voz de guarulhos 17-01-2013

16
Divulgação Medicamentos e médicos em falta e infraestrutura precária. Esse é o triste retrato de grande parte das Unidades Básicas de Saúde do município. Prefeitura diz que situação será normalizada, mas cartaz em destaque evidencia outra realidade. Falta de remédios e médicos preocupa população Esporte Página 12 Cultura Casa dos Cordeis é opção cultural para o guarulhense Página 13 Flamengo pode ter estádio interditado para estreia no Paulistão 2013 Economia Conta de luz fica mais barata nos próximos meses Página 8 Especial Trevo de Bonsucesso é prioridade para gestão 2013/2016 Página 5 VOZ de GUARULHOS VOZ Ano I - nº 03 - de 17 a 30 de Janeiro 2013 Distribuição Gratuita Não jogue este impresso em via pública de GUARULHOS Divulgação Guarulhos Após aumento do IPTU prefeitura dá desconto de 10% para pagamento à vista Página 4 Divulgação Divulgação Divulgação

Upload: gabriel-espinosa

Post on 24-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal impresso

TRANSCRIPT

Page 1: Voz de Guarulhos 17-01-2013

Div

ulga

ção

Medicamentos e médicos em falta e infraestrutura precária. Esse é o triste retrato de grande parte das Unidades Básicas de Saúde do município. Prefeitura diz que situação será normalizada, mas cartaz em destaque evidencia outra realidade.

Falta de remédios e médicos

preocupa população

Esporte

Página 12

Cultura

Casa dos Cordeis é opção cultural para oguarulhense

Página 13

Flamengo pode ter estádio interditado para estreia no Paulistão 2013

Economia

Conta de luzfica mais barata nos próximos meses

Página 8

EspecialTrevo de Bonsucesso é prioridade para gestão 2013/2016

Página 5

VOZdeGUARULHOSVOZ

Ano I - nº 03 - de 17 a 30 de Janeiro 2013Distribuição

GratuitaNão

jogu

e es

te im

pres

so

em v

ia p

úblic

a

deGUARULHOS

Div

ulga

ção

Guarulhos

Após aumento do IPTU prefeitura dá desconto de 10% para pagamento à vistaPágina 4

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

Page 2: Voz de Guarulhos 17-01-2013

TeatroA desavença pelos cargos comissio-

nados da Câmara Municipal entre os ve-readores petistas Zé Luiz e Marisa de Sá atende mais a conveniência do que pro-priamente a ideologia. O barulho feito pela vereadora acontece pela pressão dos correligionários que trabalharam em sua campanha e não por iniciativa da parlamentar.

Ver para crerEmbora o prefeito Sebastião Almeida

tenha optado pela maioria de técnicos no comando das secretarias os cargos de adjuntos continuam sendo políticos. Como tem muito adjunto que já fez par-te do primeiro escalão do governo é di-fícil acreditar que se contentarão em ser apenas súditos.

Cabo de guerra

Plínio Tomaz, nomeado presidente da recém-criada Agência Reguladora de Serviços Públicos de Saneamento Bási-co do Município de Guarulhos (Agru), terá muito trabalho pela frente. Técnico reconhecido e capacitado será o respon-sável pela montagem da equipe, o que geralmente passa pelo aval de diversas correntes políticas.

FuturistaA determinação de Wagner Freitas na

secretaria de Esportes chama a atenção. Político habilidoso, o “caubói” sabe que uma boa gestão na Pasta pode creden-ciá-lo a disputar novamente a prefeitura em 2016.

FênixO deputado estadual Alencar Santa-

na (PT) tem se aproximado do vereador eleito pelo PP, Luiz Matogrosso. Inter-locutores de uma das partes confiden-cia que o elo representaria, em pouco tempo, a volta da família Martello, de quem Matogrosso é afilhado político, à cena guarulhense.

AbandonoEnquanto a prefeitura gasta milhões

com artistas de qualidade musical du-vidosa a Casa dos Cordeis, espaço de preservação e divulgação da cultura nacional, presidida pelo artista Bosco Maciel, sofre com a falta de recursos para pagar despesas simples, como por exemplo o aluguel.

PoderosoApós se indispor com a adminis-

tração municipal, votando contra o aumento do IPTU no final do ano passado, o vereador Auriel Brito (PT) deu mais uma demonstração de força política ao ser escolhido para a liderança da bancada para os próxi-mos dois anos.

2Editorial Sem Censura

EXPE

DIE

NTE

Tiragem:10.000 exemplares

Editoração Eletrônica:TUTTO - 2409-5146

Impressão:TAIGA - 2409-7926

Editor: Rodrigo de Sousa MTB - 60.016/SP96948-8455 l 96032-8455

Jornalista: Gabriel Espinosa99562-7151 l 7001-3107

Comercial: Fábio Meirelles98156-0111 - [email protected]

Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores.

Endereço:Rua Braulio Guedes, 163Gopoúva - Guarulhos - CEP 07092-090(11) 2442-9058

facebook.com/[email protected]

deGUARULHOSVOZdeGUARULHOSVOZ de 17 a 30 de Janeiro 2013

O começo de mais um mandato (o segundo do prefeito Sebas-tião Almeida) está marcado

pelos mesmos problemas que há anos castigam a população, em especial a mais carente. Serviços públicos defi-cientes, falta de infraestrutura e de mo-radias além da carência no setor social são as principais dificuldades enfrenta-das pelos guarulhenses. Isso associado ao descaso do poder público com as inúmeras dificuldades que se multipli-cam na periferia. Esses são alguns dos desafios a serem vencidos por uma ad-ministração que está há 12 anos no po-der e é responsável por definir os rumos da cidade.

Em seus discursos o prefeito afirma que trabalhará para que o município continue crescendo socioeconomica-mente o que, consequentemente, trará benefícios a todos os moradores. A ci-dade é a 8ª economia do País segundo estudo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e o míni-mo que merece é ser bem administrada para que seu pujante potencial econô-mico seja o propulsor da locomotiva do desenvolvimento.

No entanto, para que isso se torne realidade, é necessário que problemas nos diversos microuniversos espalha-dos pelo município sejam resolvidos. Já estamos na segunda década do século XXI, e ainda convivemos com deficiên-cias que remetem ao século XIX.

Um triste exemplo é a falta de me-dicamentos e médicos em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), conforme comprovado por nossa equi-

Desafios modernospe. Situações como essa evidenciam o quanto a administração moderna e dinâmica apresentada nos discursos está distante da realidade vivida pelos guarulhenses.

