universodageografiablog.files.wordpress.com · web viewtambém foi adotado a partir de 1970, um...

33
UNIVERSO DA GEOGRAFIA EXERCÍCIOS – ÁSIA CHINA 1. (FUVEST) Em relação às características populacionais da República Popular da China, podemos afirmar que: a) as maiores densidades de habitantes ocorrem nas montanhas e planaltos interiores, devido às inundações frequentes nas planícies e deltas do leste do país; b) os indivíduos jovens têm uma alta participação em sua composição, distribuindo-se a maior parte dos habitantes pela zona rural; c) a sua população ativa está mais ligada ao setor secundário da economia após as profundas alterações dos últimos anos; d) há uma relativa homogeneidade da distribuição espacial da população, pois o número excessivo de habitantes forçou a ocupação integral de seu território; e) sua imensa população sobrevive graças ao alto rendimento da tradicional rizicultura, praticada na Região Centro-Ocidental do país. 2. (UFSC/2007.2) A partir do final da década de 1970, a China vem promovendo um intenso processo de reformulação econômica. Sobre as mudanças ocorridas a partir desse período, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

Upload: others

Post on 05-Dec-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: universodageografiablog.files.wordpress.com · Web viewTambém foi adotado a partir de 1970, um programa de Educação inspirado no exemplo japonês. Com isso, o índice e analfabetismo

UNIVERSO DA GEOGRAFIA

EXERCÍCIOS – ÁSIA

CHINA

1. (FUVEST) Em relação às características populacionais da República Popular da China, podemos afirmar que:

a) as maiores densidades de habitantes ocorrem nas montanhas e planaltos interiores, devido às inundações frequentes nas planícies e deltas do leste do país;b) os indivíduos jovens têm uma alta participação em sua composição, distribuindo-se a maior parte dos habitantes pela zona rural;c) a sua população ativa está mais ligada ao setor secundário da economia após as profundas alterações dos últimos anos;d) há uma relativa homogeneidade da distribuição espacial da população, pois o número excessivo de habitantes forçou a ocupação integral de seu território;e) sua imensa população sobrevive graças ao alto rendimento da tradicional rizicultura, praticada na Região Centro-Ocidental do país.

2. (UFSC/2007.2) A partir do final da década de 1970, a China vem promovendo um intenso processo de reformulação econômica. Sobre as mudanças ocorridas a partir desse período, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. Tais mudanças não alavancaram a economia chinesa, pois o país continua tendo déficit na sua balança comercial, como aqueles registrados no período da Revolução Cultural.

02. Deng Xiao Ping começou a transformação pela agricultura, promovendo o assalariamento rural e subsidiando o povo para a compra de produtos agrícolas.

04. A partir da criação das Zonas Econômicas Especiais, a China vem enfrentando um forte êxodo rural.08. A política de abertura econômica na China significou a adesão completa a uma economia de mercado

nos moldes capitalistas.

Page 2: universodageografiablog.files.wordpress.com · Web viewTambém foi adotado a partir de 1970, um programa de Educação inspirado no exemplo japonês. Com isso, o índice e analfabetismo

16. Potência nuclear, a China tem atualmente como principal ponto de tensão o Japão, pois os chineses pretendem reintegrar o arquipélago japonês ao seu território.

3. (G1 - cftmg) "O combate de vida ou morte entre nós e o grupo de Dalai Lama e seus apoiadores em alguns países do Ocidente, que buscam o antagonismo, é uma competição política pela escolha entre a separação e a unificação. Um acontecimento separatista teria acontecido mais cedo ou mais tarde. Era só uma questão de tempo e local", disse Ragdi, ex-vice-presidente da assembleia legislativa chinesa. Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/ultnot/lusa>. Acesso em: 19 mar., 2008.

Esse depoimento retrata o movimento separatista do povo

a) sérvio. b) chinês. c) tibetano. d) montenegrino.

4. (UFSC/2014) Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. Infere-se do gráfico acima que, em 2015, o PIB norte-americano será reduzido a 50% dos valores correspondentes a 2008, elevando a China à condição de maior potência econômica mundial.

02. No início dos anos 1980, o governo chinês criou as Zonas Econômicas Especiais (ZEEs), cujo objetivo era atrair pequenos proprietários rurais para se tornarem empresários industriais com apoio estatal.

04. Uma contradição no grande crescimento econômico chinês é a maior demanda por energia e modernização das vias de transporte, cujos investimentos têm sido realizados com o auxílio de capital estrangeiro, principalmente.

08. Considerando a posição geográfica da China e sua proximidade com o oceano Pacífico, a maior

Page 3: universodageografiablog.files.wordpress.com · Web viewTambém foi adotado a partir de 1970, um programa de Educação inspirado no exemplo japonês. Com isso, o índice e analfabetismo

concentração industrial restringe-se a sua costa oeste.16. As exportações chinesas tiveram grande crescimento na última década, particularmente após

sua entrada na Organização Mundial do Comércio, no final de 2001.32. Considerando o PIB das duas economias, conforme dados apresentados no gráfico acima, China

e Estados Unidos atualmente estão inseridos no sistema do capitalismo informacional, ou seja, aquele em que as relações de trabalho e de produção são previstas no chamado plano quinquenal.

GABARITO: 20

5. (UFSC. 1998) A República Popular da China foi proclamada a 1o de outubro de 1949. De lá para cá, muitas coisas mudaram. As mudanças recentes colocam-na entre os países que mais crescem atualmente. Sobre esse país e as suas mudanças, é CORRETO afirmar que:

01. a China é o país mais populoso do mundo, muito embora registre, em certas áreas de seu imenso território, vazios demográficos, em razão das condições naturais.

02. a instalação das Zonas Econômicas Especiais (ZEEs) acentuou ainda mais as diferenças regionais e propiciou crescimentos desiguais dentro do próprio país.

04. a China, mesmo mantendo a estrutura básica do Estado Socialista, introduziu formas de cooperação com o capitalismo, permitindo a presença de bancos e grandes empresas.

08. tradicionalmente aliada do Japão, a China vem se desenvolvendo de forma acelerada, desde o final dos anos 70, através de um processo em que a abertura econômica é acompanhada da abertura política.

16. o setor portuário e os bancos constituem a base da economia de Hong Kong, território que foi administrado pelo Reino Unido e que em 1o de julho de 1997 foi devolvido à China.

6. Sobre a China é incorreto afirmar:

a) As chamadas Zonas Econômicas especiais foram implantadas por Mao Tsé Tung a partir da década de 1950 configurando uma nova era no país com a implantação do socialismo.

b) Na década de 1980, o partido e o governo passaram a incentivar moderadamente o desenvolvimento das empresas privadas nos limites prescritos por lei.

c) As desigualdades da China atual se refletem na diferença econômica entre a China “marítima”, industrializada, e a “continental”, arcaica e agrária.

d) A região litorânea chinesa é a mais populosa. Dela fazem parte a Manchúria, ao norte, e as chamadas Planícies Chinesas, ao sul.

Page 4: universodageografiablog.files.wordpress.com · Web viewTambém foi adotado a partir de 1970, um programa de Educação inspirado no exemplo japonês. Com isso, o índice e analfabetismo

e) Até 1949 Taiwan fazia parte da China. No entanto, após uma Guerra Civil houve uma divisão entre a República da China, nacionalista (Taiwan) e a República Popular da China, comunista.

