veracidade - ano 01 - edição 04

16
Sábado, 11 de dezembro de 2010 Ano 1 - Edição 4 Opinião/Debate Geral Cidade Cultura Social Classificados Imóveis, veículos, empregos. Câmara elege nova mesa diretora Vereador Carlos Roberto dos Santos, do PTB, é o novo presidente para o biênio 2011/2012 Trilha do Cruzeiro movimentou a cidade Pinhalzinho tem produção de frutas exóticas Sitio São Benedito no Bairro da Estrada Nova produz frutas com qualidade de exportação e apresenta-se como opção de atração turística no município. Pág. 10 Crônica Meu adeus Espaço do Leitor Cartas e emails Pág. 12 Pág. 2 Pág. 2 Entrevistas com os presidentes da câmara: o atual e o futuro Págs. 4 e 5 Pág. 8 Pág. 6 Projeto “Gravidez na Adolescência” será implantado na cidade Representante das Facul- dades Atibaia, Dr Orivaldo Biaggi, esteve a convite dos vereadores em reunião com autoridades pinhal- zinheses, na câmara de veradores, para apresentar projeto que já foi implanta- do com sucesso na cidade de Joanópolis. Pág. 7 IBGE finaliza contagem da população em Pinhalzinho O Censo 2010 terminou o recenseamento da população da cidade em novembro. No Brasil, os números serão divulgados conforme a contabilização das respostas do questionário aplicado. Confira os números finais de Pinhazinho. Pág. 6 “Cartão do idoso” garante vaga em locais e vias públicas 1º Torneio de Cubo Mágico na Aparecidinha 54 km de trilhas: organização e alto nível de dificuldade agradou a triheiros Pág.14 Em sessão tranquila na terça, 7, ocorreu a votação para composição da mesa diretora da câmara para os próximos dois anos. Para cada cargo, exceto de presidente, houve apenas um candidato, resultando em votação de consenso. Para a presidência da câmara se apresentaram dois candida- tos: os vereadores Carlinhos e Alemão. Pág. 4

Upload: fabio-tadeu-torino

Post on 07-Apr-2016

227 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Jornal Veracidade - Ano 01 - Edição 04

TRANSCRIPT

Page 1: Veracidade - Ano 01 - Edição 04

Sábado, 11 de dezembro de 2010Ano 1 - Edição 4

Opinião/Debate Geral Cidade Cultura Social

Classificados

Imóveis, veículos, empregos.

Câmara elege nova mesa diretoraVereador Carlos Roberto dos Santos, do PTB, é o novo presidente para o biênio 2011/2012

Trilha do Cruzeiro movimentou a cidade

Pinhalzinho tem produção de frutas exóticas

Sitio São Benedito no Bairro da Estrada Nova produz frutas com qualidade de exportação e apresenta-se como opção de atração turística no município.

Pág. 10

Crônica

Meu adeus

Espaço do Leitor

Cartas e emails

Pág. 12 Pág. 2 Pág. 2

Entrevistas com os presidentes da câmara: o atual e o futuro

Págs. 4 e 5

Pág. 8

Pág. 6

Projeto “Gravidez na Adolescência” será implantado na cidade

Representante das Facul-dades Atibaia, Dr Orivaldo Biaggi, esteve a convite dos vereadores em reunião com autoridades pinhal-zinheses, na câmara de veradores, para apresentar projeto que já foi implanta-do com sucesso na cidade de Joanópolis.

Pág. 7

IBGE finaliza contagem da população em Pinhalzinho

O Censo 2010 terminou o recenseamento da população da cidade em novembro. No Brasil, os números serão divulgados conforme a contabilização das respostas do questionário aplicado.Confira os números finais de Pinhazinho.

Pág. 6

“Cartão do idoso” garante vaga em locais e vias públicas

1º Torneio de Cubo Mágico na Aparecidinha

54 km de trilhas: organização e alto nível de dificuldade agradou a triheiros Pág.14

Em sessão tranquila na terça, 7, ocorreu a votação para composição da mesa diretora da câmara para os próximos dois anos.Para cada cargo, exceto de presidente, houve apenas um

candidato, resultando em votação de consenso.Para a presidência da câmara se apresentaram dois candida-tos: os vereadores Carlinhos e Alemão.

Pág. 4

Page 2: Veracidade - Ano 01 - Edição 04

opinião/debate2 Sábado, 11 de dezembro de 2010

Rua B Estrada Nova, 2, Estrada Nova, Pinhalzinho - SP CEP 12995 - 000CNPJ 12.421.551/0001-08E-mail: [email protected]: 11 40184096

Jornalista responsável - James Ap. de Godoi - MTB 0059120/SP

Artes e Publicidade - Fábio Tadeu Torino ( 4018 1194)

Marketing e Vendas - Fábio Domingues (4018 1516)

Fotografia - Renato Dentello

Revisão: Sandro Roberto dos Santos

Colaboradores desta edição: Léa Santos

Tiragem 2000 exemplares - Gráfica Metromídia

Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, não representan-do a opinião do jornal

Natal sem luzEstamos às vesperas de mais um natal, mais um final de

ano. A cada ano que se passa mais nos afastamos da magia dessa data, seja por qualquer motivo: financeiro, emocio-nal, por trabalho, pressa, etc; estamos tirando de nossas crianças a alegria que já vivemos.

Não se vê mais casas enfeitadas de luzes, apenas alguns poucos ainda se aventuram. Antigamente tinha até prêmio para a casa mais iluminada. O que aconteceu? Por que es-tamos deixando isso acontecer?

Não devemos deixar tudo para as autoridades públicas. Não esperemos apenas que façam por nós. Façamos. Afinal, é nossa a cidade, são nossas crianças que merecem viver es-ses dias festivos. Também cobremos ações públicas nesse sentido. Não adianta só reclamar e ficar de braços cruza-dos.

É interessante observar todos os anos as pessoas irem até as cidades vizinhas para verem a decoração natalina.

Devemos cuidar de nossa cidade para que ela também vire atração e nossos vizinhos venham nos visitar.

Por que não?

As pessoas não se unem para enfeitar as ruas para pro-cissão em época de Corpus Christi? Comemora-se a morte, a ressureição e o corpo de Cristo, mas as pessoas não estão mais preocupadas em comemorar o principal: o nascimento de Jesus.