Mas ainda é tempo dos erros pra-ticados em administrações passadas serem, ao menos, suavizados. A cria-ção de oito Regionais da prefeitura em regiões estratégicas é uma impor-tante ação a ser colocada em prática pelo prefeito. Os equipamentos serão instalados no Pimentas, Bonsucesso, São João, Taboão, Vila Galvão, Cum-bica, Cidade Satélite e Cabuçú. Esses órgãos terão a missão de captar os problemas regionais e solucioná-los, dentro do possível.

Se o projeto for colocado em práti-ca conforme anunciado será um instru-mento a mais na busca por uma cidade mais moderna, dinâmica e que propor-cione melhor qualidade de vida para seus habitantes.

No entanto, se for repetida a fórmu-la de implantação das atuais regionais, que primam pelo abandono e inefici-ência, servindo apenas como base para acomodação de conveniados políticos, o fracasso é certo.

Mais de 60% da população apoiou a reeleição do atual prefeito e espe-ram não se decepcionarem. Resolver problemas básicos pode ser um bom início para quem sabe, no futuro, Guarulhos ser reconhecida por todos como a potência econômica que, até então, se restringe aos relatórios do IBGE e é sentida apenas por uma pe-quena parcela da população.

O Programa Radar de Notícias vai ao ar de terça à sexta,

das 7h às 8h pela Rádio Imprensa 102.5 FM

e TV Cantareira (canal 8 e 12 da NET)

Page 3: Voz de Guarulhos 17-01-2013

3Guarulhos

Falta de medicamentos básicos e médicos em UBS preocupa populaçãoAntiinflamatórios e analgésicos são os faltosos mais receitados pelos médicos; Secretaria de Saúde garante que situação será normalizada em breve

deGUARULHOSVOZdeGUARULHOSVOZde 17 a 30 de Janeiro 2013

U

“Quem está na chuva é para se mo-lhar.” Certamente o ditado popular não se aplica aos funcionários da Proguaru responsáveis pela fiscalização da Zona Azul (estacionamento rotativo).

Nossa reportagem, após denúncias de comerciantes e usuários do serviço presenciou, em um dia de chuva, fun-cionários encarregados da fiscalização protegidos sob marquises e dentro de lojas da região central da cidade.

Um dos agentes conversou com a reportagem, mas pediu sigilo. Sobre a falta de fiscalização em dias chuvosos esclareceu que o problema existe e se

O prefeito Sebastião Al-meida é o novo presidente do Consórcio de Desenvolvimen-to dos Municípios do Alto Tie-tê (Condemat) para a gestão 2013. A eleição do guarulhen-se foi unânime. “O consórcio é fundamental para que possa-mos trabalhar de forma coleti-va. Assim, nossa força é maior para resolver problemas em comum”, afirmou Almeida.

Segundo o novo presidente, o se-cretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, será convidado para prestar contas sobre o andamento das obras incluídas na Agenda Metropolitana do Alto Tietê.

“Vou fazer um levantamento com-

agrava pela falta de equipamentos como capas de chuva.

Ele também alegou que por não possuir convênio médico não se arris-ca. “Imagina se fico doente, aí é que a fiscalização fica ainda mais deficiente”, brincou com a reportagem.

Em nota a Proguaru esclarece que atualmente 15 orientadores da Zona Azul dividem-se para realizar a fis-calização em três bairros: Centro, Bom Clima e Vila Galvão. Segundo a empresa,todos os profissionais utilizam equipamentos de segurança conforme determinação da lei.

Chuva compromete fiscalização na Zona AzulFalta de capa de chuva para agentes agrava problema; Proguaru garante que equipamentos são fornecidos

Almeida é eleito presidente do CondematPrioridade é aproximar entidade do Governo Federal e buscar recursos para obras de infraestrutura na região

pleto de todos os itens, cidade por cidade, e verificar em que pé está o andamento de nossas solicitações”, destacou Almeida. Ele também afir-mou que a expectativa é aproximar o Condemat do Governo Federal e bus-car recursos para obras de infraestrutu-ra na região.

nidades Básicas de Saúde (UBS) situadas em diferen-tes regiões da cidade tem vivido uma triste realidade

neste início de 2013: a falta de medica-mentos. Nossa reportagem percorreu vá-rios bairros e constatou que falta desde antiinflamatórios até analgésicos e medi-camentos infantis.

Medicações básicas como Voltaren (Diclofenaco Sódico), dipirona, parace-tamol e vitaminas não são encontrados pela população em algumas farmácias da rede pública municipal.

Uma das UBSs visitadas pela repor-tagem fica localizada no Jardim Nova Cumbica. Quem chega ao local em busca de alguns medicamentos encon-tra um cartaz informando sobre a triste realidade.

Além desses problemas a população também sofre com a falta de médicos

no serviço público.Para o aposentado Clésio Almeida,

morador do bairro Nova Cumbica, a situação evidencia o desrespeito com a população. “Falta de remédio é a pior situação que nós, pobres, podemos en-frentar. Não bastasse a doença ainda temos que conviver com esse desca-so”, desabafou.

RespostaA Secretaria de Saúde respondeu, por

meio de nota, que problemas ocorridos com os fornecedores são responsáveis pelo desabastecimento pontual de alguns

medicamentos em de-terminadas unidades da rede. No entanto, a Pasta deixou claro que a situação já está sendo restabelecida.

A orientação da secretaria é de que os usuários de unidades onde há falta de me-dicamentos deverão procurar, munidos da receita, uma unidade da Farmácia Popular (Rua João Gonçalves, 280, Centro) ou uma drogaria particular conveniada ao Programa Aqui tem Farmácia Popular.

Sidnei Barros

Consórcio: Prefeito assina termo de posse

“Não bastasse a doença ainda temos que conviver

com o descaso” Há ainda a opção da Farmácia Dose Cer-ta que funciona nas estações do metrô Santana e Tucuruvi.

Cartazes anunciam falta de médicos em unidades da cidade

Divulgação

Page 4: Voz de Guarulhos 17-01-2013

4Cidade

Após aumentar valor do IPTU prefeitura dá desconto de 10% para pagamento à vista

deGUARULHOSVOZdeGUARULHOSVOZ de 17 a 30 de Janeiro 2013

A prefeitura de Guarulhos concede desconto de 10% para os contribuintes que pagarem à vista o IPTU

(Imposto Predial e Territorial Urbano) 2013. Para ter direito ao benefício é necessário quitar o carnê em cota úni-ca entre os dias 21 e 24 de janeiro, de acordo com a data de vencimento.

