uso de forma consciente do sanesaÚde

10
www. fundacao sanepar.com.br Edição 173 • Março 2015 USO DE FORMA CONSCIENTE DO SANESAÚDE Fundação audita mais de 60 mil contas médicas ao mês e obtém economia de 7 milhões ao ano. 3 7 Dicas para cuidar do seu dinheiro e fazê-lo crescer Conselheiros da Fusan estão Certificados!

Upload: dangphuc

Post on 09-Jan-2017

225 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

www.fundacaosanepar.com.brEdição 173 • Março 2015

USO DE FORMA CONSCIENTE DO SANESAÚDE

Fundação audita mais de 60 mil contas médicas ao mês e obtém economia de 7 milhões ao ano.

3 7Dicas para cuidar do seu dinheiro e fazê-lo crescer

Conselheiros da Fusan estão Certificados!

Nesta nova etapa que se inicia, de gestão das Fundações Sanepar (2015/2018) há que se dar continuidade aos projetos da etapa anterior e iniciar o enfrentamento de novos desafios.Tanto o SaneSaúde quanto o FusanPrev são os itens mais valorizados pelos saneparianos, segundo a pesquisa “Fale Francamente”.Não surpreende porque, afinal, os benefícios de ter um bom plano de saúde e um bom plano de previdência estão disponíveis apenas para uma pequena parcela de brasileiros.Todavia há que se pensar na sustentabilidade desses produtos tão importantes para a vida dos saneparianos e de suas famílias. É preciso que a família sanepariana – tão valiosa para os cidadãos paranaenses – se conscientize, cada vez mais, que estes benefícios existem para ser usados, mas que o abuso pode levar à sua perda.As Fundações vêm trabalhando junto com a administração da Sanepar para encontrar e implementar soluções para tornar os planos SaneSaúde e FusanPrev cada vez mais adequados, eficientes e justos.Este esforço tem em vista, principalmente, tornar nossos produtos sustentáveis, de modo que os saneparianos e a Sanepar possam sempre contar com eles.

FUSANDiretoria ExecutivaDiretor Presidente José Luiz Costa Taborda RauenDiretor Administrativo Financeiro Luiz Carlos da SilvaDiretor de Seguridade Marcos César TodeschiPresidente do Conselho Deliberativo Cristiane Schwanka

FUNDAÇÃO SANEPARDiretoria ExecutivaDiretor Presidente José Luiz Costa Taborda RauenDiretor Administrativo Financeiro Luiz Carlos da SilvaDiretor de Serviços Sociais Marcos César TodeschiPresidente do Conselho de Representantes Mário Luiz Pompei da Silva

www.fundacaosanepar.com.br/blog

www.fundacaosanepar.com.br

/fundacaosanepar

/fundacaosanepar

José Luiz Costa Taborda Rauen Diretor-Presidente

CONEXÃO - FUNDAÇÕES SANEPARAssessora de Comunicação Alice Romeiro de Almeida Soares | Coordenação Fusan Eliziane Salvador | Coordenação Fundação Sanepar Aderval Paulo Filho | Criação e Diagramação M.Betti Propaganda Jornalista Responsável Aderval Paulo Filho / MTb 8625/PR

R. Ébano Pereira 309 | CEP 80410-240 Curitiba | PR | Fone (41) 3307-9191 | Fax (41) 3307-9199 - e-mail [email protected]

Conexão Fundações Sanepar é uma publicação bimestral das Fundações Sanepar. As matérias desta publicação visam informar os participantes da Fusan e os beneficiários da Fundação Sanepar sobre o funcionamento e eventuais alterações dos respectivos planos.

Acesse o site das Fundações e tire suas dúvidas: www.fundacaosanepar.com.br. Clique em SaneSaúde ou FusanPrev no topo da página e acesse “Dúvidas mais Frequentes” à direita da página.