7. Como você caracterizaria fisicamente a porção ocidental do território chinês?

a) Possui clima temperado oceânico.b) Há um predomínio de planícies formando o território.c) É dominada pelo clima de monções.d) Região formada por planaltos elevados e formação xerófila.e) É formada pelo deserto de Gobi em toda sua extensão.

8. Observe o mapa e leia o texto.

“Seu nome, por si só, já indica o que a região ocidental de Xinjiang representa para a China: ele se traduz como Nova Fronteira ou Novo Domínio, um lugar nas margens do império. Durante séculos, os governantes da China buscaram controlar e moldar Xinjiang. Esta região sempre foi uma grande mistura, um antigo centro da Rota da Seda que hoje possui 13 consideráveis grupos étnicos minoritários e fronteiras com oito países. O conceito de terra natal está no coração do conflito. Muitos uigures, uma etnia turca de muçulmanos que representa o maior grupo étnico entre as 20 milhões de pessoas em Xinjiang, possuem sua própria narrativa histórica concorrente. Aqui, a região é retratada como a terra natal dos uigures, e a etnia han, que começou a chegar em massa somente após o controle comunista, em 1949, são retratados como colonizadores.” (globo.com, 26/07/09)

Segundo seus conhecimentos, quais as características que fazem de Xinjiang uma região estratégica?

a) O governo chinês considera fundamental manter o controle estrito sobre a enorme região que faz fronteira com Rússia, Mongólia, Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão, Afeganistão, Paquistão e Índia, uma vez que Xinjiang é a principal região agrícola do país.b) Xinjiang tem petróleo, gás, carvão, ferro e ouro. Além disso, sua posição é estratégica. Antes, agia como defesa contra a União Soviética, hoje serve como anteparo às repúblicas muçulmanas vizinhas.

Page 5: universodageografiablog.files.wordpress.com · Web viewTambém foi adotado a partir de 1970, um programa de Educação inspirado no exemplo japonês. Com isso, o índice e analfabetismo

c) Xinjiang tem posição estratégica, serve como anteparo às pretensões indianas e paquistanesas.d) Xinjiang tem petróleo e uma sólida indústria de bens de consumo não duráveis, o maior parque da China.e) Além de importante indústria bélica, a região apresenta grupos terroristas oriundos da ex-URSS que desejam implementar o socialismo científico.

9. Em 1978, praticamente 100% do emprego na China era, de um jeito ou de outro, em coletivos: nas empresas estatais – 19%; e 81% no chamado “setor coletivo da economia”, onde se incluíam as comunasrurais, com 60% do total dos empregos aproximadamente. Em 1984, dizia-se ainda que era preciso “esperar dois anos para ver” no que dariam as experiências de mercado. Em 1987, o partido e o governopassaram a incentivar moderadamente o desenvolvimento das empresas privadas “nos limites prescritos por lei”, como “um complemento” da economia socialista pública. Os resultados da liberação da iniciativa privada na China foram espetaculares. Em 1978, o país tinha 348 mil empresas industriais, excluindo as empresas dirigidas pelas vilas e as oficinas individuais. No final de 1995, o número total de empresas industriais tinha chegado a 7,26 milhões. Sobre as transformações ocorridas na China, é correto afirmar que

a) foram promovidas por Mao Tsé Tung, a partir do “grande salto para frente”.b) foram promovidas por Deng Xiaoping, com a criação das ZEEs próximas a Hong Kong e na faixa litorânea. c) foram promovidas por Deng Xiaoping, com a criação das ZEEs próximas ao Tibete.d) foram promovidas por Mao Tsé Tung, com a criação das ZEEs próximas ao Tibete.e) foram promovidas por Deng Xiaoping, com a criação das ZEEs próximas à Manchúria.

10. A abertura da China para os capitalistas estrangeiros começou na província de Guangdong, na década de 1980. Foi feita em caráter experimental e visando aos capitalistas chineses das áreas então ainda não unificadas ao país. Foram abertas quatro áreas com diversos tipos de isenções e privilégios para os investidores, na China continental, nas cidades de Shenzen, Zhuhai, Shantou e Xiamen, diante de Macau, Hong Kong e Taiwan. Em 1984 foram abertas mais 14 cidades costeiras, entre elas Xangai. Em 85, a abertura se ampliou para toda uma faixa da costa leste do país. Em 90, o governo abriu, para a instalação de empresas de fora e joint-ventures com empresas locais, um grupo de cidades ao longo do Rio Changjiang, que desemboca em Xangai, e criou o distrito de Pudong, que se transformou numa zona econômica com privilégios maiores que as outras, para que Xangai seja um centro econômico, financeiro e comercial globalizado. O texto trata das chamadas

a) Áreas de processamento multinacional. b) Zonas econômicas especiais.c) Zonas de processamento de importações. d) Áreas de capitalismo financeiro.e) Zonas com tecnopolos.

Page 6: universodageografiablog.files.wordpress.com · Web viewTambém foi adotado a partir de 1970, um programa de Educação inspirado no exemplo japonês. Com isso, o índice e analfabetismo

11. Como você caracterizaria a porção ocidental do território chinês?

a) Formada por extensas planícies exploradas por meio da atividade agrícola e caracterizadas por climas úmidos.b) Formada por planaltos elevados, de difícil acesso, com climas secos.c) Formada por dobramentos modernos e considerada a região mais desenvolvida do país economicamente.d) Considerada a região mais povoada da China com a presença das chamadas Zonas Econômicas Especiais.e) Caracterizada por climas áridos e concentração das principais indústrias do país.

12. (FGV-RIO) – Em 1949, uma revolução comunista tomou o poder na China. Foi o resultado de uma longa série de conflitos internos e externos. A esse respeito, é correto afirmar que

a) até a revolução, a China era dominada por potências imperialistas e o governo nacionalista não conseguia solucionar os problemas econômicos e as pressões regionais por autonomia.b) os comunistas foram liderados por Chiang Kai-shek, que se aliou a Mao Tsé-tung contra as potências imperialistas.c) as tropas comunistas de Mao Tsé-tung se organizaram a partir da China Nacionalista, fundada em Taiwan.d) os Estados Unidos se aproximaram do governo imperial chinês, impedindo a substituição do regime por uma república nacionalista.e) as potências capitalistas consideraram imediatamente o governo comunista de Pequim como representante do povo chinês.

13. (Ufpel) Observe o gráfico a seguir.

Page 7: universodageografiablog.files.wordpress.com · Web viewTambém foi adotado a partir de 1970, um programa de Educação inspirado no exemplo japonês. Com isso, o índice e analfabetismo

O mundo está de olho na China. Com 20% da população mundial dentro de seu território e uma economia que cresceu cerca de 10% ao ano, em média, desde 1980, o país tem ocupado um espaço cada vez maior no cenário internacional. Com base nas informações anteriores e em seus conhecimentos sobre o atual modelo de desenvolvimento chinês, é correto afirmar que

a) o pluripartidarismo e a liberdade sindical foram fundamentais para a introdução da economia de mercado através da criação de Zonas Econômicas Especiais voltadas para o comércio internacional. b) baixos salários, vasto mercado interno, incentivo à exportação e reformas políticas democráticas promovidas pelo Partido Comunista são aspectos responsáveis pela atual competitividade chinesa. c) as reformas econômicas e políticas implantadas, que ocasionaram a abertura do país para o capital internacional, foram viabilizadas pela liberdade de organização política dos sindicatos e da imprensa chinesa. d) a ampliação de produção de bens de consumo, a entrada de capital e tecnologias estrangeiras, a criação das Zonas Econômicas Especiais e outras medidas econômicas não foram acompanhadas pela democratização política. e) a inexistência de pontos de conflito no território chinês e a sua homogeneidade étnica permitiram a profunda transformação no Estado e na sociedade, com o estabelecimento geral da propriedade privada.

