voz de guarulhos 8ª edição

16
Saúde Guarulhos registra 567 casos de dengue em apenas três meses Página 3 VOZ de GUARULHOS VOZ ANO I - Nº 8 - DE 11 A 28 DE ABRIL - 2013 Distribuição Gratuita Não jogue este impresso em via pública de GUARULHOS Divulgação Esporte Economia Análise de desempenho é “arma secreta” de João Vallim no Flamengo Mulheres totalizam 47% das inscrições no MEI em Guarulhos Página 7 Página 8 Trabalho Empregadas domésticas já tem direito a jornada de 8 horas diárias e 44 semanais Página 13 Prefeitura não cumpre promessa e obras de CEUs não avançam Após 100 dias do segundo mandato (completados no último dia 11), prefeito não consegue dar continuidade a projetos prometidos na primeira gestão.

Upload: rodrigo-de-sousa

Post on 22-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal quinzenal com as principais notícias da cidade.

TRANSCRIPT

Page 1: Voz de Guarulhos 8ª Edição

SaúdeGuarulhos registra 567 casos de dengue em apenas três meses

Página 3

VOZdeGUARULHOSVOZ

ANO I - Nº 8 - DE 11 A 28 DE ABRIL - 2013Distribuição

GratuitaNão

jogu

e es

te im

pres

so

em v

ia p

úblic

a

deGUARULHOS

Div

ulga

ção

Esporte Economia

Análise de desempenho é “arma secreta” de João Vallim no Flamengo

Mulheres totalizam 47% das inscrições no MEI em Guarulhos

Página 7 Página 8

Trabalho

Empregadas domésticas já tem direito a jornada de 8 horas diárias e 44 semanais

Página 13

Prefeitura não cumpre promessa e obras de CEUs não avançam

Após 100 dias do segundo mandato (completados no último dia 11), prefeito não consegue dar continuidade a projetos prometidos na primeira gestão.

Page 2: Voz de Guarulhos 8ª Edição

O cara

“Sou mais forte dentro do partido do que a Genilda, o Alencar e o Samuel Vas-concelos juntos”

Auriel Brito, vereador do PT

PilatosApadrinhado pala família Tatto, Auriel

(PT) afirma que lavou as mãos quando da indicação de Atílio Pereira para a secre-taria de Transportes e Trânsito. O petista garante que o secretário faz parte da cota política do prefeito.

BrutusAliás, Auriel se sente traído por Atílio

no momento em que mais estava fragili-zado. Ao votar contra o aumento do IPTU o petista perdeu vários cargos na admi-nistração municipal, com destaque para a secretaria ocupada por Atílio.

Entre a cruz e a espadaEm recente debate na Câmara Municipal

ficou evidente a submissão de diversos vere-adores ao Executivo. Colocados entre a con-vicção pessoal e os acordos políticos muitos não hesitaram em escolher a segunda opção.

À francesaMesmo com vereadores bons de ora-

tória a bancada petista tem preferido não entrar em debates polêmicos com a opo-sição. Tanto que já é comum o esvazia-mento do Plenário sempre que assuntos embaraçosos à administração municipal são colocados em pauta.

Sem soluçãoEmbora o secretário de Educação, Mo-

acir de Souza, tenha dado entrevistas ga-rantindo que a situação da merenda escolar está resolvida, a realidade é outra. Mães de alunos, principalmente de escolas locali-zadas em bairros mais carentes, reclamam que o cardápio continua sendo composto, na maioria das vezes, de macarrão e salsicha.

Em famíliaO recente lançamento de uma loja de

grife em um dos pontos nobres da cida-de e que contou com a presença de toda a cúpula petista, inclusive o prefeito Se-bastião Almeida, chama atenção por dois aspectos. Primeiro porque o dono da loja é irmão do atual secretário de Assuntos Legislativos e segundo porque também é irmão de um dos promotores públicos que na maioria das vezes é designado para cuidar dos casos envolvendo a prefeitura.

Lá e cáCriticado desde a época em que era Se-

cretário de Governo da prefeitura de Gua-rulhos, o agora deputada estadual Alencar Santana (PT), também já coleciona desa-fetos dentro da Assembleia Legislativa, muitos adquiridos no período em que o parlamentar foi o líder do partido na Casa. Agora sem o cargo resta saber qual será a postura do parlamentar que é reconhecido por adversários e partidários como uma pessoa intransigente e de pouco diálogo.

Bola cheiaO ex-vereador Eduardo Kamei, atualmen-

te na administração do Hospital Municipal de Urgência (HMU) está mesmo prestigiado na administração municipal. Ele foi home-nageado em recente Audiência Pública da Saúde, realizada na Câmara Municipal, pelos serviços desenvolvidos pela unidade.

2Editorial Sem Censura

EXPE

DIE

NTE

Tiragem:20.000 exemplares

Editoração Eletrônica:TUTTO - 2409-5146

Impressão:TAIGA - 2409-7926

Editor: Rodrigo Sousa MTB - 60.016/SP96948-8455 l 96032-8455

Jornalista: Gabriel Espinosa99562-7151 l 7001-3107

Comercial: Fábio Meirelles98156-0111 - [email protected]

Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores.

Endereço:Rua Braulio Guedes, 163Gopoúva - Guarulhos - CEP 07092-090(11) 2442-9058

facebook.com/[email protected]

deGUARULHOSVOZdeGUARULHOSVOZ DE 11 A 28 DE ABRIL - 2013

Degue: inimigo público número um

Os recentes números divulgados pela secretaria de Saúde são alarmantes. Embora Guarulhos

ainda esteja longe de atingir o estágio epi-dêmico da doença (segundo protocolo do Ministério da Saúde, a epidemia só pode ser considerada a partir da ocorrência de 300 casos para cada 100 mil habitantes) população e autoridades não podem fechar os olhos para essa preocupante realidade.

Os 567 casos registrados somente nos primeiros três meses desse ano demons-tram que “o dever de casa” não está sendo feito satisfatoriamente. Os dados divul-gados pela secretaria demostram que so-mente entre os dias 27 de março e três de abril os casos saltaram de 330 para 567, aumento de 41,8% em sete dias.

Mesmo com a informação de que ne-nhum óbito ainda foi registrado devido à doença, o alerta deve continuar. E, não es-quecendo todos os problemas da cidade, a dengue é, atualmente, o inimigo público número um do guarulhense e precisa ser vencida a qualquer custo.

