allmatech.files.wordpress.com · web viewhands-on lab introdução ao preemptive analytics versão...

44
Hands-On Lab Introdução ao PreEmptive Analytics Versão do Lab: 11.0.50727.1 (RTM) Última Atualização: 8/21/2012

Upload: lamtuong

Post on 24-May-2018

218 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Hands-On LabIntrodução ao PreEmptive AnalyticsVersão do Lab: 11.0.50727.1 (RTM)

Última Atualização: 8/21/2012

CONTEÚDO

VISÃO GERAL............................................................................................................................................ 3

EXERCÍCIO 1: INSTALANDO A FERRAMENTA PREEMPTIVE ANALYTICS COMMUNITY EDITION...5

EXERCÍCIO 2: INSTRUMENTANDO UMA APLICAÇÃO........................................................................16

EXERCÍCIO 3: MAPEANDO A APLICAÇÃO PARA CRIAR INCIDENTES NO TFS...............................31

EXERCÍCIO 4: VISUALIZANDO INCIDENTES NO TFS..........................................................................38

Visão Geral

A ferramenta PreEmptive Analytics Community Edition para o Team Foundation Server é uma ferramenta de terceiros criada pela PreEmptive que permite lhe permite ter uma visão sobre os erros identificados pelos seus clientes. Ao instrumentar sua aplicação para análise, você poderá ver as exceções no Visual Studio Team Foundation Server 2012 e facilmente ordená-las junto aos bugs. Exceções são analisadas, correlacionadas, e compiladas em uma série de “incidentes de produção” baseados em regras e limites operacionais que você especifica.

Imagem 1Visão geral do funcionamento do PreEmptive Analytics funcionando com uma aplicação instrumentada

Pré-requisitos

A fim de concluir este lab você irá precisar da máquina virtual Visual Studio 2012 fornecida pela Microsoft. Para mais informações em adquirir e usar esta máquina virtual, por favor, veja este post.

Exercícios

Este hands-on lab inclui os seguintes exercícios:

1. Instalando PreEmptive Analytics Community Edition

2. Instrumentando uma Aplicação

3. Mapeando a Aplicação para criar Incidentes no Visual Studio Team Foundation Server 2012

4. Visualizando incidentes no Visual Studio Team Foundation Server 2012

Tempo estimado para a conclusão deste lab: 60 minutos.

Exercício 1: Instalando PreEmptive Analytics Community Edition

Neste exercício, você irá aprender como instalar PreEmptive Analytics Community Edition em um cenário hospedado localmente.

1. Entre com o usuário Julia. Todas as senhas de usuários são P2ssw0rd.

2. Abra o Team Foundation Server Administration Console em Start | All Programs | Microsoft Visual Studio Team Foundation Server 2012 | Team Foundation Server Administration Console.

3. Clique em PreEmptive Analytics abaixo de Additional Tools and Components.

Imagem 2Página de instalação do PreEmptive Analytics

4. Clique no link Install PreEmptive Analytics Community Edition.

Imagem 3Instalação do PreEmptive Analytics Community Edition

5. Clique em Next para continuar com a instalação.

Imagem 4Local do botão Next

6. Leia os termos de licença, marque a check box para I accept the terms of this agreement, e então clique no botão Next.

Imagem 5 Páginas dos termos de licença

7. Na página Aggregator Service Configuration, digite VSALM\Julia como TFS Account Name e P2ssw0rd como a senha, então clique em Next.

Imagem 6Digitando a informação de conta

Observação: O serviço de agregação deve ser hospedado em um servidor TFS e deve ter permissões necessárias para criar e editar work items.

8. Clique em Install para começar a instalação do PreEmptive Analytics para TFS CE. Isso deve levar alguns minutos para concluir.

Imagem 7Local do botão Install

Observação: Quando for feita uma instalação básica como esta, todos os componentes serão instalados na mesma máquina. O serviço PreEmptive Analytics Aggregator será instalado e configurado para iniciar automaticamente. Uma nova base de dados será criada na sua instancia local do SQL Server para armazenar dados de relatórios de exceções e um novo website será criado no IIS para manter as mensagens de saída e serviços de queries (que recebem mensagens de relatórios de exceções das aplicações instrumentadas e fornecem acesso as mensagens armazenadas).

