vereador dr. gabriel alves o novo herdeiro do mdb · som de carro que possa ser ... outubro,...

16
C M A P Fonplata: Prefeitura licita drenagem e pavimentação do Padre Ernesto. Cemitério Santa Cruz terá reforma completa com recursos do município. Vereador Dr. Gabriel Alves o novo herdeiro do MDB Prêmio Helô Urt homenageia personalidades que exaltam papel da mulher na sociedade Os detalhes na página 08. Confira na página 11. Página 03. Foto: Clóvis Neto/PMC

Upload: vophuc

Post on 20-Jan-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

C M A P

Fonplata: Prefeitura licita drenagem e pavimentação do Padre Ernesto.Cemitério Santa Cruz terá reforma completa com recursos do município.

Vereador Dr. Gabriel Alves o novo herdeiro do MDB

Prêmio Helô Urthomenageia

personalidades queexaltam papel da

mulher na sociedadeOs detalhes na página 08.

Confira na página 11.

Página 03.

Fo

to:

Cló

vis

Ne

to/P

MC

EXPEDIENTE

*** A Redação não se responsabiliza por artigos assinados ou de origem definida.

Fundado em 03 /09/1960Vicente Bezerra Neto

Patrono do JornalCorreio de Corumbá

Razão Social: Farid Yunes Solominy CNPJ 50 724 863/0001 - 80

Redação e Parque Gráfico: Rua 7 de Setembro, 249-1 Centro - Corumbá-MS

Tel: (67)3232-1835 - CEP 79330-030 e-mail: [email protected]

Diretor Responsável: Farid Yunes Solominy DRT-105/MS

Repórter Fotográfico / Diagramação: Alle Yunes DRT-84MS

Colaboradores: Rosildo Barcellos, Dílson Fonseca,

Eneo da Nóbrega e Orlando Papa Jr.

Chefe do Parque Gráfico: Cleberson Calonga (Juninho)

Corumbá/MS, 18 a 24/03/2018 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág.0202020202CORREIODECORUMBA.COM.BR

* Rosildo Barcellos

Uma História Real Idos de 1962, numa fila de visitas emum hospital de Corumbá, um colega deinfância diz surpreso: Oi, casou, teve filhos? A resposta foivazia: - nenhum. Ele respondeu - ah mulher que não temfilhos, não presta para mim! Uma Irma que acompanhava-me,percebeu o mal-estar e disse: - Que é isso,não se fala assim para as pessoas! A fila andou e cada um foi ver os seusentes queridos. Aquela afirmação ficou martelando nacabeça (mulher que não tem filhos nãopresta pra mim). Visitei minha mãe e fui para casa, nocaminho, continuou na minha mente “AFRASE”. Cheguei em casa sentei na cama queficava num quarto que dava os fundos parao quintal. Chorei. Chorei amargamente. De repente saem três crianças eram asfilhas de uma prima e se puseram a brincarde baixo do pé de água pomba.Árvore frondosa que ficava perto dacozinha e era ali que a gente sentava paradescansar depois do almoço, em diasquentes. De repente uma voz interior me chamoua atenção e disse:-Por que choras? Parei de chorar e fiqueiolhando as crianças brincando na sombradaquela árvore. A voz continuou:-Vê aquelas crianças brincarem na sombradaquela árvore? Esta árvore nunca deu frutos, mas vêa sombra que ela oferece?

Então seja você tambémuma árvore frondosa. Pensei, pensei, e disse... - é! Porque

ao invés de chorar serei igual a esta árvore Foi o que fiz! Pois o que cuidei dos meus irmãos,sobrinhos, afilhados ou quem simplesmentequis sentir o calor de meu abraço, não foibrincadeira! Cuidei mesmo, com todo meu coraçãoe dedicação. E cuidarei sempre que pudere minhas mãos conseguirem segurar emeus passos conseguirem movimentar. E graças a Deus...nas andanças davida, encontrei um pé de jequitibá.

Tia Santa conta a História

Árvore forte e robusta. E assimformamos juntos um caminho de sombrana qual muitos se agasalharam. Um dia recebi uma carta de uma deminhas sobrinhas, a Cleuza, eu havia lheenviado um presente de aniversário e elarespondera.- Tia porque me escreveu tão triste? Não fique assim pra mim sua pessoarepresenta uma árvore frondosa a nosagasalhar a sombra de seus galhos. Fiqueialegre por ela sem saber, ter dito uma frasetão minha! Nunca contei a ela a históriada frase que o amigo de infância havia medito. E ela não sabia que desde o mês deabril de 1962, eu me propus a seruma árvore frondosa. Este dia me doeu ocoração, mas ao ver as crianças brincandoao pé de “água pomba” que mesmo semdar frutos... PRESTAVA. Hoje tenho saudades dela pois ela semdar frutos me ajudou a ser o que sou. Numaocasião em 2003 encontrei o antigo amigode infância, já de cabelos brancos. Eleestava sentado num banquinho a porta desua casa em Corumbá e reparei que bemà frente de sua casa existia umabela árvore.

-Perguntei...mora ai?-Cadê os filhos? Netos? Ele respondeucasaram e foram embora hoje vivo só!-Eu disse: ainda bem que você temessa árvore em frente à sua casa pra telivrar do calor e deste sol. -Ele disse: - simisso mesmo. Certamente, ele já nem selembrava do que havia me dito. Pensei:Hoje ele está só e desalentado. Perguntou-me: será que valeu a pena ter filhos? Sei que não conseguiria responder,com total certeza, entretanto, apenasentendo que em 2018, em pleno mês damulher, sou feliz por ter sido tal qualuma árvore frondosa. Não contarei a idade que tenho, maspodem presumir A natureza sempreensina. E deixou uma lição. Árvore nãodeixou frutos mas deu muita sombra e acerteza de que se olharmos com um poucomais de atenção tudo “presta”! Tudo tem asua utilidade e seu real valor (a quem sabeapreciar). E que todos tem uma razão desua tristeza. Que tal observar mais a forçade nossas palavras. Apreciar a verdadeirasombra. E quanta gente precisa dela,talvez hoje muito mais do que antes.. E oamanhã só vai chegar se soubermoscultivá-lo. *Articulista

98474 9925

Corumbá/MS, 18 a 24/03/2018 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág.0303030303CORREIODECORUMBA.COM.BR

Vereador Dr. Gabriel Alves o novo herdeiro do MDB A Comitiva MS Maior e Melhor Planejando oFutur o com Você esteve em nossa região nos dias09 e 10 de março do corrente ano, promovendoum grande Encontro Regional aqui na Capital doPantanal, com a presença das mais expressivas edestacadas autoridades do MovimentoDemocrático Brasileiro(MDB) do nosso Estado,tendo a frente o ex-governador por dois mandatos,Dr. André Puccinelli(médico); o presidente daAssembleia Legislativa deputado Junior Mochi;os senadores Valdemir Moka e Simone Tebet; oministro Chefe da Casa Civil em Brasília, CarlosMarun e deputados estaduais.

Já na chegada ao Aeroporto Internacionalde Corumbá, essas autoridades puderam observaro prestígio do médico e vereador Dr. Gabriel Alvesde Oliveira, líder da bancada do “Manda Brasa”na Câmara Municipal de Corumbá; depois nosaguão do Nacional Pálace Hotel e na sede doLions Clube de Corumbá, local em que ocorreuessa verdadeira festa de união e confraternizaçãodessa agremiação política que abrigou lá atrásUlisses Guimarães, Tancredo Neves; WilsonBarbosa Martins; Dr. Fadah Gattass; Dr. HugoCosta e tantas outras figuras que exerceram comdignidade seus mandatos.

