visão regional, 30 de outubro de 2010

12

Click here to load reader

Upload: jornal-visao-regional

Post on 06-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Visão Regional, 30 de outubro de 2010

TRANSCRIPT

Page 1: Visão Regional, 30 de outubro de 2010

EDIÇÃO Nº 1078 SÁBADO, 30 DE OUTUBRO DE 2010 Circulação: Região do Alto Jacuí - R$ 2,50

20 Anos

Aestrutura que est á sendo montada no parqueda Asfuca chama a atenção. Lá os mais diversos setores econômicos e culturais do Municí-

pio de Ibirubá terão espaço, entre os dias 4 e 7 próximos,para mostrar seu potencial durante a 8ª ExpoIbi - Feira daAgricultura, Indústria, Comércio e Serviços de Ibirubá.

Mais de 200 expositores ocuparão dois pavilhões eespaços externos. Haverá palestras e shows, uma praça dealimentação principal e outras duas secundárias, brinque-dos infláveis, espaço para as prefeituras da AMAJA e paratodos serviços de apoio, como policiamento, ambulatório,secretaria e manutenção. A programação conta ainda commostra de artesanato, exposição do Exército Brasileiro e aCopa Cidades de Motocross (dia 7).

Esta semana o Secretário de Obras do

Município de Ibi rubá,Oneide Neuland, anunciouque pretende deixar suaPasta. Ele fez o pedido aopresidente do seu partido,oDemocratas (Dem), SauloF. de Souza. O motivo seriaas condições de trabalhona Prefeitura, principalmen-te em relação à falta de ma-te ri al e maquiná rios .“Estamos remando contraa maré”, lamenta.

O presidente Saulo in-formou que serão tomados

A arena de shows coberta tem capacidade para mais de6 mil pessoas. Serão quatro noites de shows: na aberturase apresentam Estrela do Mar e César e Zéu, na sext a-feiraé a vez de César Menotti e Fabiano, no sábado Lui e Sampa,Santo Graau e Papas da Língua e no domingo, Fernandoe Motta e Tchê Guri.

A abertura será quinta-feira, 4, às 20h. A feira foiapresentada ao empresariado local no final de agosto enesta semana houve lançamento especial da 8ª ExpoIBIpara a Imprensa, terça-feira, no Clube Comercial.

O principal objetivo da ExpoIbi é consolidar o municípiode c omo um grande polo de dese nvolvimento epotencialidades, proporcionando aos quatro setores eco-nômicos (agricultura, indústria, comércio e serviços) uma

excelente oportunidade de divulgação, comercialização edifusão de informações produtos e serviços, incentivandoa economia local e levantando o nome de Ibirubá na região.

IngressosOs ingressos dos shows serão vendidos também na

secretaria do evento a partir do dia 4 e continuam avenda nos pontos : Posto Amisa (Ibirubá e Quinze deNovembro), BKR Sport , Rosa Xoq (Ibirubá e Selbach),S upermerca do Cot ribá, R egional Supe rmer cados(Ibirubá, Tapera e Espumoso), Casa do C himarrão Su-permercados e Cachorrão do Luiz.

(página 3)

Entre os principais shows estãoCésar Menotti e Fabiano, Papas

da Língua e Tchê Guri

Crise política? Secretário coloca cargo à disposiçãoCrise política? Secretário coloca cargo à disposiçãoCrise política? Secretário coloca cargo à disposiçãoCrise política? Secretário coloca cargo à disposiçãoCrise política? Secretário coloca cargo à disposiçãoos procedimentos corretospara a saída de Oneide, quefoi o vereador mais votadodo Município na última elei-ção e deve retornar à Câma-ra. Com a volta de Oneide, oatual vereador Vanderlei deSouza (Dem) perde sua ca-deira no Legislativo.

Oneide colocou o car-go à dispos ição do parti-do porque não teria maiscondições de trabalhar epelo fato de que recebemuitas críti cas . “Oneidetrabalha com as ferramen-tas que tem, e se não tem,

não consegue fazer. El ee st á e sgotado. Até eumesmo es tou de certa for-ma cansado. Nem em reu-niões vou mai s, porque éuma reunião para marcaroutra e não se vê atit udeou mudança acontecer”,dispara Saulo de Souza.

O pres idente do Demainda ac redit a “ que ascoisas vão acontecer, po-rém es tá lento demais. Asdeci sões est ão sendo to-madas aos 48 do segundotempo”, compara. “A co-munida de não vê

melhori as a curto prazo,ou então imediatas, e ascobranças acabam caindono Secretário de Obras .Por i sto el e decidiu colo-car o cargo à di sposi ção”.

Apesar dos termos dasaída de Oneide, o part idotem intenção de manter ocargo. O Dem poderá indi-car um nome em seu lugarou prestar apoio. “Maspara i sto primeiro deve serrealizada uma reunião jána próxima semana. A de-cisão cabe ao prefeito”,conclui Saulo.

Oneide Neuland, titularda Secretaria de Obras,retornar ia para a Câma-ra. Ele foi o vereadormais votado em 2008

Presidente do Dem falasobre a participação do

partido no Frentão

Page 2: Visão Regional, 30 de outubro de 2010

2 Sábado, 30 de outubro de 2010OPINIÃO

J.L. PUBLICIDADES LTDA..CGC/MF 93.393.783/0001-00CGC/ICMS 064/0031110Registrada sob nº 02 Livro B, fl . 1 e 2 no Cartóriode Registro Civil de Pessoas Jurídicas/Ibirubá

Ibirubá: Rua Serafim Fagundes, 1084 Fone: (54) 3324-1723/1718 E-mail: v isao@jornalvr .com.br

Tapera: Rua Duque de Caxias, 460 Fone: (54) 3385-2925 E-mail: j [email protected]

Circ ulaçã o se ma nal aos sáb ado s e m Ib irub á, Quinze de Novemb ro eFortale za do s Valo s. Os ca derno s Socia l e Classifica dos ci rculam ta mb émem Tapera , Selbach , La goa d os Trê s C antos, Victo r Grae ff e Colorad o.Impress ão: Cia . d e Arte - Ijuí/RS.Rep resentan te co me rcial e m Porto Ale gre: Pereira d e Souza & Cia. L tda .Exemplar avu lso: R$ 2,50Tirage m: 2 .0 00 e xempla resJorn al fi lia do à Adjo ri

Co nceitos assinado s não tradu zem necessariamente a o pinião do jo rnal e são d e in te ira re sponsa bil ida de d e seus a utores.

Primeira edição e m 2 9/03/198 9Circ ulaç ão ininterrupta desde 15 /0 4/1990

Dire tor responsá vel: Gustav o Brenner

Coluna do ÉlbioColuna do ÉlbioColuna do ÉlbioColuna do ÉlbioColuna do É[email protected]

Sim, você recebeu um tratamentopéssimo daque le cliente , daquela na-morada, do professor, do seu mar ido,dos seus pais, dos seus fi lhos, dosvizinhos , do seu chefe, dos seus cole-gas , dos críticos, do cachorro.. . Vocêtem toda razão em ter sentido mágoa,tristeza e desapontamento quando issoaconteceu. Mas sentir tais coisas sótem lógica se for naquele momento.Mas só naque le momento.

Se você está, ainda hoje, sentindoessa decepção, essa tr isteza, e ssa má-goa com outra pessoa, então você estáressentido, com ela. Veja com atençãoo sign ificado da palavra ressentimento:re-sentimento. Sentir novamente .

Se o problema tiver sido com umcliente , ficar ressentido não ajudarásua próxima venda. Se tiver s ido com a

O país vive um aprendizado demo-crát ico. Isso não quer di zer, t odavia,que tenha se assumido plenamente comorepubli cano. “Exis te um hiato entre oaprendizado da democracia e a consti -tui ção da Repúbli ca”, afi rmou ontem ocient ista polí tico Gabri el Cohn, na mesaredonda “Est ado, i ns tit ui ção e demo-cracia”, no primei ro dia do 34º EncontroAnual da Associação de Pós-Gradua-ção e P esqui sa em Ciênci as Soci ais(Anpocs), evento que se est enderá at ésext a-fei ra (ontem, em C axampu - MG).“A Repúbli ca é uma grande trapaça his -tóri ca que não vai ser resolvida no curtoprazo. A Democracia é um aprendizado.A República ainda vai exigi r do paísmais duas ou t rês gerações”, afirmouCohn.