9. Quando a instalação estiver concluída, dê uma olhada no ponto final do diálogo. Este ponto final será usado mais tarde no lab como um ponto final customizado (endpoint). Clique em Close para sair do programa de instalação.

Imagem 8Local do botão Close

10. O PreEmptive Analytics Aggregator Administration Console será iniciado automaticamente após o fechamento da instalação.

Imagem 9PreEmptive Analytics Aggregator Administration Console

11. Clique no botão “+” para adicionar uma conexão com o Team Foundation Server.

Imagem 10Local do sinal de “+”

12. Na caixa de diálogo Connect to Team Project Collection, selecione FabrikamFiberCollection em Team Project Connections e clique no botão Connect.

Imagem 11Conectando a Team Project Collection

13. Clique no botão Apply próximo ao projeto FabrikamFiber abaixo de Team Projects. Essa ação pode levar poucos minutos para ser concluída.

Imagem 12Local do botão Apply

Observação: Adicionando projetos do TFS para trabalhar com PreEmptive Analytics envolve importação do tipo de work item Incident e alguns exemplos de relatórios do PreEmptive Analytics para a template de projeto. Adicionalmente, o projeto é alterado com configurações de extenções do PreEmptive Analytics Visual Studio afim de configurar regras de exceções.

14. A aplicação PreEmptive Analytics está agora instalada com o projeto FabrikamFiber e está pronta para aceitar exceções de aplicações instrumentadas.

Imagem 13PreEmptive Analytics registrado com o team project

Exercício 2: Instrumentando uma Aplicação

Neste exercício, você irá aprender como instrumentar uma aplicação existente usando o PreEmptive Dotfuscatir e Analytics.

1. Inicie o Visual Studio 2012 em Start | All Programs | Microsoft Visual Studio 2012 | Visual Studio 2012.

2. No Source Control Explorer (View | Other Windows | Source Control Explorer), navegue até FabrikamFiber | Dev | FabrikamFiber.CallCenter e dê um duplo clique no arquivo FabrikamFiber.CallCenter.sln para abrir a solução do FabrikamFiber.

3. Agora vamos modificar o código fonte e adicionar uma exceção de propósito para este lab. Vá para o Solution Explorer e abra o arquivo ServiceTicketsController.cs em FabrikamFiber.Web | Controllers.

Imagem 14Abrindo o arquivo ServiceTicketsController.cs

4. Navegue até o método Create (linha 92) e adicione a seguinte linha. Pressione Ctrl+S para salvar o arquivo.

throw new Exception("Testing global error handler!");

Imagem 15Adicionando uma exceção para o método Create

5. Selecione Build | Rebuild Solution no menu principal para iniciar um rebuild limpo.

6. Agora precisamos instrumentar a aplicação web para que as informações de exceções sejam enviadas. Para fazer isso, nós usaremos a ferramenta PreEmptive Dotfuscator e Analytics para configurar o endereço de saída e para identificar a aplicação fonte.

7. Abra a aplicação Dotfuscator and Analytics Community Edition clicando em Tools | PreEmptive Dotfuscator and Analytics.

8. A ferramenta PreEmptive Dotfuscator and Analytics CE é iniciada.

Imagem 16Ferramenta PreEmptive Dotfuscator and Analytics CE

9. Clique no nó Inputs e então no botão Add Input.

Imagem 17Adicionando uma entrada

10. Navegue até C:\ws\Julia\ff\Dev\FabrikamFiber.CallCenter\FabrikamFiber.Web\bin, selecione a biblioteca FabrikamFiber.Web.dll, e finalmente clique em Open.

Imagem 18Selecionando a entrada

11. Clique em Analytics em Configuration Options, e então clique na aba Attributes.

Imagem 19Local dos botões Analytics e Attributes

12. Clique com o botão direito do mouse no arquivo selecionado e clique em Add Attribute.

Imagem 20Local da opção Add Attribute

13. Na caixa de diálogo Add Attribute, selecione PreEmptive.Attributes.ApplicationAttribute, depois clique em OK para fechar a janela. Este atributo define uma GUID que garante que os dados desta aplicação permanecem separados de outras aplicações que nossa companhia mantém.