O contribuinte poderá dividir o pa-gamento do imposto em no máximo 12 parcelas e sem desconto.

Além da vantagem do abatimento de 10% é concedida redução adicional de 5% aos bons pagadores que não pos-suem débitos relativos ao IPTU até 31 de outubro de 2012. Quem se enquadrar poderá ter até 15% de desconto.

A prefeitura infor-mou que serão bene-ficiados diretamente com a isenção cerca de 101.530 contri-buintes.

A medida foi anun-ciada no momento em que o prefeito Se-bastião Almeida é alvo de intensas crí-ticas pelo aumento da alíquota para este ano. Em algumas regiões o reajuste tem sido superior à 100%.

InvestimentoO valor arrecadado com o IPTU é

investido em serviços (obras de infra-estrutura, pavimentação, entre outros) e equipamentos mantidos pela prefeitura.

Para este ano a estimativa de arreca-dação é de aproximadamente R$ 292,7 milhões. O valor é 18,8% maior do que o de 2012, que foi de R$ 246,3 milhões.

PagamentoO pagamento poderá ser efetuado em

Medida beneficiará contribuintes que quitarem carnê em cota única; abatimento pode chegar a 15%

qualquer agência bancária até a data do vencimento e ainda nos caixas eletrônicos, pela internet, nas redes de supermercados e farmácias conveniadas à rede bancária,

e nas agências loté-ricas credenciadas pela Caixa Econô-mica Federal. Após o término do prazo o imposto somente poderá ser pago nas agências do Banco do Brasil.

O contribuinte que não receber o carnê no endereço declarado deverá re-

tirar a segunda via no endereço www.guarulhos.sp.gov.br ou nos seguintes endereços:

Bom Clima – Av. Bom Clima, 49Parque Jurema – Av. Jurema, 453Taboão – Av. Silvestre Pires de Frei-

tas, 327Cumbica – Av. Santos Dumont, 387Presidente Dutra – Av. Papa João

Paulo I, 3.897São João – Rua Particular, 29Vila Galvão – Rua Caixa d’Água, 14

Revisão Quem desejar solicitar a revisão dos

Divulgação

dados de seu imóvel ou do valor a ele atribuído deve procurar uma das Cen-trais de Atendimento do Fácil munido da documentação que comprove a in-correção dos dados cadastrais constan-tes do carnê e protocolar o pedido até a data de vencimento da primeira parcela.

No caso de pedido de revisão de va-lor venal não é necessária a apresenta-ção do Laudo de Avaliação.

A Secretaria do Trabalho irá rece-ber até o dia 22 de janeiro as inscri-ções dos interessados em participar do curso gratuito de Informática Básica. A iniciativa faz parte do programa Inclusão Digital, parceria da prefeitu-ra com o Governo Federal, que visa garantir a disseminação e o uso das tecnologias da informação e comuni-cação orientadas ao desenvolvimento

O contribuinte também poderá obter 20 % de desconto por meio do IPTU Verde. Para garantir o benefício o mu-nícipe precisa adotar duas ou mais das seguintes medidas ambientais:

- Sistema de captação de água de chuva

- Sistema de reúso de água- Sistema de aquecimento solar- Construções com materiais sus-

tentáveis- Utilização de energia passiva- Sistema de utilização de energia

eólica- Instalação de telhado verde- Separação de resíduos sólidos

IPTU Verde

Trabalho abre inscrições para curso gratuito de informáticasocial, econômico, político, cultural, ambiental e tecnológico, centrados nas pessoas, em especial nas comuni-dades e segmentos excluídos.

Os inscritos poderão optar por aulas de Edição de Texto, Apresentação de Slides, Planilha de Cálculo, Internet e Draw. A carga horária será de 40 horas, com turmas no período da manhã (das 9h às 11h) e à tarde (das 14h às 16h), às

segundas e quintas-feiras ou às terças e sextas-feiras.

Outras informações poderão ser obtidas pelos telefones 2475-9711 e 2087-1640.

Para se inscrever, será necessária a apresentação de RG, CPF e compro-vante de residência (com CEP), ou nos postos de atendimento do Fácil. Mais informações www.guarulhos.sp.gov.br.

“Prefeitura espera arrecadar, este ano, aproximadamente

R$ 292,7 mi de IPTU”

Page 5: Voz de Guarulhos 17-01-2013

5Especial

Modernizar Trevo de Bonsucesso é prioridade para gestão 2013/2016

deGUARULHOSVOZdeGUARULHOSVOZde 17 a 30 de Janeiro 2013

Recursos do PAC Mobilidade servirão para melhorias viárias no local; obras devem começar ainda no primeiro trimestre deste ano

PMG

S

“Obras visam melhorar trânsito no local pelos

próximos 30 anos”

egunda cidade mais im-portante do Estado e uma das mais ricas do país, Guarulhos sofre

com um problema de mobilidade ur-bana que se arrasta há décadas: os constantes congestionamentos no Trevo de Bonsucesso. Principal via de entrada e saída para uma das re-giões mais importantes do municí-pio, o local já não suporta o intenso tráfego de veículos que diariamente circulam pelo local.

Em seus discursos o prefeito Se-bastião Almeida tem reiterado a ne-cessidade de melhorar o equipamento. “O Trevo de Bonsucesso foi impor-tante para a cidade durante anos, mas chegou a hora de mudar. Melhorar o local é prioridade para esse mandato”,

declara o prefeitoNa tentativa de resolver o problema

no trevo e também em outros locais da cidade a prefeitura, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito (STT), conseguiu aprovar junto ao Ministério das Cidades um ousado programa de mobilidade urbana. Até o momento já foram liberados R$ 308 milhões para a realização de interven-ções viárias na cidade.

Guarulhos é cortada por quatro das mais importantes rodovias do país e abriga o maior aeroporto da América do Sul. Para acomodar um trânsito cada vez mais intenso, de-

vido ao crescimento econômico da cidade, várias obras de infraestrutura no setor de mobilidade urbana ainda precisam ser realizadas.

PlanejamentoEm nota a secretaria de Transportes

e Trânsito informa que a expectativa é de que até o primeiro trimestre deste ano as obras tenham início. A Pasta também informa que o trevo será totalmente reformulado e resol-verá os problemas do trânsito no local. Estão previstas alças inde-pendentes para cada destino, dois viadutos e acessos sem semáforos para permitir o tráfego rápido e se-guro no local.