Nesse momento a união entre popu-lação e poder público se faz ainda mais necessária. Ações conjuntas e fiscalização de ambas as partes são os melhores remé-dios contra a procriação do Aedes aegypti.

É essencial acabar com locais que possam juntar água limpa e parada. Por isso, muita atenção com vasos de plan-

tas, caixas d’água mal tampadas, latas, garrafas, plásticos, pneus, piscinas sem tratamento da água, calhas ou qualquer outro recipiente que possa se transformar em um potencial criadouro para o mos-quito Aedes aegypti, responsável pela transmissão e proliferação da dengue.

Atitudes simples como furar pneus ve-lhos e guardá-los em uma cobertura, reco-lher e entregar à limpeza pública garrafas pet e outros recipientes sem uso, colocar baldes vazios de boca para baixo, limpar diariamente as cubas de bebedouros de água mineral e de água comum, secar áre-as que acumulem águas de chuva, tampar caixas d’água entre outras, podem fazer a diferença no combate à doença.

Dados do Ministério da Saúde apontam que o perigo maior está em casa. Calcula-se que 90% dos focos do mosquito sejam domésticos.

Mas nada disso terá o efeito desejado se o poder público não fizer sua parte. In-felizmente, Guarulhos tem dado péssimo exemplo nesse sentido. As diversas obras paradas pela cidade apresentam locais que são potenciais criadouros do mosqui-to e podem contribuir significativamente para a disseminação da doença.

O tempo se esgotou. Ou todos en-tram para valer nessa briga ou a cida-de corre sério risco de sair perdedora dessa batalha.

Page 3: Voz de Guarulhos 8ª Edição

3Saúde

Guarulhos registra 567 casos de dengueem apenas três mesesNúmero é superior as notificações em todo ano de 2012; Jardim Nova Cumbica, com 193 casos, e Ponte Alta, com 122 ocorrências confirmadas são os mais afetados

deGUARULHOSVOZdeGUARULHOSVOZDE 11 A 28 DE ABRIL - 2013

M

“Aumento é 31,04% maior do que o total de casos registrados

em 2012”

esmo com todas as orien-tações Guarulhos vive uma epidemia de dengue que já atingiu proporções

alarmantes. Somente nos três primeiros meses desse ano já foram registrados, pela secretaria de Saúde 567 casos da doença. O número é 31,04% maior que em 2012, quando no período de 12 meses foram confirmadas 389 ocorrências.

Os bairros mais afetados são o Jardim Nova Cumbica, com 193 casos e Ponte Alta, com 122 ocorrências já notificadas.

Questionada, a secretaria de Saúde, por meio de nota, esclarece que apesar do alto número de registros nenhuma pessoa morreu vítima da doença este ano.

A pasta também esclarece que durante todo o ano são realizadas visitas domici-liares, bloqueio de criadouros, interven-ção em pontos estratégicos, tais como cemitérios, desmanche de veículos, borra-charias e campanhas educativas.

Além das medidas já citadas, em casos de notificação de suspeita de dengue, a Secretaria realiza um trabalho específico no entorno do local notificado.

Desde 2010, o tema faz parte das pa-lestras promovidas pelo Centro de Con-

trole de Zoonoses. Parcerias com outras secretarias também são viabilizadas para o combate.

ParceriaNo entanto, para diminuir a incidência

da doença é necessária a participação do

poder público e po-pulação. Por isso, a secretaria de Saúde orienta a eliminação de potenciais cria-douros como vasos de planta, calhas

entupidas, caixas d´agua irregulares e tambores abertos.

No entanto, a responsabilidade co-brada a população não tem sido coloca-da em prática pela administração. Di-versos locais públicos espalhados pela cidade, principalmente obras paradas, são potencias criadouros do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela tras-missão da doença.

SintomasOs principais sintomas da doença são

febre, dor no corpo, dor de cabeça, nas juntas, no fundo do olho, podendo ocorrer também sangramento na gengiva e no na-riz. Uma dor abdominal intensa também pode ser sinal de alerta para a doença.

Para quem suspeitar estar infectado deve procurar qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou serviço de Pronto-Atendimento, que funcionam 24 horas por dia. Os profissionais de saúde orien-tam não tomar nenhuma medicação.

Embora não haja grupos de risco, uma parcela da população é mais sus-cetível a desenvolver as complicações da doença. Nesse grupo estão incluídos os idosos, as crianças, os cardiopatas, diabéticos, hipertensos e portadores de doenças renais crônicas.

Divulgação

Perigo: Obras paradas no CEU Ponte Alta podem ajudar na disseminação da doença

Page 4: Voz de Guarulhos 8ª Edição

riste realidade que assola a maioria das praças na cida-de é motivo de queixa dos moradores do Itapegica.

Lixo, usuários de drogas, falta de manu-tenção e segurança nos equipamentos de lazer são as principais reclamações da po-pulação que frequenta o local.

Nossa equipe de reportagem esteve na região e constatou que os problemas relatados realmente existem.

Na praça, situada na Rua Ceres, o mato alto é o cartão de visitas para os frequentadores. Brinquedos destinados

4Seu Bairro

Moradores do Itapegica reclamam de praça abandonada

deGUARULHOSVOZdeGUARULHOSVOZ DE 11 A 28 DE ABRIL - 2013

TBrinquedos e bancos quebrados são perigosos para frequentadores

ao público infantil quebrados e bancos inutilizados também fazem parte do vi-sual. “Quando eu era pequeno vinha brincar nesta praça, é triste ver que hoje os brinquedos estão sucateados”, comen-ta Guilherme Alves Ferreira, morador que em outros tempos utilizou o espaço para se divertir.

Além da escassez de cuidado com os equipamentos da praça os moradores re-clamam da carência de segurança e solici-tam que seja instalada uma base da Guarda Civil Municipal no local. “Seria bom que tivesse uma base da GCM aqui, pois assim

poderíamos ficar tran-quilos”, afirmou Antonio Luiz, vizinho do local.

No entanto, apesar da evidente falta de estrutu-ra, moradores da região, acreditam na existência de uma luz no fim do túnel. “Se tivéssemos câmeras monitorando esta praça teríamos me-nor índice de usuários de drogas e vandalismo contra o bem pú-blico, mas infelizmente falta vontade do

poder público de investir”, comentou um dos frequentadores.

