04/04/2015 - saúde - edição 3.118

8
Bento Gonçalves :: Sábado :: 4 de abril de 2015 FOTOS REPRODUÇÃO Discreto e funcional A tecnologia invisalign promete alinhamento dentário de forma quase invisível Página 4 As cores devem estar no seu prato Página 7 Quanto mais colorido for seu almoço, mais nutrientes você está ingerindo

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 21-Jul-2016

239 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

04/04/2015 - Saúde - Edição 3.118 - Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Page 1: 04/04/2015 - Saúde - Edição 3.118

Bento Gonçalves :: Sábado :: 4 de abril de 2015

FOTOS REPRO

DUÇÃO

Discreto e funcionalA tecnologia invisalign promete alinhamento dentário de forma quase invisível

Página 4

As cores devem estar no seu prato

Página 7

Quanto mais colorido for seu almoço, mais nutrientes você está ingerindo

Page 2: 04/04/2015 - Saúde - Edição 3.118

2 Sábado | 4 de abril de 2015

REPRODUÇÃO

Fonte: noticias.uol.com.br

Varizes são veias dilatadas e deformadas que surgem ao longo das pernas e podem causar dor e inchaço

Mitos e verdades sobre o surgimento de varizes

Caracterizada pelo apa-recimento de veias tor-tuosas, bastante dilata-

das, principalmente na região da panturrilha, a doença pre-judica a circulação, e desen-volve-se por predisposição familiar. As varizes se formam a partir de veias superficiais inúteis e desnecessárias que todos nós temos na perna. Diante de uma característica genética de fragilidade de pa-rede, essas veias se dilatam, ficam tortuosas e se tornam.

As mulheres têm mais in-cidência de varizes devido às alterações hormonais que passam ao longo da vida, como menstruação, gravidez e menopausa. Essa flutuação hormonal diminui a força das paredes das veias, deixando os vãos mais fracos e predis-postos para o aparecimento de varizes. Essas veias já po-dem ser vistas logo no inicio da adolescência e não só em pessoas idosas ou mais velhas.

Os principais sintomas clás-sicos das varizes são cansaço nas pernas e dor no fim do dia. Essa sensação melhora com a elevação das pernas, mas esse ato não é capaz de fazer as va-rizes desaparecerem, portan-to o paciente precisa procurar um especialista para definir qual é o melhor tratamento.

Para eviras o aparecimento de varizes, os especialistas recomendam pratica de ati-vidades física, alimentação balanceada e controle do peso. Os exercícios aeróbicos

auxiliam no fortalecimento da musculatura dos membros inferiores, como da bomba muscular da panturrilha, que é fundamental para a circu-lação venosa. Uma das prin-cipais causa de varizes é há falência dessa bomba. Para a correta circulação venosa, é importante que as mulheres tenham musculatura adequa-da, com força de contração suficiente para ejetar o ex-cesso de sangue na perna.

Por conta dessa bomba muscular na panturrilha, mulheres acima do peso e com a musculatura atrofiada apresenta a piora dos sinto-mas das varizes com o uso diário de sapatos de salto. O uso de salto alto isolada-mente não é causa de vari-zes, mas mulheres com do-ença venosa e que não tem a musculatura da perna forta-lecida devem evitar seu uso por tempo prolongado.

Já quem evitar cruzar as pernas com medo de apare-cer varizes, não precisa se preocupar, pois o ato não afeta o aparecimento de veias. No entanto, pessoas com uma predisposição para varizes que ficam sentadas na mesma posição ou em pé paradas por muito tempo, podem ter o quadro de va-rizes agravado rapidamente. Nestes casos, a recomenda-ção é usar meias elásticas, fazer pausas para caminhar ou repousar por alguns minu-tos durante o dia.

Tratamento individual

O tratamento para varizes é escolhido de acordo com o tipo e grau dessas veias. Elas podem ser primarias, causadas por he-reditariedade, ou secundarias, quando surgem por causa de algo que aconteceu na vida do paciente, como um acidente. As varizes podem ser classificadas do grau um ao quatro, ou seja de vasos pequenos, edema até veias mais calibrosas, que cau-sam alterações na pele que po-dem levar a úlceras maiores va-ricosas. Para as veias menores, médicos indicam a esclerotera-pia (injeções pra secar varizes) como o método mais eficiente.

