em linha - n.º 70 - dezembro 2015

8
1 70 MOVIMENTO JUVENIL SALESIANO EDIÇÃO 70 DE DEZEMBRO DE 2015 A(D)VENTURA-TE! Desafia-te Desafia-te a acolher! Pág. 6 Bem-aventuranças “Bem-aventurados os humildes porque possuirão a terra” Pág. 7 Desafia-te Desafia-te a acolher! Pág. 6 Bem-aventuranças “Bem-aventurados os humildes porque possuirão a terra” Pág. 7

Upload: salesianos-portugal

Post on 24-Jul-2016

214 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

"Em Linha" é a newsletter oficial do Movimento Juvenil Salesiano (MJS) e é promovida pela Delegação Nacional Salesiana de Pastoral Juvenil.

TRANSCRIPT

1

70MOVIMENTO JUVENIL SALESIANO

EDIÇÃO 70 DE DEZEMBRO DE 2015

A(D)VENTURA-TE!Desafia-teDesafia-te a acolher!Pág. 6

Bem-aventuranças“Bem-aventurados os humildes porque possuirão a terra”Pág. 7

Desafia-teDesafia-te a acolher!Pág. 6

Bem-aventuranças“Bem-aventurados os humildes porque possuirão a terra”Pág. 7

Edição 70 | Dezembro 20152

EDITORIAL

A(d)ventura-te!

Já estamos quase a chegar ao Natal e queria-te perguntar se já reservaste algum tempo para “viajar”? Sim, para “viajar” pelo Advento... Para te a(d)venturares numa jornada que não te leva para muito longe em quilómetros, mas que pode mudar a tua vida.

Ao longo das quatro semanas que antecedem o nascimento de Jesus, do momento em que Deus vem ter contigo, a Igreja vai sugerindo que coloques na tua mochila algumas coisas essenciais: a alegria, o perdão, a esperança... Estes recursos são para serem partilhados com os que encontras pelo caminho, como se fosses um dos primeiros a saber que Deus vem aí!

Tens a “obrigação” de contar a todos os que conheces! Deus, ano após ano, não se cansa de nascer de novo... nem nunca se cansará. A maior aventura de sempre começa uma vez mais... Alinhas ou não?

Um Santo Natal e um Feliz 2016! • Sílvio Monteiro

SABIAS QUE…? Dom Bosco sempre fez questão de tratar todos da mesma forma sem olhar a classes sociais.

Em 1884, passou algum tempo como convidado do Bispo de Pinerolo, na residência deste. Um dia, o Bispo, por um compromisso inadiável, teve de deixar o Santo sozinho e este, sem mais nem menos, à hora de almoço chamou todos os funcionários da casa para comer com ele. Como é natural, por medo e por não estarem habituados, tentaram recusar, mas Dom Bosco não lhes deu nenhuma hipótese: “Ou almoçam comigo ou... eu não almoço! Acham que não iremos ficar juntos no paraíso?” • Sílvio Monteiro

“Em Linha” é a newsletter

oficial do Movimento Juvenil

Salesiano em Portugal.

Ficha TécnicaPropriedade:

Delegação Nacional

da Pastoral Juvenil

Salesiana

Coordenador

Conselho

Nacional MJS:

Sílvio Monteiro

Coordenação de

Conteúdos:

Michael Fernandes

Design, paginação

e gestor web:

Miguel Mendes

[email protected]

www.pastoraljuvenil.salesianos.pt

Utiliza o QR Code para ler

este artigo no site da Pastoral

Juvenil Salesiana!

Utiliza o QR Code para ler este artigo no nosso site!

3

FOI NOTÍCIA

Encontros do Pe. Fábio Attard com os jovensEncontros decorreram no Estoril e no Porto nos dias 24 e 25 de novembro, respetivamente.

EM DESTAQUE

Festival Clip D. BoscoTerminou no passado dia 16 de Dezembro, o prazo para pré-inscrição no Festival Clip D. Bosco, tendo a organização recebido cerca de 10 pré-inscrições. Até 16 de Fevereiro decorre a fase de produção das maquetes, cujo envio torna definitiva a inscrição no festival.