Divulgação

Manutenção: Local está abandonado pelo poder público

Page 5: Voz de Guarulhos 8ª Edição

5Educação

Promessas de campanha, CEUs continuam com obras inacabadas

deGUARULHOSVOZdeGUARULHOSVOZDE 11 A 28 DE ABRIL - 2013

Em alguns locais abandono é visível;prefeitura evita responder questionamentos

G rande promessa do governo do prefeito Sebastião Al-meida, os Centros de Edu-cação Unificada (CEUs), demonstram a ineficiência

da máquina pública. A promessa do ad-ministrador, de construir 10 equipamen-tos na cidade até o final do ano passado, não foi cumprida. Embora no site da pre-feitura conste que as obras estão prontas e os locais aptos para uso da população, a realidade é outra.

Com simples telefonemas nossa equipe de reportagem constatou que na maioria dos equipamentos falta de quase tudo um pouco.

Idealizados para serem centros de ensinos públicos de excelência que visam fornecer me-lhoria social por intermédio de experi-ências esportivas, culturais e educativas com qualidade, os CEUs, ainda são uma realidade distante para grande parcela da população.

Geograficamente bem localizados, as unidades educacionais e de recreação de-veriam beneficiar toda a população. Cada obra está orçada em aproximadamente R$ 15 milhões e no projeto original conta com ginásio, piscina, biblioteca, telecen-tro além de escolas e outros equipamentos destinados à comunidade.

“Pensamos que a obra seria rápida, mas não foi o que

aconteceu”

Divulgação

Abandono: entrega deveria acontecer em 2012

Vista: obras avançam lentamente

Nos poucos equipamentos que já estão prontos alguns destes recursos não es-tão sendo prestados de forma adequada, como é o caso do CEU Ponte Alta. Lá, conforme apurado, o serviço de internet é prejudicado pela falta de prestação do serviço na região. “Infelizmente não tem sinal, então por enquanto, o acesso ainda não está sendo possível”, esclareceu um dos funcionários.

Já no bairro Itapegica os moradores sofrem com a lentidão das obras. “Nós apostávamos inicialmente que teríamos um CEU rapidamente, mas não foi o que

aconteceu. Moro aqui e por várias ve-zes notei que o local ficou sem nenhum trabalhador”, declara Sérgio Luis.

Já o CEU Bambi que foi inaugurado

ainda no final de 2010 sofre até hoje com a falta de atividades de cunho esportivo. “Ainda não temos as quadras nem as pis-cinas disponíveis para a população, por conta das obras que não terminaram, mas em breve deverá estar tudo pronto”, de-clarou outro funcionário que preferiu não se identificar.

No CEU, que está sendo construído no bairro São Domingos, a situação não é diferente. Segundo informa-ções da prefeitura, disponibilizadas em vídeo no Youtube, até o momen-

to já foram gastos R$ 10 milhões na obra que deveria ter sido entregue à população em 2012. Quem passa pelo local, no entanto, visualiza apenas pou-cos trabalhadores e uma obra com indícios de que está apenas co-meçando.

Procurada para res-ponder aos questiona-mentos a prefeitura não se pronunciou até o fe-chamento desta edição.

Page 6: Voz de Guarulhos 8ª Edição

6Cidade

Entulhos espalhados no fundos do local trazem problemas à população

PEV dá mau exemplo aos moradores

deGUARULHOSVOZdeGUARULHOSVOZ DE 11 A 28 DE ABRIL - 2013

C omo uma maneira de dis-ponibilizar um local ade-quado para o descarte de pequenos entulhos e mó-

veis velhos, a prefeitura fornece aos mo-radores os Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos (PEVs). Espalhados pela cidade, os equipamentos estão situados em 16 localidades distintas. Mas, em alguns casos, o serviço é desvirtuado pelos próprios agentes públicos.

O PEV Gopoúva serve para exempli-ficar tal situação. Nos fundos do terreno, situado na Rua Utama, existe uma grande concentração de entulho espalhados pela calçada o que tem causado transtorno aos pedestres que passam pelo local.

Divulgação

O que assusta alguns moradores é o fato do ponto, que deveria estar organizando estes entulhos, ser co-nivente a situação. “Se no local onde essa sujeira deveria ser organizada está assim, imagine os outros pontos da cidade”, lamentou um morador que passava pela via.

Além do transtorno proporcionado aos moradores o descarte irregular de entu-lhos também aumenta a possibilidade de enchentes na época de chuvas.

O PEVs funcionam de segunda a sexta, das 8hs àss 17hs e aos sábados das 8hs às 16hs. No entanto, nesse perído o local é fechado da 12hs às 13hs para o horário de almoço dos funcionários.

Frente

Fundos

Cerca de 30 mães, residentes no bair-ro Água Azul, estiveram reunidas neste início de mês, na Organização Eco-So-cial Água Azul para participar de reu-nião do projeto “Guarulhos Semeando o Futuro”. A iniciativa visa a capacitação de mulheres para plantação e cultivo dos próprios alimentos sem agrotóxicos e geração de renda com os excedentes.

Esta é uma ação financiada pelo pro-

Projeto ‘Guarulhos Semeando o Futuro’ chega ao Água Azul

jeto IN da rede Mercocidades e também pela União Europeia. A iniciativa é uma parceria entre as coordenadorias do Fundo Social de Solidariedade e Rela-ções Internacionais e tem como cidades parceiras as cidades de Belo Horizonte (Brasil) e Rosário (Argentina) que par-ticipam do projeto trocando as experi-ências de agricultura urbana exitosas de suas cidades.

Page 7: Voz de Guarulhos 8ª Edição

7Esporte

Análise de desempenho é “arma secreta”de João Vallim no Flamengo

deGUARULHOSVOZdeGUARULHOSVOZDE 11 A 28 DE ABRIL - 2013

APreparação física é ponto forte para próxima fase; equipe utiliza câmeras de monitoramento para avaliar desempenho dos atletas

pós fazer ótima campanha na primeira fase do Campeonato Paulista A3, se classificando com duas rodadas de antece-

dência, a equipe do Flamengo de Guaru-lhos, se prepara para a próxima e decisiva fase da competição. Como vantagem o treinador João Vallim utiliza tecnologia de análise de desempenho e aposta na prepa-ração física para levar o time ao título.