Se exist iu uma concordânci a ent reCohn e seu debatedor, Luiz WerneckVianna, foi essa. A int erpretação deWerneck Vianna é de que, nesse hi ato,o republi cani smo, por meio do “Est adoNovo do PT”, ressurge como um Est adofortal ecido e pelo “czarismo, getulismo

Praticamos uma democracia formal, mas não um republicanismo virtuosoe cidadania concedida”. A fal ta de cul -t ura republ icana expori a a democracia,pelo voto, a “manifest ações inespera-das pelo quanti tati vo dos setores su-balt ernos, por exemplo, que não es tãose movendo apenas por ques tões mate-ri ai s, ma s ta mbém por uma agendavalorativa como o aborto” - referênci a àextensão que tomou o tema aborto nasel eições pres idenci ais de primeiro tur-no. “Uma agenda valorativa no sertãou rba no” , p ar a V ian na, é ma i spreocupante e perigosa.

“Os de baixo fizeram emergir seuspróprios intelectuais , os pas tores quesão da sua origem. Não lêem Platão, massalmos , e t êm a retóri ca da persuasão.Isso es tá acontecendo nas nossas cos-t as em escal a de milhões”, afirmou oci ent ist a polít ico fluminense.

O paulis ta Cohn, todavia, fez umadiferenciação clara do que entendia por“republicani smo”: não os valores, mas avirt ude republi cana, “uma certa capaci -dade de colocar o que import a a todos”.

Divergênci as de valores seri am re-

solvidos dentro do jogo pol íti co demo-cráti co, pelo voto; o republ icanismo,pela virtude. Há uma di st ância ent re oaprendizado da democracia e a consoli-dação de uma República. “Exis te um hi-ato ent re o aprendizado da democraci a ea cons tit ui ção da repúbl ica como formade vida. Para o cidadão, a democracia éfundamental, mas as regras do jogo sãoregras que podem ser j ogadas de váriasmaneiras. A democracia se firmou devi-do a sua fantást ica plast icidade. É amelhor opção para t odos . Dá para resol-ver quase t udo. A coisa mais severa é adimensão republ icana”, disse Cohn.

Um alto grau de confiança nas i ns ti-t uições, no ent anto, não compensa afragili dade das inst it uições republica-nas. “Não sei se o ideal, na relação docidadão com as ins ti tui ções , é ter maiorou menos segurança nas inst ituiçõesdemocrátic as. Nunca houve t amanhaconfi ança do cidadão nas inst ituiçõesdo que na Alemanha nazi st a e na UniãoSoviética s tali nis ta”, lembrou Cohn. Ainst itucionalidade da República e da de-

mocracia t ambém não são tudo. “É arelação crít ica e a relação ins tit ucionalque tem que ser trabalhadas”. É fáci lsat isfazer os cidadãos com a democra-cia, mas quando ela agrega s implesmen-te a i deia de um Estado como “referênciafixa” e ordenamento do conjunto, o pró-prio Est ado já não dá conta dessa medi-ação. “O cidadão republ icano t em al tamobi lidade, capaz de se colocar ati va-mente nas mais diversas si tuações e res-ponder de maneiras assertivas. O Es ta-do tem que t er al ta mobil idade para sercapaz de se amoldar - sem perder pos i-ção dirigente - aos movimentos e ritmosda soci edade ampla”, disse Cohn.

“Na própria experiência da teori a po-lít ica bras ileira, democracia e repúbl icase di stanciam. Propor para a democraciao programa republicano, e não o merca-do da polít ica. Democraci a pode ser au-toritári a”, concluiu C ohn.

(matéria da jornalista Maria Inês Nass ifpub licada quar ta-feira no jo rna l Valor

Ec onôm ico )

Re-sentimentoex-namorada, ficar ressentido não tor-nará você atraente para a próxima, etalvez de fin itiva. Se tiver sido com seumar ido, ficar ressentida não ajudarácomunicar-se e corrigir a situação. Setiver s ido com qualquer pessoa, ficarressentido não ajudará você. Pode atéajudá-la a se l ivrar de você. Se o caso fortão grave que tenha que ser resolvidoem tribunais , deixe advogados cuidan-do disso e se concentre em sua vida esua fel icidade. Não caia na armadilha doressentimento.

Viva o momento que es tiver vivendo.Há momentos de tristezas, decepções ,e rros , partidas, traições ou s implesmen-te azar . Chore, reclame, brigue e viva omomento que tiver que viver. Mas, quan-do o momento passar, viva o momentoseguinte, sem ficar com os gri lhões do

passado prendendo sua existên-cia até sua morte . Esqueça ascoisas ruins do passado. Ele nãoexiste mais.

Isso inclu i os ressentimentoscontra aque la pessoa que vocêvê no espelho. O que ela tiverfeito de errado, ontem ou háanos passados, deve ser de ixadode lado. Não sinta ressentimentoquanto a esses erros. Não mais.

E , se mesmo com toda a lógi-ca do mundo, você ainda es tiversentindo re -sentimento e mágoade alguém , lembre-se do quedis se W ill i am S hakespeare :“Guardar ressentimento é comotomar veneno e esperar que aoutra pessoa morra”.

(autor desconhecido)

Charge

Regist ro da II Exposição Comercial e Industr ial de Ibirubá, em 1990

Memória VMemória VMemória VMemória VMemória Vivaivaivaivaiva

Page 3: Visão Regional, 30 de outubro de 2010

3 Sábado, 30 de outubro de 2010GERAL

Amanhã os bras ileirosvoltam às urnas para es-colher o presidente queest ará à frente do paí spelos próximos anos. Paraescolher deve-se anali saras propost as e decidirquem tem mais condiçõesde conduzir os des ti nosda Nação. Para vot ar valea mesma regra do 1º t ur-

8ª ExpoIbiBrasileiros elegem oPresidente da República amanhã

no: basta somente um do-cume nto de i de nt ida decom foto. Paradoxalmen-te, quem se a presentarapenas com o tí tulo deeleit or não poderá vot ar.

Em relação a justifi ca-tiva, se o eleit or não t iverem sua cidade deve se di-rigir a qualque r local devotação para jus tificar o

voto. Se o cidadão nãotiver condições fís ic aspara i sso, como casos deinternação hospi talar ouacidente, há prazo de 60dias para i r até o cartórioelei toral, pree ncher umre que r ime nto eencaminhá-lo ao juiz elei-toral, j unto com um ates-t ado ou c ompr ovante,

para análi se. Quem nãovotou no 1º turno podevotar normalmente nest edomingo.

Em Ibirubá as urnasel etrôni cas es tão sendodistri buídas hoje nas 66sessõe s, sendo 54 emIbirubá e 12 urnas em Quin-ze de Novembro. A vota-ção ocorre das 8h às 17h.

Programação de Palestras e Reuniões

n Dia 416h: Reunião dos Prefeitos da AMAJA

n Dia 510h: Palestra “Cenários e Perspectiva para o

Agronegócio Brasileiro”, com Elmar Luis Floss(SEEDS)

14h: Palestra “Perspectivas Climáticas”, com Gil-berto Rocca Cunha (Embrapa/Trigo)

15h: Pal estra “Agricultura de Precisão – Desafi-os e Oportunidades”, com Telmo Jorge CarneiroAmado (UFSM)

19h : Reunião dos Vereadores da ASCAMAJA

n Dia 610h: Palestra “Seja diferente no mundo dos se-

melhantes: Empresários de sucesso”, com GabrielColle (Sebrae)

Na próxima terça-feira, 2 de novembro, a Igreja Católicacelebrado o Dia de Finados. “A data recorda todos que nosprocederam na partida desta vida”, coloca o padre Eleandroda Silva. Finados não confronta, em geral, com a mortesingular e recente, mas com todo o sofrimento e conster-nação para a família e os amigos, pois a ocas ião é deserenidade e paz.

“É uma mistura de alegria e dor, presença e ausência,fes ta e saudade, e os cris tãos celebram t ambém nestedia o Mist ério Pascal de C ri sto , na cert eza de que todosos que se tornam pelo B atismo membros do Cris tocrucificado e ressuscitado. Através da morte, passamcom Ele à vida et erna”.

Para os católicos haverá a Celebração de Finadosterça-feira, às 8h30min, junto ao Cemitério .

Finados: dia de reverência e reflexãoFamiliares efetuaram a limpezados túmulos durante a semana

O mês de outubro é marcado pelac or rosa devido ao trabalho deconscientização na luta contra o cân-cer de mama realizado pela Liga Femi-nina de Combate ao Câncer. É a Cam-panha Outubro Rosa.

Este ano a tradicional atividadet eve como tema “Prevenir é o melhorremédio”. A programação iniciou dia14 e foi encerrada ontem com a Cami-

nhada contra o Câncer. O per-curso partiu da Praça e se-guiu pe las rua s GeneralOsório, Tiradentes e Rua doComércio contando com umgrande grupo, entre integran-tes da Liga e es tudantes.Também durante a atividadeforam entregues para a co-munidade folhetos com dicasde prevenção, expl icaçõesquanto aos exames, tratamen-to e sintomas da doença.

