união viabiliza compra de sequenciador - cpact.embrapa.br · de uma nova enfermeira. caroline...

5
Ano 18, nº 774 Embrapa Clima Temperado 08/03 a 18/03/2012 União viabiliza compra de sequenciador Uma equipe de dez pesquisa- dores da área de Recursos Gené- ticos e Melhoramento de Plantas e Fruticultura é exemplo concreto do ditado “a união faz a força”. Junta- mente com o apoio da Chefia da Unidade, o grupo decidiu destinar recursos de investimento dos seus projetos para a compra de um se- qüenciador – aparelho que permi- te obter o perfil genético de amos- tras. Cada pesquisador repassou uma parte da verba de seus proje- tos para a Unidade atingir o valor do seqüenciador. Segundo a pesquisadora Ca- rolina Castro, o equipamento abri- rá novas perspectivas de pesquisa na Unidade. “O sequenciador vai ampliar a capacidade de análise e fornecer uma maior precisão, permitindo a comparação de re- sultados desenvolvidos em outros Dez pesquisadores reúnem recursos e adquirem equipamento para o Lab. de Biologia Molecular laboratórios”, comenta. Exemplo Para o chefe-geral da Uni- dade, Clenio Pillon, a iniciativa de reunir investimentos de vários pro- jetos de macroprogramas é inova- dora. “Trata-se de um rompimento de paradigmas. Esta iniciativa foi provocada pela gestão da Unida- de e a acolhida pelos líderes foi al- tamente positiva”, expõe o chefe- geral. + O SEQUENCIADOR O seqüenciador foi importado dos Estados Unidos e custou U$ 52,9 mil – cerca de R$ 93 mil. O aparelho é fabricado pela empresa Li-Cor Biosciences. O equipamento será instalado no Laboratório de Biologia Molecular da Unidade. A instalação será feita neste mês de março por um técnico especializado. Sequenciador genético será instalado ainda neste mês no Laboratório de Biologia Molecular da Unidade Paulo Lanzetta

Upload: dotruc

Post on 30-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: União viabiliza compra de sequenciador - cpact.embrapa.br · de uma nova enfermeira. Caroline Vargas Rosa foi contratada pela Casembrapa para realizar atendi- ... em reanimação”,

Ano 18, nº 774 Embrapa Clima Temperado 08/03 a 18/03/2012

União viabiliza compra de sequenciador

Uma equipe de dez pesquisa-dores da área de Recursos Gené-ticos e Melhoramento de Plantas e Fruticultura é exemplo concreto do ditado “a união faz a força”. Junta-mente com o apoio da Chefia da Unidade, o grupo decidiu destinar recursos de investimento dos seus projetos para a compra de um se-qüenciador – aparelho que permi-te obter o perfil genético de amos-tras. Cada pesquisador repassou uma parte da verba de seus proje-tos para a Unidade atingir o valor do seqüenciador.

Segundo a pesquisadora Ca-rolina Castro, o equipamento abri-rá novas perspectivas de pesquisa na Unidade. “O sequenciador vai ampliar a capacidade de análise e fornecer uma maior precisão, permitindo a comparação de re-sultados desenvolvidos em outros

Dez pesquisadores reúnem recursos e adquirem equipamento para o Lab. de Biologia Molecular

laboratórios”, comenta.

ExemploPara o chefe-geral da Uni-

dade, Clenio Pillon, a iniciativa de reunir investimentos de vários pro-jetos de macroprogramas é inova-dora. “Trata-se de um rompimento de paradigmas. Esta iniciativa foi provocada pela gestão da Unida-de e a acolhida pelos líderes foi al-tamente positiva”, expõe o chefe-geral.

+ O SEQUENCIADORO seqüenciador foi importado dos Estados Unidos e custou U$ 52,9 mil – cerca de R$ 93 mil. O aparelho é fabricado pela empresa Li-Cor Biosciences.O equipamento será instalado no Laboratório de Biologia Molecular da Unidade. A instalação será feita neste mês de março por um técnico especializado.

Sequenciador genético será instalado ainda neste mês no Laboratório de Biologia Molecular da Unidade

Pau

lo L

anze

tta

Page 2: União viabiliza compra de sequenciador - cpact.embrapa.br · de uma nova enfermeira. Caroline Vargas Rosa foi contratada pela Casembrapa para realizar atendi- ... em reanimação”,

Linha Aberta nº 774, de 08/03 a 18/03/2012

2

Unidade passa a contar com enfermeira

Os colaboradores da Unida-de podem contar com o serviço de uma nova enfermeira. Caroline Vargas Rosa foi contratada pela Casembrapa para realizar atendi-mentos ambulatoriais – como veri-ficação de pressão arterial e dores de cabeça e estômago – e fazer o controle dos exames periódicos e admissionais.

