metrô news 23/09/2013

36
Tarde Noite Manhã 0,71% R$ 678,00 Salário Mínimo Selic Previsão para hoje www.metronews.com.br Distribuição Gratuita nas Estações do Metrô CIDADE Pág. 4 São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 2013 | 6924 | Ano 39 Venda Proibida ESPETÁCULOS Pág. 15 Matilha para gente e animal Espetáculo de rua no sábado SILVIO CESAR 16ºC 25ºC Mortes e internações no trânsito recuam 10% em SP Dados da Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) apontam que as mortes em acidentes de trânsito na Capital, no ano passado, tiveram uma queda de 9,8% em relação aos óbitos de 2011. Menos vítimas também foram internadas. Pág. 3 Movimento Black Bloc diz que “luta pelo povo” Pág. 6 Edição de mídia eletrônica é área em expansão Empregos & Cursos JEAN CHARLES MANDOU ADALBERTO MARQUES / AGIF / AE Sem chance – Rogério Ceni se esticou mas não conseguiu defender: 1 a 0 para o Goiás, na partida de ontem São Paulo volta a perder ESPORTES Dia sem carro às avessas! Ativistas realizaram ontem, no Dia Mundial Sem Carro, atividades na faixa paralela da Avenida Paulista. O movimento teve baixa adesão. Em compensação, o número de carros foi imenso. Ao contrário do que se esperava, muita gente resolveu tirar o veículo da garagem e na Paulista, o movimento travou a via durante quase todo o dia. TIAGO QUEIROZ / AE

Upload: jornal-folha-metropolitana-e-metro-news

Post on 23-Mar-2016

342 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Metrô News - a gente circula com você

TRANSCRIPT

Tarde NoiteManhã0,71% R$ 678,00

Salário MínimoSelicPrevisão para hoje

www.metronews.com.br Distribuição Gratuita nas Estações do Metrô

CIDADE Pág. 4 São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 2013 | 6924 | Ano 39 Venda Proibida ESPETÁCULOS Pág. 15

QR code generated on http://qrcode.littleidiot.be

Matilha para gente e animal

Espetáculo de rua no sábado

silv

io c

esar

16ºC25ºC

Mortes e internações no trânsito recuam 10% em SPDados da Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) apontam que as mortes em acidentes de trânsito na Capital, no ano passado, tiveram uma queda de 9,8% em relação aos óbitos de 2011. Menos vítimas também foram internadas. Pág. 3

Movimento Black Bloc diz que “luta pelo povo” Pág. 6

Edição de mídia eletrônica é área em expansão Empregos & Cursos

Jean

cha

rles

Man

dou

adal

BerT

o M

arQu

es /

aGiF

/ ae

Sem chance – Rogério Ceni se esticou mas não conseguiu defender: 1 a 0 para o Goiás, na partida de ontem

São Paulo volta a perder ESPORTESDia sem carro às avessas!

Ativistas realizaram ontem, no Dia Mundial Sem Carro, atividades na faixa paralela da Avenida Paulista. O movimento teve baixa adesão. Em compensação, o número de carros foi imenso. Ao contrário do que se esperava, muita gente resolveu tirar o veículo da garagem e na Paulista, o movimento travou a via durante quase todo o dia.

TiaGo QueiroZ / ae

NONONONONONSão Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 2013

2 OPINIÃOSão Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 2013

2

EDITORIAL MORINI

Dia Mundial sem Carro deve ser de reflexão e não de comemoração

Ontem o mundo inteiro “comemorou” o Dia Mundial sem Carro. O comemorou foi colocado entre aspas de propósito. Não há motivos para festejar. A data, na verdade, deveria ser-vir de alerta para a nossa (i)mobilidade urbana. Mas funciona para administrações públicas realizarem atividades comemo-rativas que não ajudam em nada a resolução do problema.

As medidas efetivas de combate aos malefícios dos congestionamentos parecem sempre ineficazes diante de uma frota de veículos que não para de crescer. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o estado de São Paulo possui 30% de toda a frota automobilística

do País: são cerca de 24 mi-lhões de carros, caminhões e motocicletas.

Em São Paulo, a falta de espaço obriga a Prefeitura a criar faixas exclusivas para os ônibus em vez de corredo-res segregados. Não é o ideal, é claro, mas a saída tem fun-

cionado, pelo menos para os coletivos. A velocidade média dos ônibus aumentou consideravelmente. Mas os motoristas de carros, espremidos, reclamam.

A ideia, na verdade, faz todo o sentido. Em um cenário de caos – como é o do trânsito nas grandes metrópoles – se alguém tiver que sofrer mais, que seja quem prioriza o trans-porte individual.

Outra “saída” encontrada pelas administrações diante da falta de espaço foi a criação de ciclofaixas de lazer. Abertas aos fins de semana e feriados, elas separam uma faixa das avenidas para as bicicletas. Também não resolve a questão, já que os paulistanos querem mais: eles querem ir trabalhar e estudar de bicicletas.

É por isso que o Dia Mundial sem Carro precisa ir além da comemoração. E as medidas paliativas dos órgãos gover-namentais precisam ir além das “saídas”. Caso contrário, o objetivo de mostrar, neste dia, que é possível se locomover sem carro nunca será alcançado.

Estado de São Paulo possui 30% da frota de

veículos do País: são cerca de 24 milhões de carros,

caminhões e motos desenvolvimento lento. A origem do nome do bairro, Perus, vem na verdade desta época, já que as cavas de ouro do Jaraguá e região eram conhecidas como Peru, ou o “Peru do Brasil”, em relação ao país sul-americano que foi grande pro-dutor do minério.

Esta situação inicial da região só mudaria a partir de 1867, quan-do, com a abertura da ferrovia São Paulo Railway, ligando Santos a Jundiaí, uma série de estabeleci-mentos seriam abertos como a Cia Melhoramentos de Papéis (1890) o Hospital do Juquery (1898), a Estrada de Ferro Perus- Pirapora (1910) e um dos principais mar-cos do bairro, a Cia. Brasileira de Cimento Portland (1926), mais conhecida como Cimento Perus. Com a abertura da Cimento Perus, o Brasil iniciava a produção nacio-nal de cimento no País, tornando--se, com o passar do tempo, um dos principais produtores do cimento.

A fábrica de cimento Perus seria, na verdade, a principal atividade econômica da região e permaneceu em atividade até o início da déca-da de 1970, quando, após diversas denúncias do sindicato dos cimen-teiros, a fábrica foi interditada por diversas vezes, até sua completa desativação em 1986. Com o fim da era do cimento, a região passa a de-notar como um bairro dormitório, onde a maioria dos seus moradores utiliza a linha do trem como princi-pal ligação entre o bairro e o Centro.

de ouro que permaneceram em atividade até o final do século XIX.

Na história do bairro, os regis-tros históricos são fartos. No século XVII já existiam a Fazenda dos Pi-res e a Fazenda Ajuá, antigo nome de Perus, e que era tida como uma das maiores fazendas de cereais próximo ao centro da Capital. Mas devido à distância que o bairro ti-nha com o Centro, o isolamento natural proporcionava à região um

Perus: entre cimento e ferrovia

O bairro de Perus, próximo ao pé da Serra da Cantareira, tem sua história ligada à busca do ouro. A região do extremo norte/oeste da cidade de São Paulo, próxima ao Vale do rio Juqueri, servia como passagem de tropas militares, en-treposto de abastecimento e cavas

A origem do nome do bairro vem da época das cavas de ouro do Jaraguá conhecidas como “Peru”

ANOTEn Fonte de vitamina C e potássio, a couve-flor será tema das receitas abordadas no workshop culinário gratuito, que acontecerá amanhã, dia 24, na Fundação Mokiti Okada (FMO), na Vila Mariana. Sob a orientação de uma nutricionista e uma culinarista do setor de Alimentação Natural da FMO, os participantes aprenderão a preparar creme de couve-flor, que é indicado para acompanhar frangos ou peixes grelhados e couve-flor curry, que pode ser servida com carnes e arroz. O workshop começa às 19h30 e tem aproximadamente duas horas de duração. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio dos emails [email protected] ou [email protected] e pelo telefone (11) 5087-5045.

n Amanhã, dia 24, às 19h30, a Casa das Rosas (Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô) promove uma homenagem com leitura de textos inéditos do poeta paulistano Roberto Piva, falecido em 2010. Piva é autor de Paranóia (1963), Abra os olhos e diga ah! (1975), Coxas (1979) e 20 Poemas com Brócoli (1981).

Ponto de Vista

everton calício É securitário e pesquisador memorialista. [email protected]

Gerente Comercial: Guile Horta de Lima Rocha - [email protected] Comercial (Grandes Agências): Ramon Martins Silva - [email protected]ção: [email protected]. Comercial: [email protected]. Distribuição: [email protected]. Recursos Humanos: [email protected]ário: Reportagem local, Agência Estado e Associated Press (AP)Representantes Comerciais em Brasília e Rio de Janeiro: Pereira de Souza & Cia Ltda. Fones: (61) 3226-6601 / (21) 2544-3070Impressão: S.A. O Estado de S. Paulo.Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores.

Presidente: Paschoal Thomeu (in memoriam)Diretora-Presidente: Andréa Santos Thomeu - Diretor-Geral: Orlando Reinas Jr.Gerente de Marketing: Alberto Frazão Junior - [email protected] e Jornalista Responsável: Paulo Manso - [email protected]: Carlos Ferreira Lima - [email protected] e Mônica Kikuti - [email protected]. Chefe de Reportagem: Laís Domingues - [email protected]. Editor de Arte: Sidney João de Oliveira - [email protected] de Arte: Ricardo Leocadio - [email protected]. Diagramação: Rafael dos Anjos Candido, Mauro Dias dos Santos e Neri Gonçalves Pereira. Revisão: Felipe Rabello Gonçalves. Fotos: Guilherme Kastner e Silvio Cesar. Redação: [email protected]

O Metrô News é distribuído de segunda a sexta-feiraSede, Redação e Publicidade: Rua Ipê, 144 - Jardim Guarulhos - Guarulhos - SP

CEP: 07090-130 - Fone: (11) 2475-7800 - CNPJ: 44.193.423/0001-40

Tiragem e distribuição auditada por:

Relatório em poder da Administração

www.metronews.com.br Tiragem: 150 mil exemplares

São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 2013

3cidade

Violência – Dez pessoas são internadas, por dia, vítimas do trânsito

Mundo e país

morreram em 2012 por acidentes em SP

1.231pessoas

Anualmente, mais de um milhão de pessoas morrem no mundo por cau-sa de acidentes automobilísticos. O número de feridos é 50 vezes maior.No Brasil, os índices também são preocupantes: 30 mil óbitos e 400 mil cidadãos feridos e inválidos em ocorrências no trânsito, o que gera um gasto de R$ 5,3 bilhões anuais ao governo federal. “É importante que haja uma cons-cientização para as crianças já nas escolas. Só assim poderemos formar motoristas mais responsáveis no futuro”, argumentou o comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo, coronel Benedito Roberto Meira. A CET afirma que tem promovido campanhas com foco educativo, como o Programa de Proteção ao Pedestre. “Deslocamos agentes de trânsito, especialmente às regiões periféricas, para fiscalizar os diversos enquadramentos de desrespeito à preferência do pedestre”, afirmou a CET em nota.

Mortes e internações por acidentes caem 10%Vinícius Bacelar - A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informa que 1.231 pes-soas morreram em acidentes de trânsito na Capital em 2012 – o que representa uma queda de 9,8% em relação aos óbitos de 2011 (1.365).

Além da diminuição no número de mortes, menos vítimas de acidentes auto-mobilísticos foram interna-das no ano passado em um comparativo com 2011.

A Secretaria de Estado da Saúde afirma que os hospitais públicos atende-ram 3.781 pessoas em 2012, contra 4.201 em 2011, uma

queda de 10%. Foi a primeira diminui-

ção registrada desde 2008. A pasta, no entanto, ressalta que ainda dez vítimas são internadas diariamente por ocorrências no trânsito.

O Sistema Único de Saúde registrou uma queda no gas-to com internações. Em 2012, foram investidos R$ 6,5 mi-lhões – R$ 1 milhão a menos em relação ao ano retrasado.

Para o vice-presidente da Associação Nacional de Trânsito (Anatran), Luís Flo-ra, os resultados ainda po-dem ser melhores.

“Há condições de diminuir os acidentes. Para isso é neces-sário que haja uma educação do cidadão em sua formação como condutor. É preciso me-lhorar a sinalização, as ma-lhas viárias, engenharia de tráfego e colocar os agentes de trânsito na rua para educar. Hoje, eles só aplicam multas”.

GUILHERME KASTNER

4São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 2013cidade

Matilha promove adoções de animais de rua aos domingos

Cultura – Matilha Cultura está localizada na Rua Rêgo Freitas

A coordenadora Tica Minami diz que a Matilha já serviu como abrigo aos feridos em uma noite de protestos.“Participamos de manifestações ao lado do Movimento Passe Livre [MPL]. Em um dia, logo nos primeiros protestos, sabíamos que o ato seria mais radical. Por isso, nos adiantamos e nos preparamos para acolher os feridos. Foram 30 pessoas socorridas”, recorda.

Abrigo Aos feridos

Matilha cultural: o melhor amigo do cachorro

Vinícius Bacelar - O cachorro é o melhor amigo do ho-mem, certo? É que o ve-lho dito popular nos en-sina. Mas na Rua Rêgo Freitas, nº 542, na região central de São Paulo, a si-tuação se inverte: no es-paço da Matilha Cultural (www.matilhacultural.com.br), o ser humano é companheiro dos cães.

A ideia começou em 2009 com o cineasta Ri-cardo Costa, que é apai-xonado por animais – a idolatria está exposta em cada canto da Matilha Cul-tural – inclusive no logo e no nome. Hoje, 15 funcio-nários trabalham no local.

“Todos os domingos fazemos uma feira gra-

tuita de adoção de animais de rua – principalmente gatos e cachorros. Eles não ficam en-gaiolados”, diz Tica Minami, coordenadora de Projetos Es-peciais da Matilha.

O espaço é formado por uma galeria, uma arena mul-timídia e uma sala de cine-ma com capacidade para 68 pessoas e dois cadeirantes. “Assim como o homem, o cachorro é bem-vindo em todos os setores da Matilha. Até no cinema”, afirma.

“Há dois eventos fixos que

realizamos todos os anos. Um deles é o ‘Pracachorro’. Em uma das edições, montamos uma casa gigante para os cães”, lembra a coordenadora.

Além da militância na de-fesa pelos animais, os respon-sáveis pela Matilha atuam em projetos socioambientais. “Somos ativistas. Queremos a criação do Parque Augusta entre as ruas Caio Prado e Paranaguá. O centro de São Paulo precisa de uma área verde”, declara.

Todo ano, a Matilha pro-move o “Setembro Verde” – projeto que visa discutir so-luções políticas para o meio ambiente por meio de oficinas, documentários e exposições.

“Em 2013, estamos com o mote ‘Resistência Indígena’. Precisamos proteger as áreas destinadas aos índios. Não po-demos deixar que o desmata-mento das florestas chegue às tribos”, argumenta Tica.

Apesar de o projeto não possuir fins lucrativos, Tica Minami, coordenadora de Projetos Especiais da Ma-tilha. diz que doações são bem-vindas. “Pode até ser um apoio governamental, mas não deixaremos nossa posição de lado. Nada pode interferir nos nossos ide-ais”, ressalta.

Além das doações, o espaço sobrevive com alu-guéis. “Locamos a área para eventos de um dia: expo-sições, coquetéis de lança-mentos e noite de autógra-fos”, explica Tica.

