unidade 2 - defesa civil estadual de minas...

36
Unidade 2 Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE) Objetivos de Aprendizagem Ao final desta Unidade, você deverá ser capaz de: l Acessar o S2ID para efetivar o cadastro; l Realizar o procedimento de registro (preenchimento do FIDE).

Upload: others

Post on 09-Oct-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Unidade 2 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/images/defesacivil/dtec/s2id/S2ID_2015_Unida… · Unidade 2 Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

Unidade 2

Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

Objetivos de Aprendizagem

Ao final desta Unidade, você deverá ser capaz de:

lAcessar o S2ID para efetivar o cadastro;

lRealizar o procedimento de registro (preenchimento do FIDE).

Page 2: Unidade 2 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/images/defesacivil/dtec/s2id/S2ID_2015_Unida… · Unidade 2 Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)
Page 3: Unidade 2 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/images/defesacivil/dtec/s2id/S2ID_2015_Unida… · Unidade 2 Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

31

Unidade 2 – Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

Como Acessar o Sistema Inte-grado de Informações sobre

Desastres (S2ID)

Olá participante!

Vamos começar a segunda Unidade deste curso. Neste momento, você aprenderá a acessar o S2ID para poder fazer seu cadastro e iniciar o procedimento de preenchimento do FIDE.

Saiba que é muito importante que você entenda o que estamos tratan-do até o momento para poder seguir com seus estudos, portanto, se precisar de ajuda, entre em contato com o seu tutor.

Bons estudos!

Para ter acesso ao portal do S2ID, você deve acessar o site da Se-cretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil <http://www.mi.gov.br/defe-sacivil> e clicar na aba Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Como é demonstrado na Figura 1 a seguir.

Figura 1: Site Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil

Fonte: Brasil (2015)

Ao clicar no link S2ID <http://s2id.mi.gov.br/>, conforme Figura 2, você será redirecionado para o portal de acesso. Nele, você terá as seguintes opções:

Page 4: Unidade 2 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/images/defesacivil/dtec/s2id/S2ID_2015_Unida… · Unidade 2 Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

32

Curso de Capacitação para Usuários do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID): módulos de Registro e de Reconhecimento

lAcesso Restrito, dividido em:

• Ente Federado – destinado para os Municípios e Estados fazerem os registros de desastre, solicitar reconhecimento e recursos destinados a ações de resposta;

• Ministério da Integração – acesso restrito aos servidores do Ministério da Integração Nacional;

lInformações públicas, dividido em:

• Banco de dados – visualização e análise dos registros por meio de uma ferramenta de georreferenciamento, que consiste em uma ferramenta de visualização de mapas;

• Biblioteca virtual – permite acesso a vários documentos – artigos, teses, dissertações, trabalho de conclusão de curso (TCC) – relacionados ao tema mapeamento e gestão de risco de desastres;

• Arquivo digital – com documentos que registram os desastres ocorridos até o ano de 2012, codificados pelo CODAR, como NOPRED, AVADAN, Decretos e Portarias;

• Atlas Brasileiro de Desastres Naturais – com a primeira edi-ção de 1991 a 2010, e a segunda de 1991 a 2012, destaca-se pela construção pioneira do resgate histórico de desastres, ressaltando a importância dos registros pelos órgãos federais, distrital, estaduais e municipais de Proteção e Defesa Civil para que estudos abrangentes e discussões sobre as causas e intensidade dos desastres possam contribuir para a construção de uma cultura de proteção civil.

Figura 2: Portal S2ID

Fonte: Brasil (2015)

Page 5: Unidade 2 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/images/defesacivil/dtec/s2id/S2ID_2015_Unida… · Unidade 2 Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

33

Unidade 2 – Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

Acesso Restrito (Ente Federado)

Acesso ao Ente Federado Município/Estado: área destinada aos Mu-nicípios, Estados e Distrito Federal para preenchimento dos formulários de registro da ocorrência e/ou para solicitar a homologação, o reconhe-cimento federal de Situação de Emergência ou o Estado de Calamidade Pública, assim como os recursos destinados a ações de resposta, conforme destacado na Figura 3.

Figura 3: Portal S2ID – Acesso ao Ente Federado

Fonte: Brasil (2015)

Cadastro

Para ter acesso pela primeira vez ao sistema, você deverá acessar o link “não possuo cadastro” na tela de acesso ao sistema, Figura 4.

Figura 4: Portal S2ID tela login e senha

Fonte: Brasil (2015)

Page 6: Unidade 2 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/images/defesacivil/dtec/s2id/S2ID_2015_Unida… · Unidade 2 Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

34

Curso de Capacitação para Usuários do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID): módulos de Registro e de Reconhecimento

Na sequência, será necessário anexar o ofício de solicitação de login e senha, que deve estar assinado pelo Prefeito Municipal, Gestor de Prote-ção e Defesa Civil Estadual, Distrital, ou autoridade hierarquicamente su-perior. Nesse ofício deverão constar os dados do usuário (servidor, funcio-nário e/ou pessoa responsável) que será responsável pela inserção de dados no sistema: nome completo, CPF, e-mail, número do telefone institucional, número do telefone celular, órgão que representa e endereço completo. Nesse local, conforme apresentado na Figura 5, também estará disponível a opção “Modelo”, e, ao clicar no link, será possível acessar um arquivo do Microsoft Word, conforme Anexo A, que pode ser usado como modelo para confecção do ofício.

