vestibular 1/2012 – 3ª etapa - ucb.br · proporcionando um efeito de verticalidade menor”....

16
VESTIBULAR 1/2012 – 3 ª etapa PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA, CONHECIMENTOS GERAIS, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E REDAÇÃO DATA E HORÁRIO DA PROVA: 29/1/2012 – 9h INSTRUÇÕES Leia, com atenção, as instruções constantes desta folha e aguarde a ordem do chefe de sala para abrir este caderno de provas. Ao iniciar esta prova, verifique se ela contém 30 (trinta) questões e duas propostas do tema de redação. Confira se existe falha de impressão em seu caderno de provas e(ou) se faltam páginas. Verifique se os seus dados estão corretos na folha de respostas. Solicite ao chefe de sala para anotar as correções na Ata de sala. A folha de respostas não pode ser dobrada, amassada, rasurada, manchada ou conter qualquer registro fora dos locais destinados às respostas. Você dispõe de 4 (quatro) horas para fazer as provas objetivas e a redação. Controle o tempo, pois não haverá prorrogação desse prazo. Na duração da prova, está incluído o tempo destinado à entrega do material de prova, à identificação – que será feita no decorrer da prova – e ao preenchimento da folha de respostas e da folha de redação. Não se esqueça, ao término das provas, de devolver, devidamente preenchidas, a folha de respostas e a folha de redação. Somente será permitido levar este caderno de provas após 3 (três) horas do início da prova. Para assinalar corretamente a alternativa na folha de respostas, cubra, fortemente, com caneta esferográfica azul ou preta, o espaço a ela correspondente. Para sua orientação, veja, nos exemplos a seguir, como assinalar a alternativa e como marcar as questões Tipo A e Tipo B. Exemplo de questão Tipo A Exemplo de questão Tipo B A cidade de Brasília, inaugurada em 21 de abril de 1960, destaca-se entre as demais por diversos motivos. Com base nessa afirmação, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos. Na equação seguinte, determine o valor de x: 0 1 10 2 = x . Resolução: 0.( ) Cidade de estilo arquitetônico diferente das demais capitais brasileiras. V F V F 1.( ) Capital mais populosa do Estado Brasileiro. 5 10 2 1 10 2 0 1 10 2 = = = = x x x x Resposta: 05 2.( ) A cidade brasileira com maiores problemas de poluição. 3.( ) A cidade onde está a sede do Poder Executivo Federal. Obs. 1 a COLUNA – Marcação do item – VERDADEIRO Obs. 1 a COLUNA – DEZENAS 2 a COLUNA – Marcação do item – FALSO 2 a COLUNA – UNIDADES Realização: Universidade Católica de Brasília Pró-Reitoria de Graduação PROVA APLICADA

Upload: dinhdieu

Post on 30-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

VESTIBULAR 1/2012 – 3ª etapa PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA, CONHECIMENTOS GERAIS,

MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E REDAÇÃO DATA E HORÁRIO DA PROVA: 29/1/2012 – 9h

INSTRUÇÕES Leia, com atenção, as instruções constantes desta folha e aguarde a ordem do chefe de sala para abrir este caderno de

provas.

Ao iniciar esta prova, verifique se ela contém 30 (trinta) questões e duas propostas do tema de redação.

Confira se existe falha de impressão em seu caderno de provas e(ou) se faltam páginas.

Verifique se os seus dados estão corretos na folha de respostas. Solicite ao chefe de sala para anotar as correções na Ata de sala.

A folha de respostas não pode ser dobrada, amassada, rasurada, manchada ou conter qualquer registro fora dos locais destinados às respostas.

Você dispõe de 4 (quatro) horas para fazer as provas objetivas e a redação. Controle o tempo, pois não haverá prorrogação desse prazo.

Na duração da prova, está incluído o tempo destinado à entrega do material de prova, à identificação – que será feita no decorrer da prova – e ao preenchimento da folha de respostas e da folha de redação.

Não se esqueça, ao término das provas, de devolver, devidamente preenchidas, a folha de respostas e a folha de redação.

Somente será permitido levar este caderno de provas após 3 (três) horas do início da prova.

Para assinalar corretamente a alternativa na folha de respostas, cubra, fortemente, com caneta esferográfica azul ou preta, o espaço a ela correspondente. Para sua orientação, veja, nos exemplos a seguir, como assinalar a alternativa e como marcar as questões Tipo A e Tipo B.

Exemplo de questão Tipo A Exemplo de questão Tipo B A cidade de Brasília, inaugurada em 21 de abril de 1960, destaca-se entre as demais por diversos motivos. Com base nessa afirmação, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos.

Na equação seguinte, determine o valor de x: 01

102

=−x .

Resolução: 0.( )

Cidade de estilo arquitetônico diferente das demais capitais brasileiras. V F V F

1.( )

Capital mais populosa do Estado Brasileiro.

5

102110201

102

=⇒

=⇒=⇒=−

x

xxx

Resposta: 05 2.( )

A cidade brasileira com maiores problemas de poluição.

3.( )

A cidade onde está a sede do Poder Executivo Federal.

Obs.

1a COLUNA – Marcação do item – VERDADEIRO

Obs. 1a COLUNA – DEZENAS

2a COLUNA – Marcação do item – FALSO 2a COLUNA – UNIDADES

Realização:

Universidade Católica de Brasília Pró-Reitoria de Graduação

PROVA APLIC

ADA

FUNDAÇÃO UNIVERSA UCB – VESTIBULAR 1/2012 – 3ª  etapa Página 2 de 16

LÍNGUA PORTUGUESA Texto para responder às questões 1 e 2.

Estruturas góticas trazem solidez à Catedral de São Paulo

1 4 7

10

13

16

19

22

25

28

31

34

Símbolo religioso, arquitetônico e social da cidade deSão Paulo, a Catedral da Sé apresenta características emsua construção que lhe conferem grande solidez, analisadasem pesquisa da Escola Politécnica (Poli) da USP. O trabalhoda engenheira Karen Niccoli Ramirez mostra que detalhestípicos do estilo gótico, como as torres frontais, trazem maiorsegurança estrutural à igreja, garantindo o equilíbrio daconstrução.

A Catedral da Sé começou a ser construída em 6 dejulho de 1913, quando Dom Duarte Leopoldo e Silva era oarcebispo de São Paulo. A inauguração aconteceu em 25 dejaneiro de 1954, no quarto centenário da fundação da cidade,mesmo com parte das torres frontais, os torreões e os elementos decorativos ainda não executados. “Apesar de estilo predominantemente gótico, no cruzeiro do transepto[ponto do edifício em que dois salões se cruzam] ergue-se uma cúpula renascentista, inspirada na Catedral de Florença,na Itália”, diz Karen. “O longo período de construção levou amudanças de alguns materiais estruturais, como é o caso dacúpula e provavelmente de algumas das abóbadas de seuentorno, que foram feitas com concreto armado, ao invés detijolos”.