Pensem nisso, além do bem que faremos a nós mesmos, nossas crianças agradecerão.

James Godoiredator

[email protected]

Fale conosco!

Telefone, envie cartas ou e-mail com denúncias, críticas, sugestões de matérias que gostaria ver no jornal ou no site.Participe, ajude a fazer o Veracidade!

Tel: (11) 4018 4096 (11) 9916 7747

E-mail: [email protected]

ErramosNa seção Rapidinhas da edição nº 3, informamos que o polvo Paul, o profeta da copa, morreu dia 26/11, quando na verdade foi dia 26/10 como observou o lei-tor Marcos da Cachoeirinha III.

Parabenizo este jornal pela matéria “ Lixo é jogado na rua no Portal do Pinhal” e pela excelente crônica “Prosas e conversas” com a qual me identifiquei muito.

Maria Clara dos Santos VeronezeBairro Portal do Pinhal

EDITORIAL

Quero parabenizar todos vocês pelo impulso que este jornal traz à comunidade. É o novo tomando o lugar do velho, e que aliás, é seu por direito... As novas ideias são sempre instigantes, o olhar futurista, não material, não tecnológico, mas aquele olhar que vê, e que olha para o ser como parte integrante de uma mesma fonte, nos faz acreditar que teremos um mundo melhor em um futuro não muito distante.Na edição de 6 de novembro, uma frase que sempre uso (Jonh Chaar, pág.13 ), me fez acreditar que mais pessoas estão dispostas a acreditar que o futuro é primeiramente construido no mundo de nossos pensamentos.

Hermes Spessi de [email protected]

A crônica da 3ª edição é, de fato, a realidade das interações co-municativas atuais. Muitas pessoas usam linguagens técnicas ou restritivas a determinados grupos, pressupondo que todos com-preenderão a mensagem. Esquecem-se da adequação linguística.

Lembre-se sempre de identificar a “comunidade” onde você está produzindo seu enunciado, afinal, em cada “grupo” há um discurso diferente, ou seja, procure conversar usando coisas úteis e de fácil acesso, aos poucos perceberá se vale a pena inserir um assunto mais específico (economia, informática...).

Parabéns ao jornal pela crônica. Como professor de Língua Por-tuguesa, atesto a qualidade da crônica escrita. Obrigado por pos-sibilitarem uma leitura de qualidade à população de Pinhalzinho.

Professor Renan de Mello Fé[email protected]

Dilma não é a primeira presidente do continente latino-americano, mas é a primeira presidente de um país com o tamanho e a im-portância do Brasil.

A vitória de Dilma repre-senta uma mudança signi-ficativa na história política do Brasil. Respresenta o orgulho das mulheres brasi-leiras que vêem, finalmente, o país reconhecer que elas podem ocupar cargos im-portantes em qualquer setor de atividade.

A escolha de Dilma é a confirmação de uma nova sociedade que reconhece a capacidade da mulher. É

a própria mulher se enxer-gando no posto de comando mais alto de um país. Isso é muito importante para a auto estima da mulher bra-sileira. A repercussão não será apenas na política, se dará também na vida diá-ria. A vitória de Dilma vai estimular outras mulheres a participarem da política.

Dilma como presiden-te tem a responsabilidade maior que é a de representar a mulher brasileira.

O maior vencedor desta eleição foi a mulher brasi-leira.

José Henrique Sperêndio

Dilma PresidenteEspaço do leitor

Este espaço é aberto aos leitores. Envie carta, email ou telefone. Deixe sua opinião, crítica e sugestão e será publicado.

Veracidade na internet

Acesse:veracidade.net.bre veja mais notícias de Pinhalzinho e região.

Page 3: Veracidade - Ano 01 - Edição 04

Geral 3Sábado, 11 de dezembro de 2010

CelularO número de celulares ultra-

passou o de habitantes no Bra-sil. São 194 milhões de linhas para 190 milhões de pessoas. Isso é gostar de conversar.

Dinheiro no ralo1,3 milhão é o custo de cada

deputado, por ano, aos cofres públicos no Brasil. É a soma do salário mais: 13º, 14º, 15º, verbas de gabinete e os diver-sos auxílios: moradia, com-bustível, passagens aéreas, etc.

É o dobro do que ganha um parlamentar na Inglaterra onde a renda média do cidadão é muito acima da brasileira.

GentlemanO governador eleito em

São Paulo, Geraldo Alckimin, agradeceu através de corres-pondência, a moção de parabe-nização que recebeu dos vere-adores de Pinhalzinho.

Censo 2010Somos 190.732.694 pesso-

as em todo o Brasil, revelou o Censo 2010, um crescimen-tode 12% nos últimos 10 anos segundo o IBGE.

Censo 2010 IIA boa notícia é que as mu-

lheres superaram em número os homens. São 97.342.162 mulheres e 93.390.532 ho-mens, ou seja, 3,9 milhões de mulheres a mais. Sem consciência

Sem trocadilho, o Dia da Consciência Negra passou em branco em Pinhalzinho.

LobisomenFoi cassado em 22/11 o

mandato do prefeito de Joa-nópolis João Carlos Torres. Reeleito em 2008, o pre-feito é acusado de cometer irregularidades como paga-mentos indevidos e contra-tações irregulares.

Qualquer pessoa que so-frer acidente de trânsito,

seja motorista, passageiro ou pedestre, tem direito a inde-nização pelo seguro DPVAT, que como o próprio nome diz, indeniza pessoas vítimas de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre. As indenizações do DPVAT são pagas inde-pendentemente de apuração de culpa, da identificação do veículo ou de outras apura-ções, desde que haja vítimas,

transportadas ou não por auto-móveis.

Em caso de acidente, as si-tuações indenizadas são: mor-te ou invalidez permanente com valor de R$ 13.500,00 por vítima e, sob a forma de reembolso, despesas com-provadas com atendimento médico-hospitalar em até R$ 2.700,00 por pessoa.

Para receber o seguro é ne-cessário dar entrada nos pe-didos de indenização e/ou de reembolso. O procedimento é

simples, gratuito e não exige a contratação de intermediários. Basta juntar a documentação necessária e levar ao ponto de atendimento mais próximo.