A vida de um trei-nador de futebol não é um mar de rosas, existem muitas dú-vidas na hora de es-calar os jogadores e também no momento de se fazer as altera-ções no intervalo. Mas para o profes-sor João Vallim, um aparato tecnológico auxilia nas suas decisões. “Sei todos os números estatísticos de meus jogadores, assim consigo fazer uma análise detalha-da do desempenho deles dentro de campo e optar por um ou outro atleta que mostre

melhores resultados.” Com esta frase o treinador Vallim resumiu uma das vanta-gens que sua equipe tem sobre as outras na competição.

Trata-se de um sistema de câmeras de monitoramento, fornecido pelo parcei-ro Corinthians, que realiza filmagem dos atletas para depois colher dados estatísticos, como por exemplo, núme-ro de passes certos e errados, chutes ou

movimentação den-tro de campo.

Preparação física é aposta para se-gunda fase

Trabalho Físico específico para com-petição também é vantagem na busca

pelo acesso.Nesta atual temporada, o Flamengo tem

como destaque a dupla de atacantes Jack-son (9) e Bryan (11), o primeiro é o bada-lado artilheiro do estado e o segundo é um jovem colombiano que caiu nas graças

Marcos Vieira Ribeiro

“Sabemos todos os números estatísticos de nossos jogadores, o que facilita a avaliação do

desempenho individual”Preparação: Nessa temporada Corvo ainda não perdeu nehum jogador por problemas físicos

da torcida após boas atuações e gols. No entanto, em muitos momentos da compe-tição a equipe se saiu melhor no segundo tempo, enquanto os adversários estavam desgastados fisicamente o corvo se man-teve no ritmo.

Quem explica essa potência é o pre-parador Juliano Vallim, que realizou um trabalho voltado para este modelo

de torneio “Nós temos o conhecimen-to da divisão, marcação e força são as características”, contou. Ainda ressal-tou o fato de que nenhum jogador saiu com lesão física na equipe devido a este trabalho. “Não tivemos nenhuma lesão muscular, isso é um ponto positi-vo para o andamento desta fase final”, finalizou o preparador.

Resposta da secretaria de Saúde sobre matéria da última edição

“Ao contrário do que foi afirmado na matéria intitulada “Turma do Bem credencia crianças para receber tra-tamento dental gratuito”, publicada na página 10 da edição de nº 7, a Se-cretaria Municipal de Saúde informa que desenvolve ações de prevenção e promoção de Saúde Bucal nas escolas desde a década de 80.

Esclarece também que somente no ano passado foram avaliados 70 mil estudantes de 200 unidades escola-

res da rede pública de ensino, dentro do Programa Saúde na Escola, que foi implantado no município em 2011, a partir da pactuação de metas com os Ministérios da Saúde e da Educação, o que ampliou ainda mais as ações que já eram desenvolvidas pelo poder público municipal.

Informa ainda que do total de alunos avaliados, 25 mil apresentaram algum problema de saúde bucal e foram enca-minhados para tratamento nas Unidades

Básicas de Saúde (UBS), sendo que, até o final de dezembro do ano passado, 41% dos que haviam iniciado o trata-mento receberam alta.

A Secretaria de Saúde ressalta também que o Programa Saúde na Escola prevê essas parcerias com organizações não-governamentais e que, além de avaliação bucal, também inclui avaliação antropo-métrica (checagem de peso e altura), de acuidade visual, auditiva, nutricional e psicológica bem como ações de promo-

ção de saúde.Por fim, a Secretaria considera lou-

vável iniciativas como o da Turma do Bem, uma vez que a ação desenvolvida por esta OnG com as 350 crianças de três escolas da rede estadual de ensino vem a somar com o Programa Munici-pal, representando 1,4% do atendimento que é realizado pelo município.”

Assessoria de ImprensaSecretaria de Saúde

Page 8: Voz de Guarulhos 8ª Edição

ada vez mais as mulheres estão ocupando lugares de destaque no mercado de tra-balho. Em Guarulhos essa

tendência pode ser evidenciada pelos núme-ros apresentados pelo programa Microem-preendedor Individual. Lançado em 2010, a

8Economia

deGUARULHOSVOZdeGUARULHOSVOZ DE 11 A 28 DE ABRIL - 2013

Mulheres totalizam 47% das inscrições no MEI em Guarulhos

CMicroempreendedoras são maioria nos ramos de salões de beleza, no comércio de roupas e perfumes, corte e costura, além de ocuparem importante parcela nos setores de mecânica, marcenaria e elétrica

O tomate é a celebridade do momento. Em Goiás, principal produtor do país, o preço do fruto disparou nada menos do que 150% nesses primeiros dias de abril. Lá, o tomate chega a custar R$ 9 o qui-lo. Nos últimos 12 meses, a alta do preço chega a 90% em todo país.

Em Guarulhos a situação não é dife-rente. O preço do legume, que em alguns supermercados ou feiras-livres se aproxi-ma de R$ 11 assusta os consumidores. A saída tem sido apelar para a substituição. Segundo a operadora de máquina Valé-ria Santos, seu orçamento não consegue absorver o aumento. “Com esse valor consigo comprar meio quilo de contrafilé ou alcatra. Não tive aumento significati-vo nesse período. A tradicional salada de tomate está perdendo espaço para outros legumes, que no momento estão mais ba-ratos”, esclareceu Valeria que é moradora da região do Taboão.

Estudos apontam que o preço tende a diminuir nos próximos dias, mas não na mesma proporção em que aumentou. Isso porque a área plantada no País vem cain-do nos últimos três anos, principalmente em Goiás, de onde sai a maior quantidade

iniciativa já expediu mais de 20 mil licenças para empreendedores da cidade. Desses, 47% são mulheres que passaram a ter di-reito a aposentadoria, licença-maternidade, pensão, auxílio-doença, entre outros benefí-cios previstos pela Lei 6.748/2010.

“A iniciativa de mulheres empreende-doras é muito forte nos dias de hoje e não é por acaso. Um empreendimento com uma mulher à frente tem boas chances de ser bem-sucedido”, afirma o prefeito Se-bastião Almeida. Segundo ele, elas tam-bém devem se orgulhar do selo “Ei, Sou Legal, Sou Empreendedora Individual”, uma vez que a licença formaliza ativida-des que têm gerado renda a famílias em todas as regiões. “Os centros comerciais estão cada vez mais fortes e isso gera mais empregos e reduz as desigualdades sociais na cidade”, acrescenta.

