unati news 01/2013

20
UNATI NEWS Ano I - Edição 01 / 2013 Saúde em movimentação Conheça alguns cuidados especiais que devemos ter na melhor fase da nossa vida

Upload: francismar-formentao

Post on 24-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Jornal da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI), produzido em parceria com Acadêmicos de Jornalismo da Unicentro.

TRANSCRIPT

UNATI NEWS

Ano I - Edição 01 / 2013

Saúde em movimentaçãoConheça alguns cuidados especiais que devemos ter na melhor fase da nossa vida

A Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), de forma geral, é hoje, indiscutivelmente uma das atividades de extensão de maior importância institucional no Brasil. Seja pela população que atende, pela pertinência e contextualização do assunto e pelo impacto social e cultural que gera. Este programa tem por finalidade a promoção e o incentivo de ações para melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas. Nesse sentido, promove atividades de atualização de conhecimentos e integração deste público no contexto da sociedade contemporânea proporcionando um novo significado à vida dos idosos.

Em Guarapuava, no Campus Santa Cruz da Unicentro, também há o Programa de Extensão que atende hoje cerca de 80 pessoas. A Coordenadora do Programa Maria Regina da Silva Vargas, está à frente da Unati desde 2009. Ela conta um pouco da história e momento atual do programa:

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Contato

-----------------------------------

Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, SEHLADepartamento de Comunicação Social

Projeto de extensão para criação de uma mídia de comunicação comunitária com os frequentadores do projeto UNATI.Resolução Nº 103/2012 – CONSET/SEHLA/G/UNICENTRO, de 11.09.2012.

Coordenador do ProjetoProf. Francismar Formentão

Alunos de JornalismoCaio C. BudelLetícia FerrariPaula Andressa de Oliveira

Universidade Aberta à Terceira IdadePrograma de extensão PermanenteResolução nº 3580/2012

Coordenadora da UnatiProfª. Maria Regina da Silva Vargas

EstagiáriaTalissa Liara Santos

Telefone: 42 3621.1300E-mail: [email protected]

Como começou a Unati?Maria Regina: O projeto começou com atividades pontuais atendendo uma tendência de outras universidades do Brasil e do mundo em oferecer atividades voltadas à terceira idade. Isso aconteceu em 1998. Dois anos depois iniciou-se o programa de extensão permanente Unati, que segue até hoje.

Quais os pré-requisitos para participar?Maria Regina: Não é necessária uma escolarização básica para participar. Apenas a idade mínima de 55 anos.

Como são as atividades desenvolvidas?Maria Regina: Através dos exercícios nós procuramos buscar equilíbrio entre atividades físicas e intelectuais. Procurando estimular os alunos para que procurem balancear de forma correta os compromissos do dia-a-dia. Além das atividades internas nós procuramos fazer viagens, passeios, festivais e interação com a Uati de Irati. Estimulando também passeios com outros grupos como o do Sesc, por exemplo.

Qual o papel da Unati com os participantes do projeto?Maria Regina: O idoso quando procura o programa certamente quer fugir da rotina diária, e através da Unati ele busca uma interação com a sociedade. Essa é nossa intenção. Proporcionar o contato com os mais jovens e até mesmo com os pares da terceira idade. Acontece também de termos caso de idosos em quadros depressivos, através das atividades eles buscam uma recuperação, e isso tem acontecido.

Autora: Paula AndreoliFoto: Talissa Liara Santos

Não há ninguém que não irá envelhecer. Todo ser na terra, inevitavelmente, segue um ciclo determinado pela natureza, que o leva por fases variadas de infância, adolescência, idade adulta e velhice. Cada fase tem seu próprio vigor, seu conjunto de responsabilidades e de seus problemas particulares. Na saúde, por exemplo, em determinada idade, a eficácia do nosso sistema imunológico pode diminuir e deixar alguns idosos com a saúde debilitada.