Utiliza o QR Code para ler este artigo no site da Pastoral Juvenil Salesiana!Zona Sul

Os jovens de algumas casas do Sul do país, oriundos de diversos grupos, juntaram-se no passado dia 24 de novembro, para um momento de partilha e convívio, recebendo assim com grande alegria o Pe. Fábio Attard. O encontro começou na capela dos Salesianos do Estoril, com a eucaristia animada musicalmente pelos jovens da casa. Na homilia o Pe. Fábio recordou-nos a esperança própria deste tempo de Advento que vivemos e também a necessidade de ler os acontecimentos da vida à luz da fé. Seguiu-se um jantar partilhado onde reinou o convívio e a boa disposição entre todos, bem ao estilo salesiano.

No momento final da noite, após recordarmos o hino do encontro SYMDonBosco 2015 com a respetiva coreo-grafia bem conhecida por todos, houve uma pequena apresentação de cada casa, dos seus jovens e da sua pastoral juvenil. De seguida, os jovens ouviram aten-tamente algumas palavras do Pe. Fábio relatando tudo aquilo que tem conhecido e vivido enquanto respon-sável mundial pela Pastoral Juvenil Salesiana, e como o carisma de Dom Bosco continua vivo e atuante sobre os jovens que se dispõem a fazer parte desta grande

Utiliza o QR Code para mais informações.

Edição 70 | Dezembro 20154

...de alguma forma a história de D.Bosco cruzou-se com a nossa a um dado momento... como é que eu vou responder a isso?

família. Com as suas sábias palavras relembrou-nos que a história não se faz com a maioria, mais sim com aquela minoria juvenil que se interessa e agarra as opor-tunidades. Convidou cada um dos jovens a fazer parte deste grupo, vamos aceitar o desafio! • João Fialho

Zona Norte

Costuma-se dar o nome de “visita de médico” àquelas visitas relâmpago que fazemos a casa de algum fami-liar ou amigo e que normalmente servem apenas para “picar o ponto”. A verdade é que apesar de bastante curta, a visita do Pe. Fábio Attard no passado dia 25 de Novembro (dia de Mãe Margarida!) à zona norte do país, e que centrou nos Salesianos do Porto, foi tudo menos uma “visita de médico”. Por ser a meio da semana, a agenda obrigou a alguma flexibilidade, mas nem isso demoveu os cerca de 50 jovens que estiveram em representação de Mirandela, Poiares, do Porto e ainda da casa das Filhas de Maria Auxiliadora de Arcozelo.

Os participantes encontraram-se com o Pe. Fábio pelas 18h30, para celebrar juntos a Eucaristia, fazendo espe-

cial memória da venerável mãe de Dom Bosco e foi só depois do jantar que escutaram a boa-noite do con-selheiro. Além de nos permitir vislumbrar a dimensão da obra salesiana por todo o mundo, desde logo pelas inúmeras viagens que faz, não deixou de insistir na dis-ponibilidade e abertura de coração para o que Deus quer de nós, para a nossa vocação.

Das palavras que ele nos deixou, fica um desafio importante para cada um de nós que se “mexe” nestes ambientes salesianos: de alguma forma a história de D.Bosco cruzou-se com a nossa a um dado momento... como é que eu vou responder a isso? • Sílvio Monteiro

ESPECIAL

Mensagem de Natal do Provincial“Santo e Feliz Natal são os votos dos SALESIANOS, neste ano jubilar da Misericórdia, no qual se concluem também as celebrações do bicentenário do nascimento de Dom Bosco (1815-2015), apóstolo da Misericórdia junto dos jovens mais necessitados, com coração de Pai.”

Já está online, no site da Província, a mensagem de Natal do Pe. Artur Pereira, Provin-cial dos Salesianos em Portugal, para este Natal de 2015.

Utiliza o QR Code para ler a mensagem completa!

5

Dos cerca de 50 participantes, contou-se com a presença de três portugueses: o João Gonçalves e a Catarina Barreto da parte do Conselho Nacional do MJS, e o Pe. João Chaves, Delegado Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana.

A noite de sexta-feira começou em clima de franca animação salesiana. Entre jogos, danças e desafios, os participantes quebraram o gelo. O local do encontro, a casa Martí Codolar, lugar salesiano tão importante onde Dom Bosco tirou uma das suas mais famosas fotogra-fias (ver acima), deixava assim adivinhar o início de um fim-de-semana auspicioso.

