unidade de oftalmologia e cardiologia do …local e hora a definir, que ocorrerá entre agosto e...

12
PUBLICIDADE PUBLICIDADE Este suplemento faz parte integrante da edição 1740 do JORNAL DE LEIRIA, de 16 de Novembro de 2017, e não pode ser vendido separadamente. UNIDADE DE OFTALMOLOGIA E CARDIOLOGIA DO HDMA SÃO DE EXCELÊNCIA pags. 3/4 MISERICÓRDIA DE LEIRIA MELHORA SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO pag. 8 Misericórdia de Leiria cria novas valências sociais pag. 2 Fundação Montepio premeia a Misericórdia de Leiria pag. 2 Unidade de Internamento do HDMA é de Excelência pag. 5

Upload: others

Post on 22-Jun-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: UNIDADE DE OFTALMOLOGIA E CARDIOLOGIA DO …local e hora a definir, que ocorrerá entre Agosto e Setembro de 2018. O ano de 2017 que está a terminar foi um ano exigente, um ano de

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Este suplemento faz parte integrante da edição 1740 do JORNAL DE LEIRIA, de 16 de Novembro de 2017, e não pode ser vendido separadamente.

UNIDADE DE OFTALMOLOGIA E CARDIOLOGIADO HDMA SÃO DE EXCELÊNCIA pags. 3/4

MISERICÓRDIA DE LEIRIA MELHORA SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO pag. 8

Misericórdia de Leiria crianovas valênciassociais pag. 2

Fundação Montepio premeia a Misericórdia de Leiria pag. 2

Unidade de Internamento do HDMA é de Excelência pag. 5

Page 2: UNIDADE DE OFTALMOLOGIA E CARDIOLOGIA DO …local e hora a definir, que ocorrerá entre Agosto e Setembro de 2018. O ano de 2017 que está a terminar foi um ano exigente, um ano de

2

FICHA TÉCNICAEdição: Jorlis - Edições e Publicações, Lda. . Director: João Nazário. Coordenação: Carlos Poço . Redação: João Leite, Luis Ferreira. Paginação: Isilda Trindade, Rita Carlos Impressão: Grafedisport . Tiragem: 15.000 . N.º de Registo 109980 . Depósito Legal n.º 5628/84 . Distribuição: Jornal de Leiria, Edição n.º 1740 de 16 de Novembro de 2017

Misericórdia de Leiria prepara a criação de novas valências sociais

REFEITÓRIOSOLIDÁRIO E A LOJA SOLIDÁRIASERÃO UMA REALIDADEEM 2018

A Santa Casa da Misericórdia de Leiria estáa preparar o lançamento de novas respos-tas sociais. “Ajudar aqueles que mais pre-cisam” refere o Provedor, Eng. Carlos Poçoé o objetivo principal da Instituição.

Estas duas valências estarão a funcionarno início de 2018. As obras de adaptaçãoirão possibilitar a requalificação de espaçoque está subaproveitado no Lar Nossa Se-nhora da Encarnação.

No Refeitório Solidário serão disponibili-zadas refeições gratuitas a todos os que pre-cisarem efetivamente deste apoio, e será sem-pre concedido após avaliação técnica da as-sistente social da Misericórdia de Leiria.

As obras de adaptação do espaço serãosuportadas diretamente pela Instituição, eda disponibilização das refeições, paraalém do investimento da Misericórdia, hu-mano, físico e material, será através do en-volvimento de empresas e instituições da re-gião que no âmbito de uma política em-presarial vocacionada para responsabilidadesocial queiram ser parceiros da Instituiçãoneste projeto solidário. A cadeia de super-mercados LIDL é a primeira grande empresaa associar-se ao projeto, tendo já desen-volvido com a Santa Casa um protocolo decolaboração onde diariamente é disponi-

bilizada comida para a confeção das re-feições. O Provedor da Instituição refereque “existe da nossa parte a convicção queoutras instituições e ou empresas vãoquerer estar ao nosso lado, sabemos queeste apoio é precioso para muitas pessoase famílias que infelizmente vivem momen-tos muito dramáticos. Todos os que qui-serem apoiar esta resposta social serãobem-vindos.”

A Loja Solidária funcioná com o mesmoobjetivo, ajudar as pessoas que necessitemde apoio. Será um ponto de recolha de rou-pa, bens diversos, equipamentos clínicos,que posteriormente serão disponibilizadosaos mais carenciados.

MISERICÓRDIA DE LEIRIA PREMIADA PELA FUNDAÇÃO MONTEPIOA candidatura da Santa Casa da Misericórdiade Leiria ao projeto “Frota Solidária” da Fun-dação Montepio foi aprovada, recebendodesta forma a instituição uma viatura de novelugares adaptada com elevador para cadeirade rodas.

Foram 20 as Instituições escolhidas pela Fun-dação num universo de mais de 530 candi-daturas.

Trata-se de uma iniciativa que visa a con-

cessão de viaturas a Instituições Particulares deSolidariedade Social, com o objetivo de con-tribuir para a melhoria da qualidade da inter-venção e da mobilidade dos beneficiários e pro-fissionais.

Para a Santa Casa da Misericórdia de Leiriaeste apoio é fundamental, o Provedor, Eng. Car-los Poço refere que “é o reconhecimento, porparte da Fundação Montepio, do trabalho queestamos a desenvolver, e que pretendemos re-

forçar. Este novo veículo irá permitir intensificarum dos nossos principais objetivos, que é de pro-movermos um envelhecimento ativo, digno e fe-liz, bem como, irá permitir implementarmos mui-tas melhorias no serviço que prestamos no ApoioDomiciliário”.

A entrega da viatura realiza-se no contextode uma cerimónia organizada para o efeito, emlocal e hora a definir, que ocorrerá entreAgosto e Setembro de 2018.

O ano de 2017 que está a terminar foi umano exigente, um ano de consolidação daestratégia definida pela atual MesaAdministrativa. "Gerir melhor para apoiarmais" é o nosso lema. Uma frase simples,mas carregada de significado, de muitotrabalho e dedicação. Gerir melhor, significou ao longo dosúltimos meses, mudar procedimentos,implementar novas metodologias detrabalho, profissionalizar a gestão,aumentar o rigor e o brio profissional,quebrar rotinas, implementar mudançasdifíceis. Tudo isto para apoiar mais. É esta aessência da nossa Instituição. Estamos a gerir melhor, e este facto permiteque o Hospital D Manuel de Aguiar deixede ser o grande consumidor dos recursosda Instituição e comece a obter resultadospositivos para conseguirmos cuidar mais emelhor de quem precisa através de diversasrespostas sociais que disponibilizamosatualmente e nas novas valências quevamos disponibilizar no início de 2018. Estamos a dar continuidade às obras derequalificação do Lar Nossa Senhora daEncarnação. Importa referir que asuspensão das mesmas deveu-se ànecessidade de procurar financiamentoatravés do atual quadro comunitário –

