bússola n.º 32 - janeiro 2015

4
PROVÍNCIA PORTUGUESA DA SOCIEDADE SALESIANA EQUIPA PROVINCIAL DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL N.º 32 JANEIRO 2015 bússola > IR. ALZIRA SOUSA, FMA Antes de os rapazes de Valdocco se irem deitar, Dom Bosco reunia-os para lhes dizer uma mensagem. Contava al- gum dos seus sonhos, recordava uma regra de boa educação, convidava-os à Eucaristia e à Reconciliação. O que movia o seu coração era uma autênti- ca paixão pelos jovens, não uma mera simpatia ou o desejo de fazer boa figu- ra. Os jovens habitavam mesmo o seu coração plasmado à imagem de Jesus, o bom pastor – que nenhum se perca, pois é em Cristo que alcançam a vida em abundância. Don Angel Artime, na Estreia deste ano e noutros momentos bem o diz: ser hoje como Dom Bosco, para os jovens, em fidelidade e criatividade, parte do estar com os jovens. A paixão de estar com os jovens não depende da idade ou de encontrar-se presencialmente com eles, é abertura da mente e do coração para valorizar e amar o mundo dos jovens, é tê-los nas orações e pensamentos constantemente oferecidos a Deus por eles. É a força do «Da mihi animas, ce- tera tolle»! Este sonho continua hoje a realizar-se em nós - FMA, SDB, Família Salesiana e jovens – quando colocamos as nossas energias e a nossa vida no «pertencer sempre mais a Deus, sempre mais aos irmãos e irmãs, sempre mais aos jo- vens.» (Pe. Ángel Fernández Artime) 2015: DOM BOSCO E OS JOVENS em dia ser felizes ESTAMOS NO MÊS DEDICADO A S. JOÃO BOSCO. EM TODAS AS CASAS SALESIANAS O MÊS DE JANEIRO É PROPÍCIO A UM APROFUNDAMENTO DA VIDA E ENSINAMENTOS DO PAI E MESTRE DA JUVENTUDE. EM CONCORDÂNCIA COM O LEMA DESTE ANO – DAR VIDA AO SONHO – S. JOÃO BOSCO É O EXEMPLO EXÍMIO DE ALGUÉM QUE LUTOU E DEU VIDA AO SONHO. João Bosco sonhador > MICHAEL FERNANDES © COLLE DOM BOSCO/CAMPOBOSCO 2014 Todos nós temos os nossos sonhos: sonhamos com um ano novo e uma vida à medida dos nossos sonhos. E cada um tem os seus, mais ou menos altruístas. João Bosco, com apenas 9 anos, também teve um sonho. O sonho mais famoso da sua vida – o sonho dos 9 anos. De todas as interpretações apresentadas, a que acer tou foi sua mãe Margarida que pensou para si: «Quem sabe se um dia não virás a ser sacerdote!» Com aquela idade, João Bosco não percebeu o que aquele sonho queria significar. O tempo, sempre sábio nestas coisas, ensinou-lhe que o caminho a seguir era dedicar-se à juventude! No entanto vemos aqui como tudo parece vir a acontecer, numa espécie de profecia. Um sonho que se tornará realidade na vida daquele jovem que vê em tudo um dedo de Deus. Oxalá todos aprendêssemos a alegria de sentirmos que tudo o que de bom nos acontece tem a marca de Deus. Um sonho. Muito por viver ainda, mas a cer teza de estar no caminho cer to.

Upload: provincia-portuguesa-da-sociedade-salesiana

Post on 07-Apr-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal da Equipa de Pastoral Vocacional da Província Portuguesa da Sociedade Salesiana.