Por ser um seguro usado ex-clusivamente com vítimas de trânsito, não prevê cobertura de danos materiais causados por colisão, roubo ou furto de veículos.

Informações sobre procedi-mentos e documentação para o recebimento da indenização: www.dpvatseguro.com.br

Vítimas de acidente de trânsito têm direito a indenização do seguro DPVAT

Salário mínimo?O salário médio pago

aos brasileiros atingiu R$ 1.515,00 em outubro, o maior valor já registrado.

EstupidezO Ministério Público Fe-

deral de São Paulo está exi-gindo retratação de Datena no programa “Brasil Ur-gente” por ter discriminado ateus acusando-os de “caras do mal”. “É por isso que o mundo está essa porcaria” disse ao vivo referindo-se aos ateus. O MP determi-nou retratação por, no míni-mo, o dobro do tempo usa-do por Datena para atacar o ateísmo.

RAPIDINHAS

Internet GrátisO técnico em informática

que ministrou curso para os vereadores e funcionários da câmara, aproveitou o es-paço dado na tribuna para a entrega dos certificados para cobrar sinal aberto de internet para toda a cidade. Parabéns Ewânio!

Page 4: Veracidade - Ano 01 - Edição 04

Geral4 Sábado, 11 de dezembro de 2010

Câmara elege nova mesa diretoraO vereador Carlos Robetos dos Santos foi eleito presidente da câmara para o período 2011/2012

O vereador Carlos Ro-berto dos Santos, do

PTB, foi eleito nesta terça--feira, 7, Presidente da Câ-mara Municipal de Pinhalzi-nho para o biênio 2011/2012. Carlinhos da Estrada nova, como é conhecido, disputou a vaga com o vereador José Vi-tor de Alcantara, o Alemão, do PV. Carlinhos recebeu 7 votos e Alemão, 2.

A mesa diretora da câmara ficou assim composta:

Presidente - Carlos Roberto dos Santos, PTB;

Vice-presidente - Antonio Donizete da Silva, PSDB;

1º Secretário - Claudete Colli Ferreira,PPS;

2º secretário - Pedro Tiago M. Toricelli, DEM.

A votação ocorreu tranquila e foi acompanhada por popu-lares e funcionários da câmara.

Após a eleição, o novo pre-sidente da Câmara conver-sou com o Veracidade.

Carlos Roberto dos San-tos. 39 anos, Carlinhos da

Estrada Nova, como é conhe-cido, é advogado e funcionário da prefeitura de Pedra Bela. Há vinte anos no serviços pú-blico, foi chefe de gabinete do prefeito Dito Danela na admi-nistração 2005/2008.

Disputou a eleição para ve-rador em 2004, quando fundou o PV em Pinhalzinho. Teve boa votação mas não se elegeu por causa do coeficiente da legenda. Em 2008 foi eleito, pelo PTB o 3º vereador mais votado.

***

Você foi eleito pela maioria, nos próximos dois anos você acredita que conseguirá man-ter a câmara unida como este-ve até agora, com as eleições municipais se aproximando? Sim, o propósito é justamente conseguir resgatar a imagem da Câmara, propondo especial-mente a união de esforços para que, independente de partido político, consigamos trazer bons projetos, em especial projetos sociais, que tragam mais qualificação profissional, melhoria na saúde, educação, entre outros. É só com a soma de forças, sem desavenças que

conseguiremos contribuir para o progresso do município, legis-lando em favor do nosso povo.

Quais são seus principais pro-jetos para a cidade a partir da sua gestão na presidência da câmara? Acredito que não são só meus, mas é o desejo de toda Câmara conseguir resultados concretos e bons projetos. Para ter uma cidade bem estrutura-da, um povo com qualidade de vida, é preciso trabalhar em prol da melhoria do serviço social, da educação para nossos filhos, da saúde e em especial, de mais emprego e qualificação profis-sional para nossos jovens.

A câmara trabalhou em par-ceria com a prefeitura nesses dois anos, porém nada foi feito em relação ao turismo e à cultura. Por quê esses dois setores, tão importantes para a cidade foram deixados de lado? São setores muito importantes. O turismo deve ser levado mais a sério, porque fomenta o comércio local, traz mais pessoas para consumir dentro do nosso município, valoriza os pequenos artesãos. Enfim, trabalharemos com projetos que intensifiquem a

atividade turística que resul-tarão em benefícios à nossa cidade.

Você tem projeto para esses setores? Já enviei algumas vezes indicações ao execu-tivo para que, inicialmente, possa construir um centro para abrigar os nossos artesão que, na minha opinião, deverá ajudá-los na comercialização dos produtos sem qualquer ônus, pois a dificuldade dos pequenos artesãos é manter um local no centro da cidade para vender seus produtos.

Você será candidato a prefei-to na próxima eleição? Me sinto preparado para qualquer cargo, mas considero ainda muito cedo para me lançar candidato a qualquer função pública, mesmo para reeleição à vereador .O momento é de unir forças para que nesses dois anos de mandato que ainda restam, possamos conseguir muitas coisas boas para Pinhalzinho.

Para finalizar? Quero desejar um Feliz Natal e um Ano Novo de Paz, Saúde e realizações a todos.

Nova mesa diretora da câmara: Claudete 1ª secretária, Carlinhos presidente, Zete vice-presidente e Pedro Tiago 2º secretário

Vereador Carlinhos: união de esforços, independente de partido

ESPECIAL CÂMARA

Page 5: Veracidade - Ano 01 - Edição 04

Geral 5Sábado, 11 de dezembro de 2010

Atual presidente da Câmara, vereador Butica, em entrevista, define sua gestão como unificadora e de respeito

“Foram dois anos de união na Câmara”Aos 48 anos, o vereador Irineu de Fávari Junior,

Butica, PTB, é o atual presi-dente da Câmara Municipal de Pinhalzinho. Com cinco mandatos de vereador já foi três vezes presidente da câ-mara. Em sua última gestão como presidente, 2009/2010, foi responsável pela cassação da vereadora Cida, em 2009, ocasião em que a câmara vo-tou pela cassação por unani-midade.

O vereador defende sua gestão como de pacificação e aglutinação e apresenta núme-ros para confirmar sua defesa.