Essas injeções são feitas no consultório, sem repouso, depois é indicado o uso de meia de compressão. O pa-ciente já tem liberdade de voltar a praticar atividade fí-sica imediatamente, além de poder se expor ao sol.

Já para as veias mais gros-sas, os médicos apontam como um bom método de cirurgia de remoção de varizes. É aplica-da uma anestesia regional, e o paciente faz a cirurgia de manhã e já volta pra casa á tarde, sem dor pós-operatória. Nos casos de úlcera varicosa ou deformidade na pele, o laser é um tratamento eficaz para eli-minar essas veias. Uma fibra é introduzida dentro da veia e o laser vai queimando-as. Ela in-terrompe o sangue parado.

Page 3: 04/04/2015 - Saúde - Edição 3.118

3Sábado | 4 de abril de 2015

Os benefícios de incluir peixe na alimentação

Fonte: tuasaude.com.br

Os principais benefícios de comer peixe, além de ser uma alimento

de fácil digestão, envolve melhorar a memória, a con-centração, prevenir doenças cardiovasculares e aumentar as reações anti-inflamató-rias do organismo porque o peixe é rico em ômega 3, que é um componente im-portante para todos estes processos. Além destes be-nefícios, o peixe também:

• É fundamental para a formação da pele, cabelos e unhas, pois é riquíssimo em proteínas, aproveitadas quase integralmente pelo organismo;

• Previne a osteoporose, pois tem boas quantidades de vitamina D e cálcio, que fortalecem os ossos;

• Combate a anemia, pois é uma boa fonte de ferro e vitamina B12, que são nu-trientes importantes para a saúde das células do sangue.

Comer peixe faz bem e, por isso, deve-se consumir peixe pelo menos 2 vezes por

semana. A preparação do pei-xe é também importante para a saúde porque, por exemplo, se for fritar o peixe, ele vai ficar menos saudável porque o peixe frito contém gorduras prejudiciais para o organis-mo. Desta forma, deve-se dar preferência a peixe grelhado, ensopado ou cozido.

Benefícios de comer peixe cru

Os benefícios de comer peixe cru são diminuir o risco de doenças cardíacas, contribuir para o desenvol-vimento cerebral, regene-ração das células nervosas, ajudar a formar os tecidos, prevenir doenças ósseas e combater a anemia devido a sua riqueza em ômega 3, proteínas, vitamina D, cál-cio, ferro e vitamina B12.

Qualquer alimento submeti-do ao calor perde alguns nu-trientes, mas o peixe tem os seus benefícios especialmente em nutrientes que não são es-

tragados pelo calor e, por isso, os benefícios se mantêm mes-mo cru e quando cozinhado.

Que tipo de peixe comer na a gravidez?

Comer peixe na gravidez é saudável, mas as grávidas devem dar preferência ao peixe confeccionado e não cru porque o peixe cru é um alimento que se estraga e contamina mais facilmente, podendo provocar uma into-xicação alimentar. Além dis-so, algumas grávidas não são imunes à toxoplasmose e du-rante a gravidez não se deve comer nenhum alimento cru sem estar desinfetado.

As gestantes devem tam-bém evitar peixes de couro, como o bagre e o pintado, pois têm maior risco de con-taminação por metais pesa-dos, como o mercúrio, que prejudicam o desenvolvi-mento saudável do bebê.

Aprenda como diminuir as calorias do tradicional arroz

Apesar de ser um alimen-to comum em quase todos os países, o arroz foi banido do prato de muita gente desde que surgiram as dietas com restrição de carboidratos. Buscando uma forma de dimi-nuir os índices de obesidade mundo afora, pesquisadores descobriram um jeito simples de reduzir suas calorias.

Como deixar o arroz menos calórico

O segredo é transformar o amido digerível em amido re-sistente. Enquanto a forma di-gerível é transformada em gli-cose – que se não for queimada com exercícios, por exemplo, se transformará em gordura corporal –, a resistente escapa à digestão e é fermentada no intestino grosso. Estudos re-centes apontam que esse pro-cesso pode ser benéfico à flo-ra intestinal e ainda ajudar a manter a glicemia estável.

Para obter esse resultado, os pesquisadores misturaram uma colher (de chá) de óleo de coco à água fervente, adicionaram meia xícara de arroz e deixaram que acon-tecesse o processo normal de cozimento. Depois de pron- Fonte: bolsademulher.com

Os amidos resistentes ajudam a controlar a glicemia e dão sensação de saciedade

to, o arroz ficou por 12 horas na geladeira. Os responsáveis pelo estudo encontraram que a produção de amido resis-tente foi 10 vezes maior que o normal e as calorias do ar-roz caíram pela metade.