Figura 5: Portal S2ID tela modelo de anexo ofício de login e senha

Fonte: Brasil (2015)

Estando com o documento preenchido, assinado e já digitalizado, o próximo passo será anexar o documento de solicitação de login e senha, então, primeiramente, você deverá clicar no botão “escolher arquivo”, como apresentado na Figura 6.

Page 7: Unidade 2 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/images/defesacivil/dtec/s2id/S2ID_2015_Unida… · Unidade 2 Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

35

Unidade 2 – Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

Figura 6: Portal S2ID tela anexo de ofício de login e senha

Fonte: Brasil (2015)

Na sequência, você deverá:

llocalizar o local do arquivo;

lselecionar o arquivo; e

lclicar no botão “abrir”, conforme apresentado na Figura 7.

Figura 7: Portal S2ID tela anexo ofício de login e senha

1 2

3

Fonte: Brasil (2015)

Para finalizar a atividade de anexar o arquivo, você deverá clicar no botão “anexar arquivo”, Figura 8.

Page 8: Unidade 2 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/images/defesacivil/dtec/s2id/S2ID_2015_Unida… · Unidade 2 Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

36

Curso de Capacitação para Usuários do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID): módulos de Registro e de Reconhecimento

Figura 8: Portal S2ID tela anexo oficio de login e senha

Fonte: Brasil (2015)

Logo após aparecerá na tela, no campo direito, a mensagem “ofício anexado com sucesso”, Figura 9.

Figura 9: Portal S2ID tela confirmação de ofício

Fonte: Brasil (2015)

Depois de anexar o documento, você deverá preencher os dados so-licitados para finalizar o seu cadastro. Primeiramente, deverá indicar se seu cadastro é no âmbito municipal ou estadual e, na sequência, preencher as demais informações, inclusive referentes ao Município ou Estado.

Page 9: Unidade 2 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/images/defesacivil/dtec/s2id/S2ID_2015_Unida… · Unidade 2 Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

37

Unidade 2 – Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

Figura 10: Portal S2ID tela cadastro

Fonte: Brasil (2015)

Apesar de não obrigatório, é importante informar um segundo e-mail, no campo “e-mail secundário”. Inclusive, é possível inserir mais de um e-mail para recebimento de informações relativas ao processo de reco-nhecimento. Para isso, basta colocar uma vírgula entre os e-mails. Exem-plo: [email protected], [email protected], etc.

Logo abaixo dos dados da prefeitura, você deverá selecionar se exis-te o órgão de Proteção e Defesa Civil, conforme destacado na Figura 11.

Figura 11: Portal S2ID tela cadastro (opção do órgão de Proteção e Defesa Civil)

Fonte: Brasil (2015)

Importante: obser-ve, na Figura 10, que os itens em ver-melho são obrigató-rios.

Page 10: Unidade 2 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/images/defesacivil/dtec/s2id/S2ID_2015_Unida… · Unidade 2 Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

38

Curso de Capacitação para Usuários do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID): módulos de Registro e de Reconhecimento

Se a opção for “sim”, será solicitado o preenchimento dos dados referentes ao órgão de Proteção e Defesa Civil, conforme mostra a Figura 12. Se o órgão possuir CNPJ próprio, é preciso incluir essa informação no campo específico e o nome do órgão de Proteção e Defesa Civil de acordo com os dados da Receita Federal para que o CPDC seja emitido com essas informações.

Figura 12: Portal S2ID tela cadastro do órgão de Proteção e Defesa Civil

Fonte: Brasil (2015)

Na sequência dos dados do órgão de Proteção e Defesa Civil, você deverá selecionar se as ações de reconstrução serão realizadas por outro órgão. Essa informação é importante para que, em caso de necessidade de repasse de recurso, ele seja repassado para uma secretaria ou órgão similar com CNPJ específico, observe a Figura 13.

Figura 13: Portal S2ID tela cadastro do órgão responsável pelas ações de recuperação

Fonte: Brasil (2015)

Page 11: Unidade 2 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/images/defesacivil/dtec/s2id/S2ID_2015_Unida… · Unidade 2 Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

39

Unidade 2 – Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

Se a opção for “sim”, será solicitado o preenchimento dos dados referentes ao órgão como: CNPJ, nome do órgão de acordo com os dados da Receita Federal e o responsável com seu CPF e data de nascimento. Isso se faz necessário para que os recursos (transferência obrigatória) para as ações de resposta e de reconstrução sejam creditados em uma conta corren-te específica para esse órgão.

Finalmente, são solicitadas as informações sobre a ca-

pacidade gerencial do município, a senha e a confirma-

ção do e-mail. Uma vez preenchidas todas as informa-

ções obrigatórias, para finalizar, basta clicar no botão

“solicitar cadastro” e aguardar o e-mail de confirmação,

conforme apresentado na Figura 14.

Figura 14: Portal S2ID tela solicitação de cadastro

Fonte: Brasil (2015)

Note, observando a Figura 15, que enquanto não for aprovado pela SEDEC o cadastro apresentará a mensagem “Aguarde a ativação do Ca-dastro”.

Page 12: Unidade 2 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/images/defesacivil/dtec/s2id/S2ID_2015_Unida… · Unidade 2 Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

40

Curso de Capacitação para Usuários do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID): módulos de Registro e de Reconhecimento

Figura 15: Portal S2ID tela aguardando ativação do cadastro

Fonte: Brasil (2015)

No caso de esquecimento de senha, você deverá acessar a opção “Esqueci minha Senha”, conforme apresentado na Figura 16.