Para ficar com a saúde em dia, a palavra-chave é prevenção. Os cuidados devem ser constantes em qualquer fase da vida, mas é fato que a terceira idade exige mais atenção.

De acordo com o clinico geral Luiz Gonzaga Cruz Pimentel, para um check-up completo nessa fase da vida, alguns exames são essenciais.

Hemograma: por meio do exame de sangue o médico pode identificar diversos aspectos da saúde. É possível ver se o paciente está anêmico, se o número de glóbulos brancos está dentro do normal, ou avaliar índices importantes como o colesterol.

TSH: a medição do nível de hormônio da tireoide é importante para verificar se há alguma alteração significativa em seu funcionamento.

Mamografia: o exame é indicado a partir dos 35 anos, ou a partir dos 30 em mulheres com casos de câncer de mama na família. Ele deve ser realizado a cada cinco anos até os 70 anos.

Densitometria óssea: deve ser feito tanto por homens quanto por mulheres, só que em idades diferentes. Para elas, a indicação é logo após a menopausa e para eles acima dos 60 anos. A finalidade é evitar a osteoporose e também possíveis complicações decorrentes de quedas, que afetam 30% dos idosos e podem até levar à morte.

Entre outros exames estão a colonoscopia, recomendado a partir dos 50 anos e até os 85 com o objetivo é rastrear câncer de colorretal e o raio-X de tórax, imprescindível para quem é fumante, a fim de avaliar os pulmões.

Conheça alguns cuidados especiais que devemos ter na melhor fase da nossa vida

Saúde em movimentação

Autor: Caio Budel

Para todas as idades ocupar-se o tempo livre de uma forma saudável e ativa e não apenas com atividades para "passar o tempo" é uma necessidade. Assim, apesar de ser inevitável e natural o envelhecimento, uma vida ativa para o idoso contribui em atenuar os efeitos psíquicos, físicos e emocionais do envelhecimento. Para isso modalidades como Tai Chi são indicadas.

Na Unati, o Tai Chi está entre as atividades de destaque com o maior número de alunos. Esta modalidade é uma mistura de meditação e alongamento.

O Tai Chi Chuan é uma modalidade de Ginástica Chinesa que, depois da musculação, é a de maior aderência entre os praticantes idosos e tem sido citado como capaz de incrementar nesta população ganhos de condicionamento físico, força e equilíbrio, ajudando também na prevenção de doenças.

Além disso, atividades como o vôlei e futebol são praticadas pelos alunos.

“Envelhecer é um privilégio, não uma doença. Saber envelhecer bem é sabedoria. Existem certas limitações que o tempo inevitavelmente faz aparecer, mas a maior de todas são os nossos pensamentos que condicionam as nossas atitudes.”

Mãos à obra!

Autora: Paula AndreoliFoto: Talissa Liara Santos

Poesia na

Terceira Idade!

{ }Meus versos

Deus nunca foi visto por ninguém.

O Filho unigênito, que está no seio do Pai o fez conhecer.

Levanto na madrugada escrevo até o amanhecer.

O que eu escrevo o inimigo não revoga.

Sou lutador desde criança contra o vício e a droga.

Escrevo e o inimigo não me leva.

Eu sou a Luz e falo com amor profundo.

Sou a luz do mundo.

Quem me segue em trevas não andará.

Mas em poesia preferida. E terá a luz da vida.

Autor: Osvaldo Bandeira

Ser idoso

Ser idoso

é ter a coragem de olhar para frente

E dizer que traz consigo

um mundo de conhecimento.

Ser idoso é ser gente.

Ser idoso

É poder dizer que tem a dádiva da vida

E o poder da mente

Que possui uma vasta experiência

E carrega em sua guarida

A realização e a gratidão da existência.

Ser idoso,

É ser alguém consciente

Pedindo a Deus sempre mais anos de vida

Para viver com os seus

e ser uma pessoa querida.

Ser idoso,

é guardar o que sente

Do lado bom e ruim das coisas

Dos momentos que viveu

E, um dia, tristemente

Sofreu..

