pré-requisitos - allmatech.files.wordpress.com  · web viewpara concluir este laboratório você...

21
Laboratórios Práticos Branches e merge com Visual Studio Team Foundation Server 2012 Versão do Laboratório: 11.0.50727.1 (RTM) Última vez atualizado: 21/08/2012

Upload: volien

Post on 09-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Pré-requisitos - allmatech.files.wordpress.com  · Web viewPara concluir este laboratório você precisará de uma máquina virtual do Visual Studio 2012 fornecida pela Microsoft

Laboratórios PráticosBranches e merge com Visual Studio Team Foundation Server 2012Versão do Laboratório: 11.0.50727.1 (RTM)

Última vez atualizado: 21/08/2012

Page 2: Pré-requisitos - allmatech.files.wordpress.com  · Web viewPara concluir este laboratório você precisará de uma máquina virtual do Visual Studio 2012 fornecida pela Microsoft

CONTEÚDO

VISÃO GERAL............................................................................................................................................ 3

EXERCÍCIO 1: TRABALHANDO COM CÓDIGOS DE RAMIFICAÇÃO NO TEAM FOUNDATION SERVER. . .4

EXERCÍCIO 2: RAMIFICANDO E MESCLANDO VISUALIZAÇÕES.........................................................9

Page 3: Pré-requisitos - allmatech.files.wordpress.com  · Web viewPara concluir este laboratório você precisará de uma máquina virtual do Visual Studio 2012 fornecida pela Microsoft

Visão Geral

Neste laboratório, você será introduzido ao suporte de ramificação e mesclagem de visualização no Visual Studio Team Foundation Server 2012. Este suporte faz com que seja muito mais fácil compreender uma hierarquia de solução de ramificação e a propagação de alterações durante o processo de mesclagem.

Pré-requisitos

Para concluir este laboratório você precisará de uma máquina virtual do Visual Studio 2012 fornecida pela Microsoft. Para mais informações sobre a aquisição e utilização da máquina virtual, por favor, veja este post do blog.

Sobre o Cenário Fabrikam Fiber

Esta série de laboratórios utiliza uma companhia fictícia para você aplicar as soluções apresentadas a diversos cenários, a Fabrikam Fiber. Esta companhia fornece TV por assinatura e serviços relacionados para os Estados Unidos. Eles estão crescendo rápido e adotaram o Windows Azure para escalar o site de interface com o cliente direto com os usuários finais, permitindo que eles criassem ticket de suporte e rastreassem os técnicos. Eles também usam uma aplicação ASP.NET MVC para os representantes de serviços ao cliente administrarem as ordens de serviço dos clientes.

Nesta série de laboratórios, você passará por inúmeros cenários que envolvem a equipe de desenvolvimento e teste da Fabrikam Fiber. A equipe possui de 8 a 10 pessoas, que decidiu usar as ferramentas de gerenciamento do ciclo de vida da aplicação (ALM – Application Lifecycle Management) para gerenciar o código fonte, executar suas versões (builds), testar seus sites, planejar e rastrear o projeto.

Exercícios

O laboratório prático inclue os seguintes exercícios::

1. Trabalhando com códigos de ramificação no Team Foundation ServerWorking with Team Foundation Server

2. Ramificando e mesclando visualizações

Tempo Estimado para completar este laboratório: 30 minutos.

Page 4: Pré-requisitos - allmatech.files.wordpress.com  · Web viewPara concluir este laboratório você precisará de uma máquina virtual do Visual Studio 2012 fornecida pela Microsoft

Exercício 1: Trabalhando com códigos ramificados no Team Foundation Server

Neste exercício, você vai aprender sobre alguns recursos de ramificação (branching) de código no Team Foundation Server e como abrir uma solução que corresponde a uma ramificação de código específica. Além disso, este exercício servirá como a configuração de um cenário em que o código de produção precisa ser atualizado e as mudanças finalmente mescladas através de ramificações ativas no sistema.

1. Entrar como Julia. Todas as senhas de usuário serão P2ssw0rd.

2. Abra o Microsoft Visual Studio em Start | All Programs | Microsoft Visual Studio 2012 | Visual Studio 2012.

3. Abra a janela Source Control Explorer em View | Other Windows | Source Control Explorer.

4. A solução Fabrikam Fiber contém uma base de código principal (Main), uma base de código de desenvolvimento (Dev), assim como ramificações de versões (Releases). Ramificações são objetos em primeira classe que são representados com seu próprio ícone em Source Control Explorer.

Figura 1Source Code Explorer mostrando pastas e ramificações

5. Clique com o botão direito no nó da ramificação Release1 e selecione Advanced |Properties do menu de contexto. A janela de propriedades prove detalhes gerais como versão e descrição, relacionamento hierárquico com outras ramificações e permissões.

