em linha n.º 45 - janeiro 2013

6
45 Movimento Juvenil Salesiano Newsletter Janeiro 2013 Encontro de Pré-Adolescentes realiza-se a 2 de Fevereiro O Movimento Juvenil Salesiano, a Delegação Nacional Salesiana de Pastoral Juvenil e as Filhas de Maria Auxiliadora voltam a organizar mais um encontro para pré-adolescentes com idades compreendidas entre o 5º ao 6º ano de escolaridade, e que este ano se realiza em Areosa e Vendas Novas. Conhecer e conviver com colegas de outros centros, fomentar o espírito de grupo e de colaboração, e partilhar e celebrar a fé com os outros são alguns dos objetivos deste encontro que se realiza no dia 2 de Fevereiro. Os interessados devem inscrever-se até dia 25 de Janeiro junto do animador, catequista, chefe de escuteiros ou no centro de coordenação pastoral. A inscrição tem um custo de 2 euros que inclui materiais e outras despesas de organização. • Miguel Mendes Em destaque! Sê protagonista! Depois de no ano passado termos dedicado tempo e esforço a conhecer melhor a história de D.Bosco – para perceber que ao longo da sua vida a sua opção preferencial foram sempre os jovens – eis que em 2013 temos um novo desafio: aproximar-nos de D. Bosco como educador. Enquanto Movimento Juvenil Salesiano, é uma oportunidade de viver sem medo a Espiritualidade Juvenil Salesiana que, mesmo sem notarmos, nos modela à luz do honesto cidadão e bom cristão intuído por D. Bosco e que resume o sucesso do Sistema Preventivo. Educar pode ser também sinónimo de construir, de cultivar. Não tenhamos medo de, à semelhança de Domingos Sávio, Miguel Magone, Francisco Besucco e tantos outros, ser nutridos por esta pedagogia que tem em Deus o seu alicerce. Sê um verdadeiro protagonista! Um feliz ano de 2013, contamos contigo! • Sílvio Monteiro Coordenador do Conselho Nacional do MJS “Em Linha” é a newsletter oficial do Movimento Juvenil Salesiano em Portugal Segue-nos também no facebook www.facebook.com/pastoraljuvenilsalesiana Visita o nosso site www.facebook.com/mjs

Upload: provincia-portuguesa-da-sociedade-salesiana

Post on 27-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

"Em Linha" é a newsletter oficial do Movimento Juvenil Salesiano (MJS) e é promovida pela Delegação Portuguesa da Pastoral Juvenil Salesiana. Sai mensalmente no início de cada mês e aborda notícias e vários temas de interesse para os jovens salesianos.

TRANSCRIPT

Page 1: Em Linha n.º 45 - janeiro 2013

45Movimento Juvenil Salesiano

NewsletterJaneiro 2013

Encontro de Pré-Adolescentes realiza-se a 2 de Fevereiro

O Movimento Juvenil Salesiano, a Delegação Nacional Salesiana de Pastoral Juvenil e as Filhas de Maria Auxiliadora voltam a organizar mais um encontro para pré-adolescentes com idades compreendidas entre o 5º ao 6º ano de escolaridade, e que este ano se realiza em Areosa e Vendas Novas.Conhecer e conviver com colegas de outros centros, fomentar o espírito de grupo e de colaboração, e partilhar e celebrar a fé com os outros são alguns dos objetivos deste encontro que se realiza no dia 2 de Fevereiro.Os interessados devem inscrever-se até dia 25 de Janeiro junto do animador, catequista, chefe de escuteiros ou no centro de coordenação pastoral. A inscrição tem um custo de 2 euros que inclui materiais e outras despesas de organização. • Miguel Mendes

Em destaque!

Sê protagonista!Depois de no ano passado termos dedicado tempo e esforço a conhecer

melhor a história de D.Bosco – para perceber que ao longo da sua vida a

sua opção preferencial foram sempre os jovens – eis que em 2013 temos

um novo desafio: aproximar-nos de D. Bosco como educador. Enquanto

Movimento Juvenil Salesiano, é uma oportunidade de viver sem medo

a Espiritualidade Juvenil Salesiana que, mesmo sem notarmos, nos

modela à luz do honesto cidadão e bom cristão intuído por D. Bosco

e que resume o sucesso do Sistema Preventivo. Educar pode ser também

sinónimo de construir, de cultivar. Não tenhamos medo de, à semelhança

de Domingos Sávio, Miguel Magone, Francisco Besucco e tantos outros,

ser nutridos por esta pedagogia que tem em Deus o seu alicerce. Sê um

verdadeiro protagonista! Um feliz ano de 2013, contamos contigo! •

Sílvio MonteiroCoordenador do Conselho Nacional do MJS

“Em Linha”é a newsletter oficial do Movimento Juvenil Salesiano em Portugal

Segue-nos também no facebookwww.facebook.com/pastoraljuvenilsalesiana

Visita o nosso sitewww.facebook.com/mjs

Page 2: Em Linha n.º 45 - janeiro 2013

Foi no primeiro fim-de-semana de Janeiro que os adolescentes participaram no “Flash Bosco”. Na zona norte, o encontro realizou-se em Poiares, e contou com a adesão de cerca de 80 adolescentes.