A Matilha fica aberta de

terça a domingo, das 8h às 23h. “Qualquer pessoa pode desfrutar do espaço gratui-tamente. Oferecemos Wi-Fi sem cobrar nada, porém o sinal na região não é tão bom”, lamenta a coordena-dora. “A Matilha é um cen-tro cultural de conexões de pessoas e ideias. Queremos oferecer um lugar de debate independente para formar cidadãos”, complementa ela.

Integração – A plurali-dade é refletida em diver-sas ações. Por exemplo, aos domingos, o espaço oferece uma sessão de cinema aos moradores de rua.

Doações são bem-vindas

Fotos: silvio Cesar

Entretenimento – Local tem diversas atividades, entre elas, exposições de artes

Telona – Sala de cinema comporta até 70 pessoas Au au – Bichos são sempre bem-vindos ao local

São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 2013

5cidade

Diversão – Ativistas da SOS Mata Atlântica promoveram ato às margens do TietêDA REDAÇÃO - O governador

Geraldo Alckmin (PSDB) participou ontem das co-memorações do dia do Rio Tietê. Realizado pela Fun-dação SOS Mata Atlântica próximo à Ponte das Ban-deiras, na Capital, o evento simulou uma praia às mar-gens do rio.

Alckmin explicou o trabalho que vem sendo realizado para despoluir o Tietê. “Nós já tiramos 365 toneladas por dia de esgo-to ao longo dos 1.600 km do rio Tietê. Saímos aqui da Região Metropolitana de 70% de esgoto coletado para 84%. A nossa meta é em 2020 ter universalizado o tratamento”, disse.

O programa Parque

São Paulo comemora o Dia do Tietê

Várzeas do Rio Tietê tam-bém foi mencionado como outra importante ação do governo do Estado de São Paulo, que busca recuperar as áreas para reintegrar o rio ao cotidiano da popula-ção. O projeto, que já está em andamento no trecho que vai do bairro da Penha até Guarulhos, prevê a lim-peza das várzeas até a nas-cente do rio.

Além disto, o governa-dor também ressaltou a importância da limpeza urbana. “É preciso ter um grande trabalho de educa-ção ambiental de limpeza urbana, porque o que se joga na rua acaba dentro do rio”, concluiu o gover-nador Geraldo Alckmin.

VANESSA CARVALHO / BRAZIL PHOTO PRESS / AE

6São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 2013cidade

Página no Facebook do grupo condensa mais de 18 mil seguidores

Movimento Black Bloc afirma que não é a favor de violência gratuita

Para professor, movimentos como este não deveriam ser permanentes

Máscaras – Entre as características do grupo, o rosto escondido

Manifestação – Membros do Black Bloc participaram dos protestos em massa ocorridos pelo País

Com fama de violento, Black Bloc diz lutar “pelo povo”Vinícius Bacelar - Definitiva-mente não foi apenas pelos R$ 0,20. Mais do que reduzir a tarifa do transporte públi-co, os manifestos populares de junho mostraram (ou es-conderam) novas faces à po-pulação brasileira.

Mascarados, apartidários e horizontais (sem cargos hie-rárquicos), os integrantes do movimento Black Bloc (Bloco Negro) sempre andam em grupo durante os protestos.

“Não havia uma grande manifestação de massas no Brasil há 20 anos. Houve gre-ves, quebra-quebra aos mon-tes, mas não um fenômeno como o de junho. Também foi a primeira manifestação de massa depois da chega-da do Facebook ao País, o que facilitou a formação de agrupamentos combinados e efêmeros para atuar em manifestações”, explica o professor de História da Uni-versidade de São Paulo (USP) Lincoln Secco.

Com fama de violentos, os integrantes do movimento fazem apologia ao anarquis-mo – ausência de governo – e depredam símbolos do poder público e do capitalismo.

“São movimentos que agridem símbolos do capi-talismo, os quais são consi-derados em si mesmos uma violência simbólica contra as pessoas. Na tática Black Bloc não se deveria agredir cida-dãos e nem qualquer coisa. Somente símbolos do gran-de capital e, eventualmente, a polícia caso ela reprima os manifestantes”, diz Secco.

De acordo com um texto exposto na página do Black Bloc RJ, os atos não são feitos por um vandalismo gratuito.

Foto

s: G

uilh

erm

e Ka

stne

r

Além de políticos e gran-des empresas privadas, a Po-lícia Militar é outro grande alvo do grupo. É comum ver xingamentos, fotos e vídeos que mostram repúdio à PM.

“Somos totalmente con-tra a violência gratuita a poli-ciais, mas a favor de reações que impeçam a truculência. Queremos que a PM seja mais bem preparada”, ressal-ta o Black Bloc via web.

Segundo professor Lin-coln Secco, o anonimato dos participantes e o uso de pa-nos para esconder os rostos permitem a infiltração de policiais ao movimento.

PM é alvo

Há uma glamourização da violência, diz cientista políticoDe acordo com o pro-

fessor de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC--SP), Edison Nunes, os inte-grantes do movimento Bla-ck Bloc são tão convictos de seus ideais que nem aceitam debates políticos.

“Eu vejo que há uma gla-mourização da violência. É o efeito imediato da insatisfa-ção política no Brasil. Não há discussão e nem conversa”.

Membro do Movimento Ocupa Alckmin, também de cunho anarquista, Pedro diz que não é adepto da depre-

dação. “Mas não recrimino. Os integrantes dos Black Bloc têm os motivos deles para quebrar símbolos do capitalismo. É uma forma de chamar a atenção. Afi-nal, há vandalismo maior do que o que é feito contra o ser humano explorado?”.

Movimento sem ser permanente

Para o professor de História da USP Lincoln Secco, o movi-mento Black Bloc não deveria ser permanente, já que a tática é utilizada para defender o di-reito dos manifestantes de não serem atacados pela polícia. “Todos os novíssimos movi-mentos sociais surgiram du-rante o segundo mandato do presidente Lula. Entre outras coisas, os participantes visam se defender dos ataques da po-lícia. Portanto, em tese, o mo-vimento não deveria ser algo permanente”, argumenta.

O Movimento Ocupa Alckmin está em frente ao Palácio dos Bandeirantes, desde o dia 3 de agosto, para protestar contra o suposto esquema de cartel na licitação do trans-porte sobre trilhos. “Estamos juntos com o Black Bloc pela luta política contra o gover-no. Eles são manifestantes como a gente e nos aju-dam com comida”, diz Aila, membro do Ocupa Alckmin.

política

7São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 2013

cidadeSão Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 2013

8

Na Vila Silvia, córrego passa no meio de um conjunto habitacional

Zona Leste – Segundo a Sabesp, a autorização para instalar coletor-tronco no bairro já foi pedida em junho

Tremembé – Canalização vai diminuir impacto das chuvas na região

Na Vila Silvia, canalização de córrego só em 2014Ronaldo Paschoalino - O córre-go Dois Irmãos, que corta o Conjunto Habitacional Sete Quedas, na Vila Silvia, Zona Leste, só começará a sofrer alguma intervenção do poder público a partir do ano que vem, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras. De acordo com a pasta, as obras de ca-nalização dos trechos críticos do córrego estão em fase de projeto e já foram encami-nhadas para o Programa de Redução de Alagamentos 2, que será executado a partir de 2014 com meta de conclu-são em 2015.

Os moradores do local, que há 27 anos pedem a canaliza-ção do Dois Irmãos, voltaram a reivindicar uma solução do governo municipal para o assunto. “Entreguei pessoal-mente ao prefeito Fernando Haddad um pedido para a solução dos Dois Irmãos. O período de chuvas está che-gando e os moradores vão sofrer perdas com as inunda-ções que acontecem todos os anos”, disse Ivanildo França,

líder comunitário.Outra reclamação das

pessoas que vivem no con-domínio é o fato de estarem pagando taxa de esgoto mes-mo não tendo canalização no local. Conforme França, apenas caixas coletoras de esgoto foram instaladas pela Sabesp no conjunto. “O mau cheiro é grande”, afirma.

A Sabesp informou que a cobrança pode ser feita uma vez que serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgotos são determinados por lei federal e que a tarifa é devida quando existir algu-ma das etapas desse processo – no caso do Sete Quedas, a empresa afirma que os mora-dores contam com os servi-ços de coleta e afastamento.

Córrego do Tremembé será canalizadoReivindicação dos mora-

dores do Tremembé duran-te anos, a canalização do córrego que corta o bairro finalmente sairá do papel. Para minimizar o impacto das chuvas na região está em fase de elaboração de projeto a canalização de córrego associada à implan-tação de reservatório de abastecimento de cheias e parque linear ribeirinho no córrego Tremembé.

O valor previsto de fi-nanciamento é de R$ 150 milhões. No total nesta ba-cia serão construídos sete piscinões com volume de 217.000 m³ e implantação de seis parques lineares. Estas obras estão em fase de proje-to e serão licitadas a partir de

2014. Conforme a Secretaria Municipal de Obras e Infra-estrutura Urbana (Siurb), os reflexos da canalização serão sentidos no verão de 2016.

Em julho de 2013 o go-verno federal anunciou a li-beração de R$ 8 bilhões em obras para São Paulo, sendo deste montante R$ 1,6 bi-lhão em obras de drenagem (R$ 1,3 bilhão para obras de drenagem e eliminação de interferências de redes de água e esgoto e R$ 253,6 mi-lhões para a construção de 3.380 novas moradias).

Além do córrego do Tremembé, está prevista também a canalização dos córregos Paciência, Freitas, Uberaba, Paraguay, Éguas e Riacho do Ipiranga.

fotos: Guilherme Kastner

9São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 2013

10São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 2013cidade

Atenção – É importante não se superexpor nas redes sociais

Com espionagem, cuidado deve ser redobrado na webVinícius Bacelar - Em meio à crise diplomática entre os governos brasileiro e norte--americano por causa de uma denúncia de espionagem, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a proteção de seus dados na internet.

Para Marcos Tabajara, gerente regional da empresa Sourcefire, especializada em softwares de segurança, não há nada que resolva comple-tamente o problema da vul-nerabilidade na web.

“Instalar um antivírus, um antispam e firewall au-xilia na segurança. Acredito que a segurança deva ser feita por camadas. Assim, di-ficulta o acesso de crackers”, explica Tabajara. “Nós desen-volvemos programas mais so-fisticados que são capazes de

identificar invasões em uma rede. Quanto mais conhecer-mos o trabalho de uma em-presa, maior a probabilidade de identificar e bloquear o invasor”, afirma.

O gerente da Sourcefire também alerta os usuários de redes sociais. “Não pre-cisa colocar tantos detalhes

na web”, aconselha. “Quando o cliente recebe um email do banco, não deve abrir e aces-sar o link. Ele deve deletar o email na hora. É inacreditável, mas tem pessoas que até hoje fornecem número da conta e a senha na internet sem saber se a página é confiável”, con-clui Tabajara.

Divulgação

consumidor

Jorge Wilsonespecialista em Direito do consumidor

Cobrança IndevIda

Material de construção

Qualquer dúvida, entre emcontato no telefone 2408-6556 ou pelo

site www.jorgewilson.org

Ao construir uma casa sa-bemos que junto com a cons-trução poderá ocorrer um mi-lhão de problemas, portanto, são necessários cuidados que podem evitar muitos deles. O primeiro passo é pesquisar preço e qualidade dos mate-riais e serviços.

No momento da compra, preste muita atenção ao pe-dido, conferindo cada deta-lhe, pois assim evitará abor-recimentos futuros.

Se a loja não entregar no prazo pré-estabelecido, o Có-digo de Proteção e Defesa do Consumidor garante esco-lher um destes caminhos em seu artigo 35 e incisos:

“Art. 35.: Se o fornecedor de produtos ou serviços re-cusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternati-vamente e à sua livre escolha:

I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresenta-ção ou publicidade;

II - aceitar outro produ-to ou prestação de serviço equivalente;

III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente ante-cipada, monetariamente atu-alizada, e a perdas e danos”

Você poderá ainda cor-rer o risco de receber o

material com alguma fa-lha, seja na quantidade ou mesmo na qualidade. O comerciante é responsável por estes erros. No ato do recebimento confira tudo e, se perceber que há algo er-rado, anote no verso da nota fiscal e peça ao entregador que assine o documento. Notifique o estabelecimen-to imediatamente para que este repare o erro. Se este não for reparado, você tem direito de exigir a substitui-ção do produto, o dinheiro de volta corrigido moneta-riamente ou ainda o abati-mento proporcional.

Há também os problemas que só aparecem tempos de-pois de concluída a obra, por exemplo, piso que começa a es-tourar, o chamado vício oculto, onde o consumidor está ampa-rado pelo Código de Proteção e Defesa do Consumidor e, nesse caso, ele deverá notificar o fabricante e este terá 30 dias para solucionar o caso.

Qualquer dúvida, en-tre em contato no telefone 2408-6556 ou pelo site www.jorgewilson.org.

São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 2013

11mundo

AE - O exército do Quênia lançou ofensiva para tentar encerrar um atentado de mi-litantes somalis em um sho-pping de luxo Westgate em Nairóbi, capital do Quênia, de militantes somalis, iniciado sábado e que deixou 68 pes-soas mortas. Os militantes mantinham várias pessoas reféns. Pouco antes do anoi-tecer de ontem, foi iniciada a ação com apoio de equipes de agentes israelenses.

“Os criminosos estão lo-calizados em um único local do edifício. Temos uma boa chance de neutralizá-los”, afirmou o presidente do Qu-ênia, Uhuru Kenyatta, em discurso à Nação.

Vítimas assustadas des-creveram os momentos de horror a que ficaram sub-metidos quando homens ar-mados atiraram granadas e deram início a disparos no shopping lotado por volta do meio dia de sábado, provo-cando correria no local. As estimativas são de que pelo menos 200 pessoas ficaram feridas nas mais de 30 horas do atentado.

O presidente do Quênia disse que seu sobrinho e sua noiva estão entre os mortos. O poeta de Gana e ex-embai-xador do país no Brasil, Kofi Awoonor, 78, também está entre os mortos.. Entre os mortos no atentado estão ain-da cinco cidadãos norte-ame-ricanos, três britânicos, duas francesas, dois canadenses - um deles diplomata -, uma chinesa, dois indianos, um sul-coreano, um sul-africanos e uma mulher holandesa.

Este é o pior atentado ocorrido em Nairóbi desde os atentados a bomba a embai-xada norte-americana condu-zida pelo Al-Qaeda em 1998, quando mais de 200 pessoas morreram.

Ataque deixa 68 mortosno Quênia

nacionalSão Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 2013

12

Planos àpartir de

de 0 a 18 anos.

Plano familiar à partir de

A

NS

4171

7-3

Ligue econfira: 3528-7978

AN

S N

º 3

01

-33

7

Paulistana

Categoria UP Bronze

de 0 a 18 anos.

Ampla Rede Credenciada

Em cumprimento a Lei 8501 de 1992 e às Normas da Cor-regedoria de Justiça do Estado de São Paulo, comunica-se, a título de utilidade pública, o falecimento da Sr. José Carlos da Silva, sexo masculino, cor branco; 57 anos; filiação Maria Ana da Conceição; demais dados ignorados; falecido na via pública Rua Prudente de Morais, 143 – Brás – São Paulo em 24/03/2013, às 00h01min. O corpo poderá ser reclamado por familiares no Departamento de Ciências Médicas da UNINOVE, localizado na Rua Vergueiro, 235, CEP 01504-001, Liberdade, São Paulo-SP.

É quanto um médico recebe em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul

Em comemoração ao Dia Mundial sem Carro, houve passeio ciclístico com saída do Monumento aos Mor-tos da Segunda Guerra Mundial, no bairro do Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, ontem.

sem carro no rio

4,7 mil reais

As diferenças, na ava-liação do presidente da As-sociação Médica Brasileira (AMB), Florentino Cardoso, pode provocar efeito inde-sejado no escopo do “Mais Médicos”: a transferência de profissionais do quadro municipal para o federal.

