validando a inovação - nobelbiocare.com.br · validando a inovação ... após anos de pesquisa e...

8
Validando a inovação ® História técnica e clínica do NobelActive

Upload: dohanh

Post on 12-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Validando a inovação - nobelbiocare.com.br · Validando a inovação ... após anos de pesquisa e desenvolvimen-to de um implante auto-perfurante e de ... , foi escolhida uma conexão

Validando a inovação

®

História técnica e clínica do NobelActive™

Page 2: Validando a inovação - nobelbiocare.com.br · Validando a inovação ... após anos de pesquisa e desenvolvimen-to de um implante auto-perfurante e de ... , foi escolhida uma conexão

Desenvolvendo o NobelActive™

2 NobelActive™históriatécnicaeclínica

Origem do NobelActiveOciclodevidadoNobelActivecomeçouapósanosdepesquisaedesenvolvimen-todeumimplanteauto-perfuranteedecondensaçãoóssea.Combasenestapes-quisa,aNobelBiocaredecidiudesenvol-verumnovoimplantecomasprincipaistecnologiasNobelBiocare,taiscomooTiUnite(superfíciedeimplantedeóxidodetitânio)eoGroovy(sulcoslocalizadosnasroscas),alémdeumanovaeabran-genteofertadeprótese.

Requerimentos cirúrgicos e protéticosOdesenvolvimentodoimplantedeveconsiderartantoasexigênciascirúrgicasquantoasprotéticas.

Especialistasexigemumsistemadeimplantescommáximaflexibilidade,tantonainstalaçãoquantonacapacidadederestauração.Dependendodaaplicação,oscirurgiõesnecessitamteraopçãodeinstalarosimplantesemprocedimentosdedoisestágios,umestágioeprocedimentosdecargaimediata,osquaisdevemserpossíveis,comumapreparaçãomínimaemtodosostiposdeossos.Osprotesistasquerempoderescolheren-treváriasopçõesdepróteseemtitânioezircônia,taiscomopilarespré-fabricados,pilarespersonalisadosCAD/CAMeres-tauraçõesaparafusadas;ourestauraçõesmúltiplasepontesdearcadatotalsobreimplanteoupilar.

Conexão de Função DuplaObservandoafiguradoimplanteNobelActivedecimaparabaixo,oprimei-rodesafiofoicombinarapartecoronalemformadeconeinvertidodoimplantecomanecessidadeclínicadepilaresdetitânioezircôniaepontesNobelProceraImplantBridgessobreimplante.Paraatingiresteobjetivo,foiescolhidaumaconexãoprotéticacônica,quecombinatamanhocompacto,altaresistênciaeadaptaçãoprecisa.

Asuperfícieplanaquecircundaaconexãocônicaproporcionaumamudançadepla-taformade0,25mmdelarguraaoredordopilar.AsuperfíciehorizontaltambémfuncionacomoumaplataformaparaaspontesNobelProceraImplantBridgedetitânioezircônianoníveldoimplante,queeliminaautilizaçãodepilaresparaessasrestaurações,resultandoemreduçãodecustosparaopaciente.

Máximo volume de osso alveolarPartecoronalemformadeconeinvertidoparamelhorsuporteaostecidosmoles.

Orientação do implante ajustávelOdesenhodoimplantepermitequeosclínicosexperientesajustemaorientaçãodoimplanteparaqueseobtenhaumaconexãoprotéticaideal.

Máximo volume dos tecidos molesPlatformshiftingincorporadasuportaainterfacedostecidosmolesparaumaestéticadeaspectonatural.

Elevada estabilidade inicial, mesmo em situações de comprometimento ósseoOcorpocônicoexpansordoimplantecomdesenhodeduplaroscacondensagradualmenteoosso.

Também para regiõesminimamente preparadasÁpicecomlâminasdeperfuraçãoquepermitemumamenorosteotomia.