14. (Ufpel) Observe o mapa a seguir.

Com base nas informações anteriores e em seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir sobre a estrutura territorial da China.

I. A região (A), de Xinjang-Uigur, Tibete e Mongólia Interior, é a mais povoada do país, com tradição agrária, grandes cinturões agrícolas e reservatório de mão-de-obra para os centros urbanos.II. A região (B), de posição setentrional e de menores altitudes, apresenta uma economia voltada para as atividades primárias e utiliza técnicas ultramodernas de cultivo. III. A região (C), se destaca pela existência de grandes cidades, como Xangai, e muitas das Zonas Econômicas Especiais (ZEES), que funcionam como verdadeiros enclaves econômicos internacionalizados.

Durante as duas últimas décadas, o espetacular crescimento econômico da China vem traçando uma linha ascendente parecida com a de um foguete; mas seis em cada dez chineses não estão a bordo do expresso do futuro; longe das metrópoles, às margens do Pacífico, a pobreza domina a planície aluvial, as cadeias de montanhas e além delas, o Gobi, deserto maior e mais quente a cada virada de estação climática.

"Veja" 9/8/2006. [adapt.]

Page 8: universodageografiablog.files.wordpress.com · Web viewTambém foi adotado a partir de 1970, um programa de Educação inspirado no exemplo japonês. Com isso, o índice e analfabetismo

IV. A região (D), da Manchúria, dispõe de imensas reservas de carvão e minério de ferro, abrigando um grande conjunto de indústrias estatais de bens de produção. V. A região (E), onde se localiza Taiwan, é considerada uma província rebelde desde a diáspora provocada pela Revolução Chinesa de Mao-Tse-Thung.

Estão corretas apenas

a) I, II e III. b) II, III e IV. c) III, IV e V.d) I, IV e V. e) I, III e V.

15. (Ufrgs) Em relação à China atual, considere as seguintes afirmações.

I - Na região da faixa costeira da China, predomina uma economia de mercado com intenso desenvolvimento industrial, diferentemente do interior do país, onde predomina a economia planificada com pequeno crescimento econômico.II - O intenso crescimento econômico chinês, notadamente no setor industrial, vem proporcionando uma diminuição das desigualdades sociais do país, sobretudo nos níveis de renda e consumo.III - Na China, a renda per capta é baixa (960 dólares), a população de cerca de 1,3 bilhão de habitantes vive, em sua maioria, no espaço rural e compreende um elevado número de pessoas subnutridas (140 milhões).

Quais estão corretas?

a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas I e II. d) Apenas I e III. e) I, II e III.

16. (Ufu) A China é hoje um país com dois sistemas econômicos: o socialista, que resiste nas regiões mais distantes dos grandes centros, sobretudo nas relações de propriedade, e o capitalista, que organiza cada vez mais as relações de produção e de trabalho, principalmente nas regiões mais modernas.Sobre a economia chinesa e o seu desenvolvimento, analise as afirmativas a seguir.

I - A partir da abertura das chamadas Zonas Econômicas Especiais e das Cidades Abertas, a China passou a ter a economia que mais cresce no mundo.II - A produção industrial chinesa tem apresentado crescimento homogêneo, não só em termos territoriais como também setoriais.

Page 9: universodageografiablog.files.wordpress.com · Web viewTambém foi adotado a partir de 1970, um programa de Educação inspirado no exemplo japonês. Com isso, o índice e analfabetismo

III - A China ainda é um país de camponeses, visto que mais da metade de sua população total vive em áreas rurais.IV - A liberalização econômica e os baixos custos de mão de obra são fatores fundamentais para o crescimento econômico chinês.

São corretas as afirmativas:

a) apenas I, II e III. b) apenas I, III e IV. c) apenas II, III e IV. d) apenas III e IV.

17. (Unifesp) Muitos analistas consideram a China uma das principais potências do mundo contemporâneo, porque o país:

a) possui armas nucleares e integra o Conselho de Segurança da ONU. b) impõe seu estilo de vida sem antagonismos aos demais países asiáticos. c) enfrenta os Estados Unidos em órgãos como a Organização Mundial do Comércio. d) fez acordos militares com países do Leste Europeu e passou a liderar a região. e) negocia com as principais potências econômicas do mundo sem restrições.

JAPÃO

1. Sobre o Japão, é correto afirmar:

a) É um arquipélago localizado na fachada ocidental da Ásia.

b) Suas ilhas se distribuem no sentido geral leste-oeste.

c) As planícies são espaços reduzidos, onde há grande densidade demográfica.

d) A maior parte do país possui clima tropical.

e) A maior ilha é a de Hokkaido, localizada na parte setentrional.

2. (MODELO ENEM) – A posição geográfica do Japão é:

a) fundamental na eliminação da concorrência estrangeira no mercado interno, tornando-se, por isso a segunda maior potência econômica mundial;

Page 10: universodageografiablog.files.wordpress.com · Web viewTambém foi adotado a partir de 1970, um programa de Educação inspirado no exemplo japonês. Com isso, o índice e analfabetismo

b) indiferente no que diz respeito ao mercado chinês, já que o governo da China o fechou ao capital globalizado;c) pouco importante no que diz respeito ao mercado mundial, já que a política protecionista do governo nipônico torna a produção voltada apenas para o mercado interno;d) estratégica; pois, localizado junto à costa oriental da Ásia, tem acesso ao continente, ao mesmo tempo em que está também voltado para a América (apesar da distância) e a Oceania;e) estratégica na atuação da economia japonesa sobre os chamados Tigres Asiáticos, sobre os quais exerce domínio total.

3. (UNESP-modificada) Pela localização geográfica e característicainsular, a influência marítima no clima japonês é relevante, uma vez que as massas de ar carregadas de umidade são responsáveis pela elevada pluviosidade, acima de 1.000 mm anuais em qualquer parte do país. Assinale a alternativa que indica as correntes marítimas que interferem no clima daquele país e suas principais áreas de atuação.

a) Corrente quente do Japão (Kuro shivo), no norte, e corrente fria das Curilas (Oya Shivo), no sul.b) Corrente quente do Golfo, no norte, e corrente fria das Curilas (Oya Shivo) no sul.c) Corrente quente do Japão (Kuro shivo), no sul, e corrente fria de Humboldt, no norte.d) Corrente quente do Japão (Kuro shivo), no sul, e corrente fria das Curilas (Oya Shivo), no norte.e) Corrente quente do Golfo, no sul, e corrente fria das Curilas (Oya Shivo), no norte.

4. (UnB) – Julgue os seguintes itens referentes ao Japão.