Com 111 metros de comprimento e 46 metros delargura, a Catedral tem dimensões semelhantes às da Abadia de Saint-Denis, da França. “Porém, ela é menor que outrascatedrais do Alto Gótico europeu, como Chartres, Reims,Amiens e Beauvais, também localizadas na França”, aponta a engenheira. “Essas igrejas possuem três naves, sendo umacentral mais alta que as demais, enquanto em São Paulo sãocinco naves, e as abóbadas se projetam da mesma altura,proporcionando um efeito de verticalidade menor”.

Karen pretende que o trabalho incentive pesquisassobre questões estruturais de outras construções dopatrimônio arquitetônico brasileiro. “Existem poucos estudosde engenharia realizados no Brasil, a maior parte é feita na Europa”, conclui.

Internet: <http://leiturasdahistoria.uol.com.br> (com adaptações).

QUESTÃO 1______________________________________ Com base no texto, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos. 0.( ) É possível inferir do texto que a Catedral da Sé

apresenta um modelo bidimensional, típico do estilo gótico.

1.( ) O “equilíbrio” mencionado na linha 7 é de caráter unicamente estético.

2.( ) O romantismo, movimento do século XIX, rompendo com alguns padrões literários anteriores, utiliza no Brasil o termo “gótico” para designar o ultrarromantismo, caracterizado pelo tédio e pela morbidez.

3.( ) A Catedral da Sé, de São Paulo, embora inaugurada no século XX, apresenta características do gótico europeu e é um símbolo “religioso, arquitetônico e social da cidade de São Paulo”.

4.( ) O trabalho da engenheira Karen Niccoli revela uma crítica ao ufanismo brasileiro, que considera a Catedral da Sé como pertencente ao gótico, equiparando-a às catedrais da França como Chartres, Reims, Amiens e Beauvais.

QUESTÃO 2 _____________________________________ Acerca do texto, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos. 0.( ) O texto é predominantemente narrativo-descritivo,

pois se inicia com referências ao tempo e espaço, relatando a história de trabalho da engenheira Karen Niccoli Ramirez.

1.( ) No período “‘Existem poucos estudos de engenharia realizados no Brasil, a maior parte é feita na Europa’” (linhas de 34 a 36), a expressão “é feita” concorda com o substantivo “engenharia”.

2.( ) É possível deduzir que a Abadia de Saint-Denis, da França, tem, aproximadamente, 5.106 m2.

3.( ) Em “‘é o caso da cúpula e provavelmente de algumas das abóbadas de seu entorno, que foram feitas com concreto armado’” (linhas de 19 a 21), os pronomes “algumas”, “seu” e “que” referem-se ao substantivo “cúpula”.

4.( ) A oração “‘Existem poucos estudos de engenharia realizados no Brasil’” (linhas 34 e 35) está em discurso direto, ou seja, a personagem Karen fala diretamente com o leitor.

QUESTÃO 3 _____________________________________

Sofieri

1 4 7

10

Aqui, ali, além eram cruzes que se erguiam de entre o ervaçal. Ela ajoelhou-se. Parecia soluçar: em torno dela passavam as aves da noite.

Não sei se adormeci: sei apenas que quando amanheceu achei-me a sós no cemitério. Contudo a criatura pálida não fora uma ilusão: as urzes, as cicutas docampo-santo estavam quebradas junto a uma cruz.

O frio da noite, aquele sono dormido à chuva, causaram-me uma febre. No meu delírio passava e repassava aquela brancura de mulher, gemiam aqueles soluços e todo aquele devaneio se perdia num cantosuavíssimo...

Álvares de Azevedo. Noite na taverna. Internet: <www.biblio.com.br>.

Com base no texto, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos. 0.( ) O período “No meu delírio passava e repassava

aquela brancura de mulher, gemiam aqueles soluços e todo aquele devaneio se perdia num canto suavíssimo...” (linhas de 9 a 12) é composto por coordenação.

1.( ) Na linha 1, os advérbios “Aqui”, “ali” e “além” traduzem uma noção espacial que pode ser expressa, respectivamente, por Neste lugar, naquele lugar, acolá.

2.( ) O texto é um exemplo da literatura de tradição gótica por apresentar a ideia de morte, as cruzes, a noite, o frio, a solidão, o cemitério.

3.( ) O texto apresenta duas personagens: a mulher pálida, branca, ajoelhada, que parecia soluçar, e o narrador-personagem que delira, ou sonha, com essa criatura e amanhece sozinho no cemitério.

4.( ) A expressão “canto suavíssimo” (linhas 11 e 12), formada por um substantivo e um adjetivo superlativo, está em sentido denotativo e representa o desapreço febril do narrador pela mulher.

PROVA APLIC

ADA

FUNDAÇÃO UNIVERSA UCB – VESTIBULAR 1/2012 – 3ª  etapa Página 3 de 16

Texto para responder às questões 4 e 5.

Cenas literárias Nelson Pereira dos Santos conta histórias de suas adaptações de livros para o cinema, em conversa com Guel Arraes e Tizuka Yamasaki, na Fliporto

1 4 7

10

13

16

19

22

25

28

31

34

37

“O cinema tem muita força ao mostrar uma história.A adaptação de um livro pode conduzir uma leitura e tambémcriar novos leitores”, afirmou o cineasta Nelson Pereira dosSantos, durante o painel “Como o cinema e a TV reescrevema literatura”. Além de Pereira, os cineastas Guel Arraes eTizuka Yamasaki participaram da conversa, mediada pelojornalista Alexandre Figueroa. O encontro foi repleto dehistórias engraçadas acerca de suas experiências defilmagem.

Pereira, com completos 83 anos, era o maisdescontraído, chegou a falar, “me deem licença, mas precisofazer uma piada”. Destacou os percalços nas gravações deVidas Secas, adaptação do romance homônimo deGraciliano Ramos. “Fui à Bahia, porque havia visto a secapela primeira vez lá. Quando cheguei a Juazeiro, caiu amaior chuva do mundo, e inundou a cidade.” Saindo daBahia, Pereira foi para a fazenda de familiares de Graciliano,em Palmeira dos Índios, Alagoas. “Lá não chovia tanto, só do lado direito da estrada, do esquerdo não. Gravávamos ascenas da seca de um lado e as da vegetação do outro. Euestou exagerando, mas foi mais ou menos assim”.

Ainda sobre Vidas Secas, Pereira contou umasituação que envolvia a cachorra Baleia, personagem dahistória. Quando foi ao Festival de Cannes, na França, umasenhora, vinculada a uma instituição de proteção aosanimais, afirmou que a cachorra teria sido morta durante asgravações. “Eu dizia que não, ela continuava dizendo quesim. Tiveram que levar a Baleia até Cannes. Quando elachegou, a mulher disse que ainda não acreditava, para elaos cachorros ‘vira-latas’ eram todos iguais”.

Pereira ainda falou sobre suas preferências deadaptação, “os autores que colaboraram para a minhaformação humanista eram todos do século XIX. Machado de Assis, Castro Alves, o próprio Graciliano Ramos, que nasceuno final do século, e Jorge Amado, que é do começo do XX”. Tizuka Yamasaki comentou que Pereira é muito corajoso portrabalhar com grandes clássicos, como os que citou. “Às vezes, um bom livro não se torna um bom filme...”

