voz de guarulhos 4ª edição

12
Distribuição Gratuita Ano I – Edição 4 - De 30 de junho a 14 de julho de 2015 Não jogue este impresso em vias públicas Saída da Socicam deixa terminais São João e Pimentas abandonados Empresa parou de operar há pouco mais de uma semana. Lixo, pombos, cães e falta de segurança preocupa comerciantes e usuários de ônibus. Cerca de 100 mil pessoas passam diariamente pelos dois, que são os principais terminais da cidade. PÁG 3 HABITAÇÃO Invasões evidenciam déficit habitacional que, atualmente, é de aproximadamente 30 mil moradias. PÁG 5 ESPORTE Falta de verba pode inviabilizar realização da Olimpíada Colegial e da Corrida Internacional. PÁG 6

Upload: rodrigo-de-sousa

Post on 22-Jul-2016

223 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Está nas ruas a mais recente edição do Jornal Voz de Guarulhos. Informação de qualidade com responsabilidade para você e sua família.

TRANSCRIPT

Page 1: Voz de guarulhos 4ª edição

Distribuição Gratuita Ano I – Edição 4 - De 30 de junho a 14 de julho de 2015

Não jogue este impresso em vias públicas

Saída da Socicam deixa terminais São João e Pimentas abandonados

Empresa parou de operar há pouco mais de uma semana. Lixo, pombos, cães e falta de segurança preocupa comerciantes e usuários de ônibus. Cerca de 100 mil pessoas passam diariamente pelos dois, que são os principais terminais da cidade.

Pág 3

Habitação

Invasões evidenciam déficit habitacional que, atualmente, é de aproximadamente 30 mil moradias.

Pág 5

EsportE

Falta de verba pode inviabilizar realização da Olimpíada Colegial e da Corrida Internacional.

Pág 6

Page 2: Voz de guarulhos 4ª edição

30 de junho a 14 de julho de 2015 • VOZ DE GUARULHOS2 facebook.com/Vozdeguarulhos

Vale tudo no mundo virtual?A comoção causada pela morte do jovem cantor Cristiano Aráujo e sua namorada,

recentemente, deu lugar a um debate que há muito se faz necessário: a internet e suas ferramentas podem ser usadas de maneira indiscriminada? O debate ganhou força após uma “enxurrada” de fotos do corpo do cantor. As imagens, nada agradáveis por sinal, viralizaram nas redes sociais e rodaram o mundo como verdadeiros memes.

Para muitos, desrespeito. Para outros, apenas o direito de livre manifestação asse-gurado pela Constituição. Mas será que expor uma pessoa morta, mesmo que em vida tenha sido famosa, é legal? Não fere os direitos das famílias, dos amigos e até mesmo dos fãs?

Embora a legislação brasileira sobre uso das redes sociais e suas consequências ain-da precise evoluir, já que não há penas especificas para o usuário da internet que prati-que esse tipo de ação, o juiz William Fabian, da 3ª Vara de Família de Goiânia, concedeu decisão liminar para que todas as imagens fossem retiradas das páginas do Google e do Facebook, sob pena de multa diária no valor de R$ 10 mil. O magistrado apontou que “o que fizeram foi um desrespeito muito grande, pois a manutenção e divulgação configura crime de vilipendiar cadáver (desrespeito ao corpo)”.

Infelizmente, esse não é primeiro caso no país em que usuários de redes sociais se utilizam do espaço virtual para difamar, ironizar ou até mesmo buscar alguns segundos de fama à custa alheia.

As atrizes Carolina Dieckman e Daniela Cicarelli sabem bem o que isso significa. Fa-mosas por aparições televisivas e por serem ícones no mundo da moda, também já sofre-ram ao ter fotos íntimas divulgadas nas redes sociais.

Por isso, mesmo sendo um meio de comunicação dinâmico e popular, a internet e suas ferramentas precisam ser mais bem utilizadas. Pois a velocidade da informação e os efeitos causados por uma superexposição indevida podem ser maléficos não só à pessoa que está em evidência, mas também para seus familiares e amigos.

Não defendemos a censura à livre manifestação. Muito pelo contrário. Pois sabemos que uma sociedade evoluída tem na liberdade de expressão um dos seus mais importan-tes pilares. Defendemos sim, a criação de regras claras e específicas para a utilização de um serviço que bem utilizado é uma importante ferramenta para a sociedade moderna. No entanto, quando é usado para meios escusos e obscuros, pode significar a destruição física e moral de muitos que nem ao menos tem como se defender.

ExpEdiEntE

u editorial

Falta uniãoO clima de companheiris-

mo, uma das características do PCdoB, anda esquecido em Guarulhos. E o mais novo alvo dessa falta de união é o secre-tário-adjunto do Trabalho, Nel-são. Alguns comunistas não perdem oportunidades de pedir sua saída da pasta para o pre-feito Almeida.