Figura 16: Portal S2ID Tela Esqueci minha Senha

Fonte: Brasil (2015)

Após clicar no campo “Esqueci minha Senha”, você poderá recupe-rar sua senha por meio do preenchimento de seu CPF, conforme Figura 17. A senha será enviada para o e-mail cadastrado no sistema.

Page 13: Unidade 2 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/images/defesacivil/dtec/s2id/S2ID_2015_Unida… · Unidade 2 Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

41

Unidade 2 – Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

Figura 17: Portal S2ID tela recuperação de senha

Fonte: Brasil (2015)

Você também poderá fazer o login através de “Acesso via Token”, conforme ilustrado na Figura 18 a seguir:

Figura 18: Portal S2ID tela Acesso via Token

Fonte: Brasil (2015)

Essa forma de acesso é realizada por meio da certificação digital do usuário, ou seja, é necessário que você possua um token vinculado ao seu CPF. Dessa forma, ao clicar no botão “Acesso via Token”, você será direcionado para uma tela de acesso que solicitará o código pin do token (senha do certificado digital), que será autenticado no sistema.

Page 14: Unidade 2 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/images/defesacivil/dtec/s2id/S2ID_2015_Unida… · Unidade 2 Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

42

Curso de Capacitação para Usuários do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID): módulos de Registro e de Reconhecimento

Acesso ao Campo Ente Federado

Ativado o cadastro, você deverá informar o e-mail e a senha para acessar o S2ID, clicando no link “Acessar o sistema”, como mostra a Figu-ra 19.

Figura 19: Portal S2ID tela Acesso ao Sistema

Fonte: Brasil (2015)

Na tela “Atualizar cadastro” também é possível alterar a senha de acesso fornecida automaticamente pelo sistema. Lembre-se de que essa se-nha deverá ser alterada no primeiro acesso por meio do botão “Trocar Senha”, localizado no final da página, Figura 20.

Figura 18: Portal S2ID tela troca de senha

Fonte: Brasil (2015)

Na sequência, você será direcionado para a tela “Troca de Senha”, nela será necessário inserir a senha atual e a nova senha proposta, como pode ser visto na Figura 21.

Page 15: Unidade 2 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/images/defesacivil/dtec/s2id/S2ID_2015_Unida… · Unidade 2 Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

43

Unidade 2 – Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

Figura 21: Portal S2ID tela troca de senha

Fonte: Brasil (2015)

Sempre que o S2ID for acessado, você será direcionado para a tela “Atualizar cadastro” com o objetivo de conferir se as informações estão atualizadas ou se é necessário modificá-las. É de fundamental importância que os dados estejam sempre atualizados, pois, em caso de dúvidas, a Se-cretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil entrará em contato com você sempre que for necessário.

Após revisar e atualizar os dados, você deverá clicar no botão “avan-çar”, conforme apresentado na Figura 22.

Figura 22: Portal S2ID tela cadastro

Fonte: Brasil (2015)

E então, como está o seu entendimento até o momento? Saiba que é muito importante para o seu aprendizado que você esteja entendendo o que estamos tratando. Se precisar de ajuda, não hesite em entrar em contato com o seu tutor.

Page 16: Unidade 2 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/images/defesacivil/dtec/s2id/S2ID_2015_Unida… · Unidade 2 Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

44

Curso de Capacitação para Usuários do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID): módulos de Registro e de Reconhecimento

Menu Opções

No menu “Opções” estão disponíveis os seguintes campos, observe o que apresenta a Figura 23:

lRegistro e reconhecimento federal, dividido em:

• Novo registro – onde se encontram os formulários necessá-rios para informar uma ocorrência, solicitar a homologação estadual e/ou solicitar o pedido de reconhecimento.

• Acompanhamento – local onde você pode consultar os proto-colos abertos referentes ao seu município, visualizar e imprimir todo o processo.

lAções de Resposta – destinado ao ente federado, é onde devem ser solicitados os recursos necessários para as ações emergenciais e de assistência humanitária no momento da ocorrência de um desas-tre. Você deverá prestar as informações necessárias para efetuar a solicitação de recursos, acompanhamento e prestação de contas.

lAções de Recuperação – consiste em um módulo que ainda está em desenvolvimento e, dessa maneira, não se encontra disponível. No entanto, esse espaço será destinado ao ente federado para solicitar os recursos necessários para as ações de reconstrução. Você deverá prestar as informações necessárias para efetuar a solicitação de recursos, acompanhamento e prestação de contas.

lPlano de Contingência, dividido em:

• Criação/Edição e Visualizar no mapa – trata-se de um módulo que ainda está em desenvolvimento e, dessa maneira, não se encontra disponível. No entanto, esse espaço será destinado para o ente federado apresentar o plano de contingência, que consiste em um planejamento tático, elaborado a partir de uma determinada hipótese de desastre. Esse plano deve ser elaborado com grande antecipação, objetivando facilitar as atividades de preparação e otimizar as atividades de resposta aos desastres.

lOutras opções, dividido em:

• Relatórios – este espaço permite que você possa realizar con-sultas sobre as ocorrências de desastres cadastradas no sistema e possa emitir os relatórios sobre essas ocorrências.

