unidade 3 - defesa civil estadual de minas...

14
Unidade 3 Declaração Municipal de Atuação Emergencial (DMATE) e Relatório Fotográfico Objetivos de Aprendizagem Ao final desta Unidade, você deverá ser capaz de: l Preencher a Declaração Municipal de Atuação Emergencial (DMATE); e l Elaborar o relatório fotográfico.

Upload: others

Post on 24-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Unidade 3 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/.../dtec/s2id/S2ID_2015_Unidade_3.pdf · 2016-05-10 · Unidade 3 Declaração Municipal de Atuação Emergencial

Unidade 3

Declaração Municipal de Atuação Emergencial (DMATE)

e Relatório Fotográfico

Objetivos de Aprendizagem

Ao final desta Unidade, você deverá ser capaz de:

lPreencher a Declaração Municipal de Atuação Emergencial (DMATE); e

lElaborar o relatório fotográfico.

Page 2: Unidade 3 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/.../dtec/s2id/S2ID_2015_Unidade_3.pdf · 2016-05-10 · Unidade 3 Declaração Municipal de Atuação Emergencial
Page 3: Unidade 3 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/.../dtec/s2id/S2ID_2015_Unidade_3.pdf · 2016-05-10 · Unidade 3 Declaração Municipal de Atuação Emergencial

67

Unidade 3 – Declaração Municipal de Atuação Emergencial (DMATE) e Relatório Fotográfico

Declaração Municipal de Atuação Emergencial (DMATE)

e Relatório Fotográfico

Olá participante,

Vamos iniciar a terceira Unidade deste curso, aprender a preencher a Declaração Municipal de Atuação Emergencial (DMATE) e entender como devemos elaborar o relatório fotográfico.

Caso surjam dúvidas no decorrer dos seus estudos, entre em contato com o seu tutor, ele está preparado para ajudá-lo no que for neces-sário.

Bom trabalho!

Declaração Municipal de Atuação Emergencial (DMATE)

A Declaração Municipal de Atuação Emergencial (DMATE) é um formulário que detalha profundamente a capacidade municipal de respos-ta e as ações empregadas no âmbito local, considerando as características regionais. Esse formulário dispõe de cinco itens, sendo que os quatro pri-meiros devem ser preenchidos por você, usuário do sistema, e o quinto item é preenchido automaticamente.

As informações dispostas no cabeçalho, conforme mostra a Figura 43, também são preenchidas automaticamente de acordo com os dados do Formulário de Informações do Desastre (FIDE).

Page 4: Unidade 3 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/.../dtec/s2id/S2ID_2015_Unidade_3.pdf · 2016-05-10 · Unidade 3 Declaração Municipal de Atuação Emergencial

68

Curso de Capacitação para Usuários do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID): módulos de Registro e de Reconhecimento

Figura 43: Portal S2ID tela DMATE (cabeçalho)

Fonte: Brasil (2015)

O primeiro item – Caracterização de Situação de Emergência ou Es-tado de Calamidade Pública – trata do impacto do desastre no Município com relação aos danos e prejuízos. Possui um campo aberto para caracte-rizar essas consequências, como podemos observar na Figura 44.

Figura 44: Portal S2ID tela DMATE (caracterização de SE ou ECP)

Fonte: Brasil (2015)

No item 2 – Informações relevantes sobre o Desastre – é possível fazer um breve relato sobre o desastre, informando, inclusive, se houve ocorrências anteriores relacionadas àquele mesmo evento, conforme apre-sentado na Figura 45.

No caso de você registrar um desastre que ocorre repetidamente em seu município, há um campo aberto para que sejam relatadas as ações pre-ventivas que porventura estejam sendo tomadas, além de explicar o porquê de ainda haver necessidade de atuação emergencial.

Page 5: Unidade 3 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/.../dtec/s2id/S2ID_2015_Unidade_3.pdf · 2016-05-10 · Unidade 3 Declaração Municipal de Atuação Emergencial

69

Unidade 3 – Declaração Municipal de Atuação Emergencial (DMATE) e Relatório Fotográfico

Observe que, neste campo, esperamos que você informe

as ações preventivas que precisam ser desenvolvidas

em seu município para que o evento não volte a ocorrer,

por exemplo, obras de drenagem ou de contenção de

encostas.

