões monitoradas e, que em breve serão ocupadas pelos nossos policiais.”

Pimentas receberá mais 24 policiais nos próximos dias

Uma novidade apresentada durante a reunião foi o desloca-mento de 24 policiais para a re-gião do Pimentas nos próximos dias. O contingente servirá para aumentar a segurança da popu-lação e dar sequência ao traba-

lho que tem sido realizado na região com as ações preventivas.

E não só o Pimentas receberá mais po-liciais nas ruas. Segundo o comandante, a filosofia de trabalho implantada por sua equipe é de que lugar de policial é na rua, cuidando da população. “Não fecharemos bases fixas, mas diminuiremos o contin-gente para que os agentes em serviço pos-sam ser incorporados ao policiamento nas ruas. Isso, com certeza, trará mais seguran-ça para a população”, finalizou.

Balanço: Coronel Glauco (a esquerda), presta contas para vereadores

Nico Rodrigues / CMG

Page 5: Voz deGuarulhos

5Saúde

Rede Municipal continua com falta de medicamentos

deGUARULHOSVOZdeGUARULHOSVOZDE 29 DE ABRIL A 15 DE MAIO - 2013

Abastecimento de medicações básicas como amoxicilina (antibiótico), soro fisiológico e analgésicos continua deficiente na maioria das UBSs

A falta de medicamentos bási-cos na rede pública municipal continua. As reclamações têm partido de usuários das Uni-

dades Básicas de Saúde (UBSs). A situação mais preocupante é com relação à amoxici-lina (antibiótico) muito usado no tratamento de infecções em crianças e idosos.

Em poder de uma receita da rede pú-blica nossa equipe percorreu diversas UBSs da cidade e constatou que apenas algumas

“Se procuramos o serviço público é porque não temos dinheiro para

comprar os remédios”

tinham o medicamentos. Uirapuru, PA Dona Luiza, Jardim Acácio, Hospital da Criança, todas centros de referência em sua região, não dispunham do medica-mento. Apenas na UBS Inocoop o anti-biótico foi encontrado.

Muitos pais, ouvidos pela reportagem pedem uma solução imediata para o pro-blema. Segundo Edith Lima, moradora

do Uirapuru, a falta da medicação é uma irres-ponsabilidade. “Antes não faltava. De uns tempos para cá quase

nunca tem. Quem cuida do setor deveria saber que se procuramos o serviço público é porque não temos dinheiro para pagar. Quero ver se uma criança morrer pela falta do medicamento quem será o responsável?”, questionou a moradora.

Procurada pela reportagem a Secretaria de Saúde emitiu nota ressaltando a norma-lidade da situação: “Com relação ao ques-tionamento sobre a falta de amoxicilina nas

Divulgação

unidades de Saúde, a Secretaria de Saúde informa que a situação já está regularizada, tanto que consta hoje do estoque mais de 19 mil itens do medicamento”.

Em 2012 foi aprovado e sancionado pelo prefeito de Guarulhos Sebastião

Almeida o aumento absurdo do IPTU, que em alguns lu-gares chegou a ultrapassar 2000%.

Muitos moradores sentin-do-se lesados, procuraram a prefeitura para pedir explica-ções sobre os motivos deste aumento.

Infelizmente, fazendo pouco caso da população a prefeitu-ra criou uma série de proces-sos burocráticos que impe-diam o munícipes de ter uma resposta exata e concreta que justifica-se tal aumento.

A partir daí uma série de protestos foi organizado por diversos grupos e movimen-

INFORME PUBLICITÁRIO

A novela do IPTU pode ter um final feliztos da cidade, que clamavam por explicações do prefeito Sebastião Almeida.

A medida alem de imoral fere diretamente a proporcio-nalidade econômica e finan-ceira entre a administração pública e os contribuintes.

O vereador mais atuante con-tra esse aumento, com certeza foi o vereador Guti, pois além de ser multado em mais de R$ 5000,00 por fazer manifesta-ções pela cidade, ele também conseguiu que o Ministério Pú-blico instaura-se um inquérito cívil com o fim de esclarecer definitivamente os fatos, bem como punir os responsáveis pelos eventuais atos de impro-bidade administrativa.