“Em 2010 foram 258 indica-ções ao executivo, 84 reque-rimentos, 57 Projetos de Lei aprovados por unanimidade, 2 Projetos de Lei complemen-tar, 25 moções e 3 Decretos Legislativos”, afrma enquanto apresenta documentos.

Em entrevista afirma sua intenção de se candidatar a prefeito na próxima eleição agradece a oposição por tra-balharem juntos nesses dois anos de forma honesta em be-nefício da cidade.

***Nesses dois anos, o que ocor-reu de mais importante nos trabalhos da câmara sob sua presidência? Foram muitas coisas importantes nesses dois anos. Nós mantivemos unida a câmara (oposição e situação), tivemos todos projetos aprova-dos por unanimidade, houve o fato da cassação da vereadora. A união entre os funcionários com os vereadores e o pre-sidente da câmara e a com-preensão e respeito do povo de Pinhalzinho com o poder

legislativo. O concurso público para a câmara. Pinhalzinho é uma das únicas cidades na região que tem as contratações dos funcionários na câmara feita por concurso público.

Você foi responsável pela cassação da vereadora Cida, isso trouxe consequências para seu trabalho na câma-ra? Nenhuma. Fiz o trabalho com consciência tranquila, lim-pa e honesta. Através de uma auditoria interna, constatamos as irregularidades e fizemos o

processo.

A câmara trabalhou unida nesses dois anos: situação e oposição. O que você poderia ter feito e não fez? Eu acho que realizamos bastante coisa. Todos os cursos que pedimos, o Paula Souza que está para começar com 40 alunos, o curso do Senai, através do ve-reador Carlinhos, a maioria das indicações dos veradores estão sendo atendidas, na medida do possível, pelo prefeito, os projetos estão sendo atendidos estão sendo votados em curto prazo. Então a câmara está muito bem. A cidade está pro-gredindo. E nesses dois anos que estarei fora da presidência vou continuar com o mesmo trabalho.

A Câmara tem trabalhan-do em total parceria com a prefeitura e não temos nenhum projeto relacionado ao turismo e à cultura. Por que esses dois setores foram deixados de lado? Isso depen-de de projetos do executivo, se vier projetos do executivo certamente em 15 dias estará

aprovado. Tudo que for de bom para população a câmara está aqui pra aprovar e ajudar o executivo.

Se a prefeitura não tem projetos a câmara não pode fazer? Não, a câmara é proibi-da de fazer projetos que gerem gastos ao município. Mas a gente tem fé que nesses dois anos vamos olhar mais para o turismo.

Você será candidato a prefei-to na próxima eleição?Vamos fazer uma pesquisa entre várias pessoas do nosso grupo, mas tenho muito inte-resse em ser candidato, porque com cinco mandatos de vere-ador e três vezes presidente da câmara acredito que tenho experiência para comandar uma prefeitura.

Para finalizar?Gostaria de finalizar desejan-do um feliz natal à população e um próspero ano novo e registrar que “ningúem sozi-nho é melhor que todo mundo junto”.

Vereador Butica: finalizando sua gestão como presidente da câmara

ESPECIAL CÂMARA

Page 6: Veracidade - Ano 01 - Edição 04

Geral6 Sábado,11 de dezembro de 2010

Todo cidadão com 60 anos ou mais pode reque-

rer junto ao Fundo Social de Pinhalzinho o cartão que au-toriza o estacionamento em vagas reservadas para idoso. “A carteirinha é gratuita e sai na hora”, informa Lucima-ra da Silva responsável pela emissão do documento. Basta apresentar xerox do CPF, RG, carteira de habilitação e com-provante de residência.

A resolução 303/08 do Conse-

lho Nacional de Trânsito, Con-tran, regulamenta o uso de va-gas de estacionamento de veícu-los destinadas exclusivamente às pessoas idosas, orientando os procedimentos de sinalização, fiscalização e emissão de docu-mentos para esse fim.

Segundo Lucimara da Silva, o motorista deve ficar atento aos locais onde estaciona, pois a carteirinha assegura direito à vaga, mas não garante gratui-dade em área de zona azul, ou

seja, a vaga do idoso é garan-tida nos locais indicados, mas deve respeitar os regulamentos de cobrança de cada municí-pio.

Outro fator que deve ser des-tacado: o idoso não precisa ser o motorista para usar a vaga destinada a ele, basta que es-teja sendo transportado no veí-culo e que possua a carteirinha de estacionamento.

A “carteirinha do idoso” tem validade de um ano.

Idoso tem direito a vaga exclusiva para carro em vias e locais públicos

“Cartão do Idoso” pode ser retirado na hora e gratuitamente no Fundo Social de Pinhalzinho

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística,

IBGE, finalizou o trabalho de recenseamento da popu-lação em Pinhalzinho em 11/11/2010. Segundo Vlade-mir de Azevedo, coordenador de sub-área de Pinhalzinho, ainda resta um período que vai até 27/11 para a checa-gem geral, “mas os números já estão fechados”, afirmou.

O número total da popu-

lação de Pinhalzinho é de 13.100 habitantes e 6.272 domicílios, sendo que destes 155 são de freqüência oca-sional, ou seja, população de veraneio. Em 2007, na ultima contagem, a população era de 11.817 habitantes e 6054 do-micílios.

O resultado foi divulgado em reunião, no dia 11/11, onde participaram represen-tantes da Polícia Militar e da

sociedade em geral. A equi-pe do IBGE de Pinhalzinho recebeu os cumprimentos de José Henrique Sperêndio, chefe de gabinete da pre-feitura de Pinhalzinho, pelo “trabalho sério e comprome-tido”.

Os resultados do questioná-rio aplicado durante o recen-seamento serão divulgados quando estiverem contabili-zados em todo o Brasil.

IBGE finaliza contagem da população Censo revela que a população da cidade teve crescimento de 9,34% desde a última contagem em 2007

Equipe de IBGE responsável pelo censo em Pinhalzinho: Edna, Elda, Vlademir, Beatriz e Cibele.