I. O Japão é uma República Parlamentarista.II. Trata-se de um arquipélago, situado ao longo da costa oriental da Ásia, no Oceano Pacífico.III. O relevo do Japão é semelhante ao brasileiro.IV. A agricultura japonesa é pouco desenvolvida, apesar de haver grandes áreas para cultivar em sistemas de grandes propriedades.V. A economia japonesa é basicamente industrial; é grande a importação de matérias-primas e a produção é voltada para exportação.VI. A produção de petróleo é grande e torna o país autossuficiente em relação a esta fonte de energia.VII. O setor de transportes do Japão é muito desenvolvido e tem como principais características a rapidez, a segurança e a economia.

Estão corretas somente as afirmativas:

a) I, II e III.b) I, III, IV e VI.c) II, V e VII.d) V, VI e VII.e) todas as alternativas estão corretas.

Page 11: universodageografiablog.files.wordpress.com · Web viewTambém foi adotado a partir de 1970, um programa de Educação inspirado no exemplo japonês. Com isso, o índice e analfabetismo

5. (UFMG) A respeito do Japão, qual a alternativa incorreta.

a) A situação do arquipélago, em região de contato de correntes marinhas quentes e frias, é favorável à atividade da pesca.b) A existência de relevo montanhoso na maior parte do território limita a expansão da agricultura.c) Seu território faz parte de uma área instável de crosta terrestre, o que explica a ocorrência de terremotos e erupções vulcânicas.d) Enquanto o sul do arquipélago possui clima subtropical, o norte está sujeito a clima temperado com invernos muito rigorosos.e) A riqueza mineral do território é produto da formação vulcânica.

6. A indústria japonesa desenvolveu-se aceleradamente no Pós-Segunda Guerra Mundial. Entre outros motivos, esse fato deveu-se:

a) aos grandes investimentos de capitais norte-americanos em grupos industrializados japoneses;b) à presença, no país, de grandes reservas de carvão, petróleo e minério de ferro;c) à existência de grande mercado comprador representado pela China e pela Coréia do Sul;d) à localização privilegiada do país em relação aos mercados americanos e europeus;e) à existência, no país, de enormes reservas de ouro que permitiram elevadas exportações de capitais.

7. O território do Japão é formado predominantemente por:

a) Escudos Cristalinos.b) Dobramentos Modernos.c) Dobramentos antigos.d) Maciços cristalinos.e) Bacias sedimentares.

8. Qual a estrutura geológica predominante no Japão?

a) Maciços antigosb) Escudos Cristalinosc) Bacias sedimentaresd) Dobramentos Modernose) Dobramentos antigos

Page 12: universodageografiablog.files.wordpress.com · Web viewTambém foi adotado a partir de 1970, um programa de Educação inspirado no exemplo japonês. Com isso, o índice e analfabetismo

ORIENTE MÉDIO

1. (UESPI) – Um dos marcos da história contemporânea foi a chamada “Guerra do Yom Kippur”, a mais importante guerra entre Israel e seus vizinhos, ocorrida em 1973. Uma das afirmativas abaixo menciona um efeito dessa guerra sobre o espaço geográfico. Assinale-o.

a) Diminuição das exportações dos Estados Unidos para o Norte da África.

b) Primeira Crise do Petróleo.

c) Diminuição da influência da URSS no Oriente Médio e na África.

d) Diminuição da inflação no Brasil.

e) Enfraquecimento da OPEP.

2. (Fameca-2006) Resultado de acordos entre palestinos e israelenses, determinou que, em agosto de 2005, uma região ocupada por colonos judeus, fosse devolvida aos árabes. Trata-se

a) da Cisjordânia.b) Península do Sinai.c) das Colinas de Golã.d) da Faixa de Gaza.da e) de Jerusalém

3. (Unirio) "Trocaremos Terra por paz” (Yitzhak Rabin)A questão palestina envolve árabes e judeus em diversos conflitos e antagonismos, cujas origens históricas remontam, dentre outros fatos, à:

a) imposição da autoridade policial da Organização para a Libertação da Palestina sobre os territórios da Cisjordânia e da faixa de Gaza, como resultado do acordo de paz que encerrou a guerra do Yom Kippur (1973).b) ocupação militar do território palestino pelo Iraque como resultado da Primeira Guerra Árabe-Israelense (1948-49), que desestabilizou politicamente a região.c) invasão da Península do Sinai, das colinas de Golã e da Palestina pelo Egito, liderada pelo presidente Nasser, durante a Crise do Canal, como de Suez (1956).d) subordinação do território palestino à tutela do governo britânico, envolvido com a criação de um Estado nacional judeu, expressa na Declaração Balfour (1917).e) legalização da ocupação militar e administrativa exercida pela Síria sobre o sul do Líbano e a Palestina, reconhecida pelos Estados Unidos nos acordos de Camp David (1979).

Page 13: universodageografiablog.files.wordpress.com · Web viewTambém foi adotado a partir de 1970, um programa de Educação inspirado no exemplo japonês. Com isso, o índice e analfabetismo

4. Em 29 de junho de 2014, Abu Bark Al-Baghdadi, líder do grupo terrorista sunita Estado Islâmico, declarou-se califa. O califado almejado por Al-Baghdadi tem por objetivo servir de pretenso modelo para os muçulmanos, com leis rígidas calcadas na Sharia (Lei Islâmica). Para sustentar suas pretensões, o Estado Islâmico, além de ter uma estrutura bélica fortalecida, tem também como principal fonte de renda:

a) o comércio de diamantes roubados da África.b) a venda de petróleo iraquiano.c) a vende de ouro.d) a distribuição de cocaína colombiana no Oriente Médio.e) a venda de mulheres escravizadas para a Europa.

5. (UDESC. 20014.1) adaptada. Analise as proposições sobre Israel e Palestina.

I. O conflito entre Israel e Palestina começou no século XX, quando os judeus começaram a comprar terras na Palestina. Na década de 30, milhares de judeus já viviam nesta região.II. O primeiro confronto armado entre Israel e Palestina aconteceu em 1967, o que se convencionou chamar de Guerra dos Sete Dias.III. A mais importante tentativa de paz entre Israel e Palestina, durante o século XX, aconteceu em 1993. O acordo foi assinado entre Yasser Arafat, líder da OLP (Organização para a Libertação da Palestina), e o primeiro ministro de Israel, Yitzhak Rabin. IV. Sem consultar os árabes palestinos, as Nações Unidas em 1947 dividiram o território da Palestina formando Estados independentes e uma zona neutra em Jerusalém, ação essa que desencadearia a chamada “Questão Palestina” em aberto até os dias de hoje.

Assinale a alternativa correta.

A. Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.B. Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.C. Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.D. Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.E. Todas as afirmativas são verdadeiras.

6. (PUC-RIO 2009) O Estado de Israel, que completou 60 anos em maio deste ano, teve suas fronteiras definidas a partir de várias guerras com países vizinhos. A esse respeito, avalie as afirmativas abaixo:

I - O plano de Partilha da ONU (Resolução 181) de 1947 previa a retirada das tropas do Império russo, a criação de um Estado judaico e de um Estado independente árabe-palestino na região da Palestina.II - Os árabes rejeitaram o plano de partilha da Palestina aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas e atacaram o recém-formado Estado de Israel em 1948: era o começo dos conflitos árabe israelenses e do dilema dos refugiados palestinos.III - A vitória israelense na Guerra dos Seis Dias (1967) permitiu a ocupação de quase toda a Palestina, isto é, do Sinai, da Faixa de Gaza, da Cisjordânia, de Jerusalém e o do Iraque.IV - A partir de 1987, a população civil palestina começou a série de levantes (Intifada) contra a ocupação israelense usando paus, pedras e atentados.