Em sua justificativa, o vere-

ador Guti argumenta que a cobrança do IPTU foi basea-da em alíquotas previstas em normas inconstitucionais, segundo o tribunal de justiça de São Paulo.

Ele alega também que quem pode constituir crédi-tos tributários são somente os funcionários públicos que exercem a função de agen-te de cadastro, e não uma empresa privada como fez a prefeitura.

Portanto, existe ainda uma possibilidade de que o relató-rio final do Ministério Público provoque uma ação civil pú-blica e que posteriormente possa vir a ser anulado o au-mento do IPTU, ou seja, ainda há uma luz no fim do túnel.

Page 6: Voz deGuarulhos

6Guarulhos

São João, Presidente Dutra e Água Chata deverão serão beneficiados com PEVs (Pontos de Entrega Voluntários)

Cidade poderá receber R$ 9 milhões para investimentos na reciclagem

deGUARULHOSVOZdeGUARULHOSVOZ DE 29 DE ABRIL A 15 DE MAIO - 2013

O Ministério do Meio Am-biente poderá liberar cerca de 9 milhões para Guaru-lhos investir no setor de co-

leta seletiva nos próximos anos. O acordo, verbal, foi firmado entre o prefeito Sebas-tião Almeida e a ministra do Meio Am-biente, Izabella Teixeira.

Caso a ação se concretize o trabalho que já vem sendo desenvolvido na cida-de será ampliado. Isso inclui, inclusive, a implantação de novos galpões de triagem, mais Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e a aquisição de novos equipamentos para

O prefeito Sebastião Almeida foi esco-lhido para representar a Frente Nacional de Prefeitos em São Paulo. “Vou trabalhar para ampliar o número de municípios fi-liados à FNP no Estado de São Paulo e incluir no debate sobre manter temas públicos questões que possam fortalecer a ação dos gestores destas cidades”, afir-mou durante o discurso de posse.

o setor. “Esse dinheiro do Ministério do Meio Ambiente é muito importante, pois elevará nossa capacidade de reciclagem na cidade”, disse Almeida.

BenefíciosDe acordo com projeto da Prefeitura, os

galpões de triagem serão construídos nas regiões de Pimentas, Bonsucesso, Cum-bica e Ponte Alta. Os novos PEVs estão planejados para atender o São João, Pre-sidente Dutra e Água Chata. O restante do dinheiro será utilizado para a compra de caminhões para a coleta e limpeza, além de

Silvio Siqueira

Ação: central de triagem no Taboão

caçambas metáli-cas para armaze-namento do ma-terial nos pontos de entrega volun-tária. O dinhei-ro será liberado após a assinatura do convênio com o Ministério do Meio Ambiente.

Na reunião com a ministra, o prefeito Al-meida também destacou investimentos im-portantes de Guarulhos na área ambiental.

Guarulhos foi premiada, pela segunda vez consecutiva, com o Selo Pró-Equida-de de Gênero. A iniciativa premia cidades que se destacam na implementação de po-líticas públicas de combate ao racismo.

A ação é uma parceria da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), da Presidência da República, com a Orga-nização Internacional do Trabalho (OIT)

Prefeitura ganha pela 2ª vez consecutiva prêmio por combate ao racismo

e o Fundo de Desenvolvimento das Na-ções Unidas para a Mulher (Unifem).

Essa foi a 3ª edição do Programa e Gua-rulhos foi uma das 58 instituições brasileiras agraciadas. A cidade também obteve a men-ção honrosa por ter realizado mais de 80% das metas contidas no Plano de Ação e pelas políticas desenvolvidas na área do combate ao racismo e diversidade no município.

“Nossa expectativa é ampliar ainda mais os cuidados com o Meio Ambiente na cidade no decorrer dos próximos anos”, finalizou.

Almeida representará a Frente Nacional de Prefeitos em São Paulo

Segundo ele, a FNP tem demonstra-do um amadurecimento político muito importante ao longo dos últimos anos. “Essa é a demonstração concreta do com-promisso cada vez maior dos municípios com iniciativas para melhorar a qualidade de vida da população”, declarou.

