videletter n.º 1 | janeiro 2016

8
1

Upload: camara-municipal-castelo-de-vide

Post on 25-Jul-2016

222 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Videletter n.º 1 | janeiro 2016

1

Page 2: Videletter n.º 1 | janeiro 2016

2

ABERTURA

FICHA TÉCNICA

Propriedade: Câmara Municipal de Castelo de Vide

Contatos: Rua Bartolomeu Álvares da Santa, 7320 Castelo de Vide e-mail: [email protected] Tel.: 245 908 220

NIPC: 506 796 035

Expedição: Eletrónica e papel

Diretor: Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide

Coordenador: José Agostinho

Redação e textos: secretariado da presidência, seções diversas da autarquia e Inês Ruivo

Grafismo: António Manso

CÂMARA ADQUIRE TERRENOS PARA FUTURO “PARQUE DOS GAMOS”Os terrenos localizados na encosta nordeste do Castelo e confinantes com a Estrada da Circunvalação, por escritura pública, assinada no passado dia 11 de novembro entre o Presidente da Câmara, António Pita, e a até então proprietária Luísa Maria Cordeiro Cor-reia de Carvalho, terrenos designados por Fonte da Vila de Cima e Fonte da Vila de Baixo, passaram para patrimó-nio municipal, pelo valor de 4.200€.

Com esta aquisição a Câmara Muni-cipal quer valorizar aquela encosta criando para o efeito um espaço verde

Ao iniciar-se mais um ano, não posso deixar de aproveitar esta primeira edi-ção da Videletter para, em meu nome e da instituição que tenho a honra e privilégio de representar, expressar os melhores votos de sucessos e felicidade para 2016 a todos os munícipes.

Como sabemos, os últimos anos têm sido vividos com muitas dificuldades em todo o território nacional sendo que a nossa região não foi exceção. Com o ano que ora começa, perante as expectativas dos novos ciclos anun-ciados, saibamos aproveitar o capital de esperança e construir mais e me-

lhores oportunidades que garantam consolidar a estabilidade e prosperida-de no seio da nossa comunidade.

Quero também manifestar publica-mente o reconhecimento pelo ines-timável contributo de todos aqueles que, certamente com elevado esforço mas com igual determinação e paixão, foram decisivos para elevar o bem-co-mum, a harmonia social e o desenvol-vimento económico. É, de facto, admi-rável verificar o espírito de resiliência e o gesto abnegado na ação por muitos que em prol deste concelho, supe-rando ventos de austeridade, dão o melhor de si nas associações, nas IPSS, nas empresas, nas escolas e nas demais instituições que enformam as forças vivas do território.

2016 chega com a certeza de ser mais um ano de intensa atividade autárqui-ca. Desafio que se encara com enorme entusiasmo e redobrada vontade por-que ano após ano, reforçamos e con-

solidamos estratégias e compromissos.

Sabemos que o papel da Câmara Muni-cipal enquanto motor que dinamiza o tecido empresarial local é determinan-te. Os problemas estruturais do interior do país que nos afetam, em particular o défice populacional, obrigam a que os nossos territórios de baixa densida-de se projetem externamente. Captar dinâmicas, investimentos e realizações está inquestionavelmente ligado à capacidade de colocar os holofotes a iluminarem o território e reafirmá-lo como espaço de oportunidades, de recursos e de qualidade.

Alcançar estes objetivos e conseguir os resultados plenos impõe que todos os agentes, nomeadamente os económi-cos, interiorizem que a sua pro-ativida-de e envolvimento são essenciais neste processo.

Excelente 2016. António Pita, presidente da Câmara

apelativo, com vida animal, que permi-ta ser desfrutado a partir das muralhas, numa extensão de 11.700 m2, consti-tuindo-o assim num futuro ponto de interesse turístico subsidiário.