Page 14: universodageografiablog.files.wordpress.com · Web viewTambém foi adotado a partir de 1970, um programa de Educação inspirado no exemplo japonês. Com isso, o índice e analfabetismo

ASSINALE a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e III estão corretas.b) Somente as afirmativas I e II estão corretas.c) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.d) Somente as afirmativas II e III estão corretas.e) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.

7. O Estado Islâmico começou atuando na Síria, como frente de ataque ao governo de Bashar Al-Assad, depois expandiu o seu domínio para o Iraque. Em seu início, a que rede terrorista islâmica estava vinculado o EI?

a) Hezbollahb) Fatahc) Hamasd) Al-Qaeda e) Setembro Negro

8. Explique detalhadamente a origem do Estado Islâmico, da Al-Qaeda e o objetivo desse grupo.

9. Dentre os principais conflitos e impasses étnico-territoriais na região do Oriente Médio, um deles se caracteriza pela luta para a criação de um Estado Nacional que abrigaria aquela que é a maior nação sem pátria do mundo. O texto se refere:

a) aos Curdos, que lutam pela criação do Curdistão.b) aos Turcos, que tiveram seu território perdido desde a dissolução do Império Turco-Otomano.c) aos povos da Mesopotâmia, que lutam em uma guerra civil sem trégua para a criação de seu território.d) aos povos bascos, que liderados pelo grupo terrorista ETA buscam a independência de seu território.e) aos palestinos, que até hoje não possuem seu Estado e território reconhecidos pela comunidade internacional.

10. (Ucs) A Primavera Árabe, onda de movimentos populares contra ditadores no Oriente Médio e no norte da África, mudou o mapa de alianças, apoios e rixas na região. Associe os países, listados na Coluna A, às informações sobre eles fornecidas, na Coluna B.

COLUNA A

Page 15: universodageografiablog.files.wordpress.com · Web viewTambém foi adotado a partir de 1970, um programa de Educação inspirado no exemplo japonês. Com isso, o índice e analfabetismo

1. Turquia2. Síria3. Irã

COLUNA B

( ) A ditadura de Bashar al-Assad, um alauíta (corrente xiita), está ameaçada por protestos organizados em grande parte por sunitas, maioria no país. A repressão brutal levou o exilado Hamas a apoiar os manifestantes.

( ) O governo de Teerã vem conseguindo sufocar as pressões populares. Com o intuito de destruir Israel, os aiatolás xiitas financiam até o Hamas. Seu avançado programa nuclear pode ser alvo de um ataque militar israelense.

( ) Berço do Império Otomano, voltou a ter relevância na região, graças à economia forte e à ativa diplomacia do Premiê Recep Erdogan. Apoiou os novos governos do norte da África e tem ajudado os rebeldes contra al-Assad.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.

a) 1 – 3 – 2. b) 2 – 1 – 3. c) 1 – 2 – 3. d) 3 – 2 – 1. e) 2 – 3 – 1.

11. (Eewb) Considere as organizações I e II para assinalar a alternativa correta:

I. Organização Fundamentalista criada na década de 80, para lutar contra o domínio Soviético no Afeganistão.

II. Grupo Islâmico no Combate a Israel apoiado por outros países, como Síria e Irã.

Os nomes das organizações I e II com respectivos países e/ou regiões em que elas têm maior expressão correspondem a:

a) Jihad, no Afeganistão e Hamas, no Líbano. b) Hezbollad, no Iraque e OLP, na Palestina. c) Hamas, na Palestina, e OLP, em Gaza. d) Al Qaeda, na Afeganistão, e Hezbollad, no Líbano.

12. (Uft) No mundo atual presenciamos conflitos étnicos, religiosos e povos sem um Estado-Nação definido, como no caso o povo curdo. A população curda chega a 26,3 milhões nos principais países onde esta população vive (TAMDJIAN,2005). Com base na informação, é correto afirmar que os curdos vivem principalmente:

Page 16: universodageografiablog.files.wordpress.com · Web viewTambém foi adotado a partir de 1970, um programa de Educação inspirado no exemplo japonês. Com isso, o índice e analfabetismo

a) Na faixa de gaza entre a Palestina e Israel em que os conflitos são frequentes mediante a disputa de territórios, o povo curdo sofre a violência e é excluso de direitos.

b) Na antiga Alemanha Oriental, com o fim da guerra fria os curdos ficaram sem pátria. c) Nas Repúblicas Independentes da antiga União das Repúblicas Soviéticas como Lituânia, Estônia,

Letônia, em que as disputas pelo território têm ocorrido com um grande número de genocídio. d) Em países do Oriente Médio como Turquia, Síria, Irã, Iraque e Armênia em que os curdos não têm

direitos políticos e são discriminados pelos governos. e) Em países do Oriente Médio como Arábia Saudita, Iraque, Iêmen, Israel, Líbano e Jordânia em que o

petróleo tem sido um dos fatores pela disputa do território em que os curdos ficaram exclusos e sem pátria.

13. (Ufpel) A disputa que se trava no Oriente Médio entre Israel e Líbano é um confronto geopolítico que há mais de meio século perdura na definição das fronteiras entre os Estados envolvidos.Em 28 de junho de 2006, o exército israelense atacou a Faixa de Gaza e prendeu vários ministros da Autoridade Nacional Palestina na Cisjordânia, sob a alegação de resgatar um soldado sequestrado por extremistas palestinos. Na verdade, o convívio entre israelenses e palestinos tem raízes históricas, em que pesam elementos definidores do espaço, tais como estado, nação, fronteiras e territórios.

Com base em seus conhecimentos e nas informações anteriores sobre Israel e os Territórios Palestinos, é correto afirmar que

a) a independência de Israel permitiu que os judeus fossem retirados do território que ocupavam e formassem um estado na Faixa de Gaza e na Cisjordânia, motivando protesto por parte dos árabes.

b) a ONU aprovou, em 1947, a divisão da Palestina, então administrada pelos britânicos, em um estado árabe e outro judeu, possibilitando a criação de Israel, em 1948.

c) os palestinos ficaram sem território e passaram a viver em acampamentos, apesar de receberem apoio político externo, sobretudo dos EUA.

d) a Organização para Libertação da Palestina (OLP) foi fundada, em 1964, com o objetivo de obter a soberania dos palestinos sobre a região, ainda que permanecessem sob o domínio de Israel.

e) a Autoridade Nacional Palestina (ANP) foi criada em 1993, pelo Acordo de Oslo. Além disso, estava prevista a devolução dos territórios da Faixa de Gaza e da Cisjordânia para controle libanês.

14. (UFSC/2011) Sobre o Oriente Médio, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. A Unesco, um órgão da Organização das Nações Unidas, declarou Jerusalém como Patrimônio Cultural da Humanidade, pois é uma área que apresenta elementos históricos importantes para diferentes sociedades monoteístas.

02. Os conflitos armados ocorrem no Oriente Médio, sobretudo por conta de reservas de petróleo e pela instabilidade política.

04. Devido ao clima desértico, que torna a área pouco adensada e urbanizada, há uma disputa por territórios mais ricos em recursos minerais.