Page 17: Unidade 2 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/images/defesacivil/dtec/s2id/S2ID_2015_Unida… · Unidade 2 Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

45

Unidade 2 – Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

• SCDI – link de direcionamento para o Sistema de Cadastro de Deslizamento e Inundações (SCDI) que foi desenvolvido pelo Serviço Geográfico do Brasil (CPRM), para inclusão de informações sobre potenciais eventos relativos a deslizamentos.

• Orientações S2ID – ambiente no qual há manuais de orientação para você, também conta com videoaulas.

• Legislação – página onde estão disponíveis as leis e as normas relacionadas à Proteção e Defesa Civil.

Figura 23: Portal S2ID tela menu opções

Fonte: Brasil (2015)

Lembre-se sempre de que se precisar de ajuda, você pode entrar em contato com seu tutor. Ele está preparado para ajudá-lo no que for necessário.

Novo Registro

Ao acessar a opção “Novo registro”, o Formulário de Informação dos Desastres (FIDE) é aberto. Além de ser fundamental para habilitar a edição dos demais formulários, o FIDE serve para registrar a ocorrência do

Page 18: Unidade 2 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/images/defesacivil/dtec/s2id/S2ID_2015_Unida… · Unidade 2 Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

46

Curso de Capacitação para Usuários do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID): módulos de Registro e de Reconhecimento

desastre e para a abertura do processo de homologação estadual e reconhe-cimento federal. Da mesma forma, as informações gravadas no FIDE são encaminhadas ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desas-tres (CENAD) para as providências de apoio.

Formulário de Informação dos Desastres (FIDE)

O FIDE é um documento obrigatório para que o ente federado possa solicitar o reconhecimento das situações de Emergência ou de Calamidade Pública referentes aos desastres naturais. O formulário também pode ser utilizado para prestar informações sobre os danos e prejuízos decorrentes dos desastres, mesmo quando não é solicitado o reconhecimento.

Note, observando a Figura 24, que no item 1 – Identificação – os campos de identificação dos estados e municípios são preenchidos auto-maticamente, de acordo com o cadastro. Se essas informações estiverem incorretas, todos os formulários estarão incorretos. Se isso acontecer, você deverá entrar em contato com a SEDEC para solicitar o ajuste.

Neste mesmo item, temos as seguintes informações:

lPopulação, que já vem preenchida automaticamente, de acordo com censo do IBGE 2010.

lPIB (Produto Interno Bruto) – registrar o valor, em R$, apurado no ano anterior.

lOrçamento – registrar o Orçamento Municipal, valor em R$, aprovado na Lei Municipal.

lArrecadação anual – registre o valor, em R$, da Arrecadação Anual, apurada no ano anterior.

lRCL (Receita Corrente Líquida) – registrar o valor em R$ anual ou mensal e o sistema calculará automaticamente o valor mensal e anual.

Observe que para a avaliação do processo de pedido de reconheci-mento alguns critérios são baseados na Receita Corrente Líquida (RCL). O não preenchimento correto dessa informação poderá implicar na de-volução do processo e até mesmo no não deferimento da solicitação de reconhecimento.

Page 19: Unidade 2 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/images/defesacivil/dtec/s2id/S2ID_2015_Unida… · Unidade 2 Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

47

Unidade 2 – Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

Figura 24: Portal S2ID tela FIDE

Fonte: Brasil (2015)

No item 2 – Tipificação – deverá ser selecionado o tipo de desastre de acordo com a Codificação Brasileira de Desastres (COBRADE), na cai-xa de seleção. Automaticamente será preenchido o código da COBRADE e a sua denominação, visualizado na Figura 25.

Figura 25: Portal S2ID tela FIDE (seleção COBRADE)

Fonte: Brasil (2015)

Page 20: Unidade 2 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/images/defesacivil/dtec/s2id/S2ID_2015_Unida… · Unidade 2 Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

48

Curso de Capacitação para Usuários do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID): módulos de Registro e de Reconhecimento

No item 3 – data de ocorrência – deverá ser informada a data da ocorrência do desastre. Nos casos de desastres graduais ou de evolução crônica, a data da ocorrência será a data da decretação. Nesse item, apre-sentado na Figura 26, deve ser registrada também a hora do desastre.

lSúbitos ou de Evolução Aguda – quando resultam da liberação brusca de grande quantidade de energia sobre sistemas vulneráveis. Relacionam-se com eventos ou acidentes de grande magnitude e de ocorrência súbita. São exemplos de desastres súbitos os relacionados ao movimento de massa, como: quedas, tombamentos e rolamentos; deslizamentos; corridas de massa; e subsidências e colapso.

lDesastres Graduais ou de Evolução Crônica – quando seus efeitos são sustentados e tendem a se agravar e acentuar de forma gradual. São exemplos de desastres graduais: secas, estiagens, incêndios florestais e a baixa umidade do ar.

Sendo assim, a data de ocorrência do desastre é um dos

critérios utilizados pela SEDEC para avaliar o pedido de

reconhecimento: se súbitos, você deverá solicitar o reco-

nhecimento até 10 dias após o evento; se graduais ou de

evolução crônica, até 10 dias após a decretação.