E num outro dia, alegremente

Viveu...

E foi feliz

Como um sábio aprendiz.

Ser idoso

É aprender, do ontem, a lição

Hoje, guardada nas eternas lembranças

Bem no fundo do coração.

Ser idoso

é ter no rosto

A marca da sabedoria

A experiência de muitos momentos

Vividos com alegria.

O que mais lhe entristece

É a falta de respeito, carinho e atenção

Dê ao nosso idoso o que ele merece

E o que queres para ti.

Não o maltrate, abrace-o de coração

Porque o que estás hoje a pedir

Num futuro tão próximo podes conseguir.

Por isso, tratar bem o idoso

É meu, é teu, é nosso dever

Não esqueça que o idoso de hoje

Amanhã pode ser você,

Basta ter vida em abundância

E nem tão cedo morrer.

Autora: Maria Dionésia Santos da Silva

O envelhecimento é um processo caracterizado por diversas mudanças onde a qualidade de vida na terceira idade depende de alguns fatores importantes, como a saúde física e mental, relações familiares, entre outros.

Alimentação equilibrada e atividades físicas regulares contribuem para aumentar a expectativa de vida do idoso e para que os mesmos tenham uma vida mais saudável. Além disso, nos idosos as funções no organismo diminuem como um todo, diferenciando-se na intensidade segundo o órgão ou sistema em questão.

Na alimentação, por exemplo, alguns cuidados especiais devem ser tomados. De acordo com a nutricionista Jéssica Maia um bom estado nutricional, com o fornecimento adequado de proteínas, vitaminas e minerais é de extrema importância para que o idoso resista às doenças crônicas e possíveis debilidades.

Alimentos que contribuem para um bom desempenho do corpo na terceira idade:

* Carboidratos como arroz, macarrão, pães, batata, cereais, farinha, mandioca e derivados. (glicose, frutose e galactose).

* Vegetais folhosos* Comidas com vitamina D como peixes e frutos

do mar.

Alimentação saudável na terceira idadePara se manter saudável nesta fase da vida é fundamental uma alimentação equilibrada e variada.

Autora: Letícia Ferrari

Tapetes, roupas, almofadas e cortinas são apenas algumas coisas que podem ser feitas com o crochê, um tipo de artesanato que existe há muitos anos, mas que só foi reconhecido como manifestação artística no século XIX, depois que a rainha Vitória do Reino Unido aprendeu a técnica.

O crochê é um dos diversos tipos de artesanato e é feito com uma agulha especial que possui um gancho e produz um trançado semelhante ao da malha ou da renda. Não se sabe ao certo quando essa arte começou, mas o nome crochê deriva da palavra francesa “crochet”, que significa gancho.

Para fazer o crochê diversos tipos de fios podem ser usados e agulhas de diferentes espessuras também. Assim as peças podem ficar muito diferentes umas das outras. Além disso, o crochê pode trazer dinheiro para artesãos que comercializam suas peças e também serve como um ótimo passatempo!

Autora: Rozália Filla LozeckyiFoto: Rozália Filla Lozeckyi

Crochê: Uma arte centenária

Conheça mais sobre o crochê, uma técnica que possui adeptos em todo o mundo.

13

O morango é a fruta preferida de muitas pessoas e a torta de morango fica tão gostosa quanto a fruta. Se você gosta de sobremesas ou doces, as receitas com morango na certa vão fazer sucesso.

Massa·1 pacote de bolacha maisena·100g de margarina sem sal

Cobertura·1 a 2 caixinhas de morango·1 envelope de gelatina sabor morango (fazer do modo convencional)

MassaTriture a bolacha no liquidificador e depois faça uma massa acrescentando a margarina. (Costumo derreter ela um pouco para facilitar esse trabalho). Depois da massa estar homogênea, forre uma assadeira de preferência de fundo removível e coloque cerca de 10 minutos no forno (aprox. 250º).RecheioCozinhe todos os ingredientes em fogo baixo até engrossar bem. Depois que estiver pronto despeje na massa.CoberturaCorte os morango no meio e coloque eles em cima do recheio. Depois é só jogar um pouco da gelatina de morango por cima dos morangos. O ideal é deixar a gelatina pronta com um pouco de antecedência e deixar na geladeira para ficar um pouco mais consistente antes de usá-la como cobertura.

