vício e droga

22
Seminário de Geografia Tema: DROGAS

Upload: jjoanicio-benevinuto-benevinuto

Post on 15-Apr-2016

228 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Material pedagógico.

TRANSCRIPT

Seminário de Geografia

Tema: DROGAS

Componentes

Professora: Eridan Melo

Energia, entusiasmo, criatividade e inquietude são palavras que podem ser associadas à juventude. O jovem é a força motriz capaz de desencadear grandes mudanças na sociedade. Enquanto a infância é ambiente oportuno para conscientização, a coragem e o entusiasmo juvenis são propícios para engendrar, na prática, as ações necessárias na construção de uma sociedade melhor.

O universo juvenil está demasiadamente permeado por conflitos e choques socioculturais. Para os questionamentos dos jovens, a sociedade não tem respostas satisfatórias. Ao contrário, os problemas que atingem a juventude desafiam as instituições e o poder público. Um dos maiores desafios é lidar com a bolha da violência e das drogas.

O que são as drogas?

O dicionário define droga como substância usada em medicina ou como estimulante ou narcótico. Este é o ponto de partida ao qual se acrescentam diferentes elementos tais como: “substâncias que alteram o sistema Nervoso Central das pessoas que as consomem”.

Assim, em termos gerais, podemos considerar como droga todo o tipo de substância que altera o indivíduo, o seu estado de consciência e o seu comportamento.

Drogas estimulantesDrogas estimulantes aumentam a atividade cerebral: o tempo de vigília é aumentado, a atenção é reforçada e há aceleração do pensamento – o que leva à euforia. Cafeína e nicotina são estimulantes naturais legalizados. Anfetaminas podem ser utilizadas pela medicina como moderadores do apetite, mas também são usadas sem o aval do médico. Cocaína e crack são consumidos por vias intranasais, pela aspiração do pó ou da fumaça, ou de forma injetável. Têm alto tropismo, ou seja, o usuário tem grandes chances de se tornar dependente.

Drogas depressorasDrogas depressoras diminuem a atividade do cérebro, tendo propriedades analgésicas. Usuários desse tipo de psicotrópico apresentam movimentos lerdos, a atenção e o tempo de vigília diminuem. O álcool é uma substância lícita, mas o consumo frequente e prolongado pode levar ao vício e a doenças graves.

Benzodiazepínicos (tranquilizantes ou calmantes) são usados no tratamento de alguns distúrbios emocionais, como tensões e ansiedades. No entanto, podem causar efeitos adversos graves e causam rápida dependência.

Opiáceos podem ser naturais, extraídos da papoula; semissintéticos, a partir da morfina (heroína), e sintéticos (meperidina). Têm alto potencial de dependência, usados como analgésicos e sedativos pela medicina em sua forma sintética. Lança-perfume, benzina, alguns tipos de cola, clorofórmio e éter são inalantes: provocam tonturas e relaxamento da musculatura, com alterações perceptivas do tempo e do espaço.

Drogas perturbadoras, ou alucinógenasFrequentemente causam ilusões visuais e alterações nos sentidos. Não aumentam nem diminuem a atividade do cérebro, mas fazem com que o órgão funcione de maneira diferente. Essas substâncias, até onde se sabe, não têm utilidade clínica e são ilegais. Mescalina, psilocibina (cogumelo), maconha, LSD, Ayahuasca (o “chá” do Santo Daime), ecstasy e anticonérgicos fazem parte deste grupo.

A mescalina tem efeitos psicodélicos semelhantes embora menos intensos que o LSD. A maconha causa alterações cognitivas e de humor, aumento exagerado de apetite e, em alguns casos, desencadeia quadros agudos de pânico e paranoia. O chá do Santo Daime pode também levar a quadros psicóticos. O ecstasy (droga sintética derivada da anfetamina) tem tanto propriedades estimulantes como alucinógenas, afetando e lesando o sistema serotoninérgico, responsável pelo controle do humor e impulsos.

