verbo - maio 2009

52
MAIO 2009 ano 5 COMO COMBATER A RECESSÃO IMIGRAÇÃO Inaugurado novo visto de estudante Tier 4 no reino unido

Upload: verbo-media-ltd

Post on 21-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

A Revista Verbo é publicada mensalmente em Londres e sua distribuição é gratuita.

TRANSCRIPT

Page 1: Verbo - Maio 2009

MAIO 2009

ano 5

COMO COMBATER A RECESSÃO

IMIGRAÇÃOInaugurado novo visto de estudanteTier 4 no reino unido

Page 2: Verbo - Maio 2009

ENTRE EM CONTATO

264a Belsize RoadKilburn, NW6 4BTtel. 079 7677 3820

distribuidores oficiaisno Reino Unido

Gabriela Gauza cedeu seu direito de imagem

Procurando por materiais evangélicos?BíbliasLivrosAgendasDVDsCDsBrinquedosCamisetasE mais!

Em uma loja perto de você!

EpicentroEditora e

Distribuidora

Page 3: Verbo - Maio 2009

ENTRE EM CONTATO

264a Belsize RoadKilburn, NW6 4BTtel. 079 7677 3820

distribuidores oficiaisno Reino Unido

Gabriela Gauza cedeu seu direito de imagem

Procurando por materiais evangélicos?BíbliasLivrosAgendasDVDsCDsBrinquedosCamisetasE mais!

Em uma loja perto de você!

EpicentroEditora e

Distribuidora

Page 4: Verbo - Maio 2009

EDITOR FÁBIO RODRIGUES

JORNALISTA IZA VIANA

PROJETO GRÁFICO FLAVIO FERNANDES

DESIGN DANIEL RODRIGUES

ILUSTRA SÉRGIO DUTRA

COLABORADORES

DEISE RODRIGUES

LONDONHELP4U

RODOLFO BASÍLIO

MARCORELIO FERRARI

PR IVONILDO TEXEIRA

PR MARCELO AGUIAR

PR MARCO PEIXOTO

PRA JUÇARA PEIXOTO

TELEFONE PARA CONTATO:

078-9481-4026

CONTATO POR EMAIL:

[email protected]

ANÚNCIOS:

[email protected]

GALERIA DE FOTOS:

[email protected]

contentsMaio 2009

NOSSOCONTATO

6

Editorial

8

Pr Marco Peixoto

É Tempo de Andar...

10

Pr Jorge Linhares

A Língua

16

Pr Pedro Rosa

Plano de Leitura Bíblica

12

Pr Ivonildo Texeira

Dízimos e Ofertas

14

Pr Marcelo

O Milagre da Felicidade

18

Pra Juçara Peixoto

Poder Pra Ressucitar

20

Prof Deise Rodrigues

O Que dá Lugar ao...

24

Iza Viana

Matéria de Capa

Como Combater a...

30

Verbo News

38

LH4U

Inaugurado Novo Visto...

40

Rodolfo Basílio

Seu Negócio Está...

46

Marcorélio Ferrari

Um Breve Relato

50

Galeria de Fotos

A REVISTA VERBO É UMA PUBLICAÇÃO MENSAL DE DISTRIBUIÇÃO GRATUITA. TODOS OS DIREITOS

SÃO RESERVADOS. © VERBO MEDIA LTD. PO BOX 59 946, LONDON, SW16 4PT

Page 5: Verbo - Maio 2009
Page 6: Verbo - Maio 2009

por Fábio [email protected]

editorial

& pressione 1 para carregar £5. Ainda na linha, digite o número internacional de destino (0055XXXX) seguida da tecla #. Espere para ser conectado.

Disque 0208 497 4067

SEM TAXAS ESCONDIDASSEM PRAZO DE VENCIMENTOCRÉDITO PARA LIGAÇÕES INTERNACIONAIS

Atendimento em Português: 0208 497 9284

Até 27% a mais de créditos grátis quando você compra on-line!

Brasil SP/RJ fixoBrasil fixoBrasil celular

1p/min2p/min

12p/min

0.8p/min1.6p/min9.4p/min

Top-up através do celular Top-up online* www.auracall.com/verbo

www.auracall.com/verbo

CALLING THE WORLD*T&Cs: Ask bill payer’s permission. Calls charged per minute. Charges apply from the moment of connection. Calls to the 020 number cost mobile standard rate to a landline or may be used as part of bundled minutes. Calls made to mobiles may cost more. Connection fee varies between 1.5p & 20p. Text AUTOOFF to 81616 (std SMS rate) to stop auto-top-up when credit is low. Rates are subject to change without prior notice. Please see website for up-to-date pricing. Pence a minute quoted are based on extra credit gained from £20 minimum top-up online & on first call. This service is provided by Auracall Ltd. Agents required, please call 084 4545 3788.

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Easter_210x75_TTV_VERBO_4067_porPage 1 16/03/2009 11:21:36

recessão iniciada no final de 2008 e que tem abalado o mundo inteiro nos últimos meses continua sendo o principal enfoque

de discussões em todas as camadas da sociedade atual.Os efeitos causados pela onda devastadora da crise financeira mundial não pouparam mesmo as gigantes do setor automobilístico como a japonesa Toyota e a norte-americana General Motors, que acumularam enormes prejuízos em seu último exercício.Por outro lado, algumas instituições conseguiram elevar os seus lucros em meio ao furacão da crise. É o caso do Banco do Brasil, que ao longo dos últimos anos investiu no desenvolvimento de tecnologia no controle e gestão do risco financeiro e hoje está colhendo os seus frutos.O exemplo do Banco do Brasil nos mostra como o

controle financeiro é importante nos momentos de dificuldade e de “vacas magras” que vez por outra somos obrigados a enfrentar.Este mês a revista VERBO saiu em campo e foi buscar algumas informações muito valiosas para quem não pretende ser levado pela atual tempestade econômica. “Não há como negar que, atualmente, chegar ao fim do mês e ainda estar com o saldo da conta positivo é quase impossível”.Como Combater a Recessão, da jornalista Iza Viana, vai com certeza ajudar muito a todos que de alguma forma têm-se sentido atingidos e querem aprender qual a forma de organizar de forma simples e objetiva a sua vida financeira. “Portanto, não se desespere. Há muitas soluções disponíveis para que você não entre em parafuso sem saber para onde ir”.Que Deus abençoe ricamente a sua leitura.

a

6 | VERBO

Page 7: Verbo - Maio 2009
Page 8: Verbo - Maio 2009

por Pr. Marco PeixotoO pr. Marco Antonio Peixoto é presidente da Comunidade Evangélica da Zona Sul e lidera ainda ministério internacional pela Europa e Estados Unidos.eus habita em nós. Em Romanos 8:5,

lemos que “aqueles que se deixam controlar por sua natureza inferior

vivem apenas para agradar a si próprios e não ao Senhor”. Às vezes, conforme determinadas circunstâncias, nossas pernas tremem. Deixem que tremam mais. Enquanto isso, clamem e gritem a palavra de Deus. Se estiverem sem voz, orem em línguas. Logo os anjos entram em ação e o céu se move. Amém, Jesus tem o melhor para nós.Que é a fé? Em Hebreus 11:1, lemos que é a convicção segura de que o desejado vai acontecer, mesmo que indício algum possa ser visto ainda diante de nós. Foi pela fé que Abel obedeceu a Deus e trouxe uma oferta que lhe agradou. Noé também confiou em Deus, muito antes de ver o mínimo sinal de dilúvio. Abraão também obedeceu a Deus. Sara teve fé e tornou-se mãe, apesar de sua idade avançada.Tenha fé. Em João 10:10 Jesus diz que o ladrão veio para roubar, matar e destruir mas que Ele, por outro lado, veio para que tivéssemos vida e vida em abundância. É promessa do Senhor. É tempo de descermos do barco. A igreja de Jesus, no Brasil, está descendo do barco. Não importa com quem ficará o barco, ou para onde irá. O importante é descer, fazendo assim a vontade de Jesus.A atitude de Pedro ter descido do barco não foi leviana. Baseou-se em princípios, fatos acontecidos antes, que o levaram àquela atitude. Ele vinha em altos e baixos; era inconstante. No entanto, a sua simplicidade nos mostra algumas verdades. Entre elas, a de seguir a vontade de Jesus. E Deus só atua em cima de princípios com aqueles que têm compromisso com a Sua palavra. Não age só porque o sujeito tem cara de crente ou fica gritando Glória a Deus da boca pra fora.Quem não age conforme a Bíblia, ao chegar na igreja, sem dúvida alguma, passa a usar o cosmético espiritual… (eu te glorifico, aleluia…). Que falsidade!

É por isso que existem filhos de crentes que estão desviados. O que é ouvido no púlpito, não é praticado em casa. Acaba virando um paradoxo. Eles perdem a referência.Entretanto pelo poder de Deus, creio também, que nestes últimos dias Deus vai restaurar esses desviados – que ficarão cheios do Espírito Santo. Amém. É tempo de andar. Você pode mover o braço de Deus. Basta evocar o seu nome, conforme a palavra. Ele não se encolhe nem se esconde.Destaco ainda que há certas coisas que o diabo faz, que nem o próprio Deus pode resolver. Vocês sabiam que o nosso Deus é limitado? Sim, por mim e por você, enquanto satanás e o mundo, ao contrário, jamais limitarão a minha vontade, se eu permitir. Tudo posso fazer. Deus não me impedirá, já que a ninguém Ele força.Mas Ele evidencia em Romanos 6:12: “Não deixem nunca mais que o pecado controle esse corpo fraco de vocês, e não cedam aos seus desejos pecaminosos. Não deixem que nenhuma parte de seus corpos seja instrumento do mal. Antes entreguem-se inteiramente a Deus - o corpo todo - pois que vocês voltaram da morte e desejam ser instrumentos de Deus para seus bons propósitos”.A vontade de seguir é energizada pela fé. A fé é sempre ativada pela obediência, pela ação, pela resposta. É assim que ela se manifesta. Se você andar na fé estará ativando a vontade (não há nada passivo na própria fé) ela sempre exigirá uma ação.Jesus venceu e nos deu a terra por herança, do que se deduz que o Reino é legalmente nosso. Mas Satanás se recusa a aceitar a derrota e tudo fará para reconquistar o perdido, mesmo sabendo que diante do tribunal não haverá apelação.Ligue-se ao Senhor. Ele quer lhe sustentar. É a sua vontade e seu desígnio. Incline-se diante dele em adoração e humildade. Assim você não precisará reverenciar a mais ninguém.

Ligue para 078 6689 4350e adquirira os livros do Pr Marco Peixoto

À LUZ DO VERBO

É TEMPO DE ANDARSOBRE AS ÁGUAS

D

8 | VERBO

Page 9: Verbo - Maio 2009

Cultos Domingo: 18:30h • Quarta-feira: 19:30h • Sábado: 19:00h

www.comunidadezonasul.com.br

Um novo

www.comunidadezonasul.com.br

264a Belsize Road • Kilburn • tel. 077 2712 7594

para um novotempo

temploKilburn high Rd

Belsize

Rd

Brondesb

ury Rd

Cam

brid

ge

Ave

Kilburn Park

Abbey Rd

Alpha

Pl

Kilburn High Road

>

Junto à estação Kilburn High Road de trem e overground (Silverlink) e a 5 min (0,25m) do metrô de Kilburn Park (Bakerloo line)

Page 10: Verbo - Maio 2009

À LUZ DO VERBO

por Pr. Jorge LinharesIgreja Batista GetsêmaniBH/MG

A LÍNGUA

T&Cs: Ask bill payer’s permission. Calls billed per minute & include VAT. Charges apply from the moment of connection. Minimum call charge 5p by BT. Cost of calls from non BT operators & mobiles may vary. Check with your operator. Rates are subject to change without prior notice. This service is provided by Auracall Ltd. Agents required, please call 084 4545 3788.

Atendimento ao cliente: 0844 545 3551 Mon to Fri - 9am to 18pm I www.auracall.com/vidlink

Ligue agora! 084 4831 4067

Mais Barato Super Conveniente!

SEM CONTA! SEM TAXAS ESCONDIDAS!

2p/min - 084 4831 40673p/min - 084 4988 4067

10p/min - 087 1919 40672p/min - 084 4831 4067

linha fixalinha fixacelularlinha fixa

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

140209_210x75_TTV_VERBO_4067_porPage 1 14/01/2009 10:25:04

ó quem já sofreu na pele as conseqüências de uma fofoca, sabe que isso não é brincadeira. Jesus já sabia que muitas pessoas se

prestariam a ser instrumentos do mal contra nós. Nada mais irritante do que alguém nos procurar para contar um problema, e alegar que o outro não pode nem sonhar que ele passou a notícia adiante. Então pra que veio trazer a notícia?“A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”. (Provérbios 15.1)A língua, sem dúvida, tem sido um dos maiores instrumentos do diabo para destruir a paz dentro lares. São palavras de quem é parte da família e também de gente de fora: vizinhos, amigos, parentes.Quando irritadas, as pessoas respondem o que vem na cabeça. Não é sem razão que Deus tenha dado tantas orientações sobre o uso adequado das palavras.A melhor coisa que podemos fazer para evitar um sem número de problemas é falar pouco, bem como esperar a hora certa de falar. É um conselho muito importante para todos. Se um está nervoso, e eu respondo no mesmo tom ou com desinteresse, é o quanto basta para começarmos um bate-boca.

Quem sabe se, na qualidade de chefe de empresa, não deixamos sair de nossos lábios palavras que produziram frutos tão amargos? Se o leitor reconhece que a tão sonhada felicidade vem-lhe escapando das mãos, se tem consciência de que tem falhado e deseja o perdão de Deus; peça-lhe que purifique seus lábios; faça também o propósito de, daqui por diante, pautar sua conduta por esse texto da primeira carta de Pedro (3.10-11):

1.Refrear a língua2.Fugir do mal3.Praticar o que é bom4.Promover a paz

Quem quiser amar a vida, quem quiser ver dias felizes, precisa seguir essas quatro orientações. Essa é a receita divina para se experimentar a plenitude de vida. “Que as palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, ó Senhor, rocha minha e Redentor meu”. (Salmo 19.14)

s

10 | VERBO

Page 11: Verbo - Maio 2009

maiora oficina brasileirade motos

em Londres.