Page 17: universodageografiablog.files.wordpress.com · Web viewTambém foi adotado a partir de 1970, um programa de Educação inspirado no exemplo japonês. Com isso, o índice e analfabetismo

08. Os atuais conflitos religiosos no mundo árabe estão associados sobretudo à expansão do Protestantismo como dogma do Cristianismo.

16. O petróleo encontrado na região é um fator de forte impulso ao desenvolvimento econômico e de melhorias no campo social, devido à justa distribuição de seus recursos.

32. Uma característica encontrada no Oriente Médio são os traçados artificiais das fronteiras, que os dominadores europeus definiram durante sua ocupação.

GABARITO: 35

15. (Ufpel)

O Iraque, no Oriente Médio, conta com uma população de cerca de 30 milhões de habitantes e é dono de uma das maiores reservas de petróleo do planeta e de um dos mais ricos patrimônios arqueológicos do mundo. Mergulhado em um conflito que se arrasta desde a ocupação militar ocorrida em março de 2003, a população vive um dia de atentados terroristas, mortes e violência que parece não ter fim.Leia as afirmativas seguintes.

I. Dentre os fatos que geram maior insegurança no Iraque na atualidade, estão os constantes atentados. O alvo desses ataques é sempre a população islâmica sunita, que é a maioria e vive sob a perseguição da minoria xiita. Os xiitas estão no poder desde que o Iraque foi criado pelo Império Britânico.II. Um dos motivos para o agravamento constante da situação no Iraque é que a presença de forças de ocupação estrangeiras reforça o nacionalismo e acirra a ação dos fundamentalistas contra o invasor.III. O medo de que a Revolução Islâmica se alastrasse para outras nações do Oriente Médio fez com que os EUA apoiassem Saddam Hussein na invasão ao Irã, em 1980. A condenação de Saddam, em 2006, ocorreu por crimes que cometeu quando era importante aliado estadunidense.IV. Nos EUA, o alto custo da guerra não inibe o déficit orçamentário do país, entretanto a eleição para o Congresso demonstrou a rejeição ao Partido Democrata, do presidente Bush. O resultado foi influenciado pela insatisfação do eleitorado com a permanência das tropas na guerra.

Estão corretas apenas as alternativas

a) I e II. b) III e IV. c) I e III. d) II e IV. e) II e III.

16. (Espm) Observe o texto que aborda a recente crise no Líbano:

Page 18: universodageografiablog.files.wordpress.com · Web viewTambém foi adotado a partir de 1970, um programa de Educação inspirado no exemplo japonês. Com isso, o índice e analfabetismo

Como ensina a Geografia Política, entregar território significa derrota política; ao vencedor, as terras (e não as batatas). Acossado internamente e assistindo a uma possível conexão xiita Irã-Hezbollah, via Síria, Israel tratou de agir.

("Carta Capital na Escola", setembro, 2006).

Sobre o cenário geopolítico do Oriente Médio abordado pela matéria, podemos inferir que:

a) O grupo Hezbollah reivindica a devolução das Colinas de Golan ao Líbano, ocupadas por Israel desde a Guerra dos Seis Dias, em 1973.

b) A conexão religiosa mencionada no texto envolve o Irã, Líbano e a Síria, três países de maioria xiita. c) O Hezbollah é produto da ocupação israelense no sul do Líbano em 1982 e atua na região com

frequentes ataques à Israel. d) Ao lado do Hammas, o Hezbollah é um grupo palestino que tem sua base na Faixa de Gaza. e) A partir da Cisjordânia, o Hezbollah faz incursões a Israel e reivindica a devolução dessa importante e

fértil região.

17. (Fgv) Em julho de 2006, tropas israelenses iniciaram uma grande ofensiva no Líbano. Dentre as justificativas do governo israelense para essa ação, pode-se citar

a) o desmantelamento da estrutura militar e administrativa do Hamas, na cidade litorânea de Tiro. b) a destruição das células do Al Qaeda, ligadas ao terrorista Bin Laden, localizadas em território libanês. c) a retomada das fazendas de Chebaa, ainda sob controle libanês, porém reconhecidas pela ONU como

pertencentes a Israel. d) a destruição do poder militar do grupo Hizbollah que, a partir do sul do Líbano, atacava cidades e postos

militares de Israel. e) a captura de terroristas do grupo Fatah, escondidos entre os civis palestinos dos campos de refugiados

de Sabra e Chatila.

18. (Ufrgs) Em meados de 2006, o Oriente Médio voltou a despertar a atenção mundial devido ao conflito libanês-israelense, no qual o grupo Hezbollah teve atuação destacada.

Sobre esse grupo extremista islâmico, são feitas as seguintes afirmações.

I - Sua base principal está instalada na Faixa de Gaza e na Cisjordânia, territórios palestinos, de onde parte a maioria dos bombardeios aéreos direcionados contra alvos israelenses.II - Ele conta com o apoio político e financeiro do Irã e da Síria, inimigos históricos de Israel.III - Esse grupo radical xiita conquistou algumas cadeiras nas últimas eleições legislativas e, dessa maneira, conseguiu representação no Parlamento libanês.

Quais estão corretas?

Page 19: universodageografiablog.files.wordpress.com · Web viewTambém foi adotado a partir de 1970, um programa de Educação inspirado no exemplo japonês. Com isso, o índice e analfabetismo

a) Apenas II. b) Apenas III. c) Apenas I e II. d) Apenas II e III. e) I, II e III.

19. (Ufu) Constitui-se como um conflito, pois envolve uma nação cuja população se encontra distribuída por seis países. Forma a maior nação do mundo sem Estado.

O enunciado refere-se

a) à questão Curda. b) aos conflitos da Caxemira. c) aos conflitos na Chechênia. d) à questão Basca.

20. (Ufscar) O Oriente Médio é, historicamente, zona de tensões entre povos, nações e países. Em 2006, ocorreram conflitos armados nas fronteiras de Israel, Palestina e Líbano, envolvendo exército e grupos armados. Sobre os conflitos, analise as afirmações seguintes.

I. O grupo Hamas, acusado por Israel pela morte e sequestro de soldados na região da Faixa de Gaza, é um movimento que luta pela formação do Estado Independente da Palestina e se opõe à existência do Estado de Israel.II. O grupo Hezbollah luta pela desocupação israelense nos territórios de Gaza e Golã e pela demarcação de Jerusalém como território independente, devido à sua importância religiosa para católicos, judeus e muçulmanos.III. Além dos conflitos de ordem histórica, religiosa e política, a região apresenta tensões decorrentes da escassez de recursos hídricos, como o interesse no controle das nascentes do rio Jordão.IV. Uma das zonas de tensão é a fronteira do Líbano, onde se encontram as nascentes do rio Jordão, área estratégica para o acesso e controle da água doce disponível na região.

Estão corretas as afirmações:

a) I e III, apenas. b) I e IV, apenas. c) II e III, apenas. d) III e IV, apenas. e) II e IV, apenas.

ÍNDIA

Page 20: universodageografiablog.files.wordpress.com · Web viewTambém foi adotado a partir de 1970, um programa de Educação inspirado no exemplo japonês. Com isso, o índice e analfabetismo

1. (Cesgranrio-1998) Entre a Índia e o Paquistão existem diferenças marcantes, que alimentam conflitos territoriais há décadas como, por exemplo, a disputa pela região da Caxemira. Uma diferença básica entre aqueles dois países, geradora de forte tensão social, é o(a):

A) avanço do programa nuclear paquistanês bem à frente do indiano.B) processo de colonização: europeu, na Índia e asiático, no Paquistão.C) processo de urbanização mais organizado no Paquistão do que na Índia.D) maioria da população muçulmana, no Paquistão, e hindu, na Índia.E) condição da Índia como país central, e do Paquistão como periférico.