TRANSCRIPT

Page 1: Bússola n.º 32 - Janeiro 2015

PROVÍNCIA PORTUGUESA DA SOCIEDADE SALESIANA

EQUIPA PROVINCIAL DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL

N.º 32JANEIRO 2015

bússola

> IR. ALZIRA SOUSA, FMA

Antes de os rapazes de Valdocco se irem deitar, Dom Bosco reunia-os para lhes dizer uma mensagem. Contava al-gum dos seus sonhos, recordava uma regra de boa educação, convidava-os à Eucaristia e à Reconciliação. O que movia o seu coração era uma autênti-ca paixão pelos jovens, não uma mera simpatia ou o desejo de fazer boa figu-ra. Os jovens habitavam mesmo o seu coração plasmado à imagem de Jesus, o bom pastor – que nenhum se perca, pois é em Cristo que alcançam a vida em abundância. Don Angel Artime, na Estreia deste ano e noutros momentos bem o diz: ser hoje como Dom Bosco, para os jovens, em fidelidade e criatividade, parte do estar com os jovens. A paixão de estar com os jovens não depende da idade ou de encontrar-se presencialmente com eles, é abertura da mente e do coração para valorizar e amar o mundo dos jovens, é tê-los nas orações e pensamentos constantemente oferecidos a Deus por eles. É a força do «Da mihi animas, ce-tera tolle»!Este sonho continua hoje a realizar-se em nós - FMA, SDB, Família Salesiana e jovens – quando colocamos as nossas energias e a nossa vida no «pertencer sempre mais a Deus, sempre mais aos irmãos e irmãs, sempre mais aos jo-vens.» (Pe. Ángel Fernández Artime)

2015: DOM BOSCO

E OS JOVENS

em dia

ser felizes

� ESTAMOS NO MÊS DEDICADO A S. JOÃO BOSCO. EM TODAS AS CASAS SALESIANAS O MÊS DE JANEIRO É PROPÍCIO A UM APROFUNDAMENTO DA VIDA E ENSINAMENTOS DO PAI E MESTRE DA JUVENTUDE. EM CONCORDÂNCIA COM O LEMA DESTE ANO – DAR VIDA AO SONHO – S. JOÃO BOSCO É O EXEMPLO EXÍMIO DE ALGUÉM QUE LUTOU E DEU VIDA AO SONHO.

João Bosco sonhador

> MICHAEL FERNANDES

© C

OLL

E D

OM

BO

SCO

/CA

MPO

BOSC

O 2

014

Todos nós temos os nossos sonhos: sonhamos com um ano novo e uma vida à medida dos nossos sonhos. E cada um tem os seus, mais ou menos altruístas. João Bosco, com apenas 9 anos, também teve um sonho. O sonho mais famoso da sua vida – o sonho dos 9 anos. De todas as interpretações apresentadas, a que acertou foi sua mãe Margarida que pensou para si: «Quem sabe se um dia não virás a ser sacerdote!»Com aquela idade, João Bosco não percebeu o que aquele sonho queria significar. O tempo, sempre sábio nestas coisas, ensinou-lhe que o caminho a seguir era dedicar-se à juventude!No entanto vemos aqui como tudo parece vir a acontecer, numa espécie de profecia. Um sonho que se tornará realidade na vida daquele jovem que vê em tudo um dedo de Deus. Oxalá todos aprendêssemos a alegria de sentirmos que tudo o que de bom nos acontece tem a marca de Deus. Um sonho. Muito por viver ainda, mas a certeza de estar no caminho certo.