As obras são consideradas prioritárias pela Prefeitura devido a importância da região. Por isso já foram iniciados estudos para desvios do tráfego no período em que as intervenções estiverem acontecendo.

A previsão é de dez meses para conclusão dos trabalhos,

sem contar o tempo necessário para a liberação das licenças, principalmen-te as ambientais.

Novas intervençõesAlém das obras no trevo o Progra-

ma de Mobilidade Urbana do Muni-cípio prevê ainda outras intervenções viárias na região do Pimentas e Bon-sucesso. Entre as principais está a

implantação do Corredor Pimentas, segmento viário da Av. Juscelino Ku-bitscheck até após o Trevo de Bonsu-cesso, o qual será alargado.

A implantação de três faixas de tráfego por sentido, separadas por canteiro central, sendo uma exclu-siva para tráfego de ônibus, além de estações de embarque, desembarque e de transferência serão importantes para o transporte coletivo. “Essa obra e outras que serão realizadas na cida-de representam um grande momento na história de Guarulhos, já que foram pensadas e planejadas para atender a cidade nos próximos 20 a 30 anos”, declara o prefeito.

Antes: Trevo passará por mudanças para melhorar trânsito na região

PMG

Depois: Local oferecerá novas opções para motoristas que trafegam pelo local

“Corredor Pimentas (Juscelino Kubitscheck-

Trevo) será alargado para facilitar tráfego

de transportes coletivos”

Page 6: Voz de Guarulhos 17-01-2013

6Saúde

Perigo se acentua após consumo três ou mais vezes por semana que aumenta em 39% o risco de desenvolver asma, eczema e rinite

Para estudo fast-food aumenta risco de asma em crianças e adolescentes

deGUARULHOSVOZdeGUARULHOSVOZ de 17 a 30 de Janeiro 2013

onsumir comida fast-food pelo menos três vezes por semana pode gerar doen-ças como asma, eczema e

rinite em crianças e adolescentes. As conclusões são de um estudo realizado pelas universida-des de Auckland, na Nova Zelândia, e de Nottingham, no Reino Unido, e publicado na revista científica Thorax, parte do

C British Medical Journal.Os cientistas chegaram a essa relação

após terem analisado padrões alimentí-cios em nível mundial, com dados pro-cedentes de mais de 500 mil crianças de mais de 50 países. Esses dados sugeri-

ram que uma dieta pobre poderia ser a causadora da ele-vação de possibili-dades de contrair as citadas doenças.

A pesquisa desco-briu que os menores

que consumiam fast-food (alimentos pre-parados e servidos para consumo rápido em estabelecimentos especializados ou na rua) tinham um maior risco de desenvolver asma, dermatite e olhos irritados. Segundo os pesquisadores, comer frutas em abun-dância, por outro lado, pareceu proteger o organismo contra tais condições.

Segundo o estudo, ingerir este tipo de alimento três ou mais vezes por se-mana quando se é adolescente aumenta em 39% o risco de desenvolver asma severa. Entre as crianças de seis e sete anos de idade, a chance é de 27%. Por

outro lado, comer três ou mais porções de fruta semanalmente reduz o risco de ter asma severa, dermatite e rinoconjun-tivite entre 11% e 14%.

Divulgação

“Estudo também revela que ingerir frutas diminuem os riscos de determinadas doenças”

Page 7: Voz de Guarulhos 17-01-2013

7Tecnologia

Pesquisa revela preocupação dos pais com segurança na internetEstudo mostra que 87% dos pais estão preocupados com o conteúdo acessado pelos filhos

deGUARULHOSVOZdeGUARULHOSVOZde 17 a 30 de Janeiro 2013

E m um mundo onde as pes-soas já nascem conectadas, as crianças estão cada vez mais online. Não é nenhu-

ma surpresa que estas usem aparelhos digitais para fazer tarefas de casa, brin-cadeiras com jogos ou se conectar com amigos. Em conjunto com essa vontade, cresce também a preocupação dos pais na hora de controlar o conteúdo que é acessado na rede.

No começo deste ano a Microsoft re-alizou uma pesquisa sobre o tema. Os resultados mostram que proteger crian-ças de predadores on-line e de conteúdo

ofensivo liderou a lista das preocupações dos pais com 87% das respostas, segundo o estudo.

Entretanto, os pais basica-mente ficaram divididos na hora de escolher entre a im-portância de monitorar as ati-vidades on-line de suas crian-ças (43%) e limitar o acesso aos momentos nos quais to-dos estão juntos (45%).

Monitorar por meio de relatóriosNa internet o perigo é constante, por

isso existem meios de controlar o aces-so de filhos, o mais recente veio em conjunto com a nova plataforma de tra-

Divulgaçãobalho da Microsoft, o Windows 8.

Nesta nova versão do Windows, pais e cuidadores podem monitorar o que as crianças fazem on-line, não importa onde elas usem seu PC. Basta simples-mente criar uma conta de usuário para cada criança; clicar na caixa para acio-nar o Family Safety e, então, analisar os relatórios semanais que detalham o uso feito pelas crianças.

Com esses relatórios o pai pode não só entender como as crianças agem den-tro desta plataforma online, mas como também filtrar e proibir determinado conteúdo que o filho tenha acessado.

Page 8: Voz de Guarulhos 17-01-2013

8Economia

deGUARULHOSVOZdeGUARULHOSVOZ de 17 a 30 de Janeiro 2013

Conta de luz fica mais barata nos próximos meses

ALei sancionada pela presidente Dilma Rousseff também autoriza a prorrogação, pelo prazo de até 20 anos, das concessões de geração de energia termelétrica

www.padarianovaguarulhos.com.br

Tel: 2422-7188

Servimos diversos tipos

de pizzas!

Rua Albino Fantazzini - Vila Augusta - Guarulhos (esquina com Av. Guarulhos, 1320)

A partir defevereiro

passaremos a servir almoço.

Venha conferir!

Em breve Festival de Bolos

conta de luz dos brasi-leiros ficará mais bara-ta a partir dos próximos meses. É o que garante a

lei 12.783, sancionada pela presiden-te Dilma Rouseff e publicada recen-temente no Diário Oficial da União (DOU). Além de reduzir as tarifas de energia, a lei também renova conces-sões de empresas do setor.

Segundo os cálculos do governo, as medidas vão permitir uma redução mé-dia de 20% nas faturas a partir de fe-vereiro. Com base nesse cálculo quem pagava R$100 terá redução de R$ 20. Uma parte da redução na conta vem da eliminação de dois encargos - Conta

de Consumo de Combustíveis (CCC) e Reserva Geral de Reversão (RGR) - além de uma redução de 75% no valor da Conta de Desenvolvimento Energé-tico (CDE).