Portugal 2020, situação que veio a verificar-se inviável por ausência de apoios para estavertente, apesar de haver expectativasfundadas que haveria. Vamos efetuar esteinvestimento com capitais próprios, sópossível porque os resultados do exercício opermitem. Continuaremos a fazer asmelhorias necessárias para conforto dosutentes e para darmos uma resposta socialde mais qualidade.Vamos apresentar o Plano de Actividadespara o próximo ano onde temos umconjunto de iniciativas que vão ao encontrodas necessidades da nossa a região.Queremos continuar a politica deabertura da Misericórdia à sociedade equeremos uma participação mais activadaqueles que podem e querem ajudaros que mais precisam.Este é o caminho que escolhemos eestamos convictos que é o mais indicadopara a missão que nos foi confiada.O próximo ano será muito rico emactividades que em breve serãoanunciadas e que contam com aparticipação de todos os que se quiseremjuntar a esta nobre missão. Venham connosco.Carlos Poço Provedor

EDITORIAL

Page 3: UNIDADE DE OFTALMOLOGIA E CARDIOLOGIA DO …local e hora a definir, que ocorrerá entre Agosto e Setembro de 2018. O ano de 2017 que está a terminar foi um ano exigente, um ano de

3

HDMA IMPLEMENTA MELHORIAS NA UNIDADEDE OFTALMOLOGIA

O HDMA tem implementado uma melhoriasubstancial na prestação de cuidados de saú-de à sua comunidade.

Desde a melhoria e optimização dos es-paços físicos, rejuvenescimento de quadrospassando pela aquisição de equipamentos,todos os esforços tem sido efectuados como objectivo da prestação de cuidados de saú-de com qualidade.

No âmbito desta filosofia de proximidadee qualidade na prestação de cuidados desaúde a Oftalmologia tem sido uma dasáreas em franco desenvolvimento.

O HDMA conta actualmente com a pres-tação diária de cuidados de Oftalmologia àsua comunidade em praticamente todas asáreas diferenciadas desta especialidade.

O recente esforço na aquisição de equi-pamentos como o OCT, Perimetria Compu-torizada, entre outros, permitirá ao Serviçode Oftalmologia tornar-se praticamente au-tónomo possibilitando um diagnóstico etratamento mais célere e mais eficiente.

Por outro lado, o equipamento do blocooperatório com a mais recente tecnologia naárea da Oftalmologia permitirá a realizaçãode praticamente todos os actos cirúrgicoscom qualidade e segurança para o doentee para o médico.

O HDMA e o seu Serviço de Oftalmolo-gia reforçam assim o seu objectivo primor-dial que é a prestação de cuidados oftal-mológicos diferenciados e de alta qualida-de tendo como foco central o bem-estar dodoente.

A unidade de oftalmologia do HDMA écomposta por cinco clínicos, Dr. Filipe Mira, Dra.Sónia Campos, Dr. Fausto Carvalheira e Dr. LuísViolante, um corpo clínico de excelência comvasta experiência profissional.

PUBLICIDADE

O Serviço de Oftalmologia foi reforçado

com o objectivo primordial da prestação

de serviços de alta qualidade

para o bem-estar do doente

• Aplicadores ergonómicos com controlo audiovisual de contacto • Seletividade tecidular com modo capacitivo e resistivo • 320 W de potência • Ecrã tátil a cores de 8.4’’• Controlo Dinâmico de Impedâcia (Dynamic Impedance ControlTM)

Page 4: UNIDADE DE OFTALMOLOGIA E CARDIOLOGIA DO …local e hora a definir, que ocorrerá entre Agosto e Setembro de 2018. O ano de 2017 que está a terminar foi um ano exigente, um ano de

4

UNIDADE DE CARDIOLOGIA DO HDMA É UMA REFERÊNCIAA Unidade de cardiologia do HDMA beneficiouao longo dos últimos meses de investimento emdiversos equipamentos com o objetivo de me-lhorarmos a resposta prestada aos utentes.Ocorpo clinico, com vasta experiencia profis-sional, é composto por, Dr. Alexandre Antunes,Dra. Natália António, Dr. Francisco Soares, bemcomo, por diversos técnicos que diariamenteprestam apoio à unidade.

A cardiologia é uma especialidade médicaque se dedica à prevenção, diagnóstico e tra-tamento de doenças do coração e grandes va-

sos sanguíneos torácicos.As doenças do coração são diversas; podem

ser agrupadas segundo vários critérios, estan-do muitas vezes interligadas ou coexistirem emsimultâneo. As mais frequentes, e de uma for-ma simplificada, são:

- Doenças que afectam primariamente omúsculo Cardíaco ou miocardiopatias

- Doenças que afectam primariamente as vál-vulas cardíacas ou valvulopatias

- Doenças que afectam as artérias coroná-rias, responsáveis pela irrigação do músculo car-

díaco: doença coronária, frequentemente pla-cas de aterosclerose, que se manifestam comoangina de peito ou enfarte do miocárdio

- Doenças que afectam o sistema eléctrico car-díaco de geração e condução do estímulo ner-voso para o funcionamento cardíaco como“bomba” de ejecção: arritmias cardíacas.

Existem doenças que não são exclusivas docoração mas que o podem afectar (exs: ami-loidose, lúpus, sarcoidose, hemocromatose)

A doença coronária ou Doença Cardiovas-cular (DCV) constitui a principal causa de mor-

te nos países desenvolvidos. Sabe-se hoje queuma intervenção atempada, nomeadamentecom o controle dos chamados factores de ris-co CV, comprovadamente diminui a mortali-dade e doença (morbilidade) por DCV. Os prin-cipais factores de risco CV são a Hipertensãoarterial (HTA), Hábitos tabágicos, Diabetes e Dis-lipidemia (níveis sanguíneos elevados de Co-lesterol ou Triglicerídeos). A Cardiologia trataestes problemas para prevenir as manifestaçõesda DCV (angina de peito ou enfarte do mio-cárdio).

ECG HOLTER(Registo electrocardiográfico de 24h)

O que é e para que serve?O Holter é o registo contínuo de 24 horas doseu ritmo cardíaco durante a sua actividade diá-ria normal. Destina-se a detectar anomalias in-termitentes e a correlacionar os seus sintomascom eventuais alterações do electrocardio-grama.É necessária alguma preparação?Não é necessária qualquer preparação. Develevar roupas largas de preferência com botõesà frente o que facilitará a aplicação do equi-pamento assim como o seu transporte duran-te o dia.Como é feito?A ligação é efectuada por um técnico especia-lizado. O tórax é desengordurado com álcoolpodendo ser necessário rapar alguns pêlos noshomens. Os eléctrodos são aplicados e ligadosatravés de fios a um registador que será trans-portado à cintura numa bolsa apropriada. É for-necido um diário para preenchimento e duranteas 24 horas deve fazer a sua vida normal ex-cepto tomar banho e seguir as instruções da-das pelo técnico. Após as 24 horas deve voltarà clínica para lhe ser retirado o equipamento.O registo será analisado pelo técnico com o au-xilio de um programa de computador e revistopelo médico cardiologista.Quanto tempo demora?Demora aproximadamente 10 a 15 minutosa colocar o registador e menos de 5 minutosa removê-lo. O relatório no entanto só esta-rá pronto após alguns dias pois o registo gra-vado das 24h terá que ser analisado cuida-dosamente.Envolve algum risco?É um exame completamente seguro.