2. (UDESC 2010) As principais religiões praticadas na Ásia Meridional e no Sudeste são o hinduísmo (dominante na Índia), o islamismo (Paquistão, Bangladesh e Indonésia), o budismo (Indochina e península Malaia) e o catolicismo (Filipinas). O hinduísmo é o grande fator de unidade nacional na Índia, país onde se falam cerca de 17 línguas e 1600 dialetos. Analise as proposições sobre a Índia.

I – O domínio britânico na Índia trouxe sérias implicações econômicas: desarticulou a indústria artesanal, proibiu o surgimento de fábricas e forçou os indianos a abrirem grandes espaços para as culturas industriais como o algodão, o chá e a juta, agravando o problema de escassez de alimentos.II – As reações mais fortes à presença britânica, na região, datam do fim do século XIX e cresceram após o fim da Primeira Guerra Mundial, sob a liderança de Mohandas Karamchand Gandhi chamado de Mahatma, que quer dizer “Grande Alma”.III – A campanha de independência da Índia comandada por Gandhi contra o governo britânico era pacífica; como armas eram utilizadas as greves e o boicote aos produtos britânicos.IV – A Índia conquistou sua independência após o término da Segunda Guerra Mundial, em 1947.V – Após a independência da Índia veio à tona o conflito entre hindus e muçulmanos – que já existia e que Gandhi inutilmente tentara resolver. Este conflito resultou na divisão do território indiano em dois países: a Índia (de maioria hindu) e o Paquistão (de maioria muçulmana).

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.b) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.c) Todas as afirmativas são verdadeiras.d) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.e) Somente as afirmativas I e V são verdadeiras.

TIGRES, NOVOS TIGRES E NOVÍSSIMOS TIGRES

1. (Uel) Leia o texto seguinte:

Page 21: universodageografiablog.files.wordpress.com · Web viewTambém foi adotado a partir de 1970, um programa de Educação inspirado no exemplo japonês. Com isso, o índice e analfabetismo

"O PIB per capita da Coréia do Sul, em 1970, era de U$ 275, cerca de 75% do PIB per capita brasileiro. Em 1975, a renda per capita da Coréia do Sul era de U$ 250, cerca de metade da brasileira, enquanto que o PIB brasileiro era quatro vezes maior que o PIB sul coreano. Entre 1980 e 1999, o crescimento médio do PIB sul coreano foi de 7,6% ao ano, contra o crescimento médio do PIB brasileiro de 2,9% ao ano, no mesmo período. Em 2001, o PIB per capita sul coreano é de 2,5 vezes maior do que o brasileiro".Adaptado de: CAVALCANTI, M. Conhecimento e desigualdade. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ/CRIE. 2003.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas.

I. Em 1980 a Coréia do Sul registrou oito patentes nos EUA, enquanto o Brasil registrou 24 patentes. Em 1999, a Coréia do Sul tinha registrado 3.314 patentes contra apenas 98 patentes brasileiras. Isso se deu em consequência do investimento sul coreano de 3% do PIB ao ano em Ciência e Tecnologia, com percentuais crescentes, enquanto o Brasil chegou lentamente no ano 2000, com apenas 1% investido em Ciência e Tecnologia.

II. O governo sul coreano herdou o programa de reforma agrária, realizada nos anos de 1950 sob inspiração norte americana. Também foi adotado a partir de 1970, um programa de Educação inspirado no exemplo japonês. Com isso, o índice e analfabetismo geral (pessoas com mais de 15 nos de idade) caiu de 15% a população para menos de 2,5% da população em 1999. No Brasil, a taxa de analfabetismo é de 11,1% de pessoas acima e 15 anos. Este índice equivale a 14 milhões de brasileiros analfabetos.

III. "O Brasil tem concentrado sua economia nos fatores tradicionais de produção", de acordo com economista francês Jean Baptist Say (1767-1832), o primeiro estudioso a definir terra, capital e trabalho como os três principais fatores de produção. A Coréia do Sul, por sua vez, adotou a "economia do conhecimento", que deslocou o eixo da riqueza e do desenvolvimento de setores industriais tradicionais, para setores cujos produtos, processos e serviços são intensivos em tecnologia e conhecimento.

IV. A Comissão Trilateral, criada em 1973, foi composta naquela época pelos Estados Unidos, Europa Ocidental e o bloco Coréia do Sul-Japão. Sua carta de princípios,"a partir de uma análise dos principais interesses que envolvem os países da Tríade, para o desenvolvimento neoliberal", passou a difundir um ideal platônico de ordem e supervisão, sustentada por uma classe privilegiada de tecnocratas que coloca sua perícia e sua experiência acima das reivindicações profanas de simples cidadãos: "Um local protegido, a Cidade Trilateral, onde o tecno é a lei".

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.

a) I e III. b) I e IV. c) II e IV. d) I, II e III. e) II, III e IV.

2. (Enem) Lucro na adversidade

Os fazendeiros da região sudoeste de Bangladesh, um dos países mais pobres da Ásia, estão

Page 22: universodageografiablog.files.wordpress.com · Web viewTambém foi adotado a partir de 1970, um programa de Educação inspirado no exemplo japonês. Com isso, o índice e analfabetismo

tentando adaptar-se às mudanças acarretadas pelo aquecimento global. Antes acostumados a produzir arroz e vegetais, responsáveis por boa parte da produção nacional, eles estão migrando para o cultivo do camarão. Com a subida do nível do mar, a água salgada penetrou nos rios e mangues da região, o que inviabilizou a agricultura, mas, de outro lado, possibilitou a criação de crustáceos, uma atividade até mais lucrativa.

O lado positivo da situação termina por aí. A maior parte da população local foi prejudicada, já que os fazendeiros não precisam contratar mais mão de obra, o que aumentou o desemprego. A flora e a fauna do mangue vêm sendo afetadas pela nova composição da água. Os lençóis freáticos da região foram atingidos pela água salgada.

Globo Rural, jun./2007, p.18 (com adaptações).

A situação descrita acima retrata

a) o fortalecimento de atividades produtivas tradicionais em Bangladesh em decorrência dos efeitos do aquecimento global.

b) a introdução de uma nova atividade produtiva que amplia a oferta de emprego. c) a reestruturação de atividades produtivas como forma de enfrentar mudanças nas condições ambientais

da região. d) o dano ambiental provocado pela exploração mais intensa dos recursos naturais da região a partir do

cultivo do camarão. e) a busca de investimentos mais rentáveis para Bangladesh crescer economicamente e competir no

mercado internacional de grãos.

3. Alguns países localizados no sudeste asiático e no leste da Ásia têm obtido bastante destaque industrial a partir da década de 1970. Trata-se dos países agrupados sob o nome de Tigres Asiáticos, denominação que se refere à força e à eficiência atribuídas às suas economias nacionais. Existem três gerações de Tigres Asiáticos, os primeiros Tigres, os Novos e os Novíssimos Tigres. Mas por que esses países se desenvolveram tanto? Cite os fatores que levaram ao crescimento rápido dos Tigres asiáticos. Dê exemplos de 3 Tigres.