Este ano, em conclusão do triénio de reflexão sobre a Espiritualidade Juvenil Salesiana, o tema proposto pelo Pe. Koldo Gutiérrez, Diretor do Centro Nacional Salesiano de Pastoral Juvenil de Espanha, foi “A Alegria e a Esperança Salesianas”. Centrando a reflexão na Palavra de Deus, o Pe. Koldo levou os participantes à descoberta da alegria e esperança verdadeiras, aquelas que emanam de Cristo ressuscitado. Em grupos, foi construído um decálogo destas características da Espi-ritualidade Juvenil Salesiana com propostas concretas para o caminho a traçar com os jovens do Movimento. Houve também lugar para a partilha de testemunhos de alguns jovens presentes – Carina Baumgartner, Katha-rina Jordan (da Aústria) e Peter Kertys (da Eslováquia). Foi este o espírito que animou os momentos de reflexão pessoal e convívio da manhã de sábado e que foi ver-dadeiramente sentido e respirado por todo o encontro.

O sábado foi também tempo de informações e deci-sões sobre a Jornada Mundial da Juventude de 2016,

em Cracóvia, a divulgar oportunamente, e sobre o Con-fronto Europeu de 2017. No final da tarde, procedeu-se à eleição do novo Conselho Europeu do Movimento. O fim-de-semana foi ainda um espaço privilegiado de oração, em especial pela Paz no Mundo, de adoração e de são convívio.

Ultrapassada uma década de partilha, o Movimento Juvenil Salesiano europeu cresce agora com alicer-ces sólidos e de forma mais consistente, sob o signo da Alegria e da Esperança que nos caracterizam. •

Catarina Barreto

Novo Conselho Europeu do MJS eleito em BarcelonaA XI Assembleia Europeia do MJS, reunida em Barcelona no passado fim-de-semana, elegeu um novo Conselho Europeu para o triénio 2015-2018: Anne-Florence Prrs (da região sul, a que pertence Portugal), Blazka Merkac e Carina Baumgartner.

Utiliza o QR Code para ler

este artigo no site da Pastoral

Juvenil Salesiana!

DESAFIA-TE

Desafia-te a acolher!No Natal celebramos a vinda de Deus ao nosso mundo na pessoa de um Menino, o Deus- -Menino, o Menino de Belém, o Príncipe da Paz, a Fonte da Alegria, a Nascente da Vida.

Deus, por amor e só por amor, faz-se um de nós, pede humildemente para ser aco-lhido na nossa natureza para fazer brilhar ainda mais toda a dignidade que esta possui.

A riqueza do Natal vem de dois corações que se acolhem mutuamente: o de Deus e o do Homem. Sim, dois corações! No Natal não existe só o movimento de Deus em direção ao Homem, mas também o movimento do Homem em relação a Deus. O Menino que nasce para nós, o Deus que nos visita cada ano, traz-nos a Vida e a Alegria de Deus, mas também o desafio de ser acolhido. Não impõe, mas propõe. Por isso, é Natal sempre que nos dispomos a acolher a Deus na nossa vida.

Acolher é um verbo transitivo, expressa uma ação que precisa de ser completada numa determinada realidade. Acolher indica uma ação exterior de acomodar as coisas para que quem chega se possa sentir bem, mas também uma ação interior que nos leva a criar espaços espirituais e psicológicos que são preenchidos com motivações e desejos de acolher quem nos visita. Desta forma, acolher e acolher bem implica uma verdadeira revolução na nossa existência, não só a mudança de ritmos, mas também de intenções. Acolher implica o descentramento de nós mesmos para viver em função do outro.

Jesus foi acolhido fisicamente por muitas pessoas, mas nem todos O souberam acolher bem: abriram-Lhe a porta da casa mas não a porta do coração. Bem diferente foi o caso de Zaqueu. A desculpa de Jesus de querer ficar em sua casa vai implicar de Zaqueu não só a preparação um banquete para Jesus, mas também o acolhimento da sua mensagem, da sua proposta de salvação, visível nos seus propósitos de con-versão. É impossível acolher verdadeiramente Jesus e ficar igual. É impossível acolher verdadeiramente Jesus sem que a sua Graça e os seus critérios não transformem a nossa existência. E porque comporta tudo isto, é por isso que ainda hoje é um desafio acolher Jesus.