A explicação científica para isso é que o óleo e o resfriamento modificam a estrutura do amido durante o cozimento, o que o deixa mais resistente à ação das enzimas digestivas.

Por ser muito parecida com o modo de fazer tra-dicional do arroz, a receita pode ser feita em casa sem maiores dificuldades.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia, através de sua I Diretriz Brasileira de Hi-percolesterolemia Familiar, considera o óleo de coco um alimento potencialmente saudável por ser fonte na-tural de gorduras saturadas, em especial o ácido láurico, melhor para a saúde que os ácidos graxos trans. No en-tanto, ele não é indicado para tratar o colesterol alto e deve ser consumido com cuidado e supervisão médica por quem já tem o problema.

Page 4: 04/04/2015 - Saúde - Edição 3.118

4 Sábado | 4 de abril de 2015

FOTOS REPRO

DUÇÃO

Artigo | Estética

Tratamento quase invisível para os dentes

Aparelho é de fácil colocação e uma ótima opção que o mercado oferece

O Invisalign corrige o posicionamento dos dentes com placas transparentes

Em uma tarde quente e chata, finalmente tinha chegado o dia que eu mais

temia: o dia do dentista, o dia que eu veria se precisaria usar aparelho. Bom, eu não queria usar aquelas coisas coloridas e chamativas, mas iria fazer o que? Se for pra consertar es-ses dentes. A dentista mostrou vários tipos de aparelho, até que eu me deparei com um tal de invisalign, invisível, móvel e de curto tempo de uso.

Na hora eu pensei que era esse aparelho que eu usaria, eu tinha certeza que esse era um dos melhores tratamentos, e acabei usando ele mesmo. Então, faz oito meses que eu estou no tratamento invisalign, o prazo de duração do meu

aparelho é só de um ano, tem que trocar em uma média de 15 em 15 dias, super tranquilo, só faz um pouco de pressão nos primeiros dias depois parece que ele não está mais na sua boca, tem que tirar para comer e tomar algum suco, refriger-ante (exceção de água que não precisa tirar), como já diz o nome “invisalign” ele não pos-sui cor, e esse é o maior mo-

tivo por eu ter escolhido esse tratamento, porque:“Com o invisalign aparece seu sorriso, não seu aparelho.”

Depoimento do paciente Alex

da Silva, 13 anos

Conforme a Doutora Érica, o Invisalign é uma modalidade de tratamento ortodôntico que corrige o posicionamento dos seus dentes sem usar aparelho fixo. “Corrige-se dentes tor-tos, dentes espaçados e outras correções com o uso de alinha-dores, que são parecidos com placas de clareamento, mas ainda mais transparentes e fi-nas. O resultado são tratamen-tos mais rápidos, práticos e de fácil aceitação. Consultando um dentista de Ortodontia cre-denciado pelo Invisalign, você saberá mais sobre o tratamen-to, dos benefícios e se é indi-cado para o seu caso”.

Érica Berselli

Cirurgiã-dentista Mestre em Ortodontia

CRO13997/RS54 3452.663154 9178-2620

Page 5: 04/04/2015 - Saúde - Edição 3.118

5Sábado | 4 de abril de 2015

O índice de obesidade aumentou muito no Brasil nos últimos anos

Texto: Saint Gallen Instituto de Oncologia

Fonte: Folha do mate

Recentemente saiu mais um estudo sobre as cau-sas do câncer, desta vez

na revista The Lancett Onco-logy, onde os pesquisadores es-timam que cerca de 3,6% dos novos casos de câncer de todo mundo tem relação direta com o IMC ( índice de massa corpo-ral) elevado, ou seja, 481 mil pessoas que adquirem câncer nos últimos tempos estavam com IMC elevado.

O interessante é que as pro-porções de tais casos foram maiores em mulheres do que em homens e em países desen-volvidos. Esse dado é alarman-te, pois, até pouco tempo, era consenso que o IMC elevado ti-nha relação apenas com as do-enças crônicas como obesidade, doenças cardíacas e diabetes.

