veja nesta edição - paraná · guaraqueçaba - emater promove o primeiro dia de campo da cultura...

17
>>Sumário com link para as páginas>> Audiência Pública sobre uso de agrotóxicos mobiliza 600 produtores e técnicos em Astorga Ubiratã realizou evento sobre a importância da árvore III Ovinotec foi realizada em Guarapuava Extensionistas participam de web conferência para discutir o programa Brasil Sem Miséria Andirá - Emater promove evento para divulgação e orientação sobre o Cadastro Ambiental Rural - CAR Bocaiúva do Sul alunos aprenderam a observar a natureza Guaraqueçaba - Emater promove o primeiro Dia de Campo da Cultura da Banana Instituto Emater firma convênio com Sicoob Seleção de novos extensionistas entra na segunda fase Eventos Divulgação Deu na Imprensa Rádio - Entrevista com o engenheiro agrônomo Dr. Nelson Harger, sobre manejo das pragas na soja Veja nesta edição Veja nesta edição Organização: Eroni Bertoglio com a colaboração do analista de sistema Osvaldo Hagemaier, das equipes locais, regionais, estadual e equipe de comunicação. Diagramação: Roseli Rozalim Silva. Revisão: José R.R. de Carvalho. e-mail: [email protected] Expediente: Boletim de comunicação semanal do Instituto Emater Edição 241 01 de outubro de 2014 Renda e qualidade de vida para quem Renda e qualidade de vida para quem produz, saúde para quem consome. produz, saúde para quem consome.

Upload: others

Post on 18-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Veja nesta edição - Paraná · Guaraqueçaba - Emater promove o primeiro Dia de Campo da Cultura da Banana Instituto Emater fi rma convênio com Sicoob Seleção de novos extensionistas

>>Sumário com link para as páginas>>

Audiência Pública sobre uso de agrotóxicos mobiliza 600 produtores e técnicos em Astorga

Ubiratã realizou evento sobre a importância da árvore

III Ovinotec foi realizada em Guarapuava

Extensionistas participam de web conferência para discutir o programa Brasil Sem Miséria

Andirá - Emater promove evento para divulgação e orientação sobre o Cadastro Ambiental Rural - CAR

Bocaiúva do Sul alunos aprenderam a observar a natureza

Guaraqueçaba - Emater promove o primeiro Dia de Campo da Cultura da Banana

Instituto Emater fi rma convênio com Sicoob

Seleção de novos extensionistas entra na segunda fase

Eventos Divulgação

Deu na Imprensa

Rádio - Entrevista com o engenheiro agrônomoDr. Nelson Harger, sobre manejo das pragas na soja

Veja nesta ediçãoVeja nesta edição

Organização: Eroni Bertoglio com a colaboração do analista de sistema Osvaldo Hagemaier, das equipes locais, regionais, estadual e equipe de comunicação. Diagramação: Roseli Rozalim Silva. Revisão: José R.R. de Carvalho. e-mail: [email protected]

Expediente:

Boletim de comunicação semanal do Instituto Emater • Edição 241 • 01 de outubro de 2014

Renda e qualidade de vida para quemRenda e qualidade de vida para quemproduz, saúde para quem consome.produz, saúde para quem consome.

Page 2: Veja nesta edição - Paraná · Guaraqueçaba - Emater promove o primeiro Dia de Campo da Cultura da Banana Instituto Emater fi rma convênio com Sicoob Seleção de novos extensionistas

No dia 23 de setembro de 2014, no salão de eventos da Sociedade Rural de Astorga es-tiverem presentes para uma Audiência Pública com o Ministério Público cerca de 600 produ-tores rurais e técnicos atuantes no município.

A audiência foi convocada pelo promotor de justiça Dr. Lucílio de Held Junior para tratar sobre a Lei Federal 7.802/89 relacionada ao uso de agrotóxicos e suas consequências no caso de descumprimento da mesma, tanto pelo produtor como técnicos e comerciantes.

Estiverem presentes no evento entidades envolvidas com a fi scalização e capacitação de produtores e técnicos, que apresentaram as devidas responsabilidades de cada um.