Curiosidades Ao longo da História, muitos conflitos ocorreram por causa da droga. De 1830 a 1860 as Guerras do Ópio foram travadas entre ingleses e chineses, que não queriam mais permitir a entrada do entorpecente extraído da papoula em seus territórios. Derrotada, a China teve de aceitar a legalização da importação para o país até 1949 e lidar com o crescente problema de saúde decorrente da dependência química.

LSAA descoberta dos efeitos alucinógenos do LSA foi acidental, quando o médico suíço Albert Hoffman manipulava ácido obtido a partir do alcaloide de um fungo em seus estudos. Durante o trabalho, ele percebeu que se sentia tonto. Além disso, teve vertigens e era capaz de ver luzes coloridas intensas ao seu redor.

MACONHA Em alguns países a maconha é liberada para fins medicinais, estimulando o apetite e diminuindo a dor de pacientes com câncer terminal, glaucoma, portadores de HIV ou doenças que causam espasmos musculares, como o Parkinson. O consumo recreacional da maconha é popular na Holanda, Bélgica, Suíça e Canadá.

OVERDOSE A quantidade necessária de cocaína para provocar uma overdose – situação em que o organismo é incapaz de metabolizar as substâncias, causando um quadro grave de intoxicação – varia de um indivíduo para o outro. A morte pode ocorrer após o consumo de 0,2 a 1,5 grama de droga pura. Esse risco é maior se houver injeção direta no sangue.

Porque é que os jovens tomam drogas?Vários estudos científicos têm sido realizados ao longo dos anos procurando as causas que conduzem ao uso e/ou abuso de substâncias psicoativas. Apesar de não existir uma tipologia estanque que identifique de forma exata e exaustiva a origem do consumo, existem alguns fatores apontados como comuns e culturalmente transversais: por diversão, descontração, prazer, curiosidade, procura da felicidade, desenvolvimento de autoconfiança, aventura, integração num grupo específico, auto e heteroaceitação, para ouvir e dançar certo tipo de música, ficar acordado à noite, revolta, rebeldia, má gestão de sentimentos, suavizarem a ressaca, entre outros.

Dependência A dependência surge quando após o uso regular de uma substância, para se obter o mesmo efeito inicial, o indivíduo tem de ir aumentando as doses, até ao momento em que se desenvolve uma dependência física/psicológica.

Quais as consequências do uso de drogas?Sendo que as drogas são “substâncias que alteram o sistema Nervoso Central das pessoas que as consomem” a maior consequência é o desenvolvimento de dependência física e psicológica ao estímulo que as mesmas provocam.

Qual  a diferença entre "drogas duras" e "drogas

leves"?

A designação de "duras" e "leves", é uma distinção não científica mas que permite classificar a periculosidade e gravidade das diferentes drogas. São consideradas drogas duras a Heroína, Cocaína, os Barbitúricos, isto é, drogas muito perigosas e com consequências muito graves para a saúde e drogas leves o cannabis, cigarro, álcool, pastilhas, tranquilizantes, drogas consideradas menos perigosas e com consequências menos sérias em termos de dependência física. Não obstante, droga é droga e a experiência tem-nos mostrado que o verdadeiro perigo é começar a experimentar, mesmo as ditas "leves" porque são estas que abrem as portas às outras e aumentam a nossa curiosidade. Por isso, com o tempo até aquilo que, por alguns é considerado leve, pode-se tornar pesado.

Quando falamos em dependência química falamos logo em drogas ilícitas, cocaína, maconha, crack, entre outras, mas o grande inimigo, o alcoolismo, está camuflado na sociedade, que na verdade sequer é considerado uma droga que causa dependência física e psicológica por grande parte da sociedade.A venda é livre e o álcool integra a cultura atual ligada ao lazer e à vida social, uma reunião em casa de amigos, o happy hour depois de um dia estressante, a balada no sábado à noite, uma paradinha no bar depois do trabalho não têm sentido sem a bebida alcoólica.Nas primeiras doses de álcool pode ser relaxante, mas desaparece com o aumento do consumo. Muitos conseguem beber com moderação e são raros as pessoas reconhecerem que estão fazendo uso abusivo. E esse uso abusivo pode no futuro, causar doenças no fígado, transformar o humor do usuário, além de causar acidentes e situações trágicas.