Internet: <http://revistacult.uol.com.br> (com adaptações). QUESTÃO 4______________________________________ A respeito do texto, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos. 0.( ) Em “‘A adaptação de um livro pode conduzir uma

leitura e também criar novos leitores’” (linhas 2 e 3), as expressões “conduzir uma leitura” e “criar novos leitores” estabelecem uma relação de fato e opinião entre si.

1.( ) A expressão “os percalços” (linha 12) poderia, sem alteração de sentido, ser substituída por as dificuldades que surgem.

2.( ) A expressão ‘“formação humanista”’ (linha 33) está metaforicamente empregada e refere-se exclusivamente aos escritores Machado de Assis, Castro Alves, Graciliano Ramos e Jorge Amado.

3.( ) Os escritores Machado de Assis, Castro Alves e Graciliano Ramos pertencem, respectivamente, ao realismo, ao romantismo e ao modernismo brasileiro.

4.( ) No termo “os cachorros ‘vira-latas’” (linha 30), a palavra “latas” está assim grafada porque a regra afirma que, no plural de termos compostos — verbo mais substantivo —, o segundo elemento deverá ir para o plural.

QUESTÃO 5 _____________________________________ Acerca do texto, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos. 0.( ) No período “‘os autores que colaboraram para a

minha formação humanista eram todos do século XIX. Machado de Assis, Castro Alves, o próprio Graciliano Ramos, que nasceu no final do século, e Jorge Amado, que é do começo do XX’” (linhas de 32 a 35), as três ocorrências do “que” têm a mesma classificação morfológica, ou seja, são conjunções integrantes.

1.( ) O cineasta Nelson Pereira dos Santos conta histórias de suas adaptações de livros para o cinema, em conversa com Guel Arraes, Tizuka Yamasaki e um jornalista.

2.( ) No texto, é possível identificar um exemplo do tempo psicológico porque toda a história contada se passa no interior da mente do cineasta Nelson Pereira dos Santos.

3.( ) O texto representa uma crítica ao cinema que reescreve a literatura porque fica claro que adaptar obras clássicas e canônicas é difícil, pois, muitas vezes, um bom livro não se torna um bom filme.

4.( ) Do lado direito da estrada eram gravadas as cenas da vegetação do filme Vidas Secas; e do lado esquerdo, as cenas da seca.

Texto para responder às questões 6 e 7.

Adormecida

1

4

7

10

13

16

19

Uma noite, eu me lembro... Ela dormia Numa rede encostada molemente... Quase aberto o roupão... solto o cabelo E o pé descalço do tapete rente. 'Stava aberta a janela. Um cheiro agreste Exalavam as silvas da campina... E ao longe, num pedaço do horizonte, Via-se a noite plácida e divina. De um jasmineiro os galhos encurvados, Indiscretos entravam pela sala, E de leve oscilando ao tom das auras, Iam na face trêmulos — beijá-la. Era um quadro celeste!... A cada afago Mesmo em sonhos a moça estremecia... Quando ela serenava... a flor beijava-a... Quando ela ia beijar-lhe... a flor fugia... ........................................................... Eu, fitando esta cena, repetia Naquela noite lânguida e sentida: “Ó flor! — tu és a virgem das campinas! “Virgem! — tu és a flor de minha vida!...”

Castro Alves. Internet: <www.revista.agulha.com.br>.

PROVA APLIC

ADA

FUNDAÇÃO UNIVERSA UCB – VESTIBULAR 1/2012 – 3ª  etapa Página 4 de 16

QUESTÃO 6______________________________________

Em relação ao texto, julgue os itens a seguir, assinalando (V)

para os verdadeiros e (F) para os falsos.

0.( ) Na terceira estrofe, o eu lírico dirige-se a um

jasmineiro cujos galhos, com o vento, entravam pela

janela e tocavam sua amada, o que provocava

ciúmes.

1.( ) O poema é composto por quadras, com versos

decassílabos e rimas regulares.

2.( ) A idealização da mulher em “Era um quadro

celeste!” (verso 13) e a pureza e a demonstração de

forte sentimento amoroso em “Virgem! — tu és a flor

de minha vida!...” (verso 20) são características

típicas do romantismo brasileiro.

3.( ) O poema apresenta os temas mais constantes da

obra de Castro Alves, que são o amor, o fazer

poético, a melancolia, a religiosidade, o indianismo e

a morte.

4.( ) A alternância entre “virgem” e “flor” nos dois últimos

versos está em sentido conotativo e pode ser

classificada como polissíndeto.

QUESTÃO 7______________________________________

Quanto ao texto, julgue os itens a seguir, assinalando (V)

para os verdadeiros e (F) para os falsos.

0.( ) Nos versos 15 e 16, o paradoxo opõe o ato de

serenar da amada à fuga da flor.

1.( ) A noite, qualificada, na segunda estrofe, como

“plácida e divina” e, na última, como “lânguida e

sentida”, traduz o sentimento do eu lírico, que vai da

serenidade à volúpia.

2.( ) O uso acentuado das reticências aponta pausas,

marcadas também pelo ponto de exclamação, e

ambos os sinais de pontuação reforçam o

sentimento do eu lírico, o seu conflito interior,

característica do romantismo.

3.( ) Na terceira estrofe, os adjetivos “encurvados” e

“Indiscretos” são parônimos e qualificam o

substantivo “galhos”.

4.( ) Escrita em ordem direta, a terceira estrofe ficaria da

seguinte forma: Os galhos encurvados, indiscretos, de um jasmineiro entravam pela sala e o tom das auras iam oscilando de leve — beijá-la na face trêmulos.

QUESTÃO 8 _____________________________________

Baleia

1

4

7

10

13

16

19

A cachorra Baleia estava para morrer. Tinha emagrecido, o pelo caíra-lhe em vários pontos, as costelasavultavam num fundo róseo, onde manchas escurassupuravam e sangravam, cobertas de moscas. As chagas daboca e a inchação dos beiços dificultavam-lhe a comida e a bebida.

Por isso Fabiano imaginara que ela estivesse com um princípio de hidrofobia e amarrara-lhe no pescoço um rosário de sabugos de milho queimados. Mas Baleia, sempre de mala pior, roçava-se nas estacas do curral ou metia-se no mato, impaciente, enxotava os mosquitos sacudindo as orelhasmurchas, agitando a cauda pelada e curta, grossa nas bases, cheia de moscas, semelhante a uma cauda de cascavel.

Então Fabiano resolveu matá-la. Foi buscar a espingarda de pederneira, lixou-a, limpou-a com o saca-trapo e fez tenção de carregá-la bem para a cachorra não sofrer muito.

Sinha Vitória fechou-se na camarinha, rebocando osmeninos assustados, que adivinhavam desgraça e não secansavam de repetir a mesma pergunta:

— Vão bulir com a Baleia?

Graciliano Ramos. Vidas secas. Internet: <www.tirodeletra.com.br>(com adaptações).

Com base no texto, julgue os itens a seguir, assinalando (V)

para os verdadeiros e (F) para os falsos.