A posse da nova diretoria aconteceu no último dia 25, em Brasília,

“Escolha um trabalho que você ame e não

terás que trabalhar um único dia em sua vida.”

Vereador Prof. Jesus

Confúcio

Page 7: Voz deGuarulhos

A investigação dos nódulos deve ser re-alizada de acordo com determinadas carac-terísticas que podem ser reconhecidas por especialistas experientes. A investigação complementar é feita com o uso da Punção Aspirativa com Agulha Fina (PAAF), me-todologia pouco invasiva e, na maioria dos casos, muito esclarecedora.

A punção não elucida 100% dos casos e eventualmente é necessário a retirada de parte ou de toda a tireóide para esclareci-mento diagnóstico.

O tratamento pode ser conservador nos casos benignos ou cirúrgico no casos que tenham alterações malignas ou suspeitas. Felizmente, a maioria dos casos de câncer de tireóide se cura quando conduzida por profissionais experientes.

Dr. Thiago Celestino Chulam é Médico Titular do Departamento de Ci-

rurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital AC Camargo; Doutorado em Oncologia

pela Fundação Antônio Prudente e Mem-bro Efetivo da Sociedade Brasileira de

Cirurgia de Cabeça e Pescoço

7deGUARULHOSVOZdeGUARULHOSVOZDE 29 DE ABRIL A 15 DE MAIO - 2013

Opinião

Divulgação

Estrada do Cabuçú: principal via de acesso entre o Taboão e Vila Galvão está abandonada

pelo poder público

Rua Jeremias Joaquim Pereira: buracos, poeira e entulho agora fazem parte

da paisagem local

Imagens do cotidianoA tireóide é uma glândula que fica lo-

calizada na região central do pescoço. É dividida em dois lobos unidos por um se-guimento chamado istmo e possui o for-mato de um H.

É regulada pelo cérebro e sua principal função é a produção de hormônios (T4 e T3) que são fundamentais para a manu-tenção do metabolismo. Esta importante glândula pode sofrer alterações na sua função ou na sua estrutura.

Quando ocorre uma diminuição da produção dos hormônios produzidos pela tireóide temos o que chamamos de Hipo-tireoidismo. Por outro lado, quando te-mos uma produção exagerada de T3 e T4 temos o Hipertireoidismo.

Dentre as alterações estruturais da tire-óide podemos citar o aumento de volume da glândula, conhecido como bócio. Ou-tra alteração, que tem sido cada vez mais identificada nos dias de hoje, é o apareci-mento de nódulos.

O aumento da frequência desta altera-ção pode estar relacionada com vários fa-tores, porém o que mais chama a atenção é o uso cada vez mais frequente do ultras-som de tireóide em consultas de rotina e exames de check up.

A ampla maioria dos nódulos são le-sões benignas (cerca de 95%) porém uma pequena fração deles (cerca de 5%) po-dem conter alterações malignas que de-vem ser tratadas precocemente por um cirurgião de cabeça e pescoço.

Como vai a sua Tireóide?

Vilas dos PimentasA maioridade penal

A sociedade, precisa se acostumar a exigir de seus representantes polí-ticas públicas que o Estado brasilei-

ro tem a obrigação de oferecer. Não só agora, quando vemos na mídia famílias perdendo seus entes queridos, em as-sassinatos a sangue frio, protagoniza-dos pelas mãos dos chamados “dime-nor”. Não é de hoje que o Brasil clama, por reformas gerais e, lógico, inclua-se aí, a segurança pública, que através do Código Penal Brasileiro, estabelece as devidas punições para aqueles que transgridem as leis. Em 1991, foi apro-vado o ECA “Estatuto da Criança e do Adolescente” com o principal objetivo

de acolher jovens cidadãos infratores de até 18 anos, oferecendo programas sócioeducativos para recuperá-los e reinserí-los na convivência social. A realidade é que famílias brasileiras de todos os níveis sociais estão perdendo seus entes queridos para a “demagogia política”, impunidade e a corrupção generalizada no país, mas, principal-mente para o “oportunismo irrespon-sável da maioria de nossos políticos, e da grande mídia”, que manipulam importantes questões sociais de acordo