Rival...Que o vereador Guti (PV) é

a bola da vez da política gua-rulhense e deverá ser um dos principais rivais do PT na elei-ção de 2016 ninguém duvida. O que chama atenção é que seu crescimento pode ser exata-mente o que interessa ao PT.

...ConvenienteCaciques da sigla petista

acreditam que a disputa seria mais fácil com o jovem vereador do que com o eterno candida-to tucano Carlos Roberto, que já tem um nome conhecido na periferia e “pode” ter aprendido com os erros do passado.

DecisãoMas para que isso se concre-

tize Guti precisa decidir os ru-mos a seguir. Fora dos planos do PV corre o risco de repetir a saga da moça namoradeira, que é muito cobiçada, mas acaba solteirona.

EgocentrismoA disputa interna do PSDB

em Guarulhos, envolvendo ve-readores, ex-vereadores e mi-litantes, pode ter um desfecho trágico para a legenda. Eterno

u

Rodrigo Sousa • email: [email protected]

Sem Censura...

Editor/responsável: Rodrigo Sousa - MTB 60.016-SPDiagramação: Christianne Souza • [email protected]

Endereço: Rua Bezerra de Menezes, 469 Jardim Tranquilidade - Guarulhos/SP - CEP: 07051-160

Telefone: (11) 9 6948-8455 / 4965-1066Email: [email protected]ão: Gráfica Taiga (11) 3658-1370Circulação: Guarulhos

Não nos responsabilizamos por artigos ou matérias assinadas por terceiros.

Fale conoscoSua colaboração é muito

importante para melhorar, ainda mais, o serviço que oferecemos

para você e sua família. Participe e ajude-nos a fazer um jornal cada vez melhor. Mande opiniões, sugestões

denúncias e críticas para nossa redação:

[email protected]. Tel: 4965-1066 ou pelo

whatsapp (11) 9 6948-8455.

Um produto da R&B Comunicação - CnpJ: 21.486.662/0001-93

vice nas últimas eleições mu-nicipais o partido corre sérios riscos de perder cadeiras e es-paço político, tornando-se a ter-ceira ou quarta força na cidade.

De novo!!!O anúncio, por parte da GRU

Airport, de que reabrirá a ponte que dá acesso à região do São João, no próximo dia 20 de julho virou piada entre os guarulhen-ses. Desde 2011 já são inúme-ras as promessas nesse sentido e nenhuma foi cumprida.

SupervalorizadosSer uma liderança comuni-

tária atuante nos dias atuais é sinônimo de emprego garantido. Tanto que vereadores e possí-veis candidatos em 2016 andam prometendo mundos e fundos para coaptá-los. As promessas variam, mas a eterna vaguinha em comissão ainda é a mais ofertada e cobiçada.

Page 3: Voz de guarulhos 4ª edição

3VOZ DE GUARULHOS • 30 de junho a 14 de julho de 2015facebook.com/Vozdeguarulhos

u GUARULHOS

Saída da Socicam deixa terminais São João e Pimentas abandonados

Comerciantes e usuários reclamam da sujeira e falta de segurança; lixo acumulado tem atraído pombos e cães

Usuários do sistema de transporte público, comer-ciantes e trabalhadores das empresas de ônibus tem en-frentado uma situação inusi-tada nos últimos dias: o aban-dono dos terminais de ônibus São João e Pimentas, os mais movimentados da cidade. Acú-mulo de lixo, proliferação de pombos, aumento do número de cães, banheiros imundos e falta de segurança. Esses são apenas alguns dos problemas enfrentados por quem traba-lha ou utiliza os dois locais diariamente.

Cartões postais da atual ad-ministração, os terminais come-çaram a apresentar problemas após a saída da Socicam, empre-sa que era responsável pela ad-ministração e conservação das plataformas. Na última semana, os últimos funcionários da em-presa deixaram de exercer suas funções.

"É uma falta de respeito com todos. Pagamos caro para trabalhar e a prefeitura deixa a situação chegar nesse ponto", se indigna uma comerciante que tem lanchonete no terminal Pimentas. E a limpeza, muitas vezes, é feita pelos próprios co-merciantes. "Ou limpamos ou

então esperamos as funcioná-rias da Proguaru, que às vezes aparecem. A sujeira acumulada já está prejudicando os negó-cios, pois atrai muitos pombos e cães, o que afasta a clientela", queixa-se outro comerciante.

No São João a situação não é diferente. “Aqui a limpeza dos banheiros só é feita quando duas funcionárias da empresa de ônibus ViIa Galvão aparecem. Mas isso é apenas uma vez por dia. O cheiro dos banheiros é insupórtavel em determinadas horas", desaba a funcionária de um quiosque.

Atualmente circulam pelos dois terminais cerca de cem mil pessoas diariamente.

Apesar da situação a prefei-tura ainda não informou aos co-merciantes e usuários quando a situação será normalizada.

