veracidade - ano 01 - edição 10

16
distribuição gratuita um novo olhar sobre a cidade www.veracidade.net.br PINHALZINHO Outubro de 2011 Ano 1 - Edição 10 Edital de Qualificação de Jurados para 2012 Escola Adão de Lima se destaca com projetos que envolvem a comunidade Caminhada: Saúde com segurança O super clássico da política Agricultura em foco Horário de verão começa dia 16 de outubro Projeto do Governo Federal estabelece serviço de internet banda larga a R$ 35 “Benefícios Sociais” foi tema de Palestra no CRAS de Pinhalzinho Provas do Enem acontecerão em 22 e 23 de outubro Nova infância Pág. 3 Pág. 3 Pág. 5 Pág. 7 Pág. 6 Pág. 14 Pág. 8 Pág. 9 Pág. 16 Pág. 10 Artigo Coluna Horário Palestra Enem Crônica Festa de N. S. de Copacabana Padre Armando, Bispo Dom Sérgio Aparecido Colombo e Padre Hewaldo Trevisan Internet popular chega a Pinhalzinho

Upload: fabio-tadeu-torino

Post on 07-Apr-2016

258 views

Category:

Documents


33 download

DESCRIPTION

Jornal Veracidade - Ano 01 - Edição 10

TRANSCRIPT

Page 1: Veracidade - Ano 01 - Edição 10

distribuição gratuitaum novo olhar sobre a cidade

www.veracidade.net.br P I N H A L Z I N H OOutubro de 2011Ano 1 - Edição 10

Edital de Qualificação de Jurados para 2012

Escola Adão de Lima se destaca com projetos que envolvem a comunidade

Caminhada: Saúde com segurança

O super clássico da política

Agricultura em foco

Horário de verão começa dia 16 de outubro

Projeto do Governo Federal estabelece serviço de internet banda larga a R$ 35

“Benefícios Sociais” foi tema de Palestra no CRAS de Pinhalzinho

Provas do Enem acontecerão em 22 e 23 de outubro

Nova infância

Pág. 3

Pág. 3

Pág. 5

Pág. 7

Pág. 6

Pág. 14Pág. 8

Pág. 9

Pág. 16

Pág. 10

Artigo

Coluna

Horário

Palestra

Enem

Crônica

Festa de N. S. de CopacabanaPadre Armando, Bispo Dom Sérgio Aparecido Colombo e Padre Hewaldo Trevisan

Internet popular chega a Pinhalzinho

Page 2: Veracidade - Ano 01 - Edição 10

www.veracidade.net.br2 Outubro de 2011

Fale conosco!Telefone, envie cartas ou e-mail com denúncias, críticas, sugestões de matérias que gostaria ver no jornal ou no site.Participe, ajude a fazer o Veracidade!

Tel: (11) 9916 7747

E-mail: [email protected]

EDITORIAL

O Veracidade Pinhalzinho foi premiado como Destaque do Ano na categoria jornal (meios de comunicação). Isso vem coroar o trabalho que fazemos a um ano em Pinhalzinho. Trabalho esse que cria ambiente extremamente favorá-vel aos anunciantes que utilizam do jornal para mostrar seus produtos/serviços aos leitores/clientes em potencial.

Assim como o Veracidade, o Destaque do Ano premiou diversos comércios e profissionais de Pinhalzinho, indicados por parceiros comer-ciais pela excelência no trabalho/produtos que oferecem à população, como destacamos nas páginas 12 e 13.

Essa edição também traz novos colaborado-res que, assim como a equipe do Veracidade, vêm a chance de poder colaborar com a cons-trução de um Pinhalzinho melhor.

O fechamento desta edição também coincidiu com as diversas festas que ocorreram por todo o município em homenagem ao Dia das Crian-ças e de Nossa Senhora de Aparecida, fatos que não pudemos cobrir, mas ficamos imensamente felizes por esse comprometimento das comuni-dades com as crianças de Pinhalzinho.

Boa leitura!

James Godoiredator

[email protected]

Rua B Estrada Nova, 2, Estrada Nova, Pinhalzinho - SP CEP 12995 - 000CNPJ 12.421.551/0001-08E-mail: [email protected]: 11 4018 1516

Jornalista responsável James Ap. de Godoi - MTB 0059120/SP(9916 7747)

Artes e Publicidade Fábio Tadeu Torino ( 9649 5757)

Marketing e Vendas Fábio Domingues (7205 4672)

Colaboradores:Léa Santos, Lenita Franco Domingues, Renato DentelloTiragem 2000 exemplares - Gráfica Metromídia/SP

Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do jornal

A polêmica envolvendo o humorista Rafinha Bastos, in-tegrante do programa CQC, e uma infeliz piada a respeito da cantora Wanessa Camargo, revela um falso moralismo que permeia a sociedade brasileira, os meios de comu-nicação e personalidades públicas. Falso moralismo por-que por traz dos protestos e do afastamento do humorista dos programas da Band, está um jogo de interesses além da moralidade de fato. O marido de Wanessa Camargo, o publicitário Marcos Buaiz, é sócio do ex-jogador Ronaldo, dono de uma empresa que é patrocinadora da Band. Os dois teriam pedido a cabeça de Rafinha à emissora. Daí toda a movimentação em torno do assunto.

Quanto à questão da piada em si, é claro que é de mau gosto, ofensiva, e cabe realmente alguma ação contra o humorista por parte dos ofendidos, mas para por aí. Se o humorista não se desculpou, como deveria, é uma postura

firme adotada por ele ante a censura descabida que vem sofrendo por parte da emissora.

Rafinha Bastos firme em sua posição, pediu demissão da Band. Corre o risco de perder contratos de alto valor, mas mantém sua independência. A produtora Eyeworks, dona do formato CQC, ameaçou levar o programa para outro canal se isso se consolidar, e isso tem toda a lógica, afinal o próprio nome do programa já diz a que veio, “Custe o que Custar” é pura irreverência.

A questão levantada a respeito dos limites do humor, tem resquícios de censura, afinal humor tem limites? Da-nilo Gentilli, outro integrante do CQC, que algum tempo atrás também sofreu perseguições por causa de piadas preconceituosas, afirmou que toda piada é preconceitu-osa, o humor trabalha em cima de falhas e defeitos do ser humano, isso é preconceito. Vários programas de te-levisão exploram o ridículo das pessoas: Faustão, Pânico, MTV... Mas isso não gera polêmica porque estão exploran-do pessoas comuns, esses sim podem ser ridicularizados sem problemas.