“Além dos atendimentos am-bulatoriais, nossa ideia é promover palestras sobre diversos temas re-lacionados à saúde, como curso de primeiros socorros e atuação em reanimação”, comenta.

A enfermeira atende na Sede todos os dias da semana, menos nas manhãs das quartas-feiras, quando fica na ETB. Futuramente, Caroline vai atender as três bases.

Profissional é contratada para atender empregados e ajudar a manter a boa saúde dentro da Unidade

+ ATENDIMENTOSCusto GratuitoOnde Sede (diariamente) e ETB (quarta-feira de manhã)Emergências No próprio local

Pau

lo L

anze

tta

Estufa é desenvolvida e enviada para o PR

As pesquisas do projeto Xisto Agrícola, feitas em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), receberam novo auxílio. Uma estufa, constru-ída por empregados da Unidade, foi enviada ao campus de Pato Branco/PR da UTFPR. O equipa-mento será usado na secagem e conservação de grãos e de amos-tras de tecido vegetal.

Segundo o projetista da estu-fa, pesquisador Adilson Bamberg, o material foi feito para atender as necessidades do xisto. Até agora, a UTFPR dependia de laboratórios de outras áreas. A construção le-vou cerca de 20 dias e foi coorde-nada pelo assistente José Carlos D’Avila.

Pau

lo L

anze

tta

Page 3: União viabiliza compra de sequenciador - cpact.embrapa.br · de uma nova enfermeira. Caroline Vargas Rosa foi contratada pela Casembrapa para realizar atendi- ... em reanimação”,

Linha Aberta nº 774, de 08/03 a 17/03/2012

Heluísa BussEdison PintoRosane Machado

3

Aposentados homenageados

Juntos eles somam mais de 90 anos de Embrapa. Edison Pin-to (58), Heluísa Buss (67) e Ro-sane Machado (50), empregados recém-aposentados, receberam uma homenagem pela dedicação e pelos serviços prestados nas úl-timas décadas à Unidade. Os três ganharam das mãos do chefe-geral, Clenio Pillon, o “Diploma de

Colegas recém aposentados recebem Diploma e CracháAGENDA

08/03 Dia da MulherO Comitê Local de Pró-Equida-de de Gênero e Raça promo-ve, a partir do dia 8, ações em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Todos os empregados estão convidados para partici-par das atividades, que serão iniciadas nesta quinta com um café da manhã servido às 8h30 no saguão da Sede e da ETB.Durante o dia, haverá na recep-ção da Sede, das 10h às 16h, demonstração de produtos da linha Mary Kay, verificação de pressão arterial e avaliação clí-nica pela enfermeira da Unida-de. A programação ainda con-tará com a exibição de paineis nas três bases físicas.

20/03 Terça CulturalO que você, empregado ou es-tagiário da Unidade, faz no tem-po livre do horário de almoço? O Núcleo de Responsabilidade Social (Nures) da Unidade está oferecendo uma opção para as terças-feiras: a Terça Cultural. A ação consiste na exibição de documentários, filmes e shows musicais. No total, serão quatro apresentações por mês, todas as terças, a partir das 12h30, no auditório da Unidade. A pro-gramação foi iniciada no dia 6, com a exibição do filme Marco-valdo. A próxima sessão será no dia 20, com o documentário O Caminho.

+ Programação20/03 O CaminhoDocumentário sobre o trabalho realizado pela Irmã Assunta Tacca na Casa do Caminho27/03 Calle-54Calle 54 é uma declaração de amor ao jazz latino. O diretor espanhol Fernando Trueba reú-ne seus músicos favoritos para uma sessão musical única

Participação em capacitações é destaqueOs empregados da Unidade tiveram grande participação em cur-sos de capacitação no último ano. Só na Fundação Getúlio Vargas (FGV), cerca de 40 colaboradores aprimoraram seus conhecimen-tos em diversos cursos como comunicação em apresentações, gestão do conhecimento e técnicas de gerenciamento de projetos. A grande participação demonstra o interesse dos empregados em aperfeiçoar os seus conhecimentos e, de acordo com a Chefia-Geral e Chefias-Adjuntas, mostra o empenho e o interesse das equipes com a melhoria contínua.Vale lembrar que as inscrições para os cursos online da FGV para este ano estão abertas e vão até sexta-feira.

Reconhecimento” e o “Crachá de Prata da Casa”, em homenagem prestada em fevereiro.

“A trajetória destes colegas se confunde e compõe a própria história da Unidade”, comentou Pillon. “Este é um novo momento na vida destes colegas que têm, sem dúvida, o nosso carinho e re-conhecimento”, completou.