Figura 26: Portal S2ID tela FIDE (data ocorrência)

Fonte: Brasil (2015)

Page 21: Unidade 2 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/images/defesacivil/dtec/s2id/S2ID_2015_Unida… · Unidade 2 Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

49

Unidade 2 – Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

É importante destacar que, sem o preenchimento dessas informações (tipo de desastre – COBRADE e a data de ocorrência), o registro de solicitação de Reconhecimento de Situação de Emergência ou de Estado de Calamidade Pública não será gravado. Destacamos ainda que a definição correta dos códi-gos facilita o procedimento e proporciona mais fidelidade ao processo.

No item 4 – Área Afetada – é o campo destinado para o ente federa-do informar quais áreas do município foram afetadas, conforme apresen-tado na Figura 27. Esse campo é dividido em três partes:

l4.1 Área afetada/Tipo de ocupação – você deve selecionar se as áreas, residencial, comercial, industrial, agrícola, pecuária, de extrativismo vegetal, de reserva florestal ou APA, de mineração, de turismo e outras, foram afetadas nas áreas urbana, rural ou ambas ou ainda não existem ou não foram afetadas.

l4.2 Seleção das áreas afetadas – a seleção é realizada diretamente no mapa do município clicando com o botão esquerdo do mouse, onde cada área que pode ser selecionada corresponde aos setores censitários definidos pelo IBGE. Para selecionar vários setores, você deverá acionar e segurar a tecla “Ctrl”.

l4.3 Descrição das áreas afetadas – nesta descrição é preciso atentar-se para as delimitações, fornecendo informações com o máximo de precisão. Na aba anexo, é possível incluir mapas ou croquis, além de outros documentos.

Fique atento na seleção das áreas afetadas, item 4.2, é im-

portante evitar selecionar a totalidade do município, apon-

tando apenas às áreas que efetivamente sofreram danos e

prejuízos relevantes, por exemplo:

llocalidades onde a infraestrutura urbana foi danificada ou destruída, como pontes e estradas;

láreas rurais que, por causa da seca, sofreram com a falta de água e/ou tiveram perdas da safra;

lno caso de deslizamento: as encostas;

lnos casos de inundações, são as áreas inundáveis situa-das em nível inferior às cotas de alerta.

Segundo o IBGE (2011), Setores Cen-sitários consistem na menor unidade territorial, formada por uma área con-tínua, integralmen-te contida em área urbana ou rural, com dimensão ade-quada à operação de pesquisas e cujo conjunto esgota a totalidade do Ter-ritório Nacional, o que permite assegu-rar a plena cobertu-ra do País.

Page 22: Unidade 2 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/images/defesacivil/dtec/s2id/S2ID_2015_Unida… · Unidade 2 Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

50

Curso de Capacitação para Usuários do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID): módulos de Registro e de Reconhecimento

No item 4.3 – Descrição das Áreas Afetadas – é importante a descri-ção mais específica do que foi afetado na área selecionada, por exemplo, o nome da rua, bairro, a região mais afetada, etc. Evite colocar a expressão “toda a área urbana e rural do município”, pois a própria seleção dos itens anteriores já indica as áreas afetadas das zonas urbana e rural.

Figura 27: Portal S2ID tela FIDE (seleção área afetada)

Fonte: Brasil (2015)

No item 5 – Causas e Efeitos do Desastre – é o espaço destinado para o ente federado descrever o evento adverso que provocou o desastre, informando suas características e magnitude, conforme apresentado na Fi-gura 28. Exemplos: elevação do nível do rio, se rápida ou lenta; milímetros de chuva; velocidade do vento; encharcamento do solo, etc.

Page 23: Unidade 2 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/images/defesacivil/dtec/s2id/S2ID_2015_Unida… · Unidade 2 Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

51

Unidade 2 – Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

Observe que é interessante inserir informações pluvio-

métricas de órgãos de pesquisas ou acompanhamento

hidrometeorológico, como a Agência Nacional de Águas

(ANA), por exemplo.

Figura 28: Portal S2ID tela FIDE (causas e efeitos do desastre)

Fonte: Brasil (2015)

Item 6 – Danos – este espaço é destinado para o ente federado clas-sificar os danos decorrentes do desastre. De acordo com a definição da Instrução Normativa n. 1, de 24 de agosto de 2012, Danos é o resultado das perdas humanas, materiais ou ambientais infligidas às pessoas, comu-nidades, instituições, instalações e aos ecossistemas, como consequência de um desastre.

Lembre-se de que podemos caracterizar Situação de

Emergência (SE) como uma situação de alteração intensa

e grave das condições de normalidade em um determina-

do Município, Estado ou Região, decretada em razão de

desastre, comprometendo parcialmente sua capacidade

de resposta. Já o Estado de Calamidade Pública (ECP) é

a situação de alteração intensa e grave das condições

de normalidade em um determinado município, estado ou

região, decretada em razão de desastre, comprometendo

substancialmente sua capacidade de resposta.

Item 6.1 – Danos Humanos – informe a quantidade de pessoas vitimadas em consequência do desastre, discriminando:

lMortas – pessoas falecidas;

lFeridos – pessoas feridas que necessitam ou não de hospitalização;

Page 24: Unidade 2 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/images/defesacivil/dtec/s2id/S2ID_2015_Unida… · Unidade 2 Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

52

Curso de Capacitação para Usuários do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID): módulos de Registro e de Reconhecimento

lEnfermos – pessoas que desenvolveram enfermidades em conse-quência do desastre;

lDesabrigados – pessoas desalojadas que necessitam de abrigo público temporário;

lDesalojados – pessoas cujas habitações foram danificadas ou destruídas, mas que, necessariamente, não precisam de abrigo público temporário;

lDesaparecidos – pessoas não localizadas ou de destino desco-nhecido; e

lOutros afetados – pessoas diretamente afetadas pelo desastre, de alguma outra forma, as quais devem ser descritas no campo Descrição dos Danos Humanos.