Rafinha Bastos tem um humor ácido e inteligente, é destaque no CQC – que ficou muito sem graça sem ele na bancada, seus substitutos não estiveram à altura – e comanda o excelente “A Liga”, além do fato de que é o cara mais influente do mundo no Twitter, segundo a revista Times. Enfim, tem muito talento. Alguém dúvida?

Rafinha BastosOs limitesdo humor e da censura

Page 3: Veracidade - Ano 01 - Edição 10

www.veracidade.net.br Outubro de 2011 3

Sou produtor de frutas em Pinhalzinho-SP e Engenheiro Agrônomo de formação. A idéia de escrever essa coluna sur-giu na percepção da dificuldade no qual nos deparamos to-dos os dias para encontrar soluções simples e objetivas para os problemas que ocorrem no campo. Portanto este espaço será do leitor, no qual tentaremos da melhor transmitir nosso conhecimento adquirido aliando informações técnicas e prá-ticas. Sou produtor de Frutas Exóticas (Pitaya, Atemóia, Gro-selha do Ceilão, Camu-Camu, etc.).

Você que é produtor, possui uma chácara ou um vaso em casa, tentaremos melhorar a qualidade de cultivo e solucio-nar problemas que por ventura venham ocorrer. Hoje a agri-cultura precisa de técnica e inovação e não crença ou boa vontade.

Na cidade de Pinhalzinho segundo o último levantamento censitário da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica In-tegral) realizado no ano de 2007/2008, 73.8 % das proprieda-des não utilizam assistência técnica. Pinhalzinho é município produtor de diversas culturas tendo em destaque pastagens, eucalipto, milho, batata, feijão e hortaliças. Temos que com-bater o mito de que a agricultura brasileira é devoradora de espaço, engolindo florestas e cerrados, pois entre os perío-dos de 1896 e 2006 a área ocupada pelos estabelecimentos agrícolas diminuiu 45 milhões de hectares, ocupando cerca de 30% do território nacional.

Participe. Envie suas dúvidas, sugestões e perguntas para a redação do Veracidade: rua Florêncio Domingues, 25, centro, Pinhalzinho (junto a Coordenada Lan House) ou pelos emails redaçã[email protected] ou [email protected] .

Contato: [email protected]

João Vinícius Della Vecchia é engenheiro agrônomo e produtor de frutas exóticas no sitio Estrada Nova, em Pinhalzinho.

Há algumas semanas atrás a CBF pro-moveu uma campanha de marketing para valorizar a imagem tão desgastada do treinador da seleção brasileira de futebol. Através de um “super clássico” das Améri-cas, Mano Menezes ganhou a sua primeira “taça” contra o time F da Argentina, sem suas principais estrelas. Pelo jeito a grande premissa do governo petista chegou até os gramados: “Propaganda é melhor que resultado”.

Infelizmente não se trata de uma questão partidária (qual seria facilmente ajustada com a mudança de partidos no poder) e sim uma espécie de “inconsciente político coletivo” dos brasileiros que, nas palavras de Sergio Buarque de Holanda, busca um Homem Cordial e não uma ação política eficiente capaz de garantir resultados.

Essa busca pela “cordialidade” do político brasileiro é expressa nas urnas do país, onde vence o mais simpático, e não o mais preparado, com projetos políticos coerentes com a realidade do país.

Iludidos pela propaganda (tão utilizada por Hitler para a ascensão do nazismo na Ale-manha da década de 30) o eleitor habituou--se a votar em pessoas, e não em projetos políticos, é o freqüente culto a personalida-de, a chamada personificação do poder.

Conhecedores desse detalhe, os políticos

se tornam simpáticos e amáveis em épocas de eleições esbanjando charme, sorrisos e apertos de mão, pois conhecem a eficiência da propaganda para o povo brasileiro.

O atual governo ostenta o título de que o país chegou a ser no ano de 2011, a 7ª economia do mundo, mas, quando foi ques-tionado sobre o índice de desenvolvimento humano , o IDH (índice que mede a qualida-de de vida, saúde, educação e distribuição de renda no país) mudou o tom do discurso e, é claro, a propaganda do governo, na qual reverbera na mídia com a seguinte frase: “País rico é país sem pobreza”.

Tratando-se de IDH, a Argentina ganha de goleada do Brasil. No ranking divulgado pela ONU, em 04 de Novembro de 2010, a Argentina ocupa a 46ª colocação, enquanto o Brasil ocupa o 73º lugar. O país que obte-ve o melhor índice foi à Noruega, e não por coincidência, pois é o que mais investe em educação. Só espero que essa última frase não se torne outra propaganda na boca de político mal intencionado.

Marcos Aurélio é professor de história e filosofia. Formado em História.Pós-graduado em História: sociedade e cultura pela PUC-SPEspecialista em História do Brasil República.

Artigos

O super clássico da política

Marcos Aurélio

Colunas

Agricultura em foco

Vinicius Della Vecchia

Page 4: Veracidade - Ano 01 - Edição 10

www.veracidade.net.br4 Outubro de 2011

Jéssica de Almeida, Fun-cionária da Callis Veículos, foi eleita a Miss Comerciária 2011 de Bragança Paulistano no dia 24/9. Como prêmio, ganhou uma viagem com acompanhante para Porto Seguro. A classificação final

do Miss Comerciaria teve ainda Thais Priscila Galvão de Macedo - 1ª princesa; Pa-trícia Oliveira dos Santos - 2ª princesa e Joseane Aparecida Turri - Miss Simpatia.

As informações são do Bragança Jornal Diário.

Doutor LulaO ex-presidente Lula rece-

beu no dia 27 de setembro o título de Doutor Honoris Cau-sa Instituto de Estudos Políti-cos (Sciences-Po), o maior da França. O titulo é um prêmio pelas conquistas obtidas pelo Brasil no mandato do petista. Segundo o diretor do instituto, Lula lutou para que o Brasil alcançasse um novo patamar internacional, não sendo mais possível tratar de um assunto global sem que as autoridades brasileiras sejam consultadas.As informações são do jornal O Estado de SP.

Lula é o caraJá no dia 29/9 Lula recebeu

na Polônia o prêmio Lech Walesa em reconhecimento por seus esforços para conse-guir uma cooperação pacífica e a compreensão entre as nações, especialmente para reforçar o papel dos países em desenvolvimento no mundo dos negócios, e por sua contribuição para reduzir a desigualdade social”. O prêmio no valor de US$ 100 mil, foi doado por Lula a um país africano.

Perigo em alta tensão

Na sexta-feira, 7/10, por volta das 4h da tarde, um fio de alta tensão da rede elétri-ca que abastece Pinhalzinho se rompeu e por pouco não causou grave acidente na rua Florência Domingues, perto do banco Bradesco. Ninguém se feriu, apenas parte da cida-de ficou sem energia elétrica por cerca de uma hora. A empresa Rede responsável pela distribuição de energia na cidade, não se pronunciou.