Conheça

Edin

ho M

otos

Edinho Motos34 Quixley Street - E14 9PULondon - UKTel: 020 7987 9161 079 1620 9944Email: [email protected]

Cotton Street

Nav

al R

ow

Eas

t Ind

ia D

ock

Roa

d

Asp

em W

ay

QuixleyStreet

Robbin Hood LA

Edi

nho

Mot

os

Mecânica em geral.Peças e acessórios em geral.Compra, venda e financiamentos.

“Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.” (Isaias 1:19)

Mecânicos: Luizinho, Cabelo, Alex e Artur.

Agora também

Page 12: Verbo - Maio 2009

À LUZ DO VERBO

por Pr. Ivonildo TeixeiraFundador da Igreja do Nazareno no Estado do Espírito Santo Autor de 31 livros já publicados Casado com Mônica Teixeira, pai de Samanta e Talita Conferencista na área de finanças, já ministrou mais de 580 seminários em 4 continentes [email protected] www.ivonildoteixeira.com.br

DÍZIMOS E OFERTAS:A BÍBLIA RESPONDE!

uem conhece um pouco da história da Igreja de Cristo jamais esquecerá o fato ocorrido no dia 31 de outubro de 1517, quando o ousado reformador Martinho Lutero afixou suas 95 teses na porta

da Igreja do Castelo de Wittemberg. Essas teses condenavam os abusos da negociação de indulgências e conclamava as lideranças eclesiásticas para um debate a respeito do assunto.Não era intenção de Lutero promover qualquer ruptura, todavia ele almejava uma reforma na estrutura político-administrativa da Igreja Romana. O “caldo” ferveu nas mãos dos que se beneficiavam do sistema corrupto e corruptor instaurado.Vários concílios foram agendados, até que em 1521, na assembléia oficial de Worms, Lutero recusou rever suas posições a menos que fosse convencido por meio do “testemunho das Escrituras”. Sua coragem chegou a tal ponto de declarar perante o rei Carlos V e todas autoridades eclesiásticas e políticas presentes a seguinte frase: “Consultei a minha consciência e ela está amarrada à única revelação: a Palavra de Deus”.Por amar a revelação bíblica com a qual estou comprometido, afirmo: o dízimo e as ofertas são santas ao Senhor. O Pentateuco, considerado como o coração da Teologia Financeira na Bíblia, está sempre sendo a fonte para expositores e autores bíblicos, onde cavam tudo quanto a temática do Dízimo e Ofertas - dois temas distintos e fartamente comentado nas Escrituras Sagradas. Basta conferir: Gn 2.17; 4.3-5; 14.18-20; 28.20-22; Ex 22.29;34.26; 35.4-35;36:2-7; Lv 6.14-30;7.1-16; 27.30-32; Nm18.21-30; 28.1-31; Dt12.6-12;23.21-23.26.1-2.Quando nos convertemos a Cristo, o bolso também se converte; quem sonega o que pertence a Deus - os dízimos e as ofertas - prova, de fato, que nunca deu a vida a Jesus. Conforme tantos textos acima, qualquer dicionário no planeta Terra define o dízimo como a décima parte de um valor.Tudo quanto recebemos das mãos do Senhor, em um ato de louvor e adoração a Ele, apresentamos em forma de dízimos e ofertas. A Bíblia define como roubadores aqueles cujos corações assaltam a Deus, retendo os dízimos e as ofertas. Basta ler Malaquias 3:8. O maior escritor do Novo Testamento, o apóstolo Paulo, confirma: “nem ladrões, nem avarentos, nem

roubadores herdarão o Reino de Deus” (I Co 6:10).Por amar a única revelação deixada por Deus, a Bíblia, afirmo que os dizimistas e os ofertantes têm um único lugar para adorar ao Senhor com os dízimos e as ofertas. Quantos crentes insistem em devolver dízimos e ofertas nas mãos de tesoureiros, administradores da igreja, pastores ou até na tesouraria! Isso é invenção e anti-bíblico.Sem contar que adultera a revelação divina citada em Ap 22.18-19: “Eu a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico; se alguém lhes fizer qualquer acréscimo (...) ou se alguém tirar qualquer coisa das palavras deste livro, Deus tirará a sua parte (...)”.Não defendo, aqui, meu ponto de vista ou o que a denominação cristã à qual pertenço pensa ou deixa de pensar, nem tampouco entro no mérito da metodologia de denominações. Se os dízimos e as ofertas são colocadas em pratos, envelopes ou até mesmo o gasofilácio, a questão em pauta é: onde apresentar os dízimos e as ofertas sagradas? A Bíblia responde claramente: na casa do Senhor (Dt 12.6) - “A esse lugar fareis chegar os vossos holocaustos e os vossos sacrifícios e os vossos dízimos, a oferta das vossas mãos, e as ofertas votivas e as ofertas voluntárias.”.Moisés ainda repete o mesmo texto no versículo 11, afirmando que o lugar do culto verdadeiro, onde os dízimos são apresentados, é na casa do Senhor, na presença do sacerdote, diante do povo em um ato de adoração (Ex 36.1-7). O rei Salomão, filho do rei Davi, autor de tantos salmos inspiradores, após a morte de seu pai, trouxe várias ofertas para a casa do Senhor doadas pelo seu pai (II Cr 5.1).O homem que foi mais ousado em falar de dízimos e ofertas em toda a Bíblia, disse: “Trazei todos os dízimos à casa do Senhor, para que haja mantimento na casa do Senhor” (Ml 3.10). No Novo Testamento, o próprio Jesus presenciava todos os ofertantes e dizimistas em seu ato de entrega (Mc 12.41-44 ; Lc 21.1-4).Martinho Lutero, mesmo diante de pressões e até ameaças, foi em frente com sua convicção: “consultei a minha consciência e ela está amarrada à Palavra de Deus”. Com essa frase, nasceu o protestantismo.Se você professa, de fato, ser um cristão verdadeiro,

q

12 | VERBO

Page 13: Verbo - Maio 2009

não viole a Revelação Escriturística. Seja um cristão Bereano: “Examine com avidez as Escrituras”. Tudo o que Deus deseja que façamos ou deixemos de fazer já está revelado na Sua Palavra.Nada de diluir, aumentar ou inventar algo a cerca da Bíblia. O maior tesouro que a raça humana possui por si só se basta. Neste tesouro temos todas as respostas; portanto, quem a lê e a pratica jamais será enganado. Esta deve ser a nossa postura, que nos qualifique para sermos discípulos de Jesus, estando amarrados à única revelação dos céus: a Bíblia Sagrada.

Seminário de FinançasCom Pr Ivonildo TeixeiraAutor de 31 livros já publicados e conferencista na área de finanças, já ministrou mais de 580 seminários em 4 continentes

De 10 a 15 de Julho

maiores informações pelo tel 078 9481 4026

Apoio:

EpicentroEditora e

Distribuidora

VERBO | 13

Page 14: Verbo - Maio 2009

À LUZ DO VERBO

por Pr. Marcelo AguiarO Pr. Marcelo Rodrigues de Aguiar é casado a 15 anos com Rosi Leia Ribeiro de Aguiar, e tem duas filhas gêmeas, Amanda e Beatriz. É pastor auxiliar da Igreja Batista em Mata da Praia (Vitória, ES), professor do SETEBES e psicólogo clínico. Tem dez livros publicados: “Em busca da bênção perdida”, “Como vencer o medo”, “Como vencer a violência”, “Como vencer o passado” (Editora Vida), “Cura pela palavra”, “Porque algumas pessoas sofrem de depressão”, “Nos desertos da vida”, “As faces do espírito”, “O brilho de uma lágrima”, “O enigma de Jó” (Editora Betânia).

O MILAGRE DAFELICIDADE

Certo homem vivia muito infeliz. Seus problemas o atormentavam, seus sonhos teimavam em não se realizar e seus

relacionamentos eram um desastre. Então ele resolveu procurar um grande sábio e pedir-lhe que lhe ensinasse o segredo da felicidade.- Há uma pessoa muito poderosa que tem o dom de fazer feliz àquele que lhe agrada, disse-lhe o sábio. Quando alguém a trata bem, essa pessoa atende aos seus desejos e lhe dá paz e alegria. E eu soube, de fonte segura, que ela estará passando pela sua cidade esta semana.- E como poderei reconhecer essa pessoa? Perguntou o homem.- Esta é a grande questão, respondeu o sábio. Ela sempre viaja disfarçada, testando a bondade dos homens. Mas se você for atencioso com todos os que cruzarem o seu caminho, não terá como errar. Ela se agradará de você e lhe concederá o que deseja.Durante uma semana, aquele homem procurou fazer o bem a todos que encontrou. Parou para conversar com os idosos, teve paciência com as crianças e auxiliou os pobres em suas necessidades. Foi, até mesmo, mais amoroso com seus amigos e inimigos (quem sabe, o indivíduo milagroso não estaria observando?). E assim ele foi, aos poucos, esquecendo dos seus problemas, pensando menos em si mesmo e se envolvendo com seus semelhantes. E a tristeza que o atormentara foi se desfazendo até desaparecer.- Você está com uma aparência melhor, disse-lhe o

sábio ao vê-lo uma semana depois. Encontrou aquele que tem o dom de fazer os outros felizes?- Sim, respondeu o homem com um sorriso. Eu o encontrei em cada uma das pessoas com quem me importei. Encontrei-o em mim mesmo, pois me dei conta de que, enquanto pensava só em mim, fabricava minha própria tristeza. E o encontrei, principalmente, em Deus, que abençoa quem se dispõe a ser bênção. Entendi o significado das palavras de Cristo: “Coisa mais bem-aventurada é dar do que receber” (Atos 20.35).O sábio se retirou, satisfeito. E pensou consigo próprio o quanto ele era feliz.

s

oraçãoAjude-me, Senhor, a encontrar a felicidade numa vida de amor e serviço. Amém.

14 | VERBO

Page 15: Verbo - Maio 2009
Page 16: Verbo - Maio 2009

À LUZ DO VERBO

por Pra. Juçara PeixotoCom um forte chamado para influen-ciar mulheres, Pra Juçara Peixoto as tem ajudado a descobrir o verdadeiro valor que possuem como herdeiras do maior amor que existe. Através da Conferência Herdeira, um evento an-ual voltado para o público feminino, a pastora Juçara tem encorajado e es-timulado mulheres do mundo inteiro a desempenhar de forma madura o seu papel na sociedade. Juçara Peixoto é esposa e companheira de ministério do Pr. Marco A. Peixoto.

Ligue para 078 6689 4350e adquirira os livros da Pra JuçaraPeixoto

PODER PRARESSUCITAR

á vários textos na Bíblia que nos falam dos enfermos tocando em Jesus e sendo curados ou Jesus tocando e curando

enfermos, endemoninhados, leprosos, paralíticos, cegos, mudos, etc. O que importava era o toque de Jesus. Também temos os testemunhos de Jesus ressuscitando mortos: a filha de Jairo, Lázaro e o filho da viúva.Muitas pessoas buscam em todos os lugares, dizem até que todos os caminhos levam a Deus, mas nós sabemos que só Jesus pode curar, só Jesus pode ressuscitar e, o mais importante, só Jesus pode salvar.Veja o que está escrito em Lucas 7:11-17: “E aconteceu que, no dia seguinte, ele foi à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos, e uma grande multidão; e, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade. E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores. E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar. E entregou-o a sua mãe. E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo. E correu dele esta fama por toda a Judéia e por toda a terra circunvizinha”.O ministério de cura de Jesus era uma área extremamente pessoal de Sua obra. Jesus não reunia as multidões para que vissem Seus milagres, mas para que aprendessem o que Ele ensinava. As curas eram individuais. Ele tocava em cada pessoa ao curá-las, não fazendo em massa. Ele não usava o Seu poder de cura para atrair as multidões. Ele curava as pessoas para demonstrar sua compaixão, para comprovar suas

palavras, para que a glória de Deus se manifestasse através dEle e para fazê-las entender que Ele era o Cristo, o Filho de Deus.Jesus realmente cura os que estão doentes, e tem poder para ressuscitar mortos. Você pode comprovar através desta mensagem a compaixão. Você pode comprovar nesta mensagem a compaixão que Ele tem por cada um de nós, por cada um que passa por alguma dificuldade e tem poder para ajudar-nos em tempos difíceis.O que mais impressiona, de todos os milagres que Ele fez, é principalmente, no caso da viúva, quando Ele foi tocado pela tristeza dela, pois aquele era o seu único filho. Ele o ressuscitou antes mesmo que ela o pedisse. Ele tocou o caixão, violando uma tradição judaica. Na cidade de Naim, a morte se encontra com a vida. Aquele jovem era morto, ia para a sepultura, o cortejo o seguia, mas em dado momento tudo se transformou, quando Jesus passou por ali.Jesus é o único que tem poder até para ressuscitar.Jesus realmente se importa com a nossa dor e pode suprir nossas necessidades, antes mesmo que o peçamos.Creia e você verá o poder de Deus operando e poderá também ser tocado por Jesus, deixando que a vida dEle flua em você.Pai, nós temos clamado, nos louvores e nas orações, que desejamos ver a Tua presença. Nós pedimos uma ministração especial do Teu Espírito que desperte o nosso interior. Nós te pedimos, Pai, vai de encontro ao desanimado; vai de encontro ao frustrado; vai de encontro àquele que já cansou da batalha; vai de encontro àquele que precisa da Tua Palavra. Nós clamamos pela Tua presença. Espírito Santo de Deus, nós te damos liberdade para agir e falar conosco. Em nome de Jesus.

h

16 | VERBO

Page 17: Verbo - Maio 2009

Pb. AiltonContato078 9498 2445

CHELTENHAM

Pr. Raffaele D’EriContato078 2882 8157

FELTHAM

Pb. Wesley

Contato075 1586 1611

OXFORD SEVEN SISTERS

Pb. Edson Oliveira

Contato078 1274 2829

FULHAMCultos de Louvor

Domingos 18:00h230 Lillie Road, Fulham SW6 7QA Chamberlayne Rd NW10 3NT

Cultos de EnsinoQuarta Feira 20:00h

KENSAL RISE

www.ministeriofama.com

ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTÉRIO FAMA

REINO UNIDO - Fulham - Londres

Pr. Abigail CarlosPastor Presidente

Pr. Pedro RosaPastor Regional

Contato079 1250 3299

Pr. Pedro RosaPastor Regional

FULHAM EASTBOURNEPb. Carlos César

Contato075 1589 5085

Ir. Lindomar

Contato077 8380 8973

PURLEY HIGH WYCOMBE

Culto aos SábadosHorário: 19:30h

Contato075 4517 8680

Você é bem vindo!