Vaga destinada a idosos na rua Florêncio Domingues

Page 7: Veracidade - Ano 01 - Edição 04

Geral 7Sábado, 11 de dezembro de 2010

FAAT desenvolverá projeto de prevenção à gravidez na adolescência em PinhalzinhoRepresentante da faculdade se reuniu com vereadores e secretários municipais para apresentar o projeto desenvolvido por especialistas da instituição

Na quinta-feira, 25, o Professor-Doutor Ori-

valdo Biaggi, representante da FAAT, Faculdades Ati-baia, esteve em reunião com representantes do pode públi-co municipal, na Câmara de Vereadores de Pinhalzinho, para apresentar o “Projeto Gravidez na Adolescência”. A iniciativa dos vereadores de Pinhalzinho em convi-dar a FAAT para implantar o projeto na cidade, reflete a preocupação das autoridades públicas, e da sociedade pi-nhalzinhense em geral, com o tema tão pouco explorado pelas escolas e pelas famílias, e as consequências para quem se depara com a situação.

Segundo o vereador Carlos Roberto dos Santos, o pro-blema da gravidez na adoles-cência, e também do contato dos jovens com as drogas, são das principais preocupações da sociedade, “isso nos fez buscar ações que realmente pudessem ter resultados con-cretos, e o Projeto da FAAT já foi aplicado em Joanópolis com sucesso”, ressalta.

“Projeto já foi aplicado com sucesso

em Joanópolis”

O Projeto apresentado con-siste num trabalho de pes-quisadores e especialistas da FAAT, com o objetivo inicial de obter um diagnóstico da situação dos grupos mais vul-neráveis na cidade, com dados obtidos através de pesquisas nas escolas, levantamento junto à Secretaria de Educa-ção e da Saúde e diretamente com os adolescentes e seus pais. Com dados em mãos, os pesquisadores definem ações de prevenção, combate e for-mação de uma nova visão e posicionamento da sociedade sobre a questão das drogas e da gravidez precoce.

Os trabalhos de pesquisa de-verão começar em fevereiro de 2011.

Marli supervisora de ensino, vereadores Pedro Tiago e Carlinhos, Dr Orivaldo Biaggi representante da FAAT, vereadora Renata, Ana Massoni, enfermeira e Advogada da Câmara

Page 8: Veracidade - Ano 01 - Edição 04

Cidade8 Sábado, 11 de dezembro de 2010

No domingo, 05, aconte-ceu o 1º Torneio Pinhal-

zinhense de Cubo Mágico no ginásio de esportes do bairro da Aparecidinha. Organizado pelo professor de matemática e Campeão Mundial de Memo-rização, Gilson das Silva, com alunos da escola Adão de Lima,

o evento contou com a partici-pação e organização de Rafael Werneck Cinoto, que detém a 3ª melhor média mundial em montagem de cubo mágico com os pés.

Os doze participantes do tor-neio são alunos da escola Adão de Lima e estão treinando sob a

orientação de Gilson há quatro meses.

O torneio foi disputado em duas modalidades: montagem com apenas uma mão e com as duas.

Nas duas etapas o campeão foi Moises Guilherme de Sou-za de 12 anos, aluno da 5ª serie que levou como prêmio uma bicicleta e um cubo profissio-nal. O segundo lugar nas duas etapas ficou com David Murilo de Souza, 13, aluno da 6ª serie, premiado com o Guinnes Book 2010 e um cubo profissional.

“O sucesso do torneio nos es-timula a trabalharmos para que no ano que vem possamos fazer um torneio maior em Pinhalzi-nho” afirma Gilson.

Após o torneio, Rafael Cino-to fez apresentação de monta-gem com os pés com o tempo de 1’03” e com as duas mãos em 23 segundos.

O record mundial de monta-gem de cubo mágico é de sete segundos e o brasileiro de dez segundos.

Aparecidinha sedia o 1º Torneio de Cubo Mágico de PinhalzinhoTorneio teve presença de Rafael Cinoto, terceiro no mundo em montagem de cubo mágico com os pés

Rafael Cinoto 3º melhor tempo mundial em montagem de cubo com os pés, em apresentação no torneio.Abaixo Moises Guilherme campeão das duas modalidades do torneio.

Matheus Henrique de Oliveira e Rafaela Savera de Oliveira, alunos da Es-

cola Atílio Destro no bairro do Cachoeirinha, são vencedores na 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públi-cas, OBMEP 2010. Matheus de 12 anos, estudante da 6ª sé-

rie ganhou medalha de bronze e Rafaela, 14 anos, 8ª série, obteve Menção Honrosa.

A OBMEP ocorreu em duas fases: a primeira dia 8 de ju-nho, na Escola Atílio Des-tro, onde estudam os alunos vencedores; na segunda fase, ocorrida em 11 de setembro, apenas 5% dos alunos melho-res classificados na primeira fase fizeram as provas na Es-cola Prof. Estanislau Augusto, em Pinhalzinho.

O objetivo principal da OB-MEP é estimular o estudo da Matemática por meio da reso-lução de problemas que moti-vem e despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes.

O resultado atesta o bom nível de ensino da escola da escola Atílio Destro que vem se des-tacando não só em matemática, a aluna Rafaela Savera, além da Menção Honrosa que recebeu, também foi semi-finalista no concurso de redação da EPTV.

Alunos da escola Atílio Destro são premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática 2010

Matheus: Medalha de BranzeRafaela: Menção Honrosa

Page 9: Veracidade - Ano 01 - Edição 04

Cidade 9Sábado, 11 de dezembro de 2010

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial,

SENAI, em parceria com prefei-tura de Pinhalzinho está minis-trando o curso de auxiliar mecâ-nico de manutenção industrial para uma turma de 34 alunos de Pinhalzinho.

O curso habilitará o profis-sional na montagem, desmon-tagem e manutenção de má-quinas e equipamentos indus-triais. O principal objetivo dos

cursos do Senai é promover treinamento de qualificação profissional visando a inser-ção dos participantes no mer-cado de trabalho da região e, destina-se a desempregados e trabalhadores do primeiro em-prego.

Com duração de 30 dias, as aulas acontecem de segunda a sexta, das 18h às 22h no sa-lão da Secretaria Municipal de Educação.

SENAI ministra curso em Pinhalzinho

Alunos do curso do SENAI têm dificuldades de chegar no horário por causa do trabalho

Você deseja fazer uma faculdade em 2011?Então prepare-se no Cursinho Hora do Saber.Matrículas abertas - Taxa R$ 8,00 - Curso GrátisAtendimento: SábadosDas 09h às 11h30 min na Secretaria Municipal de Educação

VAGAS LIMITADAS! GARANTA JÁ A SUA!