“Por que alguém vai aceitar desempenhar a

mesma função, no mesmo local, com salário inferior? Isso gera insatisfação pro-fissional, além de ser preju-dicial à rotina do trabalho”, diz Cardoso. Outro proble-ma, segundo ele, cairá no colo dos gestores locais. “A pressão será grande. Os ser-vidores vão querer aumen-to, é claro.”

No Rio, Palácio Guanabara é arrombado e invadidoAE - O Palácio Guanabara, sede do governo fluminen-se em Laranjeiras, zona sul do Rio, foi arrombado e in-vadido por cerca de 15 ma-nifestantes que criticavam o governador Sérgio Cabral (PMDB), por volta de 0h30 de ontem. A Polícia Militar (PM) foi acionada, mas os ativistas saíram voluntaria-mente, cerca de 15 minutos depois, sem causar danos às dependências do edifício.

Embora o protesto tenha reunido poucas pessoas (atos promovidos na frente do pa-lácio desde junho chegaram a reunir 10 mil pessoas), foi

a primeira vez que manifes-tantes conseguiram entrar no prédio. Nas manifesta-ções anteriores eles haviam sido barrados na rua.

Os ativistas integravam um grupo maior, de aproxi-madamente 60 pessoas, que neste sábado, 21, à noite pro-moveu um “baile de másca-ras” na praça São Salvador, também em Laranjeiras, em protesto contra a recém--aprovada lei estadual que proíbe o uso de máscaras durante protestos. Eles mar-caram o protesto por meio da internet, levaram instru-mentos musicais e máscaras

e cantaram marchinhas de carnaval.

Policiais do 2º Batalhão (Botafogo) e do Batalhão de Choque foram acionados, mas não precisaram inter-vir, pois os ativistas logo desocuparam o salão. En-quanto isso, os demais mani-festantes permaneceram na escadaria, cantando músicas carnavalescas e gritando pa-lavras de ordem contra Ca-bral. A frase mais comum foi “cadê o Amarildo?”, referên-cia ao pedreiro de 43 anos, morador da favela da Roci-nha (São Conrado, zona sul) desaparecido desde julho.

FELIPE ANDREI/FUTURA PRESS / AE

Em dez capitais, programa “Mais Médicos” amplia abismo salarialAE - Ao mesmo tempo em que aumenta a capacidade de aten-dimento no País, o “Mais Mé-dicos” amplia o abismo salarial entre profissionais contratados para desempenhar igual fun-ção. A bolsa mensal de R$ 10 mil paga pelo Governo Fede-ral a brasileiros e estrangeiros que participam do programa chega a ser mais do que o do-bro dos rendimentos custea-dos por parte dos municípios atendidos. Em Campo Gran-de, por exemplo, a prefeitura paga salário inicial de R$ 4,7 mil a médicos que trabalham 40 horas semanais com ações do Programa de Saúde da Fa-

mília (PSF), foco da ação lan-çada pelo governo.

Pelo menos outras nove capitais brasileiras oferecem remunerações inferiores à es-tipulada pelo Ministério, se-gundo levantamento do Gru-po Estado. Em muitas delas, o rendimento dos médicos só passa de R$ 7,5 mil porque é complementado com gratifi-cações mensais ou bônus anu-ais, pagos em forma de prêmio por desempenho. É o caso de Vitória, onde o salário base para 40 horas semanais é de R$ 5,4 mil, mas com os extras pode chegar a R$ 9,5 mil.

“O prêmio anual vale até

Transferência de profissionais

R$ 24 mil, divididos em duas parcelas. A maioria dos nossos médicos atinge as metas e re-cebe esse valor todos os anos. O déficit atual é de cerca de 70 profissionais”, diz a secretária de Administração Municipal de Vitória, Sueli de Souza.

A mesma distorção acon-tece em Goiânia, onde o valor--base, para 40 horas de traba-lho, é de R$ 2,4 mil. O valor, no entanto, é acrescido de gratificações já incorporadas à folha de pagamento, que eleva a R$ 7,9 mil a remuneração. Situações semelhantes são re-gistradas em Aracaju, Natal, Cuiabá e Palmas.

São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 2013

13mulher

Tamanho GGSaiba como valorizar o corpanzil

DIVULGAÇ

ÃO

EdilEnE RibEiRo - Parece que fi-nalmente as lojas estão in-vestindo nos tamanhos aci-ma do 44 e o Plus Size não se restringe mais às poucas opções “sem muita graça” nas araras. Agora, o GG está em alta e consegue acompanhar as principais tendências do universo fashion. Tanto que já é destaque em coleções de grifes famosas, e até motivo de grandes eventos, como o Fashion Weekend Plus Size.

Mesmo assim é preciso ter cuidados para não errar na

composição dos looks e valo-rizar a silhueta, e algumas re-grinhas básicas servem como alicerce para a boa produção.

O primeiro passo, segundo as consultoras de moda, é estu-dar o próprio corpo. “Analise seus pontos positivos que me-recem ser ressaltados e saberá como disfarçar o que a inco-moda”, ensina a consultora de moda Maria Zeli.

A stylist Manu Carvalho diz que escolher modelos em linhas verticais, que convidam o olho a fazer esse movimento,

pode valer como regra para as que estão acima do peso. “A ideia é sempre alongar o corpo e tentar marcar a cintura, o que suaviza a silhueta”, diz.

Antenada com os principais movimentos do setor, a consul-tora de imagem pessoal e cor-porativa Marcele Goes, direto-ra da Estilo Sob Medida (www.estilosobmedida.com.br), re-vela alguns truques de moda para as mulheres manequim GG acertarem na composição dos looks, sem abrir mão da elegância. Confira!

Continua na página 14

MULHERSão Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 2013

14

n Se você estiver pensando em investir num blazer, opte pelos modelos acinturados, pois eles caem melhor do que os retos.n O comprimento ideal deve ser no osso do quadril.n As mais baixinhas e gordinhas devem usar o blazer aberto (sem abotoar) para dar a sensação de corpo mais longilíneo e, con- sequentemente, mais magro.

look

Faixas na cinturaA primeira dica é evitar faixas marcadas na cintura, barrados e diversas quebras horizontais. “Esses detalhes contribuem para que a pessoa pareça mais larga do que alta”, alerta Marcele. Mu-lheres acima do peso e, princi-palmente, as que têm o volume distribuído por todo o corpo, de-vem optar por roupas sem mui-tos detalhes do busto para baixo.

tamanho adequadoTambém é muito importante que a roupa tenha modelagem adequada às partes volumosas. O recorte de busto, por exemplo, precisa com-portar o busto por completo. Além disso, um casaquinho não pode ser usado somente aberto. “Pre-cisa envolver quase todo o corpo, mesmo que não feche completa-mente”, observa a especialista.

make-upA maquiagem também pode ser explorada. “É importante fazê-

-la mais elaborada, para arre-matar perfeitamente o look e chamar atenção para o rosto”, diz Marcele. O uso de deco-tes ou roupas coloridas, assim como um detalhe de ombro ou um belo brinco, também con-tribuem para realçar a parte de cima do corpo.

Braços gordinhosMostrar totalmente os braços pode dar a sensação de engor-dar, prefira sempre as blusas com mangas e fuja das regatas e frente única. Aposte nas man-gas curtas, ¾ ou compridas. “A manga-morcego e a de quimo-no são boas opções e dão mais espaço aos braços”, acrescenta Manu. Xales ou echarpes tam-bém são boas pedidas.

xô pneuzinhos!Esqueça as blusas com linhas horizontais, pois dão a impres-são de alargar o corpo. Prefira modelos com linhas verticais

e decotes em V ou U. “Blusas, tops e vestidos com amarração frontal ou transpassadas têm o efeito de alongar o colo e dei-xam a parte da barriga mais soltinha, escondendo os pneuzi-nhos”, orienta Manu. Evite blu-sas com muito tecido, detalhes, babados, pregas e golas. Looks monocromáticos e calças mais secas com corte reto de cintu-ra média também disfarçam a barriga.

e o preto hein?Preto sempre é elegante e emagrece, mas não é por isso que você não vai colocar um colorido no seu guarda-roupa. Invista em tons e bases escu-ras, como verde, azul, roxo, marrom, mas não deixe de criar destaques com detalhes mais alegres no seu look. “Tecidos de estampas pequenas com fundo escuro são bem-vindos na produção das plus size”, diz Maria Zeli.

lance mão dos truques para valorizar a silhueta

estilo – Preta Gil estrelou até campanha da C&A

top – Flúvia Lacerda é top entre as plus sizes

Fotos: divulgação

Loção – Produto hidrata e protege a pele da radiação ultravioleta

ServiçoLoção Bloqueadora Solar FPS 50 - Preço: R$ 62,30. - onde encontrar: www.amway.com.br.

Blazer é a peça-chave para o dia a dia

Fotos: divulgação

Uma das peças mais democráticas no guarda--roupa da mulher é o bla-zer. Ele veste bem qualquer tipo físico e fica perfeito em todas as ocasiões, do jantar formal ao passeio de fim de semana. A peça é tão demo-crática que o mesmo blazer pode ser usado com t-shirt e saia de paetês, tudo junto.

Fica lindo!Longe do terninho, o

blazer ganha ares mais modernos, sem perder sua elegância clássica. Ele fica sofisticado com calça de alfaiataria ou saia lápis, e descolado com shorts e cal-ça jeans, por exemplo. E, com vestidos mais encorpa-dos, dá um toque refinado.

Reforço na proteção solar

Embora seja apontado como inimigo número um da pele, o sol, na medida certa, é essencial à saúde por promover a síntese da vitamina D que ajuda a for-talecer os ossos. A exposição aos raios solares, contudo, requer cuidados básicos não apenas no verão, mas ao lon-go do ano todo.

A Amway lançou a Loção Bloqueadora Solar FPS 50. O produto hidrata e protege a pele dos efeitos nocivos das radiações Ultravioleta A (UVA), que alcança níveis mais profundos da derme e causam envelhecimento pre-coce, e Ultravioleta B (UVB), responsável pela ardência e queimaduras da pele. Essa proteção diminui o risco de envelhecimento prematuro da pele e aparecimento de câncer cutâneo.

Com fórmula creme-gel resistente à água, o prote-tor possui textura extrema-mente leve e livre de óleos, espalhando facilmente sem engordurar a pele e podendo ser usado todos os dias mes-mo sob as roupas.

Continuação da página 13

Os blazers de cores ale-gres e vibrantes quebram a formalidade, mas se bem combinados com outras peças, como uma calça de alfaiataria de corte impecá-vel, camisa de seda e scar-pin, por exemplo, dão mo-dernidade ao look formal. Veja as dicas da consultora Flávia Quintella ao lado.

espetáculos 15São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Primeiro espetáculo de rua realizado pelas duas companhias

Versão hídrica - Montagem enfoca a questão ambiental da água

Espetáculo de rua anima Memorial sábado que vem

O espetáculo de rua “Águas de L’Avar – Versão Hídrica de O Avarento de Molière” será apresentado n o próximo sábado e domin-go, às 18h, no Memorial da América Latina, na Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (3823-4600), com entrada gratui-ta. Com direção de Héctor López Girondo, montagem inspirada em “O Avarento”, de Molière, cumprirá tem-porada de 30 apresentações gratuitas em diversos par-ques e praças da cidade de São Paulo. É encenada pelas Companhias Teatro de La Plaza e Teatro Por Um Triz.

Em “Águas de L’Avar” um grupo de cientistas-ga-rimpeiros, depois de muita

procura, encontra o vital ele-mento, capaz de gerar vida e arte: a água. Mas em um acidente este bem tão precio-so se perde. O desperdício atrai a figura de um enorme ser que acumula água para benefício próprio. A ação deste ser acumulador faz a peça desaguar em uma ver-são de “O Avarento”, de Mo-liére. A avareza se desloca do acúmulo de dinheiro ao

da água, bem precioso que, ficando nas mãos de poucos acaba virando um elemento de poder mais cruel que o próprio dinheiro.

“Como ponto de partida, tivemos a inspiração no tra-balho realizado por Jordi Ber-tran, em 2000, na Espanha, o internacionalmente reconhe-cido encenador e bonequeiro espanhol, que tem uma pes-quisa na área do teatro de ob-jetos em concordância com a linha de trabalho das nossas companhias. Sua releitura de ‘O Avarento’ muito nos ins-tigou, na medida em que ele moderniza a obra e a utiliza para discutir o problema da escassez de água no planeta”, afirma o diretor Héctor Ló-pez Girondo.

Canos e elementos hidráulicos na cenaMontagem, que tem as-

sessoria artística do espanhol Jordi Bertran, mistura teatro de formas animadas e música. Com canos e outros elementos hidráulicos, os atores constro-em instrumentos informais, com os quais formam uma banda que interpreta músicas. “A pesquisa foi voltada para a

criação de um espetáculo no qual o ator-bonequeiro atue na rua utilizando objetos e explo-rando seu potencial de comu-nicação e sua carga dramáti-ca”, afirma Héctor. No elenco estão Afonso Braga, Andreza Domingues, Bruna Amado, Gustavo Martins, Márcia Nu-nes e Wagner Dutra.

Jean-Charles Mandou

16São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 2013espetáculos

Exibições do 8º FestGuararema deste ano serão no salão do Guararema Futebol Clube

Comemoração - Izaías e Seus Chorões tocarão de graça, domingo

Inscrições para festival de curtas de Guararema

As inscrições da mostra competitiva, que integra o Festival de Cinema e Meio Ambiente de Guararema, ter-minam na próxima semana. O festival que agita o meio ci-nematográfico de todo o Vale do Paraíba e Alto Tietê está recebendo inscrições de cur-tas-metragens regionais até o dia 27. O regulamento está no www.festguararema.com.br.

Uma comissão avaliado-ra escolherá quatro filmes finalistas para serem exibi-dos dentro da programação oficial. Um júri designado pela organização selecionará o melhor curta entre os es-colhidos, que será premiado como Melhor Curta Regio-nal do 8º FestGuararema. O vencedor receberá ainda os prêmios de apoio cedidos pe-los colaboradores do festival.

Além da mostra compe-

titiva, haverá uma oficina de criatividade na produção audiovisual amadora, que pretende capacitar os parti-cipantes a desenvolver ma-terial utilizando equipamen-tos simples – câmeras ou seus próprios celulares e sof-twares gratuitos de edição. O curso será dado pelo mestre em imagem e som (UFSCar) e professor da Universidade de Mogi das Cruzes, Carlos Ferraraz Jr., e está limitado a apenas 15 participantes.

Izaías comemora 60 anos dedicados ao choroO bandolinista Izaías Bue-

no de Almeida é personagem central na cena do choro em São Paulo. Músicos dos mais ativos, Izaías vem atuando continuamente na cidade des-de 1953, ano em que começou a tocar em rodas de choro re-alizadas na casa do violonista Antonio D’Áuria.

Para festejar esses exa-tos 60 anos de dedicação ao choro e ao bandolim, Izaías participa de um grande show comemorativo, com partici-pações de seu grupo, Izaías

e Seus Chorões, do grupo de cordas Quintal Brasileiro e ainda de três instrumentis-tas convidados: o clarinetista e saxofonista Proveta, o flau-tista Toninho Carrasqueira e o pianista e acordeonista Lulinha Alencar. Na ocasião será também lançado o livro “Chorando na Garoa - Memó-rias Musicais de São Paulo”, de José Almeida Amaral Jr. O show será na Praça das Ar-tes, na Avenida São João 281 (3397-0327), domingo, às 16h, com entrada gratuita.