Page 18: Verbo - Maio 2009

Julh

o 0

9

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

Agosto

09

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

Maio

09

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

Junho 0

9

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

1Sm

10-

12

1Sm

16-

18

1Sm

19-

21

1Sm

22-

24

1Sm

25-

27

1Sm

28-

31

2Sm

1-2

2Sm

1-3

2Sm

4-6

2Sm

7-8

2Sm

9-1

0

2Sm

11-

12

2Sm

13-

14

2Sm

15-

16

2Sm

17-

18

2Sm

19-

20

2Sm

21-2

2

2Sm

23-2

4

1R

s 1-2

1R

s 3-4

1R

s 5-6

1R

s 7-8

1R

s 9-1

0

1R

s 11-1

2

1R

s 13-1

4

1R

s 15-1

6

1R

s 17-1

8

1R

s 19-2

0

1Rs 2

1-22

2Rs 1

-3

2Rs 4

-5

2Rs 6

-8

2Rs 9

-10

2Rs 1

1-13

2Rs 1

4-15

2Rs 1

6-17

2Rs 1

8-19

2Rs 2

0-22

2Rs 2

3-25

1Cr 1

-2

1Cr 3

-4

1Cr 5

-6

1Cr 7

-8

1Cr 9

-10

1Cr 1

1-12

1Cr 1

3-15

1Cr 1

6-17

1Cr 1

8-21

1Cr 2

2-24

1Cr 2

5-26

1Cr 2

7-29

2Cr 1

-3

2Cr 4

-6

2Cr 7

-9

2Cr 1

0-12

2Cr 1

3-15

2Cr 1

6-18

2Cr 1

9-21

2Cr 2

2-24

2Cr 2

5-27

2Cr 2

8-29

2Cr 3

0-32

2Cr 3

3-34

2Cr 3

5-36

Ed 1

-2

Ed 3

-5

Ed 6

-8

Ed 9

-10

Ne 1

-3

Ne 4

-6

Ne 7

Ne 8

-9

Ne 1

0-11

Ne 1

2-13

Et 1

-3

Et 4

-7

Et 8

-9

Jó 1

-3

Jó 4

-5

Jó 6

-8

Jó 9

-10

Jó 1

1-13

Jó 1

4-15

Jó 1

6-18

Jó19

-20

Jó 2

1-22

Jó 2

3-26

Jó 2

7-28

Jó 2

9-30

Jó 3

1-32

Jó 3

3-34

Jó 3

5-36

Jó 3

7-38

Jó 3

9-40

Jó 4

1-42

Sl 1

-6

Sl 7

-10

Sl 1

1-17

Sl 1

8-19

Sl 2

0-23

Sl 2

4-27

Sl 2

8-31

Sl 3

2-34

Sl 3

5-37

Sl 3

8-40

Sl 4

1-44

Sl 4

5-49

Sl 5

0-54

Sl 5

5-58

Sl 5

9-63

Sl 6

4-67

Sl 6

8-69

Sl 7

0-73

Sl 7

4-77

Sl 7

8

Sl 7

9-82

Sl 8

3-86

Sl 8

7-89

Sl 9

0-93

Sl 9

8-10

2

PLB

500

15

31

16

1Sm

13-

15

16

Sl 1

03-1

04

Sl 9

4-97

Pla

no

de L

eit

ura

Bíb

lica e

m 5

00 d

ias

- P

art

e 2

Page 19: Verbo - Maio 2009
Page 20: Verbo - Maio 2009

À LUZ DO VERBO

por Deise [email protected] Rodrigues é professoraformada pelo Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, com ên-fase em educação Especial. Tem larga experiência na educação de crianças em idade pré-escolar.

O QUE DÁ LUGAR AO SENTIMENTODE ACEITAÇÃO

1 Reconhecer que seu filho é único- a individualidade é uma característica de todo ser humano. Reconhecer as diferentes

habilidades, evitar a comparação e tratar cada filho como úniico, transmite aceitação.

2 Ajudar a criança a descobrir a satisfação em suas realizações, por exemplo: a criança que está aprendendo a caminhar ou andar

de bicicleta e os pais ficam ao seu lado incentivando estaram preparando a criança para a vida.

3 Deixar a criança saber que é amada, desejada e realmente apreciada, pois a criança é herança bendita do Senhor e uma das coisas

mais devastadoras para uma criança é sentir que seu nascimento foi um acidente, resultado de uma gravidez indesejada, um casamento forçado, entre outras coisas.A criança sente o que os pais expessam a seu respeito. Ela sabe que é desejada pelos pais quando eles tiram tempo para estar com ela, para ajudá-la em seus pequenos projetos e quando se aproveitam de toda oportunidade para demostrar-lhes amor.

4 Aceitar os amigos de seus filhos, pois os amigos são muito importantes para a criança.

O lar deve ser um lugar em que a criança possa trazer livremente os amigos e aonde estes gostam de ir. Isso contribui para o sentimento de aceitação.

or ser um sentimento indispensável para a auto confiança e empreendimento, os pais podem fazer algumas coisas que vão demosntrar aos filhos que são aceitos. Dentre elas destacamos:

p

5 Cultivar um relacionamento baseado na sinceridade e verdade. Quando reconhecemos nossas próprias falhas e que não somos

perfeitos, aliviamos a pressão e damos esperança a nosso filho de se superar.

6 Ouvir o que seu filho fala.Muitas vezes ouvir é uma das melhores maneiras de dizer: Aceito você”. As pessoas expressam suas

idéias até o ponto em que sentem que continuaram a ser aceitas e amadas. Quando alguém se interessa em ouvir tanto os atos bons como os maus, as alegrias e tristezas, sucessos e fracassos então sabemos que essa pessoa nos aceita.A criança sente-se aceita quando os pais tomam tempo para OUVIR.O AMOR, para a criança é alegremente expresso em termos tempo para nos realacionar.

7 Valorizar seu filho. Tudo que você falar ao seu filho, com certeza é isso que acontecerá, portanto abra sua boca para profetizar coisas

boas e para o abençoar.Tudo que você plantar, isso também colherá e a maneirta de ensinar o respeito aos filhos e respeitá-los.Os pais que esperam que o filho lhe proporcione felicidade e ajuda, descobriram uma criança que falha as vezes mais que procura corresponder as suas expectativas.

8 Permitir que os interesses e as qualidades singulares de cada um se desenvolva.Só quando a criança se sente aceita pelos pais

é que pode se sentir aceita pelos outros e por Deus.A hora de apreciar e acitar uma criança é durante o dia nas atividades normais dela e não depois de tê-la colocado na cama ou depois que cresceu e foi embora.

20 | VERBO

Page 21: Verbo - Maio 2009

VERBO | 21

Page 22: Verbo - Maio 2009

CHRISTIAN CELEBRITY

22 | VERBO

O piloto brasileiro Adriano Medeiros, ex-competidor do Campeonato Paulista de Automobilismo e atualmente radicado na Inglaterra desde 2003, foi contratado no começo deste ano pelo piloto inglês Charles Loughran para dividir o carro e dar instruções ao inexperiente piloto. O campeonato é formado por duas categorias, SR8 e SR3, onde competiu Medeiros (motores de moto Hayabusa de 1500 cilindradas, 250 cavalos de potência, com o carro pesando 500 quilos). Foram oito rodadas duplas, sete na Inglaterra e uma na Bélgica (Em Spa-Francorchamps). A estréia da dupla, em Croft, segunda etapa do ano, não foi a esperada, com muitos problemas. O carro quebrou todas as vezes que foi para a pista, no final de semana. Na etapa seguinte, em Castle Comb, Adriano entregou o carro ao parceiro na terceira posição. Em Donington, depois de ter o motor quebrado, na quinta, Medeiros liderava a prova, quando Loughran assumiu a condução do carro. Três semanas depois, em Brands Hatch, o brasileiro teve o seu melhor desempenho

no ano. Para evitar bater em vários carros acidentados na primeira curva, Medeiros caiu para a penúltima colocação na prova. Mas antes do final de seu turno ele já ocupava o segundo lugar. A principal prova do ano, a Silverstone GP, disputada no traçado usado pela F-1 (o circuito possui três layouts diferentes), no mesmo final de semana dos 1000 km de Silverstone, do Le Mans Series, atraiu muitos pilotos, engordando o grid de largada. Depois de completar apenas duas voltas na classificação, Medeiros fez o sexto tempo para a largada. Loughran usou o tempo restante para conhecer o traçado. “Foi expressivo para mim, colocar o carro a frente dos lideres do campeonato. Já que eles tiveram meia hora de classificação, enquanto eu dei duas voltas”, comentou Medeiros.Na primeira corrida da etapa, após receber o carro de Charles, Adriano trabalhou duro, fazendo a segundo melhor volta da prova, levando o carro para as primeiras posições. Na segunda prova Loughran, rodou. Ficando parado na brita, perdendo várias voltas.

Medeiros assumiu o carro, virando tempos na mesma volta dos líderes, mas sem chances de conquistar um bom resultado. Para Medeiros o ano de aprendizado foi muito bom, mostrando a sua capacidade como piloto, aliado a muito profissionalismo e dedicação.“Para mim, esse no foi um presente de DEUS, portanto eu devo tudo a ELE, e dedico este ano para Honra e Gloria de DEUS. Aprendi muito, e minha confiança aumentou imensamente. Estou ansioso para poder colocar em prática tudo que tenho aprendido, em todos esses anos na Inglaterra, envolvido no melhor automobilismo do mundo”, definiu Medeiros sobre a primeira temporada no Radical UK Cup.

Nova categoria de protótipos na Inglaterra poderá ter Adriano Medeiros em seu grid

Page 23: Verbo - Maio 2009

VERBO | 23

O trabalho dedicado na formação de pilotos tem permitido a Medeiros receber alguns convites, mas sem que houvesse até aqui uma oportunidade de disputar toda a temporada. Agora, em 2009, poderá ser diferente. Basta uma força. Contatos com o piloto brasileiro podem ser feitos pelo e-mail [email protected].

18 de abril, seguindo depois para Anglesey, no País de Gales (16 de maio); Spa-Francorchamps, na Bélgica (29 de maio), e rodada dupla em Assen (Holanda) nos dias 11 e 12 de julho. Na sequência, as três últimas rodadas serão na Inglaterra, com provas em Brands Hatch (1º de agosto), Snetterton (22 de agosto) e final em Silverstone, em 10 de outubro.Mesmo convivendo com a falta de patrocinadores e sem recursos próprios que lhe permitissem pagar uma temporada, Adriano Medeiros tem conseguido disputar algumas provas avulsas de certames como Fórmula Ford Inglesa (2006), Britcar de 2007, com Porsche 993, e a Radical UK Cup, no ano passado. Tais espaços têm sido conquistados através

Para este ano, Medeiros tem trabalhado com o objetivo de ser um dos participantes Speed Racing Series UK (http://www.speedracinguk.com), competição de protótipos existente na Inglaterra e que para esta temporada será ampliada em uma categoria.À classe CN1 será adicionada a CN2. A Speed Racing, empresa organizadora, limita a motorização em até 2.000 cc e a diferença entre as duas categorias está no trabalho desenvolvido nos motores, cujas rotações estão limitadas em 8.500 rpm e 7.800 rpm, respectivamente.No sentido de baratear os custos, os carros construídos para a CN2 partem de kits pré-determinados. Segundo Medeiros, dentre os modelos estão os ingleses Chiron e Juno e os franceses Ligier e Norma, mas há vários outros, que se assemelham aos bólidos da categoria III do Campeonato Brasileiro de Endurance. O calendário é composto por oito eventos, todos entre três e seis horas de duração. A temporada começará em Donington, no dia 18 de abril, seguindo depois para Anglesey, no País de Gales (16 de maio); Spa-Francorchamps, na Bélgica (29 de maio), e rodada dupla em Assen (Holanda) nos dias 11 e 12 de julho. Na sequência, as três últimas rodadas serão na Inglaterra, com provas em Brands Hatch (1º

de agosto), Snetterton (22 de agosto) e final em Silverstone, em 10 de outubro.Mesmo convivendo com a falta de patrocinadores e sem recursos próprios que lhe permitissem pagar uma temporada, Adriano Medeiros tem conseguido disputar algumas provas avulsas de certames como Fórmula Ford Inglesa (2006), Britcar de 2007, com Porsche 993, e a Radical UK Cup, no ano passado. Tais espaços têm sido conquistados através de sua atuação como instrutor do complexo automobilístico que o ex-piloto de Fórmula 1, Jonathan Palmer, possui na Inglaterra.O trabalho dedicado na formação de pilotos tem permitido a Medeiros receber alguns convites, mas sem que houvesse até aqui uma oportunidade de disputar toda a temporada.

Agora, em 2009, poderá ser diferente. Basta uma força. Contatos com o piloto brasileiro podem ser feitos pelo e-mail [email protected].