No Brasil, podemos verificar que o índice de obesidade au-mentou muito nos últimos anos e o que se percebe é a perda dos bons hábitos e a adoção de alimentos e costumes que afetam cada vez mais a saú-de da população. Na mesa do brasileiro ainda predomina o consumo excessivo de carne, alimentos altamente calóri-

IMC elevado aumenta as chances de câncer

cos, ricos em gordura e sódio e alimentos semiprontos. A ingestão de fibras é baixa e, para piorar, os brasileiros tem se exercitado menos.

Os resultados da pesquisa enfatizam a necessidade de um esforço global para dimi-nuir o número crescente de pessoas com IMC elevado. Par-tindo do principio de que a as-sociação entre IMC elevado e câncer é casual, a continuação dos padrões atuais de ganho de peso da população levará a au-mentos contínuos no futuro da incidência do câncer.

Para auxiliar boas escolhas mais saudáveis e reduzir o IMC, siga algumas dicas fáceis de aplicar no dia-dia:

- Tente diminuir o consu-mo de carne vermelha e ob-ter proteína através de fontes alternativas como: legumes, oleaginosas, cereais e outros produtos vegetais.

- Procure valorizar a comida caseira e alterne as cores dos vegetais, frutas e verduras. Quando mais colorido melhor.

- Ao comer fora de casa atente-se ao modo de prepa-ro e dos ingredientes usados.

Prefira alimentos grelhados, cozidos e ao forno e lembre-se que legumes, verduras e grãos também fazem parte de uma boia alimentação.

- Mastigue de vagar, além de contribuir para uma boa diges-tão, estimula a produção dos hormônios da saciedade.

-Diminua a ingestão de ali-mentos embutidos, são ricos em sódio, açúcar refinado e gordura trans substancias que se consumidas em excesso são nocivas ao organismo.

-Prefira suco de frutas na-tural e reduza o consumo de refrigerantes, sucos artificiais e bebidas alcóolicas.

- Beba mais água, além de hidratar o corpo, ajuda a pre-venir doenças e mantem uma aparência saudável.

-Aumente a atividade fí-sica – 30 minutos na maioria dos dias da semana já é o su-ficiente. Adote medidas sim-ples como descer um ponto antes, fazer atividades a pé, subir e descer escadas.

Page 6: 04/04/2015 - Saúde - Edição 3.118

Cuidados com exercícios para pessoas com asma

Fonte: minhavida.com.br

Algumas atividades físicas podem ser benéficas para quem sofre com o problema

REPRODUÇÃO

6 Sábado | 4 de abril de 2015

Asma, por definição, é uma “respiração difí-cil”. Tecnicamente, a

asma é a dificuldade de aerar os pulmões causada por uma diminuição do calibre das vias aéreas superiores, dificultan-do a inspiração, condição que produz aquele chiado caracte-rístico da doença.

Essa “respiração difícil” tem diferentes causas, o que a tor-na comum a muitas doenças, o que sempre a obriga a se fazer acompanhada de um sobreno-me: cardíaca, catarral, alér-gica, induzida pelo esporte... Induzida pelo esporte?!

Pois é! A asma pode ser in-duzida pela atividade física e tornar-se um problema de saúde com interferência dire-ta no desempenho do atleta, como as demais que provocam essa respiração difícil.

Sua causa precisa ainda é incerta e objeto de pesquisa. A explicação que conta com maior número de adeptos en-tre os pesquisadores é de que o espasmo (contração) dos músculos lisos (involuntários) que causa a dificuldade na respiração, somado ao chiado característico da asma (indu-zida pelo esforço) vem da de-sidratação e inflamação des-sas vias, em consequência de exercício de alta intensidade e de tempo prolongado.

A essa condição somam--se fatores ambientais, como temperatura, umidade e po-luição atmosférica, partículas e substâncias causadoras de alergias, pó e pelos de ani-mais, entre outros, e, claro, a genética que dita a vida de cada um de nós.

Estudos mostram que os atletas de alto rendimento também são mais sujeitos à infecção de vias aéreas su-periores, atribuída à baixa imunidade, reflexo de trei-namento em alta intensidade por tempo prolongado, sem a devida recuperação.

Bom, isso significa que “a atividade física vai me der-rubar e jogar na cama doen-te? Que o melhor é nem sair dela?” Não, claro que não! A atividade física moderada au-menta a resposta imunológica protetora - o que diminui o ris-co de gripe e resfriado se com-parado ao dos sedentários.