Plantão de urgência e emergência em finais de semana e feriados: (41) 3307-9121Este serviço destina-se a atender os beneficiários do SaneSaúde de forma orientativa em situações de urgência ou emergência junto à rede credenciada.

Editorial

Confira abaixo as dicas de cinco feras das finanças pessoais: Mauro Calil, Gustavo Cerbasi, André Massaro, Conrado Navarro e Marcos SilvestreINVESTIR EM CONHECIMENTO Conhecimento é, em última instância, a única coisa que nós realmente “temos”. Podemos perder nosso emprego, nosso dinheiro e nossos bens, mas dificilmente perdemos aquilo que está dentro de nossa cabeça. Conhecimento vale dinheiro.

ESQUEÇA ESSA BOBAGEM DE QUERER FICAR RICO!Ter muito dinheiro para quê? Para viver bem! Então planeje e gerencie seu dinheiro para poder viver bem hoje e sempre. Tem multimilionários que não vivem bem, mas tem gente com renda modesta que toca sua vida material com dignidade e coleciona sorrisos.

“SÓ TRABALHO GERA RIQUEZA”: O SEU E O DO SEU DINHEIROA frase entre aspas é atribuída a Amador Aguiar, fundador do Bradesco, que tinha fama de ser um trabalhador incansável. Muitos esperam uma fórmula mágica de riqueza com pouco ou nenhum sacrifício do dia para a noite. Isto não existe. Para prosperar, é preciso poupar uma parte do que se ganha e colocar este dinheiro para trabalhar a seu favor.

Dicas para cuidar do seu dinheiro e fazê-lo crescer

“ASSUMIR A RESPONSABILIDADE POR SUAS DECISÕES FINANCEIRAS”: a culpa não é dos outros ou do sistema.

COMPRE NO DIA SEGUINTEUm dos maiores “destruidores de finanças pessoais” é o hábito de fazer compras por impulso. Crie uma “regra” que não permita a compra de algo no mesmo dia, a não ser que seja uma emergência ou um artigo de uso cotidiano, como itens comprados em supermercados e afins. Ao ver um produto qualquer, veja o preço, anote e vá embora. Espere o dia seguinte e, se a necessidade de comprar aquele produto ainda existir, volte na loja e compre sem culpa.

DESTINE O MÍNIMO DE 10% DE SUA RENDA PARA INVESTIMENTO SEU E DE SEUS FILHOS No futuro, eles te agradecerão por ter diminuído o lixo do planeta ao trocar um brinquedo por investimento, e também te agradecerão por ter garantido os estudos deles com esta troca.

RESERVE UMA VERBA PARA SER FELIZ, ou seja, dê à qualidade de vida a mesma importância que dá à moradia ou à educação.

Quanto da minha Reserva de Aposentadoria no FusanPrev é constituída de Contribuições e quanto é de Rentabilidade?Veja abaixo como a Rentabilidade é uma grande aliada na constituição da sua Reserva de Aposentadoria:Em 30 anos de contribuiçãoContribuição: 39% | Rentabiliade: 61%Em 35 anos de contribuiçãoContribuição: 32% | Rentabiliade: 68%Em 40 anos de contribuiçãoContribuição: 27% | Rentabiliade: 73%

Existem consultas médicas com valores diferenciados?

Não. O valor pago pelo SaneSaúde para consultas médicas é igual para todas as especialidades. Entretanto, quando esta é realizada em horário especial (das 19:00hs às 07:00hs – sábados, domingos e feriados), existe acréscimo de 30%. Portanto, evite realizar consulta que não seja de emergência ou urgência em serviços de pronto-atendimento, pois você estará pagando mais pela co-participação.