Ecocardiograma(Modo M, Bidimensional e doppler)

O que é e para que serve?O ecocardiograma utiliza ultra-sons paraexaminar o coração. Obtêm-se imagensem uma dimensão (ecocardiograma modoM), em duas dimensões (ecocardiogramabidimensional ou 2D) que permitem ava-liar o tamanho, espessura e movimento dasdiversas estruturas cardíacas. O doppler uti-liza igualmente ultra-sons mas avalia a di-recção e velocidade do fluxo sanguíneodentro do coração; esta informação é vi-sualizada sob a forma de gráficos (dopplerespectral pulsado e continuo) ou a cores(doppler codificado a cores). Se tiver tra-ga electrocardiograma e radiografia do tó-rax recentes assim como algum ecocar-diograma que tenha efectuado anterior-mente.É necessária alguma preparação?Não é necessária qualquer preparaçãopara este exame.Como é feito?O exame é executado com o examinandona posição de deitado, virado para o ladoesquerdo. É usada uma sonda que emitee recebe os ultra-sons. Obtêm-se váriasimagens do coração com a colocação dasonda no tórax e em alguns casos no pes-coço ou abdómen. É utilizado um gel napele que se destina a facilitar a transmis-são dos ultra-sons Pode ter que mudar deposição, respirar lentamente ou mesmo sus-pender a respiração. Estas manobras des-tinam-se a obter imagens de melhor qua-lidade que são registadas em papel foto-gráfico/CD.Quanto tempo demora?O tempo de execução do exame é variá-vel, cerca de 15 a 30 minutos. Em casosmais complicados o exame pode tornar-se mais moroso. É dada imediatamenteuma informação preliminar e o relatório éentregue pouco depois.Envolve algum risco?É um procedimento de diagnóstico, sem ris-cos.

MAPA 24h(Medição ambulatória da pressão arterial)

O que é e para que serve?O MAPA é o registo em 24 horas, durante aactividade diária normal, do seu perfil ten-sional. Destina-se a melhor caracterizar osseus valores de tensão arterial através de me-dições sistemáticas e mais isentas de in-fluências externas, correlacionando-os comeventuais sintomas que possa sentir. É a úni-ca forma de avaliar o comportamento da suatensão arterial durante a noite.É necessária alguma preparação?Não é necessária qualquer preparação.Deve levar roupas largas de preferência combotões à frente o que facilitará a aplicaçãodo equipamento assim como o seu transportedurante o dia.Como é feito?A ligação é efectuada por um técnico espe-cializado. É colocada uma braçadeira numdos seus membros superiores ligada atravésde um fino tubo plástico a um registador queserá transportado à cintura numa bolsaapropriada. É fornecido um diário parapreenchimento e durante as 24 horas devefazer a sua vida normal seguindo as instru-ções dadas pelo técnico. É importante quequando sentir a braçadeira a apertar nãomexa o braço até terminar a medição. As me-dições são programadas de 20 em 20 mi-nutos durante o dia e de 30 em 30 minutosdurante a noite. Após as 24 horas deve vol-tar à clínica para lhe ser retirado o equipa-mento. O registo será analisado pelo técni-co com o auxilio de um programa de com-putador e revisto pelo médico cardiologista.Quanto tempo demora?Demora aproximadamente 10 a 15 minutosa colocar o registador e menos de 5 minu-tos a removê-lo. O relatório no entanto só es-tará pronto após alguns dias pois o registogravado das 24h terá que ser analisado cui-dadosamente.Envolve algum risco?É um exame completamente seguro sem qual-quer risco. Em alguns doentes a braçadeirapode por vezes apertar mais forte ou mais queuma vez seguida no caso de não conseguirdeterminar a tensão arterial e deixar um li-geiro hematoma.

PROVA DE ESFORÇO(em tapete rolante)

O que é e para que serve?Este exame destina-se a submeter o seu or-ganismo ao stress do exercício físico, de ma-neira a evidenciar sinais ou sintomas nãoexistentes ou minimamente existentes em re-pouso. Deve trazer o nome dos medica-mentos que está a tomar actualmente as-sim como alguma Prova de Esforço que játenha efectuado.É necessária alguma preparação?Não é necessária qualquer preparação. Develevar roupas largas e sapatos confortáveispara poder andar (e nalguns casos correr, de-pendendo do examinando) à vontade. Nãodeve ir em jejum. Para as senhoras reco-menda-se que não levem vestidos.Como é feito?O exame é efectuado por um técnico es-pecializado e sob supervisão de um médi-co cardiologista. Após uma explicação re-sumida, o tórax é desengordurado com ál-cool podendo ser necessário rapar algunspêlos nos homens. Os eléctrodos são apli-cados e subirá para um tapete rolante. Se-guidamente os eléctrodos são ligados atra-vés de fios a uma estação de trabalho com-putorizada. É colocada uma braçadeirapara medição da pressão arterial e inicia-se o exame. Depois, de 3 em 3 minutos, au-mentará a velocidade e inclinação do ta-pete segundo um protocolo programado,sempre com visualização e registo do elec-trocardiograma e com medição da pressãoarterial. O exame será parado quando sãoatingidos os objectivos pretendidos, se sur-girem alterações nos parâmetros analisadosque determinem a sua interrupção ou a pe-dido do examinando no caso por exemplode fadiga acentuada ou de dor na(s) per-na(s) que impossibilite(m) prosseguir amarcha.Quanto tempo demora?Depende sobretudo da capacidade de es-forço físico do examinando. Deve contarcom 30 a 45 minutos para a realização des-te exame. O relatório é entregue pouco de-pois.Envolve algum risco?O risco deste exame existe mas é pequeno.

Dr. Alexandre Antunes, coordenador da unidade de cardiologia do HDMA

Page 5: UNIDADE DE OFTALMOLOGIA E CARDIOLOGIA DO …local e hora a definir, que ocorrerá entre Agosto e Setembro de 2018. O ano de 2017 que está a terminar foi um ano exigente, um ano de

5

UNIDADE DE INTERNAMENTO DO HDMA É DE EXECELÊNCIA

PUBLICIDADE

O aumento da procura e da utilização da Uni-dade de Internamento (UI) do HDMA reflete onível de satisfação dos utentes que beneficiamdeste serviço.

A UI destina-se a receber utentes com neces-sidades de convalescença. Dotada de estruturasfísicas que potenciam o conforto dos utentes, aUI cumpre uma das premissas do HDMA - a ga-rantia do bem-estar do utente - emprestando-lhe um ambiente familiar.

A UI disponibiliza um internamento com 4 en-fermarias equipadas com 7 camas hospitalaresarticuladas, casa-de-banho privativa adaptadaàs necessidades dos utentes, roupeiro, televisão,telefone, ar condicionado e rede de distribuiçãode gases medicinais.

A entrada na UI é restrita, havendo regras in-ternas que permitem transmitir maior conforto eambiente seguro aos utentes.