Tudo Rosa na Caminhada da Liga

A caminhada contrao Câncer teve boapar ticipação

Page 4: Visão Regional, 30 de outubro de 2010

4 Sábado, 30 de outubro de 2010IBIRUBÁ

Que é o verdadeiro amor?O amor sabe suportar. A característica do amor

é a perseverança. Aquele (a) que logo perde apaciência e abandona um propósito tem poucoamor. No amor verdadeiro não há ciúme. Tem-seciúmes quando há o desejo de possuir exclusiva-mente para si , e isso não é o verdadeiro amor. Oamor jamais procura exib ir-se. O amor é sereno.Uma paixão ardente que logo se extingue não é oamor verdadeiro. O amor vivifica o próximo comserenidade e perseverança, sem jamais perder aesperança. O amor nunca é desespero. Desespera-se aquele que não está amando verdadeiramente opróximo. Quando o amor é profundo, jamais seperde a esperança no próximo. O amor não consi-dera reais as imperfe ições do fenômeno. O amor vêa per fe ição da e ssência, da Imagem Verdadeira. Oamor jamais amarra o próximo. O amor liberta,porém não abandona. Amar é orar pelo bem dopróximo, pe la sua felicidade.

(A Verdade, vol. 9 Masaharu Taniguchi)

Oração para concretizar o ideal

Eu sou filho de Deus.A vida de Deus vive agora, aqui dentro de mim.Eu sou vida de Deus.Tudo que eu idealizo é ideal de Deus que está

dentro de mim, e por isso se concretiza com certeza. Muito obrigado.

ExpoIbi 2010 promete!Terça-feira 26, no Clube Comercial em Ibirubá,

aconteceu o lançamento oficial , para a imprensa detoda a região, da ExpoIbi 2010 – Feira da Agr icultura,Indústria, Comércio e Serviços de Ib irubá. O eventocontará com uma grande in fraestrutura montadapara atender mais de 200 expos itores. Grande showsfarão também a alegr ia do público como a duplaCésar Menotti & Fabiano, Santo Grau, Papas daLíngua, Tchê Gur i e não podemos esquecer deenaltecer os nossos “santos da casa” Fernando &Motta, Estrela do Mar e Lui &Sampa, que tambémfazem parte dos shows . O evento também terá provade Motocross e a entrada será gratuita ao público,pela primeira vez. Estima-se que em torno de 20 milpessoas circulem por Ibirubá de 4 a 7 de novembro,gerando assim ganhos para todo o comércio local,direta ou indiretamente. A tão esperada feira é umacobrança da comunidade, que espera há muitos anospor um evento desse porte. A comunidade sabe daqualidade dos produtos da terr inha e de suapotencial idade. Parabenizo aqui a iniciativa e a cora-gem da administração municipal , da ACISA e daCâmara por realizar uma feira desse porte, preen-chendo assim uma lacuna que estava aberta hámuitos anos em Ib irubá. Segundo os organizadores,será uma das maiores feiras de toda a nossa região eeu acredito, pois a estrutura que está sendo montadaé digna de grandes centros . A imprensa que cobratambém sabe apoiar as boas iniciativas. Agora vamosfazer a nossa parte e prestigiar esse evento!

Beijo grande!

O Secretário Estadual deHabitação, Saneamento eDesenvolvimento Urbano,Marcelo Soares , recebeuquarta-feira a presidente daCooperativa Habitacionalde Ibirubá (COOHABI),Maria Tedesco. Ela estavaacompanhada do presiden-te da cons trutora Prass,André Prass. Na ocasião,foram abordadas questõesreferentes ao andamento doconvênio assinado, em de-zembro de 2009, entre oGoverno do Es tado e a co-

Secretário de Habitaçãorecebe representantes de Ibirubá

Marcelo Soares , Maria Tedesco e André Prass

Foto

:St

éfan

oA

rold

i

operativa. O acordo prevê aconstrução de 50 unidadeshabitacionais em Ibirubá.

No total, o investimentodo Es tado nas obras será deR$ 500 mil, garantidos peloprograma estruturante Nos-sas Cidades. De acordo como secretário Marcelo Soa-res, a construção das 25primeiras moradias seráagilizada. Assim, será pos-sível que se efetue o paga-mento da segunda parcel ado c onvê nio. (A sc om/Sehadur)

Com a proximidade da ExpoIbi a Prefeitura de Ibirubáse viu obrigada a capri char na limpeza, pintura, t rânsi -t o e ruas da cidade. De acordo com o S ecret ário deObras Oneide Neuland (demiss ionário do cargo), est ásendo feita e ainda cont inua na próxima semana a

Ibirubá agora recebe atenção

l impeza dos canteiros , principalmente a ornamentaçãonos trevos de acesso à cidade, pintura dos meio-fiose a operação t apa buracos. Ele revela que a cont rat açãotemporária de 10 operários (por 6 meses) auxil iarábast ante no trabalho.

Trevo de acesso teve cuidados

Operação tapa buracoscontinua na próxima semana

Nesta semana a Empresa Aurorae a Distribuidora de Bebidas Rotherforam, assim como os moradores daR ua Mauá, contemplados commelhorias do calçamento, da R uaMauá esquina com a Getúlio Vargase do outro lado, esquina com a R uaDourados . A obra vinha sendo so-li ci tada há alguns anos pelos pro-pri et ários de ambas as empresas .

Enfim melhorias para as ruas de Ibirubá

Proprietár ios em frentea obra solicitada

Page 5: Visão Regional, 30 de outubro de 2010

5 Sábado, 30 de outubro de 2010IBIRUBÁ

Venho através dessa esclarecer os fatos queacontecem no dia-a-dia do nosso município. Eudefendo a comunidade de Ibirubá. Meu trabalho égratuito, não ganho nada. Existe boatos falandomal de mim, mas basta consultar os moradoresdo meu bairro sobre o que passo fazendo no frio,sol, chuva, domingos e feriados. Perguntem senão sou eu quem faz a l impeza da praça e dasruas do meu bairro, sem ganhar nada. Deus medeu esse dom, esse meu jeito, esse caráter bom,sempre sou bem visto pelo povo. Aqueles querecebem salário sem fazer nada tentam atrapa-lhar e me prejudicar para crescer na vida. Souhumilde, honesto e pobre, mas me preocupomuito com as pessoas doentes nos seus lares ehospitais. Peço para que olhem para a saúde nonosso município: direitos iguais. Meu lema éSaúde Para Todos. Não tenho vínculo político etodas as iniciat ivas que tomei são minhas emdefesa da minha comunidade.

Avelino Jorge AlflenPresidente da Associação

dos Moradores do Bairro Hermay

Apedido

Quem passou quinta-feira pela Rua Tiradentes , perto daprefeitura, surpreendeu-se com uma grande estrutura entrecaminhão, brinquedos, um palco inflável, cadeiras para opúblico, enfim, foi organizado um espaço para receber ascrianças de todas as escolas do município. A Caravana RGEreuniu 1,4 mil crianças, que iniciaram as atividades com oTúnel do Conhecimento, seguido de apresentações nopalco. O túnel permaneceu disponível das 9h às 12h e das13h30min às 17h. As atividades integraram a arena cênicapública e foram gratuitas para toda a comunidade.

Com o slogan “Educando para a eficiência”, a CaravanaRGE objetiva estimular a mudança de comportamento atra-vés da tomada de consciência pela vivência de uma novarealidade a partir da experimentação, identificação e o dese-jo de fazer parte na construção desta mudança de costume.Os consumidores serão orientados para o consumo respon-sável e utilização segura da energia elétrica a partir de açõesque podem fazer a diferença na vida dos cidadãos, comoapagar uma lâmpada ao sair do ambiente, diminuir o tempono banho ou programar o desligamento da TV antes depegar no sono.

No dia 30 de setembro professores de Ibirubá participa-ram de um seminário de capacitação no Campus da URI de

Caravana RGE tem atividades em Ibirubá

Palco foi montado para as apresentações

Preocupado com a ve-locidade com que vem evo-luindo o deba te sobreIbirubá transformar o Ater-ro Sanitário de Linha Duasem uma Central de Recebi-mento de Resíduos paratoda a região, o vereadorSilvestre Rebelato (PMDB)chamou a atenção para aquest ão esta semana, naCâmara.

O vereador lembrou quehá problemas com o tratodo lixo produzido no pró-prio Município de Ibirubá.“Aí vem (um projeto) quetraz li xo de 10 municípios

Santo Ângelo, com apresentação do projeto Caravana RGE.Aatividade é uma promoção da RGE com apoio da SecretariaMunicipal de Educação.