Observe que o total de afetados é somatório automático dos itens anteriores. Para caracterizar Situação de Emergência (SE) ou Estado de Calamidade Pública (ECP), observe os seguintes critérios para o item 6.1, da Figura 29:

Figura 29: Danos humanos – Caracterização de SE ou ECP

6.1 SE ECP

Mortos 1 - 9 10 ou +

Afetados 1 - 99 100 ou +

Fonte: CEPED UFSC (2015)

No quadro “Descrição dos Danos Humanos”, apresentado na Fi-gura 30, é possível descrever com clareza o campo “Outros afetados”. Um exemplo de outros danos humanos seria pessoas isoladas, que são aquelas que ficaram totalmente impedidas de se locomover, necessitando de meios excepcionais para tanto, como transporte aéreo.

Page 25: Unidade 2 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/images/defesacivil/dtec/s2id/S2ID_2015_Unida… · Unidade 2 Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

53

Unidade 2 – Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

Figura 30: Portal S2ID tela FIDE (danos humanos)

Fonte: Brasil (2015)

No item 6.2 – Danos Materiais – informe a quantidade de edifica-ções danificadas ou destruídas pelo desastre, discriminando:

lUnidades habitacionais – casas, edifícios e demais unidades ha-bitacionais.

lInstalações públicas de saúde – hospitais, postos de saúde, centros médicos e outros.

lInstalações públicas de ensino – creches, escolas, colégios, facul-dades e outros.

lInstalações públicas prestadoras de outros serviços – prefeitura, postos de atendimento ao público e outros.

lInstalações públicas de uso comunitário – centros de convivência e outras.

lObras de infraestrutura pública – Sistema viário (estradas e ro-dovias).

lObras de arte (pontes, pontilhões, viadutos e outros).

lSistema de abastecimento de água (dutos), Sistema de energia (postes e transformadores), Sistema de drenagem (bueiros, canaletas, etc.).

Para caracterizar Situação de Emergência (SE) ou Estado de Cala-midade Pública (ECP), observe os seguintes critérios para o item 6.2, da Figura 31:

Page 26: Unidade 2 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/images/defesacivil/dtec/s2id/S2ID_2015_Unida… · Unidade 2 Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

54

Curso de Capacitação para Usuários do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID): módulos de Registro e de Reconhecimento

Figura 31: Danos materiais – Caracterização de SE ou ECP

6.2 SE ECP

Total de somatório da quantidade de instalações públicas de saúde, ensino e

prestadoras de outros serviços destruídos ou danificados

1 - 9 10 ou +

ou quantidade de instalações de uso comunitário destruídas ou danificadas

1 - 9 10 ou +

ou quantidade de unidades habitacionais destruídas ou danificadas

1 - 9 10 ou +

ou quantidade de obras de infraestrutura destruídas ou danificadas

1 - 9 10 ou +

Fonte: CEPED UFSC (2015)

No item “Descrição dos Danos Materiais”, conforme apresentado na Figura 32, deve ser informado o nome das instalações e obras danifi-cadas, incluindo tipo de dano ocorrido, quantidade de pessoas afetadas, localização, nome do estabelecimento e outras informações pertinentes.

Exemplos:

lEscola Estadual, endereço, quantidade de alunos, parcialmente destelhada e etc.;

lHospital, endereço, quantidade de leitos, x leitos danificados devido a desmoronamento de parede e etc.

Figura 32: Portal S2ID tela FIDE (danos materiais)

Fonte: Brasil (2015)

Page 27: Unidade 2 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/images/defesacivil/dtec/s2id/S2ID_2015_Unida… · Unidade 2 Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

55

Unidade 2 – Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

Dentro do item – 6.3 – Danos Ambientais – os danos ambientais dizem respeito ao processo de degradação da natureza, que pode ser reversível ou irreversível. Informe se o município apresentou os seguintes danos ambientais:

lPoluição ou contaminação da água – reservas de água de superfície ou de subsuperfície;

lPoluição ou contaminação do ar;

lPoluição ou contaminação do solo;

lDiminuição ou exaurimento hídrico; e

lIncêndios em parques, APAs ou APPs.

Devemos selecionar o dano, se houve ou não, e em caso positivo, colocar o percentual da população atingida por causa dos danos ambientais (poluição ou contaminação da água, do ar, do solo e diminuição ou exau-rimento do recurso hídrico), provocados pelo desastre, de acordo com uma escala variável (0 a 5%, 5 a 10%, 10 a 20%, e acima de 20%), e o percentual (até 40% ou acima de 40%) de incêndios em parques, APAs e APPs.

Na descrição devemos informar o local, as consequências do de-sastre, a previsão de recuperação da área, entre outras informações que possam apresentar a consequência a quem está avaliando o documento.

Na caracterização dos critérios de Situação de Emergência (SE) ou de Estado de Calamidade Pública (ECP), observe os seguintes critérios para o item 6.3, Figura 33:

Figura 33: Danos ambientais – Caracterização SE ou ECP

6.3SE SE ECP ECP

até 10.000 hab.

acima de 10.000 hab.

até 10.000 hab.

acima de 10.000 hab.