Nos últimos 60 anos a cena do choro em São Paulo passa pela carreira do bandolinista Izaías Bueno de Almeida. Pau-listano do Tucuruvi (7 de ju-nho de 1937) e criado na Casa Verde, Izaías teve como pri-meiro instrumento o cavaqui-nho. Quando tinha dez anos se apaixonou e passou em definitivo para o bandolim: “Quando ouvi o Jacob [Bitten-court] tocando um chorinho fácil, chamado ‘Flamengo’, de Bonfiglio de Oliveira, vi que era aquilo o que eu queria.”

O Izaías e Seus Chorões é composto por Izaías Bueno de Almeida (bandolim), Israel Bueno de Almeida (violão de 7 cordas), Edmilson Capelupi (violão), Getúlio Ribeiro (ca-vaquinho) e Tigrão (pandei-ro). O grupo Quintal Brasilei-ro, que também participa da apresentação, tem Luiz Ama-

to (violino), Esdras Rodrigues (violino), Emerson De Biaggi (viola), Adriana Holtz (vio-loncelo) e Ney Vasconcelos (contrabaixo). Os convidados especiais para a festa serão Nailor Proveta (clarinete e sa-xofone), Toninho Carrasquei-ra (violino) e Lulinha Alencar (piano e acordeom).

Neilor Proveta e Toninho Carrasqueira

ANDREA COSTA

São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 2013

17CURIOSIDADE

Te contei? Que a palavra maçã era também

usada para todas os frutos estrangeiros?

Que o som ”clock” que faz a maçã quando a mordemos vem do grande volume de ar (25%) existente nela?

Agora tá contado!

Na conhecida história bíblica, a maçã foi uma das protagonistas da expulsão de Adão e Eva do Paraíso. Ela se redimiu de seus pecados com beneficios como a vitamina B1, vitamina B2, vitamina A, vitamina B, vitamina C, sódio, cálcio, carboidratos, fósforo, cobre, celulose, ferro, pectina, taninos, ácido málico e flavonoides. Com isso tudo ela é capaz de fazer milagres por sua saúde diminuindo o colesterol, o risco de diabetes, o risco de câncer, o risco de resfriados, o risco de Alzheimer, previnindo problemas respiratórios, dando a sensação de saciedade, emagrecendo e é excelente para a garganta e cordas vocais. Embora tenha tido um começo nada bom no Paraíso, a maçã reescreveu sua história; reescreva a sua se alimentando melhor. E não deixe de consultar um nutricionista.

Inglês = appleFrancês = appleItaliano = appleHolandês = appleEspanhol = manzanaAlemão = apfelTurco = elmaIrlandês = ull

O nome científico é sempre emlatim: Malus domestica

Borkh

EI, PSIU! SABE COMO CHAMAM A MAÇÃ PELO MUNDO?

Quando surgiu na Ásia Ocidental a maçã... quando? Bem, o que se sabe é que ela esteve no Paraíso com Adão e Eva e foi um dos pivôs da expulsão do casal. Fez Branca de Neve dormir, já foi alimento da deusa nórdica Iöunn e

em várias outras histórias de deuses da mitologia nórdica. Também aparece na mitologia grega: foi um dos doze trabalhos de Hércules quando teve que colher onze maçãs de ouro da árvore da vida. Sempre como simbolismo

de amor e sedução. Como também a criação no Brasil da famosa maçã do amor, inspirada no doce chinês tann ghulu. Também esteve presente na história, com Isaac Newton, na descoberta da lei da gravidade. Contam que uma maçã caiu em sua cabeça e ele teve o lampejo da lei da gravidade, porém a história verdadeira é um pouco diferente: “... por que a maçã sempre cai em linha reta em direção ao solo? Porque ela nunca vai

para o lado ou para cima? Mas sempre em direção ao centro da Terra? Com certeza, a razão é porque o centro da terra a atrai...”, mas um brasileiro encontrou uma brecha na lei da gravidade e inventou o avião. E é assim que

a história sempre tem história para contar.

18São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 2013ESPETÁCULOS

Baixista participou do Voluntários da Pátria nos anos 1980

Mistura - Baião, frevo, samba, coco e maracatu com influências eruditas

No Paraíso - Músico lança seu primeiro trabalho solo intitulado “Gaspa - The Bass Player”

Baixista da banda Ira! faz show no MetrôUm dos destaques de hoje

no Projeto Encontros, na Es-tação Paraíso do Metrô, é o show do Ricardo Gaspa, bai-xista do grupo Ira!. A apresen-tação será às 19h, com entrada gratuita. O músico lança seu primeiro trabalho solo intitu-lado “Gaspa - The Bass Player”, tocando baixo acústico.

O Projeto Encontros é ge-rido pela Cinemagia - Agên-cia Cultural em parceria com o Metrô de São Paulo e pa-trocínio dos Correios. Apre-senta diariamente uma série de atrações gratuitas para os usuários nas Estações Paraí-so e Corinthians-Itaquera.

Estação Paraíso13h - Teatro de Fantoches: Branca de Neve e o Único Anão, apresentação da trupe circense e tea-tral da ACLS.

17h - Curta-metragem: Ícarus conta a história de um garoto de quatro anos que vive em uma grande cida-de e se sente muito só, pois seus pais trabalham muito. Direção de Victor-Hugo Borges, com 10 minutos.

19h – Música: Ricardo Gaspa, baixista da banda Ira!, lança seu primeiro trabalho solo tocando baixo acústico.

Estação Corinthians-Itaquera13h - Curta-metragem: O Avô do Jacaré conta a história de Alice, uma menina muito curiosa, que descobre fósseis de um Crocodilomorfo, animal que viveu na época dos dinossauros. Filmado em Peirópolis (MG), com crianças da própria comunidade. Direção de Christian Saghaard e Flavia Thompson, com 14 min.

19h - Circo: Equilibrismo com paciência, calma e pura técnica envolve o número, que faz adultos e crianças pararem a respiração. Trupe circense e te-atral da ACLS.

Programação

Mundo Ira

Trio Curupira apresenta seu quarto CD na sexta

O Trio Curupira, forma-do por André Marques, Cle-ber Almeida e Fábio Gouvêa em Sorocaba (SP), faz o lan-çamento do CD “Janela”, na próxima sexta-feira, às 21h, no Auditório Ibirapuera, na Avenida Pedro Álvares Ca-bral, s/nº (3629-1075), com ingressos a R$ 20.

Desde 1996 na estrada, eles compõem e tocam mú-sica instrumental brasileira em parcerias importantes

com Hermeto Pascoal, Aris-mar do Espírito Santo, Badi Assad, entre outros. Nas 12 faixas do novo CD os músi-cos interpretam ritmos no piano, bateria e baixo, além de flauta, cavaquinho, gui-tarra, percussão e escaleta.

Baião, frevo, samba, coco e maracatu se misturam às influências da música eru-dita. Tudo isso junto e mis-turado dá forma e som aos shows do novo álbum.

danI GurGel

espetáculos 19São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A peça “Coro dos Maus Alunos” procura fazer um retrato da situação difícil nas escolas

“O Velho e o Mar”, livro publicado em 1952, rendeu a Hemingway Prêmio Nobel em 1954

Histórico - Hemingway, que morou em Cuba, em encontro com Fidel

“Coro dos Maus Alunos” mostra violência na escola

A Cooperativa Paulista de Teatro divulgou a lista dos indicados ao Prêmio CPT e a Cia. Arthur-Arnaldo foi indi-cada nas categorias drama-turgia, direção e melhor espe-táculo jovem pela montagem de “Coro dos Maus Alunos”, do autor português Tiago Ro-drigues. O espetáculo está em cartaz, quartas e quintas, às 20h, no Centro Cultural São Paulo, na Rua Vergueiro, 1000 (3397-4002), ingressos a R$ 20.

A violência nas escolas é o pano de fundo para este dra-ma. Tiago Rodrigues, que re-centemente foi escolhido como um dos cem portugueses mais influentes pelo jornal Expresso de Lisboa e que esteve no Bra-sil na “Mirada Portugal” com seu grupo Mundo Perfeito, traz para os dias de hoje uma releitura do julgamento do fi-lósofo Sócrates, condenado à morte por “confundir” a cabe-ça dos seus alunos.

“No YouTube a imagem não é muito boa, mas dá pra ver que sou eu quebrando a ca-deira nas costas de um profes-sor.” Essa é uma das frases de um aluno tentando explicar porque seis estudantes entra-ram em uma sala de aula com arma em punho. Segundo o diretor Tuna Serzedello, “as escolas vivem hoje uma crise sem precedentes, alimentada pelo abismo entre a geração dos alunos multitarefas e dos professores autocentrados, po-tencializada pela desvaloriza-ção da profissão do docente.”

Ernest Hemingway chega em novo projetoAE - Entre os 15 títulos de Er-nest Hemingway (1899-1961) no catálogo da Bertrand, dona dos direitos de publicação da obra do norte-americano no Brasil, “O Velho e o Mar” foi o mais vendido. Ao longo de mais de meio século de livra-rias brasileiras - e, principal-mente, de compras governa-mentais (a última grande, de 30 mil livros, foi em 2009) -, a obra alcançou a marca de 1 milhão de exemplares comer-cializados. Na sequência, vem o também popular, mas de cifras mais modestas, “Paris É Uma Festa”, com 150 mil exemplares vendidos.

Natural, então, que “O Ve-lho e o Mar”, livro publicado originalmente em 1952, que rendeu a “Papa” Hemingway o Pulitzer e abriu caminho para o Nobel de Literatura que vi-ria em 1954 e um dos muitos adaptados para o cinema, fos-

se o escolhido para inaugurar o novo projeto gráfico da edi-tora, feito por Angelo Bottino.

A 80ª edição, já com a cara nova e texto revisado confor-me o Acordo Ortográfico - a tradução, porém, é a mesma das versões anteriores -, aca-ba de chegar às livrarias. “Pa-ris É Uma Festa” será o pró-ximo, e sai entre outubro e novembro. “Adeus às Armas”, “Por Quem os Sinos Dobram” e “O Sol Também se Levanta” saem até o fim do ano. Depois virão os outros títulos.

A Editora Bertrand anun-cia mais novidades sobre Er-nest Hemingway. “O Jardim do Éden”, livro publicado postumamente, será lançado em 2014, e ficam na fila, para 2015, dois volumes com tex-tos jornalísticos – “Tempo de Viver” e “Tempo de Morrer”.

É um bom momento para reler os livros ou iniciar uma incursão pelo universo do mítico escritor que dirigiu ambulância na Primeira Guerra e saiu ferido, cobriu a Guerra Civil Espanhola, par-ticipou da Segunda Guerra, caçou na África, pescou em Cuba, foi boêmio em Paris, fez amigos e inimigos e que, aos 61 anos, desistiu de vi-ver, deixando de herança seu estilo conciso.

Editora anuncia outras novidades

Bruce TuTen

ESPECIALSão Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 2013

20

De segunda a sexta-feira, às 8 da manhã, tem “As pegadinhas do Mução” na Metropolitana. Ligue 3004-7000 e participe.

Siga a @metropolitanafm no Instagram: Instagram.com/metropolitanafm. Promoções, bastidores, novidades e muito mais.

A Metropolitana e a Loja Kings vão te dar os sneakers mais irados. Ligue 3004-7000, se inscreva e concorra.

SHOWS

Pra comemorar a subida no Ibope a Metropolitanadá um presente pra você e pra São Paulo!

A Metropolitana apresenta Skank,ao vivo e de graça no Espaço das Américas

Dia 27 de outubroPra ganhar o seu ingresso é só ficar na Metropolitana

... E não tem venda de ingressos não!

Esse show é exclusivo e só acontece praouvintes Metropolitana.

A gente vai dar um par de ingressoa cada som que tocar na rádio,

tocou uma música, sai um par de ingressos.É impossível você não ganhar. Ligue 3004-7000

Skank de graça... É Metropolitana

SKANK AO VIVO, E DE GRAÇA!!!

ESPECIAL20 ESPECIALSão Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Vem aí: “Miley: The Movement” novo documentário de Miley Cyrusclécio ribeiro - Saiu o trailer do documentário que a MTV americana produziu sobre a Miley Cyrus, “Miley: The Movement”. “Nasci pra me tornar quem eu sou exatamente agora”, avisa a cantora logo no início do vídeo.

No centro de algumas polêmicas por seu comportamento, sua apresentação no VMA 2013 e o clipe em que aparece nua, Miley mos-tra no documentário os bastidores de algumas dessas cenas e ainda tenta explicar o que está se passando na sua cabeça nessa fase de sua vida e o porquê de algumas atitudes.

O documentário segue Miley nos ensaios

para a apresentação do VMA e segundos an-tes de entrar no palco. Tem ainda a cantora no estúdio conversando com a Britney Spears, que faz uma participação no próximo álbum de Miley. “Todo mundo leva o VMA tão a sé-rio… e eu só quero sair e me divertir”, explica Miley para Britney.

“Miley: The Movement” vai ao ar no dia 02 de outubro, às 22h, na MTV americana. Não há notícias sobre a veiculação do documentá-rio no Brasil.

Acesse www.metropolitanafm.com.br e con-fira o trailer.

DIVULGAÇÃO

“Miley: The Movement”mostrará os bastidores dessa nova etapa da ex-Hannah Montana, dará detalhes da polêmica performance no VMA 2013 e o

irá falar sobre processo criativo do álbum.O lançamento do novo disco, “Bangerz”,

de Miley Cyrus, está prestes a acontecer.

espetáculos 21São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 2013

palavras cruzadas diretas Revistas coquetel 2013www.coquetel.com.br

ÁRIES: Dia mais propício para investigações, pesquisas, química, medicina e tudo que está relacionado com ocultismo.

TOURO: Cuide de si e aproveite para exaltar suas qualidades intelectuais e artísticas. Novas oportunidades sociais, amparando-o no campo profissional.

GÊMEOS: Novos acontecimentos na vida financeira. Oportunidade de novos negócios, empreendimentos e comercialização de produtos para compra e venda.

CÂNCER: Está na hora de você encarar seriamente o seu trabalho para que consiga aquele aumento que está precisando. Também na parte amorosa, procure ser mais responsável agindo de um modo mais maduro e consciente.

LEÃO: Todos os assuntos importantes, particularmente os de ordem financeira, se tratados com interesse e inteligência, obterão os mais excelentes resultados.

VIRGEM: Procure começar o dia com deliberação e propósito de conseguir tudo aquilo que deseja no plano amoroso e profissional.

LIBRA: Diminuirão seus problemas na vida cotidiana graças a atitudes mais firme no que toca a esse assunto. Estímulo positivo para a participação comunitária.

ESCORPIÃO: A vida profissional começará a se estabilizar, mas logo terá de sofrer reformas. Pequenos problemas com negócios financeiros.

SAGITÁRIO: Dia em que deverá evitar a indecisão, pois poderá deixar de realizar bons negócios. Tome decisão acertada e saiba defender seus interesses.

CAPRICÓRNIO: Ótimo estado mental o que lhe dará mais rapidez ao ter que tomar decisões importantes. Os desentendimentos do passado darão lugar ao romantismo.

AQUÁRIO: Vênus e Marte trarão uma diminuição na autoconfiança e alguns conflitos na vida amorosa. Tendência a se afastar um pouco das pessoas para poder refletir melhor a respeito de si mesmo.

PEIXES: Não dê importância a boatos e impressões negativas. Você atravessa o melhor período material do ano.

21 MAR.20 ABR.

21 ABR.20 MAI.

21 MAI.20 jUN.

21 jUN.21 jUL.

22 jUL.22 AGO.