Informações: (11) 9664 2481 (Prof. Renan Mello)E-mail: [email protected] www.cursinhohoradosaber.xpg.com.br

Page 10: Veracidade - Ano 01 - Edição 04

Cidade10 Sábado, 11 de dezembro de 2010

No Sítio São Benedito, a 7 km de Pinhalzinho, no

bairro da Estrada Nova, o enge-nheiro-agrônomo João Vinícius Della Vecchia produz, frutas exóticas e raras no Brasil. Pi-taya, Atemóia e Groselha do Ceilão são as principais frutas cultivadas. Também produz ca-mu-camu, mangostim e figo da índia, entre outras espécies que estão em fase experimental.

Aberto ao turismo, o Sítio São Benedito é cercado por mata nativa e encanta pela be-leza natural. João Vinícius faz questão de acompanhar o vi-sitante em cada plantação do sítio e explicar como funciona o cultivo dessas frutas tão di-ferentes das conhecidas pelo brasileiro. “Toda produção é mecanizada, aqui não usa-mos enxada e tudo funciona

num ritmo muito mais intenso do que em uma produção co-mum”, afirma enquanto mos-tra orgulhoso a plantação com 1900 pés de Pitaya, plantada em curva de nível para a prote-ção e aproveitamento da água da chuva. A localização do sí-tio, a 900 metros de altitude, ga-rante noites frias e dias quentes, o que acentua o sabor das frutas, esclarece o produtor.

Com o caule que lembra um cacto, a Pitaya é nativa do México e de algumas regiões da América do Sul, e se apre-senta nas variações: branca, menos açucarada, ideal para produção de doces; roxa, in-termediária quanto à doçura e atrai pela cor viva da polpa e a amarela, a mais comercializa-da pela sua doçura acentuada. Também possui propriedades medicinais e vitaminas e pode ser consumida a polpa ao natural ou processada como suco, geléia, sorvetes ou do-ces.

A Atemóia é um fruto hí-brido derivado do cruzamento da fruta do conde com a cheri-móia, tem doçura acentuada e pode ser consumido in natura, além de ser ideal para geléia e mousse.

A Groselha do Ceilão é na-tiva da África. Roxa quando madura, tem sabor ácido e fica ótima em sucos e geléias.

Segundo João Vinícius, a melhor época para visitar o sítio é de dezembro a maio, quando as frutas estão ma-duras e as floradas são belas e cheirosas e o turista pode degustar à vontade. Além de comercializar as frutas, o sí-tio também produz mudas das frutas exóticas para vender.

Pinhalzinho tem produção de frutas exóticasSitio no bairro da Estrada Nova é um dos poucos no Brasil a produzir Pitaya, Atemóia e Groselha do Celião com qualidade de exportação

A batalha pela sinalizaçãona rodovia

Em novembro de 2008, João Vinícius, proprietário do Sítio São Francisco, fez requerimento junto à pre-feitura de Pinhalzinho e ao Cati de Bragança Paulista, para que fossem colocadas placas de sinalização indi-cativas de cultivo de frutas exóticas.

Através do Ofício 370/2008 a prefeitura so-licitou ao Diretor Regional do DER de Campinas, Clei-ton Luiz de Souza, a colo-cação ou autorização para colocação de duas placas indicativas, para informa-

ção turística de cultivo de frutas exóticas no km 112 da Rod. Cap. Barduíno.

Até a presente data, não houve respostas por parte do Diretor da DER.

Sitio São Benedito na Estrada Nova: início de dezembro tem florada forte na plantação de pitaya

Pitaya amarela pode chegar a R$ 90,00 o kilo no mercado

Pitaya branca: excelente para a produção de doces

Pitaya rocha: atrai pela cor viva da polpa

Pitaya amarela: é a mais comercializada por sua docura

Groselha do Ceilão: apropriada pára geléias e licores

Atemóia: híbrido de Fruta do Conde com Cherimóia, docura acentuada

Atemóia: híbrido de Fruta do Conde com Cherimóia, docura acentuada

Page 11: Veracidade - Ano 01 - Edição 04

Cidade 11Sábado, 11 de dezembro de 2010

Terreno Bairro dos Cunhas

Vendo ou troco terreno, murado,com energia elétrica e riacho no

fundoTels.(11)7472-0151 e

(11)7227-7895

PRECISA-SE DE COSTUREIRA

Costureiras com prática e ajudantes. Interessa-

dos compareçam à Rua Gertrudes de Godoi

Torricelli, 132 - Jardim Copacabana.

Tradução para trabalho

monográficoR$10,00

a lauda (21 linhas)Tratar com Ana Beatriz

(11)7029-3665

VENDO TERRENO 1000 m²

Bairro Santa Cruz - Socorro - SP

Falar com Toninha (11)7258-3926

VENDO CB-400ANO 86, vermelha.

Falar com Sérgio

(11)9836-6639

VENDO FUSCAANO 79, vermelho.

Falar com Fernando

(11)7426-9145

ANUNCIE AQUITEL: 11 4018 1516

Page 12: Veracidade - Ano 01 - Edição 04

Cultura12 Sábado, 11 de dezembro de 2010

Endereço das cinco Marias - Murilo Mendes

Sou do tipo acabado do sujeitoque não arranja nada nesta vida.

Gosto de cinco Marias nesta vida.

A primeira tinha uma pinta na cara, eu adorava aquela pinta.Maria do Rosário jurava pela alma da mãe delaque só havia de casar comigo.Um belo dia apareceu um tenenteque usava polainas e dançava com muito garbo.Foi a conta:ela fugiu para São Paulo com o tenentee me deixou na mão.

A segunda, Maria do Carmo,era uma pequena dos bons temposque a gente conversava no portão de noite,romântica de olhos pretos não gostava de bailes.Aquela sim,mas apanhou um resfriado de tanto conversar comigo no portãoe bateu a bota.

Lá está num cemitério em Belorizonteonde tem muita paisagem.

As três Marias restantes estão no céu.

Murilo Monteiro Mendes (Juiz de Fora MG 1901 - Lisboa, Portugal 1975). Poeta, prosador e crítico de artes plásticas.