Page 2: Bússola n.º 32 - Janeiro 2015

página 2n.º 32 Janeiro 2015

papa francisco fala contigo

Naquela manhã, quando se despedia da esposa, nunca teria pensado que iria voltar sem dinheiro e com pressa para dizer à sua esposa que preparasse um banquete. O banquete para Aquele que o tinha amado primeiro; que o havia surpreendido com algo mais importante do que todo o dinheiro que ele tinha. [...]Para ser sapientes, usai as três linguagens: pensar bem, sentir bem e fazer bem. E para ser sapientes, deixai-vos surpreender pelo amor de Deus! Ide e gastai a vida!Quem veio com um bom programa para nos ajudar a ver que podemos fazer na vida, foi Rikki. Contou todas as actividades, tudo aqui-lo que fazem, tudo o que querem fazer. Obri-gado, Rikki! Obrigado pelo que fazeis, tu e os teus companheiros. Mas, quero fazer-te uma pergunta: Tu e os teus amigos estais compro-metidos em dar – dais, dais, dais, ajudais... –, mas deixais também que vos dêem? Res-ponde no teu coração. No Evangelho, que há pouco ouvimos, há uma frase que, para mim, é a mais importante de todas. O Evangelho diz que Jesus fitou o olhar naquele jovem e o amou: «Falta-te apenas uma coisa» (Mc 10, 21). Cada um de nós ouça em silêncio esta frase de Jesus: «Falta-te apenas uma coisa».Que me falta? A todos aqueles que Jesus ama muito porque dão muito aos outros, eu pergunto: Deixais vós que os demais vos dêem outras riquezas que vós não tendes? [...] Quantos jovens como vós, que estão aqui, sabem dar, mas não são igualmente ca-

«DEIXAIS VÓS QUE OS DEMAIS VOS DÊEM OUTRAS RIQUEZAS QUE VÓS NÃO TENDES?»Encontro do Papa Francisco com os jovens na Universidade de S. Tomás, em Manila, Filipinas, durante a viagem apostólica ao Sri Lanka e às Filipinas, entre 12 e 19 de janeiro

> VATICANO

contemplar

PAI, DÁ-NOS JESUS!

> IR. LINDA VIEIRA, FMA

pazes de receber! «Falta-te apenas uma coisa». Isto é o que nos falta: aprender a mendigar daqueles a quem damos. Isto não é fácil de compreender: apren-der a mendigar. Aprender a receber da humildade daqueles a quem ajudamos. Aprender a ser evangelizados pelos pobres. As pessoas que ajudamos – pobres, doentes, órfãos… – têm tanto para nos dar. Faço-me mendigo e peço também isto? Ou então sinto-me auto--suficiente e sei apenas dar? Vós que viveis dando sempre e julgais que de nada precisais, sabeis que sois verda-deiramente pobres? Sabeis que tendes uma grande pobreza e precisais de re-ceber? Deixas-te ajudar pelos pobres, pelos doentes e por aqueles que aju-das? Isto é o que ajuda a amadurecer os jovens comprometidos como Rikki no trabalho de dar aos outros: aprender a estender a mão a partir da sua miséria.Há alguns pontos que eu tinha preparado. O primeiro, que já disse, é aprender a amar e deixar-se amar. [...] Temos outro desafio, que é cuidar do meio ambiente. [...] E, finalmente, há o desafio dos pobres. [...]Isto é o que eu vos queria dizer. Per-doai-me porque não li quase nada do que tinha preparado. Mas há uma ex-pressão que me consola um pouco: «A realidade é superior à ideia». E a rea-lidade que apresentastes, a realidade que sois é superior a todas as respos-tas que eu tinha preparado. Obrigado!»

«[...] O verdadeiro amor é amar e dei-xar-me amar. É mais difícil deixar-me amar do que amar. Por isso é tão difícil chegar ao perfeito amor de Deus, por-que podemos amá-Lo, mas o importan-te é deixar-se amar por Ele. O verda-deiro amor é abrir-se a este amor que nos precede e gera surpresa. Se tudo o que possuís é informação, toda a informa-ção, estais fechados às surpresas; o amor abre-te às surpresas: o amor é sempre uma surpresa, porque pressupõe um diálogo a dois. Entre quem ama e quem é amado. [...] No desafio do amor, Deus manifesta-Se com surpresas. Pensemos em São Mateus… Era um bom homem de negócios; mas traía a sua pátria porque recolhia os impostos dos judeus para os dar aos romanos. Enfim, es-tava cheio de dinheiro e recebia os impostos. Passa Jesus, fixa-o e diz-lhe: «Segue-Me!» Aqueles que estavam com Jesus, dizem: Chama este que é um traidor, um vilão? Ele vive agarrado ao dinheiro... Mas a surpresa de ser amado vence-o e ele segue Jesus.