23 AGO.22 SET.

23 SET.22 OUT.

23 OUT.21 NOV.

22 NOV.21 dEz.

22 dEz.20 jAN.

21 jAN.19 fEV.

20 fEV.20 MAR.

horóscopo omaR caRdoso Filho | www.omarcardoso.com.br

Livros & idEias

heldeR limaBlog:livroseideias.wordpress.comemail: [email protected]

Antonio Alves dos Santos conta que nas-ceu na Paraíba em um lugar chamado Be-zerro Amarrado e que veio para São Paulo em busca de uma vida melhor. Depois de 30 anos vivendo no Jardim Silvina, em São Bernardo do Campo, Antonio faz um curso de alfabetização no MOVA (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos) e pela primeira vez registra sua história de próprio punho, contando como se casou, conquistou sua moradia e se tornou zelador no clube Aramaçan, em Santo André.

A trajetória de Antonio é um dos 14 con-tos que integram o livro “A mineirinha e ou-tras histórias”, lançado em 2011 a partir de um trabalho coletivo com alunos do MOVA em São Bernardo e uma equipe de profis-sionais coordenada pela editora Lamparina Luminosa, voltada a projetos de difusão de cultura popular.

Todas as histórias são de alunos que dei-xaram suas cidades de origem para viver na metrópole. “Há quem fugiu de extremas con-dições de vida em busca de trabalho, quem se mudou por amor e quem veio em busca de um sonho; nenhum deles tem uma formação escolar, mas todos sabem falar da profunda experiência em praticar um ofício comum a todos: ser pessoa”, escreve na introdução Christian Piana, coordenador do projeto.

Para viabilizar a publicação e obter a ex-pressão das emoções nos textos, os curadores do projeto desenvolveram com os alunos algu-

ChrisTiAN PiANA

mas estratégias como jogos teatrais, o desenho da linha da vida de cada um e entrevistas em vídeo. Com as manifestações surgidas nessas dinâmicas, os textos foram se enriquecendo e os curadores tomaram cuidado para preservar a identidade dos autores.

Ao ler esse livro, achei interessante poder observar que a literatura é mais expressão da alma do que do intelecto. As histórias são memoriais que têm em comum uma parti-cularidade em função da origem humilde de seus autores: os textos espelham a contradi-ção entre a vida no campo e a vida na cida-de. “Percebe-se claramente a nostalgia dos tempos felizes de infância na roça, o lamento por abandonar a agricultura, o esforço por en-contrar um lugar ao sol na cidade grande; são narrativas de quem nunca perde a esperança, apesar das adversidades da vida confinada na pobreza”, escreve Frei Betto no prefácio.

No conto que dá título ao livro, Gení Soa-res Lopes arrisca uma comparação entre o seu passado em um sítio em Minas Gerais e o pre-sente na cidade: “Lá eu pensava em trabalhar, trabalhava ia embora para casa, tomava banho de tarde, no outro dia de novo ia trabalhar. A gente ia para o mato cantando alegre todo dia! Aqui fica só pensando no que não presta”.

Memóriasno papel

A mineirinhAe outrAs históriAs,

Vários autores, editora Lamparina Luminosa, SP, 2011, 80 págs.

A versão digital pode serconsultada no site da editora:www.lamparinaluminosa.com

Gení - Resgate de sua história por meio da literatura

espetáculosSão Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 2013

22

clAssIFIcADos Anuncie 2475-7847 / 2475-7810

Divulgando produtos Alimentícios, Ótima oportunidade de renda

Falar com Lucia(011) 4604-5210

TRABALHEEM CASA

IMÓVEIS

Aluga-se

ACLIMAÇÃOQuarto e cozinha em quintal c/pia. R. Bueno de Andrade, 110. F: 98343-1893 tim. ALUGA - SEApto, quarto/ sala. R. Marques de Itu. F: 99960-3220 D. Ilda. FIADORE Locatários Novos.100% garanti-do. 2051-6342/ 98662-2476

Litoral

ILHA COMPRIDA - SPVendo lote de 250mts, a 300mts da praia. Em 24x de R$ 250,00. R: 7 de Abril, 235 Cj. 402 - Centro/SP. F: 3159-5000/ 97324-2926 ITANHAEM/ PERUÍBELotes de 125m² a 250m², próx. ao Centro c/ toda infra. peq. entr. e mensais de $290,00. F: 4564-7141/ 98261-9096/ 97309-2807

Salas & Quartos

ALUGO QUARTOMobiliado para rapaz, incluso água e luz. R: Vinte e Um de Abril, 190 próx. Mt. Breser

DIVIDE- SE APTOLuxo, mob, tudo novo, c/ rapaz de fino trato, s/ vícios, Centro. F: 3241-0041/ 98143-6327 Tim PENSIONATO Vagas centro (bras) prom. R$ 380,00 c/ wifi F: 3229-3510 [email protected] QUARTO/ VAGAP/ rapaz próx. Metrô S. Joa-quim, R$ 300. F: 3208-9178 VAGA P/ MOÇASÁgua e luz, c/ internet e roupa lavada. R$ 300,00 F: 94990-4761 (tim) 99292-1154 (cla-ro) Metrô Barra Funda VAGAS/ QUARTOS P/ homens, coz, lav, Mt Penha 96021-6624 oi/ 94989-2115 tim

Sitios & Chácaras

ATIBAIA TERRENO1.000m², escritura ok, $ 24 mil, ac. auto. F: 0XX11 4412-7017 CHÁC. 1680M60 km de São Paulo, Juquitiba, luz, riacho, comercio R$ 15 mil + 30 x R$ 690,00 fx. F: 4683-1861/ 99969-8812 CHÁCARA 5.000M²A 2.500m². Castelo Bran-co, km 68. C/ luz, riacho. F: 2512-6410/ 7747-3288/ ID 11*95391 JUQUITIBA VENDO850m², luz, tel., riacho, frente estrada Municipal, quero R$ 14.700 + 30 x R$ 630,00 F: 98352-8248

Temporada

PRAIA GRANDECasa, 3 dorms., sl., coz., 2 wc, 3 vg. F: 3532-9908

Vende-se

APTO 2 DORMSTremembé, 1 vg gar. R$ 130 mil F: 2995-5882/ 99515-3541 APTO 2 DORMSPróx. ao Centro de Guarulhos, chave em Nov/ 2013, R$ 70 mil + financ. F: 98173-2246. APTO ITAQUERA2 dorms (novo) cond. fechado, 1 vg, (pronto p/ morar). Entr. só R$ 60 mil + prestação R$ 500,00. Ac. auto como parte pagto. F: 3437-9971/ 97066-6969 ÁREA 8.677,08M²Estrada do Vergueiro, 76 - km 26,5 - Marginal Direita Anchie-ta/ Riacgo Grande - SBC. Servi-dão 720,05m². C/ 52 unidades térreas e 10 assobradadas. Caixa d’água 180.000 litros, cabine primária, lavanderia, recepção, refeitório. Imóvel vizinho à Volkswagen. F:3104-8675/ 3105-6687 c/ Octávio AREÁ ITAPEGICA1050 M² - GRU .EXCELENTE NEGOCIO P/ CONST. INVES-TIDORES DOCTS OK. R$ 850 MIL2414-0011 CARLOS CASA JD. FONTALES2 dorms, sl, coz, wc, área de serv. Contrato compra/ venda, R$ 79 mil, ac. auto como parte de pgto. F: 95748-0702

CASA VENDOTucuruvi, aceito proposta ou Apto (-) valor, R$ 920 mil. F: 98352-8248 ITAQUÁ - MOGILotes p/ com. e Resid., á vista ou entr.+ R$ 496,00/ mês.* Habi-terra. F: 5072-2033/ 5071-7090 LOTE 150M² COTIA Entrada de R$ 6.600,00 + parc. R$ 530,00/mês. Venda: Estrada de Caucaia, 500 F: 4243-8212/ 4703-3251 METRÔ JABAQUARASobr. 3 dorms (1 suíte), copa/coz.planej, sl. estar / jantar, 2 vg., churr. R$ 33 mil + dív. 4175-7444 REALIZE SEU SONHOCasas financiadas em itaqua, plano m. casa m. vida. Toninho Imóveis. F: 4642-4706 www.toninhoimobiliaria.com.br SOB. CASA VERDE73 m², 2D, 2 vg, R$ 320 mil. 2236-6887/ 7887-6736 SOBRADO 330 M3 and., 3 dorms., 1 st, 4 wcs, 1 sl. festa, 3 vg., dir. c/ prop., doc. ok. R$ 470 mil. F: 96281-9821/ 7839-6964/ ID 112* 10882 SOBRADO STA MENA3 dorm. 1 suite, 2 salas, 2 wc, 2 vgs. quintal c/ churrasqueira., armário emb. Tratar c/ Nice não aceito corretor escritura registrada, não aceito financia-mento R$ 380 Mil, aceito carro até R$ 100 Mil. F: 2812-1664 TERR. MAIRIPORÃB. SUN VALLEY 350 m², plano e com água encanada. Aceito carro R$ 35 mil F: (11) 99607-0808 (vivo).

TERRENO GUARAREMA10.000m², ótima oportuni-dade, R$ 100 mil. F: 98703-0146

NEGÓCIOS

Dinheiro AGORA EMPRÉSTIMOExigência nome limpo! Ex R$ 5mil = 36x R$ 225,00.R$ 20mil = 36 x R$ 900,00.R$ 30mil = 36 x R$ 1.260,00. F:3675-4656/ 3715-8354/ 98770-3650 T/ 97222-6613 V/ 7751-9184 Nextel APROVO CRÉDITODéb. em conta p/ aposen., pens., fed., mun., assal. c/ res-tr. 3258-7493/ 3159-0242 c/ Neide sujeito a análise, exceto Itaú. Rua Sete de Abril, 261 3ª and. sl 305 APROVO CRÉDITOC/ ou s/ restrição. R. 7 de abril, 261 sl. 301. F.: 3257-5099 www.credicompany.com.br APROVO P/ TEL.3257-9246 / 3259-7530 p/ as-sal., c/ ou s/ cheq. e tbm prefei-tura de São Paulo c/ restrição. APROVO SEU CRÉDITOP/ assal. aposen., pens., func. publ., bancário, prof. lib. com ou sem restrição. Rua Sete de Abril, 261 - 3ª . sl. 304. EMPRÉSTIMOSFunc. Publ. Fed. Mun. Est. Aposen. Pens. Assal. F: 3104-9323/3104-5063 www.esti-macred.com.br

EMPRÉSTIMOSMunicipais, estaduais, fede-rais, assalariados e pensionis-tas do INSS s/ consulta SPC/ Se-rasa. 3129-4859/ 3534-0520/ 9698-4421 Sônia LIMPE SEU NOMECheque, Protesto, SCPC, Se-rasa. A partir de R$ 50,00. F: 2601-0494

Oportunidades

APOSENTADORIAContagem gratuita. 3101-1744/ 99880-9641 R: José Bonifácio, 278 4º and. cj. 402 - Próx. Mt Sé HERBALIFETenha um espaço Vida Sau-dável. Agende uma reunião: [email protected]

LOTOFÁCIL20 grupos que garantem 14 pontos em todos os sorteios da Lotofácil. Até o concurso 823 este esquema já acertou 15 pontos, 289 vezes. Retire grátis em nosso site: www.ca-dernodasloterias.com.br RENDA EXTRAwww.rendanarede.com Tra-balhe para você. TONER E CARTUCHOSCompro, novos, vencidos e vazios. Recarga Buking á domicilio. F: 94803-1793 T/ 96302-7274 C/ 99855-4253 V/ 96205-8769Oi

Atrás do Pano traz premiado espetáculo “Por Parte de Pai”

Antes da Capital, peça foi mostrada na Virada Cultural da cidade de Registro, no Vale do Ribeira

Criação - Universo infantil é tema para pesquisas do grupo Atrás do Pano

Vencedor dos prêmios Myriam Muniz de Teatro (Funarte) e Cena Minas (Se-cretaria de Estado de Cultu-ra de Minas Gerais), o espe-táculo teatral “Por Parte de Pai” chega a São Paulo para curtíssima temporada, no CIT Ecum, na Rua da Con-solação, 1.623 (3255-5922), hoje e amanhã, às 21h, com ingressos a R$ 40.

Com texto do premiado escritor e poeta mineiro Bar-tolomeu Campos de Queirós, a peça trata de questões filo-sóficas sob o ponto de vista de uma criança. A direção é de Epaminondas Reis. Os atores/criadores são Antônia

Claret, Guda Coelho, Myriam Nacif e Paulo Thielmann.

O argumento da peça foi construído a partir do tex-to do romance de mesmo nome e parte da perspecti-va de Antônio, um menino que experimenta a vida na casa dos avós paternos, onde

vive parte de sua infância como quem lê um livro de memórias. Cheiros, sensa-ções, sonhos, medos e dú-vidas constantes permeiam o seu cotidiano. E o que se descortina à sua frente são questões filosóficas acerca do tempo, da existência, da vida e da morte.

O universo infantil é um tema importante para as pesquisas do grupo Atrás do Pano, que desde sua criação, em 1981, investiga um fazer teatral ligado ao resgate e reinterpretação da cultura po-pular brasileira, sempre com um olhar contemporâneo so-bre os costumes e a realidade.

Guto Muniz

23São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 2013

LIMPE SEUNOME AGORA3333-3832

ATLANTAASSESSORIALIMPA SEUNOME SEM

BUROCRACIA

APOSENTADORIA / REVISÃOAUXÍLIO DOENÇA, AUXÍLIO ACIDENTE

ACÕES TRABALHISTAS, AÇÕES CONTRA PLANOS DE SAÚDE

Aposentadoria por idade, Tempo de Serviço/Contribuição,Pensão por Morte e todos os tipos de revisão de benefício

Aposentados que continuaram trabalhando podemaumentar o valor da aposentadoria

3151-6009 / 97171-0109

Indicador Profissional

Crédito Rápido

Construa seu sonho, montar e investir em sua empresa, comprar seu imóvel ou automóvel,quitar suas divídas, Reforma imobiliária. Liberamos para autônomos, funcionário público aposentados pensionista e etc. em plano de12 até 240 meses para pagar. Liberamos atéR$ 500.000,00. Faça seu cadastro sem compr. Sem cons.spc, serasa.

Cooperativa de Crédito Ltda

Crédito parcela 5.000,00 32,7010.000,00 62,70

20.000,00 132,70 30.000,00 172,50 50.000,00 287,50 100.000,00 575,00

Ligue agora, consulte nossos planos,:

Plantão hoje, (0XX31), 3051-0130 / 3051-3176

Dinheiro

UNO 2010 R$ 199,00

APROVOU LEVOUSomente pelo banco Itaú

Entrada acima + 60 x R$ 369,00 �xas.Reserve seu Carro c/

preço reduzido, promoção por tempo Limitado.

Rua Leocadia Cintra, 73 – Mooca

(11) 3476-8300

www.carronamao.com.brVenita Seminovos – Carro na mão

Imag

em m

eram

ente

ilust

rativ

a

Taça não inclusa

PLAC

A EJ

G 91

03

Autos

SELECIONA PACIENTES PARA IMPLANTES AGENDE SUA AVALIAÇÃO

GUARULHOS - (11) 2461-2234

FACULDADE FUNORTE

METRÔ TIETÊ - (11) 4307-2321

Oportunidade

Saúde

SERVIÇOS

Beleza e Estética

CLAREAMENTO RÁPIDOEstrias/ manchas em geral/ acne / picada de inseto/ ce-lulite/ flacidez. 3222-6802/ 96197-9335 VOCÊ PODE !Alongamentos a partir de R$ 387,00 cab. + mão de obra. F: 3129-4970/ 3222-3629 curso compl. c/ certif. e material p/ 20 primeiras pessoas que li-garem.