Festas, Santos e crianças

Diversas festas em comemo-ração a N.S. Aparecida e ao Dia das Crianças aconteceram em Pinhalzinho no dia 12/10. No bairro da Cachoeirinha mais de 800 crianças participaram da festa que teve distribuição de brinquedos, doces, lanches, parque de diversões. Nos bair-ros da Tapera, Estrada Nova, Aparecidinha, Fazenda Velha também ocorreram festas para as crianças (e adultos).

Rapidinhas

Mais do mesmoEnquanto isso, no país da

piada pronta, o deputado fede-ral Tiririca deve lançar a can-didatura de seu filho Tirulipa à câmara de vereadores de For-taleza. Alguns partidos já estão disputando o humorista Jr.

Triste recordeBrasileiros já pagaram R$

1,1 trilhão em impostos fede-rais, estaduais e municipais em 2011. A marca foi atingida dia 7/10, 39 dias mais cedo que em 2010. Se esse dinheiro retornasse de forma correta, teríamoss serviços públicos de primeiro mundo.

FOTO: CASARÃO FOTO ESTÚDIO - Jéssica, Joseane, Patrícia e Thais

Miss Comerciária Bragança Paulista

Rock? in RioA edição 2011 do Rock in

Rio, desta vez no Rio de Janeiro mesmo, quase perdeu o Rock do nome. Se não fosse pelos shows do Metallica e Slipknot, poderia ser chamado de Axé in Rio ou Pop (meloso) in Rio. Aliás, por que será que um mega show de rock tem Rhiana, Shakira, Ivete Sangalo e Claudia Leite no palco principal enquanto o Sepultura e outras bandas de peso estavam tocando no palco Sunset (secundário). É só no Brasil mesmo.

Rafinha Bastos fora do CQC

O humorista Rafinha Bastos pediu pra sair da Band após episódio do afastamento do programa CQC. Rafinha foi afastado por causa da polêmi-ca piada envolvendo a cantora Wanessa Camargo. Segundo o blog “Outro Canal” da Folha de SP, várias emissoras estão de olho no humorista. “A saída dele pode desestabilizar ainda mais o programa CQC, que ficou dividido no episódio do afastamento do humorista”

No dia 19/9, Rafinha Bastos fez uma piada, durante o CQC sobre a gravidez de Vanessa Camargo, quando afirmou :“Eu comeria ela e o bebê”

Page 5: Veracidade - Ano 01 - Edição 10

www.veracidade.net.br 5Outubro de 2011

O Hemonúcleo Regional de Bragança Paulista solicita doadores de sangue de qualquer tipo para reposição de estoque.

Uma doação já é suficiente para salvar a vida de até três pessoas. O sangue doado é utilizado em acidentados, pessoas que passam por cirurgias, pacientes com cân-cer ou crianças prematuras. Para o doador, não existe risco nenhum à saúde. Além de todo o material utilizado ser descartável, em dois ou três dias o organismo já repõe boa parte do sangue retirado.

O candidato a doador deve apresentar um documento de identidade com foto e fazer um teste onde serão verificadas pres-são arterial, temperatura e uma possível anemia. Em seguida, responderá um ques-tionário confidencial. Na saída, receberá um lanche e um atestado médico referente ao dia da doação.

Para ser doador é necessário ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, não estar em jejum e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas. Mulheres grávidas, que estão amamentando ou so-freram um aborto nos últimos três meses, não podem ser doadoras, assim como pes-soas com febre, gripe ou resfriado. Aque-les que fizeram tatuagem ou piercing de-vem esperar um ano para doar sangue.

Quem quiser doar sangue deve compa-recer ao Hospital Universitário São Fran-cisco de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O endereço é Av. São Francisco de Assis, 218, Jardim São José. Mais infor-mações podem ser obtidas pelo telefone: 2454-8580 ou 0800 773 7734.

Nathália Consani BernardiAssessoria de ImprensaUniversidade São Francisco

HUSF faz campanha para suprir estoque de sangue

Ministério das Comunicações divulga lista das cidades atendidas pela internet popular

O Ministério das Comuni-cações divulgou na sexta-fei-ra, 7/10, a lista de municípios que deverão ser atendidos pelo serviço de banda larga nos moldes do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL).

Nesses locais, as concessio-nárias de telefonia fixa que fir-maram acordo com o governo para participar do programa deverão oferecer conexão à internet com velocidade de 1 megabit por segundo (Mbps) ao valor mensal de R$ 35.

Nesta primeira etapa, foram contemplados 344 municípios em 18 Estados brasileiros. A internet popular será vendida pelas empresas Oi, Telefô-nica, CTBC e Sercomtel em

suas respectivas áreas de atu-ação. O acordo firmado entre governo e teles prevê que até 2014 todos os municípios bra-sileiros deverão contar com oferta de internet em alta ve-locidade.

Pinhalzinho, Pedra Bela, Bragança Paulista, Socorro e Tuiuti já estão na lista de ci-dades atendidas pelo PNBL. A Telefônica é responsável por fornecer o serviço aos municí-pios paulistas no contrato com o Governo Federal. A intenção do Ministério das comunica-ções ao divulgar a lista, é que os cidadãos das cidades aten-didas tenham acesso às infor-mações para que possa cobrar pela prestação do serviço.

Pinhalzinho e cidades da região estão entre as contem-pladas com serviço de internet banda larga a R$ 35

Entra em vigor a partir da zero hora de domingo (16) o horário brasileiro de verão 2011/2012, quando os relógios de quem mora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil deverão ser adiantados em uma hora.

O novo horário, que dessa vez termina à zero hora do dia 26 de fevereiro de 2012, vai vigorar em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Bahia.

Esta é a 41ª edição do Horá-

rio de Verão que, desde 2008, possui data fixa. Começa no ter-ceiro domingo de outubro e ter-mina no terceiro domingo de fe-vereiro do ano subsequente. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval, o fim do horário de verão é transferido para o do-mingo seguinte.

O horário de verão foi adota-do pelo Governo Federal com o objetivo de economizar energia no país. Neste período os dias são mais longos sendo possível aproveitar melhor a luz solar no período da noite, o que econo-miza energia.

Horário de verão começa dia 16 de outubro

Page 6: Veracidade - Ano 01 - Edição 10

www.veracidade.net.br6 Outubro de 2011

As Faculdades de Tecno-logia do Estado de São Paulo, Fatecs, abriram inscrições para o processo seletivo do 1º se-mestre de 2012. Serão 11360 vagas distribuídas em 52 uni-dades que oferecem 61 cursos.