Entre em contato com a Ouvidoria. A Ouvidoria está sempre em busca da Conexão. Contatos: (41) 3307-9163 | [email protected]

3

www.brasil247.com

Área de BenefíciosPrevidenciários tem nova Gerente

Fundações investem em Capacitação de Empregados e Conselheiros

Colaboradora da Fusan há mais de 21 anos assume a Gerência. Cristiane Becker, formada em Administração assumiu em março do ano corrente a Gerência de Benefícios Previdenciários da Fusan.Durante 16 anos, Cristiane esteve na área de Investimentos da Fusan e passa agora a assumir novos desafios na área previdenciária.

4

As principais atribuições da gerência é conceder os bene-fícios ofertados pelo FusanPrev, tais como: aposentado-rias vitalícias, auxílios doença/acidente, pecúlio por morte e pensão por morte.

“O convite da Diretoria para assumir a Gerência foi uma surpresa, pois estou há muito tempo na área de Investimentos. Sei que terei muitos desafios pela frente, mas estou muito feliz com a oportunidade e com muita determinação para enfrentá-los”

Em 2014 as Fundações investiram na formação de 11 empregados, entre Gerentes, Assessores e Profissionais, além de 4 membros do Conselho Deliberativo da Fusan, com o objetivo formar pensadores em Previdência, ampliar o conhecimento e desenvolver habilidades.

Com o programa do Curso os alunos conseguiram ter uma visão completa de uma Entidade de Previdência, e pude-ram debater sobre os desafios de obter rentabilidade nos investimentos, precificação do passivo do plano de educa-ção financeira e previdenciária e participantes assistidos, entre outros. Foram quase 100 horas aula, abrindo o cami-nho para a especialização em previdência.

Da esquerda para a direita: Cristiane Becker, Ronny Raitz Cetra, Priscila Cristina Camargo Ceccose de Lima, Luiz Henrique Guidolin, Alessandra Alves dos Santos e Andrei Eduardo Cavalli Sfroza.

Cai a taxa da contribuição administrativa aplicada na contribuição facultativa do FusanPrev

Novos Diretores da Sanepar visitam as FundaçõesAs Fundações Sanepar receberam para café da manhã o Diretor-Presidente da Sanepar Mounir Chaowiche, o Diretor Financeiro Gustavo Guimarães, o Diretor Administrativo Francisco Farah e o Di-retor de Relações com investidores Ney Caldas.Na oportunidade o diretor presidente das Fundações, José Luiz Costa Taborda Rauen, apresentou o cenário da gestão das entidades, as conquistas obtidas nos últimos quatro anos e os desafios para os próximos anos.

Os diretores da Sanepar tiveram oportuni-dade de conhecer a estrutura, os números e as características principais dos produ-tos FusanPrev e SaneSaúde.

Ao sentir dos gestores das Funda-ções, e até pelo que declararam os participantes do evento, os novos dirigentes da Sanepar ficaram mui-to bem impressionados com o que lhes foi mostrado.

Ficaram impressionados com o que representa para o sanepariano e para a Sanepar o trabalho e o aten-dimento das Fundações.

Demonstraram-se atentos e mani-festaram-se pela necessidade de manter o alto nível do atendimento, mas também de conter o aumento

5

Os poupadores de plantão têm um motivo a mais para comemorar, a partir de 1º de abril. A contribuição administrativa cobrada sobre a contribuição facultativa do FusanPrev, teve uma redução importante. Acompanhe abaixo como era e como vai ficar:

ANTES DEPOIS

5% 0,86%Vigorou entre 1º/04/2014 e 31/03/2015 Em vigência a partir de 1º/04/2015

Para quem contribui acima de 7,62% do salário

A contribuição acima de 7,62% tinha uma cobrança de 5% de Taxa de Administração. A contribuição acima de 7,62% passou a ter uma cobrança de 0,86% de Taxa de

do custeio dos produtos, de modo especial do SaneSaúde.

Da parte dos dirigentes das Fundações ficou clara a disposição dos direto-res da Sanepar de apoiar o trabalho e a solidificação de nossas Fundações.