A cabeleireira Maria da Conceição da Silva, participante do programa, foi uma

das beneficiadas pelo MEI na cidade. Após se inscrever Maria deixou de aten-der as clientes em sua casa e abriu um sa-lão na região do Jardim Cocaia. “O mer-cado em Guarulhos está ótimo e não para de crescer.Minha agenda está cada vez mais cheia”, conta orgulhosa. Ela orienta

Tomate: de iguaria a vilão da economia

Preços em feiras e supermercados da cidade podem chegar a R$ 11; maior produtor do País, Goiás teve retração de 41% na área plantada

do produto. De acordo com a Federação de Agricultura do estado do Centro-Oeste (Faeg), enquanto no resto do país, a área plantada caiu cerca de 16% desde 2010, no território goiano a queda ultrapassa 41%.

O tomate é componente importante da cesta básica e do dia-a-dia da alimentação dos brasileiros. Com preço nas alturas, certamente vai afetar a inflação corrente.

Antes de incluir o tomate na lista dos es-timuladores naturais de uma alta dos juros, o governo ainda tem uma carta na manga para tentar diminuir o efeito da alta no pre-ço no índice oficial. A taxa de importação do tomate é de 10% e pode ser reduzida pela Câmara de Comércio Exterior (Ca-mex). Se for preciso importar, o governo pode comprá-lo da China ou do Chile.

José Luiz

Divulgação

MEI: mulheres aumentam participação

outras profissionais a regularizarem suas atividades. “Isso traz segurança e tranqui-lidade para que possamos trabalhar.”

Mais informações sobre o selo “Ei, Tô Legal” e o programa do Microempreen-dedor Individual podem ser obtidas pelo site www.guarulhos.sp.gov.br.

Page 9: Voz de Guarulhos 8ª Edição

9deGUARULHOSVOZdeGUARULHOSVOZDE 11 A 28 DE ABRIL - 2013

Opinião

Imagens do cotidianoDivulgação

A constitucionalidade do Exame da OAB

Josiane CavalcanteGuarulhos é a cidade do contraste

!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Isenção fiscal para as empresas, sem suporte de trans-porte e escoamento do que é pro-duzido, ruas destruídas pelos cami-nhões... Região de Bonsucesso é um verdadeiro terror.

Recentemente o Supremo Tribunal Federal decidiu no RE 603583 acerca da constitucionalidade da exigência de apro-vação no famoso Exame da Ordem dos Advogados do Brasil como requisito para ser inscrito como advogado.

Entendo que não havia dúvidas quanto a esta constitucionalidade. Senão vejamos.

Numa primeira leitura do art. 5º inciso XIII observamos que “é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer”. Portanto, a Cons-tituição Federal permite que lei infra-constitucional estipule determinadas qualificações para o exercício de deter-minadas profissões.

E o Estatuto da Advocacia, Lei nº 8.906/94, prevê em seu art. 8º todos os sete requisitos – legais – para a inscri-ção como advogado. São os requisitos: I) capacidade civil; II) diploma ou certi-dão de graduação em Direito, obtido em instituição de ensino oficialmente autori-zada e credenciada; III) título de eleitor e quitação do serviço militar obrigatório, se brasileiro; IV) aprovação em Exame de Ordem; V) não exercer atividade incom-patível com a advocacia; VI) idoneidade moral; VII) prestar compromisso perante o Conselho. Se a Constituição Federal

permite a existência de qualificações pro-fissionais estabelecidas em lei, o Estatuto da Advocacia, que é uma lei como vimos, estabelece tais qualificações para o exer-cício da advocacia.

Ora, não há como afirmar que é incons-titucional a exigência de aprovação em Exame de Ordem. E os outros requisitos, como a capacidade civil, será que também seria inconstitucional? Claro que não.

Na verdade, a questão do ensino jurídi-co no País deve ser discutida por todos os envolvidos, de forma com que se permita uma evolução do atual estado para um novo patamar de qualidade que atenda às necessi-dades tanto do Estado quanto da sociedade.

Divulgação

Rua França (São João) Moradores sofrem com

precariedade da via

Ricardo Glasenapp é advogado, professor e palestrante. Mestre e

doutorando em Direito Constitucional pela PUC-SP e especialista pela Escola

Superior de Direito Constitucional ricardoglasenapp.blogspot.com.br

Cleide FernandesQuero registrar minha indignação

quanto ao empreendimento imobiliá-rio da Rua Recife no Bairro de Vila Rosália. Os caminhões que aqui cir-culam o dia todo acabaram com todo o asfalto da rua e imediações forman-do verdadeiras crateras. A rua é es-treita, além do que, existe a menos de 500 metros, faculdade, escola infantil e igreja não sobrando espaço para os pedestres.

Está um verdadeiro CAOS. Por favor, nos ajude.

Márcia InêsViver em uma cidade tão próxima a ca-

pital do Estado tem suas vantagens e des-vantagens, nós moradores dos bairros que estão nas divisas dos municípios bem sabe-mos disso. Certamente não são poucas as reclamações dos moradores da Ponte Gran-de, Pimentas, Vila Galvão, Cabuçú, Sobe-rana entre outros. Aqui na Ponte Grande, bairro onde moro, vejo o crescimento po-pulacional com a criação de novos condo-

mínios apresentar quase que de imediato um caos tão proporcional quanto a nova população e via de regra quem tiver dú-vida tente ir até a Penha, Cangaíba, Ari-canduva entre 17:30h e 20:00, nos dias de muita sorte, que saberão do que estou falando. E até quando isso vai continu-ar? Sei não, talvez até termos um gover-nador do mesmo partido que o prefeito de nossa cidade ou milagre ainda maior, quando os diferentes poderes, Prefeitos e Governadores, perceberem que zelar pelo bem da comunidade é uma neces-sidade não um luxo.