Os utentes dispõem de acompanhamento mé-dico em diversas especialidades, serviço labo-ratorial e de imagiologia, nutrição, e de enfer-magem permanente (24h/dia).

A diferenciação de serviços prestados na UIpassa pela elevada qualificação da equipa mul-tidisciplinar capaz de prestar um serviço eficaz,eficiente, distinto e acessível. Os utentes internadospodem beneficiar de todo o apoio clínico nas di-versas especialidades existentes no HDMA,como por exemplo, Medicina Física e de Rea-bilitação. Atendendo às necessidades nutricionaisde cada utente, dispomos de serviço hoteleiro par-ticularizado e de qualidade.

Este serviço beneficia de acordos e convenções,estando desta forma disponível em diversas mo-dalidades de preço.

Garantimos a personalização de serviços, poisa satisfação dos utentes é a nossa prioridade.Vanessa Domingues, Enf.ª Diretora

Page 6: UNIDADE DE OFTALMOLOGIA E CARDIOLOGIA DO …local e hora a definir, que ocorrerá entre Agosto e Setembro de 2018. O ano de 2017 que está a terminar foi um ano exigente, um ano de

6

JORNADAS SOBRE NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃOSAUDÁVEL JUNTOU MAIS DE 200 PESSOAS

Perto de 240 participantes estiveram nas I Jor-nadas da Nutrição do Hospital D. Manuelde Aguiar, evento que decorreu no Teatro MiguelFranco, em Leiria, no âmbito da iniciativa 'ViverLeiria Saudável'. As jornadas contaram com a pre-sença de especialistas e profissionais da área dasaúde e nutrição que, ao longo do dia, parti-lharam com o auditórioos seus conhecimentos, projectos e experiências.

Na sessão solene, Luís Amaro, representanteda Ordem dos Nutricionista, afirmou que “se temverificado, cada vez mais, uma maior interven-ção e debate na área da saúde e da nutrição”.“Ao ver a 'casa' cheia, noto que existe, cada vezmais, interesse pelas jovens por estas questões,como também na criação de eventos deste tipo.Que os jovens possam ser agente de mudançaneste mundo que está em permanente transfor-mação”, reforçou.

Já Clarisse Louro, directora da Escola Superiorde Saúde de Leiria, destacou que, cada vez mais,“importa falar da nutrição”, pois é um “tema mui-to importante na área da saúde”, salientando que“é necessário implementarem-se políticas de

nutrição e alimentação saudável”. “Acredito quesomos fruto daquilo que comemos, o que querdizer que se nos alimentarmos mal, não somossaudáveis”, acrescentou a directora.

“Se começarmos com uma boa educação naárea da nutrição, desde pequenos, pouparemosmuito dinheiro com a nossa saúde, pois efecti-vamente seremos mais saudáveis”, disse, por suavez, Ana Esperança, vereadora do município de

Leiria com o pelouro da Saúde, felicitando a or-ganização pela criação do evento.

A concluir a sessão solene, Carlos Poço, pro-vedor da Santa Casa da Misericórdia de Leiria,destacou que “é essencial sensibilizar para a im-portância da nutrição, gestão e saúde”, espe-rando que as jornadas “sejam um contributo paraa promoção da saúde e do bem-estar da co-munidade”.

“A saúde é o bem mais importante, um dos pri-meiros passos para termos uma vida saudávelé, de facto, ter uma alimentação saudável. Comsaúde, viramos o mundo”, observou o provedor.

A iniciativa teve início às 08h30, com aberturado secretariado, seguido da abordagem à te-mática 'Nutrição Comunitária e Saúde Pública',às 09h00, com as intervenções de Ana Sofia Li-mas de Sousa, Sónia Rodrigues e João PedroLima.

O segundo painel foi subordinado ao tema'Sustentabilidade e Gestão na Alimentação', econtou com a experiência de Teresa Mariano, daAssociação Portuguesa de Nutrição, Katy Remi-ni, e Patrícia Olas, da Gertal, e Ana Heleno Pin-to, da GeoFood. 'Nutrição e Oncologia' foi a te-mática que se seguiu, desta vez com Rita Lopes,do Hospital dos Lusíadas, e Inês Carretero, daMamaHelp.

As jornadas terminaram com o tema 'Nutrição,Desporto e Actividade Física'. Neste painel,participaram Ana Lúsica Silva, Catarina Nunes,Rafaela Honório e Micaela Morgado.

in Diário de Leiria, 24 de Outubro de 2017

Auditório recebeu cerca de 240 participantes

SAÚDE, CONVÍVIO E DIVERSÃO ANIMARAM LEIRIA AO RITMO DAS ‘PEDALADAS’ DE BTT

Cerca de trinta ciclistas de Leiria colocaram as‘mãos à obra’, ou melhor os pés nos pedais,para, no sábado, aderirem ao Passeio de BTTdo Hospital D. Manuel de Aguiar (HDMA), que,durante uma manhã, promoveu, através do des-porto, hábitos saudáveis, convívio familiar e ce-lebrou a informação.

A rota teve início logo pela manhã, no ‘Par-que do Avião’. Os concorrentes alinharam-se junto á linha de partida e, ‘em três, dois, um’,começaram a pedalada. Mãos no guiador, ca-pacete na cabeça e vontade de passear foramalguns dos ‘ingredientes’ que animaram o ca-minho dos participantes, numa volta de 30 qui-lómetros pelas belas paisagens da cidade doLis.

Contudo as paisagens descobertas pelos ci-clistas na sua rota não foram a única imagembonita para se contemplar, no sábado, em Lei-ria. No ‘Parque do Avião’, a vista para todosos leirienses, que aproveitaram a manhã paraos seus momentos em família ou para os pas-seios com o cão, foi preenchida pela ‘Aldeia doCiclista’, um pequeno ‘lugarejo’ onde foram dis-ponibilizados vários serviços, entre os quais ras-treios de saúde do HDMA, bebidas, cafés e bo-

linhos da Axel Mel e até um ‘mini stand’ auto-móvel da Lizauto.

“Estou só de passagem, mas acho que istoé bom para animar a cidade, uma mais-valia”,comentou Ana Neto, uma das várias pessoasque, apesar de não estar inscrita na prova, vi-sitou a iniciativa. “Estive a fazer um rastreio desaúde, e foi bom, porque assim sempre vamoscontrolando se temos alguma coisa ou não. Istodevia de haver mais”, acrescentou a visitante.

A saúde foi a verdadeira palavra de ordemdo Passeio de BTT e, para assegurar o bem- -estar dos leirienses,o HDMA disponibilizourastreios de enfermagem, fisioterapia e nutrição.

“A saúde em primeiro lugar e a festa em se-gundo, mas nós reunimos, nesta iniciativa, es-sas duas vertentes, por isso estou bastante sa-tisfeito”, comentou Carlos Poço, provedor daSanta Casa da Misericórdia de Leiria. “As pes-soas estão mais abertas a fazer rastreios, mastambém temos de puxar por elas. É uma ques-tão de sensibilização que não é só fruto do nos-so trabalho. É um trabalho nacional e as pes-soas estão cada vez mais sensibilizadas para asquestões da saúde e para os rastreios”, acres-centa o provedor.