Torta de Morango

Ingredientes:

Modo de Preparo:

Autora: Ivone Casanova

Creme·1 late de leite condensado·2 gema peneiradas·1 medida da lata de leite condensado de leite integral·2 colheres de sopa de maizena diluída no leite

§1 xícara (chá) bem cheia de arroz arbóreo§1 litro de caldo de legumes, fervendo§2 colheres (sopa) de manteiga sem sal§1 cebola pequena picada§1/2 xícara (chá) de vinho branco seco§50 g de queijo parmesão ralado§1 xícara (chá) de pinhões em conserva picados (se não encontrar use pinhões cozidos)§sal a gosto

Em uma panela (de preferência caçarola) grande derreta metade da manteiga e junte a cebola deixando suar por 2 minutos. Acrescente o arroz e misture rapidamente. Regue com o vinho e deixe evaporar. Em fogo alto, vá adicionando o caldo fervendo e mexendo continuamente. Adicione o caldo até que o arroz esteja 50% cozido. Continue mexendo e adicionando mais caldo sempre que necessário. Adicione o pinhão picado e continue mexendo e acrescentando caldo. Quando o arroz estiver cozido, al dente, retire do fogo. Adicione o restante da manteiga gelada, o queijo parmesão e sal a gosto. Mexa vigorosamente e deixe descansar com a panela tampada por pelo menos 3 minutos antes de servir.

É hora de por a mão na massa!

Risoto de pinhão

Ingredientes:

Modo de Preparo:

Autora: Irene Crepaldi Mendez

Áries (21 março a 20 abril): Mais fácil aceitar novas ideias e trabalhar em equipe, numa posição de colaboração e amizade. A liderança é de quem tiver as ideias mais avançadas e originais - parece que você será o portavoz delas. Amor em alta!

Touro (21 abril a 20 maio): Para explicar o inexplicável, aquilo que você sente, siga o caminho da fé na sua cosmovisão. Assim poderá entusiasmar muitas pessoas no t ra b a l h o . E ga ra n t i rá p o s i ç ã o d e d e s t a q u e . Contemporaneidade e refinamento.

Gêmeos (21 maio a 20 junho): Lua e Júpiter em ângulo harmonioso favorecem um início de semana inspirador. Você pode sentir um contentamento maior. O perigo é se perder em mil direções, então anote os planos e ideias para trabalhar nelas depois.

Câncer (21 junho a 21 julho): Verifique seus rendimentos, mas seja discreta sobre suas fontes de renda. Nada de fazer comentários com amigos, colegas ou outros. O segredo hoje é usar a intuição a favor da sua saúde financeira, não disperse essa força.

Leão (22 julho a 22 agosto): Você está contando com muita empatia e capacidade de entender a vontade dos outros. Para trabalhar com clientes e fazer as pazes com sócios e parceiros, é ideal. Um amigo abrirá novas frentes de oportunidade para você.

Virgem (23 agosto a 22 setembro): Pessoas infladas, encantadas consigo mesmas, serão a pedra no seu sapato - trate de fugir delas no trabalho e na vida pessoal. Você supera por seu rigor e base de conhecimento. Assim ganhará o premio da excelência.

Horóscopo!

Libra (23 setembro a 22 outubro): Encanto pessoal conta muito, assim como sua capacidade de equilibrar as relações que estão sem harmonia. Lua e Júpiter servem de blindagem contra a monotonia, o desamor, as promessas vazias. Foque no seu futuro.