De forma a assegurar a continuidade, eficiência da prestação do serviço e a segurança do sistema, a lei também au-toriza a prorrogação, pelo prazo de até 20 anos, das concessões de geração de energia termelétrica. O pedido de pror-rogação deve ser feito pela concessio-nária com antecedência de 24 meses do fim do contrato ou outorga. Para reno-varem, as empresas tiveram que aceitar uma redução de até 70% na remunera-ção pelos serviços.

Volta às aulas aquece venda de material escolar nas papelariasProcon orienta consumidores a pesquisar e negociar a melhor forma de pagamento para gastar menos

Com a volta às aulas no início de fevereiro aumenta o movimento nas papelarias na procu-ra por material escolar. Para os comerciantes, é um bom período de vendas tanto que alguns começaram a estocar mercadorias logo após o Natal já visando o fatu-ramento desta época.

Para os pais que vão às compras o conselho é nego-ciar descontos e pesquisar, segundo orientação de técnicos da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). “O pagamento à vista é uma forma de barganhar, de conseguir al-gum desconto. A compra em grande quantidade também pode trazer mais benefícios para o consumidor nessa questão do desconto”, declara um pro-fissional da entidade.

Outra boa maneira de negociar e conseguir abati-mento no preço é juntar um gru-po de pais. Pela compra comuni-tária, é possível conseguir produ-tos diretamente de fornecedores no atacado ou em papelarias, livrarias e editoras que aceitem negociar lotes em grande quantidade. Essa é uma das dicas

que o Procon dá aos consumidores.A pesquisa de preços é outro ins-

trumento que deve ser usado. Levan-tamentos feitos pelo Procon em anos anteriores apontaram diferenças de até 250% em um mesmo produto em lojas diferentes.

Armadilha Além de buscar o melhor preço, os

pais precisam ficar atentos à qualidade dos produtos. Outra armadilha é aten-

der aos pedidos de crianças que querem produtos com desenhos de personagens e com logotipos, geralmente mais caros. Cadernos

que têm capas com atores de novela, ou com jogadores de futebol como Neymar são os mais procurados, mas também os mais caros.

“Pagamento à vista é uma forma de

barganhar, de conseguir algum desconto”

Page 9: Voz de Guarulhos 17-01-2013

Opinião9

deGUARULHOSVOZdeGUARULHOSVOZde 17 a 30 de Janeiro 2013

Imagens do cotidiano

Enchente após temporal faz transbordar córrego

dos Japoneses, no Cocaia

Divulgação

Divulgação

Gutemberg Tavares

O “Projeto Adotando um Amigo” nasce com a finalidade exclusiva da defesa dos direitos animais. Buscamos incessantemente a conscientização da população para a importância do animal (não humano) para nossa própria sobre-vivência. Destacamos como primordial o amor e a não exploração de nossos bi-chos de estimação.

Por meio de ações educativas que incluem a conscientização lutamos para impedir e reprimir atos de crueldade, maus-tratos, reduzir e eliminar a prática de exposição em circos, rodeios e ou-tros eventos.

Tentamos incansavelmente mudar a forma como os animais são encarados pela sociedade, em muitos casos con-siderados como objetos descartáveis. Chamamos atenção para a necessidade da posse responsável, do reconheci-mento dos mesmos como indivíduos e não como propriedade.

Nossa luta é por um mundo melhor para os animais, onde os mesmos sejam respeitados como seres vivos e reconhe-cidos como criaturas de Deus. Nesse contexto cabe a nós, seres humanos, cui-dar, zelar e protegê-los, pois falamos de seres indefesos, inocentes e dependentes da caridade, do amor e do nosso respeito.

Também alertamos para a extrema importância da castração. A multipli-

Projeto Adotando um Amigowww.adotandoumamigo.com.br

cação desordenada é mais um fator de complicação que gera desrespeito. A falta de conscientização da sociedade e a ausência de uma política eficaz do poder público também acarretam pro-blemas nesse sentido. É preciso auxílio, principalmente na formação das crian-ças, por meio de parcerias e ações com escolas para que possam se tornar cida-dãos conscientes.

Essas medidas ajudam a proporcionar o controle da superpopulação e recoloca-ção dos animais em novos lares onde pos-sam ter uma nova chance de serem ama-dos e respeitados. Ao domesticar o cão e o gato, há milhares de anos, o homem tornou-se responsável pelo seu bem estar.

Conviver com um bicho de estimação é um privilégio e pode mudar nossa vida para muito melhor. Os animais são crian-ças que nunca crescem, permanecem a vida inteira, mesmo velhinhos, com bri-lhos nos olhos e com a inocência que só é possível perceber na garotada.

É impossível existir pessoas que não gostem de animais, e sim, pessoas mal informadas, que não tiveram o privilé-gio de conviver com a forma mais pura, verdadeira e incondicional de amor. O amor dos animais!

Coordenação do projeto Adotando um Amigo

Moro no Bom Clima e trabalho em Bonsucesso. Diariamente tenho que pas-sar pelo famigerado trevo para chegar ao serviço e voltar para casa. Cadê o prefei-to que não toma uma medida em relação a esse local. É desumano todos os dias perder horas em um engarrafamento sen-do que o mesmo percurso poderia ser fei-to em menos de quinze minutos.

José Francisco de AssisBom Clima

Andar pela cidade de Guarulhos é o mesmo que participar de um rally devido a grande quantidade de bu-racos. Não é dever da administração cuidar de nossas ruas. Se meu carro quebrar a quem devo cobrar? O di-nheiro do IPTU, que este ano subiu muito, não serve para essas coisas? Por favor, nos ajudem.

Flávio CortesJardim São Francisco

Lixo e sujeira fazem parte do cotidiano dos moradores

de uma favela ao lado do Hospital Geral de Guarulhos,

no Cecap

Cratera na Avenida Campinas, Vila Rosália, coloca em risco pedestres e motoristas que

passam pela via

Page 10: Voz de Guarulhos 17-01-2013

10 Especial Política

deGUARULHOSVOZdeGUARULHOSVOZ de 17 a 30 de Janeiro 2013

Prefeito, vice e vereadores tomam posse para legislatura 2013/2016Evento aconteceu em sessão solene no Teatro Adamastor; Mesa Diretora e Comissões técnicas do Legislativo também estão definidas

N o dia 1º de janeiro os 34 vereadores da legislatu-ra 2013/2016, além do prefeito e vice-prefeito,

eleitos na última eleição, foram em-possados em concorrida cerimônia no Teatro Adamastor. Durante o evento aconteceu a eleição da nova Mesa Diretora, das 19 Comissões Técnicas Permanentes e dos líderes partidários e bancadas de situação e oposição do Legislativo.