Pai, dá-nos Jesus!

“Pai dá-me o dom mais belo, maior e mais precioso que tens: Jesus!Quando eu estiver doente, dá-me Jesus, por-que ele é a saúde.Quando estiver triste e deprimido, dá-me Je-sus, porque ele é a alegria.Quando me sentir fraco, dá-me Jesus, por-que ele é a força.Quando me sentir sozinho, dá-me Jesus, porque ele é o amigo.Quando me sentir preso, dá-me Jesus, por-que ele é a liberdade.Quando sentir desânimo, dá-me Jesus, por-que ele é a vitória.

Quando estiver nas trevas, dá-me Jesus, por-que ele é a luz.Quando me sentir pecador, dá-me Jesus, porque ele é o Salvador.Quando tiver necessidade de amor, dá-me Jesus, porque ele é o amor.Quando eu estiver com fome e precisar de pão, dá-me Jesus, porque ele é o pão da vida.Quando precisar de dinheiro, dá-me Jesus, porque ele é a infinita riqueza.Pai, seja qual for meu pedido, seja qual for minha necessidade,responde-me com uma só palavra, tua eter-na Palavra: Jesus.”(Pe. Serafino Falvo)

Neste mês de janeiro em que celebra-mos tantos acontecimentos, fixemo--nos Naquele que deve ser o centro da nossa vida!

© Bullit Marquez/AP Photo

Page 3: Bússola n.º 32 - Janeiro 2015

página 3n.º 32 Janeiro 2015

acontece

Quando nos propomos olhar especifi-camente para a descoberta vocacio-nal, é relativamente fácil olhar para uma série de atividades e chamar de vocacionais. Mas o poder da vocação vai mais fundo do que umas ações. É a descoberta do sentido que se dá à própria vida. Desta forma, convidá-mos alguns animadores mais cresci-dos do MJS do Funchal a partilhar o que significa “acontecer a descoberta vocacional desde a perspetiva sale-siana”. Cuidado…! Podes ficar impres-sionado!

Chamamento 1 Pedro Barbosa“Ser animador Salesiano e descobrir a mi-nha vocação é crescer e fazer crescer. É edificar uma casa sobre uma pedra firme que é D. Bosco. É encarnar os seus ideais, as suas convicções, o seu amor pelos jo-vens e a sua Fé em Deus e em Maria Au-xiliadora e fazer da minha vida instrumento da sua missão bicentenária.Como animador Salesiano, o meu objetivo é fazer a diferença na vida dos jovens e deixar um impacto que perdure e que os marque. É procurar fazer da minha vida um amplificador dos seus dons e da sua voz. É catapultá-los para um mundo onde são bem-vindos e onde também eles podem fazer a diferença. É transformar amigos em família.Ser animador Salesiano é ser explorador, é procurar ser o melhor, é pensar mais alto e ser sonhador. A verdade é que não há nada mais gratificante que saber que a pe-quena mudança que fizeste se tornou num movimento imparável na vida de alguém. E o melhor disto tudo é pensar que parte de mim, ficará para sempre na vida de todos os jovens que ajudei a crescer.”