A Adapar representada pelo engenheiro agrônomo Ralph R. Andrade, regional de Apu-carana e também Daniela Galvão, regional de Maringá enfocaram a fi scalização no uso de agrotóxicos, apresentando situações comuns de ilegalidade que encontram no campo.

O CREA - Conselho Regional de Engenha-ria e Agronomia esteve representando pelo engenheiro agrônomo Roberto Franzini e abordou sobre o receituário agronômico emi-tido pelos técnicos atuantes na área.

O Instituto Emater falou sobre a Tecnolo-gia de Aplicação de Agrotóxicos apresentado pelo engenheiro agrônomo Nelson Harger, Regional de Apucarana e coordenador do Pro-grama Acerte o Alvo na região.

Audiência Pública sobre uso de agrotóxicos mobiliza 600 produtores e técnicos

CSA - Conselho de

Sanidade Agropecuária

de AstorgaFonte:Zootecnista Solange C. Canesin de Oliveira- [email protected] – Unidade Municipal de Astorga (44) 3234 1991-

Astorga

Page 3: Veja nesta edição - Paraná · Guaraqueçaba - Emater promove o primeiro Dia de Campo da Cultura da Banana Instituto Emater fi rma convênio com Sicoob Seleção de novos extensionistas

Por fi m, o promotor Dr. Lucílio no uso da palavra enfatizou sobre “as responsabilida-des administrativa, civil e penal pelos danos causados à saúde das pessoas e ao meio am-biente, quanto a produção, comercialização, utilização, transporte e destinação de embala-gens vazias, caso não cumpram cada qual sua responsabilidade: profi ssional, produtor ou usuário e comerciante” e lavrou um Termo de Compromisso em Caráter Preventivo que foi fi rmado entre o Ministério Público, produto-res e técnicos presentes e assinado por todos.

Com essa ação inicia-se em Astorga uma Campanha de conscientização para o uso ade-quado de agrotóxicos, que sejam recomenda-dos e utilizados de forma criteriosa para evitar maiores prejuízos aos produtores que não se utilizam de agrotóxicos e prezando a saúde e qualidade de vida da população astorguense.

Segundo pesquisas e trabalhos realizados pela Embrapa e Instituto Emater “é possível realizar menor número de aplicações de agro-tóxicos, adotando-se tecnologias biológicas e que mostraram nos últimos 2 anos resultados positivos na redução de uso do agrotóxico uti-lizado e na redução do custo de produção do produtor”.

Levantamentos da Adapar referente ao uso de agrotóxicos no município de Astorga, de 2011 até junho de 2013 , mostram um au-mento de 68,4% no volume utilizado de 114 produtos comercializados, que no ano de 2013 totalizam 388.365 litros de agrotóxicos. O município teve uma área de 20.850 hecta-res de soja plantada em 2013 e somente nessa área 230.960 litros/kg de agrotóxicos foram utilizados, o que equivale a 1.108 litros/ha plantado.

Esses dados servem para analisar e lem-brar a todos que tudo que plantamos transfor-ma-se em alguma forma de alimento que será consumido pela população e que estarão de alguma maneira contaminando o ambiente que vivemos.

Page 4: Veja nesta edição - Paraná · Guaraqueçaba - Emater promove o primeiro Dia de Campo da Cultura da Banana Instituto Emater fi rma convênio com Sicoob Seleção de novos extensionistas

Em comemoração ao Dia da Árvore, foi reali-zada uma tarde de campo no dia 23 de setembro, na propriedade do produtor Osmar João Berto-li, na Comunidade São João, com a presença de 62 pessoas entre eles os parceiros Júlio César de Souza, representante da Sanepar, Marinalva Nunes Batista representante do Sindicato Rural, alunos e professores da Escola Municipal da Co-munidade São João.

O técnico agropecuário Edemar Fontin do Instituto Emater - unidade municipal de Ubiratã, iniciou a palestra falando sobre a interação entre árvores, animais domésticos, silvestres e água.