Em Bragança Paulista a Fa-tec “João Omair Fagundes de Oliveira” oferece vagas para dois cursos gratuitos: Gestão Financeira, 35 vagas no perío-do da manhã e Gestão da Tec-nologia da Informação com 70 vagas para os períodos da tarde e noite.

As inscrições serão feitas apenas pela internet no site www.vestibularfatec.com.br

entre os dias 3 de outubro e 8 de novembro. A taxa de inscri-ção é de R$ 70,00. Os candi-datos poderão pedir isenção ou redução da taxa de inscrição através do site da instituição.

Para se concorrer a uma das vagas é necessário que o can-didato esteja cursando o último ano ou tenha concluído o ensi-no médio, fato que deverá ser comprovado no ato da matrícu-la. O manual do candidato con-tendo todas as instruções sobre o vestibular pode ser baixado pelo site da Fatec.

As provas estão marcadas para o dia 4 de dezembro às 13h.

Abertas inscrições para o vestibular 2012 da Fatec

O Exame Nacional do En-sino Médio, ENEM, de 2011 será realizado nos dias 22 e 23 de outubro para 5.366.780 pessoas em 1.599 municípios de todo o país. Segundo o Ins-tituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Inep, o número corresponde ao total de participantes que tiveram a inscrição confirmada, destes 3.798.874 (70,8%) foram isen-tados da taxa de inscrição de R$ 35,00.

Os locais onde ocorrerão as provas já podem ser consul-tados na internet. Para fazer a consulta são necessários o CPF e a senha obtida no ato da ins-

crição. Os cartões de confirma-ção já começaram a ser entre-gues pelos correios, Segundo a assessoria de imprensa do Inep, a greve dos correios não afetará a entrega dos cartões. Os Cor-reios também são responsáveis pela distribuição das provas, com apoio das policias estadu-ais e das Forças Armadas.

O cartão de confirmação

vem com as informações so-bre o local onde o candidato vai fazer a prova e os horários. No dia do exame, o documento precisa ser apresentado obri-gatoriamente. Recomenda-se que os estudantes cheguem até meio-dia ao local da prova. Os portões de acesso serão fecha-dos pontualmente às 13h, horá-rio de Brasília.

Provas do Enem acontecerão em 22 e 23 de outubroLocais e horário das provas já podem ser consultados pela internet

Bragança Paulista oferece 70 vagas gratuitas para os cursos de Gestão Financeira e Gestão da Tecnologia da Informação

Clássicos para todos (na internet)A Universia Brasil, maior rede ibero-americana de cooperação

universitária, está oferecendo versões digitais para download gratuito de mais de 200 obras de autores nacionais e interna-cionais. O projeto tem por objetivo popularizar a distribui-ção de grandes clássicos da literatura brasileira e mundial. Estão disponíveis obras de autores como José de Alencar, Álvares de Azevedo, Machado de Assis, Lima Barreto entre outros. Para baixar as obras acesse o site htt´://livros.univer-sia.com.br.

Page 7: Veracidade - Ano 01 - Edição 10

www.veracidade.net.br 0utubro de 2011 7

Com o objetivo de trazer informações necessárias à po-pulação mais carente sobre o Benefício de Prestação Con-tinuada (BPC), o Centro de Referência Assistência Social, CRAS, de Pinhalzinho promo-veu, no dia 22 de setembro, pa-lestra com a Assistente Social do INSS Edinéia Costa. Cerca de 40 pessoas participaram, apresentaram seus problemas e tiraram dúvida a respeito de aposentadoria por idade, rural, auxílio doença e benefícios as-sistenciais. Apesar de o foco ser o BPC, a palestrante, em cerca de uma hora e meia, explicou em linguagem simples e dinâ-mica o funcionamento das leis que regem as aposentarias, pen-sões e os benefícios sociais, as-sim como os trâmites burocrá-ticos necessários a quem deseja requerer os benefícios.

O Benefício de Prestação Continuada da Assistência So-cial - BPC-LOAS, é um bene-fício da assistência social pago

pelo Governo Federal e asse-gurado por lei, que permite o acesso de idosos e pessoas com deficiência às condições míni-mas de uma vida digna.

QUEM TEM DIREITO

Pessoa Idosa - deverá com-provar que possui 65 anos de idade ou mais, que não recebe nenhum benefício previdenciá-rio, ou de outro regime de pre-vidência e que a renda mensal familiar por pessoa seja infe-

rior a ¼ do salário mínimo vi-gente.

Pessoa com Deficiência - de-verá comprovar que a renda mensal do grupo familiar per capita seja inferior a ¼ do salá-rio mínimo, deverá também ser

avaliado se a sua deficiência o incapacita para a vida indepen-dente e para o trabalho, e esta avaliação é realizada pelo Ser-viço Social e pela Pericia Mé-dica do INSS.

Para cálculo da renda fami-liar é considerado o número de pessoas que vivem na mesma casa, seus rendimentos soma-dos e divididos pela quantidade de moradores não pode ultra-passar R$ 136,25 por pessoa.

O benefício assistencial pode ser pago a mais de um membro da família desde que comprovadas todas as condi-ções exigidas. Nesse caso, o valor do benefício concedido anteriormente será incluído no cálculo da renda familiar.

O benefício deixará de ser pago quando houver superação das condições que deram ori-gem a concessão do benefício ou pelo falecimento do benefi-ciário. O benefício assistencial é intransferível e, portanto, não gera pensão aos dependentes.

“Benefícios Sociais” foi tema de Palestra no CRAS de Pinhalzinho Assistente Social do INSS esclareceu aos participantes, dúvidas sobre aposentadorias, pensões e benefícios assistenciais

A palestrante discursou por quase duas horas para uma platéia atenta e cheia de dúvidas

Está se tornando tradição a Fei-ra do Saco Cheio de Pinhalzinho. A primeira edição aconteceu em 2009 idealizada e organizada pela artista plástica Ofélia Fornari, que comandou a feira por 12 edições. Desde então vem sendo realizada regularmente e chega a sua 21ª edi-ção. Apesar de ter movimento um pouco menor, problema de falta de divulgação segundo a atual or-ganizadora Antonia de Almeida, a última Feira, ocorrida no dia 8 de outubro no salão paroquial de Pi-nhalzinho, contou com a tradicio-nal variedade de objetos expostos para venda ou troca. De botões de camisas a geladeira e fogão usados, é possível encontrar quase tudo.

Com o lema “Gaste pouco! Leve muito!” a feira tem clima de festa, onde todos aproveitam a oportu-nidade para vender o que não tem mais utilidade para si e comprar ou trocar pelo que interessa, além de se divertir no contato com conhe-cidos, parentes e amigos.