Este projeto insere-se numa estraté-gia mais alargada de valorização dos espaços circundantes às muralhas, criando percursos interpretativos temáticos, que brevemente serão di-vulgados com maior detalhe, numa perspetiva de conciliar a história com a natureza, e, deste modo, potenciar estes recursos turisticamente.

Page 3: Videletter n.º 1 | janeiro 2016

3

CASTELO DE VIDE NA TSF JUNTA PRESIDENTES DE COLETIVIDADES

O Programa “Os Presidentes” gravado em Castelo de Vide valoriza e premeia o trabalho associativo. Juntando José António Belo (Associação Cultural e Desportiva de Póvoa e Meadas), Álvaro Grilo (Associação Desportiva de Castelo de Vide), André Barrigas (Sociedade 1.º de Dezembro) e Rui Bengala (Burgo Pedestal), a trans-missão para todo o país deu voz aos responsáveis por coletividades do concelho. Um justo reconhe-cimento aos dirigentes que estoi-camente dão vida às forças vivas locais.

Brevemente, Castelo de Vide irá estar novamente aos microfones da TSF. Durante o corrente mês, o jornalista Manuel Vilas Boas irá de-bater o património judaico com o presidente da Câmara, António Pita, e outras personalidades nacionais.

RANCHO FOLCLÓRICO N.ª SR.ª DA ALEGRIA DESEJOU BOM ANO À CÂMARA MUNICIPAL

Conforme já vai sendo tradição, na véspera do Dia dos Reis, o Rancho Folcló-rico N.ª Sr.ª da Alegria percorreu algumas artérias da Vila e visitou instituições e estabelecimentos desejando Bom Ano, cantando algumas canções alusivas à quadra festiva.

Na Câmara Municipal, para além da troca de cumprimentos e dos cânticos das Janeiras, os responsáveis comunicaram alguns dos anseios e preocupa-ções e sublinharam junto do Executivo que em 2016 esta coletividade cum-prirá o 50.º aniversário. O presidente António Pita assumiu o compromisso da Autarquia cooperar com o Rancho Folclórico na realização de um programa que assinalasse condignamente a celebração de meio século desta organi-zação, a qual, juntamente com o Grupo de Folclore da freguesia de Póvoa e Meadas, prestam um papel indelével na preservação e transmissão da cultura etnográfica do concelho e da região.

A MICOLOGIA EM CONVERSAS DE FIM DE TARDE

PROVA DE VINHOS LOCAIS

PRÓXIMA CONVERSA “COGUMELOS: UM VALOR GASTRONÓMICO A DESCOBRIR E A REGULAMENTAR”.

No âmbito da iniciativa Conversas de Fim de Tarde que a Câmara Muni-cipal de Castelo de Vide pretende levar a efeito com regularidade, realizou-se no passado mês de dezembro uma conferência proferida pelo prof. dr. António Ventura subordinada ao tema Castelo de Vide e a Maçonaria, a qual prendeu a atenção de todos aqueles que encheram o Salão Nobre dos Paços do Concelho, no final da tarde do dia 5 de dezembro.

Neste mês de janeiro as Conversas de Fim de Tarde versarão sobre o tema da micologia, e terão como intervenientes o Dr. Paulo Oliveira (Universida-de de Évora), o Dr. Carlos Vila-Viçosa e Nuno Alegria, biólogo e micólogo residente em Portalegre.

Pelo 4º ano terá lugar a prova de vinhos do concelho. Dia 30 de janei-ro, pelas 14h30, no Átrio dos Paços do Concelho.

Entradas gratuitas

Page 4: Videletter n.º 1 | janeiro 2016

4

EDIFÍCIO DAS TERMAS VAI PASSAR PARA PROPRIEDADE MUNICIPAL

CASTELO DE VIDE NA FEIRA DE TURISMO DE ISRAELPela segunda vez, a convite da Rede de Judiarias de Portugal, Castelo de Vide irá estar representado na Feira de Turis-mo de Israel, que anualmente decorre em Tel-Aviv, e que é reconhecida como um palco importante para estabelecer contatos comerciais no setor turístico.