Chamamento 2 Carina SousaSer animadora Salesiana há quase seis anos, é ser especial, algo que quem vê por fora não imagina como é. Desde os novos aos mais velhos são todos miúdos especiais com alguma característica que os carateriza e os torna especiais para mim. Acompanhá-los é algo incrível, estan-do juntos quando eles estão satisfeitos ou quando estão um pouco em baixo.Ser animadora Salesiana só tem enriqueci-do a minha vida. Tenho feito amizades im-portantes e descoberto mais do meu “eu”, libertar-me mais, realizando atividades que nunca esperaria fazer mas com a força de todos e ajuda conseguimos. Também me ajudou a controlar mais a minha forma de

> CARINA BARBOSA, CARINA SOUSA, JOÃO PINTO E PEDRO BARBOSA

O CHAMAMENTO E DESCOBERTA VOCACIONAL NO ANIMADOR SALESIANO

ser, pois acontecia facilmente sair da calma, mas agora com esta rica experiência já não tanto. Tenho que agradecer esta opor-tunidade, os momentos que tenho tido, também a todos os outros animadores que, como eu, partilham o mesmo sentir e não querem largar o MJS por nada deste mundo.”

Chamamento 3 Carolina Barbosa“Ser animadora Salesiana é encarnar na sua plenitude D. Bosco, é ser no hoje o seu testemunho vivo. É algo que faz parte da minha identidade enquanto pessoa e como tal que me define. É acima de tudo um compromisso, perante os jovens e pe-rante Deus. Ser animadora Salesiana é para mim sinó-nimo de entrega. É todos os dias, uma des-coberta, é ser capaz de dar-se aos outros e é ver crescer. É estar presente e ser capaz de marcar a diferença na vida dos jovens, com um gesto, uma palavra, um sorriso. É não deixar-me acomodar, é procurar con-tinuamente novas maneiras de me superar e saber dar ainda mais de mim. É pegar nos seus sonhos e torná-los realidade.”

Chamamento 4 João Pinto“Ser animador salesiano não é um passa-tempo, é uma vocação, um chamamento e é tão simples de o ser, basta estar, sim-plesmente estar presente.O desafio que me é proposto é ser ani-mador Salesiano, passando também por alegrar um grupo, mas é atender principal-mente às necessidades dos mais jovens e entregar-se aos mais necessitados de cor-po e alma, assim como D. Bosco. É ele que me coloca a mim este desafio e reforço com o exemplo do “Bom Pastor”. Ele não foi à procura da ovelha boa e forte, antes pelo contrário, vai ao encontro da ovelha perdida e fraca, pois é essa que precisa de ajuda.Com efeito, o que descobri foi um exemplo de amor que desde sempre vive na nos-sa sociedade, descobri que posso fazer mais e não preciso de ser grande para fazer grandes coisas, são os pequenos e simples atos que fazemos no nosso dia-a--dia que marcam a vida dos outros. E foi o facto de um rapazinho que vivia no campo, sem estudos e de uma família pobre, “vi-rou” o jogo e cria um família enorme para todos os jovens que se sentem oprimidos e abandonados. D. Bosco deu-lhes uma casa, melhor, deu-lhes um lar.Deste modo, eu vejo mais uma porta aber-ta com um convite “Vem e segue-me”, so-mos todos convidados a ser como D. Bos-co, basta cuidar e estar presente, escutar e falar, rir e brincar, com os jovens. Encarnar a vivência de D. Bosco não é difícil. Somos capazes de ser os “D. Boscos” de hoje.

Page 4: Bússola n.º 32 - Janeiro 2015

página 4n.º 32 Janeiro 2015

O Gabinete para a População, Refugia-dos e Migração do Departamento de Estado dos Estados Unidos da Améri-ca atribuiu uma sub-concessão à Pro-curadoria Missionária de Madrid, para ajuda ao Projeto “Novos Inícios”, que a ONG salesiana desenvolve pelo quinto ano consecutivo a favor dos refugiados singaleses Tamil. O projeto é desenvol-vido no estado indiano do Tamil Nadu para ajuda os refugiados do Sri Lanka de etnia tamil, e através dele, até hoje, perto de 2.500 refugiados receberam bolsas de formação.