As actividades de sábado tiveram início com o “Quem quer ser D. Bosco?”, um jogo de perguntas que pôs à prova os conhecimentos dos adolescentes acerca de vários aspectos da vida de João Bosco.

Assim, aos poucos, os participantes foram entrando no espírito do encontro, e reuniram-se em pequenos grupos de trabalho. “A nossa vida é um dom a acolher” foi o primeiro tema que serviu de reflexão para toda a manhã do primeiro dia. A escola, os amigos, a família, as dúvidas normais de um adolescente foram alguns dos tópicos abordados pelos jovens.

Depois de um almoço partilhado bem animado, a tarde de sábado foi preenchida com uma caminhada pela aldeia de Poiares. Durante o percurso, os grupos foram fazendo pequenas paragens nas quais exploraram momentos-chave da vida de S. João Bosco, desde o sonho dos 9 anos até à descoberta da sua verdadeira vocação.

À noite, houve tempo para muitos jogos e brincadeiras, mas os momentos altos aconteciam sempre que cada um dos 7 grupos de trabalho apresentava uma encenação que recriava situações da vida de S. João Bosco aplicadas aos jovens e aos tempos de hoje.

Para que o dia pudesse ser aproveitado ao máximo, depois da habitual Boa-noite dada, desta vez, pela Irmã Ana Carvalho, os adolescentes viram o filme “Kung Fu Panda I”, que serviu de base para as actividades do dia seguinte.

Apesar das poucas horas de sono, energia foi o que não faltou a todos no domingo.

O tema “Jovens à procura de um projeto” guiou os participantes numa reflexão acerca da sua vida pessoal, dos seus sonhos e ambições, criando um paralelismo entre as suas realidades, e o filme visto no dia anterior, que contava a história de um panda cujo sonho era praticar Kung Fu. “Qual o teu sonho?”, “Quais as dificuldades que encontras para o conseguir concretizar?”, “Quantas vezes já sentiste vontade de desistir desse sonho?”, “Acreditas que és especial?” foram algumas das questões lançadas aos jovens.Nesta reflexão, os participantes puderam ainda relacionar os seus sonhos com o projeto de vida de D. Bosco.

No final da manhã, a Eucaristia assinalou o final deste Flash Bosco 2013. •

Salomé Fonseca

FlashBosco 2013reuniu 200 adolescentes

Em análise

Edição Norte (Poiares)

Apesar das poucas horas de sono, energia foi o que não faltou a todos no domingo.

Page 3: Em Linha n.º 45 - janeiro 2013

Em todo o tempo foi palpável o espírito de família, de entreajuda, entre os SDB, FMA e animadores presentes

Aconteceu no fim de semana de 5 e 6 de Janeiro de 2012 em Évora, na casa dos Salesianos, o Flash Bosco Sul com o tema: “Vem conhecer D. Bosco e descobrir um rumo para a vida”. Os participantes e animadores, cerca de 125, eram provenientes das casas FMA de Faro, Vendas Novas, Setúbal e Cascais e das Casas SDB de Évora, Vendas Novas, Lisboa, Manique e Estoril. Com e como D. Bosco, fizeram as malas e partiram à descoberta de um rumo para a vida.

Mesmo os que iniciaram timidamente, por serem muitos e não se conhecerem, terminaram com as habituais despedidas afetuosas.

À chegada, os salesianos Pe. José Jorge e Diogo Almeida propuseram o desafio: um fim de semana para se lançarem à aventura de serem os protagonistas das suas vidas e escreverem o seu próprio caminho. De passaporte na mão, os jovens iniciaram a viagem que os levaria, primeiro, à descoberta de si próprios (em contraponto com a vida de D. Bosco), à descoberta do mundo num peddy-paper de desafios pela cidade alentejana, ao encontro do rumo dos grandes protagonistas salesianos, D. Bosco e Maín e da sua espiritualidade, por meio de ateliers, e, por fim, ao desenho do seu projeto pessoal. Nas diversas etapas, juntavam bagagem:

os cromos que enchiam o passaporte, mas também as novas amizades e a riqueza dos momentos de partilha.