Escorpião (23 outubro a 21 novembro): Semana começa sob o signo da força controlada, dos recursos geridos com rigor, sem perda ou desperdício. Tanto vale para as relações com chefes e superiores, como para as de amizade. Você está vendo com quem pode contar.

Sagitário (22 novembro a 21 dezembro): Mais parcerias? Mais projetos? Mais sonhos também. Tudo que virá pelas mãos dos outros pode trazer mais abertura, prosperidade e valor para você hoje.. Assegure-se de anotar as promessas feitas. E não exagere.

Capricórnio (22 dezembro a 20 janeiro): Desacertos entre emoções e pensamento podem transtornar o clima doméstico hoje. Descompasso maior se instala no campo amoroso. Evite mudança nos hábitos, ou nas medicações. Amor sem imaginação.

Aquário (21 janeiro a 19 fevereiro): Um ótimo aspecto se forma entre a Lua, que segue em seu signo, e Júpiter, que transita em gêmeos. Emoções conectadas com o sentido da amizade, do companheirismo e do amor. Abundancia de conexões, estudos importantes.

Peixes (20 fevereiro a 20 março): Voe está sendo sustentado pela disciplina interior se houver uma aspiração futura poderosa. Por este sonho você será capaz de um rigor maior. Mas você precisará descansar a mente, aliviar a alma de remorsos imaginários.

Autor: Osvaldo Bandeira

---O caipira vai visitar o compadre. Como a porta está aberta, ele vai entrando e encontra o compadre no quarto, assistindo à televisão.- E aí, cumpade, firme?- Não, futebor.

---

No consultório, o paciente recebe a notícia de que tem apenas mais três minutos de vida e diz, desesperado:- Doutor, o que o senhor pode fazer por mim?E o médico responde:- Um Miojo.

---

Homem e mulher estão tomando cerveja num barzinho. Ele vira-se pra ela e diz:- Você está vendo aquela mulher lá no balcão, tomando uísque sozinha? Pois eu me separei dela faz sete anos! Depois disso, ela nunca mais parou de beber.A mulher responde:- Não diga bobagens. Ninguém consegue comemorar durante tanto tempo assim!

---

Piadas

Autor: Caio Budel

Horizontais:1 - Tubérculo bastante apreciado.4 - Vendedor ambulante de objetos.7 - Contrário de feio.8 - Aquele que não enxerga.9 - Confederação Brasileira dos Bispos do Brasil. (sigla)10 - O mesmo que caminhar.12 - Número par entre o um e o quatro.13 - É extraído da seringueira.15 - Representação do Planeta Terra. Emissora de TV.16 - Mártir da Inconfidência Mineira.18 - Equipamento tecnológico que revolucionou o mundo.19 - Superioridade.

Verticais: 2 - Sentimento existente entre pessoas que se amam.3 - Fruto da macieira.5 - Capital do Estado de São Paulo.6 - Tirar da sepultura.8 - Conjunto de casas ou apartamentos.11 - Equipamento utilizado para conservar alimentos.14 - Tornar independente.17 - Metal precioso de cor âmbar

Respostas: 1 – Batata, 2 – Amor, 3 – Maçã, 4 - Mascate, 5 – São Paulo, 6 – Exumar, 7 – Bonito, 8 – Condomínio, 9 – CNBB, 10 – Andar, 11 – Geladeira, 12 – Dois, 13 – Látex, 14 – Emancipar, 15 – Globo, 16 – Tiradentes, 17 – Ouro, 18 – Computador, 19 – Hegemonia.

RACHA CUCA, UNATI!