Administração. A redução equivale a 82,80%. Quem vai sair ganhando é a reserva individual que você constitui para a sua aposentadoria.

Em 2015 a meta atuarial do FusanPrev é 5,75%A Fusan obteve aprovação da Superintendência de Previdência Complementar - PREVIC, para permanecer utilizando em 2015 a premissa atuarial de obter a taxa real de juros do FusanPrev em 5,75%. A aprovação se deu porque a entidade demonstrou por meio de Estudo Técnico Financeiro e Atuarial, a conver-gência da Taxa Real estabelecida nas projeções atuariais com as Taxas de Retorno Real esperadas dos recursos do plano, devido à composição da Carteira de Investimentos do FusanPrev, que está alinhada com as expectativas de rentabilidades esperada para cada um dos investimentos.

Então quer dizer que a Fusan garante que em 2015 vai obter a taxa real de juros de 5,75% no FusanPrev?Não. Obter a aprovação da PREVIC não significa que está garantida a rentabilidade. Significa que podemos usar esta premissa atuarial nas projeções dos benefícios a pagar pela entidade. As contribuições realizadas para o Fusan-Prev são valorizadas pelos rendimentos obtidos mensal-mente nas aplicações financeiras.

Diretor-Presidente da Sanepar Mounir Chaowiche

O que é Política de Investimentos?

6 Autorregulação da Saúde Suplementar

É um documento que contém as diretrizes básicas para investir os recursos do FusanPrev. Pode-se dizer que uma das principais atribuições da Política de Investimentos é estabelecer diretrizes que proporcionem o alinhamento entre os horizontes das aplicações financeiras e o paga-mento dos benefícios, ou, em outras palavras, entre os fluxos de caixa do ativo e do passivo do FusanPrev.

Você quer conhecer a Política de Investimentos da Fusan?É simples: basta acessar o site das Fundações: www.fundacaosanepar.com.br, entrar no Autoatendimento usando o seu CPF e sua senha, depois escolher o menu OUTROS, em seguida INVESTIMENTOS FUSAN e então ler a Política disponibilizada nas versões COMPLETA e RESUMIDA.

No congresso da Unidas – União Nacional das Autogestões em Saúde Suplementar ocorrido no Rio de Janeiro de 30 de novem-bro a 02 de dezembro de 2014, o diretor-presidente das Funda-ções Sanepar, José Luiz Costa Taborda Rauen proferiu palestra na qual mostrou um projeto de autorregulação para o setor.A Unidas é a entidade associativa das autogestões em saúde (planos de saúde suplementar que têm gestão própria), contando com 140 associadas em todo o Brasil.

O congresso anual da Unidas é o evento de maior importância na área, e em sua última versão reuniu 733 participantes.

O projeto de autorregulação apresentado visa, primordialmente, fazer contraponto à reconhecidamente ineficaz regulação estatal da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar.

O projeto contempla a criação de uma estrutura de regulação no âmbito da Unidas, complementar à estrutura do estado. Além de complementar, a autorregulação deverá, segundo a proposta, ser autônoma (desvinculada da ANS), voluntária à participação das entidades e constitutiva de códigos de autorregulação.

Não se trata de um projeto com viés corporativista, no mau sentido da expressão. O que se quer é buscar o fortalecimento e o fomento da indústria de autogestões em saúde.

Trata-se da melhor opção para o oferecimento de saúde aos empregados de uma empresa ou um grupo econômico, sem a busca de lucro e com incentivos fiscais. Mais competitivo, portanto, em termos de custos.

O fomento da saúde suplementar por autogestão é uma excelente oportunidade para os trabalhadores, para as empresas e para o país. Mas a sustentabilidade do setor depende de melhorias substanciais na sua regulação. A autorregulação é iniciativa que, sem dúvida, irá contribuir muito nesse sentido.