4. (FUVEST) – Qual das características abaixo mais se aplica ao processo de industrialização que ocorre em certos países não desenvolvidos do Sudeste Asiático e do Extremo Oriente, como Formosa, Coreia do Sul e Cingapura?

a) Predomínio de capitais americanos.b) Processo de industrialização com base no mercado consumidor externo.c) Forte incremento industrial desde a crise de 1929.d) Industrialização com base no processo de substituição de importação de manufaturados.e) Exploração intensa de minérios como o ferro.

UNIÃO SOVIÉTICA

Page 23: universodageografiablog.files.wordpress.com · Web viewTambém foi adotado a partir de 1970, um programa de Educação inspirado no exemplo japonês. Com isso, o índice e analfabetismo

1. "O novo secretário-geral do PC soviético, Mikhail Gorbachev, de 54 anos, assumiu o poder (...). Gorbachev é o mais jovem líder soviético desde Josef Stalin (...)." (Jayme Brener, "Jornal do século XX"). Sobre esse governo, é correto afirmar que foi caracterizado:

a) pela ampliação do arsenal atômico da União Soviética e dos aliados no leste europeu, como decorrênciadireta do Programa Guerra nas Estrelas do presidente Ronald Reagan.b) pelo projeto e execução de profundas reformas econômicas e políticas, que superassem a estagnação econômica e garantissem o desenvolvimento da democracia.c) pelo aumento constante da produtividade soviética na indústria e na agricultura, com o consequente aumento do PIB, que superou o dos Estados Unidos em 1990.d) pela realimentação da Guerra Fria com a acusação formal contra espiões norte-americanos e ingleses, além do rompimento das relações diplomáticas com a China.e) pela recuperação de vários princípios da era stalinista, como os planos quinquenais, a coletivização da terra e a obrigatoriedade de salários iguais para os operários industriais.

2. (TERESA D’ÁVILA) A “Guerra Fria” foi a expressão utilizada para caracterizar um tipo de política externa decorrente da:

a) Polarização do mundo em dois blocos político-militares, entre as duas guerras mundiais.b) Polarização do mundo em blocos interessados na exploração e posse da Sibéria.c) Polarização do mundo em dois blocos político-militares, após a Segunda Guerra Mundial.d) Polarização do mundo em dois blocos liderados pela Alemanha, Itália e Japão. De um lado a Inglaterra, Rússia, Estados Unidos e França de outro.e) A disputa das áreas árticas e antárticas, após a Segunda Guerra Mundial.

3. (Ibmec) Da construção do Muro de Berlim (1961) até o momento de sua queda (1989), a situação interna da União Soviética passou por uma série de significativas crises e modificações. EXCETO:

a) o êxito obtido no processo de coletivização das terras, permitindo ao país uma significativa produção de grãos em escala crescente.b) uma crise econômica aguda derivada da corrida armamentista travada historicamente com os Estados Unidos.c) a formação de uma burocracia partidária que impedia a tomada de decisões rápidas, especialmente em relação à economia.d) o aumento da impopularidade das elites dirigentes, como Leonid Brejnev, que estagnou os índices sociais e econômicos do país.e) o envolvimento do país em complicados problemas de política externa, sendo a invasão do Afeganistão em 1979 um claro exemplo disso.

4. Em qual contexto histórico surgiu a Guerra Fria?

A - No final da 1ª Guerra Mundial, quando ocorreu a expansão do socialismo para quase todos os países da América.B - No momento seguinte ao final da 2ª Guerra Mundial, quando Estados Unidos e União Soviética entraram em disputa mundial pela hegemonia militar, política e econômica.C - No final da década de 1980, com a crise do socialismo no leste europeu.

Page 24: universodageografiablog.files.wordpress.com · Web viewTambém foi adotado a partir de 1970, um programa de Educação inspirado no exemplo japonês. Com isso, o índice e analfabetismo

D - No começo do século XX, com o rápido crescimento industrial e tecnológico da União Soviética e dos Estados Unidos.E – Nenhuma das alternativas está correta.

ÁSIA GERAL

1. (Ufmg) Considerando-se alguns dos países do grupo classificado, na atualidade, como emergente, é INCORRETO afirmar que

a) a China vem direcionando o setor de bens de consumo duráveis para o atendimento da demanda de seu mercado interno, em detrimento das exportações.

b) a Índia, embora com um elevado percentual da população abaixo da linha da pobreza, se tem destacado pela exportação de mão de obra qualificada e de tecnologia de ponta no setor de informática.

c) a Rússia contrapõe sua condição de membro do grupo de países mais desenvolvidos do mundo - o G-8 - a um desempenho econômico típico de países emergentes.

d) o México vem alcançando rápido crescimento industrial ao adotar um modelo de zonas francas, onde se instalaram as empresas maquiladoras de países norte-americanos.

2. (Pucrs) Sendo um dos países mais populosos do mundo, tem passado, desde a década de 90 do século XX, por transformações no seu espaço geográfico, fato que, por um lado, aponta para a globalização e para o desenvolvimento tecnológico e, por outro, acentua as diferenças sociais. A formação de mão de obra especializada destaca-se na produção de softwares, aviões, pesquisas espaciais, supercondutores e no desenvolvimento das biociências. Embora durante a Guerra Fria esse país tenha procurado não se envolver com alinhamentos propostos pelos Estados Unidos ou pela União Soviética, tem historicamente encontrado dificuldades de relacionamento com os seus vizinhos, em especial com o Paquistão.

O país a que o texto se refere é

a) a China. b) o Japão. c) a Arábia Saudita. d) a Índia. e) o Irã.

3. (UNIP) – Dois países asiáticos, detentores de arsenais nucleares, disputam o controle de região localizada entre ambos. O primeiro possui maio ria hindu, o segundo maioria islâmica. Teme-se o agravamento do conflito entre os dois países, que já travaram duas guerras pelo controle da região. Aponte a alternativa que apresenta os nomes destes países, da região disputada e de um terceiro país que possui uma área sob seu controle na mesma região.

Page 25: universodageografiablog.files.wordpress.com · Web viewTambém foi adotado a partir de 1970, um programa de Educação inspirado no exemplo japonês. Com isso, o índice e analfabetismo

a) O segundo país é a China, o primeiro a Índia. A região sob disputa é o Nepal, que possui áreas sob controle de Bangladesh, não envolvida no conflito.b) O país de maioria hindu é a Índia, o segundo, Bangladesh. A região disputada é o Tibete, de religião budista, que também tem áreas sob controle chinês.c) O primeiro é a Índia, o segundo o Paquistão e a região disputada é a Caxemira, de maioria muçulmana, enquanto o terceiro país que possui uma área sob seu controle é a China.d) O primeiro país é Israel, o segundo a Síria. A região sob disputa é chamada de Colinas de Golan. O Líbano, muçulmano, controla o norte da região.e) Nenhuma das alternativas está correta.

4. (SANTA CASA) “Com uma estratégia adequada a um país de desenvolvimento industrial mais recente, passou de importador a exportador de muitas tecnologias aperfeiçoadas, conseguindo deslocar, inclusive, os fornecedores mais tradicionais no mercado mundial”.

Entre as alternativas abaixo. É mais provável que o texto faça referência explícita:

a) ao Canadá; b) ao Brasil;c) ao Japão; d) à Índia;e) à China.

Bons estudos!!!