PombosPor serem simpáticos, ale-

gres e símbolos da paz, os pombos não recebem a aten-ção necessária como poten-ciais transmissores de doenças graves. E com o acúmulo de lixo e restos de alimento nos terminais, aumentou o número de animais. Nossa reportagem presenciou essa triste realida-

de. Tanto no Pimentas, quanto no São João eles já se tornaram parte integrante da paisagem.

E é exatamente nessa pro-ximidade com a população que está o perigo. Entre as doen-ças mais comuns transmitidas pelos pombos pode-se citar a criptocose, que pode ocasionar a meningite; a histoplasmose, responsável por doenças pul-monares; a salmonelose, tam-bém disseminadora de distúr-bios gastrointestinais, além de dermatites e alergias.

CãesAntigo problema do Ter-

minal São João, o aumento da população canina também está evidente no Terminal Pimen-tas. E os comerciantes não tem dúvida que o acúmulo de lixo e o resto de alimentos têm con-tribuído para atrair os animais. “Antes tinha um ou dois. Nos úl-timos dias apareceram vários e acredito que outros virão, pois o lixo espalhado pelo terminal faz com que consigam comida com mais facilidade", relata um co-merciante.

SegurançaE não é só sujeira e o cresci-

mento da população de pombos

e cães que preocupa quem tra-balha ou utiliza os terminais. Com a saída da Socicam a segu-rança também se foi. A empre-sa era responsável pela vigilân-cia e proteção dos locais.

Com isso, aumentou o medo das pessoas, já que os dois ter-minais abrigam caixas eletrô-nicos, equipamentos que nos últimos meses tem sido alvos preferidos de bandidos. "Paga-mos um aluguel que não é dos mais baratos e estamos aban-donados. Procuramos a pre-

feitura para saber o que está acontecendo e fomos informa-dos apenas que o contrato com a Socicam não foi renovado e que uma solução estaria em estudo. No entanto não sabe-mos quando a situação irá se normalizar. E enquanto isso vivemos sem segurança e no meio do lixo. É uma vergonha e falta de respeito com todos nós", declara indignado outro comerciante que já pensa em se desfazer do quiosque localiza-do no Terminal Pimentas.

Page 4: Voz de guarulhos 4ª edição

30 de junho a 14 de julho de 2015 • VOZ DE GUARULHOS4 facebook.com/Vozdeguarulhos

u cidAde

O Governo do Estado pro-meteu asfaltar a Estrada Velha Guarulhos-Arujá para servir como novo acesso dos morado-res do Jardim Álamo à rodovia Presidente Dutra. A informação foi confirmada no último dia 26, pelo governador Geraldo Alck-min. “Vamos fazer o novo acesso, pois é uma obra que vai melho-rar o deslocamento para a comu-nidade local”, disse Alckmin.

O antigo acesso do Jardim Álamo foi fechado dias atrás pela CCR Nova Dutra, sem qualquer aviso prévio, e deixou os mora-dores da região ilhados. Após protestos que fecharam a rodo-via, a prefeitura e lideranças po-líticas e de moradores da região solicitaram à concessionária da rodovia que fosse aberta uma nova saída, de maneira emergen-cial, para aliviar a tensão no bair-ro. O pedido foi atendido.

Recentemente, o prefeito

Foto: Dani Lopes

Estado garante construção de novo acesso no ÁlamoDecisão acontece após manifestações que pararam a rodovia presidente Dutra.

Sebastião Almeida entregou um ofício ao secretário-chefe da Casa Civil, Edson Aparecido, no Palácio dos Bandeirantes (foto). O documento cobrava a pavi-mentação imediata da Estrada Velha Guarulhos-Arujá para ofe-recer uma opção de saída defi-nitiva aos moradores do bairro.

“Esse é um acesso impor-tante para os moradores do Jardim Álamo e de bairros de Arujá”, lembrou Almeida. “Até pouco tempo atrás diziam que era impossível encontrar uma saída rápida para o problema. Pois conseguimos uma saída provisória e agora uma resposta de acesso definitivo para quem vive naquela região”, ressaltou.

Rodoanel Ao lado do governador, Al-

meida participou da cerimônia de entrega dos últimos 5,5 qui-lômetros do Rodoanel Leste, no

destacou. “A obra é importante, mas os direitos dos moradores de nossa cidade não podem ser atingidos”.

Segundo Almeida, a prefei-tura continua negociando uma ligação da cidade com o Rodoa-nel Norte nas proximidades do

trecho entre a rodovia Presiden-te Dutra e Ayrton Senna. Orçada em R$ 4,5 bilhões, a obra deve facilitar o acesso de caminhões que trafegam entre o porto de Santos e o Aeroporto Internacio-nal de Guarulhos.

“As obras do Rodoanel são essenciais para as cidades da Região Metropolitana de São Paulo”, afirmou Almeida. No entanto,ele destacou a necessi-dade de mais investimentos em Mobilidade Urbana, em modais como trem e metrô, para redu-zir o caos no trânsito das cida-des da Grande São Paulo.