Chega às lojas o primeiro CD de Fabiana Moraes

Page 24: Verbo - Maio 2009

MATÉRIA DE CAPA

por Iza VianaJornalista formada pelaUniversidade Bráz Cubas, Mogi das Cruzes/SP

COMO COMBATER A RECESSÃO

nquanto os governos correm contra o tempo para combater a crise financeira mundial, muitas pessoas estão tentando

encontrar soluções para problemas financeiros como a falta de emprego, problemas nos negócios, divida de cartões de credito, empréstimos, seguros, etc. No atual cenário econômico mundial, especialistas de todo mundo buscam alternativas para cessar a crise financeira que vem refletindo negativamente na produção e no consumo dos países.Não há como negar que, atualmente, chegar ao fim do mês e ainda estar com o saldo da conta positivo é quase impossível. Quase tudo é reajustado: contas de água, luz, telefone, supermercados, impostos e taxas. Mas a impressão que há é de que apenas o salário permanece o mesmo.Diante disso, muitas pessoas com problemas financeiros acabam recorrendo ao cartão de crédito e ao cheque especial e, quando notam, já estão atoladas em dívidas. Ainda mais dramática é a situação daqueles que levantam novos financiamentos para pagar dívidas correntes, ou seja, pedem empréstimos em financeiras ou bancos, para pagar a dívida do cartão ou do cheque especial.A situação não é incomum, de forma que se você se identificou com a “crise” e está com sua conta totalmente no vermelho, pense que resolver a situação antes do fim de ano pode ser uma boa idéia.Como o número de inadimplentes é alto, muitas instituições (financeiras, bancos, operadoras de cartão, crediários) e lojas têm adotado medidas mais flexíveis para renegociação de dívidas, visto que as brigas na Justiça, na grande maioria dos casos, acabam saindo mais caro para ambas as partes. As ofertas variam muito, desde alongamento dos prazos, redução dos juros e anistia de multa até mesmo a redução do saldo devedor. Portanto, para quem se encontra endividado, o momento não poderia ser melhor para tentar renegociar suas dívidas.Portanto, não se desespere. Há muitas soluções disponíveis para que você não entre em parafuso sem saber para onde ir. Atualmente os paises já entenderam que os cidadãos necessitam de orientação para manejar e sair das dividas. Paises como o Reino Unido possuem muitas instituições que existem para ajudar as pessoas a atravessar a crise financeira,

dominar as próprias finanças e ter vidas mais bem sucedidas. É muito comum você encontrar matérias em jornais, revistas e internet com dicas e sugestões para o cidadão que está com os bolsos vazios.Muitos têm teorias para explicar a crise financeira mundial. Alguns culpam os americanos, outros dizem que foram os ingleses, há uma parcela que culpa os chineses. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebeceu no último dia 26 de março, no Palácio do Alvorada, em Brasília, o primeiro-ministro britânico Gordon Brown. Durante o encontro, Lula disse que a crise atual foi criada pelos mercados dos países ricos e que ela não podia penalizar os mais pobres. “Essa crise foi feita por gente branca e de olhos azuis, que antes sabiam tudo e, agora, não sabem de nada”, disse eleJá o primeiro-ministro britânico propôs a exigência de uma nova regulamentação do sistema financeiro. “O antigo morreu, e não podemos voltar ao modelo de sistemas bancários do passado. Temos que mudar nossa lógica financeira para que as pessoas e as empresas se sintam seguras para usar os bancos. O novo consenso que estamos construindo tem que garantir isso. Esse consenso deve incluir apoio ao comércio”, disse. Lula e Brown também criticaram os paraísos fiscais e defenderam que a OMC (Organização Mundial do Comércio) deve divulgar os nomes dos países que têm praticado medidas protecionistas. Para o Pastor Alvenir de Oliveira, da Comunidade Evangélica da Assembléia de Deus em Londres, Deus tem um compromisso com seu povo nesses dias de crise financeira. “Nós não somos guiados pelo que as pessoas dizem, somos guiados pela palavra de Deus”. Segundo Oliveira, a subsistência das pessoas vem de Deus e cita a bíblia em Mateus 6:25,26 onde se lê “Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?”.Oliveira mora em Londres há sete anos e diz que sempre falou aos membros de sua igreja que não

e ONDE ENCONTRAR AJUDA

Se você está preocupado em como resolver seus problemas financeiros, há instituições como o Citizens Advice Bureau (CAB) que orientam os cidadãos independentemente do seu status imigratório. Em seu website www.adviceguide.org.uk, o CAB oferece algumas dicas interessantes.

24 | VERBO

Page 25: Verbo - Maio 2009

temam nos momentos crise. “Precisamos tomar posse da palavra de Deus. Como diz o profeta Isaias 1:19: Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra”, afirmou eleAo contrário das previsões dos economistas de que a crise deve se estender por alguns anos, o Pastor Alvenir acredita que tempo de crise é tempo de milagre. “É tempo de vermos Deus abrir as portas e presenciarmos o sobrenatural. O senhor vai se manifestar a favor de seu povo. Seja no momento de crise financeira ou de epidemia de gripe suína”. E cita mais uma passagem da bíblia, em Oseias 2:23 “E semeá-la-ei para mim na terra, e compadecer-me-ei dela que não obteve misericórdia; e eu direi àquele que não era meu povo: Tu és meu povo; e ele dirá: Tu és meu Deus”.Para o Pastor Roberto Marena, da Igreja Deus é Amor de Londres, há duas visões para a atual crise financeira mundial. “Os filhos de Deus têm a esperança de que Deus os sustentará, e não deixará que seu povo seja afetado. Nós vivemos debaixo das promessas do Senhor. A bíblia retrata, em varias passagens, como Deus sempre amparou aqueles que eram seus. Por outro lado, vemos que um plano do anti cristo está entrando em ação. Nós nunca vivemos uma crise como esta. E nunca vimos tantos líderes mundias procurando a unificação para resolver a crise. É tudo sinal de que Jesus está voltando. É um momento de preparação para o povo de Deus”, disse Marena.

É BOM FAZER UMA LISTA DAS SUAS DÍVIDAS

Faça uma lista de todas as pessoas e empresas a quem você deve. Você terá as seguintes informações para cada dívida: • o nome e o endereço do credor; • a conta ou número de referência; • o montante que deve e

VERBO | 25

Page 26: Verbo - Maio 2009

MATÉRIA DE CAPA

• uma cópia do original em que você assinou o acordo de crédito. Segundo o CAB, é uma boa idéia manter as últimas cartas ou declarações de suas dívida juntas em um lugar onde que você possa facilmente encontrá-las, caso precisar delas. Se você recebeu qualquer documento de tribunal que pareça urgente, é necessário agir rapidamente. Depois que você fizer uma lista de todos os seus credores, você precisa lidar com algumas dívidas antes de outras, porque as consequências de não pagar essas dívidas podem ser mais graves do que para as outras dívidas. Faça duas listas : Dívidas Prioritárias e Dívidas Não Prioritárias.

PRIORIDADES:

• Hipoteca (Mortgage) ou Aluguéis em atraso. Se você não pagar esses, você pode perder sua casa • Contas de eletricidade, gás, água.• Council Tax. Se você não pagar esta, um tribunal pode usar diligências a fim de ter os seus bens. Se, após isso, você ainda não pagar, você pode ser enviado para a prisão. • Pensão alimentícia para ex-parceiro ou crianças. • Licença de TV (TV licence). É um crime a utilização de uma televisão sem uma licença. Você pode ser multado.

Podem ainda haver outras dívidas que você ache particularmente importantes para pagar. Mas tome muito cuidado com o que você vai tratar como dívidas prioritárias. Pois você deverá ter muito boas razões no caso de precisar convencer um tribunal ou seus outros credores sobre os

critérios utilizados. Por isso, seja razoável ao tratar umas dívidas como mais importante do que outras.

NÃO PRIORITÁRIO:

Não prioritárias incluem: • Dívidas de crédito, empréstimos, leasing, cartão de crédito, de contas e catálogos;• Empréstimos estudantis;• Dinheiro emprestado de amigos ou familiares; • Multa por estacionamento ou excesso de velocidade emitida pelas autoridades locais; Você não pode ser enviado para a prisão por não pagar dívidas consideradas não prioritárias. Mas se você não fizer qualquer oferta para pagar, nem explicar os motivos do não pagamento, o credor pode optar por levá-lo ao tribunal. E se mesmo sob ordem judicial você ainda não pagar sua dívida, o seu credor pode optar por tomar medidas mais duras.

ELABORAR O SEU ORÇAMENTO (BUDGET)

Liste todos os rendimentos e despesas da sua família. Seja honesto e certifique-se de que os montantes são realistas.• Salários seu e de seu cônjuge. Coloque sua renda líquida, ou seja, após as deduções. Este deverá ser o valor que você receber regularmente. Se os valores são diferentes cada mês, média-los durante três ou seis meses • Eventuais benefícios que são pagos, incluindo Tax Credit, Child Tax Credit e Child Benefit • Contribuições de outros membros da sua família e qualquer hóspedes. Não ignore cartas ou telefonemas de seus

credores prioritários. Entre em contato com eles, o mais cedo possível, explicando porque é que estão em dívida. Se você telefonar, você deve a seguir enviar uma carta confirmando o que disse ao telefone. Mantenha cópias das cartas você escrever para eles. O seu Citizens Advice Bureau local pode ajudá-lo a escrever para os seus credores. Para pesquisar os detalhes do CAB mais próximo, incluindo aqueles que podem dar conselhos através de e-mail visite http://www.citizensadvice.org.uk/index/getadvice. Há ainda outras maneiras práticas de negociar com seus credores. O Debt Management Company (DMC), Administration Orders e o Individual Voluntary Arrangements (IVAs) são algumas opções.

OS PLANOS DE GESTÃO DA DÍVIDA

Se após pagar seus credores prioritários e despesas essenciais você ainda tiver algum dinheiro remanescente, é possível organizar-se um plano de gestão da dívida.Um plano de gestão da dívida é um acordo com seus credores para pagar as dívidas por parcelas regulares. Caso você prefira evitar falar pessoalmente com seu credores ao organizar-se para o plano de pagamento da dívida, uma Management Company (DMC) pode fazer isso por você. Normalmente você tem que pagar por este serviço, mas há algumas DMC que fazem isso de graça. As vantagens de se utilizar uma DMC: • Você faz apenas um pagamento direto à DMC. Eles dividem o pagamento de forma equitativa entre todos os seus credores • Você não precisa contactar os seus credores; a DMC vai fazer isso por você. No entanto, há também desvantagens em se utilizar uma DMC: • As taxas cobradas pelas DMC podem ser bastante elevadas. Isso deixa você com ainda menos dinheiro para saldar suas dívidas. • Alguns DMC ficam com o primeiro mês de pagamento como uma taxa.

O seu Citizens Advice Bureau local pode ajudá-lo a escrever para os seus credores

26 | VERBO

Page 27: Verbo - Maio 2009

• A maiorias das DMC lidam apenas com dívidas não prioritárias, e você é quem terá de lidar com as dívidas prioritárias.Caso você utilize os serviços de uma DMC, verifique cuidadosamente o acordo antes de assinar qualquer coisa. Observe:• Se você pode cancelar a qualquer momento, caso não esteja satisfeito com o serviço;• Como e quais são as taxas cobradas;• Se você vai receber o seu pagamento de volta caso opte por cancelar o serviço; • Com quais credores a DMC vai lidar e quais credores você ainda precisará negociar pessoalmente.

ORDEM ADMINISTRADA

Uma outra opção seria aplicar no tribunal para ter todas as suas dívidas não prioritárias colocadas juntas em um único pagamento mensal compatível com a sua realidade atual. São as chamadas “Administration Orders” ou Ordens Administradas.Você pode aplicar para as “Administration Orders” caso o total de suas dívidas for inferior a £ 5000 (cinco mil libras). O tribunal decide

VERBO | 27

Page 28: Verbo - Maio 2009

MATÉRIA DE CAPA

um valor justo para pagamento mensal, dependendo do seu rendimento. O tribunal pode ainda concordar que você pague apenas parte da dívida total. Isto é chamado uma Ordem de Composição.Quando há um acordo para que você faça um pagamento regular para o tribunal, os seus credores não podem tomar quaisquer outras medidas para obter o dinheiro de volta, desde que você mantenha os pagamentos em dia. Os formulário de candidatura às “Administration Orders” podem ser obtidos nos tribunais locais. Não é necessário pagar-

se qualquer taxa para aplicar para uma “Administration Order”. O tribunal vai aplicar uma taxa administrativa cada vez que você fizer um pagamento.

ACORDO VOLUNTÁRIO INDIVIDUAL

Por último, você pode ainda ser capaz de organizar um Individual Voluntary Arrangement (IVA).O IVA é um acordo legal com os credores (geralmente credores não-prioritários) para reembolsar suas dívidas. Isso poderia ser em

parte ou na íntegra. O acordo é negociado, escrito, e verificado regularmente por um advogado independente ou um contador chamado Insolvency Practitioner. Nem todos os credores precisam concordar em um IVA, desde que você tenha mais de 75% da sua dívida assinada em contrato. O Reino Unido possui inúmeros projetos voltados para as pessoas endividadas. Para maiores detalhes, consulte o Citizens Advice Bureau mais próximo de sua casa. E saia do clube dos endividados.

28 | VERBO

Page 29: Verbo - Maio 2009

VERBO | 29

Page 30: Verbo - Maio 2009

A recessão na economia britânica se agravou no primeiro trimestre, ao contrário das expectativas dos economistas, e o PIB(Produto Interno Bruto) se contraiu 1,9% em relação ao trimestre anterior e 4,1% em relação ao mesmo período do ano passado, informou o Escritório

RIQUEZA DA GRÃ BRETANHA SOFRE QUEDA HISTÓRICA

Nacional de Estatísticas.Foi o terceiro trimestre consecutivo de contração do PIB britânico, que já havia retrocedido 0,7% no terceiro trimestre e 1,6% no quarto trimestre de 2008. A expectativa média dos analistas era de uma contração do

VERBO NEWS

30 | VERBO

Produto Interno Bruto (PIB) de 1,5% mensal e de 3,8% interanual.A queda do PIB na Grã Bretanha é a maior desde o terceiro trimestre de 1979 e a anual é a mais profunda desde 1980.