Detetives

AG. CAMARGO METrab. c/ fotos/ filme partir $ 250,00 F 3781-0865/ 99683-6559

Esoterísmo

ABRA SEU CAMINHOBúzios, cartas, tarô, vidência, união de casais. Conselho e ajuda espiritual, não cobra, faz caridade. F: 2973-3793 ABRE CAMINHOFaço e desfaço qquer tipo de trabalho,.Cartas e tarô, 3207-4353/ 98697-1965 Mt Liber-dade ALTO PODERTrago seu amor aos seus pés, consultas e trab. grátis. 2601-2548/ 98655-6305 T/ 99741-9008 V ANITAQuem vc ama te trai e não te ama mais? 95874-9549 Tim ASTRÓLOGA DO Amor. Seu amor de volta 3 dias.Realizo qqer trab. 5666-8685 CASTELO DE OXÚMFazemos tds tipos de trab., búzios, cartas, tarô. Próx. Mt. Vl. Matilde, cons. R$ 30,00. F: 2651-0701 CHEGA DE SOFRERA mais poderosa magia p/ unir casais, ela não promete, cumpri. pag. após resultado. 95383-6887 Tim CONSELHEIRA Espiritual! Através da vidência, D. Rosana pode lhe dizer tudo! Passado, presente e futuro, faz e desfaz trabalhos espirituais, p/ amor, negócios e saúde. Marcar hora: 3739-0179/ 98884-6161 Mt. Butantã www.templomisticosp.com.br DEUSA DO PODERFaz união e separação de ca-sais, por + difícil que seja. F: 3452-4178/ 2283-0362/ 99825-4370 FAÇO 21 AMARRAÇÕESTrago seu amor 7 dias amar-rado e apaixonado seus pés. 3445-5620/ 98425-4957 Mt Guilhermina PODER DA MAGIA!!!Faz trabalho e união de casais, consulta grátis. F: 2401-7472

QUIMBANDAAfaste seus inimigos. Trago seu amor de volta. F: 3951-7637 SERGIO DE XANGÔVice Presidente da Federação, consultas e trabalhos para todos os fins. F: 3442-6880/ 98344-2621/ ID 129*2676 SIMPATIA INFALÍVELTrago seu amor em 6 hs. ga-rantido F: 2592-8710/ 98569-2419 SIMPATIA INFALÍVEL Trago seu amor ao seus pés em 6h. F: 98360-0631/ 94974-2449 TARÓLOGASensitiva. Ela bate os olhos em você e revela a sua vida, sem que você lhe diga nada. Soluções imediata e garant. p/ todos problemas. 2605-3772/ 96467-3672 TELE-TARÔConsulta por tel. c/ cigano Brendo. Trago a pessoa ama-da em 7 dias. Pgto do trabalho após resultado. F: 3405-0240 TEMPLO DE OGUMJoga-se Búzios e Tarô.Faz e desfaz qq tipo de trabalho, 100% garantido.Espec. em união amorosa,Vudu p/ o amor. Não deixe p/ fazer ama-nhã, o que você pode fazer hoje.Cons. 3 Kg de alimento não perecível.Marque já sua cons. 3459-1225 TRAB. ESPIRITUAISP/ amor/ todos os fins. Em sua presença, ver p/ crer!100% garant. 2228-1419/ 95796-1811 T

Festas

A PARTIR $ 26,90 P/PCoquetel $ 29,90 p/p jantar c/ salão 2837-4828/ 3715-1336/ Claro 99410-2139/ Tim 98674-8510 www.buffetes-ter.com BUFFET COMPLETO R$ 26,90 p/p parcelamos cheq. cartão 3867-0484/ 2046-1308 www.espacoveudenoiva.com.br

Massagem

ADÉLIA 25A MASSAGrelax e tailandesa c/ algo mais 3107-0972 TIM 94960-3241 até 19hs ALINE-ATENDO SÓMassag. Clássica e Sensual. P/ vc relaxar. Bela Vista. 3263-0752 JÉSSICA MASSRelax. Sensual, p/ homens bom gosto. 3715-5104/ 98265-3018 MASSAG CENTRO SÉanti-stress + depil 3105-5158 www.clinicexoteric.com.br MASSAG SENSUAL anti-stress com tailandesa e algo + Ac. cartão 5084-4919 MIEKO R$ 100,Aumento peniano impotênc ejaculaç precoce 3141-0752

Recados

AG. MATRIMONIALQuer casar? Encontrar o par ideal? 2865-0926 de 2ª. à sáb. QUERO CONHECERmulheres,casais e bonecas p/ fantasias F:94853-2507 Ari.

Relax

ABELE E CAROLSó prazer mais 10 amigas (Lapa) Fone: 3672-1564 AKEMY JAPINHAAt. flat. Linda, Discreta e Sen-sual. R$ 250. F: 96157-2036. ALICE LOIRINHAlib meiga carinhosa R. Frei Ca-neca 2855-1646/ 97304-7629 ALINE 25 ANOSmeiga e carinh. local discreto. 3271-0402 Mt. Liberdade ALÔ FONE PRIVÊGarotas super gostosas. F: 09117-7878-8004 ANALU GULOSA Tx. $15, Oral guloso + amigas. Av. Jabaquara, 2.604 Mt S. Ju-das. 2362-8122 ANALY + AMIGASGul. no orl/ anl tds. posiç. atv/ pass. Mt. S. Cruz 5084-0947 ANDRESSA 19A.Nunca fiz! me inicie! F: 2227-1901 Penha- Casa Nova ANDRESSA LOIRAS. fartos, + amigas, compl. e liberais. 3666-4924 M.S.Cecilia ANDRESSA LOIRAO. s/ preserv. bjo. lingua, R. Lo-efgreen, 887 M. S. Cruz 5082-3821 ANE GAÚCHA 18A.Beijo boca, O. s/ camis. + ami-gas, 5084-3776 M. Sta. Cruz ANGÉLICA COROAO. total, c/ mass. R. Br. Iguape, Liberd. 3101-4095/ 95313-7455 ANITA E AMIGASAtend. c/ carinho, á partir R$20 Mt. V. Mariana. 5083-5972 ANITA FOG. DO Vintão R. Dr. Zuquim 487 - Santana e R. Ezequiel Freire, 565a. 2283-4617 ANITA TRAVESTI 19A$20 jato espetacular seios de menina 2868-1466 República BIA E BIANCAFog. O/A/V gost. at. ele/ ela. R$50. Ac. cartões. 5012-1412 BIA MULATAE Amanda Loirinha, dupla sacanagem, compl. lib. 3432-7928 M. Rep. BIA R$70Mass. tailandesa c/ carinho. Local discreto. 2855-0569 Mt. Rep. BIANCA TOPA TUDOestilo mulherão adoro chup e ser chup 3657-6057 Liberdade BRUNA 19 ANOS Iniciante mesmo!!! R. Guaiau-na, 419 M. Penha 2092-2945 CAMILA PARAIBANAQuente, beijo boca, ad. s/ chup. + amigas. 5589-8387 M. Saúde

CAROL LOIRAFaço tudo s/ frescura, comple-ta, lib. 2743-3699 Mt. Artur Alvim CASA DAS GATASLoiras, Negras, Mestiças, Edu-cadas. F: 3313-4761 até às 19h CASA DAS LOIRASrecem chegadas só novidades px Mt Imigrantes 2577-7008 CASA VINTÃO Loira morena ruiva mulata mestiça Prontas p/ satisfazer px.Metrô Tatuapé 2227-2211 CINTHIA COROAPatricia loiraça, chupo s/ ca-mis. anl. de 4. F: 2093-1177 M. Carrão CLUB CASAIS LIBERAIS3ª/dom. Moema 2507-4505 www.baladaliberal.com.br CLUB DE SWINGwww.innerclub.com.br dan-ceteria shows reservados la-birinto cinema, adeptos/ inic. Al. dos Pamaris 160 Moema 5531-4067 DANIEL 19 ANOSrec cheg Bahia G espetacular pass/atv 2808-2218 Anhan-gabaú DANY CHUPOS/ camis. Yasmin loiraça, anal p/ todos s/ fresc. 2082-2050 Penha DARA E VIVIIrmãs lésbicas, trans entre nós e c/ vc. F: 5541-7457 Santo Amaro DUPLA TRAVESTI Trans entre nós e com você Metrô Republica discreto 2765-8655 FERAS NO SEXO15 Gatas á partir R$20 c/ 1 drk grátis. 2979-3920 R. Dr. Olavo Egidio, 482 M. Santana FONE ERÓTICO Mulheres de verdade ! Ligue 09117-7878-3737 é ao vivo. GAROTAS LIB.loiras, ruivas, morenas 3337-3154/ 3338-1174 M.S.Cecília GATAS SAFADASLoira, morena, mulata e ruiva. 5082-5030 M. V. Mariana GRETCHEN MOOCATrans. Liberal, atendo só em casa, acesse no google + fotos 99794-1127 v /97529-7507 t HUGO MASSAGISTArelaxante e peniana c/ finaliz. 2822-6411/ 3259-5253 Rep. INDIAZINHA 20Alindo rostinho de menina meiga e carinhosa completinha 3337-4283 ITALIANA 98901-9613 Linda gordinha peluda s. fartos adoro namorar e beijar muito na boca KAUANY TRAVESTI19a corpo de sereia morenaça (ativa c/leitinho) 2834-2160 MÃE E FILHAR$ 30, R. Conselheiro Furtado, 151 ap. 53- Mt. Lib. 3101-8730 MEL 23A 94220-8268loirinha sexy linda de corpo e rosto universitária at. sozinha MEL MULATA+ 9 amigas completa s/ frescu-ra R$ 35 Tatuapé. 2093-9083

MEL MULATA R$ 20 Orl. sem camis. até fim e anl. sem frescura atendioo sozinha R. Major Diogo c/ Brigadeiro 3462-8912 MENINAS TATUAPÉTaradas e muito safadinhas 2539-4596/ 2539-4597 NOVO VINTÃOLindas gatas, a melhor casa pri-vê do Largo Treze. Sto. Amaro. Ac. cartões. 5521-2082 PATRICIA 20ANOSS. fartos, ad. chup. e s/ chup. Orl. natural 3399-4391 M. Lib. PROMOÇÃO!Leve 3 garotas e pague 1. R$ 40,00 www.floralvim.com.br F: 2883-3555 / 3104-6885 RUBI MULATA110 de bbum. adoro ser ativa traga o seu bbum. p/ mim. F: 2227-1901 Penha Casa Nova SORAIAS FERASMais amigas, boca quente, v.a.giratório. 2814-7878 B. Socorro VALÉRIA POTRANCAPass/ atv. mazoquista, chuva dourada. 2093-5090 M. Penha VIVIAN TRAVESTIloira dotada Metro Luz at. só 3495-4962/ 4108-4919

Serviços

CONTABILIDADEEspecialista em recuperação compra e venda de empresas. (11 ) 95431-3535/ 3457-1111 FIADOR/ Locatário.100% Idôneo. F: 94922-8738/ 2051-1515 NÃO PERCA A CNHFazemos sua defesa junto ao DETRAN, de forma legal e se-gura. Pontuação/ Reciclagem e outros. F: 4258-2143/ 98440-3144 24h

Telefones

VENDE-SE LINHATel. c/ internet, mesmo c/ res-trição. 2016-2262/ 2773-8573

Telemensagens

TELEMENSAGENSEmocione quem você ama. (11) 3384-1675 TELEMENSAGENS24h c/ reação, loucuras de amor. Env. CD 2687-1169/ 2023-0820

VEÍCULOS

Carros

AUTOS BATIDOSCompro mal estado/ dív./ mul-tas. 3537-9763/ 7888-4999 COMPRE SEU CARROEntr. R$ 600,00 + parcelas a partir de R$ 293,00. Falar c/ Luci. F: (11) 2826-9854 SANDERO 11/11 1.6comp. EXP bx. km, uni. dono R$25mil F:7713-5103/7749-6555

A BIG CAMPEÃ1 a 10 dias SPC/Serasa/Bco Central/ c/ ou s/ ch dev/prot Tx ap $100, 2981-9051/ 2983-3654 CLINICA ESPIRITUALTenha vc. também uma orien-tadora espiritual, como toda pessoa bem sucedida, nada é por acaso, Tarôt de marselha, vidência nas aguas, runas, Pa-tricia há + 25 anos ajudando a todos que venham a procura--la. F: 2924-3701

24 São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 2013

ESPORTESSão Paulo, segunda-feira, ?? de setembro de 2013

www.metronews.com.br Distribuição Gratuita nas Estações do Metrô

Resultados do bRasileiRão 2013

Zona de classificação para a Libertadores Zona de rebaixamento

PG: Pontos ganhos; V: Vitórias; D: Derrotas; GP: Gols pró; SG: Saldo de gols;

CLASSIFICAÇÃO

Sábado Fluminense 1 x 1 Coritiba Vitória 0 x 0 Grêmio

Ontem Botafogo 1 x 2 Bahia Corinthians 0 x 0 Cruzeiro Internacional 0 x 1 Portuguesa Goiás 1 x 0 São Paulo Náutico 0 x 0 Flamengo Atlético-MG 2 x 1 Vasco Atlético-PR 1 x 0 Ponte Preta Santos 2 x 1 Criciúma

Time P V D GP SG

1 Cruzeiro 50 15 3 48 29

2 Botafogo 42 12 5 36 9

3 Atlético-PR 41 11 4 40 12

4 Grêmio 39 11 6 29 8

5 Internacional 34 8 5 35 3

6 Goiás 33 8 6 25 -2

7 Santos 32 8 6 27 6

8 Atlético-MG 31 8 7 24 0

9 Vitória 31 8 8 29 -2

10 Bahia 31 8 8 26 -3

11 Corinthians 31 7 6 20 7

12 Coritiba 31 7 6 28 0

13 Fluminense 30 8 9 28 -2

14 Portuguesa 28 7 9 33 -1

15 São Paulo 27 7 10 21 -2

16 Flamengo 27 6 8 24 -5

17 Criciúma 24 7 13 29 -9

18 Vasco 24 6 11 31 -9

19 Ponte Preta 19 5 13 23 -10

20 Náutico 10 2 16 10 -29Desolado – Luis Fabiano, de cabeça baixa: time tentou, mas não deu

ADALBERTO MARQUES/AGIF / AE

Tricolor volta a rondar a zona de rebaixamento pág. 2

esportesSão Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 2013

2

Não deu – Rogerio Ceni demonstra insatisfação durante a partida

Pelo Brasileirão, o time do São Paulo pega o Grêmio, em partida no Estádio do Morumbi, no domingo

Corrida – Luis Fabiano, do São Paulo, domina a bola em lance da partida

goiás 1

são paulo 0

Renan; Vítor, Ernando, Rodrigo e Thiago Mendes; Amaral, David (Ramon), Renan Oliveira e Hugo (Sasha); Tartá (Araújo) e Walter. Técnico: Ender-son Moreira.

Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Toloi, Antônio Carlos e Denilson (Fabrício); Reinaldo, Rodrigo Caio, Paulo Henrique Ganso e Jadson; Welling-ton (Oswaldo) e Luis Fabiano (Aloisio). Técnico: Muricy Ramalho.

GOL - Rodrigo, aos 44 minutos do segundo tempo.CARTÃO AMARELO - Ernando (Goiás).ÁRBITRO - Paulo Henrique Godoy Bezerra (SC).RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.LOCAL - Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO).