Imagem 21Adicionando o atributo ApplicationAttribute

14. Este é o local de digitar o nome, versão e um identificador único para a aplicação. Para propósitos deste lab, usaremos um GUID gerado randomicamente clicando no espaço próximo de Guid e clicando no botão “...”.

Imagem 22Gerando um GUID de aplicação

Imagem 23GUID de aplicação gerado

Observação: O GUID que você verá será diferente do que é mostrado nas screenshots deste lab.

15. Clique novamente com o botão direito do mouse na biblioteca recentemente adicionada e selecione a opção Add Attribute para adicionar o atributo PreEmptive.Attributes.BusinessAttribute e clique no botão OK para confirmar a ação. Este atributo distingue nossa firma usando um GUID fornecido pela PreEmptive.

Imagem 24Adicionando o atributo BusinessAttribute

16. Note que o campo CompanyKey já está preenchido.

Imagem 25O atributo Business

17. Agora precisamos especificar os métodos que denotam onde nós queremos começar e acabar a coleta de dados usando o SetupAttribute e TeardownAttribute.

18. Amplie FabrikamFiber.Web.dll | FabrikamFiber.Web.App_Start | NinjectMVC3, clique com o botão direito do mouse em Start : void() e selecione Add Attribute.

Imagem 26Adicionando um atributo a Start:void ()

19. Selecione PreEmptive.Attributes.SetupAttribute, e clique no botão OK. Este atributo irá designar onde nós gostaríamos de começar a coleta de dados bem como o ponto de saída que iremos usar.

Imagem 27Adicionando o Atributo SetupAttribute

20. Clique no espaço próximo a propriedade CustomEndpoint e digite o ponto de saída que foi dado durante a instalação do PreEmptive Analytics, VSALM:8000/Message/Endpoint.ashx.

Observação: Se você clicar nas reticências (…) para a propriedade CustomEndpoint, você também deve visualizar opções para usar pontos finais hospedados da aplicação PreEmptive.

21. Clique com o botão direito do mouse em Stop:void() e selecione Add Attribute. Este atributo simplesmente mostra o ponto onde nós queremos parar de coletar os dados.

Imagem 28Adicionando um atributo em Stop:void()

22. Selecione PreEmptive.Attributes.TeardownAttribute, e selecione o botão OK.

Imagem 29Adicionando o atributo TeardownAttribute

23. Neste ponto, nossa aplicação está configurada para enviar dados ao ponto de saída configurado. Agora vamos ver como podemos especificar como os dados de exceções devem ser coletados.

24. Amplie FabrikamFiber.Web.dll | FabrikamFiber.Web.Controllers | ServiceTicketsController, clique com o botão direito do mouse em Create : System.Web.Mvc.ActionResult() e selecione Add Attribute.

Imagem 30Adicionando o atributo para o método Create

25. Selecione PreEmptive.Attributes.ExceptionTrackAttribute, e clique em OK. Desde que estamos aplicando isso a um método específico, somente exceções locais não tratadas serão coletadas.

Imagem 31 Add the ExceptionTrackAttribute

26. Clique no nó Renaming em Configuration Options, e então selecione Options.

Imagem 32Configurando opções de renomeio

27. Desabilite Enable Renaming.

Imagem 33Local da check box Enable renaming

28. Salve as configurações clicando no botão Save.

Imagem 34Local do botão Save

29. Digite FabrikamFiber.Dotfuscator como o nome do arquivo do projeto, e então clique em Save.

Imagem 35Digitando o nome do arquivo e salvando

30. Clique em Build Project na janela da ferramenta PreEmptive Dotfuscator and Analytics CE. Isso irá compilar uma nova versão da aplicação FabrikamFiber.Web.dll com os atributos inclusos. No próximo exercício, vamos criar uma assinatura para a aplicação para que as exceções geradas apareçam no Team Foundation Server.

Imagem 36Local do botão Build Project

Exercício 3: Mapeando a Aplicação para Criar Incidentes no TFS

Neste exercício, você irá aprender como mapear a aplicação instrumentada para o Team Foundation Server.

1. Volte ao Visual Studio, na janela do Team Explorer, você pode ver o complemento PreEmptive Analytics. O Team Explorer só mostra o complemento PreEmptive Analytics para team projects que tem o PreEmptive Analytics aplicados a ele.