A comunidade São João com mais de 100 fa-mílias, parte delas assistidas pelo Instituto Ema-ter, é a região que concentra a maior bacia leiteira do município, por esse motivo esclarecemos aos presentes a importância das árvores na criação de bovinos de leite, principalmente os benefícios da sombra, melhorando o resultado econômico através do bem-estar animal, além de interceptar a radiação solar direta, otimizando a temperatura e regulando a umidade do ar.

O estresse por calor pode reduzir a fertilida-de afetando a ovulação das fêmeas pois, vacas estressadas pelo calor, produzem bezerros me-nores e aumentam o intervalo de tempo entre uma cria e outra. Novilhas em crescimento numa pastagem arborizada atingem condições para reprodução cinco meses antes do que aquelas mantidas em pastagens sem sombreamento.

Além disso foi esclarecido aos alunos que as árvores fornecem e purifi cam o ar que respira-mos, dão frutos e outros tipos de produtos.

A madeira é utilizada para fabricação de mó-veis, objetos decorativos, construção de casas, cercas e outros, além de fornecer diferentes re-médios.

O extensionista do Emater informou também a importância das árvores na proteção das águas, bem como na melhor infi ltração da água da chu-va diminuindo a falta e prevenindo os prejuízos com as enchentes.

Orientou sobre o uso adequado da terra, que deve ser utilizada de acordo com sua capacidade e aptidão, buscando a sustentabilidade para as gerações futuras.

Ubiratã realizou evento sobre a Importância da árvore

Fonte – Edemar Fontin – Instituto Emater – unidade municipal de Ubiratã. (044) – 3543 2770. - ubiratã@emater.pr.gov.br.Apoio – Jairo Martins de Quadros - Área de Comunicação, Eventos e Marketing, unidade regional do Instituto Emater de Campo Mourão.

Page 5: Veja nesta edição - Paraná · Guaraqueçaba - Emater promove o primeiro Dia de Campo da Cultura da Banana Instituto Emater fi rma convênio com Sicoob Seleção de novos extensionistas

Nos dia 19 e 20 de setembro aconteceu em Guarapuava a 3° Ovi-notec. O evento foi realizado no Sindicato Rural de Guarapuava com a participação de 154 produtores dos municípios de Candoi, Goioxim, Reserva do Iguaçu, Pinhão, Prudentópolis, Irati, Porto Barreiro, Ponta Grossa, Castro, Foz do Jordão, Cantagalo, Virmond e Curitiba.

Os temas abordados nas palestras foram “Melhoramento Gené-tico na Produção de Cordeiros” com o professor doutor Victor Breno Pedrosa da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); “Aspectos nutricionais de importância para ovelhas no pré e pós parto” com a professora doutora Alda Monteiro da Universidade Federal do Pa-raná (UFPR Curitiba - PR); “Planejamento Forrageiro na Ovinocultura” com o professor Doutor Sebastião Brasil Campos Lustosa (Universi-dade do Centro Oeste (UNICENTRO - Guarapuava - PR); “Método Fa-macha” parte prática com a professora doutora Cristina Sottomaior (Pontífi cia Universidade Católica - PUC- Curitiba - PR.

Do total dos participantes, 64 participaram da parte prática do “Método Famacha” que consiste na avaliação de infestação de ver-minoses gastrointestinal. Na avaliação dos participantes o evento trouxe novos conhecimentos para os criadores de ovinos na região crescendo ano a ano, já na sua terceira edição. O evento foi realiza-do pela Cooperaliança Carnes Nobres, com apoio do Sindicato Rural de Guarapuava, Sistema FAEP, Emater, UNICENTRO, ZOLVIX, Tortuga, DSM, Casa Vecchia, Nutriphós.