Vereador quer mais debate sobre a questão do lixonão por um ano, mas para oresto da vida”, disse Tuta,que é secretá-ri o da Comis-são Parlamen-tar do MeioAmbiente. Eleafirmou j á tercontat ado op r e s i d e n t eElói Andrade(PDT) para fa-zer uma audi-ência públicae deba te r mai sdet alhadamente o caso.“Queremos ouvir a socie-dade. Como é que você vai

trazer lixo de 10 cidadespara uma cidade que não

cuida do se ulixo?”, ques tio-na.

“Posso est arerrado, mas que-remos conversarsobre esse tipode proj e to.Es tamos vendofalar: uma horavem um presídiopara Ibirubá, ou-

tra hora que vem lixo de 10cidades para Ibirubá...”,afirmou o vereador. “Lixo éum problema, não é uma

coisa que qualquer um re-solve. Precisa haver essedebate”.

O vereador Silves treteme que, na fal ta de dis-cussão, o município assu-ma um ônus que poderápassar inclusive para aspróximas gerações. Maisainda, Tuta se insurge emmomento adequado, já quea comissão responsável pores tudar o caso já es t áformatando o edi tal decontratação da empresa queelaborará o projeto e, pos-teriormente, o edital para aexecução das obras.

A Apae recebeu daC ot ribá dia 27/9 a doa-ção de R$ 10 mil em ma-t eriais que vão auxil iarna const rução da gara-gem para o micro-ôni-bus. O valor foi entre-gue aos representantesda ent idade pelo diretorsuperint endente EnioNascimento na sede dacooperativa. A doaçãofaz parte do P rojeto So-l i d ar i eda de , que aC otribá elaborou em co-memoração ao Centená-

Cotribá colaboracom a Apae

ri o que será dia 21 dejaneiro de 2011.

“A C ot ribá sent e-semuito feliz em contribuircom uma ent idade queprest a auxíli o tão nobreàs pessoas com neces-sidades especiai s”, afir-ma Enio do Nascimento.A diretora da Apae, Nor-ma Francescht, ressal-tou que o valor se soma-rá a um montante já an-gari ado na campanha re-aliza da nos meses deagosto e setembro.

A Calçados Girassol comemora ontem seus 23 anos deatuação em Ibirubá. Hoje, até às 16h, sem fechar ao meiodia, muitas promoções de aniversário esperam por você.

São ofertas para toda a família, como blusas e regatasfemininas por R$ 14,90, sandálias, tamancos e chinelosrasteirinhos por R$ 19,90, calças jeans femininas por R$49,90, camisetas e bermudas masculinas por R$ 29,90,sandálias infantis do Homem Aranha por R$ 29,90 emuito mais. A Girassol tem o crediário facilitado comprimeiro pagamento para janeiro de 2011 ou em 10 vezessem acréscimo, descontos de até 30% à vis ta e aindacheque pré direto para abril. Na tarde de ontem foirealizado o sorteio de R$ 1.000 em dinhei ro e dois valescompras de R$ 150 e R$ 100.

A loja possui três filiais, em Tapera, Espumoso ePanambi. Em Ibirubá fica localizada na Rua General Osório1032, contando com o ótimo atendimento da equipe.

Calçados Girassol comemora 23 anos

Equipe Calçados Girassol

Informe publicitário

TRANSPARÊNCIA – Oprojeto de lei da vereadoraRudinéia Cervieri (PMDB)que obrigava a Câmara adivulgar no primeiro diaúti l de ca da mês , naint ernet , os gastos dosvereadores em diárias foiderrotado no plenário por5 a 4. Votaram contra ainiciativa os vereadoresNelci Kanitz (Dem), AlberiBehnen (Dem), Chico Se-vero (PP), Vanderlei deSouza (Dem) e Elói FerrazAndrade (PDT).

CURTASBINGO – A Sobeni reali-zou dia 15 um bingo bene-ficente. Entre o númerode cautel as vendidas,vendas da cozinha, bebi -das e doações, a entidadearrecadou R$ 7.705,50. Asdespesas, i ncluindo osprêmios pagos , cozinha eas da organização soma-ram R$ 3.427,42. O lucrofoi de R$ 4.278,08, do qual25% será revertido para aEducação Infantil e 75%para os trabalhos desen-volvidos pela Sobeni.

Page 6: Visão Regional, 30 de outubro de 2010

6 Sábado, 30 de outubro de 2010IBIRUBÁ

O CTG Rancho dos Tropeiros recebeu quarta-feiraà noite o CTG Rodeio da Saudade de Cruz Alta. A visitaocorreu durante o tradicional Jantar das Invernadas,realizado pelo Departamento Artístico do CTG, coor-denado por Neide Wotrich e pelo professor FábioCarvalho – i nstrutor de dança.

Com a presença da Patronagem, Prendas e Peõese dos pais, as Invernadas do Rancho dos Tropeirosapresentaram várias danças tradicionais. Após, hou-ve a belí ssima apresentação dos visitantes, com suasinvernadas Mirim e Juvenil, coordenadas pelo profes-sor André Pontes de Abreu – instrutor de danças dasinvernadas daquela entidade.

Foi uma bela noite de integração no meio tradici-onalista, onde prendas e peões resgataram e mos tra-ram a força da nossa cultura.

O CTG Rancho dos Tropeiros agradece a visita ea presença de todos.

Rodeio da Saudadeem Ibirubá

Durante a tarde do últ imo domingo foi real izada no CTG Rancho dosTropei ros a 4ª edição do Chá das Flores, uma promoção do Lions Clubede Ibirubá. Cerca de 250 pessoas prestigiaram a at ividade. Os presen-tes puderam conferir um desfile com os lanç amentos da Moda Prima-vera/Verão e também prestigiaram a s apresentações dos grupos dedança Dançarte e Inverna da Mirim do CTG.

Chá das Flores tem sua 4ª edição

ODepartamento de Cultura da SMECD e oCoral Municipal de Ibirubá promoveram noúltimo sábado o V Encontro de Corais e IICantigas de Outubro. A Casa de Cultura rece-beu um grande público, que apreciou as apre-sent ações do local Municipal, do CoralMadrigal de Passo Fundo, do Coral Municipalde Chapada e a atração especial: as MeninasCantoras de Nova Petrópoli s.

Meninas Cantoras se apresentam na Casa de Cultura

No último dia 22 a comu-nidade ibirubense teve aoportunidade de prestigiara tradicional ConferênciaSeicho-No-Iê. Promovidapela Associação Prosperi-dade e Associação PombaBranca, a atividade ocorretodos os anos, porém não

Seicho-No-Iê promove mais uma conferência

Makoto Yokoama falousobre a prosperidade

sempre na mesma época, edest a vez contou com aparticipação do palestranteMakoto Yokoama, que tra-tou de temas relacionadosà família e à prosperidade.Houve grande participaçãoda comunidade, que lotoua Câmara.

Um novo empreendi-mento s ituado na Rua Ge-neral Osório, esquina com aMauá, ina ugurou emIbirubá. É a Open Choperia,de Algir Ferst e DaianeGiacomolli , que oferecechope da Heineken e daKaiser, além de serviço a lacarte e lanches como pizzas,petiscos, refrigerant es, su-cos e cervejas de vári asmarcas. De terça a sexta-feira, das 18h às 19h, o cho-pe da Heineken é em dobro(paga um e ganha outro).Hoje à noite haverá músicaao vivo com a banda Me-lhor de Três.

Informe publicitário

Open Choperia inaugura em Ibirubá

Evento contou com desfile de modas e apresentações artísticas

Page 7: Visão Regional, 30 de outubro de 2010

7 Sábado, 30 de outubro de 2010EDUCAÇÃO

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Ibirubáestá desenvolvendo um projeto sobre bullying. Cadaturma ficou encarregada de elaborar uma at ividade refe-rente a est a prát ica, que vem se tornando comum.Tecnologias de comunicação, celulares e internet tambémsão utilizadas para a prática de humilhação entre colegas.

Os alunos da 8ª1, coordenados pela professora deInglês Mônica Garmatz, elaboraram panfletos com infor-mações sobre o problema, tanto na língua inglesa comoem português. Segundo ela, o projeto surgiu após osprofessores i dentificarem que o problema estava aconte-cendo dentro do ambiente escolar. Então, resolveramtrabalhar mais o assunto, tanto com os alunos quanto coma comunidade.

Alunos da Escola Ibirubádesenvolvem projeto sobre bullying

Alunos es tiveram na Redação do VRdivulgando o projeto

Na próxima sessão, dia8, a Câmara de Vereadoresapreciará o Projeto de Leido Legislativo que orientaas instituições de ensinosobre a pol ít i caantibullying. A iniciati va édo vereador Elói FerrazAndrade (PDT).