Em face da estratégia de valorização e promoção da herança judaica que tem vindo a ser preconizada para o nosso concelho, a nossa presença visa conso-lidar as relações existentes, porquanto os visitantes israelitas constituem o 3.º mercado estrangeiro de acordo com a estatística da Sinagoga.

A comitiva, para além de autarcas envol-ve empresários abrindo assim a oportu-nidade de se estabelecerem contatos privilegiados instituicionais, com opera-dores e agentes turísticos internacionais.

Em Castelo de Vide foram convidadas as principais unidades hoteleiras de maior capacidade de alojamento, ten-do aderido a Casa do Parque que assim integrará a comitiva.

Pela escritura pública a subscrever entre o Presidente da Câmara Mu-nicipal e o Presidente do Conselho de Administração da Unicer Águas, S.A. passam para propriedade da Au-tarquia a posse definitiva do prédio onde funcionaram as termas até ao ano de 1995, bem como dois prédios urbanos contíguos ao edifício. Como contrapartida, o Município transfere a propriedade de três prédios rústi-cos localizados na Serra de São Pau-lo imprescindíveis à exploração da água Vitalis.

Com este ato dar-se-á finalmente cumprimento ao protocolo celebra-do para o efeito entre ambas as par-tes, face à deliberação da Assembleia Municipal de 1994.

Brevemente a Câmara Municipal tor-nará público qual o destino do edifí-cio e correspondente reabilitação.

AUTARQUIA ADQUIRE IMPORTANTE COLEÇÃO DE POSTAIS ANTIGOS

A Câmara Municipal consciente da importância da coleção de postais an-tigos de que era proprietário o prof.º dr. António Ventura, reunidos ao longo de uma vida de intensa recolha junto de alfarrabistas e colecionadores, adquiriu essa fantástica e preciosa coleção relati-va ao concelho de Castelo de Vide.

Este singular acervo reúne várias centenas de exemplares que retra-tam aspetos sociais e patrimoniais

(alguns de Póvoa e Meadas). Consti-tui inequivocamente um verdadeiro banco de imagens indispensáveis para a preservação da memória fo-tográfica do concelho, ou seja, um bem cultural que passa doravante a ser pertença do município.

Após o tratamento de inventário e digitalização a cargo da Seção de Arqueologia, as imagens irão ser co-locadas on-line no site municipal.

Page 5: Videletter n.º 1 | janeiro 2016

5

ATLETAS DE RENOME MUNDIAL EM CASTELO DE VIDE PARA PARTICIPAR NO NAOM

Thierry Gueorgiou (França) e Olav Lundanes (Noruega), atuais nº2 e nº3 do ranking mundial de orientação pedestre voltam a Castelo de Vide para participar no Norte Alentejano O’Meeting. O evento decorre nos dias 13 e 14 de fevereiro, e conta com ou-tras figuras de top do ranking, como Magne Daehli, Mari Fasting e Graham Gristwood. A organização está a car-go do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos em parceria com a Câmara Municipal de Castelo de Vide.

Para além das provas destinadas a atle-tas de alta competição há também cir-cuitos para principiantes, que podem

contar com o acompanhamento e ensino durante o evento, efetuado por membros da organização. Para as associações e clubes do concelho, as inscrições são gratuitas.

Até ao momento estão inscritos atle-tas de 14 países (Portugal, França, Grã-Bretanha, Noruega, Finlândia, Rússia, Bélgica, Alemanha, Dinamarca, Sué-cia, Roménia, Ucrânia, Bulgária e Tai-pe). As provas de Distância Média são pontuáveis para o ranking mundial.

Recordamos que a prova de Orien-tação - O’Meeting - realiza-se desde 2007 e volta a Castelo de Vide pela

quarta vez. É um evento destinado a todas as idades e a escolha do ritmo, caminhada ou corrida, depende do gosto de cada participante.