Mas nem só de rastreios foi feita a festa no‘Parque do Avião’. Despois dos ciclistas termi-

narem a sua volta, chegou a altura de decidirquem seriam os três ciclistas mais rápidos emprova através de um ‘sprint’ a alta velocidade.Lucas Matias foi o mais rápido a pedalar, se-guido por Vítor Felício e Diogo Carvalho.

A festa não encerrou por aí e, ainda na ‘onda’do BTT, os participantes do passeio do HDMAdecidiram apostar em

mais uma volta pelas redondezas da cidade.Com os homens e mulheres das bicicletas devolta aos percursos, o ‘Parque do Avião’ foi con-vertido em pista de dança para uns passos dezumba, coordenados pela instrutora do novoginásio da cidade, Phive.

“Acho muito importante este tipo de iniciati-vas que englobam o desporto, porque as pes-soas precisam de perceber que o desporto fazparte de uma vida saudável”, comentou VanessaCastanheira, instrutora da aula de Zumba.

Depois do “sucesso” da iniciativa de sába-do, Carlos Poço admite que o “passeio de BTTé para repetir ” e confessa que aquilo que oHDMA quer “ é trazer as famílias” a este tipode iniciativa “e que haja este convívio e parti-cipação nas actividades”.

in Diário de Leiria, 16 de Outubro de 2017

Passeio de BTT e rastreios inserem-se no projecto ‘Viver Leiria Saudável’ desenvolvido pelo HDMA

HDMA ‘Parque do Avião’ foi o ponto de partida do Passeio de BTT do Hospital D. Manuel de Aguiar, no sábado. Iniciativaque promoveu a saúde com rastreios, contou ainda com uma aula de zumba e várias actividades para todas as idades

Leiria Mais de 200 participantes estiveram ontem nas I Jornadas da Nutrição, uma iniciativa promovida pelo HospitalD. Manuel de Aguiar

Page 7: UNIDADE DE OFTALMOLOGIA E CARDIOLOGIA DO …local e hora a definir, que ocorrerá entre Agosto e Setembro de 2018. O ano de 2017 que está a terminar foi um ano exigente, um ano de

7

O Hospital D. Manuel de Aguiar (HDMA) e aPolícia de Segurança Pública (PSP) de Leiria uni-ram-se, na passada sexta-feira, numa acçãode sensibilização e alerta aos condutores. A ini-ciativa, que teve o apoio do Diário de Leiria,teve lugar junto ao antigo edifício da Zara, emfrente ao ‘Largo do Papa’, entre as 21h00 às23h00, e consistiu na análise dos níveis de ál-cool no sangue a condutores. Todos os que nãoacusassem álcool foram alertados para algu-mas questões por elementos do HDMA e pre-miados com cheques consulta para utilizar nohospital.

De acordo com Carlos Poço, provedor daSanta Casa da Misericórdia de Leiria, o “prin-cipal objectivo é sensibilizar os condutores paraas boas práticas de condução, nomeadamentepara não beberem”, tendo em vista que “a saú-de e o bem-estar da comunidade” são a sua“principal prioridade”.

“Como temos o HDMA, sentiu- se a neces-sidade de dar o nosso contributo na sensibili-zação das boas práticas, arranjando uma for-ma inovadora de o fazer e de falar dos efei-tos nocivos do álcool. Todo o ‘ambiente’ de Lei-

ria permite que os condutores estejam mais beminformados”, observou o provedor.

Já Cátia Santos, sub-comissária da PSP deLeiria, nota que “em Leiria as pessoas estãocada vez mais conscientes dos riscos de se be-ber alcoolizado”, considerando que “as cam-panhas feitas têm tido efeitos positivos junto dosintervenientes”. Para a sub-comissária, é im-portante que se consiga que “os leirienses te-nham uma condução segura”.

“Estamos a ter receptividade por parte das

pessoas, e isso é muito positivo e motivador. Apopulação de Leiria está cada vez mais despertapara os riscos do álcool e acredito que inicia-tivas destas ajudam a que se adoptem com-portamentos saudáveis.

Os leirienses são condutores conscientes”,quem o afirma é João Leite, administrador daSanta Casa da Misericórdia de Leiria.

No final da iniciativa, o provedor da SantaCasa da Misericórdia fez um “balanço muitopositivo” da acção. Também para CarlosPoço, os leirienses são “condutores responsá-veis e conscientes”, observando que “ninguémacusou álcool” ao longo da noite. “Estão asportas em aberto para a realização de outroseventos do género”, frisou.

Preocupação com terceiros evita consumo de álcoolAo longo do evento, foram vários os condu-tores que destacaram a importância do 'outro'para não ingerirem bebidas alcoólicas quan-do vão conduzir. Pedro Lopes, um dos condu-tores que esteve presente na acção, refere que“não costuma beber álcool. “Há quem se es-

queça que quando se conduz tem-se várias vi-das nas mãos, que não necessariamente a nos-sa”, constatou o condutor.

Já para Gustavo Gusmão, outro condutorque foi alertado pelos elementos do HDMA, re-comenda que “as pessoas não consumam nemálcool nem droga”, face a ao “risco” subja-cente. “Não gosto de bebidas alcoólicas, porisso não bebo, e mesmo que gostasse, não iriaconduzir se tivesse bebido álcool. Informaçãotodos temos, mas há quem tenha consciênciae há quem não tenha, e devemos ter em con-ta que há mais pessoas na estrada, e que nãodevemos ser um risco para elas”, observou ElsaSantos, condutora também abordada na ini-ciativa.

Para Vítor Carvalho, que também foi sensi-bilizado na iniciativa, “o álcool é das maiorescausas de acidente”, mas considera que se nota“mais consciência” por parte dos automobilistas.“Cada vez mais as pessoas são penalizadas.Estas acções são muito importantes, leva-nosa todos a pensar não só em nós, mas tambémem todos os outros”, frisou.

in Diário de Leiria, 28 de Agosto de 2017

PUBLICIDADE

Carlos Poço também aderiu e fez o ‘teste do balão’

OPERAÇÃO MOSTROU QUE LEIRIENSES SÃO“CONDUTORES RESPONSÁVEIS E CONSCIENTES”Sensibilização Numa acção de parceira entre o Hospital D. Manuel de Aguiar e a PSP, condutores foram alertados para osriscos de se conduzir sob o efeito de bebidas alcoólicas. Ao final da noite “ninguém acusou álcool”

Page 8: UNIDADE DE OFTALMOLOGIA E CARDIOLOGIA DO …local e hora a definir, que ocorrerá entre Agosto e Setembro de 2018. O ano de 2017 que está a terminar foi um ano exigente, um ano de

8

MISERICÓRDIA DE LEIRIA MELHORA SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIOA Santa Casa da Misericórdia de Leiria re-forçou os serviços e a resposta social do Ser-viço de Apoio Domiciliário com o objetivo deproporcionar durante o dia a resolução dediversas necessidades para uma melhorqualidade de vida da comunidade sénior doConcelho de Leiria.