O prefeito também lembrou que as obras no trecho Norte do Rodoanel têm sido acompa-nhadas de perto pela prefeitura, uma vez que grande parte da ro-dovia vai passar por Guarulhos. “A conversa tem sido o principal caminho para resolvermos to-dos os impasses que surgirem”,

Estudantes do Ensino Funda-mental da Escola Estadual Maria Elena Faria Lima e Cunha, no Ca-buçú, participaram de ativida-des educativas, promovidas pela DERSA, no Parque Estadual da Serra da Cantareira, no último dia 25. Na atividade os alunos apren-deram, em campo, sobre a Mata Atlântica, a importância da sua preservação e, também, sobre o trabalho ambiental desenvolvido no Rodoanel Norte.

O evento é uma iniciativa dos Programas de Educação Ambiental e de Desenvolvimen-to Comunitário, realizados pela DERSA. Luciano Dias Louren-

Aeroporto Internacional, uma vez que o projeto atual prevê o acesso apenas ao setor de car-gas do aeroporto. “Não vamos aceitar o projeto do jeito que o Estado quer fazer. Essa ligação tem de atender toda a cidade”, completou o prefeito.

Dersa promove ações educativas e doa livros para escola de Guarulhos

ço, gerente de Gestão Social da empresa, explica que “o objeti-vo é promover, nas regiões do entorno do Rodoanel Norte, a integração da comunidade com o empreendimento e a conser-vação da natureza”.

A mensagem foi bem rece-bida pelos estudantes. Geovana Lissa Moreira Passos, aluna do oitavo ano, confessa que apren-deu muito e que não imaginava a importância da Mata Atlântica. "Não sabia que se chamava Mata Atlântica por causa dos ventos, que vêm do mar. Ninguém sabe metade do que existe por aí. A nossa vida vem da mata, sem ela

não existiríamos, nenhum ser vivo vive sem água e nenhum material poderia ser feito", diz.

Já a aluna Ana Vitoria Enes Cipriano, também do oitavo ano, se prontificou a ajudar. "É bom saber o que está em volta, os animais que estão por aí e até os que correm risco de extinção. Assim, podemos ajudar e melhorar", acredi-ta.

Ao final do even-to, a DERSA doou 81 livros à biblioteca da escola. Os títulos tratam de educação

ambiental, auxílio na identifica-ção das espécies, informações sobre fauna e flora e restauração florestal. A doação tem a colabo-ração do Instituto de Botânica e da Coordenadoria de Educação Ambiental do Estado de São Pau-lo, que forneceu parte dos livros.

alunos fazem trilha ecológica educativa e aprendem sobre a fauna e a flora da Mata Atlântica.

Delegacia Regional Tributária de Guarulhos está em novo endereço

A Delegacia Regional Tri-butária de Guarulhos (DRT-13) está atendendo em novo endereço, desde segunda--feira (29). A unidade da Se-cretaria da Fazenda passará a atender os contribuintes da região em novas instalações na avenida Dr. Timóteo Pen-teado, 53, na Vila Hulda.

O horário de atendimen-to ao público na DRT-13 per-manece das 9h às 16h30. Na nova regional a população terá acesso a todos os serviços da Fazenda, entre os quais estão: ICMS; IPVA; ITCMD; CADIN Es-tadual e Nota Fiscal Paulista.

Page 5: Voz de guarulhos 4ª edição

5VOZ DE GUARULHOS • 30 de junho a 14 de julho de 2015facebook.com/Vozdeguarulhos

Toqu

e Mus

ical Ajude-nos a dar um futuro melhor para nossas crianças!

Projeto Social sem fi ns lucrativos com o objetivo de,

por meio da música, retirar crianças em situação de

vulnerabilidade social das ruas.Organizado por Marcelo Santos, e levado a cabo por

professores e auxiliares voluntários, o Projeto Toque

Musical conta, atualmente, com mais de 150 crianças

matriculadas e aprendendo a tocar algum tipo de ins-

trumento, aulas de canto, noções de idiomas estrangei-

ros, ginástica e higiene oral e corporal.

Faça parte dessa causa. Sua participação é muito

importante para que possamos ajudar nossas crianças

a ter um futuro mais alegre e cheio de esperança.

Doe um instrumento e faça uma criança feliz.

O Voz de Guarulhos acredita nesse projeto. E você? Facebook: projetotoquemusical ou (11) 7812-8450 (Marcelo Santos).

Voz de Guarulhos

Nos últimos meses Guarulhos viu crescer o número de inva-sões à propriedades particulares ou públicas. Em sua maioria, as ações dos sem-tetos tem aconte-cido nas proximidades das obras do Rodoanel Norte. A mais re-cente invasão acontece na estra-da Matos das Cobras, na Ponte Alta. Lá, dezenas de famílias já construíram seus barracos, de madeira ou lata, e outras tantas chegam diariamente na esperan-ça de concretizar o sonho da casa própria e ter seu “espaço”.