ParacadadiâmetrodoimplanteNobelActive,otamanhodaconexãopro-téticadefunçãoduplaégrandeosuficien-teparapilaresdezircônia,enquantoasparedesdosimplantessãosuficiente-menteespessasparasuportaroestressepordesgasteimpostoaoimplante.

Page 3: Validando a inovação - nobelbiocare.com.br · Validando a inovação ... após anos de pesquisa e desenvolvimen-to de um implante auto-perfurante e de ... , foi escolhida uma conexão

HistóriatécnicaeclínicadoNobelActive™3

Seleção do materialAseleçãodomaterialdependedousopretendidoparaocomponente.Atabela1apresentaosmateriaisqueaNobelBiocareutilizanosseusimplantesecom-ponentes.

Resistência à fadigaOtestedefadigaéutilizadoparaavaliararesistênciadoimplanteedopilar.Em1992,aNobelBiocaredesenvolveuumprotocolointernopadronizadopararealizartestesdefadigaemimplantesdentários,queémuitosemelhanteaoPadrãoInternacional(ISO14801)utilizadoatualmente.

Paratestararesistênciaàfadiga,umimplantecomumpilardecomprimentopadrãoémontadoemumdispositivocom30ºdeinclinação,entãoumaforçacíclicaéaplicadaaumafrequênciade14Hz(Figura1).Acombinaçãoimplante/pilarétestadaemváriosníveisdeforça,assim,determina-seaforçamáximaaqualoimplanteconsegueresistirdurantecincomilhõesdeciclos(Figura2).

Figura 2: Teste de fadiga do NobelActive NP

Figura 1: Teste de fadiga com angulação de 30°

OtitâniocomercialmentepurodemaiorresistênciaéoASTMGrau4com0,2%decargalimitede480MPa.Noentanto,estacargalimitenãofoiadequadaaodesigndoNobelActive.Assim,aNobelBiocareutilizaotitânioGrau4especialmentepro-cessadoparatodososseusimplantes.

Carga LimiteOsimplantesNobelActive∅4.3e∅5.0sãoproduzidosapartirdomaterialMTA009eosimplantes∅3,5sãoproduzidosapartirdomaterialMTA010,quepossuiamesmacargalimitequealigadetitânioTi-6AI-4V(Tabela2).EssasresistênciasdomaterialsãonecessáriasparaconferirresistênciaàfadigaeparaodesigndosimplantesNobelActive,quepossuemroscascortantesdelgadas.Tabela 2: Carg limite do titânio

Carga limite de 0,2%

Descrição do titânio (mín, MPa)

ASTMGrau1 170

ASTMGrau2 280

ASTMGrau3 380

ASTMGrau4 480

NobelBiocareMTA009* 680

NobelBiocareMTA010* 750

Ti-6Al-4V-ELI

(ligadetitânio)760

* Descrição interna dos materiais Nobel Biocare.

Tabela 1: Materiais dos sistemas de implantes da

Nobel Biocare

Componente Material

Implantes Titâniocomercialmentepuro

Pilares LigadetitânioTi-6Al-4Ve óxidodezircônia

Parafusosdepilar LigadetitânioTi-6Al-4V

NobelProcera TitâniocomercialmenteImplantBridge puroeóxidodezircônia

Testando o NobelActive™

400

360

320

280

240

200

160

120

80

40

0

Ciclos até a falha

1k 10k 100k 10m1m

Pontos do teste de fadiga

440

N

Curva de resistência à fadiga

Forç

a d

e C

om

pre

ssão

Máx

ima

440

400

360

320

280

240

200

160

120

80

40

0

Page 4: Validando a inovação - nobelbiocare.com.br · Validando a inovação ... após anos de pesquisa e desenvolvimen-to de um implante auto-perfurante e de ... , foi escolhida uma conexão

Testando o NobelActive™

ResistênciaAtravésdosresultadosdotestedefadiga,épossíveldeterminarograuderesistên-ciadacombinaçãoimplante/pilar.ANobelBiocareutilizoutantopilaresdetitânioquantodezircôniaparadeterminarosgrausderesistênciadoNobelActive.