A dinâmica do comércio na feira obedece ao princípio da negocia-ção. É possível comprar, vender ou trocar objetos que são expostos por bancas espalhadas pelo salão.

Roupas novas e usadas, sapatos masculinos e femininos, utensílios domésticos, livros, filmes, CDs dos mais variados gêneros musicais, artesanatos, louças, brinquedos, bi-belôs e souvenirs, além de bancas que vendem salgadinhos, bolos, doces, café e refrigerante compõem um mosaico de mercadorias onde o que vale é a surpresa. “Você não tem ideia do que vai achar aqui, é divertido”, comenta uma visitante. A média de preços das mercadorias à venda nesta edição da feira girou de um a dez reais.

Qualquer pessoa pode expor suas mercadorias na feira, bastan-do apenas se inscrever e recolher antecipadamente uma a taxa pela ocupação do espaço. Nesta edição o valor foi de R$ 15,00.

“A fama da feira já começou a se espalhar”, comenta Antonia. “Pes-soas de algumas cidades da região já participam como expositores ou simplesmente como compradores aproveitando as oportunidades de preços baixos comuns na feira”.

Segundo a organizadora, a pró-xima edição deve acontecer no iní-cio de dezembro, o local ainda não está definido.

Feira do “Saco Cheio”: comércio à moda antiga

De botões de camisa a anúncio de fogão usado. O que vale na feira é descobrir o que comprar

Page 8: Veracidade - Ano 01 - Edição 10

www.veracidade.net.br8 Outubro de 2011

Edital de Qualificação de JuradosO Dr. RODRIGO SETTE CARVALHO, Meritíssimo Juiz de Direito e Presidente do E. Tribunal do Júri do Foro Distrital de Pinhalzinho, Comarca de Bragança Paulista,

Estado de São Paulo, na forma da Lei, FAZ SABER aos que o presente edital virem ou dele conhecimento tiverem, que em conformidade com o disposto nos artigos 425 e 426 do Código de Processo Penal, em 04/10/2011, procedeu a qualificação de Jurados que deverão servir durante o ano de 2012. As pessoas poderão recorrer de sua inclusão mediante requerimento dirigido ao mesmo Juízo, devidamente fundamentado. A saber:

Adilson Rafael Fontes comercianteAdriane Maria Granconato comercianteAlais Cristina Dinelli operáriaAleksandro Lopes dos Santos estudanteAlessandro Correia vendedorAlex Rodrigues Paiva estudanteAlice Aparecida de Souza Colli professoraAline Aparecida Orlandini estudanteAline Arroyo operáriaAline Ramos Domingues estudanteAna Beatriz Machado de Godoi professoraAna Claudia Aparecida Borges estudanteAna Cristina de Sousa Lima estudanteAna Maria Piffer Lago do larAna Paula da Silva professoraAndréia Ap. Ferreira operadora de caixaAntonio José Correa representante comercialAntonio Manoel Aparecido de Moraes Neto estudanteAntonio Roberto Ribeiro vendedorBárbara de Araújo Lopes auxiliar de produçãoBenedita Mariano Martins do larBenedito Humberto de Lima pedreiroBianca Augusto Zago estudanteBruna Alexandra Carneiro Pinto contadoraBruna do Prado de Godoi estudanteBruno Di Paula Garcia Gaspar estudanteBruno Henrique Maciel serralheiroBruno Lanzellotti Bueno metalúrgicoCaio Cezares de Souza Spessoto operárioCamila Cristina de Lima estudanteCarlos Eduardo de Paiva estudanteCarmen Gomes comerciáriaCinthia Oliveira Suguishima professoraClaudinéia Bacci professoraCristiane Rodrigues de Lima professoraDaiane Gerin dos Santos do larDayane de Lima Camargo balconistaDerli Bueno auxiliar administrtivoEdna Dias da Silva pedagogaEdna Rocha Salgado professoraÉrica Aparecida da Silva dos Santos do larFrancisca Oliveira do Nascimento Fernandes professoraGenauro dos Santos comercianteHenrique Rafael Mendes operárioIsabel de Lima Santos professoraJoelma Ap. Toledo professoraJosé Aparecido dos Santos comercianteJosé Francisco Mangolim engenheiroJosé Granado Filho comercianteJuemir Aparecido Ameri metalúrgicoLeandro de Oliveira operário

Lucirene Beatriz Santos auxiliar administrativoMara Caroline Moretto estudanteMaiara Fornari vendedoraMarcela Leite de Oliveira professoraMaria Aparecida Fornari Destro professoraMaria Cecília Martins assistente socialMaria Izabel de Souza enfermeiraMaria José Istome do larMaria Julieta Merlo professoraMaria Silvia Galvão de Oliveira professoraMaria Tereza Toricelli Prensato func.autárquicaMarizia Mariano de Souza cabeleireiraMarlene de Oliveira Leite do larMarli Pallandi empresáriaMaura Nastassja Ferreira Mendes comissária de bordoMauro Gomes de Aguilera corretor de imóveisMichel Vieira Dantas estudanteMurilo Cenciani Franco estudanteNatalia Turela de Carvalho balconistaNatanael Donizeti dos Santos Moraes estudanteNeila Karina Rodrigues professoraNewton César de Lima professorPatrício Penas do comércioPorfíria E. Souza Ferreira bancáriaRafael Carlos Deveque auxiliar de escritórioRafael Ramon Destro balconistaRaíssa de Souza estudanteRenan de Mello Félix estudanteRenata Gomes Moreira estudanteRenato Dentello Baddini funcionário públicoRenato Franco Mariani empresárioRodrigo César da Silva comercianteRodrigo Massoni Destro comerciárioRonaldo de Assis Fanti motoristaRosa Banha Rodrigues merendeiraRosângela Ap. Agiane Piovesam func.públ.municipalRosemary Duarte de Lima Gonçalves professoraRutiléia Tavares professoraSandra Camilo monitoraSandra Renata Bozeda professoraSelma Vergíio Soares aposentadaSilvana Calderaro Navajas aposentadaSimone Santos Silva Barrios professoraSimoni Ap. da Costa professoraSirlene Mendes de Oliveira professoraSusana Fornari professoraSuzilene Rodrigues Kawatake Padovan do larTamires da Silva Moraes vendedoraTatiane Paes Penas operáriaTherezinha Souza Oliveira Condado do larVanderlei de Lima func.públ.municipal