com os interesses de seus patrocina-dores. Sim, tenho profundo receio na eficácia da diminuição da maioridade penal, pois, sem as reformas neces-sárias, o combate à impunidade e a corrupção generalizada, teremos mais um remendo para atender o clamor da classe mais alta, e logo vamos punir uma gestante da periferia que certa-mente terá um filho marginal, já que ainda hoje, o estado brasileiro não lhe oferece moradia, educação, saúde, se-gurança pública e cultura.

Divulgação

Page 8: Voz deGuarulhos

nstituído em Paris em 1889 e comemorado no Brasil e em várias partes do mundo em 1º de maio, o Dia do

Trabalho ou do Trabalhador, homenageia uma greve ocorrida na cidade de Chicago (EUA) no ano de 1886 que reuniu milha-res de trabalhadores para reivindicarem a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.

Em 1889 milhões de trabalhadores da Alemanha, Áustria, Hungria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Grã-Bretanha, Itália e Suíça fi-zeram valer as decisões tomadas.

O dia passou a ser chamado de “Dia do Trabalho” e passava a comprovar o

8Especial

deGUARULHOSVOZdeGUARULHOSVOZ DE 29 DE ABRIL A 15 DE MAIO - 2013

1º de Maio: Dia do Trabalhador

IEvento comemora primeira greve no mundo por melhores condições de trabalho, em 1886; no Brasil data ganhou destaque com Getúlio Vargas

Divulgação

poder de organização dos trabalhadores em âmbito internacional.

A data no BrasilO fim da escravidão e a chegada dos

imigrantes europeus ao país trouxeram ideias sobre os princípios organizacio-nais e leis trabalhistas, já implantados na Europa. Baseados nesses conceitos os operários brasileiros começaram a se organizar. Em 1917 aconteceu a Greve Geral, que parou indústria e comércio. A classe operária se fortalecia e, em 1924, o dia 1º de maio foi decretado feriado na-cional pelo presidente Artur Bernardes.

Mesmo tendo sido declarado feriado, até o início da Era Vargas a data era con-

siderada um dia de protestos operários, marcado por greves e manifestações. A propaganda trabalhista de Getúlio Var-gas habilmente passou a escolher o dia para anunciar benefícios aos trabalha-dores, transformando-a em “Dia do Tra-balhador”.

A política trabalhista brasileira efeti-vamente toma forma após a Revolução de 30, quando Getúlio Vargas cria o Ministério do Trabalho, Indústria e Co-mércio.

No entanto, somente com a Consti-tuição de 1934, os trabalhadores bra-sileiros tiveram seus direitos represen-tados por lei. O documento assegurava a liberdade sindical, salário mínimo,

jornada de oito horas, repouso semanal, férias anuais remuneradas, proteção do trabalho feminino e infantil e isonomia salarial entre outros.

Desta forma, o dia passou a não mais ser caracterizado apenas por protestos, mas comemorado com desfiles e festas populares, assim como acontece até hoje.

Estou ao lado dos trabalhadores que constroem uma história na luta por mais postos de trabalho, pelo cumprimento da legislação, por dignidade e

salário justo!!

FELIZ DIA DO TRABALHADOR!

EDUARDO SOLTUR

Page 9: Voz deGuarulhos

egundo o Cadastro Geral de Empregados e Desem-pregados (Caged), divul-gado em meados de abril

pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), foram criados 4.762 novos pos-tos de trabalho com carteira assinada em Guarulhos no primeiro trimestre de 2013.

Somente no mês de março foram re-gistrados 1.483 novas oportunidades para quem procura uma oportunidade no mercado de trabalho.