A seguir conheça o prefeito, seu vice e os vereadores com a missão de representar a cidade e resolver seus problemas nos próximos quatro anos.

Observados por Janete Pietá, Lourdes (1ª dama) e Alencar Santana, prefeito Almeida e vice Derman comemoram posse para mais um mandato

José Luiz PMG

Genilda Bernardes (PT)50 anos - 3.629 votos

Natural de Pres. Prudente (SP)Foi dirigente do Fundo Social

de Solidariedade e coorde-nadora do programa Bolsa

Família.

Elmer Japonês (PSC)44 anos - 6.467 votos

Natural de Guarulhos (SP)Ex-assessor na secretaria de Transportes e Trânsito é ba-

charel em Gestão Empresarial.

Eduardo Soltur (PSD)51 anos - 7.183 votos

Natural de São Paulo (SP)Ex-deputado estadual pelo

Prona.

Eduardo Barreto (PC do B)31 anos - 3.874 votosNatural de Irecê (BA)

Ex-policial militar também já atuou como Relações Públicas

do grupo Amigos do bairro Fortaleza.

Edmilson Souza (PT)40 anos - 4.411 votos

Natural de São Paulo (SP)Professor de História pós-gra-duado pela PUC- SP e secre-tário nacional de Cultura do Partido dos Trabalhadores.

Daniel Soares (DEM)36 anos - 3.249 votos

Natural do Rio de Janeiro (RJ)Filho do Missionário R.R.

Soares (fundador da Igreja In-ternacional da Graça de Deus).

Pastor Anistaldo (PSB)43 anos - 3.364 votos

Natural de Santa Luzia do Norte (AL)

Bacharel em Teologia e Gestão Pública. Funcionário Público há 12 anos e pastor

evangélico há 15 anos.

Edmilson Sarlo, Americano (PHS)

50 anos - 4.167 votosNatural de São Paulo (SP)Presidente da Guarucoop e

da Associação Brasileira das Cooperativas e Associações de

Motoristas de Táxi.

Alexandre Dentista (PSDC)50 anos - 2.982 votos

Natural de Uberlândia (MG)Ex-presidente do Conselho

Fiscal da Associação dos Den-tistas de Guarulhos, delegado do Orçamento Participativo e vice-presidente do Conselho

Municipal de Saúde.

Foto

s de

Ver

a Ju

rsys

Mesa Diretora da CâmaraPresidente: Eduardo Sol-

tur (PSD)1º Vice-Presidente: Mar-

celo Seminaldo (PT)2º Vice-Presidente: Geral-

do Celestino (PSDB)1º Secretário: Americano

(PHS)2º Secretário: Laércio

Sandes (PMN)3º Secretário: Ramos da

Padaria (PP)4º Secretário: Heleno Me-

talúrgico (PDT)

Vereadores da legislatura 2013/2016

Page 11: Voz de Guarulhos 17-01-2013

deGUARULHOSVOZdeGUARULHOSVOZde 17 a 30 de Janeiro 2013

Zé Luiz (PT)52 anos - 4.902 votos

Natural de Guarulhos (SP) Foi um dos fundadores do

Sindicato dos Bancários de Guarulhos.

Toninho da Farmácia (PRP)

47 anos - 4.450 votosNatural de Contagem (MG)

Bacharel em Farmácia.

Verinha Souza (PT do B)43 anos - 3.745 votos

Natural de Guarulhos (SP) Bacharel em Marketing.

Vítor da Farmácia (PSDB)

47 anos - 3.287 votosNatural de São Paulo (SP)

Formado em Farmácia Bioquímica.

Toninho Magalhães (PTC)36 anos - 3.842 votos

Natural de Guarulhos (SP) Funcionário público de carreira serviu no 5º Pelotão da Guarda Civil Municipal de Guarulhos.

Prof. Samuel Vasconcelos (PT)48 anos - 3.580 votos

Natural de Nazaré da Mata (PE) Graduado em Pedagogia e em Filosofia Cristã foi secretário-adjunto da secretaria de Assis-

tência Social e Cidadania.

Ramos da Padaria (PP)46 anos - 2.360 votosNatural de Sairé (PE)

É ligado ao Recanto do Idoso, projeto Social desenvolvido

há cerca de 10 anos na cidade.

Romildo Santos (PSDB)43 anos - 3.704 votos

Natural de São Paulo (SP) Comerciário e incentivador de

projetos sociais.

Prof. Rômulo (PT)52 anos - 5.529 votos

Natural de Comercinho (MG) Professor de Ensino Médio e de cursinhos universitários.

Prof. Auriel (PT)47 anos - 6.507 votos

Natural de São Paulo (SP) Formado em Matemática.

Prof. Jesus (PDT)41 anos - 4.491 votos

Natural de Cardoso (SP) Bacharel em Letras e pro-

fessor universitário.

Prof. Moacir (PT)48 anos - 6.323 votosNatural de Ribeirão dos

Pinhais (PR) . Professor de História foi secretário-adjunto de Educação, secretário muni-cipal de Governo, de Desenv.

Urbano e de Educação.

Pezão (PT)46 anos - 3.567 votosNatural de Prado (BA)

Formado em Gestão de Peque-nas e Médias Empresas.

Luiz Matogrosso (PP)52 anos - 2.329 votos

Natural de Bandeirante (PR) Empresário.

Marcelo Seminaldo (PT)34 anos - 3.397 votos

Natural de Guarulhos (SP) Advogado e presidente da As-

sociação Jd. Vila Galvão e vice na Associação Jardim Lenize.

Paulo Sérgio (PR)57 anos - 3.386 votos

Natural de Guarulhos (SP) Funcionário Público concur-

sado.

Lamé Smeili (PT do B)49 anos - 4.045 votos

Libanês – Naturalizado BrasileiroFormado em Jornalismo foi re-pórter e revisor nos jornais Fo-lha de S. Paulo, Jornal da Tarde

e no extinto Diário Popular.

João Barbosa (PRB)55 anos - 6.086 votos

Natural de Franco da Rocha (SP)Pastor evangélico foi candi-dato a deputado estadual em

2002 e 2006.

