vamos juntos ed 02

18
THIAGO FERRARI ASSUME PRESIDÊNCIA DA CÂMARA Vamos juntos - ed 02 ELEIÇÕES INDIRETAS Câmara será responsável pela escolha do novo prefeito de Campinas

Upload: thiago-ferrari

Post on 13-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Thiago Ferrari assume presidencia da Câmara Eleições indiretas, Câmara será responsavel pela escolha do novo prefeito de Campinas.

TRANSCRIPT

THIAGO FERRARI ASSUME PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

Vamos juntos - ed 02

ELEIÇÕES INDIRETASCâmara será responsável pela

escolha do novo prefeito de Campinas

...

Conheça nossas redes sociaisParticipe! Conecte-se com a gente...

Vamos juntos #

www.ThiagoFerrari.com.br

Enfrentamos uma série de denúncias de corrupção e escândalos que ganharam repercussão nacional. Pela primeira vez na história da cidade tivemos dois prefeitos cassados e uma eleição indireta será realizada para a escolha do novo chefe do Executivo.A população ficou atônita, estarrecida diante de tantos fatos negativos. Campinas que é reconhecida internacionalmente pela qualidade das suas universidades, medicina de ponta, pólo tecnológico passou a ser projetada como o celeiro de um esquema de corrupção na Administração Pública.Infel izmente, a imagem do pol í t ico campineiro, mesmo aqueles que trabalham com seriedade, e que acreditam na política c o m o a g e n t e t r a n s f o r m a d o r e s t á desgastada. A credibilidade das instituições públicas foi colocada em xeque. Para reverter esse quadro será necessário apresentar muito trabalho e transparência. A tarefa não será fácil, mas tenho o desejo de continuar trabalhando na vida pública.2011, foi um dos anos mais difíceis politicamente para a história da cidade, não me impediu de continuar lutando pela população. Estive presente em vários bairros, ouvi atentamente as queixas e crít icas dos moradores, acompanhei problemas, busquei ajudar solucioná-los.Muitos moradores que chegaram com suas angústias, dificuldades e problemas, tornaram-se parceiros, e pouco a pouco conseguimos mudar algumas realidades. Juntos estamos fazendo a diferença. Um dos exemplos é o anúncio da construção da Nave-Mãe no Residencial São José. Há mais de 11 anos, a população daquela região luta por uma creche.

O nosso trabalho também se reflete nos quatro cantos da cidade. No Distrito de Barão Geraldo, que enfrentou uma onda de violência no início do ano, conseguimos aumentar o efetivo da Guarda Municipal.Cobramos das Polícias Civil e Militar, mais policiamento e investigação dos crimes. E são inúmeras as ações e projetos que viraram lei.Assumi várias outras responsabilidades, entre elas ocupar a presidência da Câmara por um período de duas semanas, o que aconteceu após o afastamento do ex-prefeito Demétrio Villagra pela Câmara dos vereadores.Recentemente, no final de dezembro, fui reconduzido ao cargo de presidente da Casa, agora por um período maior, por conta da cassação do prefeito Demétrio Villagra. Os desafios são grandes e tenho a missão de convocar e promover a primeira eleição indireta na cidade. Um fato inédito!Mesmo afastado temporariamente – em virtude de assumir a presidência da Câmara - presido a Comissão Especial de Estudos (CEE) da Educação e pretendo, ainda este ano, apresentar um projeto de lei que servirá como um Indicador de Qualidade da Educação. A intenção é, além de avaliar a qualidade do ensino em Campinas, colocar em discussão avalorização e a formação dos professores, fazer um diagnóstico dequantas crianças estão fora das salas de aulas, entre outras ações.Gostaria de contar com a sua participação para mandar opiniões, críticas e sugestões a respeito do nosso trabalho. Desejo a todos um feliz 2012, cheio de bençãos e realizações.

O ano de 2011 foi atípico para a história política de Campinas.Trabalho e Responsabilidade

Thiago Ferrari Vereador PTB

Já é lei em Campinas e todas as escolas do município poderão implantar o programa “Rádio Escola”. A iniciativa é do vereador Thiago Ferrari (PTB) e foi sancionada pelo prefeito Pedro Serafim Júnior, há pouco mais de uma semana.  A proposta é fazer com que os estudantes desenvolvam o senso crítico produzindo programas de rádio. A idéia é que sejam feitas reportagens que tenham como tema à comunidade e o meio acadêmico.“A comunicação é uma ferramenta para que o s a l u n o s t r a b a l h e m e m g r u p o , desenvolvam o lado crítico, estejam atentos aos problemas do âmbito escolar, bairro e consequentemente da sociedade. Sem contar que rádio é um meio de comunicação bastante dinâmico e que atrai a atenção de muitos ouvintes”, disse o vereador.