Contaminação da água

10 a 20% 5 a 10% acima de 20% 10 a 20%

Contaminação do solo

10 a 20% 5 a 10% acima de 20% 11 a 20%

Contaminação do ar

10 a 20% 5 a 10% acima de 20% 12 a 20%

incêndio em vegetações

até 40% acima de 40%

Fonte: Brasil (2015)

Page 28: Unidade 2 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/images/defesacivil/dtec/s2id/S2ID_2015_Unida… · Unidade 2 Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

56

Curso de Capacitação para Usuários do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID): módulos de Registro e de Reconhecimento

Figura 34: Portal S2ID tela FIDE (danos ambientais)

Fonte: Brasil (2015)

Item 7 – Prejuízos Econômicos – os prejuízos econômicos são clas-sificados em duas categorias, prejuízos econômicos públicos e prejuízos econômicos privados, que são informados separadamente.

No item 7.1 – Prejuízos Econômicos Públicos – registrar os serviços essenciais que foram prejudicados ou interrompidos pelo desastre, infor-mando a quantidade e a unidade de referência e estimar o valor em reais, relacionados às ações que deverão ser realizadas em função do colapso dos serviços essenciais, referentes aos prejuízos causados ao poder público para o restabelecimento e recuperação dos sistemas prestadores dos seguintes serviços:

lassistência médica e saúde pública;

labastecimento de água potável;

lsistema de captação de águas pluviais e sistema de coleta de es-gotos sanitários;

lsistema de limpeza urbana e de recolhimento e destinação de lixo;

lsistema de desinfestação/ desinfecção do habitat/ de controle de pragas e vetores;

lgeração e distribuição de energia elétrica;

ltelecomunicações;

ltransportes locais, regionais e de longo curso;

ldistribuição de combustíveis, especialmente os de uso doméstico;

lsegurança pública; e

lensino.

O valor total dos prejuízos públicos é preenchido automaticamente de acordo com os valores preenchidos nos itens anteriores.

Page 29: Unidade 2 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/images/defesacivil/dtec/s2id/S2ID_2015_Unida… · Unidade 2 Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

57

Unidade 2 – Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

Na caracterização dos critérios de Situação de Emergência (SE) ou de Estado de Calamidade Pública (ECP), observe os seguintes critérios para o item 7.1, Figura 35:

Figura 35: Prejuízos econômicos – Caracterização SE ou ECP

7.1 SE ECP

Total de prejuízos públicos2,77 a 8,32% da

RCLacima de 8,33%

da RCL

Fonte: Brasil (2015)

No campo “Descrição dos Prejuízos Econômicos Públicos”, con-forme Figura 36, descrever o impacto desses prejuízos no que se refere à prestação de serviços públicos para a população, por exemplo, interrupção dos serviços essenciais. Esclareça como foram calculados os valores consig-nados, para um melhor entendimento.

Também deve ser informada a extensão de prejuízos, que é com-preendida como a população diretamente afetada pelo colapso do serviço essencial respectivo. É necessário citar as medidas em curso para o restabe-lecimento e recuperação dos serviços.

Figura 36: Portal S2ID tela FIDE (prejuízos econômicos públicos)

Fonte: Brasil (2015)

No item 7.2 – Prejuízos Econômicos Privados – registrar os prejuí-zos econômicos, discriminando a quantidade, a unidade de referência e o valor em R$ do prejuízo correspondente, discriminando:

Page 30: Unidade 2 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/images/defesacivil/dtec/s2id/S2ID_2015_Unida… · Unidade 2 Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

58

Curso de Capacitação para Usuários do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID): módulos de Registro e de Reconhecimento

lagricultura – informar o valor do prejuízo para os diversos tipos de lavoura;

lpecuária – informar o valor de animais mortos, doentes ou com baixo peso, em função do desastre;

lindústria – informe o valor estimado de custo da produção perdida do setor industrial afetado;

lcomércio; e

lserviços.

O valor total dos prejuízos privados é preenchido automaticamente de acordo com os valores preenchidos nos itens anteriores. Na caracteriza-ção de Situação de Emergência (SE) ou de Estado de Calamidade Pública (ECP), observe os seguintes critérios para o item 7.2, Figura 37:

Figura 37: Prejuízos econômicos privados – Caracterização SE ou ECP

7.2 SE ECP

Total de prejuízos privados8,33 a 24,92% da

RCLacima de 24,93%

da RCL

Fonte: Brasil (2015)

No campo “Descrição dos prejuízos econômicos privados”, confor-me Figura 38, descrever o impacto desses prejuízos na economia do mu-nicípio a curto, médio e longo prazo. Esclareça como foram calculados os valores consignados, para um melhor entendimento. Também devem ser informadas as medidas em curso para contenção dos prejuízos.

Figura 38: Portal S2ID tela FIDE (prejuízos econômicos privados)

Fonte: Brasil (2015)

Page 31: Unidade 2 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/images/defesacivil/dtec/s2id/S2ID_2015_Unida… · Unidade 2 Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

59

Unidade 2 – Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

No item 8 – Instituição Informante – os dados da instituição infor-mante como: nome, telefone, nome do responsável pelas informações e o cargo serão preenchidas automaticamente de acordo com os dados cadas-trais. A data do preenchimento também é automática e sempre alterada ao se clicar o botão “salvar registro”, conforme apresentado na Figura 39.