Figura 45: Portal S2ID tela DMATE (informações relevantes sobre o desastre)

Fonte: Brasil (2015)

No item 3 – Informações sobre capacidade gerencial do município – encontramos questionamentos sobre planejamento estratégico, tático e operacional do Município. Nesse item, você deverá responder a algumas perguntas relacionadas às ações que foram tomadas pelo Município visan-do à preparação para resposta a desastres, conforme Figura 46.

Você deverá utilizar o campo aberto, nesta parte do questionário, para detalhar quais são as dificuldades enfrentadas pelo município para promover uma melhor gestão do desastre. São exemplos:

lfalta de pessoal preparado;

lausência de material;

lfalha no apoio dos órgãos da prefeitura às pessoas afetadas;

ldeficiência na capacitação dos membros do órgão municipal de Proteção Defesa Civil, etc.

Figura 46: Portal S2ID tela DMATE (informações sobre a capacidade gerencial)

Fonte: Brasil (2015)

Page 6: Unidade 3 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/.../dtec/s2id/S2ID_2015_Unidade_3.pdf · 2016-05-10 · Unidade 3 Declaração Municipal de Atuação Emergencial

70

Curso de Capacitação para Usuários do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID): módulos de Registro e de Reconhecimento

O item 4 – Medidas e ações em curso – é composto de três subitens, que dizem respeito às medidas e às ações de socorro, de assistência e de reabilitação do cenário, adotadas pelo Estado.

Subitem 4.1 – Mobilização e emprego de recursos humanos e insti-tucionais – esse campo é utilizado para detalhar se houve pessoal emprega-do e o número de pessoas que trabalharam nas operações de socorro e de assistência, conforme Figura 47.

Figura 47: Portal S2ID tela DMATE (medidas e ações em curso 1)

Fonte: Brasil (2015)

Subitem 4.2 – Mobilização e emprego de recursos materiais – este campo é utilizado para detalhar a fonte dos recursos materiais (doação; empréstimo de outros órgãos; equipamento próprio da prefeitura, etc.). Detalha também a quantidade de cada recurso utilizado e a quantidade ainda necessária para as operações, como apresentado na Figura 48.

Há o campo aberto com o objetivo de descrever em detalhes o pes-soal ou o equipamento empregado.

Figura 48: Portal S2ID tela DMATE (medidas e ações em curso 2)

Fonte: Brasil (2015)

Page 7: Unidade 3 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/.../dtec/s2id/S2ID_2015_Unidade_3.pdf · 2016-05-10 · Unidade 3 Declaração Municipal de Atuação Emergencial

71

Unidade 3 – Declaração Municipal de Atuação Emergencial (DMATE) e Relatório Fotográfico

Subitem 4.3 – Mobilização e emprego de recursos financeiros – você deverá preencher também os valores expressos em R$ e utilizar esse campo para detalhar se os recursos são suficientes e se há necessidade de comple-mentação pelo Governo Federal ou pelo Governo Estadual. Recomenda-mos indicar os valores complementares necessários, Figura 49.

Neste item, você deverá preencher também os valores expressos em Reais e descrever as informações referentes ao que foi preenchido, quando necessário.

Figura 49: Portal S2ID tela DMATE (medidas e ações em curso 3)

Fonte: Brasil (2015)

O item 5 – instituição informante – será preenchido automaticamen-te, de acordo com as informações de cadastro do usuário que está preen-chendo o formulário, conforme Figura 50.

Figura 50: Portal S2ID tela DMATE (instituição informante)

Fonte: Brasil (2015)

Ao clicar no botão “Salvar DMATE”, ficará disponível na tela do Portal S2ID a seguinte informação “Formulário salvo com sucesso!”, con-forme apresentado na Figura 51.