Para a implantação da Rádio Escola, os colégios poderão fazer convênio com instituições de ensino superior, como por exemplo, as faculdades de Jornalismo, para auxiliar no desenvolvimento do programa.“A proposta surgiu depois de eu ter contato com os vereadores mirins, que integram o parlamento jovem aqui na Câmara. Percebi nesses adolescentes o quanto eles são ávidos por notícias, informações. A Rádio Escola irá suprir essa necessidade”, contou Thiago Ferrari.  A implantação das rádios permitirá ao jovem o contato direto com áreas como Jornalismo, Educação e, acima de tudo, a Cultura.

Escolas do Município poderão ganhar programa de rádio

Alunos serão os responsáveis pela comunicação nas escolas

Transformar em lei um Indicador de Qualidade da Educação (IQE) é um dos objetivos da Comissão Especial de Estudos (CEE) da Educação, presidida na pelo vereador Thiago Ferrari, há pouco mais de três meses, na Câmara de Campinas. O IQE fará uma radiografia das qualidade do Ensino Fundamental na rede municipal e também servirá como uma importante ferramenta de gestão para que ações sejam planejadas nessa área. 

É certo de que nos indicadores constarão: a formação dos professores, carga horária de aulas, grade curricular, quantos alunos estão em cada classe, estrutura e gestão das escolas, entre outros assuntos. Outra pretensão da Comissão de Estudos é fazer um mapa da violência escolar. A expectativa é de que, se aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito, o Índice de Qualidade seja aplicado em Campinas a partir do próximo ano.

Vereador propõe a implantação do Índice de Qualidade de Educação

Fique por dentro – Participe da Comissão de EstudosA Comissão de Estudos da Educação está aberta para ouvir a comunidade sobre o assunto. Se você gostaria de contribuir de

alguma maneira com o vereador Thiago Ferrari, entre em contato com ele por meio das redes sociais, email ou telefone.

Dos 6.659 novos casos que foram registrados em 2012, 4.647 são problemas relacionados à falta de vagas em creches e escolas, abandono dos estudos, falta de escolas nos bairros, entre outros. Os outros 30% correspondem à convivência familiar e comunitária, de acordo com levantamento realizado pelo Conselho Tutelar. O diagnóst ico fo i apresentado, em novembro passado, ao presidente da Comissão Espec ia l de Estudos de Educação (CEE), o vereador Thiago Ferrari (PTB), durante a terceira reunião de t r a b a l h o s d a C o m i s s ã o . Ta m b é m

participaram do encontro a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Janete Giorgette Valente, a representante da Secretaria de Educação, Maria Ivone Aranha e o vereador Vicente de Carvalho (PV). “É uma realidade alarmante para uma cidade que respira Educação. As prioridades para as crianças e adolescentes estão sendo outras e muitas vezes elas são vítimas desta situação. É triste saber que esses fatos são comuns numa cidade que tem uma das melhores universidades do mundo”, avaliou o presidente da Comissão, Thiago Ferrari.

Crianças e Adolescentes têm direito a

Educação violado em Campinas

Mais de 70% das reclamações que chegam ao Conselho Tutelar de Campinas são referentes à violação do direito da criança e

do adolescente à Educação.

O mapeamento feito pelo Conselho Tutelar dividiu Campinas em quatro regiões. A norte e a noroeste, que compreendem bairros como Boa Vista, Satél i te Í r is , Vi la Renascença, CDHU Santa Clara, entre outros, foi a que apresentou o maior número de novos casos, somando 2.349, sendo que deste total 673 são a falta de vagas na Educação Infantil.Em segundo lugar figura a região Sudoeste, onde estão localizados os bairros Jardim Novo Campos Elíseos, Vila Vitória, Jardim Sana Lúcia, Vila União, entre outros, com 2.078 novos casos. Em terceiro lugar está à região Sul, que abrange os jardins Fernanda, Bandeiras, Santa Cruz, Itaguaçu, e adjacências. Ela apareceu no ranking com 1.117 novos casos.E a última região, com menos reclamações, porém com um número expressivo, é a Leste onde ficam os bairros San Martin, Parque São Quirino, São Marcos, Centro, entre outros. Ao todo foram contabilizados 1.025 novos casos.Segundo a presidente d o C M D C A , o s n ú m e r o s r e f l e t e m algumas realidades e n f r e n t a d a s e m Campinas, como a a u s ê n c i a d e u m a política habitação. L o t e a m e n t o s e condomínios estão sendo, sem qualquer critério de urbanismo.