Com gol de falta, Goiás vence Tricolor por 1 a 0AE - O Goiás venceu o São Paulo por 1 a 0 jogando no estádio Serra Dourada, em Goiânia, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol da vitória saiu no final, aos 44 minutos do segundo tempo, em forte cobrança de falta do ex-são-paulino Rodrigo da intermediária, quando a bola bateu na trave e rebateu nas costas de Ro-gério Ceni para balançar as redes do time paulista.

Com a vitória, o Goiás confirmou a boa fase no cam-peonato e se aproximou do grupo de classificação para a Copa Libertadores ao chegar aos 33 pontos, em sexto lugar. Já o São Paulo viu a série de três jogos invictos sob o co-mando de Muricy Ramalho se encerrar e voltou a rondar a zona de rebaixamento, esta-

cionando nos 27 pontos.O Goiás começou o jogo

pressionando o São Paulo. Aos 4 minutos, Hugo chutou forte da entrada da área para a primeira defesa de Rogé-rio Ceni. A resposta do São Paulo veio aos 7, com Paulo Henrique Ganso tocando para Wellinton dentro da área, que passou por Renan, mas chutou para fora. Pouco depois, Paulo Miranda rece-beu bola na grande área, ar-rematou em cima do goleiro do Goiás, que foi obrigado a fazer duas defesas.

Após o susto, o time goiano voltou a dominar os lances de perigo Aos 15 mi-nutos, Walter recebeu a bola livre na pequena área, sem impedimento, e chutou em cima de Rogério Ceni. Na sequência, o atacante do Goi-ás perdeu o ângulo e chutou para nova defesa do goleiro do São Paulo. Após este lan-ce, houve um princípio de tumulto nas arquibancadas, com Walter e Ceni pedindo calma para as torcidas.

Na segunda etapa, o jogo recomeçou mais equilibra-do, mas sem chances de gol para as equipes.O Goiás aos poucos voltou a levar perigo. Aos 16 minutos, Walter ten-

tou chute de longa distância que passou por cima do gol de Rogério Ceni.

Aos 24 minutos, os joga-dores do São Paulo pediram pênalti em dividida de We-lington com Tiago Mendes. Em seguida, duas trocas no Goiás – entraram Ramon e Sasha, respectivamente, nos lugares de David e Hugo. No São Paulo, Wellinton foi subs-tituído por Osvaldo. Após as substituições, os times se lan-çaram ao ataque, mas com al-guns lances sem efetividade.

Mas, aos 44 minutos, em cobrança de falta de Rodri-go da intermediária, o Goi-ás chegou à vitória. A bola bateu na trave e rebateu nas costas de Rogério Ceni, sacramentando a vitória do time goiano.

ANDRE DUSEK / AE

ANDRE DUSEK / AE

São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 2013

3esportes

corinthians 0

cruzeiro 0

Cássio; Edenílson, Paulo André, Gil e Igor; Ralf, Maldonado, Douglas e Danilo; Emerson (Alexan-dre Pato) e Romarinho. Técnico: Tite.

Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Nilton, Lucas Silva, Ricardo Goulart (Anselmo Ramon) e Everton Ribeiro; Willian (Dagoberto) e Borges (Julio Baptista). Técnico: Marcelo Oliveira.

CARTÕES AMARELOS - Emerson e Paulo André (Corinthians); Ricardo Goulart e Lucas Silva (Cruzeiro). ÁRBITRO - Felipe Gomes da Silva (PR). RENDA - R$ 846.011,00. PÚBLICO - 27.053 pagantes (28.740 no total). LOCAL - Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP).

Cruzeiro empata com Timão e aumenta vantagemAE - No duelo do melhor ata-que contra a melhor defesa do Campeonato Brasileiro, o paredão do Corinthians mostrou-se eficiente diante do arsenal ofensivo do Cru-zeiro e as duas equipes fica-ram no empate por 0 a 0, on-tem. O resultado foi melhor para o Cruzeiro, que, benefi-ciado pela derrota do Botafo-go para o Bahia, abriu oito pontos de vantagem para o time carioca na liderança da tabela de classificação – 50 a 42. Já o Corinthians chegou à sexta partida consecutiva sem vitória e foi a 31 pontos.

A primeira boa chegada foi do Cruzeiro, em troca de passes rápida entre Borges, Everton Ribeiro e Willian, que recebeu dentro da área e bateu para fora. Aos 12 minutos, a zaga corintiana parou tentando fazer linha de impedimento, mas Egídio achou Nilton sozinho dentro

da área, em posição legal. O volante subiu quase na linha da pequena área, mas não conseguiu tirar de Cássio, que fez grande defesa.

A defesa do time da casa não conseguia parar as joga-das aéreas do Cruzeiro e, aos 15 minutos, Egídio voltou a encontrar um companheiro sozinho na área. O cruza-mento foi no pé de Willian, que bateu de primeira, mas Cássio fez outra defesa e im-pediu a abertura do placar.

Com o passar do tempo, o Corinthians equilibrou as ações, passou a dividir a posse de bola com o Cruzei-ro, mas seguia sem levar ne-nhum perigo ao gol de Fábio.

Apagado, Borges ficou no vestiário no intervalo e Marce-lo Oliveira promoveu a entrada de Julio Baptista, mas foi o Co-rinthians que melhorou. Aos 7 minutos, Douglas fez bela joga-da após escanteio e Emerson

quase fez. No rebote, Edeníl-son bateu cruzado, Fábio reba-teu, mas ninguém chegou para tocar para o gol. O Corinthians era dono do jogo no segundo tempo e agora era Fábio que começava a se destacar. Apesar de melhor, o Corinthians irri-tava seu torcedor com muitos passes errados, principalmente com Emerson.

O melhor momento, en-tretanto, foi do Cruzeiro. Aos 46 minutos, Julio Baptista foi

lançado pelo lado direito, no-vamente aproveitando a li-nha de impedimento errada

do adversário, arrancou so-zinho, mas bateu fraco, em cima de Cássio, que agarrou.

esportesSão Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 2013

4

Alê dA MAtAÉ guarulhense, máster em Gestão do Futebol pela FPF/FGV e jornalista.Email: [email protected]

Catado à mineira leva o Brasileirão?

O Cruzeiro abriu vantagem em relação ao Botafogo para ser campeão brasileiro em 2013. Tendo em campo o que muita gente despeitada chama atualmente de catado. Há lógica nisso?

Vamos entender a teoria da conspiração contra o time mineiro. Exceto o goleiro Fábio e o zagueiro Dedé, a maioria dos contratados foi “dispensada” por outros grandes do País ou vieram de equipes de pequena expressão da Europa.

Os laterais Ceará e Egídio pouco inte-ressaram à concorrência. Bruno Rodrigo e Henrique oscilaram no Santos. Nilton e Everton Ribeiro tiveram poucas oportuni-dades e saíram cedo do Corinthians. Sou-za “rompeu” com o Palmeiras. Dagoberto e Borges não se firmaram aqui e ali após dei-xarem o São Paulo. Willian e Julio Baptista vieram respectivamente de Metalist (UCR) e Málaga (ESP). Olhando por esse ângulo, realmente a análise pode ser negativa.

Porém, repare melhor. Ao longo da carrei-ra, Ceará foi campeão do mundo com o Inter-nacional e passou pelo Paris Saint Germain (FRA). Egídio foi criado nas categorias de base do Flamengo. Henrique ganhou a Recopa Sul--Americana pelo Santos. Everton Ribeiro es-tava voando no Coritiba e Souza sendo pro-tagonista no Palmeiras. Dagoberto e Borges ganharam Brasileiros pelo São Paulo. Willian levantou o troféu da Libertadores com o Co-rinthians. Julio Baptista beliscou duas Copas Américas e duas Copas das Confederações pela Seleção Brasileira. Desse ponto de vista, dá para compreender os últimos resultados.

Estimulado ou não pela concorrência, dado o título recente do Atlético-MG na Copa Libertadores, o Cruzeiro pegou “falsos refu-gos” e pinta como virtual campeão do Brasi-leiro, embora ainda restem 14 rodadas.

Após dez anos de Nacional por pontos corridos, a fórmula do elenco forte e expe-riente está consolidada. E o ano parece ser mesmo dos mineiros.

De bate-pronto

CHUTOU PRO MATO!Uma lástima a venda do Audax ao Grêmio Osasco. O caráter e a venda de Paulinho, cria do time bancado pelo Pão de Açúcar e ex-Corinthians, mostra o quanto o futebol pode ser positivo para a formação humana, além de um negócio rentável.

Pro abraço – ThiagoRibeiro, do Santos, comemorao gol sobre o Criciúma,em casa,aos 19 minutos do primeiro tempo

SantoS 2

CriCiúma 1

Aranha; Cicinho, Edu Dracena, Gustavo Henrique e Mena; Renê Júnior, Arouca, Leandrinho (Renato Abreu) e Mon-tillo (Pedro Castro); Thiago Ribeiro e Willian José (Giva). Técnico: Claudinei Oliveira.

Helton Leite; Leonardo, Fábio Ferreira, Matheus Ferraz (Henik); Tony, Elton (André Gava), João Vitor, Daniel Carvalho (Fabinho) e Diego Hoffmann; Lins e Wellington Paulista. Técnico: Sílvio Criciúma.GOLS - Thiago Ribeiro, aos 19, e Willian José, aos 41 minutos do primeiro tempo; Tony, aos 33 minutos do se-gundo tempo. CARTÕES AMARELOS - Montillo, Arouca e Thiago Ribeiro (Santos); João Vitor, Elton e Henik (Criciú-ma). ÁRBITRO - Arilson Bispo da Anunciação (BA). REN-DA - R$ 126.376,00. PÚBLICO - 5.147 pagantes. LOCAL - Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP).

Santos vence o Criciúma esonha com o G4 no BrasileirãoAE - O Santos derrotou o Criciúma por 2 a 1, ontem, na Vila Belmiro, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Diante de um adversá-rio que passa por momento difícil e está na zona de rebaixamento, o time da casa foi para cima na etapa inicial, quando marcou duas vezes. O resultado faz o Santos sonhar com o G4, já que subiu para a séti-ma colocação, com 32 pontos, sete atrás do Grêmio, o quarto colocado.

O Santos foi dono da partida em seu início e quase marcou logo aos sete minutos, quando Montillo bateu falta pela esquerda e acer-tou o travessão. Aos 19 minutos foi a vez de Helton Leite aparecer bem. Willian José recebeu na meia-lua e chutou colocado. O goleiro fez defe-sa e evitou o primeiro. Na cobrança de escanteio, no entanto, não teria o que fazer. Montillo bateu pela es-querda, Gustavo Henrique desviou e Thiago Ribeiro, na segunda trave, tocou para o gol de cabeça.

O Santos seguia melhor e conse-guiria ampliar aos 41 minutos. Renê Júnior cruzou pela direita, mas a bola correu demais e Montillo não conseguiu finalizar. Mesmo assim, o argentino não desistiu, evitou a saída e rolou para Willian José, que encheu o pé no canto esquerdo do goleiro para fazer o segundo.

O Criciúma voltou para o se-gundo tempo disposto a mudar o panorama da partida e levou peri-

go antes mesmo do primeiro mi-nuto, quando a bola passou duas vezes na frente do gol de Aranha e ninguém chegou para desviar. De-pois, João Vitor bateu da entrada da área, mas foi travado.

O Santos já não conseguia exer-cer a mesma pressão da etapa ini-cial e só conseguiu levar perigo aos 11 minutos, quando Edu Dracena aproveitou escanteio da esquerda, se antecipou ao goleiro Helton Lei-te, que ficou reclamando de falta, e cabeceou rente à trave. Mas era o Criciúma que pressionava mais.

O jogo era muito truncado, cheio de faltas no meio de campo. Mes-mo assim, o Santos respondeu aos 23 minutos, quando Montillo foi lançado e, com pouco ângulo, ten-

tou o chute, mas exagerou na força e jogou por cima. Aos 33, o Criciú-ma diminuiu. Tony cobrou falta da intermediária, Leonardo desviou de cabeça e marcou. O árbitro, no en-tanto, deu o gol para Tony.

GUIL

HERM

E DI

ONíZ

IO /

AE

“Em 2004, as pessoas ainda estavam perdidas e não entendiam a função”, diz Rosa Maria Diniz

EMPREGOS&CURSOSSão Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 2013

www.metronews.com.br Distribuição Gratuita nas Estações do Metrô

Vinícius Bacelar - Em um mundo cada vez mais tec-nológico e comunicativo, a profissão de editor de mídia eletrônica, regulamentada em 2004, aparece como uma grande chance de estabilidade no mer-cado de trabalho. De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), o profissional está legalmente apto para editar textos, imagens e víde-os na internet. Além dessas funções, ele também deve se responsabilizar por suas publicações e pode até coordenar cursos online.

A ideia é dar uma maior segurança ao mercado da comunicação cibernética. Assim, as informações divulgadas na internet terão origem conhecida e maior credibilidade. Apesar de trabalhar com conte-údos que serão expostos para a população, o editor não precisa ser graduado em Comunicação Social.

“Costumo dizer que não há ninguém melhor do que um médico para escrever sobre medicina. Não existe ninguém melhor do que um engenheiro para falar sobre engenharia. O editor pode ser formado em qualquer curso de Ensino Superior. Depende da área de atuação”, afirma a diretora do Painel Brasil TV, Rosa Maria Sarkis Diniz, uma das responsáveis pela validação da profissão.

“Mas é recomendável que se use uma lingua-gem clara, objetiva e concisa como os jornalistas. Ou ser criativo como os publicitários. Os próprios internautas vão decidir se o trabalho é bom ou não. A seleção é feita na rede”, ressalta.

Rosa Maria descarta uma concorrência entre os editores e os diplomados em comunicação so-cial. “A empresa vai contratar alguém que enten-da profundamente de sua área. Uma fábrica de alimentos certamente apostará em uma nutricio-nista, por exemplo. Não teria sentido contratar um jornalista ou publicitário para a função”.

Ela também explica que o editor de mídia ele-trônica não precisa atuar apenas na web. “É um mercado muito abrangente. Ele pode coordenar e produzir conteúdos para CDs e DVDs, mas reco-nheço que hoje está muito voltado para a web”.

Mercado aberto para editor de mídia eletrônica

Profissional pode trabalhar com edição de imagens, textos e também vídeos na internet

job

Fotos: Divulgação

EMPREGOS&CURSOSSão Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 2013

2

Encontros vão acontecer na quarta-feira, dia 25, nas unidades do CAT

Projeto – Iniciativa é destinada a jovens de 16 a 18 anos que tenham baixa renda familiar

ServiçoCurso de iniciação profissional de mecânica automotivaData de inscrição: de 1º a 21 de outubro de 2013Local: Eurobike São Paulo – Av. Dr. Gastão Vidigal, 1.357 – Vila LeopoldinaTelefone: (11) 3883-7101 – Contato: Melissa Savoy

Curso superior na bagagem

Não adianta ser um mestre em softwares de edição e saber tudo sobre comunicação social por pura experiência empírica: o editor de mídia eletrônica tem que ter graduação.

“É desejável também que tenha quatro anos de experi-ência na área em que vai atu-ar. Afinal, o profissional vai coordenar uma equipe e ser responsável pelos conteúdos publicados”, alerta Rosa Maria.

O profissional é registra-do inicialmente ganhando R$ 4 mil por mês.

“Mas pode receber mais. Depende do tamanho da es-trutura que o editor tenha que administrar”.

Pressão e horários indefinidos

O editor de mídia eletrô-nica tem uma grande seme-lhança com os graduados em comunicação social: quem co-nhece a rotina de uma agên-cia e de uma redação, sabe que publicitários e jornalistas não possuem horários fixos.

Portanto, o profissional terá de se preparar para a ela-boração, edição e publicação de conteúdos nas mídias ele-trônicas a qualquer momen-to. E como as informações são divulgadas com uma rapidez cada vez maior, os responsáveis pela veiculação dos textos, fotos e vídeos de-sempenham atividades com prazos curtos e sob pressão.