A economia da Europa se contraiu 1,6% no quarto trimestre de 2008. Exportações da região despencaram 6,7% entre outubro e dezembro. A economia dos países que fazem parte da

PIB DE PAÍSES EUROPEUS CAIU

zona do euro contraiu-se em ritmo superior ao anteriormente previsto no quarto e no terceiro trimestres de 2008, com uma queda brutal das exportações e dos investimentos, conforme

mostraram no último dia 7 de abril os dados revisados pela agência de estatísticas Eurostat.

Um estudo publicado no início do mês de Abril afirma que os ancestrais humanos não eram parecidos com os macacos e tinham dificuldade em subir em árvores. A pesquisa foi feita com a análise do tornozelo de hominídeos que viveram há mais de quatro milhões de anos, depois que humanos e chipanzés começaram a evoluir separadamente. A pesquisa foi publicada no artigo Morfologia funcional do tornozelo e a probabilidade de se escalar em hominídeosna revista científica americana “Proceedings of the National Academy of Sciences”.Alguns especialistas acreditavam que o hominídeo e os primeiros humanos eram semelhantes aos chimpanzés, mas o novo estudo contradiz esta tese.O pesquisador Jeremy DeSilva, da Universidade de Michigan

ANCESTRAL DO HOMEM NÃO SUBIA EM ÁRVORE COMO MACACOS, DIZ ESTUDO

em Ann Arbor, comparou a estrutura de ossos dos hominídeos com a de chimpanzés da Uganda.O estudo mostrou que o tornozelo dos chimpanzés é muito mais flexível do que o dos humanos e dos hominídeos. Os chimpanzés conseguem dobrar o tornozelo em um ângulo de até 45 graus, comparado com apenas 20 dos hominídeos.DeSilva também analisou a parte inferior da tíbia, o osso da perna. Nos chimpanzés, a tíbia está adaptada para dar mais flexibilidade ao tornozelo. Nos hominídeos, esse tipo de adaptação não ocorre, o que indicaria que eles não conseguiriam subir em árvores com a mesma agilidade dos macacos. O pesquisador estudou 15 fósseis de hominídeos.

Estudo publicado em 22 de abril pela Agência de Direitos Fundamentais da União Europeia (FRA) indica que 44% dos 64 mil brasileiros que residem legalmente em Portugal teriam sofrido algum tipo de discriminação nos últimos 12 meses.Segundo o estudo, esses brasileiros teriam sofrido discriminação ao tentar abrir uma conta bancária, ao buscar trabalho, residência, serviços sociais e de saúde, ou mesmo em bares, restaurantes e lojas.O estudo indica ainda que 74% dos brasileiros consideram alto o nível de discriminação e racismo em Portugal.Esses números fazem parte da primeira pesquisa já realizada pela FRA sobre a situação dos direitos fundamentais nos 27 países europeus, baseada em entrevistas realizadas com 23.500 imigrantes e membros de minorias

BRASILEIROS SOFREM DISCRIMINAÇÃO EM PORTUGAL

étnicas residentes no bloco.O estudo revela que 12% das pessoas que se incluem em um desses grupos foram vítimas de algum tipo de violência motivada por questões racistas durante os últimos 12 meses, entre elas roubos, ameaças e assédios.Conforme a FRA, 37% dessas pessoas afirmam ter sido discriminadas de alguma forma nos últimos 12 meses e 55% sentem que a discriminação por motivos raciais está amplamente difundida no país onde vive.O único país no estudo em que são apresentados dados que citam especificamente a discriminação de brasileiros é Portugal.As conclusões colocaram em alerta a Comissão Europeia, o órgão Executivo da UE. O comissário de Justiça, Jacques Barrot, disse estar “preocupado” com o resultado do estudo, que “mostra que a discriminação, o

racismo e a xenofobia continuam sendo um fenômeno persistente na UE” e podem “afetar a integração social de imigrantes e minorias étnicas”.Se em Portugal os brasileiros são a população mais afetada, na Espanha os sul-americanos de forma geral são os que mais reclamam de discriminação: 58% dos entrevistados dessa origem acham que a prática é comum no país, uma percepção manifestada por 54% dos imigrantes norte-africanos e 43% dos ciganos.Mas na prática os ciganos são o grupo que mais sofre discriminação em toda a UE. De acordo com a pesquisa, metade dos cerca de 12 milhões de ciganos que vivem no bloco foram vítimas de discriminação nos últimos 12 meses.A FRA chama atenção para o fato de que 82% das vítimas declaradas dessas práticas não denunciou a agressão às autoridades locais.

Page 31: Verbo - Maio 2009

por Iza Viana

VERBO | 31

The Nags Head Market Unit 2922 Seven Sisters Road, London N7 6AG

Contato Sandra 07852122637Email [email protected]

Agora em Londres!Venha saborear o melhor do

Pastel BrasileiroCo

ntém

Glú

tem

Sem

con

serv

ante

s ou

ingr

edie

ntes

art

i�ci

ais

The NagsHead Market

Morrisons

Holloway Road

Hertslet Road

Seven Sisters Road

Cam

den Road

Tollington Road

Holloway Road Station

Finsbury Park Station

Temos massasob encomenda!

O motivo da omissão em 80% dos casos é a falta de conhecimento a respeito das instituições encarregadas de ajudar vítimas de racismo ou

discriminação. Essa foi a razão apresentada por 92% dos brasileiros entrevistados em Portugal.Outros 40% das vítimas considera esse tipo de

incidente algo normal, enquanto 64% disseram acreditar que sua denúncia não teria resultados.

Um relatório divulgado esta semana pelo Pew Hispanic Center, nos Estados Unidos, destaca que o número de filhos de imigrantes em situação irregular nascidos nos país aumentou de 2,7 milhões em 2003 para 4 milhões em 2008.A constatação do estudo, considerado por jornais americanos como a investigação mais completa sobre imigração ilegal já realizada no país, pode aumentar a polêmica em torno das regras de imigração nos EUA, uma vez que qualquer criança nascida nos Estados Unidos tem direito à cidadania americana.O relatório Um retrato dos imigrantes não autorizados nos Estados Unidos apontou que a expansão no número de nascimentos se deve, entre outros motivos, ao fato de que a maioria dos imigrantes ilegais é considerada jovem em comparação com a população americana em geral, e tem mais tendência de se casar e ter

QUATRO MILHÕES DE AMERICANOS SÃO FILHOS DE IMIGRANTES ILEGAIS

filhos. A sondagem, que analisou estatísticas do censo de março de 2008, mostrou que 47% dos lares ocupados por imigrantes ilegais são formados por casais com crianças, um índice superior aos 35% de domicílios ocupados por imigrantes legais com filhos e 21% no caso das residências de casais americanos com crianças.

OCUPAÇÃO GEOGRÁFICAAtualmente há 11,9 milhões de imigrantes ilegais no país, segundo estimativas do centro de pesquisa - 10,4 milhões de adultos e 1,5 milhão de crianças nascidas em seus países de origem. Eles compõem 4% do total da população americana e 5,4% da força de trabalho. O Pew Hispanic Center ainda mostrou que cerca de 76% dos imigrantes irregulares são de

procedência hispânica, sendo que a maioria, 59%, são mexicanos. Os sul-americanos respondem por 7% do total de imigrantes irregulares. Os estudo foi divulgado em meio à polêmica sobre a informação, divulgada na semana passada pelo jornal americano The New York Times, de que o presidente Barack Obama quer relançar, ainda este ano, as discussões sobre a reforma nas leis de imigração. Segundo o jornal, uma nova legislação poderia abrir caminho para a legalização de quase 12 milhões de imigrantes ilegais.A reforma da lei de imigração é uma das promessas de campanha de Obama, mas críticos dizem que o lançamento do debate este ano pode ser prejudicial para o presidente, em um ano em que ele deveria ter como prioridade combater a crise financeira que assola o país.

Page 32: Verbo - Maio 2009

VERBO NEWS

32 | VERBO

Uma boa noite de sono pode reduzir a hiperatividade e o mau comportamento entre crianças, segundo um estudo feito na Finlândia. Já se sabia que crianças que não dormem bem podem, apesar de nem sempre demonstrar cansaço, apresentar mudanças de comportamento.O novo estudo, publicado na revista científica Pediatrics, obteve dados concretos que parecem comprovar a teoria. Ele concluiu que, entre as 280 crianças participantes, as que dormiam menos de oito horas por noite eram as mais hiperativas. Os especialistas responsáveis acreditam que o sono adequado poderia melhorar o comportamento das crianças saudáveis

DORMIR BEM PODE REDUZIR HIPERATIVIDADE INFANTIL, DIZ ESTUDO

e reduzir os sintomas das que sofrem do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade.A equipe por trás do novo estudo disse que pouco se sabe sobre o papel do sono nas vidas das crianças, mas segundo estimativas, um terço das crianças nos Estados Unidos não dorme o suficiente. A equipe da University of Helsinki e do National Institute of Health and Welfare da Finlândia estudou 280 crianças saudáveis com idade entre sete e oito anos.Os pais preencheram questionários sobre os hábitos de dormir dos filhos e depois anotaram a quantidade de horas que as crianças dormiram durante um período de

sete noites. E responderam perguntas sobre o comportamento dos filhos, baseadas em questionários usados para diagnosticar o transtorno de déficit de atenção.As crianças com períodos médios de sono inferiores a 7,7 horas por noite apresentaram maior hiperatividade e maiores índices de comportamento impulsivo. Elas também apresentaram mais sintomas de transtorno de déficit de atenção com hiperatividade. Para os pesquisadores o estudo indica que manter horários de sono adequados entre crianças pode ser importante na prevenção de sintomas comportamentais.

Dormir regularmente após o almoço pode aumentar o risco de desenvolver a diabetes tipo 2, segundo estudo realizado na Universidade de Birmingham, na Grã-Bretanha, e no Hospital de Cantão, na China.A pesquisa, apresentada na conferência anual da organização britânica Diabetes UK, na cidade escocesa de Glasgow, analisou os hábitos de 16.480 pessoas e concluiu que as que costumavam tirar uma soneca neste horário

DORMIR DEPOIS DO ALMOÇO AUMENTA RISCO DE DIABETES, DIZ ESTUDO

tinham 26% mais chance de serem afetadas pela doença do que as que não dormiam.De acordo com os cientistas, vários fatores podem estar por trás desta relação. Entre eles, estão o sono noturno perturbado e uma associação entre a soneca e a diminuição da atividade física.Os especialistas defendem que dormir durante o dia resulta em menos horas de sono à noite, e lembram que estudos anteriores já mostraram

uma relação entre o sono noturno curto e o risco para a diabetes.Além disso, eles dizem que ao acordar de uma soneca, o organismo ativa hormônios e mecanismos que impedem a insulina de atuar com eficiência. Isso, segundo os cientistas, poderia predispor ao tipo 2 da diabetes - que se desenvolve quando a insulina produzida pelo corpo não funciona direito.

Page 33: Verbo - Maio 2009

por Iza Viana

VERBO | 33

159 Broadway Mews –

London E5 9A. Próximo ao supermercado “NETTO” em Stamford Hill,

atrás do Banco Barclays e Western Union

078 8653 3995; 078 5289 8344

emos Marmitas todos

os dias, Coxinha de frango e

catupiry, Crepes no palito

Doces e salgados, e para sua

comodidade :Uma completa

linha de produtos da nossa

terra...

A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) lançou no dia 22 de abril a Biblioteca Digital Mundial, que permitirá consultar gratuitamente pela internet o acervo de grandes bibliotecas e instituições culturais de inúmeros países, entre eles o Brasil.Dezenas de milhares de livros, imagens, manuscritos, mapas, filmes e gravações de bibliotecas em todo o mundo foram digitalizados e traduzidos em diversas línguas para a abertura do site da Biblioteca Digital da Unesco (www.wdl.org).A nova biblioteca virtual terá sistemas de navegação e busca de documentos em sete línguas, entre elas o português, e oferece obras em várias outras línguas.Entre os documentos, há tesouros culturais como a obra da literatura japonesa O Conde de Genji, do século 11, considerado um dos romances mais antigos do mundo, e também o primeiro mapa que menciona a América, de 1507, realizado pelo monge alemão Martin

UNESCO LANÇA BIBLIOTECA MUNDIAL DIGITAL

Waldseemueller e que se encontra na biblioteca do Congresso americano.Entre outras preciosidades do novo site estão as primeiras fotografias da América Latina, que integram o acervo da Biblioteca Nacional do Brasil, o maior manuscrito medieval do mundo, conhecido como a Bíblia do Diabo, do século 12, que pertence à Biblioteca Real de Estocolmo, na Suécia, e manuscritos científicos árabes da Biblioteca de Alexandria, no Egito.Até o momento, o documento mais antigo da Biblioteca Digital da Unesco é uma pintura de oito mil anos com imagens de antílopes ensanguentados, que se encontra na África do Sul. A Biblioteca Nacional do Brasil é uma das instituições que contribuíram com auxílio técnico e fornecimento de conteúdo ao novo site da Unesco.O projeto contou com a colaboração de 32 instituições, de países como China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, México, Rússia, Arábia Saudita, Egito, Uganda, Israel e Japão.

O lançamento do site será acompanhado de uma campanha para conseguir aumentar para 60 o número de países com instituições parceiras até o final do ano. A idéia de uma biblioteca digital mundial gratuita foi apresentada à Unesco pelo diretor da biblioteca do Congresso americano, James Billington, ex-professor da Universidade de Harvard.Ele se baseou em sua experiência na digitalização de dezenas de milhões de documentos da Biblioteca do Congresso americano, criada em 1800.O objetivo da Unesco é permitir o acesso de um maior número de pessoas a conteúdos culturais e também desenvolver o multilinguismo.