A Eucaristia de Domingo vivida na Comunidade Paroquial, na Paróquia de Maria Auxiliadora, foi um momento para oferecermos ao povo daquela terra a alegria do grupo e de respirarmos a interioridade daquele povo alentejano. Após a Eucaristia com a comunidade paroquial, o encontro terminou com um pátio tipicamente salesiano – os jogos.Em todo o tempo foi palpável o espírito de família, de entreajuda, entre os SDB, FMA e animadores presentes, no sentido de se fazer daqueles dias uma experiência com a marca salesiana.

Desta viagem levam o “guia”: ser protagonista no mundo, como D. Bosco, foi o caminho que os adolescentes dos 7ºs aos 9ºs anos dos ambientes salesianos aprenderam a começar a trilhar e que transportam, agora, para a vida.

A gratidão final, à comunidade salesiana, especialmente ao Pe. José Jorge e Diogo, à comunidade educativa da Escola e aos animadores e adolescentes de Évora foi espontânea e evidente, também, na dificuldade em deixar aquele espaço. •

Catarina Barreto e Ir. Fernanda Luz

Edição Sul (Évora)

Em análise

Page 4: Em Linha n.º 45 - janeiro 2013

A Delegação da Pastoral Juvenil Salesiana da Província Portuguesa está a organizar o Clip D. Bosco, um festival de curtas-metragens destinado a jovens residentes em Portugal, cujo objetivo é potenciar o verdadeiro protagonismo juvenil que, hoje em dia, passa por ser testemunha de Cristo no “continente digital” (mensagem do Papa Bento XVI para o dia Mundial das Comunicações sociais - 2009). É também intenção do festival promover a partilha dos valores salesianos e educar para a correta utilização dos meios de comunicação social.

Em 2013, o tema é “Olhares de Esperança” e pretende espelhar pequenas situações de esperança, de otimismo e de mudança no atual contexto económico-social.

Podem participar no CLIP D.BOSCO, jovens com idade compreendida entre os 14 e os 30 anos e a participação pode ser feita em nome individual ou em grupo, sendo esta feita em duas fases:• Pré-inscrição através do preenchimento de um formulário,

no site da Pastoral Juvenil Salesiana• Inscrição definitiva com detalhes técnicos e pequena sinopse

sobre a curta-metragem

As curtas-metragens a concurso serão avaliadas por um júri designado para o efeito que as avaliará do ponto de vista técnico e de conteúdo/mensagem. Serão premiadas nas seguintes categorias: melhor filme, melhor guião, melhor banda sonora, melhor fotografia e melhor desempenho de atores. •

Para mais informações consulta o regulamento disponível em www.salesianos.pt/pastoral

O Movimento Juvenil Salesiano, a Delegação Nacional Salesiana de Pastoral Juvenil e as Filhas de Maria Auxiliadora voltam a organizar mais um encontro para pré-adolescentes com idades compreendidas entre o 5º ao 6º ano de escolaridade, e que este ano se realiza em Areosa e Vendas Novas.Conhecer e conviver com colegas de outros centros, fomentar o espírito de grupo e de colaboração, e partilhar e celebrar a fé

com os outros são alguns dos objetivos deste encontro que se realiza no dia 2 de Fevereiro.Os interessados devem inscrever-se até dia 25 de Janeiro junto do animador, catequista, chefe de escuteiros ou no centro de coordenação pastoral. A inscrição tem um custo de 2 euros que inclui materiais e outras despesas de organização. • Miguel Mendes

Encontro Pré-Adolescentes realiza-se a 2 de Fevereiro

Clip D. Bosco: um festival de curtas-metragens ao estilo salesiano

Foi notíciaPara mais notícias consulta o nosso site

em www.salesianos.pt/mjs

Navega directamente para a página de notícias do MJS utilizando o QR Code

Olharesde Esperança2013

Fase de Divulgação

e pré-inscrição

31 de Janeiro

Prazo limite de envio

das maquetes

e inscrição definitiva

24 de Março

Fase de produção

e envio da versão final

20 de Abril

Festival

25 de Abril

Organização: Movimento Juvenil SalesianoDelegação Nacional Salesiana de Pastoral Juvenil

Para mais informações consulte o regulamentoem www.salesianos.pt/pastoral

Cartaz do festival “Clip D. Bosco”

Page 5: Em Linha n.º 45 - janeiro 2013

Para descobrires mais sobre santos e beatos salesianos consulta o nosso site em www.salesianos.pt/pastoral

Pensar como D. Bosco *Janeiro é um mês Salesiano, o mês de D.Bosco. Podemos aproveitar esta caminhada até ao dia o dia 31, para aprender um pouco mais sobre o Pai e Mestre dos Jovens. No ano passado tivemos a alegria imensa de ter na nossa presença as Relíquias do Santo que dedicou a sua vida à juventude e todos sentimos que testemunhamos algo de muito especial. Mas o trabalho continua e D. Bosco continua a caminhar, com os teus pés.