Neste Ano Santo da Misericórdia o Papa Francisco recorda-nos que “na raiz do Evan-gelho da misericórdia, o encontro e o acolhimento do outro entrelaçam-se com o encontro e o acolhimento de Deus: acolher o outro é acolher a Deus em pessoa!”

Neste Natal desafia-te a acolher Jesus! Aceita transformar a tua vida à luz do Evan-gelho! Então sim, uma nova luz brilhará na tua vida! Então sim será Natal! Então sim, Deus nascerá verdadeiramente em ti. Não tenhas medo. Neste Natal, desafia-te a acolher Jesus. • Pe. João Chaves, sdb

Edição 70 | Novembro 20156

Utiliza o QR Code para ler

este artigo no site da Pastoral

Juvenil Salesiana!

7

Também como as outras, refere-se à humildade e, em última mas também primeira instância, ao amor.

Todas elas, não substituindo mas completando os Dez Mandamentos que nos tinham sido dados pelo próprio Deus através de Moisés, ajudam na preparação para alcançar o Reino dos Céus que, segundo Jesus, está próximo.

A humildade, a mansidão, é uma característica do próprio Jesus e, por isso, deveria ser também de todo aquele que afirma acreditar no Cristo, Filho de Deus. É também uma condição para estar com Deus, com Jesus e com o Espírito Santo no Rei- no dos Céus. Maria é o exemplo perfeito do que refiro. Sendo totalmente humana, podemos vê-La, nas páginas dos evangelhos,

mansa e humilde, sem se orgulhar ou envaidecer por ser escolhida por Deus, por ser Mãe do Filho do Altíssimo e também da humanidade inteira.

Assim, chegamos ao resultado. Por ser humilde, Maria possui a terra. A humanidade foi-Lhe entregue pelo Seu Filho aos pés da Cruz e o sucessor de Pedro, Papa Pio XII, consagrou-Lhe o mundo.

A humildade não é então apenas uma característica do Jesus divino. É também característica da Maria humana que, por sê-lo, mostra-nos que também cada um de nós o pode ser. E a esses pertencerá a terra como já agora pertence à Mãe do Céu. Um dia, a justiça de Deus far-se-á e as promessas cumprir-se-ão. O Reino de Deus está próximo. • J. Filipe Ressurreição

BEM-AVENTURANÇAS

“Bem-aventurados os humildes porque possuirão a terra”Como todas as bem-aventuranças proclamadas por Jesus no célebre Sermão da Montanha, a de que aqui falaremos é também constituída por duas partes, fáceis de identificar: uma condição e um resultado.

Artigo publicado originalmente na revista Godzine (godzine.cristojovem.com)

Utiliza o QR Code para ler

este artigo no site da Pastoral

Juvenil Salesiana!

Edição 70 | Dezembro 20158

SUGESTÕES MULTIMÉDIA

Boletim 2015Programa D. Bosco Projeto Vida

Já saiu o Boletim de 2015 do Programa D. Bosco Projeto Vida! Fica a conhecer as suas iniciativas e as

histórias de jovens que dedicaram o seu verão ao Voluntariado Internacional. Ajuda-nos a ajudar!

Lê o boletim em www.bit.ly/boletimpdpv2015 ou através do QR Code

DIVULGAÇÃO

Encontro MJS 2016É já no próximo dia 16 de janeiro que se realiza o grande Encontro MJS destinado a pré-adolescentes, adolescentes e jovens dos vários ambientes salesianos espalhados pelo país.

É objetivo deste encontro favorecer o convívio com participantes da mesma idade de outros centros salesianos; dar continuidade à caminhada realizada no próprio centro e partilhá-la com outros; crescer na maturidade humana, relacional e espiritual; partilhar e celebrar a fé em conjunto.

Este encontro realiza-se em Arcozelo e nos Salesianos do Porto, na zona norte, e os Salesianos do Estoril acolhem o encontro na zona sul. Não te esqueças que o prazo de inscrição termina a 11 de janeiro.

Para mais informação consulta o nosso site: www.pastoraljuvenil.salesianos.ptou através do QR Code.

Recebe o Em Linha na tua caixa de e-mail. Inscreve-te em www.pastoraljuvenil.salesianos.pt