Para o Provedor da Misericórdia de Leiria,Carlos Poço, o objetivo “é potenciar um con-junto de respostas que promovam a pre-venção de situação de dependência, solidãoe o isolamento social, promovendo a auto-nomia do individuo de forma saudável”,numa expressão simples: “Apoiar Mais”.

O serviço prevê a possibilidade do uten-te escolher consoante as suas necessidade,diversas respostas, nomeadamente, alimen-tação cuidada, apoio de enfermagem, tra-tamento de fisioterapia, acompanhamento aoexterior, higiene pessoal, higiene habitacio-nal, tratamento de roupas, serviço de edu-cação social e de animação cultural.

Nos últimos meses tem existido muita pro-cura deste serviço, o que levou a Instituição

a investir em recursos humanos e equipa-mentos, com o intuito de dar uma respos-ta cuidada e pronta aos que precisam

deste apoio. Os preços variam de 190 a 450 con-

soante o pacote de serviços escolhido.

Para obter informação adicional deverá li-gar para o 915190687 ou enviar e-mail parao [email protected] .

PUBLICIDADE

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LEIRIA

NIPC 500848963 Rua Trindade Coelho, n° 8

2400-189 Leiria

CONVOCATÓRIA

Nos termos do disposto nos ar.t°s 22.°/2/ce 23.° do Compromisso da Irmandade daSanta Casa da Misericórdia de Leiria, con-voco os Irmãos para reunirem em As-sembleia Geral no dia 25 de Novembrode 2017, pelas 14.30 horas, no auditó-rio da Casa Sanches, com a seguinte

Ordem de Trabalhos: 1- Apreciar e votar o Plano de Actividadese Orçamento para o ano de 2018 e o pa-recer do órgão de fiscalização. 2- Apreciar e votar o Regulamento Eleitoral. 3- Outros assuntos de interesse da ir-mandade.

Se à hora marcada não estiver presentemais de metade dos Irmãos com direito avoto a assembleia reúne 30 (trinta) minu-tos depois, com qualquer número de pre-senças (art.º 24°/1, do Compromisso). Os documentos estão disponíveis paraconsulta dos Irmãos, na sede da SantaCasa.

Leiria, 26 de Outubro de 2017 O Presidente da Mesa da Assembleia

( António Carlos de Carvalho )

Page 9: UNIDADE DE OFTALMOLOGIA E CARDIOLOGIA DO …local e hora a definir, que ocorrerá entre Agosto e Setembro de 2018. O ano de 2017 que está a terminar foi um ano exigente, um ano de

ACADEMIA DO MOVIMENTO ATIVO (AMA) ESTÁ A SER UM SUCESSO. INSCRIÇÕES ABERTAS.

9

PUBLICIDADE

A Santa Casa da Misericórdia de Leiria inau-gurou no passado dia 30 de outubro, um novoespaço no Lar Nossa Senhora da Encarnação,onde funciona a AMA – Academia de Movi-mento Ativo, esta academia tem como objeti-vo promover as mais diversas atividades cul-turais, artísticas e literárias, havendo a possi-bilidade de partilha de conhecimentos e saberesentre alunos e formadores.

Na sessão de abertura, o administrador da ins-tituição, João Teixeira Leite, referiu a importân-cia deste projeto para aumentar a qualidade devida da população sénior e a preocupação daSanta Casa da Misericórdia de Leiria em dar res-posta a várias solicitações nesta área. De seguidaforam apresentados o coordenador Dr. AntónioFrazão e os restantes formadores das respetivasáreas.

A Academia de Movimento Ativo é um pro-jeto inovador que potencia aos seus participan-tes um envolvimento no meio que os rodeia, atra-vés de um viver socialmente ativo, um bem es-tar físico e mental, de acordo com as suas ne-cessidades, capacidades e desejos.

Ao longo do ano serão lecionadas uma sé-rie de disciplinas teóricas e práticas, atividadessociais, culturais e de convívio, facilitando umadinâmica de inserção e participação social dosalunos, que encontram na AMA um espaço ondeos seus conhecimentos são valorizados e am-pliados. Pretende-se oferecer uma formação di-versificada e de elevada qualidade, disponibili-zando formadores com uma basta experiêncianas áreas de formação.

As disciplinas ministradas nesta fase de ar-ranque são: Nutrição, Comunicação Social, Ge-rontomotricidade, Português, Cuidados de Saú-de, Psicologia e Informática. As aulas decorrem

todas as tardes de segunda a quinta-feira. Assistindo a uma inversão da pirâmide de-

mográfica, deparamo-nos com um fenómenoque é o Envelhecimento Demográfico. Os ido-sos estão a tornar-se na Europa, e também emPortugal, uma população cada vez mais cres-cente, adquirindo mais organização, força e di-mensão. Cabe-nos a nós, contribuir para umaEnvelhecimento Ativo, isto é, criar condições paraque os nossos idosos se sintam mais importan-tes, mais ativos.

A disciplina de Cuidados de Saúde será le-cionada pela Enfermeira Diretora Vanessa Do-mingues e assenta neste pressuposto na medi-da em que serão abordadas temáticas direcio-nadas para os primeiros socorros; acidentes do-mésticos; técnicas e procedimentos de avaliaçãoe intervenção em diversas circunstâncias; pato-logias mais frequentes; entre outros, tornando opúblico alvo mais capaz e com um papel maisinterventivo no âmbito na prevenção e atuação.

Os assuntos a abordar nas aulas de psicolo-

ENTREVISTA

ENF.ª ARMINDA CARVALHO/ ALUNA DA AMA

Como teve conhecimento da Academia deMovimento Ativo?Eu conheci a antiga academia até à seis anosatrás, por motivos pessoais tive de me au-sentar. Recentemente vi um cartaz a divulgara AMA – Academia de Movimento Ativo e fa-lei com o Dr. António Frazão que me infor-mou do projeto.Qual a sua opinião em geral sobre o pro-jeto AMA?As disciplinas são muito interessantes e os

professores são bons. Para além desta ofer-ta inicial desejo outras disciplinas tal comosociologia, história, inglês, francês, fotografia,costura, tricot e crochet. Dou os meus pa-rabéns a quem teve esta ideia de arrancarcom a nova academia.De que forma a formação disponibilizada va-loriza o seu conhecimento?Algumas disciplinas são importantes paracontinuar a valorizar o que já sei. Vou ouvire questionar para o meu enriquecimento pes-soal.Que expetativa tem ao frequentar a nossaAcademia?Espero um bom relacionamento entre alunose professores tal como tem acontecido des-de o inicio das aulas. Pretendo apreender erelembrar o que já está um bocadinho es-quecido e atualizar alguns conceitos, atravésda formação continua. Gostava que reali-zassem visitas a locais de interesse relacio-nados com assuntos tratados nas aulas.

gia do Dr. António Frazão, irão decorrer o maispossível dentro dos interesses manifestados pe-los alunos. De qualquer modo os temas serãoabordados numa perspetiva de reflexão sobre asvivências pessoais, mais do que numa perspe-tiva teórica. O relacionamento interpessoal e assuas vicissitudes, o desenvolvimento e a valori-zação pessoal constituirão o pano de fundo.