Page 34: Verbo - Maio 2009

VERBO NEWS

34 | VERBO

A cantora Aline Barros conquistou o Dove Awards, que premia os melhores da música evangélica nos Estados Unidos e é considerado o Oscar da música gospel americana. O prêmio conquistado foi na categoria “Melhor Álbum em Língua Espanhola do Ano” com o CD Refrescaté.Esta categoria rende homenagem a um artista ou organização de fora dos Estados Unidos que tenha impactado não só o seu próprio país, mas também outras nações.O 40° Dove AWards, realizado pela Gospel Music Association (GMA), foi apresentado na noite desta quinta-feira, 23 de abril no Grand Ole Opry in Nashville, Tennenssee (mais conhecida como Cidade da Música), honrando

ALINE BARROS GANHA O DOVE AWARDS, O OSCAR DA MÚSICA GOSPEL

os melhores artistas evangélicos dos Estados Unidos .Pela primeira vez, em 40 anos do Dove Awards, o público pôde votar em duas das categorias: “Artista do Ano” e “Revelação do Ano”.A GMA, fundada em 1964, se dedica a promover e celebrar o evangelho através da música gospel de todos os estilos, incluindo Pop, Rock, Adoração e R&B, entre outros. A Associação produz três prêmios anualmente, entre eles o GMA Dove Awards.

A famosa Bíblia de Mogúncia, impressa em 1462 e um dos exemplares mais raros da Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro foi exibida ao público. Estima-se que existam apenas 60 exemplares dessa bíblia em todo o mundo. Dois deles, em dois volumes, estão guardados no cofre da Biblioteca, no Rio de Janeiro. O livro foi impresso por Johannem Fust e Petrum Schöffer, ex-sócios de Gutenberg, considerado o inventor da imprensa.A denominação Mogúncia refere-se ao lugar na Alemanha onde Gutenberg criou a impressão com tipos móveis.

BÍBLIA RARA SERÁ MOSTRADA AO PÚBLICO DA BIBLIOTECA NACIONAL

A Bíblia de Mogúncia faz parte da Coleção Real da Biblioteca, trazida para o Brasil por D. João VI, em 1808. Os dois volumes do exemplar que ficará exposto são os que possuem mais adornos em cores e desenhos.Os visitantes terão acesso ao original impresso em pergaminho. A obra é cercada de curiosidades. Na linguagem técnica, é chamada de incunábulo, usada para todos os livros editados no século da invenção da imprensa.A Bíblia de Mogúncia é a primeira bíblia propositalmente publicada em dois volumes e é o primeiro livro impresso que traz a indicação de data, lugar e nome dos editores no colofão -

as informações tipográficas, na página final. A raridade pode ser vista também pela internet.

Um bilionário chinês evangélico se uniu a seus dois irmãos - também bilionários - para reconstruir a Arca de Noé, seguindo as dimensões descritas no Antigo Testamento.A ideia da empreitada é de Thomas Kwok, um evangélico que já vem pensando neste projeto há 17 anos. Segundo ele, ainda que a construçäo da arca seja baseada em sua fé cristã, ela não será usada para promover nenhuma religião.De acordo com matéria publicada pelo The Wall Street Journal, o objetivo dessa iniciativa é transmitir uma mensagem relacionada à crise econômica que atinge o mundo atualmente. Segundo Kwok, a tempestade financeira terminará logo e uma nova vida, representada pelos animais saindo da arca, começará em pouco tempo.

CHINESES QUEREM RECONTRUIR A ARCA DE NOÉ

Page 35: Verbo - Maio 2009

por Iza Viana

VERBO | 35

Na cerimônia de Miss EUA no dia 19 de abril, a competidora Carrie Prejean teve de responder à pergunta que ela mais temia: “Vermont recentemente se tornou o quarto estado a legalizar o casamento de mesmo sexo. Você acha que todos os estados devem imitar?” Prejean, já coroada Miss Califórnia, estava sendo considerada a candidata com as melhores chances de ganhar o concurso Miss EUA, mas ela sabia que sua resposta a essa única pergunta poderia não ficar bem para os jurados, principalmente o juiz que fez a pergunta, o blogueiro de fofocas de celebridades Perez Hilton, que é homossexual .“De todos os assuntos que estudei, temi esse. Orei para que não me fizessem uma pergunta sobre casamento gay”, disse Prejean para Courtney Friel do Canal de Notícias Fox numa entrevista exclusiva. “Se tivessem escolhido qualquer outra pergunta, sei que eu teria vencido”.A resposta dela, que de repente a tornou o centro tanto de elogios quando de zombarias, incluiu as palavras: “Em meu país e em minha família, creio que um casamento deve ser entre um homem e uma mulher. Sem ofensas a ninguém aí, mas é assim que fui criada e é assim que penso que deve ser — entre um homem e uma mulher”.Em sua entrevista com Friel, Prejean explicou que, no final das contas, o maior juiz do caráter dela era não aquele que lhe fez a pergunta, mas aquele que não precisa de uma câmera de TV para assistir à resposta dela.“Isso aconteceu por um motivo. Ao me fazer responder a essa pergunta na frente de uma audiência nacional, Deus estava testando meu caráter e fé”, Prejean disse. “Estou contente que permaneci fiel a mim mesma”.

MISS EVANGÉLICA PERDE O TÍTULO NACIONAL POR SER CONTRA A UNIÃO GAY

Mais tarde na entrevista, Prejean acrescentou: “Não tenho lamentos sobre dar respostas com honestidade. Perez Hilton me perguntou sobre minha opinião e eu lhe dei. Não tenho nada contra os gays, e não tive intenção de ofender ninguém em minha resposta”.Contudo, Hilton pareceu extremamente ofendido num vídeo de YouTube que ele fez logo depois do término do concurso, chamando-a de “burra” e um palavrão, e afirmando que ela deu “a pior resposta na história das cerimônias de Miss EUA”.Prejean, que no final terminou como a candidata mais importante do concurso, perdendo a coroa para a Miss Carolina do

Norte Kristen Dalton, confessa que ficou transtornada com o descontrole de Hilton, mas também diz que ela recebeu uma enchurrada de apoios.

mais notícias

Page 36: Verbo - Maio 2009

VERBO NEWS

36 | VERBO

Uma escultura que representa Jesus Cristo morto numa cadeira elétrica, exposta na catedral de Gap (sudeste da França), está provocando reações variadas. Chamada de “Pietá”, a escultura de Paul Fryer que

ESCULTURA DE CRISTO EM CADEIRA ELÉTRICA PROVOCA POLÊMICA

representa a paixão de Cristo, valeu críticas ao monsenhor Jean Michel di Falco, bispo de Gap e de Embrun, organizador da exposição, para quem a polêmica é um fator positivo.Segundo Falco a exposição serve de pretexto

para um debate sobre Jesus Cristo, reconheceu o bispo. Além do mais, segundo ele, a escultura fez com que muita gente que não ia há tempos a uma igreja resolvesse fazê-lo só para ver a obra.

Em Genebra, um pesquisador concentra seu olhar nas luzes do monitor do computador enquanto na Universidade de Coimbra, em Portugal, um pequeno robô com rodas vira à direita ou à esquerda, dependendo se o olhar do pesquisador se fixar na luz da direita ou da esquerda. A experiência foi feita por dois cubanos, do Hospital Universitário de Genebra, e por um português e um iraniano, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). Separados por mais de 1500 quilômetros, os pesquisadores - Sara González e Rolando Grave, físicos ligados à Medicina, e José Prado e Hadi Aliakbarpour, engenheiros - testavam a possibilidade de ondas cerebrais controlarem, à grande distância, um aparelho eletrônico. Foram bem sucedidos. Um dos objetivos da investigação é facilitar a vida de deficientes físicos como tetraplégicos em tarefas cotidianas como abrir uma porta ou atender um telefone. Segundo o supervisor do Laboratório do Instituto de Sistemas e Robótica da FCTUC, Jorge Dias, é “muito real” a hipótese do mercado poder oferecer daqui a quatro anos, soluções tecnológicas desenvolvidas por aquele projeto. A novidade da parceria entre Coimbra e a cidade suíça de Genebra é a transmissão da mensagem à distância - a FCTUC tem outro projeto em que se pretende que o deficiente dirija uma cadeira de rodas através de ondas cerebrais -, com recurso de tecnologia de baixo custo.

ONDAS CEREBRAIS DIRIGEM ROBÔ A 1500 QUILÔMETROS

Nessa experiência em Genebra, cada cubano experimentou um capacete, ligado ao cérebro por eletrodos e conectado, também, a um computador. Num monitor, observavam uma luz de cada lado, mais as imagens que eram transmitidas diretamente por uma câmara, instalada no robô da FCTUC. A câmara filmava o percurso, assinalado por fita adesiva,

a seguir. Se a fita indicava uma curva à direita, o cubano deveria concentrar o olhar na luz da direita - e vice-versa. O processamento dos sinais do cérebro, para a esquerda ou para a direita, era feito na Suíça e remetido por Internet para Coimbra.

Especialistas reunidos em Madrid, no 18º Congresso Internacional da World Wide Web, discutiram o futuro da internet. Os idosos, particularmente com mais de 70 anos, são a faixa etária com maior crescimento na utilização da Internet. Segundo os participantes do congresso é necessário dar maior atenção a esses novos internautas.Depois de anos de investigação e de aposta nos setores mais jovens, especialistas reunidos em Madrid debateram entre outros temas do

INTERNET CRESCE ENTRE MAIORES DE 70 ANOS

futuro da Internet, o que se pode e deve fazer para ajudar os usuários mais idosos.

mais notícias

Page 37: Verbo - Maio 2009

imperdível

Apenas£5

DVDs do Pr Marco A.

Peixoto

...em uma loja perto de você

Maiores Informações: 078 6689 4350

por Iza Viana

VERBO | 37

Cerca de 600 pessoas realizaram, no ultimo dia 18 de abril, uma vigília à luz de velas para protestar contra planos da Igreja Universal do Reino de Deus de transformar um cinema ao leste de Londres em igreja.O prédio do EMD Cinema foi inaugurado em 1887 como um salão de baile no bairro de

POPULAÇÃO PROTESTA PARA SALVAR CINEMA COMPRADO POR IGREJA

Walthamstow e ficou conhecido em Londres por ter sido utilizado como palco de shows dos Beatles, Rolling Stones e The Who. Há quem afirme ainda que ele foi frequentado pelo cineasta Alfred Hitchcock quando criança.Em 2003 o prédio foi comprado pela IURD, mais conhecida em Londres como Centro de

Ajuda Espiritual. Na época os planos para a conversão foram rejeitados pela administração regional de Waltham Forest. Mas agora, segundo a McGuffin Film Society, que lidera o movimento pela preservação do cinema, a Igreja Universal estaria novamente negociando a reabertura do espaço como igreja.

Page 38: Verbo - Maio 2009

por Paula MedeirosAssessora de Imprensa da London-Help4U

IMIGRAÇÃO

INAUGURADO NOVO VISTO DE ESTUDANTE - TIER 4 NO REINO UNIDO

No último dia 31 de março, o Tier 4 – que é a categoria de estudantes – foi inaugurado no Sistema de

Pontuação do Reino Unido, apesar do grande atraso nas aplicações em várias embaixadas importantes no exterior. Ainda há perguntas sobre como as secções de visto irão tratar casos de aplicantes que submeteram seus formulários online, mas ainda não conseguiram marcar suas entrevistas para efetuar o pagamento e prover os dados biométricos. Há vários casos de reclamações em relação e esta dificuldade. O Tier 4 é o último estágio da introdução do Sistema de Pontuação de vistos, novo programa desenvolvido pelo Agência de Imigração do Reino Unido (UK Border Agency - UKBA) que começou há 18 meses. A Diretora Executiva da agência de intercambio LondonHelp4U, Francine Mendonça, avalia que as mudanças serão positivas. “Agora todos os estudantes internacionais serão avaliados da mesma maneira, independentemente do país de origem e os itens requeridos estão muito mais claros e objetivos. Ou seja, para um estudante legítimo, será muito difícil ter o pedido de visto negado”, considera Francine. Para ser classificado ao visto, o estudante necessita somar, no mínimo de 40 pontos. Destes, 30 podem ser obtidos através da Carta de Aceitação em que a instituição de ensino confirma a matrícula do

aluno. Os outros 10 devem ser adquiridos com a comprovação de que o aluno possui fundos suficientes para se manter no Reino Unido durante o período do curso, sem depender de ninguém e nem precisar trabalhar. De acordo com o ‘Guia para o Tier ‘4, recentemente publicado e disponível na no website do UKBA (http://www.ukba.homeoffice.gov.uk/sitecontent/applicationforms/pbs/Tier4migrantguidance.pdf), o estudante que quiser ir para Londres precisa apresentar um extrato bancário, de um conta pessoal sua, com o valor de 800 libras mensal, para 9 meses, mais o valor total do curso. No caso de outras cidades, o valor mensal desde para 600 libras. A aplicação do visto de estudante neste novo sistema deve ser mais direta e fácil, porém há complicações. Os requerimentos estão bastante objetivos e claros, porém os fundos apresentados devem estar na conta bancária pessoal do estudante por pelo menos um mês antes da aplicação. Maiores detalhes podem ser obtidos junto à LondonHelp4U, em São Paulo ou Londres. Entre em contato através dos e-mails [email protected] ou [email protected] ou visite o website www.londonhelp4u.co.uk.

h

38 | VERBO

Page 39: Verbo - Maio 2009

Mudanças no ‘Certificado deAprovação’ para uniãomatrimonial

No último dia 9 de março, a agên-cia nacional que regula a imigração do Reino Unido (UK Border Agency) suspendeu as cobranças de taxas de aplicação para os certificados de aprovação (Certificate Approval). Isto significa que a partir desta data não será mais obrigatório o paga-mento destas taxas, pois deve estar de acordo com as exigências da Casa do Lordes após o julgamento do Caso Baiai.Nenhuma resolução sobre os que já pagaram a taxa foi tomada, porém considerações de devolução do dinheiro estão sendo encaminhadas e devem ser anunciadas nas próximas semanas. O certificado era um documento exigido para casais que pretendiam se casar ou estabelecer união civil no Reino Unido, tendo em vista que alguma das partes estivesse sujeita ao controle imigratório.