ATabela3apresentaosgrausderesis-tênciaestabelecidosparaascombinaçõesimplante/pilartestadas.Essasresistênciascorrespondemàscargasmáximasqueascombinaçõesdeimplante/pilarpodemsuportarporpelomenoscincomilhõesdeciclos.Nafigura2,opontoemqueacurvasetornaplanarepresentaoníveldesegurançadascargasoclusaiscombi-nadasquepodemseraplicadassobreacombinaçãoimplante/pilar.Quandoascargasoclusaiscombinadasaplicadasnosimplantesestãoacimadestesníveis,podemocorrerquebrasprematurasdoscomponentes.

QuandoacombinaçãoNobelActiveepilardetitâniofoitestadaatéafalha(emcargasacimadolimitederesistência),afraturanormalmenteocorreunocorpodoimplante.Poroutrolado,comospilaresdezircônia,afraturaocorreunormalmen-tenopilar.Porestemotivo,osimplantesNobelActiveNPeospilaresdezircônianãosãorecomendadosparaaregiãomolar,ondeascargasoclusaissãomaiores.*

Torque de remoção do parafusoOsresultadosapresentadosnaTabela4demonstramostorquesresiduaisnospa-rafusosdepilar.Estesdadosrevelamqueosparafusoseospilarespermaneceramfirmeseestáveisaofinaldorigorosotestedefadiga.

Parareferência,aNobelBiocareutilizouoimplantedetitânioBrånemarkSystemoriginalde∅3.75ASTMGrau1compilardetitâniopré-fabricadocomopontodereferênciadaresistênciadoimplanteem1992.Ograuderesistênciadestacombi-naçãoimplante/pilarfoide185N.

Resistência ao torqueDuranteodesenvolvimentodoimplan-teNobelActive,aresistênciaaotorquetambémfoiumimportanteparâmetrodedesign.ANobelBiocareprecisavasecertificarqueoNobelActiveconseguiriafacilmentetolerarotorquepromovidodu-ranteasuainserção(Figura3).ATabela5apresentaaresistênciamáximaaotorquedosimplantesNobelActive.

Conexão protéticaAconexãoprotéticacomfunçãodupladoNobelActivefoiprojetadatendoemvistaumtamanhocompacto,umaresistênciaelevadaeumaadaptaçãoprecisa.AstolerânciasdoNobelActiveedospilarespermitemqueumencaixeperfeitosejasempreobtidonotopodaconexão(Figura4).

Figura 4: Corte transversal do NobelActive RP 5.0

* Mean occlusal forces in young males can range from 222 N

in the incisor region to 522 N in the molar region (Blamphin

C N J, Brafield T R, Jobbin B, Fisher J, Watson C J, Redfern

E J. A simple instrument for the measurement of maximum

occlusal force in human dentition. Proc Instn Mech Engrs,

Vol 204, Apr 1990).

Tabela 5: Resistência ao torque do implante

NobelActive

Diâmetro do Torque máximo Modo de fracasso implante (média, Ncm) do implante

∅ 3.5 282 Hexágonodeformado

∅ 4.3 452 Hexágonodeformado

Figura 3: Teste de resistência ao torque

Tabela 3: Grau de resistência do implante/pilar

Combinação implante/pilarCarga máxima

(N) em 5 milhões

de ciclosMaterial do pilar

Diâmetro

do implante

Titânio∅3.5 222

∅4.3 355

Zircônia∅3.5 178

∅4.3 225

Tabela 4: Torque de remoção do parafuso do pilar após o teste de desgaste

Combinação implante/ pilar

Torque de remoção médio (Ncm)