Da Função do Jurado‘Art. 436. O serviço do júri é obrigatório. O alistamento compreenderá os cidadãos maiores de 18 (dezoito) anos de notória idoneidade.§ 1o Nenhum cidadão poderá ser excluído dos trabalhos do júri ou deixar de ser alistado em razão de cor ou etnia, raça, credo, sexo, profissão, classe social ou econômica, origem ou grau de instrução.§ 2o A recusa injustificada ao serviço do júri acarretará multa no valor de 1 (um) a 10 (dez) salários mínimos, a critério do juiz, de acordo com a condição econômica do jurado.‘Art. 437. Estão isentos do serviço do júri:I – o Presidente da República e os Ministros de Estado;II – os Governadores e seus respectivos Secretários;III – os membros do Congresso Nacional, das Assembléias Legislativas e das Câ-maras Distrital e Municipais;IV – os Prefeitos Municipais;V – os Magistrados e membros do Ministério Público e da Defensoria Pública;VI – os servidores do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pú-blica;VII – as autoridades e os servidores da polícia e da segurança pública;VIII – os militares em serviço ativo;IX – os cidadãos maiores de 70 (setenta) anos que requeiram sua dispensa;X – aqueles que o requererem, demonstrando justo impedimento.‘Art. 438. A recusa ao serviço do júri fundada em convicção religiosa, filosófica ou política importará no dever de prestar serviço alternativo, sob pena de suspensão dos direitos políticos, enquanto não prestar o serviço imposto.

§ 1o Entende-se por serviço alternativo o exercício de atividades de caráter admi-nistrativo, assistencial, filantrópico ou mesmo produtivo, no Poder Judiciário, na De-fensoria Pública, no Ministério Público ou em entidade conveniada para esses fins.

§ 2o O juiz fixará o serviço alternativo atendendo aos princípios da proporciona-lidade e da razoabilidade.

‘Art. 439. O exercício efetivo da função de jurado constituirá serviço público rele-vante, estabelecerá presunção de idoneidade moral e assegurará prisão especial, em caso de crime comum, até o julgamento definitivo.

‘Art. 440. Constitui também direito do jurado, na condição do art. 439 deste Có-digo, preferência, em igualdade de condições, nas licitações públicas e no provi-mento, mediante concurso, de cargo ou função pública, bem como nos casos de promoção funcional ou remoção voluntária.

‘Art. 441. Nenhum desconto será feito nos vencimentos ou salário do jurado sor-teado que comparecer à sessão do júri.

‘Art. 442. Ao jurado que, sem causa legítima, deixar de comparecer no dia mar-cado para a sessão ou retirar-se antes de ser dispensado pelo presidente será aplicada multa de 1 (um) a 10 (dez) salários mínimos, a critério do juiz, de acordo com a sua condição econômica.

‘Art. 443. Somente será aceita escusa fundada em motivo relevante devidamente comprovado e apresentada, ressalvadas as hipóteses de força maior, até o mo-mento da chamada dos jurados.

‘Art. 444. O jurado somente será dispensado por decisão motivada do juiz presi-dente, consignada na ata dos trabalhos.

‘Art. 445. O jurado, no exercício da função ou a pretexto de exercê-la, será res-ponsável criminalmente nos mesmos termos em que o são os juízes togados.

‘Art. 446. Aos suplentes, quando convocados, serão aplicáveis os dispositivos re-ferentes às dispensas, faltas e escusas e à equiparação de responsabilidade penal prevista no art. 445 deste Código.

E, para que chegue ao conhecimento de todos, determinou o MM. Juiz que se expedisse o presente edital que será publica e afixado na forma da lei.

Page 9: Veracidade - Ano 01 - Edição 10

www.veracidade.net.br 9Outubro de 2011

No dia 9 de setembro a esco-la Adão de Lima, do bairro da Aparecidinha, apresentou para cerca de 45 representantes de escolas da região bragantina o projeto “De Leitores a Auto-res”, desenvolvido em parceria com o Instituto Arcor Brasil. O evento ocorreu no Hotel Vila Santo Agostinho, em Bragança Paulista, e teve como objeti-vo a apresentação de projetos (exemplos de trabalhos educa-cionais de sucesso executados em conjunto com a comuni-dade onde a escola está inseri-da) desenvolvidos por escolas parceiras dos Instituto Arcor Brasil, à educadores que plei-teiam futuras parcerias com o Instituto.

A diretora da escola Adão de

Lima, Bernadete Ramos, con-ta que a ideia do projeto sur-giu da necessidade de montar uma biblioteca na escola e de trazer os alunos para o mundo da literatura, ao mesmo tempo em que esse “mundo” também seria apresentado às famílias dos alunos, construindo, assim, uma ligação mais efetiva entre família, escola e aluno.

Para isso foram criados cinco projetos, que envolvem todos os alunos do ensino fun-damental, e enviados ao Insti-tuto Arcor Brasil, que aprovou e contemplou a escola com R$ 4 mil para a construção da bi-blioteca.

Os projetos - Vagão da Po-esia, 1º ano – Professora Érica Rodrigues; Visitando e se En-

cantando, 2º ano – Professora Eleimara Montini; A Caixa Má-gica, 3º ano – Professora Vivia-ne da Costa; Lá vem História, 4º ANO – Professora Simone da Costa; A magia das Lendas, 4ª série – Professora Luciana Petreca - começaram a ser de-senvolvidos em 2011, buscando despertar, incentivar, valorizar e promover a leitura no âmbito escolar, estendendo-se à comu-nidade, visando melhor qua-lidade ensino-aprendizagem sempre com acompanhamento e avaliação de representantes do Instituto Arcor Brasil.

Com o empenho da equipe de educadores da escola Adão de Lima os projetos trouxeram resultados além do esperado e com isso ganharam destaque

especial entre os trabalhos apre-sentados em Bragança Paulista.

Para a diretora Bernadete Ramos “O compromisso e a dedicação com que professores e pais de alunos assumiram na execução do projeto mostra o quanto a comunidade pode ser participativa e importante no processo de educação.” “Hoje a escola conta com uma Biblio-

teca que é o orgulho dos pais, alunos e toda equipe da Adão de Lima”.

No final do ano, ao final de cada edição, é realizado um En-contro de Intercâmbio e Avalia-ção, das escolas parceiras do Instituto, com apresentação de resultados e troca de informa-ções. São momentos de multi-plicação de boas ideias.

Escola Adão de Lima se destaca com projetos que envolvem a comunidade

Projeto ‘Vagão da Poesia’ (acima), alunos em contato com a poesia de Vinicius de Moraes.

Projeto ‘Lá vem história’, alunos recontam histórias com teatro de fantoches. (à direita)

Projeto ‘Caixa Mágica’ (abaixo), uma caixa contendo diversos objetos é enviada à casa de alunos, que registram com desenhos em um tapete a experiência que viveram com o projeto.