Observação: Se você não consegue visualizar o link do PreEmptive Analytics, tente reiniciar o Visual Studio.

Imagem 37Team Explorer

2. Clique em PreEmptive Analytics para ver a janela do PreEmptive Analytics.

Imagem 38Visão do PreEmptive Analytics

3. Clique em Configure dentro de Settings. Essa ação irá mostrar a janela PreEmptive Analytics Options.

Imagem 39Local do botão Configure

4. Adicione uma assinatura (subscription) clicando no botão ‘+’.

Imagem 40Local do botão ‘+’

5. Use Fabrikam Fiber como o nome.

Imagem 41Digitando o nome

6. Volte a janela PreEmptive Dotfuscator and Analytics CE. Copie o atributo gerado CompanyKey de PremEmptive.Attributes.BusinessAttribute (7d2b02e0-064d-49a0-bc1b-4be4381c62d3) e cole como o Company ID na janela PreEmptive Analytics Options.

Imagem 42Local do atributo CompanyKey no PreEmptive Dotfuscator and Analytics CE

Imagem 43Local do Company ID na janela PreEmptive Analytics Options

7. Volte a janela do PreEmptive Dotfuscator and Analytics CE. Copie o Guid de aplicação gerado do atributo PreEmptive.Attribute.ApplicationAttribute e cole como o Application ID na janela PreEmptive Analytics Options.

Imagem 44Local do Application GUID na janela PreEmptive Dotfuscator and Analytics CE

Imagem 45Local do Application ID na janela PreEmptive Analytics Options

Observação: Você verá um GUID de aplicação diferente do que é mostrado nas imagens deste lab.

8. Para os propósitos deste lab, configure a propriedade Threshold para 1. Isso é necessário para que possamos ver o relatório de incidente logo após uma exceção. Clique em Close.

Imagem 46Local da propriedade Threshold e do botão Close

9. Clique em Yes quando solicitado para confirmar as alterações.

Imagem 47Local do botão Yes

10. O ultimo passo é deixar a biblioteca FabrikamFiber.Web.dll construída pelo Dotfuscator com os novos atributos na pasta de saída do projeto. Use o Windows Explorer e navegue até C:/ws/Julia/ff/Dev/FabrikamFiber.CallCenter/FabrikamFiber.Web/bin, existe uma pasta Dotfuscated criada pelo Dotfuscator. Copie o arquivo FabrikamFiber.Web.dll do diretório Dotfuscated e cole em C:/inetpub/FabrikamFiber.Web/bin, o diretório do site do produto.

Quando solicitado, substitua os arquivos.

Imagem 48 A pasta bin

Observação: Recomendamos que você reinicie a Máquina Virtual após este exercício para que as alterações sejam concluídas com sucesso no site da Fabrikam Fiber.

11. Finalmente, nós iremos causar uma exceção e ver o incidente resultante como work item no Team Foundation Server.

Exercício 4: Visualizando Incidentes no TFS

Neste exercício, você verá o PreEmptive Analytics funcionando com uma aplicação instrumentada coletando os dados de exceções, enviando os dados para o ponto de saída (endpoint) configurado, e um incidente surgindo no Team Foundation Server.

1. Abra o Internet Explorer, clique em FF Intranet Portal. O site intranet Fabrikam Fiber irá carregar.

Imagem 49Site intranet Fabrikam Fiber

2. Clique no botão Create New. Isso irá forçar a exceção.

Imagem 50Local do botão Create New

Imagem 51

Exceção causada pelo click no botão “Create New”.

3. Volte ao Visual Studio. No Team Explorer, clique em All Incidents em PreEmptive Analytics. O incidente será mostrado. Do work item do tipo incident, você pode ver o stack trace de quando a exceção ocorreu e também quantas vezes a exceção foi vista pelos seus clientes.

Observação: Isso pode levar um ou dois minutos para ser mostrado, então sugerimos clicar no botão Refresh.

Imagem 52Visão de Incidentes

Observação: Se você tiver problemas com o PreEmptive Analytics, verifique o event log para mais informações. Adicionalmente, veja a seção Troubleshooting do arquivo de help localizado na pasta de instalação do PreEmptive (C:\Program Files (x86)\PreEmptive Solutions\PreEmptive Analytics for TFS CE\doc na VM por exemplo).