As aulas de nutrição serão lecionadas pelo nu-tricionista Dr. Luis Lisboa, estas aulas constam naaprendizagem das vantagens de uma alimen-tação saudável e equilibrada no dia a dia e nocontrolo das diversas doenças. Terá ainda umaforte componente prática, dividida em aulas emcontexto de cozinha e visitas de estudo às diversasempresas de alimentação da região.

Nas aulas de comunicação social lecionadaspelo Nuno Ferreira, serão analisadas semanal-mente os temas mais importantes que marcama agenda de âmbito local, regional e nacional,onde os alunos são convidados a participar numaanálise dinâmica e critica.

A formação em informática será lecionada peloEng. Rui Rafael e tem como objetivo geral qua-lificar os formandos de conhecimentos básicosnas funcionalidades do sistema operativo Win-dows, ferramenta Office (Word, Excel e Power-point), a navegar na Internet utilizando os diversosnavegadores, ferramentas de tratamento de ima-gens, uso de programas de comunicação na in-ternet e redes sociais.

É fundamental manter a qualidade de vida doidoso, minimizar e retardar as perdas e promo-ver a sua autonomia. É neste âmbito, que ha-verá aulas de gerontomotricidade, lecionadaspelo Prof. Ricardo Santos. Esta área predispõe-se a oferecer um conjunto de exercícios de mo-bilidade, equilíbrio e coordenação adequadose cuidadosamente planeados por profissionaiscompetentes, para recuperação e conservaçãodas competências funcionais e psicomotoras du-rante o envelhecimento.

Para além disso, a integração na classe de ge-rontomotricidade permite ao utente explorar in-teresses, manter a participação na comunidade,estabelecer rotinas, hábitos de convívio e socia-lização, evitando o isolamento social, a depressãoe a perda de papéis.

Para além das disciplinas já implementadas,outras irão sendo introduzidas, nomeadamen-te em função dos interesses dos alunos. Assim,a História, o Inglês, tal como a Música, o Tea-tro, as Atividades Manuais e Artes estão nos nos-sos horizontes a curto e médio prazo.

Decorrendo das disciplinas existentes, ou au-tonomamente, serão abordados temas especí-ficos em workshops e palestras com convidados.

Ainda podem ser efetuadas inscrições ligan-do para o 915190687 ou [email protected] .

Início de ano letivo

Page 10: UNIDADE DE OFTALMOLOGIA E CARDIOLOGIA DO …local e hora a definir, que ocorrerá entre Agosto e Setembro de 2018. O ano de 2017 que está a terminar foi um ano exigente, um ano de

10

OPINIÃO Emiliano RodriguesUtente da Residencial XXI

ESTOU AQUI !

Quando aceitei o convite do SenhorProvedor, para escrever algumas palavraspara o Jornal da Santa Casa da Misericórdiade Leiria estava a ler um livro, que consideromagnifico e resolvi partilhar o que a leitura domesmo me proporcionou. Trata-se do “Livroda Alegria” em que Sua Santidade o DalaiLama e o Arcebispo Desmond Tutu emconversa com Douglas Abrams, escritor,editor e agente literário, partilham os seuspensamentos e espiritualidade no intuito detentarem responder à questão “Comoencontrar alegria num mundo em constantesofrimento?” Com efeito, numa sociedade

tão fraturante como a que vivemos e em que omal parece ser quem vence, importa terpresente a esperança e o exemplo de tantaspessoas que no quotidiano tudo fazem paraevitar o sofrimento e construir a felicidadeprópria e a dos outros. A generosidade e acompaixão são inatas ao ser humano, noentanto, as circunstâncias exteriores, por vezes,obrigam o Homem a ser protagonista doegoísmo, inveja e a não pensar a uma escalaglobal, focando-se nele próprio. Dizem osprotagonistas do referido livro, que não existedestino sombrio que determine o futuro e queé o próprio Homem que o determina. Dizemmesmo “A cada dia e a cada momento,podemos criar e recriar as nossas vidas e aprópria qualidade da vida humana no nossoplaneta. É esse o poder que detemos”. Sei queé difícil concretizar isto na nossa vidaquotidiana, mas também estou convencido deque se interiorizarmos que através das nossasatitudes e da forma como nos relacionamoscom os outros podemos obter um mundomelhor, levamos a bom porto o propósito danossa vida: sermos felizes e combater o

sofrimento. Para isso, são apresentados poraqueles dois galardoados com o PrémioNobel da Paz “Os oito pilares da Alegria”,todos eles importantes, mas de entre elesdestaco a humildade e o perdão. Nos temposque vivemos, urge cada vez mais não nossentirmos superiores a ninguém, apreciarverdadeiramente o outro e nunca reagir comnegatividade. Toda a essência dos valoresreferidos no “ Livro da Alegria” é transversal àFé que professo, mas é sempre muitogratificante perceber que outras crenças eespiritualidades trabalham também em proldo bem comum, e lutam pela felicidade dosoutros. Ninguém como Jesus Cristoprotagonizou o Amor até às últimasconsequências, mas livros como estes sãoverdadeiros “tónicos” para reavivar a nossavontade de perseguirmos sempre o Bem dosoutros. No fundo é esse o papel dasMisericórdias, que assim se chamam porterem no seu ideário, sobretudo em Portugal,as catorze obras de misericórdia, queconstituem não só o seu ADN como a suaoriginalidade.

DIA INTERNACIONAL DO IDOSO COM VISITA A FÁTIMA

Sendo a Santa Casa da Misericórdia de Leiriauma instituição de largo alcance social, eanalisando todo o conjunto de valências, aconstrução do Hospital de Santo André, decariz oficial, determinou o fecho do HospitalDom Manuel de Aguiar, que regressou àssuas origens, sendo modificado de forma aresponder às novas exigências da técnica eda modernidade. Desenvolvidas outras ativi-dades, de acordo com as suas práticas, foioriginado o processo que levou à concretiza-ção de um conjunto de ações, de apoio àTerceira Idade, de modo a que pudesse res-ponder às exigências de outro tipo de vivên-cias. E assim começa por surgir o novo edifí-cio, de arquitetura tipo "cubista", e que no seufuncionamento poderá ser considerado comoum misto de sala de repouso, hospedaria,com assistência médica, ou de enfermageme serviços complementares. A liberdade é to-tal, de acordo com as disponibilidades físicasde cada qual, bem como a sua participaçãoem atos de caráter religioso, ginástica ouqualquer evento de cariz social ou cultural.Concluída a construção, impunha-se que anova estrutura fosse apelidada, para mais fá-cil identificação. Perante as divergências queentão se levantaram, foi escolhido, por umacerta analogia com um programa oficial de-nominado Saúde XXI, que por várias razõesnão teve prosseguimento, o que levou aoaproveitamento daquele XXI, para identifica-ção da nova estrutura. Surge o dia 1 de Ju-nho de 2008, em que a nova Residencialabre as suas portas, e se disponibiliza paraalbergar os seus novos in-quilinos. Ordena-dos os respetivos serviços, foi entregue a suachefia a pessoal superior, bem como a umgrupo de serventuárias, que se ocupavam daparte laboral e acompanhamento dos pró-prios residentes, mormente os mais carência-dos físicamente. Numa instituição deste tipo éimpossível a inexistência de lacunas, com ori-gem nos serviços, ou nos próprios utentes, jáque a diversidade de opiniões e vontades épor demais evidente, o que é, muitas vezes,colmatado pelos próprios residentes, e outraspela boa vontade do pessoal de serviço. Oótimo é inimigo do bom. Os residentes, dadaa sua debilidade física e a sua idade avança-da, têm predisposições diferentes, sendo porvezes difícil harmonizar seus gostos e vonta-des. Embora existam algumas situações quenão são do total agrado de todos, considera-mos uma obra de excelência, que a Miseri-córdia levou a cabo e que veio preencher alacuna que existia neste tipo de assistência. Asua localização, no centro da cidade, é demolde a cativar utentes e seus familiares,dado o ambiente repousante que origina.