0.( ) A linguagem utilizada pela personagem Sinha Vitória

caracteriza um momento específico da história do

povo quando a seca atingia o nordeste brasileiro.

1.( ) A palavra “hidrofobia” apresenta dois radicais, hidro

e fobia, que significam, respectivamente, água e

aversão/medo. Na verdade, nomeia a doença

conhecida como raiva.

2.( ) O texto é narrativo, construído em terceira pessoa.

No entanto, o primeiro parágrafo pode ser

classificado como descritivo, pois retrata, enumera

os detalhes da aparência da cachorra Baleia,

visivelmente doente.

3.( ) Em “Então Fabiano resolveu matá-la” (linha 14), o

termo “Então” pode ser substituído por Assim sem

alteração morfológica ou semântica.

4.( ) O texto revela o temperamento agressivo de

Fabiano, que quer matar a cachorra Baleia, e o

descaso de Sinha Vitória, que nada faz para

salvá-la.

PROVA APLIC

ADA

FUNDAÇÃO UNIVERSA UCB – VESTIBULAR 1/2012 – 3ª  etapa Página 5 de 16

CONHECIMENTOS GERAIS QUESTÃO 9______________________________________________________________________________________________

Melhem Adas. Brasil: a economia do século XIX e a produção do espaço geográfico. In: Panorama geográfico do Brasil. 4.ª ed. São Paulo: Moderna, 2004, p. 45.

Ao longo da história, a organização espacial econômica do território brasileiro foi marcada por ciclos que, por sua vez, determinaram maior ou menor ocupação geográfica de áreas específicas. Com o auxílio do mapa, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos. 0.( ) No século XVII, Portugal obteve apoio da Inglaterra para maior ocupação da região amazônica. Nesse momento, a

coroa portuguesa estimulou a ação das missões, que se tornaram as maiores exportadoras das chamadas “drogas do sertão”.

1.( ) O ciclo da borracha foi um dos mais longos na história econômica do Brasil. O mercado americano e o europeu impulsionaram e dinamizaram o uso desse produto que, até meados do século XX, era monopólio do Brasil.

2.( ) A localização espacial da área ocupada pelo café possui uma relação direta com solo de origem vulcânica, o terra roxa. 3.( ) Pelo mapa, é correto afirmar que o cultivo do tabaco ficou restrito às áreas de predomínio do clima tropical. 4.( ) A produção econômica no Brasil colonial tinha como objetivo principal o abastecimento do mercado externo. A

localização das estradas de ferro, ligando áreas produtoras aos portos, é uma situação observada no mapa que comprova essa divisão internacional do trabalho.

QUESTÃO 10_____________________________________________________________________________________________ No século XV, o sistema feudal e o universo medieval conheceram o seu ocaso. Com isso, o continente europeu iniciou profundas transformações. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos. 0.( ) A Guerra dos Cem Anos, que intensificou a mortalidade e desorganizou a produção agrícola; a peste negra, reflexo das

precárias condições de higiene e saneamento; e as revoltas camponesas são fatos históricos que explicam o colapso do sistema feudal.

1.( ) O início da superação da crise gerada na Europa pela desestruturação do sistema feudal deu-se no século XV, com a expansão marítima e comercial.

2.( ) O conhecimento europeu, ainda no sistema feudal, dos oceanos, da construção de grandes embarcações para navegação em mares abertos e da cartografia avançada foi significativo para a expansão marítima e comercial.

3.( ) A exploração colonial foi fator decisivo para a ampliação do comércio e o desenvolvimento econômico europeu durante o período da expansão marítima e comercial.

4.( ) Na divisão internacional do trabalho entre metrópoles e colônias, nos séculos XV, XVI e XVII, ocorreu a busca do equilíbrio na balança comercial. Nesse caso, não havia nenhuma desvantagem financeira para as partes envolvidas na relação econômica.

PROVA APLIC

ADA

FUNDAÇÃO UNIVERSA UCB – VESTIBULAR 1/2012 – 3ª  etapa Página 6 de 16

QUESTÃO 11_____________________________________________________________________________________________

Projeção cilíndrica

Essa projeção foi idealizada pelo belga Mercator, em 1569, e consiste em envolver o globo terrestre em um cilindro e projetar para as suas paredes todos os paralelos e meridianos bem como os contornos dos continentes.

Marcos Amorim Coelho e Lygia Terra. Planisfério: projeção de Mercator. In: Geografia geral: o espaço socioeconômico. São Paulo: Moderna, 2005, p. 46.

A projeção planisférica cilíndrica de Mercator é um exemplo de que os mapas podem ser utilizados como instrumento de dominação. Com o auxílio do mapa e a respeito desse tema, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos. 0.( ) A projeção idealizada por Mercator está relacionada a um importante momento da história mundial, a expansão marítima

comercial europeia. 1.( ) Essa projeção é do tipo conforme: ocorre a manutenção da forma das áreas, mas a representação da dimensão das

regiões cartografadas é diretamente proporcional ao aumento da latitude. 2.( ) Na projeção de Mercator, a cartografia da área da Europa representa o continente maior do que ele realmente é. Esse

fato atendeu aos interesses expansionistas de nações europeias durante os séculos XV e XVI. 3.( ) A Antártida não é representada no mapa de Mercator por não ser ainda conhecida e habitada no momento da sua

idealização. 4.( ) As tecnologias cartográficas modernas, que, com o uso de imagens de satélite, permitem representações precisas da

superfície esférica da Terra, eliminaram a possibilidade do uso de mapas como instrumento de dominação territorial. QUESTÃO 12_____________________________________________________________________________________________

Com relação aos dados e ao tema apresentado na tabela, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos. 0.( ) Os dados apresentados na tabela mostram que a Europa foi o único destino em que não ocorreu redução do número de

migrantes brasileiros durante o período analisado. 1.( ) A migração para os Estados Unidos é expressivamente maior que para os demais destinos. O dinamismo econômico

desse país o tornou, ao longo da história, uma forte área de atração migratória. 2.( ) A migração de brasileiros para o Paraguai está relacionada ao crescimento industrial desse país, que atraiu

trabalhadores qualificados para dinamizar seu parque produtivo. No Paraguai, os brasileiros são conhecidos como brasiguaios.

3.( ) Na Europa, os migrantes brasileiros não são vítimas de xenofobia. O sentimento de aversão aos estrangeiros está diretamente relacionado à presença de negros em um continente onde ocorre o predomínio de população branca.

4.( ) A questão cultural, entre outros fatores, fez que a maioria dos migrantes brasileiros para o Japão fosse de filhos ou netos de japoneses que vieram para o Brasil no início do século XX.

PROVA APLIC

ADA

FUNDAÇÃO UNIVERSA UCB – VESTIBULAR 1/2012 – 3ª  etapa Página 7 de 16

Texto para responder às questões 13 e 14.

A produção mundial de energia

A produção e o consumo mundial de energia estão diretamente vinculados com as três dimensões do desenvolvimento sustentável: meio ambiente, sociedade e economia.