Page 40: Verbo - Maio 2009

NEGÓCIOS

por Rodolfo BasílioDiretora Executivo da Vertive Services

IS YOUR BUSINESS SUFFERING FROM THE ECONOMIC CRISIS ?DID YOUR BUSINESS MAKE A PROFIT IN THE LAST THREE YEARS?

Nós podemos te ajudar através da EXTENSÃO DE RECUPERAÇÃO DE IMPOSTOS ATRAVÉS DO PREJUÍZO CONTÁBIL A Legislação será introduzida no Finance Bill 2009 para extender a possibilidade dos negócios utilizarem o prejuízo contábil contra os impostos pagos sobre o lucro da empresa nos útlimos três anos.A medida terá efeito depois de 24 de Abril para empresas com período contábil com término entre os dias 24 de Novembro de 2008 e 23 de Novembro 2010 e para o ano fiscal 2008-2009 e 2009-2010 para negócios não incorporados ( incluídos também a sociedade simple – partnership e autônomo – self employed.)O valor do prejuízo que pode ser lançado contra o lucro do ano anterior continua sendo ilimitado. Depois de carregar o prejuízo para o ano anterior, £ 50.000 no máximo de prejuízo ainda pode ser aproveitado nos dois anos anteriores.O conceito pode ser aplicado para autônomos, sociedade simples e empresa limitada.Acreditamos que mais de 150.000 negócios se beneficiarão da extensão.Se você está precisando de ajuda ou possui um negócio que se enquandre neste benefício, não perca tempo. Você receberá este dinheiro em 2 dias com a Vertice Services.

We can help you via the EXTENSION OF TRADING LOSS CARY BACK FOR BUSINESS. Legislation will be introduced in Finance Bill 2009 to extend the ability of business to carry trading losses back against profits of earlier years to get a repayment of tax.The measure will have effect on and after 22nd April 2009 for company accounting periods ending in the period of 24th November 2008 to 23rd November 2010 and for tax years 2008-2009 and 2009-2910 for incorporated businesses.The amount of trading losses that can be carried back to the preceding year remains unlimited. After carry back to the preceding year, a maximum of £ 50.000 of unused losses will available for carry back to the earlier two years.The concept can be applied to self employed, partnership and limited companies.We are expecting that more than 150.000 business will benefit from this extension.If you need any assistance , please call us at : 020 7624 16 16 If you fit in this extension, do not waste your time. You will receive the money back in 2 days.

SEU NEGÓCIO ESTÁ SOFRENDO COM A CRISE ECONÔMICA ?SEU NEGÓCIO TEVE ALGUM LUCRO NOS ÚLTIMOS TRÊS ANOS?

40 | VERBO

Page 41: Verbo - Maio 2009

AÇAU E

E

F SE R GISTRO D

UM

LO D

A TÔNO O (SELF-EMP YE )

GRE

ATUITAM NTE

ANÁLISE DE EMPRÉSTIMO:A Vertice Services simula para você quais as suas chances de êxito antes de solicitar empréstimo. Tenha em mãos seu relatório profissional com todos os detalhes financeiros.

VERTICALIZE SEUS LUCROS

A perfeita assessoria paraposicioná-lo no vértice da

sua área de atuação é aqui >

C O N T A D O R E SCOM QUALIFICAÇÃO

W.

EE

ERV

ESO

WW

VR

TIC

SIC

.CM

A VERTICE SERVICES OFERECE:

• Registro de Autônomo (Self-employed);• Registro de Empresa;• Contabilidade;• Tax e VAT;• Folha de pagamento (Payroll);• Suporte de Negócios e Consultoria;• Plano de Negócios;• Abertura de Conta Bancária para Empresas;• Empréstimos, Leasing e Capital;• Auditamos a sua Contabilidade;• Preparamos o seu Self Certificate para Mortgage.• CIS (Construção)

INCLUINDO:Consultoria para ampliar seu crédito.

VERTICE SERVICES63 Loveridge Rd. Tel 020 7624 1616Fax 020 7624 2121

NW6 2DR

Affordable admin and accounting support for charities, small business and self employers individuals.

We also help to register your organization as a charity or a company.

So give us a ring on for further details.

FRESHFIRE ORGANIZATION

0208 679 4485078 8691 1403

E-mail us on: [email protected]

VERBO | 41

Page 42: Verbo - Maio 2009

264a Belsize RoadKilburn, NW6 4BTtel. 078 6689 4350 5de junho às 20h

ENTRADAFRANCA!

Nunca deixe o seu amor para trás...

264-A Belsize RoadLondres, NW6 4BTtel. 078 6689 4350

Músicos, cantores e instrumentistas terão agora a opção de um estúdio em ambiente verdadeiramente “clean”.

Localizado em uma área nobre e de fácil acesso, o Studio One é o espaço ideal para ensaios (vocal, instrumental e banda) e aulas de música.

OSTUDI

PromoçãoA cada 2 horas agendadas você ganha1 hora adicional inteiramente grátis!

42 | VERBO

Page 43: Verbo - Maio 2009

VERBO | 43

Page 44: Verbo - Maio 2009

T&Cs: Ask bill payer’s permission. Calls billed per minute & include VAT. Charges apply from the moment of connection. Calls made to mobiles may cost more. Minimum call charge 8p by BT. Cost of calls from non BT operators & mobiles may vary. Check with your operator. Rates are subject to change without prior notice. This service is provided by Auracall Ltd. Agents required, please call 084 4545 3788.

Assistência: 084 4545 3555 I www.auracall.com/verbo É fácil…tente AGORA!

Disque 084 4988 4067

3p/min - 084 4988 406710p/min - 087 1919 40673p/min - 084 4988 40672p/min - 084 4831 4067

linha fixacelular

linha fixa

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Easter_110x210_STD_Verbo_4067_poPage 1 16/03/2009 15:39:18

www.freedailymoney.ws

O que você faria com um dinheirinho extra hoje?

email: [email protected]

44 | VERBO

Page 45: Verbo - Maio 2009

£5Apartir de

por edição

Anuncie Aqui

www.agendak.com

Video e fotos profissionais

Keller Fleury Photography and Video ProductionTel: 0208 795 [email protected]

• Casamentos• Portfolios• Vídeos Comerciais• Eventos• Shows• Aniversários• Formaturas.

079 6396 [email protected]

barnesinstitute2freedom.com

Aprenda Inglês em 7 dias: £200English Method in 1 day: £50Professor Inglês Nativo: £15/h

VERBO | 45

Page 46: Verbo - Maio 2009

por Marcorelio FerrariPós graduado em direito e esquema no Brasil, educador cristão para jovens. Está na caminhada cristã há mais de 20 anos.

uerido leitor da Revista Verbo que a paz do Nosso Senhor Jesus Cristo que excede a todo entendimento esteja com todos vocês. Falar sobre Jesus e com enfoque em sua segunda vinda é sempre motivo de muita

alegria para mim. Sinto também certa ansiedade quanto falo sobre isto porque podemos já perceber claramente o cenário se formando para este evento extraordinário que é a Segunda Vinda de Nosso Sen-hor Jesus Cristo, mais precisamente sua volta para o arrebatar Sua Igreja. Dia a dia percebemos isto... a Igreja tem chorado pela volta de Jesus, orando sempre e clamando _ Maranata, ora Vem Senhor Jesus! A natureza tem clamado a volta de Jesus, sim... pois a natureza geme querendo voltar ao seu estado original (Rm 8. 22,23). Estas inundações que tem assolado a Inglaterra, provocadas pelo aquecimento global soma-das a todas as mudanças climáticas que tem ocorrido pelo mundo afora são um claro sinal de que Jesus está voltando, a própria natureza pedindo para ser orde-nada pelo seu criador. Conversei semanas passadas com uma senhora brasileira que vive em Londres desde 1971 e ela me contava, mostrando seu jardim, que todas as flores e árvores antes tinham o mês certo, a data certa para florir, hoje não mais, elas parecem não saber mais que estação estão. Meses atrás ela plantou em seu jardim alguns pés de bambu, que estavam extremamente verdes. _ Tudo para lembrar o Brasil, dizia ela. _ Estes bambus crescerem aqui, na Inglaterra e há alguns anos atrás era simplesmente impossível, bambu e neve não combinavam... hoje eles parecem viver num clima tropical em terras inglesas.Não se tem como negar irmãos, o clima está mu-dando também se preparando para a volta de Jesus, se preparando para os acontecimentos que sobrevirão

q após o arrebatamento, aonde ele, o clima, desempen-hará papel fundamental.Outro fator fundamental para os tempos do fim, como já discutimos ao longo de algumas edições é a tão discutida Paz no Oriente Médio. Um acordo de paz ali naquela região também é outro personagem vital deste cenário. Costumo comparar esta preparação para a Volta de Nosso Senhor Jesus Cristo com a montagem de uma grande produção teatral, como a montagem de um gigantesco cenário, cada dia vemos chegar uma parte, um personagem, um diretor, um ator... e logo logo esta peça será encenada. E, repito, o acordo de paz entre Israel e Palestinos é um person-agem vital nesta produção teatral. Estou mencionando o acordo de paz somente para perguntar aos irmãos se vocês sabem o que Tony Blair vai fazer agora que deixou voluntariamente o cargo de Primeiro Ministro da Inglaterra. Vocês sabem? Pois bem... ele será en-viado para o Oriente Médio para tentar um acordo de Paz entre Judeus e Palestinos auxiliado pelos Estados Unidos da América e Rússia. Aguardem os aconteci-mentos, vem coisa interessante por ai... fique alerta!Bom... Vamos ao assunto agora. Irmãos ao longo de algumas edições nós estamos falando sobre a segunda vinda de Cristo eu decidi nesta fazer um breve resumo do que nos já vimos. Sempre que se vai falar de Escatologia (estudo das coisas relativas ao tempo do fim – profecias) as pessoas ficam com um pouco de receio por ser um assunto muito complexo e extenso, e perdem o interesse por ele. Esta complexidade afasta as pessoas porque já de antemão tem-se a idéia de que não adianta estudar, que é muito difícil e que não se vai entender nada. Mas não é bem assim não. O que você precisa é formar em sua mente uma “linha mestra”, uma ordem na sucessão dos acontecimen-

ESCATOLOGIA

A SEGUNDAVINDA DECRISTO:UM BREVE RELATO

46 | VERBO

Page 47: Verbo - Maio 2009

tos futuros, uma diretriz para saber que fato antecede o outro. Você não precisa se ater aos detalhes, a principio saiba apenas esta linha de-pois você vai acrescentando outras informações que for adquirindo com o tempo e com leituras bíblicas. Vou apresentar para vocês aqui então esta “linha mestra” , volto a dizer para que você não se preocupe com os detalhes, eles você vai acrescentado com o tempo. Dedique-se a ler bons livros, e principalmente a Bíblia. Fica uma dica, sempre que você pegar a Bíblia para ler faça uma oração pedindo que o Espírito Santo esteja explicando para você aquilo que você estiver lendo. Ele lhe ensinara tudo que você precisa.Bom, profeticamente falando, a próxima grande profecia que se estamos esperando o cumpri-mento é o Arrebatamento da Igreja. Mas o que é isso? O Arrebatamento da Igreja é o momento em que Jesus virá para buscar a sua Igreja, a sua Noiva, que é formada por todos aqueles que ouviram falar de Jesus, receberam a sua mensagem de amor e vida em seus corações e O aceitaram com o seu único e suficiente Salvador, tendo suas vidas transformados pelo Seu imenso Amor. Estas pessoas que amam a Jesus acima de todas as coisas formam a Igreja que Ele vira buscar. Este arrebatamento será a qualquer momento. Jesus não vira a Terra nesta ocasião, Ele fica nos ares e a Igreja vai ao Seu encontro. Este acontecimento será repentino, ou seja a se dará a qualquer momento, como já disse (I Tessalonicenses, capitulo 4) e será precedido de sinais. Estes sinais são preditos pelo próprio Jesus e estão relatados no capitulo 24 de Mateus. Jesus disse que quando Ele estivesse para vir buscar a sua Igreja, sua Noiva, coisas acontece-riam na Terra e não deixariam duvidas de que Ele estava prestes a voltar. Estes sinais são:- o surgimento de falsos Cristos, pessoas dizen-do que são ou Cristo, ou Jesus ou o Messias, isto nós temos de monte (veja o Inri Cristo no Brasil, o Reverendo Moom na Coréia, David Koresh, nos Estados Unidos, entre outros...);- fomes, Jesus disse que haveria fomes no plural, indicando não somente uma fome de alimentos, que a proposito tem aumentado exagerada-mente nestes últimos anos, mas também fome de Deus, de amor, de esperança;- terremotos, a Terra nunca sofreu tantos abalos sísmicos como nos últimos anos, a cada semana ouvimos falar que a terra tremeu em algum lugar;- pestes, ondas de doenças estariam presentes quando Jesus estivesse para voltar, estes últimos anos nos tivemos a ameaça da gripe aviaria que levantou previsões milhares morreriam caso ela atingisse a Inglaterra. Ate a tubérculos

disse presente neste ano que passou... e muitos a julgavam erradicada.- guerra e rumores de guerra, seriam outro sinal que anunciariam a proximidade da vinda de Je-sus. Este ano tivemos os rumores da Guerra no Iraque, que não acabou ainda... Os Estados Uni-dos ameaçando o Ira e, Israel não só ameaçado mas atacando o Líbano, o que levou o mundo a um estado de alerta, pois se o Ira resolve entrar na batalha a guerra muito provavelmente teria proporções catastróficas.