Mas e se a asma for alér-gica, a mais comum delas? O

que podemos fazer para esses indivíduos, muitos dependen-tes de remédios broncodilata-dores, as famosas bombinhas? Devemos restringir sua ativi-dade a ponto de torná-lo se-dentário? Mais uma vez a res-posta é não!

Esses portadores de asma, pelo contrário, devem ser es-timulados a praticar exercí-cios físicos regulares, como todos na população. É evi-dente que com cuidados es-peciais como evitar exercí-cios ao ar livre nos dias frios, úmidos e com alto índice de poluentes no ar, sem jamais interromperem a medicação sem a indicação do seu mé-dico assistente. Devem adap-tar a atividade às condições limitantes impostas pela do-ença, pelo ambiente e algu-mas vezes pela medicação.

O treinamento respeitará a intensidade adequada para cada praticante, sempre na faixa moderada. Manter-se hidratado adequadamente e não somente durante o trei-no, é fundamental.

A abordagem principal no programa de treinamento para esses praticantes são os exercícios aeróbios, caminha-da, corrida, bicicleta e seus derivados, devem ser pratica-dos 3 a 5 vezes por semana, em intensidade moderada, por tempo que se inicia com 20 minutos e pode progredir até 60 minutos. Intervalos de 10 minutos acontecem sempre que sintoma de dispnéia (falta de ar) ocorrer, podendo até in-terromper a atividade depen-dendo da intensidade da crise.

A certeza de que o progra-ma de treino aeróbico associa-

do ao tratamento medicamen-toso será um sucesso, impõe trabalho adicional de resis-tência muscular localizada. Trabalhando grandes grupos musculares 3 vezes por sema-na cria-se condições de res-posta do aparelho locomotor à demanda circulatória adapta-da, gerada pelo treinamento aeróbio regular, que exigirá estímulos crescentes.

Completando o programa de treinamento, exercícios de flexibilidade e alongamento garantem amplitude normal de movimentos e distribuição uniforme da carga por toda a superfície da articulação. De-vem ser estáticos, ao gosto do praticante e repetidos por 3 vezes na semana.

Claro que você notou que não falamos da natação. Es-taria ela indicada? Sim! Ex-celente exercício aeróbio e tem também a qualidade de auxiliar no ritmo respiratório. Lembramos que o tratamen-to da água é feito com pro-dutos químicos que podem desencadear crises de asma (alergia) e que as piscinas de-vem ter temperatura da água e do ambiente controlados. Lembre-se que o exercício não dispensa uso de medica-mentos pelos asmáticos, mas pode ser um poderoso aliado no sucesso do tratamento.

E, antes de culpar seu ani-mal de estimação, lembre-se que o exercício em excesso pode ser o causador do chia-do que você sente no peito. Lembre-se também de man-ter suas visitas ao médico sempre atualizadas.

Page 7: 04/04/2015 - Saúde - Edição 3.118

Fonte: noticias.uol.com.br

Ter objetivos claros de vida e metas a serem alacançadas, ajudam a proteger o coração

Quanto mais colorido for seu prato, mais nutrientes essenciais você está ingerindo

FOTOS REPRO

DUÇÃO

7Sábado | 4 de abril de 2015

Ter um propósito na vida ajuda a proteger o coração

Ter um objetivo de vida pode diminuir o risco de do-enças cardíacas. A constata-ção foi feita por uma equipe de pesquisadores de um hos-pital nos EUA, que avaliou os dados de 137 mil pessoas coletados por dez estudos relevantes na área.

O artigo foi apresentado durante o congresso da So-ciedade Americana do Cora-ção. De acordo com o estudo, um propósito claro de vida está associado a 23% de re-dução da mortalidade e 19%, especificamente, de doenças cardiovasculares, como ata-que cardíaco e derrame.

Desenvolver e aperfeiço-ar metas pessoais poderia proteger a saúde do coração e potencialmente salvá-la. Como parte da nossa saúde

em geral, devemos nos per-guntar ‘eu tenho um propó-sito em minha vida? Se não, você precisa trabalhar em direção à meta importante de obtenção de um para o seu bem-estar geral.

Estudos anteriores já ha-viam ligado uma variedade de fatores de riscos psicos-sociais a doenças cardíacas, tanto negativos, como an-siedade e depressão, quanto positivos, como otimismo e apoio social. Mas o novo le-vantamento pode direcionar pesquisas futuras para “ava-liar a importância de criar-mos propósitos como fator determinante para a saúde e bem-estar” e despertar este senso nas pessoas.