O texto cons iderabullying qualquer prática de

Câmara apreciará projeto para lei municipalviolência física ou psíquicaque ocorra sem motivaçãoevidente, praticada por in-divíduo ou grupo, com oobjetivo de intimidar, agre-dir fisicamente, isolar ouhumilhar outrem. A justifi-cativa reza que o problematem preocupado pai s, pro-fessores, alunos e toda umapopulação de crianças e

jovens , principalmente noambiente escolar.

“Pesquisas e programasde intervenção antibullyingvêm sendo desenvolvidasna Europa e EUA paraconscientizar as comunida-des escolares sobre o fenô-meno, sensibi lizando-aspara a importância do apoioàs vítimas”, diz o texto. E

mais: “Neste contexto emer-ge a presente proposta paraatuar propositivamente nocombate e erradicação des-te mal, que aflige epidemi-camente as comunidades decri anças e jovens escolarese , ac ima de t udo,conscientizar a sociedadegaúcha desse grave e atualproblema”.

Com um espaço mais amplo, mo-derno e aconchegante, reinauguroudia 15 Loja Point da Moda. A loja atuahá 2 anos com moda feminina, mas-culina e acessórios. Durante a tardefoi servido um coquetel para receberclientes e amigos.

Os proprietários Elsa e VanderleiKreling e a colaboradora Cassiele daSilveira convidam para conferir asúl timas tendências da moda Prima-vera/Verão 2011. Além, é claro, demuitas promoções na semana dereinauguração.

A Point da Moda fica na RuaSerafim Fagundes, 1020 (ao lado doBanco do Brasil). Para facilitar, acei-t a os cartões Vi sa , Mas t er eBanricompras. Mais informaçõespelo fone 3324-3273.

O Grupo de Escoteiros Pitangueira do Mato rece-beu domingo a visita do escotista Antonio CarlosHoff, da União dos Escoteiros do Brasil (UEB), ondeatua como Executivo Regional de Crescimento. Naoportunidade ele foi recebido pelo presidente doPitangueira, Francisco Rocha, demais integrantes daexecutiva e chefias para uma reunião que teve comoobjetivo principal reatar o contato com o grupo deescoteiros.

Hoff relata que esse trabalho vem sendo feito emtodo o estado para estimular os grupos e auxiliar paraque continuem crescendo. O escotista falou também dogrande evento que está sendo programado para 2013,em Porto Alegre, para comemorar os 103 anos do Esco-tismo Gaúcho, reunindo escotistas do Brasil inteiro.

A diretoria do Pitangueira apresentou ainda a áreaverde do grupo ao vice-presidente Hoff e falou dosprojetos para a construção da sede própria, o quedeve ocorrer ainda este ano.

Diretor da UEB visita oGrupo Escoteiro

Estão reabertas as ins -crições para as vagas doPrograma Especi al de For-mação Pedagógica de Do-centes (PEFPD) no PlanoNacional de Formação deProfessores (PLANFOR ),através da Plataforma Pau-lo Freire, do Mini stério daEducação. O curso será re-alizado junto a Unidade daUergs em Ibi rubá, dandocontinuidade ao processo

Curso de formação pedagógicatem inscrições reabertas

que já es tava em andamen-to e que foi interrompidopela não disponibilizaçãode re cursos fi nancei rospor parte do MEC, em vir-tude do ano eleitoral .

O P lano Nacional deFormação contempla ofer-t a gratuita e é des ti nadaaos professores em exer-cí cio nas escolas públi -cas est aduais e munici -pais . Por meio dele o do-

cente poderá habi lit ar-seao curso de Formação Pe-dagógica, volt ada a ba-charéis e tecnólogos queatuam em escolas técni-cas e não possuem forma-ção docente.

Coordenada pelo Pro-fessor Dr. Paulo AfonsoCarvalho, a unidade Uergs- Ibi rubá est á oferecendoinici almente 25 vagas parao Programa Especial de

Formação Pedagógica deDocentes para professo-res em exercício que atuamnos Cursos Técnicos queainda não possuem a for-mação adequada à LDB.

Int ere ssados deve minscrever-se novamenteat é o próximo dia 8 . Mai sinformações na Secretariade Educação (fone 3324-8540) ou diretamente naUergs (fone 3324-1080).

Point da Moda reinaugura em novo ambiente

A fachada ganhou vida, mais moderna e bonitaInforme publicitário

O Campus do IFRS – Ibirubá recebeu dia 21,quinta-feira, 50 novos microcomputadores e doisnotebooks para equipar dois novos laboratórios deinformática, dentro do Plano de Expansão da RedeFederal de Ensino. Também foram encaminhadosesta semana à reitoria os novos projetos pedagógi-cos dos c ur sos t éc nic os de Infor má ti ca ,Agropecuária, Mecânica e Elet rotécnica, e dos no-vos cursos: Proeja - Técnico em Comércio e Licenci-atura em Matemáti ca, que serão todos ofertados noprocesso seletivo 2011/1.

Instituto Federal temnovos laboratórios

Os alunos Thenor Pimentel e Rafael Rotta, doInstituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus deIbirubá (IFRS), apresentaram dia 21, no Campus deBento Gonçalves, o t rabalho de pesquisa “Potencialde uso dos hidrorrententores em sistema de irrigaçãolocalizada no cultivo do tomateiro”, no Salão de Ini-ciação Científica.

O objetivo principal do evento é disponibilizardiscussão de trabalhos , es tudos e projetos elabora-dos por alunos do IFRS que tenham desenvolvidouma investigação sobre um tema, aplicando métodose processos técnico-ci entíficos. Acompanhou osestudantes do curso Técnico em Agropecuária, oorientador e Professor Dr. Eduardo Matos Montezano,engenheiro agrônomo.

Alunos do IFRS apresentamtrabalho em Bento Gonçalves

Thenor Pimentel e Rafael Rotta

Page 8: Visão Regional, 30 de outubro de 2010

8 Sábado, 30 de outubro de 2010EDUCAÇÃO/GERAL

José Antônio Zamprogna, Oficial do Registro deImóveis e Especiais desta Comarca de Ibirubá (RS),

FAZ SABER a todos quantos virem o presente Edital oudele t iverem conhecimento que, de conformidade com o art.18 e parágrafos da Lei 6.766/77, os Srs. ADEMAR KANITZ,di vorciado, engenheiro químico, residente e domiciliado naRua Coronel Bordini, nº 300, apartamento 603, BairroAuxil iadora, Porto Al egre (RS), portador do CPF nº031.062.768-00, e AYRTON KANITZ, solteiro, maior, jorna-lista, res idente e domic iliado na Rua Luzitana, nº 1298,apartam ento 401, Bairro Higienópolis , Porto Alegre (RS),portador do CPF nº 077.829.269-04, bras ileiros, consoanteplano, planta e Memorial Descrit ivo, aprovado pela PrefeituraMunicipal de Ibirubá, requereu o regis tro de Desmembramento“Professor Kanitz”, constituído por uma área de terras urba-nas, de forma irregular, com área superficial de 7.346,42m²,com uma casa mista com 274,04m² de área construída, situadanesta cidade, no Bairro Odila, à rua Dourados, nº 343,esqui na com a rua Professora Érica Kanitz, lado ímpar, noquarteirão incompleto form ado pela rua Dourados, área nãoloteada, prolongamento da rua João Thiesen e rua Professo-ra Érica Kanitz, medindo e confrontando: ao Norte, na direçãoleste, por uma linha de 45,20m com o prolongamento da ruaJoão Thiesen; ao Leste, na direção sul, por uma linha de14,85m com terras de Alic io Orlando Luft; ao Norte, na direçãoleste, por uma li nha de 52,10m com terras de Alic io Orl andoLuft; ao Leste, na direção sul , por uma linha de 67,30m coma rua Professora Érica Kanitz; ao Sul, na direção oeste, porum a linha de 103,30m com a rua Dourados; ao Oeste, nadi reção norte, por uma linha 81,50m, sendo 54,50m comterreno de Menoly Muller, 26,00m com terreno de WanderleiGomes de Abreu e Angelita dos Santos Souza e 1,00 comterras de Alic io Orlando Luft, sendo o imóvel matriculado noOfíc io Imobiliário sob nº 9.679, Lº 02, f l. 01 e 02. Eventuaisimpedimentos poderão ser opostos junto a este Ofíc io, sito naRua do Comércio, nº 1049, no horário de expediente, noprazo de 15 (quinze) dias, contados da últ ima publicação e,não sendo apresentada impugnação, efetuar-se-á o regis trona forma da lei.