III Ovinotec foi realizada em Guarapuava

Mais informações Roberto Motta Junior - Zootecnista – Unidade Municipal de Guarapuava (42) 3621 9332 - [email protected]

Page 6: Veja nesta edição - Paraná · Guaraqueçaba - Emater promove o primeiro Dia de Campo da Cultura da Banana Instituto Emater fi rma convênio com Sicoob Seleção de novos extensionistas

Durante três dias em setembro, 17/18/19, ex-tensionistas envolvidos na execução do Programa Brasil Sem Miséria participaram de uma web con-ferência sobre o trabalho que vem sendo desen-volvido pelo Emater no estado. Para Mary Stela Bischof, coordenadora estadual do programa no Emater, esta forma de reunião facilita a gestão dos programas de extensão de uma forma dinâmica. “A web conferência poupa tempo e recursos e reduz grandes deslocamentos dos técnicos”, explicou. Se-gundo Mary Stela, participaram em cada reunião uma média de 30 técnicos, nos diferentes pontos de transmissão, com possibilidade de trocar infor-mações pelo chat.

Mary Stella disse que na ocasião foram feitos esclarecimentos e compartilhamento de dúvidas, bem como a troca de experiências entre as regi-ões. “Também foram acertadas as próximas etapas do programa e alguns ajustes”, acrescentou Mary Stella.

A SEAB e o Instituto Emater têm um acordo de cooperação com os Ministérios de Desenvolvimen-to Social (MDS) e Desenvolvimento Agrário (MDA) para executar o programa Brasil Sem Miséria no estado. A meta é incluir 4022 famílias, de 89 mu-nicípios, em 15 regiões do estado até o ano que vem. As famílias recebem recursos para investir em atividades de geração de renda, nas mais dife-

Extensionistas participam de web conferência para discutir o programa

Brasil Sem Miséria

Mais informações – Mary Stella Bischof – unidade estadual do Instituto Emater (41) 3250 2168 – [email protected]ção – jornalista Roberto Junior Monteiro

rentes áreas agrícolas e não agrícolas. Destaca-se a implantação de horta, pomar, criação de galinhas caipiras, bovinocultura de leite e plantio de erva mate. Estas atividades foram defi nidas pelas famí-lias e estão sendo orientadas por extensionistas em cada município.

Na opinião de Mary Stella, trabalhar com esse público é um grande desafi o. “São famílias que se encontram em alta vulnerabilidade social, estão na faixa considerada de extrema pobreza. É a contri-buição que o Emater pode dar para reduzir as de-sigualdades sociais no meio rural”, observou. Para Mary Stella muitos extensionistas estão sensibiliza-dos e se sentindo valorizados por trabalharem com pessoas que muitas vezes estavam invisíveis aos olhos das políticas públicas. “Em algumas famílias percebe-se que o apoio fi nanceiro é importante, porem não é o único objetivo. A melhoria da auto estima dessas famílias, por serem incluídas numa ação da ATER, tem sido extremamente signifi cati-va”, observou.

Até o fi nal deste ano 3.050 famílias serão inclu-ídas no programa, o que representa quase 10 mil pessoas que iniciam um processo de inclusão social a partir do trabalho. “Com certeza estaremos con-tribuindo para continuar melhorando os índices de redução da pobreza do Brasil, como demonstrado no último relatório da FAO”, concluiu Mary Stela.

Page 7: Veja nesta edição - Paraná · Guaraqueçaba - Emater promove o primeiro Dia de Campo da Cultura da Banana Instituto Emater fi rma convênio com Sicoob Seleção de novos extensionistas

O Instituto Emater realizou em Andirá, no dia 17 de setembro, em parceria com o Iap, Secreta-ria de Agricultura do município e Sindicato Rural, palestras de esclarecimentos sobre o novo Código Florestal e preenchimento do cadastro ambiental rural - CAR, com a participação de 150 produtores do município.

Na oportunidade o chefe do núcleo do Iap da região de Cornélio Procópio, Devanil José Bonni, falou das alterações do novo Código Florestal, es-pecialmente, quanto à área de reserva legal e área de preservação permanente, salientando a neces-sidade de todos os agricultores se adequarem à nova legislação e realizarem o preenchimento do CAR de seus imóveis rurais, observando os prazos legais.