Estes são alguns dos sinais que o próprio Senhor Jesus disse que estariam presentes quando Ele estivesse para voltar para buscar sua Igreja, confira no Livro de Mateus, capitulo 24 e no de Lucas capitulo 21. Você pode estar pensando, mas guerras sempre existiram, pestes também, tivemos a peste negra que quase devastou a Inglaterra e a o restante da Europa, na Idade Media. Foi nesta época também que a fome aqui na Europa foi terrível, as pessoas, em Paris, esperavam os ratos saírem dos bueiros para poder comê-los... Mas acontece que ‘e a combinação de todos estes sinais juntos que anunciariam que Jesus esta prestes a voltar, veja que nos períodos históricos nos não tínhamos ninguém dizendo que era o Cristo, ou o Mes-sias. Hoje temos, o Reverendo Moon, na Coréia, afirma categoricamente que ele ‘e o Messias e que veio terminar o trabalho que Jesus começou e não acabou... Misericórdia!Outro grande sinal de que o mundo esta se preparando para a vinda de Jesus é a volta dos judeus para a palestina. Os judeus ficaram do ano 70 D.C. ate o dia 14 de Maio de 1948 longe de sua terra. Neste dia, em cumprimento a pro-fecia de Isaias, capitulo 66, versículo 8, a ONU criou o Moderno Estado de Israel. A partir dai os judeus tem voltado em massa para habitar seguros em sua própria terra, a Terra de Israel. Esta volta do povo judeu a sua terra de origem é um dos grandes sinais de que Jesus esta pra voltar. E este povo tem que voltar mesmo, tem que voltar para lá porque é lá que o Senhor Jeová tem que tratar com eles uma questão que não esta resolvida entre os dois, entre Deus e o Povo de Israel. Deus precisa conversar com eles uma conversinha ao PE da orelha. Eles tem um assunto pendente que não foi resolvido ainda. Eles, o judeus, não aceitaram Jesus como o verdadeiro Messias, e Deus tem que explicar isso melhor pra eles ainda... e nada melhor do que tratar assunto de casa, em casa mesmo; é por isso que eles tem que voltar pra lá.Acontecido o Arrebatamento da Igreja, o mun-do entra em comoção porque não entende o que aconteceu que pessoas desapareceram no ar, “vi-

VERBO | 47

Page 48: Verbo - Maio 2009

Prezado leitor caso se interesse por Estudos Bíblicos, eu estou ministrando na Betel – Weslian Church, todas as quarta feiras sobre a História de Israel e na seqüência sobre a Segunda Vinda de Cristo. Se você quiser nos acompanhar será uma satisfação muito grande, o estudo é gratuito e parte integrante do culto. Toda quarta feira a partir das oito horas da noite, na Willesden Library (dentro da biblioteca mesmo, nome da sala: Space 2), High Road, Willesden, ônibus 260, 266, 460, 52, 98 e 302. Estação de metro Willesden Green, Jubilee Line. Agora caso você deseje ler os artigos anteriores que foram publicados na Revista Verbo, não hesite em me escrever solicitando-os por e-mail, o endereço é [email protected], será um prazer atender aos irmãos.

rando fumaça”, muitos ouviram falar que isto aconteceria mas não deram o menor credito por achar um absurdo esta profecia. Mas aconte-ceu... as pessoas sumiram. O mundo entra num estado de choque, ninguém consegue explicar o que aconteceu. O pessoal da Nova Era vai dizer que foi uma abdução em massa, ou seja, que um disco voador levou estas pessoas para outra dimensão para que elas, por serem inferiores e fanáticas demais, deverão passar por um proc-esso de instrução para depois voltar para viver com os demais que ficaram aqui na Terra a tão famosa Era de Aquário, a tão falada Nova Ordem Mundial, a Nova Era.Lembre-se que com o Arrebatamento da Igreja o Espírito Santo restringe a sua atuação aqui e qualquer mentira vinda de Satanás vai “colar” com muita facilidade. Com a saída da Igreja e do Espírito Santo, o caminho esta livre para que Satanás comece a atuar como bem en-tender. Você não pense que ele vai economizar esforços não viu, não pense que ele é bonzinho e vai agir com misericórdia. Capaz!!!!Depois do Arrebatamento da Igreja a outra grande profecia que os teólogos acreditam que se cumprira é aquela descrita no capitulo 38 de Ezequiel, que diz respeito a uma invasão a Israel proveniente da Rússia, ou seja, a Rússia com seus aliados atacarão, com bombas nucle-ares e tudo mais, a Israel.Com este ataque o mundo entra no medo de uma Terceira Guerra Mundial. Cenário

perfeito para que se firme como grande político internacional a figura do Anticristo. Ele surgirá e conseguirá por fim a este medo de uma guerra de proporções mundiais fazendo um acordo de paz entre Israel e o Resto do Mundo. Este acordo terá uma duração de sete anos, ou seja, no acordo que for assinado, todos os paises se comprometerão a não entrarem em guerra durante sete anos. Este período é importante porque assim se cumpre a profecia que esta em Daniel 9, verso 27. Leia o capitulo todo... é muito interessante!Sete anos é período que os teólogos convencion-aram chamar de A TRIBULACAO.Nestes sete anos, os judeus que firmaram pelas mãos do anticristo um contrato com a morte, receberam o que pediram, a morte.Como eu falei, o assunto, depois do Arrebata-mento da Igreja, é agora entre os Judeus e Deus, porém o mundo todo vai ser afetado. Os personagens principais, nesta fase, agora são os judeus. Hoje, o personagem principal é a Noiva, mas quando ela sair... tudo muda.É então, durante estes sete anos, que Deus vai derramar a sua justiça sobre a Terra, justiça que vem em forma de selos, trombetas e tacas, sobre as quais nos falamos em recentes artigos, desenrola-se o que está predito nos diversos capítulos do Apocalipse.Este período é dividido em duas partes, a primeira de três anos e meio, é caracterizada por um período de tranqüilidade e paz falsas, trazidas pela mão de Satanás na figura do An-ticristo. Então, nestes três anos e meio iniciais o Anticristo vai firmar-se como o verdadeiro mes-sias no coração do judeu e do resto do mundo. Ele vai conseguir enganar muita, mas muita gente. Ele vai transformar o mundo, trazendo a realização da tão esperada Nova Era, aonde todos viverão em paz e harmonia, tudo muito zen!Durante este período, duas pessoas vão de-nunciar a verdadeira identidade deste messias, são as duas testemunhas descritas no Livro de Apocalipse capitulo 11. Elas vão pregar o evangelho, sim porque os “crente já foi tudo embora”!!! Elas vão fazer o papel que a Igreja faz hoje, Deus nunca deixa o povo sem profeta, nunca, Ele não abandona o povo sem que alguém pregue Sua Palavra. Acontece que passados os três anos e meio ini-ciais as duas testemunhas são mortas e vencidas pelo Anticristo. Ele as mata e deixa mortas em praça publica durante três dias, isto tudo esta lá em Apocalipse 11, confira lá. Porém, no terceiro dia, como Jesus fez, estes dois profetas ressusci-tarão também à vista de todos os homens. Dai os judeus e todos os outros homens vão ver que

ESCATOLOGIA

o que elas pregavam é a verdade e que Jesus é o Único e Verdadeiro Messias. Esta ressurreição das duas testemunhas se dará exatamente no meio dos sete anos já mencionados.Começa agora a segunda fase dos sete anos, que são os três anos e meio finais que serão mar-cados por uma grande perseguição, qual nunca houve sobre a face da Terra.Sim, porque os judeus, com a ressurreição das Duas Testemunhas vão ver que Jesus é o Ver-dadeiro Messias e que aquele que esta ali esta a serviço de Satanás. Quando o Anticristo per-ceber que eles estão despertando a perseguição começa... Jesus alertou sobre esta perseguição lá em Mateus 24, versos 15 e seguintes, que será terrível!O trabalho iniciado pelas duas testemunhas terá continuação através da pregação feita por cento e quarenta e quatro mil judeus que se convert-erão e a Jesus e sairão pregando o evangelho pelo mundo e principalmente em Israel. O que as duas testemunhas começaram os cento e quarenta e quatro mil terminam. Lógico todos eles serão mortos pelo anticristo, mas a sua pregação será ouvida em toda a Terra. O Evangelho do Reino, neste período será pregado em toda a Terra, dai vira o fim.Qual é o fim? Bem, o fim do período de sete anos, ou da Tribulação é quando Jesus vem com a sua Igreja e com os seus Anjos para a Batalha do Armagedom. É uma grande batalha entre as forcas de Satanás, do Anticristo, contra Jesus e sua Igreja. Vai ser algo tremendo!!! Sobre a Batalha do Armagedom nós falamos na edição passada, se você se interessar me solicite por e-mail.Jesus vence a Batalha, amarrando Satanás por Mil Anos (Apocalipse, capitulo 20).A Terra é restaurada em alguns dias e Jesus passa a reinar aqui com a ajuda da Igreja. Começa o período que chamamos de O MILENIO.Dai você pode estar perguntando: _ Quem vai habitar aqui na Terra durante o Milênio? Simples... serão as pessoas que conseguiram sobreviver ao período de sete anos de tribulação. As pessoas que conseguirem manter-se vivas sem serem mortas pelo Anticristo, elas pov-oaram a Terra de novo. Vale lembrar irmãos, que a Terra, durante a Tribulação, vai ficar quase vazia, vai morrer quase todo a população da Terra. Jesus mesmo disse, veja lá em Mateus 24, verso 22. Vai ser algo terrível!!! E olha que eu já ouvi crente dizer que se não for arrebatado vai ter outra chance... Misericórdia!!!!Depois do Milênio, que como o próprio nome diz... durara mil anos, Satanás será solto por um pouco de tempo e seduzira toda a Terra de

48 | VERBO

Page 49: Verbo - Maio 2009

Conheça e viva um novo mundo: o mundo de ILúmina, a primeira Bíblia verdadeiramente multimídia.

Informações e Vendas: [email protected] / 077 2712 7594 - Deise

novo!!!!A terra já vai completamente habitada e quando Satanás for solto muitos vão querer ir atrás dele, muitos vão mostrar-se descontentes com Cristo. Isto tudo irmãos, para provar ao homem que nem tudo que acontece de ruim no mundo ‘e culpa de Satanás... Ele induz agora praticar a maldade quem faz ‘e o próprio homem... Ele coloca a arma na frente da pessoa, mas puxar o gatilho quem puxa ‘e o homem... Ele coloca o copo de cachaça na frente do homem, mas quem pega o copo e manda goela abaixo é o homem! E isto tem que ser expurgado... esta maldade latente tem que ser tratada também, nem que para isto mil anos sejam necessários!!!Depois do milênio e da sedução feita por Satanás, Deus, imediatamente instala o Juízo do Trono Branco. Logo apos a sedução de Satanás, Deus o destrói com um sopro de sua boca, lançando-o no Lago de Arde com Fogo e Enxofre (um lugarzinho pior que o Inferno) e ordena que todos estejam perante Ele para o grana e ultimo julgamento, Juízo do Trono Branco.Terminando este Grande Julgamento entramos na Eternidade! Irmãos, eu não dei maiores detalhes sobre os as-suntos aqui tratados porque a intenção não era

essa, mas sim que vocês soubessem a ordem dos acontecimentos. Até A Batalha do Armagedom nós já tratamos nos nossos artigos anteriores, eu tenho procurado seguir esta ordem para que aqueles que estão acompanhando estes estudos possam ter uma melhor compreensão e entendimento. Nos nossos próximos artigos es-taremos falando sobre o Milênio e sobre o Juízo do Trono Branco. Não perca! Se você quiser os estudos anteriores não hesite solicitá-los por e-mail, será um prazer poder atendê-los, repito.Irmãos, nestes estudos estamos falando de coisas difíceis, de coisas doloridas que às vezes parece que não vão acontecer de tão extraordinárias que se apresentam. Eu sei disto, tive o mesmo sentimento quando comecei estudar profecias. Mas Deus é poderoso, muito maior e muito mais complexo do que aquilo que podemos imaginar. Ele pode fazer o que quiser! Ele pode determinar o que quiser! Ele dono e soberano sobre esta Terra. E aquilo que Ele determinou acontecera! Independente de você acreditar ou não. Use a sua inteligência, analise os fatos, analise o mundo a sua volta. E principalmente analise a você mesmo, será que você foi criado para nada... para vir aqui viver e depois acabar tudo numa fria tumba de cemitério? Claro que não meu irmão! Sinta Deus nas mínimas coisas,

sinta Deus no sol que te aquece, sinta Deus naquele prato delicioso de comida brasileira, sinta Deus na beleza das flores que nesta parte do mundo são tão coloridas, sinta Deus no sorri-so da sua esposa, no sorriso de seu filho, no sor-riso de seu irmão, pegue a sua mão, coloque em seu coração e sinta que ‘e Deus que o mantém batendo. Deus criou a todos e ama a todos, mas nos temos de reconhecer tudo isto que Ele fez por nos. Temos de entender e buscá-Lo, buscar sua Face. É isto que Ele quer, que você busque a sua face. Deixo para vocês um versículo que é muito significativo para mim, Salmos, capitulo 27, verso 8: “Quando Tu disseste: _ Buscai o Meu Rosto! O meu coração Te disse a Ti: _ O Teu Rosto, SENHOR, buscarei!”

sinta Deus na beleza das flores que nesta parte do mundo são tão coloridas

VERBO | 49

Page 50: Verbo - Maio 2009

GALERIA DE FOTOS

Aretuza em turne no Canada e Estados Unidos

50 | VERBO

Fabiana Moraes gravando seu primeiro CD Frampton Park Baptist Church

Page 51: Verbo - Maio 2009
Page 52: Verbo - Maio 2009