Material

do pilar

Diâmetro

do implante Teste Controle

Titânio∅3.5 14 27

∅4.3 15 21

Zircônia∅3.5 20 31

∅4.3 23 24

4 NobelActive™históriatécnicaeclínica

Page 5: Validando a inovação - nobelbiocare.com.br · Validando a inovação ... após anos de pesquisa e desenvolvimen-to de um implante auto-perfurante e de ... , foi escolhida uma conexão

0 meses

6 meses

3 meses

12 meses

Oco

rrên

cia

Torque de inserção (Ncm)

10

0 20 40 60 80 100

60

50

40

30

20

0

60

50

40

30

20

10

0

0 20 40 60 80 100

Torque de inserçãoOtorquenecessárioparainstalarosdife-rentesdesenhosdeimplantesnãopodeserdiretamentecomparado.Baseadonopré-estudodedesenvolvimento,esperava-sequeotorquenecessárioparainstalarosimplantesNobelActivefossesuperioraos45Ncmnormalmenteespecificados.

OsimplantesNobelActivetêm1,2mmdeespaçamentoentreasroscascomumpadrãodeduplarosca;issosignificaqueoimplanteavança2,4mmemcadarotaçãodoimplante.Emcomparação,osimplantesNobelReplaceTaperedavançamaproximadamente0,7mm.OmaiorpassoderoscadoNobelActiverequerumtor-quemaiorparaainstalaçãodoimplantedoqueopassoderoscamaisplanodosimplantesNobelReplace.

Essesvaloresdetorquemaisaltosforamevidenciadosemestudosclínicos.*Foifornecidoaosprofissionaisumtorquímetroespecialde150Ncmparaquepudessemmedirotorquerealutilizadoparainstalarosimplantes.Osvaloresdetorquedeinserçãoregistradoschegarama100Ncme,maisde20%dosimplantesforaminstaladoscomumtorquedeinserçãode60Ncmousuperior.Otorquedeinserçãomédiofoide51,4Ncm(Figura5).

OtorquemaisaltoexigidoparainserirosimplantesNobelActivenãorepresentaumapressãomaisaltaaplicadasobreoossocircundantee,nãofoiencontradanenhumacorrelaçãoentreotorquedeinserçãoecomplicaçõesdoimplante.Apartirdosvaloresdetorquedocumenta-dosparaoNobelActiveedeformaapos-sibilitarumaamplamargemdesegurança,estabeleceu-seovalorde70Ncmcomootorquedeinserçãomáximoprescrito.

Protocolo de perfuração doNobelActiveOdesignexclusivodasroscasauto-perfurantesdoNobelActivepermitequesejainseridocombrocasespiraissemanecessidadedemachodetarraxa.Opro-tocolodeperfuraçãodesenvolvidoparaoNobelActive(Tabela6)foivalidadoemumestudoclínico.*Osparâmetroscirúrgicosidentificadoscomosendonecessáriosparavalidarduranteoestudo,foramasmedidasdasbrocasfinaiseotorquedeinserçãonecessárioparainstalarosim-plantesemdiferentesqualidadesósseas.

Osso de alta densidadeDeacordocomoprotocolodeperfura-ção,sãonecessáriasbrocasdediâmetromaioresdeformacrescenteàmedidaqueadensidadeósseaaumenta.Quandoasbrocasmaioressãoutilizadasemossodealtadensidadecria-seumespaçoentreaosteotomiaeomenordiâmetrodasros-cas.AsradiografiasnaFigura6mostramcomooossopreencheoespaçoentreasroscasdoNobelActivesemnenhumefeitoadverso.EssesimplantesNobelActive∅4,3foraminstaladoscomumabrocaespiralescalonadafinalde∅3,8/4,2efo-raminseridoscomumtorquede50Ncm.

Noestudo,nãofoiencontradanenhumacorrelaçãoentreotamanhodabrocafinalecomplicaçõesdosimplantes.