Dados da Secretaria de Trabalho muni-cipal indicam que no acumulado dos últi-mos 12 meses (abril/2012 a março/2013), o município registrou saldo de 7.720 no-

Guarulhos cria 4.762 novos postos de trabalho em 2013

SEm março foram abertas 1.483 vagas; nos últimos 12 meses cidade criou 7.220 empregos formais

Divulgação

9deGUARULHOSVOZdeGUARULHOSVOZDE 29 DE ABRIL A 15 DE MAIO - 2013

vos postos de trabalho. Na comparação com as demais regiões analisadas, o per-centual de admissão registrado em Gua-rulhos em fevereiro de 2013 foi de 8%, superior à média nacional, que registrou percentual de 6,14%, e à média do Estado de São Paulo, que foi de 3,67%.

Os setores que mais empregaram no mês de março foram o de serviços com 1.346 empregos; o da construção civil com 146; e da administração pública com 96.

Serviços em altaSeguindo tendência da última medição

o setor de serviços permanece na lideran-ça da geração de empregos. Somente nes-

te início de ano já foram criadas 3.671 oportu-nidades no se-tor. Indústria de transformação, com 927 novos postos de traba-lho e construção civil, com 356 vagas estão na sequencia.

Para o secretário do Trabalho, Rabih Kalil, mesmo com a retração verifica-da em março, a economia no município aponta tendência de alta na oferta de em-prego nos próximos meses.

“Os dados indicam para o segundo trimestre deste ano a continuidade do processo de reação do mercado de tra-balho. Tenho certeza de que aqui em Guarulhos a oferta de vagas irá cres-cer”, ressaltou.

Page 10: Voz deGuarulhos

10deGUARULHOSVOZdeGUARULHOSVOZ DE 29 DE ABRIL A 15 DE MAIO - 2013

Economia

Ministro da Ciência e Tecnologia apoia criação do Parque TecnológicoMarco Antonio Raupp reconhece o potencial industrial de Guarulhos e aponta empreendimento como essencial para a capacitação do setor

ecentemente o ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, participou de workshop

promovido em Guarulhos e reiterou a ne-cessidade da criação de um ambiente de pesquisa e inovação tecnológica na cida-de. O encontro também serviu para que as autoridades presentes discutissem o Sistema de Inovação, observando as ini-ciativas existentes para alavancar ações prioritárias para o projeto do Parque Tec-nológico Guarulhos.

Raupp anunciou que a Empresa Bra-sileira de Pesquisa e Indústria (Embrapi)

R

www.padarianovaguarulhos.com.br

Tel: 2422-7188

Rua Albino Fantazzini - Vila Augusta - Guarulhos (esquina com Av. Guarulhos, 1320)

Já estamos servindo almoço de segunda

a sábado, das 11 às 15 horas

(A la carte e pratos rápidos)

Comemoração da Semana do Trabalhador. Veja nossas ofertas:

Ofe

rtas v

álida

s nos

dias

04

e 05

de

maio

de

2013

na

apre

sent

ação

do

anún

cio. P

rom

oção

não

cum

ulativ

a. Im

agen

s mer

amen

te ilu

strat

ivas

DeliciosasTortas de morango

Pizza Mussarela

e Calabresa

Frango assado

R$ 9,90R$ 18,00

para viagem

Tempero caseiro. Acompanha batatas e farofa. De R$ 20,00

por apenas

R$ 18,90

“deve fazer investimentos de R$ 1 bilhão em novos polos de inovação nos próxi-mos dois anos e que Guarulhos pode es-tar entre eles”. O ministro afirmou que a cidade é tipicamente industrial e como tal merece ter uma política para estimu-lar o setor. “E, atra-vés de instrumento como um Parque Tecnológico, é ne-cessário capacitar a indústria, promo-vendo a ciência, tecnologia e inovação”, acrescentou.

TerrenoO prefeito Sebastião Almeida ressaltou

a importância da conclusão da destinação de uma área de, no mínimo, 200 mil m² e anunciou que está bem adiantada a ne-

gociação do espaço com a Dersa (Desen-volvimento Rodovi-ário S.A). Há anos a estatal é proprietária do terreno, localiza-do em Cumbica, e que por muito tempo

sediou a empresa Dry Port. A área seria doada ao município em troca da dívida

tributária. “Depois desse requisito terei de enviar projeto à Câmara, ou seja, dis-cutiremos amplamente com a sociedade a melhor forma de gestão deste recurso”, explicou Almeida.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luís Carlos Teodoro, lem-brou que “a implantação de um Parque Tecnológico na região só se justificará caso os benefícios trazidos por ele à in-dústria local estendam-se à sociedade como um todo”. Ele concluiu dizendo que “o local terá de promover não só o desen-volvimento econômico, mas também o social”, concluiu.