O jovem representante do povocorumbaense na Casa do Barão de Vila Maria, Dr.

Gabriel Alves, sempre faz questão de realçar seuobjetivo maior no desempenho do seu mandatopopular: “Reafirmo meu compromisso detrabalhar com clareza e transparência, buscandoacima de tudo o bem estar social de todos queaqui vivem, sejam corumbaenses nato ou por opçãoe de coração”.

Durante o primeiro ano de seu mandato,Gabriel Alves foi autor de dezenas derequerimentos, indicações e projetos de lei,voltados para o desenvolvimento de Corumbá ebem estar de toda comunidade, inclusive nosdistritos (zona rural) e regiões ribeirinhas.

Junior Mochi, presidente da ALMS, nosúltimos anos se revelou uma das maioreslideranças políticas do Estado, sendo apontadocomo um nome forte para uma das oito vagas dedeputado federal por MS, nas eleições de 06 deoutubro próximo, tendo trabalhos em quase todosos municípios.

O Dr. André Puccinelli, que foi deputadofederal, prefeito da Capital por duas vezes egovernador de MS por dois mandatos, declarou anossa reportagem que está novamente na estradae na batalha visando retornar ao Parque dosPoderes, para dar continuidade aos seus trabalhosem todas as regiões.

Por Farid Yunes

Gabriel com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi.

Profissional de ImprensaCONTRATA-SE

Precisa-se de jornalista formado(a) ou não,com conhecimento em jornalismo, para atuarcomo repórter, para produzir conteúdo denotícias, atualizar site, realizar cobertura dediversos eventos, entrevistas, situaçõesfactuais que geram interesse público eatividades afins. Tratar aqui na redação do Correio deCorumbá (Rua 7 de Setembro n.º 249 centro),de segunda a sexta-feira, no horário comercial.

Corumbá/MS, 18 a 24/03/2018 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág.0404040404CORREIODECORUMBA.COM.BR

IDEIAS,SUGESTÕES

E RECLAMAÇÕESPor Eneo da Nóbrega

(Membro Efetivo da União Brasileira de Escritores)

SOM DE CARRO QUE POSSA SEROUVIDO DO LADO DE FORA É

INFRAÇÃO GRA VE DE TRÂNSIT O O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) aprovou, no dia 19 deoutubro, resolução que regulamenta autuações para som automotivo.A norma nº 624 determina a autuação do condutor que for pego com somautomotivo audível pelo lado externo do veículo, independente do volumeou frequência que perturbe o sossego público, em vias terrestres de circulação.Nesse caso, o agente de trânsito deverá registrar, no campo de observaçõesdo auto de infração, a forma de constatação do fato. Não há obrigatoriedadedo uso do decibelímetro. A ação do motorista será considerada grave eacrescida de mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH),conforme estabelece o art. 228 do Código de Trânsito Brasileiro. A medida faz exceção a ruídos produzidos por buzinas, alarmes,sinalizadores de marcha à ré, sirenes pelo motor e demais componentesobrigatórios do próprio veículo. Também não estão incluídos na decisão, osveículos prestadores de serviço com emissão sonora de publicidade,divulgação, entretenimento e comunicação, desde que estejam autorizadospor órgão ou entidade competente, além de veículos de competição e os deentretenimento público, que estejam permitidos a utilizar o som específicoem locais apropriados ou de apresentação estabelecidos pelas autoridadescompetentes. A Agência Municipal de Trânsito e Transporte (AGETRAT) recebeu doCONTRAN atualizações sobre valores de multas e sobre a nova resoluçãorelativa aos carros com som automotivo. “Isso foi um pedido da PolíciaMilitar de São Paulo, essa ideia partiu de lá e foi estudada pelo CONTRAN eestá valendo em todo o Brasil. Agora, o agente fiscalizador de trânsito, nãoprecisa mais do decibelímetro para provar que o condutor estava utilizandosom alto. Apenas o agente de trânsito que ouviu o som no volume queextrapole o limite do carro já é configurado infração grave de trânsito”, explicouJeferson Braga, chefe de Núcleo de Fiscalização da AGETRAT.

SERVIDORES DO ESTADO NÃOACEIT AM TRANSFERÊNCIA DE BANCO

Os Servidores do Estado que desempenham suas atividades nos váriossetores não aceitam que o governador Reinaldo Azambuja transfira as contasdo Banco do Brasil para o Banco SANTANDER. Não são todos os municípiosde Mato Grosso do Sul que tem agencia do Santander. O que dificultaria orecebimento dos salários. Na agencia de Corumbá só tem 7 caixas eletrônicas,12 cadeiras para ser atendido e duas mesas de chefia. O espaço não comportamais de 30 pessoas no setor de caixas eletrônicas. SANTANDER tem agencias em apenas 7 municípios em MS, que sãoCampo Grande, Cassilândia, Corumbá, Dourados, Paranaíba, Três Lagoas eLadário que funciona no 6º Distrito Naval. Para evitar que o Governador venda a folha de pagamento para oSANTANDER, é preciso realizar concorrência.

COM FUNCIONÁRIOS DE BANCOSPRIVADOS DESESPERADOS

Recebemos reclamações de que tem funcionários de bancos privadosque não estão tratando com urbanidade os correntistas, quando vão pagar aconta ou necessitam de outros serviços. E para completar, tem funcionáriasde algumas lojas que estão assim procedendo. Não custa nada ser cordial,saber tratar as pessoas mesmo que chegue ao estabelecimento comercial dechinelo. Enquanto isso, não posso passar em frente de alguns restaurantesque os garçons estão a dizer que o Chope está super gelado! Veja a diferençade tratamento. Tempos atrás as Lojas Americanas local não aceitou o meucheque ouro do Banco do Brasil só porque fui de chinelo que não é da marcae camiseta de Campeão da Beija Flor! Coisas de Corumbá, que por sinal temfilha de Pôncio Pilatos morando aqui, nora de Onassis, o Grego!

COM O BAIXO RENDIMENT O DOS ALUNOS Num universo de 50 alunos, quando apenas 2 conseguem a média exigidapela instituição no caso de Ensino Fundamental, Médio e Superior, é porque amaneira do professor dar aula está fracassando, ou seja, seu método. Foi época em que os professores se vangloriavam em dar nota baixa oureprovar os discentes. Agora tudo mudou. Quando grande número deeducandos não atingirem a nota ou média naquela disciplina, um grupo deveser formado de alunos e ir até a coordenação para questionar o processo desseprofessor. Numa escola pública do estado, caso este fato aconteça, um grupode especialistas em educação vai acompanhar o método do educador. Não épossível apenas 2 alunos ter QI de 120...!!! Alguma coisa está errada.

Corumbá/MS, 18 a 24/03/2018 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág.0505050505CORREIODECORUMBA.COM.BR

Nos Trilhos da Vida

Por Dilson Fonseca (DRT-1583/MS)

Vamos falar sobre a Ferrovia, escrever sobre fatoshistóricos e curiosidades. Sou o Professor Dílson Antonio

Morais da Fonseca, Pós Graduado em GestãoEducacional, Formado em Geografia e professor há mais

de 18 anos, além disso, neto e filho de ferroviário.