Projeto Visitando e se Encantando. Leituras nas casas dos alunos.

Escola deselvolve o projeto “De Leitores a Autores” em parceria com o Instituto Arcor Brasil e já montou uma biblioteca com recursos do instituto

Bliblioteca já em funcionamento na escola. Os projetos renderam parceria e recursos para a contrução.

Page 10: Veracidade - Ano 01 - Edição 10

www.veracidade.net.br10 Outubro de 2011

A tradicional festa em co-memoração à chegada de Nossa Senhora de Copacaba-na, padroeira de Pinhalzinho, ocorrida de 15 a 25 de setem-bro, foi de muita religiosidade e festa. Repetindo o cronogra-ma do ano passado, começou com a liturgia religiosa - mis-sas com participação de todas as comunidades, procissão e foguetório - e seguiu com a festa popular, que sempre atrai grande número de fes-teiros atrás de novidades das

tradicionais barracas. A exem-plo dos últimos anos, a festa aconteceu em frente ao salão paroquial e contou com shows religiosos com a banda Lord Sons Filhos de Deus no dia 22, e Padre Eraldo Trevisan dia 24 e shows populares com a ban-da CM5 dia 23 e Orquestra de Violeiros Rio Jaguati dia 25, além de apresentações de fan-farras, catiras e congadas. O ponto alto da festa foi o bingo com brindes que superaram as expectativas dos jogadores,

deixando pra trás até os shows religiosos, que vem crescendo a cada ano.

No domingo 25, último dia da festa, um almoço comunitá-rio, a R$ 10,00 por pessoa, ga-rantiu o almoço de cerca de 300 pessoas que saborearam porco no rolete, virado de feijão e ou-tras iguarias denominadas co-mida caipira, ou caseira.

Tudo isso sem a comerciali-zação de bebidas alcoólicas no recinto da festa. Exigência do pároco da cidade.

Festa de N. S. de CopacabanaA devoção e a tradição de comemorar a chegada da Padroeira de Pinhalzinho

Procissão pelas ruas da cidade, tradição que remonta a chegada da Santa em Pinhalzinho

Page 11: Veracidade - Ano 01 - Edição 10

www.veracidade.net.br Outubro de 2011 11

Os noivos com a filha Sofia

Rosana e Nê: pais da noiva

Aline e Viviane

Bruna e Carol Flavia, Daniel, Bia e Diego

Orsione e Vilma: pais do noivo

Rosana, Liliam, Fernanda,Ramom e Darci

Celebraram núpcias no dia 1 de outubro, Renata e Weslei, moradores do Bairro da Cachoeirinha em Pinhalzinho. Após a cerimônia o casal reuniu familiares e amigos em um agradável e saboroso almoço em sua residência.

Fotos: Renato Dentello

Page 12: Veracidade - Ano 01 - Edição 10

www.veracidade.net.br12 Outubro de 2011

Destaques do ano 2011Na noite de 11 de outubro, no Restaurante Tchê Guri, ocorreu a cerimônia de entrega dos certificados aos destaques do ano 2011 em Pinhalzinho. Comerciantes, empresários, profissionais liberais e personalidades receberam certificados de “Destaque do Ano 2011” concedidos após pequisas realizadas pela Agnus Pesquisa, nos comércios de Pinhalzinho.Após a entrega dos certificados foi servido jantar aos participantes e seus convidados. Receberam também o certificado a advogada Luciana Destro e Franca Marmoraria.

Restaurante e Churrascaria Tchê Guri

Rangel Cabeleireiros

Aguia Dourada Loterias

Infocenter Informática

Inouye Distribuidora de Produtos de Limpeza

Òtica Katita

Coordenada Soluções em Informática Maria Eva - Vereadora destaqueFotos: Renato Dentello

Page 13: Veracidade - Ano 01 - Edição 10

www.veracidade.net.br Outubro de 2011 13

Choperia e Pizzaria Zeni Alkimin - Artes GráficasTomé Motos

Funilaria e Pintura do Lú Julimar DieselBanco Bradesco

Orelhas’ Tur - Locação de Vans Mecânica São José (Bernardão) Auto Elétrica Sombra

Infocenter Centro de Treinamento Profissional Piu Imóveis Agropecuaria Pinhalzinho

Carlos Roberto dos Santos - Vereador Destaque Odontoclin Clínica Geral Postos 111 Petrobrás

Page 14: Veracidade - Ano 01 - Edição 10

www.veracidade.net.brOutubro de 201114

Já escrevi sobre minha infância nessa coluna, mas torno a relembrá-la em virtude das festividades do mês de outubro, mês da criança. Por algum motivo, sem puxar pelo apelo comercial, no dia das crianças a maioria das pessoas se comove e tenta fazer pelas crianças o que não faz no ano todo, ou seja, compram presentes, doces, brinquedos e outras coisinhas mais. Em vários lugares das cidades comunidades promovem festas com distribuição de presentes, comes e bebes onde os adultos aproveitam mais que seus filhos. Aqui volto à minha infância. Naquela época (e não faz tanto tempo assim) não tínhamos festas, brinquedos, doces. Pelo que me lembro não tinha nada, mas tínhamos infância. Nossas brincadeiras, que hoje soam arcaicas, exigiam criatividade e habilidades, por exemplo: soltar pião, com todas as maneiras de soltá-lo e fazer manobras, ioiô, jogo de bola de gude (ou fubeca), taco (essa era uma das minhas preferidas), mão na mula, queimada, entre outras que inventávamos. Esse era o grande lance, o que faltava, nós inventávamos. Construíamos

carrinhos com latas de óleo e areia, carrinhos de rolimã, com os quais infernizávamos a vida das pessoas com o barulho nas ruas, fazíamos pipas, andávamos de bicicletas, a cavalo... Enfim brincávamos, brigávamos, falávamos palavrões (escondido, porque se nossos pais ouvissem, era cruel) e apanhávamos de nossos pais. Pinhalzinho, bem menor do que é hoje, era nosso quintal, nosso playground. Quando digo nosso, é porque entre as crianças da época, não havia distinção entre classes sociais, cores, raças e crenças, éramos todos crianças apenas... Vivíamos pelas ruas. Em época de férias escolares, só aparecíamos em casa para comer e dormir. Nossos pais não sabiam por onde andávamos, mas sabiam que estávamos bem, éramos espertos, e o mundo não tinha tanta maldade quanto hoje em dia.Poderia continuar escrevendo linhas e linhas sobre as peripécias de minha infância, mas volto à atualidade. Hoje quando vemos crianças nas ruas ou ficamos preocupados, ou temos medo delas. A infância está se perdendo por conta de um mundo onde a criança tem que estar cada vez mais preparada para o “futuro”. Uma criança hoje tem que estudar em tempo integral, dominar a informática, falar mais de duas línguas, praticar artes marciais e se preparar desde os três anos de idade para o vestibular de uma universidade federal. Fazem tanta coisa que não têm tempo de ser criança, isso tudo para satisfazer o ego dos pais.Posso não ser hoje tão preparado quanto essas crianças possivelmente estarão no futuro, mas tenho um passado pra contar e recordar, com infância feliz. Fui uma criança no verdadeiro sentido da palavra, uma criança que só tinha uma preocupação na vida: sair correndo da escola para brincar. James Godoi