Não há creches, escolas, postos de saúde, praças de esportes, no entorno dos novos conglomerados de casas e apartamentos. As consequências são violência no aspecto mais amplo da palavra, que vai desde o bullying, passando pela doméstica, até o tráfico de drogas.

“O que acontece fora da escola reflete no espaço escolar. Hoje os educadores têm que lidar com problemas que fogem da sua responsabilidade”, afirmou a conselheira Maria Ivone. Atualmente, o professor é uma

ferramenta que ajuda a auxiliar na solução de problemas como prostituição infantil.“Nas escolas encontramos muitos filhos que são espancados pelos pais. Outra situação comum é de alunos que vão para a escola com a intenção de comer ou com outros objetivos. A Educação fica em segundo plano. Isso acontece porque no ambiente fami l ia r esses prob lemas não são solucionados”, disse Janete.

Mapeamento aponta que número de casos aumentou em Campinas

O que acontece fora da escola

reflete no espaço escolar.

90 é a quantidade mínima de dias que Thiago Ferrari estará a frente da

Câmara

o vereador Thiago Ferrari (PTB) foi empossado presidente da Câmara de Vereadores de Campinas, na manhã do dia 26 de dezembro. O parlamentar assumiu a cadeira que antes pertencia a Pedro Seraf im Júnior (PDT), nomeado a prefeito de Campinas após a cassação d o e n t ã o c h e f e d o Executivo Demétrio Villagra (PT).Thiago Ferrari permanecerá no cargo por pelo menos 90 dias, até que ocorram as eleições indiretas. Um d o s p o s s í v e i s concorrentes à vaga de prefeito é Pedro Serafim Júnior. Caso seja eleito p a r a c o m a n d a r a prefeitura até 31 de dezembro, o presidente da Câmara também permanece no cargo. Em situação contrária, S e r a f i m J ú n i o r reassume o comando da Casa de Leis e Thiago Ferrari retoma a v ice-pres idência da Câmara.Nesses três meses de trabalho, enquanto presidente, Thiago Ferrari têm uma série de desafios pela frente, o primeiro deles é realizar uma eleição indireta (leia texto ao

lado), além de comandar os atos da Câmara de uma das dez cidades mais ricas do país.

“Meu trabalho será pautado p e l a l e g a l i d a d e e transparência”, afirmou o vereador.Um dos primeiros atos do n o v o p r e s i d e n t e f o i encerrar o contrato de cinco veículos blindados, l o c a d o s p e l a g e s t ã o anterior, para auxiliar os

vereadores que integraram a Comissão Processante (CP) que investigou o ex-prefeito Demétrio Villagra. Na ocasião, os

p a r l a m e n t a r e s chegaram a se rem ameaçados e por isso a necessidade do uso dos blindados.Ainda em sua primeira semana de trabalho, o p r e s i d e n t e T h i a g o Fe r ra r i devo lveu à Prefeitura, uma verba que não seria utilizada pela Câmara. “Era uma sobra que estava no c a i x a , e n t ã o devolvemos a quem é de direito”, ressaltou.

Também é missão de Thiago Ferrari organizar e promover as eleições indiretas, que deve ocorrer até março.

Thiago Ferrari é empossado presidente da Câmara

Vereador substitui Pedro Serafim que assumiu a Prefeitura

Thiago Ferrari têm uma série de desafios pela

frente, o primeiro deles é realizar uma eleição

indireta, além de comandar os atos da Câmara de uma das dez cidades mais ricas

do país.

“Meu trabalho será pautado pela legalidade e

transparência”