PEDRO ALVES FILHO

Essa semana conversamos comum dos ferroviários de grandedestaque, pois passou por muitasfunções e cidades graças a ferroviae hoje reside na cidade de CampoGrande, Mato Grosso do Sul.Estamos falando de Pedro AlvesFilho, que nasceu no dia 30 de Maiode 1947, na cidade de Miranda (MS),hoje tem 70 anos. Casado com a

Pedro e sua esposa Belta

senhora Belta Corrêa Alves, ondetiveram 2 filhos e 01 neta. Sua vida como ferroviário iniciouem Janeiro de 1959, como telefonistaPBX, 1960 foi promovido paramensageiro, 1962 para Telegrafista,1966 para Auxiliar de Estação, 1975passou a desempenhar a função deChefe de Estação. Em 1983 passoupara Supervisor de Estação, 1991

Gerente de Transporte, 1993aposentou como Gerente deTransporte com 35 anos de serviçosprestados a ferrovia. Pedro como autêntico ferroviário,morou em diversas localidades aolongo dos trilhos, sendo quetrabalhou em Campo Grande,Guaicurus, Maracaju, Indubrasil,Corumbá e retornou para CampoGrande em 1985. Mas trabalhou como agentesubstituto (cobrindo Férias eFolgas) no período de 1965 a 1971quando casou e foi morar comoauxiliar de estação em Guaicurus nasestações de ramal de Ponta Porã,Guavira, Bolicho, Sidrolândia, Piúva,Posto KM 103, Piqui, Brilhante,Posto KM 145, Maracaju, SeteVoltas, Ministro Pestana, Itahum,General Rondon, Santa Virginia ePonta Porã. Agua Clara, Atoladeira,Arlindo Luz, Formoso, Mantena,Ribas do Rio Pardo, Balsamo,Alegre, Ligação, Lagoa Rica,Manoel Brandão, Engenheiro MarioDutra, Indubrasil, Terenos,Alcilandia, Pedro Celestino,Murtinho, Cachoeirão, Palmeiras,Piraputanga, Camisão, IrmãosMaringoni, Aquidauana, GuiaLopes, Taunay, Agachi, DuqueEstrada, Miranda, Salobra, Cel,juvêncio, Guaicurus e Carandazal. Um dos momentos que marcarama vida de Pedro Alves foi que em1986 ele acompanhou a comitiva doPresidente da Rede FerroviáriaFederal Osiris Stenghel Guimarãesque percorreu o estado.

Osiris Stenghel Guimarães(foto), era neto e filho de ferroviário,Seu avô, que era italiano, veio daregião de Trento e, como já chegouformado ao Brasil, começou atrabalhar como desenhista naestrada de Curitiba e Paranaguá.Depois, desempenhou váriasatividades na antiga estrada de ferroSão Paulo-Rio Grande do Sul,inclusive construindo um trecho daestrada que vai de São João dosPobres até Marcelino Ramos. Parase ter uma ideia, aquela estrada foiconstruída em 18 meses. Sua famíliatem essa ligação muito grande comferrovias. O nosso grande ferroviário diz assimcomo muitos que conversamos, sentirmuita tristeza em ver a ferrovia nesseestado de abandono, pois a ferroviatrouxe muito desenvolvimento para oMato Grosso do Sul, ou seja, para osmunicípios cortados pelo trem. E eleenfatiza “(...)não acredito na volta dotrem do Pantanal”. Conhecemos um pouco a históriade vida desse ilustre sul-mato-grossense e ferroviário Pedro AlvesFilho.

Estação de Miranda/MS

SINDICATO RURALDE CORUMBÁ

Valorizando a classe! Mantendo as tradições! Pecuarista de nossa região:

A união faz a força. Torne-se um filiado.Avenida General Rondon, entre as ruas

Frei Mariano e 15 de Novembro.

Fones: (67) 3231-6988 – 3231-9798.

Corumbá/MS, 18 a 24/03/2018 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág.0606060606CORREIODECORUMBA.COM.BR

Atendendo solicitação do Sindicato Rural, Prefeituramantém em funcionamento escola no Paiaguás

Graças a diversas parcerias, aPrefeitura de Corumbá continuarámantendo em funcionamento aExtensão Santa Mônica, unidade deensino vinculada a EscolaMunicipal Rural Polo PortoEsperança localizada na região doPaiaguás, próxima do rio Piquiri, jána divisa entre os estados de MatoGrosso do Sul e Mato Grosso. “Como determinou o prefeitoMarcelo Iunes, conseguimosrenovar o convênio com o InstitutoSanta Mônica e, juntamente com aSecretaria de DesenvolvimentoEconômico e Sustentável e oSindicato Rural de Corumbá,conseguimos fazer essa parceriapara o ano 2018 e a perspectiva decontinuidade do trabalho naeducação de Corumbá”, afirmou osecretário municipal de Educação,Genilson Canavarro de Abreu. “Não poderíamos deixar fecharuma escola daquele porte, comaquela estrutura, organização, comprofissionais capacitados, umainstituição séria e que leva educaçãoe cidadania de nossos alunos”,complementou Genilson, que naúltima quinta-feira, 15 de março,esteve no local acompanhado dosubsecretário de DesenvolvimentoEconômico e Sustentável epresidente do Sindicato Rural,Luciano Leite, e do pecuarista Emíliode Barros. A Extensão Santa Mônica ofereceensino do 1º ao 5º ano para crianças.A unidade trabalha em períodointegral, onde a maioria dosestudantes vive no local e só retornapara casa em determinados períodos,por causa das grandes distâncias. Aescola oferece alimentação, atividadesrecreativas e até atendimentoodontológico aos alunos.

Na unidade de ensino, são trêssalas de aula multisseriadas.“Fechando toda a parte dedocumentação, provavelmente em30 dias começam as aulas na SantaMônica. Para os próximos anos, tudoserá feito com antecedência”,assegurou o secretário municipal deEducação, explicando que ascrianças da região terão umcalendário diferenciado das demaisinstituições educacionais doMunicípio.

PINGO D´AGUA NOSÃO GABRIEL

Em duas semanas, o projetoPingo D’Água, parceria entre oSENAR, Sindicato Rural e aPrefeitura de Corumbá, através daSecretaria de Desenvolvimento

Econômico e Sustentável, consultoutodos os alunos da EscolaMunicipal Rural Luiz deAlbuquerque, além dos moradoresdo Distrito de Albuquerque!

Amanhã, segunda-feira 19 de março,a equipe segue para o AssentamentoSão Gabriel, todos estão convidadosa participar do atendimentoodontológico.

Corumbá/MS, 18 a 24/03/2018 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág.0707070707CORREIODECORUMBA.COM.BR

Vereador Dr. Domingos solicita

instalação de Semáforo na

Porto Carreiro com a 15!Infraestrutura O vereador do PV, DomingosAlbaneze Neto, está reivindicandojunto à direção da Agência Municipalde Trânsito e Transporte (Agetrat), ainstalação de um conjunto semafóricono cruzamento das ruas Porto Carreiroe 15 de Novembro. Doutor Domingos lembra que ocruzamento é bastante movimentadoe fica mais complicado ainda nassextas-feiras, quando é realizada aFeira Livre da Avenida JoaquimWenceslau de Barros, a segundamaior da cidade e sua maiorramificação é justamente a Rua 15 deNovembro, com entrada pela PortoCarreiro. “O trânsito no local precisaser disciplinado. Além da feira-livre,temos também o Centro de EducaçãoInfantil Estrelinha Verde, que tem umgrande movimento nos dias desemana, e os pais estão pedindo maissegurança no trânsito nessa região”,comentou. Lembrando que é um dosacessos ao Poliesportivo e a EstaçãoRodoviária Intermunicipal.

Jardim dos Estados A recuperação do pavimento daRua José Fragelli, no Bairro Jardimdos Estados, está sendo solicitadapelo vereador à Prefeitura deCorumbá. O pedido foi direcionado àSecretaria de Infraestrutura e ServiçosPúblicos e atende uma reivindicaçãodos moradores daquela importantecomunidade. O trecho citado pelo Dr. Domingosfica entre as ruas Piauí e Maranhão, eo parlamentar do Partido Verdejustifica que as condições dopavimento são precárias, dificultandotanto o tráfego de veículos, comotambém de pedestres.