Avenida Silvestre Pires de Frei-tas - Descarte iregular de lixo e entulho são frequentes no local

Page 10: Voz de Guarulhos 8ª Edição

10deGUARULHOSVOZdeGUARULHOSVOZ DE 11 A 28 DE ABRIL - 2013

Tecnologia

Anatel libera teles para bloquearem celulares piratas a partir de 2014Ação foi movida pelo Ministério Público Federal de Guarulhos em 2011; País tem cerca de 263 milhões de linhas do serviço móvel

Anatel (Agência Nacio-nal de Telecomunicações) baixou norma abrindo ca-minho para as operadoras

de celulares bloquearem chamadas feitas por telefones piratas. A medida passará a valer no início de 2014. A partir de ago-ra, as teles, por meio do Sinditelebrasil, a associação que representa o setor, terão de implementar o sis-tema tecnológico de bloqueio.

A iniciativa é uma resposta a ação civil movida em fevereiro de 2011 pelo Minis-tério Público (MPF), em Guarulhos. A ação movida pela pro-curadoria visa pôr fim à disseminação de aparelhos clandestinos no País.

Mas quem já possui um chip habilitado e utiliza um celular pirata poderá continuar usando o aparelho, pois o sistema não terá como identificar linhas já cadastradas.

Segundo as empresas, o sistema tam-bém poderá ser utilizado futuramente para identificar e bloquear aparelhos que te-nham sido roubados ou furtados.

Levantamento feito pelas operadoras e pela Anatel na ocasião, a pedido do MPF, identificou que, do total de linhas habilitadas, ao menos 20% faziam cha-madas via piratas.

O objetivo é não só garantir a seguran-ça dos clientes, expostos a riscos de radia-ção excessiva e de explosão das baterias dos aparelhos, mas também melhorar os

índices de qualidade das teles.

Estudos técnicos realizados pela es-tatal também apon-tam que, em média, 10% das chamadas não são completadas

por serem realizadas de aparelhos piratas prejudicando, assim, os índices de quali-dade das teles.

Levantamento da União Internacional de Telecomunicações (UIT), entidade li-gada à ONU, mostra que no Brasil já exis-te mais linhas de celular do que pessoas: são 190 milhões de brasileiros para 263 milhões de linhas do serviço móvel.

Entidades em alerta

Preocupados com a proximidade da Copa do Mundo, que acontecerá em 2014, e das Olimpíadas, no Rio e Janeiro, em 2016, entidades de classe já questionam a medi-da temerosas de que a norma prejudique o

turismo, já que são esperados milhares de estrangeiros nesse período. Se o uso dos ce-lulares comprados fora do País forem pre-judicados o comércio em geral pode sofrer um perda considerável no período.

A

“Segundo levantamento cerca de 20% das

chamadas são realizadas de aparelhos piratas”

Tire suas dúvidasO bloqueio é legal? SimSerá obrigatório? SimCelular pirata (nacional ou importa-

do) será bloqueado? SimCelular importado original será blo-

queado? NãoCelular original (nacional ou importa-

do) sem homologação no País será blo-queado? Sim

Tablets também são alvos? SimFui bloqueado. Minha linha ficará

inativa? NãoFui bloqueado. Meu chip funcionara

em outro aparelho original? Sim

Page 11: Voz de Guarulhos 8ª Edição

deGUARULHOSVOZdeGUARULHOSVOZDE 11 A 28 DE ABRIL - 2013

11Games

Novo Xbox pode vir com conexão à internet obrigatória

Iniciativa pode prejudicar utilização de jogos caso ocorra interrupção do serviço

m meio às especulações sobre as aptidões do novo console da Microsoft, a possível obrigatoriedade

de conexão com a internet é a que gera maior polêmica entre os jogado-res. No começo deste mês, um execu-tivo da empresa questionou o espanto dos fãs, por meio de sua conta no microblog Twitter.

“Desculpe, não entendi o drama sobre ter um con-sole que necessita de conexão com a internet. Cada dispositivo agora é conectado, esse é o mundo no qual vivemos. #lidemcomisso”, postou Adam Orth, diretor criativo da Mi-crosoft Studios.

A informação sobre a exigência foi divulgada pelo portal de notícias Kokatu, que afirmou ter fontes de den-tro da empresa, após a matéria o exe-cutivo respondeu pelo Twitter, fato que aumenta os rumores sobre a possível obrigatoriedade.

E

“Em nota Microsoft não confirma mudança e critica comentário de executivo no Twitter”

No entanto, ainda para os brasileiros, a ideia causa desconforto. “Não imagino o quão vantajoso possa ser para nós ter um console que é obrigado a estar 24 horas online. Caso a internet fique indisponível então não poderemos usufruir do vídeo game”, lamentou Thiago Rios, gamer e fã da marca.

No entanto, após a polêmica a empre-sa decidiu acalmar os ânimos e emitiu o se-guinte comunicado:

“Pedimos des-culpas pelos co-

mentários impróprios feitos por um funcionário no Twitter. Essa pessoa não é um porta-voz da Microsoft, e sua vi-são pessoal não reflete a aproximação com o consumidor que queremos para os nossos produtos ou como queremos nos comunicar diretamente com eles. Sentimos muito se isso ofendeu alguém, entretanto não fizemos nenhum pronun-ciamento sobre nossos produtos e não temos outros comentários para fazer sobre esse assunto”.

Divulgação

Page 12: Voz de Guarulhos 8ª Edição

12Cultura

Sarau-literário é opção democrática na Casa dos Cordeis

deGUARULHOSVOZdeGUARULHOSVOZ DE 11 A 28 DE ABRIL - 2013

NNo local qualquer pessoa pode demonstrar suas habilidades artísticas

o dia 28 deste mês, aconte-ce o Sarau-literário na Casa dos Cordeis, Gopoúva, evento oportuno para co-

nhecer o trabalho de artistas e mostrar seu talento. O espaço recebe os poetas, cantores, teatrólogos, contadores de histórias, dança-rinos e escritores interessados.

Coordenado pelo poeta Castelo Hans-sen, o evento é uma porta de entrada para quem deseja demonstrar seu talento ou conhecer o teor cultura da cidade. Evento bastante comum no século XIX vem sendo

Paulo Francisco de Almeida, presidente do Sindicato

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Guarulhos e região

convida a todos associados e familiares para a

Av. Arminda de Lima, 304, 07095-010 - Guarulhos - SPTel.: 2408-9847/2408-4694 | 2409-8210/2408-9961

email: [email protected]

Na ocasião acontecerá o sorteio de vários prêmios:

1 carro zero km | 4 motos zero km5 TVs 32 polegadas | 30 bicicletas

Grande Festa de 1º de MaioLocal: Poá

Bairro Calmon VianaAvenida Duque

de Caixas (Rua da Feira)

A partir das 10hsShow com diversas bandas musicais

redescoberto por seu caráter de inovação, descontração e satisfação. Consiste em uma reunião festiva que ocorre normal-mente à tarde ou no início da noite.