A qualidade do evento, a realização do mesmo num período de época baixa, as oportunidades que a modalidade com tendência crescente suscitam para a realização de futuras provas e a afirmação da nossa região no plano internacional enquanto território pri-vilegiado para esta prática desportiva, obriga à definição de uma estratégia que envolva a Orientação entre nós.

Uma responsabilidade a assumir...

ALENTEJO/CASTELO DE VIDE ENTRE “OS MELHORES LUGARES DO MUNDO PARA UMA ESCAPADINHA”Segundo o Observador, a conceitua-da revista “Lonely Planet Traveller” atribui um particular destaque à região Alentejo considerando-a um dos 21 “melhores destinos para se visitar”.

A revista, para além de ainda sublinhar que o Alentejo é um dos “52 melhores locais do mundo para passar um fim de semana” referencia Castelo de Vide, Marvão e Elvas como marcos territoriais de destaque.

Uma excelente referência de avaliação da comunicação social especializada internacional que publicita a boa ima-gem do Alentejo e subsidia a afirmação de Castelo de Vide na vertente turística.

http://observador.pt/2016/01/09/alentejo-esta-os-melhores-locais-do-mundo-escapadinha/

Page 6: Videletter n.º 1 | janeiro 2016

6

CINEMA COM GRANDES ESTREIAS NACIONAIS NO PRIMEIRO TRIMESTRE DO ANO - A NÃO PERDER!

NATURVIDE

Já está concluída a rede de percur-sos pedestres do concelho de Cas-telo de Vide. Esta rede contempla também um conjunto de equipa-mentos complementares que vão contribuir para promover uma rela-ção entre as pessoas e o riquíssimo território natural que habitam.

Castelo de Vide conta agora 108,4km (um pouco mais se se considerarem os percursos de aventura, os traça-dos opcionais, e os que intercetam o nosso concelho) de vias pedestres, devidamente sinalizadas, mapeadas e homologadas. Conta também com percursos especiais: na serra de S. Paulo estão agora instaladas uma via ferrata, um percurso de downhill, um slide, uma parede de escalada, 5 vias de escalada e um parque de arboris-mo. Complementam estas estruturas as atividades náuticas na barragem de Póvoa e Meadas, os postos de ob-servação de aves e fauna, a pista de

parapente e asa delta ou os campos de treino de orientação pedestre, entre muitas outras ofertas que re-sultam de investimentos recentes e que beneficiam o concelho. Este foi um processo longo, deter-minado e sobretudo consciente da força da nossa oferta agregada, não obstante a forte concorrência nacio-nal e internacional nesta área. Acredi-tarmos na procura progressiva destes segmentos de mercado e na quali-dade integrada da nossa oferta, que agrega cultura, património material e imaterial, simpatia, hospitalidade, gastronomia e, claro...natureza! Com tudo isto, julgamos ser agora possível contribuir para aumentar tempos de permanência no território, estimular a economia, promover venda cruza-da de produtos e serviços, qualificar a oferta disponível e consolidar toda esta relação de proximidade entre este “refúgio de qualidade de vida na-tural”, mercado e população.

Page 7: Videletter n.º 1 | janeiro 2016

7

Page 8: Videletter n.º 1 | janeiro 2016

8

MANTER A TRADIÇÃO DO CARNAVAL TRAPALHÃO COM ESPONTANEIDADE E IMAGINAÇÃO

MAIS INFORMAÇÃO EM WWW.CM-CASTELO-VIDE.PT

Afirmar a tradição do Carnaval Tra-palhão é manter a participação vo-luntária e imaginativa dos foliões nas tardes de domingo e terça. A história dita a diferença do nosso Carnaval em relação aos dos demais pela afirma-ção do improviso, dos espontâneos trapalhões do momento que saem à rua em estilo genuíno e original.

Faz-te folião e mantém a tradição!