Marina Gattass Domingos está solicitando tambémà Secretaria de Infraestrutura eServiços Públicos, a execução deserviços de limpeza com dedetizaçãoe desratização da caixa de águaexistente no Parque Marina Gattass,na rodovia Ramon Gómez, quedemanda ao vizinho país da Bolívia.

Iluminação pública Por fim, o Vereador DomingosAlbaneze solicita a recuperação dosistema de iluminação pública naregião da Rua Firmo de Matos, entreas ruas Agostinho Mônaco e

Alexandre de Castro, no Guanã II.Segundo ele, a via está escura, devidoà falta de lâmpadas nos postes,causando temor, principalmente aosestudantes do período noturno e aosidosos. Fonte: Assessoria do Vereador

PRATIQUE A PALAVRA DE DEUS “Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos

seus pensamentos. Nunca fale mentiras, nem diga palavras perversas.

Olhe firme para a frente, com toda a confiança; Não abaixe a cabeça,

envergonhado.

Pense bem no que vai fazer, e todos os seus planos darão certo.

Evite o mal e caminhe sempre em frente; não se desvie nem um só

passo do caminho certo.” (Provérbios 4: 23-27)

Corumbá/MS, 18 a 24/03/2018 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág.0808080808CORREIODECORUMBA.COM.BR

Prêmio Helô Urt homenageia personalidadesque exaltam papel da mulher na sociedade

Comemorando o mês da mulher, aPrefeitura de Corumbá promoveu aentrega do Prêmio Mulher Helô Urtna noite da quinta-feira, 15 de março.A premiação presta homenagem àspessoas que contribuíram para oreconhecimento e valorização dasmulheres se destacando nas áreas deCultura, Meio Ambiente, Cidadania,Personalidade e Sensibilidade deGênero no trabalho de reforçar opapel feminino na sociedade. Foram premiados MarleneTerezinha Mourão “Peninha”(Cultura); Joana Ferreira de Campos(Meio Ambiente); Luciana NeryCândia (Cidadania); Rosângela Villada Silva (Personalidade) e WilsonBaruki (Sensibilidade de Gênero). Único homem homenageado como Prêmio Mulher Helô Urt, o médicoWilson Baruki, destacou a iniciativae disse se sentir “muito honrado” como reconhecimento. “Me deixoubastante feliz. Agradeço muito. Emse tratando de Heloísa Urt, com quemeu convivi e participei de muitoseventos, me honra muito mais. AHeloísa foi uma mulher, destemida,valente, uma mulher que abria todasas portas, que não parava enquantonão resolvesse o problema de umnecessitado. Era impressionante odesprendimento dela. Para mim, essahomenagem é importantíssima equero estendê-la a todas as mulheresque eu atendi e ainda atendo. Queroque elas recebam comigo essahomenagem. Elas me deram aoportunidade de trabalhar comomédico, de atender e melhorar meusconhecimentos, me preparar paraevoluir na minha profissão. A elas eudevo muito”, afirmou o médicoginecologista, que também dedicouo prêmio a esposa, que oacompanhou na solenidade. A secretária Especial de Cidadaniae Direitos Humanos, Beatriz Cavassade Oliveira, destacou que apremiação “reconhece o trabalho eas ações de pessoas que sedestacam por uma causa e umamissão”. Ela ainda prestou

homenagem à vereadora carioca,Marielle Franco, morta a tiros dentrode um carro na cidade do Rio deJaneiro na noite de quarta-feira, 15de janeiro. Representando o prefeitoMarcelo Iunes, a primeira-damaAmanda Balancieri Iunesparabenizou os homenageados elembro ao trabalho de “anônimosque no dia a dia se dedicam a açõesde valorização da mulher e tambémdaqueles que necessitam da atençãodo Poder Público”. Promovido pela Prefeitura deCorumbá, por meio da SecretariaEspecial de Cidadania e DireitosHumanos e sua Coordenadoria dePolíticas Públicas para a Mulher, oPrêmio Mulher Helô Urt foi criadopela lei municipal 2327/2013 erealizado pelo quinto anoconsecutivo. O evento integrou asatividades da programação do Mêsda Mulher.

Helô Urt Heloísa Urt faleceu aos 61 anosde idade, no dia 23 de novembro de2011. Helô Urt, como eracarinhosamente chamada, tinhagraduação em Letras pelaUniversidade Federal de Mato Grossodo Sul. Tinha forte atuação política eera um ícone da culturacorumbaense.

Para a secretária Especial de Cidadania e Direitos Humanos, Beatriz

Cavassa de Oliveira, a premiação “reconhece o trabalho e as ações de

pessoas que se destacam por uma causa e uma missão”.

Fot

os:

Cló

vis

Net

o/P

MC

Pág.Pág.Pág.Pág.Pág.0909090909CORREIODECORUMBA.COM.BR Corumbá/MS, 18 a 24/03/2018

Vereador Dr. Gabriel Alves

solicita melhoria nos

banheiros do Pronto Socorro

Recuperação, manutenção e boas condições de higiene nos banheiros doPronto Socorro Municipal estão sendo solicitadas pelo vereador GabrielAlves de Oliveira, à Prefeitura de Corumbá. Durante sessão da Câmara, Gabriel informou que as condições de higienedo local não são as mais adequadas, e que é necessário serviços derecuperação dos banheiros, para bem atender os pacientes, familiares eservidores do PS. Por isso mesmo ele solicitou encaminhamento de expediente ao secretáriomunicipal de Saúde, Rogério Leite, pedindo estas melhorias que estão sendoreivindicadas pela comunidade e funcionários. Disse que há “falta deprivacidade, manutenção e até de materiais para higiene pessoal”.

Corumbá/MS, 18 a 24/03/2018 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág. 1010101010CORREIODECORUMBA.COM.BR

Cópias em um minuto, AberturasResidenciais, Comerciais,

Automóveis e Cofre.

Confeccionamos carimbosem madeira e automáticos.

Entregamos em 24 horas.Rua 7 de Setembro, 342 -

Centro - Corumbá/MS

CHACHACHACHACHAVEIRVEIRVEIRVEIRVEIRO SETE CHAO SETE CHAO SETE CHAO SETE CHAO SETE CHAVESVESVESVESVES

Atendimento de Urgência 24hs

3232 - 47979.9953 - 6789

REINALDOREINALDOREINALDOREINALDOREINALDO

Passageiros da empresa Seriema são constrangidos na BR 262

e obrigados pela Agepan a viajar pela Andorinha Um ônibus da empresa Seriema,autorizado a operar sob o regime defretamento entre Corumbá-CampoGrande-Corumbá, foi multado emTerenos na quarta-feira, dia 14 demarço, após a fiscalização daAgepan (Agência Estadual deRegulação dos Serviços Públicos)constatar que a empresa haviavendido passagens avulsas. O veículo levava oito passageirosde Campo Grande para Corumbá.Com a autuação, os passageirosforam obrigados a continuar aviagem em um ônibus da Andorinha,na qual os mesmo haviam optadospor não utilizá-la. A empresa Seriemafoi multada em R$ 2.544. Em entrevista ao site CampoGrande News, o advogado daSeriema, Gabriel Marinho, disse quetodas as linhas de ônibus devempassar por uma licitação, de modoque a empresa vencedora adquire osdireitos de explorar o serviço detransporte de passageiros naqueladeterminada rota. Ocorre, segundo ele, que otrecho Corumbá-Campo Grande estásem licitação. A empresa queatualmente faz o transporte até aCidade Branca está agindo de modoirregular. A Seriema, conforme Marinho,tem autorização para operarfretamento e entrou em contato coma Agepan para obter autorizaçãopara trabalhar em regime de linha.Todos os pedidos foram negadossem justificativa. Existe um inquérito abertopelo MPE (Ministério PúblicoEstadual) aberto para apurar essecaso. O órgão entrou com uma AçãoCivil Pública pedindo ao poderpúblico que libere a atuação de todasas viações interessadas em operar

essa rota até que a licitação sejafeita. Por conta de todas essassituações, a Seriema, conforme oadvogado, tem recorrido de todasas autuações que tem sofrido. Atéaquele instante o flagrante não haviachegado nas mãos dele, mas Gabrieldiz que não é a primeira vez que issoacontece.