Figura 39: Portal S2ID tela FIDE (instituição informante)

Fonte: Brasil (2015)

Ao clicar no botão “salvar registro”, aparece a mensagem constante na Figura 40. Neste momento, as informações são gravadas na base de da-dos, enviadas ao CENAD e disponibilizadas para análise espacial.

Figura 40: Portal S2ID tela FIDE (salvar registro)

Fonte: Brasil (2015)

Na sequência aparecerá um quadro, conforme visualizado na Figura 41, apresentando os principais dados do registro e solicitando a confir-mação dessas informações. Verificando divergência nas informações apre-sentadas, você deverá selecionar o botão “não” e assim ele retornará para a edição do FIDE, caso contrário clica no botão “sim” para confirmar as informações.

Page 32: Unidade 2 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/images/defesacivil/dtec/s2id/S2ID_2015_Unida… · Unidade 2 Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

60

Curso de Capacitação para Usuários do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID): módulos de Registro e de Reconhecimento

Figura 41: Portal S2ID tela confirmação

Fonte: Brasil (2015)

Em seguida, o sistema apresenta a tela de confirmação de geração de protocolo em que você deverá clicar na opção “ok”, conforme Figura 42.

Figura 42: Portal S2ID tela FIDE (protocolo)

Fonte: Brasil (2015)

A partir deste momento, os demais formulários estarão disponíveis para preenchimento, conforme destacado na Figura 43.

Figura 43: Portal S2ID tela abas do reconhecimento

Fonte: Brasil (2015)

Page 33: Unidade 2 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/images/defesacivil/dtec/s2id/S2ID_2015_Unida… · Unidade 2 Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

61

Unidade 2 – Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

Note Figura 44, o status do processo é apresentado logo acima das abas do processo de reconhecimento e também é apresentado o número do protocolo logo abaixo do item identificação no FIDE.

Figura 44: Portal S2ID tela Status e protocolo

Fonte: Brasil (2015)

O FIDE é o único formulário que não é bloqueado após o envio de solicitação de reconhecimento, uma vez que ele poderá e deverá ser atua-lizado na base de dados e junto ao CENAD enquanto perdurar a situação de anormalidade.

Page 34: Unidade 2 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/images/defesacivil/dtec/s2id/S2ID_2015_Unida… · Unidade 2 Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

62

Curso de Capacitação para Usuários do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID): módulos de Registro e de Reconhecimento

ResumoNesta Unidade vimos como realizar o cadastro no sistema S2ID, como recuperar a senha e como acessar o sistema. Além disso, vi-mos também o que é e como se preenche o Formulário de Informa-ções do Desastre (FIDE).

Concluímos mais uma Unidade deste curso. Preparamos algumas ati-vidades para você conferir o seu aprendizado, elas estão disponíveis no AVEA. Lembre-se: caso precise de ajuda, entre em contato com o seu tutor, ele está preparado para auxiliá-lo.

Bons estudos!

Page 35: Unidade 2 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/images/defesacivil/dtec/s2id/S2ID_2015_Unida… · Unidade 2 Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

63

Unidade 2 – Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)

Anexo A - Modelo de Ofício para S2ID

Modelo de Ofício Municipal – Cadastramento S2ID

PREFEITURA MUNICIPAL DE [inserir o nome do Município] [Inserir endereço com CEP]

[Inserir números de telefone/fax e e-mail]

Ofício nº. [inserir o número do ofício]

[Inserir local], [inserir dia] de [inserir mês] de [inserir ano].

Ao Senhor[Inserir o nome do Secretário Nacional de Defesa Civil]Secretário Nacional de Defesa CivilSetor Bancário Norte, Quadra 02, Lote 11, Edifício Apex-BrasilCEP: 70.040-020 – Brasília/DF Telefone: (61) 2034-5869

Assunto: Portaria nº 526, de 06 de setembro de 2012, referente ao cadastramento no S2ID para fins de solicitação de reconhecimento.

Senhor Secretário Nacional,

1. Por meio da Portaria nº 526, de 06 de setembro de 2012, foi estabelecido que as solicitações de reconhecimento de situação de emergência ou estado de calamidade pública serão feitas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres - S2ID.

2. Com base no Art. 6º, a legitimidade do acesso ao S2ID deverá ser garantida por meio do cadastramento individual dos usuários no Sistema.

3. Assim, cumprindo o que se pede no §1º, do Art. 6º, informo abaixo os dados do (s) seguinte (s) servidor (s) responsável (eis) pela inserção de informações no Sistema referente a este Município:

Nome completo: CPF: E-mail: (para cada cadastrado usar um e-mail individual)Telefone institucional: Nº de celular: Nome do Órgão de Defesa Civil: Endereço do Órgão de Defesa Civil:

Nome completo: CPF: E-mail: (para cada cadastrado usar um e-mail individual)Telefone institucional:Nº de celular: Nome do Órgão de Defesa Civil: Endereço do Órgão de Defesa Civil:

Atenciosamente,

[Inserir o nome do Prefeito (a) ou o nome do Coordenador (a) Municipal de Defesa Civil]Prefeito (a) Municipal / Coordenador (a) Municipal de Defesa Civil

Page 36: Unidade 2 - Defesa Civil Estadual de Minas Geraisdefesacivil.mg.gov.br/images/defesacivil/dtec/s2id/S2ID_2015_Unida… · Unidade 2 Acessar o S2ID e o Registro da Ocorrência (FIDE)