* Kielbassa AM, Martinez-de Fuentes R, Goldstein M,

Arnhart C, Barlattani A, Jackowski J, Knauf M, Lorenzoni M,

Maiorana C, Mericske-Stern R, Rompen E, Sanz M.

Randomized controlled trial comparing a variable-thread novel

tapered and a standard tapered implant: interim one-year

results. J Prosthet Dent 2009 May;101(5):293-305.

CortesiadoProf.Dr.MartinLorenzoni,

SchoolofMedicine(Graz,Áustria)

Tabela 6: Protocolo de perfuração do NobelActive

Tamanho do Implante

Osso de bai-xa densidade

tipo IV

Osso de média densidade tipo II e III

Osso de alta densidade

∅ 3.5 2.0 2.0

2.4/2.8

(2.8/3.2)

2.0

2.4/2.8

2.8/3.2

∅4.3 2.0

2.4/2.8

(2.8/3.2)

2.0

2.4/2.8

3.2/3.6

2.0

2.4/2.8

3.2/3.6

(3.8/4.2)

∅5.0 2.0

2.4/2.8

3.2/3.6

2.0

2.4/2.8

3.2/3.6

3.8/4.2

2.0

2.4/2.8

3.2/3.6

3.8/4.2

(4.2/4.6)

Asbrocasentreparênteses(--)indicamsomenteaamplia-çãodacortical,nãoperfurandoatéaprofundidademáxima.Todososvaloressãoapresentadosemmilímetros

Figura 6: Radiografias de osso denso

Figura 5: Torque de inserção do NobelActive

HistóriatécnicaeclínicadoNobelActive™5

Page 6: Validando a inovação - nobelbiocare.com.br · Validando a inovação ... após anos de pesquisa e desenvolvimen-to de um implante auto-perfurante e de ... , foi escolhida uma conexão

NobelActive™ em utilização

ONobelActiveestásetornandorapida-menteoimplantepreferidodosespecialis-tasqueprocuramumamelhorestéticaeexcelentesresultadosclínicos,especial-menteemindicaçõesdesafiadoras.

Evidência clínicaOsestudosclínicosdemonstraramqueoNobelActiveéumimplanteconfiávelcombenefíciosexclusivos:- Estabilidadeinicialelevada,

especialmenteemsituaçõesdecomprometimentoósseo

- Taxasdesobrevidaexcelentesutilizandoprotocolosdetratamentoprogressivo

-Melhorgerenciamentodotecidomoleeestéticaelevadadevidoaodesignexclusivodaconexãoprotética

- Níveisósseosestáveiseumaremodelaçãoósseaminimizada

- Efeitodeosteótomodecondensaçãoósseaquepermiteainstalaçãodoimplanteemrebordosestreitosobtendoumresultadofinalexcepcional

Controlados aleatoriamente

Tempo de N.º de N.º dePrincipal autor/ano acompanhamento pacientes implantes TCS (%) Principais achados

Kielbassa/2009 1ano 64 117 96.6 ONobelActiveapresentoualtastaxasdesobrevida,alémdeníveisósseosedetecidomoleestáveisapósumano.

Gultekin/2010* 1ano 25 43 97.7 Mínimaremodelaçãodoossomarginal(0,38mm)aoredordoNobelActive.

Martínez-deFuentes/2010* 2anos 64 117 95.7 HouveumamelhoranosníveisósseosnamaioriadoscasosdeNobelActiveacompanhadosduranteosegundoano.

Estudo clínico em andamentoONobelActivecontinuaaserobjetodeinvestigaçãoclínica.

Osresultadosdemonstramaltataxacumulativadesobrevida(95,7–100%),níveisósseosestáveiseparâmetrosdetecidomolefavoráveis,sobdiversascon-diçõesclínicaseutilizandoprotocolosdefunçãoimediata.