Fonte: noticias.uol.com.br

Significado das cores e nutrientes dos alimentosAs cores dos alimentos

são determinadas pela presença dos pigmen-

tos, que além de colorir, po-dem ser um grande aliado da saúde, por desempenharem papel importante na preven-ção contra diversas doenças.

Quanto maior a variedade de cor, maior a quantidade de nutrientes diferentes que es-taremos ingerindo.

Verdes

Vegetais folhosos, espina-fre, pimentão, salsão e man-jericão contêm vitamina A e clorofila, substâncias que au-xiliam na ação antibacteria-na, cicatrizante, combatem o crescimento de tumores, de-sintoxicam as células, ajudam a proteger o coração e prote-gem o cabelo e a pele.

Roxos

Uva, ameixa, beterraba, re-polho-roxo, figo são ricos em ácido elágico e quercitina, que diminuem os riscos de ataques cardíacos, neutrali-zam as substâncias canceríge-nas antes de invadirem o DNA, melhoram o aspecto da pele e retardam o envelhecimento.

Amarelos e laranjas

Cenoura, mamão, manga, laranja, abóbora, pêssego e damasco possuem betacaro-teno, vitamina B-3 e ácido clorogênico, que evitam a for-

mação de substâncias causa-doras do câncer, que mantêm o sistema nervoso saudável e ajudam a proteger o coração.

Brancos e amarelos

Leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana são ricos em cálcio e potássio. Esses minerais são importantes para o funcio-namento do organismo, pois contribuem na formação e manutenção dos ossos, na regulação dos batimentos cardíacos, e para o funcio-namento do sistema nervoso e dos músculos.

Marrons e beges

Aveia, nozes, castanhas e cereais, possuem fibras e vi-taminas do complexo B. Tais

substâncias e nutrientes têm importâncias vitais no orga-nismo, pois melhoram em alta escala o funcionamento do intestino, combatem a an-siedade, previnem o câncer e as doenças cardiovasculares.

Vermelhos

Tomate, melancia, cere-ja, morango, caqui, goiaba vermelha e framboesa têm lipoceno, substância que age como antioxidante ajudando contra o envelhecimento da pele. Mas recentemente foi apontado como um protetor eficaz contra o aparecimento de câncer de próstata. Os ali-mentos vermelhos ainda con-têm antocianina que estimula a circulação sanguínea.

Page 8: 04/04/2015 - Saúde - Edição 3.118

8 Sábado | 4 de abril de 2015

FOTOS REPRO

DUÇÃO

Fonte: dietaesaude.com.br

Aprenda as diferenças entre os chocolates

A Páscoa está se aproximan-do e muitas pessoas já começam a ficar preocu-

padas com a dieta. Entendendo melhor os tipos de chocolates e os seus ingredientes é possí-vel consumir esse alimento sem prejudicar seu emagrecimento.

Há quem se engane imagi-nando que o chocolate não traz benefícios para à saúde, no en-tanto, seu consumo estimula a produção de serotonina, hormô-nio responsável pela sensação de bem estar, ajudando a con-trolar a ansiedade e depressão. Além disso, por ser fonte de carboidratos, aumenta a dispo-sição e energia para realizamos as atividades do dia-a-dia. Mas, atenção: isso não significa que o chocolate pode ser consumido à vontade, por isso, moderação é a palavra chave!

Chocolate amargo: possui grande quantidade de massa de cacau, tem ação antioxidante colaborando para a saúde do coração, e também é composto por manteiga de cacau.

Chocolate ao leite: é com-posto por massa e manteiga de cacau, leite, leite em pó ou leite condensado e açúcar. Tem menor teor de cacau e maior valor caló-rico comparado a versão amarga.

Chocolate branco: não leva massa de cacau na composição, composto por grande quantida-de de manteiga de cacau além

de açúcar e leite. É o mais caló-rico dos chocolates.