Ouvidor das Fundações Sanepar assumea Vice-Presidência da UnidasA Assembleia Geral Ordinária da Unidas – União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde, realizada no dia 12 de abril, em Brasília – DF, elegeu a nova diretoria da entidade para o biênio 2015-2017. Foi eleito como Vice-Presidente da diretoria nacional Aderval Paulo Filho, Ouvidor das Fundações Sanepar.Aderval é jornalista e está há 35 anos na Fundação Sane-par. Exerceu cargos gerenciais e de assessoria e atual-mente desempenha a função de Ouvidor das Fundações.

A Unidas tem papel fundamental para o desenvolvimento da saúde suplementar brasileira, através de sua atuação pró-ativa e competente. A presença de um integrante das Fundações Sanepar confirma nova efetiva participação e liderança nos órgãos associativos e, portanto, no cenário da defesa das boas políticas necessárias ao setor.

A NOVA DIRETORIA DA UNIDAS PASSA A CONTAR COM A SEGUINTE COMPOSIÇÃO:

PresidenteLuís Carlos Saraiva Neves (Geap)

Vice-presidenteAderval Paulo Filho (Fundação Sanepar)

Diretor Administrativo-FinanceiroAndré Lourenço Corrocher (Abet)

Diretor de ComunicaçãoAlexandre Lania Gonçalves (Afresp)

Diretora de IntegraçãoMaria Aparecida D. Braga (Postal Saúde)

Diretora de Treinamento e DesenvolvimentoAdriana Pereira Dias (Petrobras)

Diretor TécnicoJoão Paulo dos Reis Neto (Capesesp)

Recentemente a mídia divulgou um esquema voltado para o superfaturamento de materiais cirúrgicos de alto custo, especialmente nas áreas de ortopedia e cardiologia. Tan-to os representantes dos fabricantes quanto os profissionais que indicavam o tipo de material, além do fornecedor, acres-centavam importâncias bem acima do valor real do produto para que todos que faziam parte da cadeia pudessem obter lucros abusivos. Segundo tais notícias, os médicos envolvi-dos no esquema recebiam comissões que variavam de 20% a 50% para indicar a prótese de determinados fornecedores.

Material cirúrgico de alto custo é caminho para superfaturamento de alguns profissionais da saúde

7Conselheiros da Fusan estão Certificados!Célia Regina Avanci Ribeiro e Lírio Vieiro, membros do Conselho Deliberativo da FUSAN, foram Certificados pelo Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social – ICSS. A certificação é uma exigência prevista em legislação e atesta a competência dos conselheiros para o exercício da função.

A presidente do conselho Cristiane Schwanka também é certificada, e em breve os demais membros passarão pelo mesmo processo.

Este fato registrado felizmente não foi em nosso estado, mas independente desta condição, o SaneSaúde intensifi-cou as auditorias e os controles quando ocorrem tais soli-citações. A própria Agência Nacional da Saúde Suplemen-tar – ANS, editou resolução normativa dando opção para que a operadora, no momento da solicitação, possa ter a liberdade de encaminhar o paciente para uma segunda opinião. Esta medida visa, também, preservar a seguran-ça do paciente e a qualificação do procedimento proposto para o tratamento.

Parto normal ou cesária?A Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, frente ao elevado percentual de cesarianas realizadas em todo o país através dos planos de saúde, está tratando deste assunto com as operadoras buscando incentivar a práti-ca do parto normal. Dados fornecidos à ANS pelas operadoras de planos de saúde do Brasil, mostram que a proporção de cesarianas no setor é alarmante, em torno de 80%. Este percentual é totalmente discrepante em comparação ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde (15%) e aos resul-tados encontrados em outros países, tais como Holanda (14%), EUA (26%), México (34%) e Chile (40%).

Esse percentual elevado vem conferindo ao Brasil um título indesejado, o campeão mundial de cesarianas. É impor-tante salientar que a cesariana é um ato cirúrgico que deve ser indicado para os casos que configurem risco materno ou fetal. A cesariana quando eletiva, ou seja, realizada sem que exista uma indicação médica precisa, aumenta os ris-cos de complicações e de morte para a mulher e para o recém-nascido.