Se os horários e a pressão são dois problemas, a solução está na crescente estrutura dos softwa-res no mundo. Ou seja, não há como reclamar da falta de programas para a edição de conteúdos. De acordo com o secretário do Ministério da Ci-ência, Tecnologia e Inovação, Virgílio Almeida, a

indústria de softwares norte-americana cresce três vezes mais do que o resto do mercado in-terno dos EUA. Segundo Almeida, o Brasil tem uma demanda de 900 mil vagas em tecnologia de informação para serem preenchidas até 2022.

crescimento de softwares

Oficinas grátis de empreendedorismo e coaching no CAT

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) realizará na quarta-feira, 25, oficinas de coaching e empre-endedorismo. Os eventos são gratuitos e ocorrem em uni-dades do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT).

Na oficina de empreende-dorismo os interessados rece-berão instruções sobre o que é o microempreendedor in-dividual, como traçar metas, quais são as característica do empreendedor e como em-preender. Esta oficina acon-tece no CAT Itaquera (Rua Gregório Ramalho, 12), Itaim Paulista (Av. Marechal Tito, 3.012), Penha (Rua Canda-puí, 492 ), São Mateus I (Av. Mateo Bei, 1.641), São Mi-guel Paulista (Av. Imperador, 1900), Santana (Rua Volun-tários da Pátria, 1.553), Luz (Av. Prestes Maia, 913 / 919), Jabaquara (Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 2.314), In-terlagos (Av. Interlagos, 6.122) e Lapa I (Rua Monteiro de

Melo, 342), às 9h.É necessário ter idade a

partir de 16 anos e compa-recer a uma das unidades do CAT (citadas acima) com RG, CPF, carteira de trabalho e PIS, na próxima quarta-feira, nos locais indicados.

Já na oficina de coaching, com o tema “Construa seu su-cesso com as ferramentas do Coaching”, os participantes terão oportunidades de expe-rimentar ferramentas capa-zes de despertar o potencial criativo. Também poderão criar um plano de ação com o objetivo de atingir metas. A oficina será realizada somente no CAT Luz (Avenida Prestes Maia, 913), das 8h30 às 12h.

Curso gratuito de mecânica automotiva para jovens em SP

Em janeiro de 2011, o Grupo Eurobike fechou uma parceria com o Projeto Pes-car. A fundação tem como objetivo criar oportunida-de de acesso ao mercado de trabalho, para jovens em situação de vulnerabilida-de social, com a parceria de empresas e instituições pú-blicas. A Eurobike, uma das grandes colaboradoras do projeto, realiza anualmente o curso de iniciação profis-sional em mecânica automo-tiva e as inscrições estarão abertas entre os dias 1º e

21 de outubro, na Eurobike BMW, nas unidades de São Paulo e Ribeirão Preto. O ho-rário de atendimento é das 8h30 às 12h.

O curso é destinado a aprendizes de ambos os se-xos, com idade entre 16 e 18 anos, que estejam cursando ou já tenham concluído o en-sino médio e com baixa ren-da familiar. Para os alunos de São Paulo, é necessário re-sidir na Zona Oeste. Durante a capacitação profissional, os alunos recebem benefícios como vale-transporte, segu-

ro de vida, uniforme e ali-mentação, além do material de segurança e pedagógico.

O projeto, que teve início na Eurobike BMW em São Paulo, formou 22 alunos nos dois primeiros anos e, devido ao sucesso, o curso se estendeu para a unidade de Ribeirão Preto. Atualmente, as turmas têm 17 alunos em São Paulo e 13 no interior do Estado.

DiVuLGAção

DiVuLGAção

São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 2013

3EMPREGOS&CURSOS

Curso de CabeleireirosDuração 7 meses

Matriculas 290,00 emensalidade 6x65,00

Fazendo matriculaaté 07/10/2013

Ganha o curso deAlongamento de cabelo

ou Penteados presos

(11) 2801-5465www.escolartebeleza.com.br

www.academiaattack.com.brMestres e Faixas Pretas

Pós- Graduadosem Ed. Física Aulas p/

crianças e adultos.Iniciantes a avançados.

*Musculação e Wi-� grátis!

BoxeTae Kwon DoCapoeira

Personal TrainerMuay Thai

2578-74515594-1717

98623-9571

Mt. Pç. Da ÁrvoreR.: Caramuru, 327

Estacionamento Gratuito.

R$ 300,00 (pagamento em 2x) Seis professores – 16 horas de Curso.Seis professores – 16 horas de Curso.APOSTILA E CERTIFICADO.

Rua: Apeninos, 930,Conjunto 24, Metrô Paraiso.

Telefones: 95122-7649 (TIM),5081-7006 / 5081-7820 (FIXO).

www.alobaba.com.br

FF-558

A 2

Cursode BABÁ COMPLETOde BABÁ COMPLETO

AULAS DE CANTOMetrô Tatuapé. F: 99492-5275 Tim/ 96098-5211 Vivo AUTO ESCOLA Educatram, Promoção Ul-tima Semana! Pacote R$ 480,00 a vista ou 3x R$ 167,00 e ganhe 10% no cur-so do CFC. Habilitação p/ de-ficientes fisico. 5084-2826/ 5549-1234

AUTO ESCOLA 25 de Março. Promoção curso completo. Só carro: R$ 869,00. Carro/ moto: $ 969,00. F:3315-0607/ 3715-9700. Av. Prestes Maia, 714 lado do Metrô Luz DIPLOMA1º e 2º grau ou superior, qual-quer área em 10 dias e TTI (CRECI). Reconh. pelo MEC. 2863-4003/ 94821-0784

HABILITADOS Treinamento p/ pessoas habi-litadas. Instrutor credenciado pelo Detran. Atendemos a do-micílio, em qualquer região de SP. F: 4564-8347/ Nextel 7003-3295 ID 690*1241

MAÇONARIA - GLEAMaçonaria. Formando Lideren-ça! Solicite filiação. www.glea.com.br SUPLETIVO PENHAFund./ Médio P. DOE./ Creci R. Caquito 25 F 2641-0919 Glaucia

Cursos

AC CAMARGO CÂNCER CENTERCONTRATA

AUXILIAR DE HIGIENEmasculino e feminino ensinofundamental completo. Nãoé necessário experiência e

será um diferencial ter atuadoem hospital

COMPARECER DO DIA 23/09A 27/09. Horário: 9h e/ou 14hRUA GALVÃO BUENO, 858 PRÓX

ESTAÇÃO DO METRO SÃO JOAQUIM

Vg. ParaDe�ciente FísicoA rede de farmácia POUPAFARMA,

está c/ processo seletivo abertovoltado exclusivamente p/ opreenchimento de vagas de

trabalhos p/ pessoas portadorasde necessidades especiais atestadospor laudo médico para os cargos de:

Op. de CaixaConferenteAux. AdministrativoBalconista de Medicamentos

Os interessados deverão encaminhar cv:[email protected] entregar pessoalmente

R. Domingos de Moraes, 626.Vl. Mariana/ SP

* se você esta preso a ganhos baixos;* horários rígidos;* falta de perspectiva de crescimento tanto - pro�ssional e pessoal;* falta de reconhecimento.

LIBERTE-SE* falta de reconhecimento.

LIBERTE-SELIBERTE-SE* venha trabalhar conosco;* oferecemos treinamento e apoio;* ganhos imediatos e crescente;* horários �exíveis ;* ganhe férias e prêmios.* ganhe férias e prêmios.

Marque sua entrevista!99659-0585 (Vivo) - 98805-7073 (Claro)

96873-1896 (Oi) - 98416-2211 (Tim)

* se você esta preso a ganhos baixos;* se você esta preso a ganhos baixos;* horários rígidos;

PRISIONEIRO!!!!

Soldador TIG/MIG/MAG

Curso Padrão SENAIDisponibilidade de Horário

14h as 22h20 ou 22h as 6h20.

Enviar currículo comPretensão Salarial

para o e-mail:

[email protected]

Técnico/Assistente de Eletrônica

(Atuação Externa)

[email protected]

Necessário possuir carro. Atuarána região central e sul de São Paulo.Formação: Técnico em Eletrônica,

Mecatrônica ou Automação Industrial. Instalação e manutenção

de equipamentos eletrônicos.

Enviar currículo com PretensãoSalarial para o e-mail:

REPRESENTANTECOMERCIAL

Urgente c/ exp. e veículo próprio;

p/ empresa no seguimento de

embalagens.Oferece: Aj. Custo

+ combustível + comissão.

4674-7070

ADMITE -SE RAPAZESS/ exp. p/ aux. portaria cond. várias regiões. sal até $ 1.380 + benef. 2804-9159 ASSISTENTE GERALAteliê contrata em Sta. Cecília. Agendar entrevista nos Tele-fones: 3666-3081/ 3663-1599 ATENDENTE De Quiosque. Inicio imediato. Local de trabalho Paulista SP. es-cala 6 x 1 CLT, salário R$ 845,00 bruto + vt + va. Interessados enviar CV p/ [email protected] ou F: 99943-2086 AUX. CONTABILZ. Leste, com ou s/ exp. Fone: 2743-8045 c/ Carlos AUX. DE EXPEDIÇÃOP/ Confecção no Ipiranga. C/ exp. planilhas Excel, recebi-mento e expedição de tecidos. Salário R$ 1.200,00/ mês. R: da Imprensa, 357 - Vl. São José. F: 2065-3300 AUX. DE PRODUÇÃOConfecção no Ipiranga contra-tra: Fem, c/ exp. plan. Excel, trab. c/ aviamentos. Sal. R$ 1.000/ mês.R: da Imprensa, 357 - Vl. S. José. 2065-3300 c/ Rosa AUX. FATURAMENTOC/ exp. em NFE sistema Microsi-ga e emissão de GNRE. Interes. comparecer a Av: Celso Garcia nº 5932 Tatuapé h.coml. AUX/TÉC ENFERMAGEM3426-0578/ 2325-8667 CV: [email protected] BALCONISTADe Auto Peças. Exp. 2 anos no ramo, p/ Av. Brigadeiro Luis Antonio 1255. F: 3289-5763 c/ Cristina

CASEIROP/ reg. Mogi das Cruzes c/ exp. F: 97140-7263 c/ Zilda CLASS. CONTÁBILAdmite-se p/região central c/exper. sistema Contmatic CV p/[email protected] COSTUREIRASP/ consertos em geral, fixo R$ 1.000,00 reg. Tatuapé. 2592-5586 COZINHEIRAe Ajudante c/ exp. Restaurante Kilo. enviar cv p/ [email protected] . F: 99540-6034 COZINHEIRO (A)Hospital admite (1/2 oficial) com experiencia anterior para inicio imediato. Comparecer a R: Dr. Diogo de Faria, 695 - Pró-ximo metro santa cruz. EMPRESA PAISAGISMOJardineiro, Aj. Jardinagem, Mo-torista cat. D e Aux. de produ-ção. F: 3936-1507 FAXINEIRAP/ Casa de Repouso na Z. Sul de SP. Ligar: 3275-0573 GANHE DINHEIROAgora vc pode, ganhar mais dinheiro vendendo bijoute-rias banhadas a ouro e prata. ligue.F 3459-3591 seja nossa revendedora!!! GRÁFICA ADMITE:Impressor de Hamada, c/ exp. F: 3333-0683 HOSPITAL GERALDa Zona Sul de São Paulo con-trata pessoas com deficiência, atuar em diversas áreas. Enviar CV p/ [email protected] assunto PCD

INSTALADOR DE SOMAcessórios e filme, p/ autos c/ exp., ótimo sal. + beneficios, Trat. R: Itapura, 1.335 Tatuapé. F: 2296-9306 c/ Francisco INSTRUTOR DE Informática, urgente! C/co-nhec. pct Office, enviar CV p/ [email protected] JOVENS/ CRIANÇASBebês. Para atuiar como figu-rante em comerciais TV/ catálo-gos publicitários, feiras e even-tos. C/ ou s/ exp. T. 4990-0000 LUMI REVENDA3 Perfumes/ dia R$1.620,00/ mês + prêmio. F: 2994-3547 MC DONALD´SAtendentes. Av. Angélica,1752 - Higienópolis. Comparecer de 2ª a 6ª feira às 15h00 p/ entre-vista ou no F: 3661-7406 MOÇAS MAIORESR$ 500,00 por dia, c/ moradia. F: 95440-2260/ 2857-5960 fixo MOÇAS MAIORESP/ privê R$ 300/dia, melhor casa da Penha 2092-9629

MOÇAS MAIORESUrgente, p/ clinica bar notur-no, ótimo salário + 3 refei-çoes dia. Av. Bandeirantes. F: 96735-1707/ 99778-0606/ 98364-3200 MOÇAS/ RAPAZESE Crianças. Estamos selecio-nando c/ urgência, c/ ou s/ exp. p/ comerciais de TV, desfiles, novelas, feiras e eventos artis-ticos. F: 2613-3020 OF. MANUTENÇÃOHospital admite com expe-riencia anterior em eletrica predial para inicio imediato. Comparecer a Rua Dr. diogo de faria, 695 - proximo metro santa cruz OFFICE BOYRapaz, trabalhar das 8h às 18h, de seg. a sexta. F: 3287-7466

OP. COBRANÇA2ª a 6ª, fixo + comis.+ VT + VR (R$ 12,22/dia) F: 2137-2820 / 2137-2880

OP. ATENDIMENTORecep., vendas p/ Alphavilee, São Judas,B. Funda e Centro de SP. A partir de 17 anos. Salário de R$ 791,00 e remuneração média de r$ 1.500,00,+ benefí-cios. Proc. Seletivo no mesmo dia. Escala 6x1. Comparecer urgt todos os dias. R George Smi-th,243, Lapa, às 9h ou 14:30h. [email protected] PEDREIRO TAREFEIROAj. de Obra, pra viajar para todo Brasil. F: 2382-2732 PORTEIROR: Secundino, 235, Vl. Pruden-te F: 7869-1180- nextel PRECISA-SE DE:Aux. de escrit./ contábeis, Enviar CV p/ [email protected]

PROFESSORESEscola de Educação Infantil, admite professores p/ 2014, contato: 3476-2890 PROMOTORESDe Vendas p/ lançamento do PES 2014 Konami Imprencin-divel: Possuir boa jogabilidade do game PES. Idade a partir de 18 anos, ensino médio, dispo-nib. p/ trab. de 4ª a dom. ( 8ho-ras diarias). R$ 850,00/ mês.+ VT+VR R$ 10,00/ dia. Enviar CV p/ [email protected]. Anotar assunto Vaga PES 2014 REC. DE CRÉDITOExcelente Oportunidade para RECUPERADOR DE CREDITO, enviar CV ou Contato para [email protected] RENDA EXTRARevenda kit massagem, informa-ções: F: 2698-5068 c/ Antonio

REVENDEDORESp/ catálogos Herme, ótimos ganhos. F: 3895-2492/ 98280-9025 SERV. TEMPORÁRIO2º grau completo, maior, dis-ponibilidade hs. 3151-6011 TELEMARKETINGAtivo de Vendas, maior (18a), 2ª a sábado (10h às 16h40). Próx. Metrô Consolação. En-trar em contato Vert RH F: 3255-9744 TELEMKT/BALCONISTAP/ aviamentos Bom Retiro, en-tregar Cv. R. Júlio Conceição, 402 ou [email protected]

TRABALHE EM CASAPor produção + R$ 800 de aju-da de custo. 2389-2997

Empregos

4 São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 2013

São Paulo, segunda-feira, 23 de setembro de 2013 | 6924 | Ano 39 Venda Proibida