Programação Cultural Casa dos Cordeis para o mês de abril

Cezar do Acordeon - Show “Tá che-gando o Tocadô”

13 – Sábado - 20hs. Entrada: R$ 15Carlos Mahlungo - Show “Seres, con-

tando e cantando estórias do povo” 20 – Sábado - 20hs. Entrada: R$ 15

Divulgação

Serviço:Na Casa dos Cordeis o evento começa a

partir das 16h00min no último domingo de cada mês.

Coletivo Humanotons e Clube Leonor - Show “Música, Crônicas urbanas, reflexão”

27 – Sábado - 19hs. Entrada: R$ 5Sarau do Castelo - Coordenação

de Castelo Hanssen 28/4 – Domingo - 16hs.Entrada FrancaBosque Maia (Tenda)Inezita Barroso – Comemoração

de seus 88 anos19 – Sexta-feira - 19:30hs.Entrada Franca

Page 13: Voz de Guarulhos 8ª Edição

13deGUARULHOSVOZdeGUARULHOSVOZDE 11 A 28 DE ABRIL - 2013

oje, 125 anos depois do fim da escravidão, so-mente hoje estamos fe-chando a última senzala

e jogando a chave fora”. Com essa frase o presidente do Congresso Nacional, Se-nador Renan Calheiros, comemorou a promulgação da PEC 66/2012 (Proposta de Emenda à Constituição) que amplia os direitos trabalhistas das empregadas do-mésticas, no último dia 2 de abril.

A nova lei, publicada dia 3, no Diário Oficial da União (DOU), é uma antiga reivindicação da categoria. Com a entra-da em vigor da norma as empregadas do-mésticas passaram a ter direito à jornada de trabalho não superior a 8 horas diárias e 44 semanais, remuneração da hora ex-tra e reconhecimentos de convenções e acordos coletivos de trabalho entre ou-tros benefícios.

Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, as normas pen-dentes na proposta devem sair em cerca de 90 dias. Ainda de acordo com o mi-nistro, em curto prazo, as dúvidas dos empregadores e empregados quanto aos novos direitos serão respondidas. “As pessoas se assustaram um pouco antes da hora. Não vai mudar muito, porque é

Trabalho

Empregadas domésticas já tem direito a jornada de 8 horas diárias e 44 semanais

Com a medida categoria terá 16 novos benefícios trabalhistas: nove automáticos e mais sete que dependem de regulamentação

H“ uma relação muito pessoal. Trabalhado-ra e patrão têm relação de proximidade muito grande”, disse.

MudançasCom a aprovação da PEC a catego-

ria terá 16 novos direitos trabalhistas: nove automáticos e mais sete que de-penderão de regulamentação, como adicional noturno e seguro contra aci-dentes de trabalho.

Serão beneficiados pela nova lei os se-guintes profissionais: faxineiros, babás, motoristas, jardineiros, cuidadores de ido-sos, entre outros profissionais do lar.

AvaliaçãoDe acordo com pesquisa realizada

entre novembro de 2012 e janeiro des-te ano pelo Instituto Doméstica Legal, com a participação de 2.855 empregado-res domésticos, a aprovação da medida, sem redução dos custos do empregador, poderá acarretar a demissão de cerca de 800 mil empregados domésticos.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2011, há no Brasil 6,653 milhões de empregados domésticos e diaristas. Nesse grupo, 92,6% são mulheres e 7,4%, homens.

O que muda com a nova lei

- Garantia de Salário, nunca inferior ao mínimo- Proteção do Salário na forma da Lei, constituindo crime sua retenção- Jornada de Trabalho não superior a 8 horas diárias e 44 semanais- Hora extra de, no mínimo, 50%- Redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene

e segurança- Reconhecimento dos acordos coletivos de trabalho- Proibição de diferença de salários, de exercício de funções e de critério de ad-

missão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil- Proibição de qualquer discriminação do trabalhador deficiente- Proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de 28 anos e de

qualquer trabalho a menores de 16 anos, exceto aprendizes (14 anos)

Direitos antigos

Direitos garantidos pela nova lei

Direitos que dependem de regulamentação

- Salário mínimo- Irredutibilidade do salário- Décimo terceiro salário- Repouso semanal remunerado- Férias anuais de 30 dias- Licença Gestante – 120 dias- Licença Paternidade – 5 dias- Aviso prévio proporcional- Aposentadoria e integração à Previdência Social

Dos novos 16 direitos garantidos às domésticas, sete itens ainda precisam ser regulamentados: seguro-desempre-go, indenização em demissões sem justa causa, conta no FGTS, salário-família, adicional noturno, auxílio-creche e se-guro contra acidente de trabalho.

Divulgação

Divulgação

Page 14: Voz de Guarulhos 8ª Edição

14deGUARULHOSVOZ deGUARULHOSVOZ DE 11 A 28 DE ABRIL - 2013

Entretenimento Horóscopo

Cinema

Velozes & Furiosos 6

Lançamento 24 de maio de 2013Dirigido por Justin LinCom Vin Diesel, Paul Walker, Dwayne

Johnson e grande elencoGênero: Ação, SuspenseNacionalidade: EUA

Sinopse e detalhesDesde que o golpe de Dom (Vin Diesel)

e Brian (Paul Walker) no Rio de Janeiro deixou o grupo com US$100 milhões, os heróis se espalharam pelo globo. Mas a incapacidade de voltar para casa e viver em um lar tornou suas vidas incompletas.

ÁriesSua vida social precisa de

mais atenção, por isso reserve um tempo para você. No amor

um relacionamento com pessoa próxima lhe dará muita alegria.

AquárioProblemas pessoais toma-

rão seu tempo no trabalho. Mas isso não o impede de ser

feliz com a família e amigos. Notícia há muito esperada alegrará seu mês.

PeixesSituações complicadas co-

locarão à prova sua paciência e temperamento. Procure a

pessoa amada e declare seu amor.