“O local deverá promover não só o desenvolvimento econômico, mas também

o social”

Page 11: Voz deGuarulhos

deGUARULHOSVOZdeGUARULHOSVOZDE 29 DE ABRIL A 15 DE MAIO - 2013

11Esporte

Equipe de Rúgbi guarulhense tenta acesso para a divisão principal paulista

Jogo secular atrai cada vez mais participantes no país; equipe busca patrocínio para divulgar o esporte

ocê conhece as regras do Rúgbi? Sabe quantos jogado-res tem cada equipe? O que é um try? Se você, assim como

a maioria dos brasileiros, desconhece esse esporte de origem inglesa, com início no sé-culo XIX, está na hora de conhecer o Lusa Rhynos Rugby. Nascido da iniciativa de amigos, a equipe guarulhense, que está em 5º lugar no campeonato paulista de acesso, é pioneira na modalidade esportiva na cidade.

E assim como outros esportes amado-res a falta de patrocínio é um dos princi-pais problemas para os praticantes do es-porte que começa a se difundir pelo país.

No entanto, a união dos jogadores e uma parceria com a Associação Atlética Portuguesa de Desportos (Lusa) tem pos-sibilitado a participação no campeonato paulista, um dos mais fortes do Brasil. “Infelizmente alguns investidores só que-rem pegar o que já está pronto. Temos um belo projeto, mas não temos nenhum incentivo”, destaca Christian Ferraz, que

V além de jogador atua como técnico e faz parte da diretoria do time.

Sem sede própria, a equipe realiza os treinos no Estádio Municipal da Ponte Grande, dividindo o espaço com os pra-ticantes de outras modalidades. “Se tivés-semos uma parceria com uma academia, uma clínica de ortopedia e fisioterapia e um patrocínio para cobrirmos alguns gas-tos poderíamos ter um rendimento melhor dentro de campo”, explica Mário Finotti, outro integrante da diretoria.

Sem patrocínio, todas as despesas, in-cluindo material esportivo, viagens e re-médios para os lesionados são divididos entre os integrantes da equipe.

“Nascemos em 2011 e já evoluímos muito. Se tivermos apoio, com certeza da-remos muita alegria para a cidade, além de divulgarmos o nome de Guarulhos”, pondera Christian.

PraticantesEmbora tenha apenas dois anos de vida

a Associação Rhy-nos de Esportes, que também man-tém um time de futebol americano, é um exemplo de superação. Mes-mo com todas as dificuldades financeiras devido à falta de patrocínio a entidade tem trabalhado duro para difundir o esporte.

Além do time principal, outras ca-tegorias também já estão em atividade e contam com jovens talentosos que poderão se destacar futuramente no

rúgbi nacional. Para atrair simpatizantes e futuros atle-

tas a associação mantém uma página no facebook para atender aos fãs. O endere-ço para quem quiser conhecer um pouco mais desse esporte é facebook.com/Rhy-nosOficial.

Divulgação

Esquadrão lusitano: parceria ajuda a superar dificuldades

Page 12: Voz deGuarulhos

12Cultura

Projeto ‘Vem Batucar’ ajuda a tirar crianças das ruas de Cumbica

deGUARULHOSVOZdeGUARULHOSVOZ DE 29 DE ABRIL A 15 DE MAIO - 2013

FAproximadamente 20 alunos já participam das aulas de percussão que acontecem às sextas e sábados

uncionando há pouco mais de dois meses, o projeto “Vem Batucar”, uma iniciativa de Alexan-

dre da Silva Xavier, tem se tornado uma importante opção para crianças, jovens e adultos na região de Cumbica. Utilizando como sede um espaço cedido na Associa-ção de Moradores do bairro Jardim Nova Cumbica, a ação já conta com aproxima-damente 20 alunos. Inicialmente, entre as atividades ministradas estão as aulas de percussão (foco principal do programa).