A falta de infraestrutura como água, luz e esgoto não assusta quem participa dessas aventuras. Sujeitos a enfrenta-rem uma desocupação, que nem sempre é pacífica, muitas famí-lias preferem se arriscar assim mesmo. “Meu marido está de-sempregado. Temos três filhos pequenos para cuidar. Quando nos falaram, não pensamos duas vezes. E vamos rezar para que tudo dê certo”, relatou à nossa reportagem a dona de casa Fer-

u HABiTAÇÃO

Invasões na cidade expõe problema do déficit habitacional

Guarulhos tem carência de aproximadamente 30 mil moradiasnanda Castilho, que construiu um barraco no local.

Dé�icitEssa onda de invasão que

varre a cidade nos últimos me-ses acentua um problema que há décadas aflige o município, o déficit habitacional.

Dados da secretaria de Ha-bitação apontam que a cidade carece de aproximadamente 30 mil moradias, conforme o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PHIS).

Para enfrentar o problema, nos últimos anos, a prefeitura fez parcerias com o Governo Fe-deral, por meio dos programas Minha Cassa Minha Vida e Ur-banização Integrada de Favelas (que atua também na área de moradias precárias).

A cidade conta atualmente com aproximadamente 119 mil pessoas cadastradas no Progra-ma Minha Casa, Minha Vida. No entanto, esse número pode ser muito maior.

ANUNCIE COM A GENTE:(11) 4965-1066 • 9 6948-8455

facebook.com/Vozdeguarulhos

Page 6: Voz de guarulhos 4ª edição

30 de junho a 14 de julho de 2015 • VOZ DE GUARULHOS6 facebook.com/Vozdeguarulhos

u ceSPORTe

Guarulhense conquista ouro na Copa do Mundo de Esportes de Contato, na Argentina

robson Negão também é dono do cinturão de MMA do Evento Profigth MMA Brasil

O guarulhense Robson Fer-reira do Santos, também co-nhecido como Robson Negão, faturou ouro na Copa do Mun-do de Esportes de Contato, que aconteceu nos dias 13 e 14 de junho, na província de Moreno em Buenos Aires, Argentina. O evento contou com a partici-pação de atletas de 14 países, que se enfrentaram em diver-sas modalidades marciais e faz parte do calendário da organi-zação mundial WTKA.

Robson Negão, que faz par-te da equipe Extreme Team Edy Dias, de Guarulhos, participou do evento como integrante da Seleção Brasileira. Na ado-lescência, também participou da seleção brasileira de Kara-te. Ganhou projeção nacional como participante da segunda Edição do TUF Brasil, reality show da Rede Globo promovi-do pelo UFC.

Além do título recém con-quistado o atleta também é dono do cinturão de MMA do Evento Profigth MMA Brasil, com um cartel positivo de cin-co finalizações em seis lutas profissionais. Atualmente ga-nha a vida ministrando aulas de Muay Thai nas Academias Renolde e Trayner, ambas em Guarulhos.

PromessaOutro guarulhense que par-

ticipou do torneio em terras argentinas foi o jovem de ape-nas 20 anos, Matheus Rocha

Prado. Especialista em Muay Thai, Kick Boxe e K1. Matheus já acumula importantes títulos como o paulista, Pan America-no e títulos de campeão e vice campeão brasileiro nas moda-lidades K1 e Muay Thai.

SenseiOs responsáveis pela pre-

paração dos atletas guaru-lhenses são os treinadores Edy Dias, que cuida da parte de luta em pé, e Camilo Borges, responsável pelo Jiu jitsu.

Sem verba, eventos esportivos devem ser prejudicados

neste 2º semestre

olímpiada Colegial e Corrida internacional podem não ser realizadas

Com crise financeira acentuada no município, muitos eventos espor-tivos realizados, em especial, pela Secretaria de Esportes, devem deixar de acontecer neste segundo semestre, entre eles a Olimpíada Colegial Guarulhense (OCG) e a Corrida Internacional. De acordo com informa-ções apuradas pela reportagem do A Voz de Guarulhos, não existe verba suficiente para a realização destas ações.

No entanto, o Governo Municipal não confirma oficialmente o cance-lamento oficial destes eventos, mas são grandes as chances deles não acontecerem, principalmente em virtude das medidas de austeridade adotadas pelo prefeito Sebastião Almeida (PT), nos últimos meses.

Funcionários daquela Pasta, que pediram para não serem identi-ficados, revelaram que o curto orçamento da secretaria para tocar os projetos deste ano é de apenas 0,71% do Orçamento Participativo do Município. Ou seja, R$ 24 milhões. Esta quantia também é destinada para o pagamento de funcionários que prestam os seus serviços na Se-cretaria de Esporte.