Ib irubá (RS), 19 de outubro de 2010.José Antônio Zamprogna – Oficial

Edital de Desmembramento

Professores daEST se integram

em viagemNo final de semana do dia 16 os

pro fe sso re s da Esc ola Sa ntaTeresinha e amigos foram a Foz doIgu aç u, n uma via ge m dedescontra ção e diversão. O grupovisitou a Usina Itaipu Binacional, asCataratas do Igua çu e participaramdo maravilhoso jantar e show noRestaurante Rafain Show.

O XII Festival de Teatro do Ins tituto Estadual deEducação Edmundo Roewer ocorreu na última semana eteve o encerramento ontem com a entrega das premiaçõesaos grupos. Além das peças apresentadas, como “A for-miguinha e a neve”, “Sorrir não polui”, “Último desejo”,“O fim da fes ta é o que int eressa”, entre várias outras , aprogramação se estendeu nos três turnos.

Este ano houve participação especial do Curso deAplicação na tarde de quarta-feira, quando os alunosabordaram valores de convivência como a lealdade, justi-ça, paz e a igualdade, entre tantos outros meios de disse-minar o bem ao próximo. Antes des ta apresentação ospresentes acompanharam um vídeo que abordou o meioambiente.

Festiatro encerra sua 12ª edição

Proporcionando momentos de convivência esuperação dos estudantes, foi realizada pela RedeSinodal de Ensino a 46ª edição da sua OlimpíadaNacional. Durante a atividade os jovens tiveram aoportunidade de competir, quebrar marcas, fazernovas amizades e interagir através do esporte. Oevento ocorreu dias 18 a 20 em Ivoti, onde ocorreua et apa final Nacional de Atletismo da Rede. Osalunos da escola Sinodal de Ibirubá também parti-ciparam, sendo que se destacaram Jordano Rizzi (3ºlugar no salto em distância – 5,93m) e Mateus Klein(3ºlugar nos 3000m – 2mine22seg). A professoraSirlei Rizzi acompanhou os atletas.

Realizada 46ª Olimpíada Nacional da Rede Sinodal

O último dia 22, sexta-feira, teve várias apresen-tações no palco da Casa de Cultura de Ibirubá emmais uma edição da tradicional Noitada Artísticada Escola Santa Teresinha. Na ocasião foi tratadoo tema “Comunidade Escolar Santa Teresinha con-vivendo com alegria e responsabilidade”, atravésda dança, canto acompanhado com violão edramatização. Participaram alunos do Pré a 4ª série,alunos do projeto de dança do município e comu-nidade em geral. De acordo com a professoraTaciana Tolazzi, foi um sucesso total.

Escola Santa Teresinha promove Noitada Artística

Alunos interpretaram várias canções

Page 9: Visão Regional, 30 de outubro de 2010

9 Sábado, 30 de outubro de 2010QUINZE DE NOVEMBRO

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULPrefeitura de Quinze de NovembroEdital de Processo Seletivo Simplif icadopara contratação por prazo determinadode Médico Clínico Geral

CLAIR TOMÉ KUHN, Prefeito Municipal de Quinze deNovembro (RS), no uso de suas atribuições, visando acontratação de pessoal por prazo determinado para desem-penhar funções de MÉDICO CLÍNICO GERAL (12 horas) nototal de 01 vaga, junto ao Departamento Munic ipal de Saúde,am parado em excepcional interesse público dev idamentereconhecido por intermédio da Lei Municipal n°1.460/2009,com fulcro no art. 37, IX, da Constituição da República, e arts.152 a 156 da Lei Munic ipal n° 793/2002 e suas alteraçõesposteriores, torna pública a realização de Processo SeletivoSimplificado. O mesmo será regido pelas normas estabelecidasneste Edital e no Decreto Munic ipal nº 2.073/2008. As inscri-ções serão aceitas no período de 01 a 08 de novembro de2010, no horári o de expediente, junto ao Departamento dePessoal/COMPAQ. Mais informações e cópia detalhada doedital na Prefeitura de Quinze de Novembro, pelos fones 54-3322-1051 ou pelos e-mails [email protected] [email protected].

CLAIR TOMÉ KUHNPrefeito Municipal

Pregão presencialA Prefeitura Municipal de Quinze de Novembro (RS) torna

público que estará realizando o seguinte processo lic itatório:

Pregão Presencial - PP 10/2010 – Objetiva a contrataçãode empresa v isando a prestação de serviços de arbitragemdo Campeonato Municipal de Campo, Edição 2010/2011, nascategorias Veterano, Aspirante e Principal. Abertura: 17/11/2010, às 9h.

Mais informações e cópia do edital na Prefeitura de Quinzede Novembro (Rua Gonçalves Dias, nº 875), pelo fone/fax 54-3322-1051, site www.pm15nov.rs.gov.br ou pelo [email protected].

CLAIR TOMÉ KUHNPrefeito Municipal

Informativo Prefeiturade Quinze de Novembro

Expediente naPrefeitura Municipal

Devido ao Dia do Serv idor Públ ico (28 de novembro) ossetores da Adminis tração Municipal estão adaptando o expe-diente para melhor atender a população. Os setores adminis-trativos vão fazer o feriado dia 1º de novembro, segunda-feira,véspera de feriado. O Posto de Saúde trabalha normalmentedi a 1º, tendo sido o feriado do Dia do Servidor Públicotransferi do para o dia 29 de outubro. O obj etivo é nãopermanecer um período prolongado sem atendimento nosPostos de Saúde do município. Nas escolas municipais serãorealizadas atividades à distância e a EMEI Pequeno Polegarestará atendendo dia 1º as crianças cujos pais estarão traba-lhando e precisam do atendimento na creche munic ipal.

DepartamentoMunicipal de Saúde

Atendimentos médicos:- Dia 01 de novembro (segunda-feira) não haverá aten-

di mento no posto de saúde de Santa Clara;- Di a 05 de novembro (sexta-feira) não haverá atendi-

mento m édico no posto de saúde de Sede Aurora;- Dia 05 de novembro à tarde (sexta-feira) não haverá

atendim ento médi co no posto de saúde da cidade.

Departamento de Agricultura,Pecuária, Indústria e Comércio

Os produtores interessados em adquirir alevinos podemfazer a encomenda junto ao Departamento de Agricultura.

Os produtores que ainda não vacinaram o gado contra abrucelose devem entrar em contato com a inspetoria veteriná-ria o quanto antes. Todas as fêmeas bovinas e bubalinas de3 a 8 meses de idade devem ser vaci nadas.

Através da participação efeti va de mu-

lheres , jovens, aposenta-dos e trabalhadores do in-terior, o movimento sindi-cal dos trabalhadores ru-rais garante cada vez maisconquistas. Em função dis-so, o Sindicato dos Traba-lhadores Rurais de Quinze

Agricultores são beneficiados com novas moradias

de Novembro (STR) nãopoderia deixar de atendert ambém a ques t ãohabitacional.

No ano de 2009 e 2010 oSTR do município benefi-ciou famílias agricultorascom moradias novas. O re-curso é concedido atravésdo Programa de Subsídio a

Habitação de Interesse So-cial – PSH, em parceria como Banrisul, Coohaf, Vemilere Prefeitura Municipal.

Atuação - O STR possi-bilita às famílias um projetode vida melhor que traz maisbem estar e valoriza o espa-ço de convivência commelhorias ambientais, como

produção de pomar, hortali-ças e jardins. O STR amparaos trabalhadores do camponas questões agrícolas, áreatrabalhista, previdenciária,agrária, encaminhamentos,mobilização, reivindicaçãoaos órgãos responsávei sde âmbito nacional, esta-dual e municipal.

HospitalA Associação Hospitalar de 15

de Novembro promoveu dia 15 o 5ºJantar Beneficente, que arrecadouR$ 5,8 mil. O dinheiro será emprega-do no pagamento de dívidas pen-dentes e na pintura externa do pré-dio. “Gostaríamos de demonstrar anossa gratidão em saber que o hos-pital não é da di retoria ou dos funci-onários, o hospital é da comunidadee foi construído com muito sacrifíciopelos nossos pais e avós e deve sermantido. Cada pessoa que colaboraestá ajudando a manter o hospital emfuncionamento, junt amente com oapoio que recebemos da Prefeitura”.

Os músicosquinzenovem-b r e n s e sThales, Thaís eV o l n e iSchneider esti-veram em SãoPaulo (SP) dias23 e 24 para oXVI BrooklinFes t, um even-to multiculturalque contoucom a partici-pação de músi-cos de todo oBrasil.

O trio TheSchneider’s e a esposa e mãe Magali Mazutti também divulgaram Quinzede Novembro no evento. O Brooklin Fest teve um festival de MúsicaContemporânea e a família fez uma apresentação it inerante pelas ruas dafeira e quatro apresentações nos palcos do festival.