Além disso, as chances de a mulher sofrer uma hemor-ragia ou infecção no pós-parto também são maiores em caso de cesária, existindo ainda um risco aumentado de ocorrerem problemas em futuras gestações, como a rup-tura do útero e o mau posicionamento da placenta.

Muitos mitos sobre a contra-indicação de parto normal fazem parte do imaginário coletivo e são utilizados para justificar cesarianas desnecessárias. É importante escla-recer que situações como cesariana anterior, gestação gemelar, fetos grandes, apresentação pélvica (quando o bebê está sentado no útero), podem ou não determinar a necessidade de uma cesariana. Também situações como o cordão umbilical envolto no pescoço, baixa estatura da mãe, idade gestacional de 40 semanas, entre outras, que isoladamente não justificam a realização de uma cesária.

Esta é uma discussão que não deve ficar restrita ao âmbi-to da agência reguladora e das operadoras de planos de saúde, deve mobilizar em especial as mulheres, as quais devem ousar reivindicar o direito de dar a luz por meio de parto normal, com autonomia e segurança, vivenciando esse momento especial de forma saudável e prazerosa.

Prevenir é o melhor caminho para uma vida saudável.

8

Beneficiários ajudam SaneSaúde a construir rede credenciada referencial

Dr. Dráuzio Varella avalia saúde dos planos de saúde

Basta acessar o site e registrar a sua opinião sobre o atendimento recebido na rede credenciada do SaneSaúde (médicos, dentistas, hospitais, fisioterapeutas, laboratórios, clínicas e psicólogos). Esta atitude é muito importante para o plano, pois com isso será formada uma rede

credenciada referenciada destacando os profissionais e estabelecimentos preferenciais e também aqueles com menor nível de preferência.

A identificação desta preferência será através da quanti-dade de estrelas que ficarem registradas ao lado do nome do credenciado.

Faltam apenas 2 meses para o encerramento do 7º ciclo do Programa Saúde da Mulher e o percentual de realização (fev/2015), para o exame de mamografia é de 76% e para o papanicolau é de 75%.A Fundação Sanepar envia sempre no início de cada ciclo um informativo do programa, incentivando as beneficiárias que preenchem os critérios de participação, a realizar os exames preventivos.

Para as beneficiárias que receberam este informativo e não realizaram os exames até o momento, é muito importante que procurem um médico especialista credenciado para realizar os preventivos.

O Programa “Saúde da Mulher“ tem como finalidade a investigação e o diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo de útero. Para as mulheres entre 50 e 69 anos, o INCA - Instituto Nacional de Câncer recomenda que a mamografia seja realizada a cada dois anos. Para o exame papanicolau, a recomendação é para as mulheres que estão entre 25 e 64 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentarem resultado normal, o papanicolaou pode passar a ser feito a cada três anos.

Dê mais atenção a sua saúde e invista em você! Não deixe de realizar os seus exames preventivos.

Diversos setores da economia brasileira vêm passando por momento difícil e com o setor da saúde suplementar não é diferente, pois os custos de saúde e a demanda têm crescido de forma exponencial. Um indicador expressivo desta realidade é a previsão da União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde – Unidas para 2015: 18% de variação de custos nos honorários médicos, ou seja, mais que o dobro da inflação projetada para o ano.O aumento considerável no valor do Dólar e a tributação sobre os medicamentos, também refletem diretamente nos custos mensais de saúde, pois muitos desses produtos são importados.

A Fundação Sanepar vem acompanhando rigorosamente este cenário e trabalhando no sentido de adotar medidas que evitem o desequilíbrio econômico-financeiro do SaneSaúde, objetivando sempre a qualidade dos serviços prestados e a preservação do sistema.