Evento tradicional da cidade e de seu calendário esportivo, caso seja confirmada o seu cancelamento de forma oficial, chegaria a sua 45ª edi-ção. Dela participam colégios da rede pública do município e da iniciativa privada em diversas disputas esportivas. No último ano, o colégio Eniac ficou com o título.

Já a Corrida Internacional Cidade de Guarulhos, que faz parte do calendário da Federação Paulista de Atletismo (FPA), estaria sendo rea-lizada pela 7ª vez no município. Nesta prova os quenianos, tanto no fe-minino quanto no masculino, têm o domínio com seis conquistas. O bra-sileiro Rogério Ferreira venceu entre os homens no último ano, enquanto a queniana Ednah Mukhwana ficou com o título entre as mulheres.

Guarullhense treinará equipe de atletismo no Pan do Canadá

Convocado pela Confederação Brasileira de Atletismo, o guarullhen-se Katsuhico Nakaia, de 58 anos, será um dos treinadores da equipe brasileira feminina de velocidade e revezamento 4x100 metros, no Pan--Americano de Toronto, no Canadá, que terá início no próximo dia 10 de julho.

Antes da competição, a equipe realizará treinos no Centro de Treina-mento Rio Verde, em Lisboa.

Além de treinar as atletas para o Pan, Nakaia irá acompanhar a equipe em competições preparatórias que acontecerão em diversos pa-íses da Europa. “Temos uma ótima equipe e esperamos alcançar bons resultados”, afirma.

Logo após o Pan do Canadá, Nakaia e equipe seguem direto para os Estados Unidos, onde irão se preparar para o Mundial de Atletismo da China, que será realizado entre 22 e 30 de agosto.

Page 7: Voz de guarulhos 4ª edição

7VOZ DE GUARULHOS • 30 de junho a 14 de julho de 2015facebook.com/Vozdeguarulhos

Chegou o Ônibus Articulado.Guarulhos só anda pra frente.Já estão circulando na cidade 50 novos ônibus, sendo 20 articulados e 30 estendidos, que fazem as linhas 433 (Terminal São João/Terminal Vila Galvão – via Anel Viário) e 453 (Terminal São João/Centro – via Av. Tiradentes). Equipados com a tecnologia BRT (Bus Rapid Transit), esses novos veículos são muito mais rápidos, eficientes e seguros e garantem ainda mais conforto aos passageiros.

É a Prefeitura de Guarulhos avançando cada vez mais no transporte público.

u GeRAL

Moradores da Vila Operária chegaram, na última quinta--feira (25), a um acordo com o proprietário para a compra definitiva da área onde vivem. A negociação vinha sendo in-termediada há mais de um ano pela prefeitura. O acordo foi homologado na 5ª Vara Cível, no Fórum de Guarulhos, e vai beneficiar mais de 700 famí-lias.

Pelo acordo, ficou definido que os ocupantes da área po-derão parcelar seu lote em até

Acordo na Vila Operária realiza sonho de mais de 700 famílias

180 parcelas, sendo que o me-tro quadrado foi fechado em R$ 700.

“Essa é uma vitória da po-pulação da Vila Operária, que nos últimos anos sofreu bas-tante com a insegurança de um dia ter de deixar aquela área. A negociação foi muito difícil, mas felizmente chegou-se a um entendimento que agradou a todos os envolvidos”, disse o prefeito Sebastião Almeida.

Almeida lembrou das as-sembleias e de todas as reu-

niões intermediadas pela prefeitura no loteamento ao longo dos últimos meses. “Mui-ta gente não acreditava que esse acordo iria sair do papel. Sempre defendemos a posição do bom senso para que ambos os lados pudessem sair dessa situação satisfeitos”, comple-tou Almeida.

Segundo o prefeito, a pre-feitura continuará interme-diando para a solução de pro-blemas envolvendo moradia. “Temos interesse de continuar

colaborando com a regulariza-ção de todas as áreas que hoje são alvo de disputa na Justiça por conta de questões fundi-árias. As pessoas não podem viver com o medo constante de uma reintegração de posse”, afirmou Almeida.

Conforme a proposta ho-

Moradores poderão pagar lotes em até 180 meses; prefeitura intermediou acordo com proprietário da área

mologada pela Justiça, os mo-radores da Vila Operária terão agora direito a um contrato que garantirá a reserva de lote após a assinatura junto ao proprietá-rio. Após a quitação dos débitos, esse documento servirá como base para que seja feita a escri-tura definitiva dos imóveis.

Page 8: Voz de guarulhos 4ª edição

30 de junho a 14 de julho de 2015 • VOZ DE GUARULHOS8 facebook.com/Vozdeguarulhos

Guarulhos fica em 6º lugar no Jori 2015

Os atletas da terceira idade representantes de Guarulhos na 19ª edição do Jo-gos Regionais do Idoso, realizada entre os dias 24 e 28, na Praia Grande, litoral de São Paulo, voltaram para casa trazendo muitas medalhas e o 6º lugar na classifi-cação geral. Um total de 59 cidades da 7ª região esportiva do Estado participou da competição.