João Dárcio (PTN)42 anos - 4.582 votos

Natural de Guarulhos (SP)Formado em Análises de Sistema e Direito. Serviu ao Exército como primeiro-tenete e foi secretário de

Segurança Pública.

Laércio Sandes (PMN)42 anos - 2.930 votos

Natural de Goje-Erê (PR)Formado em Advocacia.

Heleno Metalúrgico (PDT)46 anos - 3.250 votos

Natural de Palmares (PE)Formado em Recursos Humanos foi secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos.

Guti (PV)28 anos - 5.127 votos

Natural de São Paulo (SP)Comerciante, Bacharel em Direito e Psicologia, cursa pós-graduação em

Direito Público Administrativo.

Gilvan Passos (PSDB)44 anos - 2.749 votos

Natural de São Paulo (SP)Atuou como segundo suplente

na última legislatura.

Gileno (PSL)44 anos - 5.502 votos

Natural de Feira de Santana (BA)

Geraldo Celestino (PSDB)55 anos - 3.381 votos

Natural de Mandaguaçú (PR)Ex-sindicalista bancário é o verea-dor mais antigo da atual legislatura

e está em seu sexto mandato.

11

Page 12: Voz de Guarulhos 17-01-2013

12Esporte

Falta do laudo de segurança inviabiliza jogos; documento é exigência necessária para cumprir Estatuto do Torcedor

Flamengo pode ter estádio interditado para estreia no Paulistão 2013 - Série A3

deGUARULHOSVOZdeGUARULHOSVOZ de 17 a 30 de Janeiro 2013

O estádio Antônio Soares de Oliveira, casa do Flamen-go de Guarulhos, pode ser interditado para a estreia

do clube no Campeonato Paulista da série A3 deste ano. O corvo enfrenta,

no dia 27 de janeiro, o Batatais pela primeira rodada da competição. A inter-dição pode ocorrer por conta do venci-mento do laudo de segurança.

Segundo manda o estatuto do torcedor no seu artigo 23, a Federação Paulista de

Div

ulga

ção

“Renovação do laudo demora

em média 15 dias”

Futebol deve apresentar ao Ministério Público, previamente à realização do evento, os laudos expedidos pelas autori-dades competentes pela vistoria das con-dições de segurança do estádio. No caso do Estádio Antonio Soares de Oliveira, o laudo de seguran-ça está fora do pra-zo de validade por conta do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

Segundo informação do Departa-mento Técnico do Corpo de Bombeiros, nenhum representante do Clube deu en-trada na renovação do AVCB, que de-mora em média 15 dias para ser conclu-ída. Por isso, o Flamengo pode ter que mandar os jogos fora de Guarulhos.

PrazoPara renovar o auto, a entidade res-

ponsável ou clube precisa dar entrada junto ao Corpo de Bombeiros e aguar-dar uma visita técnica que demora em média 10 dias. Caso não seja constata-da nenhuma irregularidade, é necessá-rio esperar o prazo de cinco dias úteis

até a renovação ser concluída. Como até o fechamento desta edição os pro-cedimentos não haviam sido iniciados é impossível o cumprimento do pra-

zo até o início do campeonato.

De acordo com o Cel. Marcos Mari-nho de Moura, Di-retor de Segurança e Prevenção da Federação Paulista de Futebol, caso os

laudos de um clube estejam vencidos, ele pode mandar a partida, porém em outra praça esportiva. Os laudos são ne-cessários para cumprir com o Estatuto do Torcedor e são obrigatórios em com-petições profissionais.

O estádio pertence ao município e é utilizado pelo Flamengo por meio de concessão de uso.

AmadorNo caso da Copa São Paulo, um cam-

peonato amador, e que teve jogos rea-lizados no estádio nesse início de ano, não é necessária a apresentação de lau-dos, apenas a aprovação do estádio pela Federação Paulista de Futebol.

Page 13: Voz de Guarulhos 17-01-2013

13deGUARULHOSVOZdeGUARULHOSVOZde 17 a 30 de Janeiro 2013

Educação e Cultura

Casa dos Cordeis é opção cultural para guarulhense

LEspaço reúne toda a magia da cultura brasileira, com foco no regionalismo nordestino

ugar mágico, lúdico e com grande diversidade cultural, principalmente quando o assunto é cultura

Nordestina e Brasileira. Assim se de-fine a Casa dos Cordeis, espaço situa-

do no bairro do Gopoúva. O local, que possui entrada franca, é aberto a visi-tações diariamente. Para isso, é neces-

sário entrar em contato com a direção por telefone.

Dentro do imóvel, que tem mais 100 anos, é possível encontrar uma bi-blioteca rica em exemplares de livros da cultura brasileira, em especial a de

cordel, que pro-porciona aos inte-ressados uma ma-ravilhosa viagem pelo imaginário literário. Por R$ 7 o visitante pode adquirir obras aju-dando a custear as despesas da casa, como por exem-plo, o aluguel.

Livros, bonecos enfeitados, além de fotos históricas da cidade de Gua-rulhos são encon-trados pelos corre-dores da casa. Em

um deles somos transportados ao “Cine Theatro”, lugar que acomoda facilmen-te 80 pessoas, e onde são feitas as apre-

Casa dos CordeisAv. Torres Tibagy, 90 - Gopoúva Expediente: De Segunda a sexta-fei-

ra: das 13hs às 19 e aos sábados: das 10hs às 18hs.

Informações: Tel: 11 99780.0958Email: [email protected]

Piso salarial dos professores terá reajuste de 7,97% em 2013O piso salarial dos professores terá reajuste de 7,97% este ano, segundo o Ministério da Educa-ção. Com o aumento, o valor pas-sa de R$ 1.451 para R$ 1.567 e já será pago, por estados e municí-pios, em fevereiro. O reajuste em 2013 não segue a tendência de aumento dos últimos dois anos, quando foi registrado 22%, em 2012, e 18%, em 2011. Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o reajuste me-nor é por causa da desaceleração da economia e da queda na arrecada-ção de receitas. “Não tem o mesmo impacto que a correção do ano pas-sado, mas é um reajuste acima da inflação”, disse o ministro.

sentações de peças teatrais e cânticos.Todo último domingo do mês acon-

tece o tradicional sarau, evento cultural ou musical realizado geralmente em casa de um dos participantes dos projetos da instituição. Nesses encontros as pessoas tem a oportunidade de expressar sua veia artística. O evento envolve a apresenta-ção de dança, poesia, leitura de livros, música acústica e também outras formas de arte como pintura e teatro.