Ex-integrante de um grupo amador de pagode, Alexandre, que sempre morou

Divulgaçãona comunidade, sabe da importância do projeto. “Todos temos que ter uma opor-tunidade. Nossas crianças e jovens pre-cisam de uma ocupação saudável. Outro dia vi um garoto de apenas nove anos ter uma overdose. Por isso, cada vez mais, busco forças para continuar com esse sonho, pois sei que cada criança que ti-ramos das ruas é uma família feliz que fazemos”, explicou durante uma cami-nha pela região.

Para colocar em prática o sonho, Ale-xandre e amigos precisam recorrer à co-munidade. Um dos principais objetivos é arrecadar instrumentos de percussão usa-

dos nas aulas. “Qualquer doação é bem vinda, pois nossa ideia é aumentar cada dia mais o número de pessoas atendidas.”

Alçando vooA iniciativa tem dado tão certo que

uma importante parceria está sendo estu-dada. Embora ainda não tenha se concre-tizado, a união com um dos integrantes do

grupo de rap SNJ pode tornar realidade em breve. Caso se concretize, a iniciati-va possibilitará a inclusão de aulas de Hip Hop no projeto.

Mas Alexandre é cauteloso. “Seria uma parceria maravilhosa que nos daria mais força e visibilidade, mas ainda não tem nada certo”, explica.

ParticipantesO projeto é aberto a pessoas de

todas as idades, dos 10 aos 60 anos. Para participar basta morar na região e comparecer na sede da associação em um dos dias em que acontece as aulas (sexta-feira e sábado).

“Nosso principal objetivo é tirar a criançada da rua e formar cidadãos. Às vezes a pessoa só precisa de uma oportunidade para mostrar sua capa-cidade”, finaliza Alexandre.

ServiçoProjeto Vem BatucarCidade Jardim CumbicaAvenida Régis, 200Sexta-feira – das 18h30 às 20h30Sábado – das 15h às 17h(Falar com Alexandre ou João

Donato)

Determinação: Alexandre (boné amarelo), luta para ajudar crianças carentes

Page 13: Voz deGuarulhos

13deGUARULHOSVOZdeGUARULHOSVOZDE 29 DE ABRIL A 15 DE MAIO - 2013

Rua Santo Antônio, 17 – Centro – Guarulhos – SP. CEP.: 07110-150Fone: 2409-5854 Fax: 2443-5711

E-mail: [email protected] Site: www.sindcongru.org.br

Parabéns trabalhadores

Nós, dirigentes do Sindicato da Constru-ção, festejamos essa data com muita luta voltada para os trabalhadores que, infeliz-mente, em muitos casos, não tem seus di-reitos reconhecidos e ainda são escraviza-dos por muitos patrões.

Sabemos que não vamos consertar o mundo, só queremos que respeitem o tra-balhador como um cidadão que sai de ma-nhã, com sol e chuva, para ganhar seu pão de cada dia deixando sua família com a es-perança de voltar no fim da tarde.

Nossa luta é diária para garantir esse pão e a vida de cada trabalhador.

O Sindicato precisa de vocês operários, pedreiros e ajudantes etc...

Junte-se a nossa luta...

Homenagem dos Dirigentes e Funcionários do Sindicato da

Construção de Guarulhos e Arujá01/05/2013

Índio, presidente do Sindicato

INFORME PUBLICITÁRIO

Page 14: Voz deGuarulhos

14deGUARULHOSVOZ deGUARULHOSVOZ DE 29 DE ABRIL A 15 DE MAIO - 2013

Entretenimento Horóscopo

Cinema

Homem de Ferro 3

LeãoSeu espírito de liderança

fará com que seja reconhe-cido tanto no campo profis-sional quanto na social. Mas

cuidado com a falta de paciência, pois isso pode afastar pessoas próximas.

VirgemNovos contatos na vida

profissional trarão bons re-sultados. Momento ideal para realização de compras, mas

sempre com o pé no chão e sem gastar exageradamente.