O maior número de medalhas foi conquistado na natação. No total, foram onze: duas de ouro, seis de prata e três de bronze, e no masculino, duas medalhas de prata. Nos dois naipes da natação, a cidade ficou com o quarto lugar na classifica-ção geral.

Também foram importantes para somar no resultado geral da cidade os re-sultados do atletismo, com duas medalhas de ouro, uma de prata e uma bronze; do truco que conquistou a primeira colocação geral; de damas, também primeira colocada, e do xadrez, com a terceira colocação.

Page 9: Voz de guarulhos 4ª edição

9VOZ DE GUARULHOS • 30 de junho a 14 de julho de 2015facebook.com/Vozdeguarulhos

Prefeito recebe representante do Ministério das Cidades

o prefeito sebastião almeida recebeu, na segunda-feira (29) o representante do

Ministério das Cidades, Carlos Gonçalves, dois

representantes da Caixa Econômica Federal, além de diretores da secretaria

de Transportes e Trânsito.

Após encontro com Almeida, a comitiva seguiu para vistoriar in loco as obras e discutir a via-bilidade e funcionalidade dos projetos do PAC, especialmente dos corredores, buscando al-ternativas dentro das metas es-tabelecidas, aprovadas e cujos recursos já foram anunciados tanto pela presidente Dilma Rousseff quanto pelo então ministro das Cidades, Gilberto Magalhães Occhi, em setembro passado.

A comitiva passou por di-versos lugares, mas três em es-pecial, considerados gargalos antigos que precisam avançar: a avenida Paulo Faccini, a avenida Papa João Paulo I e o Trevo de Bonsucesso, cujas obras estão avançando.

Com relação aos corredores do PAC, ao todo são sete corre-dores previstos para a cidade: Juscelino Kubitschek, Papa João Paulo I, Monteiro Lobato, Santos Dumont, João Jamil Zarif, Paulo Faccini e Otávio Braga de Mes-quita.

Page 10: Voz de guarulhos 4ª edição

30 de junho a 14 de julho de 2015 • VOZ DE GUARULHOS10 facebook.com/Vozdeguarulhos

Fotógrafo lança livro de refl exão sobre pessimismo e otimismo

O repórter fotográ�ico, poeta, escritor e cartunista Diego Calvo lançou, no último dia 24, o livro “Ensina-me a voar” que trata do dialogo “fantástico” entre um homem e um pássaro. O lançamento aconteceu simultaneamente em Portugal.

Com um diálogo leve e que nos leva à re�lexão sobre a vida, o livro conta a relação fanta-siosa entre um homem, fadado ao chão, e o pássaro, destinado a imensidão do céu. Os dois travam uma luta entre o pessimismo e o otimismo.

Repleto de diálogos, surpresas e algumas ilustrações, “Ensina-me a Voar” traduz a �iloso�ia clássica e contemporânea em apólogos vividos pelo seu pequeno personagem, que usa de sua história para passar adiante o que aprendeu, a voar!

Ficha TécnicaEditora Chiado200 PáginasR$ 30,00 o preço de capa Facebook do Livro: https://www.facebook.com/ensinameavoar

Áries Uma importante decisão irá apresentar-se nos próximos dias. Pense bem, para não se arrepender. Conhecer pessoas que estão na mesma disposição que você fará bem.

Libra A rotina não atrairá sua atenção por muito tempo. Seja criativo e exiba-se um pouco. As estrelas favorecem seus ótimos argumentos. Mau humor passará.

u LiTeRATURA

HORÓSCOPO

Touro Relacionamento um pouco conturbado. Resolva os problemas com o parceiro de forma franca e pacífi ca. Evite discussões desnecessárias.

Gêmeos Já aprendeu com os erros do passado. É hora de olhar para frente buscando crescimento pessoal. Seu potencial criativo irá crescer e você será benefi cia-do.

Câncer Bom período na atividade profi ssional. Seus esforços serão recompensados. Na presença de invejosos permaneça forte e não deixe se incomodar.

Leão Período propício para irradiar energia e sex-appeal. Você será como um íman para o sexo oposto. Demonstre reconhecimento pelo apoio do seu parceiro.

Virgem Grandes esforços para lidar com situações desagradáveis no trabalho. Não se desespere, aprenda a lição e tente não repetir o mesmo erro no futuro.

EscorpiãoGrandes mudanças estão para acontecer. Na relação não tenha medo de dar o próximo passo. Os verdadeiros amigos irão ajudá-lo em momentos difíceis.

Sagitário Período positivo. Irá desfrutar de paz interior depois de todos os problemas no trabalho e na vida pessoal serem resolvidos. Ritmo de trabalho elevado.