Câmara será responsável pela escolha do novo prefeito de Campinas

33 é o número de vereadores que escolherão o novo prefeito

O vereador Thiago Ferrari (PTB) assumiu a presidência da Câmara, na última semana de dezembro, com a mais importante e inédita missão conferida a um presidente do Legislativo campineiro, desde a criação da Casa de Leis, há 250 anos. Cabe a ele definir quais serão os parâmetros e promover a primeira eleição indireta para prefeito, da história de Campinas. Depois de eleito, o novo chefe do Executivo deverá permanecer no cargo até o dia 31 de dezembro deste ano.O calendário eleitoral já está sendo p r e p a r a d o p e l a P r o c u r a d o r i a d a Câmara e deve ser divulgado nas próximas s e m a n a s . N o d o c u m e n t o d e v e m constar informações como: quando, onde e em que horário serão a votação, perf i l dos candidatos, critérios e d a t a p a r a a s i n s c r i ç õ e s , impugnações, segundo turno – caso aconteça – entre outros detalhes.O q u e p o d e s e r adiantado é que a e s c o l h a d o n o v o prefeito será feita pelos 33 vereadores, por meio do voto aberto, durante uma sessão extraordinária no plenário da Câmara. A eleição é aberta ao público. “Trata-se de um momento bastante

delicado e conturbado para Campinas. Por isso, precisamos de muita tranquilidade, cautela e transparência para conduzir o processo conforme exigido pela legislação eleitoral”, disse o presidente Thiago Ferrari.A eleição indireta terá que ser chamada em Campinas, em virtude da dupla vacância, ou seja, quando o prefeito e vice-prefeito

deixam o cargo. Em agosto passado, o ex-p r e f e i t o H é l i o d e Oliveira Santos (PDT), reeleito em 2008, foi cassado pela Câmara, depois que vieram à tona os escândalos de fraudes em contratos c o m a S a n a s a ( S o c i e d a d e d e A b a s t e c i m e n t o d e Água e Saneamento S/A ) , c o n f o r m e denúncias do Ministério Público Estadual.O posto foi ocupado p e l o v i c e - p r e f e i t o Demétrio Villagra (PT), q u e t a m b é m f o i

cassado pela Câmara, em dezembro passado, acusado de quebra de decoro, por não ter impedido um esquema de corrupção dentro da Sanasa. 

Eleição indireta

“Trata-se de um momento bastante delicado e

conturbado para Campinas. Por isso, precisamos de

muita tranquilidade, cautela e transparência para conduzir o processo

conforme exigido pela legislação eleitoral”, disse o

presidente Thiago Ferrari.

Participe

Filie-se

noVamos juntos...

Acesse:

www.ThiagoFerrari.com.br/ptb

O presidente da Câmara, o vereador Thiago Ferrari deixou o PMDB e passou a integrar um time de homens públicos com trajetórias de sucesso, como é o caso do ex-presidente da república, Getúlio Vargas, um dos nomes mais expressivos da sigla partidária.Thiago Ferrari chegou ao PTB por meio de um convite do presidente estadual do partido, o deputado Campos Machado. “Eu sempre acreditei em pessoas que sabem sonhar. O Thiago é um plantador de sementes, mais do que isso, ele sabe sonhar. Eu vi nele uma pessoa de caráter, que sabe o que é dignidade, honradez e lealdade”, disse o petebista, Campos Machado.E o parlamentar já tem planos para o vereador. “Eu quero ajudar o Thiago a ser um dos melhores políticos que Campinas já

teve”, adiantou. Para o vereador, os desafios são grandes e o trabalho deve ser galgado de degrau a degrau. “A minha pretensão é ser um homem público que faz a diferença não apenas para a minha cidade, mas para a população. Estou aqui para trabalhar pela sociedade. Meu desejo é que ela seja mais justa, sustentável e ofereça uma melhor qualidade de vida a todos”, disse o vereador.

Atualmente, o PTB Campinas conta com uma bancada na Câmara de Campinas formada por três vereadores: Jorge Schenneider (que também é presidente do partido), Tadeu Marcos e Thiago Ferrari, que desde o dia 26 de dezembro passado está a frente do legislativo campineiro, como presidente da Casa.

PTB é o novo partido de Thiago FerrariConsiderada uma das legendas mais tradicional e respeitada do

país, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), desde setembro passado conta com mais um filiado campineiro.

Um pré-projeto do Plano Municipal de Cultural foi repassado às mãos do vereador Thiago Ferrari (PTB). O documento chegou por meio de produtoras culturais de Campinas que durante um ano consultaram a população para saber quais eram seus anseios em relação a cultura campineira. “Vamos fazer uma nova audiência pública para confirmar a opinião pública e em seguida pretendo sistematizar esse documento em formato de projeto de lei e apresentá-lo como substitutivo do meu projeto anterior”, afirmou Thiago Ferrari. O novo projeto deve ser apresentado à Câmara ainda este ano. 