Page 5: Pré-requisitos - allmatech.files.wordpress.com  · Web viewPara concluir este laboratório você precisará de uma máquina virtual do Visual Studio 2012 fornecida pela Microsoft

Figura 2Janela de Propriedades para ramificações

6. Selecione o botão Cancel para retornar ao Source Control Explorer.

7. Expanda o nó da ramificação Release1 na pasta Releases e dê um duplo clique no arquivo da solução FabrikamFiber.CallCenter.sln na pasta FabrikamFiber.CallCenter para abri-lo.

Page 6: Pré-requisitos - allmatech.files.wordpress.com  · Web viewPara concluir este laboratório você precisará de uma máquina virtual do Visual Studio 2012 fornecida pela Microsoft

Figura 3Localização da solução Fabrikam

8. Reconstrua a solução (Build | Rebuild Solution a partir do menu principal). Esta etapa pode levar alguns minutos para ser concluído.

9. Tenha certeza que o projeto FabrikamFiber.Web está configurado como o projeto inicial (clique com o botão direito e selecione Set as StartUp Project).

10. Pressione Ctrl+F5 para rodar o portal intranet Fabrikam Fiber.

Page 7: Pré-requisitos - allmatech.files.wordpress.com  · Web viewPara concluir este laboratório você precisará de uma máquina virtual do Visual Studio 2012 fornecida pela Microsoft

Figura 4Página padrão para o website da intranet da Fabrikam Fiber

11. Imagine um cenário onde a ramificação Release1 representa o código que está sendo executado no servidor Web de produção. A administração decidiu que as ligações não-funcionais sob a seção de perfil à esquerda da página devem ser removidos o mais rápido possível. Decidimos "acelerar" esta mudança, fazendo a atualização diretamente ao ramo Release1. Mais tarde, você vai ver como podemos mesclar essa mudança de volta para o ramo Dev, de modo que ela se torna uma parte das mudanças que estamos trabalhando para a próxima versão. Feche a janela do Internet Explorer e volte para o Visual Studio.

12. Nossa primeira tarefa é atualizar o ramo Release1 e implantar as mudanças para o servidor web de produção. Em Solution Explorer, abra _Profile.cshtml da pasta compartilhada FabrikamFiber.Web | Visitas | no ramo release1.

13. Comente do link My tickets ao Schedule como mostrado abaixo.

Page 8: Pré-requisitos - allmatech.files.wordpress.com  · Web viewPara concluir este laboratório você precisará de uma máquina virtual do Visual Studio 2012 fornecida pela Microsoft

Figura 5Página de marcação modificada

14. Pressione Ctrl + F5 para iniciar o site e verificar se os links não-funcionais não são mais exibidos. Para o fim desta demonstração, suponha que, neste ponto, foi desenvolvida com sucesso a mudança atualizada para o servidor de produção.

15. Feche a janela do Internet Explorer e volte para o Visual Studio.

16. Abra a janela Pending Changes em View | Other Windows | Pending Changes.

17. No campo Comment, digite “removed non-functional links from profile”, verifique apenas se _Profile.cshtml é alterado, e selecione o botão Check In.

Figura 6Verificando a mudança na ramificação Release1

18. No próximo exercício, nós mesclaremos as mudanças para as outras ramificações no sistema.

Page 9: Pré-requisitos - allmatech.files.wordpress.com  · Web viewPara concluir este laboratório você precisará de uma máquina virtual do Visual Studio 2012 fornecida pela Microsoft

Exercício 2: Ramificando e Mesclando visualizações

Neste exercício, você irá aprender a visualizar e acompanhar as mudanças de configuração enquanto mescla as mudanças que você fez no exercício anterior.

1. Em Source Control Explorer, clique com o botão direito na ramificação Release1 e selecione View History do menu de contexto.

Figura 7Mude o histórico de configurações para a ramificação Release1 (os números das suas configurações de mudanças podem ser diferentes)

2. Clique com o botão direito sobre o changeset que você acabou de acompanhar e selecione Track Changeset do menu de contexto.

Figura 8Acompanhando as mudanças de configuração sobre a ramificação

Page 10: Pré-requisitos - allmatech.files.wordpress.com  · Web viewPara concluir este laboratório você precisará de uma máquina virtual do Visual Studio 2012 fornecida pela Microsoft

3. Na janela Select Branches, Release1 já estará marcada. Marque a caixa de seleção para Dev e então selecione o botão Visualize, para ver o estado atual do changeset como ele se relaciona com os outros ramos.

Figura 9Selecionando os ramos a visualizar

4. Isto mostra-nos que a visualização do changeset foi aplicada a Release1, mas não para Dev. Ele também deixa claro que, a fim de unir as nossas mudanças em Dev teremos de fundir com o ramo Main (principal) primeiramente.