Page 8: Unidade 3 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/.../dtec/s2id/S2ID_2015_Unidade_3.pdf · 2016-05-10 · Unidade 3 Declaração Municipal de Atuação Emergencial

72

Curso de Capacitação para Usuários do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID): módulos de Registro e de Reconhecimento

Figura 51: Portal S2ID tela DMATE (formulário gravado com sucesso)

Fonte: Brasil (2015)

Saiba que, se necessitar realizar qualquer ajuste neste formulário, você poderá fazer até o momento em que enviar para o reconhecimento, o que é feito no final do processo, após preencher todos os formulários. Quando enviamos para o reconhecimento, todos os formulários têm a sua edição bloqueada, exceto o FIDE.

Muito bem, como está o seu entendimento até o momento? Acaba-mos de apresentar o passo a passo para que você preencha a Decla-ração Municipal de Atuação Emergencial (DMATE), então, se tiver alguma dúvida, resolva agora com seu tutor antes de continuar seus estudos, pois é muito importante que você entenda o que estamos tratando aqui para poder seguir em frente.

Relatório Fotográfico

O relatório fotográfico é formatado por situações, sendo que cada situação está dividida em três etapas, conforme apresentamos a seguir:

limagens da situação;

ldescrição da situação; e

llocal da situação.

Na etapa imagem da situação é possível anexar até duas fotos que

Page 9: Unidade 3 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/.../dtec/s2id/S2ID_2015_Unidade_3.pdf · 2016-05-10 · Unidade 3 Declaração Municipal de Atuação Emergencial

73

Unidade 3 – Declaração Municipal de Atuação Emergencial (DMATE) e Relatório Fotográfico

irão subsidiar os analistas na elaboração do seu parecer, como também comprovar os danos e prejuízos causados pelo desastre.

Na etapa descrição da situação, você poderá descrever, até 300 ca-racteres, a situação retratada nas imagens anexadas no item imagem da situação, informando a sua relação com o desastre.

Já na etapa local da situação, você poderá selecionar no mapa o local onde foram registradas as imagens anexadas na etapa Imagem da situação.

É importante salientar que você, como usuário do sistema, poderá gerar até seis situações diferentes, incluindo em cada uma as imagens, a descrição e o local.

Na sequência, será explanado sobre a inserção das informações re-ferentes à Situação 1 e suas etapas do relatório fotográfico.

Imagem da Situação

Na Figura 52 apresentamos a tela para inserção das imagens da si-tuação, observe a Figura 52 então:

Figura 52: Portal S2ID tela relatório fotográfico

Fonte: Brasil (2015).

Ao clicar no botão “Inserir Imagem”, abre-se a tela auxiliar para anexar arquivo, conforme Figura 53. Nesta tela, você deverá clicar no bo-tão “escolher arquivo”.

Page 10: Unidade 3 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/.../dtec/s2id/S2ID_2015_Unidade_3.pdf · 2016-05-10 · Unidade 3 Declaração Municipal de Atuação Emergencial

74

Curso de Capacitação para Usuários do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID): módulos de Registro e de Reconhecimento

Figura 53: Portal S2ID tela relatório fotográfico

Fonte: Brasil (2015)

Na sequência, conforme apresentado na Figura 54, será preciso se-guir os passos:

llocalizar o arquivo;

lselecionar o arquivo;

lclicar no botão “abrir”.

O processo para carregar a imagem poderá demorar um pouco, pois o sistema converte as imagens para um arquivo de 500 Kb, limite máximo do tamanho da imagem no Sistema.

Figura 54: Portal S2ID tela relatório fotográfico

1

2

3

Fonte: Brasil (2015)

Depois de inserir a imagem e carregar o arquivo certo, o próximo passo é clicar no botão “ok” para voltar à tela principal, conforme mostra

Page 11: Unidade 3 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/.../dtec/s2id/S2ID_2015_Unidade_3.pdf · 2016-05-10 · Unidade 3 Declaração Municipal de Atuação Emergencial

75

Unidade 3 – Declaração Municipal de Atuação Emergencial (DMATE) e Relatório Fotográfico

a Figura 55. Caso seja acionado o botão “cancelar”, a imagem não é adi-cionada e você será direcionado à tela principal.