ServiçoNo dia 26 de janeiro o espaço rece-

be a premiada cantora Monica Albu-querque, a partir das 20h. Já no dia 2 de fevereiro os artistas dos Los Xerebas estarão presentes também na casa para uma peça teatral.

Divulgação

Cultura: Bosco Maciel (à direita) luta para manter viva a tradição

Page 14: Voz de Guarulhos 17-01-2013

14deGUARULHOSVOZdeGUARULHOSVOZ de 17 a 30 de Janeiro 2013

Entretenimento HoróscopoCapricórnio22/12 a 20/01 Sua disposição para fazer acordos vai facilitar o fecha-

mento de contratos. Bons negócios o esperam. As pendências serão resolvi-das em breve sem grandes esforços.

Aquário21/01 a 19/02 A relação com os colegas e com a chefia será harmonio-sa. O astral favorece o rela-

cionamento amoroso.

Peixes20/02 a 20/03Atenção para sua instabilida-de de humor, pois isso pode comprometer o convívio

com os colegas de trabalho. Procure agir de forma discreta na vida pessoal.

Áries21/03 a 20/04 Sua personalidade forte e independente faz com que deteste obedecer ordens.

Mas para o seu próprio bem seja mais paciente e flexível.

Touro21/04 a 20/05 Busque praticar a medita-ção para equilibrar as ener-gias e restaurar a vitalidade.

A pessoa amada não vai resistir ao seu charme e beleza.

Gêmeos21/05 a 20/06 Pondere suas decisões an-tes de se comprometer com um novo trabalho.

Câncer21/06 a 21/07 O clima ameno no trabalho facilita o seu desempenho

e convívio com os colegas. Na vida afetiva cuidado com o clima de insta-bilidade que está se instalando no re-lacionamento.

Leão22/07 a 22/08 Saia desse lugar de credor da humanidade e manifeste

a sua generosidade e a sua gentileza espalhando seus dons pelo mundo.

Virgem23/08 a 22/09 Um dos grandes desafios do momento está em exer-cer a sua liderança sem

criar ressentimentos.

Libra23/09 a 22/10 Mostre-se alegre e dispo-nível e ficará mais atraente para os amigos e para pes-

soas que procuram o amor.

Escorpião23/10 a 21/11É hora de saber o que quer e tomar as decisões que a pessoa amada espera. A

motivação para a vida profissional po-derá vir de terceiros.

Sargitário22/11 a 21/12 Hora de aproveitar a boa irradiação do astral para encontrar pessoas interes-

santes profissionalmente.

Cinema

João e Maria: Caçadores de Bruxas

Dirigido por Tommy Wirkola

Com Jeremy Renner, Gemma Arter-ton, Famke Janssen mais

Gênero: Ação, Fantasia, Terror

Nacionalidade: EUA, Alemanha

SinopseA história segue os passos dos perso-

nagens que ficaram conhecidos no Bra-sil como João e Maria.

Após 15 anos do traumático inci-dente envolvendo uma casa feita de doces, Hansel e Gretel (nomes origi-nais) formam uma dupla de impecáveis caçadores de bruxas, que migram pelo mundo procurando e matando tais se-res malignos.

Estrelado por Jeremy Renner, Gem-ma Arterton e Famke Janssen.

Page 15: Voz de Guarulhos 17-01-2013

15deGUARULHOSVOZdeGUARULHOSVOZde 17 a 30 de Janeiro 2013

Mais de 17.000 ítens para sua construçãoEstá precisando de material de construção para manutenção predial, construção ou reformade sua empresa ou sua casa? Procure-nos. Temos o que você precisa.

Entregas

24 horasCom uma frota ágil e versátil estamos prontos para agilizar ainda mais nossas en-tregas e melhor serví-los.

Contamos com o Já (serviço de entregas rápidas) que atende um raio de 10 kilômetros do depósito em até 2 horas.

Fique por dentro

Curiosidade

Frases

Gato chamado Stewie, mede 1,23 metros e é considerado o mais longo do mundo segundo o Guin-

Fabi

o N

unes

Tei

xeira“Eles têm que ser os primeiros a

chegar e os últimos a sair, têm que dar exemplo

aos funcionários (sic)”Almeida, durante reunião com

seus novos secretários

“Médico de pobre é pai de santo”. Zeca Pagodinho, em entrevista

ao programa “De Frente Com Gabi”

“É como se fosse a

primeira vez. Na hora do amor dói”

Ângela Bismarchi, que fez uma cirurgia de reconstitui-

ção do hímen para casar

virgemness Book, o Livro dos Recordes. Ele tem 1,5 cm a mais que o recor-dista anterior.

“Sorte do dia: você não é um ex-BBB13 nem o Genoíno, para começar um emprego sem qualquer perspectiva de crescimento”

Marcelo Arantes ex-BBB, no Twitter, no dia do anúncio dos participantes da 13ª edição do “Big Brother Brasil”

Page 16: Voz de Guarulhos 17-01-2013

16Mundo

Obama diz estudar propostas para evitar novos ataques em escolas

OO presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse, recentemente, que passou um mês recebendo propostas de medidas para conter a violência no país e agora deve discutí-las com seu gabinete

Divulgação

deGUARULHOSVOZdeGUARULHOSVOZ de 17 a 30 de Janeiro 2013

presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse, recentemente, que passou um mês recebendo

propostas de medidas para conter a vio-lência no país e agora deve discutí-las com seu gabinete.

Obama disse que as propostas con-templam diferentes pontos de vista, in-clusive o da associação de fabricantes de armas americanos, e que o objetivo é impedir que ataques como o de Connec-ticut se repitam. O ataque, perpetrado

por um atirador que portava um rifle na cidade de Newtown, matou 26 crianças e seis adultos.

“Meu ponto de partida não é me preo-cupar com a política. Meu ponto de par-tida é me preocupar com o que faz sen-tido, com o que funciona, e com o que deveria ser feito para que nossas crianças fiquem seguras e que nosso nível de vio-lência com armas seja reduzido”.

Em um recado direto aos parlamen-tares, Obama disse esperar que o Con-gresso vote com sensibilidade. “Teremos

que votar de acordo com o que achamos melhor, deixando a política de lado. Os membros do Congresso terão que fazer um exame de consciência. É assim que espero que votem”.

Obama disse que as medidas poderiam incluir mais checa-gens de históricos criminais, um veto ao uso de armas de grande capacidade e limites de uso de cartuchos de munição de alta capacidade.