Page 11: Pré-requisitos - allmatech.files.wordpress.com  · Web viewPara concluir este laboratório você precisará de uma máquina virtual do Visual Studio 2012 fornecida pela Microsoft

Figura 10Visualização de acompanhamento do Changeset

5. Para realizar a fusão deste changeset eo ramo principal, arraste e solte o nó Release1 verde para o nó Main. Isso irá carregar a Source Control Merge Wizard.

Figura 11Iniciando a fusão com outras ramificações

6. Garanta que a ramificação de origem a se fundir termina com "Release1" e o ramo alvo termine com "Main". Selecione o botão Next para continuar.

Page 12: Pré-requisitos - allmatech.files.wordpress.com  · Web viewPara concluir este laboratório você precisará de uma máquina virtual do Visual Studio 2012 fornecida pela Microsoft

Figura 12Primeiro passo do Source Control Merge Wizard

7. A próxima tela do assistente de integração especifica a versão para a fusão. Por padrão, você deve ver o conjunto de alterações que você checou. Selecione o botão Finish para executar a fusão.

Page 13: Pré-requisitos - allmatech.files.wordpress.com  · Web viewPara concluir este laboratório você precisará de uma máquina virtual do Visual Studio 2012 fornecida pela Microsoft

Figure 13Executando a fusão (seu número changeset pode ser diferente)

8. Quando a fusão estiver completa, abra a janela Pending Changes à direita e note que _Profile.cshtml mudou de status para o ramo de código e que agora é "merge, edit". O processo de fusão está completo, mas ainda precisamos verificar as alterações.

Page 14: Pré-requisitos - allmatech.files.wordpress.com  · Web viewPara concluir este laboratório você precisará de uma máquina virtual do Visual Studio 2012 fornecida pela Microsoft

Figura 14Fusão foi concluída

9. Adicione um Comment (comentário) de “Merging fast-tracked changes from Release to Main” e então clique no botão Check In para finalizar a fusão.

Figura 15Mudanças de check in mescladas

Page 15: Pré-requisitos - allmatech.files.wordpress.com  · Web viewPara concluir este laboratório você precisará de uma máquina virtual do Visual Studio 2012 fornecida pela Microsoft

10. Na janela Tracking Changeset, clique no botão Rerun para gerar uma visão atualizada. Você terá que clicar no botão Visualize novamente quando a janela Select Branches aparecer.

Figura 16Localização do botão Rerun

Figura 17Estado atual da atualização mesclada

11. Em seguida, mescle a changeset do ramo Main com o ramo Dev da mesma forma como antes, arrastando e soltando para carregar a Source Control Merge Wizard.

12. Selecione Next seguido por Finish para realizar o processo de fusão.

13. Na janela Pending Changes, insira um comentário de “Merged fast-tracked changes from Main to Dev”.

14. Selecione o botão Check in para finalizar a fusão com a ramificação Dev.

Page 16: Pré-requisitos - allmatech.files.wordpress.com  · Web viewPara concluir este laboratório você precisará de uma máquina virtual do Visual Studio 2012 fornecida pela Microsoft

15. Na janela Tracking Changeset, clique no botão Rerun novamente para ter a visualização atualizada.

Figura 18Estado final apresentando que o changeset foi mesclado para todas as ramificações

16. Outro perpectiva útil é a visão Timeline Tracking. Selecione o botão de Timeline Tracking a esquerda do botão Hierarchy Tracking para alternar para essa exibição. Isso mostra a ordem em que o conjunto de alterações original foi mesclado com os outros ramos.

Figura 19Localização do botão Timeline Tracking

Page 17: Pré-requisitos - allmatech.files.wordpress.com  · Web viewPara concluir este laboratório você precisará de uma máquina virtual do Visual Studio 2012 fornecida pela Microsoft

Figura 20Tracking changeset com modo Timeline Tracking

17. Em Source Control Explorer, navegue e clique com o botão direito no arquivo _Profile.cshtml da ramificação Dev, selecionando Annotate do menu contexto.

Page 18: Pré-requisitos - allmatech.files.wordpress.com  · Web viewPara concluir este laboratório você precisará de uma máquina virtual do Visual Studio 2012 fornecida pela Microsoft

Figura 21Localização da opção Annotate

18. Vá até a parte inferior do arquivo _Profile.cshtml anotada e localize o código HTML que você já comentou.

19. Na coluna de anotações do lado esquerdo, passe o mouse sobre a revisão recente (ele deve mostrar a data da máquina virtual). Observe que o caminho de changeset e comentários referem-se ao ramo de produção onde a mudança foi feita originalmente ainda que anotada em um arquivo do ramo Dev.

Page 19: Pré-requisitos - allmatech.files.wordpress.com  · Web viewPara concluir este laboratório você precisará de uma máquina virtual do Visual Studio 2012 fornecida pela Microsoft

Figura 22Informação do Changeset apresentando a ramificação de mudança em que foi originada