ANDORINHA TAMBÉMESTÁ IRREGULAR

Vale ressaltar que a agênciaestadual deixou de fiscalizar aAndorinha por décadas, no que serefere a concessão, a empresa vemoperando com concessãoprorrogada, sendo que na vigênciada Constituição Federal de 1988,onde todas as concessões deserviços públicos outorgadas semlicitação foram extintas. Em outubrode 2017, a 5ª promotoria de Justiçade Corumbá, através do PromotorLuciano Bordignon Conte,recomendou o que o Governo doEstado fizesse uma nova licitaçãopara operar o trecho da linha 59.Ainda de acordo com o promotor, aEmpresa Andorinha S/A, estáoperando com a licença vencidadesde o dia 03 de Fevereiro de 2016,conforme oficio encaminhado pelaprópria Agepan, a mesma que levaos passageiros da Seriema a umvergonhoso constrangimento e serefere a Andorinha como empresaque opera linha sob o regime regular.

CHEGA DEMONOPÓLIO! DO

JEITO QUE TÁ NÃO DÁ! O presidente da Câmara Municipalde Corumbá, vereador Evander

Vendramini e o vereador Chicão Vianaestão revoltados com essa situação,eles propuseram um abaixo assinadopedindo concorrência no trechoCorumbá/Ladário - Campo Grande. Apopulação poderá registrar sua

assinatura no link: https://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/40271 Indignação! Hoje venhomanifestar minha revolta com relaçãoao fato ocorrido com a empresaSeriema turismo em Corumbá que

vem prestando uma alternativa detransporte de qualidade para nossaCorumbá e com a valor justo! Nãovou me curvar diante dessa situaçãoquero o melhor para nossa gente!,relatou em rede social Chicão Viana. Nos ajude a acabar com overgonhoso monopólio daAndorinha, assine para quepossamos ter uma nova licitação emais empresas operando no trechoCorumbá/Campo Grande/Corumbá,esse pequeno gesto terá um grandeimpacto!, pede Evander.

Evander Vendramini e Chicão Viana contam com o apoio da população

para assinar o abaixo assinado que está no link acima, acesse.

Corumbá/MS, 18 a 24/03/2018 Pág.Pág .Pág .Pág .Pág . 1111111111CORREIODECORUMBA.COM.BR

Prefeitura abre licit ação p ara reformacomplet a do cemitério Sant a Cruz

A definição da empresaresponsável pela revitalizaçãocompleta do cemitério Santa Cruz,no Centro de Corumbá, acontece nopróximo dia 3 de abril. O aviso delicitação da obra foi publicado noDIORUMBÁ de quarta-feira, 14 demarço. Com recursos próprios, aPrefeitura, por meio da SecretariaMunicipal de Infraestrutura eServiços Públicos, fará arecuperação de todas as grades, dafachada, dos canteiros, opaisagismo e a paginação de todo opiso interno. “São ações que vão melhorar oacesso, o trânsito das pessoas eoferecer mais respeito, maisdignidade ao maior e mais antigocemitério da região”, afirmou oprefeito Marcelo Iunes. A reformado cemitério é uma das açõesanunciadas pelo prefeito durante obalanço dos primeiros 100 dias desua gestão. Durante o evento, realizado noanfiteatro Salomão Baruki, o prefeitode Corumbá também assinou asordens de serviço para construçãode uma praça no Conjunto PróMoradia, no bairro Aeroporto, e paraa conclusão da restauração do forro

Projeto vai ser executado com recursos próprios da Prefeitura

Fonplata: Prefeitura licita drenagem

e pavimentação do Padre Ernesto Publicado na edição de terça-feira, 13 de março, doDIOCORUMBÁ, o aviso de licitaçãoda primeira obra do Fonplata emCorumbá. Tratam-se das ações deinfraestrutura urbana, pavimentaçãoasfáltica e drenagem do conjuntohabitacional Padre Ernesto Sassida.O recebimento e a abertura daspropostas acontece, dia 17 de abril,às 9 horas, na Prefeitura. Com recursos do Fonplata, quetotalizam R$ 12,7 milhões, aPrefeitura de Corumbá levarápavimentação e drenagem paratodas as ruas do residencial.Somadas às que serão executadaspelo Governo do Estado, as obrasdeverão pavimentar 100% do bairroPadre Ernesto Sassida, onde vivemaproximadamente 1.200 famílias. Em fevereiro, o Estado anunciou aempresa responsável pelas obras depavimentação asfáltica e drenagem

de águas pluviais do maior trecho daavenida Nossa Senhora das Mercês,principal via do Padre ErnestoSassida. Só neste setor, o Governodo Estado vai investir R$ 6.985.042,70(seis milhões, novecentos e oitentae cinco mil, quarenta e dois reais esetenta centavos). Na semana anterior, um primeirotrecho das obras de pavimentação edrenagem de águas pluviais naavenida também teve a empresaresponsável pelo serviço definidapelo Governo do Estado. O aviso deresultado de licitação dizia respeitoao Setor 05, que terá investimentode R$ 416.267,16. No total da pavimentação edrenagem de toda aquela via – quecorta o bairro de leste a oeste entrea avenida Nossa Senhora daCandelária e a rua Pedro de Medeiros(Ladário) –, o Governo do Estadovai investir R$ 8,4 milhões.

O valor corresponde a uma parteda contrapartida do Estado aofinanciamento de aproximadamenteR$ 125 milhões contratado pelaPrefeitura de Corumbá junto aoFundo Financeiro para oDesenvolvimento dos Países daBacia do Prata (Fonplata). A principal avenida do bairro terá

Prefeitura e Estado vão pavimentar todo o conjuntotoda sua extensão pavimentada –18.586 metros quadrados de área – eobras complementares de micro emacro drenagem (2.670 metroslineares) e 1.620 metros de drenagemdo lençol freático, além dasinalização viária. O bairro já contacom rede de esgoto, implantada pelaSanesul.

e da torre da igreja Matriz NossaSenhora da Candelária, obra que seráexecutada com recursos próprios daprefeitura. Marcelo Iunes ainda anunciou aconstrução de cinco praças noconjunto Casa Nova, no bairroGuató. As praças serão construídasnas alamedas Jaú, Genipapo,Tamanduá, Bagre e Barriguda.Também serão recuperados oMirante da Prainha de São João, naPrainha do Porto Geral e a escadariada rua XV de Novembro com aavenida General Rondon. Marcelo Iunes assegurou aindao chamamento público paraimplantação da Feira Noturna e paraa revisão do Plano Diretor deCorumbá. Com recursos próprios, a

Prefeitura vai executar obrascomplementares na Creche e Pré-Escola do Guató, prevista para entrarem funcionamento já no segundo

semestre letivo de 2018, e aconclusão da Unidade Básica deSaúde (UBS) também do bairroGuató.