Já muito foi dito sobre D. Bosco. Repetimos vezes sem conta as peripécias da sua vida, todos nós temos episódios preferidos, aqueles que nos dizem mais, as frases mais importantes… Mas desta vez queria fazer-te um convite. Um convite a ver a vida como D. Bosco, a experimentar a espiritualidade salesiana.

Esta pequena jornada traz junto de si muitas perguntas: como seria o mundo sem Dom Bosco? Que tipo de coisas faria e diria hoje Dom Bosco? Não tenho respostas concretas, mas deixo-te sete pistas para trazer D. Bosco, hoje, até ti.

Como o grande sonhador que foi, D. Bosco começaria de certeza por te dizer para procurares o que realmente é importante para ti, para o partilhares com os outros e assim realizares o teu sonho (1). Para concretizar os teus sonhos é essencial amares a vida e seguires o teu coração (2), ou seja, procurar estar sempre alegre, cumprir sempre

o dever e ajudar os outros. E mesmo nos momentos mais difíceis, não esquecer que Deus está sempre por perto, na certeza que o céu não está longe (3) e que Maria Auxiliadora nos dá a mão a partir do momento em que entramos numa casa salesiana.

Nem sempre é fácil entender os sinais que Deus coloca na nossa vida, mas temos de nos esforçar e educar o coração para olhar para além do horizonte (4). É importante sermos fortes, seguros e de confiança (5) para que não tenhamos medo de nos gastarmos totalmente pela causa do Reino e assim inspirar outros que estão ao nosso lado.

O Paraíso é a melhor e mais relevante meta de todas e relembra-nos que devemos procurar viver reconciliados (6) porque é difícil compreender a história da nossa vida quando ela está no seu início e até mesmo no seu meio, mas no fim ao unir todos os pontos, como naqueles jogos de criança, a surpresa será feliz – a seu tempo tudo compreenderemos (7).

D. Bosco fez este caminho e percebeu, com muita humildade, que tinha tido ajudas preciosas ao longo do caminho, que Ela tinha feito tudo. E este homem mudou o mundo. Deixemo-nos mudar e inspirar por ele. • Sílvio Monteiro

* Adaptação da Conferência do Pe.

Bruno Ferrero apresentada nos Dias da

Espiritualidade da Família Salesiana em

Janeiro de 2012

Santidade Salesiana

Page 6: Em Linha n.º 45 - janeiro 2013

“Em Linha” é uma iniciativa desenvolvida pelaPastoral Juvenil Salesiana

Visita-nos

www.salesianos.pt/mjswww.salesianos.pt/pastoral

Agenda12 de JaneiroApresentação do Lema RM em Fátima

15 de JaneiroBeato Luís Variara

22 de JaneiroBeata Laura Vicuña

24 de JaneiroSão Francisco de Sales

30 de JaneiroBeato Branislao Markiewicz

31 de JaneiroSão Jão Bosco

2 de FevereiroEncontro de Pré-adolescentes

Abertas as inscrições para a JMJ Rio2013As delegações nacionais do Movimento Juvenil Salesiano da Região Europa Oeste organizaram-se em conjunto para participar nas próximas Jornadas Mundiais da Juventude que irão decorrer no Rio de Janeiro de 23 a 28 de Julho.

Condições e Preços de Inscrição

Viagem: Voo de avião ida e volta, Seguro de viagem, deslocação do aeroporto para a cidade e da cidade para o aeroporto, Autocarro entre São Paulo e o Rio de Janeiro = 1485€

Inscrição: JMJ e Festa MJS = 250€

Outras atividades (dia em Madrid) = 80€

TOTAL = 1815€(O Valor apresentado pode sofrer alterações, uma vez que estamos a procurar alternativas

mais baratas.)

Para inscrições e mais informações envia um e-mail para [email protected]

Para mais informações, consulta a secção JMJ no nosso site!

Navega directamente para a página utilizando o QR Code

Sugestões multimédiaTwitter

Se és utilizador do Twitter, não deixes de seguir o Reitor-Mor em @PascualChavez5 e o Papa BentoXVI em @pontifex.

Vídeo em destaque

Estreia 2013 - Educar como Dom Bosco. Evangelho da alegria e pedagogia da bondadeEste ano o Reitor-Mor, P. Pascual Chávez Villanueva convida-nos, com a estreia de 2013, para conhecer e aprofundar o estilo (aprender e desenvolver a face) do educador de São João Bosco e do seu projeto educativo. É o Evangelho da alegria que Dom Bosco tem oferecido aos seus jovens através da pedagogia do ensino da bondade. •Vê o vídeo completo em:

www.vimeo.com/55863848ou no telemóvel com o QR Code!

Coordenação do n.º 45: Sílvio MonteiroDesign e Composição: Miguel Mendes