Pau

lo L

anze

tta

Pau

lo L

anze

tta

Pau

lo L

anze

tta

“Os meus 30 anos me deram um crescimento não só profissional como também pessoal. O que aprendi e vivi aqui, levarei pra vida toda”

Rosane Machado

“Hoje me sinto 100% realizado em minha vida e feliz com todos os mo-mentos que passei nestes anos dentro desta instituição”

Edison Pinto

“O ambiente é maravilhoso e o grande presente foram as amizades verdadeiras que construí aqui dentro da Embrapa”

Heluísa Buss

Page 4: União viabiliza compra de sequenciador - cpact.embrapa.br · de uma nova enfermeira. Caroline Vargas Rosa foi contratada pela Casembrapa para realizar atendi- ... em reanimação”,

Linha Aberta nº 774, de 08/03 a 18/03/2012

25/02 ABERTURA DA COLHEITA

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, recebeu em mãos uma amostra da nova linhagem de arroz que está sendo desenvolvi-da pela Unidade para atender o mercado de alimentação animal e de geração de etanol. A planta foi apresentada ao ministro pelo chefe-geral Clenio Pillon, durante a Aber-tura Oficial da Colheita do Arroz, realizada em Restinga Sêca/RS.

25/02 CIENTISTA DO ARROZ

O pesquisador Paulo Fagundes foi premiado o “Cientista do Arroz de 2012” durante a Abertura Oficial da Colheita do Arroz. Fagundes foi agraciado pela contribuição dada ao progresso tecnológico do setor durante seus 27 anos de carreira. O pesquisador é responsável ou colaborou com o desenvolvimento de 12 cultivares de arroz. “É uma honra ser homenageado por este setor”, comentou ao re-ceber o troféu.

16/02 GIRASSOL PARA SILAGEM

A Embrapa Clima Temperado mostrou como o girassol pode ser uma opção de silagem para a alimentação ani-mal em Dia de Campo realizado na Sede. “O girassol é uma boa alternativa em períodos de seca”, expôs o pes-quisador Jorge Schafhauser Júnior. Agricultores conhe-ceram o potencial da planta em diversas condições. “O girassol tem um forte e diversificado potencial de uso”, complementa a pesquisadora Ana Cláudia Barneche.

Bru

no Z

amor

a

16/02 FORUM SOCIAL TEMÁTICO

A Embrapa Clima Temperado teve grande participação no Fórum Social Temático 2012. O pesquisador Gilberto Bevilaqua e os analistas Rafael Porto e Rosângela Alves, por exemplo, participaram de três oficinas no evento, re-alizado em Porto Alegre/RS. Os temas “Alternativas ao cultivo do Tabaco”, “Insumos Alternativos” e “Tecnologias Sociais” foram abordados pela equipe através de deba-tes, trocas de experiências e esclarecimentos de dúvidas.

Bru

no Z

amor

a

Giro pela Unidade

Raf

ael P

orto

4

Pau

lo L

anze

tta

Page 5: União viabiliza compra de sequenciador - cpact.embrapa.br · de uma nova enfermeira. Caroline Vargas Rosa foi contratada pela Casembrapa para realizar atendi- ... em reanimação”,

Linha Aberta nº 774, de 08/03 a 17/03/2012

EXPEDIENTE - O informativo interno Linha Aberta é editado pelo Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Clima Temperado, nas versões on-line e impresso. Chefe-Geral: Clenio Pillon. Chefe Administração: José Dias Vianna Filho. Chefe TT: João Carlos Costa Gomes. Chefe P&D: Sergio Renan. Edição: Bruno Zamora Teoro (SC3005JP). Diagramação: Bruno Zamora. Circulação: Equipe NCO. Redação: Bruno Zamora; Luiza Wiener e Manuelle de Lima (estagiárias). Fone: (53) 3275-8113. E-mail: [email protected]

5

09/03 - Ana C. Richter Krolow13/03 - Cristina M. da Silveira17/03 - José Carlos Dávila17/03 - José F. Martins Pereira17/03 - Sandro Bonow17/03 - Claudio R. Pinto Xavier

Novos colegas

VANILTON MACKEDANZCargo Assistente AÁrea Técnico AgrícolaLotação Campo/SedePosse 02/02/2012Nascimento 14/01/1986Origem Pelotas/RSConcurso 2007

Pau

lo L

anze

ttaAÉCIO FLÁVIO B. DE ALMEIDACargo Assistente AÁrea AdministrativoLotação Setor de ViagensPosse 08/02/2012Nascimento 22/06/1955Origem S. Lourenço/RSConcurso 2007

Pau

lo L

anze

tta

PAULO ROBERTO MARTINSCargo Assistente BÁrea ManutençãoLotação Infraestrutura/ETBPosse 05/01/2012Nascimento 07/02/1976Origem Uruguaiana/RSConcurso 2007

Pau

lo L

anze

tta

Novos Livros da Biblioteca

Título Campos dos mor-ros de Porto Alegre(Igré Assoc. Sócio-ambient.)

Título Desc. morfo. de folhas de variedades de ci-tros (Uni. Fed. de Viçosa)

Título Crônicas faquia-nas IV(UPF)