Resultadospreliminaresdedoisanosobtidosdeumestudodecincoanosemandamentodemonstramtendênciasfavoráveiscontínuasdesdeoprimeiroano:semretraçãodotecidomoletecidomoleeníveisósseosedapapilaestáveis.

Duranteoprimeiroano,houveumamelhoriageralnotamanhodapapila,demonstradopeloaumentonaescaladepapiladeJemt(+0,63),seguidadecondiçõesestáveisdapapiladuranteosegundoano(+0,06).

Adicionalmente,amaioriadosimplantesNobelActiveapresentoumelhoresníveisósseosduranteosegundoano(Martínez-deFuentesetal2010).

Resumo dos estudos clínicosUmresumodosdadosclínicosapresen-tadosnastabelasaseguir(agrupadosportipodeestudo)éoresultadodepesquisasrealizadasemmaisde30centrosclínicos,envolvendomaisde650pacientese1.700implantes.

6 NobelActive™históriatécnicaeclínica

* Resumo da conferência.

Page 7: Validando a inovação - nobelbiocare.com.br · Validando a inovação ... após anos de pesquisa e desenvolvimen-to de um implante auto-perfurante e de ... , foi escolhida uma conexão

HistóriatécnicaeclínicadoNobelActive™7

Estudo Prospectivo

Tempo de N.º de N.º de

Principal autor acompanhamento pacientes implantes TCS (%) Principais achados

Cherry/2011* 1ano 55 60 98.3 Ossomarginalestávelapósosprimeiros6mesesemínimaremodelaçãoóssea(0,25mm)duranteoprimeiroanoparacasoscomfunçãoimediataemalvéo-lospós-extração.

Lope/2010* 6meses 8 16 100 ONobelActiveéumaopçãoviávelparasobredentadu-rasmandibularessuportadaspordoisimplantesnãoferulizadosemprotocolosdefunçãoimediata.

Estudo Retrospectivo

Tempo de N.º de N.º de

Principal autor acompanhamento pacientes implantes TCS (%) Principais achados

Babbush/2011 até29meses 165 708 99.6 OconceitodetratamentoAll-on-4comfunçãoimediatautilizandoimplantesNobelActiveéumtratamentoviávelparapacientesedêntulose/ouparainstalaçãoimediata.

Irinakis/2009a Curtoprazo 84 140 97.9 ONobelActiveapresentouumaaltaestabilidadeinicialemtodosostiposdeossos,comoevidenciadoatravésdosníveisdetorqueelevados(médiade50,8Ncm).

Irinakis/2009b Médiade9meses ** 107 98.1 NobelActivepromove:1)elevadaestabilidade (intervalo5-13) inicial,2)condensaçãoósseae3)capacidadederedire-

cionamento.

Irinakis/2011 Maisde18meses 49 49*** 100 ONobelActivepodeserutilizadocomsucessoempro-cedimentosdeelevaçãodoseiomaxilarcominstalaçãosimultâneadoimplante.

Kutsko/2010* 6meses 293 1001 98.0 ONobelActivepodeserutilizadocomêxitoemtrata-mentodepacientesedêntulosparciaisoutotais.

Navarro/2009* 1ano 138 409 98.0 ONobelActiveapresentouníveisósseosedetecidomoleestáveis,demonstrandoumexcelentedesempe-nhoemsituaçõesclínicasexigentes.

* Resumo da conferência.