The Schneider’s seapresentam em

festival em São Paulo

O Grupo de Idosos R enascer parti cipou dia 21 da 23ª Oktoberfestde Igrejinha, part e das ati vidades promovidas pelo Depart amentoMunicipal de Assi stênci a Soci al e Habitação. A di retora do depar-t amento e coordenadora dos grupos Si lvana Tomazini dos Rei s e aacadêmica Márcia Schultz participaram da at ividade. Essas viagenspromovem o bem es tar soci al e o fort al ecimento dos vínculos fami-l iares e comunitários.

Grupo de Idosos naOktobertfest em Igrejinha

OrganizaçõesArquimarx lançam

a ImobiliáriaTerra das Águas

A Arquimarx é uma empresa quepossui a estrutura mais completa daregião. Fundada em 2001 pelos irmãosMarcos Leonardo Marx (arquiteto) epor Tiago Rafael Marx (corretor deimóveis), no inicio atuava apenas noramo de construção civil . Além decomercializar materiais de construção,também atua no ramo de transporte emáquina tintométrica. Das organiza-ç ões Ar quima rx faze m part e: aEletroArquimarx, Arquimarx Arquite-tura e Urbanismo, Nova Era Madeireirae Serraria e Desdobramento de Madei-ras, Concremarx Artefatos de Concre-to e Cimento e a Arquimarx Reves ti-mentos e Impermeabilizações Rurais. Epara facilitar no negócio, a empresa fazpermuta de veículos por material deconstrução.

Agora a região pode contar com aImobiliária Terra das Águas, a primeiraimobiliária com atuação em Quinze deNovembro, sob os cuidados do corre-tor de imóveis Tiago Rafael Marx e dosócio proprietário Irani Marx. A Terradas Águas atua no ramo de vendas deterrenos e imóveis, aluguéis e avalia-ções. Também disponibiliza áreas des ítio, de lazer, imóveis tanto urbanoscomo rurais, visando o potencial turís-tico do município.

Informe publicitário

Page 10: Visão Regional, 30 de outubro de 2010

10 Sábado, 30 de outubro de 2010POLICIALPOLICIAL

FURTO - A BM registrou dia 23 furto deuma bateria de caminhão na Rua GetúlioVargas, por volta da 1h20min.LESÃO – Por volta das 23h do dia 24 a BMfoi solicitada na Rua do Comércio (Centro),onde confeccionou termo circunstanciado(TC) por lesão corporal, devido a uma briga.AGRESSÃO – Às 17h45min dia 24 os PMsestiveram no hospital para registrar agres-sões sofridas durante um jogo de bocha.ACIDENTE - Ocorreu um acidente de trân-s ito tipo choque no Km 61 da ERS 223, porvolta das 2h30min do dia 24, com o FiatPalio placas IGI 0219, de Ibirubá. O condu-tor teve ferimentos.FURTO II – Segunda-feira, 20hs30min, ocor-reu um furto na Rua Ernesto Wilmes (B.Santa Helena). Foi levado do local um DVD,telefone Celular, um botijão de gás e di-nheiro.AUXÍLIO - Por volta das 23h15min do dia26 a BM conduziu duas pessoas envolvi-das em uma briga até o hospital.Arrombamento - Por volta das 14h do dia 26a BM esteve na unidade da Cotribá em BoaVista, onde foi arrombada umas das portasdo depósito.ACIDENTE II – Por volta das 15h dia 27 apolícia verificou acidente na Rua Floresda Cunha, entre um veículo VW Gol e umFord Ka.DANO – A guarnição da Brigada foi até aRua Henrique Roetger quinta-feira (23h)para registrar dano ocorrido na porta de umestabelecimento comercial.

SELBACH – Às 17h30min do dia 22, no Km44 da ERS 223, aconteceu um acidente det rânsito ti po choque envolvendo o GolINA 7254, de Porto Alegre. A passageirat eve algumas lesões.IBIRUBÁ – No Km 61 da ERS 223, por voltadas 2h30min do dia 24, ocorreu um acidentede trânsit o tipo choque que envolveu oFiat Palio placas IGI 0219, de Ibirubá. Ocondutor teve ferimentos.IBIRUBÁ II – No dia 26, às 14h40min, noKm 48 da ERS 223, aconteceu um acidentede t rânsito do tipo abalroamento envol-vendo o Gol IGG 0918, de Schroeder (SC),e oFiat Palio placas MCB 1805, de Ibirubá.TAPERA – Dia 26, 23h, no Km 28 da ERS223, houve uma colisão envolvendo a ca-minhonete Toyota Hilux placas IPL 2526,de Soledade, e o Fiat Palio IMJ 0360, deTrês Coroas.VICTOR GRAEFF – Às 15h30min do dia26, no Km 14 da ERS 223, trevo de acessoa Victor Graeff, ocorreu um acidente det rânsito tipo abalroamento entre o ônibusplacas III 7652, de Pelotas, e o Celta HLP8330, de Belo Horizonte (MG). O condutordo veículo teve ferimentos.

BRIGADA MILITAR

PRE

EMERGÊNCIALigue 198

(54) 3385-1266(54) 3385-1058

Joana Merci de Andrade10 de outubro de 2010

Claudimir Silva11 de outubro de 2010

Selma Müller12 de outubro de 2010

Elvira Zimmermann17 de outubro de 2010

Óbitos:

Na madruga-da da última ter-ça-feira, 26, porvolta da 1h15min,mais um es tabe-lecimento comer-cial sofreu açãode marginais emI bi rubá. De st ave z foi aClaudia’s Jóias,na Rua GeneralOsório. Foi que-brado o vidro davitrine para reti-rar todos os pro-dutos expos tos( relógios esemijóias).

De ac or docom a proprietá-ria Lúcia Matte,esta não é a pri-meira vez que aloja foi furtada desta forma. O caso está sendo investigado, mas ainda não se sabe sobrea autoria da ação. O valor total furtado em mercadorias não foi divulgado.

Ladrões quebramvitrine de loja no centro

Não é a primeira vez que a loja é roubada

BM alertapara trotetelefônico

Um cidadão esteve na BrigadaMil itar na noi te de quinta-feira parapedir esclarecimento sobre uma men-sagem que recebeu no celular. Eleteria sido sort eado em uma promo-ção do SBT, Nes tlé, Coca-Cola e daprópria operadora TIM. O prêmio seriauma casa no valor de R$ 80 mil e parareceber deveria comprar produtosdas empresas e cartões da Tim, cujocódigo de barra e números deveriamser repassados .

Diante do relato a BM faz um aler-ta para a comunidade, para que tenhaextremo cuidado ao li dar com ques-tões semelhantes . Na dúvida qual-quer cidadão pode entrar em contatocom a operadora e pedir informaçõesa sort eios e promoções ou procurarum r epre se nta nte em uma loj acredenciada da referida operadora.

Page 11: Visão Regional, 30 de outubro de 2010

11 Sábado, 30 de outubro de 2010ESPORTE

ESPORTE

O campeonato ibirubense de futebol de campo j áes tá sendo organizado pe lo Departamento

Municipal de Desporto. A primei ra atividade aconteceusegunda-fei ra na sala do DMD, com nove equipes quejá confirmaram participação. Nas categorias Aspirant ee Principal vão participar o EC Atléti co de Arroio Gran-de, Cris tal, Bangu, Florestal, Ipiranga, Revelação, São

Iniciam preparativos para oMunicipal Taça 100 anos Cotribá

José, União São Lucas e Vila Nova. Na categori a Vete-ranos são seis equipes confirmadas .

Os fichários devem ser entregues até o dia 19 denovembro. Se mais alguma equipe estiver i nteressadadeve ret irar a ficha no DMD. O início do campeonatoTaça 100 anos Cotribá es tá previs to para o primeiro finalde semana de janeiro, di a 8 e 9.

Com 36 partidas realiza-das pela 2ª Divisão e 15 jo-gos pela 1ª Divisão e Vete-ranos, o Campeonato Mu-nicipal de Futebol de Salão2010 de Ibirubá vai para asrodadas finais da primeirafase, na próxima semana. Osúltimos resultados da 2ªDivisão foram Asfuca 4 x 5

Futsal se encaminha para o fim da 1ª faseVeteranos e 1ª Divisão logo têm decisões

Autocar, Liverpol 2 x 4Manchester, SER Grená 4 x4 AFC Barbosa e Barcelona1 x5 Arena Sports, na terça-feira, dia 26. Na quinta-fei-ra, Planalto 3 x 2 Juventus ,Clube dos XIII 3 x 3 Viko,Bar da Norma 4 x 7 Boa Vistae Athus 3 x 1 Afin.