Junho04/06 Maria Clair Gomes05/06 Aurélio Bona09/06 Ademar Luiz Drugos09/06 Roseli Martins17/06 Estela Maria Ferreira21/06 Djalma Pulga23/06 Agripina de P. Silva23/06 Beny Araújo24/06 Eladir da Silva25/06 Leonilda F. Ribas

Janeiro03/01 Maria de Lurdes Trombetta09/01 Evanira T. Queiroz11/01 Francisca do Amaral19/01 Ireno Otto Barby22/01 Maria Glina Dolinski30/01 Geni da Silva Paula

Fevereiro06/02 Osvaldo Ferreira Bandeira08/02 Pedro Bonavigo17/02 Diana Pereira Pires17/02 Noêmia Schwarzer Bona19/02 Carlos Willian Wirthmann27/02 Bernadete da Silva Mariani

Março08/03 Iris Baruffi Castoldi10/03 Romildo Ribas22/03 Ilse Raichle22/03 Zilda Amaral Pires26/03 Evanilde T. De Campos

Abril02/04 Sônia Maria Mayer Drugos08/04 Tereza Barby08/04 Vitória K. Bonavigo19/04 Irene C. Mendez22/04 Anita Seratto23/04 Ana Rodakowski

Maio01/05 Maria de L. Oliveira01/05 Martha Armstrong10/05 Maria Solange23/05 Odete Pires28/05 Honória Santos31/05 Nedy Barreto

Novembro04/11 João Martins Oliveira07/11 Verônica da Silva17/11 João Francisco Camargo21/11 Heliton J. R. de Camargo28/11 Aucy de A. Gomes

Dezembro02/12 Clare A. Antunes04/12 Zélia Glacy Ramos14/12 Ivone Casanova18/12 Jovita Bach Pinto21/12 Ivone de Jesus

Julho11/07 Vera Atriz Schmitt15/07 Maria Ondina Borgo20/07 Dulce Aguiar20/07 Maria Aparecida F. Vicentini22/07 Fumiye Ono25/07 Eleny Mendes30/07 Juracy Goes Dambroski

Agosto01/08 Maria Thereza Mendes Carvalho06/08 Maria Izulina Vicentin07/08 Soeli Barbosa Chass08/08 Rosália Filla Lozeckyi10/08 Ivanir Tolotti12/08 Irma da Silva Cordova15/08 Antonio Lineu Teixeira16/08 Gilda Mara Grunski18/08 Dirce Neide Costa Barrozo19/08 Ely Renould Brezezinski23/08 Conceição Aparecida de Assis23/08 Dilma de Oliveira Lima27/08 Maria Dione Carvalho30/08 Rozelmira Pimpão

Setembro01/09 Leny Aparecida Camargo07/09 Marlene Brandão18/09 Eloal Mendes Araujo28/09 Carmelinda F da Silva

Outubro04/10 Luiza Diná Teixeira06/10 Maria Joaquina09/10 Genezi do Santos09/10 Nilsa Larsson13/10 Síria dos Anjos21/10 Ana Luiza Pulga

Programa de

atividades da Unati

UM

ESPA

ÇO

DE R

EA

LIZ

ÃO

NO

T

EM

PO

DA M

AT

UR

IDA

DE

SEGU

ND

A-FEIR

A

TER

ÇA

-FEIRA

Q

UA

RTA

Q

UIN

TA-FEIR

ASEX

TA-FEIR

A

CA

NTO

1

3h3

0

às

15

h

HID

RO

GIN

ÁSTIC

A

8

h3

0

às

9h

30

NU

TRIÇ

ÃO

/ OFIC

INA

MEIO

AM

BIEN

TE

14

hàs 1

5h

HID

RO

GIN

ÁSTIC

A

8h3

0às

9h3

0

FISIOTER

AP

IA

15

h às 1

6h3

0

HISTÓ

RIA

13

h3

0às 1

5h

TAI-C

HI

15

h1

5às 1

6h1

5IN

FOR

TICA

14

h às

15

h3

0

ESPAN

HO

L

15

h às 1

6h

TAI-C

HI

15

h1

5às

16

h1

5

JOG

OS D

EQ

UA

DR

A/M

ESA

16

h3

0às 1

7h

30

OU

TON

O

DO

UR

AD

O

16

hàs

17

h

JOG

OS D

EQ

UA

DR

A/M

ESA

1

5h

30

às 16

h3

0