Segundo a produtora cultural, Roberta Amaral, para elaborar o Plano Cultural a cidade foi dividida em cinco regiões para que a população fosse ouvida a respeito do assunto. Nesses encontros foram debatidas questões como: gestão do espaço público, patrimônio material, descentralização cultural e economia da cultura. “Esse Plano foi bem construído, ouvimos a todos e as ideias que propusemos batiam com os anseios da população. Ainda fizemos uma comparação com planos de cidades como Londrina e Cuiabá, por exemplo, que são consideradas referência nessa questão”, disse a produtora, Maria Inês Saba.

Vereador discute pré-projeto do Plano Municipal de Cultura

A indignação é do vereador Thiago Ferrari ( P T B ) , q u e desde o início luta junto a Prefeitura para r e s o l v e r a s i tuação de

d e z e n a s d e f a m í l i a s d o s b a i r r o s Piracambaia e Chácara Orlândia, no Distrito de Barão Geraldo. Os moradores são vítimas das chuvas que desde janeiro passado os deixaram desabrigados. Há um ano, no período das enchentes, as águas do Rio Atibaia invadiram os bairros e desabrigaram 24 famílias. Elas foram removidas de suas casas e levadas para o Casarão, em Barão Geraldo, e até hoje, ainda não tem uma resposta por parte da Prefeitura, para onde serão levadas definitivamente, já que suas casas estão em uma área considerada de risco. Atualmente os moradores estão espalhados por diversos bairros da cidade e até em municípios vizinhos, como é o caso de Rosemary de Souza Monteiro, que só conseguiu alugar uma casa em Sumaré. Ela recebe um auxílio moradia da Prefeitura no valor de R$ 371. Segundo as vítimas das enchentes, os problemas políticos de Campinas agravam ainda mais a situação das famílias. “Nós estamos cadastrados na Cohab e estávamos tendo informações por parte da Prefeitura, mas agora, com

essas mudanças todas, quando entramos em contato com eles ninguém sabe da nossa situação”, contou Rosemary. Os moradores deixaram claro que não querem receber aux i l io por tempo indeterminado. Querem as casas que foram prometidas pela Prefeitura por meio  do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’. “Tem também muita dificuldade para conseguir um imóvel no valor  do auxilio. Com o  que recebemos, só dá para alugar uma casa em condições piores das que morávamos”, disse atestou Rosemary. “Nós vamos, novamente, levar o pedido à Prefeitura. Vamos documentar essa ação, pois se não houver uma medida efetiva nós podemos buscar judic ia lmente uma solução”, concluiu o vereador. Uma segunda reunião está agendada entre o vereador e as vitimas das enchentes, junto a Cohab (Companhia de Habitação), ainda neste mês de janeiro.

Moradores do Piracambaia e Chácara Orlândia pedem ajuda a Thiago Ferrari

“As famílias não podem mais passar por essa situação. O mínimo que eles merecem é informação”.

A construção do binário do Distrito de Barão Geraldo tem sido motivo de preocupação do vereador Thiago Ferrari (PTB). Há pouco mais de dois meses, ele cobrou o então prefeito Demétrio Vilagra (PT), e o Secretário Municipal de Transportes, Sergio Torecillas, a realização da obra, que ainda não saiu do papel. 

Ela irá resolver um dos principais problemas da região, que é o intenso fluxo de veículos. O binário é um sistema viário em que duas ruas paralelas terão o trânsito em sentido opostos (vai e vem). “Trata-se de uma obra de extrema importância que fará o reordenamento das ruas e do fluxo de t r â n s i t o . S e m c o n t a r q u e é u m a reivindicação antiga dos moradores de Barão”, afirmou o vereador.

Binário de Barão Geraldo

Há três meses, Samuca, Zara, Boy, Lobo, Black e Fox estão de casa nova. Essa trupe faz parte da equipe de 10 cães que integram o canil da Guarda Municipal de Campinas. O espaço destinado a eles está localizado na Base 3, situada no distrito de Barão Geraldo. A área foi ampliada a pedido do vereador Thiago Ferrari (PTB). O canil que, até então contava com sete baias, agora tem mais três, e ganhou ainda uma sala para banho e tosa. A rede de esgoto do local também foi estaurada e a área de treinamento dos animais foi ampliada em mais 500 metros. “A minha intenção é ajudar a Guarda Municipal que, por meio do canil, desenvolve um importante trabalho de educação e prevenção de drogas e criminalidade”, disse o vereador Thiago Ferrari.

Conquista: Canil da Guarda Municipal é ampliado

Thiago Ferrari cobra prefeitura a implantação do Binário de Barão Geraldo