Segundo a Agência Internacional de Energia, o consumo mundial deve crescer 1,6% ao ano entre 2006 e 2030, o que representará um aumento de 45% ao longo desse período. Os combustíveis fósseis devem continuar responsáveis por cerca de 80% da energia consumida no planeta, e o maior crescimento da sua demanda ocorrerá na China e na Índia, onde a redução dos índices de pobreza extrema tem levado à incorporação de milhões de pessoas ao mercado de consumo.

Já nos países desenvolvidos e em alguns emergentes, haverá redução na participação percentual dos combustíveis fósseis, aumento das fontes renováveis e queda de poluentes em suas matrizes energéticas, com o crescimento do consumo de biomassa, energia eólica, energia solar e outras.

Eustáquio de Sene e João Carlos Moreira. Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Editora Scipione, 2010, p. 488 (com adaptações).

QUESTÃO 13_____________________________________

Com relação ao texto, julgue os itens a seguir, assinalando (V) os verdadeiros e (F) para os falsos. 0.( ) A leitura do texto permite inferir corretamente que a

utilização de combustíveis fósseis na China e na Índia tem uma relação direta com o elevado número de habitantes desses países.

1.( ) Os principais combustíveis de origem fóssil utilizados como fonte energética são o carvão mineral e o petróleo.

2.( ) O uso das fontes alternativas de energia citadas no texto tem relação direta com o clima da área de produção dessas matrizes energéticas.

3.( ) A produção industrial e o elevado consumo, alcançado indiscriminadamente pela população mundial, explicam as projeções de aumento da produção de energia em escala global.

4.( ) A redução dos índices de pobreza extrema, citada no texto, faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio apresentados pela Organização das Nações Unidas como meta de redução da desigualdade social.

QUESTÃO 14 ____________________________________ Considerando o texto, julgue os itens a seguir, assinalando (V) os verdadeiros e (F) para os falsos. 0.( ) A demanda por matrizes energéticas clássicas ou

alternativas está diretamente relacionada ao nível de industrialização, ao desenvolvimento econômico e à qualidade de vida de uma população.

1.( ) Os combustíveis fósseis fazem parte das chamadas fontes não-renováveis de energia. Esse fato faz que seu ainda elevado índice de consumo seja um fator de preocupação ambiental.

2.( ) A criação da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) teve como principal objetivo a estabilização do preço desse combustível no cenário internacional.

3.( ) O território brasileiro, em virtude de sua localização geográfica em áreas de alta pressão atmosférica (dispersoras de massas de ar), apresenta uma elevada possibilidade de aproveitamento de energia eólica.

4.( ) A parte da matriz energética que utiliza a energia atômica vem sofrendo uma forte pressão contrária à instalação de novas usinas. Essa opinião pública mundial é consequência dos problemas de segurança e do alto custo da destinação do lixo atômico.

QUESTÃO 15 ____________________________________

CarrePão. A luta para nascer. Teve início a batalha para unir o Pão de Açúcar ao Carrefour e criar um gigante franco-brasileiro no varejo mundial.

Se tudo der certo, em sessenta dias o Brasil pode ver a criação da terceira maior empresa do país. É esse o prazo para que todos os acionistas envolvidos aprovem a proposta de fusão do Pão de Açúcar com o Carrefour do Brasil. Se sair do papel, o acordo unirá as duas maiores redes de varejo do país. O “CarrePão” deixaria na poeira o grupo americano Walmart. Em volume de vendas, medido pelo seu faturamento, o “CarrePão” ficaria atrás apenas da PETROBRAS e da Vale, as duas maiores companhias do país.

In: Veja, 6/7/2011, p. 78 (com adaptações).

Com relação ao assunto abordado no texto, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos. 0.( ) A fusão de grandes empresas comerciais beneficia

o consumidor, uma vez que acelera a lei da oferta e da procura do mercado capitalista.

1.( ) As grandes uniões empresariais no Brasil contam com o uso exclusivo do capital privado.

2.( ) O monopólio de setores da economia traz benefícios sempre expressivos para o consumidor. No caso da criação do “CarrePão”, constata-se que, quanto maior uma rede, mais barato ela pode vender e ocorre maior diversificação dos produtos oferecidos no mercado.

3.( ) A ocorrência de trustes e cartéis não é exclusiva da área comercial. O setor industrial, no mundo globalizado, também apresenta situações semelhantes.

4.( ) Grupos empresariais gigantescos, como os apresentados no texto, são sempre benéficos para o sistema tributário de um país. A sua expressividade na economia impossibilita qualquer tipo de sonegação fiscal.

PROVA APLIC

ADA

FUNDAÇÃO UNIVERSA UCB – VESTIBULAR 1/2012 – 3ª  etapa Página 8 de 16

MATEMÁTICA QUESTÃO 16_____________________________________ Considere a função f(x) dada pela lei f(x) = 3x² + 12x − 27. Em relação a essa função e à sua representação gráfica, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos. 0.( ) O gráfico da função é uma parábola, cujo eixo de

simetria contém o ponto de coordenadas (−4, 27). 1.( ) O gráfico da função f(x) coincide com o da função g,

dada pela lei g(x) = x² + 4x − 9. 2.( ) O gráfico da função f(x) intercepta o eixo das

ordenadas em dois pontos distintos. 3.( ) A função f(x) apresenta duas raízes reais, distintas e

de sinais contrários. 4.( ) Toda reta horizontal que se traçar no plano

cartesiano, juntamente com o gráfico da função f(x), terá ponto em comum com esse gráfico.

QUESTÃO 17_____________________________________ Em relação à sucessão numérica S = (12, 6, 3, ...), julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos. 0.( ) S é uma progressão aritmética de razão negativa. 1.( ) O quinto termo de S é um número inteiro. 2.( ) Todos os infinitos elementos de S são positivos. 3.( ) Ao se calcular a soma de todos os infinitos números

que compõem a sucessão S, será obtido um valor menor que 25.

4.( ) Não existem infinitos elementos na sucessão S, pois, uma vez que os valores são decrescentes, haverá um último elemento igual a zero.

QUESTÃO 18_____________________________________

A figura apresenta um triângulo que foi desenhado em um programa de computador. O programa permite que se mova o ponto P sobre a semirreta de origem B que passa por P, sem que se altere a medida do ângulo do vértice B do triângulo (60°). Em relação aos elementos da figura e à geometria que os envolve, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos. 0.( ) Se α = 60°, o triângulo ABP é equilátero. 1.( ) O menor ângulo interno do triângulo ABP é o que

tem vértice P. 2.( ) Existe, para o ponto P, uma única posição na qual

α = 30°. 3.( ) Se a posição de P é tal que a = 24 cm, então

tg α = sen 60°. 4.( ) Se a = 16 cm, tem-se tg α = 2tg 60°.

RASCUNHO

PROVA APLIC

ADA

FUNDAÇÃO UNIVERSA UCB – VESTIBULAR 1/2012 – 3ª  etapa Página 9 de 16

QUESTÃO 19_____________________________________ Sabe-se que o volume de uma esfera de raio r é igual a

VE = 34

3

rπ e que o volume de um cone circular reto é igual a

VC = b

3

A h⋅, em que Ab é a área da base do cone e h sua

altura. Considere um cone circular reto inscrito em uma esfera de raio 12 cm, de tal forma que a base do cone está contida em um plano que contém uma circunferência máxima da esfera. Acerca dessas figuras, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos.