** Não especificado no estudo.

*** Implantes NobelActive e NobelReplace.

BabbushC,KutskoG,BrokloffJ.TheAll-on-FourImmediatefunctiontreatmentconceptwithNobelActive™implants.Aretrospectivestudy.JOralImplantol.2010Dec27[Epubaheadofprint]

CherryJE,KolinskiML,McAllisterBS,ParrishKD,PumphreyDW,SchroeringRL.One-yearfollow-upofNobelActive™variable-thread,taperedimplant,inextractionsites.26thAnnualMeetingofAcademyofOsseointegration,WashingtonD.C.,USA,March2011;AbstractP-3

GultekinA,YalcinS.Clinicaleffectofdifferentimplantdesignsonperi-implanttissues.ClinOralImplantsRes2010;21(10):Abstract094

IrinakisT,WiebeC.Initialtorquestabilityofanewbonecondensingdentalimplant.Acohortstudyof140consecutivelyplacedimplants.JOralImplantol2009;35(6):277-282

IrinakisT,WiebeC.ClinicalevaluationoftheNobelActive™implantsystem;acaseseriesof107consecutivelyplacedimplantsandareviewoftheimplantfeatures.JOralImplantol.2009;35(6):283-288

IrinakisT.Efficacyofinjectabledemineralizedbonematrixasgraftmaterialduringsinuselevationsurgerywithsimultaneousimplantplacementintheposteriormaxilla:clinicalevaluationof49sinuses.JOralMaxillofacSurg.2011Jan;69(1):134-41

KielbassaAM,Martinez-deFuentesR,GoldsteinM,ArnhartC,BarlattaniA,JackowskiJ,KnaufM,LorenzoniM,MaioranaC,Mericske-SternR,RompenE,SanzM.Randomizedcontrolledtrialcomparingavariable-threadnoveltaperedandastandardtaperedimplant:interimone-yearresults.JProsthetDent2009May;101(5):293-305

KutskoG,BabbushC,BrokloffJ.Asinglecenterretrospectiveanalysisof1001consecutiveNobelActive™implants.JDentRes2010;89(SpecIssB):4705

LopeN,RoselloT,AltunaP,Ferres-PadroE,Hernandez-AlfaroF.ImmediateloadingoftwounsplintedNobelActive™implantssupportingmandibularoverdentures.ClinOralImplantsRes2010;21(10):Abstract198

Martínez-deFuentesR,ArnhartC,BarlattaniA,GoldsteinM,JackowskiJ,KielbassaAM,LorenzoniM,MaioranaC,Mericske-SternR,RompenE,SanzM,StrubJ.Two-yearFollow-upofNobelActive™,aVariable-ThreadNovelTaperedImplant.JDentRes2010;89(SpecIssB):4704

NavarroJrJM,NavarroJM.Earlyresultsof409consecutivelyplacednoveltapered,variablethreaddesignimplants.ClinOralImplantsRes2009;20(9):Abstract027

Referências Bibliográficas

Page 8: Validando a inovação - nobelbiocare.com.br · Validando a inovação ... após anos de pesquisa e desenvolvimen-to de um implante auto-perfurante e de ... , foi escolhida uma conexão

®www.nobelbiocare.com

3306

2G

MT

©N

obel

Bio

care

Ser

vice

sA

G,2

012.

Tod

oso

sdi

reito

sre

serv

ados

.N

obel

Bio

care

,olo

got

ipo

daN

obel

Bio

care

et

odas

as

outr

asm

arca

sco

mer

ciai

sut

iliza

das

nest

edo

cum

ento

são

,cas

onã

oex

ista

nen

hum

ade

clar

ação

adi

cion

alo

uca

sois

son

ãos

eja

evid

ente

pel

oco

ntex

tod

ede

term

inad

osc

asos

,mar

cas

com

erci

ais

daN

obel

Bio

care

.As

imag

ens

dep

rodu

tos

não

estã

one

cess

aria

men

tee

me

scal

a.

Alg

uns

prod

utos

pod

emn

ãoe

star

apr

ovad

os/li

bera

dos

pelo

órg

ãor

egul

atór

ioe

mt

odos

os

mer

cado

s.P

orf

avor

ent

ree

mc

onta

toc

omo

esc

ritór

iod

eve

ndas

loca

lda

Nob

elB

ioca

rep

ara

mai

sin

form

açõe

sso

bre

disp

onib

ilida

ded

osp

rodu

tos.