Dia 20 de novembro co-memorou-se em todo o Bra-sil o Dia da Consciência Ne-gra. A data foi escolhida por ser o dia da morte de Zumbi dos Palmares, ocorrida em 1695, ultimamente os mo-vimentos têm sido organiza-dos como forma de reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira..

Zumbi que significa “a força do espírito presente” foi o grande líder do Qui-

lombo dos Palmares, res-peitado herói da resistência anti-escravagista.

O Quilombo dos Palmares existiu por um período de quase cem anos, entre 1600 e 1695 onde viviam cerca de vinte mil habitantes. Nos engenhos e senzalas, Palma-res era parecido com a Terra Prometida, e Zumbi, era tido como eterno e imortal, e era reconhecido como um pro-tetor leal e corajoso.

Zumbi foi localizado no dia 20 de novembro de 1695, vítima da traição de Antônio Soares. Seu corpo perfura-do por balas e punhaladas foi levado a Porto Calvo. A sua cabeça foi decepada e remetida para Recife onde, foi coberta por sal fino e es-petada em um poste até ser consumida pelo tempo.

A lei 10.639, de 9 de janei-ro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que come-moramos o Dia Nacional da

Consciência Negra. A mes-ma lei também tornou obri-gatório o ensino sobre His-tória e Cultura Afro-Brasi-leira. Nas escolas as aulas sobre os temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultu-ra negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, tem o objetivo de propiciar o resgate das con-tribuições dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da histó-ria do país.

Candido

Portinari

A Vida, às vezes, é cruel com a gente, nos mostra o quanto somos insignifican-tes, impotentes diante seus caprichos. E só podemos reclamar, ou chorar.

Perdi minha mãe há alguns dias, ela partiu desta vida de repente, não tive tempo de me despedir. Nem eu, nem meu pai, nem meus irmãos.

Acho que a Vida não tem mãe, nem pai ou irmãos, por isso ela é insensível. Olha nossa dor, nossas lágrimas, nosso deses-pero com indife-rença. A Vida às vezes é desgra-çada (desprovida de graça).

Minha mãe ti-nha 58 anos, es-tava doente. Mas isso não conta! Mãe é imortal! Ou alguém se despede da mãe um dia achando que estará morta no outro, mesmo estando doente? Só se for um filho da p...

Mas não estou lamentando, me achando a única vítima do mundo, achando que isso nunca ia acontecer. Acontece com todo mundo, todo mundo vai morrer um dia. Minha revolta (e isso vai passar) é de não ter podido me despedir, de abraçar, beijá-la pela última vez e dizer que a amava.

Algum sujeito desprevenido pode estar pensando: Por que não fez isso enquanto ela estava viva? Fiz. Fizemos. Mas não tinha a necessidade imperiosa da despe-

dida.Repito: quem em sã consciência se

despede de alguém que ama, em uma situação normal, prevendo que nunca mais vai vê-la?

Portanto, uso este espaço para me despedir, e faço das minhas, palavras de meu pai e dos meus irmãos.

Mãe, obrigado por ter existido, por ser responsável por essa família que somos. Gostaria de ter dito isso pessoalmente,

mas quando tive oportuni-dade não jul-guei que fosse necessário, me perdoe.

Gostaria de ter me despedi-do da Senhora, ter te dado o último abraço, o último beijo. Sei que seria terrivelmente dolorosa essa despedida, mas também seria o momento de a Senhora se despedir de nós. Sei que a Senhora de-sejaria isso, afinal éramos

a razão da sua vida.Sei que agora a Senhora está em paz e

só posso desejar que tenha encontrado a felicidade. Olhe por nós, pois se existe outra vida, com todo o amor que existe entre nós, com certeza nos encontrare-mos e seremos uma família novamente.

Te amamos.Adeus.

Dia da Consciência Negra

Page 13: Veracidade - Ano 01 - Edição 04

13

Mosaíco

AniversariantesFoto Renato Dentello:

Por do sol atrás da caixa d’agua - Jardim do Limão

Lais Martinez da Silva 03/1217 anos

Abel Vicente Sobrinho 08/1287 anos

Maria Clara 20/11 - 3 anos. filha do Carlinhos e da Nina.

3 anos

Os gêmeosVitor e Lucas, filhos do

Fabinho e Lenita 09/121 ano

Depois do fabuloso Cavaleiro das Trevas, o diretor Chistopher Nolan consegue fazer um filme como não se via desde Matrix. A Origem (Inception) tem Leonar-do DiCaprio a frente de um elen-co primoroso. O filme tem efeitos especiais que deixam o especta-dor boquiaberto, e história que desafia a inteligência. É impossí-vel não ficar intrigado. Dom Cobb

(Leonardo DiCaprio) comanda uma equipe que invade os sonhos de pessoas para roubar segredos valiosos do inconscien-te, durante o estado de sono. Um poderoso empresário (Ken Watanabe) procura o serviço para propor algo diferente: que ele implante a origem de uma ideia no cérebro do herdeiro de um império econômico a fim de desmembrá-lo. Começa uma corrida contra o tempo e contra inimigos tão poderosos como se possa criar em sonhos. A Origem não é um simples filme de ação, é uma mistura de gêneros diversos. Há um golpe em andamento, o que contribui para o suspense, mas também drama e uma história de amor. A fronteira entre heróis e vilões fica ainda mais borrada do que em Cavaleiro das Trevas. O que Dom e sua trupe fazem é ilegal e imoral, mas, ainda assim, torcemos por eles.Sem dúvida A Origem é o me-lhor filme da indústria em anos.

O Natal e o ano novo estão chegando...

Qual sua missão diante deDeus?

Eu diria que cada um tem uma missão, um Dom, uma capacidade, um

mistério de vida.

Será que lembramos ao menos de agradecer a Deus por nossos sentidos, por

nossa existência?

SENTIDOS!!!??

Sim olfato, paladar, audição, tato, visão, enfim a VIDA.

Acredito que cada ser tem uma capacidade, um talento e um limite na vida.

QUAL É O SEU TALENTO?

Esse é ANTONIO MATEUS TOLEDO, 20 anos de idade, morador do

bairro da Camanducaia, portador de deficiência auditiva desde o nascimento.