Figura 55: Portal S2ID tela relatório fotográfico

Fonte: Brasil (2015)

Posteriormente, a imagem aparecerá no campo adicionado, caso você necessite excluí-la do processo, deve clicar no botão “remover ima-gem”, como apresentado na Figura 56.

Figura 56: Portal S2ID tela relatório fotográfico

Fonte: Brasil (2015)

Assim, dessa forma concluímos a etapa de inserção das imagens da situação. O próximo passo é descrever a situação retratada nas imagens. Então, vamos ao trabalho!

Page 12: Unidade 3 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/.../dtec/s2id/S2ID_2015_Unidade_3.pdf · 2016-05-10 · Unidade 3 Declaração Municipal de Atuação Emergencial

76

Curso de Capacitação para Usuários do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID): módulos de Registro e de Reconhecimento

Descrição da Situação

Em seguida é necessário descrever a situação retratada nas imagens anexadas na etapa de imagens da situação. É importante que você consi-ga descrever de forma resumida, em até 300 caracteres, o local onde foi fotografada a imagem, os danos retratados, o impacto local do dano e as pessoas afetadas.

Figura 57: Portal S2ID tela relatório fotográfico

Fonte: Brasil (2015)

Após a descrição da situação retratada nas imagens, vamos passar para a etapa de definição do local da situação.

Local da Situação

Na sequência, você deve selecionar, com a maior precisão possível no mapa, conforme apresentado na Figura 58, o local da situação com base nas imagens anexadas na etapa imagens da situação.

Figura 58: Portal S2ID tela relatório fotográfico

Fonte: Brasil (2015)

Para selecionar no mapa com maior precisão o local onde foram registradas as imagens anexadas na etapa imagens da situação, é preciso

Page 13: Unidade 3 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/.../dtec/s2id/S2ID_2015_Unidade_3.pdf · 2016-05-10 · Unidade 3 Declaração Municipal de Atuação Emergencial

77

Unidade 3 – Declaração Municipal de Atuação Emergencial (DMATE) e Relatório Fotográfico

que você utilize o dispositivo de aproximação ou afastamento da imagem no mapa, representado pelos sinais positivo “+” e negativo “–”, conforme realçado na Figura 58.

Assim, determinado o local, é necessário que você clique em cima do ponto, para que apareça o símbolo , que indica o local onde ocorreu a situação. Com esse procedimento automaticamente as coordenadas serão incluídas no campo correspondente, logo abaixo do mapa, como apresen-tado na Figura 59.

Figura 59: Portal S2ID tela relatório fotográfico

Fonte: Brasil (2015)

Ao finalizar esse processo devemos clicar no botão “Salvar formulá-rio” para gravar as informações.

Caso você queira incluir outras cinco situações, basta clicar no bo-tão adicionar detalhes para que apareça as situações. Caso você queira remover a situação incluída, basta clicar no botão remover detalhes .

As imagens carregadas e as informações preenchidas permanecerão editáveis, ou seja, você poderá incluir ou excluir as imagens até o momento do envio para reconhecimento.

Page 14: Unidade 3 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/.../dtec/s2id/S2ID_2015_Unidade_3.pdf · 2016-05-10 · Unidade 3 Declaração Municipal de Atuação Emergencial

78

Curso de Capacitação para Usuários do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID): módulos de Registro e de Reconhecimento

ResumoNesta Unidade conhecemos os procedimentos para o preenchimen-to da Declaração Municipal de Atuação Emergencial (DMATE) no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) e vimos como elaborar o relatório fotográfico.

Muito bem, chegamos ao final de mais uma Unidade, este é o mo-mento de você conferir o seu aprendizado. Para tanto, realize as ativi-dades dispostas no AVEA e lembre-se: caso necessite de auxílio, entre em contato com seu tutor, ele está preparado para ajudá-lo.

Bons estudos!