unifeb - física médica - avaliação 01 - princípio das imagens médicas i

4

Click here to load reader

Upload: paulo-fonseca

Post on 19-Jun-2015

264 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: UNIFEB - Física Médica - Avaliação 01 - Princípio das Imagens Médicas I

PARTE 01 – RAIOS-X

Questão 01: Descreva o processo de produção de raios-X para o radiodiagnóstico convencional. Qual é a função de cada componente do tubo de raios-X e como cada um deles afeta o feixe?

Questão 02: Esboce o espectro de raios-X produzido por um tubo convencional. Em um experimento, caso a espessura do paciente seja aumentada, como serão alteradas a energia média, energia máxima e intensidade do feixe de raios-X? Esboce estas informações na mesma figura do caso anterior.

Questão 03: A detecção de raios-X no radiodiagnóstico convencional se dá a partir de um sistema denominado “tela-filme”. Qual é a composição desse sistema? Como podem ser exploradas as características de cada um deste componente para aumentar a sensibilidade do sistema? Quais serão as implicações dessas mudanças sobre a resolução da imagem?

Questão 04: Para remover fótons espalhados adota-se o uso da grade anti-difusora. Como ela “funciona”?

Questão 05: O que é uma curva sensitométrica? O que ela permite inferir sobre o filme de raios-X? Quais as grandezas que mensuramos numa curva desse tipo? Esboce uma curva e demonstre-as. Se necessário utilize o esquema abaixo para complementar sua resposta.

(de www.medcyclopaedia.com)

Page 2: UNIFEB - Física Médica - Avaliação 01 - Princípio das Imagens Médicas I

Questão 06: Explique o processo de revelação de um filme radiográfico. Se necessário utilize o esquema abaixo para complementar sua resposta.

(de www.medcyclopaedia.com)

Questão 07: Em regra geral, quando aumentamos a energia de um feixe de raio X, este torna-se mais duro, isto é, com maior penetração e conseqüentemente diminuição do contraste. Observando a figura abaixo, verifica-se que com o aumento

da energia, melhora a visualização da região pulmonar e piora o contraste no mediastino. Desta forma, emprega-se técnica com menor KVp (em torno de 60-70) para radiografia de tórax e com maior KVp (80-100) para análise pulmonar. Porque isso ocorre?

Page 3: UNIFEB - Física Médica - Avaliação 01 - Princípio das Imagens Médicas I

PARTE 02 – TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

Questão 01: Deduza a equação de atenuação de radiação pela matéria e então demonstre como calcular o valor de camada semi-redutora. Defina também cada termo da equação.

Questão 02: Como se dá a formação de imagens na tomografia por transmissão de raios-X? Ao longo das sete gerações de tomógrafos, conforme os equipamentos receberam melhorias em número de detectores e arranjo do sistema, quais características foram melhoradas na imagem final?

Questão 03: Quais são os dois tipos de detectores utilizados em tomógrafos por transmissão de raios-X? Quais as diferenças entre eles no que diz respeito a princípio de funcionamento, sensibilidade e rendimento?

Questão 04: O que é número CT? Como ele é definido? Que tipo de informação sobre o tecido ele representa?

Questão 05: Em CT podem ser utilizados diversos algoritmos de reconstrução. Resumidao processo de reconstrução de imagens por reconstrução de imagens por retroprojeção.

Questão 06: Explique o funcionamento de um detector de radiação do tipo gasoso. Qual a diferença entre câmaras de ionização, contadores proporcionais e contadores Geiger-Müller?

Questão 07: Como se dá a interação dos raios-X com a matéria, especialmente na faixa de energia utilizada no radiodiagnóstico?