LibraSua serenidade e tranqui-

lidade serão importantes para realizar projetos pessoais. Reveja suas contas e suas ex-

pectativas financeiras.

EscorpiãoMesmo estando apaixona-

do cuidado com episódios de ciúmes que podem afastar o ente querido.

SagitárioProgressos no trabalho.

Cuidado para que o traba-lho duro em excesso não o leve ao esgotamento mental

e o torne pessimista, mesmo estando no caminho certo para o sucesso.

CapricórnioNunca desista, pois per-

severança e tolerância são suas maiores qualidades. O trabalho em grupo será po-

sitivo para seu crescimento profissional. O sucesso, no entanto, pode criar inveja em seus inimigos.

ÁriesDestaque para sua corajem

e autoconfiança. Cuidado para que seu temperamento forte

não o atrapalhe no serviço. Momentos de instabilidade emocional.

AquárioBom senso e humor junta-

mente com grande inteligência e pensamento profundo pode fazê-lo sobressair. Na amizade

destaque para a lealdade dos amigos.

PeixesSimpatia atrairá mais ami-

zades. A opinião dos outros pode influenciá-lo facilmen-te, o que pode torná-lo muito

impulsivo. Determinado, será destaque no trabalho.

TouroRomantismo à flor da

pele. No plano profissional terá que trabalhar duro. Me-lhor se concentrar no que é

realmente importante para canalizar toda a sua energia.

GêmeosÉ versátil e de raciocínio

rápido, além da espontanei-dade na comunicação. Estas habilidades lhe proporciona-

rão condições para expandir suas ambi-ções profissionais.

CâncerSeu sentimentalismo irá

aumentar nos próximos dias. Novos projetos de vida irão dar uma sacudida no seu coti-

diano. Abuse da criatividade nas tomadas de decisões rápidas.

Em cartaz (2h 10min) Dirigido por: Shane BlackCom: Robert Downey Jr., Gwyneth

Paltrow, Don Cheadle maisGênero: Ação, Ficção científicaNacionalidade: China, EUA

Sinopse e detalhesDesde o ataque dos chitauri a Nova

York, Tony Stark (Robert Downey Jr.) vem enfrentando dificuldades para dor-mir e, quando consegue, tem terríveis

pesadelos. Ele teme não conseguir pro-teger sua namorada Pepper Potts (Gwy-neth Paltrow) dos vários inimigos que passou a ter após vestir a armadura do Homem de Ferro. Um deles, o Man-darim (Ben Kingsley), decide atacá-lo com força total, destruindo sua mansão e capturando Pepper. Para enfrentá-lo Stark precisará ressurgir do fundo do mar, para onde foi levado junto com os destroços da mansão, e superar seu maior medo: o de fracassar.

Page 15: Voz deGuarulhos

15deGUARULHOSVOZdeGUARULHOSVOZDE 29 DE ABRIL A 15 DE MAIO - 2013

CuriosidadeFrases

Fique por dentro

Por que o cabelo fica branco?

A cor do nosso cabelo depende da presença de melanina, um tipo de hor-mônio produzido por células chamadas de melanócitos. Com o passar dos anos, algumas pessoas deixam de produzir esse elemento e começam a ficar grisa-lhas. O processo também pode ser an-tecipado por alterações hormonais em pessoas mais jovens.

Normalmente, os negros demoram mais para ficar grisalhos do que os bran-cos e os orientais.

“Ela é nojenta e falsa moralista”Nicole Bahls, sobre Luana Piovani

em desabafo pelo Twitter

“Gosto do estilo dele”Bruna Marquezine,

sobre o estilo do namo-rado, o jogador Neymar

“Não me vejo como uma pessoa dessa elegância

toda”Malu Mader, em entrevista ao UOL, sobre viver uma garçonete na TV

“Os investimentos do PAC para São Paulo

nos últimos anos não têm sido expressivos, então

temos defasagem”Fernando Haddad, pre-feito de São Paulo, após

reunião com a presidente Dilma Rousseff

Page 16: Voz deGuarulhos