O engenheiro agrônomo Eduardo Tadeu San-ches - Emater, orientou na instalação do programa e no preenchimento do CAR - módulo de cadas-tro, passando pelas as etapas e posterior envio, quando é gerado um recibo de entrega. Após, inicia-se nova fase, na qual a responsabilidade das ações é do Iap e o produtor deve aguardar.

Em seguida, os agricultores participaram com questionamentos, quando puderam tirar suas dú-vidas com os palestrantes.

Andirá - Emater promove evento para divulgação e orientação sobre o Cadastro Ambiental Rural - CARInformações:Adevaldo José Cunha – Unidade Municipal do Instituto Emater de Andirá – [email protected] Tadeu Sanches - [email protected]

Page 8: Veja nesta edição - Paraná · Guaraqueçaba - Emater promove o primeiro Dia de Campo da Cultura da Banana Instituto Emater fi rma convênio com Sicoob Seleção de novos extensionistas

No dia 17 de setembro, trinta e dois alunos do Ensino Médio, 2ª série A e B, do Colégio Conselheiro Quielse

Crisóstomo da Silva de Bocaiúva do Sul, re-alizaram uma aula de campo da disciplina de Geografi a, orientados pelos professores Anderson Michel Frazon, Andressa da Silva Martins e Elaine A. Bernardes em parceria com o Instituto Emater na pessoa do biólo-go Paulo Luciano.

A aula de saída para campo foi em con-tinuidade à teoria apresentada em palestra aos alunos proferida pelo biólogo que na oportunidade abordou temas atuais como sustentabilidade, rios voadores, efeito es-tufa, PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos) entre outros.

A aula prática aconteceu na localida-de Salto de Santa Rita quando os alunos foram recepcionados pelo produtor rural Moacir Bonfi m que produz hortaliças or-gânicas e comercializa em feiras especiais, os alunos visitaram também a empresa de água mineral Encantada de propriedade do produtor rural Dário Delgado Gracia

Bocaiúva do Sulalunos aprenderam a observar a natureza

Page 9: Veja nesta edição - Paraná · Guaraqueçaba - Emater promove o primeiro Dia de Campo da Cultura da Banana Instituto Emater fi rma convênio com Sicoob Seleção de novos extensionistas

onde conheceram todo o processo de ex-tração, fi ltragem e envase.

Neste contexto os alunos tiveram a oportunidade de fazer contato com a ter-ra, promover plantio de hortaliças, além de compreender o processo da produção orgânica ,certifi cação agroecológica e pre-paro dos produtos para serem comerciali-zados diretamente aos consumidores em feiras de Curitiba.

Durante o trajeto até a propriedade passando por comunidades rurais e após parada do ônibus escolar em locais estra-tégicos com descida dos alunos o biólogo promovia interpretação de cenários como fundo de vales com sua vegetação especí-fi ca de plantas biofi ltradoras como taboa, chapéu de couro, açucena e caeté, obser-vando comportamento de aves, vocaliza-ção de pássaros e os diferentes sistemas de produção predominantes na região (bracatinga, milho e feijão) , o preocupante avanço do cultivo fl orestal destacando as espécies exóticas de Eucalipto e Pinus com comentário de comportamento e suas es-pecifi cidades biológicas.

Finalizando a parte de campo os alu-nos retornaram ao colégio onde foram premiados com produtos orgânicos fruto da visita após responderem questões rela-tivas ao conteúdo visto.

Na avaliação dos professores, esta prá-tica propiciou a complementação da grade curricular, a valorização de alunos do meio rural e ampliação dos conhecimentos com aproximação da realidade urbana com o espaço Rural.

Page 10: Veja nesta edição - Paraná · Guaraqueçaba - Emater promove o primeiro Dia de Campo da Cultura da Banana Instituto Emater fi rma convênio com Sicoob Seleção de novos extensionistas

A bananicultura é uma das atividades econômicas mais importantes no município de Guaraqueçaba. A atividade ainda é pouco desenvolvida tecnologicamente comparativamente a outros municípios do Estado. O extensionista municipal, Valdir Emiliano Neves, desenvolve um trabalho de referência, com o manejo da cultura da banana dando enfoque ao ma-nejo integrado de doenças.