Para maior clareza destes comentários, trazemos a opinião abalizada do Dr. Dráuzio Varella em vídeo, que estabelece de forma simples e clara a saúde dos planos de saúde no Brasil.

Confira entrevista do Dráuzio Varella, sobre a situação dos planos de saúde no Brasil, clicando aqui, ou acessando o link: http://www.fundacaosanepar.com.br/entrevista-drauzio-varella-situacao-dos-planos-de-saude-no-brasil

“A saúde de modo geral vai mal no Brasil, o SUS vai mal pelas razões conhecidas e os planos

de saúde vão mal também, por muitas razões desconhecidas do grande público”.

As Fundações premiaram os 3 melhores conselhos que os Aposentados deram para os Saneparianos ativos.

Depois de trabalhar tanto, enfrentar a mudança da atividade para a aposentadoria, sobreviver às dificuldades de cada idade, nada mais justo do que ouvir os sábios conselhos dos Aposentados. Foi pensando em como isso pode ajudar o próximo é que a Fusan realizou o concurso“O meu Conselho Vale Ouro”

#173Março2015

Concurso Fundações

Luiz Afonso Wan Dall “Quando ainda na ativa, em momentos difíceis, fiz três tentativas para cancelar meu plano de Previdência Privada. Ainda bem que os argumentos apresentados pela Fusan foram melhores que os meus. Obrigado Fusan!”

Luiz Claudio Zolet “Seu plano de Previdência é a semente que lhe garantirá seu futuro e de sua família, nunca o abandone.”

Alcir Empinotti “Hoje vivo tranquilo e seguro, mas não por

acaso, pensei neste momento durante toda a minha carreira profissional, poupei e investi no FusanPrev, meu plano de previdência complementar”

Recadastramento GARANTE O PAGAMENTOAnualmente os Aposentados e Pensionistas do FusanPrev participam de um recadas-tramento que garante a continuidade do pagamento dos benefícios. O procedimen-to é bem simples: a entidade envia para a residência dos asistidos um formulário de recadastramento que deve ser preenchido e devolvido dentro do prazo definido, confor-me tabela abaixo:

MÊS DE NASCIMENTO DATA DE RECADASTRAMENTO

janeiro, fevereiro e março Entre 2 e 16 de marçoabril, maio e junho Entre 1º e 15 de junhojulho, agosto e setembro Entre 3 e 17 de agostooutubro, novembro e dezembro Entre 1º e 15 de setembro

PensionistasEntre 1º e 15 de abril e 1º a 15 de outubro.A ausência do recadastramento acarreta a suspensão do benefício. A retomada do pagamento é efetuada em até 5 dias após a apresentação da documentação.

Contribuições de Aposentadose Pensionistas para o FusanPrevEm 2014 os Aposentados e Pensionistas contribuíram para o FusanPrev o equivalente a 1,64% ao mês, para custear os benefícios de Pecúlio por Morte, Pensão por Morte e a Taxa de Administração do plano. A partir de abril de 2015 o novo percentual passou a ser 1,72% para custear os mesmos benefícios e a Taxa de Administração.

Aposentadorias

Pecúlio por morte

Aido Tomasin Francisco BeltrãoAntonio Teixeira Ferraz da Silva LondrinaClodoaldo Aparecido da Silva Foz do IguaçuDante Luiz Smaniotto CascavelElizabeth de Abreu Pereira Curitiba

Adonis Ibraim Amarante Ponta Grossa Antonio Geraldo Martins Telêmaco BorbaAri Barros dos Santos Curitiba Gildo Zabandzala União da VitóriaJoao Valdir da Luz Curitiba Joaquim Francisco Sobrinho Curitiba Marli Alves Geronasso CuritibaOlindo Rodrigues da Anunciação Ponta Grossa Paulo Sergio de Paula LondrinaSantos Ferreira dos Santos Londrina