TouroSucesso no campo profis-

sional. Não se deixe abater por pequenos e passageiros

contratempos na vida morosa.

GêmeosRevelações íntimas de seu

passado poderão vir à tona. Não se abale e não deixe que

isso interfira em sua carreira profissional.

CâncerA segurança sempre de-

monstrada em suas decisões sofrerá um abalo. Não faça

negócios arriscados nem tome decisões precipitadas nesse momento.

LeãoÓtimo momento para se

desenvolver no trabalho. Sua capacidade criativa está aflo-

rada. Isso também se refletirá no amor.

VirgemSeu comportamento, seja

no trabalho ou na vida so-cial, servirá de exemplo

para os que te cercam. Aproveite para se aproximar da pessoa amada.

LibraMudança de emprego à

vista. Procure se adaptar o mais rápido possível. Não

se deixe abater pelas dificuldades que surgirão. Aproximação do antigo amor.

EscorpiãoProcure descobrir novas

amizades. Momento ideal para ampliar lista de ami-

gos. No trabalhão novas surpresas.

SagitárioNão deixe que seu espí-

rito aventureiro o afaste da pessoa amada. Momento

de grande tensão devido às mudanças.

CapricórnioMomento de instabilida-

de e confusão na vida pes-soal. No amor cuidado para não magoar parentes e a

pessoa amada.

Enquanto isso, Jobbs (Dwayne Johnson) esteve perseguindo uma organização de mercenários sobre rodas, um grupo de ho-mens cruéis divididos em 12 países, cujo mentor (Luke Evans) tem ajuda da deste-mida Letty (Michelle Rodriguez), a anti-ga namorada de Dom, que ele acreditava estar morta. A única maneira de parar este grupo de criminosos é superá-los nas ruas, por isso Hobbs pede a Dom para reunir um grupo de elite em Londres. A recom-pensa? Perdão a todos eles, para poderem voltar para as suas casas e tornarem suas famílias completas novamente.

Page 15: Voz de Guarulhos 8ª Edição

15deGUARULHOSVOZdeGUARULHOSVOZDE 11 A 28 DE ABRIL - 2013

CuriosidadeFrases

Fique por dentro

O turco Sultan Kosen é o homem mais alto do mundo com a medida de 2,51 metros de altura. Com 29 anos, Kosen era vítima de acromegalia, uma doença que impede o fim do período de crescimento.

Há cerca de três anos o tumor no cérebro que provocava o crescimen-to patológico foi retirado, mas ele ainda não foi superado e continua sendo o homem mais alto do mundo.

“O papel de Irina é humi-lhante”

Vera Fischer reclamou de seu papel em “Salve Jorge”

durante o lançamento de seu segundo romance, “Lucíola”

Árabe é o homem mais alto do mundo

““Fiquei reclusa”Deborah Secco, à “Conti-

go!”, sobre o preparo para viver uma soropositiva no filme “Boa Sorte”

“Xuxa era uma irmã mais velha, contava tudo para ela”

Cátia Paganote, 34, ex-paquita, em entrevista ao UOL

“Eu jurava que ia ficar em ter-ceiro lugar. Estou em Marte

ainda. Não caiu a ficha”Fernanda, campeã do

“BBB13”, depois da final do programa

“Me senti uma celebridade e fi-quei pensando como deve ser

quando a Xuxa vai a um hospital”Manoel Carlos, após sofrer um acidente doméstico e sua passa-gem pela emergência de uma clí-nica no Rio virar notícia

Page 16: Voz de Guarulhos 8ª Edição

16deGUARULHOSVOZdeGUARULHOSVOZ DE 11 A 28 DE ABRIL - 2013

Brasil

Acusados pelo massacre do Carandiru, policiais vão a julgamento mais de 20 anos após tragédiaEx-governador, Luiz Antônio Fleury Filho, será ouvido como testemunha; até o momento nenhum dos envolvidos foi condenado

A

“Policiais serão julgados pela morte de 111 presos

durante tentativa de conter rebelião em 1992”

pós mais de 20 anos, come-çou segunda-feira (8) o jul-gamento dos acusados pela morte de 111 detentos na

Casa de Detenção do Carandiru, em 1992. O juiz José Augusto Nardy Marzagão, da Vara do Júri de Santana, é o responsável pela condução dos trabalhos.

Devido ao grande número de réus envolvidos, o julgamento será feito em etapas. A previsão é que a primeira dure entre uma e duas semanas. Nessa fase, 26 réus serão julgados (seriam 28 po-liciais, mas dois deles já morreram), aos quais são imputadas 15 acusações de homicídio qualificado. Serão julgados, no total, 79 policiais militares.

Um dos grandes momentos do julgamento será a presença do então governador de São Paulo Luiz Antônio Fleury Filho, além do secretário de Segurança Pú-blica à época, Pedro Franco de Campos, e três desembargadores que eram juízes criminais quan-do ocorreu o massacre, e que serão ouvi-dos como testemunhas.

O processo é um dos maiores da Jus-tiça de São Paulo, com 57 volumes de

autos principais e mais de 90 apensos, além dos documentos de autos des-membrados, num total de mais de 50 mil páginas.

MemóriaO maior massacre do sistema peniten-

ciário brasileiro ocorreu no dia 2 de outu-bro de 1992, quando 111 detentos foram mortos e 87 ficaram feridos durante a in-vasão policial para reprimir uma rebe-lião no Pavilhão 9 do Presídio do Ca-randiru (como afinal ficou conhecida a Casa de Detenção), na capital paulista, já

Divulgação

desativado. Três prédios do complexo foram demolidos para construção de um par-que. Os outros vão abrigar centros educacionais.

O complexo era forma-do por sete pavilhões, cada um deles com cinco anda-res. Na época, 7.257 presos cumpriam pena no local, 2.706 deles só no Pavilhão 9, onde estavam encarce-rados os réus primários, aqueles que cumpriam a primeira pena de prisão.

O único julgado pelo fato até agora foi o coro-

nel Ubiratan Guimarães, comandante da Polícia Militar à época. Em 2001 ele foi condenado a 632 anos de prisão, mas foi

inocentado pelo Tri-bunal de Justiça de São Paulo em feve-reiro de 2006. O mi-litar foi assassinado em setembro do mes-mo ano, em crime do qual a namorada foi

acusada e depois absolvida (em novem-bro do ano passado), por falta de provas.