Dia 25 de setembro aconteceu um Dia de Campo organizado pela equipe do Instituto Emater no distrito de Tagaçaba. O evento foi um su-cesso, teve a participação de 240 agricultores. Todo evento foi organizado numa propriedade rural.

A equipe do Emater, Valdir Emiliano Neves, Mário Rauli e Joaquim Ri-bas juntamente com o secretario municipal de Agricultura Mauro Rosa e a comunidade montaram uma grande estrutura para recepcionar os con-vidados na propriedade.

Os agricultores se reuniram em uma grande área construída com lona plástica e bambu. Depois se dividiram em quatro baterias, que foram organizadas em tendas montadas no meio da lavoura de banana, locais onde foram ministradas as palestras e realizadas as demonstrações práti-cas. O local é muito chuvoso e para o deslocamento das pessoas no meio da lavoura foram construídas trilhas de cascalho. Trilhas estas que serão utilizadas no futuro para o escoamento da produção na propriedade.

Os temas das quatro estações foram: manejo do bananal (Valdir Emi-liano Neves, Emater); CFO e controle fi tossanitário(Luis Fernando, Emater, e Rene Barcik, (Adapar); CAD pró e Tributos Estaduais, Marcio e Alcimar (Sefa); demonstração do uso de EPI com o depoimento de agricultores e politicas públicas municipais (Mauro Rosa, Prefeitura, Samuel Carvalho Martins e Ismael Cordeiro Martins, agricultores arrendatários da proprie-dade de Antônio Rosa).

Considerando todas as difi culdades que temos em Tagaçaba, comu-nicação precária, estrada não pavimentada, isolamento, etc a equipe lo-cal, com o apoio dos colegas Luis Fernando do Emater, do Mauro Rosa da Prefeitura, do Rene Barcik da Adapar e dos colegas da Receita Estadual, explorou muito bem todos os recursos sendo realizado um grande evento em Tagaçaba. Os recursos usados no evento foram todos patrocinados por fornecedores de máquinas e equipamentos, compradores e indústria de processamento de banana. Os agricultores saíram satisfeitos, a prefeita e secretários fi caram muito contentes, emfi m, todos saíram contentes e satisfeitos. Agora, mais do que nunca, a equipe terá que arregaçar as man-gas e trabalhar pois, com o evento, virão as demandas. Este é o objetivo das unidades de referência, outros agricultores irão querer reproduzir o modelo apresentado e a extensão precisa estar preparada para receber estas demandas.

Emater promove o primeiroDia de Campo da Cultura

Mais informações – unidade municipal do Instituto Emater de Guaraqueçaba – (41) 3482 1281 – [email protected]

Guaraqueçaba

Page 11: Veja nesta edição - Paraná · Guaraqueçaba - Emater promove o primeiro Dia de Campo da Cultura da Banana Instituto Emater fi rma convênio com Sicoob Seleção de novos extensionistas

O Instituto Emater passa a trabalhar mais de perto com um novo agente fi nanceiro do mercado, o Sicoob (Central das Cooperativas de Crédito do Estado do Paraná). No último dia 23 foi assinado um termo de cooperação entre as duas instituições em Maringá, onde fi ca a sede da Central. Pelo acordo, o Instituto Emater se compromete a fazer projetos de custeio ou de in-vestimento para os clientes da Central que já são assistidos pelo Instituto. Com isso o Sicoob passa a integrar o grupo de instituições fi nanceiras no qual o agricultor pode buscar crédito agrícola e do qual fazem parte o Banco do Brasil e Sicredi.

“Para o produtor esse acordo tem uma gran-de importância. É mais uma opção de agente fi -nanceiro para o agricultor buscar recursos. Além disso, o Sicoob já é a sexta maior instituição de fi nanciamento do país. Até agora ele tem se concentrado no fi nanciamento de atividades do comércio e indústria e há dois anos entraram no crédito agrícola”, informou Osmar Schultz.