Pág.Pág.Pág.Pág.Pág. 1212121212CORREIODECORUMBA.COM.BR Corumbá/MS, 18 a 24/03/2018

A pedido do MPT, Vetorial Siderurgia é obrigada pela Justiça areintegrar trabalhadores demitidos de modo discriminatório após greve Atividades foram paralisadas no mêspassado. Sindicato da categoria denunciouretaliação contra os grevistas. A juíza da Vara do Trabalho deCorumbá, Anna Paula da Silva Santos,determinou na tarde de terça-feira, dia 13de março, que a Vetorial Siderurgia Ltda.reintegre, no prazo máximo de 48 horas,37 trabalhadores dispensados de formaarbitrária e discriminatória apósparticiparem de greve motivada porfrequentes atrasos no pagamento desalários e do 13º. A decisão atende apedidos liminares do Ministério Público doTrabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) propostos em ação civil públicaajuizada na semana passada. Além da reintegração, a Justiça garantiua esses trabalhadores estabilidadeprovisória até um ano após o término domandato da atual diretoria sindical, sob penade pagamento de multa diária fixada em R$2 mil por trabalhador prejudicado. Na decisão, a juíza também acolheuoutros requerimentos do MPT-MS, comopagamento integral, até o quinto dia útil domês subsequente ao vencido, do saláriodevido aos empregados e respeito ao plenogozo da liberdade sindical. Caso viole essasobrigações, a Vetorial Siderurgia serámultada no valor de R$ 5 mil por trabalhadorlesado e por infração verificada. “Trata-se de uma decisãoimportantíssima e que responde à agressãoa esses trabalhadores com celeridade eresguardo que o caso reclama. OJudiciário demonstrou que não tolerará ovilipêndio dos direitos fundamentaistrabalhistas, em especial o de exigir seusdireitos pelo exercício de greve”, disse oprocurador Paulo Douglas Almeida deMoraes, responsável pela ação.

Entenda o caso

Essas irregularidades foram apontadasem denúncia feita pelo Sindicato dosTrabalhadores nas Indústrias Siderúrgicasde Corumbá, município onde a Vetorial tem

filial, e constatadas durante investigaçãodo MPT-MS. Em novembro do anopassado, a empresa já havia sido notificadaextrajudicialmente pelo sindicato por contados recorrentes atrasos salariais. Testemunhas ouvidas pela procuradorPaulo Douglas confirmaram a demora emreceber salários, além de diversasviolações à Lei de Greve (Lei nº 7.783/89) praticadas pela Vetorial, como nãopermitir que os grevistas retornassem aospostos de trabalho, desconto dos diasparalisados e dos benefícios de vale-alimentação e vale-gás (o acordo coletivo2016/2018 prevê descontos apenas emcaso de falta injustificada), bem como utilizarmão de obra terceirizada em substituiçãoaos que aderiram ao movimento paredista. Ainda chegou ao conhecimento do MPTque a Vetorial efetivou a dispensa por justacausa de 37 grevistas, incluindo membrosda Comissão Interna de Prevenção deAcidentes, diretores do sindicato etrabalhadores em gozo de estabilidadeacidentária, sob alegação de suposta desídia. “Os fatos e documentos revelam que ademandada praticou graves atosantissindicais, atentatórios ao direito degreve, à liberdade sindical, através de umacovarde retaliação aos empregados quefizeram uso de um direito constitucional quelhes é assegurado em caráterfundamental”, destacou Paulo Douglas naação em que pede a nulidade dasdispensas efetivadas arbitrária ediscriminatoriamente, reintegrando essesempregados ao trabalho e ressarcindo-ospelo período de afastamento. A título de dano moral individual, o MPT-MS pediu o equivalente a 50 vezes o valordo limite máximo dos benefícios do RegimeGeral de Previdência Social, como formade compensar os prejuízos sofridos porcada trabalhador, consideradosgravíssimos. A Vetorial Siderurgia Ltda. e a VetorialEnergética Ltda., empresas coligadas,somam em torno de 235 trabalhadores.

MPT-MS assegura pleno

exercício da liberdade sindical Ação civil pública ajuizada pelo MinistérioPúblico do Trabalho em Mato Grosso do Sul(MPT-MS) e deferida pela Vara do Trabalhode Corumbá resultou na condenação daVetorial Siderurgia Ltda. a não praticarquaisquer atos que visem dificultar o plenoexercício da liberdade sindical por seustrabalhadores, bem como prejudicar o direitofundamental de greve. A decisão tambémimpede que a empresa cometa atos contra oSindicato dos Trabalhadores nas IndústriasSiderúrgicas de Corumbá, com o intuito deembaraçar suas atividades. Se descumprira decisão, a empresa arcará com multa deR$ 5 mil por trabalhador prejudicado e porinfração verificada. No despacho, a juíza Anna Paula da SilvaSantos também garantiu a permanência de37 trabalhadores dispensados de formaarbitrária e discriminatória pela Vetorial, apósparticiparem de greve. A maioria era defiliados ao sindicato, o qual, em novembro doano passado, havia notificado a empresa porconta dos recorrentes atrasos salariais. Além da reintegração, a Justiça asseguroua esses trabalhadores estabilidade provisóriaaté um ano após o término do mandato daatual diretoria sindical, sob pena depagamento de multa diária no valor de R$ 2mil por trabalhador prejudicado. “A ré, de modo absolutamente seletivo,dispensou majoritariamente trabalhadores

associados ao sindicato, numa nítidamanobra de enfraquecimento e dedesmoralização da entidade perante ostrabalhadores”, argumentou o procuradorPaulo Douglas Almeida de Moraes, autorda ação. Mais de 70% dos empregados daempresa são filiados ao sindicato. A VetorialSiderurgia Ltda. e a Vetorial EnergéticaLtda., empresas coligadas, somam em tornode 235 trabalhadores. Ainda conforme o procurador do MPT-MS, “lesar o direito de greve caracteriza,em consequência, violação à liberdadesindical, que se vê impedida de reivindicarmelhores condições de trabalho ou, como éo presente caso, exigir o cumprimento dodireito trabalhista mais comezinho previstoem lei, qual seja, o pagamento de verbasalarial”. Paulo Douglas lembrou a Convençãonº 98, da Organização Internacional doTrabalho, que trata da aplicação dosprincípios do Direito de Sindicalização e deNegociação Coletiva. Segundo a norma, aliberdade sindical alcança tanto o direito deatuação dos trabalhadores nos movimentosde reivindicação quanto o direito de nãosofrer qualquer conduta discriminatória poressa atividade. A juíza Anna Paula da Silva Santostambém acolheu outros requerimentos doMPT-MS, como pagamento integral, até oquinto dia útil do mês subsequente aovencido, do salário devido aos empregados.

Corumbá/MS, 18 a 24/03/2018 Pág.Pág .Pág .Pág .Pág . 1313131313CORREIODECORUMBA.COM.BR

Parabéns, Marina!

É com imenso júbilo que registramos nesta edição, o transcurso demais um natalício da linda menina Marina do Couto Cerezo, quecompletará os seus 8 anos de feliz existência, na terça-feira, dia 20 demarço de 2018. É filha do benquisto casal Soledad-Guilherme Vaz do Couto(Mito),economista natural de Corumbá e que é funcionário de carreira daPetrobras há mais de 33 anos, já tendo sido Gerente de Estratégia damaior empresa estatal do País lá em Santa Cruz de La Sierra por seteanos, além de ter atuado por muito tempo na matriz no Rio de Janeiro,como Assistente de Diretoria, atuando nos últimos anos no escritóriode Corumbá, no controle da entrada e distribuição do gás boliviano noBrasil, tendo capitaneado metro por metro, a instalação do Gasoduto,desde Mutum na Bolívia, até Paulínia no interior de São Paulo, comramificação para todo o sul do país, gerando milhões de dólares para ogoverno de MS e a Prefeitura de Corumbá, mensalmente, nos últimos20 anos. Marina está cursando o terceiro ano no Colégio CENIC - ImaculadaConceição. A Marina dança Balé desde 2013 e também pratica natação. Fala oEspanhol e o Português e continua estudando Inglês. Nunca é demaisafirmar que a bonita, vivaz e inteligente garota Marina é protetora danatureza e dos animais. A priminha Marina, nossos cumprimentos, com votos de muitas vitóriasem toda sua vida, para alegria de todos seus entes queridos, amiguinhose amiguinhas. Adolfo Rondon

PRODUTOS ORTOPÉDICOS EM GERAL.