0.( ) A altura do cone é maior que 14 cm. 1.( ) O raio da base do cone mede 6 cm, pois uma

circunferência máxima da esfera tem raio igual à metade do raio da esfera.

2.( ) O cone mencionado tem volume igual a 25% do volume da esfera dada.

3.( ) O plano que contém a base do cone divide a esfera em duas partes iguais.

4.( ) A reta que contém o vértice do cone e o centro da esfera contém, também, um diâmetro da esfera.

QUESTÃO 20_____________________________________

A figura apresenta uma circunferência de centro O e raio igual a 8 cm. Os pontos E, B e A estão sobre a circunferência, de modo que B é o ponto médio do arco de extremos A e E. Em relação a essa figura, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos.

0.( ) A reta que contém os pontos D e O é perpendicular à reta que passa por O e por C.

1.( ) BE = AB. 2.( ) Os ângulos BÔA e BÔE são congruentes. 3.( ) BÂO é congruente a BÊO. 4.( ) Os triângulos EDO e ACO são congruentes.

RASCUNHO

PROVA APLIC

ADA

FUNDAÇÃO UNIVERSA UCB – VESTIBULAR 1/2012 – 3ª  etapa Página 10 de 16

QUESTÃO 21_____________________________________

Considere as figuras dadas no plano cartesiano pelas

equações e1: x = y; e2: x² + y² = 25; e e3: x + y – 5 2 = 0.

Em relação às figuras representadas por essas equações no

plano cartesiano, julgue os itens a seguir, assinalando (V)

para os verdadeiros e (F) para os falsos.

0.( ) e1 representa uma hipérbole no plano cartesiano.

1.( ) A equação e2 representa, no plano cartesiano, uma

circunferência cujo raio vale 5.

2.( ) Não há ponto de interseção entre as figuras dadas

por e1 e e2.

3.( ) As figuras dadas por e1 e e3 são paralelas.

4.( ) Há pelo menos dois pontos distintos de interseção

entre as figuras dadas por e2 e e3.

QUESTÃO 22_____________________________________

Há oito livros sobre uma estante. Os livros só cabem na

estante se colocados lado a lado, apoiados uns aos outros.

Entre eles, três são exemplares iguais de um mesmo volume.

Quatro são livros de física; dois, de química; e os demais, de

história. Calcule o total de formas distintas possíveis para se

organizarem os livros na estante sob as condições dadas, de

modo que os de uma mesma disciplina permaneçam juntos.

Marque na folha de respostas, desprezando, se houver, a

parte decimal do resultado final.

QUESTÃO 23_____________________________________

Sempre que chove, a probabilidade de ocorrerem acidentes

de trânsito aumenta. Considere que, no caminho de casa

para o trabalho, pela manhã, Marta tenha 3% de chance de

envolver-se em um acidente de trânsito quando o tempo está

seco. Essa probabilidade é de 7% quando chove. A previsão

da meteorologia para amanhã é de 26% de chance de

chuvas pela manhã. Calcule a probabilidade, em

porcentagem, de Marta envolver-se em um acidente de

trânsito ao ir para o trabalho amanhã pela manhã. Marque na

folha de respostas, desprezando, se houver, a parte decimal

do resultado final.

RASCUNHO

PROVA APLIC

ADA

FUNDAÇÃO UNIVERSA UCB – VESTIBULAR 1/2012 – 3ª  etapa Página 11 de 16

CIÊNCIAS QUESTÃO 24_____________________________________

A saúde no século XXI está sendo moldada por forças

contrastantes, como as mudanças demográficas, a

globalização, as alterações climáticas, as desigualdades

dentro das cidades e o movimento em direção à

descentralização da tomada de decisão para o nível local.

Em 2010, o censo populacional do IBGE mostrou que quase

85% de nossa população já vive em áreas urbanas. Em

geral, as cidades oferecem oportunidades para uma melhor

saúde, bem como concentra riscos para ela. As cidades de

hoje enfrentam uma carga tripla de doenças: surtos

explosivos de doenças infecciosas relacionadas a

facilitadores na transmissão, doenças crônicas resultantes do

estilo de vida pouco saudável potenciado pela vida urbana e

carga de ondas de acidentes de trânsito, lesões evitáveis,

violência e crime. Violência, estresse social, mudanças no

clima urbano, poluição (ar, solo, água e ruído), tudo isso,

combinado com os contrastes sociais e econômicos, leva a

vida urbana a ser um fardo significativo para a saúde, e tem

sido considerado pela Organização Mundial da Saúde um

dos mais significativos problemas de saúde global.

Internet: <http://cmdss2011.org> (com adaptações).

Com relação ao assunto tratado no texto, julgue os itens a

seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os

falsos.

QUESTÃO 25 ____________________________________

As descobertas da área de genética, com base no

trabalho de Gregor Mendel (1822-1844), permitiram que os

cientistas entendessem melhor como ocorre, na prática, a

evolução das espécies proposta por Charles Darwin

(1809-1882). A seleção natural, considerada “a grande

sacada” do naturalista, ganhou a companhia de eventos

como mutação e a recombinação genética (crossing-over)

entre os fatores que promovem a evolução. Segundo a

chamada Teoria Sintética da Evolução, a seleção natural não

é o único mecanismo evolutivo — algumas das variações nas

espécies não são, necessariamente, produtos da seleção

natural. Essa visão, contudo, não traz descrédito à teoria de

Darwin, que continua sendo a pedra fundamental dos

estudos da biologia contemporânea. O entendimento,

segundo cientistas, é o de que existe um pluralismo de

processos naturais que trabalham, simultaneamente, a

evolução. “Não há dúvidas de que a seleção natural seja

capaz de explicar as mudanças dos seres. Mas muitas

mudanças que podem ocorrer na evolução não são

ocasionadas pela seleção natural”, afirma Diogo Meyer,

professor de biociências da Universidade de São Paulo

(USP). Ele exemplifica essa ideia com o fator sorte. “Existe o

componente da sorte, ou seja, aquele que não é,

fundamentalmente, o mais apto à sobrevivência, mas que

teve o acaso de passar seus genes para outras gerações.

Algo que é sutilmente ruim pode se tornar comum”, diz.

Internet: <www1.folha.uol.com.br> (com adaptações).

A respeito do texto, julgue os itens a seguir, assinalando (V)

para os verdadeiros e (F) para os falsos.

0.( ) A segregação independente descrita por Mendel

refere-se ao final da meiose I com a segregação dos

cromossomos homólogos entre as células filhas.

1.( ) A recombinação genética (crossing-over) ocorre na

meiose I e demanda o pareamento dos

cromossomos homólogos.

2.( ) Indivíduos que apresentam mutação são eliminados

pela natureza.

3.( ) De acordo com Darwin, o componente sorte

também tem seu papel na evolução biológica.

4.( ) Seleção natural é a reprodução diferencial de

determinados membros das espécies e(ou) da

população, isto é, indivíduos mais adaptados

apresentam maior número de filhos.