Pelo termo de cooperação o Instituto Emater deve executar no estado um programa de cré-dito rural, prestando assistência técnica a con-tratos de custeio ou investimento dos clientes do Sicoob. Devem ser fi nanciadas as atividades rurais e agroindustriais. Aos extensionistas cabe-rá fazer a análise técnica e fi nanceira dos planos de crédito rural, prestar assistência técnica na implantação do projeto e orientar para o uso de tecnologias, observando a conservação do meio ambiente e a sustentabilidade do empre-endimento. O objeivo maior é aumentar a renda familiar desses produtores. O Convênio tem um prazo de vigência de cinco anos.

Instituto Emater fi rma convênio com Sicoob

Page 12: Veja nesta edição - Paraná · Guaraqueçaba - Emater promove o primeiro Dia de Campo da Cultura da Banana Instituto Emater fi rma convênio com Sicoob Seleção de novos extensionistas

O concurso para a contratação de novos profi s-sionais para o Instituto Emater chega a sua segun-da etapa. Desde o dia 22 de setembro, e até o dia 17 de outubro, os candidatos selecionados no teste objetivo estão apresentando exames médicos com o objetivo de provar que estão aptos a assumir o cargo para o qual prestaram concurso.

Natalino Avance, diretor técnico do Instituto Emater, afi rmou que tudo está sendo feito para cum-prir as exigências legais e efetivar a contratação dos aprovados dentro do cronograma previsto. “Gos-taríamos que a nomeação acontecesse no menor tempo possível, ainda este ano”, afi rmou. O diretor informou que já está sendo formado um grupo para analisar como será o pré-serviço desses novos pro-fi ssionais. “O grupo de trabalho é formado por ex-tensionistas referência no Instituto, coordenadores, gerentes, além de um consultor que vai nos auxiliar a defi nir qual a melhor forma de treinar esses novos profi ssionais dentro das expectativas de uma em-presa mais moderna”, observou Natalino. Para ele, o Instituto Emater deve tirar proveito de característi-cas próprias dos contratados como a boa formação, há muitos aprovados que têm mestrado e especia-lização; o alto grau de urbanização que pode con-tribuir com a familiaridade com novas tecnologias; e o conhecimento do trabalho da Extensão, já que muitos já trabalharam em projetos de parcerias com o Emater. Na opinião de Natalino, o pré-serviço des-ses profi ssionais deve ter início em março de 2015.

Luci Garcia, do RH, acrescentou que o concurso do Instituto Emater atraiu mais de onze mil inscritos, para nove profi ssões diferentes da área fi nalística da instituição. Para esta segunda etapa, apresentação dos exames médicos, foram chamados 400 selecio-nados. Os candidatos estão apresentando uma lista de exames clínicos e laudos de especialistas, confi r-mando a aptidão física para assumir a função para a qual prestaram concurso. O resultado será homolo-gado pela Divisão de Medicina e Saúde Ocupacional, da Secretaria de Administração e Previdência do Pa-raná. Se houver desistências ou aprovados que não atendam aos requisitos médicos, outros classifi ca-dos serão chamados para o preenchimento das va-gas. Após essa etapa um novo edital será publicado com a nomeação para a posse e exercício do cargo.

Seleção de novos extensionistas entra na segunda fase

Page 13: Veja nesta edição - Paraná · Guaraqueçaba - Emater promove o primeiro Dia de Campo da Cultura da Banana Instituto Emater fi rma convênio com Sicoob Seleção de novos extensionistas

>>>evento divulgação<<<

Page 14: Veja nesta edição - Paraná · Guaraqueçaba - Emater promove o primeiro Dia de Campo da Cultura da Banana Instituto Emater fi rma convênio com Sicoob Seleção de novos extensionistas

>>>evento divulgação<<<

Rio Branco do Sul

DIA 08 DE OUTUBRO AS 13:30H NO SALÃO PAROQUIAL DA IGREJA NOSSA SENHORA DO AMPARO

Page 15: Veja nesta edição - Paraná · Guaraqueçaba - Emater promove o primeiro Dia de Campo da Cultura da Banana Instituto Emater fi rma convênio com Sicoob Seleção de novos extensionistas

Data: 09 e 10 de outubro de 2014.