Crônica

“Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá, foi como criar um lindo vaso de flores para vocês usarem como pinico.Hoje vejo, tristemente, que Brasília nunca deveria ter sido projetada em forma de avião, mas sim de camburão. (Oscar Niemayer)

Page 15: Veracidade - Ano 01 - Edição 10

www.veracidade.net.br Outubro de 2011 15

Hoje me dei conta de que aspessoas vivem a esperar por algoE quando surge uma oportunidadeSe dizem confusas e despreparadasSentem que não merecemQue o tempo certo ainda não chegouE a vida passaE os momentos se acumulamcomo papéis sobre uma mesaEstamos nos preparando para qualquer coisaMas ainda não aprendemos a viverA arriscar por aquilo que queremosA sentir aquilo que sonhamosE assim adiamos nossasvidas por tempo indeterminadoAté que a vida se encarreguede decidir por nós mesmosE percebemos o quanto perdemosE o tanto que poderíamos ter evitadoComo somos tolos em nossospensamentos limitadosEm nossas emoções contidasEm nossas ações determinadasO ser humano se prende em si mesmoPor medo e desconfiançaVive como coisaNum mundo de coisasO tempo esperado é o agoraSua consciência lhe direcionaSeus sentidos lhe alertamE suas emoções nãomais são desprezadasAntes que tudo acabeÉ preciso fazer iniciarMesmo com dor e sofrimentoAntes arriscar do que apenas sonhar.

Cecilia Meireles

Eu estou triste agora nesse momento... Muita saudade do Vanderlei...Ficou uma imagem na cabeça, do Vanderlei... Recebi a notícia da morte do Vanderlei... Uma lembrança muito boa do Vanderlei.

De seu amigoMarco Carradori

17/09/11

HomenagemVanderlei de Lima1982 - 2011

Homenagem aos escoteiros de Pinhalzinho

Fanfarra de Nazaré Paulista. Foto: Fábio Domingues

O Grupo de Escoteiros de Pinhalzinho comemorou 20 anos no dia 24/09/2011na praça da Matriz. O cerimonial contou com a presença de autoridades, membros fundadores e grupos visitantes: G.E Pedra GrandeG.E. do Ar AtibaiaG.E Cavaleiros da PazGEBRAPA

Parabéns Escoteiros!

Page 16: Veracidade - Ano 01 - Edição 10

www.veracidade.net.brOutubro de 201116

O site CyberDiet (http://cyberdiet.terra.com.br) traz dicas para quem está iniciando um programa de atividades. Segundo Valéria Alvin Igayara de Souza, especialsta em treinamento e consultora do site, a caminhada é ideal para trabalhar a função cardiovascular, melhorando o nível de condicionamento físico; a perda de peso e o fortalecimento dos músculos das pernas e do bumbum; para reduzir a pressão sangüínea, os níveis de colesterol no sangue, o risco de doenças cardíacas, osteoporose, diabetes e o estresse.

O uso de técnicas corretas é fundamental

• Observe a batida do calcanhar que deve ser a primeira parte do pé a tocar o chão, depois a planta do pé e, por fim, os dedos;

• Impulsione o corpo à frente, usando os glúteos e os músculos da parte posterior das pernas;

• Mantenha as costas e o abdomen firmes e contraídos;

• Use os braços, dobre o cotovelo em 90 graus e inicie todo o movimento a partir dos ombros;

• Mantenha os ombros em linha reta e não deixe o corpo girar na cintura, evitando o vai e vem dos quadris;

• Use um tênis apropriado para caminhada, pois este absorve mais o impacto com o solo;

• Se você sentir dor nas canelas, diminua a velocidade e evite as ladeiras;

• Faça alongamento antes e depois das caminhadas;

• Hidrate o corpo bebendo água antes, durante e depois do exercício;

Caminhada: saúde com segurançaAtividade física requer cuidados com a segurança pelas estradas e rodovias de Pinhalzinho

A caminhada é uma das ati-vidades físicas mais fáceis e prazerosas de pratcar.

Estudos realizados em cen-tros de pesquisas do mundo todo comprovam que cami-nhar é uma forma surpreen-dentemente eficaz de ema-grecer e tonificar o corpo.

Apesar de ser uma atividade fácil de ser realizada, deve ser feita corretamente. Especialis-tas alertam: é sempre necessá-ria a consulta a um médico antes de começar qualquer atividade física.

Segurança

Um grande número de pes-soas pratica a caminhada em Pinhalzinho, seja de manhã, à tarde ou à noite. O percur-

so usado pelos caminhantes é a rodovia que liga à cidade à Rodovia Capitão Barduíno. O local seria ideal não fosse pelo trânsito: é iluminado, contém belas paisagens e a distãncia de 4 km é ideal para o percurso de caminhada; mas caminhar pelos acostamentos da rodovia é atividade arris-cada.

O Gestor em Segurança, Jesuel Alpi, dá dicas de segu-rança aos caminhantes:

•Ande sempre pela calçada e afastado da rua;

•Em acostamentos de es-tradas ou vias sem calçada, caminhe mais à esquerda possível, no sentido oposto ao dos carros para poder ver e ser visto;

•Sempre que estiver carre-

gando sacolas, procure deixá--las para o lado oposto ao da rua;

•Quando acompanhado de mais pessoas, ande em fila úni-ca;

•Evite caminhar ouvindo música no fone de ouvido. Além de diminuir a atenção, o pedestre deixa de ouvir os ruí-dos que podem indicar a apro-ximação de um veículo;

•Evite usar roupas escuras, use roupas e calçados claros ou refletivos, principalmente a noite.

Cuide bem de sua saúde, mas não se esqueça da segurança.

Andar é fácil, gostoso, bara-to e faz bem. Aproveite o tempo que você tem e caminhe para a saúde mental e física que esta atividade proporciona.

Caminhantes se exercitam pelos acostamentos da Variante Américo Pedro Benedette