Marcelo Iunes parabeniza as

mulheres, neste mês dedicado a elas! Estamos em Março - o mês da Mulher - e eu vou aproveitar a oportunidade paracontar, um pouco sobre duas mulheres importantíssimas na minha vida, para vocês:

A primeira é da minha saudosa mãe, Dona Célia Emma Aguilar Iunes nasceu noPeru, onde sua vida foi transformada drasticamente após a morte da sua mãe - logo,seu pai teve um novo relacionamento e sua madrasta a fez sofrer todos os tipos demaus tratos. Não demorou muito tempo e ela foi enviada para morar no Brasil, sob atutela de um parente.

Em Santos - onde desembarcou - trabalhou como doméstica e continuou a sofrermaus tratos, passando por muitas famílias até que ainda adolescente conseguiumigrar para Corumbá, vindo parar aqui através da Ferrovia Noroeste, onde conheceumeu pai - Aziss Iunes.

Aqui, ela teve sete filhos, que foram criados da melhor forma possível, mesmomediante diversas dificuldades econômicas. E viveu em função dos filhos, demonstrandopor todos nós um amor incondicional - superando todo o sofrimento que vivenciou nopassado e se tornando um alicerce inabalável em nossa família, pois mesmo após asua morte, seu legado continua entre nós através dos seus sábios conselhos e doexemplo do seu amor infinito, pois ele não tinha fim para nós. Minha mãe é umexemplo que mesmo trabalhando em casa, nos afazeres domésticos - uma mulherpode ser EMPODERADA - pois em nenhum momento ela teve uma posição inferiora qualquer um dentro da nossa família, muito pelo contrário: ela era a nossa grandeLÍDER, ao lado do meu pai.

E sou um homem de muita sorte porque nesse caminho rápido que é a vida,acabei encontrando a segunda mulher também importantíssima na minha vida: AmandaBalancieri Iunes, meu grande amor. Um amor tão grande que me deu de presentetrês filhos lindos. Formada em Economia, linda, amigável, dinâmica, bem-humoradae sempre disposta a atender as pessoas, a Amanda é a minha grande parceira, amulher de todas as horas e que sempre soube me acalentar nos momentos maisdifíceis da minha vida - e sou muito grato por isso.

Assim, neste mês de Março - eu gostaria em nome das mulheres da minha vida,parabenizar a todas as mulheres pelo seu mês especial. E dizer que não existempalavras para agradecer por tudo o que vocês fazem por nós. Não existem palavraspara agradecer pela doação que vocês dão pela felicidade do coletivo, privando-se- por vezes - das suas próprias, sendo também um grande exemplo de altruísmo ecompaixão.

Se todo homem pensasse: “E se fosse minha esposa, e se fosse minha mãe, e sefosse minha filha” no mínimo, jamais haveria discriminação. E é meu dever comoadministrador público, zelar sempre para que cada vez mais vocês conquistem maise mais espaço dentro da sociedade.

Desejo que vocês, mulheres - assim como as duas mulheres que marcaram minhahistória - façam cada vez mais e mais sucesso, seja: no trabalho, no relacionamento,no meio acadêmico, com a família, ou em qualquer outro âmbito! Busquem por tudoque quiserem com garra e perseverança e tenho plena certeza de que vocês têmmuito mais do que o necessário para alcançar, sobretudo: a felicidade!

Da minha parte, todas vocês - sem exceção - terão sempre o meu reconhecimentoe admiração.

Muito obrigado à todas vocês.

FELIZ MARÇO, MÊS DA MULHER!

Eis aí uma Mensagem e comovente depoimento do fundo da alma e do

coração, do ser humano Marcelo Aguilar Iunes, com imensa inspiração,

sobre a trajetória de sua amada mãe D. Célia, que veio lá de um país

amigo, o Peru, desembarcando no litoral paulista, próximo a maior

metrópole do Brasil, para ser guiada pelas mãos Divinas, até chegar a

esta fronteira oeste do país e conhecer a sua cara metade e grande amor

de sua vida: Aziss Tajher Iunes e, junto, constituírem uma belíssima família.

Da mesma forma o seu reconhecimento de público, àquela que

conquistou seu coração, dando-lhe três maravilhosos e abençoados filhos

e que sempre esteve, está e estará ao seu lado, em todos os momentos de

suas vidas.

E, por fim, a saudação do cidadão Marcelo Iunes, a todas as mulheres

corumbaenses, ladarenses, pantaneiras, bolivianas e sul-mato-grossenses,

pelo mês de todas elas.

Adolfo Rondon-Jornalista e Radialista.

Empalha-se CadeirasTratar com NORMA MAIA ATAGIBA.

Rua Cabral n.º 1115, entre as ruas Frei Mariano e 15 de

Novembro, em frente à Sanesul no centro de Corumbá.

Décadas de experiência no setor. Serviço de qualidade!

Fones: 3231-0412 e (67) 9 9673.9291.

Corumbá/MS, 18 a 24/03/2018 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág. 1414141414CORREIODECORUMBA.COM.BR

3ª Semana Março 19 a 24

"Atenção Moradores para a Coleta deGalhos Setorizada esta semana nas ruas!"

3ª SEMANA - CENTRO PARTE BAIXA –BORROWISK, BEIRA RIO E CERVEJARIA.

-ALAMEDA DO TAMENGO-ALAMEDA RIO DE JANEIRO-LADEIRA 21 DE SETEMBRO-LADEIRA MANOEL CAVASSA-LADEIRA CÁCERES-LADEIRA CUNHA E CRUZ-LADEIRA DO CONTORNO-LADEIRA DONA EMILIA-LUIS FEITOSA RODRIGUES-RUA FIRMO DE MATOS ENTRE TRAVESSA ACAMPAMENTO E RUA AMÉRICA.-RUA MAJOR GAMA ENTRE TRAVESSA ACAMPAMENTO E RUA AMÉRICA.-RUA SETE DE SETEMBRO ENTRE ALAMEDA ARTHUR MANGABEIRA E AMÉRICA.-RUA QUINZE DE NOVEMBRO ENTRE AVENIDA GENERAL RONDON E RUA AMÉRICA.-RUA FREI MARIANO ENTRE AVENIDA GENERAL RONDON E RUA AMÉRICA.-RUA ANTONIO MARIA COELHO ENTRE AVENIDA GENERAL RONDON E AMÉRICA.-RUA ANTONIO JOÃO ENTRE AVENIDA GENERAL RONDON E RUA AMÉRICA.-RUA TIRADENTES ENTRE AVENIDA GENERAL RONDON E RUA AMÉRICA.-RUA LADÁRIO ENTRE AVENIDA GENERAL RONDON E RUA AMÉRICA-RUA TENENTE MELQUÍADES DE JESUS ENTRE RUA DELAMARE E RUA AMÉRICA.-ALAMEDA VULCANO ENTRE RUA TREZE DE JUNHO E AVENIDA RIO BRANCO.-RUA GERALDINO M. DE BARROS ENTRE RUA TREZE DE JUNHO E AVENIDA RIO BRANCO.-RUA CACÉRES ENTRE RUA VINTE DE SETEMBRO E AVENIDA RIO BRANCO.-RUA BARÃO DO MELGAÇO ENTRE RUA MATO GROSSO E AVENIDA RIOBRANCO.-ALAMEDA SÃO BENTO ENTRE RUA MATO GROSSO E AVENIDA RIO BRANCO.-ALAMEDA LENON ENTRE RUA MATO GROSSO E AVENIDA RIO BRANCO.