O seu talento...

Ser um grande artista.

Faz lindos desenhos a mão livre.

Não tem audição, e daí?

Seu esforço e seu talento superou sua maior limitação, não ouvir.

E você já superou seus limetes hoje?

Roberta Cristina Fornari

Fonoaudióloga

Desenhou esta linda paisagem em 30 minútos, só de olhar.

“O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.” Fernando Sabino

Page 14: Veracidade - Ano 01 - Edição 04

Social14 Sábado, 11 de dezembro de 2010

No domingo, 14 de no-vembro, Pinhalzinho foi

invadida por mais de 200 mo-tos que vieram participar da 1ª Trilha do Cruzeiro. O evento, que atraiu centenas de turis-tas, começou às 10h da manhã com uma volta pelas ruas da cidade, em seguida os moto-queiros partiram para os 54 km da trilha que começou com a subida do Morro do Cru-zeiro, partindo em direção ao bairro da Pos-se, passando pelo bairro dos Atibaianos e voltando pelo bairro do Ca-pinzeiro. Em seguida os pilo-tos seguiram para o almoço no restaurante do Posto Ipiranga. No encerramento do evento houve apresentação de mano-bras radicais com a equipe Do-mínio e Ousadia que empol-gou o público presente.

A equipe Móia Guela, for-mada pelos pilotos Wagner

Tomé, Miranda, Fran e Cris-tiano Camilo, foi responsável pela organização do evento, que além da sinalização cui-dadosa da trilha, contou com mais 30 pessoas no apoio nos trechos mais difíceis.

O evento teve grande re-percussão em diversos sites especializados. “A trilha foi

considerada de alto nível por pilotos experientes, o que promete atrair muito mais competidores para a próxi-ma edição”, garante Wagner Tomé.

Na noite de sábado, 13, em baile no Petra Bar houve a es-colha da Garota da Trilha. Ta-lita Turela foi a vencedora.

Trilha do cruzeiro movimentou a cidadeCom mais de duzentos participantes, evento foi sucesso pela organização e qualidade da trilha

Equipe Domínio e Ousadia: manobras mais que radicais

Chegada no cruzeiro: trilhas de alto nível com belas paisagens

Foto

s: R

enat

o D

ente

llo

Page 15: Veracidade - Ano 01 - Edição 04

Social 15Sábado, 11 de dezembro de 2010

Colégio Objetivo encerra o ano com festa temática

Uma festa de encher os olhos. Assim pode ser de-finida a festa de encerramento de ano do Colégio Objetivo de Pinhalzinho, que aconteceu no sába-do, 4/12, no Salão Paroquial de Pinhalzinho. Com o tema histórico “Da Pedra ao Chip”, os alunos do maternal ao 5º ano apresentaram, através de danças e peça teatrais, a evolução do homem e das relações sociais, culturais e tecnológicas.O grande público presente se emocionou várias ve-zes durante as apresentações que começaram com a sociedade da caverna, passaram pela invenção dos brinquedos, renascimento, a invenção da es-crita no Egito, a encenação da pintura da Monali-sa no renascimento, o cinema através de Charles Chaplin e finalizando com o antigo futurista “Os Jetsons”.O capricho das fantasias, a qualidade da trilha so-nora e das luzes, completaram o cenário em que os alunos foram todos protagonistas e brilharam em uma festa que, merecidamente, era deles.

Foto

s: F

abio

Dom

ingu

es

Page 16: Veracidade - Ano 01 - Edição 04

16 Sábado, 11 de dezembro de 2010

O chef de cozinha e jor-nalista Fernando Kassab

esteve em Pinhalzinho, no sá-bado, 3, para gravar o quadro “Prato Fácil”, que ele apre-senta às quintas-feiras dentro do Jornal Regional 1ª Edição, ao meio-dia na EPTV, emis-sora afiliada da TV Globo. Neste quadro, o chef visita diversas cidades, onde grava receitas fáceis de serem feitas e com custo baixo.

Kassab chegou com sua equipe de filmagem às 15h e montou suas banquetas para a gravação na Praça Nossa Se-nhora de Copacabana. Muito simpático convidou as pesso-as que estavam na praça para participarem da gravação, onde preparou “Espeto Cuba-no de Pinhalzinho”, nome dado por ele em homenagem à cidade. “Elas podem ser servidas como aperitivo ou então servem como guarni-

ção”. Explicou Kassab.A receita, que ficou pronta

em pouco mais de dez mi-nutos, leva além da linguiça, molho com suco concentra-do de goiaba, mel e hortelã. No final da gravação as pesso-as que acompanharam a recei-ta puderam experimentá-la.

A gravação irá ao ar no Jornal Regional do dia 16 de dezem-bro. A receita feita em Pinhal-zinho estará disponível no site www.eptv.com/pratofacil após a exibição do programa.

Antes de se dedicar à gas-tronomia, Fernando Kassab foi repórter, editor e colunista de jornais de Campinas, re-pórter e crítico gastronômi-co da Veja Paulista e repór-ter e editor da Revista Gula. Ao final da gravação ele rea-lizou o sorteio da próxima ci-dade que fará sua próxima apresentação. Nazareno, em Minas.

Fernando Kassab da EPTV grava o quadro “Prato Fácil” em PinhalzinhoQuadro gastronômico irá ao ar dia 16/12 no Jornal Regional Primeira Edição às 12h

Com muita simpatia Fernando Kassab cozinhou, gravou o programa, tirou fotos e distribuiu autógrafos

Bingo Beneficente em Prol do AsiloData: 11/12/10local: Igreja Santo Afonso - Popularinício: l9hBingão: 22h30Preço: R$ 5,00 o kit

1ª Rodada: Cheia - Liquidificador + Forma de PudimCinquina: Ferro2ª Rodada: Cheia - DVD c/karaokêCinquina: Prancha p/cabelo3ª Rodada: Cheia - Telefone s/fioCinquina: Rádio Relógio4ª rodada: Cheia - Bicicleta Aro 26Cinquina:Sanduicheira5ª Rodada: Cheia - Fogão 4 bc acend. autimático + BatedeiraCinquina: ventilador

HAVERÁ RODADAS EXTRAS, COMES E BEBES

Acredite na beleza