0.( ) Um exemplo de surto explosivo “de doenças

infecciosas relacionadas a facilitadores na

transmissão” é a gripe H1N1, transmitida pelo

Aedes, que é muito comum na área urbana.

1.( ) A melhoria no transporte coletivo na área urbana e o

incentivo ao uso dele contribuiriam para a

diminuição da incidência de doenças respiratórias

crônicas.

2.( ) A reciclagem do lixo dos centros urbanos, assim

como a diminuição da produção de lixo orgânico,

permitiria a contenção da “carga tripla de doenças”

da área urbana.

3.( ) Um exemplo de doença que teria a incidência

diminuída na área urbana em virtude do melhor

acesso a hospitais é a anemia falciforme.

4.( ) Para um estilo de vida mais saudável, é importante

excluir da dieta carboidratos e açúcares e,

idealmente, praticar corridas de maratonas.

PROVA APLIC

ADA

FUNDAÇÃO UNIVERSA UCB – VESTIBULAR 1/2012 – 3ª  etapa Página 12 de 16

QUESTÃO 26_____________________________________ Devido à sua situação geográfica, o Cerrado funciona

como elo com outros biomas, como a Amazônia, a Mata Atlântica, o Pantanal e a Caatinga. Isso induz o Cerrado a compartilhar espécies com os demais biomas, tornando-se um local de alta diversidade, a ponto de ser considerado a savana mais rica em biodiversidade do planeta. O Cerrado abriga um grande número de espécies animais. Mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes fazem parte de cerca de 2.500 espécies de vertebrados identificados e que vivem no bioma. Isso sem contar os insetos, que têm papel fundamental na ecologia. Espécies ameaçadas, como a onça-pintada, o tatu-canastra, o lobo-guará, a águia-cinzenta e o cachorro-do-mato-vinagre, entre outras, ainda têm populações significativas no Cerrado, reafirmando sua importância como ambiente natural. Todavia, espécies exclusivas do Cerrado, como o tamanduá-bandeira, estão na lista dos animais brasileiros ameaçados de extinção. Ao todo, 65 espécies do Cerrado encontram-se em situação semelhante.

Internet: <www.ispn.org.br> (com adaptações).

Considerando o texto, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos. 0.( ) Animais vertebrados são aqueles que possuem

vértebras e respiram por brânquias ou pulmões. 1.( ) Nos vertebrados, a pele, maior órgão dos seres

humanos, é um órgão de revestimento e proteção. 2.( ) A diferenciação entre a classe aves e a classe

mamíferos é a presença de asas na primeira. 3.( ) Uma semelhança entre insetos e anfíbios está na

reprodução, pois ambos são ovovivíparos. 4.( ) O endoesqueleto dos vertebrados pode ser ósseo

ou cartilaginoso. QUESTÃO 27_____________________________________

A corrosão é um processo espontâneo e presente em nosso cotidiano. Apesar de estar diretamente associada aos metais, a corrosão também ocorre em materiais não metálicos, como concreto e polímeros. Como o principal metal presente no aço é o ferro, sua corrosão pode ser representada por um mecanismo cujas reações dependem das características do meio. De modo geral, assume-se que o processo de corrosão do aço pode ser representado pela seguinte equação química.

4 Fe + 3 O2 → 2 Fe2O3

F. Merçon et al. Sistemas experimentais para o estudo da

corrosão em metais. In: Química nova na escola. v. 33, n.° 1, fev./2011 (com adaptações).

Com base nos processos de corrosão e na equação química apresentada, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos. 0.( ) Na reação de corrosão, houve a redução do ferro e

a formação de ferro (III). 1.( ) A relação molar indica que 4 kg de ferro reagem

com 3 kg de gás oxigênio. 2.( ) Segundo a equação química, ocorre a transferência

de elétrons do metal ferro para o oxigênio. 3.( ) A equação indica que o oxigênio reage com o ferro e

forma-se o óxido de ferro (III). 4.( ) A reação promovida pela corrosão aponta como

produto final a formação de hidróxido de ferro.

QUESTÃO 28 ____________________________________

O Brasil é o país mais avançado, do ponto de vista tecnológico, na produção e no uso do etanol como combustível. O uso exclusivo de álcool como combustível está concentrado no Brasil. O álcool pode ser obtido de diversas formas de biomassa, sendo a cana-de-açúcar a realidade econômica atual. Nesse processo, o etanol forma-se pela fermentação dos açúcares presentes na biomassa. A equação química seguinte representa a obtenção de etanol a partir de glicose.

C6H12O6 (aq) → 2 C2H5OH (l) + 2 CO2 (g)

Álcool — etanol brasileiro. Internet: <www.biodieselbr.com>.

Acesso em 7/10/2011 (com adaptações). Com base na equação química apresentada, calcule o volume de etanol produzido, em litros, com 90 kg de glicose. Considere a densidade do etanol igual a 0,79 g mL-1, a massa molar do etanol igual a 46 g mol-1 e a massa molar da glicose igual a 180 g mol-1. Marque na folha de respostas, desprezando, se houver, a parte decimal do resultado final.

RASCUNHO

PROVA APLIC

ADA

FUNDAÇÃO UNIVERSA UCB – VESTIBULAR 1/2012 – 3ª  etapa Página 13 de 16

QUESTÃO 29_____________________________________

Dois objetos feitos do mesmo material possuem capacidades

térmicas proporcionais a suas massas. Logo, é conveniente

definir uma capacidade térmica por unidade de massa, ou

calor específico c, que se refere não a um objeto, mas a uma

massa unitária do material de que é feito o objeto. Já a

quantidade de energia por unidade de massa que deve ser

transferida em forma de calor para que uma amostra mude

totalmente de fase é chamada de calor de transformação e é

representada pela letra L (Halliday e Resnick, 2009). Para

melhor entender a aplicação desses conceitos, propõe-se a

seguinte situação-problema: qual quantidade de calor deve

absorver uma amostra de gelo de massa M = 500 g a −10 ºC

para passar ao estado líquido a 10 ºC? Considerando calor

específico do gelo (cgelo): 2.220 J/kg.K, calor específico da

água (cagua): 4.190 J/kg.K e calor de fusão do gelo

(LF): 333 kJ/kg, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para

os verdadeiros e (F) para os falsos.

0.( ) Depois que todo o gelo se funde, toda a energia

transferida para a água é usada para aumentar a

sua temperatura.

1.( ) O calor necessário para fazer a temperatura do gelo

aumentar do valor inicial −10 °C para o valor de

0 °C, para que depois o gelo possa se fundir, é de,

aproximadamente, −11,1 kJ.

2.( ) O calor necessário para fundir toda a amostra de

gelo é de 166,5 kJ.

3.( ) O calor necessário para fazer a temperatura da

água aumentar do valor de 0 °C para o valor final de

10 °C é de 20,95 kJ.

4.( ) O calor total absorvido pela amostra de gelo para

passar de −10 °C a 10 °C é de 176,35 kJ.