(LESTE OESTE) 3ª SEMANA , CENTRO PARTE BAIXA-RUA DOMINGOS SAHIB-TRAVESSA ACAMPAMENTO-RUA MANOEL CAVASSA-ALAMEDA ARTHUR MANGABEIRA-LADEIRA JOSÉ BONIFÁCIO-RUA MARIANO CAVASSA-ALAMEDA PORTUGAL-AVENIDA GENERAL RONDON ENTRE RUA LUIS FEITOSA RODRIGUES E RUA TENENTE MELQUIADES DE JESUS.-RUA DELAMARE ENTRE RUA 21 DE SETEMBRO E RUA TENENTE MELQUÍADES DE JESUS.-RUA TREZE DE JUNHO ENTRE RUA LUIS FEITOSA RODRIGUES E RUA TENENTE MELQUÍADES DE JESUS.-RUA DOM AQUINO ENTRE RUA LUIS FEITOSA RODRIGUES E RUA GERALDINO M. DE BARROS.-RUA CUIABÁ ENTRE RUA LUIS FEITOSA RODRIGUES E RUA GERALDINO M. DE BARROS.-RUA AMÉRICA ENTRE RUA EDU ROCHA E RUA GERALDINO M. DE BARROS.-RUA VINTE DE SETEMBRO ENTRE RUA GERALDINO M. DE BARROS E RUA CÁCERES.-RUA MATO GROSSO ENTRE RUA CÁCERES E RUA ALBUQUERQUE.-AVENIDA RIO BRANCO ENTRE RUA GERALDINO M. DE BARROS E RUA ALBUQUERQUE.

DOUTRINA SINATRA FOI ........ um termo criado como umabrincadeira, pelo porta-voz do presidenteda extinta União Soviética MIKHAILGORBATCHEV, que se referia a dar maisliberdade aos países que dependiam deapoio financeiro da antiga União Soviética.O termo relacionava com a famosa músicaMY WAY que era um clássico na voz dolendário FRANCIS ALBERT SINATRA. Eeste ano, em MAIO completa vinte anosque estamos sem ele. Nunca na históriaamericana, um artista teve tanta influênciadentro da CASA BRANCA, como o OLDBLUE EYES. Inclusive em suas viagensinternacionais, ele era muitas vezesrecebido como um verdadeiro chefe-de-estado. De ROOSEVELT, passando porJOHN KENNEDY e chegando a BILLCLINTON, sempre esteve lá no centro dopoder, tomando WHISK e esbanjandocharme a todos. Como já falei aqui em outracoluna, ouço SINATRA desde que chegueiao mundo, devido a intensa paixão que omeu saudoso pai tinha com a obra dele. O

velho SINATRA não era um simplescantor, ele era um estilo de vida, oGLAMOUR, o JET SET internacional,e em uma das suas frases célebres eleDizia: “Sou a favor de tudo que ajude aatravessar a noite – seja uma oração,tranquilizante ou uma garrafa de JACKDANIELS”. Ademã e seguimos emfrente ...... ORLANDO PAPA JUNIOR.

Corumbá/MS, 18 a 24/03/2018 Pág.Pág.Pág.Pág.Pág. 1515151515CORREIODECORUMBA.COM.BR

Instalação de pelotões em regiões estratégicas da

cidade é solicitada pelo vereador Tadeu Vieira A instalação de quatro pelotões daPolicia Militar de Mato Grosso do Sul estásendo sugerida na Câmara pelovereador Tadeu Vieira. O pedido foi feitodevido ao crescimento dos índices decriminalidade na cidade e o edil acreditaque a presença de policiais nos quatrocantos da cidade, vai inibir as açõescriminosas. A solicitação de Tadeu Vieira estásendo direcionada ao prefeito da cidade,Marcelo Iunes; ao comandante geral daPolícia Militar, coronel Waldir RibeiroAcosta; ao comandante do 6º Batalhãoda Policia Militar de Corumbá, tenente-coronel Massilon de Oliveira Neto, bemcomo ao diretor-executivo da AgênciaMunicipal de Segurança Pública,tenente-coronel César Freitas Duarte. “Precisamos contar com estes pelotõesem funcionamento com a maior brevidadepossível, para conter o avanço dacriminalidade”, pediu Tadeu, sugerindoque estas bases funcionem em bairrospopulosos como o Nossa Senhora deFátima, Popular Velha, Cristo Redentor,e Maria Leite. “Sabemos das dificuldades em relaçãoao efetivo da Polícia Militar em nossa região.Mas, a ideia é se busque parcerias junto aPrefeitura Municipal, com a cedência deespaços públicos como escolas, postos desaúde etc, para montar os postos, bem comoa disponibilização de guardas municipais,viaturas, para aumentar o efetivo e ter umafrota em condições de atender asocorrências, melhorando a segurança eprotegendo a vida humana em nossacidade”, destacou.

Melhorias

Em outro requerimento, o vereadorsolicita à Prefeitura e à Sanesul,providências para fixar as tampas debocas de lobo na região da Rua Firmode Matos, esquinas com Gonçalves Dias,Monte Castelo e Duque de Caxias.Segundo ele, as tampas estão sem apoioe podem se quebrar com a passagemconstante de veículos, causandoproblemas de obstrução da rede deesgoto.

Passarela elevada na América,

em frente à Oncologia A implantação de uma passarelaelevada de pedestres na Rua América,em frente ao Centro de Oncologia, voltoua ser solicitada pelo vereador TadeuVieira, durante sessão da CâmaraMunicipal de Vereadores. No ano passado, o edil fez o mesmopedido à Prefeitura, comencaminhamento de cópia do

requerimento à Secretaria deInfraestrutura e Serviços Públicos, bemcomo à Agência Municipal de Trânsito eTransporte (Agetrat), e voltou a reforçara solicitação esta semana. A solicitação está sendo encaminhadatambém ao prefeito Marcelo Iunes e elepede o máximo de empenho para aimplantação desse equipamento, nosentido de garantir maior segurança àspessoas que utilizam os serviçosdisponibilizados pela Oncologia, etambém das clínicas localizadas na região.“O nosso pedido se faz para atender asnecessidades de pacientes que utilizam

os serviços da Oncologia com frequência,e são obrigados, mesmo operados oudebilitados pela doença, a esperar paraatravessar a rua de maca ou cadeirasde rodas”, explicou. Ele alega que o fato daquele trechoda Rua América, entre a 15 de Novembroe a 7 de Setembro, ser pavimentado comlajotas, as dificuldades de transitar pelotrecho, inclusive de cadeira de rodas, sãomaiores, “devido às imperfeições do piso,o que aumenta as dores, medo einsegurança, além de que pode acontecercoisas piores para a saúde do paciente”,justificou.

ATACADO COSTA

Rua Porto Carreiro, 798.

Distribuidor da Água MineralPiracema e Santa Inês

Disk - Água 3231 - 5656Disk - Água 3231 - 5656Disk - Água 3231 - 5656Disk - Água 3231 - 5656Disk - Água 3231 - 5656

C M A P

Corumbá/MS, 18 a 24/03/2018 Pág .Pág .Pág .Pág .Pág . 1616161616CORREIODECORUMBA.COM.BR