CapricórnioTrabalhe na sua educação, leia um livro de não fi cção ou vá ao cinema. Deve socializar-se para conhecer pessoas que vão trazer-lhe mais conhecimentos.

Aquário Se não está com disposição para intimidades, não precisa fi car culpado e desesperado. Se quiser perder peso, deve cortar o álcool em primeiro lugar.

Peixes Tenha coragem e dê o primeiro passo e não irá se arrepender. Vai descobrir que pode ser confi ante. Evite relacionamentos com colegas de trabalho.

Page 11: Voz de guarulhos 4ª edição

11VOZ DE GUARULHOS • 30 de junho a 14 de julho de 2015facebook.com/Vozdeguarulhos

u ALTO TieTÊpoá

Cidade multa Sabesp em R$ 1 milhão por despejo de

esgoto em córregoA prefeitura de Poá multou a

Companhia de Saneamento Bá-sico do Estado de São Paulo (Sa-besp) por despejar esgoto em um córrego da cidade que abas-tece parte de um bairro. Dados da administração apontam que pelo menos 43 mil pessoas fo-ram atingidas.

O córrego tem 2,5 mil me-tros de extensão e é um afluente do Rio Guaió, que fornece água para o Sistema Alto Tietê.

Em nota, a Sabesp disse que desconhece a existência de lan-çamento de esgoto "in natura no rio. A empresa disse que vai pro-videnciar uma vistoria técnica e, caso seja confirmado algum lançamento de sua responsabi-lidade, adotará as providências necessárias.

Mogi das Cruzes 1

Em visita à cidade, secretário de Segurança avalia que “ECA pecou na proporcionalidade'

Para o secretário de Segu-rança Pública de São Paulo, Ale-xandre de Moraes, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) “pecou na proporcionalidade” das penas para os crimes come-tidos por adolescentes. Moraes falou sobre o ECA, em reunião com prefeitos no Alto Tietê, em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, na última semana.

“O ECA é um bom estatuto, é uma boa legislação, só que pecou em algo que todo o có-digo, toda lei, não pode pecar, que é a proporcionalidade. O menor de idade que furta um tênis pode ficar até três anos internado e o menor que mata com crueldade duas pessoas também só pode ficar até três anos”, explica.

ProporcionalidadeO secretário comentou que,

em 2005, quando era Secretá-rio de Estado da Justiça e Defe-sa da Cidadania, na companhia do governador Geraldo Alck-

min (PSDB), apresentou uma proposta ao deputado Eduardo Cunha (na época do PPB-RJ) so-bre a proporcionalidade da in-ternação. Hoje Eduardo Cunha

Paulo (Ciesp). Nos últimos 12 meses, o saldo é -3,69%, o que

corresponde a uma queda de cer-ca de 2,7 mil postos de trabalho.

Os dados são referentes a Mogi das Cruzes, Suzano, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Itaqua-quecetuba, Biritiba Mirim, Gua-rarema e Salesópolis, cidades que integram a Diretoria Alto Tietê do Ciesp.

itaquaquecetuba

Aprova Plano Municipal de Educação

A Câmara Municipal de Ita-

é Presidente da Câmara pelo PMDB. "Não é possível que al-guém defenda que esses meno-res devam ficar no máximo três anos internados", acrescenta.

Mogi das Cruzes 2

Indústria perdeu mais de mil vagas em 2015 na região

Nos cinco primeiros meses de 2015, oito municípios do Alto

Tietê perderam 1.150 postos de trabalho na indústria, segundo pesquisa divulgada pela Direto-

ria de Mogi das Cruzes do Centro das Indústrias do Estado de São

quaquecetuba aprovou o Plano Municipal de Educação na última semana. O documento estabelece metas para o setor até 2024, ba-seado no Plano Nacional da Edu-cação.

O documento tem 96 pági-nas. A ideia é melhorar a qua-lidade de ensino para todas as idades e também as condições de trabalho dos professores. O plano foi elaborado pelo Exe-cutivo em parceria com a Co-missão Municipal de Educação, criada no ano passado e forma-da por representantes de vários segmentos da sociedade civil.

Ferraz de Vasconcelos e Aru-já também aguardam a sanção do prefeito. Em Mogi das Cru-zes, Guararema e Poá o plano já foi aprovado e sancionado. Em Salesópolis, o plano já foi apre-sentado à Câmara, mas não tem previsão de votação. Em Santa Isabel, o documento também está na Câmara, mas só será discutido em agosto, quando os vereadores voltarem do recesso. Em Biritiba-Mirim o plano ainda não chegou à Câmara.

ConsequênciasSegundo o Ministério da

Educação, os municípios que não elaborarem ou adequarem os planos ficam fora do Pacto Nacional que visa garantir os avanços nessa área. O descum-primento das metas dos planos pode gerar ações civis públicas.

Page 12: Voz de guarulhos 4ª edição

30 de junho a 14 de julho de 2015 • VOZ DE GUARULHOS12 facebook.com/Vozdeguarulhos