A Procuradoria Missionária Salesiana de Madrid criou o seu projeto “Novos Iní-cios” em 2010, dirigido a jovens – homens e mulheres – refugiados do Sri Lanka, que vi-vem nos campos de refugiados em diversos distritos da Índia. Os Salesianos oferecem for-mação, todos os anos, a cerca de 700 pes-soas, através de uma rede de nove escolas salesianas, distribuídas pelo sul da Índia. En-tre elas, cerca de 500 mulheres beneficiam de programas para a criação de pequenas empresas nos campos (de refugiados).O programa oferece formação prática, atra-vés de capacitação profissional e técnica, que se traduz num trabalho retribuído, o que permite aos alunos sustentarem as suas famílias.“Jovens rapazes que anteriormente trabalhavam como pintores ou em trabalhos não-qualificados em construções por um único dólar por dia, passaram a ocupar car-gos técnicos nas empresas locais e regionais através deste Programa” – explica Neill Olan-da, responsável pelo projeto. “Alguns apro-veitaram a sua formação para sair da zona e procurar emprego nas empresas tecnológi-cas e do ramo automóvel do centro industrial de Chennai”, capital do estado Tamil Nadu.

O programa promove também a igualdade de género e oferece oportunidades às mu-lheres, ajudando-as na procura de emprego numa empresa local, ou, se quiserem, a ficar em casa com os filhos pequenos, embora continuando a trabalhar. Graças ao projeto salesiano “Novos Inícios”, as mulheres em-presárias têm condições para oferecer, como grupo, os seus produtos às empresas locais e, ao mesmo tempo, continuar a cuidar da fa-mília. Muitas vezes as mulheres com crianças pequenas têm relutância em deixar os cam-pos de refugiados para frequentar a escola de formação. Para responder a essa reali-dade, a Procuradoria de Madrid criou um programa que leva a formação aos campos de refugiados. As mulheres podem aprender a fazer bijuteria, corte e costura, e são-lhes oferecidos também cursos de administração de pequenas empresas. O programa ajuda--as ainda a montar cooperativas, e um pro-grama de microcrédito apoia nos investimen-tos necessários.

Ver mais: www.misionessalesianas.org

vem aí� 24 DE JANEIRO

FESTA DE S. FRANCISCO DE SALES

� 31 DE JANEIRO S. JOÃO BOSCO

� 2 DE FEVEREIRO APRESENTAÇÃO DO SENHOR DIA DO CONSAGRADO

� 17 DE FEVEREIRO CARNAVAL

� 18 DE FEVEREIRO QUARTA-FEIRA DE CINZAS

� 19-25 DE FEVEREIRO SEMANA MISSIONÁRIA SALESIANA

� 21 DE FEVEREIRO ENCONTRO DE PRÉ-ADOLESCENTES NORTE - AREOSA SUL - SETÚBAL

BússolaJornal da Equipa

de Animação Vocacional

Gostavas de conhecer melhor a vocação

salesiana?Contacta-nos!

[email protected]

sugestões

HINO JMJ CRACÓVIA 2016 Foi apresentado no dia 6 de janeiro, o Hino da Jornada

Mundial da Juventude de 2016 com o nome “Bem-aventurados os misericordiosos”. Já foi também apresentada pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, a versão portuguesa da letra do hino.

MJS DOM BOSCO 2015 Já começou a divulgação do

grande encontro mundial do MJS marcado para o mês de agosto em Turim. Além do site oficial (www.symdonbosco2015.com) disponível em Italiano e Inglês, a Delegação Nacional de Pastoral Juvenil Salesiana lançou também uma área especial no seu site onde será possível consultar todas as informações e notícias sobre este encontro (www.pastoraljuvenil.salesianos.pt/index.php/mjs/mjsdombosco2015).

> MIGUEL MENDESCAPACITAR E PROMOVER AS MULHERES

animais ferozes> MISIONES SALESIANAS

PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA OS REFUGIADOS DE SRI LANKA DE ETNIA TAMIL APOIADO PELOS EUA

Em 2013, 350

jovens refugiados

tamil receberam

os diplomas