Local: Hotel da Copel – Reserva do Iguaçu

Programação:09/10/14

17:30 – Recepção e Inscrição

18:00 – Abertura Ofi cial

18:30 – Case “Agroindústrias Regionais”

20:00 – Jantar

10/10/14

08:00 – Painel sobre a Legislação Sanitária para Agroindústrias:

Temas:

1 - Anexo X da ANVISA – EMATER

2 – SISBI/SUASA – SEAB/ADAPAR

3 – SIF/SIP – MAPA

4 – Benefícios do Programa Fabrica do Agricultor do Paraná - EMATER

11:00 – Selo Cantuquiriguaçu para agroindústrias

12:00 – almoço

13: 00 – Caprinocultura de corte – EMATER

13:30 – ICMS Ecológico – CORIPA/SEMA

16:30 – Encerramento

Realização:

Apoio:

SIMPOSIO DE LEGISLAÇÃO SANITÁRIA E AMBIENTAL

>>>evento divulgação<<<

Page 16: Veja nesta edição - Paraná · Guaraqueçaba - Emater promove o primeiro Dia de Campo da Cultura da Banana Instituto Emater fi rma convênio com Sicoob Seleção de novos extensionistas

>>>evento divulgação<<<

EVENTOS PRÓ-RURAL

EVENTO LOCAL DATA

CURSO DE MANEJO DE COLMÉIAS E PROCESSAMENTO DO MEL Arapua 30/09/2014

CURSO DE MANEJO E ORDENHA NA BOVINOCULTURA DE LEITE Mato Rico 30/09/2014

I ENCONTRO DE CONSELHEIROS DOS CMDRS DO TERRITORIO

CANTUQUIRIGUAÇU Quedas do Iguacu 30/09/2014

EXCURSÃO SOBRE OLERICULTURA AO CEASA - CURITIBA Reboucas 30/09/2014

DIA DE CAMPO SOBRE A CULTURA DO CAFÉ S.A. Platina 30/09/2014

REUNIÃO GRUPO GESTOR - TERRITORIO INTEGRAÇÃO

NORTE PIONEIRO Wenceslau Braz 30/09/2014

CURSO SOBRE CONSTRUÇÃO DE PARREIRAS Ariranha do Ivai 01/10/2014

2º SEMINÁRIO DE MEIO AMBIENTE DE BORRAZÓPOLIS Borrazopolis 02/10/2014

REUNIÃO CMDR Teixeira Soares 02/10/2014

SEMINÁRIO REGIONAL QUALIDADE CAFÉ Siqueira Campos 02/10/2014

REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO

RURAL Mallet 03/10/2014

REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO

RURAL Turvo 06/10/2014

Page 17: Veja nesta edição - Paraná · Guaraqueçaba - Emater promove o primeiro Dia de Campo da Cultura da Banana Instituto Emater fi rma convênio com Sicoob Seleção de novos extensionistas

deu na Imprensa

Clique aqui!

MDA vai qualifi car cadeia da uva e vinhohttp://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--3074-20140927&tit=mda+vai+qualifi car+cadeia+da+uva+e+vinho

Agricultores familiares terão novo modelo de seguro em 2015http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/agricultores-familiares-ter%C3%A3o-novo-modelo-de-seguro-em-2015

Agroecologia benefi cia consumidores, agricultores e meio

ambientehttp://www.diadecampo.com.br/zpublisher/materias/Materia.asp?id=30770&secao=Not%EDcias

Cordeiros mais novos e com mais carneSistema intensivo usado no centro de pesquisa da Universidade Estadual de Ponta Grossa reduz de 150 para 75 dias a idade de abate dos ovinoshttp://agro.gazetadopovo.com.br/?p=84981

Programa de Rádio “O Homem e a Terra”

Ouça entrevista com o engenheiro agrônomo Dr.

Nelson Harger, sobre manejo das pragas na soja.

Clique aqui!

Clique aqui!

Clique aqui!