Os próximos jogos de-

vem a conte cer di a 2:Autocar x Arena Sport s,Manchest er x Juventus ,Trein/Brisa x Afin, Asfucax Boa Vista; e dia 4, comLiverpol x Viko, Planalto xClube dos XIII, Barcelona xBar da Norma e SER Grená xAthus Idiomas.

Pela 1ª Divisão foi reali-

zada no último sábado aprimeira rodada da semifi-nal , apresentando Palmei-ras 2 x 5 Habilis e Asfuca 2x3 Chelsea. Na Veteranos,Vila Hermany 1 x 3 São Josée Amigos da BM 3 x 3 VilaNova. Hoje acontecem osjogos de volta, de ondesaem os finalistas.

Domingo passado começou o ICampeonato Interno da Escolinhade Futebol Amorplan (EFA). Foiinaugurada a bandeira da escolinhae muita gente prest igiou a EFA, queconta com mais de 40 jovens de 11a 15 anos no Masculino, sob a co-ordenação de Odai r José Engel(Lilo). No Feminino são cerca de 15jovens coordenadas pela Lica. Apróxima rodada será neste sábado,a part ir das 13h30min.

Amorplan promove campeonato

As Apaes de Ibirubá,Soleda de, Tape ra eEspumoso representaramo 18º Conselho das Apaesna Macro Olimpíada deErechim, dia 22. Os alunosibirubenses conquistaramvárias medalhas nas se-guintes provas de atletis-mo, categoria masculina efeminina: corrida de 100,200 e 1500 met ros ,revezamento 4x100, cami-nhada, arremesso de peso,pelota e dardo, além deginástica rítmica com fita.

Apaes disputam fasemacro das olímpiadas

Alunos representaram muitobem a Apae de Ibirubá

Com os resultados, aentidade cl assificou-separa participar da Olimpí-ada Estadual, em Lajea-do, no próximo ano. “As-sim se faz a inclusão. Fa-vorecendo o desenvolvi-mento global da pessoacom de fi ci ênci a,oportunizando sua parti-cipação e integração nasociedade, através da prá-tica esportiva adequadaas suas necessidades es-peciais”, destaca a dire-tora Norma Franchest.

Municipal de Campode Quinze está definido

Esta semana o DMD de Quinze de Novembro fez obalanço de como será o Campeonato Municipal deFutebol de Campo 2010/2011 - Taça 100 Anos Cotribá.Serão 8 equipes na Principal, que tem 157 atletas inscri-tos, 8 equipes na Aspirante (197 inscritos ) e 6 equipesna Veteranos (176 inscritos.)

QUINZE DE NOVEMBRO

O América Sub-17 de Tapera foi derrot ado peloQuinze de Novembro por 2 x 0 no último domingo (24),em Tapera. O jogo aconteceu pela 2ª rodada da 2ª fasedo Campeonato Regional de Futebol de Campo.

O próximo jogo do Campeonato será hoje (30),quando se enfrentam Quinze de Novembro x Grêmio, emQuinze de Novembro, a partir das 15h30min.

Quinze vence oAmérica no Sub-17 O Grupo de Bolão 1º de Maio de Ibirubá , através de seu

pre sidente Gilmar Budke, realizou um campeonato interno debolão. A Equipe C (Garrincha, Macha do,Norberto, Djona, It i e Barreiro) sagrou-se campeã e na c ategoria Individual ocampeão foi Cassiano, seguido de Chile(2º), Garrincha (3º), Darci (4º) e Djona(5º). A final ocorre u no último dia 12, emhome na gem à me mória de Reni V .Fernandes. O grupo agradeceu o apoiodos pat rocinadores, que auxi liaram comos troféus e medalhas, e a Elemar Budkepelo churrasco aos atletas.

Grupo de Bolão 1º de Maio realiza campeonato

Neste sábado jogamSementinha x AMES, emAlto Alegre; SER Djim xEscolinha Esportes, emEspumoso; e Celeiro xAmérica, em Fortalezados Valos, pelo Campe-ona to R egional deFutsal das Categorias deBase. A 13ª rodada foidias 19, 23 e 25. Confiraos resultados:

Categorias Recreativa x CeleiroSub-9 6 x 1

Sub-11 1 2 x 5Sub-13 7 x 4Sub-15 0 x 2

Categorias AMES x E. EsportesSub-9 3 x 2

Sub-11 5 x 4Sub-13 0 x 6Sub-15 4 x 3

Categorias AMES X RecreativaSub-9 0 x 5

Sub-11 1 3 x 0Sub-13 5 x 2Sub-15 2 x 1

Dia 19

Dia 23

Dia 25

Regional de Basedisputa a 13ª rodada

Page 12: Visão Regional, 30 de outubro de 2010

JORNAL COM VISÃO DE FUTURO

SÁBADO, 30 DE OUTUBRO DE 2010

O consumo de energia elétrica do país subiu7,3% nos últimos 12 meses, conf orme a

Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Oacumulado do ano tam bém indica alta de 9%, o

que se deve ao crescimento econômico,est imado entre 7 e 7,5% para este ano.

A taxa de desemprego medida em setembroem sete regiões m etropolitanas foi a menor dasérie histór ica segundo o Dieese, chegando a

11,4% da população economicam ente at iva. Ototal de desempregadas hoje é estimado em

2,516 milhões de pessoas.

Um levantamento el aborado pelo Tribunal deContas do Estado (TCE) nos últ imos mesesrevelou dados sobre os rumos da Educação

Infant il no Rio Grande do Sul. Nessa análise feita nos496 municípios do RS, foi constatado que Selbach estáclassificada em 17° lugar em qualidade educacional paracrianças com idade entre 0 e 6 anos.

Este resultado aponta um bom atendimento e inves-timento na Educação Infant il selbachense, pois osdados fi nanceiros comprovam que até agora foraminves tidos 27,78% da arrecadação na área educacionalest e ano.

Conforme a Secret aria de Educação, as Escolas deEducação Infantil não exis tem para substi tui r as babás,os avós, ou para apenas t omar conta das cri ançasenquanto os pai s tra ba lham. O tr abalho nesse seducandários vai muito além, é o período em que ascrianças constroem as primeiras noções de respei to aooutro, aprendem a ser e a conviver, experimentam oprazer pelo brincar, cant ar, entre at ividades lúdicas ecognit ivas , despertando o gosto pel a escola.

As inst itui ções de Educação Infantil são os espaçosmais preciosos na vida das crianças, pois , nesses mo-mentos , os pequenos estão formando a identidade, ocarát er e o desenvolvimento fís ico e psíqui co. É naescola também que as crianças ampliam o conhecimentode mundo, se socializam, desenvolvem a autonomia e alinguagem oral.

Ainda conforme a Secretaria e a Admini stração Mu-nicipal, esse result ado posi tivo é fruto do empenho deprofessores , auxiliares de ensino, funcionários e detodos que fazem parte da história da educação.

Educação Infantil de Selbaché destaque no Estado

Crianças aprendem e...

...se divertem

A Paróquia NossaSenhora de Lourdes re-cebe dia 20 de novem-b r o, a p a r t ir d as19h30min, a Orques-tra e Cora l de SantaRosa. A apresentaçãodeve-se ao proje to de -senvolvido pe lo SESICatedrais, que tem porobjet ivo valorizar e di-fundir a música eruditaem espaços de profundaexpressividade e medi-

Orquestra e coralse apresentam dia 20

na Igreja Católicatação.

O projeto surgiu em2005 visan dopotencializar os trabalhosna área cultural e levar amúsica erudita ao públi-co em geral. Compostahoje por 32 componen-tes, a Orquestra tem emseu repertório músicaseruditas, populares e fol-clóricas. Acompanhatambém o Coral, que pos-sui 33 integrantes.

Há alguns meses, a Administração Municipal deEspumoso está tentando implantar o programa Sal-var SAMU 192. Esse projeto é uma parceria entre omunicípio, a Secretaria Esta dual da Saúde e o Minis-tério da Saúde.

Conforme o secretário de Saúde Vagner Ca ssianodos Santos, Espumoso já fez a sua parte: treinou osprofi ssionais , entre esses, enfermeiros, t écnicos emenferma gem e motori sta; adquiriu telefones parareceber as chamadas de emergências; e c onstruiuuma garagem para a UTI Móvel, doada pelo Minis-tério da Saúde.

Esta semana Vagner entrou em contato com aCent ral de Regula rização do Salvar SAMU parasaber o que ainda faltava para colocar o projeto emfuncionamento. A resposta que obteve foi de quefaltam médicos no setor para atender as ocorrênci-as . Mas a previsão é que até o início de dezembroesteja tudo regula rizado.

Espumoso implantaráo programa Salvar

SAMU 192