OPINIÃO Dr. Carlos Carvalho, presidente do Conselho Fiscal da SCML

O LIVRO DA ALEGRIA

Para assinalar o Dia Internacional do Idosoa Santa Casa da Misericórdia de Leiria pro-moveu um passeio a Fátima.

Os utentes da Residencial XXI e do Lar Nos-sa Senhora da Encarnação visitaram o San-tuário de Fátima e passearam num comboioturístico por diversos pontos de interesse.

Foi um dia feliz, cheio de animação.

Page 11: UNIDADE DE OFTALMOLOGIA E CARDIOLOGIA DO …local e hora a definir, que ocorrerá entre Agosto e Setembro de 2018. O ano de 2017 que está a terminar foi um ano exigente, um ano de

11

POEMA

ÀS MINHAS COMPANHEIRAS E COMPANHEIROS

Gostava de ter o domde fazer rir as pessoascontar histórias, dizer graçasmas nada disso eu faço;agora vejam o que era eu sei tivesse que ganhara vida como palhaço…E fosse com pouca sortepor um circo contratado,chamar-me-iam por certo,palhaço desengraçado!...Ai que vergonha eu teria,essa sorte eu não queriaque ter fracassos é bem triste…Mas minha alma não desiste;que eu não sou de desistir;se isto aqui não é convento,temos que nos divertir!E talvez eu os faça rircom a minha pretensão e ideias petulantes,de querer fazer tudo igual tal como eu fazia dantes.Tenho é que ter cuidadoPara não sofrer decepção, faço isto, vem aquilo,é uma atrapalhação…Quero fazer o meu diário, o meu conto quero escrever,também a minha poesia

porque isso me dá prazer, mas por reparar nas roupas que já estão desarrumadas, lembro as calças do maridocom as bainhas desfiadase para evitar um rasgão, trato de as arranjarque é minha obrigação…A ele, dou muito carinho, só assim o amor redobraque não é só ter marido,porque tem muita mão de obra!...Mas não é só isto, nãoque me dá ocupaçãoe vejo para cuidar,é que ao olhar minhas mãos,as unhas já estão tão feias, tenho que as arranjar…E as dos pés, que aflição!...Cortá-las é um espectáculoque até a mim faz rir- para não me afligir… - Ponho o pé numa cadeira, e no bordo da banheira, eu os ponho no bidéou na tampa da sanita,olhem só para esta “fita”…Ponho-os em vários sítios, mas nenhum me satisfaz e não ponho os pés ao peito

só porque não sou capaz…Quando lavo a cabeça…Cruzes!...isso é mesmo de irritar,fica-me o génio enrolado…Que eu já não tenho cabelop’ra fazer o penteado…E se chega meu maridoque em graças, leva a melhor, então assim é pior,fico “levada da breca”…Diz ele com cara atrevidaque o mais difícil na vida,é pentear um careca…E cá vou continuando;só não sei é até quando…Se vejo que não fiz tudo, não vale a pena dar ais, as tarefas continuam e para a semana há mais…Mas se por fim, estou cansadae por isso fico triste, para minha animaçãosempre arranjo soluçãosem pensar em roupas novas,boa mesa ou aparatos,para logo me alegrarprefiro antes lembraras brincadeiras dos meus gatos!Correrias pela casa,cambalhotas arriscadas,

os saltos são de pasmar e se é connosco que brincam dando uns pulinhos de lado, assim mesmo a provocar,é coisa muito engraçada,ver um gatinho a brincar!É não é?Pois é!...Digam amigas e amigosse não é de aproveitaresta minha opçãopara espantar a depressão?!

E é o que tenho para dizer…não cobro nada, é de graça porque não sou interesseiranem sou velhota ladina…Sou de todos companheira, sou apenas a Umbelina.

Umbelina Ramos Silva utente do Lar Nossa Senhora da Encarnação

OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO DO LAR N.ª SENHORA DA ENCARNAÇÃO RETOMADAS

A Misericórdia de Leiria está a dar continuidadeàs obras de requalificação do Lar Nossa Senhorada Encarnação. Importa referir que a suspensãodas mesmas deveu-se à necessidade de procu-rar financiamento através do atual quadro co-munitário – Portugal 2020, situação que veio averificar-se inviável por ausência de apoios para

esta vertente, apesar de haver expectativas fun-dadas que haveria.

O Provedor da Misericórdia, Eng. CarlosPoço, afirma que “vamos efetuar este investimentocom capitais próprios, só possível porque os re-sultados do exercício o permitem. Continuaremosa fazer as melhorias necessárias para dar con-

forto aos nossos utentes merecem um Lar commais conforto, alegria e dignidade.”

Ao longo das ultimas semanas foram efetua-das algumas melhorias em salas de estar, bemcomo, a criação de novos espaços para os uten-tes mais dependentes, investiu-se em equipa-mento, como sofás articuláveis, dando mais con-

forto aos utentes. Dando continuidade aos 11 quartos requali-

ficados em 2016, a instituição vai em 2018 darcontinuidade a essas melhorias noutros quartos,bem como, alterar a cobertura, efetuar pinturasexteriores e interiores, requalificar áreas co-muns, como o jardim e terraços existentes.

DEPOISANTES

Page 12: UNIDADE DE OFTALMOLOGIA E CARDIOLOGIA DO …local e hora a definir, que ocorrerá entre Agosto e Setembro de 2018. O ano de 2017 que está a terminar foi um ano exigente, um ano de

12

PUBLICIDADE

CRIANÇAS DA CRECHE CASA SANCHESRECEBEM VISITA SURPRESA

As Crianças da Creche Casa Sanches da SantaCasa da Misericórdia de Leiria foram surpreen-didas com uma visita especial. Vários cães, tar-

tarugas, papagaios, coelhos deliciaram as nos-sas crianças. A GoldPet proporcionou esta fabu-losa experiência de interação com os animais. O

objetivo foi proporcionar momentos de interaçãocom várias espécies de animal, contribuindo paraa alegria e bem estar das nossas crianças.