QUESTÃO 30_____________________________________

Os sons musicais podem ser produzidos pelas oscilações de

cordas (violão, piano), membranas (tímpano, tambor),

colunas de ar (flauta, tubos), blocos de madeira e outros

corpos. Um estudante, na aula de música, percebeu que os

ruídos de fundo de baixa intensidade da sala produziam

ondas estacionárias em um tubo de papelão de comprimento

L = 50,0 cm com as duas extremidades abertas. Sendo a

velocidade do som no ar dentro do tubo de 340 m/s, qual é a

frequência fundamental, em hertz, do som produzido pelo

tubo? Divida o resultado encontrado por 10 e marque na

folha de respostas, desprezando, se houver, a parte decimal

do resultado final.

RASCUNHO

PROVA APLIC

ADA

FUNDAÇÃO UNIVERSA UCB – VESTIBULAR 1/2012 – 3ª  etapa Página 14 de 16

R E D A Ç Ã O

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO

Pontuação

Norma culta

Organização sintática (mecanismos de articulação frasal: subordinação, coordenação; paralelismos sintático

e semântico; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal).

Aspectos gráficos (pontuação; ortografia; emprego de maiúsculas; acentuação gráfica) de acordo com as

novas regras ortográficas.

20

Tema/Texto

Adequação ao tema (pertinência quanto ao tema proposto)*.

Adequação à proposta (pertinência quanto ao gênero proposto e obediência ao número de linhas exigido)*.

Organização textual (paragrafação; periodização).

20

Argumentação

Especificação do tema, conhecimento do assunto, seleção de ideias distribuídas de forma lógica,

concatenadas e sem fragmentação.

Apresentação de informações fatos e opiniões pertinentes ao tema, com articulação e consistência de

raciocínio, sem contradição, estabelecendo um diálogo contemporâneo.

20

Coesão / Coerência

Coesão textual (retomada pronominal; substituição lexical; elipses; emprego de anafóricos; emprego de

articuladores/conjunções; emprego de tempos e modos verbais; emprego de processos lexicais: sinonímia,

antonímia, hiperonímia, hiponímia).

Coerência argumentativa (seleção e ordenação de argumentos; relações de implicação ou de adequação

entre premissas e as conclusões que delas se tiram ou entre afirmações e as consequências que delas

decorrem).

20

Elaboração crítica

Elaboração de proposta de intervenção relacionada ao tema abordado.

Pertinência dos argumentos selecionados fundamentados em informações de apoio, estabelecendo relações

lógicas, que visem propor valores e conceitos.

20

* Em caso de inadequação ao tema ou à proposta, o candidato perde integralmente os 20 pontos referentes aos critérios

Tema/Texto.

PROVA APLIC

ADA

FUNDAÇÃO UNIVERSA UCB – VESTIBULAR 1/2012 – 3ª  etapa Página 15 de 16

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DA REDAÇÃO

• Escolha apenas uma das duas propostas, apresentadas a seguir, para desenvolver sua redação, com extensão máxima de 30 (trinta) linhas.

• O texto deverá ser manuscrito, em letra legível, com caneta esferográfica azul ou preta. • A folha de redação não poderá ser assinada, rubricada nem conter qualquer palavra ou marca que o identifique, sob pena de

anulação do texto.

PROPOSTA I

Sediar uma Copa do Mundo visa a uma contrapartida no incremento das receitas com turismo e oportunidades criadas no ambiente interno em infraestrutura, empregabilidade, expansão do comércio local e estímulo às indústrias para capitalizar as oportunidades geradas por esse que é o maior evento esportivo do mundo. Porém, para realizá-lo, não basta conquistar o disputado privilégio perante a FIFA. É preciso corresponder às complexas exigências da entidade.

No plano estrutural, são essenciais arenas esportivas com capacidade para atender ao público, sistema de segurança adequado, rede hoteleira para hospedar as seleções e os torcedores de todo o mundo, sistema de atendimento de saúde, rede de transporte público eficaz, implementação e melhoria dos centros comerciais, entre outros itens. Para suprir todas essas demandas, os investimentos para a Copa de 2014, de acordo com o site Transparência, estão na ordem de R$ 23,9 bilhões, sendo R$ 5,3 bilhões somente em São Paulo. Grande parte desses valores previstos para a região metropolitana paulista refere-se ao setor de transporte, abrangendo o monotrilho (54% do total), obras nos aeroportos de Guarulhos e Viracopos (38%) e arena (8%).

Todos os gastos anteriormente citados referem-se apenas àqueles que já estão destinados por meio de fontes de financiamentos e investimentos dos governos das várias esferas. De acordo com dados da Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústria de Base (ABDIB), o aporte total é de R$ 112,8 bilhões, R$ 33,9 bilhões somente em São Paulo. Esse montante, diferentemente do que aparece no Portal da Transparência, contempla obras de mobilidade urbana, rede hoteleira e hospitalar.

Internet: <www.investimentosenoticias.com.br> (com adaptações).

Considerando que o texto apresentado tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo argumentativo acerca do seguinte tema: Uma questão ética na majoração das obras para a Copa do Mundo.

PROPOSTA II

Pais que perderam filhos no trânsito realizam projetos de mobilização social

Muitas famílias que perderam entes queridos vítimas de um acidente de trânsito têm unido forças para cobrar por justiça e diminuir a impunidade. A combinação álcool e direção, tão frequente entre os jovens, traz índices alarmantes, que precisam mobilizar a sociedade.

A maioria dos jovens entre 15 e 29 anos morre, no Brasil, em razão de causas violentas. Esse é o resultado de uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice abrange mortes provocadas em decorrência de homicídios, suicídios, acidentes de trânsito e outras causas externas.

De acordo com Christiane Yared, fundadora do Instituto Paz no Trânsito, a repetição de mortes de jovens no trânsito acontece porque ainda existe impunidade. “A impunidade é algo sem tamanho. É possível ver isso em todo o país e em todos os sentidos”, diz.

Christiane é mãe de Gilmar Rafael Yared, um dos jovens mortos na madrugada do dia 7 de maio de 2009, vítima de um acidente de trânsito em Curitiba. Gilmar e o amigo, Carlos Murilo de Almeida, envolveram-se em um acidente com o ex-deputado Carli Filho, que supostamente dirigia embriagado e em alta velocidade.

A partir do acidente, surgiu o movimento 190 km/h é crime, que obteve projeção nacional, mobilizando militantes em vários estados brasileiros. Em pouco mais de um ano, o movimento alcançou a marca de 500 mil adesivos de automóvel distribuídos voluntariamente. “Nós, enquanto família e sociedade, nos sentimos impotentes, e é esse o clamor de tantas famílias que acabam montando ONGs e instituições para que algo mude”, completa Yared.

Talita Inaba. Internet: <www.portaldotransito.com.br> (com adaptações). Acesso em 5/12/2011. Considerando que o texto apresentado tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo argumentativo a respeito do seguinte tema: Acidente de trânsito: manifestação da violência social.

PROVA APLIC

ADA

FUNDAÇÃO UNIVERSA UCB – VESTIBULAR 1/2012 – 3ª  etapa Página 16 de 16

RASCUNHO

1

5

10

15

20

25

30

PROVA APLIC

ADA