Chocolate com avelã, nozes, amêndoas ou castanhas: pode ser de chocolate amargo, ao leite ou branco e acrescentado algum tipo de oleaginosas (castanhas, avelãs, nozes, amêndoas). As oleaginosas são fontes de vitami-nas e minerais como selênio, vi-tamina E, manganês e magnésio. Tem ação anti-inflamatória, fun-damentais para reduzir a pressão arterial, os níveis de colesterol ruim (LDL) e triglicérides, conse-quentemente prevenindo o risco de doenças cardiovasculares. Apesar de ser fonte de gorduras benéficas à saúde, são mais ca-lóricos e por isso, o consumo não está liberado.

Chocolate trufado: a casca pode ser de chocolate amargo, ao leite ou branco e para o pre-paro da trufa é acrescentado creme de leite, que é um produ-to obtido da nata do leite e con-tém alto teor de gordura, o que torna o alimento mais calórico e menos nutritivo.

Chocolate crocante: pode ser de chocolate amargo, ao leite ou branco e uma mistura de casta-nha de caju ou amendoim com açúcar. Ricos em gorduras insatu-radas e vitamina E, a castanha e o amendoim ajudam a controlar o apetite além de serem boas fontes de fibras, o que aumenta a saciedade. Por serem fontes de

gorduras podem elevar a inges-tão calórica diária, por isso de-vem ter o consumo controlado.

Chocolate Diet: é feito de massa e manteiga de cacau, lei-te em pó, soro do leite. É uma opção para diabéticos, já que restringe o açúcar. No entanto, essa opção não é menos calóri-ca, já que para manter as ca-racterísticas do produto, ocorre acréscimo de gorduras, o que reflete num valor calórico igual ou em algumas vezes até maior que a versão tradicional.

Alfarroba: a alfarroba é um fruto de uma árvore do mediter-râneo, utilizada pela indústria para substituir o cacau na pro-dução de chocolate. Tem apenas 0,7% de gordura e é fonte de minerais como cálcio, potássio, fósforo e vitaminas E, B6 e B12 e ricas em fibras. Não contém ca-feína em sua composição e pode ser consumido por diabéticos, por não conter adição de açúcar.

O melhor momento para consumir o chocolate é pela manhã ou à tarde, pois o corpo ainda precisar de energia para o restante do dia. Alguns estu-dos ainda apontam que consu-mir um pedaço pequeno de chocolate amargo (70%cacau) pela manhã ajuda a reduzir a vontade por doce a tarde e também controla a ansiedade.

Quantas horas é preciso dormir de acordo com a idade

A maioria das pessoas sabe que ter uma boa noite de sono é importante, mas pou-cas passam oito horas ou mais horas debaixo dos lençóis.

Para complicar ainda mais as coisas, estimulantes como café e bebidas energéticas, além de despertadores e lu-zes incluindo a de dispositi-vos eletrônicos interferem com o chamado ritmo circa-diano, ou relógio biológico.

Embora reconheçam que o sono é especialmente afe-tado pelo estilo de vida e a saúde de cada indivíduo ,um painel de especialistas da National Sleep Foundation ,um instituto de pesquisa sem fins lucrativos dos Esta-dos Unidos com sede em Ar-lington (Virgínia), publicou recomendações gerais sobre quantas horas de descanso são necessárias de acordo com cada faixa etária.

Confira as recomenda-ções: Recém nascidos (0-3 meses): o ideal é dormir entre 14 e 17 horas por dia, embora também seja acei-tável um período de 11 a 13 horas. Não é aconselhável Fonte: saúde.terra.com.br

Cada faixa etária necessita de uma quantidade diferente de horas de sono

dormir mais de 18 horas. Bebês(4-11): recomenda-se que o sono dure entre 12 e 15 horas. Também é aceitá-vel um período entre 12 e 15 horas. Também é aceitável um período de 11 e 13 horas mas não mais do que 16 ou 18 horas. Crianças pequenas (1-2): não é aconselhável dormir menos de 9 horas ou mais de 16 horas é recomen-dável que o descanso dure entre 11 e 14 horas. Crianças em idade pré-escolar (3-5): 10-13 horas é o mais apro-priado. Especialistas não re-comendam dormir menos de 7 horas e mais de 12 horas. Crianças em idade escolar (6-13) o aconselhável é dor-mir entre 9 e 11 horas. Ado-lescentes (14-17): Devem dormir em torno de 10 ho-ras por dia. Adultos e jovens (18-25): 7_9horas por dia Não devem dormir menos de 6 horas ou mais do que 10 ou 11 horas, embora muitos não consigam. Idosos (65 anos ou mais): o mais saudável é dor-mir 7 e 8 horas por dia.